Ensaio em Vazio e de Rotor Bloqueado do MOTOR DE INDUÇÃO Trifásico em laboratório

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 31

  • @CampoGirante
    @CampoGirante  ปีที่แล้ว +4

    RESPOSTAS: r1 = 42.7000 x1 = 25.0878 rc = 5675 xm = 329.7796 x2 = 36.8938 r2 = 28.2447

  • @lucaspaludo
    @lucaspaludo ปีที่แล้ว

    Muito boa a aula! Parabéns!!!

  • @claudiogarcia2309
    @claudiogarcia2309 3 ปีที่แล้ว +1

    Que aula! Didática diferenciada como em suas aulas presenciais nesse local. Parabéns Marco.

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว

      Obrigado Cláudio. Muito legal seu interesse em rever os conceitos. Bacana saber que ex alunos, e dos bons, tem acompanhado. Vlw Cláudio.

  • @brunom728
    @brunom728 3 ปีที่แล้ว +1

    muito bacana esses ensaios!

  • @benvindoferreira2062
    @benvindoferreira2062 3 ปีที่แล้ว +2

    Professor, em primeiro lugar meus parabens pelas suas aulas, sou engenheiro eletrônico, eletricidade não era o meu foco, entretanto ultimamente tenho pesquisado muito sobre motores. Minha pesquisa se refere mais a geradores com imãs permanentes. Como engenheiro eletrônico sou poliglota e posso afirmar que as suas aulas merecem nota 10, não achei nada, nem em sites em ingles que contenham aulas tão boas quanto as suas. Por esse motivo lhe felicito e lhe dou meus parabéns, que continue dando a sua contribuição na formação de engenheiros nessa área. Ultimamente tenho pesquisado sobre como melhorar o rendimento desses motores pensando em utilizar os arranjos de Hallbach com o objetivo de aumentar significativamente a indução no fio girante. Seria interessante uma aula específica sobre Geradores de Iman permanente, talvez alguns de fluxo axial. Existem algumas experiencias sobre maneiras de melhorar o rendimento dos motores minimizando o efeito da lei de Lenz, algumas demonstrações na internet apresentam motores em que a quando se liga a carga a rpm aumenta que seria devido ao efeito anti Lenz,, seriam formato de bobinas e armaduras que poderiam fazer isso. Nada é de graça é preciso verificar o efeito real disso no rendimento da geração nas bobinas uma vez que muda a orientação das bobinas em relação ao campo magnético. Não vi nada disso em lugar nenhum. Estou procurando por isso. Vi alguns conceitos bem diferentes nos motores de Moreno ( Anti Lenz ),. Acho que temos muito a pesquisar e melhorar talvez nesses motores. Um abraço

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá Benvindo .
      Primeiro muito obrigado mesmo pelo elogio e retorno.
      Criei este canal devido a toda essa situação para o ensino remoto emergencial aqui da UFJF. Porém, o canal foi ganhando corpo principalmente com o retorno positivo do público.
      Normalmente, encontramos muitas coisas boas em canais estrangeiros e eu quis trazer um conteúdo não só puramente técnico mas um conteúdo mais teórico voltado para assuntos mais avançados na engenharia.
      Sobre máquinas de imã permanente fazem parte dos planos, mesmo por que são as mais promissoras para avanços tecnológicos atualmente.
      Porém, ainda tenho que completar com assuntos mais convencionais, mas chegaremos lá.
      Parabéns pela área que tem pesquisado. Eu costumo dizer aos meus alunos da eletrônica, automação e telecomunicações que contribuição em máquinas elétricas vem da eletrônica e do material elétrico utilizado. A base teórica foi desenvolvida no século XIX e por lá ficou.
      Mias uma vez obrigado.

  • @lucasportilhonunes9249
    @lucasportilhonunes9249 2 ปีที่แล้ว

    Excelente aula! Parabéns!

  • @denisnotaro3548
    @denisnotaro3548 3 ปีที่แล้ว +2

    Excelente aula, didática nota 10. Pra não ter o que falar só queria ter visto no final os valores no circuito equivalente. Rsrs
    Parabéns professor 👏

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Denis. Obrigado. Na verdade não deixei as respostas pois com o ensino a distância cobro os cálculos dos alunos. Assim que voltar o presencial, vou fazer um vídeo com os cálculos.

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  ปีที่แล้ว +1

      r1 = 42.7000 x1 = 25.0878 rc = 5675 xm = 329.7796 x2 = 36.8938 r2 = 28.2447

  • @raimundojr.610
    @raimundojr.610 2 ปีที่แล้ว

    Maravilha...parabéns!!!

  • @joserobertopacheco298
    @joserobertopacheco298 2 ปีที่แล้ว

    Aula nota 10. Segundo o livro Máquinas Elétricas de Fitgerald, as perdas rotacionais podem ser determinadas com uma boa aproximação pela equação Prot = Pvz - nfases x I1,vaz ^2 x R1, sem a necessidade do ensaio com a tensão reduzida. Vou aguardar sair o vídeo com os cálculos para verificar os dois métodos ( ver exemplo 6.5 do livro)

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  2 ปีที่แล้ว

      Sim, essa aproximação é usada mesmo e válida. Porém, com ela não é possível determinar o Rc do MIT. No caso do vídeo tomei por base a norma técnica, para termos uma precisão.

  • @vitorgama996
    @vitorgama996 ปีที่แล้ว

    Olá, professor! Primeiramente, meus parabéns pelas aulas, com certeza sua didática facilitou bastante o entendimento. Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao primeiro teste. Os valores medidos de tensão e corrente para determinar a resistência por fase retorna um valor excessivamente alto: Vmédia / Imédia = 28,33 / 0,66 = 42,92 ohms. O que poderia explicar essa alta resistência nas fases?

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  ปีที่แล้ว +1

      Olá Vitor. Estranho mesmo um valor tão alto para r1. Mas é isto mesmo. Máquinas de baixa potência, como esta de apenas 1/4 HP, a corrente é baixa, fio fino e, por consequência, a resistência do enrolamento é alta. Veja no próprio dado de placa, o rendimento é de apenas 64% (05:38). Deixei fixado no comentário as repostas.

  • @joserobertopacheco298
    @joserobertopacheco298 2 ปีที่แล้ว

    Mais uma aula fantástica desse canal. Mas não encontrei o vídeo com os cálculos.

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá José. Os cálculos eu cobro dos alunos do curso aqui da Federal de Juiz de Fora para fazerem, por isso não disponibilizei. Vou deixar as respostas depois.

  • @antoniogagno
    @antoniogagno 2 ปีที่แล้ว

    Professor, parabéns pela excelente aula. Pra eu poder conferir aqui meus cálculos conforme suas aulas 15a e b e 16a, gostaria de sugerir que informasse quais os valores encontrados para os parâmetros desse MTI (r1, r2, x1, x2, rC e Xm). Desde já o agradeço e novamente parabenizo.

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  ปีที่แล้ว +1

      Desculpa a gigantesca demora, só vi agora, as vezes me perco nos comentários: r1 = 42.7000 x1 = 25.0878 rc = 5675 xm = 329.7796 x2 = 36.8938 r2 = 28.2447

  • @Eng.pedroneto
    @Eng.pedroneto 3 ปีที่แล้ว +1

    Professor, tudo bom? Vai ter alguma abordagem sobre os motores PMSM, SynRM e BLDC?

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá Pedro, tudo bem. Penso sim. Hoje estão em forte crescimento. O SynRM, deve ser um dos primeiros que vou abordar destes citados. Mas não em laboratório pois ainda não tenho essa máquina lá. Porém, preciso ainda fechar alguns temas.

    • @Eng.pedroneto
      @Eng.pedroneto 3 ปีที่แล้ว

      @@CampoGirante Muito bom. Sou engenheiro e professor de ensino técnico, gosto de acompanhar este canal. Uma fonte muito boa para o conhecimento mais aprofundado para quem trabalha em campo e ensina

  • @casscao9578
    @casscao9578 ปีที่แล้ว

    ❤️👏

  • @miltonderezende7906
    @miltonderezende7906 2 ปีที่แล้ว +1

    Porque as barras do rotor são inclinadas?

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  2 ปีที่แล้ว

      Evitam vibração. O campo magnético deve cortar os condutores para induzir correntes e, então, o torque. Se as barras fossem paralelas teriam momentos que o campo não cortaria os condutores do rotor e, então, correntes zero e torque zero.

    • @miltonderezende7906
      @miltonderezende7906 2 ปีที่แล้ว

      @@CampoGirante Uma outra pessoa disse que era para não ter assovio magnético.