Eu me senti como os três porquinhos em 2020 kkkkk , antes de eu conhecer o meu marido , ele morava numa casa de lona plastica, morou por muito tempo , mas as tempestades e o calor castigava muito , até que um dia o meu marido comprou umas madeiras de demolição e fez um barraco de madeira , eu vim morar com ele e a casa durou até o dia 26/03/2020 no inicio do toque de recolher da pandemia , no auge do medo do virus , ai nesse dia uma tempestade arrancou o telhado do nosso barraco , ainda bem que ja estavamos construindo uma casa de lage , ainda não tinhamos colocado as portas , passamos para a nossa construção debaixo de um pé d'água , so não estragou a geladeira e o fogão , as demais coisas perderam com a chuva . Igual aos três porquinhos 😂cpmeçamos tudo dinovo🙌resiliência sempre 💪💪💪💪💪💪
Uma questão para os estadunidenses usarem madeira é a variação de temperatura, segundo um engenheiro de lá me informou. No inverno faz -15°C e verão +38°C. Por isso as casas de madeira podem dilatar e contrair sobre a laje base sem problemas. O uso de alvenaria com ou sem concreto pode causar trincas. Outra,questão é a disponibilidade de madeira mais adequada, não tão dura quanto às nossas, o que facilita o corte.
Muitas casas ao Norte são de Alvenaria, locais onde o frio é intenso, muitas delas com mais de 200 anos, estão lá de pé até os dias atuais, algumas tendo madeira somente na parte de dentro 🤷♀️🤷♀️🤷♀️
@@danilima-fromrio7162 As aldeias indígenas no Brasil são construídas de malocas, grande habitação coletiva indígena, que abriga diversas famílias. A estrutura interna da maloca é composta por troncos longos, grossos e pesados e por outros mais finos, alternados. Tudo de madeira.
a ironia é que se você tentar construir uma casa ao estilo americano no brasil, vai acabar saindo ainda mais cara do que uma casa convencional, é o "custo da excentricidade".
Excelente explicação. A cultura de lidar com o efêmero, usar mão de obra e materiais disponíveis, tempo pra fazer. Pedra e concreto parecem ser eternos, enquanto madeira e bambú dão cupim; aço, corrosão. Paredes de casas de taipa, barro e varas, podem ser ninhos de barbeiros. Em suma: cultura, disponibilidade de recursos e utilidade.
Professor, hoje em dia observei muitos galpões, estacionamentos, supermercados e até pontes e viadutos. construídos com blocos de cimentos pré-fabricados e que são do tipo encaixados, ou seja, se fabrica os pilares, vigas e pisos numa espécie de cimenteira que depois são transportados prontos para os locais de construção. Antigamente quase não se via este tipo de construção, mas hoje ficou muito normal.
Segundo um amigo meu que trabalha lá (como construtor) nas regiões mais frias tem alem questão da cultura a do gelo, pois o gelo em alvenaria espande causando rachaduras qua aparecem no degelo, e isso gera muita manutenção em casas contruidas em alvenaria.
Nossa muito interessante, eu imaginava que seria pelos furacões que eram feitas de madeira, até pensei em construir uma casa estilo americana aqui no Brasil, mas achava que não duraria ou outra coisa, legal saber agora o motivo.
Os prédios dos ministérios em Brasília foram feitos com estrutura metálica pela rapidez. Dizem que os operários brasileiros se adaptaram rapidamente ao uso desta tecnologia.
Por incrível que pareça aqui o Brasil como é, possui madeiras e ferros que temos em abundância extremamente caras. Aqui ainda se pode construir com o famoso pedreiro que faz tudo. Lá não permitem tal profissional.
Em outro canal, assisti um vídeo explicando que o motivo principal de não construir casas de madeira aqui no Brasil seria por causa do clima, a casa de madeira não duraria muito tempo.
Muito bom o seu canal! Há 40 anos, eu tenho essas perguntas na cabeça e agora estou conseguindo respondê-las. Também gostei bastante do vídeo sobre a pavimentação em concreto.
Acompanho seu canal e o Sr faz um Belíssimo trabalho! Está de parabéns! muito didático! Muito obrigado por compartilhar conosco conhecimento be cultura!! Grande abraço de Conselheiro Lafaiete MG
Casa de madeira só é mais barata se for utilizada madeira de baixa qualidade. Há casas nos EUA e Canadá que custam muito mais porque usam madeira de alta qualidade - são casas fabricadas pra durar mais de 100 anos.
Perfeito !! Infelizmente aqui no Brasil metodo woodfreme ainda é caro e mão de obra cara e especializada. Gosto muito de casa de madeira afinal moro no RGS e estava pesquisado sobre valores de casa no sistema woodfremee fiquei assombrado com o valor . 2800 metro construído de construção mediana . Queria eu construir un sobrado de 105 M2 construção média baixa ficou em 290 mil . Aí fica muito complicado que o sistema seja massificado no país . É uma grande pena , pois acho o método fantástico e rápido . O preço é o impeditivo 2800 M2 de madeira
Cada caso caso.casa madeira acho linda estilo rústico. Porem dura poucos anos a de alvenaria dura sempre 300 400 1000mil anos.no caso estrada cimento o do no cimento cartel no brasil .e questoes ambientais
Deixa eu explicar eu sou especialista em construções de casas americanas por 28 anos, então só para deixar claro hoje em dia as casas são extremamente travadas com cintas de aço reforçados ancorados nas funções, existe bearing point que saem da função e vai até o telhado fazendo oque chamamos aqui de strongbox, então por este motivo qualquer furacão ou ventania que derrubar uma casa desta, derrubam também qualquer casa em alvenaria e em concreto armado facilmente.
Ah sim, casa de madeira também é mais segura pra estar em caso de terremoto, casa de alvenaria vem abaixo e mata os moradores soterrados, já a de madeira pode cair também, mas é mais fácil de escapar de dentro dela.
A questão é que lá tem abundância de madeiras de crescimento rápido como pinheiros. Crescem igual a capim e eles estão acostumados a usar madeira faz séculos. Já por aqui a casa própria é um bem durável que precisa aguentar cupins e inundações mas pode olhar que nossa população de ribeirinhos usa sim bastante madeira.
No sul do Brasil é mais comum casas de madeira mas de um tempo pra cá alvenaria vem dominando.Em alguns casos só externamente e o banheiro é alvenaria sendo todas divisões de madeira...... assoalho...... forro.......
O Brasil vende muito ferro para os EUA. A tecnologia dos prédios é ótima na maioria dos prédios. O Empire State é tão forte que aguentou o impacto de um avião de pequeno porte e o prédio só ficou com 2 andares parados para reforma. A estrutura que mantém o prédio em pé é de ferro extremamente resistente, com as peças que as ligam soldadas. É tão forte que dificilmente cairá. O World Trade Center era bem menos reforçado, além de ter mais elementos de fácil combustão, causando tamanha tragédia, o fogo atingiu tamanha temperatura, que derreteu a estrutura de ferro, além da fácil propagação do fogo aumentou o tamanho das tragédias e prejuízos, enquanto no Empire, o fogo não se propagou com facilidade. Nos EUA, incêndios são tragédias frequentementes, enquanto aqui no Brasil não toleramos e devido ao cuidado com incêndios, construindo-se casas de alvenaria assim que possível, as comunidades carentes com grande parte de suas ruas estreitas demais para a passagem de veículos de bombeiros, conseguem conter as chamas na maior parte das vezes, embora alguns moradores não tomem cuidado com a segurança contra incêndio dos telhados. Acredito que o medo de bombardeios nos grandes centros, também faça eles quererem as paredes de fora mais reforçadas, já que os EUA vivem se metendo em conflitos armados contra grupos perigosos de outros países. Quanto à população, desde crianças estudam em período integral e a maioria dos adultos trabalham muitas horas por dia. Isso faz com que não assistam muitos noticiários até por falta de tempo e a maioria não tem nem noção do tamanho do risco de incêndios que correm. Lá, morrem por ano uma grande quantidade de pessoas em incêndios, que jamais seria tolerada pelos brasileiros, tanto que incêndios como o da boate Kiss e do edifício Joelma serão falados por décadas, provavelmente por centenas de anos porque incêndios de grandes proporções não são tolerados pela maioria dos brasileiros e por isso para sempre relembrados com suas causas, para que jamais ocorram novamente. Nos EUA, como as casas de madeira são de fácil combustão e repletas de aparelhos elétricos e eletrônicos, mesmo tendo grande quantidade de bombeiros, tragédia com a queima de uma casa e de casas vizinhas é comum e há perda total. Aqui no Brasil, além de não gostarmos de construções que facilitam a propagação de fogo, os vizinhos sempre que possível, chamam logo os bombeiros e jogam água nos incêndios, quando possível. pois conhecem os riscos de também perderem tudo, além do senso de solidariedade. No Brasil houve um tempo em que haviam muitas casas de madeira e ainda são comuns em alguns lugares, mas o risco de perder seus entes queridos e suas coisas em incêndios é completamente intolerável para a maior parte da população brasileira.
Conteúdo muito interessante. Porém uma ressalva no que tange aos indígenas. As relações com os povos nativos tanto no território que hoje é o estados unidos quanto no caso brasileiro foram complexas e variavam desde relações de amizade quanto de confronto em ambos os casos. Não poderíamos dizer que lá eram "hostis" e aqui "dóceis" pois tiveram alianças e guerras contra os invasores europeus nos dois cenários. Acredito sim no fator cultural, mas talvez esse não seja o ponto crucial da determinação das construções.
Só que faltou você explicar quanto à eficácia de casas com estruturas metálicas e a de concreto armado. Qual dura mais ou qual resiste melhor à incendio?
Uma dúvida : Numa estrutura de grande porte não é concretada toda de uma vez ,correto ? Com ficam os pontos de união entre o concreto já aplicado e em processo de cura e o concreto novo sobrebosto ? Esses pontos estão mais sujeitos a falhas ?? A aderencia ocorre de forma uniforme ?
No Brasil para uma casa cair, não carece de tufão ou outras intempéries, basta os profissionais ditos pedreiros ou os engenheiros de buteco, quando não empreiteiras como as de Naje Narras
Boa tarde, apesar da Civil não ser minha área da Engenharia, entendo que as explicações do sr. são extremamente assertivas. Dentro desse mesmo assunto, o fator cultural pode explicar a existência de casas de madeira na região sul do país? E o sistema CONFEA/CREA como ele lida com essas diferenças?
Comentário correto em relação às construções do sul do Brasil. Em relação ao Crea, seu objetivo maior é verificar se os responsáveis pela construção, seja ela de madeira ou não, está habilitado, sem entrar no mérito do projeto. Saudações
Não sou engenheiro, mas adoro esse canal. Acredito que os consumidores brasileiros iriam se beneficiar muito do método americano, mais rápido e mais baratos.
Apesar dessas questões culturais terem influenciado nossos países, uma coisa é certa: a indústria da construção civil e em especial o da construção de casas dos EUA evoluiu sobremaneira acima do processo de construção no Brasil e em outros países... se compararmos como evoluiu a indústria automobilística nos últimos anos, esse setor teve também a mesma performance. já no Brasil o setor de construção de casas não teve a mesma evolução, isso por diversos motivos!
O corretor brasileiro Molina, de Orlando, disse que as casas são daquele jeito mas " muitas tem alarmes com os bombeiros ". Quer dizer, pode pegar fogo que é fácil chamar os bombeiros .
Excelente explicação. Mas eu tenho uma duvida, no que diz respeito a resistencia a eventos sismicos, qual tem mais resistencia? Concreto armado ou estrutura metalica? Um é mais resistente que o outro ou depende? Na minha visão leiga, a armação de metal parece ser mais resistente e eu sempre pensei que isso fosse o motivo principal pra se utilizar mais lá. Eu sempre vejo em paises com terremotos, edificios de alvenaria sempre sofrem danos as vezes passiveis de condenação, fico me perguntando se aqui com a nossa cultura do concreto armado, ficaria alguma coisa de pé durante um terremoto O.O
Então Professor, ok faz total sentido as explicações, mas hoje o que faz mais sentido na construção, seja para casa, prédios, porque tem a questão da inteligência e economia na construção? Como você menciona que a construção com Aço é mais Cara, mas ao mesmo tempo é mais rápido.... Fica uma uma questão se é mais rápido não acaba sendo mais barata já que a obra termina mais cedo... você economiza com mão de obra e se for o caso da construção ser um comercio o comerciante téra lucro mais rapido... no final a construção com Aço não ficaria mais barata
Meu primeiro choque de realidade com a civilização norte americana foi quando vi, numa revista de aviação, lá pelas bandas de 1981, uma foto do aeroporto de Dallas, com seus 3 gigantescos terminais (hoje possui 5). Como viaja o norte americano! Há uma pesquisa que aponta a pujança/vigor econômico de um país levando em consideração o seu tráfego aéreo, quanto mais movimentado é o espaço aéreo de um país (com a incidência de aterrissagens e decolagens, não apenas em movimentação aérea sobre o território), maior é a riqueza desse país. 3:47 Descordo do termo usado (índios hostis). É o mesmo que a pessoa observar um ladrão tentando invadir a sua propriedade e tentar se defender. Essa pessoa está no direito de lutar, ela não é hostil. Em verdade, hostil é o invasor. Apenas uma percepção minha. Professor, caso os norte americanos construíssem mais em concreto (tijolo e concreto), quando da passagem de algum tufão, furacão, essas construções sobreviveriam? Será que pela intensidade de algo tão potente como um furacão essas construções de alvenaria não seriam também destruídas?
Os EUA iniciaram a sua colonização 130 anos depois do Brasil e dispensam comentários sobre o seu desenvolvimento. Em 1870, iniciaram-se os recenseamentos pelo mundo, com base no Congresso Internacional de Estatística em Bruxelas. É aí que vemos a gigantesca discrepância entre um país com altíssimo potencial de desenvolvimento e outro, muito atrasado.
Em 1870, EUA colocaram todas as crianças em sala de aula. O Brasil só faria isso 130 anos depois, em 2000. Em 1870, EUA tinham 70% da população alfabetizada. No Censo de 1872, ou seja, já começou com atraso, o Brasil contava com apenas 5% da população que sabia ler. Lembrando que o principal instrumento de distribuição de renda é a educação formal de boa ou alta qualidade.
Outros dois exemplos, Austrália e Nova Zelândia. Esses dois países iniciaram suas colonizações 270 anos depois do Brasil e já são países de Primeiro Mundo há mais de meio século. Lembrando que a Austrália sediou duas Olimpíadas, a primeira em 1952. Os dois países da Oceania - geograficamente, o fim do fim do mundo -, colocaram todas as suas crianças em sala de aula no longinquo ano de 1900.
Não adianta apenas o país ser rico pela natureza, é preciso extrair esses recursos e usá-los com tecnologia agregada para que o país deixe de ser apenas um exportador de commodities, um grande fazendão. Finalizando, vejamos os principais países produtores de ferro, em milhões de toneladas (Fonte: Wikipedia, ano base 2016): 1º China, 1.900 2° Brasil, 480 3° Índia, 380 4° Alemanha 360 5° Rússia, 230 6° Austrália, 56 7° Ucrânia, 53 8º Irã, 33 9° Portugal, 27 10° EUA, 26
Rodovias de concreto e casas de madeira. Não é engraçado que lá os bens públicos os bens de uso comum recebem mais investimento que as propriedades privadas?
Dizer que o indio brasileiro era muito menos hostil, que tem uma foto dos indios numa paz com os portugues é sacanagem. É dizer que os portugueses são bonzinhos e não dizimaram centenas ou milhares de tribos. De concreto deve entender, mas de história é bem raso.
Eu não sou engenheiro civil , então não posso afirmar nada , mas eu acho ( acho , não afirmo ) que o único empecilho para se vc obstruir uma casa de madeira aqui no Brasil seria ou poderia ser ( não sou especialista no assunto ) a questão do valor que faz no Brasil . Se a madeira esquentar a casa vai ser um problema . Mas , eu acredito que com a atual tecnologia , o valor no Brasil não seria problema . Quanto a madeira para se fazer a casa , poderia se plantar as árvores para isso , aí não haveria necessidade de destruir a floresta nativa ( lamentável seria destruir parte da mata atlântica , por exemplo para obter madeira ) . Eu acho que deveria se construir casas de madeira no Brasil . Eu sou contra vender o lote , eu sou a favor de se vender a casa construída , pois a quantidade de casas construídas faria o preço diminuir ( exemplo do que quero falar : se uma empresa de veículos construir dez veículos por mês , o preço para se construir um veículo será muito maior do que se essa empresa construísse quinhentos veículos por mês , pois os matérias comprados no atacado , peças e etc seriam mais baratos que no varejo e com apenas dez veículos por mês , seria preço de varejo que a empresa pagaria nas peças automotivas e além disso , ela poderia abaixar o preço do veículo , pois teria mais lucro com preço mais baixo fabricando quinhentos que com preço mais alto ao consumidor fabricando só dez . Famosa produção em série da Ford nos EUA no século passado , que revolucionou a indústria não só de automóveis , mas a indústria de um modo geral ) .... Enfim , não é por que assisti ao vídeo que sou a favor de se construir com madeira em v z de alvenaria , eu sou a favor mesmo e sempre fui . O único empecilho seria o seguinte : no calor , a casa não poderia virar um forno por dentro , mas acho que com a atual tecnologia disponível , isso já não é mais problema ... OBS: é óbvio que a revolução feita por Ford ( dono da empresa ) na linha de montagem não foi somente no sentido de baratear o preço pela maior quantidade de produtos fabricados por período de tempo . Foi entre outras coisas a menor quantidade de tempo gasto para produzir um veículo , a especialização do funcionário , que fazia sei serviço agora com menos tempo e mais bem feito e etc . Lembrando a todos que naquela época não havia robotização da indústria ( nem tecnologia para isso existia ). Era manufatura mesmo ...
Meu amigo essa história de casas de madeira nos EUA não tem nada de cultura e sim de empreendedorismo, indústria, linha de produção grandes empresas que fabrica casas, eles não constroem eles fabricam como fabricam automóveis e aqui no Brasil ?
4:50 - No continente sul-americano tínhamos os incas, maias e astecas. os povos mais sanguinários das américas. Nesses países então teria que ter o padrão norte-americano. Não é o caso. Acho que a questão cultural está mais ligada ao barateamento e à menor durabilidade que os americanos não fazer questão.
O cara conta a história de um jeito bem didático, com sempre um contexto histórico, cultural, político.....muito bom.
E ele é bonito também culturalmente.
Eu me senti como os três porquinhos em 2020 kkkkk , antes de eu conhecer o meu marido , ele morava numa casa de lona plastica, morou por muito tempo , mas as tempestades e o calor castigava muito , até que um dia o meu marido comprou umas madeiras de demolição e fez um barraco de madeira , eu vim morar com ele e a casa durou até o dia 26/03/2020 no inicio do toque de recolher da pandemia , no auge do medo do virus , ai nesse dia uma tempestade arrancou o telhado do nosso barraco , ainda bem que ja estavamos construindo uma casa de lage , ainda não tinhamos colocado as portas , passamos para a nossa construção debaixo de um pé d'água , so não estragou a geladeira e o fogão , as demais coisas perderam com a chuva . Igual aos três porquinhos 😂cpmeçamos tudo dinovo🙌resiliência sempre 💪💪💪💪💪💪
Que história impressionante!
Que pernegudo!! Força
Caramba?
É muito sacrifício 😗
Que perrengue
Que Deus os abençoe.
Uma questão para os estadunidenses usarem madeira é a variação de temperatura, segundo um engenheiro de lá me informou. No inverno faz -15°C e verão +38°C. Por isso as casas de madeira podem dilatar e contrair sobre a laje base sem problemas. O uso de alvenaria com ou sem concreto pode causar trincas.
Outra,questão é a disponibilidade de madeira mais adequada, não tão dura quanto às nossas, o que facilita o corte.
Muitas casas ao Norte são de Alvenaria, locais onde o frio é intenso, muitas delas com mais de 200 anos, estão lá de pé até os dias atuais, algumas tendo madeira somente na parte de dentro 🤷♀️🤷♀️🤷♀️
@@danilima-fromrio7162 As aldeias indígenas no Brasil são construídas de malocas, grande habitação coletiva indígena, que abriga diversas famílias. A estrutura interna da maloca é composta por troncos longos, grossos e pesados e por outros mais finos, alternados. Tudo de madeira.
Exceto pelo "estadunidense", o restante do argumento procede. 😁
a ironia é que se você tentar construir uma casa ao estilo americano no brasil, vai acabar saindo ainda mais cara do que uma casa convencional, é o "custo da excentricidade".
Exatamente!
Rapaz. Lá brota Pinheiro igual capim. Pinheiro é barato. A madeira daqui é mogno.
No estado do Pará tem muita casa de madeira .. as famosas palafitas casas em cima dágua trepadas sem banheiro sem quarto sem nada ...eita Brasil
Hoje em Camboriú já tem prédios residenciais com mais de 100 andares em concreto armado.
Cem?
Excelente explicação. A cultura de lidar com o efêmero, usar mão de obra e materiais disponíveis, tempo pra fazer. Pedra e concreto parecem ser eternos, enquanto madeira e bambú dão cupim; aço, corrosão. Paredes de casas de taipa, barro e varas, podem ser ninhos de barbeiros. Em suma: cultura, disponibilidade de recursos e utilidade.
A madeira pode ser barata nos USA, aqui é o olho da cara, acho que acaba saindo ou o mesmo preço ou até mais barato a alvenaria.
O Brasil tem cupim demais é difícil manter a casa sem um bom tratamento, mas são maravilhosas sonho com uma casinha de madeira❤️
Toda a madeira no wood frame é tratada em cca e tem 30 anos de garantia
@@dolydoly5679 O que é cca ?
Qualquer lugar tem cupim!
eu cheguei agora nesse canal e já to viciado
um video atrás do outro
Professor, hoje em dia observei muitos galpões, estacionamentos, supermercados e até pontes e viadutos. construídos com blocos de cimentos pré-fabricados e que são do tipo encaixados, ou seja, se fabrica os pilares, vigas e pisos numa espécie de cimenteira que depois são transportados prontos para os locais de construção. Antigamente quase não se via este tipo de construção, mas hoje ficou muito normal.
O futuro é construção pré fabricada
Este canal é ouro em pó! Excelentes explicações! Obrigado!👏🏻👏🏻👏🏻
Lembro no Havaí, certa vez, que a casa de uma pessoa pegou fogo e passou para várias vizinhas, apesar de afastada .
Segundo um amigo meu que trabalha lá (como construtor) nas regiões mais frias tem alem questão da cultura a do gelo, pois o gelo em alvenaria espande causando rachaduras qua aparecem no degelo, e isso gera muita manutenção em casas contruidas em alvenaria.
Anos atrás me passaram a informação de estruturas metálicas em alguns países por ter mais "resistência" a terremotos. Obrigado pelos vídeos!
Nossa muito interessante, eu imaginava que seria pelos furacões que eram feitas de madeira, até pensei em construir uma casa estilo americana aqui no Brasil, mas achava que não duraria ou outra coisa, legal saber agora o motivo.
Saudações prof.Aguiar ,tudo bem?
Que aula! Termos simples para todos entenderem, excelente explicação. Grande abraço.
Os prédios dos ministérios em Brasília foram feitos com estrutura metálica pela rapidez. Dizem que os operários brasileiros se adaptaram rapidamente ao uso desta tecnologia.
EXCELENTE exposição!!! DEUS continue te iluminando
Muito obrigado 😊
Por incrível que pareça aqui o Brasil como é, possui madeiras e ferros que temos em abundância extremamente caras. Aqui ainda se pode construir com o famoso pedreiro que faz tudo. Lá não permitem tal profissional.
Mais que isso basta ver nosso projeto urbanístico... Um horror, mesmo em bairros nobres, o padrão asfalto e muros de 3 metros de altura.
Parabéns pelo esclarecimento do assunto! Aprendi muito.
Ok professor. Agora entendi um pouco mais essa dúvida que carrego a anos.
Em outro canal, assisti um vídeo explicando que o motivo principal de não construir casas de madeira aqui no Brasil seria por causa do clima, a casa de madeira não duraria muito tempo.
Muito bom o seu canal! Há 40 anos, eu tenho essas perguntas na cabeça e agora estou conseguindo respondê-las. Também gostei bastante do vídeo sobre a pavimentação em concreto.
Acompanho seu canal e o Sr faz um Belíssimo trabalho! Está de parabéns! muito didático! Muito obrigado por compartilhar conosco conhecimento be cultura!! Grande abraço de Conselheiro Lafaiete MG
Estou assistindo todas as suas aulas professor.muito obrigado
Casa de madeira só é mais barata se for utilizada madeira de baixa qualidade. Há casas nos EUA e Canadá que custam muito mais porque usam madeira de alta qualidade - são casas fabricadas pra durar mais de 100 anos.
Perfeito !!
Infelizmente aqui no Brasil metodo woodfreme ainda é caro e mão de obra cara e especializada.
Gosto muito de casa de madeira afinal moro no RGS e estava pesquisado sobre valores de casa no sistema woodfremee fiquei assombrado com o valor .
2800 metro construído de construção mediana .
Queria eu construir un sobrado de 105 M2 construção média baixa ficou em 290 mil .
Aí fica muito complicado que o sistema seja massificado no país .
É uma grande pena , pois acho o método fantástico e rápido .
O preço é o impeditivo 2800 M2 de madeira
Os shoppings aqui na minha cidade realmente são de estrutura metálica e os edifícios são de concreto armado
GOSTEI MUITO DESTE PROFESSOR,
MANDO ABRAÇOS A PARTIR DE ANGOLA.
Muito obrigado
Precisamos de canais assim! Inscrito J MG Udi. Um grande abraço à todos do canal. Obrigado professor.
Tem certas regioes que e inviavel casa de madeira ,principalmente regioes que chove muito e o custo altissimo da madadeira.
Cada caso caso.casa madeira acho linda estilo rústico. Porem dura poucos anos a de alvenaria dura sempre 300 400 1000mil anos.no caso estrada cimento o do no cimento cartel no brasil .e questoes ambientais
Deixa eu explicar eu sou especialista em construções de casas americanas por 28 anos, então só para deixar claro hoje em dia as casas são extremamente travadas com cintas de aço reforçados ancorados nas funções, existe bearing point que saem da função e vai até o telhado fazendo oque chamamos aqui de strongbox, então por este motivo qualquer furacão ou ventania que derrubar uma casa desta, derrubam também qualquer casa em alvenaria e em concreto armado facilmente.
@@alairneto6698 obrigado pelo comentário muito oportuno
Principalmente porque faz muito frio na maioria do lugares lá, e casa de alvenaria é muito fria no inverno para eles.
Ah sim, casa de madeira também é mais segura pra estar em caso de terremoto, casa de alvenaria vem abaixo e mata os moradores soterrados, já a de madeira pode cair também, mas é mais fácil de escapar de dentro dela.
A questão é que lá tem abundância de madeiras de crescimento rápido como pinheiros. Crescem igual a capim e eles estão acostumados a usar madeira faz séculos. Já por aqui a casa própria é um bem durável que precisa aguentar cupins e inundações mas pode olhar que nossa população de ribeirinhos usa sim bastante madeira.
Interessante.
Na empresa que trabalho em período de entresafra, eu trabalho fazendo solda de manutenção, medição tudo em mm, os pedreiros usam cm.
Gostei do vídeo, não eu acho que faltou um maior detalhamento na construção das casas de madeira. Já que esse era o título do vídeo.
No sul do Brasil é mais comum casas de madeira mas de um tempo pra cá alvenaria vem dominando.Em alguns casos só externamente e o banheiro é alvenaria sendo todas divisões de madeira...... assoalho...... forro.......
Muito bem explicado, parabéns professor !
O Brasil vende muito ferro para os EUA. A tecnologia dos prédios é ótima na maioria dos prédios. O Empire State é tão forte que aguentou o impacto de um avião de pequeno porte e o prédio só ficou com 2 andares parados para reforma. A estrutura que mantém o prédio em pé é de ferro extremamente resistente, com as peças que as ligam soldadas. É tão forte que dificilmente cairá. O World Trade Center era bem menos reforçado, além de ter mais elementos de fácil combustão, causando tamanha tragédia, o fogo atingiu tamanha temperatura, que derreteu a estrutura de ferro, além da fácil propagação do fogo aumentou o tamanho das tragédias e prejuízos, enquanto no Empire, o fogo não se propagou com facilidade. Nos EUA, incêndios são tragédias frequentementes, enquanto aqui no Brasil não toleramos e devido ao cuidado com incêndios, construindo-se casas de alvenaria assim que possível, as comunidades carentes com grande parte de suas ruas estreitas demais para a passagem de veículos de bombeiros, conseguem conter as chamas na maior parte das vezes, embora alguns moradores não tomem cuidado com a segurança contra incêndio dos telhados. Acredito que o medo de bombardeios nos grandes centros, também faça eles quererem as paredes de fora mais reforçadas, já que os EUA vivem se metendo em conflitos armados contra grupos perigosos de outros países. Quanto à população, desde crianças estudam em período integral e a maioria dos adultos trabalham muitas horas por dia. Isso faz com que não assistam muitos noticiários até por falta de tempo e a maioria não tem nem noção do tamanho do risco de incêndios que correm. Lá, morrem por ano uma grande quantidade de pessoas em incêndios, que jamais seria tolerada pelos brasileiros, tanto que incêndios como o da boate Kiss e do edifício Joelma serão falados por décadas, provavelmente por centenas de anos porque incêndios de grandes proporções não são tolerados pela maioria dos brasileiros e por isso para sempre relembrados com suas causas, para que jamais ocorram novamente. Nos EUA, como as casas de madeira são de fácil combustão e repletas de aparelhos elétricos e eletrônicos, mesmo tendo grande quantidade de bombeiros, tragédia com a queima de uma casa e de casas vizinhas é comum e há perda total. Aqui no Brasil, além de não gostarmos de construções que facilitam a propagação de fogo, os vizinhos sempre que possível, chamam logo os bombeiros e jogam água nos incêndios, quando possível. pois conhecem os riscos de também perderem tudo, além do senso de solidariedade. No Brasil houve um tempo em que haviam muitas casas de madeira e ainda são comuns em alguns lugares, mas o risco de perder seus entes queridos e suas coisas em incêndios é completamente intolerável para a maior parte da população brasileira.
Conteúdo muito interessante. Porém uma ressalva no que tange aos indígenas. As relações com os povos nativos tanto no território que hoje é o estados unidos quanto no caso brasileiro foram complexas e variavam desde relações de amizade quanto de confronto em ambos os casos. Não poderíamos dizer que lá eram "hostis" e aqui "dóceis" pois tiveram alianças e guerras contra os invasores europeus nos dois cenários. Acredito sim no fator cultural, mas talvez esse não seja o ponto crucial da determinação das construções.
Comentários pertinentes. Saudações
Muito bom
Só que faltou você explicar quanto à eficácia de casas com estruturas metálicas e a de concreto armado. Qual dura mais ou qual resiste melhor à incendio?
Obrigado pelo vídeo . 👍🏼
Show de Bola! PARABÉNS!
Tem uma lei que diz que as casa são de madeira porque os fabricantes de casa ganham na venda.
E como ficaria o churras e o bronzeado na "laji" ??😊
Video q dá gosto de ver e tecnicas instrutivas e uma cultura de ensinar. OBRIGADO parabéns. Alem do conhecimento Boas histórias chik mesmo
Uma dúvida : Numa estrutura de grande porte não é concretada toda de uma vez ,correto ? Com ficam os pontos de união entre o concreto já aplicado e em processo de cura e o concreto novo sobrebosto ? Esses pontos estão mais sujeitos a falhas ?? A aderencia ocorre de forma uniforme ?
Para a união de um concreto mais velho, já endurecido, com um novo basta apicoar a superfície , saturar bem e lançar o concreto. Saudações
belas informações jovem muito interessante obrigado por compartilhar conhecimento
Eu que agradeço
No Brasil para uma casa cair, não carece de tufão ou outras intempéries, basta os profissionais ditos pedreiros ou os engenheiros de buteco, quando não empreiteiras como as de Naje Narras
Boa tarde, apesar da Civil não ser minha área da Engenharia, entendo que as explicações do sr. são extremamente assertivas. Dentro desse mesmo assunto, o fator cultural pode explicar a existência de casas de madeira na região sul do país? E o sistema CONFEA/CREA como ele lida com essas diferenças?
Comentário correto em relação às construções do sul do Brasil. Em relação ao Crea, seu objetivo maior é verificar se os responsáveis pela construção, seja ela de madeira ou não, está habilitado, sem entrar no mérito do projeto. Saudações
Que aula, obrigado!
Muito esclarecedor, Prof. Aguiar! Parabéns por nos informar tão bem. 👏👏👏
Não sou engenheiro, mas adoro esse canal. Acredito que os consumidores brasileiros iriam se beneficiar muito do método americano, mais rápido e mais baratos.
Mas ele disse que o método americano é mais rápido porém mais caro, amigo
@@claytinhofernandes não.
Mais rápida, barata de fazer e manter, além de melhor conforto térmico. Assiste de novo.
@@luizzanni3614 bah realmente amigo, me atentei mais ao fim do vídeo que ele deu um fechamento falando sobre estrutura metálica
@@claytinhofernandes tranquilo. Abs
deu pra entender sim! Boa explicação!
Apesar dessas questões culturais terem influenciado nossos países, uma coisa é certa: a indústria da construção civil e em especial o da construção de casas dos EUA evoluiu sobremaneira acima do processo de construção no Brasil e em outros países... se compararmos como evoluiu a indústria automobilística nos últimos anos, esse setor teve também a mesma performance. já no Brasil o setor de construção de casas não teve a mesma evolução, isso por diversos motivos!
Excelente
Excelente video Prof. Aguiar! Sou fã desse canal.
O sr. informou mais nesse pequeno vídeo do que 1 semestre na faculdade.
O corretor brasileiro Molina, de Orlando, disse que as casas são daquele jeito mas " muitas tem alarmes com os bombeiros ". Quer dizer, pode pegar fogo que é fácil chamar os bombeiros .
Uma casa no Brasil dura muito tempo, a americana exige muita manutenção ? E não dura tanto
Legal seu canal professor! Adoro seus ensinamentos e "causos"
O grande problema que vejo nas construções de madeira é o fogo
Excelente canal.
Muito interessante o assunto abordado. Parabéns, mestre!
Excelente canal! Já assisti a alguns vídeos e estou gostando muito.
Cassas nois eua 🇺🇸 são de madeira mas são casas muito grandes diferente que o Brasil que as casas tijolo e sobrado
Muito interessante seu canal
Parabéns
Obrigado
Esta madeira não pega cupim?
Aqui no Brasil , tem cupim
la também, mas toda a madeira do wood é tratada e com 30 anos de garantia
@@dolydoly5679 madeira mais porcaria que tem
Pinus, pra mim uma bosta
Excelente explicação.
Mas eu tenho uma duvida, no que diz respeito a resistencia a eventos sismicos, qual tem mais resistencia? Concreto armado ou estrutura metalica? Um é mais resistente que o outro ou depende?
Na minha visão leiga, a armação de metal parece ser mais resistente e eu sempre pensei que isso fosse o motivo principal pra se utilizar mais lá. Eu sempre vejo em paises com terremotos, edificios de alvenaria sempre sofrem danos as vezes passiveis de condenação, fico me perguntando se aqui com a nossa cultura do concreto armado, ficaria alguma coisa de pé durante um terremoto O.O
Os dois são calculados para resistir. Estão fazendo prédios altos metálicos com andares vazios para passar o vento. Pretendo fazer um vídeo a respeito
Então Professor, ok faz total sentido as explicações, mas hoje o que faz mais sentido na construção, seja para casa, prédios, porque tem a questão da inteligência e economia na construção? Como você menciona que a construção com Aço é mais Cara, mas ao mesmo tempo é mais rápido.... Fica uma uma questão se é mais rápido não acaba sendo mais barata já que a obra termina mais cedo... você economiza com mão de obra e se for o caso da construção ser um comercio o comerciante téra lucro mais rapido... no final a construção com Aço não ficaria mais barata
Tem de fazer conta. Seu comentário é pertinente
Meu primeiro choque de realidade com a civilização norte americana foi quando vi, numa revista de aviação, lá pelas bandas de 1981, uma foto do aeroporto de Dallas, com seus 3 gigantescos terminais (hoje possui 5). Como viaja o norte americano! Há uma pesquisa que aponta a pujança/vigor econômico de um país levando em consideração o seu tráfego aéreo, quanto mais movimentado é o espaço aéreo de um país (com a incidência de aterrissagens e decolagens, não apenas em movimentação aérea sobre o território), maior é a riqueza desse país.
3:47 Descordo do termo usado (índios hostis). É o mesmo que a pessoa observar um ladrão tentando invadir a sua propriedade e tentar se defender. Essa pessoa está no direito de lutar, ela não é hostil. Em verdade, hostil é o invasor. Apenas uma percepção minha.
Professor, caso os norte americanos construíssem mais em concreto (tijolo e concreto), quando da passagem de algum tufão, furacão, essas construções sobreviveriam? Será que pela intensidade de algo tão potente como um furacão essas construções de alvenaria não seriam também destruídas?
O mestre esqueceu de dizer que : tem que analisar de qual forma é mais fácil praticar a corrupção!!!
Os EUA iniciaram a sua colonização 130 anos depois do Brasil e dispensam comentários sobre o seu desenvolvimento. Em 1870, iniciaram-se os recenseamentos pelo mundo, com base no Congresso Internacional de Estatística em Bruxelas. É aí que vemos a gigantesca discrepância entre um país com altíssimo potencial de desenvolvimento e outro, muito atrasado.
Em 1870, EUA colocaram todas as crianças em sala de aula. O Brasil só faria isso 130 anos depois, em 2000. Em 1870, EUA tinham 70% da população alfabetizada. No Censo de 1872, ou seja, já começou com atraso, o Brasil contava com apenas 5% da população que sabia ler. Lembrando que o principal instrumento de distribuição de renda é a educação formal de boa ou alta qualidade.
Outros dois exemplos, Austrália e Nova Zelândia. Esses dois países iniciaram suas colonizações 270 anos depois do Brasil e já são países de Primeiro Mundo há mais de meio século. Lembrando que a Austrália sediou duas Olimpíadas, a primeira em 1952. Os dois países da Oceania - geograficamente, o fim do fim do mundo -, colocaram todas as suas crianças em sala de aula no longinquo ano de 1900.
Não adianta apenas o país ser rico pela natureza, é preciso extrair esses recursos e usá-los com tecnologia agregada para que o país deixe de ser apenas um exportador de commodities, um grande fazendão. Finalizando, vejamos os principais países produtores de ferro, em milhões de toneladas (Fonte: Wikipedia, ano base 2016):
1º China, 1.900
2° Brasil, 480
3° Índia, 380
4° Alemanha 360
5° Rússia, 230
6° Austrália, 56
7° Ucrânia, 53
8º Irã, 33
9° Portugal, 27
10° EUA, 26
Rodovias de concreto e casas de madeira. Não é engraçado que lá os bens públicos os bens de uso comum recebem mais investimento que as propriedades privadas?
Como assim que um canal dessa qualidade tem só isso de inscritos?
Concordo com você 😢
Haja árvores né, depois querem dar lição de moral dizendo que o Brasil está desmatando, Se eles não desmatam onde conseguem madeira para construir?
Dizer que o indio brasileiro era muito menos hostil, que tem uma foto dos indios numa paz com os portugues é sacanagem. É dizer que os portugueses são bonzinhos e não dizimaram centenas ou milhares de tribos. De concreto deve entender, mas de história é bem raso.
Professor, os hostis nesse caso não eram os índios, eram os ingleses. Os índios apenas defendiam seu território contra os invasores.
Tem razão
quando temos um DOLAR favoravel e regioes de TERÇEIRO MUNDO efaçil IMPORTAR MADEIRA.
Um dos 3 maiores motores de uma sociedade é a cultura
Ideias são mais fortes do que Éxercitos, exemplo tropa só fica motivada se o comandante passar a ideia de vitória, força e superação.
👍👍👍
Eu não sou engenheiro civil , então não posso afirmar nada , mas eu acho ( acho , não afirmo ) que o único empecilho para se vc obstruir uma casa de madeira aqui no Brasil seria ou poderia ser ( não sou especialista no assunto ) a questão do valor que faz no Brasil . Se a madeira esquentar a casa vai ser um problema . Mas , eu acredito que com a atual tecnologia , o valor no Brasil não seria problema . Quanto a madeira para se fazer a casa , poderia se plantar as árvores para isso , aí não haveria necessidade de destruir a floresta nativa ( lamentável seria destruir parte da mata atlântica , por exemplo para obter madeira ) . Eu acho que deveria se construir casas de madeira no Brasil . Eu sou contra vender o lote , eu sou a favor de se vender a casa construída , pois a quantidade de casas construídas faria o preço diminuir ( exemplo do que quero falar : se uma empresa de veículos construir dez veículos por mês , o preço para se construir um veículo será muito maior do que se essa empresa construísse quinhentos veículos por mês , pois os matérias comprados no atacado , peças e etc seriam mais baratos que no varejo e com apenas dez veículos por mês , seria preço de varejo que a empresa pagaria nas peças automotivas e além disso , ela poderia abaixar o preço do veículo , pois teria mais lucro com preço mais baixo fabricando quinhentos que com preço mais alto ao consumidor fabricando só dez . Famosa produção em série da Ford nos EUA no século passado , que revolucionou a indústria não só de automóveis , mas a indústria de um modo geral ) .... Enfim , não é por que assisti ao vídeo que sou a favor de se construir com madeira em v z de alvenaria , eu sou a favor mesmo e sempre fui . O único empecilho seria o seguinte : no calor , a casa não poderia virar um forno por dentro , mas acho que com a atual tecnologia disponível , isso já não é mais problema ...
OBS: é óbvio que a revolução feita por Ford ( dono da empresa ) na linha de montagem não foi somente no sentido de baratear o preço pela maior quantidade de produtos fabricados por período de tempo . Foi entre outras coisas a menor quantidade de tempo gasto para produzir um veículo , a especialização do funcionário , que fazia sei serviço agora com menos tempo e mais bem feito e etc .
Lembrando a todos que naquela época não havia robotização da indústria ( nem tecnologia para isso existia ). Era manufatura mesmo ...
Casa de madeira e perigoso pega fogo
Meu amigo essa história de casas de madeira nos EUA não tem nada de cultura e sim de empreendedorismo, indústria, linha de produção grandes empresas que fabrica casas, eles não constroem eles fabricam como fabricam automóveis e aqui no Brasil ?
nossa construção atual é medieval... e o BR acha lindo.... tenta vender Steel frame? o cliente da um pulo. na cadeira... fod...
👏👏👏👏👏
Neste aspecto a nossa cultura é muito melhor do q a americana. Construindo casas de barro, alvenaria, evitamos a derrubada das florestas.
Uma casa de madeira custa R$ 1.300 por m² e é uma boa opção
4:50 - No continente sul-americano tínhamos os incas, maias e astecas. os povos mais sanguinários das américas. Nesses países então teria que ter o padrão norte-americano. Não é o caso. Acho que a questão cultural está mais ligada ao barateamento e à menor durabilidade que os americanos não fazer questão.
😀
Só não entendo porque as casas americanas são tão caras. Qualquer "casinha simples" começa por 300.000,00 dólares!
América do Sul e América do Norte culturas diferentes
Se ela só precisa escapar das algemas, para quê esta caixa com esse monte de cadeados
Gugu Liberato morreu por causa de uma casa dessas e era de luxo .