Cuidados Paliativos - HSV
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 2 พ.ย. 2024
- Cuidados Paliativos fala muito mais do que tratar o paciente, mas sobre acolher.
Para entender melhor esta forma de cuidado, conversamos com a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Santa Virgínia Fernanda Peixeiro, que nos explicou em detalhes sobre a missão dos cuidados paliativos no momento tão delicado para pacientes e suas famílias.
Assista o vídeo, e confira a matéria completa sobre o tema em nosso site hsv.org.br
#CuidosPaliativos #ExperiênciaDoPaciente #HospitalSantaVirgínia
A tese é muito boa. Porém, na prática funciona?
Minha mãe internou em outro hospital e desde o primeiro momento fizeram uma enorme pressão para enquadrá-la nos "cuidados paliativos".
Motivo : 91 anos, 12 anos com Alzheimer e infecção urinária de repetição. Falaram que se ela tivesse uma parada respiratória seria muito doloroso para ela todo o processo de ressuscitação, entubação e etc. Ok correto.
Todavia, durante a internação, o médico já veio com outra história. Começou a dizer que já não era necessário fazer exames, pois para ele era o visual ( clínico ) que importava. Disse: "olha, se ela parar de comer é sinal que parou, eu não vou colocar uma bolsa da Nestlé !" ou seja, não iria alimentar mais, por ele minha mãe morreria de inanição. Morreria de fome.
Pesquisando em outro hospital, construído para ser de "passagem", vi relatos de que não havia equipe médica suficiente, falta de remédios, inclusive de sedação e até não disponibilização de oxigênio.
Minha mãe se recuperou e conseguimos voltar para casa, MAS TENHO MUITO MEDO desses tais "cuidados paliativos". Para mim é uma forma que encontraram para fazer uma eutanásia legal, um meio que inescrupulosos planos de saúde encontraram para cortar custos, deixando para morrer com o mínimo, as vezes nada.