A utilidade não deve ser o único critério a ser levado em conta quando vamos aprender qualquer coisa. Saber de onde viemos, do que somos feitos é muito bom e conhecer a língua daqueles que nos trouxeram até aqui somente enriquece ainda mais a experiência. 🦁🦁
Há 4 anos estive em Rijeka (Fiume) na Croácia e notei que muitas pessoas, de idade avançada, falavam um tipo de italiano. Soube depois que se tratava do vêneto. Muito interessante.
Não tenho origem italiana ou do vêneto, mas por ser do RS,e ter muitos amigos que são,acho interessante essa cultura,já estive duas vezes na Itália,e conheço de Roma a Milão, e o lugar que achei mais complicado de entender as pessoas,foi em Nápoles,para alguém quem entende apenas português e alemão,e notei uma diferença muito grande na personalidade e na cultura dos italianos,como se realmente fossem estrangeiros entre eles, parece um país formado por uma colcha de retalhos, em distâncias muito curtas parece que muda tudo, arquitetura,modo de falar,temperamentos etc ...
Aprendi Inglês,vou aprender Italiano e principalmente a língua VENETA , para poder me integrar melhor, para conhecer melhor a cultura dos nossos antepassados
Minha familia tem dois sobrenomes que vietam do Veneto mas que antes rram de outras origens. Bailie e Concon! Veneza cidade portuaria com muitos imigrantes. Bailie vem da Irlanda. Baley. ConCon vem da Austria, judeus austriacos de seculos atras! Vocr tem o fenotipo dos judeus da minha familia. Cohn, Cohen...ConCon... Salute frateli
Pela primeira vez, vejo alguém tocar nesse assunto. Meu antepassado foi muito prejudicado pela tal (unificação da "italia"). Infelizmente não tenho muitas informações fidedignas além das poucas contadas pelos meus bisavós. Esse período foi muito sangrento, se não me engano, os jacobinos foram denominados " briganti" na Itália. Agradeço enormemente o compartilhamento das informações.
Estive no Veneto no inicio deste ano, posso afirmar com toda certeza que me comunicar la na lingua veneta foi uma das coisas mais prazerosas que tive na viagem. Me senti em casa (interior de Farroupilha) onde todos ainda falam o "talian". Muitos italianos de lá ficavam surpresos quando eu dizia que era brasileiro, pois eles nem imaginavam que alguem fora de lá falava a lingua deles tao proximo ou igual a eles. No futuro quero fazer seu curso para aperfeiçoar ainda mais a lingua, pois as palavras mais da atualidade nao sei pronunciar visto que aprendi com meus nonos e na época essas palavras nem existiam no vocabulário dos imigrantes.
Sani! Que maravilha! Você teve a mesma experiência que eu. Quem é descendente de vênetos, precisa falar vêneto. Quando você fala em italiano com eles, sendo alguém que não nasceu lá, é visto como um estrangeiro qualquer, mas quando fala vêneto, eles reconhecem o que você realmente é - um legítimo vêneto. Obrigado pelo comentário, o qual desmente muitos que dizem que na Região do Vêneto ninguém mais fala vêneto, apenas italiano. Strucon!!!
Professor, você falou sobre a utilidade e fiquei curioso. Não sou do tipo que pergunta "pra que?" na hora de estudar, porque eu mesmo estudo várias coisas que não tem "pra que", como recentemente aprendi o básico de russo. Minha dúvida é a seguinte: que tipo de conteúdo alguém que aprende Vêneto tem acesso? Há obras, documentos da época? Obrigado e viva essa herança que recebemos e que passaremos a frente.
Sim, obras, antigas e modernas. Para dar um exemplo: uma aluna nova começou recentemente no curso; ela nem sequer descende de vênetos e de nenhum povo da Itália. No entanto, é uma jornalista renomada de Brasília que, necessita ler os arquivos históricos de Veneza e, esbarrou nos arquivos antigos mais importantes, pois estão em língua vêneta. Por isso certas vezes digo que é uma vergonha o descendente não valorizar sua língua de origem, enquanto outras etnias por aí se debruçam e estudam aquilo que nós deveríamos saber. Abraços!
Importante o teu canal. Eu falo italiano (toscano) já faz muitos anos; falo outros idiomas também e na minha trajetória acabei fazendo algumas aulas com uma professora que era de Piacenza, portanto, do Vêneto, mas não conversamos sobre a língua vêneta. Faz alguns meses, implementei um canal em que declamo poemas em vários idiomas: latim, inglês, russo, italiano etc. Esses dias encontrei alguns textos em vêneto e, inclusive, comecei a acompanhar um senhor no TH-cam que declama em língua vêneta e me interessei em fazer o mesmo. Por esses dias, publicarei um vídeo em vêneto para homenagear minha professora. Eu avisarei aqui no canal, quando eu fizer o vídeo. Não deixe de publicar, teu canal, assim como o meu, por tratar de assuntos culturais, nunca terá um grande número de seguidores, pois o povo foi acostumado a consumir assuntos descabidos, sem importância, burlescos. Continue, temos que continuar. De qualquer forma, ganhaste um inscrito e vou seguir e divulgar o canal.
@@lenguamare Bom dia, Consegui um tempo e fiz o vídeo com um poema em vêneto, assim como disse que faria. Demorou um pouco, mas saiu e já está no ar. Apesar de não ter nenhuma descendência de povos da península itálica - não que eu saiba - gosto de falar italiano/toscano e acabei conhecendo e gostando muito do vêneto também. Dessa forma, agora, vocês têm em mim um defensor do idioma; continuarei pesquisando a poesia em vêneto e, vez ou outra, gravarei vídeos no idioma. Sigamos em frente. O vídeo está em: @washingtongeraldodeoliveir8338 Meu nome no canal é: Washington Geraldo de Oliveira.
Meu bisavô era Veneto, de San Stino di Livenza Venezia. Morei um ano lá para fazer reconhecimento de cidadania, mas só aprendi o italiano. Agora quero aprender o Veneto.
Na família de minha esposa, eles contam que aprenderam que o nome dos dedos era: Deu menéu, Sofra deu, songa onga, tira otti e copia pioti. Você teria a confirmação disso e a forma correta de escrever? Abraço e parabéns pelo trabalho. Não sou vêneto mas admiro muito seu trabalho.
Ouvindo atentamente...meu bisnono por parte de Pai Bruttomesso veio de Brogliano Vicenza.E por parte da bisnona Vendramini Bassano dell Grappa. E Golin bisnona Nogarole Vicentino . Quero saber mais da história .
Você está corretíssima; é necessário aprender a língua enquanto há quem ensine. Depois que todos morrerem ou, quem ensine como eu, não puder mais ensiná-la, dificilmente será possível aprendê-la, não de maneira correta. Me escreva e vamos conversar sobre o curso: contato@lenguamare.com. Grande abraço!
meus avos paternos chegaram aqui logo durante a segunda guerra e minha vó sendo austriaca (Graz ) e meu Avo de Padova . No entanto eles nao se sentiam confortaveis falando alemao ou Italiano ou veneto por que acabavam sendo mal vistos pelos Brasileiros da epoca que eram afinal de contas Inimigos .
Na época antes da unificação italiana o pessoal na época, sabia que eram diferentes da Itália? Pensava que era só a Sicília que não se identificava com a Itália. Desde já, grande abraço.
Sim, claro. Eram nações diferentes. Nas comédias de Goldoni (1700) em língua vêneta, os vênetos chamam os outros da península de "estrangeiros". Abraços!
Bom dia , eu tenho uma duvida , qual a minha ligação com os venetos pois meu cromossomo Y é o R-S8183 -> R-S8172 , o pico desse cromossomo é na regiao do veneto, ele é muito associado aos venetiis , os protos venetos , mas meu pai veio de portugueses , uma pessoa analisou os str do meu cromossomo e disse que ele foi para a iberia na idade do ferro provavelmente , disse que era provavelmente alguem da italia, e agora eu tenho alguma ligação com venetos pelo cromossomo Y?
@@lenguamare Muito obrigado pelo esclarecimento , eu ja desconfiava quando percebi que muitos R-S8172 estavam vindo da região de veneto ou proximo , sempre circulando ao redor
Minha família veio de Veneto, mas o nosso sobrenome não soa italiano, antes da minha família vir pro Brasil, era Ferron, aqui virou Ferroni, soa mais italiano mas estamos todos com o nome errado kkkk. Ferron soa como alguem de Veneto pra voce? Parece mais frances ou espanhol até.
Sim, totalmente vêneto. Os sobrenomes vênetos são conhecidos por terminarem em consoantes. Não quer dizer que 100% terminará em consoante, mas grande parte. Abraços!
Gostei muito do vídeo, mas é necessário um esclarecimento. O italiano não é um idioma muito recente, mas existe há 700 anos. Durante muitos séculos, foi principalmente um idioma escrito para ciência, literatura, poesia, comércio, finanças, política e diplomacia. Os idiomas italianos regionais não eram mutuamente inteligíveis, portanto, era necessária uma língua franca. Menos de 5% da população o conhecia: a classe dominante, o clero e os intelectuais. Os emigrantes eram pessoas pobres que conheciam apenas os idiomas regionais.
Você está falando do florentino portanto. Italiano é um gentílico aplicado para a língua depois da Unificação. No entanto, o vêneto era língua comercial do mediterrâneo, até mesmo o Sultão falava. Abraços!
@@lenguamare O progenitor do idioma italiano é especificado como “florentino do século XIII”. Hoje, o florentino é um dialeto da língua tosca, bem diferente do italiano, que tem várias palavras do idioma veneto, incluindo a palavra italiana mais usada no mundo: ciao!
Existiriam sim; existiram durante todo o Império Romano, durante o período francês, durante os austríacos e durante a Itália. Não havia sentimento de pertencimento com a Áustria; era apenas um estado estrangeiro que cobrava impostos e nem sequer falava a mesma língua e, também não interferiram em nada no aspecto cultural.
Um pouco irônico que nacionistas vênetos existam em um estado do Brasil que tem como um de seus heróis Giuseppe Garibaldi... imagino que Garibaldi seja considerado um jacobino italiano...
@@lenguamare Não falei que vcs veneram Garibaldi. Falei ser irônica a proximidade. Também gostaria de lembrar que as fronteiras atuais da nação italiana são quase as mesmas da Itália pós Augusto ter consolidado seu poder. César Augusto incorporou toda Gália Cisalpina à Italia. que antes era somente a península ao sul do Rubicon, tornando a Italia um único território dividido em se não me engano 11 regiões. (não incluía a Sicília, Córsica, etc) Nessa época, Roma já tinha criado grandes colônias na região do Veneto, que até então era Celta. Também me parece que o canal volte e meia não faz distinção entre Veneza e Veneto, sendo que Veneza era uma cidade estado que se manteve celta-romana etnicamente (foi fundada EXATAMENTE pelos Venetos se refugiando das invasões bárbaras). O Veneto, mas NÃO VENEZA, foi parte do Império Franco e depois do Sacro Império Romano. Então me parece meio estranho que o mesmo canal que diga que os Venetos tem sangue germânico, fale que o Veneto era independente (quando somente Veneza era, e Veneza não era germânica)
@@lenguamare Uhuuu! Meu amigo, muito obrigado, sou descendente de Italiano e gosto muito das minhas origens, cada dialeto é uma cultura e uma história.
Sim, a Itália foi unificada politicamente, por óbvio é uma só. No entanto, não está dando certo e as autonomias regionais estão surgindo. A autonomia regional não é separatismo, ela é constitucionalista.
Creio que a Itália teria mais a ganhar se suas regiões fossem independentes, mas que se unissem militarmente, visto o modelo de uma vez e a prosperidade que separados eram capazes de gerar. Abraços!
@@bentodiscini estando a maioria no Vêneto, creio que a família é oriunda do Vêneto mesmo. Dificilmente você encontrará a maioria dos membros em um local o qual não é o berço da estirpe. Pode ser que o progenitor da família na Idade Média tenha tido alguma ligação com a região do Trento, ou tenha sido apelidado de "trentin" por outro motivo. No entanto, tudo isso é muito remoto, passado distante. Portanto, é vêneto.
Todos os paises da europa possuem dialetos e dialetos.Sempre um prevalece,como é o dialeto da île de france,o françês.Nespanha idem,na Alemanha prevaleceu o dialeto bávaro,o hoch deutsche em contraste com o plat deutsche mais falado ao norte.Na grécia anttiga prevaleceu a lingua de atenas,sendo a KOINE do oriente. A bíblia fala da torre de babel,onde ninguém mais se entendia.Sempre haverá um idioma a ser a lingua geral,como foi o tupi que em SP era falado por todos.O POMBAL foi o que o proibiu.DEVERIA SER CURRICULAR......
A unificação já foi feita; o importante é discutir a eficiência da economia no modelo atual e se, talvez, não haja um modelo melhor. Para além de romantismos, o ideal é analisar se realmente os povos da península estão tendo prosperidade, algo que eles tiveram durante séculos antes da unificação aliás. A Itália é um dos países que menos cresce e mais endividados da UE. Abraços!
Acredito que seja mais fácil fazer videos falando sobre as origens venetas, igual você está fazendo, do que as pessoas aprenderem o Veneto, leva anos para aprender uma língua, de maneira bem feita, ser fluente, admiro seu trabalho aqui, mas realmente as linguas mudam, as pessoas não falam mais Latim, não falam mais o ingles original que era falado, hoje por exemplo, o ingles, é totalmente diferente do falado nas suas origens, e nem por isso a cultura morreu, do Latim a mesma coisa.
Já ensinamos mais de 500 pessoas a falarem vêneto e todos os dias há novos alunos. O caso do latim e do inglês difere. Do latim as línguas variaram; o inglês teve processo de transformação, como o português, como qualquer língua. Quando falamos de vêneto, ele foi simplesmente censurado e substituído a força. Obrigado por comentar!
Purtroppo el veneto zé drio scomparire se no ghe zé qualcun que se impegna a usá-lo specialmente coi zovani que pensa de essare moderni soeo perché i parla in italian. Bisonha que parlemo soeo in veneto.
Uniam-se antes da Unificação também e, sem a necessidade de um invasor estrangeiro para ditar as normas. No entanto, a República de Veneza não era um "paíseco". Aconselho que o senhor dê uma olhada nisso. Abraços!
Meglio austriaco che italiano? Per me no. La Serenissima e' semore stata linguisticamente e culturalmente più vicina all'Italia che all'Austria.Recuperare l'indipendenza non era possibile. Comunque bel video, complimenti.
Seja bem-vindo! A Região do Trento foi a única que nunca se uniu 100%; desde o início é uma região autônoma. De fato, a maioria dos trentinos, no fundo, não se consideram italianos. Abraços!
@@andersonbattisti3377 Curiosamente sempre foi uma região autônoma a parte da Itália, são chamados de sul-tiroleses e em muitas cidades só falam alemão. O sentimento do povo é outro
Moço qual é o seu nome? E você não me respondeu sobre o Estado de Israel e o povo Judeu (israelita) na sua triste história de luta e perseguição de inimigos ao longo dos séculos,e agora dos grupos terroristas do Oriente Médio e Irã
Meu nome é Fernando. Eu respondi que não sou a favor da destruição de Israel e que eu repudio o Estado Islâmico, fora isso, não tenho nada a ver com o Oriente Médio. Abraços!
@@felintodia2065 não se trata de amar ou odiar, mas é preciso dizer a verdade sobre o que aconteceu, amigo. Aquilo que ocorreu é fato e falar sobre isso não significa ódio, mas esclarecimento para a maioria que não entende os motivos reais pelos quais seus antepassados foram obrigados a abandonar suas terras. Tente pesquisar sobre os jacobinos, franceses e italianos, que invadiram e saquearam a República de Veneza. 😉
@@lenguamare Eu sei, eu quero saber é se você é contra o Estado de Israel e contra o Povo povo Judeu (Israelita) não os judeus traidores que são contra o Estado de Israel e a favor de um Estado Palestino que a primeira decisão seria mata los
A utilidade não deve ser o único critério a ser levado em conta quando vamos aprender qualquer coisa. Saber de onde viemos, do que somos feitos é muito bom e conhecer a língua daqueles que nos trouxeram até aqui somente enriquece ainda mais a experiência.
🦁🦁
@@angelmuraro certamente! A visão utilitarista moderna infelizmente já é um sintoma grave da falta de cultura dos indivíduos. Strucon!
No Rio Grande do Sul tem alguns vilarejos que falam algo semelhante aos originários de Veneto
Há 4 anos estive em Rijeka (Fiume) na Croácia e notei que muitas pessoas, de idade avançada, falavam um tipo de italiano. Soube depois que se tratava do vêneto. Muito interessante.
Sim, vêneto. Para eles o português também é um tipo de espanhol. Abraços!
Não tenho origem italiana ou do vêneto, mas por ser do RS,e ter muitos amigos que são,acho interessante essa cultura,já estive duas vezes na Itália,e conheço de Roma a Milão, e o lugar que achei mais complicado de entender as pessoas,foi em Nápoles,para alguém quem entende apenas português e alemão,e notei uma diferença muito grande na personalidade e na cultura dos italianos,como se realmente fossem estrangeiros entre eles, parece um país formado por uma colcha de retalhos, em distâncias muito curtas parece que muda tudo, arquitetura,modo de falar,temperamentos etc ...
Sim, exatamente. A Itália são diversos países e povos que foram unidos, a força. Abraços!
Aprendi Inglês,vou aprender Italiano e principalmente a língua VENETA , para poder me integrar melhor, para conhecer melhor a cultura dos nossos antepassados
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!
Minha familia tem dois sobrenomes que vietam do Veneto mas que antes rram de outras origens. Bailie e Concon! Veneza cidade portuaria com muitos imigrantes. Bailie vem da Irlanda. Baley. ConCon vem da Austria, judeus austriacos de seculos atras! Vocr tem o fenotipo dos judeus da minha familia. Cohn, Cohen...ConCon... Salute frateli
Fratello...singular masculini.@@josedearimateiayjesus2178
Pela primeira vez, vejo alguém tocar nesse assunto. Meu antepassado foi muito prejudicado pela tal (unificação da "italia"). Infelizmente não tenho muitas informações fidedignas além das poucas contadas pelos meus bisavós. Esse período foi muito sangrento, se não me engano, os jacobinos foram denominados " briganti" na Itália. Agradeço enormemente o compartilhamento das informações.
Seja bem-vindo!
@@lenguamare Grato!
Estive no Veneto no inicio deste ano, posso afirmar com toda certeza que me comunicar la na lingua veneta foi uma das coisas mais prazerosas que tive na viagem. Me senti em casa (interior de Farroupilha) onde todos ainda falam o "talian". Muitos italianos de lá ficavam surpresos quando eu dizia que era brasileiro, pois eles nem imaginavam que alguem fora de lá falava a lingua deles tao proximo ou igual a eles. No futuro quero fazer seu curso para aperfeiçoar ainda mais a lingua, pois as palavras mais da atualidade nao sei pronunciar visto que aprendi com meus nonos e na época essas palavras nem existiam no vocabulário dos imigrantes.
Sani! Que maravilha! Você teve a mesma experiência que eu. Quem é descendente de vênetos, precisa falar vêneto. Quando você fala em italiano com eles, sendo alguém que não nasceu lá, é visto como um estrangeiro qualquer, mas quando fala vêneto, eles reconhecem o que você realmente é - um legítimo vêneto. Obrigado pelo comentário, o qual desmente muitos que dizem que na Região do Vêneto ninguém mais fala vêneto, apenas italiano. Strucon!!!
essa comparação e tradução é sensacional! Obrigado Mestre!
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!
Minha trisavó veio de Vêneto, meu trisavô da Austria (Tirol) penso em aprender a lingua, parte da minha familia ainda fala em casa |🇧🇷 |🇮🇹
Será muito bem-vindo no curso! Só é vêneto quem fala vêneto. Strucon!
Professor, você falou sobre a utilidade e fiquei curioso. Não sou do tipo que pergunta "pra que?" na hora de estudar, porque eu mesmo estudo várias coisas que não tem "pra que", como recentemente aprendi o básico de russo. Minha dúvida é a seguinte: que tipo de conteúdo alguém que aprende Vêneto tem acesso? Há obras, documentos da época? Obrigado e viva essa herança que recebemos e que passaremos a frente.
Sim, obras, antigas e modernas. Para dar um exemplo: uma aluna nova começou recentemente no curso; ela nem sequer descende de vênetos e de nenhum povo da Itália. No entanto, é uma jornalista renomada de Brasília que, necessita ler os arquivos históricos de Veneza e, esbarrou nos arquivos antigos mais importantes, pois estão em língua vêneta. Por isso certas vezes digo que é uma vergonha o descendente não valorizar sua língua de origem, enquanto outras etnias por aí se debruçam e estudam aquilo que nós deveríamos saber. Abraços!
Simplesmente bom demais o vídeo! 👏👏👏
Muito obrigado!
Importante o teu canal.
Eu falo italiano (toscano) já faz muitos anos; falo outros idiomas também e na minha trajetória acabei fazendo algumas aulas com uma professora que era de Piacenza, portanto, do Vêneto, mas não conversamos sobre a língua vêneta.
Faz alguns meses, implementei um canal em que declamo poemas em vários idiomas: latim, inglês, russo, italiano etc.
Esses dias encontrei alguns textos em vêneto e, inclusive, comecei a acompanhar um senhor no TH-cam que declama em língua vêneta e me interessei em fazer o mesmo.
Por esses dias, publicarei um vídeo em vêneto para homenagear minha professora.
Eu avisarei aqui no canal, quando eu fizer o vídeo.
Não deixe de publicar, teu canal, assim como o meu, por tratar de assuntos culturais, nunca terá um grande número de seguidores, pois o povo foi acostumado a consumir assuntos descabidos, sem importância, burlescos.
Continue, temos que continuar.
De qualquer forma, ganhaste um inscrito e vou seguir e divulgar o canal.
Muito obrigado, meu caro. Sim, por favor, avise. Abraços!
@@lenguamare
Bom dia,
Consegui um tempo e fiz o vídeo com um poema em vêneto, assim como disse que faria.
Demorou um pouco, mas saiu e já está no ar.
Apesar de não ter nenhuma descendência de povos da península itálica - não que eu saiba - gosto de falar italiano/toscano e acabei conhecendo e gostando muito do vêneto também.
Dessa forma, agora, vocês têm em mim um defensor do idioma; continuarei pesquisando a poesia em vêneto e, vez ou outra, gravarei vídeos no idioma.
Sigamos em frente.
O vídeo está em: @washingtongeraldodeoliveir8338
Meu nome no canal é: Washington Geraldo de Oliveira.
Nasci dentro da cultura vêneto mas não foi passada aos mais jovens na época . Meus nonnos vieram de Valstagna.
Infelizmente o que aconteceu com o senhor, aconteceu com quase todos. Vamos recuperar juntos!
Meu bisavô era Veneto, de San Stino di Livenza Venezia. Morei um ano lá para fazer reconhecimento de cidadania, mas só aprendi o italiano. Agora quero aprender o Veneto.
Fantástico o vídeo parabéns
Obrigado!!!
O preço do curso está excelente. Vou me matricular!❤
Te aguardo!!!!
Na família de minha esposa, eles contam que aprenderam que o nome dos dedos era:
Deu menéu, Sofra deu, songa onga, tira otti e copia pioti.
Você teria a confirmação disso e a forma correta de escrever?
Abraço e parabéns pelo trabalho.
Não sou vêneto mas admiro muito seu trabalho.
Sani!
Déo menèo;
Sofra déo;
Songa onga;
Tira oci e,
copa peoci.
Strucon!
Ouvindo atentamente...meu bisnono por parte de Pai Bruttomesso veio de Brogliano Vicenza.E por parte da bisnona Vendramini Bassano dell Grappa.
E Golin bisnona Nogarole Vicentino .
Quero saber mais da história .
Agradecida.
Quero aprender a Língua Veneta .Meus bisavós vieram para o Brasil saíram de Vicenza
Você está corretíssima; é necessário aprender a língua enquanto há quem ensine. Depois que todos morrerem ou, quem ensine como eu, não puder mais ensiná-la, dificilmente será possível aprendê-la, não de maneira correta. Me escreva e vamos conversar sobre o curso: contato@lenguamare.com. Grande abraço!
Furini Ceneselli RO
Minha família é de Pievi di Soligo (Treviso). Lá, se fala língua Veneta, também?
Em qualquer lugar do Vêneto se fala vêneto, principalmente em Treviso. Strucon!!!
Não sabia que era tão distante do italiano essa lingua. Veneto tem alguma proximidade cultural ou genetica com croatas ??
Sim, tem proximidade com Croatas. A Croácia pertencia a Sereníssima República de Veneza.
Brao, mistro👏🦁
Sani, caro vu! A ve struco de fradel. 😉
meus avos paternos chegaram aqui logo durante a segunda guerra e minha vó sendo austriaca (Graz ) e meu Avo de Padova . No entanto eles nao se sentiam confortaveis falando alemao ou Italiano ou veneto por que acabavam sendo mal vistos pelos Brasileiros da epoca que eram afinal de contas Inimigos .
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
Na época antes da unificação italiana o pessoal na época, sabia que eram diferentes da Itália?
Pensava que era só a Sicília que não se identificava com a Itália. Desde já, grande abraço.
Sim, claro. Eram nações diferentes. Nas comédias de Goldoni (1700) em língua vêneta, os vênetos chamam os outros da península de "estrangeiros". Abraços!
Bom dia , eu tenho uma duvida , qual a minha ligação com os venetos pois meu cromossomo Y é o R-S8183 -> R-S8172 , o pico desse cromossomo é na regiao do veneto, ele é muito associado aos venetiis , os protos venetos , mas meu pai veio de portugueses , uma pessoa analisou os str do meu cromossomo e disse que ele foi para a iberia na idade do ferro provavelmente , disse que era provavelmente alguem da italia, e agora eu tenho alguma ligação com venetos pelo cromossomo Y?
Segundo os dados apresentados, sim, tem origem vêneta.
@@lenguamare Muito obrigado pelo esclarecimento , eu ja desconfiava quando percebi que muitos R-S8172 estavam vindo da região de veneto ou proximo , sempre circulando ao redor
Minha família veio de Veneto, mas o nosso sobrenome não soa italiano, antes da minha família vir pro Brasil, era Ferron, aqui virou Ferroni, soa mais italiano mas estamos todos com o nome errado kkkk.
Ferron soa como alguem de Veneto pra voce? Parece mais frances ou espanhol até.
Sim, totalmente vêneto. Os sobrenomes vênetos são conhecidos por terminarem em consoantes. Não quer dizer que 100% terminará em consoante, mas grande parte. Abraços!
@@lenguamare poxa que legal! vc sabe se é póssivel trocar o Ferroni para Ferron? isso é legal? ou o governo burocratico nao deixa?
Muito bom!
Obrigado!
Grazie Mistro.
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!
Zancan. Per favore poi dire me se questo è un nome di famiglia Veneta?
Sani! Zancan el ze ca' fameja da cheła cuna, da'l bon. Strucon!
Venetissimo
Por acaso nunca ouvi a lingua do veneto, mas lembra a nivel de vocabolario o catalao e occitano.
Sim, você está corretíssimo!
❤️🦁
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
@@lenguamare Struconasso! 🦁
Poxa, e eu, na minha ignorância, achava que o Veneto era um dialeto do Italiano, esclarecedor
Seja bem-vindo!
Gostei muito do vídeo, mas é necessário um esclarecimento. O italiano não é um idioma muito recente, mas existe há 700 anos. Durante muitos séculos, foi principalmente um idioma escrito para ciência, literatura, poesia, comércio, finanças, política e diplomacia. Os idiomas italianos regionais não eram mutuamente inteligíveis, portanto, era necessária uma língua franca. Menos de 5% da população o conhecia: a classe dominante, o clero e os intelectuais. Os emigrantes eram pessoas pobres que conheciam apenas os idiomas regionais.
Você está falando do florentino portanto. Italiano é um gentílico aplicado para a língua depois da Unificação. No entanto, o vêneto era língua comercial do mediterrâneo, até mesmo o Sultão falava. Abraços!
@@lenguamare O progenitor do idioma italiano é especificado como “florentino do século XIII”. Hoje, o florentino é um dialeto da língua tosca, bem diferente do italiano, que tem várias palavras do idioma veneto, incluindo a palavra italiana mais usada no mundo: ciao!
@@MarcoMenozziPro sim, efetivamente o italiano tem influências de várias outras línguas. Abraço!
🦁
😊😊😊😊
Será que existiria veneto se não tivesse se unificado ou a austria teria dominado tudo ?
Existiriam sim; existiram durante todo o Império Romano, durante o período francês, durante os austríacos e durante a Itália. Não havia sentimento de pertencimento com a Áustria; era apenas um estado estrangeiro que cobrava impostos e nem sequer falava a mesma língua e, também não interferiram em nada no aspecto cultural.
Grasie! Strucon!
@@hugovonmontforthaas8124 mi che ve struco da'l bon!
Grazie
Interessante
Obrigado!
Professor, fale da família Cazzaro.
Olá! Tudo bem? Deixo o e-mail para encomendar sua pesquisa: contato@lenguamare.com
vc é da onde no brasil? meu primo é menegatti, de colatina, es.
Ele é de Bento Gonçalves, RS
Sim, Bento Gonçalves.
👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻🦁
Gramersè, siora parona. A ve struco da zentiłomo ☺️
Salve, Fernando!
Gramersè, siora parona. A ve struco da zentiłomo ☺️
Muito massa essa história... Amo Itália como se italiano fosse.
Obrigado, meu caro. Abraços!
Fernando, observe, ascendência e descendência tem significados opostos.
mas é melhor ser a italia ou a austria?
Melhor ser vêneto. Abraços!
Meu bisnonno era vêneto mas casou com minha bisnonno que era do Trento Ela dizia que ele falava com o s puxado dos ventos. Isso procede ?.
E puxado dos venetos .
@@familiagasparinilage5113 sani! Creio que talvez ela estivesse falando do sotaque. Procede sim, claro. 😉
Um pouco irônico que nacionistas vênetos existam em um estado do Brasil que tem como um de seus heróis Giuseppe Garibaldi... imagino que Garibaldi seja considerado um jacobino italiano...
Garibaldi é venerado apenas pelos que nada dele conhecem. Não veneramos Garibaldi nesse canal. Abraços!
@@lenguamare Não falei que vcs veneram Garibaldi. Falei ser irônica a proximidade.
Também gostaria de lembrar que as fronteiras atuais da nação italiana são quase as mesmas da Itália pós Augusto ter consolidado seu poder.
César Augusto incorporou toda Gália Cisalpina à Italia. que antes era somente a península ao sul do Rubicon, tornando a Italia um único território dividido em se não me engano 11 regiões. (não incluía a Sicília, Córsica, etc)
Nessa época, Roma já tinha criado grandes colônias na região do Veneto, que até então era Celta.
Também me parece que o canal volte e meia não faz distinção entre Veneza e Veneto, sendo que Veneza era uma cidade estado que se manteve celta-romana etnicamente (foi fundada EXATAMENTE pelos Venetos se refugiando das invasões bárbaras).
O Veneto, mas NÃO VENEZA, foi parte do Império Franco e depois do Sacro Império Romano.
Então me parece meio estranho que o mesmo canal que diga que os Venetos tem sangue germânico, fale que o Veneto era independente (quando somente Veneza era, e Veneza não era germânica)
Vêneto é a língua da máfia?
Não. A máfia está no sul. As línguas dos mafiosos são = siciliano, calabrês e napolitano.
@@lenguamare Uhuuu! Meu amigo, muito obrigado, sou descendente de Italiano e gosto muito das minhas origens, cada dialeto é uma cultura e uma história.
A Itália é uma só..Cada região tem suas caracteristicas..É uma Federação
Sim, a Itália foi unificada politicamente, por óbvio é uma só. No entanto, não está dando certo e as autonomias regionais estão surgindo. A autonomia regional não é separatismo, ela é constitucionalista.
Pouco sei, mas muito interessante.
😊
🦁🦁🦁
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
Ponte Nelle Alpi - Belluno
Strucon!
Vicenza ❤❤❤❤❤
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!🦁
Meu sobrenome é "Busnardo", é vêneto. Certo?
Sim. A maioria é de Vicenza. Strucon!
@@lenguamare Grazie!
@@gustavo.450 gramersè!
WSM🦁
Gramersè, sior paron.
Respiraaaaaa! Que edição neurótica!
🤣🤣🤣
o ideal seria que cada cidade fosse se próprio país
Creio que a Itália teria mais a ganhar se suas regiões fossem independentes, mas que se unissem militarmente, visto o modelo de uma vez e a prosperidade que separados eram capazes de gerar. Abraços!
Olá, meu Bisavô tinha o sobrenome Trentin e Beo. Nasceu no Veneto. Mas os Trentin são de Trento?
Vêneto; principalmente Vicenza.
@@lenguamare Etimologicamente não seria de Trento?
Talvez por causa da proximidade territorial tenha havido misturas. Faz sentido? Ou seria originário do Veneto mesmo?
@@bentodiscinisignificado sim, mas é uma família de Vicenza.
@@bentodiscini estando a maioria no Vêneto, creio que a família é oriunda do Vêneto mesmo. Dificilmente você encontrará a maioria dos membros em um local o qual não é o berço da estirpe. Pode ser que o progenitor da família na Idade Média tenha tido alguma ligação com a região do Trento, ou tenha sido apelidado de "trentin" por outro motivo. No entanto, tudo isso é muito remoto, passado distante. Portanto, é vêneto.
Todos os paises da europa possuem dialetos e dialetos.Sempre um prevalece,como é o dialeto da île de france,o françês.Nespanha idem,na Alemanha prevaleceu o dialeto bávaro,o hoch deutsche em contraste com o plat deutsche mais falado ao norte.Na grécia anttiga prevaleceu a lingua de atenas,sendo a KOINE do oriente. A bíblia fala da torre de babel,onde ninguém mais se entendia.Sempre haverá um idioma a ser a lingua geral,como foi o tupi que em SP era falado por todos.O POMBAL foi o que o proibiu.DEVERIA SER CURRICULAR......
Obrigado por comentar!
🦁🦁🦁🦁🦁🦁
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!
🦁👍👍👍👍👊
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
Meu pai é Siciliano sei falar italiano,mas nao siciliano.😢
Sinto muito. Siciliano é uma língua bem diferente do italiano. Abraço!
@@lenguamare eu sei, mas um dia vou aprender, bom vídeo amigo👍
Grassie. Strucon . 🦁🦁🦁
Strucon!
🦁🪽
Gramersè, cara vu. Un struco de veneto!
Sou totalmente a favor da Itália unificada.
A unificação já foi feita; o importante é discutir a eficiência da economia no modelo atual e se, talvez, não haja um modelo melhor. Para além de romantismos, o ideal é analisar se realmente os povos da península estão tendo prosperidade, algo que eles tiveram durante séculos antes da unificação aliás. A Itália é um dos países que menos cresce e mais endividados da UE. Abraços!
@@lenguamare Ss a unificação já foi feita,porque senão vamo ter que chamar os Romanos de novo kkk.
Lutar contra o tempo uma luta inglória...
Não se trata de lutar contra o tempo, mas de esclarecer e manter o que é nosso. Desistir e servir de escravo é inglório. Abraços!
Acredito que seja mais fácil fazer videos falando sobre as origens venetas, igual você está fazendo, do que as pessoas aprenderem o Veneto, leva anos para aprender uma língua, de maneira bem feita, ser fluente, admiro seu trabalho aqui, mas realmente as linguas mudam, as pessoas não falam mais Latim, não falam mais o ingles original que era falado, hoje por exemplo, o ingles, é totalmente diferente do falado nas suas origens, e nem por isso a cultura morreu, do Latim a mesma coisa.
Já ensinamos mais de 500 pessoas a falarem vêneto e todos os dias há novos alunos. O caso do latim e do inglês difere. Do latim as línguas variaram; o inglês teve processo de transformação, como o português, como qualquer língua. Quando falamos de vêneto, ele foi simplesmente censurado e substituído a força. Obrigado por comentar!
Veneto é uma linguagem própria
🦁 Bergantino, Rovigo
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
Aqui também. Bergantino e Ceneselli, Rovigo
Purtroppo el veneto zé drio scomparire se no ghe zé qualcun que se impegna a usá-lo specialmente coi zovani que pensa de essare moderni soeo perché i parla in italian.
Bisonha que parlemo soeo in veneto.
Ghe toca star tenti par danjora descorerlo, ma pułito. Strucon!
Veneto Veneto Veneto
Cofà mi! 😊😊😊😊🦁
Paisecos melhor que se unam. União faz a forza.
Uniam-se antes da Unificação também e, sem a necessidade de um invasor estrangeiro para ditar as normas. No entanto, a República de Veneza não era um "paíseco". Aconselho que o senhor dê uma olhada nisso. Abraços!
Meglio austriaco che italiano? Per me no. La Serenissima e' semore stata linguisticamente e culturalmente più vicina all'Italia che all'Austria.Recuperare l'indipendenza non era possibile. Comunque bel video, complimenti.
Àustria no! Serenìsima. Strucon!
Eu moro na capital brasileiro do Talian. Serafina Corrêa RS 😊
Gramersè, sior paron!
Eu sou veneto e a bandera de saomarcos esta na minha cidade exatamente como tu mostra...
Ótimo!
"A lu suono de viuline
morte alli giacubbine."
👌
Sou também Trentino, eu apoio a unificação da Italia
Seja bem-vindo! A Região do Trento foi a única que nunca se uniu 100%; desde o início é uma região autônoma. De fato, a maioria dos trentinos, no fundo, não se consideram italianos. Abraços!
@@lenguamare morei anos em Trento e se consideravam sim italianos
@@andersonbattisti3377 Curiosamente sempre foi uma região autônoma a parte da Itália, são chamados de sul-tiroleses e em muitas cidades só falam alemão. O sentimento do povo é outro
@@rueda5082 no Alto Adige sim, mas em Trento o italianismo é forte
@@andersonbattisti3377 Trento é a capital do Alto Ádige...
Moço qual é o seu nome? E você não me respondeu sobre o Estado de Israel e o povo Judeu (israelita) na sua triste história de luta e perseguição de inimigos ao longo dos séculos,e agora dos grupos terroristas do Oriente Médio e Irã
Meu nome é Fernando. Eu respondi que não sou a favor da destruição de Israel e que eu repudio o Estado Islâmico, fora isso, não tenho nada a ver com o Oriente Médio. Abraços!
@@lenguamare certo
@@lenguamare Certo obrigado eu só vi sua resposta hoje
Você odeia o Estado da Itália? É? Vixe
@@felintodia2065 não se trata de amar ou odiar, mas é preciso dizer a verdade sobre o que aconteceu, amigo. Aquilo que ocorreu é fato e falar sobre isso não significa ódio, mas esclarecimento para a maioria que não entende os motivos reais pelos quais seus antepassados foram obrigados a abandonar suas terras. Tente pesquisar sobre os jacobinos, franceses e italianos, que invadiram e saquearam a República de Veneza. 😉
@@lenguamare Eu sei, eu quero saber é se você é contra o Estado de Israel e contra o Povo povo Judeu (Israelita) não os judeus traidores que são contra o Estado de Israel e a favor de um Estado Palestino que a primeira decisão seria mata los
@@lenguamare e a Propósito Filastin é Palestino em Árabe
@@lenguamare jacobino não é um Povo ou é? Os Jacobinos que eu conheço são um grupo político revolucionário francês do final do século 18
@@felintodia2065 isso mesmo.
Boa noite meu amigo.me chamo Fábio e moro em fortaleza. Gosta
🦁 Viva o Vêneto!
Gramersè, caro vu. Un struco de veneto!🦁
🦁
Grasie, fradel!!!!
@@lenguamare 🫡
🦁🦁🦁
Gramersè, sior paron!
🦁🪽
Strucon!
🦁
Obrigado!
🦁🦁🦁
Gramersè, sior paron!
🦁🦁🦁
Gramersè, siora parona. A ve struco da zentiłomo ☺️