Impressionante como os médicos no geral estão desinformados com relação às restrições alimentares e o autismo. Não tenho diagnóstico, mas tive desde sempre muitas destas dificuldades descritas. Relatei ao médico clínico que me atende, mas ele não conseguiu entender porque não consigo comer alguns tipos de carnes e alimentos gordurosos, laticínios. Alguns médicos pensam que autismo é algo só de criança.
No geral, os médicos estão desatualizados. Precisei trocar de psiquiatra, e o médico teve a audácia de falar que o autismo não me traz muitos prejuízos, meu problema é o transtorno de ansiedade. Ele disse que minhas estereotipadas eram uma necessidade de chamar atenção. E ele nem perguntou muito sobre mim e mal quis ler o laudo do outro psiquiatra.
Eu: Epilepsia, dispepsia crônica, atopia, enxaqueca, intolerância a lactose, dumping , asma, ansiedade, depressão, muita sensibilidade auditiva e por fim a descoberta do tea. Tô fazendo bingo na vida.
Sou autista nível 1 de suporte, o diagnóstico veio aos 43 anos de idade. Sofro de TOC e, mais recentemente, recebi o diagnóstico de transtorno bipolar. Então ouvir esse vídeo me ajudou muito.
Tenho TEA, TDAH (do tipo combinado) e AH/SD. Minha filha tem tudo isso também. Eu sou estabanado, meio digráfico, ansioso, etc, vários desses outros problemas.Outro problema que eu tenho é hipotonia.
Então vocês realmente apresentam o "combo" espectral, @edivanoliveirabarbosa6683! Obrigada por compartilhar um pouco das suas características. Espero que tenham suporte de qualidade! 🧠
Queria ter te conhecido na minha infância. Tirando a dificuldade na fala e na escola (em matematica eu era RUIM, mas no resto eu era mediana), tudo q vc descreveu era eu. Criança desastrada, desnutrida, ansiosa, ansiosa, depressiva... hoje com laudo de autista e TDAH.
Pois é, @tsubakikarina0309! As pesquisas indicam que a falta de identificação e suporte precoce pode realmente nos deixar à deriva, cheias de comorbidades. Felizmente estamos aqui hoje, mais conscientes! Obrigada pela companhia nos estudos! 🧠
Adorei o vídeo, tanto por ser uma pessoa recém - diagnóstica com TEA e várias coisas do "combo", quanto por ser uma futura psiquiatra, já estou terminando a graduação, sempre amei a psiquiatria, mas agora eu vejo o qnto gde pt desses profissionais estão desatualizados (principalmente com adultos recém - diagnósticados), chega a ser frustrante... Edit.: inclusive meu sonho inicial de ser neurocirurgiã foi descartado bem rápido, completamente desajeitada nas matérias de cirurgia 😂😂
Oi Lygia! Depois que meus psicos desconfiaram do TEA, uma amiga pedagoga notou que eu trocava as palavras escrevendo e não percebia isso, as vezes esquecia de por palavras. Meu ajuste fino é terrivel. Letra muito feia até hoje, mas já foi pior. Meu ajuste amplo é mais ou menos, caia muito quando criança. Desenvolvi depressão com uns 13 anos e desisti da escola. Sempre fui ansiosa. Lembro de ter crises na adolescencia em que eu me multilava e me batia. Seletividade alimentar era arroz e feijão, mas aceitava comer outros alimentos (menos abobora), desde que tivesse arroz e feijão. Era muito desatenta e só ia bem nas materias que eu gostava. Chegaram a perguntar se eu não era bipolar várias vezes, mas eu nunca tive comportamento de risco na vida, sempre fui muito certinha, não bebo, não fumo, não namoro, não tenho vicio algum. Tive hiperfocos variados ao longo da vida. Um psiquiatra ficou preocupado pq eu criava listas pra trabalhar na faculdade, mal sabe ele que tenho crise de ansiedade com desorganização. Recentemente descobri que não consigo quebrar rotinas, tive a pior crise de ansiedade da vida tentando fazer isso, meu pai teve que ficar 2h do meu lado pra tentar me ajudar. Queria que a sociedade soubesse melhor nos enxergar, mulheres autistas, eu poderia ter tido uma vida diferente se tivesse recebido o diagnostico muito mais cedo na vida, como muitos homens conseguiram.
Sou horrível em matemática consigo até erraria cálculo até usando a calculadora, eu lembro que quando eu estudava eu tinha que me esforçar muito pra poder intender a pergunta e intender a história que eu lia ( tenho dificuldade até hj) eu sou muito desatento ao extremo, não consigo pilotar moto pq preciso pensar rápido e eu não consigo raciocinar rápido e entre outras dificuldades, ultimamente está sendo difícil pra mim viver com tudo isso, sempre achei que era normal ter essas dificuldades, oque mais me desgasta é a sensibilidade auditiva onde eu trabalho é barulho o dia inteiro, saio de lá no final da tarde com um cansaço extremo que esses dias cheguei em casa tomei banho e fui deitar pq precisava de silêncio, e me deu uma ansiedade muito grande e por causa de tudo isso peguei um encaminhamento com o psiquiatra pelo SUS
Eu tenho seletividade alimentar desde sempre. Na juventude eu tinha infecção urinária de repetição. Numa dessas a bactéria foi para os rins e eu comecei a fazer xixi com sangue. Eu tenho 1,60m e tava com 47kg nesse período. As colegas de trabalho faziam dieta e eu entrei na onda. Eu adorava sopa e elas comiam sopa de repolho no almoço. Sempre fui magra. Até 2021 meu peso era 53kg. Com a chegada das alterações hormonais, da idade, engordei. Agora estou com 60kg. Continuo fazendo minhas atividades físicas como antes. Fico impressionada como tudo mudou tão "de repente". Qdo fui diagnosticada ,em 2022 , aos 47 anos, fiz uma avaliação neuropsicologica. Meu QI é só um pouco acima da média ( 118), mas na faculdade ( em 2010)eu estava entre as melhores alunas da sala. Gostava muito de ler. Tinha um professor q sempre perguntava se alguém queria ler, eu sempre levantava o dedo ( parecia o burrinho de Sherek) e ele ficava perguntando se não tinha mais alguém 😅 Eu me dedicava muito aos estudos. Claro q muitas das minhas colegas tinham menos tempo q eu pra estudar. Eu era casada e tinha 2 filhas, mas não trabalhava fora . Eu nem tinha pretensão de estudar naquele momento pq tinha 1 filha de 8 e outra de 2 anos. Fiz o Enem pra testar meus conhecimentos , mas tive uma nota razoável e consegui uma bolsa pelo ProUni pra estudar numa faculdade perto de casa. A academia era um sonho de criança. Foi enriquecedor e decepcionante 😅
Antes tinha uma suspeita, sempre fui incompreendida, pela família e por todos a minha volta, fiz algumas perguntas a uma amiga minha(psicóloga) e depois ela me mandou um vídeo seu e chorei muito, não tenho diagnóstico, mas a partir dos seus vídeos vou procurar fazer uma consulta, mais detalhada e saber mais de mim, acho que nem eu gostaria de saber, mas até eu preciso me entender para viver é não sobreviver.
Bastante esclarecedor. Obrigada. Era justamente o que eu estava pensando outro dia. Sobre esse limite do que acompanha o Tea e digamos, está embutido no próprio diagnóstico e a partir de qual ponto ganharia de fato outro cid # e a propósito, sobre essa temática eu tenho dúvidas a respeito dos limites que separam uma disfunção executiva do Tea ,por exemplo e onde se iniciaria de fato o TDAH ( seja hiperativo ou desatentivo) # em um adulto ou adolescente. # Meu filho mais velho tem diagnóstico TEA, SD e Dislexia. Meu caçula tem TEA , Dpac , Discalculia. Ambos passam por opiniões de profissionais que divergem ( uns afirmam Tdah. Outros preferem observar mais antes de bater martelo)... E a dúvida surge justamente do ponto ( disfunções executivas) . E meu caçula tem até dúvida a respeito de tbem apresentar a dislexia e não apenas o Dpac ! Tudo é bem minucioso...se confudem muito olhando rápido. Eu tento me ater e observar os detalhes pra conseguir tbem eu mesma identificar melhor certos sintomas dos meus filhos!!! Muito obrigada pelos seus vídeos!!!
Eu não tenho TDI, não consigo dançar prática nenhum esporte, TEA, TDAH,F41.1,G.40, transtorno bipolaridade afetivo, já tive várias depressão,não consegui estudar nem tranquila sou nível 1 de suporte. Eu vim com o combo completo.
Triste e que muitas crianças, antigamente principalmente, sofriam com essa questao da letra ser horrível... varios.castigos as vezes punições fisicas mesmo, horas escrevendo em linhas e linhas ate melhprar a letra. Triste porque a criança nao sabe se defender e os pais sao ignorantes e preguiçosos em nao levarem ao medico.
Doutora seria excelente ter uma avaliação multidisciplinar pois recebi a informação que tenho autismo mas meu psiquiatra é meu neurologista não está se importando com a avaliação da neuropsicologa
Alguém aqui escuta barulho tipo tchá tchá no cérebro? Em épocas da minha vida escuto muito isso, exemplo ao piscar olhos, ou olhar pros lados sem movimentar o rosto... De tempos em tempos tenho isso, junto ao barulho, sinto a boca meio dormente também. A minha impressão nesse momento como se estivesse estivesse escutando uma sinapse elétrica... E as vezes tem um barulho bem mais alto, como fosse PAAAMMM. Nesse momento sinto como se fosse uma pane no cérebro, um curto circuito no cérebro, um choque... Estou numa fase de ouvir muito esse sons, sensações. Senti muito isso também durante a gravidez. Não tenho sensibilidade auditiva, mas tenho esse sensibilidade de ouvir supostos sons vindo do cérebro... Fora sentir uma cosquinha/coceira internamente no abdômen, que não consigo coçar.
Você deveria procurar u.m neurologista e um otorrini para avaliar e fazer exames. Esses barulhos podem ter relação com perda de audição, síndtome da cabeça explosiva (q é escutar sons altos como se algo estivesse explodindo ou batendo dentro da cabeça) ou ter outra causa de fundo.
Obrigada pelas dicas, tenho sim perda auditiva. Refiz exame durante s pandemia porque as máscaras estavam me atrapalhando ainda mais a ouvir. Mas o resultado foi que não tinha aumentado nos últimos 4 anos. Mas realmente pode ter aumentado agora. Obrigada
Eu tbm, algo que tirei da minha vida, embora goste, foi o café, tbm em função da insônia. As vezes me desencadeava enxaqueca. Fico muitos meses sem tomar café, outro dia um vizinho me serviu as 7h da manhã, e tive problemas para dormir a noite.
@@brvn064menina, café me acalma e relaxa que é uma beleza. Devo fazer parte da pq parcela de pessoas q tem baixa sensibilidade a cafeina. Uma vez tomei uma capsula de 500mg de cafeína pq precisava ficar acordada e ativa pra terminar um trabalho, 20 mim depois tinha apagado e só acordei 12 hrs depois grogue como se tivesse de ressaca.😂
3 หลายเดือนก่อน +1
Eu absolutamente não tenho senso de direção e não me lembro dos lugares. Quando as pessoas me explicam caminhos, preciso fingir que sei do que estão falando. Eu vou no mesmo lugar milhares de vezes mas nunca sei onde é ou quando estou chegando. O que é isso? É uma comorbidade do autismo?
Te entendo. Meu senso de localização é péssimo, tb não lembro dos caminhos...se eu passar todo dia pelo mesmo lugar ok, se ficar meses sem passar, mesmo tendo feito parte da minha rotina aquela.rota me desoriento. Tb tenho problemas com direita e esquerda...nome de rua esquece que nunca guardo. Isso já é tão parte da minha vida desde sempre que brinco que o gps.era opcional de fábrica e meu modelo veio sem.😂
3 หลายเดือนก่อน +1
@@llymacedo Paulo Freire disse que nasceu sem bússola, acho q sou eu... Mas me sinto muito dependente.
@@lygia.pereira infelizmente aqui não tem nenhum orgão que ajude pessoas assim como eu . Os médicos aqui faz pouco caso do sofrimento das pessoas e ignoram qualquer problema que a pessoa tenha mesmo sabendo o que é não manifesta interesse em tratar mesmo tendo como tratar. Sofro demais com tudo isso sem falar que também sou PAS e característicamente sou INFJ. Sentimental demais.
A intolerância alimentar à lactose e ao glúten pode estar associada ao autismo? Enxaquecas provocadas por alimentos também (por açúcar, defumados, nozes...) podem estar associadas ao autismo?
@@Claudia-vt2hf Sou autista e estudante de nutrição. Não há estudos conclusivos sobre a lactose e o glúten piorar os traços de autismo. Porém, em relação a enxaqueca, intolerâncias e alergias alimentares pode sim provocar enxaqueca. É um pouco difícil descobrir. Tem que procurar um profissional que trabalha com alergias e intolerâncias alimentares para ver o que pode estar provocando esse sintoma.
Impressionante como os médicos no geral estão desinformados com relação às restrições alimentares e o autismo. Não tenho diagnóstico, mas tive desde sempre muitas destas dificuldades descritas. Relatei ao médico clínico que me atende, mas ele não conseguiu entender porque não consigo comer alguns tipos de carnes e alimentos gordurosos, laticínios. Alguns médicos pensam que autismo é algo só de criança.
No geral, os médicos estão desatualizados. Precisei trocar de psiquiatra, e o médico teve a audácia de falar que o autismo não me traz muitos prejuízos, meu problema é o transtorno de ansiedade. Ele disse que minhas estereotipadas eram uma necessidade de chamar atenção. E ele nem perguntou muito sobre mim e mal quis ler o laudo do outro psiquiatra.
Como se as crianças não se tornasem adultas né
@@LuizFernando-z4j Sim, ou ficassem curadas quando adultas.
@@BiaSolarpunk A gente procura os médicos por estar em sofrimento e se depara com tanta ignorância por parte da maioria deles.
@@patricia_-machadocuradas de autismo? Sério isso?
Eu: Epilepsia, dispepsia crônica, atopia, enxaqueca, intolerância a lactose, dumping , asma, ansiedade, depressão, muita sensibilidade auditiva e por fim a descoberta do tea. Tô fazendo bingo na vida.
Sou autista nível 1 de suporte, o diagnóstico veio aos 43 anos de idade. Sofro de TOC e, mais recentemente, recebi o diagnóstico de transtorno bipolar. Então ouvir esse vídeo me ajudou muito.
Tenho TEA, TDAH (do tipo combinado) e AH/SD. Minha filha tem tudo isso também. Eu sou estabanado, meio digráfico, ansioso, etc, vários desses outros problemas.Outro problema que eu tenho é hipotonia.
Então vocês realmente apresentam o "combo" espectral, @edivanoliveirabarbosa6683! Obrigada por compartilhar um pouco das suas características.
Espero que tenham suporte de qualidade! 🧠
Queria ter te conhecido na minha infância. Tirando a dificuldade na fala e na escola (em matematica eu era RUIM, mas no resto eu era mediana), tudo q vc descreveu era eu. Criança desastrada, desnutrida, ansiosa, ansiosa, depressiva... hoje com laudo de autista e TDAH.
Pois é, @tsubakikarina0309!
As pesquisas indicam que a falta de identificação e suporte precoce pode realmente nos deixar à deriva, cheias de comorbidades.
Felizmente estamos aqui hoje, mais conscientes!
Obrigada pela companhia nos estudos! 🧠
Adorei o vídeo, tanto por ser uma pessoa recém - diagnóstica com TEA e várias coisas do "combo", quanto por ser uma futura psiquiatra, já estou terminando a graduação, sempre amei a psiquiatria, mas agora eu vejo o qnto gde pt desses profissionais estão desatualizados (principalmente com adultos recém - diagnósticados), chega a ser frustrante...
Edit.: inclusive meu sonho inicial de ser neurocirurgiã foi descartado bem rápido, completamente desajeitada nas matérias de cirurgia 😂😂
Oi Lygia! Depois que meus psicos desconfiaram do TEA, uma amiga pedagoga notou que eu trocava as palavras escrevendo e não percebia isso, as vezes esquecia de por palavras. Meu ajuste fino é terrivel. Letra muito feia até hoje, mas já foi pior. Meu ajuste amplo é mais ou menos, caia muito quando criança. Desenvolvi depressão com uns 13 anos e desisti da escola. Sempre fui ansiosa. Lembro de ter crises na adolescencia em que eu me multilava e me batia. Seletividade alimentar era arroz e feijão, mas aceitava comer outros alimentos (menos abobora), desde que tivesse arroz e feijão. Era muito desatenta e só ia bem nas materias que eu gostava. Chegaram a perguntar se eu não era bipolar várias vezes, mas eu nunca tive comportamento de risco na vida, sempre fui muito certinha, não bebo, não fumo, não namoro, não tenho vicio algum. Tive hiperfocos variados ao longo da vida. Um psiquiatra ficou preocupado pq eu criava listas pra trabalhar na faculdade, mal sabe ele que tenho crise de ansiedade com desorganização. Recentemente descobri que não consigo quebrar rotinas, tive a pior crise de ansiedade da vida tentando fazer isso, meu pai teve que ficar 2h do meu lado pra tentar me ajudar. Queria que a sociedade soubesse melhor nos enxergar, mulheres autistas, eu poderia ter tido uma vida diferente se tivesse recebido o diagnostico muito mais cedo na vida, como muitos homens conseguiram.
Sou horrível em matemática consigo até erraria cálculo até usando a calculadora, eu lembro que quando eu estudava eu tinha que me esforçar muito pra poder intender a pergunta e intender a história que eu lia ( tenho dificuldade até hj) eu sou muito desatento ao extremo, não consigo pilotar moto pq preciso pensar rápido e eu não consigo raciocinar rápido e entre outras dificuldades, ultimamente está sendo difícil pra mim viver com tudo isso, sempre achei que era normal ter essas dificuldades, oque mais me desgasta é a sensibilidade auditiva onde eu trabalho é barulho o dia inteiro, saio de lá no final da tarde com um cansaço extremo que esses dias cheguei em casa tomei banho e fui deitar pq precisava de silêncio, e me deu uma ansiedade muito grande e por causa de tudo isso peguei um encaminhamento com o psiquiatra pelo SUS
Obrigada por compartilhar um pouco da sua história, @gustavomateus1133!
E parabéns pela iniciativa de buscar suporte profissional.
Te entendo, também tenho dificuldade extrema em matemática.
Eu tenho seletividade alimentar desde sempre. Na juventude eu tinha infecção urinária de repetição. Numa dessas a bactéria foi para os rins e eu comecei a fazer xixi com sangue. Eu tenho 1,60m e tava com 47kg nesse período. As colegas de trabalho faziam dieta e eu entrei na onda. Eu adorava sopa e elas comiam sopa de repolho no almoço. Sempre fui magra. Até 2021 meu peso era 53kg. Com a chegada das alterações hormonais, da idade, engordei. Agora estou com 60kg. Continuo fazendo minhas atividades físicas como antes. Fico impressionada como tudo mudou tão "de repente".
Qdo fui diagnosticada ,em 2022 , aos 47 anos, fiz uma avaliação neuropsicologica. Meu QI é só um pouco acima da média ( 118), mas na faculdade ( em 2010)eu estava entre as melhores alunas da sala. Gostava muito de ler. Tinha um professor q sempre perguntava se alguém queria ler, eu sempre levantava o dedo ( parecia o burrinho de Sherek) e ele ficava perguntando se não tinha mais alguém 😅
Eu me dedicava muito aos estudos. Claro q muitas das minhas colegas tinham menos tempo q eu pra estudar. Eu era casada e tinha 2 filhas, mas não trabalhava fora . Eu nem tinha pretensão de estudar naquele momento pq tinha 1 filha de 8 e outra de 2 anos. Fiz o Enem pra testar meus conhecimentos , mas tive uma nota razoável e consegui uma bolsa pelo ProUni pra estudar numa faculdade perto de casa. A academia era um sonho de criança. Foi enriquecedor e decepcionante 😅
Só um adendo, seu qi tá bem acima da média nacional que é 87, e entra em inteligencia superior pro ranking geral. Fique feliz! 👏🏻
Antes tinha uma suspeita, sempre fui incompreendida, pela família e por todos a minha volta, fiz algumas perguntas a uma amiga minha(psicóloga) e depois ela me mandou um vídeo seu e chorei muito, não tenho diagnóstico, mas a partir dos seus vídeos vou procurar fazer uma consulta, mais detalhada e saber mais de mim, acho que nem eu gostaria de saber, mas até eu preciso me entender para viver é não sobreviver.
Bastante esclarecedor. Obrigada. Era justamente o que eu estava pensando outro dia. Sobre esse limite do que acompanha o Tea e digamos, está embutido no próprio diagnóstico e a partir de qual ponto ganharia de fato outro cid # e a propósito, sobre essa temática eu tenho dúvidas a respeito dos limites que separam uma disfunção executiva do Tea ,por exemplo e onde se iniciaria de fato o TDAH ( seja hiperativo ou desatentivo) # em um adulto ou adolescente. # Meu filho mais velho tem diagnóstico TEA, SD e Dislexia. Meu caçula tem TEA , Dpac , Discalculia. Ambos passam por opiniões de profissionais que divergem ( uns afirmam Tdah. Outros preferem observar mais antes de bater martelo)... E a dúvida surge justamente do ponto ( disfunções executivas) . E meu caçula tem até dúvida a respeito de tbem apresentar a dislexia e não apenas o Dpac ! Tudo é bem minucioso...se confudem muito olhando rápido. Eu tento me ater e observar os detalhes pra conseguir tbem eu mesma identificar melhor certos sintomas dos meus filhos!!! Muito obrigada pelos seus vídeos!!!
Você poderia falar sobre a Despersonalização e TDAH juntos
Claro, @leeeunhae9868!
Vamos falar sobre esse tema!
Obrigada pela sugestão.🌻
Eu não tenho TDI, não consigo dançar prática nenhum esporte, TEA, TDAH,F41.1,G.40, transtorno bipolaridade afetivo, já tive várias depressão,não consegui estudar nem tranquila sou nível 1 de suporte.
Eu vim com o combo completo.
Conteúdo muito importante!!! Necessário avaliar as comorbidades e tratar para que possamos ver evolução! As comorbidades são muito frequentes!!❤
Triste e que muitas crianças, antigamente principalmente, sofriam com essa questao da letra ser horrível... varios.castigos as vezes punições fisicas mesmo, horas escrevendo em linhas e linhas ate melhprar a letra.
Triste porque a criança nao sabe se defender e os pais sao ignorantes e preguiçosos em nao levarem ao medico.
Doutora seria excelente ter uma avaliação multidisciplinar pois recebi a informação que tenho autismo mas meu psiquiatra é meu neurologista não está se importando com a avaliação da neuropsicologa
Eu tenho fobia social desde a pre adolescência, e agora estou em investigação para saber se tenho Tea e ou bipolaridade.
A camuflagem é a exaustão pode levar a convulsões não diagnosticadas.
Até hj minha caligrafia é "ruim", tenho que me concentrar muito e tentar escrever bem devagar pra sair legível
Se qro q algm entenda o q escrevo tenho q usar letra de forma e com cuidado ainda
Alguém aqui escuta barulho tipo tchá tchá no cérebro? Em épocas da minha vida escuto muito isso, exemplo ao piscar olhos, ou olhar pros lados sem movimentar o rosto... De tempos em tempos tenho isso, junto ao barulho, sinto a boca meio dormente também.
A minha impressão nesse momento como se estivesse estivesse escutando uma sinapse elétrica...
E as vezes tem um barulho bem mais alto, como fosse PAAAMMM. Nesse momento sinto como se fosse uma pane no cérebro, um curto circuito no cérebro, um choque...
Estou numa fase de ouvir muito esse sons, sensações. Senti muito isso também durante a gravidez.
Não tenho sensibilidade auditiva, mas tenho esse sensibilidade de ouvir supostos sons vindo do cérebro...
Fora sentir uma cosquinha/coceira internamente no abdômen, que não consigo coçar.
Você deveria procurar u.m neurologista e um otorrini para avaliar e fazer exames. Esses barulhos podem ter relação com perda de audição, síndtome da cabeça explosiva (q é escutar sons altos como se algo estivesse explodindo ou batendo dentro da cabeça) ou ter outra causa de fundo.
Obrigada pelas dicas, tenho sim perda auditiva. Refiz exame durante s pandemia porque as máscaras estavam me atrapalhando ainda mais a ouvir. Mas o resultado foi que não tinha aumentado nos últimos 4 anos. Mas realmente pode ter aumentado agora. Obrigada
Tea se mutila?
TEA percebe situações de injustiça entre as pessoas?
TEA faz a cara ( expressao) de acordo c seus pensamentos , para as pessoas?
Eu faço tudo isso 😊não sei disfarçar. 😅
Mutilação tem muitola relação com ansiedade e depressão.
Será que é possível ter sensibilidade sensorial, incluindo alimentar, somente por fatores externos? Por exemplo, apenas seguindo o modelo da mãe?
Transtorno Afetivo Bipolar, TDAH e por fim TEA. Nessa ordem, é comum?
Eu chamo o meu combo de TTT: TEA, TAB e TOC. 😢
Eu tenho enxaquecas desde criança pelo excesso de informações e estímulos.
Eu tbm, algo que tirei da minha vida, embora goste, foi o café, tbm em função da insônia.
As vezes me desencadeava enxaqueca.
Fico muitos meses sem tomar café, outro dia um vizinho me serviu as 7h da manhã, e tive problemas para dormir a noite.
@@brvn064menina, café me acalma e relaxa que é uma beleza. Devo fazer parte da pq parcela de pessoas q tem baixa sensibilidade a cafeina. Uma vez tomei uma capsula de 500mg de cafeína pq precisava ficar acordada e ativa pra terminar um trabalho, 20 mim depois tinha apagado e só acordei 12 hrs depois grogue como se tivesse de ressaca.😂
Eu absolutamente não tenho senso de direção e não me lembro dos lugares. Quando as pessoas me explicam caminhos, preciso fingir que sei do que estão falando. Eu vou no mesmo lugar milhares de vezes mas nunca sei onde é ou quando estou chegando. O que é isso? É uma comorbidade do autismo?
Te entendo. Meu senso de localização é péssimo, tb não lembro dos caminhos...se eu passar todo dia pelo mesmo lugar ok, se ficar meses sem passar, mesmo tendo feito parte da minha rotina aquela.rota me desoriento. Tb tenho problemas com direita e esquerda...nome de rua esquece que nunca guardo. Isso já é tão parte da minha vida desde sempre que brinco que o gps.era opcional de fábrica e meu modelo veio sem.😂
@@llymacedo Paulo Freire disse que nasceu sem bússola, acho q sou eu... Mas me sinto muito dependente.
Meu diagnóstico mais parece uma coligação partidária, TEA1, TDM, TAG e TDAH (combinado).
Sou Autista, TDAH e tenho dispraxia, alem disso tenho TAG.
😢 todinho eu o que você falou 😢
Espero que tenha suporte de qualidade, @domingosnascimento122. 🧠
@@lygia.pereira infelizmente aqui não tem nenhum orgão que ajude pessoas assim como eu . Os médicos aqui faz pouco caso do sofrimento das pessoas e ignoram qualquer problema que a pessoa tenha mesmo sabendo o que é não manifesta interesse em tratar mesmo tendo como tratar.
Sofro demais com tudo isso sem falar que também sou PAS e característicamente sou INFJ. Sentimental demais.
Olá! Outro dia eu vi uma criança com síndrome de Down e com autismo. Isso é raro?
Olá, @cidasouza9839!
Sim, a prevalência de autismo em crianças T21 pode ser cinco vezes mais alta do que na população em geral.
A intolerância alimentar à lactose e ao glúten pode estar associada ao autismo? Enxaquecas provocadas por alimentos também (por açúcar, defumados, nozes...) podem estar associadas ao autismo?
@@Claudia-vt2hf Sou autista e estudante de nutrição. Não há estudos conclusivos sobre a lactose e o glúten piorar os traços de autismo. Porém, em relação a enxaqueca, intolerâncias e alergias alimentares pode sim provocar enxaqueca. É um pouco difícil descobrir. Tem que procurar um profissional que trabalha com alergias e intolerâncias alimentares para ver o que pode estar provocando esse sintoma.
💖
💜✨♾️✨🧠
Eu : TEA, TAB, TDAH e TAG