Isa, ele respondia em português por causa de um projeto de valorização da língua! Os países latinos se sentem na obrigação de falar os idiomas estrangeiros, mas o contrário não acontecia. Era um projeto de valorização do português, para mostrar que nossa língua deve ser mostrada e ouvida por todos
Dizem que ele respondia em português pra ressaltar que o português é tão importante e relevante quanto as outras línguas. Mesmo entendo o alemão ele respondia em sua língua materna
Isabella, moro em Sete Lagoas-MG e perto de minha casa mora o último integrante vivo da famosa comitiva de Guimarães Rosa pelo sertão mineiro, juntamente com Manuelzão, que serviu de inspiração para obras do autor, como O Grande Sertão Veredas. Chama-se Francisco e possui o apelido de Criolo. Pesquise se quiser.
Queria ouvir os causos dele. Este ano tive o prazer de conhecer seu Serafim, amigo de Juscelino Kubitschek. De repente abriu-se uma roda de conversa maravilhosa que durou mais de uma hora. Foi um presente. Assim deve ser com seu Francisco.
Tive a felicidade de conhecer Cordisburgo no ano passado. Antes mesmo de fazer check in, fomos conhecer o museu Guimaraes Rosa. Lá, guias-mirins chamados miguilins nos levaram pelo mundo do escritor através dos cômodos de sua casa de infância. No final, sentados numa área coberta ao lado de um carro de boi, ouvimos a "declamação" de um trecho de GSV em que Riobaldo fala de seu amor por Diadorim. Chorei de verdade. Como a cidade é muito pequena, saímos pela rua procurando onde jantar. Encontramos uma praça com várias estátuas em tamanho real de animais, inclusive uma preguiça gigante. Sem me dar conta do tamanho da minha ignorância, parei uma senhora e perguntei sobre os bichos. Ela se virou para um menino de uns sete ou oito anos que a acompanhava e perguntou se ele queria responder. O menino rapidamente e com entusiasmo me explicou que aqueles eram os animais cujas ossadas Peter Lund tinha encontrado e descrito. Jantamos em uma pizzaria simples na qual a unica decoração eram trechos de Guimarães Rosa escritos nas paredes. Aquela noite, sonhei com um país em que crianças declamam de cor trechos de grandes obras e têm naturalistas como heróis.
Respondendo a sua pergunta em 3:20, Isa. A entrevista se introduz num momento áureo do Brasil, por volta dos anos 60, em que o país era visto como “o país do futuro”. Ele ouve o alemão e responde em português como forma de valorizar o português, o Brasil e colocar a língua portuguesa com a mesma importância da língua alemã e das demais línguas “globais”, porque o Brasil era visto como país de 2a classe e estava em um processo de conquista de relevância na ordem global. Ele, como diplomata experiente, conseguia, com maestria, ser educadíssimo com os entrevistadores e valorizar seu país e sua língua. Guimarães Rosa era um gênio e um grande brasileiro, um dos mais marcantes da nossa história com certeza.
Guimarães Rosa ouviu de uma cigana que após um grande feito em sua vida, ele morreria, por isso evitou aceitar a cadeira na Academia de Letras... e assim ocorreu, dias após a posse morreu de um infarto fulminante.
Exortar a leitura de "Grande Sertão: Veredas" foi um ato muito nobre Isa, haja vista que muitos possuem "medo" de ler GSV, mas devido ao estímulo conseguiram atravessar a obra prima da literatura brasileira, na minha opinião, livro da vida. "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Isa, muito obrigada pela leitura coletiva. Não fosse por essa, eu jamais teria lido essa obra prima, viajado pelo sertão em plena quarentena, me emocionado e me orgulhado por concluir essa brilhante travessia. Com certeza quero ler muitas vezes mais, acredito que esse é o tipo de livro que só cresce com a releitura. ❤️
Muito obrigada, Isa, por me incentivar a ler clássicos brasileiros! A maioria dos booktubers acabam incentivando apenas a compra e leitura de livros best sellers atuais (principalmente gringos), e não dedicam um tempo para a história da literatura nacional como você! Adoro suas resenhas
Regionalismo universalizante. Entendo que o livro Grande sertão começa pelo sentido dado ao título na luta dos contrário para o equilíbrio é que a infância de Guimarães em Cordisburgo era muito rural e ele no cotidiano do da venda comércio do pai tinha contato com esses personagens. Este livro foi um mergulho no cotidiano do sertão que ele convivia na venda. Assim o livro trata do homem do sertão para universalizar o sertão dentro do homem.
A linguagem não pareceu tão estranha para mim. Eu nasci numa cidade próxima da divisa de Minas com a Bahia, e o jeito de falar sertanejo das personagens do livro lembra muito o jeito de falar da minha mãe e dos parentes dela.
@@rozanadasilva6843, só para quem é bem do interior (cidades pequenas). Muita coisa eu lembrei mais do tempo de criança, principalmente o linguajar de zona rural. As cidades já mudaram um pouco. Parece haver mais uniformização com TV e internet.
Foi minha melhor travessia nessa quarentena! Estou até agora surpreendida e anestesiada com essa história. Obrigada, Isa, por nos encorajar a ler essa grande obra!
Vc me deu um ânimo pra ler esse livro. Eu passei muito tempo lendo 1 ou 2 livros por ano (devido à faculdade e problemas de saúde), mas desde 2019 eu já li 70 livros. Acho que eu ainda preciso de mais bagagem literária pra encarar essa obra, no entanto acredito que vai ser mais cedo do que eu esperava. Obrigado 🤗
Meu Deus, Isa!! Esse livro me pegou de um jeito❤️❤️ Amei tudo desse livro. E Diadorim! Ahh, o que dizer de Diadorim... Minhas lágrimas fala(ra)m por mim.
@@sidneimigueldossantossidne9426 Concordo plenamente. JGR criou uma obra prima pra se eternizar na literatura brasileira e mundial. A trama, personagens, tudo na obra demonstra a excelência de sua inventividade. Muito feliz por ter feito essa travessia.
Isa, corre e vê o vídeo da Maria Bethânia declamando alguns trechos reunidos do livro. É muito lindo! E escutá-la ainda sob o impacto da leitura faz da experiência de ouvi-la algo ainda mais forte e bonito.
Olha que Senhor grandioso, valorizava a própria língua Portuguesa do Brasil, não tinha os egos dos jovens e pessoas de hoje em dia com a necessidade de falar em Inglês, sem precisar e sem uma razão específica.
Gostei tanto dos seus vídeos sobre grande sertão veredas que comecei uma fanfic em que Riobaldo mais velho conversa com uma mulher. Ainda com as mesmas dúvidas existenciais mas dirigindo suas perguntas a outra pessoa
Mano muito boa a resenha gostei muito to ate pensando a comecar a ler algumas obras da literatura brasileira, eu infelizmente quase nunca li quase nenhuma obra, mas eu vou comecar a ler
Pois é! Graças a este incentivo do canal #euconsegui!!!!!! Como sugestão de livros para ler em um dia, tb indico "A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA", de G. Rosa, além do q traz um tema semelhante a "A Morte de Ivan Ilitch", de Tolstói. Muito obrg mais uma vez pela oportunidade, Isa! Vc é nota 1000!
Isa, a experiência com "Grande sertão: veredas" foi algo que eu protelei por muito tempo, justamente por medo da complexidade da obra. Obrigado por nos dar a mão, como Diadorim a Riobaldo, e nos ajudar nessa travessia. Estou concluindo esta leitura e certamente não sou o mesmo depois dela.
Isaaaaaaaa, traz aulas de literatura pra nozes!! Você podia falar de cada Escola (e recomendar vários títulos de cada uma pra gente), gêneros literários e tudo mais. Imagina, tu com toda essa maestria em explicar, falar e resenhar dando aula de literatura!! Ia aguçar o gosto de alguns leitores pra começar a viajar nesse mundinho dos livros
Isa, seus olhos estão brilhando ao falar desse livro! Infelizmente não participei dessa leitura coletiva, mas depois dessa resenha é impossível não querer ler esta obra. Muito obrigada por seu trabalho!
Os olhos dela chegam a brilhar falando desta obra e sobre o autor. Isto faz toda diferença S2. E sobre Guimarães Rosa ter dado esta entrevista falando em Português, gosto de pensar que no fundo ele estava nos dando-a como presente, seria um gesto gentil para com a nossa cultura.
Comment com spoiler: Isabela, o que eu mais gostei nesse livro é como o Rosa subverte as coisas: o personagem com mais intelecto, mais indagador é um sertanejo lá do fim do mundo. A história de um jagunço, um estereótipo de cabra macho, e que era gay. Mostrou que o sertão é árido e duro, mas também abriga uma variedade enorme de espécies. Fora as sacadas geniais do início. "Quem muito se evita se convive", "Acho que é por isso que dizem que religião salva a alma" (sobre o conforto que as pessoas encontram na religião quando em situações muito estressantes psicologicamente). Pra mim o melhor livro nacional (até agora rs)
Isa, tive a grande oportunidade de conhecer a cidade, inclusive a casa onde morou, que na época que estive lá (inicios dos anos 90) essa casa servia como um museo, muito legal. Infelizmente ainda não consegui ler o livro mas, fica a minha decisão de ainda ler......obrigada por seu sempre, incentivo a leitura e conhecimento....parabéns e obrigada sempre
Isa, foi muito gratificante realizar a travessia de Grande Sertão: veredas a partir de suas dicas, de ler 5% da obra por dia. Já havia feito outras duas tentativas e, tal qual você, não conseguia avançar mais pelo sertão roseano, seja pela questão da inovação da linguagem, seja pela ausência de capítulos ou mesmo pela quantidade de histórias trazidas por esse narrador. Muita luz e muita alegria em seus projetos: em meio a esse cenário de incertezas que vivemos, você tem a leveza e a força de nos trazer o melhor que a humanidade já produziu e nos conduzir a essa importante reflexão, realizada por Riobaldo em alguns momentos: quem somos nós? Obrigado!
Isa sua linda! Eu amo a forma apaixonada como você fala de literatura, eu tenho apenas um amigo com quem converso dessa forma sobre os livros, pena que ele mora longe. Mas assistir seus vídeos me passa esse calor, esse aconchego de conversar com alguém extremamente querido! Parabéns admiro muito a sua humanidade, mesmo não te conhecendo pessoalmente, a mim pelo menos passa muita verdade naquilo que você faz. Forte abraço!
Isa, adoro seu canal, você é brilhante! Obrigada! Estou lendo GSV. Eu estudei um pouco alemão e agora entendi por que motivo Guimarães Rosa adjetiva muitos verbos, por ex. "caminho malandante". O idioma alemão usa muito esse recurso como um modo econômico e elegante de se expressar. GSV tem sido uma leitura muito bonita e ainda que difícil e árdua. É um livro a ser mais que lido; desbravado. Olha como ele descreve uma certa noite: "Lua de se cunhar moeda."
Obrigado Isa, q livro incrível! O sertão é dentro da gente e realmente depois da leitura percebemos que o Grande Sertão vai ficar p sempre dentro da gente.
Isa, sou urucuiano e gosto demais do "Dr. João Rosa do Sertão Profundo" (v. “Rosa dos seus e dos outros, Rosa da gente e do mundo, Rosa de intensa poesia / De fino olor sem segundo; Rosa do rio e da rua, Rosa do sertão profundo!” Manuel Bandeira
A viagem pela estrada entre Belo Horizonte e Cordisburgo impressiona pela vivência da transição das matas. A gente vai adentrando o sertão e é um estranha-adapta que incomoda e abraça. Como são belos nossos Brasis ☺️.
Acompanhei a leitura com vocês porque também tinha medo. Muito obrigada, seu pontapé inicial foi muito importante! Sou formada em letras e esse livro foi uma excelente conversa entre linguística e literatura!
Isa muito obrigada pela leitura coletiva, livro maravilhoso, sem seu incentivo não teria lido esse livro tão difícil . Estou acompanhando todas as leituras coletivas e amando. Muito obrigada por esse canal maravilhoso.
Olá, querida Isabella. Primeiramente quero agradecer pelo incentivo na leitura daquele que se tornou o livro da minha vida! Você é uma pessoa especial, inteligente, profissional e possuidora da humildade dos sábios! Parafraseando Guimarães Rosa: (Se vê que a senhora sabe muito, em ideia firme, além de ter carta de doutora. Lhe agradeço, por tanto. Sua companhia me dá altos prazeres). Sua 'conhecença' foi 'tãomente' importante nessa que é a mais bela travessia da literatura brasileira! Gostaria de propor a você e aos demais leitores deste projeto - Grande Sertão Veredas, que a partir do ano que vem no dia 27 de junho (data de nascimento de Guimarães Rosa) passássemos a comemorar o dia de Riobaldo - a exemplo do que acontece na Irlanda com o Bloomsday (em homenagem ao personagem de Ulisses de James Joyce). Assim sendo, nesse dia poderemos desejar: FELIZ DIA DE RIOBALDO a você que leu Grande Sertão Veredas! Ou, se desejarem: Feliz Diadorim! O que você acha?
Eu não me canso dessa entrevista com o Guimarães Rosa, a calma e naturalidade com que ele fala, parece que ele sabe exatamente qual palavra falar em cada pedaço de cada frase. Ele falava várias linguas mas (além de ser falante nativo) ele era extremamente fluente em Brasileiro.
Isa, essa obra fez meu coração transbordar! Obrigada por propor esse desafio, que presente! E o orgulho que estou sentindo de ser conterrânea desse gênio? Travessia.
Sou de Curvelo, portal do Grande Sertão de Guimarães Rosa. É pra mim o Grande Sertão: veredas é o melhor livro da literatura brasileira. Pretendo fazer uma releitura e talvez aconteça na versão que você leu. Parabéns pelo canal, Isa!
Poxa, cheguei atrasado. Achei que hoje não teria resenha. E eu gostei desse formato, resenha hoje, discussão amanhã. E parabéns, Isa, todos sabíamos desse seu medo literário. Às vezes é isso, só precisamos da ajuda de outras pessoas para enfrentar nossos medos
Isabela, você sabe porque as livrarias brasileiras ou mesmo a Amazon do Brasil, não vendem livros para o exterior? Eu compro muito livro na Espanha, na Argentina, na Colombia, e sempre me surpreendeu e continuo me surpreendendo, que o Brasil não tem essa política de vender e entregar livros no exterior. Ficaria muito agradecida se você me esclarecesse o porquê... se é que você sabe, claro. Mais uma vez, muito obrigada por essa leitura maravilhosa de Grande Sertão Veredas.
Nossa, é sério? Pensei que você poderia comprar pela Amazon de qualquer país e mandar para o país em que você reside. Deve ser no mínimo infeliz para pessoas com vontade de ler literatura brasileira ou livros vendidos pela Amazon BR, não conseguirem comprar morando em outro país.
Eu fiz o comercial que você receba o dinheiro do comercial Se você fosse para falar palavrão aí você pisca o olho e dá um sorriso que aí eu continuo com você
Isa, parabéns. Te acompanho a uns 3 anos e estou sempre aprendendo no 'Ler Antes de Morrer'. Você deixa tudo muito claro, de uma forma que é só sua. Que resenha fantástica essa de hoje (31/7). Bj e obrigado por esse canal maravilhoso. Nossa! Ficou muito longo. Desculpa. Jose Calazans
Menina, tô pasmo! Vc fala muito bem! Tem desenvoltura! Além de ser de uma simpatiaaa magnetizante!!! Essa obra é terrivelmente imensa, é um oceano, uma constelação de simbologia pagãs: cabalismo, platonismo, O antigo Egito, estão aí dentro, escondido, oculto, nas entrelinhas, e também nos anagramas. Por exemplo, o demo é o anagrama de medo. O medo, parte constitutiva de todos os animais na natureza, que move, que corre, na veias e nos rios, que também são veias, as da terra. Um abraço, leia em voz alta, no silêncio, e sente a magia que vai crescendo no peito, o seu Diadorim oculto, seu anjo interior, emerge, acorda do sono, e te faz mais forte!
Resenha excelente! 👏🏼 Sugiro vídeos sobre "O Som e a Fúria" e "Ulysses", outros dos maiores livros do século XX e que ainda não se encontram no canal... Todos serão presenteados com a tua análise dessas obras primas 😁
Isabella. O trabalho não me permitiu seguir o cronograma, mas não desistirei !!! Continuo com a leitura, sem você. Sigo em companhia de Riobaldo e Diadorim. Chegarei lá. Obrigada, querida.
Ler em voz alta funcionou mais para mim. A sonoridade das falas dos personagens me fez senti-los mais de perto. Fiquei lembrando também o seriado da Globo que teve como Riobaldo, Tony Ramos e como Diadorim, Bruna Lombardi. Não preciso dizer que as interpretações foram maravilhosas.
Você é uma pessoa incrível! são nítidos o seu amor e paixão pela literatura, a ponto de nos envolver no que há de melhor nessa arte. Parabéns! Obrigado.
Acredito que se não fosse pelo projeto de leitura coletiva, eu não teria entrado na empreitada de descobrir Grande Sertão Veredas, que já considero uma das minhas leituras da vida, com um dos finais mais geniais e emocionantes que já li. Ainda me encontro extasiada. Gratidão.
Parabéns Isa. Há muito tempo sou inscrita no seu canal. Nesses tempos pandemônicos, resolvi ler Grande Sertão: Veredas, no meu canal LER É UMA VIAGEM. Toda sexta-feira, às 20h. Já estou no 15° dia de leitura: Riobaldo combatendo os bebelos ao lado do Hermógenes. Fico feliz que algumas pessoas que seguem vc, tb foram acompanhar minha travessia. E muuto obrigada por não dar spoiler. Acho fundamental. Mais uma vez parabéns! Ah. Meu nome: Élida Marques. Abraços
Gente, amei a outra live e essa resenha. Sei que sou mais uma, entre as várias pessoas fãs desse canal, mas as veredas do GSV me animaram a voltar a me inscrever aqui ... só conhecia a trama por aquele seriado global de 1985, com o Tony Ramos e a Bruna Lombardi, mas quero muito ou ler o livro, ou ouvir o audiolivro do GSV !!!
Terminei de ler esse maravilhoso livro graças a vc, MUUUUITO obrigado Isa. Uma das melhores e difíceis leituras que já experimentei, me engrandeceu como pessoa.
Já li este livro, se minha memória não me trair, oito vezes. E cada leitura, uma nova visão do universo da obra emerge. Fiquei emocionado com a resenha: que resenha linda! A imagem do escritor falando reforçou a emoção. Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Nesta entrevista à tv alemã, João Guimarães Rosa fez jus ao que o poeta Fernando Pessoa dizia: "Minha pátria é a língua portuguesa", muito linda essa iniciativa dos escritores Modernistas de valorização da língua pátria, embora ele falasse fluente alemão. Grande Sertão: Veredas é a maior obra prima da literatura brasileira. Amo-a! ❤❤❤
Estou lendo... não consegui acompanhar o cronograma, mas estou no caminho...muito bom essa leitura coletiva! Ler e ouvir opiniões de outras pessoas sobre a obra! Leitura única!
Ansiosa pela live de amanhã! Foi uma baita jornada essa leitura (difícil, às vezes truncada), mas que, sinceramente, valeu MUITO. Foi graças ao teu projeto, Isa, que eu pude finalmente me jogar nesse livro tão importante. Obrigada por isso!!!!!!! Infinitos parabéns pelo teu trabalho!!!!!!!!!
A lenda fáustica é do século 16, querida colega. Adoro seu trabalho. Recomendo Ian Watt, os mitos do individualismo moderno. Se você não conhece, vai adorar. Um grande abraço e felicidades.
Estou finalizando a leitura e já com saudade dos personagens e do Grande Sertão. Sinto que vivi e aprendi muito com essa leitura. Obrigada por escolher esse livro pra lermos juntos!😘
Queria te agradecer por essa experiência. Eu já tinha começado várias vezes o livro e desistido. Seu projeto me deu ânimo pra continuar. Levei o dobro do tempo proposto, mas me sinto muito feliz por ter continuado. Fiquei encantada pela história!!
Isa, ele respondia em português por causa de um projeto de valorização da língua! Os países latinos se sentem na obrigação de falar os idiomas estrangeiros, mas o contrário não acontecia. Era um projeto de valorização do português, para mostrar que nossa língua deve ser mostrada e ouvida por todos
Que legal.
Achei que era isso também.
Diadorim e um persage. Travesti
Guimarães Rosa foi diplomata na Alemanha
Caraaaambaaa, aumentou ainda mais minha admiração por ele!
Que arrasoooo! 😯🤩🤗👏👏👏👏
Dizem que ele respondia em português pra ressaltar que o português é tão importante e relevante quanto as outras línguas. Mesmo entendo o alemão ele respondia em sua língua materna
Nossa, se era por isso mesmo, admiro ainda mais ele!
Que top! Não sabia...
Diadorim era travesti
Guimarães Rosa foi diplomata na Alemanha
A Margem do Rio tem a ver com
Essa obra é uma epopeia! Tão importante para o Brasil quanto Cem anos de Solidão pra Colômbia, Crime e Castigo para Rússia e Dom Quixote para Espanha.
Os Miseráveis de Victor Hugo.
Diadorim personagem travesti
Ilíada e Odisséia para Grécia; A Divina Comédia para Itália; Os Lusíadas para Portugal.
Isabella, moro em Sete Lagoas-MG e perto de minha casa mora o último integrante vivo da famosa comitiva de Guimarães Rosa pelo sertão mineiro, juntamente com Manuelzão, que serviu de inspiração para obras do autor, como O Grande Sertão Veredas. Chama-se Francisco e possui o apelido de Criolo. Pesquise se quiser.
Queria tanto conhecer esse senhor. Ele permite registros fotográficos?
Queria ouvir os causos dele. Este ano tive o prazer de conhecer seu Serafim, amigo de Juscelino Kubitschek. De repente abriu-se uma roda de conversa maravilhosa que durou mais de uma hora. Foi um presente. Assim deve ser com seu Francisco.
www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2015/08/04/noticia-e-mais,170268/unico-remanescente-da-expedicao-de-guimaraes-rosa-pelo-sertao-relembra.shtml
@@felipemaranhao5375 www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2015/08/04/noticia-e-mais,170268/unico-remanescente-da-expedicao-de-guimaraes-rosa-pelo-sertao-relembra.shtml
@@aragaojorge7003
Gratidão!
Tive a felicidade de conhecer Cordisburgo no ano passado. Antes mesmo de fazer check in, fomos conhecer o museu Guimaraes Rosa. Lá, guias-mirins chamados miguilins nos levaram pelo mundo do escritor através dos cômodos de sua casa de infância. No final, sentados numa área coberta ao lado de um carro de boi, ouvimos a "declamação" de um trecho de GSV em que Riobaldo fala de seu amor por Diadorim. Chorei de verdade. Como a cidade é muito pequena, saímos pela rua procurando onde jantar. Encontramos uma praça com várias estátuas em tamanho real de animais, inclusive uma preguiça gigante. Sem me dar conta do tamanho da minha ignorância, parei uma senhora e perguntei sobre os bichos. Ela se virou para um menino de uns sete ou oito anos que a acompanhava e perguntou se ele queria responder. O menino rapidamente e com entusiasmo me explicou que aqueles eram os animais cujas ossadas Peter Lund tinha encontrado e descrito. Jantamos em uma pizzaria simples na qual a unica decoração eram trechos de Guimarães Rosa escritos nas paredes. Aquela noite, sonhei com um país em que crianças declamam de cor trechos de grandes obras e têm naturalistas como heróis.
SENSACIONAL!!!!
Respondendo a sua pergunta em 3:20, Isa. A entrevista se introduz num momento áureo do Brasil, por volta dos anos 60, em que o país era visto como “o país do futuro”. Ele ouve o alemão e responde em português como forma de valorizar o português, o Brasil e colocar a língua portuguesa com a mesma importância da língua alemã e das demais línguas “globais”, porque o Brasil era visto como país de 2a classe e estava em um processo de conquista de relevância na ordem global. Ele, como diplomata experiente, conseguia, com maestria, ser educadíssimo com os entrevistadores e valorizar seu país e sua língua. Guimarães Rosa era um gênio e um grande brasileiro, um dos mais marcantes da nossa história com certeza.
Guimarães Rosa ouviu de uma cigana que após um grande feito em sua vida, ele morreria, por isso evitou aceitar a cadeira na Academia de Letras... e assim ocorreu, dias após a posse morreu de um infarto fulminante.
Exortar a leitura de "Grande Sertão: Veredas" foi um ato muito nobre Isa, haja vista que muitos possuem "medo" de ler GSV, mas devido ao estímulo conseguiram atravessar a obra prima da literatura brasileira, na minha opinião, livro da vida.
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Isa, muito obrigada pela leitura coletiva. Não fosse por essa, eu jamais teria lido essa obra prima, viajado pelo sertão em plena quarentena, me emocionado e me orgulhado por concluir essa brilhante travessia. Com certeza quero ler muitas vezes mais, acredito que esse é o tipo de livro que só cresce com a releitura. ❤️
Sou portuguesa, estou quase a terminar e amando Grande Sertão Veredas. Confesso que nem conhecia o autor antes dessa leitura coletiva. Obrigada Isa :)
Guimarães Rosa conhecia, verdadeiramente, o significado da palavra neologismo.
Muito obrigada, Isa, por me incentivar a ler clássicos brasileiros! A maioria dos booktubers acabam incentivando apenas a compra e leitura de livros best sellers atuais (principalmente gringos), e não dedicam um tempo para a história da literatura nacional como você! Adoro suas resenhas
Diadorim e um personagem travesti
@@fernandonovais3512 travestido é diferente de traveti
Regionalismo universalizante. Entendo que o livro Grande sertão começa pelo sentido dado ao título na luta dos contrário para o equilíbrio é que a infância de Guimarães em Cordisburgo era muito rural e ele no cotidiano do da venda comércio do pai tinha contato com esses personagens. Este livro foi um mergulho no cotidiano do sertão que ele convivia na venda. Assim o livro trata do homem do sertão para universalizar o sertão dentro do homem.
A linguagem não pareceu tão estranha para mim. Eu nasci numa cidade próxima da divisa de Minas com a Bahia, e o jeito de falar sertanejo das personagens do livro lembra muito o jeito de falar da minha mãe e dos parentes dela.
Acho que para os mineiros (principalmente os do interior) o vocabulário não foi um grande empedimento.
@@rozanadasilva6843, só para quem é bem do interior (cidades pequenas). Muita coisa eu lembrei mais do tempo de criança, principalmente o linguajar de zona rural. As cidades já mudaram um pouco. Parece haver mais uniformização com TV e internet.
Não li o grande sertão,mas em Sagarana e Manuelzão e miguilim tive essa mesma impressão.
Foi minha melhor travessia nessa quarentena! Estou até agora surpreendida e anestesiada com essa história. Obrigada, Isa, por nos encorajar a ler essa grande obra!
Vc me deu um ânimo pra ler esse livro. Eu passei muito tempo lendo 1 ou 2 livros por ano (devido à faculdade e problemas de saúde), mas desde 2019 eu já li 70 livros. Acho que eu ainda preciso de mais bagagem literária pra encarar essa obra, no entanto acredito que vai ser mais cedo do que eu esperava. Obrigado 🤗
Só um gênio consegue criar um livro universal tanto para os povos simples do interior quanto para intelectuais.
Meu Deus, Isa!! Esse livro me pegou de um jeito❤️❤️
Amei tudo desse livro. E Diadorim! Ahh, o que dizer de Diadorim... Minhas lágrimas fala(ra)m por mim.
É virtualmente impossível não se emocionar com esse livro em geral e com o drama de Diadorim em particular.
@@sidneimigueldossantossidne9426 Concordo plenamente. JGR criou uma obra prima pra se eternizar na literatura brasileira e mundial. A trama, personagens, tudo na obra demonstra a excelência de sua inventividade. Muito feliz por ter feito essa travessia.
Isa, corre e vê o vídeo da Maria Bethânia declamando alguns trechos reunidos do livro. É muito lindo! E escutá-la ainda sob o impacto da leitura faz da experiência de ouvi-la algo ainda mais forte e bonito.
Olha que Senhor grandioso, valorizava a própria língua Portuguesa do Brasil, não tinha os egos dos jovens e pessoas de hoje em dia com a necessidade de falar em Inglês, sem precisar e sem uma razão específica.
Que livro emocionante Isa!!!
Riobaldo, Diadorim, que personagens! 😭😭❤️
Obrigada pela leitura coletiva! ❤️
Gostei tanto dos seus vídeos sobre grande sertão veredas que comecei uma fanfic em que Riobaldo mais velho conversa com uma mulher. Ainda com as mesmas dúvidas existenciais mas dirigindo suas perguntas a outra pessoa
Isa, será que rola uma leitura coletiva de Os Sertões? É uma leitura que tenho medo é acredito que muita gente também.
Sim, tenho medo e a impressão que é cansativo.
Seria top
Já tem
Onde tem a leitura coletiva?
@@jao4197 Onde?
Fantástico... Irei iniciar minha leitura de Grande sertão: Veredas, hoje e irei acompanhar a leitura coletiva realizada.
Mano muito boa a resenha gostei muito to ate pensando a comecar a ler algumas obras da literatura brasileira, eu infelizmente quase nunca li quase nenhuma obra, mas eu vou comecar a ler
Pois é! Graças a este incentivo do canal #euconsegui!!!!!!
Como sugestão de livros para ler em um dia, tb indico "A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA", de G. Rosa, além do q traz um tema semelhante a "A Morte de Ivan Ilitch", de Tolstói.
Muito obrg mais uma vez pela oportunidade, Isa! Vc é nota 1000!
Graças ao canal #euconsegui!!!!
Incentivar a leitura é simplesmente fundamental. Parabéns Isa
Eu adoro literatura e vc realmente me inspira a manter minha essência
Eu moro em Itaguara! Fiquei muito feliz com a menção!
Ameia linguagem , me senti em casa ; quando menina , no início dos anos cincoenta , ouvindo os parentes falando esse “ idioma” ! Maravilhosa obra !
Meu livro preferido de todos os tempos. Uma obra-prima. Nunca um livro nenhum me tocou tanto.
Eu terminei. Aguardando live! Livro de tirar o chão!
Isabella seu canal é maravilhoso. Espero que tenha uma vida muito longa. Graças a seu canal melhorei minha leitura.
Isa, a experiência com "Grande sertão: veredas" foi algo que eu protelei por muito tempo, justamente por medo da complexidade da obra. Obrigado por nos dar a mão, como Diadorim a Riobaldo, e nos ajudar nessa travessia. Estou concluindo esta leitura e certamente não sou o mesmo depois dela.
Isaaaaaaaa, traz aulas de literatura pra nozes!! Você podia falar de cada Escola (e recomendar vários títulos de cada uma pra gente), gêneros literários e tudo mais. Imagina, tu com toda essa maestria em explicar, falar e resenhar dando aula de literatura!! Ia aguçar o gosto de alguns leitores pra começar a viajar nesse mundinho dos livros
Não poderia fazer isso, não sou professora, não tenho a formação necessária e seria injusto com os profissionais da área. Agradeço o carinho!
Beijo!!
@@LerAntesdeMorrer vc poderia fazer uma parceria... trazer professores de literatura... seria sensacional.
Isa, seus olhos estão brilhando ao falar desse livro! Infelizmente não participei dessa leitura coletiva, mas depois dessa resenha é impossível não querer ler esta obra. Muito obrigada por seu trabalho!
Os olhos dela chegam a brilhar falando desta obra e sobre o autor. Isto faz toda diferença S2.
E sobre Guimarães Rosa ter dado esta entrevista falando em Português, gosto de pensar que no fundo ele estava nos dando-a como presente, seria um gesto gentil para com a nossa cultura.
Comment com spoiler:
Isabela, o que eu mais gostei nesse livro é como o Rosa subverte as coisas: o personagem com mais intelecto, mais indagador é um sertanejo lá do fim do mundo. A história de um jagunço, um estereótipo de cabra macho, e que era gay. Mostrou que o sertão é árido e duro, mas também abriga uma variedade enorme de espécies. Fora as sacadas geniais do início. "Quem muito se evita se convive", "Acho que é por isso que dizem que religião salva a alma" (sobre o conforto que as pessoas encontram na religião quando em situações muito estressantes psicologicamente).
Pra mim o melhor livro nacional (até agora rs)
Sim, vocě expressou muito bem aspectos fundamentais.
Como alguém pode dar dislike num vídeo desse?!
Idem!
mal sabe a pessoa que pro you tube, conta como algaritmo/interação da mesma maneira! Não prejudica em nada! hahah
Para dar dislike num vídeo desse, só pode ser alienado.
Isa, tive a grande oportunidade de conhecer a cidade, inclusive a casa onde morou, que na época que estive lá (inicios dos anos 90) essa casa servia como um museo, muito legal.
Infelizmente ainda não consegui ler o livro mas, fica a minha decisão de ainda ler......obrigada por seu sempre, incentivo a leitura e conhecimento....parabéns e obrigada sempre
Isa, foi muito gratificante realizar a travessia de Grande Sertão: veredas a partir de suas dicas, de ler 5% da obra por dia. Já havia feito outras duas tentativas e, tal qual você, não conseguia avançar mais pelo sertão roseano, seja pela questão da inovação da linguagem, seja pela ausência de capítulos ou mesmo pela quantidade de histórias trazidas por esse narrador.
Muita luz e muita alegria em seus projetos: em meio a esse cenário de incertezas que vivemos, você tem a leveza e a força de nos trazer o melhor que a humanidade já produziu e nos conduzir a essa importante reflexão, realizada por Riobaldo em alguns momentos: quem somos nós?
Obrigado!
Fausto no Sertão! Diadorim então é Mefistófeles... O livro é uma epopéia; mas lê-lo também é!
Perfeita resenha, como sempre né!!! Lindas palavras resumiu perfeitamente esse livro! Amo🌷 ansiosa para amanhã! ♥️🙏🏻✨
Faltam 30 mil!!!!
Isa sua linda! Eu amo a forma apaixonada como você fala de literatura, eu tenho apenas um amigo com quem converso dessa forma sobre os livros, pena que ele mora longe. Mas assistir seus vídeos me passa esse calor, esse aconchego de conversar com alguém extremamente querido! Parabéns admiro muito a sua humanidade, mesmo não te conhecendo pessoalmente, a mim pelo menos passa muita verdade naquilo que você faz. Forte abraço!
Li com o maior spolier e mesmo assim chorei... imagino a surpresa de quem o leu sem!
Li sem spoiler e realmente foi uma surpresa pra mim
Isa, adoro seu canal, você é brilhante! Obrigada! Estou lendo GSV. Eu estudei um pouco alemão e agora entendi por que motivo Guimarães Rosa adjetiva muitos verbos, por ex. "caminho malandante". O idioma alemão usa muito esse recurso como um modo econômico e elegante de se expressar. GSV tem sido uma leitura muito bonita e ainda que difícil e árdua. É um livro a ser mais que lido; desbravado. Olha como ele descreve uma certa noite: "Lua de se cunhar moeda."
Obrigado Isa, q livro incrível!
O sertão é dentro da gente e realmente depois da leitura percebemos que o Grande Sertão vai ficar p sempre dentro da gente.
Ele parece o Tom Hanks ;)
Isa, sou urucuiano e gosto demais do "Dr. João Rosa do Sertão Profundo" (v. “Rosa dos seus e dos outros, Rosa da gente e do mundo,
Rosa de intensa poesia / De fino olor sem segundo; Rosa do rio e da rua, Rosa do sertão profundo!” Manuel Bandeira
A viagem pela estrada entre Belo Horizonte e Cordisburgo impressiona pela vivência da transição das matas. A gente vai adentrando o sertão e é um estranha-adapta que incomoda e abraça. Como são belos nossos Brasis ☺️.
Não podia deixar de fazer coro a todos que o leram, é lindo de doer! Sou do sertão das Gerais, identifiquei-me completamente! Viva o Rosa!
Minha professora de português do colegial, toda aula iniciava escrevendo uma frase do livro no quadro. Uma melhor que a outra.
Acompanhei a leitura com vocês porque também tinha medo. Muito obrigada, seu pontapé inicial foi muito importante! Sou formada em letras e esse livro foi uma excelente conversa entre linguística e literatura!
Isa muito obrigada pela leitura coletiva, livro maravilhoso, sem seu incentivo não teria lido esse livro tão difícil . Estou acompanhando todas as leituras coletivas e amando. Muito obrigada por esse canal maravilhoso.
Meu livro favorito
Olá, querida Isabella. Primeiramente quero agradecer pelo incentivo na leitura daquele que se tornou o livro da minha vida! Você é uma pessoa especial, inteligente, profissional e possuidora da humildade dos sábios!
Parafraseando Guimarães Rosa: (Se vê que a senhora sabe muito, em ideia firme, além de ter carta de doutora. Lhe agradeço, por tanto. Sua companhia me dá altos prazeres). Sua 'conhecença' foi 'tãomente' importante nessa que é a mais bela travessia da literatura brasileira!
Gostaria de propor a você e aos demais leitores deste projeto - Grande Sertão Veredas, que a partir do ano que vem no dia 27 de junho (data de nascimento de Guimarães Rosa) passássemos a comemorar o dia de Riobaldo - a exemplo do que acontece na Irlanda com o Bloomsday (em homenagem ao personagem de Ulisses de James Joyce). Assim sendo, nesse dia poderemos desejar: FELIZ DIA DE RIOBALDO a você que leu Grande Sertão Veredas!
Ou, se desejarem: Feliz Diadorim!
O que você acha?
Eu não me canso dessa entrevista com o Guimarães Rosa, a calma e naturalidade com que ele fala, parece que ele sabe exatamente qual palavra falar em cada pedaço de cada frase. Ele falava várias linguas mas (além de ser falante nativo) ele era extremamente fluente em Brasileiro.
Isa, essa obra fez meu coração transbordar! Obrigada por propor esse desafio, que presente! E o orgulho que estou sentindo de ser conterrânea desse gênio? Travessia.
Isabella, maravilhosa análise! Sou fã de seu canal!
Uma das melhores leituras coletivas. Obrigado pelo incentivo, Isa ❤️❤️❤️
Te agradeço pq já havia tentado ler 2 vezes e desisti . Agora engrenei . Maravilhoso!
Muito obrigada por nos informar, esclarecer, com a sua peculiaridade.
Sou de Curvelo, portal do Grande Sertão de Guimarães Rosa. É pra mim o Grande Sertão: veredas é o melhor livro da literatura brasileira. Pretendo fazer uma releitura e talvez aconteça na versão que você leu. Parabéns pelo canal, Isa!
Poxa, cheguei atrasado. Achei que hoje não teria resenha. E eu gostei desse formato, resenha hoje, discussão amanhã. E parabéns, Isa, todos sabíamos desse seu medo literário. Às vezes é isso, só precisamos da ajuda de outras pessoas para enfrentar nossos medos
Isa, muito obrigada pelo encorajamento nessa leitura coletiva. Já quero é reler. Foi uma travessia linda!
Isabela, você sabe porque as livrarias brasileiras ou mesmo a Amazon do Brasil, não vendem livros para o exterior? Eu compro muito livro na Espanha, na Argentina, na Colombia, e sempre me surpreendeu e continuo me surpreendendo, que o Brasil não tem essa política de vender e entregar livros no exterior. Ficaria muito agradecida se você me esclarecesse o porquê... se é que você sabe, claro. Mais uma vez, muito obrigada por essa leitura maravilhosa de Grande Sertão Veredas.
Nossa, é sério? Pensei que você poderia comprar pela Amazon de qualquer país e mandar para o país em que você reside. Deve ser no mínimo infeliz para pessoas com vontade de ler literatura brasileira ou livros vendidos pela Amazon BR, não conseguirem comprar morando em outro país.
Eu fiz o comercial que você receba o dinheiro do comercial Se você fosse para falar palavrão aí você pisca o olho e dá um sorriso que aí eu continuo com você
Isa, parabéns. Te acompanho a uns 3 anos e estou sempre aprendendo no 'Ler Antes de Morrer'. Você deixa tudo muito claro, de uma forma que é só sua. Que resenha fantástica essa de hoje (31/7). Bj e obrigado por esse canal maravilhoso. Nossa! Ficou muito longo. Desculpa. Jose Calazans
Teus olhos brilham quando você fala de literatura. Eu simplesmente adoro. ABRAÇOS
Isa claramente emocionada no vídeo. Obrigada pela oportunidade de conhecer este livro e este autor de tanta qualidade.
Muitos obrigados por tudo, dona Araci!
Nosso povo vos agradece!
Menina, tô pasmo! Vc fala muito bem! Tem desenvoltura! Além de ser de uma simpatiaaa magnetizante!!! Essa obra é terrivelmente imensa, é um oceano, uma constelação de simbologia pagãs: cabalismo, platonismo, O antigo Egito, estão aí dentro, escondido, oculto, nas entrelinhas, e também nos anagramas. Por exemplo, o demo é o anagrama de medo. O medo, parte constitutiva de todos os animais na natureza, que move, que corre, na veias e nos rios, que também são veias, as da terra. Um abraço, leia em voz alta, no silêncio, e sente a magia que vai crescendo no peito, o seu Diadorim oculto, seu anjo interior, emerge, acorda do sono, e te faz mais forte!
Resenha excelente! 👏🏼 Sugiro vídeos sobre "O Som e a Fúria" e "Ulysses", outros dos maiores livros do século XX e que ainda não se encontram no canal... Todos serão presenteados com a tua análise dessas obras primas 😁
Ela fala com tanto amor, da até paz em assistir.
Parabéns pelo amor pela leitura!! É vivificante e motivadora!
Amo as obras do Grande Guimarães. Parabéns moça linda pela boa retratação deste gênio!
Oh trem bao!!! No começo achei bem difícil de ler, mas fiquei bem impactada!! Gostei muito!
Isabella. O trabalho não me permitiu seguir o cronograma, mas não desistirei !!! Continuo com a leitura, sem você. Sigo em companhia de Riobaldo e Diadorim. Chegarei lá. Obrigada, querida.
Li em abril 2020 e me emocionei muito.
Favoritaço. Um dia, certamente farei uma releitura.
Ler em voz alta funcionou mais para mim. A sonoridade das falas dos personagens me fez senti-los mais de perto. Fiquei lembrando também o seriado da Globo que teve como Riobaldo, Tony Ramos e como Diadorim, Bruna Lombardi. Não preciso dizer que as interpretações foram maravilhosas.
@@carlamassena5930 eu AMO esse seriado com o Tony Ramos e a Bruna Lombardi !!
Quero muito ouvir o audiolivro do GSV
@@cristianesizinocohen1466 O audiobook, com o respectivo sotaque, deve ser fantástico. Uma boa ideia para uma releitura.
@@carlamassena5930 sim, no áudio se tenta reproduzir o " sertanejes " rsrsrs ... Fica bem legal 🙂
Estou começando a leitura deste livro hoje! Obrigada por esse vídeo, Isabela!!
Você é uma pessoa incrível! são nítidos o seu amor e paixão pela literatura, a ponto de nos envolver no que há de melhor nessa arte. Parabéns! Obrigado.
Acredito que se não fosse pelo projeto de leitura coletiva, eu não teria entrado na empreitada de descobrir Grande Sertão Veredas, que já considero uma das minhas leituras da vida, com um dos finais mais geniais e emocionantes que já li. Ainda me encontro extasiada. Gratidão.
Terminei o livro ontem. Ta na lista dos melhores livros q ja li na vida. Sempre q puder, recomendarei!
Amo esse canal ♡
Que maravilha! A Isa, aparentemente, se emociona ao falar do gênio. Também me sinto assim quando me deparo com tais obras e eruditos.
Parabéns Isa. Há muito tempo sou inscrita no seu canal. Nesses tempos pandemônicos, resolvi ler Grande Sertão: Veredas, no meu canal LER É UMA VIAGEM. Toda sexta-feira, às 20h. Já estou no 15° dia de leitura: Riobaldo combatendo os bebelos ao lado do Hermógenes.
Fico feliz que algumas pessoas que seguem vc, tb foram acompanhar minha travessia.
E muuto obrigada por não dar spoiler. Acho fundamental. Mais uma vez parabéns!
Ah. Meu nome: Élida Marques.
Abraços
Gente, amei a outra live e essa resenha. Sei que sou mais uma, entre as várias pessoas fãs desse canal, mas as veredas do GSV me animaram a voltar a me inscrever aqui ... só conhecia a trama por aquele seriado global de 1985, com o Tony Ramos e a Bruna Lombardi, mas quero muito ou ler o livro, ou ouvir o audiolivro do GSV !!!
Terminei de ler esse maravilhoso livro graças a vc, MUUUUITO obrigado Isa.
Uma das melhores e difíceis leituras que já experimentei, me engrandeceu como pessoa.
Isa, vi o vídeo da leitura de "A terceira margem do rio" e chorei!
Otimo vídeo, inclusive recomendei para meus alunos.
Já li este livro, se minha memória não me trair, oito vezes. E cada leitura, uma nova visão do universo da obra emerge. Fiquei emocionado com a resenha: que resenha linda! A imagem do escritor falando reforçou a emoção. Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Nesta entrevista à tv alemã, João Guimarães Rosa fez jus ao que o poeta Fernando Pessoa dizia: "Minha pátria é a língua portuguesa", muito linda essa iniciativa dos escritores Modernistas de valorização da língua pátria, embora ele falasse fluente alemão. Grande Sertão: Veredas é a maior obra prima da literatura brasileira. Amo-a! ❤❤❤
Estou lendo... não consegui acompanhar o cronograma, mas estou no caminho...muito bom essa leitura coletiva! Ler e ouvir opiniões de outras pessoas sobre a obra! Leitura única!
Acho... emblemático o sobrenome dele ser Rosa, porque seu texto tem tanto a beleza e o lirismo da flor, quanto a dificuldade inicial, como um espinho.
Ansiosa pela live de amanhã! Foi uma baita jornada essa leitura (difícil, às vezes truncada), mas que, sinceramente, valeu MUITO. Foi graças ao teu projeto, Isa, que eu pude finalmente me jogar nesse livro tão importante. Obrigada por isso!!!!!!! Infinitos parabéns pelo teu trabalho!!!!!!!!!
Isa, essa resenha que vc fez foi espetacular!
Parabéns, Isabela pela iniciativa. Já li este romance duas vezes e farei outras. Parabéns!
A lenda fáustica é do século 16, querida colega. Adoro seu trabalho. Recomendo Ian Watt, os mitos do individualismo moderno. Se você não conhece, vai adorar. Um grande abraço e felicidades.
Que resenha lindíssima! Parabéns, Isa, você conseguiu me convencer de que preciso desencalhar esta obra da minha estante o quanto antes!
Estou finalizando a leitura e já com saudade dos personagens e do Grande Sertão. Sinto que vivi e aprendi muito com essa leitura. Obrigada por escolher esse livro pra lermos juntos!😘
Queria te agradecer por essa experiência. Eu já tinha começado várias vezes o livro e desistido. Seu projeto me deu ânimo pra continuar. Levei o dobro do tempo proposto, mas me sinto muito feliz por ter continuado. Fiquei encantada pela história!!
Que eloquência! Adorei