Eai, gosta do nosso conteúdo? Considere apoiar o canal (Motos e o Rotas) a partir de qualquer Valor: (sim, seu 1 real já ajuda demais): apoia.se/apoiomotosetal Ta procurando um GPS/MULTIMÍDIA pra sua moto? Site da Carpuride: (acesse por esse link): carpuride.com/?ref=ppolsjxx Use o cupom: " MOTOSETAL " e ganhe 30% de desconto na sua compra! Procurando um microfone top com anti ruido pra sua SJcam? mercadolivre.com/sec/1VJZw4c
Uma verdade que doi e poucos estão prontos pra falar desse assunto, o brasileiro que compra essas motos de entrada não tem o mínimo de conhecimento pra ter moto com refrigeração líquida.
@@gilsonpires3133 o brasileiro não cuida nem do arrefecimento dos carros direito, quem dirá das motos, que eles ainda tem aquela cultura de não se preocupar nem com o óleo direito. Vai fundir muita moto por superaquecimento.
O Brasil não devia seguir as normas da Europa para emissão em motos de baixa cilindradas. As motos estão ficando caras complexas e frágeis. O brasileiro não tem renda pra mais.
@@sergio77tec não devia seguir o mesmo rigor da Europa pra todos os veículos, inclusive carros. Tem que haver um ponto de equilíbrio entre emissões e a realidade do país
A margem de lucro aqui é mais que o dobro lá... Só isso já dá pra deixar o valor mais acessível. Enquanto isso, os fabricantes põem culpa nas normas para subir ainda mais a margem. E é bem simples ver isso... O preço das peças individuais subiram muito menos do que o preço anterior do veículo+ o valor da peça nova.
@@sergio77tec isso não tem nada haver com o Brasil e sim com a ONU que manda no mundo em tudo de onde inclusive sairá o primeiro presidente de todas as nações no futuro isso é uma agenda. A agenda 2030 já ouviu falar, só quem não está aceitando isso, são Rússia, china,Coreia do Norte e uns poucos outros por isso todo o resto pensa em destruilos mais isso irá piorar cada vez mais
Os vídeos deste canal, com seus conteúdos realmente técnicos e muito bem apresentados e pautados, são como um oásis nesse deserto de "espertos com voz" que é a internet.
faço das suas palavras as minhas. Aprendi muito com esse canal e sigo aprendendo. Realmente ele é uma fonte de conhecimento muito boa, diferente de 90% do conteudo desse youtube.
"espertos com voz" que mais vejo aqui no youtube...tem alguns por aqui que se intitulam os picadagalaxias...mas são meros fofoqueiros kkkkkkkkkkkkk que quando conseguem algum patrocínio..ficam desmerecendo honda e yamaha....
@@aksonclise8108 , no seu caso, poderia sim utilizar uma vela mais fria, para amenizar esse problema... Claro, antes de tudo verificar o ajuste das válvulas, pois se estiverem com folga abaixo do especificado, ficarão presas quando esquentar e causará esse sintoma. Veja se há disponível no mercado uma vela mais fria para a 160, apenas 1 grau térmico mais fria, acredito que já melhore. Evite escapamento aberto e andar sem filtro também, porque tudo isso aí tira desempenho do motor. 👍🏻👍🏻
@@flaviofagundes4622 Que custa 20 mil reais kkkkkkkkkkkkkk, sendo que uma royal 350 411, custa o mesmo e são tanques, bomba de cg não era pra custar nem 12 mil
Em resumo vc frisa bem sistema refrigerado a água gera mais manutenção dá mais gasto e isso é oque interessa no mundo do descartável gerar gasto nada mais.Tudo é o como usar eu prefiro o refrigerado a ar e ponto final.
@@astrogildoaugustobragaaugu2434 No passado a VW do Brasil chegou a utilizar como propaganda a frase " Ar não ferve", mas com o avanço nas tecnologias utilizados pelas concorrentes, apresentando produtos confiáveis e muito mais eficientes, a montadora alemã precisou adotar mecânica semelhante às utilizadas pelas concorrentes. Será mesmo que uma Yamaha XT660 gera mais manutenção que uma XT 600 ? acredito que essas duas motos sejam um parâmetro bacana para se comparar porque são de época próxima e produzidas pela mesma fabrica, com um público parecido.
Refrigeração líquida é o ideal, mas a realidade do brasileiro é pagar cerca de 12 salários mínimos na moto mais "pelada". Sem contar as manutenções, peças. A refrigeração a ar é a melhor opção nesse momento.
Somos obrigados a pagar preço de ouro por lixo caríssimo por causa da máfia automotiva que faz tudo ser assim porque corrompe políticos criminosos eleitos por uma maioria de estúpidos pobres e analfabetos que amam votar em políticos bandidos que ferram a vida desses eleitores estúpidos e dos que votam direito também. Game over.
O moto com refrigeração líquida têm menos manutenção e maior durabilidade. O problema é achar mecânico qualificado, no Brasil qualquer tá cheio de mecânicos que aprendeu no TH-cam.
Excelente vídeo, muito explicativo. Sobre o arrefecimento líquido posso acrescentar que possui melhor eficiência energética. O motor possui peças de diversos metais diferentes: Aço, alumínio, bronze, etc. Cada um desses metais possui um coeficiente de dilatação diferente, ou seja, possui um tamanho diferente a dada temperatura. Num motor com arrefecimento líquido, como foi muitíssimo bem mostrado no vídeo, temos uma válvula termostática. Esta válvula mantém o motor trabalhando numa única temperatura, seja num engarrafamento no sol do meio dia, seja na estrada com muito vento batendo no radiador. Com esta solução os engenheiros podem ajustar as folgas do motor para um regime ótimo na temperatura designada pela válvula termostática, ou seja, quando o motor com refrigeração líquida atinge esta temperatura as folgas internas se ajustam e o atrito interno das partes móveis diminui, por isso o motor com refrigeração líquida é mais eficiente e gasta menos combustível. Já no motor com refrigeração a ar, existe uma variação de temperatura interna muito grande dependendo de como o veículo é utilizado, e isso demanda folgas maiores nas peças, o que aumenta o atrito interno e diminui a eficiência energética. Espero ter acrescentado algo, parabéns pelo vídeo e ganhou um inscrito!
Nossa mas esse video explicou tanta coisa, tantos anos de duvidas em apenas 12 minutos que deveria ser colocado como obrigatorio assistir nas auto escolas pra os motoristas pelo menos entenderem um pouco do veiculo que estão dirigindo... Parabens!
@@diegoschmittdesouza911 maior troca de calor, ou seja, resfria mais o líquido. Assim o sistema pode controlar a temperatura com uma facilidade adicional.
Minha moto de trabalho é injetada das primeiras, ano 2013 e sempre reparei que a vela sempre mostra que a mistura é pobre porque sempre ficou esbranquiçada desde nova.
Lembrando também que a famigerada trinca de cabeçote das CB 300R e XRE 300, a principal causa era justamente a mistura pobre, trinca essa que raramente acontecia em Twister e Tornado carburadas.
Isso mesmo, o lance da mistura fina e o catalisador que entupia e o motor virava uma panela de pressão. Se retirar o catalisador do escape e fazer um remap ou um mapa num módulo programável vai ter uma moto um pouco mais forte, consumindo um pouco mais é verdade, mas com a temperatura mais baixa e bem mais durabilidade.
@@edsonbomber5 tudo a ver, eu tive a moto e o motor esquentava demais, CB250 nem passa perto de tao quente q era o motor da CB300, mistura pobre eleva a temperatura da camara de combustao.
Sem dúvidas é o melhor canal de explicação mecânica que aborda temas de curiosidades onde até leigos como eu por exemplo passam a compreender o funcionamento básico e por tabela cuidar melhor do seu motor. Parabéns 👍
A Honda ao menos conseguiu disfarçar um pouco mais aquele protuberância do catalisador na curva dos escape das motos que lançaram agora mas a Yamaha.. meu Deus do céu, como ficou horroroso aquela curva do escape da Lander e da Factor/Crosser.
Fora o cânister na Factor e Lander que a Yamaha deixou pra fora, meio que de qualquer jeito, parecendo até uma gambiarra. Pelo menos a Honda se preocupou em esconder ele por debaixo das carenagens, agr a Yamaha, parece que fez de qualquer jeito mesmo 😂
@@andersonvieira5924o bom é que dá pra retirar aquele canister e andar sem ele, ou ao menos colocar uma garrafa de nitro pro motorzinho da um fôlego a mais😂
A questão foi que a Honda já projetou as novas motos com essa necessidade do promot 5, tanto que o canister da 160 tá do lado da bateria no lado esquerdo da moto, já a Yamaha como não projetou uma moto nova teve que se virar numa gambiarra .
Ela fez a cagada do "catalisador" que nao é um catalisador igual um de carro, é apenas uma colmeia de alumínio. La na fan 125 09 ate 13 Ai chegou na 150 e 160 eles conseguiram eles sumirem a olho nu Agora eles aumentaram o tamanho do catalisador, diminuiram a espessura do escape e deixaram ele mais curto
Comprei uma cosser 2323 eu mesmo instalei um radiador de olhe-o coloquei uma ventoinha agora meu motor não passa de 92 graus só uso o radiador quando a temperatura tá alta troco olhe-o com 5 a 8 mil km meu motor neim barulho faz 😂😂😂
Ótimo vídeo, as vezes vem uma galera falar que nossas motos são assim por conta das regras de emissão, mas temos a mesma regra que a Europa e motos bem inferiores. Uma pena o que fazem com nossos motores dizendo ter como fim a preservação do meio ambiente, poderiam talvez melhorar os motores a álcool ou criar novos combustíveis que não sejam igual a gasolina na questão de poluição, mas as grandes empresas de petróleo nunca vão querer isso.
O problema é muito pior. Somos obrigados a pagar preço de ouro por lixo caríssimo por causa da máfia automotiva que faz tudo ser assim porque corrompe políticos criminosos eleitos por uma maioria de estúpidos pobres e analfabetos que amam votar em políticos bandidos que ferram a vida desses eleitores estúpidos e dos que votam direito também. Game over.
@@peregrine8043 Eles seguirão aumentando a cilindrada e mantendo a potência, talvez veremos uma CG 180cc em alguns anos. Porque se a Honda adotar uma motocicleta com refrigeração líquida de baixa cilindrada, o modelo custaria nos dias atuais acima dos 30 mil reais.
O que mais gosto nesse assunto é maior economia de combustível. Quem dera os motores de maior cc seguissem o belo exemplo da nc 750x q faz incriveis 25 por litro a 120 por hora.
não é tão simples assim, é bom lembrar q a nc750 é bicilindrica e tem um torque maior em baixas e médias, é um motor feito pra rodar "calmo", por isso é economica. Mesmo princípio dos carros a diesel. Mais torque em baixa = mais economia de combustível e mas relaxado trabalha o motor. Motos de 3, 4 cilindros são geralmente mais esportivas, tendo q ter mais força em alta, oq naturalmente faz elas ficarem mais gastonas, pq precisam girar mais, mais queima de combustível.
@@JS-bp6cy pena que só a nc750x tem um motor assim. Eu sou uma pessoa q anda na faixa de no máximo 120 por hora nao gosto de ficar correndo mais que isso ou acelerando mt. Queria outra econômica como a nc mas sem ser a nc pq ela só tem motor enquanto o resto é muito ruim.
Show! Vc foi pontual ao destacar que existe uma galeria dedicada de oleo nas RE350 só pra ajudar arrefecer o motor nas áreas mais críticas e tbm aquecer o óleo mais rapidamente no início do funcionamento.
Sem dúvida , os comentários são maravilhosos. O bom é que vc sempre mostra o desenho e como funciona o ciclo. É bom repetir sempre essa parte, assim fica na nossa mente como funciona. My congratulations!! P. S vc apareceu do nada….heh heh heh …foi engraçado.
Gostei muito do conteúdo, gosto bastante de ver esse conteúdo mais técnico que realmente diz os "porque" das coisas. Mas se interessar pelo conteúdo é mérito do canal, excelente vídeo. Sempre que vejo os vídeos desse canal só me reforça a ideia de que existe sim conteúdo de qualidade aqui.
Que vídeo top! Parabéns pelo trabalho, pois mesmo que você diga que é algo superficial e resumido sobre o assunto, pessoas leigas como eu conseguem entender.
Não achei nada chato, venho acompanhando seu conteúdo á um tempo, objetivo e didático, na minha humilde opnião, excelente! Parabéns pelo trabalho, e lhe desejo muito sucesso.
Outro ponto que se percebe é o quanto as motos se tornaam mais econômicas. Tive uma CG125 2003 e era trabalhoso fazer mais de 27 km/l. Hoje com a minha FZ25 faço em torno de 32 km/l na cidade
@@trsk9967 conheço várias FZ25 com motor superior aos 200 mil km, muitas são usadas para trabalho. E com certeza eu vou vender ela antes dos 100 mil km, então não preciso me preocupar com isso
@@trsk9967 fora isso o motor da FZ25 tem revestimento cerâmico só uso a minha na rodovia, pequenas variações na temperatura não são um problema. Porque eu ficaria com uma CG125 so porque vai ter maior durabilidade, ou manutenção menor? A conta não fecha, foi bom, usei ela bastante, mas graças a deus que comprei algo melhor e mais econômico
por mais que os arrefecidos a água sejam melhores e mais eficientes é muito legal você sair com uma moto arrefecida a ar, é menos potente mas praticamente não precisa se importar com temperatura muito menos quantidade de líquido de arrefecimento, tendo óleo é só ligar e andar
@@Rogerio1901pqp não são os "brasileiros" que produzem as motos, são as marcas e elas é q definem oq é feito. Consumidor não tem poder de escolha, sinto muito lhe informar, mas é a real. Ainda mais com esse oligopólio entre Honda e Yamaha,
O ideal seria mudarem o arrefecimento pra liquido de vez, ou pelo menos ar e óleo, mas essas mudanças serão traduzidas em AUMENTO DE PREÇO e por conta disso, uma possivel queda das vendas... Então muito provavelmente teremos motores mais e mais fracos nas motos de baixa cilindrada.
Eu tenho um Factor 125i, aconteceu 3 vezes isso comigo, moro em SP, em dias muito quentes eu percebi que de vc forçar muito o motor, e não ter muito ar para ela resfriar, ela simplesmente apaga, e não quer ligar por um tempo, mais eu percebi se vc força muito mesmo. Tipo eu estava no trânsito pessado mal dava pra passar no corredor, deixei minha esposa no serviço, sai dei uma esticada até o corte, quando cheguei no outro semáforo que era pertinho, ela apagou mesmo eu segurando na embreagem. Passou um 1 min ela ligou devono e fui embora peguei um caminho mais livre. Mas notei quando coloquei a mão no motor o quão quente estava. Hj estou mais esperto com isso.
Igual minha Fan 160 2016, quando eu ando muito em alta rotação em ruas onde tem muito semáforo, com o motor muito quente, ela desliga e não liga por 1 minuto, a moto fica como se estivesse sem compressão Depois ela liga normalmente , isso acontece raramente.
Isso é vdd. Tinha uma fan 150 com revisão toda em dia e trocava a vela de ignição e depois de um tempo retirava a vela para analizar a queima e sempre estava esbranquiçada.Já a Titan 125 que eu tinha ficava marrom.
Muito bom o video!! Eu tenho uma Dafra Next 250 retirei 0km em 2012, sempre fiz a manutenção preventiva no sistema de arrefecimento a líquido e 12 anos depois a moto esta impecável! Porém essa mesma moto virou bomba na mão de brasileiros que não fazem manutenção adequada, colocam agua da torneira e isso ferra o motor a longo prazo, então sem dúvidas da pra dizer que o brasileiro médio não está preparado pra ter uma moto de entrada com arrefecimento a líquido...
Pelo que parece, as CGs da vida vão quebrar ainda mais facilmente. Bom para mecânicos e principalmente para as marcas. Shineray e bajaj, por exemplo, já estão disponibilizado motos "de entrada" com arrefecimento líquido. Talvez seja um bom custo benefício. O desafio, por enquanto, está na disponibilidade de peças dessas marcas.
Por isso nas baixas cilindradas a melhor são os motores da RE, séries novas !! Ar e óleo na refrigeração!! Também há a opção das Dafra 190 e 300 refrigeração líquida a preços de CG.
Rapaizzz, volto a comentar sobre minha antiga Sahara 350 ano 96. Que motor incrível! Era torcudo pacas. Mas era beberrão. Acredito que tenha sido descontinuado por contas das normas de emissão. Nem a Falcon 400 dava o mesmo “t3sao” de pilotar. Alex, ficou legal ter colocado a cara no vídeo. Eu gosto de saber quem está falando com a gente. Um abraço daqui de Marília SP.
Valeu Leandro! Pretendo melhorar a maneiea de fazer o video, infelizmente os proximos não deu pra colocar a cara pela pressa que gravei, não sobrou tempo e tal! Mas vou aos pouco melhorando sempre
Entre a lander 2023 e a dominar 250cc, qual melhor? E mais econômica? Eu quero muito uma 250cc, porém não gosto de moto estilo urbana, prefiro trail, aguenta buraco e mais confortável, moro no RN...
Nesse vídeo , conseguir entender a benção da fazer deixou de ser flex , e pq e fld por muito que a durabilidade dos motores antigos esram melhores , parabéns pelo canal mano , faz um vídeo falando só sobre os motores 160
As CB 250F, CRF 250F nacional e agora a linha 300 (CB / Sahara / Tornado) tem arrefecimento ar + óleo semelhante ao do motor J da Royal Enfield, apesar da Honda não divulgar. Possui uma galeria de óleo ao redor de vela e guias de válvula.
Lembro quando eu tinha uma CB300R das antigas(2012), fiz o remap dela pra injetar mais combustivel e ela ficar mais fria e além disso, evitar a trica do cabeçote, fiquei com ela por 3 anos ainda, ficou fotinha até, e sem esquecer do escape direto(sem catalisador). hehe
Excelente trabalho. Incrível que mesmo com tudo que estamos passando com o meio ambiente, o planeta cada dia mais quente, ainda tem gente que defende que as regras de emissão devem ser frouxas. E olha q eu gosto de motor refrigerado a ar, como gosto de motores 2T. Mas o tempo passa pra tudo, até as caldeiras a vapor morreram...
Ok, agora percebo o porquê que a minha Harley aquecia bastante quando mudei o filtro e o escape e não pus o tunner ,e depois de o por vi a diferença no aquecimento e nas prestações
Existem sistemas arrefecidos a óleo com válvula termostática também, então também se há controle preciso de temperatura, não sendo uma exclusividade apenas de sistemas arrefecidos com fluido de arrefecimento
Esse vídeo explica muito bem, o porquê de alguns modelos Honda estarem vindo com novos motores (de mesma cilindrada) e curso de pistão e taxa de compressão levemente aumentadas... A proporção Ar/Combustível está na casa dos 14,5:1 mistura palpérrima! E claro, os catalizadores adicionais, como explicado no vídeo. Catalizador é uma peça cara e encarece o produto final. Os engenheiros estão fazendo milagres em motores arrefecidos a ar!!!
Os países desenvolvidos poluiram e se desenvolveram a vontade, aí quando chega a conta, eles querem que o Brasil um país de 3° mundo, pague junto com eles.... Pior é o político querendo pagar de bom moço defensor do meio ambiente, ao mesmo tempo fulldendo o pobre.
Certamente sem medo de errar no que vou falar será muito exigido óleo lubrificante sintetico para uma melhor refrigeração. Fazendo com que se venda óleo de motor mais caro nas concessionárias.
Vlw, c deu um norte pra entender o que desgraça a é aquela bolsa de colostomia da nova Lander 2025, afff tô com muita raiva da Yamaha, eu louco achando que ia dá um up de moto... Triste😢.
É um absurdo, Honda Biz 125 2025 EX (Exclusive): R$ 14.970 só tem plástico. "No Brasil a gente paga o valor de três motos, três carros e levamos a metade de um". Os veículos no Brasil, são caros e descartáveis. É lamentável!
Eu já sou órfão dos dois tempos... A refrigeração líquida é bem melhor, mais eficiente e permite se extrair mais do motor, o problema é o quanto isso vai custar. Lembrando que para muita gente, a moto se sobressai em relação ao carro pelo seu valor de acesso e manutenção
6:54 lembrei logo da cb 300, ou XRE, mistura pobre, excesso de calor, trinca de cabeçote. Se a Honda corrigisse isso não poderia vender a moto, pois não ia atender nas emissões. Aí fizeram cabeçote mais resistente ao erro
vela da minha bros fica bem branca mesmo! ja to com diagnostico de valvula queimada! mais o motor é original ainda! 105 mil kms ! ate que durou bem pra um motor 160 que ninguem gosta! kkk ja meu carro turbo 1.8 20v turbo hx40 original anda com 80de sonda pé em baixo no alcool fica cor de cobre as velas!
Eai, gosta do nosso conteúdo?
Considere apoiar o canal (Motos e o Rotas) a partir de qualquer Valor: (sim, seu 1 real já ajuda demais):
apoia.se/apoiomotosetal
Ta procurando um GPS/MULTIMÍDIA pra sua moto?
Site da Carpuride: (acesse por esse link):
carpuride.com/?ref=ppolsjxx
Use o cupom: " MOTOSETAL " e ganhe 30% de desconto na sua compra!
Procurando um microfone top com anti ruido pra sua SJcam?
mercadolivre.com/sec/1VJZw4c
Excelente vídeo
Tenho um canal de eletrônica
Se possível gostaria de saber
contato de alguém que produza vídeo com essa qualidade.
Uma verdade que doi e poucos estão prontos pra falar desse assunto, o brasileiro que compra essas motos de entrada não tem o mínimo de conhecimento pra ter moto com refrigeração líquida.
@@gilsonpires3133 o brasileiro não cuida nem do arrefecimento dos carros direito, quem dirá das motos, que eles ainda tem aquela cultura de não se preocupar nem com o óleo direito. Vai fundir muita moto por superaquecimento.
Brasileiro mal sabe trocar oleo ,quem dirá cuidar de moto assim…maioria dos donos botam água no radiador inves do liquido proprio
Em MOTOS arrefecimento a ar é até bom, moto fica mais leve e menos coisas para estragar.
@@marcelo292008a cultura do brasileiro é rodar tantos mil km e passar pra frente. A bomba sempre explode na mão de alguém
nem pra ter moto normal, conversa com qualquer mecanico que tu vai ver, a maior parte das quebras é por falta de óleo
O Brasil não devia seguir as normas da Europa para emissão em motos de baixa cilindradas. As motos estão ficando caras complexas e frágeis. O brasileiro não tem renda pra mais.
@@sergio77tec Coitado do pobre.
@@sergio77tec não devia seguir o mesmo rigor da Europa pra todos os veículos, inclusive carros. Tem que haver um ponto de equilíbrio entre emissões e a realidade do país
A margem de lucro aqui é mais que o dobro lá... Só isso já dá pra deixar o valor mais acessível. Enquanto isso, os fabricantes põem culpa nas normas para subir ainda mais a margem.
E é bem simples ver isso... O preço das peças individuais subiram muito menos do que o preço anterior do veículo+ o valor da peça nova.
@@sergio77tec isso não tem nada haver com o Brasil e sim com a ONU que manda no mundo em tudo de onde inclusive sairá o primeiro presidente de todas as nações no futuro isso é uma agenda. A agenda 2030 já ouviu falar, só quem não está aceitando isso, são Rússia, china,Coreia do Norte e uns poucos outros por isso todo o resto pensa em destruilos mais isso irá piorar cada vez mais
@@mauridocarmo7167 vá cobrar isso na Índia e Paquistão também
Os vídeos deste canal, com seus conteúdos realmente técnicos e muito bem apresentados e pautados, são como um oásis nesse deserto de "espertos com voz" que é a internet.
Obrigado mano!
faço das suas palavras as minhas. Aprendi muito com esse canal e sigo aprendendo. Realmente ele é uma fonte de conhecimento muito boa, diferente de 90% do conteudo desse youtube.
"espertos com voz" que mais vejo aqui no youtube...tem alguns por aqui que se intitulam os picadagalaxias...mas são meros fofoqueiros kkkkkkkkkkkkk que quando conseguem algum patrocínio..ficam desmerecendo honda e yamaha....
Tenho uma 160 e moro numa região quente, quando fria ela é o que se espera, quando esquenta fica muito fraca.
@@aksonclise8108 , no seu caso, poderia sim utilizar uma vela mais fria, para amenizar esse problema... Claro, antes de tudo verificar o ajuste das válvulas, pois se estiverem com folga abaixo do especificado, ficarão presas quando esquentar e causará esse sintoma. Veja se há disponível no mercado uma vela mais fria para a 160, apenas 1 grau térmico mais fria, acredito que já melhore. Evite escapamento aberto e andar sem filtro também, porque tudo isso aí tira desempenho do motor. 👍🏻👍🏻
160 é motor d plástico
@@flaviofagundes4622 Que custa 20 mil reais kkkkkkkkkkkkkk, sendo que uma royal 350 411, custa o mesmo e são tanques, bomba de cg não era pra custar nem 12 mil
@@flaviofagundes4622 sai daí papagaio, só repete oque ouve dos outros
@@aksonclise8108 usa óleo 100% sintético, motul 7100...e gasolina podium, vai resolver o problema
Tamos no promote 5 , imagine quando cheguemos no promote 9 , uma 190 vai ter a potencia duma 50tinha
Em resumo vc frisa bem sistema refrigerado a água gera mais manutenção dá mais gasto e isso é oque interessa no mundo do descartável gerar gasto nada mais.Tudo é o como usar eu prefiro o refrigerado a ar e ponto final.
@@astrogildoaugustobragaaugu2434 No passado a VW do Brasil chegou a utilizar como propaganda a frase " Ar não ferve", mas com o avanço nas tecnologias utilizados pelas concorrentes, apresentando produtos confiáveis e muito mais eficientes, a montadora alemã precisou adotar mecânica semelhante às utilizadas pelas concorrentes.
Será mesmo que uma Yamaha XT660 gera mais manutenção que uma XT 600 ?
acredito que essas duas motos sejam um parâmetro bacana para se comparar porque são de época próxima e produzidas pela mesma fabrica, com um público parecido.
Boa!
@@astrogildoaugustobragaaugu2434 vc e eu preferimos a ar. Mas vc esta muito errado sobre o arrefecimento a líquido ele é muito mais eficiente.
@@moseltovnakamura1154 as motos elétricas chegarão antes
Refrigeração líquida é o ideal, mas a realidade do brasileiro é pagar cerca de 12 salários mínimos na moto mais "pelada". Sem contar as manutenções, peças. A refrigeração a ar é a melhor opção nesse momento.
Exatamente, nada de complicadas e caras manutenções, fragilidades e outras "benesses". Robustez é o que conta!
@@Agronomo209 no mínimo ar e óleo , com radiador
Somos obrigados a pagar preço de ouro por lixo caríssimo por causa da máfia automotiva que faz tudo ser assim porque corrompe políticos criminosos eleitos por uma maioria de estúpidos pobres e analfabetos que amam votar em políticos bandidos que ferram a vida desses eleitores estúpidos e dos que votam direito também. Game over.
Cb150R street Fire custa 10 mil na conversão na indonésia, tem suspensão invertida, refrigeração líquida , Brasileiro que aceita pagar muito em pouco.
O moto com refrigeração líquida têm menos manutenção e maior durabilidade. O problema é achar mecânico qualificado, no Brasil qualquer tá cheio de mecânicos que aprendeu no TH-cam.
Sou engenheiro mecânico, gosto muito de motores e posso atestar que seu vídeo é muito educativo e preciso.
Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado pelo comentário!!
Excelente vídeo, muito explicativo. Sobre o arrefecimento líquido posso acrescentar que possui melhor eficiência energética. O motor possui peças de diversos metais diferentes: Aço, alumínio, bronze, etc. Cada um desses metais possui um coeficiente de dilatação diferente, ou seja, possui um tamanho diferente a dada temperatura. Num motor com arrefecimento líquido, como foi muitíssimo bem mostrado no vídeo, temos uma válvula termostática. Esta válvula mantém o motor trabalhando numa única temperatura, seja num engarrafamento no sol do meio dia, seja na estrada com muito vento batendo no radiador. Com esta solução os engenheiros podem ajustar as folgas do motor para um regime ótimo na temperatura designada pela válvula termostática, ou seja, quando o motor com refrigeração líquida atinge esta temperatura as folgas internas se ajustam e o atrito interno das partes móveis diminui, por isso o motor com refrigeração líquida é mais eficiente e gasta menos combustível. Já no motor com refrigeração a ar, existe uma variação de temperatura interna muito grande dependendo de como o veículo é utilizado, e isso demanda folgas maiores nas peças, o que aumenta o atrito interno e diminui a eficiência energética. Espero ter acrescentado algo, parabéns pelo vídeo e ganhou um inscrito!
Nossa mas esse video explicou tanta coisa, tantos anos de duvidas em apenas 12 minutos que deveria ser colocado como obrigatorio assistir nas auto escolas pra os motoristas pelo menos entenderem um pouco do veiculo que estão dirigindo... Parabens!
Por mais que a gente tenha conhecimento na mecânica e física, cada video do canal é uma verdadeira aula e a gente sempre aprende algo novo!
Minha tenere 2016 conta com um radiador da xre 300 já que o radiador da tenere só é de duas comeias, agora com o da XRE tem 9 comeias
@@Gustavophilipee e qual a diferença usando esse radiador maior? Menor consumo de combustível, menor desgaste do óleo de motor?
@@diegoschmittdesouza911 maior troca de calor, ou seja, resfria mais o líquido. Assim o sistema pode controlar a temperatura com uma facilidade adicional.
Excelente upgrade 👍
Muito difícil pra adaptar esse radiador?
Você aumentou a quantidade de óleo do motor?
Assistir os vídeos desse canal é como fazer uma graduação de mecânica simplificada!!!! Conteúdo sensacional
Minha moto de trabalho é injetada das primeiras, ano 2013 e sempre reparei que a vela sempre mostra que a mistura é pobre porque sempre ficou esbranquiçada desde nova.
Sim, basta 500km e a vela ta esbranquiçada
@@motosetal vale a pena fazer um remap para corrigir isso. Tenho uma FZ25, sou engenheiro na indústria automotiva, mas não sou dessa área
Lembrando também que a famigerada trinca de cabeçote das CB 300R e XRE 300, a principal causa era justamente a mistura pobre, trinca essa que raramente acontecia em Twister e Tornado carburadas.
É o mal dos motores 4v de baixa cc
Na real, acontecia mas a maioria nem notava porque não afetava muito o funcionamento da moto.
@@dj367mx nada ver com mistura, se o motor fosse bom andava até no seco e não trincava 🤣👍
Isso mesmo, o lance da mistura fina e o catalisador que entupia e o motor virava uma panela de pressão. Se retirar o catalisador do escape e fazer um remap ou um mapa num módulo programável vai ter uma moto um pouco mais forte, consumindo um pouco mais é verdade, mas com a temperatura mais baixa e bem mais durabilidade.
@@edsonbomber5 tudo a ver, eu tive a moto e o motor esquentava demais, CB250 nem passa perto de tao quente q era o motor da CB300, mistura pobre eleva a temperatura da camara de combustao.
Honda sendo Honda, acho difícil mudar enquanto ela for líder de mercado.
Tem haver com poluição x custo de produção, só isso.
Entregador não está preocupado com "tecnologia".
As rivais estão aparecendo
@@LuigiCaputo93 vai de moto chinesa, você merece
Vai de chinesa, você merece 😂
@@LuccGabSales bajaj colocando os hondeiros noinhas no bolso
Apesar de eu ter uma moto com radiador, nada se compara com a tranquilidade na manutenção da minha Hunter
Sim, mas se a Hunter fosse refrigeração líquida, poderia ter 30% mais potência e 10% mais torque, sem prejudicar consumo e emissões...
@@marcelodeluccia3766 inclusive mais taxa de compressão, mas é um estilo que eu curto, só injeção eletrônica e ABS e mais anda.
@@marcelodeluccia3766Mas ficaria mais frágil, não me toques, enfim lixo descartável e caro.
@@edilsonmartins6653 tá preso em 2000 ainda
Sem dúvidas é o melhor canal de explicação mecânica que aborda temas de curiosidades onde até leigos como eu por exemplo passam a compreender o funcionamento básico e por tabela cuidar melhor do seu motor. Parabéns 👍
A Honda ao menos conseguiu disfarçar um pouco mais aquele protuberância do catalisador na curva dos escape das motos que lançaram agora mas a Yamaha.. meu Deus do céu, como ficou horroroso aquela curva do escape da Lander e da Factor/Crosser.
Fora o cânister na Factor e Lander que a Yamaha deixou pra fora, meio que de qualquer jeito, parecendo até uma gambiarra. Pelo menos a Honda se preocupou em esconder ele por debaixo das carenagens, agr a Yamaha, parece que fez de qualquer jeito mesmo 😂
@@andersonvieira5924o bom é que dá pra retirar aquele canister e andar sem ele, ou ao menos colocar uma garrafa de nitro pro motorzinho da um fôlego a mais😂
A questão foi que a Honda já projetou as novas motos com essa necessidade do promot 5, tanto que o canister da 160 tá do lado da bateria no lado esquerdo da moto, já a Yamaha como não projetou uma moto nova teve que se virar numa gambiarra .
@@4temposbahia974 comentario sensato
Ela fez a cagada do "catalisador" que nao é um catalisador igual um de carro, é apenas uma colmeia de alumínio.
La na fan 125 09 ate 13
Ai chegou na 150 e 160 eles conseguiram eles sumirem a olho nu
Agora eles aumentaram o tamanho do catalisador, diminuiram a espessura do escape e deixaram ele mais curto
Pra mim que sou químico excelente explicação. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo, altamente importante, esse cara é um profissional, deveria trabalhar em uma grande montadora
Acho é bom.
Cansei de fumaça preta.
Principalmente de moto velha e calinhão velho.
Quero mais é que seja cada vez mais rígido o controle.
Aquela aula braba de sempre!! Bom demais!!
Valeu Thiago!
Comprei uma cosser 2323 eu mesmo instalei um radiador de olhe-o coloquei uma ventoinha agora meu motor não passa de 92 graus só uso o radiador quando a temperatura tá alta troco olhe-o com 5 a 8 mil km meu motor neim barulho faz 😂😂😂
Bom dia , saudações da Valencia, Venezuela 🇻🇪
Serás o maior país da América latina muito em BREVE... Tenho um orgulho de vocês em aguentar e não ser capacho de qualquer um 😉😉😉
Ótimo vídeo, as vezes vem uma galera falar que nossas motos são assim por conta das regras de emissão, mas temos a mesma regra que a Europa e motos bem inferiores.
Uma pena o que fazem com nossos motores dizendo ter como fim a preservação do meio ambiente, poderiam talvez melhorar os motores a álcool ou criar novos combustíveis que não sejam igual a gasolina na questão de poluição, mas as grandes empresas de petróleo nunca vão querer isso.
O problema é muito pior. Somos obrigados a pagar preço de ouro por lixo caríssimo por causa da máfia automotiva que faz tudo ser assim porque corrompe políticos criminosos eleitos por uma maioria de estúpidos pobres e analfabetos que amam votar em políticos bandidos que ferram a vida desses eleitores estúpidos e dos que votam direito também. Game over.
parabéns cara, teu canal é excepcional. Muito inteligente, humilde e um excelente professor.
Obrigado pelo elogio! Fico muito feliz que vcs curtem o canal!
É isso, proximo promot as motos refrigerada a ar terão 5cv de potencia pelo jeito, se não abolirem esse sistema.
@@peregrine8043 Eles seguirão aumentando a cilindrada e mantendo a potência, talvez veremos uma CG 180cc em alguns anos. Porque se a Honda adotar uma motocicleta com refrigeração líquida de baixa cilindrada, o modelo custaria nos dias atuais acima dos 30 mil reais.
@@marcoaurelio4416 Ainda bem que temos a bajaj agora com moto de refrigeração líquida por 19mil kk
O que mais gosto nesse assunto é maior economia de combustível. Quem dera os motores de maior cc seguissem o belo exemplo da nc 750x q faz incriveis 25 por litro a 120 por hora.
Minha Tracer se tiver condições ideais faz 23/25 kmpl.
@@PAC1FIC4D0R mas isso andando a 120 por hora?
não é tão simples assim, é bom lembrar q a nc750 é bicilindrica e tem um torque maior em baixas e médias, é um motor feito pra rodar "calmo", por isso é economica. Mesmo princípio dos carros a diesel. Mais torque em baixa = mais economia de combustível e mas relaxado trabalha o motor. Motos de 3, 4 cilindros são geralmente mais esportivas, tendo q ter mais força em alta, oq naturalmente faz elas ficarem mais gastonas, pq precisam girar mais, mais queima de combustível.
@@JS-bp6cy pena que só a nc750x tem um motor assim. Eu sou uma pessoa q anda na faixa de no máximo 120 por hora nao gosto de ficar correndo mais que isso ou acelerando mt. Queria outra econômica como a nc mas sem ser a nc pq ela só tem motor enquanto o resto é muito ruim.
@@magichatake tem mais uma moto q tem esse mesmo motor, a CTX 700, é meio q uma custom, não sei se já viu
Show! Vc foi pontual ao destacar que existe uma galeria dedicada de oleo nas RE350 só pra ajudar arrefecer o motor nas áreas mais críticas e tbm aquecer o óleo mais rapidamente no início do funcionamento.
Sem dúvida , os comentários são maravilhosos. O bom é que vc sempre mostra o desenho e como funciona o ciclo. É bom repetir sempre essa parte, assim fica na nossa mente como funciona. My congratulations!! P. S vc apareceu do nada….heh heh heh …foi engraçado.
Obrigado pela aula. Ajudou muito a entender porque os motores hoje em dia trabalham tão quente! Forte abraço!
Gostei muito do conteúdo, gosto bastante de ver esse conteúdo mais técnico que realmente diz os "porque" das coisas.
Mas se interessar pelo conteúdo é mérito do canal, excelente vídeo.
Sempre que vejo os vídeos desse canal só me reforça a ideia de que existe sim conteúdo de qualidade aqui.
Fico muito feliz com esse tipo de comentário!
Que vídeo top! Parabéns pelo trabalho, pois mesmo que você diga que é algo superficial e resumido sobre o assunto, pessoas leigas como eu conseguem entender.
Parabéns pela didática aplicada, qualquer um conseguirá entender facilmente.
Tinha um prego no pneu da CG em 9:37
Tem q fazer o motor
Não achei nada chato, venho acompanhando seu conteúdo á um tempo, objetivo e didático, na minha humilde opnião, excelente!
Parabéns pelo trabalho, e lhe desejo muito sucesso.
Valeu demais! 👏🏻
Outro ponto que se percebe é o quanto as motos se tornaam mais econômicas. Tive uma CG125 2003 e era trabalhoso fazer mais de 27 km/l. Hoje com a minha FZ25 faço em torno de 32 km/l na cidade
@@SorrisoDaFz em compensação, a 125 tem uma durabilidade inexplicável
Em compensação, sua fz25 roda com mistura pobre, o que aumenta a temperatura e diminui a vida útil. Enqto a cg125 durava uma vida.
@@trsk9967 conheço várias FZ25 com motor superior aos 200 mil km, muitas são usadas para trabalho. E com certeza eu vou vender ela antes dos 100 mil km, então não preciso me preocupar com isso
@@trsk9967 fora isso o motor da FZ25 tem revestimento cerâmico só uso a minha na rodovia, pequenas variações na temperatura não são um problema. Porque eu ficaria com uma CG125 so porque vai ter maior durabilidade, ou manutenção menor? A conta não fecha, foi bom, usei ela bastante, mas graças a deus que comprei algo melhor e mais econômico
@@SorrisoDaFz minha fan 125 2013 faz 45
por mais que os arrefecidos a água sejam melhores e mais eficientes é muito legal você sair com uma moto arrefecida a ar, é menos potente mas praticamente não precisa se importar com temperatura muito menos quantidade de líquido de arrefecimento, tendo óleo é só ligar e andar
Sim! É oq eu sempre defendi nesses motores, é plug n play kkk o problema é que agora, percebo varios motores sofrerem
Esse canal é ouro
Se não atingir as metas de "anti-poluição" será sim o fim das motos a ar.
as meta são necessárias já que o brasileiro médio não separa nem o próprio lixo e pede para o governo fazer isso, imagina com poluição.
@@Rogerio1901pqp não são os "brasileiros" que produzem as motos, são as marcas e elas é q definem oq é feito. Consumidor não tem poder de escolha, sinto muito lhe informar, mas é a real. Ainda mais com esse oligopólio entre Honda e Yamaha,
Acredito que o futuro estará nos motores elétricos. O avanço das baterias e células de combustível está quase alcançando as motocicletas.
@@AndréCavamas essa é a intenção dessas normas, é dificultar a locomoção dos indivíduos, não é para te proteger de "poluição".
O ideal seria mudarem o arrefecimento pra liquido de vez, ou pelo menos ar e óleo, mas essas mudanças serão traduzidas em AUMENTO DE PREÇO e por conta disso, uma possivel queda das vendas...
Então muito provavelmente teremos motores mais e mais fracos nas motos de baixa cilindrada.
Eu tenho um Factor 125i, aconteceu 3 vezes isso comigo, moro em SP, em dias muito quentes eu percebi que de vc forçar muito o motor, e não ter muito ar para ela resfriar, ela simplesmente apaga, e não quer ligar por um tempo, mais eu percebi se vc força muito mesmo. Tipo eu estava no trânsito pessado mal dava pra passar no corredor, deixei minha esposa no serviço, sai dei uma esticada até o corte, quando cheguei no outro semáforo que era pertinho, ela apagou mesmo eu segurando na embreagem. Passou um 1 min ela ligou devono e fui embora peguei um caminho mais livre. Mas notei quando coloquei a mão no motor o quão quente estava. Hj estou mais esperto com isso.
Igual minha Fan 160 2016, quando eu ando muito em alta rotação em ruas onde tem muito semáforo, com o motor muito quente, ela desliga e não liga por 1 minuto, a moto fica como se estivesse sem compressão
Depois ela liga normalmente , isso acontece raramente.
Isso é vdd.
Tinha uma fan 150 com revisão toda em dia e trocava a vela de ignição e depois de um tempo retirava a vela para analizar a queima e sempre estava esbranquiçada.Já a Titan 125 que eu tinha ficava marrom.
Show! Todos os seus vídeos são muito técnicos e bem feitos. Parabéns!
Muito bom o video!! Eu tenho uma Dafra Next 250 retirei 0km em 2012, sempre fiz a manutenção preventiva no sistema de arrefecimento a líquido e 12 anos depois a moto esta impecável! Porém essa mesma moto virou bomba na mão de brasileiros que não fazem manutenção adequada, colocam agua da torneira e isso ferra o motor a longo prazo, então sem dúvidas da pra dizer que o brasileiro médio não está preparado pra ter uma moto de entrada com arrefecimento a líquido...
Pelo que parece, as CGs da vida vão quebrar ainda mais facilmente. Bom para mecânicos e principalmente para as marcas. Shineray e bajaj, por exemplo, já estão disponibilizado motos "de entrada" com arrefecimento líquido. Talvez seja um bom custo benefício. O desafio, por enquanto, está na disponibilidade de peças dessas marcas.
Por isso nas baixas cilindradas a melhor são os motores da RE, séries novas !! Ar e óleo na refrigeração!! Também há a opção das Dafra 190 e 300 refrigeração líquida a preços de CG.
Rapaizzz, volto a comentar sobre minha antiga Sahara 350 ano 96. Que motor incrível! Era torcudo pacas. Mas era beberrão. Acredito que tenha sido descontinuado por contas das normas de emissão. Nem a Falcon 400 dava o mesmo “t3sao” de pilotar.
Alex, ficou legal ter colocado a cara no vídeo. Eu gosto de saber quem está falando com a gente.
Um abraço daqui de Marília SP.
Valeu Leandro! Pretendo melhorar a maneiea de fazer o video, infelizmente os proximos não deu pra colocar a cara pela pressa que gravei, não sobrou tempo e tal! Mas vou aos pouco melhorando sempre
Entre a lander 2023 e a dominar 250cc, qual melhor? E mais econômica? Eu quero muito uma 250cc, porém não gosto de moto estilo urbana, prefiro trail, aguenta buraco e mais confortável, moro no RN...
Excelente trabalho, conhecimento sério e baseado em ciência, parabéns!
Muito bom o vídeo, super interessante, nada de chato 😂
Fala um pouco porque motos de média e alta cilindrada nao usa álcool ou no mínimo nao são flex. Acima de 250cc ou 300cc
Agradeço.
Faz um vídeo explicando melhor como funciona o canister da nova cg
Nesse vídeo , conseguir entender a benção da fazer deixou de ser flex , e pq e fld por muito que a durabilidade dos motores antigos esram melhores , parabéns pelo canal mano , faz um vídeo falando só sobre os motores 160
As CB 250F, CRF 250F nacional e agora a linha 300 (CB / Sahara / Tornado) tem arrefecimento ar + óleo semelhante ao do motor J da Royal Enfield, apesar da Honda não divulgar. Possui uma galeria de óleo ao redor de vela e guias de válvula.
Só não é ora resfriar o motor e sim o óleo.
Lembro quando eu tinha uma CB300R das antigas(2012), fiz o remap dela pra injetar mais combustivel e ela ficar mais fria e além disso, evitar a trica do cabeçote, fiquei com ela por 3 anos ainda, ficou fotinha até, e sem esquecer do escape direto(sem catalisador). hehe
Sim! Dava pra salvar a cb300 simplesmente eriquecendo a mistura!
Minha primeira moto foi uma CG 125 1980 quando super aquecia perdia muita força e ainda batia pino
Ótima análise sobre como essas mudanças impactam a durabilidade e o uso diário das motos.
E pô isso que muita gente que possui carro e logo chega às dores de cabeça com radiador e motor vazando e outros problemas por não fazer preventiva
Um doa melhores canais de motos! Aprendendo muito! Muito obrigado
Obrigado!! :)
esse canal é extremamente necessário
Obrigado!
Preservar o Meio Ambiente é preciso e URGENTE.
@@lbernaz07 Sai daí .
@BrunoSilva-jh8or Q?
Excelente trabalho. Incrível que mesmo com tudo que estamos passando com o meio ambiente, o planeta cada dia mais quente, ainda tem gente que defende que as regras de emissão devem ser frouxas. E olha q eu gosto de motor refrigerado a ar, como gosto de motores 2T. Mas o tempo passa pra tudo, até as caldeiras a vapor morreram...
Ok, agora percebo o porquê que a minha Harley aquecia bastante quando mudei o filtro e o escape e não pus o tunner ,e depois de o por vi a diferença no aquecimento e nas prestações
Ótimo vídeo, ja ti ha percebido a vela esbranquiçada na minha crosser.
Existem sistemas arrefecidos a óleo com válvula termostática também, então também se há controle preciso de temperatura, não sendo uma exclusividade apenas de sistemas arrefecidos com fluido de arrefecimento
Esse vídeo explica muito bem, o porquê de alguns modelos Honda estarem vindo com novos motores (de mesma cilindrada) e curso de pistão e taxa de compressão levemente aumentadas... A proporção Ar/Combustível está na casa dos 14,5:1 mistura palpérrima! E claro, os catalizadores adicionais, como explicado no vídeo. Catalizador é uma peça cara e encarece o produto final. Os engenheiros estão fazendo milagres em motores arrefecidos a ar!!!
motores sub quadrados tambem aquece menos e precisa de menos pressão , acho que poderiam usar aletas maiores como os antigos 2 tempos
Faz muito sentido minha moto bate pino que é uma beleza, já tentei de tudo falta só mandar remapear
❤ Simplesmente Espetacular
Riquíssimo em informações preciosas sem enrolação 👏👏🙏
Excelente vídeo!
Mais um inscrito
Chato? De forma alguma! Assunto técnico e bem explicado. Curti demais.
Os países desenvolvidos poluiram e se desenvolveram a vontade, aí quando chega a conta, eles querem que o Brasil um país de 3° mundo, pague junto com eles....
Pior é o político querendo pagar de bom moço defensor do meio ambiente, ao mesmo tempo fulldendo o pobre.
Interessante. Só faltou citar o motor com refrigeração líquida sem o eletroventilador.
Minha moto é uma cg 150 2008 carburador, e estou usando ela 100% no álcool taxado, muito torque em baixas e médias rotações
Mais um excelente vídeo, parabéns!
Obrigado
Sou mecânico, gosto desses assuntos.
Certamente sem medo de errar no que vou falar será muito exigido óleo lubrificante sintetico para uma melhor refrigeração. Fazendo com que se venda óleo de motor mais caro nas concessionárias.
ÓTIMO VÍDEO !!! 👏👏👏👍
Tenho uma fan 150 2012 e não pretendo trocar enquanto estiver conseguindo peças de reposição, eu não vou trocar!
Cara excelente vídeo! Meus parabéns 👏🏼👏🏼
Parabéns pelo conteúdo. Sempre simples e intuitivo.
Vlw, c deu um norte pra entender o que desgraça a é aquela bolsa de colostomia da nova Lander 2025, afff tô com muita raiva da Yamaha, eu louco achando que ia dá um up de moto... Triste😢.
Excelente trabalho.
Muito bem detalhado.
Top.
que video bom. achei que eu nao ia ter paciencia para assisisti, r mas esta mto bom parebens irmao
Obrigado, eu tento deixar todos os videos bem dinâmicos, nada de encher linguiça e tal
É um absurdo, Honda Biz 125 2025 EX (Exclusive): R$ 14.970 só tem plástico. "No Brasil a gente paga o valor de três motos, três carros e levamos a metade de um". Os veículos no Brasil, são caros e descartáveis. É lamentável!
Parabéns !!
Excelente explanação, abs..
Rj
Eu já sou órfão dos dois tempos... A refrigeração líquida é bem melhor, mais eficiente e permite se extrair mais do motor, o problema é o quanto isso vai custar. Lembrando que para muita gente, a moto se sobressai em relação ao carro pelo seu valor de acesso e manutenção
Rapaz, seu canal é muito bom!
Que canal de conteúdo incrivel! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ainda bem que a minha 250 injetado é antiga e anda muito bem já tem 13 anos e não perda para nem um lançamento
voltei aqui somente pra dizer OBRIGADO MOTOS E TAL, essa porra caiu no enem e me ajudou mermao 😂😂😂
Por favor faz um vídeo sobre velas de ignição.
Pt deixou até os motores pobres😂😂
6:54 lembrei logo da cb 300, ou XRE, mistura pobre, excesso de calor, trinca de cabeçote.
Se a Honda corrigisse isso não poderia vender a moto, pois não ia atender nas emissões. Aí fizeram cabeçote mais resistente ao erro
Faz um vídeo sobre o motor da Shineray xy250 , e porq ele tem um ronco tão lindo? Tem um vizinho meu que tem uma , parede o ronco de uma 4 cilindros
esse video foi uma aula, parabens
vela da minha bros fica bem branca mesmo! ja to com diagnostico de valvula queimada! mais o motor é original ainda! 105 mil kms ! ate que durou bem pra um motor 160 que ninguem gosta! kkk ja meu carro turbo 1.8 20v turbo hx40 original anda com 80de sonda pé em baixo no alcool fica cor de cobre as velas!
Cara, muito bom o vídeo. Eu particularmente gosto muito desse tipo de assunto
Tem como fazer vídeo falando sobre motores 2 tempos e 4 tempos de ciclomotores e motonetas