31:20 as vezes saber como se chama aquilo que você sente e convive é um grande alivio, eu entendo perfeitamente porque você comemorou. Ter diagnotico fecha do que quer que seja ajuda a sabe determinados tratamentos ou medicações podem te ajudar. E isso não se estende a só neurodivergencia. Imagina ter algo como uma macha ou algo do tipo saindo do seu corpo e como você não sabe nem o nome daquilo, que remedio vai tomar, ainda mais quando os que você experimenta não resolve.
@@luancarvalho1310 perfeitamente, obrigada pelo comentário 💖 infelizmente muita gente vê como absurdo o alívio porque não conviveu com a angústia de não saber o que tá acontecendo - ou simplesmente por preconceito né, por achar que é errado ser feliz sendo autista rs
Fui diagnosticada semana passada aos 51 anos. TEA nivel 2 e TDAH. Um alívio, mas ainda estou processando. Professora universitária, casada etc. Fiz testes com neuropsicóloga e quem deu o laudo foi a neurologista. Fiz a CIPTEA.
@@nalvapinheiro5213 imagina viver a vida toda sem saber o que você tem :) não é sobre o diagnóstico em si, e sim em encontrar a resposta de porque a gente é do jeito que é e, a partir disso, buscar ferramentas pra viver melhor!
Durante minha avaliação diagnóstica, foi muito importante o psiquiatra e a neuropsicóloga me esclarecerem que a diferença de entender o que era jeitinho e o que era transtorno: o prejuízo. O transtorno sempre vem com prejuízo. Podemos aprender a lidar e a viver melhor com ele.
Que legal essa conversa de vocês. Tenho 45 anos e fui diagnosticada com autismo no ano passado. Ainda estou aprendendo a me observar e a reconhecer os meus comportamentos.
o psicologo pode diagnosticar (ou ter um laudo), Porém, geralmente você vai querer se medicar, e pra isso é preciso ir a um psiquiatra, e é ai que tá! muitos precisam de um viés de confirmação, daí pedem uma avaliação neuropsicologica, que já é um outro profissional que realiza, no caso o neuropsicólogo ( que é uma especialização )
Legal, eu não sabia que a questão da memória era mais uma característica do autismo; eu sou o tipo de pessoa capaz de assistir um filme pela segunda vez sem lembrar que já tinha assistido 😮
@@sorayabruxel3746 pois então! quanto mais a gente aprende, mais encontramos neurotipias na gente mesma hehe mas muitas vezes podem ser só características nossas, pro autismo especificamente uma das “linhas de corte” é viver essas limitações desde a infância :)
Vocês foram muito responsáveis em todas as colocações. Esse vídeo é uma utilidade pública! 💚 O meu namorado também foi diagnosticado, porém foi já na infância, e há muito pouco tempo descobrimos que o autismo não envolve apenas questões psíquicas mas também metabólicas, vale a pena pesquisar sobre isso e existem inclusive nutricionistas voltados para pessoas autistas.
Oii. Eu sou o namorado autista rsrsrs❤ Ser autista não é só um jeito diferente de ser . É extremamente necessário deixar isso claro. Existe a neuro divergência com saúde e a neuro divergência com comorbidades. O metabolismo do autismo é diferente do metabolismo de uma pessoa típica. Os órgãos que constroem os sistemas precisam de suporte!!! Por exemplo: sistema digestório, sistema endócrino.... Exatamente isso, suporte de vitaminas, nutracêuticos e fitoterápicos. Muito de ouve falar de Fluoxetina pra acordar e Risperidona pra dormir. Por favor, não !!! Dificilmente, é necessário, na maioria das vezes não. Até chegar a esse extremo ruim (por que são muitos efeitos colaterais), existe todo um caminho. 🚨 Exames de sondagens para comorbidades são necessários. 🚨 Alimentação diferenciada é extremamente importante juntamente com atenção para microbiota intestinal.... 🚨 Atenção especial as adrenais !!! 🚨 Atenção especial a mitocôndrias !!! 🚨 Todo autista sempre tem um problema de adrenal 🚨 # Se disserem ao contrário disso, por favor, me apresentem um autista que não tenha. 🚨 Não existe um autista que não tenha algum órgão ou sistema em desequilíbrio. Sempre exitem ajustes a fazer. 🌟 Vitaminas, fitoterápicos e nutracêuticos, juntamente com uma alimentação natural e equilibrada, serão esse suporte 🌟 🌟 Acolhimento e rede de apoio são muito importantes 🫂🌻 Parece assustador ... E é assustador, mas é possível ter saúde, custa caro, mas é possível, Infelismente no Brasil os suplementos não são tão acessíveis. 🚨 Existimos... somos muitos, o SUS não pode mais nos ignorar ! 🌻Ainda há muito a ser falado sobre esse assunto. Perguntem- me !!!
@@meso2564 Nossa, muito obrigada pelo resumo! Sobre sensibilidade auditiva, sons nos ouvidos (zumbidos, sinos) vc sabe dizer se tem alguma relação com essa questão do metabolismo do autista? Estou com tanta sensibilidade ao som, mas ao usar o abafador escuto uma orquestra sinfônica... ininterrupta
@@meso2564 Concordo que o autista é muito mais susceptível a tudo isso que você falou, mas quando se fala de intervenções, suplementos, nutracêuticos, fitoterápicos, todos eles também podem custar bastante, inclusive alguns são mais caros que medicamentos, sem contar que muitos não possuem evidência científica sólida. Claro que cada caso é único e pode ser avaliado o uso destes, mas de forma geral investir em hábitos saudáveis são formas mais seguras. Todo aquele papo de bons hábitos é muito importante, e no autista eu diria que controle de sono e ciclo circadiano são cruciais. Então sempre procurar fazer uma higiene do sono adequada, se expor ao sol, inclusive para o que o relógio de secreção do cortisol seja ajustado e compense as adrenais.
Nossa eu sou autista e a pessoa que trabalhava em casa ha muitos amo e era como uma mãe pra mim pediu pra aposentar, quebrou minha rotina, eu esqueço de comer, ai tarde da noite eu lembro e ai eu peço uma comida muito gorda mas eu estou com muita dificuldade de evacuar e estou emagrecendo loucamente, não sei oq fazer, completamente perdida
Isso não é só uma característica dele, por ser homem, minha filha é assim não encontra nada, quê está em sua frente, ela também é autista, foi diagnosticada aos 28 anos.
Eu vou iniciar esse processo, meu plano de saúde cobre e fiquei muito aliviado com isso! Eu tenho esse mesmo medo que ele tinha, de ser diagnosticado de que não tenho nada, justamente pq tenho algumas dificuldades que acredito serem por conta de alguma neurodivergência… é engraçado isso, é tipo um desespero para descobrir que algo que te incomoda tem uma razão de existir!
@@rodrigonascimento1461 por isso me revolta tanto o povo no vídeo do chá revelação que eu fiz criticando a gente comemorar o diagnóstico, eles não sabem como é a angústia de não se compreender 🫠
Depois do laudo qual foi o tratamento seguido ? Minha filha teve diagnostico (laudo)de TEA Nivel 1 , tdha e tod. Ainda nao encontramos alguma instituicao que faça um atendimento adequadado para adultos com diagnostico tardio e que seja acessivel financeiramente. Depois do laudo tem-se um caminho longo de terapias e tratamento medicamentoso.
@@Sophie-h2i5h oi, lídia! no caso do pedro, o psiquiatra deu a opção de tentar medicação pro tdah, mas ele optou por não fazer até o momento. ele só seguiu a terapia normalmente, pra ele foi mais uma questão de autoconhecimento e ajustar a rotina mesmo!
Meu caso é semelhante ao do Pedro, sempre suspeitei de TDAH, até porque meu irmão tem esse dignóstico e há um fator genético envolvido. Fui em um psiquiatra e ele falou que era só ansiedade, testei várias medicações para ansiedade, todas sem sucesso. Daí agora passei por 2 psicólogos e ambos estão suspeitando de TEA. Confesso que tô com medo do laudo da neuropsicóloga vir com resultado "normal' e eu ser só absurdamente desajustado.
@@joaopaulomoreira9865 eu tava morrendo desse medo também! mas agora que tô passando pelo processo, ter essa troca com a neuropsicóloga só ajudou 🫶🏻 espero que você também encontre algum profissional que possa acolher essa angústia
Eu gostaria muito de fazer esse laudo, mas não tenho nenhuma indicação confiável, uma pena ter tantos profissionais ruins, tenho medo de iniciar um tratamento e tomar remédio de maneira equivocada. A complexidade desse diagnóstico fica difícil pra mim, pq tenho dificuldade de levar isso adiante e minha família não vai me ajudar, aliás nem queria que soubessem
oi, cintia! eu to no processo de avaliação pelo meu plano de saúde (unimed) e entendo essa preocupação :( quando a gente não tem um médico de confiança ou boas indicações fica difícil saber em quem confiar, né?
Meu neto tem 12 anos desde 2 anos eu suspeito de autismo mas os pais e a avó paterna resistiram ate agora por essa possibilidade.mas Ano passado o professor enviou um encaminhamento para avaliação.depois de algumas seções com psicologos veio o diagnóstico de tea nível 1 com TDAH
@@veraluciarangel1517 é muito difícil lidar com a negação da família né 🥺 mas infelizmente é o mais comum, e entendo também. que bom que alguém de fora conseguiu dar esse empurrão e vocês tiveram essa resposta!
Caraca! Ameiiiiiii... Eu morando no RJ, parei aqui por um acaso, e quase no final... Vocês falam que estão em Blumenau! Eu sou Blumenauense... Imagina minha cara...😮 Tive que escrever... Eu tenho minhas dúvidas sobre EU... Um histórico muito chato durante a vida e o problema de fugir e postergar tudooooo! Inclusive os encaminhamentos dos psiquiatras, consultas com psicólogas... Abandono tudo... E tenho sempre a dúvida, mas sempre irei falar... Depois do acontecimento tão eu vou... Amanhã... Depois e passa dias, meses, anos e assim levo a vida... Sou diagnósticada com ansiedade e mais algumas coisas para investigar... Mas é tão difícil eu terminar qualquer coisa na minha vida... Continuar qualquer coisa e ainda ter o desejo... Mas quando descubro entro de cabeça igual a quem vai a uma guerra... Mas depois a repetição o desmotivo sem motivo sem interesse algum... Difícil ser eu... Mas quem sabe um dia...
@@PATRICIACZAPLINSKY que coincidência ter parado aqui! que bom que se sentiu acolhida 💖 e ambos entendemos SUPER essa questão 🫠 somos profissionais nisso rs
@@alicekieneng Por favor, estou na casa do meu pai em Blumenau, quais profissionais vocês indicariam para me encorajar e fazer a minha avaliação, precisando urgente ter atitude para ir até o final, mas alguns profissionais acabaram fazendo um diagnóstico sem realizar nenhum exame.
Meu marido já tinha comportamento diferente antes do nosso primeiro filho nascer, mas eu me cobrava comparando com o relacionamento anterior. Quando meu filho foi diagnosticado, parece que um mundo se abriu e nesse mundo meu marido se encaixou. Já conversei muito, peço pra ele ir atrás do diagnóstico e acompanhamento, mas ele nega muito, apesar de eu mostrar no dia a dia as dificuldades. Os profissionais também são muito despreparados. Um psiquiatra me chamou de louca, com a justificativa de ser impossível meu marido ser autista e ser engenheiro 😂. Uma outra psiquiatra falou que é impossível, pois ele precisa querer o diagnóstico. Aqui o que pega bastante são os rituais e a falta de naturalidade, pois parece tudo mecânico por conta dos rituais...nada é espontâneo. Digo pra ele que com diagnóstico poderia ter uma direção melhor para a família.
@@FabianaGastaldo a espontaneidade também me faz falta, mesmo eu compreendendo a limitação 😅 mas eita que triste saber que temos profissionais que ainda reproduzem esse preconceito né
Pedro, vc está vendo a parte de nutrição com algum profissional? Eu ouvi dizer q faz diferença tanto pra TDAH como no caso de autismo e até a ansiedade. Eu não fui atrás de diagnóstico, mas estou começando por essa parte de nutrição, cortando glúten, lactose e açúcar branco, corrigindo a digestão e tomando probiótico pro intestino + suplementando vitaminas. Eu tenho esperança q só essa parte resolva meu problema, veremos.
oi, cintia! vi só agora sua mensagem, mas realmente não é algo que pensamos até então, mas os comentários ajudaram muito a gente a entender melhor essa parte
@@alicekieneng , olha, quanto mais pesquiso essa parte de nutrição e o problema dos ultraprocessados, do glúten e da lactose, mais estarrecida eu fico. O meu tratamento já está dando um grande resultado na minha fadiga, falta de energia, ansiedade, trouxe clareza mental, e não faz muito tempo (17 dias), a nutricionista me disse que demora 3 meses pro corpo se recuperar, mas já estou colhendo resultados importantes. No meu caso tenho síndrome do ovário policístico (isso por si só já dá névoa mental, muito sono e cansaço, depressão, ansiedade, pode dar diabete etc por causa da resistência à insulina, eu descobri tudo isso com uma nutri na internet especialista em SOP pq ela tb tem o problema, apesar de não ter cura, eu não sabia que dava pra tratar os sintomas só mudando alimentação e estilo de vida, como eu descobri SOP aos 14 anos, eu fui à gineco que me prescreveu anticoncepcional e hj sei que piora a SOP apesar de acalmar os sintomas e tb me trouxe outros problemas, como piorar a minha enxaqueca, sem contar o risco de AVC, ainda mais pq eu tive uma vez enxaqueca com aura por 7 dias por causa do anticoncepcional), eu tenho enxaqueca desde criança e só na semana passada descobri que enxaqueca não é só quando estou com dor de cabeça, enjôo, fotofobia e irritação com barulho pq aumentam a dor, eu descobri que é um problema neurológico que desencadeia um monte de outros problemas como fadiga, intensifica dores no corpo pq os neurônios ficam mais agitados em quem tem enxaqueca e o cérebro lê qq coisa como dor, pode ser confundindo com TDAH pq tb dá problema de memória, cognição e foco, tb névoa mental, dá bruxismo, inclusive se comer muito açúcar, tomar cafeína/comer chocolate piora essa parte da atividade cerebral que é mais acelerada por conta da enxaqueca, tb dá ansiedade, pode ser confundida com depressão etc, ou seja, é um problema neurológico complexo que afeta o corpo inteiro e poucos médicos sabem disso e tratam dessa maneira. A nutricionista Denise Carreiro fala sobre a questão da importância da nutrição pra quem tem autismo, ela diz q melhora a resposta ao tratamento do autista e a qualidade de vida, ela tb fala sobre TDAH. Pesquise os vídeos da Denise na internet, vale a pena assistir todos.
Minha psiquiatra na primeira consulta me encaminhou para um neuro com suspeita de tea, e eu nao entendi, isso nunca foi discutido aqui em casa. Minha mãe disse que tem muita chance de eu nao ter, por que eu tinha coleguinha, eu conversava mt (apesar de na maioria das vzs os outros n entender por ser rapido) e eu era uma criança quieta tb, nao fui mt agitada. Só que tem certas coisas que eu nao entendo, outras que eu tenho dificuldade... entao eu estou mt nervosa com td isso, de ir la e no final nao ser nd... eu ser só preguiçosa, nao sei...
@@Kesswu eu entendo o medo de não ter nada 🥲 mas importante lembrar que o autismo se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, especialmente entre homens e mulheres! talvez uma abordagem que cause menos frustração é fazer a avaliação com a neuro só pra autoconhecimento, ao invés de criar essa expectativa do diagnóstico. de qualquer forma, você vai encontrar mais respostas pra lidar melhor com suas questões 💖
Eu considero que a quantidade de prejuízo que determinadas características promovem na nossa vida é que determina a existência de um transtorno. Obrigada por compartilhar a experiência de vcs.
@@Rossana0707 descreveu perfeitamente! acho que muitas pessoas têm dificuldade de entender que esses prejuízos precisam existir pro diagnóstico chegar e fazem julgamentos a partir de um vídeo 😅
No meu caso, pedi para a psiquiatra me encaminhar para conseguir um exame e fui ignorada. Diagnosticada com transtorno de personalidade dependente com traço de borderline, nao me sinto bem, parece que ta tudo bagunçado, meu namorado e minha sogra que trabalharam com area publica e assistencia ao INSS, me incentivam a ir atras de um profissional especializado mas acabo ficando impacada tanto pelo medo quanto pelo dinheiro.
Eu também tenho esse incômodo de que parece que está tudo bagunçado 😮 Eu não tenho diagnóstico nenhum... É uma sensação horrível, fico irritada, me tira o prazer de determinadas atividades e também prejudica minhas decisões.
sinto muito pela experiência :( eu consegui minha avaliação pelo plano de saúde e to tendo uma ótima experiência! não sei como funciona pelo SUS, mas sei que é uma alternativa também
Pedro, usa a Alexia pra te ajudar a lembrar ou Google Agenda ou agenda de papel. Eu coloco papel solto em todo lugar com tudo escrito pq eu realmente esqueço ou aquilo me dá ansiedade
Que bom que vcs falaram um pouco sobre os custos. 2500reais foram os testes e entrevistas para chegar ao laudo? Fora isso tem que ter o encaminhamento de um médico (neurologista ou psiquiatra) ou psicólogo para poder fazer os testes, né? Se entendi direito foram +-8 visitas para fazer os testes (1x/semana). Além de uma visita inicial e talvez algumas visitas de entrevistas. Mais ou menos isso? Pelo tempo que leva do profissional o preço parece justo. Agora se a gente tem 2500reais para investir são outros 500😅
isso mesmo! esse valor que o pedro pagou foi pelas 8 consultas + 1 comigo e 1 com a mãe dele! concordo que apesar de um investimento que pesa pra gente, é um valor que faz todo sentido pelas horas do profissional - até porque a avaliação vai além das sessões, né? quem encaminhou ele foi um neurologista (que ele havia consultado pelo plano) e depois precisou retornar com o psiquiatra (que aí precisou pagar particular porque ficou sem plano rs) pra fechar o laudo a partir da avaliação dito isso, uma amiga tá fazendo toda a avaliação neuropsicológica pela unimed e, apesar de não ser o mesmo tempo que o profissional pode dedicar, parece ser uma alternativa viável :)
Nossa! Algumas coisas estragam o meu dia e tiram a minha energia, às vezes preciso dormir pra me recuperar e quando não posso dormir fico muito irritada e perco a vontade de viver ou fico aérea e nem vejo a hora passar, não rendo nada.
pois é, cintia... quando veio o diagnóstico e eu ainda tava processando tudo, lembro que questionei uma amiga mãe de autista se era justo o pedro, que até então "viveu normalmente" usar fila preferencial ou qualquer coisa do tipo e ela citou essa questão de como coisas mundanas CANSAM os autistas, e me fez rever muita coisa!
Obrigada por compartilhar ! Sou mãe de 2 autistas e meu espos foi recém diagnosticado também. Alguns pontos que gostaria de ressaltar : ✔️ O acolhimento ao neurodivergente é imprescindível sim, nisso não há dúvidas. ✔️ Terapia para o companheiro e família é MUITO IMPORTANTE. Porque sim, adoecemos. Infelizmente alguns comportamentos do meu esposo até a chegada do diagnóstico me adoeceram. E precisamos estar bem mentalmente pra encarar e superar os desafios. ✔️ É muito importante também que o neurodivergente aceite as ferramentas para lidar melhor com o seu funcionamento. Seja por terapia, seja medicações. É todo um conjunto para que danos sejam minimizados. E potencialidades sejam ressaltadas e ganhem força. ✔️ E sim, a neuroavaliacao pode e deve ser feita pelo convênio médico. Eles não podem negar. Aqui, fizemos a neuroavaliacao do meu esposo e filho pelo convênio médico. As peças vão se encaixando e muitas coisas vão fazendo sentido. Ps. Parabéns Pedro, pelas suas palavras no final do vídeo 👏👏👏
Eu devo ter algum problema pois, eu não me considero uma pessoa anciosa, a menos em casos especificos, mas uma pessoa como essa moça anciosissima, me deixa extremamente agitada, anciosa e com vontade de correr para bem longe! Me irrita profundamente! Não me leve a mal, tenho um filho assim tambem e eu sinto a mesma coisa com ele e com outros pessoas tambem.
Olá! Após pagar o valor alto para a neuropsico, teve que pagar um valor alto também para o psiquiatra validar tudo? Teve que refazer os testes com psiquiatra ou não teve necessidade?
@@diogomori9455 oi, diogo! o laudo final apenas o psiquiatra dá, então ele precisou retornar. então sim, como ele tá sem plano agora, vou mais uma despesa 🫠 mas o psiquiatra só analisa os resultados do teste que já foi feito mesmo
Eu não sou autista, pois olho nos olhos e não sou inteligente, então não será de forma ofensiva o que vou comentar, mas eu tenho esse problema de conversa, mas no meu caso é burrice mesmo, mas eu esqueço tudo que foi falado, mesmo tendo uma conversa olho no olho; um outro problema é entregar algo que eu fiz, e se a pessoa quer algo sobre o que eu fiz, eu não lembro que fiz, exemplo: fiz uma análise de algo, entreguei, no outro dia se me perguntarem algo sobre a análise, eu vou lá e falo "ah, deixa que vou verificar se isso aconteceu" ou dependendo da situação, eu viajo na informação de forma errada, como qdo uma vez teve festa na piscina na empresa, eu não conseguia entender até alguém me falar que a festa seria com todos vestidos. O nível da burrice é extremo (não estou ofendendo), mas eu aprendi a evitar as pessoas, tenho amigos de longa data e pela compreensão deles, me basta, pois depois de tanta cara feia e olho virado por conta desse comportamento burro, eu prefiro me distanciar e evitar qq tipo de conversa.
@@fernandadesamuel oi, fernanda! impossível te diagnosticar a partir de qualquer relato teu, só queria esclarecer que, além de cada autista ser único e não existir uma regra de comportamento, em mulheres ele foge mais ainda de estereótipos! e a questão que você chama de “burrice”, também não são todos autistas que são superdotados, o pedro mesmo não é um deles 😅 obrigada por compartilhar, só queria deixar claro pra quem mais fosse ler que isso não isenta uma possibilidade 🫶🏻
Meu filho é neurodivergente e sofri muito,errei tambem,e o diagnostico para mim me deu um alívio.Hoje meu filho tem 19 anos e faz universidade em outra cidade,morando sozinho,Grande vitória!
@@a.f.a4761 estou em avaliação pra tdah, mas nenhum psiquiatra que me acompanha há anos acha remotamente possível eu ser autista kkk por que você diz isso?
mas quanto dinheiro preciso pra isso? visitar um dentista já é um suplício, pela grana que voa, imagina visitar neuro, psiquiatra, TO, fono.. tá louco!? quanto custa isso? preciso ter quanto no bolso pra tirar meu diagnóstico? pobre não pode ter diagnóstico não? vai me dizer que basta ir no SUS?
mandei a necessidade de ter um laudo para o inferno. tenho mais de 60 anos, vivo no campo, sem vizinhos nem nada, minha mulher me ajuda, e nunca mais quero entrar num ambiente corporativo. Estou desmacarando mais e mais e como dizem, 'fique velho e diga verdades'. Laudo pra quê mesmo?
@@wadilsono laudo pra se entender melhor, ter direitos e encontrar respostas :) eu tô fazendo pelo pano e felizmente consegui por um valor mais acessível que ele.
@@alicekienengok, mas não pra mim. Isso é muito pouco frente ao desgaste e fortuna que gastarei. Conhecer-me? Com um terapeuta parvo ou néscio? Direitos? No Brasil?
@@cleideb6393 simmm, acho que muito daqui é a combinação com o tdah também 😅 que inclusive o psiquiatra fechou o diagnóstico também. mas fascinante como realmente é um espectro e cada caso é único, né?
@@jussaraoliveiradearaujolon950 a gente tá tendo que correr atrás de resolver a saúde mental que a geração de vocês estragou 🫶🏻 felizes por ter essa oportunidade enquanto vocês preferem se afundar em amargura ao invés de buscar ajuda
pra quem quiser atualizações, postamos um vídeo de tudo que mudou seis meses após o diagnóstico
Essa menina é muito inteligente! Acho lindo uma pessoa pegar na hora o que a outra pessoa vai falar, e fora que o português e a dicção são show!
@@fernandadesamuel poxa, muito obrigada pelo comentário 💖 tendo a ser muito crítica comigo mesma e sempre é bom ver como os outros me enxergam ✨
Não tem como ser mais perfeitos em todas as colocações de vcs. A comunidade autista só ganha com tanta lucidez e franqueza. Obrigada por tanto. ❤
nada me deixa mais feliz do que esse comentário 💖
31:20 as vezes saber como se chama aquilo que você sente e convive é um grande alivio, eu entendo perfeitamente porque você comemorou. Ter diagnotico fecha do que quer que seja ajuda a sabe determinados tratamentos ou medicações podem te ajudar. E isso não se estende a só neurodivergencia. Imagina ter algo como uma macha ou algo do tipo saindo do seu corpo e como você não sabe nem o nome daquilo, que remedio vai tomar, ainda mais quando os que você experimenta não resolve.
@@luancarvalho1310 perfeitamente, obrigada pelo comentário 💖 infelizmente muita gente vê como absurdo o alívio porque não conviveu com a angústia de não saber o que tá acontecendo - ou simplesmente por preconceito né, por achar que é errado ser feliz sendo autista rs
TDAH e autismo compartilham de muitas caracteristicas. Bastante mesmo. Há mais semelhanças do que diferenças.
Fui diagnosticada semana passada aos 51 anos. TEA nivel 2 e TDAH.
Um alívio, mas ainda estou processando. Professora universitária, casada etc. Fiz testes com neuropsicóloga e quem deu o laudo foi a neurologista. Fiz a CIPTEA.
que bom que, mesmo tanto tempo depois, você encontrou sua resposta 💖 que daqui pra frente as coisas sejam mais leves!
Alívio??
@@nalvapinheiro5213 imagina viver a vida toda sem saber o que você tem :) não é sobre o diagnóstico em si, e sim em encontrar a resposta de porque a gente é do jeito que é e, a partir disso, buscar ferramentas pra viver melhor!
@@nalvapinheiro5213 total!
@@alicekieneng obrigada!
Durante minha avaliação diagnóstica, foi muito importante o psiquiatra e a neuropsicóloga me esclarecerem que a diferença de entender o que era jeitinho e o que era transtorno: o prejuízo.
O transtorno sempre vem com prejuízo. Podemos aprender a lidar e a viver melhor com ele.
@@smoraisjuliana comentário perfeito! 💞
Que legal essa conversa de vocês. Tenho 45 anos e fui diagnosticada com autismo no ano passado. Ainda estou aprendendo a me observar e a reconhecer os meus comportamentos.
@@Jackie_Sales é um processo longo, né? mas que bom o diagnóstico já foi confirmado 💖
o psicologo pode diagnosticar (ou ter um laudo), Porém, geralmente você vai querer se medicar, e pra isso é preciso ir a um psiquiatra, e é ai que tá! muitos precisam de um viés de confirmação, daí pedem uma avaliação neuropsicologica, que já é um outro profissional que realiza, no caso o neuropsicólogo ( que é uma especialização )
Legal, eu não sabia que a questão da memória era mais uma característica do autismo; eu sou o tipo de pessoa capaz de assistir um filme pela segunda vez sem lembrar que já tinha assistido 😮
@@sorayabruxel3746 pois então! quanto mais a gente aprende, mais encontramos neurotipias na gente mesma hehe mas muitas vezes podem ser só características nossas, pro autismo especificamente uma das “linhas de corte” é viver essas limitações desde a infância :)
Vocês foram muito responsáveis em todas as colocações. Esse vídeo é uma utilidade pública! 💚
O meu namorado também foi diagnosticado, porém foi já na infância, e há muito pouco tempo descobrimos que o autismo não envolve apenas questões psíquicas mas também metabólicas, vale a pena pesquisar sobre isso e existem inclusive nutricionistas voltados para pessoas autistas.
não sabia! que comentário importante, muito obrigada 💖
Oii.
Eu sou o namorado autista rsrsrs❤
Ser autista não é só um jeito diferente de ser .
É extremamente necessário deixar isso claro.
Existe a neuro divergência com saúde e a neuro divergência com comorbidades.
O metabolismo do autismo é diferente do metabolismo de uma pessoa típica.
Os órgãos que constroem os sistemas precisam de suporte!!!
Por exemplo: sistema digestório, sistema endócrino....
Exatamente isso, suporte de vitaminas, nutracêuticos e fitoterápicos.
Muito de ouve falar de Fluoxetina pra acordar e Risperidona pra dormir.
Por favor, não !!!
Dificilmente, é necessário, na maioria das vezes não.
Até chegar a esse extremo ruim (por que são muitos efeitos colaterais), existe todo um caminho.
🚨 Exames de sondagens para comorbidades são necessários.
🚨 Alimentação diferenciada é extremamente importante juntamente com atenção para microbiota intestinal....
🚨 Atenção especial as adrenais !!!
🚨 Atenção especial a mitocôndrias !!!
🚨 Todo autista sempre tem um problema de adrenal 🚨
# Se disserem ao contrário disso, por favor, me apresentem um autista que não tenha.
🚨 Não existe um autista que não tenha algum órgão ou sistema em desequilíbrio.
Sempre exitem ajustes a fazer.
🌟 Vitaminas, fitoterápicos e nutracêuticos, juntamente com uma alimentação natural e equilibrada, serão esse suporte 🌟
🌟 Acolhimento e rede de apoio são muito importantes 🫂🌻
Parece assustador ... E é assustador, mas é possível ter saúde, custa caro, mas é possível, Infelismente no Brasil os suplementos não são tão acessíveis.
🚨 Existimos... somos muitos, o SUS não pode mais nos ignorar !
🌻Ainda há muito a ser falado sobre esse assunto.
Perguntem- me !!!
@@meso2564 Nossa, muito obrigada pelo resumo!
Sobre sensibilidade auditiva, sons nos ouvidos (zumbidos, sinos) vc sabe dizer se tem alguma relação com essa questão do metabolismo do autista?
Estou com tanta sensibilidade ao som, mas ao usar o abafador escuto uma orquestra sinfônica... ininterrupta
@@meso2564 Concordo que o autista é muito mais susceptível a tudo isso que você falou, mas quando se fala de intervenções, suplementos, nutracêuticos, fitoterápicos, todos eles também podem custar bastante, inclusive alguns são mais caros que medicamentos, sem contar que muitos não possuem evidência científica sólida. Claro que cada caso é único e pode ser avaliado o uso destes, mas de forma geral investir em hábitos saudáveis são formas mais seguras. Todo aquele papo de bons hábitos é muito importante, e no autista eu diria que controle de sono e ciclo circadiano são cruciais. Então sempre procurar fazer uma higiene do sono adequada, se expor ao sol, inclusive para o que o relógio de secreção do cortisol seja ajustado e compense as adrenais.
Nossa eu sou autista e a pessoa que trabalhava em casa ha muitos amo e era como uma mãe pra mim pediu pra aposentar, quebrou minha rotina, eu esqueço de comer, ai tarde da noite eu lembro e ai eu peço uma comida muito gorda mas eu estou com muita dificuldade de evacuar e estou emagrecendo loucamente, não sei oq fazer, completamente perdida
tirei muitas dúvidas com esse vídeo! obrigada por compartilhar essas informações
Eu sou autista e estou me especializando na área de TEA , TDHA , com a Dra Tielle Machado.
Se tiver alguma dúvida , posso ajudar !
Isso não é só uma característica dele, por ser homem, minha filha é assim não encontra nada, quê está em sua frente, ela também é autista, foi diagnosticada aos 28 anos.
Eu vou iniciar esse processo, meu plano de saúde cobre e fiquei muito aliviado com isso! Eu tenho esse mesmo medo que ele tinha, de ser diagnosticado de que não tenho nada, justamente pq tenho algumas dificuldades que acredito serem por conta de alguma neurodivergência… é engraçado isso, é tipo um desespero para descobrir que algo que te incomoda tem uma razão de existir!
@@rodrigonascimento1461 por isso me revolta tanto o povo no vídeo do chá revelação que eu fiz criticando a gente comemorar o diagnóstico, eles não sabem como é a angústia de não se compreender 🫠
Muito bom o depoimento do casal, parabéns pelo discernimento
Moça deixa o rapaz falar !
Vcs são ótimos! Parabéns por querer melhorar por vcs❤
Meu filho tem tea, e qdo pergunto o que ele almocou, ou que materia o professor explicou no dia, ele diz que nao lembra. Sempre é assim.
Minha filha de 8 anos é assim também
Depois do laudo qual foi o tratamento seguido ? Minha filha teve diagnostico (laudo)de TEA Nivel 1 , tdha e tod. Ainda nao encontramos alguma instituicao que faça um atendimento adequadado para adultos com diagnostico tardio e que seja acessivel financeiramente. Depois do laudo tem-se um caminho longo de terapias e tratamento medicamentoso.
@@Sophie-h2i5h oi, lídia! no caso do pedro, o psiquiatra deu a opção de tentar medicação pro tdah, mas ele optou por não fazer até o momento. ele só seguiu a terapia normalmente, pra ele foi mais uma questão de autoconhecimento e ajustar a rotina mesmo!
Meu caso é semelhante ao do Pedro, sempre suspeitei de TDAH, até porque meu irmão tem esse dignóstico e há um fator genético envolvido. Fui em um psiquiatra e ele falou que era só ansiedade, testei várias medicações para ansiedade, todas sem sucesso. Daí agora passei por 2 psicólogos e ambos estão suspeitando de TEA. Confesso que tô com medo do laudo da neuropsicóloga vir com resultado "normal' e eu ser só absurdamente desajustado.
@@joaopaulomoreira9865 eu tava morrendo desse medo também! mas agora que tô passando pelo processo, ter essa troca com a neuropsicóloga só ajudou 🫶🏻 espero que você também encontre algum profissional que possa acolher essa angústia
Eu gostaria muito de fazer esse laudo, mas não tenho nenhuma indicação confiável, uma pena ter tantos profissionais ruins, tenho medo de iniciar um tratamento e tomar remédio de maneira equivocada. A complexidade desse diagnóstico fica difícil pra mim, pq tenho dificuldade de levar isso adiante e minha família não vai me ajudar, aliás nem queria que soubessem
oi, cintia! eu to no processo de avaliação pelo meu plano de saúde (unimed) e entendo essa preocupação :( quando a gente não tem um médico de confiança ou boas indicações fica difícil saber em quem confiar, né?
Meu neto tem 12 anos desde 2 anos eu suspeito de autismo mas os pais e a avó paterna resistiram ate agora por essa possibilidade.mas Ano passado o professor enviou um encaminhamento para avaliação.depois de algumas seções com psicologos veio o diagnóstico de tea nível 1 com TDAH
@@veraluciarangel1517 é muito difícil lidar com a negação da família né 🥺 mas infelizmente é o mais comum, e entendo também. que bom que alguém de fora conseguiu dar esse empurrão e vocês tiveram essa resposta!
Caraca! Ameiiiiiii...
Eu morando no RJ, parei aqui por um acaso, e quase no final... Vocês falam que estão em Blumenau! Eu sou Blumenauense... Imagina minha cara...😮 Tive que escrever... Eu tenho minhas dúvidas sobre EU... Um histórico muito chato durante a vida e o problema de fugir e postergar tudooooo! Inclusive os encaminhamentos dos psiquiatras, consultas com psicólogas... Abandono tudo... E tenho sempre a dúvida, mas sempre irei falar... Depois do acontecimento tão eu vou... Amanhã... Depois e passa dias, meses, anos e assim levo a vida... Sou diagnósticada com ansiedade e mais algumas coisas para investigar... Mas é tão difícil eu terminar qualquer coisa na minha vida... Continuar qualquer coisa e ainda ter o desejo... Mas quando descubro entro de cabeça igual a quem vai a uma guerra... Mas depois a repetição o desmotivo sem motivo sem interesse algum... Difícil ser eu... Mas quem sabe um dia...
@@PATRICIACZAPLINSKY que coincidência ter parado aqui! que bom que se sentiu acolhida 💖 e ambos entendemos SUPER essa questão 🫠 somos profissionais nisso rs
@@alicekieneng Por favor, estou na casa do meu pai em Blumenau, quais profissionais vocês indicariam para me encorajar e fazer a minha avaliação, precisando urgente ter atitude para ir até o final, mas alguns profissionais acabaram fazendo um diagnóstico sem realizar nenhum exame.
@ quem fez a avaliação do pedro foi a neuropsicóloga mônica sarah :)
Meu marido já tinha comportamento diferente antes do nosso primeiro filho nascer, mas eu me cobrava comparando com o relacionamento anterior. Quando meu filho foi diagnosticado, parece que um mundo se abriu e nesse mundo meu marido se encaixou. Já conversei muito, peço pra ele ir atrás do diagnóstico e acompanhamento, mas ele nega muito, apesar de eu mostrar no dia a dia as dificuldades. Os profissionais também são muito despreparados. Um psiquiatra me chamou de louca, com a justificativa de ser impossível meu marido ser autista e ser engenheiro 😂. Uma outra psiquiatra falou que é impossível, pois ele precisa querer o diagnóstico. Aqui o que pega bastante são os rituais e a falta de naturalidade, pois parece tudo mecânico por conta dos rituais...nada é espontâneo. Digo pra ele que com diagnóstico poderia ter uma direção melhor para a família.
@@FabianaGastaldo a espontaneidade também me faz falta, mesmo eu compreendendo a limitação 😅 mas eita que triste saber que temos profissionais que ainda reproduzem esse preconceito né
Pedro, vc está vendo a parte de nutrição com algum profissional? Eu ouvi dizer q faz diferença tanto pra TDAH como no caso de autismo e até a ansiedade. Eu não fui atrás de diagnóstico, mas estou começando por essa parte de nutrição, cortando glúten, lactose e açúcar branco, corrigindo a digestão e tomando probiótico pro intestino + suplementando vitaminas. Eu tenho esperança q só essa parte resolva meu problema, veremos.
oi, cintia! vi só agora sua mensagem, mas realmente não é algo que pensamos até então, mas os comentários ajudaram muito a gente a entender melhor essa parte
@@alicekieneng , olha, quanto mais pesquiso essa parte de nutrição e o problema dos ultraprocessados, do glúten e da lactose, mais estarrecida eu fico. O meu tratamento já está dando um grande resultado na minha fadiga, falta de energia, ansiedade, trouxe clareza mental, e não faz muito tempo (17 dias), a nutricionista me disse que demora 3 meses pro corpo se recuperar, mas já estou colhendo resultados importantes. No meu caso tenho síndrome do ovário policístico (isso por si só já dá névoa mental, muito sono e cansaço, depressão, ansiedade, pode dar diabete etc por causa da resistência à insulina, eu descobri tudo isso com uma nutri na internet especialista em SOP pq ela tb tem o problema, apesar de não ter cura, eu não sabia que dava pra tratar os sintomas só mudando alimentação e estilo de vida, como eu descobri SOP aos 14 anos, eu fui à gineco que me prescreveu anticoncepcional e hj sei que piora a SOP apesar de acalmar os sintomas e tb me trouxe outros problemas, como piorar a minha enxaqueca, sem contar o risco de AVC, ainda mais pq eu tive uma vez enxaqueca com aura por 7 dias por causa do anticoncepcional), eu tenho enxaqueca desde criança e só na semana passada descobri que enxaqueca não é só quando estou com dor de cabeça, enjôo, fotofobia e irritação com barulho pq aumentam a dor, eu descobri que é um problema neurológico que desencadeia um monte de outros problemas como fadiga, intensifica dores no corpo pq os neurônios ficam mais agitados em quem tem enxaqueca e o cérebro lê qq coisa como dor, pode ser confundindo com TDAH pq tb dá problema de memória, cognição e foco, tb névoa mental, dá bruxismo, inclusive se comer muito açúcar, tomar cafeína/comer chocolate piora essa parte da atividade cerebral que é mais acelerada por conta da enxaqueca, tb dá ansiedade, pode ser confundida com depressão etc, ou seja, é um problema neurológico complexo que afeta o corpo inteiro e poucos médicos sabem disso e tratam dessa maneira. A nutricionista Denise Carreiro fala sobre a questão da importância da nutrição pra quem tem autismo, ela diz q melhora a resposta ao tratamento do autista e a qualidade de vida, ela tb fala sobre TDAH. Pesquise os vídeos da Denise na internet, vale a pena assistir todos.
Minha psiquiatra na primeira consulta me encaminhou para um neuro com suspeita de tea, e eu nao entendi, isso nunca foi discutido aqui em casa. Minha mãe disse que tem muita chance de eu nao ter, por que eu tinha coleguinha, eu conversava mt (apesar de na maioria das vzs os outros n entender por ser rapido) e eu era uma criança quieta tb, nao fui mt agitada. Só que tem certas coisas que eu nao entendo, outras que eu tenho dificuldade... entao eu estou mt nervosa com td isso, de ir la e no final nao ser nd... eu ser só preguiçosa, nao sei...
@@Kesswu eu entendo o medo de não ter nada 🥲 mas importante lembrar que o autismo se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, especialmente entre homens e mulheres! talvez uma abordagem que cause menos frustração é fazer a avaliação com a neuro só pra autoconhecimento, ao invés de criar essa expectativa do diagnóstico. de qualquer forma, você vai encontrar mais respostas pra lidar melhor com suas questões 💖
@@alicekieneng obgd, em breve voltarei para falar um pouco no que deu ❤️
Eu to numa situação dessa, vou começar a avaliação e tenho medo de não ter nada que justifique o meu jeito.
@@gabrielabarros5368 🤝🥲
Eu considero que a quantidade de prejuízo que determinadas características promovem na nossa vida é que determina a existência de um transtorno. Obrigada por compartilhar a experiência de vcs.
@@Rossana0707 descreveu perfeitamente! acho que muitas pessoas têm dificuldade de entender que esses prejuízos precisam existir pro diagnóstico chegar e fazem julgamentos a partir de um vídeo 😅
No meu caso, pedi para a psiquiatra me encaminhar para conseguir um exame e fui ignorada. Diagnosticada com transtorno de personalidade dependente com traço de borderline, nao me sinto bem, parece que ta tudo bagunçado, meu namorado e minha sogra que trabalharam com area publica e assistencia ao INSS, me incentivam a ir atras de um profissional especializado mas acabo ficando impacada tanto pelo medo quanto pelo dinheiro.
Eu também tenho esse incômodo de que parece que está tudo bagunçado 😮 Eu não tenho diagnóstico nenhum...
É uma sensação horrível, fico irritada, me tira o prazer de determinadas atividades e também prejudica minhas decisões.
sinto muito pela experiência :( eu consegui minha avaliação pelo plano de saúde e to tendo uma ótima experiência! não sei como funciona pelo SUS, mas sei que é uma alternativa também
Pedro, usa a Alexia pra te ajudar a lembrar ou Google Agenda ou agenda de papel. Eu coloco papel solto em todo lugar com tudo escrito pq eu realmente esqueço ou aquilo me dá ansiedade
Muito bom.
ÓIA EEEU 💚
Que bom que vcs falaram um pouco sobre os custos.
2500reais foram os testes e entrevistas para chegar ao laudo?
Fora isso tem que ter o encaminhamento de um médico (neurologista ou psiquiatra) ou psicólogo para poder fazer os testes, né?
Se entendi direito foram +-8 visitas para fazer os testes (1x/semana). Além de uma visita inicial e talvez algumas visitas de entrevistas. Mais ou menos isso?
Pelo tempo que leva do profissional o preço parece justo.
Agora se a gente tem 2500reais para investir são outros 500😅
isso mesmo! esse valor que o pedro pagou foi pelas 8 consultas + 1 comigo e 1 com a mãe dele! concordo que apesar de um investimento que pesa pra gente, é um valor que faz todo sentido pelas horas do profissional - até porque a avaliação vai além das sessões, né?
quem encaminhou ele foi um neurologista (que ele havia consultado pelo plano) e depois precisou retornar com o psiquiatra (que aí precisou pagar particular porque ficou sem plano rs) pra fechar o laudo a partir da avaliação
dito isso, uma amiga tá fazendo toda a avaliação neuropsicológica pela unimed e, apesar de não ser o mesmo tempo que o profissional pode dedicar, parece ser uma alternativa viável :)
@@alicekieneng ❤️ obrigada!🙂
Gente o Pedro fala ??
@@nadjanelino eu cortei falas do pedro a pedido dele porque ele acabava sendo prolixo e eu resumia o que ele queria dizer 😉
Nossa! Algumas coisas estragam o meu dia e tiram a minha energia, às vezes preciso dormir pra me recuperar e quando não posso dormir fico muito irritada e perco a vontade de viver ou fico aérea e nem vejo a hora passar, não rendo nada.
pois é, cintia... quando veio o diagnóstico e eu ainda tava processando tudo, lembro que questionei uma amiga mãe de autista se era justo o pedro, que até então "viveu normalmente" usar fila preferencial ou qualquer coisa do tipo e ela citou essa questão de como coisas mundanas CANSAM os autistas, e me fez rever muita coisa!
Obrigada por compartilhar !
Sou mãe de 2 autistas e meu espos foi recém diagnosticado também.
Alguns pontos que gostaria de ressaltar :
✔️ O acolhimento ao neurodivergente é imprescindível sim, nisso não há dúvidas.
✔️ Terapia para o companheiro e família é MUITO IMPORTANTE. Porque sim, adoecemos. Infelizmente alguns comportamentos do meu esposo até a chegada do diagnóstico me adoeceram. E precisamos estar bem mentalmente pra encarar e superar os desafios.
✔️ É muito importante também que o neurodivergente aceite as ferramentas para lidar melhor com o seu funcionamento. Seja por terapia, seja medicações. É todo um conjunto para que danos sejam minimizados. E potencialidades sejam ressaltadas e ganhem força.
✔️ E sim, a neuroavaliacao pode e deve ser feita pelo convênio médico. Eles não podem negar. Aqui, fizemos a neuroavaliacao do meu esposo e filho pelo convênio médico.
As peças vão se encaixando e muitas coisas vão fazendo sentido.
Ps. Parabéns Pedro, pelas suas palavras no final do vídeo 👏👏👏
@@pauladeoliveiralima6321 obrigada, paula 💖 seu comentário me emocionou aqui!
@@alicekieneng um abraço 🫂 Alice 💖 o relato de vocês é muito importante, principalmente para os adultos que estão tendo seus diagnósticos por agora.
Eu devo ter algum problema pois, eu não me considero uma pessoa anciosa, a menos em casos especificos, mas uma pessoa como essa moça anciosissima, me deixa extremamente agitada, anciosa e com vontade de correr para bem longe! Me irrita profundamente! Não me leve a mal, tenho um filho assim tambem e eu sinto a mesma coisa com ele e com outros pessoas tambem.
@@dadadavis4856 não levei a mal porque entendo ahahahah mas acho que vale sim conversar com algum especialista sobre 🫶🏻
Olá! Após pagar o valor alto para a neuropsico, teve que pagar um valor alto também para o psiquiatra validar tudo? Teve que refazer os testes com psiquiatra ou não teve necessidade?
@@diogomori9455 oi, diogo! o laudo final apenas o psiquiatra dá, então ele precisou retornar. então sim, como ele tá sem plano agora, vou mais uma despesa 🫠 mas o psiquiatra só analisa os resultados do teste que já foi feito mesmo
Ela tendo no momento do vídeo o comportamento que ela descreveu 😂😂 de falar dela mesma.
AQUI VOCÊ HABLOU 🫠 eu percebi editando também rs
Já tem médicos especializados em autismo que são capacitados a diagnosticar e laudar sem precisar passar por tantos proficionais.
@@marinetebarros2293 sim, mas não aqui na região :) tô falando de uma realidade mais nacional e interiorana
Neuropsicopedagogo pode fazer a investigação e depois com o relatório ele te encaminha para o neurologista, ou psiquiatra
Eu não sou autista, pois olho nos olhos e não sou inteligente, então não será de forma ofensiva o que vou comentar, mas eu tenho esse problema de conversa, mas no meu caso é burrice mesmo, mas eu esqueço tudo que foi falado, mesmo tendo uma conversa olho no olho; um outro problema é entregar algo que eu fiz, e se a pessoa quer algo sobre o que eu fiz, eu não lembro que fiz, exemplo: fiz uma análise de algo, entreguei, no outro dia se me perguntarem algo sobre a análise, eu vou lá e falo "ah, deixa que vou verificar se isso aconteceu" ou dependendo da situação, eu viajo na informação de forma errada, como qdo uma vez teve festa na piscina na empresa, eu não conseguia entender até alguém me falar que a festa seria com todos vestidos. O nível da burrice é extremo (não estou ofendendo), mas eu aprendi a evitar as pessoas, tenho amigos de longa data e pela compreensão deles, me basta, pois depois de tanta cara feia e olho virado por conta desse comportamento burro, eu prefiro me distanciar e evitar qq tipo de conversa.
@@fernandadesamuel oi, fernanda! impossível te diagnosticar a partir de qualquer relato teu, só queria esclarecer que, além de cada autista ser único e não existir uma regra de comportamento, em mulheres ele foge mais ainda de estereótipos! e a questão que você chama de “burrice”, também não são todos autistas que são superdotados, o pedro mesmo não é um deles 😅 obrigada por compartilhar, só queria deixar claro pra quem mais fosse ler que isso não isenta uma possibilidade 🫶🏻
Meu filho é neurodivergente e sofri muito,errei tambem,e o diagnostico para mim me deu um alívio.Hoje meu filho tem 19 anos e faz universidade em outra cidade,morando sozinho,Grande vitória!
@@sirleyferreira9600 acredito que toda mãe erra independente da situação, mas o caminho que ele trilhou é a prova de que tudo deu certo 💖
E vc seria autista, pq parece, fez algum exame??
@@a.f.a4761 estou em avaliação pra tdah, mas nenhum psiquiatra que me acompanha há anos acha remotamente possível eu ser autista kkk por que você diz isso?
Eu descobrir que eu era autista aos 31 anos.
@@silvanaoliveira9278 espero que tenha trazido mais qualidade de vida pros seus dias 🫶🏻
O pior é gastar rios de dinheiro e p laudo não ter nenhum sentido
sinto muito se você teve essa experiência 🥺 deve ser bem frustrante mesmo
mas quanto dinheiro preciso pra isso? visitar um dentista já é um suplício, pela grana que voa, imagina visitar neuro, psiquiatra, TO, fono.. tá louco!? quanto custa isso? preciso ter quanto no bolso pra tirar meu diagnóstico? pobre não pode ter diagnóstico não? vai me dizer que basta ir no SUS?
mandei a necessidade de ter um laudo para o inferno. tenho mais de 60 anos, vivo no campo, sem vizinhos nem nada, minha mulher me ajuda, e nunca mais quero entrar num ambiente corporativo. Estou desmacarando mais e mais e como dizem, 'fique velho e diga verdades'. Laudo pra quê mesmo?
@@wadilsono laudo pra se entender melhor, ter direitos e encontrar respostas :) eu tô fazendo pelo pano e felizmente consegui por um valor mais acessível que ele.
@@alicekienengok, mas não pra mim. Isso é muito pouco frente ao desgaste e fortuna que gastarei. Conhecer-me? Com um terapeuta parvo ou néscio? Direitos? No Brasil?
Pra vcs, jovenzinhos, ainda no viço dos imberbes, vá lá. Quem tem mais de 60, parece piada.
Minha filha é autista, mas tem memória de elefante
@@cleideb6393 simmm, acho que muito daqui é a combinação com o tdah também 😅 que inclusive o psiquiatra fechou o diagnóstico também. mas fascinante como realmente é um espectro e cada caso é único, né?
Chá revelação?????? Até isso?????
@@juremadecarvalho2416 pois é né jurema onde já se viu as pessoas trazerem leveza e criatividade pras pequenas coisas da vida
Talvez ele tenha TDAH.
@@RosaOliveira-zk8uz mas ele tem 😅 achei que tivesse ficado claro no vídeo que são dois diagnósticos.
Cara de orgulho do Pedro, geração esquisita viu .
@@jussaraoliveiradearaujolon950 a gente tá tendo que correr atrás de resolver a saúde mental que a geração de vocês estragou 🫶🏻 felizes por ter essa oportunidade enquanto vocês preferem se afundar em amargura ao invés de buscar ajuda