Eu acredito que Cente seja o nome de do amigo do Chaves que faleceu e que realmente tinha o nome igual ao dele mesmo, do Chaves e para diferenciar as crianças chamavam o outro de Cente. E vendo a morte do amigo, o Chaves criança ficou traumatizado com isso e por ter o mesmo nome do falecido, que usou a memória do Cente como um companheiro para a vida, sendo seu amigo falecido que seu fantasma estaria sempre junto dele o qual todos acham que é um amigo imaginário, também sendo o alter ego do próprio Chaves por ele ter o mesmo nome. Enfim, eu acho que as 4 teorias são nada mais nada menos que todas verdade, pois se tratando de uma criança que viu seu amigo de mesmo nome falecer ficou traumatizado e usa isso de diversas formas!
Gostei muito dessa teoria. Além disso, talvez o Cente adorasse sanduíche de presunto e sempre conseguisse um pra ele e para o Chaves. O chavinho nem gostava tanto quanto ele mas passou a ser sua comida favorita depois que ele morreu porque o lembrava que eles sempre dividiam um e sempre falavam que iam comer o quanto quisessem quando ficassem ricos 🥺
Más probable es que después del desvivimiento del pobre Vicente haya habido un intento de suplantación de identidad, al no tener exito prefiere irse a vivir a una vecindad en modo incógnito.
Quem é o Cente: na visão do Chaves, Cente é a personificação da caridade. Ele não atribui o nome a uma personalidade, mas a uma virtude. Talvez isso faça parte da construção do personagem Chaves pelos olhos do Bolaños. Talvez, o próprio Bolanos quisesse destacar alguns valores que ele julgava importante no personagem Chaves e um desses valores, fosse a caridade. No próprio diário escrito pelo Bolaños ele relata a morte do Cente (adoecimento da caridade e eventualmente, a morte da mesma).
Tua teoria é perfeita, porque o Bolanos era muito católico e São Vicente é considerado o Patrono da Caridade!!!! Esse teu comentário tem que ter mais likes para o Vila do Chaves fazer um video atualizado sobre quem é o Cente
Há um episódio que corrobora bastante com q sua teoria. É da década de 80 e tem um diálogo entre Jaiminho e Chaves em que ele diz que quando o Cente chegar ele (Chaves) terá comida em abundância. O Rena poderia citar esse episódio.
No episódio Natal e noite de paz, o Chaves dá o presente que havia ganhado do Sr. Barriga ao filho da porteira, que também era pobre. Naquele momento, o Chaves foi o Cente daquele menino.
No Diário do Chaves, fala que o cente era um menino que ele conheceu no orfanato e morreu, é bem pesada essa história, mas vc Renan disse no vídeo do Jaiminho, que os universos de Chaves são diferentes, do livro, da série e do filme da Chiquinha e as séries do Quico
Isso, mas imagino que o Bolaños pensou nisso muito depois. Então creio que cada época ele queria dizer uma coisa. No começo era uma invenção do Chaves, depois um amigo imaginário, uma idealização e por fim um amigo real Aí a gente pode teorizar, para explicar essas contradições, que o Cente foi um garoto real que morreu cedo que Chaves conheceu e então depois de algum tempo o Chaves começou a associar o nome dele para criar esse amigo imaginário e idealização
Parece mais lógico que o Bolaños pensou nessa história do Cente ser um amigo real do orfanato muito depois Então creio que cada época ele queria dizer uma coisa. No começo era uma invenção do Chaves, depois um amigo imaginário, uma idealização e por fim um amigo real Aí a gente pode teorizar, para explicar essas contradições, que o Cente foi um garoto real que morreu cedo que Chaves conheceu e então depois de algum tempo o Chaves começou a associar o nome dele para criar esse amigo imaginário e idealização
São Vicente foi declarado o Patrono da Caridade, pelo Papa Leão XIII. Quando o Jaiminho dá o sanduíche para ele, e o Chaves diz que o Cente já chegou se refere ao que o São Vicente representa. Li aqui nos comentários uma teoria bem legal de que quando Cente adoece e morre no orfanato, no livro do Chaves, isso representa a morte da caridade. Isso faz todo sentido levando em consideração a fé católica do Chespirito, e de certa forma, torna-se até uma forma de crítica social.
Excelente...maravilhoso...Muito bem feito...temos que elogiar os videos do Vila do Chaves, afinal, São regras de educação elementar que a gente pratica naturalmente....Show de video....grande abs!
Ótimo vídeo e assisntindo ele inteiro eu desenvolvi essa tese. Para mim o nome do Chaves é Vicente, pode até ser que ele tenha tido um amigo com mesmo nome e o apelido de Cente, porém como vemos ele sai de um orfanato muito pequeno. Então acho que o nome verdadeiro é algo muito distante, ligado a um sentimento de ser de fato alguém, ele vive na rua e não tem o que comer, ele é o Chavo, o moleque, o pivete, que chamamos assim mas pouco nos importamos quem de fato são ou o que serão da vida. Então quando ele tem momentos de dignidade, com comida ou alguma situação mais digna de vida, ele se religa ao nome verdadeiro e se lembra que não é apenas um "moleque" que não tem condições
Renan, esse episódio ficou muito daora!! Nota-se um carinho muito especial no trabalho de vcs. Penso que o Cente possa ser uma fragmentação da psique do Chaves, visto que ele de fato conheceu um menino com esse nome. Ele pode associar essa figura (de alguém maior que ele), que o protege, que cuida dele, que pode consola-lo nos momentos de dor (como o momento do barril, por exemplo). Pode ser que o Chaves tenha vinculado a esta figura, a sensação de proteção e conforto afetivo. (Apenas divago... mas esse vídeo poderia tranquilamente ser um tema de aula de psicanálise) Obrigado por esse episódio!! E, feliz dia do orgulho nerd!
Renan seus roteiros são excelentes, sei que este reconhecimento de mim, que não entendo nada de roteiros, pode não significar muito, ainda mais que você é roteirista profissional. Eu não costumo comentar muito, mas me peguei analisando isso hoje e quis dizer. Por mais que eu não seja tão grande fã de chaves como todos os inscritos, os vídeos do seu canal são os únicos que quando eu assisto, eu fico até o final e não vejo o tempo passar, entretém em todos os momentos e ainda fica com gosto de quero mais. Parabéns mesmo pelo trabalho.
Minha teoria é que o nome dele de fato e ele inventou esse amigo pra sair da vila comer o sanduíche de presunto escondido (de maneira improvisada pq as pessoas perguntam o que ele estava fazendo lá fora ai ele inventou" e teve que manter para não ser descoberto a mentira 😂😂😂😂😂
Acredito que o "cente" é a personificação da Felicidade para o chaves. Quando ele sentir que a felicidade está presente, é que o "cente" está la. Por isso que ele diz que ainda vai conhecer o "cente", ou seja, ainda vai ser plenamente Feliz.
É com muita alegria que vou assistir esse vídeo no dia do meu aniversário de 43 anos e a poprósito tô com saudades do quiz do Chaves dá pra fazer por favor?
Cente são todas as pessoas que tratam bem o Chaves. Ele ficou com essa imagem de um amigo protetor na sua infância inicial e levou isso para o resto da vida. Quando ele sai correndo com comida, não duvido que ele vá compartilhar com outra criança de rua em situação igual ou pior que ele próprio, pois ele já fez algo semelhante com presentes de Natal. Quando ele diz que ele mesmo é o Cente, na verdade ele está apenas usando uma medida de autoproteção ao evocar a imagem desta criança maior e mais forte para ele mesmo ter forças para superar quaisquer dificuldades.
Ouvi boatos sobre uma teoria bizarra sobre aquele nome italiano do Chaves, Rodolfo não sei do que. O Chaves era filho de um magnata italiano que morava no México, mas foi sequestrado ainda no berço, só que o pagamento não deu certo e os sequestradores abandonaram o garoto num orfanato.
@@ghostgirl_2024 Se isso for verdade então a suposta mãe do Chaves citada no diário não era a mãe, mas sim alguém que tinha envolvimento com os sequestradores.
A minha teoria é assim: Seu Madruga era muito rico e após a morte da esposa se desiludiu da vida e perdeu tudo. Tem um episódio que ele fala de um tio muito rico de Taubaté. E a Chiquinha tem um episódio que fala que vai vai morar com a tia que dá tudo pra ela. Bom é minha teoria
Renam, eu tenho uma teoria. Será o Professor Girafales não é único que poderia saber o nome do Chaves, afinal todos os alunos deve ter um registro de mínimo de informações, incluindo seu nome completo. Mesmo que seja a década de 70 e 80, será que o nome verdadeiro de Chaves não está na sua ficha pessoal na escola, e o professor Girafales saiba qual é esse nome (Inclusive o nome completo do garoto).
@@gabigarota1006 Isso também sempre ficou na minha cabeça! A minha teoria é que ele apenas foi acolhido lá, ou por boa vontade do trilho em pé, ou talvez por algum tipo de programa governamental, sei lá kkkk.. Eu passei á pensar isso desde que reparei na Dona Florinda dizendo que ia contar para o Professor que o Chaves estava sendo malcriado, para que não fosse aceito na escola no ano seguinte (no episódio Confusão no Cabeleireiro, onde a velha coroca deixa o Chavinho engraxar seus sapatos). Isso me faz pensar que de alguma forma ele era um "bolsista" (talvez não oficialmente mas como se fosse) e que precisaria se comportar bem lá para continuar tendo sua vaga. Mas isso também é só um supositório kkkkk
Só que o Chaves é uma criança em situação de barril, ele não tem documentos. É como se a escola simplesmente tivesse deixado que ele frequentasse as aulas sem ser formalmente registrado.
@@programadorcego Mas ainda assim, isso não explica, por que o Professor não saberia seu nome, pois na hora de fazer as provas e trabalhos, sem contar na sua ficha pessoal, tem que ter o nome do garoto, e ele está disposto a dize-lo em vários momentos dos eps, na hora da matrícula, não é difícil que ele tinha dito, nem que seja só pro Professor Girafales. Mas a real, é que tudo isso são furos de roteiro, que temos que aceitar, para a história funcionar. Ninguém sabe o nome real do Chaves, e nunca saberão, por que ele é (ou pode ser) a representação do menino negligenciado que ninguém está disposto a saber seu nome, em vez disso chamam ele de moleque ("Chavo" no espanhol). É essa a minha visão 🧐.
@@fredheroidomultiverso2713 Sim, concordo. Tudo foi construído para que não se soubesse o seu nome. Na vida real, se a gente fosse interrompido quando fôssemos dizer algo, ainda assim concluiríamos o que íamos falar, não mudaríamos de assunto e deixaríamos por isso mesmo. Assim que o Chaves chegou na vila, os moradores iriam perguntar o nome dele, sobre seus pais e como ele chegou lá, e não simplesmente ficar chamando ele de moleque. Como você falou, são furos de roteiros propositais para construção da trama.
Na infância eu não dava bola pra isso pq achava que esse tal Cente, era um amigo do Chaves, mas não imaginário, que existia mesmo. Mas agora adulta, me dei conta um dia quando via o episódio de 78, que o Cente poderia ser o próprio Chaves, pq até a expressão dele muda após dar uma rápida pensada ao falar com o Madruguinha, do jeito que vc falou. Eu acho que o nome dele é Vicente mesmo, e era chamado de Cente antes de ir parar na vila, pq todo mundo tem um apelido quando criança... é só um supositório rs'.
Eu sempre tive essa impressão que o Cente é o Chaves, inclusive essa teoria já rola há um tempo. Não posso cravar que é a solução do mistério, mas me faz achar que tem ainda mais sentido.
Essa teoria até que faz sentido, pois no Desenho animado quando ele menciona o Cente, que é melhor amigo que o Kiko, o Nhônho e cia, no imaginário do Chaves, ele sonha que tá brincando com um Doppoganger dele de cor acinzentada.
Renan, sua oratória é ótima! Sou fã do seu canal: gosto tanto do Chaves que tenho um Shitzu que se chama Peludinho, queria mandar uma foto dele pra você mostrar em um dos seus futuros vídeos, quem sabe um vídeo sobre fãs que tem nome pessoais ou de pets baseados no seriado.
Em um dia eu vejo o vídeo duas, três horas depois que sai, e em outro, vejo na hora que sai. Jaiminho dando cascudo no Chaves é difícil de tankar... Coisa dos anos 80, que Chespirito-sensei quis mudar algumas coisas em suas produções. Tudo isso por causa do tal do Espiriquidiberto... 🤣 Essa de manter mistério lembra um pouco o anime Yu-yu Hakusho e a bendita chupeta do Koenma. O pequenininho não tirava aquilo de jeito nenhum. Mas numa etapa avançada do anime Koenma tirou a chupeta. Ela servia pra armazenar energia espiritual usada pra imobilizar yokais até classe A (não funcionou com o Sensui). Desculpem o off-topic. #voltaCH
11:56 no meu Achismo ta td interligado e tudo isso é vdd o nome dele é cente e no orfanato conheceu um amigo com mesmo nome por ser melhor amigo dele todo mundo que trata ele como amigo ele chama de cente pra sentir ele vivo e assim tambem argumento pra driblar algumas coisas da Vida tipo pegar algo pro cente e comer ele n ta mentindo Realmente é pro cente(Ele)
Olha... Acredito que o Cente tenha de fato existido como é citado no livro, e após a sua morte, o Chaves começa a associar qualquer pessoa que lhe trate com carinho (inclusive ele mesmo) ao Cente, como ele provavelmente era tratado por esse amigo.
O Cente por ser alguém que trata bem e daria comida ao Chaves, faz lembrar de São Vicente de Paula, o Chespirito como católico sabe da história do santo que dedicou sua vida em alimentar os pobres. Muitas coisas que ele escreveu tem base na igreja católica
Eu acho que pode até ser verdade que Chaves seja Vicente, assim como também isoladamente em um episódio dos anos 80, Chapolin diz que se chama Chapolin Colorado Lane... "Vai lá se saber!"
O Cente era o Chaves sim pq no episódio em que ele é mencionado a primeira vez o Chaves claramente tá enrolando o seu Madruga e a Chiquinha, tanto pela expressão facial quanto pelo fato de que ele diz que o nome do amigo dele é Esquipiribiberto e Chafundifórino, ambos tendo pequenas referências à Chespirito e Chavo respectivamente, e por último, ele diz que esse "amigo" dele é bem parecido com ele. O motivo pelo qual ele cria esse "amigo" dele é pq ele provavelmente estava com vergonha de comer a comida jogada no chão na frente dos outros. Então tem MUITAS evidências de que o "Cente" era simplesmente o Chaves mesmo.
Nem pra colocar aquela cena do Chaves falando que gosta dos amigos gaúchos... kkkkkkk (Mas sou do sul e não me importei, tenho certeza que a intenção foi boa. Kkkkkkkk)
Ah, o Cente na minha opinião é um amigo fictício que o chaves vê nas pessoas boas que o ajudam e entendam ele no momentos bons e ruim, mas principalmente nos momentos bons🎉.
O cente não é ninguém mais ninguém menos que um personagem Criado pelo chaves que representa todos os meninos e meninas que passam fome sede e frio como ele.
Eu sempre soube que o amigo imaginário era o próprio Chaves. Mas nunca tinha imaginado que o nome dele era Cente (ou Vicente). Achei que era apelido queo Chaves tinha imaginado o nome
Conhecendo a genialidade do RGB, eu imagino que foi o seguinte: a primeira vez que o Cente apareceu na história como sendo uma desculpa pra nao estragar a comida, acabou se tornando uma interrogação na história do Chaves(será que esse "Cente" existe? De onde o Chaves tirou isso? Nao pode ficar essa ponta solta no roteiro...), e o Roberto procurou desenvolver isso em pequenos detalhes ao longo dos anos. Deve ter percebido que muitas crianças tem amigos imaginários, e esses amigos sempre são companheiros de aventura, mais confiantes, desafiadores, mas que demonstram realmente se importar com a criança, imagina aquele amigo, que te vê, tá sempre ali do seu lado, que se importa, que te defende... Logo, na cabeca do menino "órfão" de 8 anos o Cente, é isso. E o Chespirito foi desenvolvendo sutilmente isso no programa. Quanto ao livro, que ele fala que o Cente morreu, bem, o amigo imaginário tem um aspecto de cuidado com ele, logo quem cuida é mais velho, e o Chaves vivia essa esperança, como o Renan falou, de que o Cente se fazia presente quando faziam coisas boas pra ele, coisas generosas, e que viam ele. Mas passa o tempo e o menino pobre continua vivendo sem uma familia, vivendo aqui e ali, e vai crescendo e percebe que o "Cente" não existe, ele amadurece e entende que o "Cente" de sua infância, morreu. O Roberto era genial, muito inteligente, "Vicente" significa "conquistador, aquele que vence" um nome muito apropriado para o amigo forte, bom e que dava esperança a um menino órfão, ate que ele percebe que ele cresce e não tem "Cente" a nao ser que ele se torne o "Vicente" aquele que vence.
Quando fui em Guadalajara vi uma coleção desses quadrinhos do El Chavo del 8 num sebo, mas como estava com pouco dinheiro e não comprei. Mas acredito que aquela coleção deveria ter muitas pérolas para nós que somos fãs do universo de Chespirito.
Tema inédito nunca pensei que cente podia ser o nome do chaves parabéns Renan pela pesquisa ❤ na minha opinião se realmente cente for o nome do chaves é um nome bacana
Depois da descrição q Chaves deu ao Nhonho, tenho quase certeza q Cente ñ é uma pessoa específica, mas um nome q o garoto do barril inventou pra se referir a imagem de como ele imagina um amigo ideal
Se fosse me guiar somente pelo contexto do episódio do violão do Seu Madruga de 1978 , eu diria que o "Cente" seria apenas uma desculpa esfarrapada que o Chaves inventou de repente para não admitir que ele é que estava interessado no sanduíche de presunto , simplesmente ele deve ter pensando num nome qualquer e falado que era para esse suposto menino , daí como não conseguiu inventar características físicas para esse tal garoto , acabou apelando e dizendo que era parecido com ele , pois não conseguiu inventar desculpas melhoras.
Acho que Cente citado em 1995 revela que Vicente era a antiga personalidade de Chaves antes do orfanato, e ali essa personalidade ficou doente e morreu devido ter perdido esperança e ingenuidade (bem típico para o gênio Chespirito). Tbm não significa que esse é de fato o nome dele e apenas um nome pra sua personalidade antes de toda a tragédia que o levou ao orfanato,ao abandono e por fim enterrou sua personalidade e dali do orfanato saiu pra uma nova vida...
Se o Cente era um menino que morreu no orfanato, talvez seja simplesmente o alterego do próprio Chaves. Ele "morreu" ao deixar pra trás sua personalidade antiga, abandonado pela família, doente (fisica, mentalmente, ou ambos) e fugiu em busca de uma nova vida. Pra mim isso faz sentido até mesmo no fato de ele ter parado de usar seu nome de batismo e ser só um "moleque" ali na vila, sua nova casa com sua nova família... Cente morreu pro Chaves nascer
Deduzir coisas , levantar hipóteses é importante e válido sim , agora definir com toda certeza , é algo que eu não recomendaria tentar , pois o próprio seriado nunca foi uma obra com um roteiro totalmente preciso com começo , meio e fim , bem redondinho e sem pontas soltas , em vários episódios existem contradições , coisas deixadas de lado sem explicação e tal.
Sensacional esse vídeo e a quantidade de informações que eu nunca tinha visto! Pra mim, acredito que seja o nome do Chaves mesmo. Os autores que criam esses personagens com segredos muito bem guardados sempre costumam dar dicas, de alguma forma indireta.
Eu acredito mesmo, como já comentei outra vez aqui no canal, que o nome do chaves seja ROBERTO. Já que era um recurso comum do Chesperito dar aos personagens o nome do próprio ator. Além do fato de que um dos nomes que o Chaves inventa para seu suposto amigo é ESPIRIQUIDIBERTO (no original em espanhol também), que tem o mesmo final de ROBERTO. É muito legal a teoria do Chaves se chamar Vicente. Porém, é tudo muito poético. Na vida real, e inclusive no seriado, as explicações para muitas coisas são bem mais simples. Chaves é uma criança. Quando eu era criança eu achava muito legal o nome Bóris Casoy. Eu nem sabia quem era, só conhecia o nome porque meu avô assistia ao jornal com o âncora com este nome. Criança é atenta e observadora. Pega nomes e coisas que ouviu na rua, na TV ou em qualquer outro lugar e inventa histórias. É muito mais plausível que Cente seja algum nome aleatório que ele tenha ouvido, ou até mesmo que seja realmente um amigo que tinha no orfanato, não faz diferença. A questão é que é um nome que ele utilizou quando não sabia mais que desculpa inventar (observem que ele pensa bastante antes de dizer o nome) e, como viu que funcionou, acabou recorrendo a esse nome outras vezes quando foi preciso.
O Renan disse em uma certa gravação do "Vila do Chaves" sobre o nome dele, que estava no "diário do Chaves". Ele disse que era "Rodolfo". COMENTÁRIO POSTADO EM 25/05/2024 - SÁBADO
Eu não fazia ideia de que essas cenas existiam! Realmente, porque o pessoal não comenta muito sobre elas?!? Ótimo vídeo meu amigo! Gostei bastante das teorias!
Eu pensei que o Cente tenha sido a primeira pessoa que teve uma atitude caridosa para como o Chaves, por isso ele chama assim as pessoas que o ajudam. Mas eu também penso que seja o nome dele.
Quando ninguém se importa com o Chaves e ele é marginalizado ele é apenas "o menino", não tem nome. Quando ele recebe um sanduíche de presunto ele é visto pela sociedade, ele é alguém. Quando ele diz que "o Cente chegou", talvez queira dizer "eu tenho um nome, eu sou alguém e perceberam isso quando se importaram comigo".
Mas também faz sentido a teoria de que o Cente é uma espécie personificação da solidariedade, do bem ao próximo. O Cente é aquele que é muito generoso, compartilha o que tem, trata com respeito, etc. Então o "Cente chegou" também é uma forma de dizer que o amor ao próximo finalmente foi colocado em prática. Uma útlima teoria: considerando as referências ao cristianismo em Chaves, será que Cente não seria também uma referência a Deus?
Palavra-chave: Como dito no vídeo, o próprio Chespirito no livro explica quem é o Cente e para mim isso fecha o mistério, de que era um amigo do Chaves que faleceu e como o Chaves era muito criança e um menino abandonado nunca entendeu e/ou superou o fato da morte do amigo e o mesmo acabou continuando existindo na cabeça do Chaves. O que se pararmos para pensar, é um traço bem profundo e curioso do personagem! Esse mistério do nome do Chaves para mim é uma das boas sacadas do Chespirito, depois de tanto tempo ainda rende muito conteúdo. Grandes autores geralmente deixam esse tipo mistério em suas obras e acho isso sensacional. Vídeo muito bom 👍
A anos atrás eu pensei na seguinte questão , em Chaves alguns personagens como Seu Madruga (cujo nome no idioma original em espanhol é Don Ramón) e Dona Florinda acabaram tendo os mesmos nomes de seus intérpretes , Ramón Valdés e Florinda Meza e levando em conta que em Chapolin em certos episódios , alguns personagens também tem os mesmos nomes de seus intérpretes , se for me guiar por isso , o nome real do Chaves poderia ser simplesmente Roberto , que é o nome do ator que o interpretou e o criador dos seriados , claro que isso é apenas uma hipótese , pois no que eu mais creio é que o Chespirito simplesmente não quis criar um nome de fato para o personagem e sim apenas chama-lo pelo apelido e deixar esse clima de mistério propositalmente.
Bem como a Chiquinha diz:
-Bem, pode ser que "sim", ou que "não", mas o mais provável é "quem sabe"
Vi uma positividade nessa fala, no quem sabe. Uma incerteza, mas com um pouco de positividade.
No fim, o nome pode se referir a quem no momento o Chaves quiser no momento, uma hora é um, ou outro.
Eu acredito que Cente seja o nome de do amigo do Chaves que faleceu e que realmente tinha o nome igual ao dele mesmo, do Chaves e para diferenciar as crianças chamavam o outro de Cente.
E vendo a morte do amigo, o Chaves criança ficou traumatizado com isso e por ter o mesmo nome do falecido, que usou a memória do Cente como um companheiro para a vida, sendo seu amigo falecido que seu fantasma estaria sempre junto dele o qual todos acham que é um amigo imaginário, também sendo o alter ego do próprio Chaves por ele ter o mesmo nome.
Enfim, eu acho que as 4 teorias são nada mais nada menos que todas verdade, pois se tratando de uma criança que viu seu amigo de mesmo nome falecer ficou traumatizado e usa isso de diversas formas!
Gostei muito dessa teoria. Além disso, talvez o Cente adorasse sanduíche de presunto e sempre conseguisse um pra ele e para o Chaves. O chavinho nem gostava tanto quanto ele mas passou a ser sua comida favorita depois que ele morreu porque o lembrava que eles sempre dividiam um e sempre falavam que iam comer o quanto quisessem quando ficassem ricos 🥺
Más probable es que después del desvivimiento del pobre Vicente haya habido un intento de suplantación de identidad, al no tener exito prefiere irse a vivir a una vecindad en modo incógnito.
Quem é o Cente:
na visão do Chaves, Cente é a personificação da caridade. Ele não atribui o nome a uma personalidade, mas a uma virtude.
Talvez isso faça parte da construção do personagem Chaves pelos olhos do Bolaños. Talvez, o próprio Bolanos quisesse
destacar alguns valores que ele julgava importante no personagem Chaves e um desses valores, fosse a caridade.
No próprio diário escrito pelo Bolaños ele relata a morte do Cente (adoecimento da caridade e eventualmente, a morte da mesma).
Tua teoria é perfeita, porque o Bolanos era muito católico e São Vicente é considerado o Patrono da Caridade!!!! Esse teu comentário tem que ter mais likes para o Vila do Chaves fazer um video atualizado sobre quem é o Cente
Há um episódio que corrobora bastante com q sua teoria. É da década de 80 e tem um diálogo entre Jaiminho e Chaves em que ele diz que quando o Cente chegar ele (Chaves) terá comida em abundância. O Rena poderia citar esse episódio.
No episódio Natal e noite de paz, o Chaves dá o presente que havia ganhado do Sr. Barriga ao filho da porteira, que também era pobre. Naquele momento, o Chaves foi o Cente daquele menino.
Ele é o melhor,amigo do Chaves porque,nesse orfanato o Chaves,era o único amigo,que o Cente tinha.
No Diário do Chaves, fala que o cente era um menino que ele conheceu no orfanato e morreu, é bem pesada essa história, mas vc Renan disse no vídeo do Jaiminho, que os universos de Chaves são diferentes, do livro, da série e do filme da Chiquinha e as séries do Quico
Pura mufa ese Chavo, quien se le acerca sufre caídas, golpes, o muere 😥
Isso, mas imagino que o Bolaños pensou nisso muito depois. Então creio que cada época ele queria dizer uma coisa.
No começo era uma invenção do Chaves, depois um amigo imaginário, uma idealização e por fim um amigo real
Aí a gente pode teorizar, para explicar essas contradições, que o Cente foi um garoto real que morreu cedo que Chaves conheceu e então depois de algum tempo o Chaves começou a associar o nome dele para criar esse amigo imaginário e idealização
Parece mais lógico que o Bolaños pensou nessa história do Cente ser um amigo real do orfanato muito depois
Então creio que cada época ele queria dizer uma coisa.
No começo era uma invenção do Chaves, depois um amigo imaginário, uma idealização e por fim um amigo real
Aí a gente pode teorizar, para explicar essas contradições, que o Cente foi um garoto real que morreu cedo que Chaves conheceu e então depois de algum tempo o Chaves começou a associar o nome dele para criar esse amigo imaginário e idealização
acho que o Cente é o próprio Chaves, mesmo sendo um supositório
😂😂😂
Esse nome Vicente combina o Chaves
O Cente ou o Chaves?
Supositório 😂 kkkk
Ah, é só um supositório
São Vicente foi declarado o Patrono da Caridade, pelo Papa Leão XIII. Quando o Jaiminho dá o sanduíche para ele, e o Chaves diz que o Cente já chegou se refere ao que o São Vicente representa.
Li aqui nos comentários uma teoria bem legal de que quando Cente adoece e morre no orfanato, no livro do Chaves, isso representa a morte da caridade. Isso faz todo sentido levando em consideração a fé católica do Chespirito, e de certa forma, torna-se até uma forma de crítica social.
Ótimo comentário!
Q8q8q8q9q9😊@@Homer1e2
#SejaumChapolinparaoRioGrandedoSul ❤💛
Excelente...maravilhoso...Muito bem feito...temos que elogiar os videos do Vila do Chaves, afinal, São regras de educação elementar que a gente pratica naturalmente....Show de video....grande abs!
Ótimo vídeo e assisntindo ele inteiro eu desenvolvi essa tese.
Para mim o nome do Chaves é Vicente, pode até ser que ele tenha tido um amigo com mesmo nome e o apelido de Cente, porém como vemos ele sai de um orfanato muito pequeno. Então acho que o nome verdadeiro é algo muito distante, ligado a um sentimento de ser de fato alguém, ele vive na rua e não tem o que comer, ele é o Chavo, o moleque, o pivete, que chamamos assim mas pouco nos importamos quem de fato são ou o que serão da vida.
Então quando ele tem momentos de dignidade, com comida ou alguma situação mais digna de vida, ele se religa ao nome verdadeiro e se lembra que não é apenas um "moleque" que não tem condições
Renan, esse episódio ficou muito daora!!
Nota-se um carinho muito especial no trabalho de vcs.
Penso que o Cente possa ser uma fragmentação da psique do Chaves, visto que ele de fato conheceu um menino com esse nome. Ele pode associar essa figura (de alguém maior que ele), que o protege, que cuida dele, que pode consola-lo nos momentos de dor (como o momento do barril, por exemplo).
Pode ser que o Chaves tenha vinculado a esta figura, a sensação de proteção e conforto afetivo. (Apenas divago... mas esse vídeo poderia tranquilamente ser um tema de aula de psicanálise)
Obrigado por esse episódio!!
E, feliz dia do orgulho nerd!
Há sim fortes indícios do nome do Chaves ser mesmo Vicente...
Finalmente canal vila do Chaves revelando o nome do personagem completo do Chaves aleluia do céu
Bom, se o Chaves se chama Cente é um alivio, bem melhor Vicente do que Rodolfo kkkk
Prq?
Meu nome é Rodolfo.
Eu tava lembrando Ontem Q faltava vc's falar aqui desse Episódio!
Renan seus roteiros são excelentes, sei que este reconhecimento de mim, que não entendo nada de roteiros, pode não significar muito, ainda mais que você é roteirista profissional. Eu não costumo comentar muito, mas me peguei analisando isso hoje e quis dizer. Por mais que eu não seja tão grande fã de chaves como todos os inscritos, os vídeos do seu canal são os únicos que quando eu assisto, eu fico até o final e não vejo o tempo passar, entretém em todos os momentos e ainda fica com gosto de quero mais. Parabéns mesmo pelo trabalho.
O Cente não é uma pessoa mas sim tudo aquilo que traz sentimento de felicidade e bondade.
É simplesmente os dois.
Minha teoria é que o nome dele de fato e ele inventou esse amigo pra sair da vila comer o sanduíche de presunto escondido (de maneira improvisada pq as pessoas perguntam o que ele estava fazendo lá fora ai ele inventou" e teve que manter para não ser descoberto a mentira 😂😂😂😂😂
Acredito que o "cente" é a personificação da Felicidade para o chaves. Quando ele sentir que a felicidade está presente, é que o "cente" está la. Por isso que ele diz que ainda vai conhecer o "cente", ou seja, ainda vai ser plenamente Feliz.
Então prepare-se para usar o Extrato de Energia Volátil e vem com a gente.🤣
Na verdade aqui no Brasil, por mais que saibamos o significado original de El Chavo, Chaves é um nome bem próprio e único para o personagem.
É com muita alegria que vou assistir esse vídeo no dia do meu aniversário de 43 anos
e a poprósito tô com saudades do quiz do Chaves dá pra fazer por favor?
Feliz aniversário, vizinho!!!
@@Gaby-p4w obrigado, a poprósito você faz aniversário perto dessa data?
Eu diria que o Centi é o próprio Chaves.
Cente são todas as pessoas que tratam bem o Chaves.
Ele ficou com essa imagem de um amigo protetor na sua infância inicial e levou isso para o resto da vida.
Quando ele sai correndo com comida, não duvido que ele vá compartilhar com outra criança de rua em situação igual ou pior que ele próprio, pois ele já fez algo semelhante com presentes de Natal.
Quando ele diz que ele mesmo é o Cente, na verdade ele está apenas usando uma medida de autoproteção ao evocar a imagem desta criança maior e mais forte para ele mesmo ter forças para superar quaisquer dificuldades.
Assim como vc fez um vídeo contando todos os tapas da Dona Florinda no Seu Madruga, peço lhe que tragar quantos beliscões o Seu Madruga deu no Quico ❤
O Seu Madruga tá certo,temos que chamar as pessoas pelo nome.Se fosse por apelido,eu chamaria só se tivesse a ver com o nome.
Ouvi boatos sobre uma teoria bizarra sobre aquele nome italiano do Chaves, Rodolfo não sei do que.
O Chaves era filho de um magnata italiano que morava no México, mas foi sequestrado ainda no berço, só que o pagamento não deu certo e os sequestradores abandonaram o garoto num orfanato.
Mas tem uma outra teoria tbm que tem haver com os Narcos 😂 kkkk até que faz um pouco de sentido
Que viagem viajada
@@ghostgirl_2024 Se isso for verdade então a suposta mãe do Chaves citada no diário não era a mãe, mas sim alguém que tinha envolvimento com os sequestradores.
A minha teoria é assim: Seu Madruga era muito rico e após a morte da esposa se desiludiu da vida e perdeu tudo. Tem um episódio que ele fala de um tio muito rico de Taubaté. E a Chiquinha tem um episódio que fala que vai vai morar com a tia que dá tudo pra ela. Bom é minha teoria
Aquele nome italiano era o nome verdadeiro de um ator do cinema mudo chamado Rodolfo Valentino. pt.wikipedia.org/wiki/Rudolph_Valentino
E eu me baseei,na história do livro,O diário do Chaves,onde conta toda a,verdade.
Se baseou pra fazer o que?
@@Vinicius_Officielle pra entender a história.
Renam, eu tenho uma teoria. Será o Professor Girafales não é único que poderia saber o nome do Chaves, afinal todos os alunos deve ter um registro de mínimo de informações, incluindo seu nome completo. Mesmo que seja a década de 70 e 80, será que o nome verdadeiro de Chaves não está na sua ficha pessoal na escola, e o professor Girafales saiba qual é esse nome (Inclusive o nome completo do garoto).
Isso sempre me faz pensar também quem é que o matriculou na escola, sendo que é órfão.
@@gabigarota1006 Isso também sempre ficou na minha cabeça! A minha teoria é que ele apenas foi acolhido lá, ou por boa vontade do trilho em pé, ou talvez por algum tipo de programa governamental, sei lá kkkk.. Eu passei á pensar isso desde que reparei na Dona Florinda dizendo que ia contar para o Professor que o Chaves estava sendo malcriado, para que não fosse aceito na escola no ano seguinte (no episódio Confusão no Cabeleireiro, onde a velha coroca deixa o Chavinho engraxar seus sapatos). Isso me faz pensar que de alguma forma ele era um "bolsista" (talvez não oficialmente mas como se fosse) e que precisaria se comportar bem lá para continuar tendo sua vaga. Mas isso também é só um supositório kkkkk
Só que o Chaves é uma criança em situação de barril, ele não tem documentos. É como se a escola simplesmente tivesse deixado que ele frequentasse as aulas sem ser formalmente registrado.
@@programadorcego Mas ainda assim, isso não explica, por que o Professor não saberia seu nome, pois na hora de fazer as provas e trabalhos, sem contar na sua ficha pessoal, tem que ter o nome do garoto, e ele está disposto a dize-lo em vários momentos dos eps, na hora da matrícula, não é difícil que ele tinha dito, nem que seja só pro Professor Girafales.
Mas a real, é que tudo isso são furos de roteiro, que temos que aceitar, para a história funcionar. Ninguém sabe o nome real do Chaves, e nunca saberão, por que ele é (ou pode ser) a representação do menino negligenciado que ninguém está disposto a saber seu nome, em vez disso chamam ele de moleque ("Chavo" no espanhol).
É essa a minha visão 🧐.
@@fredheroidomultiverso2713 Sim, concordo. Tudo foi construído para que não se soubesse o seu nome. Na vida real, se a gente fosse interrompido quando fôssemos dizer algo, ainda assim concluiríamos o que íamos falar, não mudaríamos de assunto e deixaríamos por isso mesmo.
Assim que o Chaves chegou na vila, os moradores iriam perguntar o nome dele, sobre seus pais e como ele chegou lá, e não simplesmente ficar chamando ele de moleque.
Como você falou, são furos de roteiros propositais para construção da trama.
Na infância eu não dava bola pra isso pq achava que esse tal Cente, era um amigo do Chaves, mas não imaginário, que existia mesmo. Mas agora adulta, me dei conta um dia quando via o episódio de 78, que o Cente poderia ser o próprio Chaves, pq até a expressão dele muda após dar uma rápida pensada ao falar com o Madruguinha, do jeito que vc falou. Eu acho que o nome dele é Vicente mesmo, e era chamado de Cente antes de ir parar na vila, pq todo mundo tem um apelido quando criança... é só um supositório rs'.
Eu sempre tive essa impressão que o Cente é o Chaves, inclusive essa teoria já rola há um tempo. Não posso cravar que é a solução do mistério, mas me faz achar que tem ainda mais sentido.
Para mim, o Cente é o próprio Chaves.
Ou um amigo que ele tinha no orfanato
@@ghostgirl_2024 se levarmos em conta o relato do livro, sim Cente seria o melhor amigo de Chaves e os dois eram xarás de verdade
@@AugustoFreire Sim, eles parecem ter o mesmo nome né, talvez por isso ficaram tão próximos
@@ghostgirl_2024 exatamente
Em 1974, o melhor amigo do Chaves tem o mesmo nome que ele. Anos se passaram e o nome desse amigo é revelado: Cente.
Apelido de Vicente.
Onde diz isso?
Essa teoria até que faz sentido, pois no Desenho animado quando ele menciona o Cente, que é melhor amigo que o Kiko, o Nhônho e cia, no imaginário do Chaves, ele sonha que tá brincando com um Doppoganger dele de cor acinzentada.
Salve Renan!
Renan, sua oratória é ótima! Sou fã do seu canal: gosto tanto do Chaves que tenho um Shitzu que se chama Peludinho, queria mandar uma foto dele pra você mostrar em um dos seus futuros vídeos, quem sabe um vídeo sobre fãs que tem nome pessoais ou de pets baseados no seriado.
Impressionante o chaves falando cente e que tinha esse nome
Eu sempre achei que o nome do Chaves fosse Vicente, pelo “amigo imaginário muito parecido com ele” chamado Cente 🥰
O cente não é um amigo imaginário. Ele um garoto que o Chaves conheceu no orfanato e morreu antes do garoto chegar na vila.
Está no diário do Chaves.a
Que chato não ver o video inteiro antes de comentar 😪
Eu fiquei muito impressionada com isso!Eu nunca soube disso a minha vida inteira!😮
Em um dia eu vejo o vídeo duas, três horas depois que sai, e em outro, vejo na hora que sai.
Jaiminho dando cascudo no Chaves é difícil de tankar... Coisa dos anos 80, que Chespirito-sensei quis mudar algumas coisas em suas produções.
Tudo isso por causa do tal do Espiriquidiberto... 🤣
Essa de manter mistério lembra um pouco o anime Yu-yu Hakusho e a bendita chupeta do Koenma. O pequenininho não tirava aquilo de jeito nenhum. Mas numa etapa avançada do anime Koenma tirou a chupeta. Ela servia pra armazenar energia espiritual usada pra imobilizar yokais até classe A (não funcionou com o Sensui).
Desculpem o off-topic.
#voltaCH
Todas as crianças tem um amigo imaginário
Eu nunca tive.
Eu so tive durmindo
Algumas tem
Eu não
Cente. É alguém em que o chaves sempre pode confiar. Que o respeita o trate bem
11:56 no meu Achismo ta td interligado e tudo isso é vdd o nome dele é cente e no orfanato conheceu um amigo com mesmo nome por ser melhor amigo dele todo mundo que trata ele como amigo ele chama de cente pra sentir ele vivo e assim tambem argumento pra driblar algumas coisas da Vida tipo pegar algo pro cente e comer ele n ta mentindo Realmente é pro cente(Ele)
Por isso que no episódio do violão ele disse que o Cente se parece com ele e que tbm gosta de sanduíche de presunto.
Cara.... se não fosse esse canal eu nunca teria conhecimento disso!
Ótimo vídeo!
Olha... Acredito que o Cente tenha de fato existido como é citado no livro, e após a sua morte, o Chaves começa a associar qualquer pessoa que lhe trate com carinho (inclusive ele mesmo) ao Cente, como ele provavelmente era tratado por esse amigo.
Sim. MAs é possível que ele tenha adotado o nome por ser a lembrança mais remota que ele tenha
O Cente por ser alguém que trata bem e daria comida ao Chaves, faz lembrar de São Vicente de Paula, o Chespirito como católico sabe da história do santo que dedicou sua vida em alimentar os pobres. Muitas coisas que ele escreveu tem base na igreja católica
Eu acho que pode até ser verdade que Chaves seja Vicente, assim como também isoladamente em um episódio dos anos 80, Chapolin diz que se chama Chapolin Colorado Lane... "Vai lá se saber!"
O mais bacana desse canal é q traz informações e faz vermos ou revermos a coisa toda de um jeito diferente! Top!
O Cente para mim são as pessoas que ajudam o próximo na hora das necessidades.
O Cente era o Chaves sim pq no episódio em que ele é mencionado a primeira vez o Chaves claramente tá enrolando o seu Madruga e a Chiquinha, tanto pela expressão facial quanto pelo fato de que ele diz que o nome do amigo dele é Esquipiribiberto e Chafundifórino, ambos tendo pequenas referências à Chespirito e Chavo respectivamente, e por último, ele diz que esse "amigo" dele é bem parecido com ele. O motivo pelo qual ele cria esse "amigo" dele é pq ele provavelmente estava com vergonha de comer a comida jogada no chão na frente dos outros.
Então tem MUITAS evidências de que o "Cente" era simplesmente o Chaves mesmo.
Finalmente uma dica do verdadeiro nome do Chaves. Eh! 😀 Eu acredito que o nome dele é Vicente sim, faz sentido essa hipótese. 👏
Acho que pegou mal ter colocado a frase "As pessoas boas devem amar seus inimigos" pra falar da galera do Sul kjkjkjkjkkkjkj
Teria sido melhor usar aquele trechinho do chaves pedindo doações pra cruz vermelha
Nem pra colocar aquela cena do Chaves falando que gosta dos amigos gaúchos... kkkkkkk
(Mas sou do sul e não me importei, tenho certeza que a intenção foi boa. Kkkkkkkk)
Que momento?
@@ghostgirl_2024 No episódio dos chifres do Professor Girafales, quando o professor pergunta de que chifres ele está falando.
@@Stephanie-1990 Eu estava me referindo ao momento do video em que falam "As pessoas boas devem amar seus inimigos" para o Sul
Ao transformar Chavo, substantivo, para Chaves, nome próprio ou sobrenome, no Brasil afeta essa lógica.
Ah, o Cente na minha opinião é um amigo fictício que o chaves vê nas pessoas boas que o ajudam e entendam ele no momentos bons e ruim, mas principalmente nos momentos bons🎉.
Como aceitaram a matricula do Chaves na escola sem saber o nome dele?Certeza que o Seu Madruga e o Professor Girafales sabiam o nome dele....
Oi Vila Do Chaves
O cente não é ninguém mais ninguém menos que um personagem Criado pelo chaves que representa todos os meninos e meninas que passam fome sede e frio como ele.
Eu sempre soube que o amigo imaginário era o próprio Chaves. Mas nunca tinha imaginado que o nome dele era Cente (ou Vicente). Achei que era apelido queo Chaves tinha imaginado o nome
Como diria o Chapolin, a very well mister yo. (Averiguei o mistério.)
Deve ser Vicente, acho que o amigo que ele se refere é a ele mesmo.
Acho que o nome dele pode ser Cente, tomara que tenhamos descobrido finelmente o mistério🤩
"descoberto" 😅
@@Gan1medes Que rima com "Roberto"
Vicente, na verdade.
Conhecendo a genialidade do RGB, eu imagino que foi o seguinte: a primeira vez que o Cente apareceu na história como sendo uma desculpa pra nao estragar a comida, acabou se tornando uma interrogação na história do Chaves(será que esse "Cente" existe? De onde o Chaves tirou isso? Nao pode ficar essa ponta solta no roteiro...), e o Roberto procurou desenvolver isso em pequenos detalhes ao longo dos anos. Deve ter percebido que muitas crianças tem amigos imaginários, e esses amigos sempre são companheiros de aventura, mais confiantes, desafiadores, mas que demonstram realmente se importar com a criança, imagina aquele amigo, que te vê, tá sempre ali do seu lado, que se importa, que te defende... Logo, na cabeca do menino "órfão" de 8 anos o Cente, é isso. E o Chespirito foi desenvolvendo sutilmente isso no programa. Quanto ao livro, que ele fala que o Cente morreu, bem, o amigo imaginário tem um aspecto de cuidado com ele, logo quem cuida é mais velho, e o Chaves vivia essa esperança, como o Renan falou, de que o Cente se fazia presente quando faziam coisas boas pra ele, coisas generosas, e que viam ele. Mas passa o tempo e o menino pobre continua vivendo sem uma familia, vivendo aqui e ali, e vai crescendo e percebe que o "Cente" não existe, ele amadurece e entende que o "Cente" de sua infância, morreu. O Roberto era genial, muito inteligente, "Vicente" significa "conquistador, aquele que vence" um nome muito apropriado para o amigo forte, bom e que dava esperança a um menino órfão, ate que ele percebe que ele cresce e não tem "Cente" a nao ser que ele se torne o "Vicente" aquele que vence.
Nome completo do Chaves:
Vicente Gomez y Bolaños
Quando fui em Guadalajara vi uma coleção desses quadrinhos do El Chavo del 8 num sebo, mas como estava com pouco dinheiro e não comprei. Mas acredito que aquela coleção deveria ter muitas pérolas para nós que somos fãs do universo de Chespirito.
Agora posso morrer em paz.
Tema inédito nunca pensei que cente podia ser o nome do chaves parabéns Renan pela pesquisa ❤ na minha opinião se realmente cente for o nome do chaves é um nome bacana
Depois da descrição q Chaves deu ao Nhonho, tenho quase certeza q Cente ñ é uma pessoa específica, mas um nome q o garoto do barril inventou pra se referir a imagem de como ele imagina um amigo ideal
O nome verdadeiro do Chaves é Espiridiquiberto Cholofônfila😊
Pensei que era Chafundifórnio. 😂😂😂😂😂
Se fosse me guiar somente pelo contexto do episódio do violão do Seu Madruga de 1978 , eu diria que o "Cente" seria apenas uma desculpa esfarrapada que o Chaves inventou de repente para não admitir que ele é que estava interessado no sanduíche de presunto , simplesmente ele deve ter pensando num nome qualquer e falado que era para esse suposto menino , daí como não conseguiu inventar características físicas para esse tal garoto , acabou apelando e dizendo que era parecido com ele , pois não conseguiu inventar desculpas melhoras.
É aquele episódio do Espiriquidiberto Chafuldifórdio
Acho que Cente citado em 1995 revela que Vicente era a antiga personalidade de Chaves antes do orfanato, e ali essa personalidade ficou doente e morreu devido ter perdido esperança e ingenuidade (bem típico para o gênio Chespirito). Tbm não significa que esse é de fato o nome dele e apenas um nome pra sua personalidade antes de toda a tragédia que o levou ao orfanato,ao abandono e por fim enterrou sua personalidade e dali do orfanato saiu pra uma nova vida...
Toop é o episodio em que ele revela o nome de quem mora com ele 🎉🎉
Se o Cente era um menino que morreu no orfanato, talvez seja simplesmente o alterego do próprio Chaves. Ele "morreu" ao deixar pra trás sua personalidade antiga, abandonado pela família, doente (fisica, mentalmente, ou ambos) e fugiu em busca de uma nova vida. Pra mim isso faz sentido até mesmo no fato de ele ter parado de usar seu nome de batismo e ser só um "moleque" ali na vila, sua nova casa com sua nova família... Cente morreu pro Chaves nascer
faz sentido
Mal recebi a notificação e já cliquei
canal top demais
Gosto muito do canal, fazem um trabalho de pesquisa maravilhoso, mesmo canhotos! Parabéns.
Pra mim o cente era um amigo que o chaves tinha antes de chegar na vila
*O Cente é o FIFITE CENTE kkkkkkkkkk*
😂
Se era amigo de Hector Bonilla, por que não do 50 Cent também né?! 😂😂😂😂😂😂😂
@@principesky vdd hahahahaah
O pior é que faz o todo sentido, principalmente por ele ter falado que o cente é muito parecido com ele
Deduzir coisas , levantar hipóteses é importante e válido sim , agora definir com toda certeza , é algo que eu não recomendaria tentar , pois o próprio seriado nunca foi uma obra com um roteiro totalmente preciso com começo , meio e fim , bem redondinho e sem pontas soltas , em vários episódios existem contradições , coisas deixadas de lado sem explicação e tal.
Sensacional esse vídeo e a quantidade de informações que eu nunca tinha visto!
Pra mim, acredito que seja o nome do Chaves mesmo. Os autores que criam esses personagens com segredos muito bem guardados sempre costumam dar dicas, de alguma forma indireta.
"Chavo" = moleque
"Chaves" = abre a fechadura.
Os dois são estranhos
Como não existe no Brasil,e ficaria estranho na dublagem,aí adaptaram por Chaves.
Chaves é um sobrenome bastante comum no Brasil. Inclusive é o da mina família, por parte do meu pai kkkk
@@BRUNOTHEECHIDNA eu nunca ouvi falar.
@@michellemoreiradasilva pesquisa no Google, ou em qualquer rede social, que você vai achar um monte
Ora ora.
Bom Renan o Cente,é um amigo do,Chaves que morava num,orfanato com ele e,foi adotado mas o,Chaves não.
Ao meu ver,cente foi um amigo que o Chavinho conheceu em algum lugar,eles se cuidavam e por isso essa grande amizade sempre era lembrada! 😄👍
Eu acredito mesmo, como já comentei outra vez aqui no canal, que o nome do chaves seja ROBERTO. Já que era um recurso comum do Chesperito dar aos personagens o nome do próprio ator. Além do fato de que um dos nomes que o Chaves inventa para seu suposto amigo é ESPIRIQUIDIBERTO (no original em espanhol também), que tem o mesmo final de ROBERTO.
É muito legal a teoria do Chaves se chamar Vicente. Porém, é tudo muito poético. Na vida real, e inclusive no seriado, as explicações para muitas coisas são bem mais simples. Chaves é uma criança. Quando eu era criança eu achava muito legal o nome Bóris Casoy. Eu nem sabia quem era, só conhecia o nome porque meu avô assistia ao jornal com o âncora com este nome. Criança é atenta e observadora. Pega nomes e coisas que ouviu na rua, na TV ou em qualquer outro lugar e inventa histórias.
É muito mais plausível que Cente seja algum nome aleatório que ele tenha ouvido, ou até mesmo que seja realmente um amigo que tinha no orfanato, não faz diferença. A questão é que é um nome que ele utilizou quando não sabia mais que desculpa inventar (observem que ele pensa bastante antes de dizer o nome) e, como viu que funcionou, acabou recorrendo a esse nome outras vezes quando foi preciso.
O Renan disse em uma certa gravação do "Vila do Chaves" sobre o nome dele, que estava no "diário do Chaves". Ele disse que era "Rodolfo".
COMENTÁRIO POSTADO EM 25/05/2024 - SÁBADO
2:44 Nitidamente ele só quis dizer "me erra" quando falou que era o Cente.
Eu não fazia ideia de que essas cenas existiam! Realmente, porque o pessoal não comenta muito sobre elas?!?
Ótimo vídeo meu amigo! Gostei bastante das teorias!
Deve ser o próprio chaves
Eu gosto de pastel de frango com catupiry.
Comenta alguma coisa sobre o vídeo.
@@michellemoreiradasilva Estou falando com a mula, não com seus carrapatos.
Eu pensei que o Cente tenha sido a primeira pessoa que teve uma atitude caridosa para como o Chaves, por isso ele chama assim as pessoas que o ajudam. Mas eu também penso que seja o nome dele.
"Então sem mais delongas procure a porca do seu madruga, e vem com a gente"
Nossssssaaaaa
Fugiu com o meu bolo!
melhor história de chaves
Quando ninguém se importa com o Chaves e ele é marginalizado ele é apenas "o menino", não tem nome. Quando ele recebe um sanduíche de presunto ele é visto pela sociedade, ele é alguém. Quando ele diz que "o Cente chegou", talvez queira dizer "eu tenho um nome, eu sou alguém e perceberam isso quando se importaram comigo".
Mas também faz sentido a teoria de que o Cente é uma espécie personificação da solidariedade, do bem ao próximo. O Cente é aquele que é muito generoso, compartilha o que tem, trata com respeito, etc. Então o "Cente chegou" também é uma forma de dizer que o amor ao próximo finalmente foi colocado em prática. Uma útlima teoria: considerando as referências ao cristianismo em Chaves, será que Cente não seria também uma referência a Deus?
Caramba mano 100 anos ja parece que foi ontem que o lagartixa de mamão macho o nosso incrivel e nosso inesquecivel seu madruga nasceu
Palavra-chave: Como dito no vídeo, o próprio Chespirito no livro explica quem é o Cente e para mim isso fecha o mistério, de que era um amigo do Chaves que faleceu e como o Chaves era muito criança e um menino abandonado nunca entendeu e/ou superou o fato da morte do amigo e o mesmo acabou continuando existindo na cabeça do Chaves. O que se pararmos para pensar, é um traço bem profundo e curioso do personagem!
Esse mistério do nome do Chaves para mim é uma das boas sacadas do Chespirito, depois de tanto tempo ainda rende muito conteúdo. Grandes autores geralmente deixam esse tipo mistério em suas obras e acho isso sensacional. Vídeo muito bom 👍
A anos atrás eu pensei na seguinte questão , em Chaves alguns personagens como Seu Madruga (cujo nome no idioma original em espanhol é Don Ramón) e Dona Florinda acabaram tendo os mesmos nomes de seus intérpretes , Ramón Valdés e Florinda Meza e levando em conta que em Chapolin em certos episódios , alguns personagens também tem os mesmos nomes de seus intérpretes , se for me guiar por isso , o nome real do Chaves poderia ser simplesmente Roberto , que é o nome do ator que o interpretou e o criador dos seriados , claro que isso é apenas uma hipótese , pois no que eu mais creio é que o Chespirito simplesmente não quis criar um nome de fato para o personagem e sim apenas chama-lo pelo apelido e deixar esse clima de mistério propositalmente.
O Cente e o Chaves são a mesma e única pessoa!