Eu fui multado injustamente 3x quando peguei minha crosser 2023 inventaram uma multa e depois 2x num radar mal calibrado, uma multa deu q eu tava a 105 na br numa via de 101 e tava a 20% a cima do limite a outra eu tava a 112 numa via de 105 e também estava a 20% acima do limite ai paguei a primeira e recorri a outra ai eles, colocaram q eu ñ tinha pago a primeira e cancelaram e a outra q recorri q ja tava em processo de cancelamento tavam me cobrando
Amigo, se me permite complementar a informação do seu vídeo.... 1 - A alteração do escapamento é permitida e prevista na Resolução 958/2022 do CONTRAN. Art. 20: "Não configura infração a substituição parcial ou total do sistema de escapamento original por outro similar, desde que respeitados os limites de emissões de gases e poluentes e seja certificado pelo INMETRO." OBS: Obviamente que um escape direto não se enquadra, pois o texto fala em "similar", além de ser expressamente proibída a "descarga livre" pelo CTB. - Porém o que nem todos sabem é que existem exceções e nem todas as motos precisam ter o escape certificado pelo INMETRO, pois o próprio INMETRO regra na Portaria 71/2022 que motos acima de 450cc ou com mais de 40cv de potência são dispensadas do certificado do INMETRO em peças de reposição, como é o caso do escape.
Portaria 71/2022 Art. 4º Os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, objeto deste Regulamento, deverão ser fabricados, importados, distribuídos e comercializados, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos ora publicados. § 3º Encontram-se excluídos do cumprimento das disposições previstas neste Regulamento, os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos: IV - destinados exclusivamente a veículos que possuam motorização com volume maior que 450 cilindradas;
@@xande24 só pra eu entender, eu tenho uma 750cc moto anos 98, não tem mais escape original, só esportivo, com abafador que é compatível, nesse cenário tem alguma forma que eu possa recorrer de não ser penalizado?
@@Gustavoruzanski Amigo, caso você tenha substitído o sistema de escapamento por outro similar, com abafador, não há qualquer infração. Isso está expressamente previsto no art. 20 da Resolução 958/2022 do CONTRAN.
Se só levar a multa é de boas, o fod@ é quando vc ver uns vídeos de abordagem q o policial quer levar a moto pro pátio aí vc tem q colocar o original pra tirar ela de lá
Aonde eu moro Marilia SP baixaram um decreto municipal em q o agente de transiito pode multar mesmo com a moto em movimento, portanto não precisa nem saber se tem ou nao o tal INMETRO.
Infelizmente já vi muitos relatos de gente com a ponteira com o certificado do Inmetro e ainda assim levam multa. Já vi casos também que a pessoa tinha a ponteira assim e alguns papéis comprovando e não levou multa. Resumindo: tudo é sorte, depois do policial
O Detran do DF é o BPtran de Brasília não quer nem saber de identificar, passou do lado , tendo barulho ou não, se não for o original eles aplicam uma multa , essa nova lei de não parar o motociclista só atrapalha a categoria, eles podem não multar pela troca do escapamento, mas multa por escapamento defeituoso e inoperante e sem constatar o defeito, e, isso é uma sacanagem com todos.
Não é sorte. O veículo precisa passar por vistoria prévia no INMETRO, após isso é emitido o laudo que deve ser apresentado no detran para ser inserido essa modificação no documento do veículo. É só seguir a legislação.
Por causa de muitos a minoria paga. O que quero dizer com isso? Infelizmente muito de moto pequena usa escape pra ficar cortando de giro desnecessariamente. Digo por experiência, estava passando no túnel com eu belparts (com dB killer) e um cara com moto pequena passou do meu lado e começou a corta giro como se eu fosse idiota suficiente para fazer o mesmo, ou seja como se ele quisesse que eu cortasse giro. Resumido, é muita gente deliquente. Não respeita ninguém…. Se usar escape esportivo usar um dB killer. Como disse, por causa de muitos a minoria paga….
Esse tipo de lei, que deixa 80 brechas pra 500 interpretações diferentes, existem exatamente pra arrancar grana das pessoas, principalmente no final do ano, já visando o décimo terceiro da galera. Aqui na minha cidade, de outubro em diante, tem um comando em cada esquina. Num dia desses, me pararam e eu tinha uma ponteira esportiva na moto, eu tenho uma GSX-S 750. O cara não me multou, porém bloqueou meu documento e nem me avisou. Só fiquei sabendo agora que fui pagar o licenciamento e tinha um bloqueio, fui no Detran saber o porquê do bloqueio e era pela ponteira esportiva. Tive que tirar, pagar uma vistoria de R$160,00 e até agora o bloqueio continua e não consigo licenciar a moto. Daí, você procura em todos os lugares possíveis e tá lá: usar escapamento esportivo não é contra a lei. Com isso, a gente percebe que existe uma indústria de muitas por trás do negócio. Exatamente porque não existe uma regulamentação clara, uma lei específica. É tudo uma bagunça e de propósito.
Na minha cidade a GCM anda com decibelímetro não olha nada de certificado apenas acelera a moto se passar de 99 decibéis já era, é uma lei municipal poluição sonora serve para carros e motos a multa é de 5k o veículo é guinchado e você tem que levar um mecânico para trocar o escape lá no pátio do guincho e fazer a troca para retirar o veículo de dentro do guincho.
Detalhe a medição tem que ser realizada a 7 metros do veículo com o dispositivo no solo e em giro de circulação... ou seja não pode dar corte pra medir
Fui atrás de legalizar em 27 cidades diferentes nenhuma disse que é possível, falaram que não tem escopo de alteração para escapamento, me disseram que posso tentar a sorte na justiça para legalizar, abri uma reclamação na ouvidoria do detran e até agora nada, esse país me da nojo.
É meu amigo eu também tentei em 3 estados, vendi minha falcon por causa disso, enquanto a preocupação da polícia for atrapalhar o trabalhador que quer andar legalmente e não tem como
Olá Adriano bom dia! Lamentamos o ocorrido. O laudo de emissão de ruídos realmente não é enviado pelo fato da Portaria Inmetro n 123/2014 nos isentar. Por meio da Portaria Inmetro n 123/2014 em que a última alteração ocorreu pela publicação da Portaria Inmetro n 194/2019, que além de atualizar os prazo da primeira portaria, também suspendeu a comprovação da homologação com relação a emissões de ruído para o escapamento. Os requisitos ora aprovados NÃO SE APLICAM: - aos componentes destinados exclusivamente a veiculos que possuam motorização com volume maior que 450 cilindradas; - aos componentes destinados exclusivamente a veiculos que possuam potência máxima superior a 25 kW (34cv) *Essa informação está disponível na descrição dos produtos em nosso site e também é gravada a laser em nossas ponteiras: (- Este componente não está sujeito à certificação compulsória, conforme determina o art. 3 da Portaria Inmetro n 123/2014.) Consideração final 31/07/2023 às 00:00 A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.  Publicidade  Jeskap Não verificada Reputação da empresa:  Sem reputação definida Compare Essa empresa ainda não possui 10 reclamações avaliadas para calcularmos a reputação. Ver página da empresa Está com problemas com Jeskap? Reclamar Publicidade Reclamações parecidas Jeskap Deversos problemas 20/07/2024 às 15:29 Jeskap não envia minha compra 13/09/2024 às 18:53 Descumprimento do código de defesa do consumidor 31/07/2024 às 16:10 Escapamento MT07 10/07/2024 às 14:26 Publicidade Início Pesquis
NÃO SERIA MELHOR E MAIS FÁCIL, SE OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES FOSSEM AS FÁBRICAS. VISTORIAR, FISCALIZAR SE OS ESCAPES ESTÃO EM CONFORMIDADE COM AS LEIS ? POR QUE COLOCAM TODA A CULPA EM QUEM COMPRA E NÃO EM QUEM FABRICA FORA DAS NORMAS ? E OS QUE DEIXAM FABRICAR, SEM FISCALIZAR, JA DESDE O INICIO ?
2:00 Eu tenho 15 anos e já odeio esses canos esportivos. Às vezes, estou na escola fazendo uma prova, e como aqui é uma cidade pequena e não tem muita fiscalização, os caras abusam mesmo. Eu lá, tranquilo, concentrado na prova, e de repente passa um com esses canos barulhentos. O barulho é ensurdecedor, você perde toda a concentração. Com todo respeito, se você gosta de cano esportivo só por causa do barulho, coloca um fone de ouvido no máximo e deixa só você escutar esse barulho. Sei que você curte, mas tem gente que não gosta. Essas pessoas são obrigadas a ouvir isso também? Pra mim, a lei deveria ser mais rígida, e eu até gostaria que fosse proibido trocar o cano original por outro, mas por vários motivos pode acontecer de alguém não conseguir o cano original, tipo se a marca da moto sair do Brasil ou se o original for muito caro. Então, acho que seria justo colocar um limite mínimo de decibéis a mais em relação ao original. Assim, ficaria mais equilibrado. Como sou novo e tenho muito tempo pela frente, estou esperando a popularização dos veículos elétricos com bons incentivos, para que, com o tempo, essa poluição sonora acabe de vez.
desconheço motos "atuais" de ano que nao tenham catalisador , entao qualquer escape esportivo que colocar nao vai ter catalisador , apenas um abafador, sendo assim crime ambiental = multa
O pior é que agora o agente de trânsito não precisa mais abordar pra dá a multa é só ele achar na sua passagem que vc está infringindo a lei de trânsito que pode te multar... é a facilitação da indústria das multas no Brasil.
Sempre aparece um para cismar. Tem que levar o Código de Trânsito (torcer para que o indivíduo raciocine) e levar o certificado do Inmetro. Se for multado, basta recorrer no próprio Detran e embasar que: "desconhecimento da Lei vigente, apenas demonstra o despreparo daquele que atuou na multa".
O certo é liberar, pq a corrupção é liberada, o crime é liberado, o roubo é liberado, o som de paredão e baile funk é liberado, comício político e carreata é liberada, mas agora usar escapamento esportivo principalmente em alta cilindrada é crime? Me poupe fio, fazer baderna é errado, eu concordo, mas andar na lenta e fazer barulho afastado da cidade ou em lugares onde as pessoas gostam, e se admiram, isso deve ser liberado, não há argumento que justifique o contrário!
Tem também a questão de multar por alteração de característica, mesmo com o certificado do Inmetro, pois alterando o escapamento (com ou sem certificado) estará automaticamente alterando uma característica da motocicleta.
Exatamente,tinha uma lei em 2020 que tinha como legalizar o escape esportivo,porém depois de legalizado ele era o que teria que ficar na moto,se colocasse o original já ia dá b.o,mas essa lei foi vetada.
o escapamento não se enquadra como alteração de característica da moto, li sobre isso em algum artigo, não vou saber te dizer qual agora, mas não configura
Olha tenho uma shadow vt 750, e quero colocar escape da injetada mas cortanno escape secundário e ligando flno primário cilindro fazendo um só, tudo numa boa...
Com certificado ou sem, se não manter os padrões é infração. Torbal tem certificado e é irregular... Nao tem catalizador, apenas uma parede intermediária e alguns nao tem nem protetor de temperatura.
Se for uma operação específica para esse fim eles levam o decibelimetro, que também é aferido pelo Inmetro. Nesse caso, constatado o excesso, a certificação do escape de nada vale.
Se na minha Yamaha r3 eu trocar apenas a ponteira por outra que tenha certificado do inmetro. Nesse caso não poderia ser multado né ? Pq trocando a ponteira a r3 continua com som original só mudaria a estética mesmo!
Acho engraçado essa implicância somente com alguns modelos de motos! Nunca vi pararem em uma blitz ou alguém levar multa com uma Harley Davidson! Aqueles escapes berram mm pra caralho e ngm implica, Carros com difusores a reveria e ngm fiscaliza, agora vai o agente ver uma moto esportiva fazendo um ronco suspeito: Já é parado e vai ser verificado! Tbm tenho uma duvida.. limites de decibeis são padrão para todos os veiculos ou alguns tem o limites diferentes em relação a outros veículos.
Em carros não sei, mas em motos são de 93 decibéis em 3000 rpm, mas como eles não tem decibelímetro nem lugar silencioso pra testar, vale o que eles falam mesmo
Tenho uma xr200, uso um escapamento fortuna, que esta de acordo com o inmetro, tomei duas multas, recorri já tem 3 meses até agora nada, os v3rm3s que me multaram nem me abordaram.
rapaziada assim, os policial leva a lei da interpretação deles, mas nada impede que vc recorra a multa e ela será anulada mostrando o selo na moto e documento e o encaminhamento da multa que ele nao mostra que foi feito o teste pratico
O agente ou autoridade fiscalizadora tem que ter o decibelímetro para aferir, se nao tiver o aparelho nao pode fazer a multa, se for fazer deixa fazer, pega o comprovante a multa,o nome do agente, prefixo da viatura, vai a delegacia faz boletim de preservação de direito, junta toda documentação do escap, move uma ação de abuso de autoridade contra o agente e o estado ou município. Se todo agente pega a pessoa certa pra atrazar o lado de bandido em vez de atrazar a vida de quem os adimira e os respeitam.
Precisa se informar mais! Já não é necessário nem ser parado para levar a multa e muito menos precisa ser aferido o nível de ruído com decibelímetro, a lei mudou.
Pessoal tenho uma Yamaha Fazer 250 2008 que está com um pequeno furo na ponteira do escape original (próximo à junção com o cano). É possível fazer uma solda ou tenho que substituir todo o escapamento? Queria saber isso porque o escape original é difícil de achar pois se trata de moto antiga... Outra dúvida dentro do assunto do vídeo: se eu colocar um desses "escapes esportivos" baratos, tipo pro-tork, terei problemas em alguma fiscalização como dito no vídeo? Aliás, esses escapamentos para baixa cc prestam? Valeu!
traduzindo: não quer dor de cabeça ?vai de original, agora quer arriscar pegar um policial bom ou ruim depender do humor dele para multas ou ate guincho da moto para pátio e tudo mais, vai de escapão raycing kkkk
Eu só queria troca o coletor do escapamento, sabe? Aquela parte que sai do motor e vai para o catalisador, so essa parte e troca para um material de aço inox, porque o original na minha moto fica marrom claro com o tempo e é muito feio cara 😓. Existe essa possibilidade, sem colocar escapamento esportivo?
@@leandrofiorentino6662Se você não acha pesquisando por "coletor (nome da moto e ano) é porque realmente não tem. Aí é bom vc levar numa loja que faça soldas pra ver se eles fazem um coletor (em inox) do zero pra você .
O auto pode ser feito sem problemas, inclusive mudou a legislação e não precisa fazer a abordagem, o que vcs precisam saber é que auto de infração não é, quem multa é o órgão de trânsito seja ele municipal, estadual ou federal.
Se a polícinha meia boca do Brasil, agir de má fé é só entrar com processo encima deles por danos morais, caso você esteja andando certinho tudo em dia
O maior culpado são os próprios usuários em sua grande maioria, com EXCESSÕES, é claro. Se todo mundo colocasse o seu escapamento esportivo, e andasse de modo civilizado. Deixasse pra bagunçar em locais minimamente possíveis, longe de bairros, condomínios e hospitais. Mas não, fica tirando de giro o tempo todo e fazendo arruaça na rua. Sem falar nos escapamentos caseiros (só o cano). Recentemente, eu vi uma Suzuki yes só o cano, uma zoada infernal, parecendo um carro de caldo de cana. Até eu, que gosto de moto, fiquei com raiva e tive vontade de ser um policial pra prender a moto dele 😂😂😂
A sua teoria é bonita amigão mas na realidade é outra, com ou sem selo inmetro vão multar, a maioria dos policiais não entendem sobre lei, na minha cidade mesmo esta tendo uma força tarefa de ROCAM só pra multar motos com escapamento, LED eliminador rabeta retrovisor passam batido nem se quer olham. infelizmente hoje compensa investir em escape original com difusor
Por sorte nunca reclamaram comigo pois, minha CBR 600RR tem o escapamento desmiolado, só que a aparencia dele é original, então eu sempre falo que é original e até mostro foto rsrsrs, e falo q ela tem o ronco alto assim msm
Por que todo escapamento esportivo é barulhento?? Por que não fabricam escapamento esportivo, mas com pelo menos 50% menos ruído. Haja ouvidos pra aguentar. Tem de usar pra se proteger de motoristas desatentos ou aqueles que mexem no celular enquanto dirigem.
PORQUE para alguns ( motos de alta cilindrada isso torna-se ate musica^^), mas agora falando serio! Experimenta andar de moto e ter imundos na sua frente que entram sem dar seta e sem olhar no retrovisor!!! o escapamento barulhento avisa os desatentos que tem moto passando no corredor, incomoda? sim e muito, porem, infelizmente este é um modo que acaba evitando acidentes...
@@torbv concordo plenamente, ando de motos, a minha Apache RTR 200 ABS, como ela tem dupla saída na ponteira ela faz barulho, não igual esportivo, mas faz, então os desatentos da saem da frente, dão lado e por aí vai. Agora qdo ando de Z400 é a maior tristeza, indignação e é de ficar nervoso com os motoristas que não prestam atenção no trânsito, mexem no celular, não ligam a bendita SETA e pior ficam trancando a esquerda. É foooda. 👍👍👍
porque pra ser esportivo ele precisa ter vasão alta dos gases do escapamento, e inevitavelmente também vai fazer mais barulho. Esportivo abafado não cumpre função de esportividade, porque não tem ganho de performance
Tenho moto desde meus 18anos de idade, e nunca, nunca tive escapamento original, nunca fui multado por isso, mas jamais vou colocar escapamento original. Mas também eu nunca fiquei de corte de giro zoando os outros.
@@MATEUSMIRANDAAMARAL Moro aqui em Brasilia e consigo escapar, eu uso o método do Tiozão da Hornet, o escapamento é original só a estética por fora, mas por dentro é desmiolado rsrsrs.
Nunca foi proibido, sempre teve essa regra do Inmetro, tanto que a roncar mandava um papel de certificado, que nunca serviu de nada, sempre colocaram como alteração de característica ou descarga livre....e se vire p provar que não..
Informações equivocadas. O texto correto é Manual Brasileiro de Fiscalização de Transito. Artigo 230 XI. Só a nota fiscal não é válida na fiscalização. O veículo deve pasaar em uma vistoria do INMETRO, após a vistoria o laudo deverá ser apresentado no Detran para a emissão de um novo documento, onde no campo de observações conste essa alteração. Confira lá esse documento.
@@jurandyrsantos8409 Mas ai é um tramite legal pq todo veiculo modificado deve ter isso explicitado no documento. Pelo jeito, se o escapamento tiver o selo do inmetro basta vc emitir um novo documento com as novas modificaçoes que tudo fica legal entao é basicamente oque ele disse no video so que ele nao falou sobre a emiçao do documento pq isso é algo obrigatorio desde sempre.
Se eu receber a multa, será que não é possível tentarmos recorrer estando com certificado e numeração em mãos? assim como conseguimos recorrer com multas que recebemos quando clonam nosso carro / moto
Cara, se tá esquecendo que também tem alteração de característica, e também a maioria dos esportivos não tem o PROTETOR TÉRMICO. Andar com o protetor térmico é obrigatório para motos fabricadas a partir de 2009. Mesmo tendo selo do inmetro, mesmo não tendo barulho, se não tiver o protetor térmico tu pode levar multa. Dá uma pesquisada.
Bicho, há muito tempo que já é assim, porém os pms falam que mesmo com abafador, tá com escape direto kkkk (coisa de burro). E a outra alegação deles de que houve mudança das características originais da moto também não procede, uma vez que a característica original da moto é ter escapamento. Eu por exemplo só gosto de trocar o abafador, mesmo dando menos potência, pois acho o full extremamente barulhento
O que vira fazer para andar em paz com escape esportivo fazer uma borboleta dentro dele e assim ele vai virar um escape 2 em 1, viu blitz Ja corre e fecha a borboleta, assim tu nao toma multa
Ao pé da letra sim, podem, agora se vc não chamar atenção fazendo arruaça dificilmente vai perceber que não é o original, o db Killer deixa bem silencioso.
Som é diferente de barulho. Os caras põe escape em cg160 e ficam enchendo o saco com a barulheira. Se eu fosse polícia prenderia e só liberaria com a troca do escape.
Pra moto grande,tem que comprar um full e usar uma ponteira fortuna.nao tem jeito.kkkk fortuna se a coyote nao tiver tambem.e a unica que tem.acredito que a jeskap ainda nao tem.
O brasil é uma piada pq não pode escapamento esportivo mas todas as Harley-davidson são mega barulhentas e originais de fabrica mas nenhum pm para os donos pq sabem que os cara tem dinheiro ai quem sofre somos nós que só queremos curtir um som legal da moto pq nada broxa mais que ver uma hornet com escapamento original a moto parece que está parada de tão silenciosa.
Kkkk passa numa blitz e faz o teste kkkk Irmão, guarda uma coisa, polícia só respeita se tiver no documento a alteração, se não estiver pra o agente de trânsito é balela tudo que vc falar e pronto. Se não entrar como alteração de característica do veículo, vai entrar como barulhenta e de alguma forma o prejuízo vai vim kkkk Isso vc pode ter certeza.
Por isso deixo o original mesmo já cansei de bater boca com policial mal instruído e são 99,99% deles e parecem que nunca leram as normas de trânsito.
Quando o proprietário for notificada pelo órgão ele vai apresentar a documentação
Ele prefere vir falar mal de agentes de trânsito do que interpor o recurso administrativo. @@evertonmessias9649
Eles sabem sim, mas se te multar erradamente, não acontece nada com ele e vc terá um monte de incheção de saco. Eles são sacanas mesmo
Eu fui multado injustamente 3x quando peguei minha crosser 2023 inventaram uma multa e depois 2x num radar mal calibrado, uma multa deu q eu tava a 105 na br numa via de 101 e tava a 20% a cima do limite a outra eu tava a 112 numa via de 105 e também estava a 20% acima do limite ai paguei a primeira e recorri a outra ai eles, colocaram q eu ñ tinha pago a primeira e cancelaram e a outra q recorri q ja tava em processo de cancelamento tavam me cobrando
Polícia é bandido
Amigo, se me permite complementar a informação do seu vídeo....
1 - A alteração do escapamento é permitida e prevista na Resolução 958/2022 do CONTRAN. Art. 20: "Não configura infração a substituição parcial ou total do sistema de escapamento
original por outro similar, desde que respeitados os limites de emissões de gases e poluentes e seja certificado pelo INMETRO."
OBS: Obviamente que um escape direto não se enquadra, pois o texto fala em "similar", além de ser expressamente proibída a "descarga livre" pelo CTB.
- Porém o que nem todos sabem é que existem exceções e nem todas as motos precisam ter o escape certificado pelo INMETRO, pois o próprio INMETRO regra na Portaria 71/2022 que motos acima de 450cc ou com mais de 40cv de potência são dispensadas do certificado do INMETRO em peças de reposição, como é o caso do escape.
exatamente!!!!
Portaria 71/2022
Art. 4º Os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, objeto deste Regulamento, deverão ser fabricados, importados, distribuídos e comercializados, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança do usuário, independentemente do atendimento integral aos requisitos ora publicados.
§ 3º Encontram-se excluídos do cumprimento das disposições previstas neste Regulamento, os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos:
IV - destinados exclusivamente a veículos que possuam motorização com volume maior que 450 cilindradas;
@@xande24 só pra eu entender, eu tenho uma 750cc moto anos 98, não tem mais escape original, só esportivo, com abafador que é compatível, nesse cenário tem alguma forma que eu possa recorrer de não ser penalizado?
@@Gustavoruzanski Amigo, caso você tenha substitído o sistema de escapamento por outro similar, com abafador, não há qualquer infração. Isso está expressamente previsto no art. 20 da Resolução 958/2022 do CONTRAN.
@@xande24 muito obrigado 😊
Se só levar a multa é de boas, o fod@ é quando vc ver uns vídeos de abordagem q o policial quer levar a moto pro pátio aí vc tem q colocar o original pra tirar ela de lá
Colocar e pagar as multas e diárias ainda!
Aqui na minha cidade eles tomam o escapamento
aconteceu cmg hj jkkk policial queria guinchar a minha com escape gemoto
Aonde eu moro Marilia SP baixaram um decreto municipal em q o agente de transiito pode multar mesmo com a moto em movimento, portanto não precisa nem saber se tem ou nao o tal INMETRO.
Covardes
Infelizmente já vi muitos relatos de gente com a ponteira com o certificado do Inmetro e ainda assim levam multa. Já vi casos também que a pessoa tinha a ponteira assim e alguns papéis comprovando e não levou multa. Resumindo: tudo é sorte, depois do policial
@@Bruno-dn2lq é lei não pode mais resolução Ctb
O Detran do DF é o BPtran de Brasília não quer nem saber de identificar, passou do lado , tendo barulho ou não, se não for o original eles aplicam uma multa , essa nova lei de não parar o motociclista só atrapalha a categoria, eles podem não multar pela troca do escapamento, mas multa por escapamento defeituoso e inoperante e sem constatar o defeito, e, isso é uma sacanagem com todos.
Inmetro é uma coisa, medida de decibéis é outra
@@leo650fmano pfvr vc sabe me informar onde tá isso aí no CTB?
Não é sorte. O veículo precisa passar por vistoria prévia no INMETRO, após isso é emitido o laudo que deve ser apresentado no detran para ser inserido essa modificação no documento do veículo. É só seguir a legislação.
Na descrição de alterações que necessitam de vistoria não está descrito escapamento, tanto que de carros ninguém olha
Por causa de muitos a minoria paga. O que quero dizer com isso? Infelizmente muito de moto pequena usa escape pra ficar cortando de giro desnecessariamente. Digo por experiência, estava passando no túnel com eu belparts (com dB killer) e um cara com moto pequena passou do meu lado e começou a corta giro como se eu fosse idiota suficiente para fazer o mesmo, ou seja como se ele quisesse que eu cortasse giro. Resumido, é muita gente deliquente. Não respeita ninguém…. Se usar escape esportivo usar um dB killer. Como disse, por causa de muitos a minoria paga….
Esse tipo de lei, que deixa 80 brechas pra 500 interpretações diferentes, existem exatamente pra arrancar grana das pessoas, principalmente no final do ano, já visando o décimo terceiro da galera. Aqui na minha cidade, de outubro em diante, tem um comando em cada esquina. Num dia desses, me pararam e eu tinha uma ponteira esportiva na moto, eu tenho uma GSX-S 750. O cara não me multou, porém bloqueou meu documento e nem me avisou. Só fiquei sabendo agora que fui pagar o licenciamento e tinha um bloqueio, fui no Detran saber o porquê do bloqueio e era pela ponteira esportiva. Tive que tirar, pagar uma vistoria de R$160,00 e até agora o bloqueio continua e não consigo licenciar a moto. Daí, você procura em todos os lugares possíveis e tá lá: usar escapamento esportivo não é contra a lei. Com isso, a gente percebe que existe uma indústria de muitas por trás do negócio. Exatamente porque não existe uma regulamentação clara, uma lei específica. É tudo uma bagunça e de propósito.
Se vc quer ter certeza de que não levará uma multa de escapamento esportivo, use o escapamento original.
To contigo!
To contigo
Qnt mimi
Mesmo assim tem vídeos de policiais multando escapamento original, alegando ser de outra marca
@@Eletrico1 pô mano nunca vi cadê ? Não tem como ele multa escapamento original
Até neste país as leis são contraditórias. Que lixo! 🤡🤡🤡
Na minha cidade a GCM anda com decibelímetro não olha nada de certificado apenas acelera a moto se passar de 99 decibéis já era, é uma lei municipal poluição sonora serve para carros e motos a multa é de 5k o veículo é guinchado e você tem que levar um mecânico para trocar o escape lá no pátio do guincho e fazer a troca para retirar o veículo de dentro do guincho.
Eu tenho uma moto 84 e outra 86. Com o escape original, se acelerar bem deve passar de 99db😂
Qualquer moto se acelerar vai passar de 99, isso é muita sacanagem.
Capaz pegaram a minha mediram quase dentro do escapamento e pra tirar do patio sai fazendo barulho sem habilitação... Só pagar Brasil é só corrupção
Minha moto se acelerar com pontwira original da 103... complicado... enquanto isso caminhão do Zé da manga faz 200 e n da nada
Detalhe a medição tem que ser realizada a 7 metros do veículo com o dispositivo no solo e em giro de circulação... ou seja não pode dar corte pra medir
O Escapamento da Jeskap e o da Fuse racing tem todos os certificados necessários . Selo do Inmetro e tudo mais necessário! pode pesquisar!
Tenho um Fuse Racing e não tem nenhuma identificação de selo do inmetro!
Depende do jeskap também, o meu eles avisaram que não era legalizado e não veio nenhum laudo
De qual moto mano? @@duelgd
@@duelgd acima de450cc n precisa
@@brunogames7687 de escape?
Fui atrás de legalizar em 27 cidades diferentes nenhuma disse que é possível, falaram que não tem escopo de alteração para escapamento, me disseram que posso tentar a sorte na justiça para legalizar, abri uma reclamação na ouvidoria do detran e até agora nada, esse país me da nojo.
É meu amigo eu também tentei em 3 estados, vendi minha falcon por causa disso, enquanto a preocupação da polícia for atrapalhar o trabalhador que quer andar legalmente e não tem como
E quando a moto e alta cilindrada e antiga, não fabrica mais escape original só esportivo e agora ?????
O da jeskap tem certificado, se quiser dar uma procurada
Olá Adriano bom dia!
Lamentamos o ocorrido.
O laudo de emissão de ruídos realmente não é enviado pelo fato da Portaria Inmetro n 123/2014 nos isentar.
Por meio da Portaria Inmetro n 123/2014 em que a última alteração ocorreu pela publicação da Portaria Inmetro n 194/2019, que além de atualizar os prazo da primeira portaria, também suspendeu a comprovação da homologação com relação a emissões de ruído para o escapamento.
Os requisitos ora aprovados NÃO SE APLICAM:
- aos componentes destinados exclusivamente a veiculos que possuam motorização com volume maior que 450 cilindradas;
- aos componentes destinados exclusivamente a veiculos que possuam potência máxima superior a 25 kW (34cv)
*Essa informação está disponível na descrição dos produtos em nosso site e também é gravada a laser em nossas ponteiras:
(- Este componente não está sujeito à certificação compulsória, conforme determina o art. 3 da Portaria Inmetro n 123/2014.)
Consideração final
31/07/2023 às 00:00
A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.

Publicidade

Jeskap
Não verificada
Reputação da empresa:

Sem reputação definida
Compare
Essa empresa ainda não possui 10 reclamações avaliadas para calcularmos a reputação.
Ver página da empresa
Está com problemas com Jeskap?
Reclamar
Publicidade
Reclamações parecidas
Jeskap
Deversos problemas
20/07/2024 às 15:29
Jeskap não envia minha compra
13/09/2024 às 18:53
Descumprimento do código de defesa do consumidor
31/07/2024 às 16:10
Escapamento MT07
10/07/2024 às 14:26
Publicidade
Início
Pesquis
Boa Noite será que eu consigo um certificado do meu escapamento o meu é jetscap
mesmo que tenha, 3k um escapamento é sacanagem.. tava pesquisando aqui totalmente inviavel
O meu tinha e levei multa assim mesmo
Qual escape da mt03 tem certificado ou laudo ?
Boa noite escape fortuna com o selo e com o abafador na ponteira da multa ?
NÃO SERIA MELHOR E MAIS FÁCIL, SE OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES FOSSEM AS FÁBRICAS.
VISTORIAR, FISCALIZAR SE OS ESCAPES ESTÃO EM CONFORMIDADE COM AS LEIS ?
POR QUE COLOCAM TODA A CULPA EM QUEM COMPRA E NÃO EM QUEM FABRICA FORA DAS NORMAS ? E OS QUE DEIXAM FABRICAR, SEM FISCALIZAR, JA DESDE O INICIO ?
Querem arrecadar com multas amigo, é simples.
@@jeffreysbay4881
Só vendem porque existem compradores.
Tem que multar mesmo.
Muita poluição sonora!
Aí seria muito trabalho 😂 sksk
@@brunogames7687 nem é isso, o problema é que não iriam arrecadar tanto quanto a indústria das multas arrecada.... é só por isso
2:00 Eu tenho 15 anos e já odeio esses canos esportivos. Às vezes, estou na escola fazendo uma prova, e como aqui é uma cidade pequena e não tem muita fiscalização, os caras abusam mesmo. Eu lá, tranquilo, concentrado na prova, e de repente passa um com esses canos barulhentos. O barulho é ensurdecedor, você perde toda a concentração. Com todo respeito, se você gosta de cano esportivo só por causa do barulho, coloca um fone de ouvido no máximo e deixa só você escutar esse barulho. Sei que você curte, mas tem gente que não gosta. Essas pessoas são obrigadas a ouvir isso também? Pra mim, a lei deveria ser mais rígida, e eu até gostaria que fosse proibido trocar o cano original por outro, mas por vários motivos pode acontecer de alguém não conseguir o cano original, tipo se a marca da moto sair do Brasil ou se o original for muito caro. Então, acho que seria justo colocar um limite mínimo de decibéis a mais em relação ao original. Assim, ficaria mais equilibrado. Como sou novo e tenho muito tempo pela frente, estou esperando a popularização dos veículos elétricos com bons incentivos, para que, com o tempo, essa poluição sonora acabe de vez.
FALOU TUDO GAROTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que maturidade desse menino. Parabéns!
Nao pode pronto e acabou .. se trocar e tido como descaracterização.. nao tem conversa guardas encanar vai te mutar e ainda pede pra vc recorrer ...
Tenho uma CBX 250 Twister, não existe mais o original na concessionária, quando acha é o preço da moto, posso colocar aquele coyote boca 8 ou boca 0?
desconheço motos "atuais" de ano que nao tenham catalisador , entao qualquer escape esportivo que colocar nao vai ter catalisador , apenas um abafador, sendo assim crime ambiental = multa
Só que mesmo com selo do Inmetro eles multam por descaracterização horiginal do veículo
Original com H me quebrou meu nobre
A multa é por poluição sonora, se a peça faz a mesma função da original, não pode ser declarada descaracterização
@@lcs6549 e só que tentar explicar isso pra um policial e mesmo que xingar a mãe dele
@@gesimarioqueiroz993 Brasil né pae, Brasil é foda 🤌🏻
O pior é que agora o agente de trânsito não precisa mais abordar pra dá a multa é só ele achar na sua passagem que vc está infringindo a lei de trânsito que pode te multar... é a facilitação da indústria das multas no Brasil.
Estou querendo colocar um escapamento Arashi na minha CB500F 2017… troca o sistema de escape inteiro… da multa será?
não, mas quando ver a pm só não passar acelerando pra não chamar a atenção deles, contudo terá sorte
E difusor é infração de alteração do sistema eletrico por que é acionado eletronicamente, bem como alterado as características do escapamento.
Difusor é infraçao.
Catalisador defeituoso.
Guarda te aliviou
Sempre aparece um para cismar. Tem que levar o Código de Trânsito (torcer para que o indivíduo raciocine) e levar o certificado do Inmetro. Se for multado, basta recorrer no próprio Detran e embasar que: "desconhecimento da Lei vigente, apenas demonstra o despreparo daquele que atuou na multa".
O certo é liberar, pq a corrupção é liberada, o crime é liberado, o roubo é liberado, o som de paredão e baile funk é liberado, comício político e carreata é liberada, mas agora usar escapamento esportivo principalmente em alta cilindrada é crime? Me poupe fio, fazer baderna é errado, eu concordo, mas andar na lenta e fazer barulho afastado da cidade ou em lugares onde as pessoas gostam, e se admiram, isso deve ser liberado, não há argumento que justifique o contrário!
Tem também a questão de multar por alteração de característica, mesmo com o certificado do Inmetro, pois alterando o escapamento (com ou sem certificado) estará automaticamente alterando uma característica da motocicleta.
Essa de não poder alterar as características é pra acabar mesmo, lá nos EUA os caras fazem vários tipos de customizações.
Exatamente,tinha uma lei em 2020 que tinha como legalizar o escape esportivo,porém depois de legalizado ele era o que teria que ficar na moto,se colocasse o original já ia dá b.o,mas essa lei foi vetada.
o escapamento não se enquadra como alteração de característica da moto, li sobre isso em algum artigo, não vou saber te dizer qual agora, mas não configura
@@MahoeRossi aí vai depender do policial kkkkkk
Escapamento esportivo = escapamento barulhento.
Ninguém compra escapamento certificado porque não faz barulho.
NUNCA CONFIE EM UM POLICIAL
ele sempre vai te multar! Abre o olho😅
Olha tenho uma shadow vt 750, e quero colocar escape da injetada mas cortanno escape secundário e ligando flno primário cilindro fazendo um só, tudo numa boa...
Oque me diz do difusor eletrônico ?
e como que faz com os escapes gringos, que nem as bmw ou ducati que ja vem ??
Com certificado ou sem, se não manter os padrões é infração. Torbal tem certificado e é irregular... Nao tem catalizador, apenas uma parede intermediária e alguns nao tem nem protetor de temperatura.
Se for uma operação específica para esse fim eles levam o decibelimetro, que também é aferido pelo Inmetro.
Nesse caso, constatado o excesso, a certificação do escape de nada vale.
Se na minha Yamaha r3 eu trocar apenas a ponteira por outra que tenha certificado do inmetro. Nesse caso não poderia ser multado né ? Pq trocando a ponteira a r3 continua com som original só mudaria a estética mesmo!
Moto acima de 450cc não precisa de selo do imetro
Acho engraçado essa implicância somente com alguns modelos de motos! Nunca vi pararem em uma blitz ou alguém levar multa com uma Harley Davidson! Aqueles escapes berram mm pra caralho e ngm implica, Carros com difusores a reveria e ngm fiscaliza, agora vai o agente ver uma moto esportiva fazendo um ronco suspeito: Já é parado e vai ser verificado! Tbm tenho uma duvida.. limites de decibeis são padrão para todos os veiculos ou alguns tem o limites diferentes em relação a outros veículos.
Em carros não sei, mas em motos são de 93 decibéis em 3000 rpm, mas como eles não tem decibelímetro nem lugar silencioso pra testar, vale o que eles falam mesmo
Boa noite ,e sobre a legalização de escape esportivo,como funciona?tem jeito?
Tenho uma xr200, uso um escapamento fortuna, que esta de acordo com o inmetro, tomei duas multas, recorri já tem 3 meses até agora nada, os v3rm3s que me multaram nem me abordaram.
fica aí se baseando por vídeo de TH-cam que tu vai tomar mais 3 kkkkkk
rapaziada assim, os policial leva a lei da interpretação deles, mas nada impede que vc recorra a multa e ela será anulada mostrando o selo na moto e documento e o encaminhamento da multa que ele nao mostra que foi feito o teste pratico
Não tem como As fabricantes apenas comprar o certificado.... tem que passar por aprovação.
O agente ou autoridade fiscalizadora tem que ter o decibelímetro para aferir, se nao tiver o aparelho nao pode fazer a multa, se for fazer deixa fazer, pega o comprovante a multa,o nome do agente, prefixo da viatura, vai a delegacia faz boletim de preservação de direito, junta toda documentação do escap, move uma ação de abuso de autoridade contra o agente e o estado ou município.
Se todo agente pega a pessoa certa pra atrazar o lado de bandido em vez de atrazar a vida de quem os adimira e os respeitam.
Precisa se informar mais! Já não é necessário nem ser parado para levar a multa e muito menos precisa ser aferido o nível de ruído com decibelímetro, a lei mudou.
Pessoal tenho uma Yamaha Fazer 250 2008 que está com um pequeno furo na ponteira do escape original (próximo à junção com o cano).
É possível fazer uma solda ou tenho que substituir todo o escapamento?
Queria saber isso porque o escape original é difícil de achar pois se trata de moto antiga...
Outra dúvida dentro do assunto do vídeo: se eu colocar um desses "escapes esportivos" baratos, tipo pro-tork, terei problemas em alguma fiscalização como dito no vídeo?
Aliás, esses escapamentos para baixa cc prestam?
Valeu!
traduzindo: não quer dor de cabeça ?vai de original, agora quer arriscar pegar um policial bom ou ruim depender do humor dele para multas ou ate guincho da moto para pátio e tudo mais, vai de escapão raycing kkkk
Eu só queria troca o coletor do escapamento, sabe? Aquela parte que sai do motor e vai para o catalisador, so essa parte e troca para um material de aço inox, porque o original na minha moto fica marrom claro com o tempo e é muito feio cara 😓. Existe essa possibilidade, sem colocar escapamento esportivo?
@@leandrofiorentino6662 sim
@@leo650f Mas tem que mandar fazer ou dá pra compra online apenas essa peça, porque nunca acho.
@@leandrofiorentino6662Se você não acha pesquisando por "coletor (nome da moto e ano) é porque realmente não tem. Aí é bom vc levar numa loja que faça soldas pra ver se eles fazem um coletor (em inox) do zero pra você .
O auto pode ser feito sem problemas, inclusive mudou a legislação e não precisa fazer a abordagem, o que vcs precisam saber é que auto de infração não é, quem multa é o órgão de trânsito seja ele municipal, estadual ou federal.
Se a polícinha meia boca do Brasil, agir de má fé é só entrar com processo encima deles por danos morais, caso você esteja andando certinho tudo em dia
Botei um coyote duplo com catalizador. O pm me multou em 195 reais. Cara eu tava a 20km o cara botou a pistola na minha cara. Mandando parar
@@vdkrjtv6851 tem certificado do impetro?
O maior culpado são os próprios usuários em sua grande maioria, com EXCESSÕES, é claro.
Se todo mundo colocasse o seu escapamento esportivo, e andasse de modo civilizado.
Deixasse pra bagunçar em locais minimamente possíveis, longe de bairros, condomínios e hospitais.
Mas não, fica tirando de giro o tempo todo e fazendo arruaça na rua. Sem falar nos escapamentos caseiros (só o cano).
Recentemente, eu vi uma Suzuki yes só o cano, uma zoada infernal, parecendo um carro de caldo de cana. Até eu, que gosto de moto, fiquei com raiva e tive vontade de ser um policial pra prender a moto dele 😂😂😂
Eles enfiam descarga livre ou descaracterização do veiculo e fala uma A pra você ver se já não é preso por desacato a autoridade, viva Brasil.
A sua teoria é bonita amigão mas na realidade é outra, com ou sem selo inmetro vão multar, a maioria dos policiais não entendem sobre lei, na minha cidade mesmo esta tendo uma força tarefa de ROCAM só pra multar motos com escapamento, LED eliminador rabeta retrovisor passam batido nem se quer olham. infelizmente hoje compensa investir em escape original com difusor
Por sorte nunca reclamaram comigo pois, minha CBR 600RR tem o escapamento desmiolado, só que a aparencia dele é original, então eu sempre falo que é original e até mostro foto rsrsrs, e falo q ela tem o ronco alto assim msm
Por que todo escapamento esportivo é barulhento?? Por que não fabricam escapamento esportivo, mas com pelo menos 50% menos ruído. Haja ouvidos pra aguentar. Tem de usar pra se proteger de motoristas desatentos ou aqueles que mexem no celular enquanto dirigem.
PORQUE para alguns ( motos de alta cilindrada isso torna-se ate musica^^), mas agora falando serio! Experimenta andar de moto e ter imundos na sua frente que entram sem dar seta e sem olhar no retrovisor!!! o escapamento barulhento avisa os desatentos que tem moto passando no corredor, incomoda? sim e muito, porem, infelizmente este é um modo que acaba evitando acidentes...
@@torbv concordo plenamente, ando de motos, a minha Apache RTR 200 ABS, como ela tem dupla saída na ponteira ela faz barulho, não igual esportivo, mas faz, então os desatentos da saem da frente, dão lado e por aí vai. Agora qdo ando de Z400 é a maior tristeza, indignação e é de ficar nervoso com os motoristas que não prestam atenção no trânsito, mexem no celular, não ligam a bendita SETA e pior ficam trancando a esquerda. É foooda. 👍👍👍
dbkiler o nome
@@gmxaolim só mentiroso no comentário
porque pra ser esportivo ele precisa ter vasão alta dos gases do escapamento, e inevitavelmente também vai fazer mais barulho. Esportivo abafado não cumpre função de esportividade, porque não tem ganho de performance
Mano infelizmente a maioria dos policiais não trabalham com bom humor a maioria trabalha com raiva não faz o trabalho dele direito
Tenho moto desde meus 18anos de idade, e nunca, nunca tive escapamento original, nunca fui multado por isso, mas jamais vou colocar escapamento original. Mas também eu nunca fiquei de corte de giro zoando os outros.
De onde você é amigão???
Em Brasília ninguém anda escapando...
@@MATEUSMIRANDAAMARAL eu hoje moro no Mato Grosso, mas eu sou do Interior de MG.
@@MATEUSMIRANDAAMARAL Moro aqui em Brasilia e consigo escapar, eu uso o método do Tiozão da Hornet, o escapamento é original só a estética por fora, mas por dentro é desmiolado rsrsrs.
@@fofaodacarretafuracao9963 kkk bacana. Sou de Taguatinga, aqui tem blitz demais... Taguatinga, Ceilândia, samambaia... Foda
@@MATEUSMIRANDAAMARAL Sou do guara
Nunca foi proibido, sempre teve essa regra do Inmetro, tanto que a roncar mandava um papel de certificado, que nunca serviu de nada, sempre colocaram como alteração de característica ou descarga livre....e se vire p provar que não..
GRS com uns escapes lindos e nao tem essa info no site se tem ou nao certificado
Verdade 😢
Óbvio que não,grs é pra potência,nada de serpentina, abafador, catalisador, é tudo diretão.
@@xelfgamegame1949 sera mesmo que é direto? a ponteira de escape é pesada, nao é igual aos outros esportivos como um fortuna que é direto
@@danielbozoky6297 mano o escape é mais de mil reais e voltado pra performance tu acha mesmo que o ganso vai colocar abafador pra perder potência??
O escape do cara é artesanal
Por isso uso difusor, quando vejo que vai dar bo, só fecho ele
os que passam de 75 a 80 decibeis configura crime ambiental por poluição sonora
Posso estar enganado, mas como tudo no Brasil o escapamento com essa certificação do Inmetro deve custar três vezes o valor de um escapamento normal
Passa o numero da lei ou o trecho do ctb por favor ?
Informações equivocadas.
O texto correto é Manual Brasileiro de Fiscalização de Transito. Artigo 230 XI. Só a nota fiscal não é válida na fiscalização. O veículo deve pasaar em uma vistoria do INMETRO, após a vistoria o laudo deverá ser apresentado no Detran para a emissão de um novo documento, onde no campo de observações conste essa alteração. Confira lá esse documento.
@@jurandyrsantos8409 Mas ai é um tramite legal pq todo veiculo modificado deve ter isso explicitado no documento. Pelo jeito, se o escapamento tiver o selo do inmetro basta vc emitir um novo documento com as novas modificaçoes que tudo fica legal entao é basicamente oque ele disse no video so que ele nao falou sobre a emiçao do documento pq isso é algo obrigatorio desde sempre.
Se eu receber a multa, será que não é possível tentarmos recorrer estando com certificado e numeração em mãos? assim como conseguimos recorrer com multas que recebemos quando clonam nosso carro / moto
nem escap original tem selo do inmetro
"Desde" que
Cara, se tá esquecendo que também tem alteração de característica, e também a maioria dos esportivos não tem o PROTETOR TÉRMICO. Andar com o protetor térmico é obrigatório para motos fabricadas a partir de 2009. Mesmo tendo selo do inmetro, mesmo não tendo barulho, se não tiver o protetor térmico tu pode levar multa. Dá uma pesquisada.
isso não se aplica a todas as motos, tem moto q o escape é escondido debaixo da pedaleira original
Até guarda municipal está louco dando multas, olharam várias vezes a minha bros com escape original, não barulhenta
@@brainiacmarco4014 complicado né amigo
@@leo650f Os caras são muito ignorantes
O meu escape tem o selo do Inmetro, mas arranquei a peneira que tinha no meio do escape.😂
Bicho, há muito tempo que já é assim, porém os pms falam que mesmo com abafador, tá com escape direto kkkk (coisa de burro). E a outra alegação deles de que houve mudança das características originais da moto também não procede, uma vez que a característica original da moto é ter escapamento. Eu por exemplo só gosto de trocar o abafador, mesmo dando menos potência, pois acho o full extremamente barulhento
O que vira fazer para andar em paz com escape esportivo fazer uma borboleta dentro dele e assim ele vai virar um escape 2 em 1, viu blitz Ja corre e fecha a borboleta, assim tu nao toma multa
Enfim quer ter aquele escape esportivo sempre tenha com vc as notas fiscais.
Tenho uma 650 com escape jbk mas eu ando com dB.killer ... podem me multar por isso ? Não veio certificado do Inmetro nesse escapamento...boa noite !
Ao pé da letra sim, podem, agora se vc não chamar atenção fazendo arruaça dificilmente vai perceber que não é o original, o db Killer deixa bem silencioso.
Aí rapaziada , a solução é passar mt rápido na blitz a ponto do policial não identificar o escapamento!!! 😊😇
Som é diferente de barulho. Os caras põe escape em cg160 e ficam enchendo o saco com a barulheira. Se eu fosse polícia prenderia e só liberaria com a troca do escape.
Bem isso, motor de cilindrada baixa é orivel o barulho, se tem moto de baixa cilindrada não coloca cano esportivo, não vale a pena.
Qual o artigo do CTB? Para eu poder pesquisar
Art 230 XI
Escapamento só original de fábrica, o resto é multa e recolhimento ao pátio
Nem.todos os casos, eu tenho o vídeo da PRF Me parando.com um protork competition e não levei multa.
Cara , nas cidades do interiores ngm aguenta mais essa zuada
Com a ignorância de muitos agentes, acho difícil escapar de multas
O que é “dêsque”? 0:38
😂😂😂😂😂😂😂
a multa é o escapamento sem abafador a minha tem o escapamento original com abafador e troquei somente a ponteira será que da multa?
Desde que*
existe um profissional chamado advogado ,só isso ,entra com processo de abuso de autoridade
Pra moto grande,tem que comprar um full e usar uma ponteira fortuna.nao tem jeito.kkkk fortuna se a coyote nao tiver tambem.e a unica que tem.acredito que a jeskap ainda nao tem.
Inmetro não calcula decibeis vai tomar multa por ruído igual fiquem ligados
Com o selo/certificados do Inmetro é mais cara.🤣👉👌
Poderia por o código da legislação do CONTRAN/Detran/legislação do meio ambiente!
Sou agente do DETRAN-PA, se eu comentar algo, tenho medo de ser apedrejado. 😂
eu paguei 50k numa mt 07, com imetro ou sem imetro o V8 vai cantar bunito kkkkk
Kkkkk, num era uma 09 mentiroso
@@BRASILCORTES-BR nunca tive 09
@CarsMageddoninfelizmente multa não resolve, quem tem dinheiro paga e pronto, o mais rico sai rindo e o mais pobre se lasca
Calmaaa calabresooo ela não é V8 de verdade 😂😂😂😂
😂😂😂😂
Acho que o escapamento tem que ser silencioso e e deu ! Fica nesse disse e não disse a polícia não faz nada! E que se lasque o ouvido dos outros!
Será que os vendedores de escapamento esportivo vão providenciar esse certificado por conta própria ?
@@alinepedrone432 só fizerem isso vai vender muito
Multa, multa e mais multas, um geitonho para pagar assessores em ritmo de políticos salvadores de pátria, oergunta isso para Silas Maracutaia...😮😮😮😮
As ducatis tem original o barulho alto.
se for pra ter uma moto 4 cilidros e nao ter escapamento esporivo é melhor nem ter.
Para vai dá multa sim acorda já tomei até com peneu novo
DESDE QUE! DESDE QUE! DESDE QUE!
Pelo amor de Deus!
pior que o xarope fala e DES QUE
O brasil é uma piada pq não pode escapamento esportivo mas todas as Harley-davidson são mega barulhentas e originais de fabrica mas nenhum pm para os donos pq sabem que os cara tem dinheiro ai quem sofre somos nós que só queremos curtir um som legal da moto pq nada broxa mais que ver uma hornet com escapamento original a moto parece que está parada de tão silenciosa.
Deixa de ser besta moço ! Qualquer escapamento esportivo parou no comando e multa 😂
@@natomotokasa7745 aí é a autoridade contra a lei do Ctb
@@leo650f A lei é eles cara só pq tá num papel eles cagam pra isso
@@lobosolitariodetonandoamat573mas aí você consegue derrubar a multa com o recurso. O que manda é o CTB
@@fabricionunesbacchi3948 É mais antes disso eles vão te cozinhar e tem todo um stress de ir no Detran enfrentar filas, burocracia não vale a pena
É para usar original e pronto
Kkkk passa numa blitz e faz o teste kkkk
Irmão, guarda uma coisa, polícia só respeita se tiver no documento a alteração, se não estiver pra o agente de trânsito é balela tudo que vc falar e pronto.
Se não entrar como alteração de característica do veículo, vai entrar como barulhenta e de alguma forma o prejuízo vai vim kkkk
Isso vc pode ter certeza.
show