Escola nos faz confundir processo com substância, educação com escolarização e diploma com competência. Aprendi ser autodidata, e diferenciar vida intelectual de vida acadêmica.
Passei por um episódio bem triste, na minha faculdade (faculdade pública e tradicional), uma mas minhas professores que dava aula de arte e mídia foi "expulsa" pelos alunos, porque ela apresentou uma bibliografia "eurocêntrica", eles ficaram incomodados porque ela falou justamente dos gregos para a formação da cultura ocidental.
Meu Deus...que insanidade! A cultura ocidental foi baseada na filosofia grega, no direito romano e na moral cristã. Eles queriam que a professora ensinasse o quê?💀😱
Luiz Felipe Pondé sei que você dificilmente lê esses comentários (você mesmo comentou isso em um de seus vídeos), mas tenha em mente a importância que o senhor tem nesse mundo acadêmico doente. Parabéns por ser um dos poucos filósofos do Brasil que tem uma opinião diferente do "Politicamente Correto".
Assisti a esse vídeo, o Pondé esclarece muito sobre educação. Trabalho em duas escolas de ensino fundamental I, ou seja sou alfabetizadora. A escola hoje é um depósito de crianças... A educação pública está falida, pois os políticos estão preocupados com votos...
Uma das melhores definições de educação que eu já vi, talvez por ter lido pouco sobre o assunto. Lidar com a própria humanidade e a dos outros é o desafio principal da vida em sociedade.
Perfeito! Sou professor e concordo 100 por cento com suas palavras. Devemos tentar desconstruir essa vida perfeita de propaganda de margarina que povoa o imaginário popular e mostrar a sociedade e o homem eles são, na tentativa (difícil) de preparar os alunos para o mundo real, e não para essa idealização infantilizada e rasa da vida.
Um mestre, sempre tentei definir esses pensamentos, mas nunca seria tão conciso e clínico para descrever de uma forma que fizesse tanto sentido ao expor! Pondé eu sou seu fã!!!!!!
Realmente essa palavra tem uma amplitude muito maior do que o seu sentido literal, geralmente ensinamos os costumes, os hábitos, e valores sociais como forma de educar, no entanto ao longo das gerações isso foi se tornando mais complexo, e quando você diz que devemos nôs imaginar no lugar do outro, essa é chave Pondé, acredito que esse critério é fundamental para o exame sobre nossa humanidade e as dos outros .
Perfeito! Sempre pensei assim, não é de hoje! Todos somos falhos mas devemos aprender com nossos erros e também ajudar o próximo a entender e tentar ajudar em seus erros! O problema maior é que quem erra quase sempre acha que tá certo e leva consigo o fato de que os outros erram também então não precisam levar "lição de moral" de quem também erra! Outro problema é o egoísmo que nos leva a pensar em só nós mesmo e não se preocupar nenhum pouco no próximo, a não ser que haja algum interesse de nível social ou financeiro! Assim são as relações hoje, infelizmente! Educação é o uso da empatia em se colocar no lugar do próximo e tentar ajudá-lo, na medida do possível, naquilo que realmente o incomoda ou atrapalha, com relação a seus pensamentos duvidosos, naquilo que acha bom pra si, sem prejudicar a ninguém, lógico, enfim, podemos ajudar de várias maneiras, mas sendo muito mais humanos do que simples conselheiros baratos que muitas vezes não acrescem em nada com comentários tendenciosos! Parabéns Pondé! Penso exatamente igual! 😉👌
Vejo a educação como uma instrução multifatorial, evidenciando a natureza e o humano como parte dela, além de auxiliar o indivíduo em sua formação moral e espiritualidade.
Espiritualidade não no sentido de religião, mas sim o ser humano em seu aspecto psicológico, que envolve a forma como se relaciona com o mundo e as pessoas, seu autoconhecimento, capacidade de abstração, inteligência emocional, enfim, aquilo que é intrínseco. Vejo a educação diferente do que é hoje tido como tal, que na verdade de aproxima mais de instrução. Em meu ver educação é aquilo que te transforma, modifica e não apenas enche de conteúdo intelectual. a exemplo disso a quantidade de tiranos que existem no mundo formados pelas melhores escolas intelectuais, ou seja, ricos em cultura e pobres de espiritualidade, humanidade.
Wander da Silva Guerreiro a tirania sempre existiu e sempre vai existir, não acho que a educação iria coibir o mal assim. Acho que pedir que a educação ensine as pessoas a serem tão "elevadas" é demais, a maior parte do mundo só quer não passar fome e se divertir um pouco no fim de semana. Acho que instruir as pessoas do básico pra não morrer deve ser suficiente; essa busca que você fala me parece algo muito complexo é só alguns poucos entram nessa jornada (porque poucos entendem o que é isso de fato). Talvez o mundo não consiga ser tão complicado.
Concordo e infelizmente é a situação da grande maioria das pessoas, contudo acompanho movimentos que vão na contramão dessa proposta e vejo algumas pessoas buscando esse "outro lado" do capitalismo e cultura social atuais, o que me mostra que, mesmo esses que assim se comportam, o fazem por conta da falta desta educação, como disse na primeira fala. Se observarmos o movimento educacional de Piaget e outros da Europa do século 19, como em algumas civilizações orientais,veremos o quanto o conceito de educação foi deturpado e condicionado ao ser o que é hoje, como você muito bem verificou. Tudo é uma construção e esse processo educacional baseado na forma como explanei, ainda vai levar um bom tempo até que tomemos consciência do seu sentido.
Muito bom seu vídeo. Adorei! Vamos usá-lo como material de apoio na vez do fascículo respectivo na leitura coletiva da Coleção Primeiros Passos (ed. Brasiliense).
A questão de a educação precisar nos ajudar a perceber nossas ambivalência, creio, é o ponto mais crucial de uma formação política e humana. Mostrar às pessoas, durante sua formação, aquilo que Scooby-Doo muito nos ensinou (que os monstros são, na verdade, humanos), me parece uma forma realmente interessante de nos despertarmos para a possibilidade de que, em algum momento de nossas vidas, reproduziremos aquilo que um dia repudiamos, e perceber essa ambivalência seria um gatilho para a humildade.
Verdade, hoje estou na minha segunda graduação (humanas - comunicação) e fiquei surpreso (hoje nem tanto) com a capacidade da "galerinha de esquerda" (principalmente os mais jovens) de julgarem os outros, e sobretudo, isolar as outras pessoas que discordam ou têm um pensamento levemente diferente. A impressão que dá é essas pessoas jogam as imperfeições para outrem.
Tem uma frase do Pondé que vai me acompanhar para o resto da minha vida. Não lembro como foi escrita ipsis littris, mas foi algo mais ou menos assim "o meu conhecimento sobre a pré história esculhambou minha visão sobre a humanidade.
Como o sentindo de educação ficou relacionado ao de Educação, e este último está associado às escolas, posso sintetizar, como ex-professora, que: - para as escolas privadas significa dinheiro, - empurrar conteúdo de forma exaustiva nos alunos para que eles passem em massa nos vestibulares, gerando uma grande procura pela escola , e consequentemente, muito dinheiro; para as públicas significa dinheiro também, - manter que a escola x ou y tenham um percentual de alunos matriculados, garantindo assim contratos de trabalhos, diretores e coordenadores longe das salas de aulas, verbas do Mec... Geralmente mascaram-se notas, pois não há preocupação em aprovar em vestibulares os analfabetos funcionais.
No momento em que vimos, não só no Brasil, mas de modo mais acentuado por aqui, a decadência do sistema educacional, é bom ouvirmos uma opinião clara e sensata sobre o que seja primordial neste tão importante campo, com certeza a base principal para o relacionamento em sociedade. Embora com uma única frase: “o verdadeiro sentido da educação é de fato ajudar as pessoas a lidar com a humanidade que está nelas”, como ele mesmo diz, uma definição razoável para o que seja educação, foi muito interessante assistir ao vídeo todo.
Pondé, gostaria de que comentasse um pouco sobre um fato do que acontece em minha vida e que não fica limitado somente a mim. O fato é: nunca tive acesso a educação de qualidade! No ambiente em que cresci e sobrevivi, nunca tive muita influência nem mesmo algo de comparação para me ajudar a moldar um caminho mais próximo a uma "educação de qualidade". De família humilde, de um lugar humilde onde mais de 80% da população recebe entre 1 e 1,5 salários mínimos. Isso me distanciou do caminho educacional. Somente após alguns bons anos, que eu já crescido, batendo de cara com a realidade que percebo tudo isso. Ainda vivo em desvantagem por essas questões e outras também (não vem ao caso agora, pois vai ficar muito extenso). Nesse acontecimento, qual você acha que deveria ser o caminho agora para melhorar essas situação? Em relação ao abismo existente entre a educação pública e a privada? E o que dá de conselho referente a pessoas, jovens como eu que queiram diminuir esta desvantagem?
Concordo plenamente! Meu pai dizia um país que não tem Educação, não deve set chamado de Nação, mas este era o meu pai lá em 1957 quando me matriculou no 1° ano
Poxa, que legal ver/ouvir isso num tempo em total descrédito na educação - finalmente alguém que releva o sentido de ser "humano" ao invés de ser alguma outra coisa fora do humano dentro do propósito de educar. Eu somaria a isso tudo o que ele disse o desenvolvimento de potencialidades - nua e crua mesmo - saber ler, escrever, fazer conta, e o mais difícil hoje - raciocinar - e claro adquirir repertório e cultura sólida do que a humanidade produziu para o bem e para o mal (ai cabe claro o "saber as capitais").
Olá, Professor Pondé. Certamente é de fundamental importância a clareza da relação e comprometimento educacional , com a matéria prima do processo de produção e aplicação de conhecimento: "o ser humano".
Acho que é para lidar com a humanidade que há nelas e nos outros. Como você diz, "O outro sangra como nós". À princípio, tem o objetivo da preservação da espécie, assim como as leis ; caso a educação falhe, protagoniza a punição. Ou deveria protagonizar!
Adorei o exemplo do WC...e olha que quando eu saí da faculdade de psicologia em 84 estávamos trabalhando exatamente esta ideia...inclusive resgatando o brincar e, que o essencial era oferecer conteúdo minimamente necessário para a formação do ser humano e não aprender fazer conta aos 4 anos. Até que a educação se transformou num produto com a era Objetivo...daí já começou a caça aos inteligentinhos pra fazer parte do Outdoor de aprovados no final do ano e agora com a apoteose do absurdo...que é a definir a opção sexual da criançada...Jesus.... evolução estilo caranguejo!!!
Será que apenas educação é a solução dos nosso problemas? Quem tem mais responsabilidade, nós os pais, o Estado ou o professor? Até onde a escola é determinante na formação do indivíduo?
Parabéns pelo vídeo !!!!! EDUCAÇÃO TEM QUE SER UM SERVIÇO E NÃO UM DIREITO !!!!!!! Por isso sou ANARCOCAPITALISTA por NÃO acredita mais no ESTADO . Utopia é acredita que o ESTADO PODE DAR CERTO .......
Adorei! Tenho um dúvida. Aqui no Brasil, confundimos educação (conhecimento, matemática, português, etc), que colabora com o desenvolvimento humano e social na técnica, com polidez (respeito ao próximo que se aprende em casa), que ajudará nas relações sociais. Existe esta confusão? Não distinguimos esta diferença aqui no Brasil? São distintas?
Pondé, eu queria muito que tudo isso fosse verdade. A educação é uma coisa admirável, mas é sempre bom lembrar que nada que vale a pena saber pode ser ensinado. Se você lecionar sobre dignidade, moral etc. Não significa que eles se tornarão. A grande questão da atualidade é : se não é o discernimento que transforma, qual o fator que difere àqueles que são corretos ou não ? Pois muitos fazem justamente porque sabem que é incorreto. Gostaria que me respondesse, de verdade ou indique alguns autores pra ler. Essa é uma dúvida que tenho e isso me consome.
Porque a maioria dos seres humanos não conseguem sentir verdadeiramente a dor do outro, e quando a sente, logo esquece? Defeito de fábrica ou proteção embutida?
Oi Pondé, tudo bem? Aproveitando que nesse vídeo você entrou no tema educação. Gostaria de saber o que você acredita e tem a dizer em relação a análise de Michel Foucault sobre a sociedade disciplinar e intitular a escola como uma instituição de sequestro, assim como outras instituições?
Pondé,O Jung considerava a astrologia a soma do conhecimento psicologico obtido na antiguidade(O segredo da flor de ouro,trad Richard wilhelm).Voce poderia fazer um video falando sobre o espaço da astrologia e outros conhecimentos esotéricos na atualidade.Mas astrologia de fato,nao essas revistas que trazem horóscopo diário.O senhor poderia fazer um video dando sua opinião sobre esse assunto?
Desde que não sege uma educação estatal e, principalmente, centralizada em alguma União federal, já teríamos um grande avanço sobre o que não é educação.
...We don't need no education We dont need no thought control No dark sarcasm in the classroom Teachers leave them kids alone Hey! Teachers! Leave them kids alone! All in all it's just another brick in the wall. All in all you're just another brick in the wall...
Melhor ser sábio triste, porque seu conhecimento vai te consolar e querendo ou não, as vezes você vai sentir orgulho de si mesmo. (opinião de um leigo em filosofia)
*Felicidade é apenas um estado emocional* Quem é feliz 100% do tempo, tem problema mental, o mesmo acontece com pessoas 100% triste. Todo "inteligentinho" é triste. Kkkkkkk
Pondé, uma sugestão de assunto. Muita gente diz hoje que a briga Esquerda x Direita não faz mais sentido atualmente. Você não acha que as pessoas deveriam deixar essa disputa de lado e unificar as coisas boas da esquerda e direita, e focar no combate aos problemas sociais?
Acredito que "Educação" quando diz respeito a ensinar algo a alguém ou aprendizado. Tem quatro sentidos principais: (1) Ajudar as pessoas a viverem em sociedade, terem uma profissão nesse mundo "tecnológico" e terem embasamento e exemplos para saber levar a vida - Educação do ponto de vista prático; (2) Elevar o ego do ser humano como ser "racional", "superior", "modinha" - como diz o Pondé; (3) Ideia usada para ganhar dinheiro por parte dos donos das escolas e meio pelo qual o político pode roubar e "mostrar resultado"; e o último (4) Levar conhecimento e acender a faísca do desejo pelo conhecimento, que para aqueles que o amam é a maior fonte de prazer e para o Universo, o FIM (fim no sentido de objetivo final).
O que o Pondé acha dos Direitos Sociais trazidos pela Constituição? E o que o professor acha da construção na doutrina jurídica de que o texto Constitucional é um dever ser - uma busca dos cidadãos por um mundo melhor.
Sou recém formado em licenciatura na área de ciências e concordo completamente. As pessoas se utilizam da ideia de "sentido da educação" como instrumento político e reforçam isso com teses e trabalhos acadêmicos que mais parecem um monte de paráfrases. Ver a educação como "Ajudar o outro, principalmente o jovem, a entender e lidar com a sua humanidade" é uma ótima perspectiva, mas, infelizmente, os universitários não são formados para saber como fazer isso, muito deles ainda nem entendem a sua própria humanidade.
A educação tomou um rumo ideológico e se perdeu do principal, compreensão própria e alheia. Hoje se ensina a odiar tudo e que tudo é errado se estiver fora daquela ideologia, não se ensina a observar e tomar as próprias conclusões, se ensina a seguir o mais popular e a não analisar as situações com objetividade e distinção. O que temos hoje na sociedade é um padrão doentio de formular tudo a um cenário vítima x agressor / certo x errado / permitido x não permitido.
O sentido da educação é a iluminacao !
Escola nos faz confundir processo com substância, educação com escolarização e diploma com competência.
Aprendi ser autodidata, e diferenciar vida intelectual de vida acadêmica.
Sheila Soares você é uma esperança!
Sheila Soares, você é demais!
Sheila Soares percebi isso há pouco tempo e quero seguir meu próprio caminho no estudo. Eu cansei do sistema educacional.
Sheila Soares , perfeito.
Excelente
Passei por um episódio bem triste, na minha faculdade (faculdade pública e tradicional), uma mas minhas professores que dava aula de arte e mídia foi "expulsa" pelos alunos, porque ela apresentou uma bibliografia "eurocêntrica", eles ficaram incomodados porque ela falou justamente dos gregos para a formação da cultura ocidental.
Meu Deus...que insanidade! A cultura ocidental foi baseada na filosofia grega, no direito romano e na moral cristã. Eles queriam que a professora ensinasse o quê?💀😱
Pondé, vc é muito bom no que faz!!!! O cara que mais gosto de ouvir na vida.
Eu tbm!
Fico na dúvida entre ele e o Clóvis.
Affe... Você é tão realista que dói na alma. Obrigada por colocar luz na área acadêmica. ACEITAÇÃO pelo fato! 👌💯
Luiz Felipe Pondé sei que você dificilmente lê esses comentários (você mesmo comentou isso em um de seus vídeos), mas tenha em mente a importância que o senhor tem nesse mundo acadêmico doente. Parabéns por ser um dos poucos filósofos do Brasil que tem uma opinião diferente do "Politicamente Correto".
as ideias de Pondé sao dotadas de uma realismo impressionante. sigo !
Assisti a esse vídeo, o Pondé esclarece muito sobre educação.
Trabalho em duas escolas de ensino fundamental I, ou seja sou alfabetizadora.
A escola hoje é um depósito de crianças...
A educação pública está falida, pois os políticos estão preocupados com votos...
Uma das melhores definições de educação que eu já vi, talvez por ter lido pouco sobre o assunto.
Lidar com a própria humanidade e a dos outros é o desafio principal da vida em sociedade.
Gênio. Amooo. Sou professora da UFPR e gostaria de ter 1% do seu repertório para me posicionar.
Eu sei lidar com 5 pessoas dentro de uma casa, não quer dizer que eu não odeie esse tipo de situação.
*@Luis Felipe Pondé... Parabéns pela explicação Obrigada👍🏻*
Pondé,faz um vídeo falando sobre o minimalismo
up
Up
Kleber Arcane boa!
3:53 Nunca tinha pensado isso. Kkkkk.
Perfeito! Sou professor e concordo 100 por cento com suas palavras. Devemos tentar desconstruir essa vida perfeita de propaganda de margarina que povoa o imaginário popular e mostrar a sociedade e o homem eles são, na tentativa (difícil) de preparar os alunos para o mundo real, e não para essa idealização infantilizada e rasa da vida.
De acordo.
Um mestre, sempre tentei definir esses pensamentos, mas nunca seria tão conciso e clínico para descrever de uma forma que fizesse tanto sentido ao expor! Pondé eu sou seu fã!!!!!!
Querido Pondé, quantos livros você já leu em sua vida ? Que jeito de falar MARAVILHOSO!!!
Realmente essa palavra tem uma amplitude muito maior do que o seu sentido literal, geralmente ensinamos os costumes, os hábitos, e valores sociais como forma de educar, no entanto ao longo das gerações isso foi se tornando mais complexo, e quando você diz que devemos nôs imaginar no lugar do outro, essa é chave Pondé, acredito que esse critério é fundamental para o exame sobre nossa humanidade e as dos outros .
Perfeito! Sempre pensei assim, não é de hoje! Todos somos falhos mas devemos aprender com nossos erros e também ajudar o próximo a entender e tentar ajudar em seus erros! O problema maior é que quem erra quase sempre acha que tá certo e leva consigo o fato de que os outros erram também então não precisam levar "lição de moral" de quem também erra! Outro problema é o egoísmo que nos leva a pensar em só nós mesmo e não se preocupar nenhum pouco no próximo, a não ser que haja algum interesse de nível social ou financeiro! Assim são as relações hoje, infelizmente! Educação é o uso da empatia em se colocar no lugar do próximo e tentar ajudá-lo, na medida do possível, naquilo que realmente o incomoda ou atrapalha, com relação a seus pensamentos duvidosos, naquilo que acha bom pra si, sem prejudicar a ninguém, lógico, enfim, podemos ajudar de várias maneiras, mas sendo muito mais humanos do que simples conselheiros baratos que muitas vezes não acrescem em nada com comentários tendenciosos! Parabéns Pondé! Penso exatamente igual! 😉👌
Vejo a educação como uma instrução multifatorial, evidenciando a natureza e o humano como parte dela, além de auxiliar o indivíduo em sua formação moral e espiritualidade.
Qual o papel da espiritualidade na educação?
Espiritualidade não no sentido de religião, mas sim o ser humano em seu aspecto psicológico, que envolve a forma como se relaciona com o mundo e as pessoas, seu autoconhecimento, capacidade de abstração, inteligência emocional, enfim, aquilo que é intrínseco. Vejo a educação diferente do que é hoje tido como tal, que na verdade de aproxima mais de instrução. Em meu ver educação é aquilo que te transforma, modifica e não apenas enche de conteúdo intelectual. a exemplo disso a quantidade de tiranos que existem no mundo formados pelas melhores escolas intelectuais, ou seja, ricos em cultura e pobres de espiritualidade, humanidade.
Wander da Silva Guerreiro a tirania sempre existiu e sempre vai existir, não acho que a educação iria coibir o mal assim. Acho que pedir que a educação ensine as pessoas a serem tão "elevadas" é demais, a maior parte do mundo só quer não passar fome e se divertir um pouco no fim de semana.
Acho que instruir as pessoas do básico pra não morrer deve ser suficiente; essa busca que você fala me parece algo muito complexo é só alguns poucos entram nessa jornada (porque poucos entendem o que é isso de fato). Talvez o mundo não consiga ser tão complicado.
Concordo e infelizmente é a situação da grande maioria das pessoas, contudo acompanho movimentos que vão na contramão dessa proposta e vejo algumas pessoas buscando esse "outro lado" do capitalismo e cultura social atuais, o que me mostra que, mesmo esses que assim se comportam, o fazem por conta da falta desta educação, como disse na primeira fala. Se observarmos o movimento educacional de Piaget e outros da Europa do século 19, como em algumas civilizações orientais,veremos o quanto o conceito de educação foi deturpado e condicionado ao ser o que é hoje, como você muito bem verificou. Tudo é uma construção e esse processo educacional baseado na forma como explanei, ainda vai levar um bom tempo até que tomemos consciência do seu sentido.
Belíssimo discurso! Seus vídeos, muitas vezes, são uma grande alegria para mim!
Pondé merece uma estátua, seja em qual cidade for. Merece ter uma das notas do real brasileiro estampado com sua imagem.
Tu simplesmente detonou o tema. Aplausos.
Muito bom seu vídeo. Adorei! Vamos usá-lo como material de apoio na vez do fascículo respectivo na leitura coletiva da Coleção Primeiros Passos (ed. Brasiliense).
Mais um conjunto de idéias estapafúrdias do super inteligentinho Pondé, o maior gênio que a humanidade conheceu.
A questão de a educação precisar nos ajudar a perceber nossas ambivalência, creio, é o ponto mais crucial de uma formação política e humana. Mostrar às pessoas, durante sua formação, aquilo que Scooby-Doo muito nos ensinou (que os monstros são, na verdade, humanos), me parece uma forma realmente interessante de nos despertarmos para a possibilidade de que, em algum momento de nossas vidas, reproduziremos aquilo que um dia repudiamos, e perceber essa ambivalência seria um gatilho para a humildade.
Verdade, hoje estou na minha segunda graduação (humanas - comunicação) e fiquei surpreso (hoje nem tanto) com a capacidade da "galerinha de esquerda" (principalmente os mais jovens) de julgarem os outros, e sobretudo, isolar as outras pessoas que discordam ou têm um pensamento levemente diferente. A impressão que dá é essas pessoas jogam as imperfeições para outrem.
Bah, quantas verdades nuas e cruas, adoro sua honestidade intelectual. Sou seu fã, Pondé!
A educação sem distorção ética e moral é a arma mais poderosa para transformar o mundo.
Ponde, você é um dos poucos que tem consciência de valores.
Simplesmente o maior filósofo brasileiro
Tem uma frase do Pondé que vai me acompanhar para o resto da minha vida. Não lembro como foi escrita ipsis littris, mas foi algo mais ou menos assim "o meu conhecimento sobre a pré história esculhambou minha visão sobre a humanidade.
Como o sentindo de educação ficou relacionado ao de Educação, e este último está associado às escolas, posso sintetizar, como ex-professora, que: - para as escolas privadas significa dinheiro, - empurrar conteúdo de forma exaustiva nos alunos para que eles passem em massa nos vestibulares, gerando uma grande procura pela escola , e consequentemente, muito dinheiro; para as públicas significa dinheiro também, - manter que a escola x ou y tenham um percentual de alunos matriculados, garantindo assim contratos de trabalhos, diretores e coordenadores longe das salas de aulas, verbas do Mec... Geralmente mascaram-se notas, pois não há preocupação em aprovar em vestibulares os analfabetos funcionais.
No momento em que vimos, não só no Brasil, mas de modo mais acentuado por aqui, a decadência do sistema educacional, é bom ouvirmos uma opinião clara e sensata sobre o que seja primordial neste tão importante campo, com certeza a base principal para o relacionamento em sociedade.
Embora com uma única frase: “o verdadeiro sentido da educação é de fato ajudar as pessoas a lidar com a humanidade que está nelas”, como ele mesmo diz, uma definição razoável para o que seja educação, foi muito interessante assistir ao vídeo todo.
Pondé, gostaria de que comentasse um pouco sobre um fato do que acontece em minha vida e que não fica limitado somente a mim.
O fato é: nunca tive acesso a educação de qualidade! No ambiente em que cresci e sobrevivi, nunca tive muita influência nem mesmo algo de comparação para me ajudar a moldar um caminho mais próximo a uma "educação de qualidade". De família humilde, de um lugar humilde onde mais de 80% da população recebe entre 1 e 1,5 salários mínimos. Isso me distanciou do caminho educacional. Somente após alguns bons anos, que eu já crescido, batendo de cara com a realidade que percebo tudo isso. Ainda vivo em desvantagem por essas questões e outras também (não vem ao caso agora, pois vai ficar muito extenso).
Nesse acontecimento, qual você acha que deveria ser o caminho agora para melhorar essas situação? Em relação ao abismo existente entre a educação pública e a privada? E o que dá de conselho referente a pessoas, jovens como eu que queiram diminuir esta desvantagem?
Concordo plenamente! Meu pai dizia um país que não tem Educação, não deve set chamado de Nação, mas este era o meu pai lá em 1957 quando me matriculou no 1° ano
3:50 perfeito
Poxa, que legal ver/ouvir isso num tempo em total descrédito na educação - finalmente alguém que releva o sentido de ser "humano" ao invés de ser alguma outra coisa fora do humano dentro do propósito de educar. Eu somaria a isso tudo o que ele disse o desenvolvimento de potencialidades - nua e crua mesmo - saber ler, escrever, fazer conta, e o mais difícil hoje - raciocinar - e claro adquirir repertório e cultura sólida do que a humanidade produziu para o bem e para o mal (ai cabe claro o "saber as capitais").
Olá, Professor Pondé. Certamente é de fundamental importância a clareza da relação e comprometimento educacional , com a matéria prima do processo de produção e aplicação de conhecimento: "o ser humano".
O que é necessario pra se tornar um intelectual? E pq muitos se dizem "intelectuais" ou "inteligentinhos"??
Seria um bom tema. Eu tenho dúvidas quanto a isso.
Leia "A vida intelectual" de Sertillanges e "Como Ler Livros" de Mortimer Adler
Dez, nota dez📢📢📢
Total empatia com o que foi dito. Afe😳fiquei 😮 os gregos foram demais. Efaristou poly para todos os filósofos. Parabéns Ponde 🎉👍😀🌹
Pondé parece ser o mais católico de todos os ateus.
Sábias palavras.
Servir às necessidades estatais.
Esclarecimento humano é pura fachada.
feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (cora coralina) empatia! perfeito doutor!
Pondé, o que você acha do Paulo Freire?
Haha
Eu também queria saber.
Obrigado por partilhar sua sapiência, junto ao equilíbrio e concisão, conosco.
Ótimo vídeo. Gosto da forma como enxerga, bem realista.
Porra Pondé, seu bom senso faz falta no mundo!
Perfeito Prof, gostei muito de sua pontuação sobre um tema tão sério...
Gosto do ponde, ele me faz pensar.
"Quando as crianças ficavam correndo por aí o tempo inteiro atrás de bicho" KKKKKKK
Rafael Amaral os exemplos do Pondé são os melhores ,ele pega cada coisa da nossa rotina 😂😂😂
Show de bola Pondé.
Acho que é para lidar com a humanidade que há nelas e nos outros. Como você diz, "O outro sangra como nós". À princípio, tem o objetivo da preservação da espécie, assim como as leis ; caso a educação falhe, protagoniza a punição. Ou deveria protagonizar!
Adorei o exemplo do WC...e olha que quando eu saí da faculdade de psicologia em 84 estávamos trabalhando exatamente esta ideia...inclusive resgatando o brincar e, que o essencial era oferecer conteúdo minimamente necessário para a formação do ser humano e não aprender fazer conta aos 4 anos. Até que a educação se transformou num produto com a era Objetivo...daí já começou a caça aos inteligentinhos pra fazer parte do Outdoor de aprovados no final do ano e agora com a apoteose do absurdo...que é a definir a opção sexual da criançada...Jesus.... evolução estilo caranguejo!!!
Pondé, meu atual melhor amigo imaginário!Seus vídeos são muito bons!
Será que apenas educação é a solução dos nosso problemas? Quem tem mais responsabilidade, nós os pais, o Estado ou o professor? Até onde a escola é determinante na formação do indivíduo?
Parabéns pelo vídeo !!!!!
EDUCAÇÃO TEM QUE SER UM SERVIÇO E NÃO UM DIREITO !!!!!!!
Por isso sou ANARCOCAPITALISTA por NÃO acredita mais no ESTADO . Utopia é acredita que o ESTADO PODE DAR CERTO .......
Isso mesmo, Dr Luis Felipe Pondé!
Ótima análise acerca desse tema tão controverso, mas que nos intriga bastante.
Adorei!
Tenho um dúvida. Aqui no Brasil, confundimos educação (conhecimento, matemática, português, etc), que colabora com o desenvolvimento humano e social na técnica, com polidez (respeito ao próximo que se aprende em casa), que ajudará nas relações sociais. Existe esta confusão? Não distinguimos esta diferença aqui no Brasil? São distintas?
Muito bom, gostamos muito de suas assertivas com referência a Educação.Obrigada!Bom dia! Fraterno Abraço!🙏🌹🇧🇷👍
Pondé, eu queria muito que tudo isso fosse verdade.
A educação é uma coisa admirável, mas é sempre bom lembrar que nada que vale a pena saber pode ser ensinado.
Se você lecionar sobre dignidade, moral etc. Não significa que eles se tornarão.
A grande questão da atualidade é : se não é o discernimento que transforma, qual o fator que difere àqueles que são corretos ou não ?
Pois muitos fazem justamente porque sabem que é incorreto.
Gostaria que me respondesse, de verdade ou indique alguns autores pra ler. Essa é uma dúvida que tenho e isso me consome.
Excelente a idéia de ensinar a lidar com a nossa humanidade!
Excelente Ponde!
Porque a maioria dos seres humanos não conseguem sentir verdadeiramente a dor do outro, e quando a sente, logo esquece? Defeito de fábrica ou proteção embutida?
Ponto de vista muito bacana.
Oi Pondé, tudo bem? Aproveitando que nesse vídeo você entrou no tema educação. Gostaria de saber o que você acredita e tem a dizer em relação a análise de Michel Foucault sobre a sociedade disciplinar e intitular a escola como uma instituição de sequestro, assim como outras instituições?
Adoro sua filosofia 👏👏👏👏 . Se é menino, menina ou samambaia😃
Faz alguns indicações de livros.
Pondé,O Jung considerava a astrologia a soma do conhecimento psicologico obtido na antiguidade(O segredo da flor de ouro,trad Richard wilhelm).Voce poderia fazer um video falando sobre o espaço da astrologia e outros conhecimentos esotéricos na atualidade.Mas astrologia de fato,nao essas revistas que trazem horóscopo diário.O senhor poderia fazer um video dando sua opinião sobre esse assunto?
Desde que não sege uma educação estatal e, principalmente, centralizada em alguma União federal, já teríamos um grande avanço sobre o que não é educação.
Esse foi o vídeo q mais fez sentido pra mim!! Excelente reflexão
Pondé, faz um vídeo colocando a diferença entre educar e ensinar na sua visão... Faz esse favor pra nós. Obrigado ✔
Educação é ensinar aquilo que elas vão usar no seu dia a dia e os acontecimentos do mundo.
...We don't need no education We dont need no thought control No dark sarcasm in the classroom Teachers leave them kids alone Hey! Teachers! Leave them kids alone! All in all it's just another brick in the wall. All in all you're just another brick in the wall...
É melhor sermos idiotas felizes ou sábios tristes?
Gustavo Kessler é uma boa pergunta
Luis Eduardo Queiroz Um sábio frustrado é comum em uma sociedade medíocre
Sábios...felizes e infelizes... depende
Melhor ser sábio triste, porque seu conhecimento vai te consolar e querendo ou não, as vezes você vai sentir orgulho de si mesmo. (opinião de um leigo em filosofia)
*Felicidade é apenas um estado emocional*
Quem é feliz 100% do tempo, tem problema mental, o mesmo acontece com pessoas 100% triste.
Todo "inteligentinho" é triste. Kkkkkkk
"Educação é você ajudar as pessoas a aprenderem a lidar com a humanidade delas". PONDÉ, 2017
Mayara Ximenes o que não faz sentido nenhum com o conteúdo do vídeo né?kkkkkk
+Airton Araujo Bateu do meio pro final
Mayara Ximenes isso puro é Paulo Freire 👏👏👏👏
Pondé, uma sugestão de assunto. Muita gente diz hoje que a briga Esquerda x Direita não faz mais sentido atualmente. Você não acha que as pessoas deveriam deixar essa disputa de lado e unificar as coisas boas da esquerda e direita, e focar no combate aos problemas sociais?
Acredito que "Educação" quando diz respeito a ensinar algo a alguém ou aprendizado. Tem quatro sentidos principais: (1) Ajudar as pessoas a viverem em sociedade, terem uma profissão nesse mundo "tecnológico" e terem embasamento e exemplos para saber levar a vida - Educação do ponto de vista prático; (2) Elevar o ego do ser humano como ser "racional", "superior", "modinha" - como diz o Pondé; (3) Ideia usada para ganhar dinheiro por parte dos donos das escolas e meio pelo qual o político pode roubar e "mostrar resultado"; e o último (4) Levar conhecimento e acender a faísca do desejo pelo conhecimento, que para aqueles que o amam é a maior fonte de prazer e para o Universo, o FIM (fim no sentido de objetivo final).
Faz um vídeo indicando livros sobre o assunto.
O que o Pondé acha dos Direitos Sociais trazidos pela Constituição? E o que o professor acha da construção na doutrina jurídica de que o texto Constitucional é um dever ser - uma busca dos cidadãos por um mundo melhor.
Pondé, por favor nos fale sobre a mística e a filosofia oriental tão negligênciada, mas que foi a base de tudo...
Sou recém formado em licenciatura na área de ciências e concordo completamente. As pessoas se utilizam da ideia de "sentido da educação" como instrumento político e reforçam isso com teses e trabalhos acadêmicos que mais parecem um monte de paráfrases. Ver a educação como "Ajudar o outro, principalmente o jovem, a entender e lidar com a sua humanidade" é uma ótima perspectiva, mas, infelizmente, os universitários não são formados para saber como fazer isso, muito deles ainda nem entendem a sua própria humanidade.
LUIZ, se a monarquia não tivesse sido derrubada pela república, poderíamos prever que hoje seríamos um país melhor para se viver?
Show de bola, Prof!
👏👏👏👏👏👏👏tudo isso aí mesmo!!!!!!!
A educação tomou um rumo ideológico e se perdeu do principal, compreensão própria e alheia. Hoje se ensina a odiar tudo e que tudo é errado se estiver fora daquela ideologia, não se ensina a observar e tomar as próprias conclusões, se ensina a seguir o mais popular e a não analisar as situações com objetividade e distinção. O que temos hoje na sociedade é um padrão doentio de formular tudo a um cenário vítima x agressor / certo x errado / permitido x não permitido.
Grande Pondé
Pondé , o que você acha do sistema de escola Waldorf? O estilo deles me lembra bastante Rosseau... Você já ouviu falar sobre? o que acha?
*IMAGINAÇÃO MORAL = COMPAIXÃO.*
Ansioso por assistir um vídeo, pelo menos, do Pondé que eu não concorde em módulo, direção e sentido.
A careca tá bem polida de novo. Muito bom.
A PRETENSÃO DE PREPARAR PRA VIDA,FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES. PROFESSORA DE LETRAS,FABÍOLA MADONNA.
Pondé, o que você pensa sobre os desigrejados? Eles se encaixam nos "podres de mimados/ressentidos"?
Bem pontuado.
Muito bom, um dos melhores vídeos que eu já aqui no seu canal.
Excelente!
Pondé, seria válido dizer que o ser humano, em suma, possui uma natureza capitalista em geral?
Muito bom ponto de vista.
Pondé, o que vc acha do caso do apresentador da globo com a frase supostamente "racista" ?
concordo plenamente! não tenho nada contra você. sou seu fã e da do outros 3 Karnal Clovis e principalmente o cortella.
Sou professor e concordo muito. Parabéns