Bom dia sou mecânico tenho uma oficina e um audi a3 1.4 tfsi 2017 com a mesma caixa de transmissão e fiz a troca com 65000km e posso afirmar com certeza e por experiência faça a troca a cada 50000km pq o oleo perde as propriedades e fazendo a troca do oleo e filtro com toda certeza vai dobrar a vida útil do câmbio, ja vi muita gente perder transmissão por falta de troca de oleo e ja fiz troca e resolveu problemas de algumas transmissões entao posso afirmar com certeza que tem que trocar oleo e filtro da transmissão logico em lugar especializado e com oleo com especificações corretas
Top o vídeo !! Tenho meu polo tsi há 1 ano e 8 meses agora virando abril . Comprei com 18mil km e tanto em agosto 2021. Sempre faço manutenção no tempo certo, de filtros e óleos, o do câmbio nunca fiz devido fabricante indicar q não troca óleo de câmbio. O carro é top pelo q ele me entrega !! No meu canal estou fazendo vídeos desse polo e interagindo com o pessoal tbm, ótimos vídeos por aqui , desde já agradeço pra quem ir até meu canal !
Tenho um Virtus HL, sou taxista em SP e está com 160k e não troquei o óleo da transmissão. Confesso que estou com medo mas até o momento o câmbio está perfeito.
RC, tenho um Polo TSI 18/19, que comprei em 10/2018. Fiz a troca completa do fluido da transmissão ontem, o carro completou 65 mil kms hoje. Na análise, o óleo apresentou coloração mais escura, mas não dava indícios de que eu teria problemas. Achei melhor trocar, pois pretendo continuar com ele por mais alguns anos, e mesmo num caso de venda, quero ter um bom histórico de manutenção.
Tenho um polo TSI 2020 nunca fiz a troca de óleo do câmbio e não pretendo fazer. Se o manual fala que não é necessário, não ah o porque fazer. Já vi amigos trocar o óleo do câmbio o carro andar 4 meses e o câmbio quebrar
Parabéns à Volks, por deixar, nós, proprietários de polo mais uma vez orgulhosos. "Polo carro do ano". Segundo o jornal do carro. Estado de São Paulo 14.11.18
@@afonsojunior3730 Caro Afonso, referi-me à materia publicada hoje, 14.11.18, no jornal Estado de São Paulo, no caderno " Jornal do carro", versão impressa.
Respeito, porém sou proprietário de um polo 2018, comprado zero, e te falo: Não estou satisfeito e pra mim é uma m..... Cambio com problema, barulho em tudo que é lugar, desde quando sai da concessionária, devolvi 3x para tirar os barulhos e não resolveu.... desisti. Vou vender e comprar um civic...... pois já tive um e fiquei 10 anos sem ter problema... fui trocar e não tive coragem de pegar outro civic devido o preço... comprei o polo pensando que só teria menos conforto, porém, não teria sérios problemas.... pobre enganado...
Valeu pelas informações! A tecnologia evoluiu muito, tando na construção das transmissões quanto na fabricação dos fluidos. Muitos desses câmbios mais novos não necessitam de manutenção. Trocar o fluido quando não é recomendado pelo fabricante pode criar um problema que não existe.
@@lucasneri5351 troquei parcial, o especialista viu e disse que estava limpo então não havia necessidade de trocar completo, só esvaziou e trocou. Porém daqui 40mil km a orientação e trocar tudo
@@lucasneri5351 troquei o meu com 112mil km e ainda tava fluido e limpo, todas as mecânica de confiança e transmissão me disseram que quando troca a vida útil do câmbio aumenta, o que é melhor que perder o câmbio.
Canal ( teomave) eu particularmente acredito que esteja entre os melhores reparadores de câmbio automático e CVT do Brasil,( o mesmo faz a troca de óleo e recomenda a troca do Óleo do câmbio do virtus a cada 50 mil Km/ com passar do tempo, óleo perde as propriedades e câmbio solta" limaria
@@joaodotrafego7318 trabalho em loja de vendas de veículos multimarcas há 19 anos ( já vi de tudo) Hyundai sonata travou motor com 9 mil Km rodado parado , no pátio garantia de fabrica/ Kia soul 26 mil Km/ gol geração 5 com 61 mil) Fox, Cross 110 mil Km ( Corolla 86 mil problema de câmbio/ New Civic/ fit, city ( Nissan,a cada 10 / 9 têm problemas no câmbio CVT) carro é feito para o primeiro dono até vencer garantia de fabrica ( esqueça engenheiro) conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT , oficina está sempre cheia de carro automático e CVT para reparos em câmbio ( têm Audi, golf que dá problema no câmbio com 20 mil Km ( obs/ quem faz às leis dificilmente as comprem) literalmente, maioria dos engenheiros não fica com carro muito tempo
Conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT nacionais e importados a oficina está cheia de CVT e automático para " reparos" sujeito até parou de fazer câmbio de uno Mille velho e Palio velho ( automático e CVT ) a bola da vez ! Literalmente ( carro acima de 3 anos de uso) kilometragem baixa ou alta caminham lado a lado ( importante o histórico de manutenção ,o carro geralmente dá problema na ' " mão do segundo dono"
Sempre esclarecedor!! Realmente quem usa em cidade ou Estrada tem grande diferença na vida útil. Peguei meu carro em 05/18, moro a 90 km de São Paulo vou e volto até duas vezes na semana. Já estou indo para revisão dos 10mil km fiz a troca preventiva, devido ao fato de pegar trânsito pesado nas marginais as vezes e também por andar menos do oito km por dia na minha cidade.
Parabéns, muito bom os conteúdos publicados; gostaria, quando possível, que abordasse o tema sistema de partida a frio como funciona efetivamente. Tenho um Virtus conf. E percebo que nos dias frios abastecido com etanol o carro sofre um pouco para pegar; percebo uma dificulfade maior do que um Fox com tanquinho que temos aqui em casa. Alguém notou esse mesmo comportamento? O aquecimento dos bicos ocorre se deixar o carro ligado por uns minutos e depois dar a partida ?
Leonam, nas versões MSI com motor 1.6 e MPI 1.0 existem resistências que aquecem os bicos quando a temperatura estiver abaixo de 16° e o tanque estiver abastecido majoritariamente com Etanol. Esse aquecimento leva em torno de 6 segundos e se inicia ao abrir a porta do motorista. Em temperaturas muito baixas, o ideal é ligar a ignição e somente iniciar a partida após a luz de aquecimento se apagar indicando que o processo terminou. No Confortline não precisa fazer nada, é só dar a partida e sair rodando. Os motores TSI, como no caso do seu Confortline, *não possuem aquecimento dos bicos.* Isso acontece pois, além do combustível ser injetado diretamente dentro da câmara, os bicos da injeção DIRETA pulverizam o combustível a uma pressão de 250 Bar contra 4 Bar (aproximadamente) no sistema de injeção INDIRETA. Por conta disso, o combustível chega à câmara em forma de uma névoa, e sob altíssima pressão, não necessitando portanto ser aquecido. Abraço.
Trabalho em loja de vendas de veículos multimarcas há 17 anos ( acompanho o tromave diariamente/ tudo verdade) conhecido meu oficina tá cheia de CVT , Versa , Sentra etc ( até parou de fazer câmbio de uno velho e Palio ( CVT a bola da vez
Só fazendo um adendo aqui, quando se fala no manual dos veículos que em condições normais de uso não é necessário a troca do óleo do câmbio devemos considerar que são informações baseadas em rodagem nos oaises6 europeus, no Brasil com as nossas vias é considerado um uso anormal, então é bom reconsiderar muitas informações do manuais de diversas marcas, fica a dica,
Uma coisa eu digo com extrema certeza, não existe óleo ou fluido lubrificante vitalício, não trocar vai sim diminuir a vida útil de qualquer componente, não caiam nessa, óleo e fluidos se trocam sim.
Anteontem fui surpreendido com a provável quebra do câmbio do meu Virtus Tsi que fiz revisão de 60k há 15 dias. Foi rebocado até uma css e aguardo o diagnóstico. O carro está em período de garantia. O carro não deu sinal algum de problema. A maior parte da km rodei em estrada e desde zero em uso normal. Volto aqui pra relatar os próximos acontecimentos.
Olá Hélcio, surpreendentemente o problema foi no motor mesmo. Houve a quebra da biela do cilindro 3 e por conta disso com o movimento do virabrequim a biela furou o bloco em dois pontos. A explicação da VW sobre a causa é que houve um defeito no bico injetor travando aberto e gerando um calço hidráulico. Bom, essa "brincadeira" me deixou sem o carro por 45 dias onde foi trocado o motor em garantia.
Eu particularmente acredito que informações do câmbio automático no manual é para o primeiro dono do carro até 3 anos de uso após a garantia de fabrica o segundo dono está sujeito a problemas ( conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT nacionais e importados ( oficina todos os dias cheio de câmbio desmontado,,) pessoal acredita muito no manual ( na rodovia são aproximadamente 10 horas para percorrer 1000 Km/ no trânsito do dia a dia , são aproximadamente 50 horas para percorrer 1000 Km ( aquecimento é o inimigo principal do câmbio automático) por isso cuidado com arrefecimento do carro e dobrado em relação câmbio manual ,( óleo pode até durar 80 mil más muitos trocadores de calor dura 2 anos ( gasto da manutenção é o mesmo porque entra água no câmbio) têm que pesquisar ( trocador de calor do câmbio automático) aí que tá o problema"
Gilson, sim amigo. Muitas oficinas de som automotivo desbloqueiam e inclusive colocam televisão. Só é preciso acompanhar o serviço para não ter problema de cortar os chicotes e ter a garantia anulada. Abraço.
Olá RC, eu ia deixar esse comentário no seu último vídeo sobre plásticos e o acabamento do carro etc,, mas achei melhor perguntar aqui, que você fala da transmissão. Bem... eu gostaria que você comentasse sobre o sistema de bloqueio de diferencial do hightline 18/19 que eu tenho, pois eu estava entranho em uma garagem eu uma subida (dia de chuva) e com a roda uns 30 graus esterçada. A roda do lado esquerdo patinava e a do lado direito parada. Tive que dar uma ré de uns metros e mudar a inclinação de entrada para entrar na garagem. Sempre no modo automático do câmbio. O bloqueio da roda que patinava não deveria ser acionado automaticamente? Já procurei no manual do carro e no site da volks e não encontrei nada. Se puder ajudar eu agradeço. Grande abraço. Paulo.
Estou com dificuldade de achar óleo e filtro original volkswagen para efetuar essa manutenção no meu polo,mas na volkswagen oficial no mercado livre nao possui o filtro nem o óleo para compra,somente Mobil ATF 3309 e filtro Wega!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o belo trabalho que esta sendo feito. Gostaria de verificar com você sobre os problemas que estão sendo relatados quando a alta carbonização das valvula nos motores TSI , pelo fato das mesma não terem contato com o combustível fazendo que não seja feita a limpeza isso procede?? obrigado
Jean, obrigado por acompanhar o canal. Procede mais ou menos, é difícil explicar em poucas palavras, e vou ver se consigo fazer um vídeo sobre isso. Existem 2 questões a se levar em conta: Uma delas é a carbonização da câmara de combustão que acontece com qualquer carro, principalmente com uso de gasolina de má qualidade e com carros que fazem percursos muito curtos em temperatura de funcionamento inadequada. Isso dá para resolver com manutenção preventiva, inclusive utilizando o aditivo de limpeza *AG 2000* homologado pela Volkswagen a cada 10 mil km. Já a carbonização das hastes de válvula não ocorre somente nos TSI, podendo ocorrer em qualquer motor com injeção direta, principalmente nos casos de percursos com o motor fora da temperatura ideal. Porém isso pode ser minimizado com a troca de óleo do motor a cada 6 meses (uso em condição severa). Outra questão é que as válvulas possuem retentores que raspam o óleo justamente para não deixar que ele forme borra, ou seja, mais uma vez caímos na manutenção preventiva. Muitos dos relatos de carbonização na internet são de carros com troca de óleo deficiente, com uso de combustível ruim e com falta de manutenção preventiva seja nos retentores, seja de um modo geral com óleo e filtros. Abraço.
@@RC1976 Exatamente. Quando você puder fazer o vídeo a respeito, cita também a questão da redução no teor de enxofre ocorrida em 2015 que 'desobrigou' os proprietários de motores turbo com injeção direta a utilizar combustível premium de alta octanagem (e menor concentração de enxofre, na ordem de 30ppm, contra as 700ppm presentes na gasolina comum/aditivada até 12/2014 e que, segundo especialistas no assunto, era a principal responsável pela carbonização das sedes de válvulas em razão - também - das altas temperaturas de trabalho a que estes motores são submetidos).
Parabéns pelo vídeo! Creio que os proprietários de Polo Tsi "mexidos" devem se preocupar com a transmissão automática, pois já assisti alguns vídeos desse modelo de carro com preparações muito fortes. Isso, a médio e longo prazos, poderá reduzir a vida útil do câmbio, salvo melhor juízo. Obrigado!
Por mais que os óleos hoje sejam sintéticos e altamente tecnológicos, não creio que conserve suas propriedades originais "for life". Uma troca total a cada 3 anos creio ser bem vinda. Por exemplo, no meu trabalho temos uma SW4 diesel AT 2010, o óleo nunca tinha sido trocado, na troca o óleo saiu preto, parecia piche de asfalto, enquanto o novo é um vermelho translúcido.
Estou interessado no polo tsi pcd .pelo desempenho e economia. Por outro tenho receio da qualidade desse motor. Na Internet tem vários comentários de quebra do up tsi. Eu tenho um gol g5 2009 que trocou motor na garantia. Será que a manutencao fica cara. E deve gastar muito óleo. Na Internet foi dito também que tem 3 radiadores juntos (sanduixhe) trocando calor e que a temperatura de entrada e alta .
Edmundo, é preciso ter cuidado com o que se lê e assiste na internet. A grande maioria dos proprietários de Up! fazem alterações no carro. Basta uma busca rápida e vai ver inúmeros proprietários utilizando o carro para rachas, arrancadas, track days, etc. É preciso analisar caso a caso. O problema dos motores EA111 (que equipam por exemplo o Gol G5) é uma outra história. Sobre os radiadores você deve estar se referindo ao Intercooler água/ar que tem a função de resfriar o ar que chega em altas temperaturas. Isso acontece, pois o turbo aproveita os gazes do escapamento e os envia para o intercooler onde ele é refrigerado antes de ser enviado para a câmara de combustão e isso é absolutamente normal. Sobre gastar óleo eu não entendi sua colocação, mas se você se refere ao óleo do motor é exatamente a mesma coisa de um carro comum. Os motores TSI já estão no mercado há bastante tempo e já é uma tecnologia mais do que testada. A tecnologia TSI começou em 2004 no Audi A3 Sportback com o nome TSFI e desde então vem sendo utilizada nos carros da Audi e da Volkswagen. Obviamente a manutenção é mais cara do que um motor convencional mas pode comprar sem susto.
mas para quem quer trocar o fluido da transmissão automática aisin do polo/virtus o código do fluido é:G 055 025 A2 ou o mobil atf3309 que vai 7 litros . se vai trocar o óleo o certo também é trocar o filtro do óleo do cambio cod: 09G 325 429 H. para acessar o filtro , tem que tirar o carter do câmbio e assim vai uma junta também. cod da junta do carter : 09G 321 370
Ando em média 20.000 km/ano. Penso em fazer uma troca preventiva do óleo da transmissão aos 120.000 km, que óleo é utilizado nesta caixa? Esta informação é mais rara que todas.
O Polo/Virtus usa cambio 09g tiptronic 6 marchas que tbem equipa no golf/bora/jetta/minicouper/passat, com pequenas diferenças entre relações de marcha, o óleo pode ser usado esses FUCHS 4400/Rowe 9000/Febi 29934/Motul MULT ATF 105774/transmax da castrol/VW G052025A2 sintetico, numa troca completa com maquina vai 8 litros, troca parcial vai aproximadamente 5 litros. Aconselho troca a cada 60milkm
Dielreis, preciso descobrir a referência exata do Polo, mas a Volkswagen utiliza alguns tipos para a transmissão Aisin AT6, são elas: OE G052990 | OE G052990A2 | OE G055025 | OE G055025A2 | OE G055540A2. Ainda não descobri qual é o do Polo mas de qualquer forma na concessionária o preço é uma facada. Abraço.
Eudes, boa tarde. Se os travamentos estiverem ocorrendo enquanto você utiliza o pareamento do celular (bluetooth ou cabo) provavelmente é problema de lentidão causado pelo celular já que, nesses casos, a central multimídia é somente um receptor e se o celular engasgar ela também engasgará. Tente atualizar os programas do celular, conceder todas as permissões para os aplicativos e utilizar um cabo original. Já se os travamentos estiverem ocorrendo na central multimídia vá nas configurações e mande resetar para o padrão de fábrica que deve resolver. Caso não funcione o ideal é levar à concessionária para analisar passando o scanner. Abraço.
Parabéns pelo vídeo! Interessante esse tema! Hoje, fui na casa de um colega que acabou de comprar um Polo MPI 2019 e fiquei surpreso. Ele me mostrou a foto de um Polo pegando fogo numa avenida aqui de Manaus e me relatou que ontem, um outro Polo também havia incendiado em frente a Base Aérea. Segundo ele, por problemas de superaquecimento da transmissão automática. Pesquisei e não achei nada sobre o assunto. Então, vou verificar mais a fundo esses casos e passo aqui pra melhor esclarecer as ocorrências, ok?
Andre, extremamente improvável a transmissão superaquecer a ponto de pegar fogo. De qualquer forma se você conseguir mais informações insira aqui nos comentários. Abraço e obrigado.
Prezado RC, estou tendo um problema no meu POLO /2019 Highline com o painel digital. Sempre que pego um engarrafamento aqui no Rio de Janeiro, o que é usual aqui na cidade, ao parar o painel não indica D1, ele fica em D2, mesmo com o velocimentro indicando 0 KM/h, o que para min, já deveria ter colocado o D1, se jogo para o S, de D2, ele coloca no painel S1, ou se coloco para Manual ele também vai para M1. Pedi uma checagem de algum update de software na revisão de 1 ano com 20.000 km e eles disseram que teria de deixar o carro, sem prazo de entrega, pois a demanda na oficina estava alta e necessitariam fazer teste em campo. O que noto é que apenas no TRANSITO, isso acontece? Não sei se ocorre algum superaquecimento. Já tentei, no transito desligar e ligar o carro, quase um CTRL+ALT+DEL, mas o problema retorna. Vou acabar deixando o carro para avaliação , mas gostaria de saber com sua super abalizada sabedoria e conhecimento se já escutou alguma reclamação deste sintoma. Desde já agradeço.
Ricardo Cupol isso não é um problema, é uma solução. O carro passa a arrancar em D2 (segunda marcha) pra não ficar dando tranco quando você solta o freio, coisa que acontece quando está arrancando de primeira marcha. Como o carro fica mais suave, as vezes eu troco manualmente pra ele arrancar em segunda, acho bem melhor pra condução suave.
@@angeloggnoatto , grato e já fiquei satisfeito em saber, que você também notou essa sai da em "D2", sem dúvida o carro sai suave. Já fiz alguns teste e se um pequeno aclive, mesmo ele parando em D2, aí se há uma maior demanda ele joga o D1. Grato pelo comentário.
O meu polo tsi tbm faz isso, dependendo da inclinação ou da forma que eu piso no freio, se for muito intensa ele volta pro D1 se for tranquilo tem vezes q continua no D2, e a saída é mais suave no D2. Condições normais do câmbio pelo q percebo
A cada 120 mil km ou 4 anos e meio, considerando uso normal, ou na metade deste tempo sob uso severo. De todo modo, nunca é bom deixar chegar muito próximo a esse prazo. Abraço.
Nicolas, o carro não baixa água. O que aconteceu é que alguns modelos tiveram o problema de entrada de ar no sistema e em alguns casos vazamento do líquido. Em outros casos o líquido teve uma baixa, mas voltava ao normal quando a tampa do reservatório era aberta (com o carro frio). O líquido deve ser trocada a cada 2 anos.
Esse povo de concessionária não sabem o que falam em qualquer regime se troca Óleo sim a cada máximo 50 mil km se quiser ter um câmbio saudável por longo tempo ,agora não troque e veras o prejuízo
Raphael, o Golf é um carro diferenciado, não dá para comparar com o Polo. Obviamente que o Golf é uma escolha mais requintada, possui melhor acabamento, motorização e itens de conforto. O problema é que a Volkswagen abusa da boa fama do carro e pratica preços muito altos.
Raphael, sinceramente não compraria o 1.0. Nada contra a motorização pois sei que o carro anda bem, mas infelizmente o Golf é outra proposta, normalmente os consumidores de Golf além do acabamento melhor querem também a motorização. Posso estar enganado mas, não acredito que numa revenda futura o Golf 1.0 não vá ter uma boa aceitação no mercado. Outro problema é que ele só tem como opcionais as rodas 17" e o teto solar que fazem o carro passar dos 100 mil e não possui nem a metade dos itens de tecnologia do Polo Highline. Apesar do bom acabamento e de toda a tradição que o nome Golf traz, é muito básico para 100 mil. Abraço.
Semira, sobre o óleo da transmissão não avisa no painel e são em média 5 litros. Sobre o óleo do motor o aviso aparece no painel e são 4 litros. Abraço.
Comprei um polo 2019 e ele ta com 124000 km as vezes ele da um tranco quando volto da 3° para a 2°, ele sempre fica com o nível do aquecimento em 90 a 95
A Toyota é dona de diversas outras marcas de automóveis e até caminhões e uma dessas empresas é a Aisin Seiki que faz transmissões. Nos carros dela ela usa CVT e comercializa transmissões de engrenagens para outras marcas. Negócios, vendas, lucros, simples assim. Da mesma forma, a Volkswagen produz peças que não são usadas na Volkswagen, mas servem para outras marcas que ela também é proprietária como Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN. Abraço.
RC me tira uma dúvida, meu polo quando vou estacionar perto da parede da garagem ele não estacionar lentamente, fica dando uns trancos, não tem como estacionar pertinho da parede. Tsi
Roberto, infelizmente é uma característica do carro. Primeiro pelo torque e segundo pela marcha lenta dos motores 3 cilindros ser um pouco mais alta. Então tem essa questão do carro querer empurrar e ficar essa briga com o freio, mas com o tempo dá para acostumar e pegar o jeito do ponto certo de usar o freio. Caso a manobra seja para frente, uma técnica que pode ser utilizada é colocar manualmente em segunda marcha que ficará mais fácil. Abraço.
Igor, Obviamente que se o carro tiver algum problema e você relatar na concessionária que participa ou participou desse tipo de evento é bem provável que queiram negar a garantia. Mas vou te contar uma coisa, ano passado na pré venda do Polo participei de vários eventos relacionados ao carro, inclusive eventos muito semelhantes a Track days. Posso garantir que em várias provas de arrancada com os "Polinhos" nenhum deles arregou, não percebi fading nos freios e nem apareceu nenhuma mensagem de transmissão superaquecida, então, táca-lhe pau nesse carrinho!
Leandro, sim. O A3 utiliza plataforma MQB (a mesma usada na Volkswagen). Mesmo câmbio e motor 1.4 usados na Volkswagen. No caso do Polo, o GTS usa o mesmo conjunto do A3. O câmbio Tiptronic foi desenvolvido pelo grupo Volkswagen e usado pela primeira vez em 1989 no Porsche 911. Essa transmissão é fabricada pela Aisin Seiki do grupo Toyota. O termo Tiptronic se refere à possibilidade de trocas manuais de forma sequencial. Abraço.
Cristiano, se você olhar bem em cima do motor na direção do bocal para colocação de óleo verá uma peça preta com um chicote elétrico. Essa peça é a bobina e existem 3 delas (uma para cada cilindro). Retirando a bobina existe um buraco. A vela está dentro dele, exatamente na cabeça do cilindro, em posição central na câmara hemisferica. Abraço.
Claudeci, se você estiver falando da correia de sincronização das válvulas (correia dentada) são 120 mil quilômetros ou 4 anos e meio, mas o ideal é trocar antes, pois dependendo do uso do veículo esse prazo cai pela metade.
Patrick, se for a transmissão automática a Volkswagen informa que o óleo dura o tempo de vida útil da transmissão, ou seja, só vai ser trocado no dia que a transmissão apresentar problema. Abraço.
RC fiz pergunta no video do Active Infodisplay, mas por ser um video mais antigo, vou repetir aqui. Tem como mudar a opção de CONSUMO, que visualizamos dentro do painel "analógico"? Por exemplo, "Consumo desde a partida" para "Consumo desde o abastecimento"?
Claudinei, eu vi sua pergunta no outro post, me desculpe a demora. Eu preciso entender exatamente a sua pergunta. Por exemplo, qual é o modelo do carro? Quais os pacotes de opcionais? É difícil saber ao certo quais as configurações disponíveis pois elas mudam de um modelo/pacote para outro. De qualquer forma, as informações do computador de bordo são alteradas pelos botões do lado direito do volante multifuncional. Para cima e para baixo ele altera as informações dentro de um mesmo item e para a direita e esquerda os itens são alterados e por fim o botão OK confirma as alterações.
@@RC1976 o meu carro é igual ao seu, Polo Highline, com os mesmos opicionais. Na configuração do Active Infodisplay eu deixo de um lado do painel, consumo e do outro autonomia, mas o consumo só mostra "Consumo desde a partida" e gostaria de ter neste mostrador "Consumo desde o abastecimento", por isso gostaria de saber se vc sabe como mudar está informação. Obrigado pelo retorno.
Claudinei, agora eu entendi amigo. Infelizmente dentro dos marcadores analógicos não é possível mudar. Você pode se quiser deixar bem no meio do painel, entre os dois mostradores analógicos, para isso utilize os botões do lado direito do volante para navegar para a direita e para a esquerda até *Dados de Viagem* depois com as setas para cima e para baixo navegue até *Desde Abastecimento* e confirme com o botão *OK.* Abraço.
@@RC1976 obrigado. Vou fazer isso, mas pense se não seria interessante fazer um video explicativo pois, com certeza, será a dúvida de outros seguidores do seu canal. Abraços.
Olá RC td bem? Deixa eu te perguntar, tenho percebido um barulho de "catraca" quando o carro está engatado em 4a marcha, ao passar de 50km/h para 60km/h. O barulho se assemelha quando as crianças colocam plástico em aro de bicicleta. Se tirar o pé do acelerador, ou mudar para 5a ou 3a o barulho some. E só faz nessa faixa de velocidade (de 50 a 60). Passou disso também não faz barulho, e não é sempre, se vc vier de segunda, terceira e quarta ele faz. Se vc parar na quarta, tirar o pé e acelerar novamente ele não faz. Dei uma pesquisada no Google, achei uma reclamação no Reclame Aqui, que é exatamente o que acontece com o meu carro, no caso o reclamante lá fala que o barulho ocorre entre 1500 e 2500 RPM em 4a e a resposta da VW foi de que é normal. Fui na css aqui da minha cidade, o chefe da oficina andou comigo, ouviu o barulho. Depois pegamos um Virtus TSI do test drive com 1700km e fez também o barulho, exatamente nas mesmas condições. Não é muito alto, mas andar com o vidro aberto em tuneis ou ao lado de barrancos e paredes da pra ouvir. Já percebeu algo assim no seu? CL TECH II 18/19.
Juliano, caramba amigo, que estranho. A princípio não era para fazer nenhum barulho do tipo, e o meu não faz. De qualquer forma vou fazer dessa forma como você descreveu aqui no comentário para ver se ouço algo, e em paralelo vou tentar me informar a respeito. Caso eu saiba de algo postarei aqui. Abraço.
RC 1976 opa obrigado! Eh difícil conseguir ouvir pq com o tráfego tem muito barulho externo. Até quando andei com o Virtus foi quase uns 15 minutos pra conseguir um trecho de rua que desse pra fazer o barulho aparecer. É mais evidente quando há uma leve inclinação. Parece o barulho da injeção direta mais alto, e ao tirar o pé do acelerador o barulho para. Mas só acontece na 4ª marcha. Do mais o cambio funciona muito bem. Não há trancos, ou outros ruídos. Ate abri um chamado no 0800 da VW para registrar caso dê algum problema futuro. Eu vou procurar outro polo/virtus pra andar pra ver se também faz. Mas seria muita coincidência o do test drive estar com algum problema também nao? A reclamação do reclame aqui é essa: www.reclameaqui.com.br/volkswagen/barulho-no-cambio-novo-polo_j9O73jHqAX8TDQM8/
Juliano, fiz algumas tentativas com o meu e não percebi nada. Posso estar enganado mas acredito que isso seja o som da injeção direta que faz uma ressonância. Teve um caso muito parecido aqui no canal, mas não encontraram nada de errado no carro do rapaz.
RC 1976 eh difícil mesmo conseguir simular! Inclusive parece a injeção direta mesmo, pois quando tira o pé do acelerador o barulho pára. E o barulho só aparece se vc vier com cerca carga no acelerador. Bom vou testar em outros Polos na css pra ver! Obrigado pela ajuda!
O meu polo tsi faz o mesmo barulho, só que em condições diferentes. Ele faz da primeira pra segunda e na primeira partida de manhã. Depois nao faz mais.
Edmundo, obviamente que Yaris e City são bons carros, mas são propostas completamente diferentes. É preciso analisar o que você considera prioridade. Obviamente os câmbios CVT são mais econômicos do que um câmbio automático epicíclico mas tem o ponto ruim de tornar o carro mais "anestesiado" e sem graça para dirigir.
Alessander, segundo a Volkswagen o óleo desse câmbio não requer troca. Eu acredito que a troca não faria mal nenhum apesar da recomendação da montadora. Então fica a critério de cada proprietário. Acredito que 60 mil é um bom momento.
Boa noite. Tinha um Onix automático, câmbio de 6 velocidades também e adorava a relação de marchas que a GM colocou nele. Peguei o polo faz 1 mês e estou odiando a relação... Primeira e segunda esticam demais, de terceira pra quarta sobe com menos de 2000 giros... Você tem alguma observação a respeito? Abs
Fabio, no meu caso notei que ele só faz isso em subidas (mesmo que sejam fracas). Falei sobre isso na concessionária e fui informado que a primeira e a segunda são assim para privilegiar desempenho e aproveitar a faixa de giros de melhor torque, mas incomoda um pouco. Fui informado também que provavelmente haverá uma atualização para o software, só não souberam informar a data. Abraço.
Legal. É incomodo sobretudo para quem pega muito trânsito, como meu caso no RJ, basicamente fica maior parte do tempo em 2ª, mas vou me ajustando. Sobre essa atualização do software gerenciador do câmbio, é possível atualizar na concessionária? Desconhecia isso. Vou ficar antenado se/quando lançarem essa atualização. Obrigado. Abs
Lucas, acredito que os valores inviabilizam que seja feita na concessionária. Existem empresas especializadas tão boas quanto as concessionárias e com preço bem melhor. Abraço.
Michel, na minha opinião trocar é bom para prevenção, porém segundo o manual não é necessário. Se você pensa em ficar com o carro por mais algum tempo a troca não seria uma má ideia. Abraço.
Nokolas, a transmissão desse Polo do vídeo é a AQ250 e a do seu Gol é a AQ160. São transmissões praticamente idênticas, a diferença é que a AQ250 é mais robusta e suporta um torque maior pois é usada também nos motores 1.4. Abraço.
Paulo, não existe uma forma de verificação. Só existe um bujão (parafuso) na lateral da caixa que é usado para ao fazer a troca do óleo. Ao colocar o óleo esse bujão é retirado e quando o óleo começa a vazar por ali é sinal que está no nível. Abraço.
Me dá uma ajuda amigo, tenho um polo tsi percebo que toda vez que vou tirar o carro da inércia ele faz um barulho " toc" . Ocorre exatamente quando tiro pé do freio e acelero.. toda vez . O seu faz isso?
Andrew, depende do barulho. No meu caso não tem nenhum barulho, mas é preciso analisar. Faz em qualquer condição? Com o câmbio em D? Na reta ou só em subida?
@@RC1976 na reta e na subida, com o carro engatado exatamente quando tiro pé do freio pra fazer o carro andar.. É como se o câmbio estivesse acoplando. Falei com um mecânico da vw e segundo ele é normal pois o carro desengata sozinho e quando vc tira o pé do freio para acelerar ele faz esse pequeno barulho . Ele disse que todo polo faz isso
Andrew, caramba amigo não faz não. Eu perguntei se era na subida por nesse caso ele faz sim um barulho que vem do sistema de auxílio em rampa, ao tirar o pé do freio o sistema mantém o carro freado e solta quando você acelera e então dá para ouvir um pequeno som. Você reparou se esse som não vem do pedal do freio ao soltá-lo?
Se o carro roda em avenidas com engarrafamentos se usa reboque roda em cidades que tem muito morro todas estas condições são estrema para uma caixa hidramática. Duas coisas que o óleo da caixa não consegue se livra limalha impureza dos discos dos pacotes de embreagem e condensação do AR vindo do suspiro da caixa. O nível do óleo da caixa do POLO não tem vareta de óleo o nível é pelo próprio bojão do dreno onde lá tem um tubo que faz o nível do óleo carro deve esta no nível funcionado e a temperatura do óleo tem que esta entre 35º a 40º para abri o bojão do dreno quando for olhar o nível do óleo quando tiver saindo pouco óleo nesta temperatura deve fecha ai o óleo estará no nível. Eu recomendo a trocar o óleo de qualquer caixa de marcho a cada 40 mil km ou 2 anos o que ocorre primeiro é bem mais barato pois salva a vida útil da caixa e da mecatrônica. Use óleo original ou da especificação que vem no original.
Eduardo, o ideal é trocar pois dentro do filtro fica um pouco do óleo usado que vai se misturar com o novo. O filtro em si não é tão caro (deve ser em torno de 35 a 40 Reais) mas a mão de obra deve ser salgada pois o filtro fica numa posição bem ruim. O problema é que o óleo se degrada pelo tempo e não apenas pelo uso, então o fato de você rodar pouco não é necessariamente um benefício. Normalmente para óleo sintético o ideal é trocar após 12 meses. Então se você estiver usando o óleo sintético e trocando a cada 12 meses o ideal é trocar o filtro também, pois se você pular a troca, o óleo usado que fica no filtro vai contaminar o óleo novo e você ficará mais 12 meses com esse óleo "contaminado". Pular a troca não vai te trazer um problema de imediato, mas ao longo do tempo pode prejudicar principalmente por ser um motor turbo, onde o óleo também é usado para lubrificar a turbina. Abraço.
Olá RC 1976! Desculpe postar uma pergunta fora do assunto do vídeo, mas gostaria de tirar uma dúvida com você e os inscritos do canal. Tenho um Up! TSI 2017 e já tem uns dias que tenho notado que o carro está "dando umas engasgadas" na saída de segunda, por exemplo, saindo do quebra-molas (não deixo a velocidade ficar muito baixa). Isso aconteceu de novo hoje e por curiosidade dei umas aceleradas no carro para ver se iria "engasgar" ou falhar... Acabei descobrindo que o giro do motor não passa dos 4 mil rpm, isso é normal (imagino que não)? Piso no acelerador até o final, mas não passa dos 4 mil rpm! Sempre abasteço com gasolina aditivada e nos mesmo postos (2 postos shell) e às vezes abasteço com álcool, mas coloco aditivo de combustível. O estranho é que até hoje nunca apareceu nenhuma mensagem ou luz de anomalia no painel do carro. Vou agendar para levar o carro na css na próxima segunda. Desde já, agradeço pela ajuda e atenção de todos! Obrigado!
Peere, sobre a engasgada não é normal. Pode ser alguma sujeira ou gasolina ruim mesmo. Infelizmente mesmo nos postos de confiança estamos sujeitos. Experimente comprar um frasco de aditivo para gasolina, ou então colocar meio tanque de álcool e dar algumas esticadas para ver se melhora. Já sobre acelerar o motor com o carro parado e não passar de 4 mil giros é normal. Isso acontece para proteger o motor. Abraço.
@@RC1976 , vou fazer o que você sugeriu e colocar meio tanque de álcool e dar umas esticadas. Sobre o motor não passar dos 4 mil rpm quando está parado eu não sabia. Muito interessante esse sistema usado no motor para proteção do mesmo. Obrigado pela ajuda! Abs
Fernando, impossível dizer ao certo. Depende da manutenção preventiva. Aqui mesmo no TH-cam tem um cara de um Up! TSI com 326 mil. Tenho um amigo que deu um Up! para a esposa e ela trabalha de vendedora, não sei hoje com quantos km está, mas da última vez que falei com ele estava com mais de 120 mil.
Claro que não prescisa, se não a caixa não quebra em outras palavras a vw não ganha dinheiro vendendo outra caixa nova 😂😂😂😂😂que diga se de passagem não deve custar menos de 20 a 30 mil nova
Agora a pergunta que não quer calar: "Qual empresa confiável, especializada em transmissão" que dá pra levar um veículo desses hoje em dia? É praticamente impossível de encontrar. Já pra fazer uma simples revisão como troca de óleo e filtros, coisa básica, você precisa ficar em cima, olhando o cara trocar o óleo, os filtros. Senão, essa história de deixar o carro lá e pegar no dia seguinte, quem garante que foi trocado algum óleo?? Ou algum filtro?
Felipe, realmente não é fácil encontrar empresas de confiança, mas o jeito é pesquisar sobre a empresa, acompanhar o serviço e exigir por escrito a relação dos serviços efetuados, das peças trocadas e o prazo de garantia. Ou então mandar fazer na concessionária caso na cidade não tenha nenhuma empresa especializada. É chato e caro, mas é a única forma. Abraço.
Boa noite, Estou comprando um Polo Highline TSI e me informaram ( mecânico ) que após o uso prolongado do veículo ou viagem , não é recomendado desligar logo o mesmo. Deveremos aguardar um tempo com carro funcionando ( parado), para depois desligar. Isto evitaria que o turbo ficasse funcionando sem a ventilação ativa e não iria forçar o motor. Achei muito estranho e até incoerente esta informação, diante da tecnologia do motor TSI do Polo , mesmo assim decidi postar. Agradeço desde já os comentários . Parabéns pelo canal e pelos videos !!
Marcus, vamos tentar resolver essa questão. O manual de praticamente todos os carros, inclusive do Polo (independente de ser turbo) dizem que após o uso severo do veículo (puxar peso, subir uma serra, rebocar um trailer ou carretinha, forçar o motor por tempo prolongado em rotações altas, etc) é importante não desligar imediatamente o motor. O correto é deixá-lo ligado em marcha lenta por 1 ou 2 minutos. Isso serve para que o líquido de arrefecimento circule e resfrie o motor. Já sobre o turbo, a informação é procedente para carros mais antigos. No caso do Polo, existe uma bomba elétrica independente, que mesmo após o desligamento do motor continua refrigerando o turbo se for necessário. Abraço.
@@RC1976 Boa noite, Obrigado pela resposta. Fico mais tranquilo . Em relação ao preço das revisões ( período de garantia) , vc teria uma média de gastos ? Grato mais uma vez !!
Ele está certo, na verdade o motor tsi tem uma refrigeração para o turbo que funciona mesmo com o motor desligado, isso faz com que aumente a vida útil do turbo, mas acredito que após uma longa viagem seria interessante deixar esse resfriamento, para garantir, mas no uso normal o sistema de resfriamento do turbo funciona normalmente.
Otimo Eu teria uma duvida o meu polo da uns tranquinhos as vezes nao e sempre na reducao para segunda e as vezes sinto um.tranquinho de 1 para 2 e de 2 para terceira quando frio e normal??? Alguem ja sintiu isso. Como disse e as vezes nao e sempre
Eder, de vez em quando é normal e no meu também acontece. Já se os trancos forem constantes é preciso verificar, já vi um caso aqui no canal que o carro estava com baixo nível de óleo e após completar na concessionária resolveu. Abraço.
O meu também dá esse tranco às vezes de terceira pra segunda no trânsito lento. Creio q seja uma questão de programação. Dá a impressão d q o câmbio faz a redução sem "muita certeza" , tipo reduz na "dúvida".
Marcio, a caixa de câmbio é hermeticamente fechada, o óleo não tem nenhum contato com o ambiente externo e nem com o combustível e não há explosão dos pistões como acontece com o óleo do motor. Não é que não precisa trocar, o que acontece é que a durabilidade do óleo é a mesma da caixa, ou seja, quando for necessário fazer manutenção na caixa o óleo será trocado obrigatoriamente. Abraço.
Bom dia sou mecânico tenho uma oficina e um audi a3 1.4 tfsi 2017 com a mesma caixa de transmissão e fiz a troca com 65000km e posso afirmar com certeza e por experiência faça a troca a cada 50000km pq o oleo perde as propriedades e fazendo a troca do oleo e filtro com toda certeza vai dobrar a vida útil do câmbio, ja vi muita gente perder transmissão por falta de troca de oleo e ja fiz troca e resolveu problemas de algumas transmissões entao posso afirmar com certeza que tem que trocar oleo e filtro da transmissão logico em lugar especializado e com oleo com especificações corretas
Você tá errado, a3 tem câmbio dsg a seco o polo é outro câmbio
@@evertonleite8642 audi a partir de 2016 se trata de um cambio tiptronic aisin
Digo o mesmo, tudo tem vida útil
Top o vídeo !!
Tenho meu polo tsi há 1 ano e 8 meses agora virando abril . Comprei com 18mil km e tanto em agosto 2021.
Sempre faço manutenção no tempo certo, de filtros e óleos, o do câmbio nunca fiz devido fabricante indicar q não troca óleo de câmbio.
O carro é top pelo q ele me entrega !!
No meu canal estou fazendo vídeos desse polo e interagindo com o pessoal tbm, ótimos vídeos por aqui , desde já agradeço pra quem ir até meu canal !
Tenho um Virtus HL, sou taxista em SP e está com 160k e não troquei o óleo da transmissão. Confesso que estou com medo mas até o momento o câmbio está perfeito.
Amigo o carro deu algum problema nesse tempo? Você troca o óleo do motor a cada 10 mil ou 5 mil km? Obrigado
@@mvini_ Graças a Deus até o momento está perfeito!
Coloco o óleo 100% sintético, troco o óleo a cada 8.000 kms
@Piano na Prática - Raphael Mingattos Vendi o carro com 186 mil kms e já estava dando uns trancos de 1° marcha, sempre nas saídas de faróis.
RC, tenho um Polo TSI 18/19, que comprei em 10/2018. Fiz a troca completa do fluido da transmissão ontem, o carro completou 65 mil kms hoje. Na análise, o óleo apresentou coloração mais escura, mas não dava indícios de que eu teria problemas. Achei melhor trocar, pois pretendo continuar com ele por mais alguns anos, e mesmo num caso de venda, quero ter um bom histórico de manutenção.
Qual valor gasto na manutenção
@@valeriavictor3642 paguei R$ 1.500 reais, aqui em Brasília.
@@valeriavictor3642TB tenho interesse em saber
2:11 conforme normas europeias o cambio / motor tem q durar 240mil km em condições severas
RC, fala sobre a carbonização das válvulas, que o povo fala que todo motor tsi de injeção direta sofre, por favor.
Vitor, assim que eu encontrar um tempinho falarei sim. Abraço e obrigado por acompanhar o canal.
Ótima sugestão !
Tenho um polo TSI 2020 nunca fiz a troca de óleo do câmbio e não pretendo fazer. Se o manual fala que não é necessário, não ah o porque fazer. Já vi amigos trocar o óleo do câmbio o carro andar 4 meses e o câmbio quebrar
Parabéns à Volks, por deixar, nós, proprietários de polo mais uma vez orgulhosos. "Polo carro do ano". Segundo o jornal do carro. Estado de São Paulo 14.11.18
Pode encaminhar o link desta reportagem
@@afonsojunior3730 Caro Afonso, referi-me à materia publicada hoje, 14.11.18, no jornal Estado de São Paulo, no caderno " Jornal do carro", versão impressa.
Respeito, porém sou proprietário de um polo 2018, comprado zero, e te falo: Não estou satisfeito e pra mim é uma m..... Cambio com problema, barulho em tudo que é lugar, desde quando sai da concessionária, devolvi 3x para tirar os barulhos e não resolveu.... desisti. Vou vender e comprar um civic...... pois já tive um e fiquei 10 anos sem ter problema... fui trocar e não tive coragem de pegar outro civic devido o preço... comprei o polo pensando que só teria menos conforto, porém, não teria sérios problemas.... pobre enganado...
A 3 anos atrás vc se sentia orgulhoso, e hoje em 2022 com essa propaganda do vw polo?
Ótimas dicas muito bom agente saber comprei meu polo highline agora é pra mim é muito importante as informações. Obrigado.
Valeu pelas informações! A tecnologia evoluiu muito, tando na construção das transmissões quanto na fabricação dos fluidos. Muitos desses câmbios mais novos não necessitam de manutenção. Trocar o fluido quando não é recomendado pelo fabricante pode criar um problema que não existe.
A Volks não orienta meu virtude 2018/19 porém a autorizada falou que tem que trocar acima de 90mil km
@@fisionatanaugustovc trocou ? Tenho um 18/19 mas n chegou ainda nessa Km. Gostaria de saber
@@lucasneri5351 troquei parcial, o especialista viu e disse que estava limpo então não havia necessidade de trocar completo, só esvaziou e trocou. Porém daqui 40mil km a orientação e trocar tudo
@@lucasneri5351 troquei o meu com 112mil km e ainda tava fluido e limpo, todas as mecânica de confiança e transmissão me disseram que quando troca a vida útil do câmbio aumenta, o que é melhor que perder o câmbio.
@@lucasneri5351 você teve o problema com o sensor de combustível? Troquei o meu a 40mil km pq queimou, agora queimou de novo
Ótima análise, parabéns pelo conteúdo
Canal ( teomave) eu particularmente acredito que esteja entre os melhores reparadores de câmbio automático e CVT do Brasil,( o mesmo faz a troca de óleo e recomenda a troca do Óleo do câmbio do virtus a cada 50 mil Km/ com passar do tempo, óleo perde as propriedades e câmbio solta" limaria
prefiro seguir os maiores engenheiros do mundo com as montadoras
@@joaodotrafego7318 trabalho em loja de vendas de veículos multimarcas há 19 anos ( já vi de tudo) Hyundai sonata travou motor com 9 mil Km rodado parado , no pátio garantia de fabrica/ Kia soul 26 mil Km/ gol geração 5 com 61 mil) Fox, Cross 110 mil Km ( Corolla 86 mil problema de câmbio/ New Civic/ fit, city ( Nissan,a cada 10 / 9 têm problemas no câmbio CVT) carro é feito para o primeiro dono até vencer garantia de fabrica ( esqueça engenheiro) conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT , oficina está sempre cheia de carro automático e CVT para reparos em câmbio ( têm Audi, golf que dá problema no câmbio com 20 mil Km ( obs/ quem faz às leis dificilmente as comprem) literalmente, maioria dos engenheiros não fica com carro muito tempo
Boa noite meu amigo. Obrigado pelo esclarecimento, essa era minha dúvida. Já estava ficando preocupado.
Parabéns RC. É um canal que utilizo como uma bússola.
Conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT nacionais e importados a oficina está cheia de CVT e automático para " reparos" sujeito até parou de fazer câmbio de uno Mille velho e Palio velho ( automático e CVT ) a bola da vez ! Literalmente ( carro acima de 3 anos de uso) kilometragem baixa ou alta caminham lado a lado ( importante o histórico de manutenção ,o carro geralmente dá problema na ' " mão do segundo dono"
Cara estava aqui eu matutando sobre isso mas vc esclareceu tudo, tava na minha lista de perguntas na primeira revisão
Vídeo sempre com conteúdo informativo exemplar.
Parabéns
É o carro que ta falando? kkkk... Parabéns RC 1976, ótimo conteúdo.
Sempre esclarecedor!! Realmente quem usa em cidade ou Estrada tem grande diferença na vida útil. Peguei meu carro em 05/18, moro a 90 km de São Paulo vou e volto até duas vezes na semana. Já estou indo para revisão dos 10mil km fiz a troca preventiva, devido ao fato de pegar trânsito pesado nas marginais as vezes e também por andar menos do oito km por dia na minha cidade.
Parabéns, muito bom os conteúdos publicados; gostaria, quando possível, que abordasse o tema sistema de partida a frio como funciona efetivamente. Tenho um Virtus conf. E percebo que nos dias frios abastecido com etanol o carro sofre um pouco para pegar; percebo uma dificulfade maior do que um Fox com tanquinho que temos aqui em casa. Alguém notou esse mesmo comportamento? O aquecimento dos bicos ocorre se deixar o carro ligado por uns minutos e depois dar a partida ?
Leonam, nas versões MSI com motor 1.6 e MPI 1.0 existem resistências que aquecem os bicos quando a temperatura estiver abaixo de 16° e o tanque estiver abastecido majoritariamente com Etanol. Esse aquecimento leva em torno de 6 segundos e se inicia ao abrir a porta do motorista. Em temperaturas muito baixas, o ideal é ligar a ignição e somente iniciar a partida após a luz de aquecimento se apagar indicando que o processo terminou. No Confortline não precisa fazer nada, é só dar a partida e sair rodando. Os motores TSI, como no caso do seu Confortline, *não possuem aquecimento dos bicos.* Isso acontece pois, além do combustível ser injetado diretamente dentro da câmara, os bicos da injeção DIRETA pulverizam o combustível a uma pressão de 250 Bar contra 4 Bar (aproximadamente) no sistema de injeção INDIRETA. Por conta disso, o combustível chega à câmara em forma de uma névoa, e sob altíssima pressão, não necessitando portanto ser aquecido. Abraço.
@@RC1976 obrigado ótima explicação!
Obrigado pela dedicação 👏🏻👏🏻 me sanou varias duvidas esse video! Parabens!
Teo mave adora quando alguém fala que não precisa trocar o óleo! Quando da problema 15 mil. Pra fazer reparo
Trabalho em loja de vendas de veículos multimarcas há 17 anos ( acompanho o tromave diariamente/ tudo verdade) conhecido meu oficina tá cheia de CVT , Versa , Sentra etc ( até parou de fazer câmbio de uno velho e Palio ( CVT a bola da vez
Só fazendo um adendo aqui, quando se fala no manual dos veículos que em condições normais de uso não é necessário a troca do óleo do câmbio devemos considerar que são informações baseadas em rodagem nos oaises6 europeus, no Brasil com as nossas vias é considerado um uso anormal, então é bom reconsiderar muitas informações do manuais de diversas marcas, fica a dica,
Uma coisa eu digo com extrema certeza, não existe óleo ou fluido lubrificante vitalício, não trocar vai sim diminuir a vida útil de qualquer componente, não caiam nessa, óleo e fluidos se trocam sim.
esse canal é ótimo
Valeu. Muito esclarecedor
Anteontem fui surpreendido com a provável quebra do câmbio do meu Virtus Tsi que fiz revisão de 60k há 15 dias. Foi rebocado até uma css e aguardo o diagnóstico. O carro está em período de garantia. O carro não deu sinal algum de problema. A maior parte da km rodei em estrada e desde zero em uso normal. Volto aqui pra relatar os próximos acontecimentos.
Qual foi o diagnóstico? A css cobriu?
Olá Hélcio, surpreendentemente o problema foi no motor mesmo. Houve a quebra da biela do cilindro 3 e por conta disso com o movimento do virabrequim a biela furou o bloco em dois pontos. A explicação da VW sobre a causa é que houve um defeito no bico injetor travando aberto e gerando um calço hidráulico. Bom, essa "brincadeira" me deixou sem o carro por 45 dias onde foi trocado o motor em garantia.
Eu particularmente acredito que informações do câmbio automático no manual é para o primeiro dono do carro até 3 anos de uso após a garantia de fabrica o segundo dono está sujeito a problemas ( conheço mecânico experiente em câmbio automático e CVT nacionais e importados ( oficina todos os dias cheio de câmbio desmontado,,) pessoal acredita muito no manual ( na rodovia são aproximadamente 10 horas para percorrer 1000 Km/ no trânsito do dia a dia , são aproximadamente 50 horas para percorrer 1000 Km ( aquecimento é o inimigo principal do câmbio automático) por isso cuidado com arrefecimento do carro e dobrado em relação câmbio manual ,( óleo pode até durar 80 mil más muitos trocadores de calor dura 2 anos ( gasto da manutenção é o mesmo porque entra água no câmbio) têm que pesquisar ( trocador de calor do câmbio automático) aí que tá o problema"
Muito legal os seus videos. Parabéns. Tem como desbloquear o multimídia para passar vídeo?
Gilson, sim amigo. Muitas oficinas de som automotivo desbloqueiam e inclusive colocam televisão. Só é preciso acompanhar o serviço para não ter problema de cortar os chicotes e ter a garantia anulada. Abraço.
Olá RC, eu ia deixar esse comentário no seu último vídeo sobre plásticos e o acabamento do carro etc,, mas achei melhor perguntar aqui, que você fala da transmissão. Bem... eu gostaria que você comentasse sobre o sistema de bloqueio de diferencial do hightline 18/19 que eu tenho, pois eu estava entranho em uma garagem eu uma subida (dia de chuva) e com a roda uns 30 graus esterçada. A roda do lado esquerdo patinava e a do lado direito parada. Tive que dar uma ré de uns metros e mudar a inclinação de entrada para entrar na garagem. Sempre no modo automático do câmbio. O bloqueio da roda que patinava não deveria ser acionado automaticamente? Já procurei no manual do carro e no site da volks e não encontrei nada. Se puder ajudar eu agradeço. Grande abraço. Paulo.
E sobre o óleo do câmbio do jetta 1.4 tsi confort 2017, troca ou não o óleo?
Estou com dificuldade de achar óleo e filtro original volkswagen para efetuar essa manutenção no meu polo,mas na volkswagen oficial no mercado livre nao possui o filtro nem o óleo para compra,somente Mobil ATF 3309 e filtro Wega!
Parabéns pelo vídeo, bom feriado abraço 🤗
Marcos, obrigado mais uma vez pelo carinho. Bom feriado pra você também. Abraço.
Qual as especificações para o câmbio automático golf tsi 2016
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o belo trabalho que esta sendo feito. Gostaria de verificar com você sobre os problemas que estão sendo relatados quando a alta carbonização das valvula nos motores TSI , pelo fato das mesma não terem contato com o combustível fazendo que não seja feita a limpeza isso procede?? obrigado
Jean, obrigado por acompanhar o canal. Procede mais ou menos, é difícil explicar em poucas palavras, e vou ver se consigo fazer um vídeo sobre isso. Existem 2 questões a se levar em conta: Uma delas é a carbonização da câmara de combustão que acontece com qualquer carro, principalmente com uso de gasolina de má qualidade e com carros que fazem percursos muito curtos em temperatura de funcionamento inadequada. Isso dá para resolver com manutenção preventiva, inclusive utilizando o aditivo de limpeza *AG 2000* homologado pela Volkswagen a cada 10 mil km. Já a carbonização das hastes de válvula não ocorre somente nos TSI, podendo ocorrer em qualquer motor com injeção direta, principalmente nos casos de percursos com o motor fora da temperatura ideal. Porém isso pode ser minimizado com a troca de óleo do motor a cada 6 meses (uso em condição severa). Outra questão é que as válvulas possuem retentores que raspam o óleo justamente para não deixar que ele forme borra, ou seja, mais uma vez caímos na manutenção preventiva. Muitos dos relatos de carbonização na internet são de carros com troca de óleo deficiente, com uso de combustível ruim e com falta de manutenção preventiva seja nos retentores, seja de um modo geral com óleo e filtros. Abraço.
@@RC1976 Exatamente. Quando você puder fazer o vídeo a respeito, cita também a questão da redução no teor de enxofre ocorrida em 2015 que 'desobrigou' os proprietários de motores turbo com injeção direta a utilizar combustível premium de alta octanagem (e menor concentração de enxofre, na ordem de 30ppm, contra as 700ppm presentes na gasolina comum/aditivada até 12/2014 e que, segundo especialistas no assunto, era a principal responsável pela carbonização das sedes de válvulas em razão - também - das altas temperaturas de trabalho a que estes motores são submetidos).
Parabéns pelo vídeo!
Creio que os proprietários de Polo Tsi "mexidos" devem se preocupar com a transmissão automática, pois já assisti alguns vídeos desse modelo de carro com preparações muito fortes.
Isso, a médio e longo prazos, poderá reduzir a vida útil do câmbio, salvo melhor juízo.
Obrigado!
Por mais que os óleos hoje sejam sintéticos e altamente tecnológicos, não creio que conserve suas propriedades originais "for life". Uma troca total a cada 3 anos creio ser bem vinda. Por exemplo, no meu trabalho temos uma SW4 diesel AT 2010, o óleo nunca tinha sido trocado, na troca o óleo saiu preto, parecia piche de asfalto, enquanto o novo é um vermelho translúcido.
Qual é óleo
@@vitoralvestutoriais7631 MOTUL ATF VI
Parabéns pelo vídeo! Apenas confirmando: o conteúdo aqui se aplica ao Polo 2019 TSI?
Olá boa noite em tenho dúvida será q troco ou não óleo cambio Voyage automático 2019
Existe um suporte da vw para elucidar a qualidade desse motor
Estou interessado no polo tsi pcd .pelo desempenho e economia. Por outro tenho receio da qualidade desse motor. Na Internet tem vários comentários de quebra do up tsi. Eu tenho um gol g5 2009 que trocou motor na garantia. Será que a manutencao fica cara. E deve gastar muito óleo. Na Internet foi dito também que tem 3 radiadores juntos (sanduixhe) trocando calor e que a temperatura de entrada e alta .
Edmundo, é preciso ter cuidado com o que se lê e assiste na internet. A grande maioria dos proprietários de Up! fazem alterações no carro. Basta uma busca rápida e vai ver inúmeros proprietários utilizando o carro para rachas, arrancadas, track days, etc. É preciso analisar caso a caso. O problema dos motores EA111 (que equipam por exemplo o Gol G5) é uma outra história. Sobre os radiadores você deve estar se referindo ao Intercooler água/ar que tem a função de resfriar o ar que chega em altas temperaturas. Isso acontece, pois o turbo aproveita os gazes do escapamento e os envia para o intercooler onde ele é refrigerado antes de ser enviado para a câmara de combustão e isso é absolutamente normal. Sobre gastar óleo eu não entendi sua colocação, mas se você se refere ao óleo do motor é exatamente a mesma coisa de um carro comum. Os motores TSI já estão no mercado há bastante tempo e já é uma tecnologia mais do que testada. A tecnologia TSI começou em 2004 no Audi A3 Sportback com o nome TSFI e desde então vem sendo utilizada nos carros da Audi e da Volkswagen. Obviamente a manutenção é mais cara do que um motor convencional mas pode comprar sem susto.
mas para quem quer trocar o fluido da transmissão automática aisin do polo/virtus o código do fluido é:G 055 025 A2 ou o mobil atf3309 que vai 7 litros . se vai trocar o óleo o certo também é trocar o filtro do óleo do cambio cod: 09G 325 429 H. para acessar o filtro , tem que tirar o carter do câmbio e assim vai uma junta também. cod da junta do carter : 09G 321 370
Boa noite amigo. Vc agr me ajudou tanto. Venho buscando essa informação há tempo. Muito Obrigado!!!!
Essa transmissão é a aq250 (09g) nada haver com at6..... troca a cada 40k ou vai levar o prejuízo, é certo....
RC.
O que seria um "mal uso" do câmbio automático?
Ou mesmo, em que tipo de situação o condutor causa o "super aquecimento" do sistema de transmissão?
Mal uso acho que uma chipagem. Motor puxa muito e exige do câmbio mais.
Ando em média 20.000 km/ano. Penso em fazer uma troca preventiva do óleo da transmissão aos 120.000 km, que óleo é utilizado nesta caixa? Esta informação é mais rara que todas.
O Polo/Virtus usa cambio 09g tiptronic 6 marchas que tbem equipa no golf/bora/jetta/minicouper/passat, com pequenas diferenças entre relações de marcha, o óleo pode ser usado esses FUCHS 4400/Rowe 9000/Febi 29934/Motul MULT ATF 105774/transmax da castrol/VW G052025A2
sintetico, numa troca completa com maquina vai 8 litros, troca parcial vai aproximadamente 5 litros. Aconselho troca a cada 60milkm
Dielreis, preciso descobrir a referência exata do Polo, mas a Volkswagen utiliza alguns tipos para a transmissão Aisin AT6, são elas: OE G052990 | OE G052990A2 | OE G055025 | OE G055025A2 | OE G055540A2. Ainda não descobri qual é o do Polo mas de qualquer forma na concessionária o preço é uma facada. Abraço.
assistam em 1.5X
Bom dia RC
Tenho um polo tsi comfortline e de uns dias pra cá o radio dele as vezes trava e as vezes o comando dado retarda o que pode ser
Eudes, boa tarde. Se os travamentos estiverem ocorrendo enquanto você utiliza o pareamento do celular (bluetooth ou cabo) provavelmente é problema de lentidão causado pelo celular já que, nesses casos, a central multimídia é somente um receptor e se o celular engasgar ela também engasgará. Tente atualizar os programas do celular, conceder todas as permissões para os aplicativos e utilizar um cabo original. Já se os travamentos estiverem ocorrendo na central multimídia vá nas configurações e mande resetar para o padrão de fábrica que deve resolver. Caso não funcione o ideal é levar à concessionária para analisar passando o scanner. Abraço.
Parabéns pelo vídeo! Interessante esse tema! Hoje, fui na casa de um colega que acabou de comprar um Polo MPI 2019 e fiquei surpreso. Ele me mostrou a foto de um Polo pegando fogo numa avenida aqui de Manaus e me relatou que ontem, um outro Polo também havia incendiado em frente a Base Aérea. Segundo ele, por problemas de superaquecimento da transmissão automática. Pesquisei e não achei nada sobre o assunto. Então, vou verificar mais a fundo esses casos e passo aqui pra melhor esclarecer as ocorrências, ok?
Andre, extremamente improvável a transmissão superaquecer a ponto de pegar fogo. De qualquer forma se você conseguir mais informações insira aqui nos comentários. Abraço e obrigado.
@@RC1976 Eu também acho. Pode deixar. Estou concentrando as informações.
Prezado RC, estou tendo um problema no meu POLO /2019 Highline com o painel digital. Sempre que pego um engarrafamento aqui no Rio de Janeiro, o que é usual aqui na cidade, ao parar o painel não indica D1, ele fica em D2, mesmo com o velocimentro indicando 0 KM/h, o que para min, já deveria ter colocado o D1, se jogo para o S, de D2, ele coloca no painel S1, ou se coloco para Manual ele também vai para M1.
Pedi uma checagem de algum update de software na revisão de 1 ano com 20.000 km e eles disseram que teria de deixar o carro, sem prazo de entrega, pois a demanda na oficina estava alta e necessitariam fazer teste em campo.
O que noto é que apenas no TRANSITO, isso acontece? Não sei se ocorre algum superaquecimento.
Já tentei, no transito desligar e ligar o carro, quase um CTRL+ALT+DEL, mas o problema retorna.
Vou acabar deixando o carro para avaliação , mas gostaria de saber com sua super abalizada sabedoria e conhecimento se já escutou alguma reclamação deste sintoma.
Desde já agradeço.
Ricardo Cupol isso não é um problema, é uma solução. O carro passa a arrancar em D2 (segunda marcha) pra não ficar dando tranco quando você solta o freio, coisa que acontece quando está arrancando de primeira marcha. Como o carro fica mais suave, as vezes eu troco manualmente pra ele arrancar em segunda, acho bem melhor pra condução suave.
@@angeloggnoatto , grato e já fiquei satisfeito em saber, que você também notou essa sai da em "D2", sem dúvida o carro sai suave. Já fiz alguns teste e se um pequeno aclive, mesmo ele parando em D2, aí se há uma maior demanda ele joga o D1.
Grato pelo comentário.
O meu polo tsi tbm faz isso, dependendo da inclinação ou da forma que eu piso no freio, se for muito intensa ele volta pro D1 se for tranquilo tem vezes q continua no D2, e a saída é mais suave no D2.
Condições normais do câmbio pelo q percebo
Amigo, vc pode me informar qual a km ou tempo de de trocar a correia dentada do polo TSI?
A cada 120 mil km ou 4 anos e meio, considerando uso normal, ou na metade deste tempo sob uso severo. De todo modo, nunca é bom deixar chegar muito próximo a esse prazo. Abraço.
O meu deu ruim com 90 mil
Polo e Virtus não se acha lugares que trocam o óleo.
O polo tem o costume de baixar o nível do líquido de arrefecimento? Tem que trocar o líquido quando? Em qual revisão?
Nicolas, o carro não baixa água. O que aconteceu é que alguns modelos tiveram o problema de entrada de ar no sistema e em alguns casos vazamento do líquido. Em outros casos o líquido teve uma baixa, mas voltava ao normal quando a tampa do reservatório era aberta (com o carro frio). O líquido deve ser trocada a cada 2 anos.
Esse povo de concessionária não sabem o que falam em qualquer regime se troca Óleo sim a cada máximo 50 mil km se quiser ter um câmbio saudável por longo tempo ,agora não troque e veras o prejuízo
Gosto muito do Polo mas ainda tenho vontade de ter um Golf. O que acha?
Raphael, o Golf é um carro diferenciado, não dá para comparar com o Polo. Obviamente que o Golf é uma escolha mais requintada, possui melhor acabamento, motorização e itens de conforto. O problema é que a Volkswagen abusa da boa fama do carro e pratica preços muito altos.
@@RC1976 Você compraria o Golf 1.0 TSI? Ou já que é para ter um Golf que seja o 1,4 TSI?
Raphael, sinceramente não compraria o 1.0. Nada contra a motorização pois sei que o carro anda bem, mas infelizmente o Golf é outra proposta, normalmente os consumidores de Golf além do acabamento melhor querem também a motorização. Posso estar enganado mas, não acredito que numa revenda futura o Golf 1.0 não vá ter uma boa aceitação no mercado. Outro problema é que ele só tem como opcionais as rodas 17" e o teto solar que fazem o carro passar dos 100 mil e não possui nem a metade dos itens de tecnologia do Polo Highline. Apesar do bom acabamento e de toda a tradição que o nome Golf traz, é muito básico para 100 mil. Abraço.
O painel está acontecendo tem q trocar o óleo ou não e quantos litros vai
Semira, sobre o óleo da transmissão não avisa no painel e são em média 5 litros. Sobre o óleo do motor o aviso aparece no painel e são 4 litros. Abraço.
Comprei um polo 2019 e ele ta com 124000 km as vezes ele da um tranco quando volto da 3° para a 2°, ele sempre fica com o nível do aquecimento em 90 a 95
Amigo creio eu q todo polo faz isso. O meus é um 2020 e tá com 56.000 km. E sempre dá um pequeno tranco da 3° pra 2° marcha.
Eu tenho um polo 2018, eventualmente ele da um tranco de terceira pra segunda, isso ta me preocupando 🤔
Esse tranco é normal dele, meu faz isso tb
Normal. Já tive esse mesmo tranco no Nivus, no Taos e agora em uma Jetta R-Line.
Se é feito pelo grupo Toyota , pq a Toyota usa o Câmbio CVT ???🤔🤔🤔🤔🤔
A Toyota é dona de diversas outras marcas de automóveis e até caminhões e uma dessas empresas é a Aisin Seiki que faz transmissões. Nos carros dela ela usa CVT e comercializa transmissões de engrenagens para outras marcas. Negócios, vendas, lucros, simples assim. Da mesma forma, a Volkswagen produz peças que não são usadas na Volkswagen, mas servem para outras marcas que ela também é proprietária como Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN. Abraço.
RC me tira uma dúvida, meu polo quando vou estacionar perto da parede da garagem ele não estacionar lentamente, fica dando uns trancos, não tem como estacionar pertinho da parede. Tsi
Roberto, infelizmente é uma característica do carro. Primeiro pelo torque e segundo pela marcha lenta dos motores 3 cilindros ser um pouco mais alta. Então tem essa questão do carro querer empurrar e ficar essa briga com o freio, mas com o tempo dá para acostumar e pegar o jeito do ponto certo de usar o freio. Caso a manobra seja para frente, uma técnica que pode ser utilizada é colocar manualmente em segunda marcha que ficará mais fácil. Abraço.
Qual a especificação desse óleo do cambio automático polo 2019 msi 1.6?
Altair Cesquim Diniz se for cambio 09g de segunda geração o oleo é dexon 6 e recomendo trocar filtro também
Trackday configura mau uso? Hehehe
Meu Polo vai pra um semana que vem. =)
Igor, Obviamente que se o carro tiver algum problema e você relatar na concessionária que participa ou participou desse tipo de evento é bem provável que queiram negar a garantia. Mas vou te contar uma coisa, ano passado na pré venda do Polo participei de vários eventos relacionados ao carro, inclusive eventos muito semelhantes a Track days. Posso garantir que em várias provas de arrancada com os "Polinhos" nenhum deles arregou, não percebi fading nos freios e nem apareceu nenhuma mensagem de transmissão superaquecida, então, táca-lhe pau nesse carrinho!
Hahaha. Beleza!
Boa noite ! Esse câmbio é o mesmo do Audi A3? Famoso tiptronic.
Leandro, sim. O A3 utiliza plataforma MQB (a mesma usada na Volkswagen). Mesmo câmbio e motor 1.4 usados na Volkswagen. No caso do Polo, o GTS usa o mesmo conjunto do A3. O câmbio Tiptronic foi desenvolvido pelo grupo Volkswagen e usado pela primeira vez em 1989 no Porsche 911. Essa transmissão é fabricada pela Aisin Seiki do grupo Toyota. O termo Tiptronic se refere à possibilidade de trocas manuais de forma sequencial. Abraço.
@@RC1976 muito obrigado!
Rafa...aonde fica localizado as velas no motor? Cara já olhei e não acho...por favor vc sabe?
Cristiano, se você olhar bem em cima do motor na direção do bocal para colocação de óleo verá uma peça preta com um chicote elétrico. Essa peça é a bobina e existem 3 delas (uma para cada cilindro). Retirando a bobina existe um buraco. A vela está dentro dele, exatamente na cabeça do cilindro, em posição central na câmara hemisferica. Abraço.
@@RC1976Boa tarde Rafa
Eu percebi que vc pegou bastante carro zero okm ... é comum ter que mandar alinhar o carro?
Cristiano, comum não é, mas pode acontecer, já tive esse problema de precisar alinhar com um Punto Sporting e com um C4 Lounge. Abraço.
Comprei um Polo Highline 2018/2019 esses dias ele tem 51km gostaria de saber com quantos km tenho que trocar a correia dele?
Claudeci, se você estiver falando da correia de sincronização das válvulas (correia dentada) são 120 mil quilômetros ou 4 anos e meio, mas o ideal é trocar antes, pois dependendo do uso do veículo esse prazo cai pela metade.
@@RC1976Obrigado pela sua informação foi muito útil!
Opa, Claudeci! Peguei um Polo Highline do mesmo ano, você realizou alguma manunteção preventiva nesse tempo?
Boa noite, transmissão do Voyage 2019/20. Qual o óleo ou tempo ou km pra troca?
Patrick, se for a transmissão automática a Volkswagen informa que o óleo dura o tempo de vida útil da transmissão, ou seja, só vai ser trocado no dia que a transmissão apresentar problema. Abraço.
RC fiz pergunta no video do Active Infodisplay, mas por ser um video mais antigo, vou repetir aqui. Tem como mudar a opção de CONSUMO, que visualizamos dentro do painel "analógico"? Por exemplo, "Consumo desde a partida" para "Consumo desde o abastecimento"?
Claudinei, eu vi sua pergunta no outro post, me desculpe a demora. Eu preciso entender exatamente a sua pergunta. Por exemplo, qual é o modelo do carro? Quais os pacotes de opcionais? É difícil saber ao certo quais as configurações disponíveis pois elas mudam de um modelo/pacote para outro. De qualquer forma, as informações do computador de bordo são alteradas pelos botões do lado direito do volante multifuncional. Para cima e para baixo ele altera as informações dentro de um mesmo item e para a direita e esquerda os itens são alterados e por fim o botão OK confirma as alterações.
@@RC1976 o meu carro é igual ao seu, Polo Highline, com os mesmos opicionais. Na configuração do Active Infodisplay eu deixo de um lado do painel, consumo e do outro autonomia, mas o consumo só mostra "Consumo desde a partida" e gostaria de ter neste mostrador "Consumo desde o abastecimento", por isso gostaria de saber se vc sabe como mudar está informação. Obrigado pelo retorno.
Claudinei, agora eu entendi amigo. Infelizmente dentro dos marcadores analógicos não é possível mudar. Você pode se quiser deixar bem no meio do painel, entre os dois mostradores analógicos, para isso utilize os botões do lado direito do volante para navegar para a direita e para a esquerda até *Dados de Viagem* depois com as setas para cima e para baixo navegue até *Desde Abastecimento* e confirme com o botão *OK.* Abraço.
@@RC1976 obrigado. Vou fazer isso, mas pense se não seria interessante fazer um video explicativo pois, com certeza, será a dúvida de outros seguidores do seu canal. Abraços.
Olá RC td bem? Deixa eu te perguntar, tenho percebido um barulho de "catraca" quando o carro está engatado em 4a marcha, ao passar de 50km/h para 60km/h. O barulho se assemelha quando as crianças colocam plástico em aro de bicicleta. Se tirar o pé do acelerador, ou mudar para 5a ou 3a o barulho some. E só faz nessa faixa de velocidade (de 50 a 60). Passou disso também não faz barulho, e não é sempre, se vc vier de segunda, terceira e quarta ele faz. Se vc parar na quarta, tirar o pé e acelerar novamente ele não faz. Dei uma pesquisada no Google, achei uma reclamação no Reclame Aqui, que é exatamente o que acontece com o meu carro, no caso o reclamante lá fala que o barulho ocorre entre 1500 e 2500 RPM em 4a e a resposta da VW foi de que é normal.
Fui na css aqui da minha cidade, o chefe da oficina andou comigo, ouviu o barulho. Depois pegamos um Virtus TSI do test drive com 1700km e fez também o barulho, exatamente nas mesmas condições. Não é muito alto, mas andar com o vidro aberto em tuneis ou ao lado de barrancos e paredes da pra ouvir. Já percebeu algo assim no seu? CL TECH II 18/19.
Juliano, caramba amigo, que estranho. A princípio não era para fazer nenhum barulho do tipo, e o meu não faz. De qualquer forma vou fazer dessa forma como você descreveu aqui no comentário para ver se ouço algo, e em paralelo vou tentar me informar a respeito. Caso eu saiba de algo postarei aqui. Abraço.
RC 1976 opa obrigado! Eh difícil conseguir ouvir pq com o tráfego tem muito barulho externo. Até quando andei com o Virtus foi quase uns 15 minutos pra conseguir um trecho de rua que desse pra fazer o barulho aparecer. É mais evidente quando há uma leve inclinação. Parece o barulho da injeção direta mais alto, e ao tirar o pé do acelerador o barulho para. Mas só acontece na 4ª marcha. Do mais o cambio funciona muito bem. Não há trancos, ou outros ruídos. Ate abri um chamado no 0800 da VW para registrar caso dê algum problema futuro. Eu vou procurar outro polo/virtus pra andar pra ver se também faz. Mas seria muita coincidência o do test drive estar com algum problema também nao? A reclamação do reclame aqui é essa: www.reclameaqui.com.br/volkswagen/barulho-no-cambio-novo-polo_j9O73jHqAX8TDQM8/
Juliano, fiz algumas tentativas com o meu e não percebi nada. Posso estar enganado mas acredito que isso seja o som da injeção direta que faz uma ressonância. Teve um caso muito parecido aqui no canal, mas não encontraram nada de errado no carro do rapaz.
RC 1976 eh difícil mesmo conseguir simular! Inclusive parece a injeção direta mesmo, pois quando tira o pé do acelerador o barulho pára. E o barulho só aparece se vc vier com cerca carga no acelerador. Bom vou testar em outros Polos na css pra ver! Obrigado pela ajuda!
O meu polo tsi faz o mesmo barulho, só que em condições diferentes. Ele faz da primeira pra segunda e na primeira partida de manhã. Depois nao faz mais.
Para fugir vou optar pelo 1.6 polo ou outra marca como yaris sedan ou city que são economicos
Edmundo, obviamente que Yaris e City são bons carros, mas são propostas completamente diferentes. É preciso analisar o que você considera prioridade. Obviamente os câmbios CVT são mais econômicos do que um câmbio automático epicíclico mas tem o ponto ruim de tornar o carro mais "anestesiado" e sem graça para dirigir.
Cara, o City tem um do piores cxb
Obrigado . Pela sua velocidade na resposta.
@@RC1976 além de o CVT não ter freio motor. Como você não consegue travar em uma marcha, você não consegue o efeito de freio motor. E haja pastilha.
Com quantos km eu troco do virtus Highline amigo? Tsi
Alessander, segundo a Volkswagen o óleo desse câmbio não requer troca. Eu acredito que a troca não faria mal nenhum apesar da recomendação da montadora. Então fica a critério de cada proprietário. Acredito que 60 mil é um bom momento.
Tenho polo tsi 2018 100mil km so vai
Boa noite. Tinha um Onix automático, câmbio de 6 velocidades também e adorava a relação de marchas que a GM colocou nele. Peguei o polo faz 1 mês e estou odiando a relação... Primeira e segunda esticam demais, de terceira pra quarta sobe com menos de 2000 giros... Você tem alguma observação a respeito? Abs
Fabio, no meu caso notei que ele só faz isso em subidas (mesmo que sejam fracas). Falei sobre isso na concessionária e fui informado que a primeira e a segunda são assim para privilegiar desempenho e aproveitar a faixa de giros de melhor torque, mas incomoda um pouco. Fui informado também que provavelmente haverá uma atualização para o software, só não souberam informar a data. Abraço.
Legal. É incomodo sobretudo para quem pega muito trânsito, como meu caso no RJ, basicamente fica maior parte do tempo em 2ª, mas vou me ajustando. Sobre essa atualização do software gerenciador do câmbio, é possível atualizar na concessionária? Desconhecia isso. Vou ficar antenado se/quando lançarem essa atualização. Obrigado. Abs
Essa manutenção, mesmo após três anos, não seria melhor fazer na concessionária?
Lucas, acredito que os valores inviabilizam que seja feita na concessionária. Existem empresas especializadas tão boas quanto as concessionárias e com preço bem melhor. Abraço.
Carro Voyage tá com 120.000 km será q troco Óleo câmbio automático
Michel, na minha opinião trocar é bom para prevenção, porém segundo o manual não é necessário. Se você pensa em ficar com o carro por mais algum tempo a troca não seria uma má ideia. Abraço.
Tenho um gol 1.6 2021/2022 automático. Será se é a mesma transmissão do vídeo?
Nokolas, a transmissão desse Polo do vídeo é a AQ250 e a do seu Gol é a AQ160. São transmissões praticamente idênticas, a diferença é que a AQ250 é mais robusta e suporta um torque maior pois é usada também nos motores 1.4. Abraço.
Alguém sabe como verificar o nível do óleo da caixa automática dos polo tsi?
Paulo, não existe uma forma de verificação. Só existe um bujão (parafuso) na lateral da caixa que é usado para ao fazer a troca do óleo. Ao colocar o óleo esse bujão é retirado e quando o óleo começa a vazar por ali é sinal que está no nível. Abraço.
@@RC1976 Muito Obrigado
Me dá uma ajuda amigo, tenho um polo tsi percebo que toda vez que vou tirar o carro da inércia ele faz um barulho " toc" .
Ocorre exatamente quando tiro pé do freio e acelero.. toda vez . O seu faz isso?
Andrew, depende do barulho. No meu caso não tem nenhum barulho, mas é preciso analisar. Faz em qualquer condição? Com o câmbio em D? Na reta ou só em subida?
@@RC1976 na reta e na subida, com o carro engatado exatamente quando tiro pé do freio pra fazer o carro andar..
É como se o câmbio estivesse acoplando. Falei com um mecânico da vw e segundo ele é normal pois o carro desengata sozinho e quando vc tira o pé do freio para acelerar ele faz esse pequeno barulho . Ele disse que todo polo faz isso
Andrew, caramba amigo não faz não. Eu perguntei se era na subida por nesse caso ele faz sim um barulho que vem do sistema de auxílio em rampa, ao tirar o pé do freio o sistema mantém o carro freado e solta quando você acelera e então dá para ouvir um pequeno som. Você reparou se esse som não vem do pedal do freio ao soltá-lo?
o meu tb fazia.. e foi as pastilha de freio.. com o tempo parou!
Fui o primeiro kkkk canal excelente se puder responder agradeco amigo
Eder, obrigado por acompanhar o canal. Abraço.
Quantos litros de oleo do câmbio
Vinix, a capacidade total é de 7 litros. Abraço.
Tenho um Civic 2009 manual troca ou não o óleo câmbio ?
Rodrigo, em câmbio manual a troca só é feita nos casos de vazamento ou se a caixa precisar de alguma intervenção para corrigir algum problema. Abraço.
RC1976 entendido mesmo o manual dizendo pra trocar a cada 80mil não é necessário então ? O meu esta com 67 mil rodados
@@RC1976 troca pai melhor que não trocar
Se o carro roda em avenidas com engarrafamentos se usa reboque roda em cidades que tem muito morro todas estas condições são estrema para uma caixa hidramática. Duas coisas que o óleo da caixa não consegue se livra limalha impureza dos discos dos pacotes de embreagem e condensação do AR vindo do suspiro da caixa. O nível do óleo da caixa do POLO não tem vareta de óleo o nível é pelo próprio bojão do dreno onde lá tem um tubo que faz o nível do óleo carro deve esta no nível funcionado e a temperatura do óleo tem que esta entre 35º a 40º para abri o bojão do dreno quando for olhar o nível do óleo quando tiver saindo pouco óleo nesta temperatura deve fecha ai o óleo estará no nível. Eu recomendo a trocar o óleo de qualquer caixa de marcho a cada 40 mil km ou 2 anos o que ocorre primeiro é bem mais barato pois salva a vida útil da caixa e da mecatrônica. Use óleo original ou da especificação que vem no original.
Tenho um Tjet e rodo pouco/posso pular a troca do filtro?? é caro e ruim de tirar/ rodo 300 km apenas em 6 meses
Eduardo, o ideal é trocar pois dentro do filtro fica um pouco do óleo usado que vai se misturar com o novo. O filtro em si não é tão caro (deve ser em torno de 35 a 40 Reais) mas a mão de obra deve ser salgada pois o filtro fica numa posição bem ruim. O problema é que o óleo se degrada pelo tempo e não apenas pelo uso, então o fato de você rodar pouco não é necessariamente um benefício. Normalmente para óleo sintético o ideal é trocar após 12 meses. Então se você estiver usando o óleo sintético e trocando a cada 12 meses o ideal é trocar o filtro também, pois se você pular a troca, o óleo usado que fica no filtro vai contaminar o óleo novo e você ficará mais 12 meses com esse óleo "contaminado". Pular a troca não vai te trazer um problema de imediato, mas ao longo do tempo pode prejudicar principalmente por ser um motor turbo, onde o óleo também é usado para lubrificar a turbina. Abraço.
Olá RC 1976! Desculpe postar uma pergunta fora do assunto do vídeo, mas gostaria de tirar uma dúvida com você e os inscritos do canal.
Tenho um Up! TSI 2017 e já tem uns dias que tenho notado que o carro está "dando umas engasgadas" na saída de segunda, por exemplo, saindo do quebra-molas (não deixo a velocidade ficar muito baixa).
Isso aconteceu de novo hoje e por curiosidade dei umas aceleradas no carro para ver se iria "engasgar" ou falhar...
Acabei descobrindo que o giro do motor não passa dos 4 mil rpm, isso é normal (imagino que não)?
Piso no acelerador até o final, mas não passa dos 4 mil rpm!
Sempre abasteço com gasolina aditivada e nos mesmo postos (2 postos shell) e às vezes abasteço com álcool, mas coloco aditivo de combustível.
O estranho é que até hoje nunca apareceu nenhuma mensagem ou luz de anomalia no painel do carro.
Vou agendar para levar o carro na css na próxima segunda.
Desde já, agradeço pela ajuda e atenção de todos!
Obrigado!
Peere, sobre a engasgada não é normal. Pode ser alguma sujeira ou gasolina ruim mesmo. Infelizmente mesmo nos postos de confiança estamos sujeitos. Experimente comprar um frasco de aditivo para gasolina, ou então colocar meio tanque de álcool e dar algumas esticadas para ver se melhora. Já sobre acelerar o motor com o carro parado e não passar de 4 mil giros é normal. Isso acontece para proteger o motor. Abraço.
@@RC1976 , vou fazer o que você sugeriu e colocar meio tanque de álcool e dar umas esticadas. Sobre o motor não passar dos 4 mil rpm quando está parado eu não sabia.
Muito interessante esse sistema usado no motor para proteção do mesmo.
Obrigado pela ajuda!
Abs
Confere o sensor da embreagem mestre ele pode estar com avaria .
Qual a vida útil do moto 1.0 tsi, ?
Fernando, impossível dizer ao certo. Depende da manutenção preventiva. Aqui mesmo no TH-cam tem um cara de um Up! TSI com 326 mil. Tenho um amigo que deu um Up! para a esposa e ela trabalha de vendedora, não sei hoje com quantos km está, mas da última vez que falei com ele estava com mais de 120 mil.
conformes normas internacionais um motor tem que durar na pior das condições 240mil km
Qual é óleo??
O original Volkswagen é G 055 512 A2. Abraço.
Claro que não prescisa, se não a caixa não quebra em outras palavras a vw não ganha dinheiro vendendo outra caixa nova 😂😂😂😂😂que diga se de passagem não deve custar menos de 20 a 30 mil nova
G055025A2 esse é original??
G055512A2
Agora a pergunta que não quer calar: "Qual empresa confiável, especializada em transmissão" que dá pra levar um veículo desses hoje em dia?
É praticamente impossível de encontrar. Já pra fazer uma simples revisão como troca de óleo e filtros, coisa básica, você precisa ficar em cima, olhando o cara trocar o óleo, os filtros. Senão, essa história de deixar o carro lá e pegar no dia seguinte, quem garante que foi trocado algum óleo?? Ou algum filtro?
Felipe, realmente não é fácil encontrar empresas de confiança, mas o jeito é pesquisar sobre a empresa, acompanhar o serviço e exigir por escrito a relação dos serviços efetuados, das peças trocadas e o prazo de garantia. Ou então mandar fazer na concessionária caso na cidade não tenha nenhuma empresa especializada. É chato e caro, mas é a única forma. Abraço.
Melhor forma e ficar em cima mesmo
Boa noite,
Estou comprando um Polo Highline TSI e me informaram ( mecânico ) que após o uso prolongado do veículo ou viagem , não é recomendado desligar logo o mesmo. Deveremos aguardar um tempo com carro funcionando ( parado), para depois desligar. Isto evitaria que o turbo ficasse funcionando sem a ventilação ativa e não iria forçar o motor.
Achei muito estranho e até incoerente esta informação, diante da tecnologia do motor TSI do Polo , mesmo assim decidi postar.
Agradeço desde já os comentários .
Parabéns pelo canal e pelos videos !!
Marcus, vamos tentar resolver essa questão. O manual de praticamente todos os carros, inclusive do Polo (independente de ser turbo) dizem que após o uso severo do veículo (puxar peso, subir uma serra, rebocar um trailer ou carretinha, forçar o motor por tempo prolongado em rotações altas, etc) é importante não desligar imediatamente o motor. O correto é deixá-lo ligado em marcha lenta por 1 ou 2 minutos. Isso serve para que o líquido de arrefecimento circule e resfrie o motor. Já sobre o turbo, a informação é procedente para carros mais antigos. No caso do Polo, existe uma bomba elétrica independente, que mesmo após o desligamento do motor continua refrigerando o turbo se for necessário. Abraço.
@@RC1976 Boa noite,
Obrigado pela resposta. Fico mais tranquilo .
Em relação ao preço das revisões ( período de garantia) , vc teria uma média de gastos ?
Grato mais uma vez !!
Ele está certo, na verdade o motor tsi tem uma refrigeração para o turbo que funciona mesmo com o motor desligado, isso faz com que aumente a vida útil do turbo, mas acredito que após uma longa viagem seria interessante deixar esse resfriamento, para garantir, mas no uso normal o sistema de resfriamento do turbo funciona normalmente.
isso vale para o msi 1.6 automatico?
Fábio, sim amigo. Abraço.
Sim, até porque o câmbio é o mesmo até no Gol.
Tenho um 408 THP que utiliza essa transmissão e no manual consta que não é necessária a troca de óleo !!!
Otimo
Eu teria uma duvida o meu polo da uns tranquinhos as vezes nao e sempre na reducao para segunda e as vezes sinto um.tranquinho de 1 para 2 e de 2 para terceira quando frio e normal??? Alguem ja sintiu isso. Como disse e as vezes nao e sempre
Meu tb
Eder, de vez em quando é normal e no meu também acontece. Já se os trancos forem constantes é preciso verificar, já vi um caso aqui no canal que o carro estava com baixo nível de óleo e após completar na concessionária resolveu. Abraço.
Obrigado pelas respostas
O meu também dá esse tranco às vezes de terceira pra segunda no trânsito lento. Creio q seja uma questão de programação. Dá a impressão d q o câmbio faz a redução sem "muita certeza" , tipo reduz na "dúvida".
o meu também esta fazendo isso, estou aguardando a revisão pra relatar o problema
Eu não concordo esse negócio que não precisa de trocar oleo se vc a sim. O motor não trocaria
Marcio, a caixa de câmbio é hermeticamente fechada, o óleo não tem nenhum contato com o ambiente externo e nem com o combustível e não há explosão dos pistões como acontece com o óleo do motor. Não é que não precisa trocar, o que acontece é que a durabilidade do óleo é a mesma da caixa, ou seja, quando for necessário fazer manutenção na caixa o óleo será trocado obrigatoriamente. Abraço.
Linha Volks automática de troca se 80 em 80 mil km e pronto.
Todo fluido tem seu tempo de vida útil, com o tempo todo fluido perde suas propriedades. Não existe um fluido com validade eterna.
Sim, nesse caso segundo a Volkswagen, a durabilidade do fluido é a mesma da transmissão.
Não se troca
A resposta é simples: óleo de transmissão você DEFINITIVAMENTE talvez troque
Não precisa troca ,ótimo então trocarei o do meu com 40mil km!
Vídeo sem função prática.
Não troque o oleo do cambio ,quando der pau vc troca o cambio inteiro !
E a facada no coração é grande.