Muito legal o vídeo! Pessoa com autismo pode ter fobia social? Eu tenho fobia social, e estou investigando autismo. Sinto exatamente o que a Thata sente, prefiro escrever a falar...e tipo...sinto que minhas dificuldades levaram a fobia social!
Sim, autismo e fobia social podem estar presentes ao mesmo tempo. Mas é importante se fazer um diagnóstico diferencial para ter certeza de que se trata do transtorno de ansiedade social.
Tenho um sobrinho que a gente desconfiava do Asperger, que é o autismo leve. Mas a médica diagnosticou com fobia social. Ficamos meio na dúvida, pq achava que era autismo.
Sim, porque o autismo te torna indiferente, sendo algo que contribui para descardeamento da fobia social, fator que contribui para o surgimento deste transtorno, pois muitos na sociedade não aceitam pessoas pessoas diferentes, quer que sempre segue o mesmo padrão, caso contrário exalam preconceito.
Tenho 32 anos, e descobri que sou autista a maís ou menos 3 anos. Sempre achei que era tímida, foi realmente uma surpresa descobrir que tenho TEA. O que mais me incomoda hoje em dia é ter que tirar foto, ou ter que falar em público, fico extremamente nervosa em ser o centro das atenções. Por isso não comemoro meus aniversários.
Eu andei tendo alguns comportamentos desse tipo mas nunca parei pra dar atenção, acabou que eu causei dificuldades muito grandes na minha vida, por isso eu tenho de que é importante buscar ajuda para perceber esses comportamentos e não tentar agir fora dos limites porque isso poderá causar vários problemas piores ou situações desagradáveis.
eu me encaixei nas duas coisas, com o exemplo de interações sociais que vc citou kkkk mas não tenho o restante das caracteristicas de alguem com autismo, porém eu me sinto sugado em ter que conversar e criar papo com gente conhecida do trabalho, odeio
Eu ainda não tenho nenhum diagnóstico, mas acontecem muitas coisas . Eu tenho um enorme medo ou vergonha de socializar com novas pessoas , odeio o fato de chegar e sair e ter que falar com todos , evito entrar em lugares cheio de pessoas em mercados , lojinhas ou estabelecimento pequenos pq me sinto MT envergonhado , qnd eu ando na rua tento parecer o mais normal possível para que ninguém me olhe estranho , não consigo frequentar bares , baladas ou Rolês das pessoas da minha idade (tenho 20 anos ). Quando chego nesses lugares eu sinto uma sobrecarga horrível , tudo sai do controle , minha cabeça pensa em mim coisas , que não consigo explicar como a menina do vídeo menciona, eu fico trêmulo, coração acelerado , maos e corpo ficam suados , fico gelado. É toda uma ansiedade sempre antes de conhecer pessoas novas , sempre antes de eu estar em ambientes de socialização.
eu desenvolvi a fobia social porque eu não sabia que tinha autismo, eu ficava muito frustado por me sentir tão diferente, por não saber socializar direito, de ficar estressado nos ambientes, que cada vez mais fui ficando mais timido até desenvolver a fobia social, quando descobri o autismo pude encontrar a raiz do problema e conseguir ter o controle da minha mente de volta depois de anos treinando pra isso, e hoje já não sou mais timido e nem fobico social.
Cara,eu tô indo nessa linha de raciocínio. Sou "diagnosticado" com fobia social desde os 15/16. Tenho 34anos atualmente. Tomei todo tipo de medicação,terapia. De fato,me encaixo no quadro de ansiedade social...porém desde de mto criança eu fui mto sensível e medroso com tudo,desde a creche, segundo minha mãe relata,já existia algo "errado"comigo. Não acho interessante as interações sociais,não faço questão de participar,não vejo sentido nisso,finjo o tempo todo a ponto de não saber o que eu sou de vdd. Estou exausto. Sinto sintomas físicos mto estranhos como tontura e sensação de desmaio as vezes por estar em um mercado cheio de luzes e cores. Sei lá. Sinto q esse diagnóstico pode estar incompleto,ou os tratamentos para tal,serem ineficazes,no mínimo.
Eu também desenvolvi Fobia social por não saber que eu tinha autismo! Estou com 24 anos e com um prejuízo bem grande academicamente falando, fiquei 6 anos tentando uma faculdade pra resultar em orra nenhuma kkkk tudo por causa da minha dificuldade em me relacionar com os outros.
@@diones7659"Finjo o tempo todo, a ponto de não saber quem eu sou de verdade" Amigo, você não está só! Eu cheguei a esse ponto também. Eu vivia em função de "zelar pela minha imagem" perante os outros. Eu só estudava quando tinha gente me olhando, eu fingia ter me alimentado pra não levar bronca de minha mãe, eu mantinha postura de respeito ao sentar nos lugares, eu olhava nos olhos porque aprendi que é sinal de respeito e atenção, eu mantinha um sorriso na cara na intenção de parecer bem-humorada e simpática, enfim kkkkk situação doentia que não dava pra manter mais. Ficava fisicamente cansada, exausta, todo dia após as 10h de faculdade. Eu comecei terapia em 2019 e desde então dedico parte do meu dia à busca de autoconhecimento, foi daí que consegui, só nesse ano, me reconhecer autista e obter o diagnóstico de autismo. Busco saber como posso respeitar quem sou sem fazer mal à minha saúde, sem fazer mal às outras pessoas...
Eu ainda não sei quem sou, eu tento me definir, saber do que gosto mas só sei coisas fúteis a meu respeito. Tipo, eu não sei o que eu gostaria de fazer profissionalmente, eu tenho planos de cursar Sistemas de Informação ano que vem porque... Porque sim. Não me baseei em quem sou e sim em ser uma área teoricamente em que você não fica desempregado e que dá pra construir carreira se aperfeiçoando. Eu não sei tantas coisas a meu respeito que daria até vergonha de citar tudo aqui.
@@diones7659Você se alimenta direito? Tem pressão baixa? Eu fiquei com essas sensações de desmaio quando juntei ansiedade e falta de uma alimentação regular, quando morei só.
Sobre a pergunta... Eu sinto uma certa dificuldade em cumprimentar as pessoas na academia ou na faculdade, sinto que é cansativo toda vez dar bom dia ou boa noite. Também fico com a impressão de que eu tô sendo um cara chato e ''invasivo''. Atualmente me guio pelo princípio de que é uma obrigação e então me forço a cumprimentar determinadas pessoas, com o tempo vai ficando menos doloroso. Obrigado pelo vídeo! Acho que vou procurar em breve um psicólogo que possa dizer o que raios eu tenho de errado! kkkkkk Alguém aqui se identifica com isso?
Havia sido diagnósticado com Fobia Social, depois que o meu filho foi diagnósticado com TEA nivel 2, comecei nova investigação e também fui diagnósticado com autismo.
Sempre achei que fosse tímida. Depois do diagnóstico do meu filho estou achando que sou autista tb. Hoje moro em casa, mas quando morava em apartamento (de quando nasci até 29 anos) torcia pra não ter ninguém no elevador! 🤣 realmente ambientes com desconhecidos me incomoda!
Olá Manuela! Alguns dos diagnósticos diferenciais do TAS são a timidez normal, o TEA e o TAG (transtorno de ansiedade generalizada). Pra entender melhor, a gente precisaria entrar mais a fundo no que está por trás dessa questão. Não querer encontrar ninguém no elevador é por timidez ou por querer privacidade, ou porque não tem vontade de interagir, ou porque um encontro inesperado desses é um custo grande de energia mental, ou porque é vergonha de ser observada e julgada negativamente pelos outros. Ou outros motivos. Na dúvida, olhe para os critérios diagnósticos do TAS que estão nesse vídeo. Qualquer dúvida, é só perguntar. Um abraço!
Sou parecido. Eu não sei como agir, não sei como manter uma conversa... eu fico deslocado. Eu prefiro ficar em silêncio e quando tem gente por perto eu detesto.
Essa parte social pra mim ficou dificil e confuso, diferenciar se é fobia social ou TEA. Acho que o que diferencia mesmo são outros elementos, como dificuldade com duplo sentido, ironias, ambiguidades e outros, esses muito típicos de TEA, sem sombra de dúvida. De qualquer forma, muito legal expor o assunto. Mesmo!
Eu estou com um problema a minha filha não convive com ninguém somente comigo e o pai e na escola ela sofreu muito bullying e depois que ela passou por essa experiência ela se fecho pra todos eu acho que e medo pq antes ela era alegre e não tinha problema nenhum em interagir com as pessoas
Oi Rafa e Thata. Tenho 48 anos. Quanto mais estudo sobre autismo mais me identifico. O vídeo sobre autismo feminino adulto foi a minha descrição. Quero buscar um profissional capacitado para investigação e diagnóstico. Em relação à questão social eu não me importo com o que as pessoas pensam sobre mim. A situação de estar com pessoas me é incômoda. E me incomodo geral com cheiro, barulho, conversa, toque, presença. Não gosto de nada disso. Tenho problemas até para atender telefonemas, abrir porta da casa, perguntar algo na rua. Sinto coração acelerar, vontade de sair do local, falta de ar em muitas situações, confusão, mutismo... Sempre escrevi melhor do que falei. Me atrapalho toda para explicar as coisas. E sinto muito cansaço com a exposição. Gostaria sim de mais vídeos sobre o tema, assim como sobre autismo feminino adulto. Gratidão. Vocês me ajudam demais.
Oi. Tenho 14 anos e tbm me sinto assim. Quando o celular toca e minha mãe não está por perto eu entro em pânico por causa da possibilidade de eu ter que atender e falar com alguém. Também não consigo pedir informações. Sinto que as palavras não saem. É muito difícil explicar as coisas pras pessoas, mesmo que eu saiba. Por exemplo uma conta de matemática. Eu posso até saber, mas se alguém pedir para explicar meu cérebro trava. Eu tbm me sinto diferente das outras garotas da minha e sinto que eu finjo ser um tipo de pessoa que não sou, só pra me encaixar.
Que fala mais calmante, cheguei relaxar. Claríssimo e muito esclarecedor o texto do vídeo. Um dos melhores que já vi. Acho que tenho as duas coisas. Numa festa eu já tenho estratégias que uso há anos para cumprimentar todos de uma vez, seja na chegada ou na partida. Nessa última, sempre saio de fininho. Detesto ter que cumprimentar um por um. Cansa ter que conversar, ouvir as coisas que não me interessam. MAS, ao mesmo tempo, eu também me preocupo com julgamento, sinto vergonha, etc. Faça um vídeo sobre TEA E TPB, por favor.
Meu filho tem ambos os diagnósticos, é muito bom ter informação de qualidade, gostaria de ver mais vídeos explorando esse tema e a relação entre a fobia social e o TEA.
Eu conheço uma pessoa que tem muito medo de falar com os outros, não consegue trabalhar e pelo que vi só sai de casa em família, não sei qual é o diagnóstico porque essa pessoa não quis me falar, apenas disse que pensa demais no futuro w no passado, aparentemente ele não está fazendo nenhum tratamento psicológico. Eu percebi que receber um não o deixa muito nervoso, uma vez disse um não e ele começou a chorar e tremer, eu fiquei desconfortável.
O relato da Thata que vc descreveu se encaixa perfeitamente em como eu me sinto em situações sociais. Esse assunto é bom de ser explorado, pois é difícil inclusive explicar para as pessoas neurotípicas como isso funciona pra gente.
Eu sempre achei que fosse tímida, mas a pouco tempo conheci mais sobre a fobia social e o autismo, nunca me encaixei socialmente, preciso me consultar com um psiquiatra pra tirar essas dúvidas, seria um grande alívio descobrir pq sou tão diferente, agora me identifiquei com relato da Thata e quanto mais pesquiso mais me identifico com o autismo. As vezes eu não tenho interesse em falar e fico muda, ou simplesmente saio do lugar sem falar com ninguém e isso não é querendo só acontece no automático nem sei explicar.
Oi ! Eu me considero um profundo conhecedor - por assim dizer, de modo bem empírico - no que diz respeito à fobia social. Eu sofri desde os 14 anos com esse transtorno, e a minha sorte, é que eu sabia de tudo isso que você colocou, por pura experiência própria, até porque, você escreveu o que todos fóbicos sociais realmente sentem. Fiz terapia desde o início até meus 47 anos, mais ou menos, mas, pra conseguir sair realmente do transtorno, tive que usar um medicamento- propranolol - por conta própria, até conseguir falar em público sem O auxílio deste. Na verdade, eu sempre fui muito atento à tudo à minha volta, e por isso eu sabia exatamente em quê, e o porquê, que tudo acontecia e também que eu nunca iria dar conta de corresponder ao que as pessoas esperavam de mim, até porque, nem que eu quisesse eu conseguiria mudar pra o que essas pessoas me propunham, e de modo muito contundente. Nem eu conseguiria, tão pouco eu queria ou faria qualquer questão de ser esse objeto manipulado por famílias, amigos, sociedade em geral, em fim. Ao contrário, a minha saga era exatamente encontrar minha identidade. E eu consegui. Sou casado, tenho um casal de filhos adultos e vivo sem medo ou medicamentos.
Acho que estou adquirindo fobia social por causa da minha insatisfação com o trabalho . Estou trabalhando muito e o ambiente está bem dificil . Estou tendo medo de interagir com colegas de trabalho . Mas ja esta passando para a minha vida pessoal . Sou carteiro feminino . Estou com medo até de interagir com os clientes . O simples fato de entregar uma encomenda para alguem esta me dando panico . Coisa que antigamente para mim era um prazer .
Eu me sinto realmente bagunçada com este assunto. Não sei se tenho fobia social mas, não gosto de estar na rua ou em supermercados ou shoppings. Não gosto da possibilidade de encontrar pessoas conhecidas e ter de me relacionar de alguma forma. Se é necessário estar num lugar desses, protelo horas ou até dias. É muito estranho... evito ao máximo estar fora de casa. Isso atrapalha, inclusive, meu trabalho. Tenho 2 filhos: a garotinha, com 4 anos, está dentro do espectro. Desconfio se eu tbém estou... 🤔 Fale + sobre isso. Obrigada!
Boa pergunta, Cris. Para de caracterizar fobia social, é necessário que a evitação de situações sociais se dê pela ansiedade ou medo de ser julgada negativamente pelos outros. É comum que pessoas autistas tenham ansiedade diante de situações sociais, mas por variados motivos, como explicamos no vídeo. E é importante falar que a situação de pandemia dos últimos 2 anos traz mais confusão, pois levou muitas pessoas a evitar e temer situações sociais. De qualquer forma, pelo que você relata, seria interessante conversar com um terapeuta, independente de ser diagnóstico de X ou Y. O mais importante é que você consiga funcionar bem no dia a dia, diminuir a angústia e a ansiedade frente a situações sociais, independentemente de um diagnóstico fechado. Um abraço!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH eu não consigo mais fazer oq eu fazia antes, tipo comer em um lugar com mt gente me deixa desconfortável hj em dia está bem melhor mas antes era impossível, não consigo ir na padaria mas prós outros lugar consigo
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH se alguém me olha eu penso que tem algo estranho em mim, antes quando eu ia sair e tinha alguém na frente da minha casa eu ficava me perguntando se eles iam me achar estranho
Bom dia !!! Também estou em processo de investigação de TEA!! Eu quase não saio de casa mas nada me impede de sair porque gosto de confraternização entre colegas apesar de não ter amigos e também com a família . Porém o que acontece comigo é que faço o maior esforço para conversar com as pessoas e muitas vezes não rende e não é porque não quero que fique nesse ponto, é como se as palavras necessárias estivessem sumindo de repente!! Daí o que acontece muito comigo é de eu, muitas vezes no máximo, cumprimentar as pessoas, perguntar como elas estão e daí a conversa para por aí e não rende mais nada. E isso acontece comigo até mesmo com colegas e familiares que tenho mais afinidade.
Eu tb e passei a vida acreditando ser timidez ate parar pra pensar com analise profunda e ver q nao tem nd a ver com timidez pq se eu tivesse repertorio eu conversaria, antes. Percebi q nas minhas interaçoes eu usava métodos, como lembrar oq fulano fez na interação dele que deu certo entao vou usar também, e assim ia indo... parecia tao natural pra quem via mas eu nem tava ali, tava so reproduzindo comportamentos forçados ate me perguntar se realmente todo mundo era assim, pq nao parecia q era. Nem lembrava q autismo existia mas me falaram, pesquisei (de forma obcecada como sempre faço) fui atras e consegui o laudo. Tu se identifica com isso? Conseguiu o seu?
@@Jaki-fj Quanto a comportamentos sim! Ensaiava uma conversa, imitava o jeito de falar das pessoas mais próximas, conduzia os braços das pessoas quando vinham me abraçar e até hoje faço isso mesmo se a pessoa ficar sem graça porque cócegas me incomodam muito.
Quando eu era pequena as pessoas falavam que eu era tímida, mas eu não concordava. Simplesmente não falava em determinadas situações (mutismo seletivo), como na van da escola, no inglês... as pessoas "brincavam" que eu era muda de fato. Na escola, eu falava tanto com meus amigos que já me mudaram de lugar 😅 aí eu "surtei" por causa dessa mudança, então me voltaram ao lugar anterior. Podiam mudar os meus amigos, mas não eu (muito autista). Fora que eu sempre fui a escolhida no meu grupo de amigos para me comunicar com os professores, pq, segundo eles, eu era muito eloquente. Por isso mesmo não concordo com a timidez! Entretanto, desenvolvi ansiedade (mudei de turma, fiquei muito mal) e creio que fobia social (universidade). Hoje em dia tomo medicação para ansiedade e quero ser avaliada para o espectro
faz pfv, 7:38 varias, uma delas é fingir/imitar comportamento de outras pessoas. Como um macaco tentando se adequar a outro grupo de macacos. Mas com tempo a mais efetiva e pior é apenas evitar.
Por favor, faz outro vídeo sobre isso sim! Respondendo a pergunta: eu tento bancar a bem humorada pra lidar com minha ansiedade. Rio das situações e tento manter o bom humor, mas, no fim das contas me sinto exausta.
Olá Stefany! Obrigado pelo seu comentário. Bancar a bem humorada para lidar com a ansiedade parece ser a defesa que você (seu cérebro) encontrou para lidar com as situações sociais, uma forma de se proteger de situações incômodas. Como eu disse no vídeo, sofrer de Fobia social não significa que a pessoa vai sempre evitar as situações sociais, até porque muitas delas são inevitáveis. Pessoas com TAS atravessam essas situações com grande carga de ansiedade, ou mesmo medo. Porém o que você relata de se sentir exausta depois de uma situação social aponta para outras coisas - autismo, por exemplo. Você tem algum diagnóstico? Um abraço!
Olá família tagarela tbm sinto muita canseira em em me socializar com outras pessoas .ex amigos de meus amigos ou primos geral família. Sinto que não sei conversar ou iniciar uma conversa, quando isso acontece, penso que a pessoa não gostou de mim . Quero ir embora logo e nunca mais encontrar a pessoa e para isso sair da minha cabeça não quero ver ninguém por muito tempo. Veja sou prof. Sei como conversar com meus alunos mas os pais ela direção preciso treinar para não passar vergonha ,depois fico pensando se o que falei estas pessoas me entenderam ou eu não soube me expressar, nossa minha cabeça parece que vai ficar explodir sempre que isso acontece vou dormir cedinho e no outro dia tenho medo de ir trabalhar
Fui diagnosticada com essa fobia, mas não fico pensando sobre o que as pessoas vão pensar sobre mim. Só não gosto de socializar mesmo e aos 32 anos não tenho nenhum amigo, sou extremamente rígida e critica.
Tenho 2 irmãos que tem autismo ,ultimamente to suspeitando que tenho tambem ,mas não condições financeiras de tratar ainda e sou obrigadado a trabalhar o que pra mim é um tonturar diariamente,as vezes apos um dia de trabalho choro quando chego em casa pensando que esse inferno de vida nunca vai acabar.
Tenho filho de 4 anos com TEA. Meu outro filho de 17 anos foi hoje diagnosticado com TEA, TOC e transtorno de ansiedade social. Que tal vídeos tratando do TEA na adolescência? Seus vídeos já me ajudam tanto com meu pequeno! Agora uma ajudinha para com os maiores! Obrigada!
Assistindo hj... quanto mais aprendo mais quero aprender... ter contato hj com "muitas" pessoas tem sido bem difícil, desde o isolamento da pandemia que fujo das "multidões".
Bastante pertinente ao momento em que vivemos. Percebe-se que as pessoas estão desenvolvendo esse transtorno social, cujas consequências são catastróficas. Como o ser humano é o mais adaptável às mudanças ambientais e sociais, o isolamento está criando uma geração nada simpática ao social. Muitos substituem a troca de olhares e conversas por bebidas, na zona de conforto das suas casas.
É mesmo. Nós últimos 2 anos a nossa configuração social mudou bastante por conta da pandemia. Os contatos sociais passaram a ser mais restritos, tanto por força de diretivas de saúde pública (distanciamento, quarentena) quanto pela preocupação individual que cada um de nós desenvolveu de se contrair o CoVid em um aperto de mão, um abraço, ou beijos no rosto quando encontramos amigos e familiares. A pandemia veio complicar o status quo que existia nas nossas interações do dia a dia. Mas nesse caso não podemos falar de Fobia Social. É importante se diferenciar o TAS disso tudo. Evitamos mais o social por medo de contrair o vírus, não por vergonha de ser observado e julgado de forma negativa pelos outros, não é mesmo, mas por prudência, por questão de saúde. Mas as consequências dessa nova ordem social poderão ser observadas ainda por muitos e muitos anos, quiçá para sempre.
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Exatamente isso. Pensa que as crianças precisam de socialização para desenvolver-se a afetividade e cognitivo com outras crianças. Porém, nós não podemos falar isso. O jeito é trabalhar como pudermos melhor. O difícil é saber que daqui para frente, o convívio social, muitas vezes a gente dizer que o problema do paciente. Obrigada! Abraços a todos vocês!
Desde criança já tinha fobia social. Eu tinha dificuldade de cumprimentar os parentes que vinham nos visitar de outra cidade. E o pior é que minha irmã me chamava de "jacu do sítio".
Obrigado! Temos um roteiro pronto mergulhando mais a fundo no Transtorno de Ansiedade Social. Mas se houver algum ponto específico que você gostaria de saber, deixa aqui que a gente inclui no próximo vídeo! Abraços
Thata eu me vejo extremamente assim então mais vídeos como este para tipo de comportamento e necessário mais entendimento, porque e muitas coisa para diferenciar. Todas são horríveis eu garanto e sinto na pele 😮😢
Eu não gosto de ser o centro das atenções, gosto de ficar sozinha e quando passo muito tempo interagindo com outras pessoas me causa exaustão. Também não gosto de ser tocada e abraçada. Também prefiro escrever do que falar, estou fazendo terapia e toda semana levo cartinhas para a psicóloga.
Eu tenho muito anciedade e vi q tenho fobia social mesmo, só que não é de nível tão alto, era pior quando eu era adolescente eu odiava defender trabalho, eu não falava, era um bicho do mato, não gostava muito de fotos minhas, mais tirava foto mais em ocasião especial,hoje em dia com celular eu adoro tirar selfies, mais tiro selfie desde quando saiu a câmera digital, quando eu tive a minha, na igreja falar no microfone nem pensar, cantar sozinha nem pensar, eu só me sentia bem tocando bateria e assim mesmo me dá nervoso pq tenho espectadores, eu sou desenhista, baterista, toco violão, sou artista plástica, eu amo ficar em casa, só gosto de eventos q envolve arte, odeio festas, só gosto de ir em evento grande quando é evento de anime o evento de desenho japonês, jogos HQ, mangá etc e ir a igreja, vou em shopping, lojas, etc, mais não gosto de sair, e para interagir somente com 2 ou 3 pessoas no máximo, odeio andar em galera odeio grupos grandes, lugar aglomerado, shows, pra ir em show eu não vou mesmo, vejo de longe não gosto de ficar na multidão, odeio multidões, odeio aglomerado, odeio baladas, odeio festas barulhentas, odeio gritos de pessoas q ficam assim falando alto em ônibus de viagem, e em lugar fechado, amo crianças mais quando choram eu fico nervosa!!! Ps eu faço cosplay mais nunca tentei um concurso cosplay e desfile cosplay, pois morro de vergonha, prefiro fazer por diversão para ir no evento, e os fãns do personagem q estou fazendo tirarem fotos comigo!!! Sempre comemorei meus aniversários, mais quando fiquei mais velha eu parei só faço um bolinho simbólico e olhe lá!!!
Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele tem pré diagnóstico de autismo, ele simplesmente não interage com ninguém é como se ele não enxergasse ninguém além do pai, mãe e irmãos, ja eu detesto interagir socialmente principalmente quando tem muitas pessoas reunidas, parentes ou não, me sinto muito mal e se tiver muito barulho fico exausta por dias.
Gratidão enorme por este video,minha filha está passando por diagnóstico diferencial eu nem sabia da comorbidade do TEA com a fobia social,se puder fazer outros videos aprofundando eu adoraria
adorei esse vídeo! tenho mt dificuldade social e sempre tive essa dúvida. se puder trazer mais do tópico seria ótimo :) faz um tempo que me pergunto se sou autista e esse canal me ajuda DEMAIS!!
É possivel ter fobia social desde bebê? A psiquiatra disse ter certeza que tenho fobia social, mas acha que não tenho autismo. Me encaixo em tudo que vc disse. Inclusive que melhor escrevendo do que falando também.
Olá eu estou curtindo bastante os seus videos, foi por causa deles que estou iniciando uma serie de exames ja passei na primeira consulta agora tenho mais 2 pois eu me identifico com 90% dos sintomas de autismo quero muito saber o resultado e eu ja estou na casa dos 40 e o proprio medico falou que esse diagnostico é muito complicado nessa idade, também pq eu forçadamente ja me adaptei a muitas coisas p tentar ser o mais normal possivel.
meu caso é ambíguo. Me canso com situações de contato social, de rituais sociais desde que eu me lembro de existir. Mas enfrento se me preparo. Só que há 3 anos fui presa injustamente, um ano depois fiquei viúva e meu pai, que me entendia como ninguém, morreu também. Tenho dores crônicas pra piorar. A partir daí, não me esforço mais pra interagir com grupos novos. Evito quase todas as situações novas. Trabalho em casa e por isso, quase não vou nem à praça em frente pq a vizinha ao lado fica me olhando em tom avaliador. Ou seja, o que era cansativo e chato, agora é assustador e desinteressante. Não gosto de comprar roupa em loja. Prefiro pedir comida. Ando olhando pro chão. E tento me camuflar se tenho que sair. Passei a precisar de bengala há 3 meses, aí que lascou. As pessoas reparam, nunca mais consegui pegar ônibus. Fico no ponto um tempão, passam mil ônibus e volto pra casa. Minha filha qdo tenho consulta acaba tendo que me levar senão me boicoto. E tenho pavor absoluto de dentista e explosão, seja trovão ou fogos de artifício.
Está difícil para mim. A neurologista suspeitou de autismo e pediu ressonância magnética, só que está demorou muito para sair então fui atrás de uma avaliação neuropsicológica. A neuropsicóloga disse que não sou autista pq meu teste (creio que o nome do teste é QA) deu um ponto a menos do que pessoas autistas pontuam. Mas sinto que minhas características batem tanto com o autismo que fico chateada em pensar que posso não ser diagnosticada adequadamente.
Primeira vez que acesso a este canal. Achei o máximo! Pois tenho há 3 anos tentado uma avaliação adequada para descartar ou ter diagnóstico de autismo, ainda que tardio. Eu me identifiquei muito com o depoimento apresentado e é exatamente assim que me sinto. Eu evito ao máximo interação social, mas em função de meu trabalho e desenvolvi tipo um personagem que atua em horário comercial e em algumas situações, mas assim que posso me recolho.
Bem vinda, Mary!!! Ficamos felizes em saber que gostou :) caso tenha algum assunto que vc queira que a gente fale por aqui, é ao avisar. A gente anota todas as sugestões ☺️
Eu me sinto cansada em socializar também! Depois do diagnóstico do meu filho, estou pensando que sou autista também, mas nunca tinha pensado nessa possibilidade antes.
Eu acho q me enquadro em fobia social. Tenho dificuldades com eventos de aniversários (tanto meu, quanto dos outros). Principalmente nos meus aniversários eu sofro de uma ansiedade imensa dias antes pq as pessoas tem uma expectativa de comportamento e eu só tenho vontade de sumir, não consigo ficar feliz em aniversários, me dá angústia. E tbem tenho dificuldades em relações sociais conjugais, não consigo ter encontros, tenho angústia de baladas, tenho dificuldade de conhecer pessoas pra relacionamentos amorosos e nao tomo bebida alcoolica pra facilitar o processo.... enfim
E eu fui diagnosticada com fobia social, TAG e depressão. Mas nunca fiz o exame neurológico para saber se sou autista ou não. Nem tenho condições de fazer
Olha, eu Thata tive vários diagnósticos errados antes do meu diagnóstico de Autismo. Faz o nosso teste de Autismo para adultos aqui do canal: th-cam.com/video/lGIKZQk4r-s/w-d-xo.html
Não sou tímida, falo super bem, mas sou inadequada perto das pessoas, não ligo pra opinião das pessoas ao meu respeito. Mas gostaria de estar melhor neste quesito por mim mesma
Olá meu filho tem 5 anos foi diagnosticado com fobia social está tomando remedios a 8 meses e não tivemos melhoras a escola nos enviou para um pisicologo o qual suspeita de autismo porém no Brasil tudo é muito demorado são poucos profissionais e poucas informações hoje através de seus vídeos vejo que meu filho pode sim ser autista precisa de apoio na escola sofre muito e não saímos de casa com ele pois não quer e quando saímos logo temos que ir embora ,é muito apegado comigo e com o pai e por ele ser assim na escola Já percebi que a cuidadora e até a professora tem dúvida quanto aos cuidados dele como se ele sofresse algum tipo de abuso em casa e isso nos deixa sem chão pois meus filhos são tudo de mais importante no mundo e quando vc sente que o outro tem essa dúvida ou que vc precisa mostra isso como defesa ,isso nos deixa sem chão ,estamos na espera para uma consulta com um profissional especialista em autismo mesmo tendo plano de saúde estamos na fila de espera para o atendimento a quase 2 meses ,mas vendo os vídeos de vcs vamos nos capacitando cada dia mais pra dar ao nosso filho melhor qualidade de vida porque ele merece tudo de melhor ❤
Sempre fui muito julgado por não cumprimentar as pessoas, e por isso sempre me achei uma pessoa ruim, mas hj eu sei q não faço isso por mal, mas sim pq pra mim é muito desgastante ter q dizer oi tudo bem?, bom dia, dar a mão pra cumprimentar
Minha comunicação era normal, dps começou a piorar hj em dia melhorou muito, eu não consigo iniciar uma conversa com alguém desconhecido, mas consigo manter uma conversa de boa com alguém que conheço, eu acho que não sou autista tenho ctz que é fobia social
O relato que leu da Thata é exatamente o que tento explicar pros meus médicos e nunca sei se consegui explicar com clareza o que quero, o cansaço físico depois uma socialização as vezes parece maior do que de fazer alguma atividade física, eu preciso de mais tempo sozinho pra estar pronto novamente pro mundo
Nossa, me identifico com tudo o que a Thata falou, tudo mesmo. A algum tempo desconfio que sou autista, mas sinto que alguns sintomas se intensificaram depois de uma situação traumática que resultou em depressão, e eles se encaixam muito na fobia social. É possível que a fobia social aconteça depois de determinadas situações?
Eu tenho 44 anos e sou muito tímido, até mesmo para enviar um áudio por whatsapp por ex, eu preciso sair de perto de pessoas que estão por perto. Já reprovei várias vezes na escola e sempre ficava em DP na faculdade. Hoje tenho um filho com 4 anos que tem autismo.
Oi Anderfor. Olha, depende do que te leva a sair de perto de outras pessoas para mandar um áudio no WhatsApp. Eu, por exemplo, faço por privacidade e porque o ambiente barulhento me tira muito a concentração. Situações sociais podem incomodar pessoas com diagnósticos diferentes. Agora se a sua evitação estiver ligada ao sentimento de ansiedade ou medo de ser julgado negativamente pelos outros, eu consideraria o TAS. Agora, pelo fato de você ter um filho no espectro autista, eu sugeriria investigar características do TEA em você. E pelo fato de você ter tido dificuldades no ambiente escolar, eu não descartaria DI nem TDAH. Importante fazer uma avaliação mais detalhada para você se compreender melhor e ter estratégias para lidar com as suas dificuldades específicas. Se precisar de mais orientação, grita por aqui!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH quando envio um áudio, na minha cabeça se tiver alguém por perto, serei julgado ou zombado caso fale algo diferente. Minha timidez faz com que eu fique envergonhado caso eu veja uma situação constrangedora. Tipo ver algum conhecido cantando em um karaokê por ex. Em questão de aprendizado desde pequeno eu sofria por não conseguir entender uma questão matemática por ex. E quando o professor pedia se todos entenderam a matéria, mesmo eu ficando com dúvidas, eu acabava ficando quieto para não ser " zombado" pelos outros alunos. Trabalhos em dupla, raramente eu fazia com alguém, porque eu ficava esperando alguém me chamar e isso não acontecia. Se o professor não tomasse uma atitude de colocar eu junto com alguém, eu ficava sozinho.
É normal sentir muita raiva, quando você está conversando com alguém e sr perde no assunto ou é cortada, ao ponto de querer se isolar para lembrar o que iria dizer. Isso me deixa exausta, não consigo ter intenções sociais, fico ansiosa e nervosa
Ola, mais um.video especial de vcs, que bom..poder contar com.seus ensinamentos...vcs realmente são um luz pra.nos, meu filho será diagnosticado com tea moderado porque ele não é verbal, porém estamos trabalhando com fono,.. tó, psicólogo etc para ajuda lo nessa.questao, boa noite 🌃
Estou confusa se posso ter TDAH, Fobia Social e Autismo leve, pois me identifiquei em muita coisa nos 3, espero daqui um tempo conseguir fazer terapia e confirmar, pois simplesmente minha cabeça está uma bagunça,
Meu problema é a leitura dos outros com o que falei. Falo, interajo bem, mas o julgamento alheio e as brincadeiras pejorativas é que geram os problemas.
Se identificou com a Fobia Social? Essa característica que você citou é bastante significa pra esse quadro. Psicoterapia pode te auxiliar a superara essas dificuldades.
Adorei o vídeo! Esclarecedor. Você sabe sobre Mutismo seletivo? Minha filha aos 3 anos recebeu um Psico diagnóstico de MS, embora não tenha recebido do neuropediatra, sempre tratei ela como portadora desse transtorno de ansiedade... hj ela tem 8anos e evoluiu muito bem... porém ainda tem alguns sinais que parecem com timidez, fobia social e até mesmo com Autismo. Bjos adoro vocês!
Eu me encaixei na anamnese de um vídeo de características autistas. Todavia sempre fui muito sociavel e afetiva. Percebi a fobia social após uma situação de assédio moral. Não tenho vontade de socializar, exceto com pessoas que me aceitam e me deixam confortável. Moro sozinha e mantenho contato com satisfação e troca de afeto com minhas cachorras.
A falta de interresse na interação, isolamento, etc tambem nao é característica de quem tem super dotação? Entao, se alguem tiver superdotação e Fobia social pode ser diagnósticada erroneamente como Autista? Poderia fazer um video sobre autismo versus superdotacao versus Fobia Social?
0:57 Queria está ajuda, pois estou começando a entender.Meu filho é autista e foi diagnosticado recentemente com ansiedade e fobia social, isto está atrapalhando e atrasando o processo multifuncional do tratamento, principalmente na Terapia Ocupacional. O local é bem movimentado e tem várias pessoas que aguardam na sala de espera, ele não está entrando mais na Clínica com medo em excesso a ponto de entrar em crise. Está me preocupando, pois acho que um pouco é a idade, ele tem apenas 3 anos.
Uma criança de 4, 5 anos tem fobia social? Uma criança nessa idade q não se socializa, prefere brincar sozinha, que é perceptível um comportamento diferente das demais crianças, tem mais chances de ser uma fobia ou autismo?
Minha filha de 3 anos foi diagnosticada com autismo,mais acredito q tbem tem fobia social,toda vez q levo ela na psicóloga ela fica tão ansiosa que começa a vomitar e ficar muito vermelha
Teve uma época que eu não conseguia nem sair de casa nem falar com as pessoas nem pra pedir informação. Achei que era fobia social. Mas como fobia social tem esse fator de vergonha e eu nem pensava no que as pessoas achavam de mim então não foi fobia social.
Sim, para se caracterizar Fobia Social, a ansiedade ou medo vem pelo receio de ser julgada negativamente pelas outras pessoas, vem pela vergonha de estar sendo observada. E é uma ansiedade desproporcional à real ameaça que a situação enseja. Quanto tempo durou esta época que voce não conseguia sair de casa? Dá uma olhadinha de novo no vídeo, nele nós falamos de alguns diagnósticos diferenciais para o Transtorno de Ansiedade Social, tais como a timidez normal, agorafobia, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do espectro autista e outros. Qualquer dúvida, deixa aqui pra gente! Um abraço
Não consigo interagir e nem socializar, eu conseguia, mas não consigo mas. Tenho medo do que as pessoas pensam sobre mim, eu penso que elas estão me criticando por alguma coisa em mim, eu fico ansioso, meu coração fica acelerado e até fico suando 😭
Poxa que interessante seu vídeo. Eu tenho im irmão autista e sempre tive dificuldade de me socializar com as pessoas desde pequena, mas acredito que o meu problema seja mais na esfera afetiva. Mesmo assim eu cheguei a desconfiar em vários momentos que poderia ter TEA tb, minha introversão me causa sofrimento psíquico e isolamento. Estou tentando lidar com isso em terapia.
O fator genético no autismo é extremamente importante e é muito comum depois de um primeiro diagnóstico, outras pessoas da família notarem seus próprios traços e buscar passar por um avaliação. Existe também a possibilidade do FAA, em que as pessoas possuem os traços mas não chega a fechar o diagnóstico, chamamos de Fenótipo Ampliado do Autismo.
Eu nunca tinha visto vídeo sobre autismo,mas agora estou sempre vendo seus vídeos Cada dia parece q estou me identificando com o q vc está falando ,na verdade sempre me achei diferente das outras pessoas, que médico posso procurar para ender se sou autista ???
Para mim e esgotador estar em festas , ter que me relacionar com pessoas. Não tenho nada contra ninguém só não gosto de ter que interagir . Detesto datas com meu aniversário, Natal, ano novo ,odeio parabéns e coisas do tipo. Realmente me cansa muito ter que atender pessoas no meu serviço, tento evitá-las
Eu acho q tenho autismo, por não conseguir durmir sem protetor auricular que meu coração acelera, e também quando falam alto comigo, é muito estressante a ponto de eu perder o controle emocional e gritar chorando e tenho vontade de me machucar, e também sempre tive dificuldade de amizade, converso sempre na letaridade, de lado e não encaro muito a pessoa, e sinto q não sei ter expressoes ao conversar, mas pra ter amizade da pessoa converso muito, e a pessoa meio q não tá interessada nos meus assuntos aleatórias, eu fico mudando de assunto o tempo todo. Eu não quero ficar isolada mas também não quero ficar agitada em situações sociais, pq me desgasta muito mentalmente, só o ato de conversar pra mim e muito estressante. Há e tenho hiperfoco, exclui minhas redes sociais por não saber controlar o tempo q fico neles, e meu cérebro fica muito cansado a ponto de me inrritar comigo msm.
Olá ! Eu tenho curiosidade sobre a ansiedade social. Eu sinto medo de interagir com as pessoas, por exemplo ir a uma reunião de trabalho, pois a cliente pode me avaliar mal. Mas o fato de se rir cansaço após interagir também. Quando meu celular não para de apitar com gente querendo tratar sobre os serviços que presto, me sinto pressionada e com muita exaustão. Pessoalmente também. Quando adolescente, lembro que não gostava que ninguém conhecido entrasse no ônibus porque teria que conversar com a pessoa para “não ser mal educada” mas eu odiava ter que manter esse relacionamento, que as vezes era inevitável, e quando acontecia, ficava com aquele pensamento: “nossa agora todo dia essa pessoa vai querer ficar conversando”.
Muito legal o vídeo! Pessoa com autismo pode ter fobia social? Eu tenho fobia social, e estou investigando autismo. Sinto exatamente o que a Thata sente, prefiro escrever a falar...e tipo...sinto que minhas dificuldades levaram a fobia social!
Sim, autismo e fobia social podem estar presentes ao mesmo tempo. Mas é importante se fazer um diagnóstico diferencial para ter certeza de que se trata do transtorno de ansiedade social.
Comigo ocorre exatamente o mesmo! E estou na mesma situação, investigando autismo.
Tenho um sobrinho que a gente desconfiava do Asperger, que é o autismo leve. Mas a médica diagnosticou com fobia social. Ficamos meio na dúvida, pq achava que era autismo.
Sim, porque o autismo te torna indiferente, sendo algo que contribui para descardeamento da fobia social, fator que contribui para o surgimento deste transtorno, pois muitos na sociedade não aceitam pessoas pessoas diferentes, quer que sempre segue o mesmo padrão, caso contrário exalam preconceito.
Tenho 32 anos, e descobri que sou autista a maís ou menos 3 anos.
Sempre achei que era tímida, foi realmente uma surpresa descobrir que tenho TEA. O que mais me incomoda hoje em dia é ter que tirar foto, ou ter que falar em público, fico extremamente nervosa em ser o centro das atenções. Por isso não comemoro meus aniversários.
Nunca gostei de comemorar meus aniversários pelo mesmo motivo. Sempre fui criticada pela minha família.
@@rairamartins5435 Eu também já fui criticada, isso quando eles não sabiam sobre meu diagnóstico. O TEA se confunde muito com a timidez.
Nossa me identifiquei muito.Como foi o seu diagnostico?Precisou fazer algum exame neurologico?
Tbm
Tbm não gosto de ser o centro das atenções
Eu andei tendo alguns comportamentos desse tipo mas nunca parei pra dar atenção, acabou que eu causei dificuldades muito grandes na minha vida, por isso eu tenho de que é importante buscar ajuda para perceber esses comportamentos e não tentar agir fora dos limites porque isso poderá causar vários problemas piores ou situações desagradáveis.
Meu pesadelo é ir em casamento, as pessoas me forçam a ir por consideração a estes eventos, mas pra mim é extremamente perturbador.
Porque é perturbador?
eu me encaixei nas duas coisas, com o exemplo de interações sociais que vc citou kkkk mas não tenho o restante das caracteristicas de alguem com autismo, porém eu me sinto sugado em ter que conversar e criar papo com gente conhecida do trabalho, odeio
Eu ainda não tenho nenhum diagnóstico, mas acontecem muitas coisas .
Eu tenho um enorme medo ou vergonha de socializar com novas pessoas , odeio o fato de chegar e sair e ter que falar com todos , evito entrar em lugares cheio de pessoas em mercados , lojinhas ou estabelecimento pequenos pq me sinto MT envergonhado , qnd eu ando na rua tento parecer o mais normal possível para que ninguém me olhe estranho , não consigo frequentar bares , baladas ou Rolês das pessoas da minha idade (tenho 20 anos ).
Quando chego nesses lugares eu sinto uma sobrecarga horrível , tudo sai do controle , minha cabeça pensa em mim coisas , que não consigo explicar como a menina do vídeo menciona, eu fico trêmulo, coração acelerado , maos e corpo ficam suados , fico gelado.
É toda uma ansiedade sempre antes de conhecer pessoas novas , sempre antes de eu estar em ambientes de socialização.
eu desenvolvi a fobia social porque eu não sabia que tinha autismo, eu ficava muito frustado por me sentir tão diferente, por não saber socializar direito, de ficar estressado nos ambientes, que cada vez mais fui ficando mais timido até desenvolver a fobia social, quando descobri o autismo pude encontrar a raiz do problema e conseguir ter o controle da minha mente de volta depois de anos treinando pra isso, e hoje já não sou mais timido e nem fobico social.
Cara,eu tô indo nessa linha de raciocínio. Sou "diagnosticado" com fobia social desde os 15/16. Tenho 34anos atualmente. Tomei todo tipo de medicação,terapia. De fato,me encaixo no quadro de ansiedade social...porém desde de mto criança eu fui mto sensível e medroso com tudo,desde a creche, segundo minha mãe relata,já existia algo "errado"comigo. Não acho interessante as interações sociais,não faço questão de participar,não vejo sentido nisso,finjo o tempo todo a ponto de não saber o que eu sou de vdd. Estou exausto. Sinto sintomas físicos mto estranhos como tontura e sensação de desmaio as vezes por estar em um mercado cheio de luzes e cores. Sei lá. Sinto q esse diagnóstico pode estar incompleto,ou os tratamentos para tal,serem ineficazes,no mínimo.
Eu também desenvolvi Fobia social por não saber que eu tinha autismo! Estou com 24 anos e com um prejuízo bem grande academicamente falando, fiquei 6 anos tentando uma faculdade pra resultar em orra nenhuma kkkk tudo por causa da minha dificuldade em me relacionar com os outros.
@@diones7659"Finjo o tempo todo, a ponto de não saber quem eu sou de verdade"
Amigo, você não está só! Eu cheguei a esse ponto também. Eu vivia em função de "zelar pela minha imagem" perante os outros. Eu só estudava quando tinha gente me olhando, eu fingia ter me alimentado pra não levar bronca de minha mãe, eu mantinha postura de respeito ao sentar nos lugares, eu olhava nos olhos porque aprendi que é sinal de respeito e atenção, eu mantinha um sorriso na cara na intenção de parecer bem-humorada e simpática, enfim kkkkk situação doentia que não dava pra manter mais. Ficava fisicamente cansada, exausta, todo dia após as 10h de faculdade.
Eu comecei terapia em 2019 e desde então dedico parte do meu dia à busca de autoconhecimento, foi daí que consegui, só nesse ano, me reconhecer autista e obter o diagnóstico de autismo. Busco saber como posso respeitar quem sou sem fazer mal à minha saúde, sem fazer mal às outras pessoas...
Eu ainda não sei quem sou, eu tento me definir, saber do que gosto mas só sei coisas fúteis a meu respeito. Tipo, eu não sei o que eu gostaria de fazer profissionalmente, eu tenho planos de cursar Sistemas de Informação ano que vem porque... Porque sim. Não me baseei em quem sou e sim em ser uma área teoricamente em que você não fica desempregado e que dá pra construir carreira se aperfeiçoando. Eu não sei tantas coisas a meu respeito que daria até vergonha de citar tudo aqui.
@@diones7659Você se alimenta direito? Tem pressão baixa? Eu fiquei com essas sensações de desmaio quando juntei ansiedade e falta de uma alimentação regular, quando morei só.
Sobre a pergunta... Eu sinto uma certa dificuldade em cumprimentar as pessoas na academia ou na faculdade, sinto que é cansativo toda vez dar bom dia ou boa noite. Também fico com a impressão de que eu tô sendo um cara chato e ''invasivo''. Atualmente me guio pelo princípio de que é uma obrigação e então me forço a cumprimentar determinadas pessoas, com o tempo vai ficando menos doloroso.
Obrigado pelo vídeo! Acho que vou procurar em breve um psicólogo que possa dizer o que raios eu tenho de errado! kkkkkk
Alguém aqui se identifica com isso?
Havia sido diagnósticado com Fobia Social, depois que o meu filho foi diagnósticado com TEA nivel 2, comecei nova investigação e também fui diagnósticado com autismo.
Sempre achei que fosse tímida. Depois do diagnóstico do meu filho estou achando que sou autista tb. Hoje moro em casa, mas quando morava em apartamento (de quando nasci até 29 anos) torcia pra não ter ninguém no elevador! 🤣 realmente ambientes com desconhecidos me incomoda!
Olá Manuela! Alguns dos diagnósticos diferenciais do TAS são a timidez normal, o TEA e o TAG (transtorno de ansiedade generalizada). Pra entender melhor, a gente precisaria entrar mais a fundo no que está por trás dessa questão. Não querer encontrar ninguém no elevador é por timidez ou por querer privacidade, ou porque não tem vontade de interagir, ou porque um encontro inesperado desses é um custo grande de energia mental, ou porque é vergonha de ser observada e julgada negativamente pelos outros. Ou outros motivos. Na dúvida, olhe para os critérios diagnósticos do TAS que estão nesse vídeo. Qualquer dúvida, é só perguntar. Um abraço!
Sou parecido. Eu não sei como agir, não sei como manter uma conversa... eu fico deslocado. Eu prefiro ficar em silêncio e quando tem gente por perto eu detesto.
Essa parte social pra mim ficou dificil e confuso, diferenciar se é fobia social ou TEA. Acho que o que diferencia mesmo são outros elementos, como dificuldade com duplo sentido, ironias, ambiguidades e outros, esses muito típicos de TEA, sem sombra de dúvida.
De qualquer forma, muito legal expor o assunto. Mesmo!
Eu estou com um problema a minha filha não convive com ninguém somente comigo e o pai e na escola ela sofreu muito bullying e depois que ela passou por essa experiência ela se fecho pra todos eu acho que e medo pq antes ela era alegre e não tinha problema nenhum em interagir com as pessoas
Oi Rafa e Thata. Tenho 48 anos. Quanto mais estudo sobre autismo mais me identifico. O vídeo sobre autismo feminino adulto foi a minha descrição. Quero buscar um profissional capacitado para investigação e diagnóstico.
Em relação à questão social eu não me importo com o que as pessoas pensam sobre mim. A situação de estar com pessoas me é incômoda. E me incomodo geral com cheiro, barulho, conversa, toque, presença. Não gosto de nada disso. Tenho problemas até para atender telefonemas, abrir porta da casa, perguntar algo na rua. Sinto coração acelerar, vontade de sair do local, falta de ar em muitas situações, confusão, mutismo... Sempre escrevi melhor do que falei. Me atrapalho toda para explicar as coisas. E sinto muito cansaço com a exposição. Gostaria sim de mais vídeos sobre o tema, assim como sobre autismo feminino adulto. Gratidão. Vocês me ajudam demais.
Somos muito parecidas, Luciana! Parecia que vc estava me descrevendo. Bjs. Thata
Oi. Tenho 14 anos e tbm me sinto assim. Quando o celular toca e minha mãe não está por perto eu entro em pânico por causa da possibilidade de eu ter que atender e falar com alguém. Também não consigo pedir informações. Sinto que as palavras não saem. É muito difícil explicar as coisas pras pessoas, mesmo que eu saiba. Por exemplo uma conta de matemática. Eu posso até saber, mas se alguém pedir para explicar meu cérebro trava. Eu tbm me sinto diferente das outras garotas da minha e sinto que eu finjo ser um tipo de pessoa que não sou, só pra me encaixar.
Que fala mais calmante, cheguei relaxar. Claríssimo e muito esclarecedor o texto do vídeo. Um dos melhores que já vi. Acho que tenho as duas coisas. Numa festa eu já tenho estratégias que uso há anos para cumprimentar todos de uma vez, seja na chegada ou na partida. Nessa última, sempre saio de fininho. Detesto ter que cumprimentar um por um. Cansa ter que conversar, ouvir as coisas que não me interessam. MAS, ao mesmo tempo, eu também me preocupo com julgamento, sinto vergonha, etc. Faça um vídeo sobre TEA E TPB, por favor.
Meu filho tem ambos os diagnósticos, é muito bom ter informação de qualidade, gostaria de ver mais vídeos explorando esse tema e a relação entre a fobia social e o TEA.
Anotei sua sugestão, Camila. Obrigada ❤️
Eu conheço uma pessoa que tem muito medo de falar com os outros, não consegue trabalhar e pelo que vi só sai de casa em família, não sei qual é o diagnóstico porque essa pessoa não quis me falar, apenas disse que pensa demais no futuro w no passado, aparentemente ele não está fazendo nenhum tratamento psicológico. Eu percebi que receber um não o deixa muito nervoso, uma vez disse um não e ele começou a chorar e tremer, eu fiquei desconfortável.
O relato da Thata que vc descreveu se encaixa perfeitamente em como eu me sinto em situações sociais.
Esse assunto é bom de ser explorado, pois é difícil inclusive explicar para as pessoas neurotípicas como isso funciona pra gente.
Por isso é tão importante escutarmos exatamente quem sente, né?
Eu sempre achei que fosse tímida, mas a pouco tempo conheci mais sobre a fobia social e o autismo, nunca me encaixei socialmente, preciso me consultar com um psiquiatra pra tirar essas dúvidas, seria um grande alívio descobrir pq sou tão diferente, agora me identifiquei com relato da Thata e quanto mais pesquiso mais me identifico com o autismo. As vezes eu não tenho interesse em falar e fico muda, ou simplesmente saio do lugar sem falar com ninguém e isso não é querendo só acontece no automático nem sei explicar.
Eu tbm tenho essas coisas. O pior de tudo é porque ninguém entende e pensa que é grosseria :(
Oi !
Eu me considero um profundo conhecedor - por assim dizer, de modo bem empírico - no que diz respeito à fobia social. Eu sofri desde os 14 anos com esse transtorno, e a minha sorte, é que eu sabia de tudo isso que você colocou, por pura experiência própria, até porque, você escreveu o que todos fóbicos sociais realmente sentem. Fiz terapia desde o início até meus 47 anos, mais ou menos, mas, pra conseguir sair realmente do transtorno, tive que usar um medicamento- propranolol - por conta própria, até conseguir falar em público sem O auxílio deste. Na verdade, eu sempre fui muito atento à tudo à minha volta, e por isso eu sabia exatamente em quê, e o porquê, que tudo acontecia e também que eu nunca iria dar conta de corresponder ao que as pessoas esperavam de mim, até porque, nem que eu quisesse eu conseguiria mudar pra o que essas pessoas me propunham, e de modo muito contundente. Nem eu conseguiria, tão pouco eu queria ou faria qualquer questão de ser esse objeto manipulado por famílias, amigos, sociedade em geral, em fim. Ao contrário, a minha saga era exatamente encontrar minha identidade. E eu consegui. Sou casado, tenho um casal de filhos adultos e vivo sem medo ou medicamentos.
Eu sou autista e tenho fobia social, e também ansiedade generalizada!
Evito sair de casa, só vou ao mercado porque sou obrigada!
Acho que estou adquirindo fobia social por causa da minha insatisfação com o trabalho . Estou trabalhando muito e o ambiente está bem dificil . Estou tendo medo de interagir com colegas de trabalho . Mas ja esta passando para a minha vida pessoal . Sou carteiro feminino . Estou com medo até de interagir com os clientes . O simples fato de entregar uma encomenda para alguem esta me dando panico . Coisa que antigamente para mim era um prazer .
Pega atestado e se afaste pra não surtar.
@@francinieisis9636 eu melhorei . Ficando mais na minha .
Eu me sinto realmente bagunçada com este assunto. Não sei se tenho fobia social mas, não gosto de estar na rua ou em supermercados ou shoppings. Não gosto da possibilidade de encontrar pessoas conhecidas e ter de me relacionar de alguma forma. Se é necessário estar num lugar desses, protelo horas ou até dias. É muito estranho... evito ao máximo estar fora de casa. Isso atrapalha, inclusive, meu trabalho. Tenho 2 filhos: a garotinha, com 4 anos, está dentro do espectro. Desconfio se eu tbém estou... 🤔 Fale + sobre isso. Obrigada!
Boa pergunta, Cris. Para de caracterizar fobia social, é necessário que a evitação de situações sociais se dê pela ansiedade ou medo de ser julgada negativamente pelos outros. É comum que pessoas autistas tenham ansiedade diante de situações sociais, mas por variados motivos, como explicamos no vídeo. E é importante falar que a situação de pandemia dos últimos 2 anos traz mais confusão, pois levou muitas pessoas a evitar e temer situações sociais. De qualquer forma, pelo que você relata, seria interessante conversar com um terapeuta, independente de ser diagnóstico de X ou Y. O mais importante é que você consiga funcionar bem no dia a dia, diminuir a angústia e a ansiedade frente a situações sociais, independentemente de um diagnóstico fechado. Um abraço!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH eu não consigo mais fazer oq eu fazia antes, tipo comer em um lugar com mt gente me deixa desconfortável hj em dia está bem melhor mas antes era impossível, não consigo ir na padaria mas prós outros lugar consigo
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH se alguém me olha eu penso que tem algo estranho em mim, antes quando eu ia sair e tinha alguém na frente da minha casa eu ficava me perguntando se eles iam me achar estranho
Bom dia !!! Também estou em processo de investigação de TEA!! Eu quase não saio de casa mas nada me impede de sair porque gosto de confraternização entre colegas apesar de não ter amigos e também com a família . Porém o que acontece comigo é que faço o maior esforço para conversar com as pessoas e muitas vezes não rende e não é porque não quero que fique nesse ponto, é como se as palavras necessárias estivessem sumindo de repente!! Daí o que acontece muito comigo é de eu, muitas vezes no máximo, cumprimentar as pessoas, perguntar como elas estão e daí a conversa para por aí e não rende mais nada. E isso acontece comigo até mesmo com colegas e familiares que tenho mais afinidade.
Eu tb e passei a vida acreditando ser timidez ate parar pra pensar com analise profunda e ver q nao tem nd a ver com timidez pq se eu tivesse repertorio eu conversaria, antes. Percebi q nas minhas interaçoes eu usava métodos, como lembrar oq fulano fez na interação dele que deu certo entao vou usar também, e assim ia indo... parecia tao natural pra quem via mas eu nem tava ali, tava so reproduzindo comportamentos forçados ate me perguntar se realmente todo mundo era assim, pq nao parecia q era. Nem lembrava q autismo existia mas me falaram, pesquisei (de forma obcecada como sempre faço) fui atras e consegui o laudo. Tu se identifica com isso? Conseguiu o seu?
@@Jaki-fj Consegui sim!! E foi um alívio! Estou fazendo terapia comportamental que está ajudando muito a aceitar eu mesma!
@@Jaki-fj Quanto a comportamentos sim! Ensaiava uma conversa, imitava o jeito de falar das pessoas mais próximas, conduzia os braços das pessoas quando vinham me abraçar e até hoje faço isso mesmo se a pessoa ficar sem graça porque cócegas me incomodam muito.
Quando eu era pequena as pessoas falavam que eu era tímida, mas eu não concordava. Simplesmente não falava em determinadas situações (mutismo seletivo), como na van da escola, no inglês... as pessoas "brincavam" que eu era muda de fato. Na escola, eu falava tanto com meus amigos que já me mudaram de lugar 😅 aí eu "surtei" por causa dessa mudança, então me voltaram ao lugar anterior. Podiam mudar os meus amigos, mas não eu (muito autista). Fora que eu sempre fui a escolhida no meu grupo de amigos para me comunicar com os professores, pq, segundo eles, eu era muito eloquente. Por isso mesmo não concordo com a timidez! Entretanto, desenvolvi ansiedade (mudei de turma, fiquei muito mal) e creio que fobia social (universidade). Hoje em dia tomo medicação para ansiedade e quero ser avaliada para o espectro
Acho que vc vai curtir o meu próximo vídeo.
faz pfv, 7:38 varias, uma delas é fingir/imitar comportamento de outras pessoas. Como um macaco tentando se adequar a outro grupo de macacos. Mas com tempo a mais efetiva e pior é apenas evitar.
Por favor, faz outro vídeo sobre isso sim! Respondendo a pergunta: eu tento bancar a bem humorada pra lidar com minha ansiedade. Rio das situações e tento manter o bom humor, mas, no fim das contas me sinto exausta.
Olá Stefany! Obrigado pelo seu comentário. Bancar a bem humorada para lidar com a ansiedade parece ser a defesa que você (seu cérebro) encontrou para lidar com as situações sociais, uma forma de se proteger de situações incômodas. Como eu disse no vídeo, sofrer de Fobia social não significa que a pessoa vai sempre evitar as situações sociais, até porque muitas delas são inevitáveis. Pessoas com TAS atravessam essas situações com grande carga de ansiedade, ou mesmo medo. Porém o que você relata de se sentir exausta depois de uma situação social aponta para outras coisas - autismo, por exemplo. Você tem algum diagnóstico? Um abraço!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Não tenho. Meu filho tem. TEA e TDAH
Também fico exausta pra contornar as situações q me dão fobia social.
Olá família tagarela tbm sinto muita canseira em em me socializar com outras pessoas .ex amigos de meus amigos ou primos geral família. Sinto que não sei conversar ou iniciar uma conversa, quando isso acontece, penso que a pessoa não gostou de mim . Quero ir embora logo e nunca mais encontrar a pessoa e para isso sair da minha cabeça não quero ver ninguém por muito tempo. Veja sou prof. Sei como conversar com meus alunos mas os pais ela direção preciso treinar para não passar vergonha ,depois fico pensando se o que falei estas pessoas me entenderam ou eu não soube me expressar, nossa minha cabeça parece que vai ficar explodir sempre que isso acontece vou dormir cedinho e no outro dia tenho medo de ir trabalhar
Parece fobia social
Fui diagnosticada com essa fobia, mas não fico pensando sobre o que as pessoas vão pensar sobre mim. Só não gosto de socializar mesmo e aos 32 anos não tenho nenhum amigo, sou extremamente rígida e critica.
Será que você não é Introvertida?
Tenho 2 irmãos que tem autismo ,ultimamente to suspeitando que tenho tambem ,mas não condições financeiras de tratar ainda e sou obrigadado a trabalhar o que pra mim é um tonturar diariamente,as vezes apos um dia de trabalho choro quando chego em casa pensando que esse inferno de vida nunca vai acabar.
É isso mesmo , até para trabalhar é uma luta eu tenho que sair escondido. Não tenho estratégia eu sempre Fujo
Tenho filho de 4 anos com TEA. Meu outro filho de 17 anos foi hoje diagnosticado com TEA, TOC e transtorno de ansiedade social. Que tal vídeos tratando do TEA na adolescência? Seus vídeos já me ajudam tanto com meu pequeno! Agora uma ajudinha para com os maiores! Obrigada!
Sugestão anotada, muito obrigada pelo comentários!
eu jurava que tinha ansiedade social até conhecer o autismo.
Assistindo hj... quanto mais aprendo mais quero aprender... ter contato hj com "muitas" pessoas tem sido bem difícil, desde o isolamento da pandemia que fujo das "multidões".
Achei super legal o vídeo e super esclarecedor. Gostava de saber mais sobre o tema da ansiedade social 😊
Ótima explicação, Sou Homem e motorista, sinto desde pequeno esses sintomas.. e muito desgastante 😓
Estou adorando os vídeos dessa família 🥰 linda !!! Agora que descobri que tenho autismo depois de décadas de sofrimento !!!
Bom dia eu tenho dificuldade e timidez de me associar as pessoas e trabalho e as tarefas do dia a dia
Bastante pertinente ao momento em que vivemos.
Percebe-se que as pessoas estão desenvolvendo esse transtorno social, cujas consequências são catastróficas.
Como o ser humano é o mais adaptável às mudanças ambientais e sociais, o isolamento está criando uma geração nada simpática ao social. Muitos substituem a troca de olhares e conversas por bebidas, na zona de conforto das suas casas.
É mesmo. Nós últimos 2 anos a nossa configuração social mudou bastante por conta da pandemia. Os contatos sociais passaram a ser mais restritos, tanto por força de diretivas de saúde pública (distanciamento, quarentena) quanto pela preocupação individual que cada um de nós desenvolveu de se contrair o CoVid em um aperto de mão, um abraço, ou beijos no rosto quando encontramos amigos e familiares. A pandemia veio complicar o status quo que existia nas nossas interações do dia a dia. Mas nesse caso não podemos falar de Fobia Social. É importante se diferenciar o TAS disso tudo. Evitamos mais o social por medo de contrair o vírus, não por vergonha de ser observado e julgado de forma negativa pelos outros, não é mesmo, mas por prudência, por questão de saúde. Mas as consequências dessa nova ordem social poderão ser observadas ainda por muitos e muitos anos, quiçá para sempre.
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Exatamente isso. Pensa que as crianças precisam de socialização para desenvolver-se a afetividade e cognitivo com outras crianças. Porém, nós não podemos falar isso.
O jeito é trabalhar como pudermos melhor.
O difícil é saber que daqui para frente, o convívio social, muitas vezes a gente dizer que o problema do paciente. Obrigada! Abraços a todos vocês!
Muito carinho e compreensão
❤😍
Desde criança já tinha fobia social. Eu tinha dificuldade de cumprimentar os parentes que vinham nos visitar de outra cidade. E o pior é que minha irmã me chamava de "jacu do sítio".
Fiquei muito feliz por vocês me responderem eu tenho dificuldade autonomia e preciso de cuidadores e acompanhante para andar na rua tenho desatenção
E sou super inteligente que você falar para mim oque é deficiencia intelectual eu vou responder na hora sem raciosinar
Vídeo nota 10!Sim eu quero mais vídeos sobre o assunto💕
Obrigado! Temos um roteiro pronto mergulhando mais a fundo no Transtorno de Ansiedade Social. Mas se houver algum ponto específico que você gostaria de saber, deixa aqui que a gente inclui no próximo vídeo! Abraços
Thata eu me vejo extremamente assim então mais vídeos como este para tipo de comportamento e necessário mais entendimento, porque e muitas coisa para diferenciar.
Todas são horríveis eu garanto e sinto na pele 😮😢
Sou neuropsicologa e seu vídeo, me ajudou muito. Gratidão ❤
Fico feliz em saber !
Eu não gosto de ser o centro das atenções, gosto de ficar sozinha e quando passo muito tempo interagindo com outras pessoas me causa exaustão. Também não gosto de ser tocada e abraçada. Também prefiro escrever do que falar, estou fazendo terapia e toda semana levo cartinhas para a psicóloga.
Eu tenho muito anciedade e vi q tenho fobia social mesmo, só que não é de nível tão alto, era pior quando eu era adolescente eu odiava defender trabalho, eu não falava, era um bicho do mato, não gostava muito de fotos minhas, mais tirava foto mais em ocasião especial,hoje em dia com celular eu adoro tirar selfies, mais tiro selfie desde quando saiu a câmera digital, quando eu tive a minha, na igreja falar no microfone nem pensar, cantar sozinha nem pensar, eu só me sentia bem tocando bateria e assim mesmo me dá nervoso pq tenho espectadores, eu sou desenhista, baterista, toco violão, sou artista plástica, eu amo ficar em casa, só gosto de eventos q envolve arte, odeio festas, só gosto de ir em evento grande quando é evento de anime o evento de desenho japonês, jogos HQ, mangá etc e ir a igreja, vou em shopping, lojas, etc, mais não gosto de sair, e para interagir somente com 2 ou 3 pessoas no máximo, odeio andar em galera odeio grupos grandes, lugar aglomerado, shows, pra ir em show eu não vou mesmo, vejo de longe não gosto de ficar na multidão, odeio multidões, odeio aglomerado, odeio baladas, odeio festas barulhentas, odeio gritos de pessoas q ficam assim falando alto em ônibus de viagem, e em lugar fechado, amo crianças mais quando choram eu fico nervosa!!! Ps eu faço cosplay mais nunca tentei um concurso cosplay e desfile cosplay, pois morro de vergonha, prefiro fazer por diversão para ir no evento, e os fãns do personagem q estou fazendo tirarem fotos comigo!!! Sempre comemorei meus aniversários, mais quando fiquei mais velha eu parei só faço um bolinho simbólico e olhe lá!!!
Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele tem pré diagnóstico de autismo, ele simplesmente não interage com ninguém é como se ele não enxergasse ninguém além do pai, mãe e irmãos, ja eu detesto interagir socialmente principalmente quando tem muitas pessoas reunidas, parentes ou não, me sinto muito mal e se tiver muito barulho fico exausta por dias.
Gratidão enorme por este video,minha filha está passando por diagnóstico diferencial eu nem sabia da comorbidade do TEA com a fobia social,se puder fazer outros videos aprofundando eu adoraria
A minha filha mais nova, 16 anos, foi diagnosticada com os dois: Fobia Social e Autismo.. além do TDAH.
Eu tanbem sou muito queto tenho medo de me socilizar outra pessoas tipo conheser pessoa novas n consigo conversar socializar
adorei esse vídeo! tenho mt dificuldade social e sempre tive essa dúvida. se puder trazer mais do tópico seria ótimo :)
faz um tempo que me pergunto se sou autista e esse canal me ajuda DEMAIS!!
É possivel ter fobia social desde bebê? A psiquiatra disse ter certeza que tenho fobia social, mas acha que não tenho autismo. Me encaixo em tudo que vc disse. Inclusive que melhor escrevendo do que falando também.
Olá eu estou curtindo bastante os seus videos, foi por causa deles que estou iniciando uma serie de exames ja passei na primeira consulta agora tenho mais 2 pois eu me identifico com 90% dos sintomas de autismo quero muito saber o resultado e eu ja estou na casa dos 40 e o proprio medico falou que esse diagnostico é muito complicado nessa idade, também pq eu forçadamente ja me adaptei a muitas coisas p tentar ser o mais normal possivel.
meu caso é ambíguo. Me canso com situações de contato social, de rituais sociais desde que eu me lembro de existir. Mas enfrento se me preparo. Só que há 3 anos fui presa injustamente, um ano depois fiquei viúva e meu pai, que me entendia como ninguém, morreu também. Tenho dores crônicas pra piorar. A partir daí, não me esforço mais pra interagir com grupos novos. Evito quase todas as situações novas. Trabalho em casa e por isso, quase não vou nem à praça em frente pq a vizinha ao lado fica me olhando em tom avaliador. Ou seja, o que era cansativo e chato, agora é assustador e desinteressante. Não gosto de comprar roupa em loja. Prefiro pedir comida. Ando olhando pro chão. E tento me camuflar se tenho que sair. Passei a precisar de bengala há 3 meses, aí que lascou. As pessoas reparam, nunca mais consegui pegar ônibus. Fico no ponto um tempão, passam mil ônibus e volto pra casa. Minha filha qdo tenho consulta acaba tendo que me levar senão me boicoto. E tenho pavor absoluto de dentista e explosão, seja trovão ou fogos de artifício.
Gostaria de saber com que tipo de pessoas esta se sente bem quando se relaciona. Ou seja, com quem esta pessoa se sente a vontade para conversar.
Está difícil para mim. A neurologista suspeitou de autismo e pediu ressonância magnética, só que está demorou muito para sair então fui atrás de uma avaliação neuropsicológica. A neuropsicóloga disse que não sou autista pq meu teste (creio que o nome do teste é QA) deu um ponto a menos do que pessoas autistas pontuam. Mas sinto que minhas características batem tanto com o autismo que fico chateada em pensar que posso não ser diagnosticada adequadamente.
Fabricia eu também sou assim panico da própria família
Sempre fiquei em dúvida quanto aos diagnósticos. Obrigada por tirar algumas dúvidas que eu tinha ❤️
Sempre feliz em ajudar, Flávia! 😉
Primeira vez que acesso a este canal. Achei o máximo! Pois tenho há 3 anos tentado uma avaliação adequada para descartar ou ter diagnóstico de autismo, ainda que tardio. Eu me identifiquei muito com o depoimento apresentado e é exatamente assim que me sinto. Eu evito ao máximo interação social, mas em função de meu trabalho e desenvolvi tipo um personagem que atua em horário comercial e em algumas situações, mas assim que posso me recolho.
Bem vinda, Mary!!! Ficamos felizes em saber que gostou :) caso tenha algum assunto que vc queira que a gente fale por aqui, é ao avisar. A gente anota todas as sugestões ☺️
Eu me sinto cansada em socializar também! Depois do diagnóstico do meu filho, estou pensando que sou autista também, mas nunca tinha pensado nessa possibilidade antes.
É uma possibilidade para se avaliar, principalmente levando em conta que o fator genético no autismo é bastante importante.
Eu acho q me enquadro em fobia social. Tenho dificuldades com eventos de aniversários (tanto meu, quanto dos outros). Principalmente nos meus aniversários eu sofro de uma ansiedade imensa dias antes pq as pessoas tem uma expectativa de comportamento e eu só tenho vontade de sumir, não consigo ficar feliz em aniversários, me dá angústia. E tbem tenho dificuldades em relações sociais conjugais, não consigo ter encontros, tenho angústia de baladas, tenho dificuldade de conhecer pessoas pra relacionamentos amorosos e nao tomo bebida alcoolica pra facilitar o processo.... enfim
Eu tenho fobia social mas sinto tudo isso que vc explicou que os autistas sentem.
E eu fui diagnosticada com fobia social, TAG e depressão. Mas nunca fiz o exame neurológico para saber se sou autista ou não. Nem tenho condições de fazer
Olha, eu Thata tive vários diagnósticos errados antes do meu diagnóstico de Autismo. Faz o nosso teste de Autismo para adultos aqui do canal:
th-cam.com/video/lGIKZQk4r-s/w-d-xo.html
Não sou tímida, falo super bem, mas sou inadequada perto das pessoas, não ligo pra opinião das pessoas ao meu respeito. Mas gostaria de estar melhor neste quesito por mim mesma
Olá meu filho tem 5 anos foi diagnosticado com fobia social está tomando remedios a 8 meses e não tivemos melhoras a escola nos enviou para um pisicologo o qual suspeita de autismo porém no Brasil tudo é muito demorado são poucos profissionais e poucas informações hoje através de seus vídeos vejo que meu filho pode sim ser autista precisa de apoio na escola sofre muito e não saímos de casa com ele pois não quer e quando saímos logo temos que ir embora ,é muito apegado comigo e com o pai e por ele ser assim na escola Já percebi que a cuidadora e até a professora tem dúvida quanto aos cuidados dele como se ele sofresse algum tipo de abuso em casa e isso nos deixa sem chão pois meus filhos são tudo de mais importante no mundo e quando vc sente que o outro tem essa dúvida ou que vc precisa mostra isso como defesa ,isso nos deixa sem chão ,estamos na espera para uma consulta com um profissional especialista em autismo mesmo tendo plano de saúde estamos na fila de espera para o atendimento a quase 2 meses ,mas vendo os vídeos de vcs vamos nos capacitando cada dia mais pra dar ao nosso filho melhor qualidade de vida porque ele merece tudo de melhor ❤
Sempre fui muito julgado por não cumprimentar as pessoas, e por isso sempre me achei uma pessoa ruim, mas hj eu sei q não faço isso por mal, mas sim pq pra mim é muito desgastante ter q dizer oi tudo bem?, bom dia, dar a mão pra cumprimentar
Igualmente eu, é quando tem que abraçar ou da àquele beijinhos na bochecha para comprimentar, pensa numa coisa que eu me estresso em fazer
Minha comunicação era normal, dps começou a piorar hj em dia melhorou muito, eu não consigo iniciar uma conversa com alguém desconhecido, mas consigo manter uma conversa de boa com alguém que conheço, eu acho que não sou autista tenho ctz que é fobia social
Fala sobre savantismo é parecido com o autismo
O relato que leu da Thata é exatamente o que tento explicar pros meus médicos e nunca sei se consegui explicar com clareza o que quero, o cansaço físico depois uma socialização as vezes parece maior do que de fazer alguma atividade física, eu preciso de mais tempo sozinho pra estar pronto novamente pro mundo
Bah, muito bom o vídeo!! sim, quero saber mais sobre o assunto!!!
Que ótimo! Shirley, vamos gravar mais vídeos😊
Muito bom!! Mas gostaria de saber mais sobre fobia social . E como diferecia-la no caso de comodidade.
Nossa, me identifico com tudo o que a Thata falou, tudo mesmo. A algum tempo desconfio que sou autista, mas sinto que alguns sintomas se intensificaram depois de uma situação traumática que resultou em depressão, e eles se encaixam muito na fobia social. É possível que a fobia social aconteça depois de determinadas situações?
Fiquei ainda mais em dúvida!
Poxa, Vanessa, não era essa a intenção! Me fala o que não ficou claro para você que a gente tenta te dar uma luz! 🙂
Eu tenho 44 anos e sou muito tímido, até mesmo para enviar um áudio por whatsapp por ex, eu preciso sair de perto de pessoas que estão por perto.
Já reprovei várias vezes na escola e sempre ficava em DP na faculdade.
Hoje tenho um filho com 4 anos que tem autismo.
Oi Anderfor. Olha, depende do que te leva a sair de perto de outras pessoas para mandar um áudio no WhatsApp. Eu, por exemplo, faço por privacidade e porque o ambiente barulhento me tira muito a concentração. Situações sociais podem incomodar pessoas com diagnósticos diferentes. Agora se a sua evitação estiver ligada ao sentimento de ansiedade ou medo de ser julgado negativamente pelos outros, eu consideraria o TAS. Agora, pelo fato de você ter um filho no espectro autista, eu sugeriria investigar características do TEA em você. E pelo fato de você ter tido dificuldades no ambiente escolar, eu não descartaria DI nem TDAH. Importante fazer uma avaliação mais detalhada para você se compreender melhor e ter estratégias para lidar com as suas dificuldades específicas. Se precisar de mais orientação, grita por aqui!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH quando envio um áudio, na minha cabeça se tiver alguém por perto, serei julgado ou zombado caso fale algo diferente.
Minha timidez faz com que eu fique envergonhado caso eu veja uma situação constrangedora.
Tipo ver algum conhecido cantando em um karaokê por ex.
Em questão de aprendizado desde pequeno eu sofria por não conseguir entender uma questão matemática por ex. E quando o professor pedia se todos entenderam a matéria, mesmo eu ficando com dúvidas, eu acabava ficando quieto para não ser " zombado" pelos outros alunos.
Trabalhos em dupla, raramente eu fazia com alguém, porque eu ficava esperando alguém me chamar e isso não acontecia.
Se o professor não tomasse uma atitude de colocar eu junto com alguém, eu ficava sozinho.
Caramba, sou assim tbm
Eu tenho certeza que tenho Fobia social, tenho medo do julgamento
@@Guilherme_676 bem vindo aí time 🙂
Falar conversar bem pouco é característica mais a ver com fobia social ou autismo?
É normal sentir muita raiva, quando você está conversando com alguém e sr perde no assunto ou é cortada, ao ponto de querer se isolar para lembrar o que iria dizer. Isso me deixa exausta, não consigo ter intenções sociais, fico ansiosa e nervosa
Ola, mais um.video especial de vcs, que bom..poder contar com.seus ensinamentos...vcs realmente são um luz pra.nos, meu filho será diagnosticado com tea moderado porque ele não é verbal, porém estamos trabalhando com fono,.. tó, psicólogo etc para ajuda lo nessa.questao, boa noite 🌃
Estou confusa se posso ter TDAH, Fobia Social e Autismo leve, pois me identifiquei em muita coisa nos 3, espero daqui um tempo conseguir fazer terapia e confirmar, pois simplesmente minha cabeça está uma bagunça,
Pois é. Uma coisa se mistura com a outra.
Meu problema é a leitura dos outros com o que falei. Falo, interajo bem, mas o julgamento alheio e as brincadeiras pejorativas é que geram os problemas.
Se identificou com a Fobia Social? Essa característica que você citou é bastante significa pra esse quadro. Psicoterapia pode te auxiliar a superara essas dificuldades.
Parabéns pelo vídeo! Adorei a ideia de analisar o DSM 5 também
Que bom que gostou 😃
Adorei o vídeo! Esclarecedor.
Você sabe sobre Mutismo seletivo? Minha filha aos 3 anos recebeu um Psico diagnóstico de MS, embora não tenha recebido do neuropediatra, sempre tratei ela como portadora desse transtorno de ansiedade... hj ela tem 8anos e evoluiu muito bem... porém ainda tem alguns sinais que parecem com timidez, fobia social e até mesmo com Autismo.
Bjos adoro vocês!
Eu me encaixei na anamnese de um vídeo de características autistas. Todavia sempre fui muito sociavel e afetiva. Percebi a fobia social após uma situação de assédio moral. Não tenho vontade de socializar, exceto com pessoas que me aceitam e me deixam confortável. Moro sozinha e mantenho contato com satisfação e troca de afeto com minhas cachorras.
Desde que descobri que meu filho é autista, tenho procurado me informar sobre o assunto e seus vídeos têm ajudado bastante. Muito obrigada!
Ficamos muito felizes de verdade em saber que estamos conseguindo te ajudar!
A falta de interresse na interação, isolamento, etc tambem nao é característica de quem tem super dotação? Entao, se alguem tiver superdotação e Fobia social pode ser diagnósticada erroneamente como Autista? Poderia fazer um video sobre autismo versus superdotacao versus Fobia Social?
Acho que tenho fobia social, tenho dificuldade pra me socializar
Quero mais sobre.
Muito esclarecedor.. 👏👏
Obrigado Nayane, fico feliz que tenha ficado fácil de entender 🙂
0:57 Queria está ajuda, pois estou começando a entender.Meu filho é autista e foi diagnosticado recentemente com ansiedade e fobia social, isto está atrapalhando e atrasando o processo multifuncional do tratamento, principalmente na Terapia Ocupacional. O local é bem movimentado e tem várias pessoas que aguardam na sala de espera, ele não está entrando mais na Clínica com medo em excesso a ponto de entrar em crise. Está me preocupando, pois acho que um pouco é a idade, ele tem apenas 3 anos.
Uma criança de 4, 5 anos tem fobia social? Uma criança nessa idade q não se socializa, prefere brincar sozinha, que é perceptível um comportamento diferente das demais crianças, tem mais chances de ser uma fobia ou autismo?
Obrigada pelas dicas, eu acho que tenho fobia social 🤯💙
Tem?
Minha filha de 3 anos foi diagnosticada com autismo,mais acredito q tbem tem fobia social,toda vez q levo ela na psicóloga ela fica tão ansiosa que começa a vomitar e ficar muito vermelha
Teve uma época que eu não conseguia nem sair de casa nem falar com as pessoas nem pra pedir informação. Achei que era fobia social. Mas como fobia social tem esse fator de vergonha e eu nem pensava no que as pessoas achavam de mim então não foi fobia social.
Sim, para se caracterizar Fobia Social, a ansiedade ou medo vem pelo receio de ser julgada negativamente pelas outras pessoas, vem pela vergonha de estar sendo observada. E é uma ansiedade desproporcional à real ameaça que a situação enseja.
Quanto tempo durou esta época que voce não conseguia sair de casa? Dá uma olhadinha de novo no vídeo, nele nós falamos de alguns diagnósticos diferenciais para o Transtorno de Ansiedade Social, tais como a timidez normal, agorafobia, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do espectro autista e outros. Qualquer dúvida, deixa aqui pra gente! Um abraço
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH fui diagnosticada autista há pouco tempo.
Não consigo interagir e nem socializar, eu conseguia, mas não consigo mas. Tenho medo do que as pessoas pensam sobre mim, eu penso que elas estão me criticando por alguma coisa em mim, eu fico ansioso, meu coração fica acelerado e até fico suando 😭
Uma pessoa pode ter TDAH e ser AUTISTA ??
Sim mais vídeos por favor🙏 obrigada, estou em investigação.
Eu não sabia que existia fobia social. Eu sofro com isso, com certeza, desde criança. Mas não sei se estou no TEA.
Pra mim nao ficou claro, parece que me encaixo nos dois 😢😢
Vídeo excelente, esclareceu algumas dúvidas. Se puder, faz sim outro vídeo sobre o assunto.
Anotado! Que bom que curtiu nosso conteúdo, ficamos sempre muito felizes com esse tipo de retorno!
Poxa que interessante seu vídeo. Eu tenho im irmão autista e sempre tive dificuldade de me socializar com as pessoas desde pequena, mas acredito que o meu problema seja mais na esfera afetiva. Mesmo assim eu cheguei a desconfiar em vários momentos que poderia ter TEA tb, minha introversão me causa sofrimento psíquico e isolamento. Estou tentando lidar com isso em terapia.
O fator genético no autismo é extremamente importante e é muito comum depois de um primeiro diagnóstico, outras pessoas da família notarem seus próprios traços e buscar passar por um avaliação. Existe também a possibilidade do FAA, em que as pessoas possuem os traços mas não chega a fechar o diagnóstico, chamamos de Fenótipo Ampliado do Autismo.
Você poderia comentar sobre o papel do neurologista no diagnóstico de autismo e de tdah? O que pode ser detectado via exame neurológico?
Oi Si, tudo bem? Estamos preparando um vídeo aqui para o canal que irá abordar alguns desses pontos. Obrigada pela sugestão. Fica de olho por aqui.😉
Eu nunca tinha visto vídeo sobre autismo,mas agora estou sempre vendo seus vídeos
Cada dia parece q estou me identificando com o q vc está falando ,na verdade sempre me achei diferente das outras pessoas, que médico posso procurar para ender se sou autista ???
Para mim e esgotador estar em festas , ter que me relacionar com pessoas. Não tenho nada contra ninguém só não gosto de ter que interagir . Detesto datas com meu aniversário, Natal, ano novo ,odeio parabéns e coisas do tipo. Realmente me cansa muito ter que atender pessoas no meu serviço, tento evitá-las
Eu acho q tenho autismo, por não conseguir durmir sem protetor auricular que meu coração acelera, e também quando falam alto comigo, é muito estressante a ponto de eu perder o controle emocional e gritar chorando e tenho vontade de me machucar, e também sempre tive dificuldade de amizade, converso sempre na letaridade, de lado e não encaro muito a pessoa, e sinto q não sei ter expressoes ao conversar, mas pra ter amizade da pessoa converso muito, e a pessoa meio q não tá interessada nos meus assuntos aleatórias, eu fico mudando de assunto o tempo todo. Eu não quero ficar isolada mas também não quero ficar agitada em situações sociais, pq me desgasta muito mentalmente, só o ato de conversar pra mim e muito estressante. Há e tenho hiperfoco, exclui minhas redes sociais por não saber controlar o tempo q fico neles, e meu cérebro fica muito cansado a ponto de me inrritar comigo msm.
Olá ! Eu tenho curiosidade sobre a ansiedade social. Eu sinto medo de interagir com as pessoas, por exemplo ir a uma reunião de trabalho, pois a cliente pode me avaliar mal. Mas o fato de se rir cansaço após interagir também. Quando meu celular não para de apitar com gente querendo tratar sobre os serviços que presto, me sinto pressionada e com muita exaustão. Pessoalmente também. Quando adolescente, lembro que não gostava que ninguém conhecido entrasse no ônibus porque teria que conversar com a pessoa para “não ser mal educada” mas eu odiava ter que manter esse relacionamento, que as vezes era inevitável, e quando acontecia, ficava com aquele pensamento: “nossa agora todo dia essa pessoa vai querer ficar conversando”.