🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻 ---------------------------------------------------------------------- ➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 th-cam.com/channels/mGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYg.htmljoin ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/ ----------------------------------------------------------------------
Sendo sincero, tem algumas motos que vem com farol de led e não é tão eficiente assim, exemplo a CB500x, não é ruim, porém tem falhas que atrapalham na noite.
De fato. Tive motos com e sem Led. Agora, verdade seja dita, muitos condotores têm problemas nas vistas e em vez de sanar, preferem cegar o condutor que vem no sentido contrário.
@@leonardocoelho8245mas sendo led de Fábrica vc pode trocar por qualquer led bem melhores, pronto problema resolvido e quem só depende da halogena ? Se lascou
Vou dizer uma coisa, se isso é uma resolução usada no mundo todo, quem participou da redação dessa norma nunca andou de moto a noite, repito, nunca andou, pq é um absurdo não permitir a melhora, e inclusão de farol auxiliar. Um item pra melhorar a segurança do condutor é proibido. Noção passou longe de quem fez essa resolução.
Resumindo a lei acha que moto N deve pegar rodovia, pq é um absurdo toda semana passo por carretas e caminhoetes com faróis fortes ligados paracendo refletor de estádio, vc corta luz e nem todos abaixam agora uma moto que já tem pouca segurança N pode aumentar a visibilidade para N ofusca os queridos carros, ridículo essas lês q só favorecem veículos maiores
esses legisladores nunca andaram de moto nunca que uma moto vai clarear mais ou igual a um carro mesmo com farois auxiliares fazemos isso pra aumentar nossa segurança em trajetos noturnos e alem das motos serem um farol apenas a maioria vem com uma lâmpada fraca demais já que dizem que faróis auxiliarem não podem ser instalados de todo jeito deveriam cadastrar lugares autorizados e depois fazer vistoria pra ser devidamente correto
engraçado que aqui no RJ as motos da PM tem varios desses faróis instalados, mas a população não pode usar... Hipocrisia demais! Se a polícia precisa, sinal que faz alguma ajuda, então deveria ser liberado para todos os motociclistas
Olá Tyler! Eu conheço as motos utilizadas pela PMERJ. Você está confundindo as luzes estroboscópicas instaladas na dianteira com faróis de neblina. Todo motocicleta policial, ou utilizada em qualquer outro serviço de urgência, tem algo parecido, variando somente no formato, posicionamento ou cor (que pode ser branca, vermelha ou azul).
Tomei multa com CRV recolhido por ter farol auxiliar apontando pra baixo pra iluminar onde fica uma sombra, sombra que me fez acidentar quando estava numa rua sem iluminação, enfim eles não dão conta de fazer motos com iluminação boa e agente se lasca
Em resumo, você deve gastar uma fortuna com impostos para utilizar vias sem iluminação adequada (para dizer o mínimo) e ainda é obrigado a pilotar no escuro, correndo o risco de perder a vida, enquanto outros veículos utilizam uma luz que o cega.
Sacanagem, os carros tem farol 60w (duplo) alem de ter o farol de milha e neblina (duplo tbm) A moto é um de 35w que quando desacelera diminui a intensidade
Só quem viaja ou viajou ,sabe como é se deparar com um caminhão, picape ou carro que a iluminação seja toda em LED, instalei farol auxiliar e o mesmo salvou a minha vida.
resumindo nos temos que ficar com as lâmpadas ruins nas motos mais populares e correr risco de acidentar nos buracos que as estradas desse pais vergonhoso, temos que correr risco de acidentes com animais, temos que sofrer e sofrer é isso caso fizermos algo para melhorar nossa visibilidade nas estradas com algo que não venha prejudicar o motorista que venha contrário lógico, temos que encher o bolso desse governo pagando multas etc infelizmente esse é o nosso pais injustiça total.
Quem decidiu que motos não podem ter faróis mais fortes, nunca andou de moto a noite em estradas com pistas simples de apenas uma faixa em cafa direção nas regiões rurais. Fato.
Finalmente alguém resolveu abordar o fato de que boa parte das regras de iluminação segue, de certa forma, um padrão internacional. Dito isso me arrependo muito de não ter regularizado os meus faróis de neblina na XRE enquanto ainda era viável. Deu um trabalho danado pra trocar a cor da luz do interruptor de acionamento kkkkkk
Precisa mudar a lei urgente, pois se há instalações irregulares é por que não há regulamentação. Tenho certeza de que a partir da regulamentação todos vão querer andar dentro da legalidade. O que não dá pra aceitar é o "não pode e pronto". Viajar à noite de modo nas rodovias é muito difícil.
Caro Valcir! Há algum tempo atrás era possível sim fazer alterações no sistema de iluminação. E era bastante comum em carros e caminhões, principalmente. Em motos não (na verdade, os faróis auxiliares para motocicletas são uma moda bem recente). Só que depois da chegada do xenon, e na sequência os LEDs, muitos ficaram sem noção, querendo transformar seu veículo em uma árvore de natal vitaminada, com luzes fortíssimas e coloridas. E sempre usando produtos xing-ling, de qualidade duvidosa, comprados na internet e instalados no quintal de casa. Então, com toda a razão, o Contran editou a resolução 970/22, que ficou um bom tempo em consulta pública, no site "Participa Mais Brasil" (onde recebeu diversas sugestões da população em geral), e resolveu terminar com a brincadeira, que já estava ficando perigosa. E sim, concordo, quanto mais luz colocar no veículo melhor. Só que daqui há pouco todo mundo teria que andar de óculos escuros até durante a noite. Mas, que sabe um dia, nasça uma regulamentação sobre o tema (e que todos sigam). Vamos torcer. Ou pelo menos as montadoras ofereçam o acessório de fábrica, a um preço justo.
Duvido que as montadoras irão oferecer os tais acessórios, tem veículos antigos que nem existe mais peças pra reposição, só peças paralelas. Eles praticamente "te obrigam" a comprar um veículo mais novo conforme passa os anos, mas como temos o direito de ficar com o nosso xodó fazendo dele uma relíquia com certeza ficaríamos sem as novas tecnologias implantadas.
@@bizuariodetransito farol da crosser 2015/2021 nao ilumina nem na cidade , ai lancaram a crosser 2022 com farol retroprojetor original , posso utilizar o farol da 2022 na minha 2015 ?
Professor, sendo fiscalizador da PRF como o senhor foi e tbm participante da Resolução 970 como o senhor disse, qual foi o motivo da não permissão da instalação de faróis auxiliares nas motos, vendo a dificuldade que os motociclistas enfrentam ao pilotarem sua motos a noite? Poder melhorar a iluminação, com regras é claro, não seria em prol à segurança? Me incluo nesta condição! Grato!
Olá Douglas! Achei tua pergunta muito interessante, e a incluí no Bizuário Responde #004: th-cam.com/video/Ui-Ozv0b0aE/w-d-xo.htmlsi=JEjQbpTn0A2Rl3lT&t=180
Maravilha, ótima aula, hoje aprendi que minha moto não tem farol de milha. Prof° Marcelo, uma dúvida, tenho uma Crosser 2023, esse modelo sai de fábrica com tomada 12v, essa tomada está alí para alimentar diversos tipos de dispositivos, entre eles o farol de neblina que uso em minha moto. Utilizando dessa forma, estou sujeito a autuação? Ps.: o farol de neblina não está ligado a nenhuma fiação, somente a tomada 12v.
Olá Wanderson! Digamos que você está menos errado, pois não precisou fazer nenhuma emenda na fiação da moto. Porém, os faróis de neblina continuam não sendo originais. O que continua sujeitando sua moto à multa.
Boa noite,me desculpe a ignorância mas na minha opinião,quem faz essas leis tem que viver determinada situação,ex pega uma moto com farol halógeno e vai na BR (101,324 etc) e comprova pessoalmente se o farol é eficaz, é fácil fazer leis e resoluções no conforto do ar condicionado.
Boa noite! Posso colocar uma lâmpada halógena de melhor qualidade? Abaixo o modelo que estou perguntando: lâmpadas philips crystal vision moto h4 35/35w
Uso esta lâmpada na minha Twister 2008 e acho muito difícil alguma autoridade questionar isso. O que te alertaria era caso vc não usasse uma lâmpada de boa marca , pois já testei lâmpada baratinha paralela com as mesmas especificações técnicas e derreti o globo e o plug do encaixe por que essas lâmpadas esquentam muito acima das originais como uma Philips.
Olá Junior! Você pode substituir a lâmpada halógena original por qualquer outro modelo que tenha a mesma potência e mesma tecnologia, e que emita luz branca, sem problemas. Nesse outro vídeo eu explico um pouco melhor sobre isso: th-cam.com/video/dhOyHBDxraU/w-d-xo.htmlsi=oh_L6z0gNURDKTOi
Ótimo vídeo! Ainda bem que vi seu video antes de comprar esses faróis Agora tenho uma duvida sobre a luz de freio É permitido instalar aquele modulo que transforma a lanterna traseira num strobo ao frear?
Obrigado Eduardo! Quanto à lanterna de freio com efeito estroboscópico, eu não recomendo colocar por dois motivos: a) É infração, prevista no artigo 230, inciso XIII, do CTB, pois haverá uma alteração do sistema original do veículo; b) Já existe algo parecido nos carros, ônibus e caminhões, chamado Dispositivo de Sinalização de Frenagem de Emergência, ou ESS - Emergency Stop Signal (inclusive falo dele nesse vídeo: th-cam.com/video/cy3e8JHwDg8/w-d-xo.htmlsi=ch7HRhpM1vBoE3og), que funciona piscando o freio e as lanternas de direção quando a desaceleração do veículo ultrapassa um certo limite, indicando que ele freou muito forte. Logo, se tu colocar na moto e frear na frente de outro veículo, ele poderá interpretar tua frenagem de forma errada, e provocar um sinistro, podendo até te envolver inclusive.
Olá Marcio! Sim, é um dos equipamentos previstos na Resolução 970/22 do Contran. Mas a presença é opcional. Mas muitas motos tem há muito tempo (normalmente as maiores).
Olá André! A proporção do uso do freio dianteiro ou traseiro vai depender mais do nível de aderência do piso do que do traçado da pista. Então sugiro consultar o que o fabricante diz no manual da sua moto.
Tenho uma broz e a iluminação original é muito ruim, já troquei o bloco e lâmpada e não adiantou, então é melhor andar só durante o dia,a noite não pode, está mais que na hora de rever essa resolução
Gostaria de agradecer imensamente pela informação consolidada. Está fazendo um excelente trabalho, ajudando muitas pessoas não serem multadas e compreenderem melhor as leis. Mas preciso manifestar minha insatisfação, o fato é que principalmente em motos existe essa necessidade, por isso tantos estão mudando, para led e outras tecnologias, consumo elétrico é menor, durabilidade maior, mais segurança para condutores de moto, não é apenas uma questão estética. São muitas vantagens agregadas. Minha principal questão é, por que não usar o INMETRO para homologar as lâmpadas led e afins? Bastando exigir que as lâmpadas diferentes das originais sejam homologadas. Agora permitir, e depois proibir e multar. No meu entendimento induz ao erro, com objetivo óbvio de provocar ônus aos condutores. No meu entendimento, não caberia multa ou infração do motorista, apenas um aviso verbal, e informa-lo para usar lâmpadas homologas. Afinal quem não pensou nas consequências antes de liberar foi o próprio CONTRAN. Vi no vídeo que a informação das leis ficaram aberto ao público, mas essas informações não chegaram ao meu conhecimento, não vi em nenhum canal público de informação, rádios, televisão, internet. Por que não usar o aplicativo da carteira digital, para avisar os donos dos veículos sobre as principais mudanças? Porque não investir na comunicação pública massiva?
Obrigado Allan! De fato, o objetivo do vídeo não é debater a norma, mas sim mostrar o que está certo ou errado aos olhos da legislação de trânsito, evitando dores de cabeça desnecessárias. Sobre o LED eu concordo, o consumo é menor, a durabilidade é maior, e as montadoras estão cada vez mais investindo na substuição das lâmpadas halógenas por essa nova tecnologia. Seja nos caminhões, nos carros ou nas motociletas. Jà a intensidade luminosa do LED padrão é muito semelhante à tecnologia anterior, nos termos da regulamentação europeia (R-128), que é seguida pela maioria dos países do mundo. Logo, o LED padrão não vai clarear mais longe ou mais forte que a lâmpada original, por motivos óbvios (ofuscamento). Ou seja, quando experimentamos um LED comprado na internet, que nitidamente dá um banho de luz em que passa, estamos falando de produtos xing-ling que chegam aqui sem nenhum tipo de teste ou certificação. E propositalmente fortes para reforçar o apelo comercial. E uns 90% da frota instalam esse tipo de fonte luminosa. Por isso o Contran teve que proibir. A própria criatividade do brasileiro forçou a mudança (primeiro do xenon, e agora do LED). A ideia do INMETRO sempre foi o padrão para as alterações no sistema de iluminação. Pedia autorização no Detran, fazia a alteração, comparecia na ITL (popularmente dito como "fazer o INMETRO"), emitia o CSV e voltava no Detran para alterar o documento. O Problema era que, os poucos que faziam isso, não mantinham a alteração como tinha sido originalmente concebida e acabavam acrescentando outras coisas posteriormente, usando o cheque em branco dado na inspeção. Um outro detalhe, que já é uma opinião minha, concordo que quanto mais luz melhor (seja na moto ou em qualquer outro veículo), mas a instalação de novos dispositivos não pode ficar a critério de qualquer um, usando produtos de qualidade duvidosa, executando emendas na fiação da moto e prendendo suportes improvisados para os faróis auxiliares no quintal de casa. Se isso fosse liberado, todos teríamos que começar a andar de óculos escuros à noite. Por isso temos que aguardar a evolução natural das coisas, exigindo das marcas a inclusão desses acessórios em todos os modelos. Lembrando que há dez ou quinze anos não existia nenhuma moto com farois auxiliares, e nunca ninguém deu falta. Resumindo: os justos pagaram pelos pecadores!
Boa tarde . Excelente explicação. Mas fiquei com duvida quanto ao uso do farol de neblina na.moto se vem originalmente na moto pode estar ligado de dia e de noite mesmo que nao tenha neblina ou cerração ?
Olá Julio! Obrigado! Na legislação de trânsito não existe vedação para o uso dos faróis de neblina nestas condições (o tempo todo). Só existe vedação para as lanternas de neblina traseiras. Essas sim, só podem ser acionadas em condições de baixa visibilidade. Nesse outro vídeo do Canal eu falo desses dispositivos com mais detalhes (vale para moto também): th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
Eu moro no Paraguai fronteira com o Brasil, e tenho moto Paraguaia, mas vou muito ao Paraná pq é do lado, se eu tiver faróis auxiliadores posso ser multado mesmo a moto não tendo placa paraguaia ?
Olá Rodolfo! Pode ser pior. Em uma abordagem, por exemplo, se você não comprovar a nova cidadania, sua motocicleta poderá ser recolhida pela Receita Federal, pois brasileiros não podem utilizar veículos estrangeiros. Então é interessante que você carregue algum documento que comprove que você foi embora para o Paraguai de forma definitiva. Sobre os farois auxiliares serem aceitos, vai depender se a legislação de lá permite a instalação. Eu acredito que não.
Marcelo, video excelente, otima didatica no video. no caso da XRE 300 e da CB500x, por dentro da carenagem dianteira vem um chicote solto para farol auxiliar, nesse caso pode fazer a instalação?
Caro Jonatas, desconheço que esses modelos venham com preparação para faróis auxiliares. Pelo menos os respectivos manuais não falam nada sobre esses dispositivos, o que desautoriza sua instalação frente ao art. 11 da Resolução 970/22 do Contran. A não ser que a Honda tenha essa peça em seu catálogo de acessórios originais, o que demonstraria a permissão para o uso (mesmo que fosse de uma peça idêntica paralela, fabricada por outra empresa, como acontece com os demais dispositivos luminosos do veículo). De repente conversa com uma autorizada para tirar essa dúvida.
Marcelo, uma pergunta, um exemplo, sou de SC, aconteceu que em SP PRF me parou, me deu uma multa pelo Farol de Neblina na moto, como ele vai reter meu documento só é apenas digital?, e como vou apresentar o veiculo depois, apresento na PRF mais próxima da minha residência, ele permitiria apenas que eu DESLIGASSE o milha e continuasse a viajem?
Olá! Hoje o recolhimento do CRLV é virtual. Então, caso você seja abordado novamente, constará no sistema que houve o recolhimento com prazo para regularização. Se ainda estiver dentro do prazo, será liberado. Se o prazo estiver vencido, o veículo será removido para o depósito, como determina o art. 270 do CTB. E sim, uma das maneiras é determinar que siga desligado até chegar em casa ou na oficina para retirar o equipamento, e depois retornar a qualquer unidade da PRF para apresentar o veículo regularizado.
Olá Tiago! Para qualquer tipo de veículo, seja carro ou moto, se existe a peça (farol de neblina) como item opcional para o modelo/versão, é só comprar e instalar. Não é necessário fazer qualquer tipo de regularização junto ao Detran.
Boa noite! Com relação ao farol de milha, a fiscalização pode multar o condutor só por ter o farol instalado na moto? Ou eles só podem multar se o condutor estiver utilizando?
Olá Junior! A infração já existe a partir da instalação. Logo, se o par de faróis auxiliares estiver instalado e pronto para usar, já estará sujeito a multa. Mesmo que não use.
Não precisaria instalar faróis de neblina se o farol da moto fosse descente, pois não clareia nada. Viajo TD dia a noite e já atropelei dois cachorros e acho que um tatu, não dá pra ver quando os animais atravessam do nada a pista, pois os faróis da moto somente, não tem bom alcance.
Há algumas motos que já tem no manual o farol de neblina como acessorio previsto para instalação facultativa. A BMW é uma delas. Nesse caso é possivel a instalação do farol auxiliar.
Positivo William! Se o componente está previsto no projeto original do fabricante para aquele modelo, seja como item de série, seja como item opcional, não existe infração. Ou seja, não existe conflito com o art. 11 da Resolução 970/22.
Excelente explicação. Eu iria istalar farois de neblina halogenos em minha moto, mas acabei de saber que nao pode, como muitos youtubers andam alardeando por aí.... Um cordial abraço.
Tenho uma Kawasaki Versys 650 2023. Ela tem 2 modelos, standard e Tourer. a standard não vem com o acessório instalado mas tem todas as "esperas" para adicionar o acessório adicionando um relé e conectores que já estão presentes na moto. Se eu adicionar um farol auxiliar na minha standard é considerado alteração pois "não veio de fábrica" no meu modelo? A moto inclusive é do modelo 2023 com toda a iluminação em led e a Tourer conta com faróis auxiliares tembém em led.
Olá Alex! O grande motivo do fim das autorizações para modificação do sistema de iluminação e sinalização dos veículos, foi por conta da excessiva utilização de componentes de baixa qualidade, ou que vem do exterior sem nenhum tipo de teste ou certificação. Então, posso dizer o seguinte: se Kawasaki oferece os faróis de neblina como acessório original para o modelo standart (o que pode ser confirmado em uma autorizada da marca), esse você pode usar com certeza! E sem necessidade de qualquer regularização junto ao Detran, pois a motocicleta já foi homologada com a possibilidade desse acessório. Se você optar por um paralelo, projetado exclusivamente para a Versys 650 e seguindo os mesmos parâmetros do original, há pouca chance de aborrecimento. Mas se você optar por um paralelo xing-ling, de aparência, fixação e tecnologia bem diversa do acessório original, existe uma certa chance de incômodo com a fiscalização. Não quero colocar areia no seu projeto. Só gosto de deixar bem claro os prós e os contras.
Seguinte minha opinião , algumas coisas tem base de serem proibidas , mas tem coisas que são apenas para tirar dinheiro das pessoas . Por exemplo ,retrovisores maiores ,luzes de led , etc . Essas coisas ajudam o motociclista , não atrapalham
Olá Gustavo! Obrigado pela participação! Mas eu, pelo menos, nunca vi ninguém ser autuado por colocar um espelho maior. Aliás, nunca nem vi alguém com o espelho maior que o original. Inclusive, temos um vídeo no Canal só sobre espelhos: th-cam.com/video/Gp_TKsXWq-g/w-d-xo.html
Eu acredito que o correto em relação a modificações deveria considerar o perigo e o incomodo que aquela vai gerar, quanto a qualidade dessa proporia aos orgãos competentes direcionar para os vistoriadores que utilizariam os meios adequados para avaliar. Já para os que evitarem ser vistoriados, aí sim, poderia haver uma penalização. Lembrando que estou levando em conta o principio da boa fé.
Tinh acabado de instalar na minha moto mas ja vou ter que retirar pq nao sabia dessa proibição, bacana que nem na shopee ou ml os post de venda nao tem nenhum aviso sobre a proibição do uso
Sempre cruzei com motos usando esses farois e nunca sofri um acidente por causa disso. Aliás, trabalho numa UPA e nunca vi um cidadão que sofreu acidente por causa de.......faróis! O que eu ja vi foram pessoas que sofreram acidentes pela falta deles.
Excelente explicação, mas infelizmente essas normas por serem "universais" acaba sendo prejudiciais para aqueles países que tem um certo grau de dificuldades igual o nosso ( pistas sem iluminação, asfalto com buracos, inexistência de sinalização e etc). Porem uma duvida em relação ao uso dos faróis auxiliares em moto. Recentemente vi uma motocicleta de uso militar utilizando tais faróis. A duvida é o seguinte, o contran abre "brecha" para tal finalidade ?
Olá Kleven! Não sei exatamente de qual motocicleta de uso militar a que você se refere. Mas é como eu explico no vídeo: se os faróis auxiliares forem oferecidos como item de série, ou como acessório original, previstos no projeto da motocicleta, não existe vedação para o uso.
Se colocar somente como enfeite, sem ligar os fios? Ja comprei tenho que arrumar alguma utilidade. Apesar que esta escrito na Lei A INSTALAÇÃO. Vai da multa do mesmo jeito 😅
Olá Patrícia! Eu não recomendo, pois é uma autuação que pode ser feita "sem abordagem". Ou seja, você vai usar sem fios, mas um belo dia pode chegar uma notificação pelo Correio.
Eu acho um absurdo os carros hoje em dia tem os faróis que atrapalha a visibilidade dos motoqueiros eu estava subindo uma via e o carro vinha a minha reta fazendo ultrapassagem proibido e com farol desses modelos novos e guaze fui atropelado por sorte fui para o acostamento
E se eu colocar o farol auxiliar na minha moto, mas deixar desligado, apenas para uso dentro de chácaras e etc... Ainda posso ser multado, apenas por estar instalado na moto?
Olá Matheus! A questão é essa. Para instalar os faróis auxiliares, é preciso mexer na parte elétrica. Então, o fato de estarem instalados já é considerado como infração.
@@bizuariodetransitoe quando não é feita nenhuma modificação na parte elétrica...? Por exemplo, eu anexei um farol (lâmpada interna de um sonata)a minha moto, já aterei o fio negativo junto ao corpo da moto, e o positivo eu coloquei a um interruptor que está ligado ao bateria (mas sem mexer na parte elétrica) é considerado infração?
DÚVIDA: Tenho uma Suzuki V-Strom 650 XT, na versão V-Strom 650 tourer tem faróis de neblina. Posso instalar na minha, já que o projeto elétrico é o mesmo? Abraço
Olá Marcelo! Se no catálogo de peças da XT constar essa peça como disponível, pode instalar sem problemas. Mas tem que ser a peça original, ou idêntica à original, fabricada especificamente para a V-Strom. Não pode ser faróis de neblina do ML ou similar.
Colega, tenho o Bizu App e dando uma olhada no campo de infrações, art. 230, X, situação X (escapamento não original), vi que no fluxograma colocou uma data de 24/09/2021, em que se o escapamento foi comercializado antes disso, não há autuação. Poderia falar a respeito? Por que esta data?
Bom dia Victor! 24/09/2021 são 90 (noventa) meses após a publicação da Portaria 123/2014, conforme o prazo dado no seu art. 5º (que havia sido alterado pela última vez pela Portaria 194/19). A Portaria 123 foi o documento que instituiu a certificação para os escapamentos. Ano passado ela foi consolidada com todas as alterações (por conta do Decreto do revisaço) e se tornou a Portaria 71/22. Ou seja, até 24/09/2021 a certificação ainda estava em fase de implementação.
Eu instalei repetidores de setas na laterais da minha XRE 300, para auxiliar na sinalização das entradas e saídas de pistas locais, principalmente em rodovias, com o objetivo de evitar trancas ou colisões laterais. Na prática, senti muito mais segurança ao fazer estas manobras, pois os motoristas que estão ao lado tem uma sinalização a mais para prevenir acidente. A minha pergunta é: se eu for fiscalizado, posso ser autuado? Se sim, posso legalizar essa sinalização complementar?
Olá Rafael! Tenho certeza que você tem as melhores das intenções. E talvez seu dispositivo até tenha efeitos positivos. Mas a cor, quantidade, posicionamento das luzes segue um padrão mundial, que todos já estão acostumados. É como uma mensagem transmitida em uma língua universal. Quando eu crio um dispositivo novo, que só aquele veículo tem, é sempre possível que para uma pequena parcela das pessoas exista alguma confusão, ou demora na percepção. Por isso que atualmente não é possível alterar nada no sistema de iluminação e sinalização, por força do art. 11 da Res. 970/22 do Contran, sob pena de multa. E não é só no Brasil. Na maioria dos países é assim também.
Não sei o que atrapalha os fabricantes colocarem iluminação em led nas motos, pow tem exemplos como a shineray lançando motos toda em led, acredito que o custo não seria pois isso seria repassado ao cliente final... Acabaria com esse entrave
Colocar na moto pode sim, é só não fazer a ligação dos fios na parte elétrica, ou seja, deixar de enfeite. Dessa maneira eu não alterei o sistema de iluminação.
A infração sobre instalação irregular, caberia mesmo se o farol de neblina estivesse desligado... ou tanto faz a irregularidade para o farol ligado ou desligado.. responde ai por favor
Olá Lucas! Se os faróis de neblina estiverem conectados ao chicote elétrico da moto, não vai importar se tiver aceso ou apagado. Se quiser mais detalhes sobre a ligação dos faróis auxiliares, dê uma olhada nesse vídeo: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
Olá Leandro! Se você utilizar coberto e totalmente desconectado do chicote (sem qualquer fiação chegando nos farois auxiliares), a possibilidade de problemas reduz consideravelmente. Nesse outro vídeo do canal eu falo com um pouco mais de detalhes sobre essa possibilidade, de forma geral (para qualquer veículo): th-cam.com/video/I6QJA6hj8iA/w-d-xo.html
Olá Marllon! A multa por alterar o sistema de iluminação (art. 230, inciso XIII, do CTB) é grave, com 5 pontos na habilitação e um valor de 195,23. Além da retenção do veículo no local até a regularização (ou recolhimento virtual do documento com prazo para reapresentação).
Pois é jovem algumas motos estão vindo com esses farois... as big trails BMW 1250, Tiger 900... é outras porém as motos de baixa cilindrada 700c ou inferior não vem com tal equipamento caracterizando assim alteração
Olá! Sim, são equipamentos opcionais (ou de série, eventualmente) que agregam um valor no preço final da moto. E tudo que aumenta o preço, acaba tirando mercado dos veículos novos e repassando aos semi-novos ou usados. Por isso, para as fábricas, só vale a pena oferecer nos modelos mais caros. Eu comento sobre isso a partir do minuto 03:27 do vídeo.
Coloquei farol de milha na moto, fiz a fixação com parafuso blocante tipo aqueles de roda de bicicleta e facilmente retiro quando não preciso usar e deixo no bagageiro
Prefiro levar a multa do que cair em buracos e cruzar com animais pegando a estrada a noite, é muito complicado, principalmente a minha moto que tem um farol original PÉSSIMO, entao vou optar por colocar os farois de neblina baixinhos sem a intenção de "cegar" ninguém, e irá da índole do agente que me parar, infelizmente.
Já vi essa mesma história de um cara que usa lâmpada Led sendo que a original é halogena, até hj não deu nada, mas é só questão de tempo, até ele encontrar um Puliça que saiu de casa brigado com a nega veia
Em resumo, carro e veículos maiores pode, moto não. Qual é o sentido disso? Pego pista de madrugada de moto (asfalto péssimo no Brasil todo, cheio de buracos), breu, sem iluminação pública alguma, próxima à área rural, a única visibilidade que tenho da pista é até aonde precária lampada halogena alcança, no sentido contrário vem carro com duas lanternas de LED, mais dois faróis de milha e dois faróis de neblina ligados, seis faróis ligados no total, mas isso não prejudica quem vem no sentido contrário porque sai de fábrica? Na lei não tem parâmetro técnico nenhum, não fala de potências de iluminação, de lumens, ou graus de luminosidade, angulo desses elementos, só diz que se vier de fábrica posso usar um sol como farol? Ou seja, não tem equidade alguma, cada fabricante coloca o tipo de lampada e modelo de iluminação que bem entende, e o resto de nós mortais é que lute, ter que escolher entre cair num buraco ou pagar a multa, ou senão trocar de veículo que é mais barato ainda né!?! Isso sinceramente deveria ser revisto.
Legal sua explanação Cris. Um dos textos mais completos que vi por aqui. Mas temos algumas correções e esclarecimentos a fazer: - Sim, o veículo maiores tem direito a mais fontes luminosas, e com maior alcance, por isso os carros tem dois conjuntos, que servem também para delimitar suas dimensões e tal, e os caminhões podem usar potências maiores de iluminação e mais dispositivos de luz alta que os carros. E assim é em todos os países que seguem a Convenção de Viena. E a explicação é até simples: quanto maior a massa do veículo, maior a inércia e maior a distância necessária para a parada. Por isso eles tem que enxergar mais longe. Ah! Mas a moto é mais frágil, e deveria ter a possibilidade de usar faróis de neblina. Bom, elas podem usar, desde que originais. E o mercado que faz essa regulação. E via de regra o comprador de motos de menor cilindrada e valor não estão dispostos a pagar para ter esse equipamento. Por isso que ele é tão raro; - Qualquer pessoa que passar por outra com os faróis de milha (longo alcance) acionados, está incorrendo em infração. Pois isso é proibido. Você, por exemplo, se andar o tempo todo com a luz alta ligada, sem ligar para os outros, estará sujeita a multa; - Por fim, a questão dos requisitos técnicos tem um amplo suporte nos diversos anexos da norma atual, que é a Resolução 970/22 do Contran. Exatamente os mesmos requisitos dos Regulamentos ONU nº 48 e 53, conforme expliquei no vídeo. Resumindo, se a partir de agora fosse permitido que cada um colocasse as luzes que quisessem em seus veículos, especialmente faróis auxiliares xing-ling de origem duvidosa, potências altíssimas e direcionamento zero da luz produzida, possivelmente em pouco tempo todos teriam que andar de óculos escuros durante à noite. Por isso que as regras surgiram há muitos anos, para organizar a falta de padrão que existia lá nos primórdios.
Engraçado é ver esses carros novos com faróis ultra fortes, estes dias fiz um trajeto de 50km com um destes na sequencia, duvido algo mais irritante. Até a sinaleira de freio te ofusca. E de frente, de longe tu nota que o carro é "novo ou que o motorista é lerdo.
Olá Elazar! Por experiência própria, o que mais tem são carros novos (sem LED) que o proprietário já instala LEDs (irregulares) logo de saída, infelizmente!
Mds a lei das motos no Brasil é completamente louca kkkk pode fazer nadaaaaaaa mds (sou do chile) cheguei aqui queria tirar carta e percebi q estou obrigado a fazer curso, no chile não precisa é só fazer a prova na prefeitura e passar e já tem carta, e o custo mesmo com escola não sobre passa os 600 ou até 700 reais 💸 aqui é CARO de mais !!! E a outra não pode modificar nada! Q já é multa
Pois é meu amigo Chileno! E mesmo com todo o longo processo para obter a habilitação no Brasil, não conseguimos sair do 3º lugar em número de mortes em sinistros de trânsito no mundo. Atualmente só perdemos para a China e para a Índia. Sobre os LEDs, o uso indevido lá no Chile gera uma multa de até 1 UTM (65.000 Pesos Chilenos), equivalente a cerca de 380 reais (ou seja, lá a multa é exatamente o dobro daqui)... 🤷♂️
Conclusões do vídeo: 1) Quem cria essas normas NUNCA ANDOU DE MOTO NUMA ESTRADA ESCURA, DE NOITE; 2) Quem cria esse tipo de ABERRAÇÃO está preocupado com qualquer coisa (geralmente se preocupa apenas com o aumento da arrecadação do governo), MENOS COM A SEGURANÇA DOS MOTOCICLISTAS.
Caro Carlos! Essas normas (do Regulamento ONU nº 53), são adotadas por cerca de 90% dos países do mundo. E aqui nunca teve moto com farol auxiliar. Foi só o primeiro instalar que virou moda. E muita gente nem sabe direito para o que serve. Só vai no ML, compra o mais barato e instala nos fundos de casa, sequer checando se o estator ou a bateria vão dar conta.
@@bizuariodetransitomas isso não seria motivo para negar o uso de farol auxiliar na moto. Quem instalar óbvio que vai observar esses quesitos, agora negar com essa pressuposição é o fim da picada.
Boa tarde tudo bem? Tenho uma apache 200 anos 2019, ela vem com farois halogenos de fabrica, porem no ano 2021, ela teve uma atualização que começou a vir farois led de fabrica, porem o manual consta como modelo 2021. Se eu atualizar o farol da minha moto para led, seguindo o manual do fabricante pro modelo mais recente da minha motocicleta, estarei cometendo infração? é uma literatura prevista pelo fabricante, ensina passo a passo como deve ser instalado, porem não costa o mesmo ano do modelo.
Olá! Em tese, se a moto é a mesma e os encaixes do farol são os mesmos, a substituição do bloco óptico inteiro pelo bloco do novo modelo (refletor, lente e fonte luminosa) é tecnicamente possível. Lembrando que não é possível apenas tirar a lâmpada halógena e instalar o LED no lugar. Tem que trocar tudo. Mas eu aconselho a consultar o fabricante primeiro sobre a possibilidade (e a permissão) para fazer isso em seu modelo, para não contraria o art. 11 da Resolução 970 do Contran, ficando sujeito a multa. O ideal mesmo é que a própria fabricante passasse a oferecer os novos farois aos modelos anteriores, incluindo isso em sua literatura oficial.
@@bizuariodetransito bom, o manual prevê a troca do bloco óptico inteiro, os encaixes servem perfeitamente sem nenhuma adaptação fora do que o fabricante prevê, a única coisa que fica em questão é o ano do veículo, fica 2022 mas o veículo é o mesmo.
Moral dessas leis: Vejo 2 objetivos - 1° - Para que o piloto não correr muito para evitar acidentes, 2° - O sistema quer mais que o piloto se lasque e não está nem aí com as estatísticas de acidentes que tem uma boa fatia por deficiência de iluminação ao longo alcance.
Ninguém quer que aconteçam os sinistros. Nem o cidadão, nem o governo. Porque todos os contribuintes pagam a conta no final. E são milhões todo ano, saindo do bolso de cada um.
A iluminação das rodovias sao boas né as resolução nao ve isso agora os donos dos veículos que paga ipva cara seguro etc nao tem direito nem de trocar uma simples lambadas rodovias com iluminação precária isso ninguém vê
Caro Jonas! De fato, como falei no vídeo, qualquer farol extra que for colocado no veículo vai ajudar na visibilidade de que está do lado de cá do guidom ou volante, mas vai diminuir a visibilidade de quem está cruzando no sentido contrário, aumentando a chance de sinistro. Por isso a necessidade de critérios.
@@bizuariodetransito eu direciono eles pra baixo, com luz baixa. É mais para ser visto por quem quer ultrapassar vindonnonsentindo contrário, e pelo retrovisor de uma carreta q está na minha frente
e se os faróis de milha estiverem instalados na moto não estiverem ligados, ou seja só estiverem ali, também é adulteração de iluminação? se eu quiser colocar somente pra bonito? estou sujeito a receber uma infração?
Olá! Vou ser sincero: nos meus 20 anos de fiscalização eu nunca vi nenhum só para bonito. Mas sim. Se tiver sem qualquer alimentação elétrica ou ligação com o chicote do veículo (sem fiação nenhuma). Nesse vídeo aqui eu falo mais sobre isso: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
Olá Sdaourleos! Se sua moto já possuir faróis auxiliares de neblina originais, você pode sim colocar lâmpadas amarelas, mantendo a mesma potência e tecnologia, só mudando a cor. Lembrando que os faróis de neblina, nos seus primórdios, era amarelo mesmo. E essa cor está prevista até hoje na Resolução 970/22 do Contran. Dá uma olhadinha nesse vídeo, onde eu explico melhor: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.htmlsi=xAHrlPx7PTGBCwlX.
Olá João! Até meados de 2022 você conseguiria. Mas atualmente é vedado, seja para carro, caminhão ou moto. Ou seja, nem o Detran vai autorizar e nem a ITL fará a inspeção para obtenção do CSV.
@@bizuariodetransito 🇧🇷Comprei o par de farol de neblina/lâmpadas alogenas. Estarei instalando, e levando no INMETRO. Tudo com nota fiscal das lâmpadas, fusível, relê, nota da Oficina e vou pedir o CSV. Despois ir no despachante. Vamos ver o que vai dar. Não é? Depois te falo. Boa sorte pra mim kkkk🙏🏻
Buenas Edson! Pode comprar sem problemas. Muita gente faz isso. A Resolução 911/22 do Contran permite. Só atente para alguns detalhes: - Na região sul, o tempo máximo para ir da concessionária até o município de destino, é de 15 dias corridos, a partir da data de retirada do veículo da loja. - Durante esse trajeto, é obrigatório o porte da DANFE. - O caminho tem que ser o mais direto possível. Se for pego rodando muito fora da rota (Foz do Iguaçu, por exemplo) mesmo que seja dentro dos 15 dias, o veículo será autuado e removido para depósito.
Boa noite , fiz a instalação paguei taxa no Detran passei pelo Inmetro fiz vistoria e atualizou meu documento como veículo alterado , inclusão faróis auxiliares. . Tô resguardo em uma fiscalização?
Então Samuel! Após a entrada em vigor da Resolução 970/22, que vale para motos também, ficou proibida a alteração dos sistema de iluminação. A não ser que a própria Yamaha tenha criado o acessório para a Lander. Se puder fazer contato com o e-mail bizuario@bizuario.com, posso te responder com mais certeza.
Nesse caso me arrisco a instalar de uma forma correta e não exagerada.. para não prejudicar os demais e ter uma boa visão. do que anda certo sem ter boa iluminação e ser surpreendido por qualquer coisa na pista.
Tenho uma xre 2019, ela é full Led, caso eu coloque um farol de neblina, de forma eficiente, bem instalado, que não prejudique outros motoristas, apenas com intuito de segurança ao andar em vias sem sinalização e sem iluminação, ainda sim é proibido?
Olá Weslei! Acredito que a XRE não tenha nenhuma versão originalmente full LED. Então, já nesse ponto aí, você terá problemas com a fiscalização. E quanto aos faróis de neblina, segue a mesma lógica: para qualquer um dos dispositivos do sistema de sinalização e iluminação (lanternas e faróis), as únicas alterações permitidas são aquelas já previstas no projeto original do veículo, nos termos do artigo 11 da Resolução 970/22 do Contran. Caso contrário, o veículo estará sujeito à multa do art. 230, inciso XIII, do CTB.
Ao invés de ficar enchendo o saco de quem tem farol auxiliar, as "otoridades" bem que poderiam fazer um favor aos motociclistas: testar/homologar um farol auxiliar que satisfizesse os requisitos de segurança e pudesse ser instalado nas motos. Problema resolvido...
Quem vai saber se veio ou não de fábrica na moto? Por que até aonde eu sei, as moto da bmw, Kawasaki e etc, não vem de fábrica em todos os modelos ou por exemplo, nas 1300, se você não pagar a mais vc não tem, e eu conheço muita gente q comprou o farol de neblina fora da concessionária pois o custo era mais barato! E aí ?? Fiquei na dúvida !
Positivo Antonio! A literatura oficial pode ser uma atualização do manual do proprietário, um boletim técnico e também a inclusão de determinado dispositivo no catálogo oficial de acessórios de um modelo X.
Olá Ayrton! Negativo! Pois a Bros não vem com faróis de neblina de fábrica. Então, se adaptar um, corre o risco da autuação pelo artigo 230, inciso XIII, do CTB, como explico no vídeo.
Eu fiz a instalação de um farol de neblina na minha moto conjugado com farol alto o farol de neblina ele tem corte e não é como farol de milha que joga em longas distâncias e olhando de frente não incomoda porém ajuda muito no escuro quando está pilotando mesmo ligado no farol alto ainda corro risco de ter o documento apreendido ter que retirar no local os faróis
Olá José! Pela sua descrição, já vejo problemas. Os faróis de neblina não devem ser conjugados com o farol alto, e sim com as lanternas de posição. Ou seja, só é possível ligá-los se as lanternas já estiverem ligadas, para que não corra o risco de ficar com a moto às escuras na parte traseira. Por outro lado, sua moto não tem esse item como acessório original, a infração existe, como explico no vídeo.
Penso que não devemos achar que toda instalação de lâmpada led num veículo irá prejudicar terceiros que venham no sentido contrário. Se colocarmos led pra termos mais segurança e sermos vistos melhor, então por que a proibição? Acho que pessoas que desconhecem o assunto estão fazendo Leis ridículas.
Deveria ser permitido alteração no sistema de iluminação, desde que fossem feitos por empresas especializadas e ótica e segurança de trânsito. O mundo caminha pra frente, todo dia aparecem novas tecnologias de led, inclusive tem lâmpada de filamento de led, similares as halógenas. Concordo que instalar de qualquer jeito seria errado, pois existem muitos detalhes no projeto de iluminação, mas quando feitos por profissionais que entendem de engenharia automotiva e óptica não tem diferença alguma dos sistemas projetados pelas montadoras.
Olá Alexandre! A resposta está nesse vídeo aqui (o minuto já está marcado): th-cam.com/video/hKAfMxdgcg4/w-d-xo.htmlsi=dp84r6cd_27nCoYZ&t=108 Se permanecer a dúvida, é só perguntar.
Olá Gil! Se a lâmpada original é das comuns, você não pode substituir a tecnologia por LED, sob pena de multa. Se sua lâmpada original já cumpre o papel dela, sugiro deixar assim mesmo.
Sim, farol de neblina, lanterna de neblina traseira e também o DRL. Todos opcionais. Se o projeto da moto prever e o fabricante dispor da peça, o proprietário pode optar em colocar.
🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻
----------------------------------------------------------------------
➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 th-cam.com/channels/mGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYg.htmljoin
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/
----------------------------------------------------------------------
Quem andar de moto a noite com farol alogeno é mesmo que jogar roleta russa, não dá pra ver bem, absurdo essas leis
Sendo sincero, tem algumas motos que vem com farol de led e não é tão eficiente assim, exemplo a CB500x, não é ruim, porém tem falhas que atrapalham na noite.
Concordo
De fato. Tive motos com e sem Led. Agora, verdade seja dita, muitos condotores têm problemas nas vistas e em vez de sanar, preferem cegar o condutor que vem no sentido contrário.
Eu passo por isso tenho uma Bros a iluminação é horrível
@@leonardocoelho8245mas sendo led de Fábrica vc pode trocar por qualquer led bem melhores, pronto problema resolvido e quem só depende da halogena ? Se lascou
Vou dizer uma coisa, se isso é uma resolução usada no mundo todo, quem participou da redação dessa norma nunca andou de moto a noite, repito, nunca andou, pq é um absurdo não permitir a melhora, e inclusão de farol auxiliar. Um item pra melhorar a segurança do condutor é proibido. Noção passou longe de quem fez essa resolução.
Aí vem uma porcaria de carro na sua frente com 6 faróis te cegando pode,🤦🏿♂️ Brasil maldito.
Resumindo a lei acha que moto N deve pegar rodovia, pq é um absurdo toda semana passo por carretas e caminhoetes com faróis fortes ligados paracendo refletor de estádio, vc corta luz e nem todos abaixam agora uma moto que já tem pouca segurança N pode aumentar a visibilidade para N ofusca os queridos carros, ridículo essas lês q só favorecem veículos maiores
Verdade
só quem pega estrada a noite sabe a necessidade de uma farol auxiliar
esses legisladores nunca andaram de moto nunca que uma moto vai clarear mais ou igual a um carro mesmo com farois auxiliares fazemos isso pra aumentar nossa segurança em trajetos noturnos e alem das motos serem um farol apenas a maioria vem com uma lâmpada fraca demais já que dizem que faróis auxiliarem não podem ser instalados de todo jeito deveriam cadastrar lugares autorizados e depois fazer vistoria pra ser devidamente correto
Pistas sem sinalização nenhuma,as vezes viajo a noite vc não enxerga nada estou comprando um farol de milha
Interessante que as pistas e rodovias não são iluminadas, pode nem usar por segurança 🤡
engraçado que aqui no RJ as motos da PM tem varios desses faróis instalados, mas a população não pode usar... Hipocrisia demais! Se a polícia precisa, sinal que faz alguma ajuda, então deveria ser liberado para todos os motociclistas
Olá Tyler!
Eu conheço as motos utilizadas pela PMERJ.
Você está confundindo as luzes estroboscópicas instaladas na dianteira com faróis de neblina.
Todo motocicleta policial, ou utilizada em qualquer outro serviço de urgência, tem algo parecido, variando somente no formato, posicionamento ou cor (que pode ser branca, vermelha ou azul).
@@bizuariodetransito mas esses faróis podem ser instalados em outras motos sem ser as oficiais?
Se for previsto no projeto de fábrica, sim.
Tanto com item de série como item opcional, instalado posteriormente.
Tomei multa com CRV recolhido por ter farol auxiliar apontando pra baixo pra iluminar onde fica uma sombra, sombra que me fez acidentar quando estava numa rua sem iluminação, enfim eles não dão conta de fazer motos com iluminação boa e agente se lasca
Em resumo, você deve gastar uma fortuna com impostos para utilizar vias sem iluminação adequada (para dizer o mínimo) e ainda é obrigado a pilotar no escuro, correndo o risco de perder a vida, enquanto outros veículos utilizam uma luz que o cega.
Sacanagem, os carros tem farol 60w (duplo) alem de ter o farol de milha e neblina (duplo tbm)
A moto é um de 35w que quando desacelera diminui a intensidade
Só quem viaja ou viajou ,sabe como é se deparar com um caminhão, picape ou carro que a iluminação seja toda em LED, instalei farol auxiliar e o mesmo salvou a minha vida.
Muito boa a explicação. A Versys Tourer é uma das raríssimas motocicletas que vem com auxiliar de neblina instalado.
Valeu Moura!
Verdade! Inclusive uso ela de exemplo nas minhas aulas.
essas proibições são ridículas...
melhorar a iluminação é fundamental.
resumindo nos temos que ficar com as lâmpadas ruins nas motos mais populares e correr risco de acidentar nos buracos que as estradas desse pais vergonhoso, temos que correr risco de acidentes com animais, temos que sofrer e sofrer é isso caso fizermos algo para melhorar nossa visibilidade nas estradas com algo que não venha prejudicar o motorista que venha contrário lógico, temos que encher o bolso desse governo pagando multas etc infelizmente esse é o nosso pais injustiça total.
Quem decidiu que motos não podem ter faróis mais fortes, nunca andou de moto a noite em estradas com pistas simples de apenas uma faixa em cafa direção nas regiões rurais. Fato.
Finalmente alguém resolveu abordar o fato de que boa parte das regras de iluminação segue, de certa forma, um padrão internacional.
Dito isso me arrependo muito de não ter regularizado os meus faróis de neblina na XRE enquanto ainda era viável. Deu um trabalho danado pra trocar a cor da luz do interruptor de acionamento kkkkkk
Positivo Lucas!
Se cada país adotasse um padrão de dispositivos e cores diferentes, o trânsito internacional seria muito complicado.
Precisa mudar a lei urgente, pois se há instalações irregulares é por que não há regulamentação. Tenho certeza de que a partir da regulamentação todos vão querer andar dentro da legalidade. O que não dá pra aceitar é o "não pode e pronto". Viajar à noite de modo nas rodovias é muito difícil.
Caro Valcir!
Há algum tempo atrás era possível sim fazer alterações no sistema de iluminação. E era bastante comum em carros e caminhões, principalmente. Em motos não (na verdade, os faróis auxiliares para motocicletas são uma moda bem recente).
Só que depois da chegada do xenon, e na sequência os LEDs, muitos ficaram sem noção, querendo transformar seu veículo em uma árvore de natal vitaminada, com luzes fortíssimas e coloridas. E sempre usando produtos xing-ling, de qualidade duvidosa, comprados na internet e instalados no quintal de casa.
Então, com toda a razão, o Contran editou a resolução 970/22, que ficou um bom tempo em consulta pública, no site "Participa Mais Brasil" (onde recebeu diversas sugestões da população em geral), e resolveu terminar com a brincadeira, que já estava ficando perigosa.
E sim, concordo, quanto mais luz colocar no veículo melhor. Só que daqui há pouco todo mundo teria que andar de óculos escuros até durante a noite.
Mas, que sabe um dia, nasça uma regulamentação sobre o tema (e que todos sigam). Vamos torcer.
Ou pelo menos as montadoras ofereçam o acessório de fábrica, a um preço justo.
Duvido que as montadoras irão oferecer os tais acessórios, tem veículos antigos que nem existe mais peças pra reposição, só peças paralelas.
Eles praticamente "te obrigam" a comprar um veículo mais novo conforme passa os anos, mas como temos o direito de ficar com o nosso xodó fazendo dele uma relíquia com certeza ficaríamos sem as novas tecnologias implantadas.
@@bizuariodetransito farol da crosser 2015/2021 nao ilumina nem na cidade , ai lancaram a crosser 2022 com farol retroprojetor original , posso utilizar o farol da 2022 na minha 2015 ?
Professor, sendo fiscalizador da PRF como o senhor foi e tbm participante da Resolução 970 como o senhor disse, qual foi o motivo da não permissão da instalação de faróis auxiliares nas motos, vendo a dificuldade que os motociclistas enfrentam ao pilotarem sua motos a noite? Poder melhorar a iluminação, com regras é claro, não seria em prol à segurança? Me incluo nesta condição! Grato!
Olá Douglas!
Achei tua pergunta muito interessante, e a incluí no Bizuário Responde #004: th-cam.com/video/Ui-Ozv0b0aE/w-d-xo.htmlsi=JEjQbpTn0A2Rl3lT&t=180
Maravilha, ótima aula, hoje aprendi que minha moto não tem farol de milha.
Prof° Marcelo, uma dúvida, tenho uma Crosser 2023, esse modelo sai de fábrica com tomada 12v, essa tomada está alí para alimentar diversos tipos de dispositivos, entre eles o farol de neblina que uso em minha moto.
Utilizando dessa forma, estou sujeito a autuação?
Ps.: o farol de neblina não está ligado a nenhuma fiação, somente a tomada 12v.
Olá Wanderson!
Digamos que você está menos errado, pois não precisou fazer nenhuma emenda na fiação da moto.
Porém, os faróis de neblina continuam não sendo originais. O que continua sujeitando sua moto à multa.
Boa noite,me desculpe a ignorância mas na minha opinião,quem faz essas leis tem que viver determinada situação,ex pega uma moto com farol halógeno e vai na BR (101,324 etc) e comprova pessoalmente se o farol é eficaz, é fácil fazer leis e resoluções no conforto do ar condicionado.
Vdd mano
Boa noite!
Posso colocar uma lâmpada halógena de melhor qualidade?
Abaixo o modelo que estou perguntando:
lâmpadas philips crystal vision moto h4 35/35w
Uso esta lâmpada na minha Twister 2008 e acho muito difícil alguma autoridade questionar isso.
O que te alertaria era caso vc não usasse uma lâmpada de boa marca , pois já testei lâmpada baratinha paralela com as mesmas especificações técnicas e derreti o globo e o plug do encaixe por que essas lâmpadas esquentam muito acima das originais como uma Philips.
Olá Junior!
Você pode substituir a lâmpada halógena original por qualquer outro modelo que tenha a mesma potência e mesma tecnologia, e que emita luz branca, sem problemas.
Nesse outro vídeo eu explico um pouco melhor sobre isso: th-cam.com/video/dhOyHBDxraU/w-d-xo.htmlsi=oh_L6z0gNURDKTOi
Muito obrigado a todos. 🤝🤝
Excelente 👏 muito boa a explicação. Parabéns 👏
Obrigado Bismark 😃!
Ótimo vídeo! Ainda bem que vi seu video antes de comprar esses faróis
Agora tenho uma duvida sobre a luz de freio
É permitido instalar aquele modulo que transforma a lanterna traseira num strobo ao frear?
Obrigado Eduardo!
Quanto à lanterna de freio com efeito estroboscópico, eu não recomendo colocar por dois motivos:
a) É infração, prevista no artigo 230, inciso XIII, do CTB, pois haverá uma alteração do sistema original do veículo;
b) Já existe algo parecido nos carros, ônibus e caminhões, chamado Dispositivo de Sinalização de Frenagem de Emergência, ou ESS - Emergency Stop Signal (inclusive falo dele nesse vídeo: th-cam.com/video/cy3e8JHwDg8/w-d-xo.htmlsi=ch7HRhpM1vBoE3og), que funciona piscando o freio e as lanternas de direção quando a desaceleração do veículo ultrapassa um certo limite, indicando que ele freou muito forte. Logo, se tu colocar na moto e frear na frente de outro veículo, ele poderá interpretar tua frenagem de forma errada, e provocar um sinistro, podendo até te envolver inclusive.
Muito boa explanação, a propósito, pisca alerta é permitido em motocicleta??
Kkkkkkkk . Boa
Eu acrescentaria mais uma pergunta: É permitido usar os dois freios junto ? Na descida ou só na reta ?
Olá Marcio!
Sim, é um dos equipamentos previstos na Resolução 970/22 do Contran. Mas a presença é opcional.
Mas muitas motos tem há muito tempo (normalmente as maiores).
Olá André!
A proporção do uso do freio dianteiro ou traseiro vai depender mais do nível de aderência do piso do que do traçado da pista.
Então sugiro consultar o que o fabricante diz no manual da sua moto.
Tenho uma broz e a iluminação original é muito ruim, já troquei o bloco e lâmpada e não adiantou, então é melhor andar só durante o dia,a noite não pode, está mais que na hora de rever essa resolução
Gostaria de agradecer imensamente pela informação consolidada. Está fazendo um excelente trabalho, ajudando muitas pessoas não serem multadas e compreenderem melhor as leis.
Mas preciso manifestar minha insatisfação, o fato é que principalmente em motos existe essa necessidade, por isso tantos estão mudando, para led e outras tecnologias, consumo elétrico é menor, durabilidade maior, mais segurança para condutores de moto, não é apenas uma questão estética. São muitas vantagens agregadas.
Minha principal questão é, por que não usar o INMETRO para homologar as lâmpadas led e afins?
Bastando exigir que as lâmpadas diferentes das originais sejam homologadas.
Agora permitir, e depois proibir e multar. No meu entendimento induz ao erro, com objetivo óbvio de provocar ônus aos condutores.
No meu entendimento, não caberia multa ou infração do motorista, apenas um aviso verbal, e informa-lo para usar lâmpadas homologas. Afinal quem não pensou nas consequências antes de liberar foi o próprio CONTRAN.
Vi no vídeo que a informação das leis ficaram aberto ao público, mas essas informações não chegaram ao meu conhecimento, não vi em nenhum canal público de informação, rádios, televisão, internet. Por que não usar o aplicativo da carteira digital, para avisar os donos dos veículos sobre as principais mudanças?
Porque não investir na comunicação pública massiva?
Obrigado Allan!
De fato, o objetivo do vídeo não é debater a norma, mas sim mostrar o que está certo ou errado aos olhos da legislação de trânsito, evitando dores de cabeça desnecessárias.
Sobre o LED eu concordo, o consumo é menor, a durabilidade é maior, e as montadoras estão cada vez mais investindo na substuição das lâmpadas halógenas por essa nova tecnologia. Seja nos caminhões, nos carros ou nas motociletas.
Jà a intensidade luminosa do LED padrão é muito semelhante à tecnologia anterior, nos termos da regulamentação europeia (R-128), que é seguida pela maioria dos países do mundo. Logo, o LED padrão não vai clarear mais longe ou mais forte que a lâmpada original, por motivos óbvios (ofuscamento).
Ou seja, quando experimentamos um LED comprado na internet, que nitidamente dá um banho de luz em que passa, estamos falando de produtos xing-ling que chegam aqui sem nenhum tipo de teste ou certificação. E propositalmente fortes para reforçar o apelo comercial. E uns 90% da frota instalam esse tipo de fonte luminosa.
Por isso o Contran teve que proibir. A própria criatividade do brasileiro forçou a mudança (primeiro do xenon, e agora do LED).
A ideia do INMETRO sempre foi o padrão para as alterações no sistema de iluminação. Pedia autorização no Detran, fazia a alteração, comparecia na ITL (popularmente dito como "fazer o INMETRO"), emitia o CSV e voltava no Detran para alterar o documento. O Problema era que, os poucos que faziam isso, não mantinham a alteração como tinha sido originalmente concebida e acabavam acrescentando outras coisas posteriormente, usando o cheque em branco dado na inspeção.
Um outro detalhe, que já é uma opinião minha, concordo que quanto mais luz melhor (seja na moto ou em qualquer outro veículo), mas a instalação de novos dispositivos não pode ficar a critério de qualquer um, usando produtos de qualidade duvidosa, executando emendas na fiação da moto e prendendo suportes improvisados para os faróis auxiliares no quintal de casa.
Se isso fosse liberado, todos teríamos que começar a andar de óculos escuros à noite.
Por isso temos que aguardar a evolução natural das coisas, exigindo das marcas a inclusão desses acessórios em todos os modelos. Lembrando que há dez ou quinze anos não existia nenhuma moto com farois auxiliares, e nunca ninguém deu falta.
Resumindo: os justos pagaram pelos pecadores!
Boa tarde . Excelente explicação. Mas fiquei com duvida quanto ao uso do farol de neblina na.moto se vem originalmente na moto pode estar ligado de dia e de noite mesmo que nao tenha neblina ou cerração ?
Olá Julio! Obrigado!
Na legislação de trânsito não existe vedação para o uso dos faróis de neblina nestas condições (o tempo todo).
Só existe vedação para as lanternas de neblina traseiras. Essas sim, só podem ser acionadas em condições de baixa visibilidade.
Nesse outro vídeo do Canal eu falo desses dispositivos com mais detalhes (vale para moto também): th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
Eu moro no Paraguai fronteira com o Brasil, e tenho moto Paraguaia, mas vou muito ao Paraná pq é do lado, se eu tiver faróis auxiliadores posso ser multado mesmo a moto não tendo placa paraguaia ?
Olá Rodolfo!
Pode ser pior. Em uma abordagem, por exemplo, se você não comprovar a nova cidadania, sua motocicleta poderá ser recolhida pela Receita Federal, pois brasileiros não podem utilizar veículos estrangeiros.
Então é interessante que você carregue algum documento que comprove que você foi embora para o Paraguai de forma definitiva.
Sobre os farois auxiliares serem aceitos, vai depender se a legislação de lá permite a instalação. Eu acredito que não.
Marcelo, video excelente, otima didatica no video. no caso da XRE 300 e da CB500x, por dentro da carenagem dianteira vem um chicote solto para farol auxiliar, nesse caso pode fazer a instalação?
Caro Jonatas, desconheço que esses modelos venham com preparação para faróis auxiliares.
Pelo menos os respectivos manuais não falam nada sobre esses dispositivos, o que desautoriza sua instalação frente ao art. 11 da Resolução 970/22 do Contran.
A não ser que a Honda tenha essa peça em seu catálogo de acessórios originais, o que demonstraria a permissão para o uso (mesmo que fosse de uma peça idêntica paralela, fabricada por outra empresa, como acontece com os demais dispositivos luminosos do veículo).
De repente conversa com uma autorizada para tirar essa dúvida.
achei no manual, é para uma tomada 12v como acessorio. obrigado pela explicação
Disponha Jonatas!!
Marcelo, uma pergunta, um exemplo, sou de SC, aconteceu que em SP PRF me parou, me deu uma multa pelo Farol de Neblina na moto, como ele vai reter meu documento só é apenas digital?, e como vou apresentar o veiculo depois, apresento na PRF mais próxima da minha residência, ele permitiria apenas que eu DESLIGASSE o milha e continuasse a viajem?
Olá!
Hoje o recolhimento do CRLV é virtual.
Então, caso você seja abordado novamente, constará no sistema que houve o recolhimento com prazo para regularização.
Se ainda estiver dentro do prazo, será liberado.
Se o prazo estiver vencido, o veículo será removido para o depósito, como determina o art. 270 do CTB.
E sim, uma das maneiras é determinar que siga desligado até chegar em casa ou na oficina para retirar o equipamento, e depois retornar a qualquer unidade da PRF para apresentar o veículo regularizado.
@@bizuariodetransito Perfeito!!! Muito Obrigado.
Se o manual de uma bigtrail por exemplo BMW. Prever a instalação? Seria possível instalar fazendo a mudança na documentação pelo detran?
Olá Tiago!
Para qualquer tipo de veículo, seja carro ou moto, se existe a peça (farol de neblina) como item opcional para o modelo/versão, é só comprar e instalar.
Não é necessário fazer qualquer tipo de regularização junto ao Detran.
@@bizuariodetransito muito obrigado pelo esclarecimento
Boa noite!
Com relação ao farol de milha, a fiscalização pode multar o condutor só por ter o farol instalado na moto? Ou eles só podem multar se o condutor estiver utilizando?
Olá Junior!
A infração já existe a partir da instalação.
Logo, se o par de faróis auxiliares estiver instalado e pronto para usar, já estará sujeito a multa. Mesmo que não use.
@@bizuariodetransito, mais uma vez muito obrigado pela atenção. 🤝🤝🤝
Não precisaria instalar faróis de neblina se o farol da moto fosse descente, pois não clareia nada. Viajo TD dia a noite e já atropelei dois cachorros e acho que um tatu, não dá pra ver quando os animais atravessam do nada a pista, pois os faróis da moto somente, não tem bom alcance.
Há algumas motos que já tem no manual o farol de neblina como acessorio previsto para instalação facultativa. A BMW é uma delas. Nesse caso é possivel a instalação do farol auxiliar.
Positivo William!
Se o componente está previsto no projeto original do fabricante para aquele modelo, seja como item de série, seja como item opcional, não existe infração.
Ou seja, não existe conflito com o art. 11 da Resolução 970/22.
Excelente explicação. Eu iria istalar farois de neblina halogenos em minha moto, mas acabei de saber que nao pode, como muitos youtubers andam alardeando por aí.... Um cordial abraço.
Olá René!
Sim, há muitas informações incompletas ou erradas circulando na internet.
Abraço!
Tenho uma Kawasaki Versys 650 2023. Ela tem 2 modelos, standard e Tourer. a standard não vem com o acessório instalado mas tem todas as "esperas" para adicionar o acessório adicionando um relé e conectores que já estão presentes na moto. Se eu adicionar um farol auxiliar na minha standard é considerado alteração pois "não veio de fábrica" no meu modelo? A moto inclusive é do modelo 2023 com toda a iluminação em led e a Tourer conta com faróis auxiliares tembém em led.
Olá Alex! O grande motivo do fim das autorizações para modificação do sistema de iluminação e sinalização dos veículos, foi por conta da excessiva utilização de componentes de baixa qualidade, ou que vem do exterior sem nenhum tipo de teste ou certificação.
Então, posso dizer o seguinte: se Kawasaki oferece os faróis de neblina como acessório original para o modelo standart (o que pode ser confirmado em uma autorizada da marca), esse você pode usar com certeza! E sem necessidade de qualquer regularização junto ao Detran, pois a motocicleta já foi homologada com a possibilidade desse acessório.
Se você optar por um paralelo, projetado exclusivamente para a Versys 650 e seguindo os mesmos parâmetros do original, há pouca chance de aborrecimento.
Mas se você optar por um paralelo xing-ling, de aparência, fixação e tecnologia bem diversa do acessório original, existe uma certa chance de incômodo com a fiscalização.
Não quero colocar areia no seu projeto. Só gosto de deixar bem claro os prós e os contras.
Trocar escapamento pra poluição sonora pode, luzes auxiliar traz segurança, escapamento barulhento só irrita as pessoas.
Seguinte minha opinião , algumas coisas tem base de serem proibidas , mas tem coisas que são apenas para tirar dinheiro das pessoas .
Por exemplo ,retrovisores maiores ,luzes de led , etc .
Essas coisas ajudam o motociclista , não atrapalham
Olá Gustavo! Obrigado pela participação!
Mas eu, pelo menos, nunca vi ninguém ser autuado por colocar um espelho maior.
Aliás, nunca nem vi alguém com o espelho maior que o original.
Inclusive, temos um vídeo no Canal só sobre espelhos: th-cam.com/video/Gp_TKsXWq-g/w-d-xo.html
Eu acredito que o correto em relação a modificações deveria considerar o perigo e o incomodo que aquela vai gerar, quanto a qualidade dessa proporia aos orgãos competentes direcionar para os vistoriadores que utilizariam os meios adequados para avaliar. Já para os que evitarem ser vistoriados, aí sim, poderia haver uma penalização. Lembrando que estou levando em conta o principio da boa fé.
Tinh acabado de instalar na minha moto mas ja vou ter que retirar pq nao sabia dessa proibição, bacana que nem na shopee ou ml os post de venda nao tem nenhum aviso sobre a proibição do uso
Olá Renilson!
Os posts de venda jamais vão falar da "parte ruim"... (se é que sabem)
Mas vc pode usar, não é proibido. Vc só não pode usar no trânsito. Então pode usar no offroad ou na sua propriedade sem problemas.
Sempre cruzei com motos usando esses farois e nunca sofri um acidente por causa disso. Aliás, trabalho numa UPA e nunca vi um cidadão que sofreu acidente por causa de.......faróis! O que eu ja vi foram pessoas que sofreram acidentes pela falta deles.
Excelente explicação, mas infelizmente essas normas por serem "universais" acaba sendo prejudiciais para aqueles países que tem um certo grau de dificuldades igual o nosso ( pistas sem iluminação, asfalto com buracos, inexistência de sinalização e etc).
Porem uma duvida em relação ao uso dos faróis auxiliares em moto. Recentemente vi uma motocicleta de uso militar utilizando tais faróis. A duvida é o seguinte, o contran abre "brecha" para tal finalidade ?
Olá Kleven!
Não sei exatamente de qual motocicleta de uso militar a que você se refere.
Mas é como eu explico no vídeo: se os faróis auxiliares forem oferecidos como item de série, ou como acessório original, previstos no projeto da motocicleta, não existe vedação para o uso.
Se colocar somente como enfeite, sem ligar os fios?
Ja comprei tenho que arrumar alguma utilidade.
Apesar que esta escrito na Lei A INSTALAÇÃO.
Vai da multa do mesmo jeito 😅
Olá Patrícia!
Eu não recomendo, pois é uma autuação que pode ser feita "sem abordagem".
Ou seja, você vai usar sem fios, mas um belo dia pode chegar uma notificação pelo Correio.
Eu acho um absurdo os carros hoje em dia tem os faróis que atrapalha a visibilidade dos motoqueiros eu estava subindo uma via e o carro vinha a minha reta fazendo ultrapassagem proibido e com farol desses modelos novos e guaze fui atropelado por sorte fui para o acostamento
E se eu colocar o farol auxiliar na minha moto, mas deixar desligado, apenas para uso dentro de chácaras e etc... Ainda posso ser multado, apenas por estar instalado na moto?
Olá Matheus! A questão é essa. Para instalar os faróis auxiliares, é preciso mexer na parte elétrica.
Então, o fato de estarem instalados já é considerado como infração.
@@bizuariodetransitoe quando não é feita nenhuma modificação na parte elétrica...? Por exemplo, eu anexei um farol (lâmpada interna de um sonata)a minha moto, já aterei o fio negativo junto ao corpo da moto, e o positivo eu coloquei a um interruptor que está ligado ao bateria (mas sem mexer na parte elétrica) é considerado infração?
Se caso mandar fazer capas protetora, e utilizar somente em cantos escuros?
Não recomendo.
Essa autuação pode ser feita sem abordagem.
DÚVIDA: Tenho uma Suzuki V-Strom 650 XT, na versão V-Strom 650 tourer tem faróis de neblina. Posso instalar na minha, já que o projeto elétrico é o mesmo? Abraço
Olá Marcelo!
Se no catálogo de peças da XT constar essa peça como disponível, pode instalar sem problemas.
Mas tem que ser a peça original, ou idêntica à original, fabricada especificamente para a V-Strom.
Não pode ser faróis de neblina do ML ou similar.
E se o farol auxiliar estiver desligado no momento da abordagem, leva multa do mesmo jeito????
Olá Caio!
Se estiver instalado e pronto para uso, sim. Será autuado.
Lembrando que essa autuação pode ser feita sem abordagem.
Colega, tenho o Bizu App e dando uma olhada no campo de infrações, art. 230, X, situação X (escapamento não original), vi que no fluxograma colocou uma data de 24/09/2021, em que se o escapamento foi comercializado antes disso, não há autuação. Poderia falar a respeito? Por que esta data?
Bom dia Victor!
24/09/2021 são 90 (noventa) meses após a publicação da Portaria 123/2014, conforme o prazo dado no seu art. 5º (que havia sido alterado pela última vez pela Portaria 194/19).
A Portaria 123 foi o documento que instituiu a certificação para os escapamentos.
Ano passado ela foi consolidada com todas as alterações (por conta do Decreto do revisaço) e se tornou a Portaria 71/22.
Ou seja, até 24/09/2021 a certificação ainda estava em fase de implementação.
@@bizuariodetransito Perfeito!! Muito obrigado!
Eu instalei repetidores de setas na laterais da minha XRE 300, para auxiliar na sinalização das entradas e saídas de pistas locais, principalmente em rodovias, com o objetivo de evitar trancas ou colisões laterais. Na prática, senti muito mais segurança ao fazer estas manobras, pois os motoristas que estão ao lado tem uma sinalização a mais para prevenir acidente.
A minha pergunta é: se eu for fiscalizado, posso ser autuado? Se sim, posso legalizar essa sinalização complementar?
Olá Rafael!
Tenho certeza que você tem as melhores das intenções. E talvez seu dispositivo até tenha efeitos positivos.
Mas a cor, quantidade, posicionamento das luzes segue um padrão mundial, que todos já estão acostumados. É como uma mensagem transmitida em uma língua universal.
Quando eu crio um dispositivo novo, que só aquele veículo tem, é sempre possível que para uma pequena parcela das pessoas exista alguma confusão, ou demora na percepção.
Por isso que atualmente não é possível alterar nada no sistema de iluminação e sinalização, por força do art. 11 da Res. 970/22 do Contran, sob pena de multa.
E não é só no Brasil. Na maioria dos países é assim também.
@@bizuariodetransito obrigado por responder. 🤝🏼
Não sei o que atrapalha os fabricantes colocarem iluminação em led nas motos, pow tem exemplos como a shineray lançando motos toda em led, acredito que o custo não seria pois isso seria repassado ao cliente final... Acabaria com esse entrave
Essas leis são pensadas como se o mundo fosse todo lindo, ai vem o motoqueiro malvado cegar os motoristas do outro lado. Parece piada
Colocar na moto pode sim, é só não fazer a ligação dos fios na parte elétrica, ou seja, deixar de enfeite. Dessa maneira eu não alterei o sistema de iluminação.
A moto e minha, coloco o que eu quiser, e os PM que vão se lascar!
Ne n, o cara pagar uma penca de imposto. Ai n pode nem deixar a moto do jeito q agente quer.
Tem como regularizar o farol auxiliar na moto?
Olá Matheus!
Atualmente não!
Explico isso em detalhes no vídeo, se quiser dar mais uma olhada.
E se tiver desligado na abordagem leva multa mesmo assim???
A infração sobre instalação irregular, caberia mesmo se o farol de neblina estivesse desligado... ou tanto faz a irregularidade para o farol ligado ou desligado.. responde ai por favor
Olá Lucas!
Se os faróis de neblina estiverem conectados ao chicote elétrico da moto, não vai importar se tiver aceso ou apagado.
Se quiser mais detalhes sobre a ligação dos faróis auxiliares, dê uma olhada nesse vídeo: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
Eu posso usar o farol coberto, e descobrir para o uso em trilhas e estradas de terra?
Olá Leandro!
Se você utilizar coberto e totalmente desconectado do chicote (sem qualquer fiação chegando nos farois auxiliares), a possibilidade de problemas reduz consideravelmente.
Nesse outro vídeo do canal eu falo com um pouco mais de detalhes sobre essa possibilidade, de forma geral (para qualquer veículo): th-cam.com/video/I6QJA6hj8iA/w-d-xo.html
O valor da multa caso cair em uma blitz e a fiscalização ver ?
Olá Marllon!
A multa por alterar o sistema de iluminação (art. 230, inciso XIII, do CTB) é grave, com 5 pontos na habilitação e um valor de 195,23. Além da retenção do veículo no local até a regularização (ou recolhimento virtual do documento com prazo para reapresentação).
Pois é jovem algumas motos estão vindo com esses farois... as big trails BMW 1250, Tiger 900... é outras porém as motos de baixa cilindrada 700c ou inferior não vem com tal equipamento caracterizando assim alteração
Olá!
Sim, são equipamentos opcionais (ou de série, eventualmente) que agregam um valor no preço final da moto.
E tudo que aumenta o preço, acaba tirando mercado dos veículos novos e repassando aos semi-novos ou usados.
Por isso, para as fábricas, só vale a pena oferecer nos modelos mais caros.
Eu comento sobre isso a partir do minuto 03:27 do vídeo.
Grato pela informação!
Coloquei farol de milha na moto, fiz a fixação com parafuso blocante tipo aqueles de roda de bicicleta e facilmente retiro quando não preciso usar e deixo no bagageiro
Prefiro levar a multa do que cair em buracos e cruzar com animais pegando a estrada a noite, é muito complicado, principalmente a minha moto que tem um farol original PÉSSIMO, entao vou optar por colocar os farois de neblina baixinhos sem a intenção de "cegar" ninguém, e irá da índole do agente que me parar, infelizmente.
Eu uso na minha titan 160 2019, e faço viagens com ela, nunca tive problema nenhum, passo até pela federal e nunca fui parado.
Olá Carlos!
Por enquanto você está com sorte!
Tenho medo de colocar e me lascar,a minha carteira é provisória.
Já vi essa mesma história de um cara que usa lâmpada Led sendo que a original é halogena, até hj não deu nada, mas é só questão de tempo, até ele encontrar um Puliça que saiu de casa brigado com a nega veia
Aqui en recife iluminação ourives muito buracos nas br e nos bairros com esse farol de milha melhora 50% evita de morre nos buracos
Qual farol de milha?
@@bizuariodetransito igual desse vídeo nas lateral
Em resumo, carro e veículos maiores pode, moto não. Qual é o sentido disso? Pego pista de madrugada de moto (asfalto péssimo no Brasil todo, cheio de buracos), breu, sem iluminação pública alguma, próxima à área rural, a única visibilidade que tenho da pista é até aonde precária lampada halogena alcança, no sentido contrário vem carro com duas lanternas de LED, mais dois faróis de milha e dois faróis de neblina ligados, seis faróis ligados no total, mas isso não prejudica quem vem no sentido contrário porque sai de fábrica? Na lei não tem parâmetro técnico nenhum, não fala de potências de iluminação, de lumens, ou graus de luminosidade, angulo desses elementos, só diz que se vier de fábrica posso usar um sol como farol? Ou seja, não tem equidade alguma, cada fabricante coloca o tipo de lampada e modelo de iluminação que bem entende, e o resto de nós mortais é que lute, ter que escolher entre cair num buraco ou pagar a multa, ou senão trocar de veículo que é mais barato ainda né!?!
Isso sinceramente deveria ser revisto.
Legal sua explanação Cris. Um dos textos mais completos que vi por aqui.
Mas temos algumas correções e esclarecimentos a fazer:
- Sim, o veículo maiores tem direito a mais fontes luminosas, e com maior alcance, por isso os carros tem dois conjuntos, que servem também para delimitar suas dimensões e tal, e os caminhões podem usar potências maiores de iluminação e mais dispositivos de luz alta que os carros. E assim é em todos os países que seguem a Convenção de Viena. E a explicação é até simples: quanto maior a massa do veículo, maior a inércia e maior a distância necessária para a parada. Por isso eles tem que enxergar mais longe. Ah! Mas a moto é mais frágil, e deveria ter a possibilidade de usar faróis de neblina. Bom, elas podem usar, desde que originais. E o mercado que faz essa regulação. E via de regra o comprador de motos de menor cilindrada e valor não estão dispostos a pagar para ter esse equipamento. Por isso que ele é tão raro;
- Qualquer pessoa que passar por outra com os faróis de milha (longo alcance) acionados, está incorrendo em infração. Pois isso é proibido. Você, por exemplo, se andar o tempo todo com a luz alta ligada, sem ligar para os outros, estará sujeita a multa;
- Por fim, a questão dos requisitos técnicos tem um amplo suporte nos diversos anexos da norma atual, que é a Resolução 970/22 do Contran. Exatamente os mesmos requisitos dos Regulamentos ONU nº 48 e 53, conforme expliquei no vídeo.
Resumindo, se a partir de agora fosse permitido que cada um colocasse as luzes que quisessem em seus veículos, especialmente faróis auxiliares xing-ling de origem duvidosa, potências altíssimas e direcionamento zero da luz produzida, possivelmente em pouco tempo todos teriam que andar de óculos escuros durante à noite. Por isso que as regras surgiram há muitos anos, para organizar a falta de padrão que existia lá nos primórdios.
Engraçado é ver esses carros novos com faróis ultra fortes, estes dias fiz um trajeto de 50km com um destes na sequencia, duvido algo mais irritante. Até a sinaleira de freio te ofusca.
E de frente, de longe tu nota que o carro é "novo ou que o motorista é lerdo.
Olá Elazar!
Por experiência própria, o que mais tem são carros novos (sem LED) que o proprietário já instala LEDs (irregulares) logo de saída, infelizmente!
Boa tarde ! E se colocar aqueles faróis de cor amarela a iluminação de cor amarela pode ou não ? (faroletes)
Se a moto possuir a previsão de fábrica para faróis de neblina, pode.
Inclusive amarelo, que é a cor original dos faróis de neblina mundo afora.
Valeu amigo ! 👍
Mds a lei das motos no Brasil é completamente louca kkkk pode fazer nadaaaaaaa mds (sou do chile) cheguei aqui queria tirar carta e percebi q estou obrigado a fazer curso, no chile não precisa é só fazer a prova na prefeitura e passar e já tem carta, e o custo mesmo com escola não sobre passa os 600 ou até 700 reais 💸 aqui é CARO de mais !!! E a outra não pode modificar nada! Q já é multa
Pois é meu amigo Chileno!
E mesmo com todo o longo processo para obter a habilitação no Brasil, não conseguimos sair do 3º lugar em número de mortes em sinistros de trânsito no mundo.
Atualmente só perdemos para a China e para a Índia.
Sobre os LEDs, o uso indevido lá no Chile gera uma multa de até 1 UTM (65.000 Pesos Chilenos), equivalente a cerca de 380 reais (ou seja, lá a multa é exatamente o dobro daqui)... 🤷♂️
Conclusões do vídeo:
1) Quem cria essas normas NUNCA ANDOU DE MOTO NUMA ESTRADA ESCURA, DE NOITE;
2) Quem cria esse tipo de ABERRAÇÃO está preocupado com qualquer coisa (geralmente se preocupa apenas com o aumento da arrecadação do governo), MENOS COM A SEGURANÇA DOS MOTOCICLISTAS.
Caro Carlos!
Essas normas (do Regulamento ONU nº 53), são adotadas por cerca de 90% dos países do mundo.
E aqui nunca teve moto com farol auxiliar.
Foi só o primeiro instalar que virou moda. E muita gente nem sabe direito para o que serve. Só vai no ML, compra o mais barato e instala nos fundos de casa, sequer checando se o estator ou a bateria vão dar conta.
@@bizuariodetransitomas isso não seria motivo para negar o uso de farol auxiliar na moto. Quem instalar óbvio que vai observar esses quesitos, agora negar com essa pressuposição é o fim da picada.
Boa tarde tudo bem? Tenho uma apache 200 anos 2019, ela vem com farois halogenos de fabrica, porem no ano 2021, ela teve uma atualização que começou a vir farois led de fabrica, porem o manual consta como modelo 2021. Se eu atualizar o farol da minha moto para led, seguindo o manual do fabricante pro modelo mais recente da minha motocicleta, estarei cometendo infração? é uma literatura prevista pelo fabricante, ensina passo a passo como deve ser instalado, porem não costa o mesmo ano do modelo.
Olá! Em tese, se a moto é a mesma e os encaixes do farol são os mesmos, a substituição do bloco óptico inteiro pelo bloco do novo modelo (refletor, lente e fonte luminosa) é tecnicamente possível. Lembrando que não é possível apenas tirar a lâmpada halógena e instalar o LED no lugar. Tem que trocar tudo.
Mas eu aconselho a consultar o fabricante primeiro sobre a possibilidade (e a permissão) para fazer isso em seu modelo, para não contraria o art. 11 da Resolução 970 do Contran, ficando sujeito a multa.
O ideal mesmo é que a própria fabricante passasse a oferecer os novos farois aos modelos anteriores, incluindo isso em sua literatura oficial.
@@bizuariodetransito bom, o manual prevê a troca do bloco óptico inteiro, os encaixes servem perfeitamente sem nenhuma adaptação fora do que o fabricante prevê, a única coisa que fica em questão é o ano do veículo, fica 2022 mas o veículo é o mesmo.
A solução é simples carrega uma lanterna no seu corpo sendo assim não está na motocicleta 😊😂😂
Seria uma boa kkkkkkkk
Gênio kkkkkk assim você acaba com o sistema kkk vão sumir com vc
Importante informação. Obrigado
Disponha Fabiano!
O vídeo mais bem explicativo
Obrigado Jorge!!
Moral dessas leis: Vejo 2 objetivos - 1° - Para que o piloto não correr muito para evitar acidentes, 2° - O sistema quer mais que o piloto se lasque e não está nem aí com as estatísticas de acidentes que tem uma boa fatia por deficiência de iluminação ao longo alcance.
Ninguém quer que aconteçam os sinistros.
Nem o cidadão, nem o governo.
Porque todos os contribuintes pagam a conta no final. E são milhões todo ano, saindo do bolso de cada um.
Show de explicação👏👏
Valeu Helio!
Gostaria que explicasse o ART. 13, sobre "inovação tecnológicas".
Não pode, mas e as informações tecnológicas?
A iluminação das rodovias sao boas né as resolução nao ve isso agora os donos dos veículos que paga ipva cara seguro etc nao tem direito nem de trocar uma simples lambadas rodovias com iluminação precária isso ninguém vê
Entendo q esse farol salva vida, pois ajuda muito na visibilidade, me ajuda ser visto, pois não posso correr risco de sofrer uma batida
Caro Jonas! De fato, como falei no vídeo, qualquer farol extra que for colocado no veículo vai ajudar na visibilidade de que está do lado de cá do guidom ou volante, mas vai diminuir a visibilidade de quem está cruzando no sentido contrário, aumentando a chance de sinistro.
Por isso a necessidade de critérios.
@@bizuariodetransito eu direciono eles pra baixo, com luz baixa. É mais para ser visto por quem quer ultrapassar vindonnonsentindo contrário, e pelo retrovisor de uma carreta q está na minha frente
Aki em Sampa a mania agora eh colocar farol strobo de led , um absurdo!
Sim Cesar!
É outra moda bastante difundida.
e se os faróis de milha estiverem instalados na moto não estiverem ligados, ou seja só estiverem ali, também é adulteração de iluminação? se eu quiser colocar somente pra bonito? estou sujeito a receber uma infração?
Olá!
Vou ser sincero: nos meus 20 anos de fiscalização eu nunca vi nenhum só para bonito.
Mas sim. Se tiver sem qualquer alimentação elétrica ou ligação com o chicote do veículo (sem fiação nenhuma).
Nesse vídeo aqui eu falo mais sobre isso: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.html
@@bizuariodetransito obrigado, vou ver
Posso ter na moto farol de neblina amarelo?
Olá Sdaourleos!
Se sua moto já possuir faróis auxiliares de neblina originais, você pode sim colocar lâmpadas amarelas, mantendo a mesma potência e tecnologia, só mudando a cor.
Lembrando que os faróis de neblina, nos seus primórdios, era amarelo mesmo. E essa cor está prevista até hoje na Resolução 970/22 do Contran.
Dá uma olhadinha nesse vídeo, onde eu explico melhor: th-cam.com/video/cWdVy1UOXgI/w-d-xo.htmlsi=xAHrlPx7PTGBCwlX.
Ai os caminhões e carros podem anda com iluminações de estádios
Nas rodovias isso é horrível! Tem caminhões que usam as lâmpadas de estádio, parecem um sol!
🇧🇷 Mas e se eu for no despachante e pedir para constar no documento da moto os faróis auxiliares?
Olá João!
Até meados de 2022 você conseguiria.
Mas atualmente é vedado, seja para carro, caminhão ou moto.
Ou seja, nem o Detran vai autorizar e nem a ITL fará a inspeção para obtenção do CSV.
@@bizuariodetransito 🇧🇷Comprei o par de farol de neblina/lâmpadas alogenas. Estarei instalando, e levando no INMETRO. Tudo com nota fiscal das lâmpadas, fusível, relê, nota da Oficina e vou pedir o CSV. Despois ir no despachante. Vamos ver o que vai dar. Não é?
Depois te falo. Boa sorte pra mim kkkk🙏🏻
Boa sorte!!
Boa noite, Joao. Você conseguiu a autorização para utilizar o farol auxiliar? Se sim, nos conte o que houve, por gentileza.
So pode roubar, assaltar e ser corrupto, mais farol melhor na moto?? Criiimmmeeee
Me tira uma dúvida vou comprar uma moto zero em Curitiba PR mais moro em Londrina pr.posso rodar com ela sem praca até Londrina só com a nota fiscal.
Buenas Edson! Pode comprar sem problemas. Muita gente faz isso. A Resolução 911/22 do Contran permite.
Só atente para alguns detalhes:
- Na região sul, o tempo máximo para ir da concessionária até o município de destino, é de 15 dias corridos, a partir da data de retirada do veículo da loja.
- Durante esse trajeto, é obrigatório o porte da DANFE.
- O caminho tem que ser o mais direto possível. Se for pego rodando muito fora da rota (Foz do Iguaçu, por exemplo) mesmo que seja dentro dos 15 dias, o veículo será autuado e removido para depósito.
Boa noite , fiz a instalação paguei taxa no Detran passei pelo Inmetro fiz vistoria e atualizou meu documento como veículo alterado , inclusão faróis auxiliares. . Tô resguardo em uma fiscalização?
Só complementando , tenho uma Lander 2021 com sistema de iluminação original em led , faróis inclusos tbm em led
Olá Samuel!
Você fez essa alteração após julho de 2022?
Boa noite, fiz em maio 2023. Consta agora no documento. Só q vejo vídeos q falam q não consegue regularizar. Estou legal ou ilegal nessa situação?
Gastei uma nota p regularizar, fiz a instalação na autorizada Yamaha
Então Samuel!
Após a entrada em vigor da Resolução 970/22, que vale para motos também, ficou proibida a alteração dos sistema de iluminação. A não ser que a própria Yamaha tenha criado o acessório para a Lander.
Se puder fazer contato com o e-mail bizuario@bizuario.com, posso te responder com mais certeza.
Nesse caso me arrisco a instalar de uma forma correta e não exagerada.. para não prejudicar os demais e ter uma boa visão. do que anda certo sem ter boa iluminação e ser surpreendido por qualquer coisa na pista.
Tenho uma xre 2019, ela é full Led, caso eu coloque um farol de neblina, de forma eficiente, bem instalado, que não prejudique outros motoristas, apenas com intuito de segurança ao andar em vias sem sinalização e sem iluminação, ainda sim é proibido?
Olá Weslei!
Acredito que a XRE não tenha nenhuma versão originalmente full LED. Então, já nesse ponto aí, você terá problemas com a fiscalização.
E quanto aos faróis de neblina, segue a mesma lógica: para qualquer um dos dispositivos do sistema de sinalização e iluminação (lanternas e faróis), as únicas alterações permitidas são aquelas já previstas no projeto original do veículo, nos termos do artigo 11 da Resolução 970/22 do Contran.
Caso contrário, o veículo estará sujeito à multa do art. 230, inciso XIII, do CTB.
@bizuariodetransito boa noite, a partir de 2019 as xre já vem com sistema full led sim, original de fábrica.
Ao invés de ficar enchendo o saco de quem tem farol auxiliar, as "otoridades" bem que poderiam fazer um favor aos motociclistas: testar/homologar um farol auxiliar que satisfizesse os requisitos de segurança e pudesse ser instalado nas motos.
Problema resolvido...
Quem vai saber se veio ou não de fábrica na moto? Por que até aonde eu sei, as moto da bmw, Kawasaki e etc, não vem de fábrica em todos os modelos ou por exemplo, nas 1300, se você não pagar a mais vc não tem, e eu conheço muita gente q comprou o farol de neblina fora da concessionária pois o custo era mais barato! E aí ?? Fiquei na dúvida !
Olá Caio!
Dá uma olhadinha novamente no minuto 05:28.
A resposta está lá!
Pelo que entendi, literatura oficial envolve o catálogo de acessórios originais da fabricante…
Positivo Antonio!
A literatura oficial pode ser uma atualização do manual do proprietário, um boletim técnico e também a inclusão de determinado dispositivo no catálogo oficial de acessórios de um modelo X.
Minha Bros 2012 possui tecnologia halógena, posso instalar farol de milha halógena tendo em vista que acompanharia a tecnologia do farol principal?
Olá Ayrton!
Negativo! Pois a Bros não vem com faróis de neblina de fábrica.
Então, se adaptar um, corre o risco da autuação pelo artigo 230, inciso XIII, do CTB, como explico no vídeo.
Não pode!!!!
Eu uso na minha titan 160 2019 e nunca tive problemas, passo por blitz e tudo mas.
Então ao te pararem na Blitz é só falar que é farol de neblina..
Eu fiz a instalação de um farol de neblina na minha moto conjugado com farol alto o farol de neblina ele tem corte e não é como farol de milha que joga em longas distâncias e olhando de frente não incomoda porém ajuda muito no escuro quando está pilotando mesmo ligado no farol alto ainda corro risco de ter o documento apreendido ter que retirar no local os faróis
Olá José!
Pela sua descrição, já vejo problemas.
Os faróis de neblina não devem ser conjugados com o farol alto, e sim com as lanternas de posição. Ou seja, só é possível ligá-los se as lanternas já estiverem ligadas, para que não corra o risco de ficar com a moto às escuras na parte traseira.
Por outro lado, sua moto não tem esse item como acessório original, a infração existe, como explico no vídeo.
Penso que não devemos achar que toda instalação de lâmpada led num veículo irá prejudicar terceiros que venham no sentido contrário. Se colocarmos led pra termos mais segurança e sermos vistos melhor, então por que a proibição? Acho que pessoas que desconhecem o assunto estão fazendo Leis ridículas.
Deveria ser permitido alteração no sistema de iluminação, desde que fossem feitos por empresas especializadas e ótica e segurança de trânsito. O mundo caminha pra frente, todo dia aparecem novas tecnologias de led, inclusive tem lâmpada de filamento de led, similares as halógenas. Concordo que instalar de qualquer jeito seria errado, pois existem muitos detalhes no projeto de iluminação, mas quando feitos por profissionais que entendem de engenharia automotiva e óptica não tem diferença alguma dos sistemas projetados pelas montadoras.
Se eu tenho uma moto 2024, e no modelo 2025 da mesma moto é lançada com lampada LED. Neste caso eu posso trocar para LED?
Olá Alexandre!
A resposta está nesse vídeo aqui (o minuto já está marcado): th-cam.com/video/hKAfMxdgcg4/w-d-xo.htmlsi=dp84r6cd_27nCoYZ&t=108
Se permanecer a dúvida, é só perguntar.
Posso colocar ceta de led na moto ou nao ?? Cetar cor ambar mesmo ...mais de led ...
Olá Gil!
Se a lâmpada original é das comuns, você não pode substituir a tecnologia por LED, sob pena de multa.
Se sua lâmpada original já cumpre o papel dela, sugiro deixar assim mesmo.
@@bizuariodetransito ...ok ..obrigado pela atenção amigo .....fica na paz ✌️
Resolução 970 anexo 17 fala que o uso de farol auxiliar na moto é opcional ...
Um acessório
Sim, farol de neblina, lanterna de neblina traseira e também o DRL. Todos opcionais.
Se o projeto da moto prever e o fabricante dispor da peça, o proprietário pode optar em colocar.