Ensaio em Vazio e de Rotor Bloqueado do Motor de Indução Trifásico seguindo Norma Técnica

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 15

  • @Luiz-ex7vb
    @Luiz-ex7vb 3 ปีที่แล้ว +16

    O senhor faz um trabalho excepcional nesse canal.

  • @luisotaviodeangelesdias1865
    @luisotaviodeangelesdias1865 5 หลายเดือนก่อน

    Suas aulas são sempre maravilhosas e esclarecedoras, tem me ajudado muito na minha graduação! Parabéns pelo trabalho!

  • @brunoschroeder2616
    @brunoschroeder2616 ปีที่แล้ว +1

    Ótimaaaa aula!
    Não pude ir na aula prática que ensinava isso e graças a esse vídeo consegui colocar os estudos em dia! 😄
    Obrigado!

  • @ricardopasold3231
    @ricardopasold3231 ปีที่แล้ว

    Olá Professor parabéns pelo vídeo e pelo canal! Explicações muito bem detalhadas!!
    Estou com uma dúvida: Como faço pra determinar os parâmetros do circuito de um motor de indução monofásico com capacitor de partida? Os métodos são os mesmos feitos para o motor de indução trifásico? Tenho que desconsiderar o enrolamento auxiliar e o capacitor de partida para fazer os ensaios e cálculos? Sugiro talvez fazer um vídeo explicando essa questão também. Continue sempre com esse canal maravilhoso!! As informações contidas aqui são de grande importância e utilidade pra quem trabalha e estuda nessa área. Abraços!!

  • @jeanpablojesus5520
    @jeanpablojesus5520 3 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia, uma correção da prova da EAGS da área de eletricidade seria uma boa!!!
    Fora isso parabéns, seu canal é excelente, finalmente encontrei alguém que explica tão bem

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado pelo retorno Jean. Correções de provas faz parte de planos futuros. Obrigado pela sugestão.

  • @danielvitor8514
    @danielvitor8514 ปีที่แล้ว

    Olá professor, tenho uma dúvida, como eu calculo x1 e x2 para o caso de um rotor bobinado? No caso ele pode funcionar como gaiola ao "curto circuitar" os bornes do rotor, mas nesse caso eu não saberia a categoria.
    Excelente trabalho feito pelo senhor!

  • @nelsonsantos4393
    @nelsonsantos4393 2 ปีที่แล้ว

    Prf. Bom dia. No exemplo proposto temos um motor de indução categoria “N”, o que diz a questão da categoria ela classifica os motores de indução trifásicos com rotor tipo gaiola de esquilo de acordo com o conjugado, com a corrente de partida e com o escorregamento da máquina no estudo em questão ela relaciona JX1 com JX2 dado por: JX1/JX2 = 0,68. Pergunta para motor categoria H e D quanto vale JX1/JX2 = ? e onde encontro a referencia em norma para os valores em questão. Desde já muito obrigado.

  • @cientistaanonimo7658
    @cientistaanonimo7658 2 ปีที่แล้ว

    Excelente trabalho. Deixe eu fazer uma pergunta: como saber a tensão e corrente nominal de um motor, sem ter informação nenhuma e como calcular para bobinar um motor com a potencia desejada? E ainda, como funcionaria este motor se tivesse no lugar de campo induzido para produzir magnetização, ímãs de Neodímio? Desculpe a pergunta, fugiu um pouco do ensaio, mas sou leigo no assunto e gostaria de saber. Gostaria que o Sr. postasse um vídeo ensinando. Muito obrigado.

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  2 ปีที่แล้ว

      Olá Cientista Anônimo. Vou de traz para frente. Se trocar o rotor (induzido) por um imã permanente, você transforma o motor em motor síncrono. Altera consideravelmente sua operação. Temos vídeos no canal, vou indicar aqui a playlist.
      th-cam.com/video/V2euUvbrrkA/w-d-xo.html
      Sobre sem saber a corrente nominal realmente é bem complicado. Você vai ter que sair pela bitola do fio para deduzir qual a corrente nominal. Pelo tamanho do motor vc poderá ter noção de sua potência, mas vai ficar tudo na estimativa.

  • @danilobassetodovalle3393
    @danilobassetodovalle3393 3 ปีที่แล้ว +1

    Professor, excelente conteúdo! Me tire uma dúvida, em 30:20 eu uso V10 como referência e I10 atrasado de cos^-1(P10/(V10*I10))?

    • @CampoGirante
      @CampoGirante  3 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Danilo. Exatamente isso.

  • @jonatasnascimento4129
    @jonatasnascimento4129 2 ปีที่แล้ว

    Boa tarde, assistindo o vídeo 16b onde foram feitos os ensaios na prática, anotei os valores e comecei os cálculos. Minha dúvida é se E1o do ensaio em vazio com tensão nominal ficará maior que a tensão nominal no caso a tensão nominal foi 220 V e a tensão do E1o fica 231,68V com fase -7,07º.
    Quando calculei a corrente I2s ela também ficou maior que a corrente I1s. não sei se errei alguma conta, mas estou usando os módulos e fases para achar essas tensões e correntes.

    • @jonatasnascimento4129
      @jonatasnascimento4129 2 ปีที่แล้ว

      Eu estava colocando o argumento da corrente positivo, acho que foi esse o problema quando estava fazendo o arccos achava um ângulo positivo e estava usando ele dessa forma. acredito que tenha sido esse o erro.