EXISTEM 3 REALIDADES . Yuval Noah Harari utiliza a história, sociologia, neurologia, antropologia, psicologia, filosofia e arqueologia pra fazer uma grande "revelação" !! . EXISTEM REALIDADES PARALELAS AQUI MESMO NA TERRA th-cam.com/video/W-BO5IcyCRA/w-d-xo.html ...
Concordo totalmente com voce, tem muita gente no mundo e não para de crescer, ecologista e cheio de mimimi e blablabla mas o melhor para o mundo e a humanidade seria uma estagnação do crescimento da população ou ate uma diminuição, quer preservar o mundo diminui o numero de filhos, principalmente em países e regiões subdesenvolvidas, não adianta pessoas estudadas terem apenas 1 filho, não usarem carro, serem ecochatas se em regiões miseráveis os casais tem 10 filhos antes dos 30 anos.
não jovem não é assim que ele pensa. como você pode ser simplista e acusar as pessoas que tem dez filhos? um diretor da Samarco + um perfeito + um fiscal corrupto valem por quantas famílias? fazem um estrago por milhões de pessoas. Uma canetada não dada pelo Bush ha dez anos equivale a quantos bilhões de pessoas prejudicando o meio ambiente?
Uma coisa me parece certa. Para os próximos anos, esta vai ser a principal discussão. Pessoas devem morrer para preservar o planeta, essa onda esta vindo com força sobre defender a natureza. Para preservar a natureza vamos ver o avanço na agenda pró-aborto e pró-eutanásia. Eu vi um ativista do meio ambiente com uma placa nos EUA que dizia. " Preserve o meio ambiente, se mate" era mais ou menos isso. A duvida que tenho é, será que o planeta corre mesmo este risco todo? Ou será uma invenção da ONU? Aquecimento Global.
Nossa, como voce e uma pessoa boa e preocupada com o próximo, tem um pensamento complicadista fabuloso, pode dormir feliz com suas realizações, defendeu a família de 10 pessoas contra o mau George Bush, pena que não e voce que vai criar, alimentar e cuidar dessas 10 pessoas,. Filhão, o pensamento não e simplista, pensa em toda cadeia produtiva necessária para alimentar, criar, dar saúde, saneamento, educação, segurança e etc para tanta gente, os dez são multiplicados por milhões, gerando bilhões de miseráveis sem perspectivas nenhuma de uma vida melhor, simplista e seu pensamento de achar que ser bonzinho da internet vai salvar o mundo, bilhões de pessoas geram um lixo diário maior que varias samarcos juntas, tenta pensar apenas o consumo diário de agua para 7 bilhões de pessoas sobreviverem, seu argumento e extremamente maniqueísta e infantil, ditadores africanos e do oriente médio são muito piores que os ocidentais, se aproveitam da miséria sem fim do seu povo ignorante, da pra escrever um livro explicando o porque de tanta gente não ser bom, mas pra quem tem um mínimo de noção entende lendo meu argumento. Quanto a eliminar o ser humano so um débil mental básico e estupido pensaria que estou falando disso, e apenas regular o crescimento demográfico que a população estabiliza e ate diminui, mais uma vez falo a mesma coisa, não adianta o paulista moderninho metido a besta ser ecológico e ter apenas um filho se no nordeste as famílias tem vários filhos que serão analfabetos e miseráveis incentivados principalmente por politicos populistas que querem miseráveis dependentes para necessitarem de assistencialismo governamental para votarem neles. Entendeu ou precisa escrever mais pra voce entender? simplista e ficar indignado na internet, se sentir ofendido, responder e depois se cagar para os bilhões de miseráveis do mundo.
Odorico Paraguaçu facilmente nota-se que você é um hater pelas palavras afiadas, sinto um ódio em suas palavras. Não vou fazer textão pois isso e coisa de quem não trabalha nem estuda e tem tempo de escrotar pelos dedos na internet. 1ºÉ notável que você não conhece historia ao falar dos ditadores africanos, volte um pouco no tempo e veja quem legitimou os ditadores africanos no poder. 2º com toda certeza você não conhece o nordeste ou esteve lá só a passeio a situação é muito mais complexa do que você pensa é fácil dizer que nordestino faz dez filhos e é quem degrada o meio ambiente. 3º o lixo imenso que as famílias produzem é fruto das empresas que visam o custo mínimo de produção e distribuição e nos últimos anos migraram em sua maioria para embalagens plásticas novamente voltamos aos poderosos (políticos e burgueses) Iria argumentar aqui sobre o controle populacional? mas chega a ser cômico o modo simplista que você vê o mundo. A propósito sou paulistano filhos de pais paulistas, mas não olho só pro umbiguinho.
"Eu não sei se o mundo aguenta 7 bilhões de sapiens querendo ser feliz!" Não tem como não concordar, principalmente se a idéia de felicidade está ligada à expectativa de consumo.
Fantástica colocação. Se você estudar a história do universo ficará mais chocado ainda. Ela mostra como somos insignificantes e especiais ao mesmo tempo. Acho que isso ajuda a aguentar a pressão do dia-a-dia
Muito interessante seu comentário. Já percebi isso há muito tempo, e nem precisa estudar pra isso. Somos seres que conseguem enxergar, de certa forma, tudo, mas não temos poder absoluto sobre nada. E isso é meio miserável.
Nestor Burlamaqui Conheço pouco as ideias de Miller. Fazem algum sentido, embora dizer que a mente humana é como a cauda do pavão é bastante ousado, e não encontra muita ressonância em outras teorias sobre as origens do ser humano. Alguns acreditam que passamos por um processo de autodomesticação - uma hipótese semelhante ao que Miller defende.
Também conheço quase nada de Miller. No entanto, o que Pondé falou parece um resumo das primeiras vinte páginas do livro, especialmente quando ele fala que somos seres pre-históricos num shopping ou quando fala em viagem no tempo para 30 mil anos atrás. Na obra, há um diálogo hipotético entre um viajante do tempo e um grupo de cro-mags, muito hilário por sinal. Recomendo.
Leiam: -O Terceiro Chimpanzé -O Mundo até Ontem Autor: Jared Diamond Excelentes livros que expandem a nossa visão sobre a espécie humana e seu desenvolvimento.
Não sabe nem escrever shopping e quer classificar algo como genial. Gosto muito do pondé mas achei essa frase "ok" comparada a outras que já ouvi dele.
A gente pensa que o mundo mudou nos anos 60 pq a gente gosta de se sentir importante, de se sentir no ponto alto da historia... nao duvido nada que pensaram a mesmissima coisa em 1500, 1600, 1700 etc etc etc...
Daniel Pois é, o movimento de contracultura da década de 60 só serviu para q os governos mundiais redobrassem o poderio sobre as pessoas sobretudo os reacionários. Ñ existe uma "evolução", ñ a ponto de melhorias para o ser humano. Mas sim de controle social.
O ponto alto da história é sempre o atual,o ponto mais importante é sempre o atual ,o mundo é dos vivos,por mais que no passado aconteceram coisas vitais para a nossa existência no hoje,o hoje sempre é o mais importante
Caro Pondé, sou aluno de um curso de História/Licenciatura em uma Universidade pública e vejo que o ensino de temas como a Pré História e a Antiguidade estão cada vez mais relegados a sarjeta, isso é o que acabo percebendo no meu curso e vejo que não foge muito da realidade de outras Universidades por aí. Apesar de que temos grandes e importantes núcleos de estudos sobre a Pré História em universidades públicas brasileiras , tais como a USP, UFMG, etc. Além de importantes sítios arqueológicos no país, mas além disso tudo há uma grande lacuna na pesquisa e no ensino de Pré História hoje no país. Creio que um dos motivos que compõem esse visível e manifestado menosprezo com o ensino e a pesquisa da Pré História nas Universidades brasileiras, seja aquele que você deixou claro em sua análise ao se referir que o pensamento marxista/esquerdista vigente hoje nas universidades crê, de forma bisonha e limitada , que o mundo humano "surgiu" a partir do desenvolvimento do capitalismo nas Eras Moderna e Contemporânea, senão quando atingiu seu ápice cultural e econômico nas décadas do século XX, em especial nos anos 60. Por isso que vemos, hoje em dia, poucos artigos e monografias sendo desenvolvidos sobre o tema Pré História na academia, se comparados com outros campos da pesquisa histórica como, por exemplo, história social ou econômica. Me incomoda pensar que um campo tão vasto e rico de nossa história humana seja tão pouco abordada, discutida e aproveitada na formação intelectual de futuros professores, o que acaba gerando por consequência alunos pouco informados sobre um tema tão instigante, fascinante e complexo, principalmente quando é abordada a evolução da espécie humana. Vejo, em suma, um grande retrocesso na ciência histórica a forma como são preteridos temas como a Antiguidade Clássica e a Pré História em prol de perspectivas antropológicas e sociológicas que analisam somente aspectos modernos da sociedade.
Abandona essa bosta e vai estudar antropologia, véi! Se não der certo, muda de ramo e vai para as engenharias! Também sou de humanas, e me arrependo profundamente de ter ido para essa merda tapada de marxistas.
Eu mesma nunca fui fã de estudar a pré-história. Sempre achei o século XX muito mais empolgante, não sei se porque é o mais próximo de mim, cronologicamente falando (nasci em 1997).
Você que me interpretou mal. Disse que por eu ser de 1997, do século XX, acho esse mesmo século muito mais empolgante porque os acontecimentos foram mais próximos à mim, cronologicamente falando. Espero ter esclarecido #paz
Não se dá mais espaço para a Pré-História e Antiguidade Oriental porque o currículo universitário é moldado por provas de concurso. Nestas Antiguidade e Pré-História são menos comuns. Mas por incrível que possa parecer, caso não saiba foram exatamente historiadores mais ligados a arqueologia, história das mentalidades e mesmo marxismo que muito se interessaram pela Antiguidade, exemplo disso é o Ciro Flamariom Cardoso. Porque a História quando nasce na Europa desprestigiava as sociedades sem escrita ou que não constituíram organizações complexas, taxando-as como inferiores, quem primeiro questionou essa forma de se fazer história foi exatamente a historiografia marxista. Inclusive boa parte do trabalho histórico de Marx foi em cima da Antiguidade Oriental e Clássica, o próprio marxismo concebe o capitalismo apenas mais um sistema surgido de outros anteriores, portanto é preciso analisar a história humana desde o período primitivo, dizer que a "humanidade surgiu com o capitalismo" e atribuir isso ao marxismo significa que ou não presta atenção nas aulas ou só está dizendo isso como desculpa pra falar mal de marxismo. Nada contra quem não é ou não concorde com Marx, mas que seja com embasamento, coisa que é muito possível.
Apesar do marxismo fazer uma avaliação, muito peculiar, da Pré História e da Antiguidade, a concepção de história do marxismo ou "materialismo histórico", em si, pouco contribuiu para o desenvolvimento e aprofundamento dos campos da Pré História e Antiguidade, exceto quando aborda questões de natureza econômica e social desses períodos, e mesmo assim o faz de modo superficial e direcionada unicamente para dar base a um sistema de pensamento. E dentro desse sistema de pensamento do marxismo esses períodos anteriores servem apenas como base para fundamentar teoricamente o que seria "o ápice da evolução econômica e social" que se deu com o surgimento do capitalismo e que seria suplantado posteriormente pelo socialismo, segundo a visão marxista. E por isso o estudo histórico tem sido reduzido, meramente, a perspectivas econômicas e suas causas sociais. Como sou da área avalio que existe um empobrecimento do estudo de temas como a Pré História e a Antiguidade na academia, tanto em quantidade como em aprofundamento das abordagens desses períodos como um todo. Não considero de forma alguma essa avaliação de que a "humanidade surgiu com o capitalismo", como você quis colocar, apenas frisei que o direcionamento dado na maioria dos curso de história, ultimamente, vem dando excessiva prioridade a temas que discutem mais aspectos econômicos e sociais que se enquadram dentro de um limitado tempo histórico que começa com a Idade Moderna até os dias atuais. Relegando assim o estudo histórico de outros períodos a meros apêndices dentro de uma construção ideológica que tenta implantar na academia uma única teoria de abordagem de fatos históricos.
Respeito pelos ancestrais. O conhecimento prático e testado, cuja totalidade é incapturável pela formalização verbal, resultante da inteligência coletiva, somatória e coalescência da informação distribuída por entre indíviduos. Aí, chega UM indivíduo e diz: "EU sou o sábio e de MIM vai sair a sabedoria, o passado é um erro. Sigam-me". O conservador não é um arrogante que necessita da auto-ilusão para validar-se. Progride com prudência. Vive de discernir o bom do melhor. Adapta e cria. Por ser tradicional, não tem medo do nomadismo. Carrega o que presta.
Sensacional! Como ambientalista, por ter feito alguns cursos, eu sempre comentava isso entre os meus pares: Somos civilizados até enquanto nada nos faltar. Quando o mundo entrar em declínio, quando os seres humanos não tiverem água e alimento, quem viver verá toda a pré-história surgir em menos de 1 minuto. Viveremos em duelos constantes, principalmente para eliminarmos aqueles que possam nos roubar de nosso conforto. Já li inúmeros textos, livros, entre outros, que a partir de 2050 não haverá água e nem alimento suficiente para abastecer a população, que estará em torno de 10 a 11 bilhões de pessoas.
Pondé, nunca li um livro sobre pré-história. Mas um que me causou exatamente essa impressão que vc menciona ("acabou água e luz, voltamos pra pré-história") foi Ensaio Sobre a Cegueira. Pura selvageria. Abraço.
Isso sim é um PENSADOR, que consegue ter um olhar crítico ATEMPORAL. O Pondé já tinha meu respeito por falar tão bem sobre a mundo atual, mas agora virou MITO...
Patético.Com esse charuto, então! Empatia é mentira, diz ele. Claro que ele não sabe o que é empatia.Toda fala dele demonstra isto.Ser lamentável, este Pondé!
Governo não faz riqueza só os cidadoes pagadores de impostos que carregam. Com o suor do seu trabalho essa malta de vagabundos q o q fazem eh Falar bonito ..
Talvez o melhor vídeo! Estudo psicologia evolucionista é fica claro como somos desadaptados, não sabemos lidar com nossos instintos e sofremos por não sabermos nos adaptar a esse ambiente contemporâneo do "vamos ser todos felizes."
Sensacional Texto Professor! Sou um pesquisador da História da Alimentação do homem desde a pré-história. A fome para mim é o segundo dos 3 maiores medos da Humanidade - Morte, fome e Doença - tanto que o homem criou primeiro armas e depois ferramentas. A fome fez dos primeiros povos a serem nômades, isto é, a procura pelo alimento (caça, pesca e o sal) colaborou com e deslocamento das primeiras raças e comunidades e a Agricultura colaborou para que se fixassem em uma mesma região transformando bandos em famílias e comunidades em sociedades e com o sr bem disse a preocupação com o próximo, com a prole e com o bem da comunidade colaborou com o advento das primeiras cidades. Desde a pré-história o alimento também colaborou com a língua e os idiomas, pois cada novo ingrediente encontrado era necessário criar um novo fonema ou vocábulo, por isso concordo que quando a humanidade percebeu que o bem comum era o seu bem necessário tudo começou a se transformar. Quando o Sr diz que a Pré-história está nos observando através da fresta de uma porta ou janela foi de uma sabedoria ímpar! Grande Abraço !
Caí nesse vídeo inusitadamente, estava estudando sobre pré-história e vi um vídeo do pondé falando sobre a mesma e me perguntei: ''que diabos ele falaria sobre'' ? haha. Amei, ótimo ver uma curta opinião filosófica sobre um assunto como esse.
Isso sem falar que no paleolítico o homem teve o auge de sua capacidade intelectual como indivíduo e da capacidade física, pois para sobreviver é necessário saber muito de muitas coisas e ter mutias habilidade muito bem desenvolvidas, que nem os atletas do decatlon conseguem hoje em dia. Concordo plenamente com o Professor.
A pré história é contemporânea. Está por aí em muitas regiões da Terra, onde a sobrevivência é ditada pela natureza, pelo clima. Mimados? Como consolação me resta dizer que em caso de aperto eu vou sobreviver ao Professor Pondé, sem whisky, sem charuto, fazendo crescer as minhas ovelhas e cozinhando na fogueira. Sei usar muitas ervas... e já perdi as preocupações intelectuais.
por favor, recomende algumas literatura!! (pelo menos para começar a conhecer o tema) o ""lado positivo"" é que essa era pré-escrita era menos falsa, cleptocrática, conspiracionista, lobbysta, etc
Acho tão lindo ponde com seu charuto sua dose , e começar a conversar. Ponde é aquele amigo que entra pelo monitor acaba com com vc e tem um sorriso sarcástico que no final diz: - Tudo ficara bem kkk
Meu amigo André Andrade, em uma coluna da Folha o Pondé criticou o livro. Porém, demonstrou respeito a qualidade de pensamento do Steven Pinker. Aliás, de forma muito modesta, eu o considero um dos mais fascinantes pensadores de nosso tempo. Abração. Segue o texto aqui: www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/103871-o-mal-estar-na-civilizacao-dos-anjos.shtml
8 ปีที่แล้ว +4
Muitíssimo obrigado pela atenção e consideração ao postar o link do texto. Abraços.
Vc se superou neste video. Essa visão da humanidade de hj mais primitiva que uma de 30 mil anos atrás é perfeita. Primitiva no sentido felicidade, ideológico
Com essa última frase virei seu fã! Eu costumava pensar isso qdo lembrava dos meus bisavós que vieram do outro lado do mundo sem nem falar a língua local e conseguiram (re)construir sua vida em uma terra estranha e sem ficar de mimimi pedindo ajuda do Estado. Mas agora vc simplesmente extrapolou esse conceito pra pré-História, corroborando a ideia de q nossas vidas são mto fáceis e a gnt reclama por pouca bosta. Parabéns e obrigado.
Pondé, já chegou a assistir the walking dead ? É extremamente interessante a ruptura da sociedade e a adaptação a ameaça zumbi, que apesar de fictícia trás um conceito de darwinismo. O mais interessante da série é a transição do homem com valores "morais" para o estado de natureza, certos valores se mostram falaciosas quando se trata da sobrevivência
Tem razão... o Rick se transformou completamente, mas o Dale nunca abandonou seus princípios humanistas. Seria interessante se o Dale tivesse sobrevivido mais, para reforçar o contraste entre seu pensamento e o de Shane e Rick.
Apesar de não concordar com tudo que o Pondé diz(não devo concordar com tudo o que as outras pessoas dizem também) ele tem uns pensamentos muito assertivos, você é muito bom no que faz que é me fazer refletir, obrigado Pondé.
Excelente vídeo, talvez o melhor do canal dele. Recomendo o filme "The Road" para quem quiser ver o que seria da humanidade sem o atual sistema que vivemos.
Pondé, você poderia nos indicar livros que considera excelentes, indispensáveis para qualquer um? Não precisa ser sobre um tema específico (como estão pedindo bastante sobre a pré-História nos comentários), eu só gostaria de ter um pouco mais de conhecimento mesmo.
Não sou o Pondé, mas dou minhas sugestões. Nos anos 70 um zoologista bem influente que falou sobre o tema foi Desmond Morris, que escreveu livros como "Macaco Nu" e "Zoológico Humano". Mais recentemente um antropólogo e zoologista escreveu muitos livros sobre a pré-história e povos tradicionais, como "The World Until yesterday", "Why is sex good", "Armas, Germes e Aço", "Colapso" e outros. Ambos não falam simplesmente sobre a pré-história, mas como somos animais que evoluíram lentamente ao longo de milhões de anos e vivemos em um mundo bem diferente.
Pondé, ainda existem pessoas vivendo na pré história, visita extremo da zona norte no RJ ou o vilas pobres da Bahia. Uma visita lá no Acre . Acho que existem mundos paralelos que ainda generalizados.
Maravilhoso👏👏👏 todo meu respeito aos que estiveram pisando nessa Terra há muitos e muitos anos antes de nós. Só de pensar como sobreviver naqueles tempos era infinitamente mais difícil do que é hoje em dia, me dá calafrios. Pensem que se estamos aqui hoje, nossos ancestrais passaram verdadeiros sufocos pra que isso fosse possível. E agora estamos aqui reclamando de tudo e nossa vida é um luxo se comparamos a 5, 10 ou sei lá quantos mil anos atrás. Muito respeito pela história da humanidade e por todo seu processo de evolução a duras penas. ❤️
Foi em cima do homem pré-histórico caçador-coletor que nós sobrevivemos para contar a história. Foi o modo de produção mais bem sucedido que a humanidade já adotou,comia quem coletava ou caçava ou pescava logo se não trabalhasse ou não pudesse,você morria. Sem propriedade privada,ouro,carros ou jóias,você tinha o que podia carregar,ou seja só usava o necessário. Sem classes,todo mundo trabalhava,sobrevivia e descansava por igual proporcionalmente entre homens,mulheres e crianças pequenas. Thomas Hobbes,disse uma vez que a vida do homem pré-histórico era bruta,breve e suja,evoluímos para a filosofia grega,Egito Antigo,computadores,shoppings e Iphone deixando para trás o pior do melhor modo de produção que tivemos e que durou mais tempo em nossa história.
De fato, a Pré-História teve fatos que revolucionaram de maneira incrível a História do Homem, como por exemplo, a descoberta do fogo, a domesticação de animais, entre outros.
Pondé parece viver no século 19, no ocidente. Faz bem rejeitar o determinismo histórico, mas abraça o determinismo biológico como mulher que é traída pelo marido e perdoa. Uma pena que suas análises ignoram a revolução científica e epistemológica do século XX, a qual mudou paradigmas materialistas para sempre.
vida fácil? fale por você. A maioria dá população do terceiro mundo vive uma verdadeira luta pela sobrevivência que lembra o homem primata, é ralação total, não tem nada fácil, nem mimimi.
Olha o defensor dos frascos e comprimidos. O quanto do seu dinheiro vc dá para os habitantes do 3o mundo? Quantos quartos da sua casa vc cede para esses pobres coitados?
Gustavo Lima, Yuval Harari fala justamente o contrário. Na pré-história, provavelmente, vivia-se melhor. Ele faz uma comparação muito interessante no livro. Essa sua visão é uma das ideias que caem por terra depois que se conhece um pouco da pré-história.
Na verdade, qualquer pessoa no terceiro mundo (que não seja um pobre miserável que não faça ao menos uma refeição ao dia) vive melhor do que qualquer pessoa (mesmo um rei) da idade média, em termos de saúde geral, expectativa de vida e, até mesmo, acesso a conhecimento.
Respeito pelos ancestrais, respeito pelos que morreram na segunda guerra para salvar o mundo. Estamos numa geração mimada. Parabéns Ponde. Você é o cara.
Eu confesso que jamais havia pensado por esse ponto de vista, agora eu entendo o porquê de a pré-história ter mudado a sua vida. E assim como você, eu agora tenho muito mais respeito e admiração pelos nossos ancestrais pré-históricos.
Obrigada por esse video! Eu aqui cozinhando na minha panela elétrica, um alimento que não plantei e não precisei caçar e matar, mas reclamando da vida. Foi ótimo!
Professor, se o sr. Ler este comentário poderia falar algo a respeito? A questão que levanto é o pq a natureza nos forneceu um cérebro (hardware) tão poderoso sendo que na maior parte do tempo a capacidade dele foi subutilizada, a impressão que eu tenho é que vieram uns ets, nos turbinaram com um bom equipamento e foram embora, disseram entre eles "daqui uns 100.000 anos agente volta, vamos ver o que esses humanos conseguirão alcançar com esse cérebro mais sofisticado", não sei se deu para entender, a evolução só nos dá aquilo que é essencial para nossa sobrevivência, sendo dessa forma talvez não tenha sido necessário um cérebro já preparado com potencial tão alto porém sem uso na maior parte do tempo de nossa existência.
" Somos uma espécie pré histórica, perdida no shopping center "
EXISTEM 3 REALIDADES
.
Yuval Noah Harari utiliza a história, sociologia, neurologia, antropologia, psicologia, filosofia e arqueologia pra fazer uma grande "revelação" !!
.
EXISTEM REALIDADES PARALELAS AQUI MESMO NA TERRA
th-cam.com/video/W-BO5IcyCRA/w-d-xo.html ...
"Eu não sei se o planeta aguenta 7 bilhões de sapiens querendo ser feliz." Kkkkkkkkkk
Concordo totalmente com voce, tem muita gente no mundo e não para de crescer, ecologista e cheio de mimimi e blablabla mas o melhor para o mundo e a humanidade seria uma estagnação do crescimento da população ou ate uma diminuição, quer preservar o mundo diminui o numero de filhos, principalmente em países e regiões subdesenvolvidas, não adianta pessoas estudadas terem apenas 1 filho, não usarem carro, serem ecochatas se em regiões miseráveis os casais tem 10 filhos antes dos 30 anos.
não jovem não é assim que ele pensa. como você pode ser simplista e acusar as pessoas que tem dez filhos? um diretor da Samarco + um perfeito + um fiscal corrupto valem por quantas famílias? fazem um estrago por milhões de pessoas. Uma canetada não dada pelo Bush ha dez anos equivale a quantos bilhões de pessoas prejudicando o meio ambiente?
Uma coisa me parece certa. Para os próximos anos, esta vai ser a principal discussão. Pessoas devem morrer para preservar o planeta, essa onda esta vindo com força sobre defender a natureza. Para preservar a natureza vamos ver o avanço na agenda pró-aborto e pró-eutanásia. Eu vi um ativista do meio ambiente com uma placa nos EUA que dizia. " Preserve o meio ambiente, se mate" era mais ou menos isso. A duvida que tenho é, será que o planeta corre mesmo este risco todo? Ou será uma invenção da ONU? Aquecimento Global.
Nossa, como voce e uma pessoa boa e preocupada com o próximo, tem um pensamento complicadista fabuloso, pode dormir feliz com suas realizações, defendeu a família de 10 pessoas contra o mau George Bush, pena que não e voce que vai criar, alimentar e cuidar dessas 10 pessoas,.
Filhão, o pensamento não e simplista, pensa em toda cadeia produtiva necessária para alimentar, criar, dar saúde, saneamento, educação, segurança e etc para tanta gente, os dez são multiplicados por milhões, gerando bilhões de miseráveis sem perspectivas nenhuma de uma vida melhor, simplista e seu pensamento de achar que ser bonzinho da internet vai salvar o mundo, bilhões de pessoas geram um lixo diário maior que varias samarcos juntas, tenta pensar apenas o consumo diário de agua para 7 bilhões de pessoas sobreviverem, seu argumento e extremamente maniqueísta e infantil, ditadores africanos e do oriente médio são muito piores que os ocidentais, se aproveitam da miséria sem fim do seu povo ignorante, da pra escrever um livro explicando o porque de tanta gente não ser bom, mas pra quem tem um mínimo de noção entende lendo meu argumento.
Quanto a eliminar o ser humano so um débil mental básico e estupido pensaria que estou falando disso, e apenas regular o crescimento demográfico que a população estabiliza e ate diminui, mais uma vez falo a mesma coisa, não adianta o paulista moderninho metido a besta ser ecológico e ter apenas um filho se no nordeste as famílias tem vários filhos que serão analfabetos e miseráveis incentivados principalmente por politicos populistas que querem miseráveis dependentes para necessitarem de assistencialismo governamental para votarem neles.
Entendeu ou precisa escrever mais pra voce entender? simplista e ficar indignado na internet, se sentir ofendido, responder e depois se cagar para os bilhões de miseráveis do mundo.
Odorico Paraguaçu
facilmente nota-se que você é um hater pelas palavras afiadas, sinto um ódio em suas palavras. Não vou fazer textão pois isso e coisa de quem não trabalha nem estuda e tem tempo de escrotar pelos dedos na internet. 1ºÉ notável que você não conhece historia ao falar dos ditadores africanos, volte um pouco no tempo e veja quem legitimou os ditadores africanos no poder. 2º com toda certeza você não conhece o nordeste ou esteve lá só a passeio a situação é muito mais complexa do que você pensa é fácil dizer que nordestino faz dez filhos e é quem degrada o meio ambiente. 3º o lixo imenso que as famílias produzem é fruto das empresas que visam o custo mínimo de produção e distribuição e nos últimos anos migraram em sua maioria para embalagens plásticas novamente voltamos aos poderosos (políticos e burgueses) Iria argumentar aqui sobre o controle populacional? mas chega a ser cômico o modo simplista que você vê o mundo.
A propósito sou paulistano filhos de pais paulistas, mas não olho só pro umbiguinho.
"Eu não sei se o mundo aguenta 7 bilhões de sapiens querendo ser feliz!"
Não tem como não concordar, principalmente se a idéia de felicidade está ligada à expectativa de consumo.
Cada frase desse cara é um tapa na cara de playboy mimado kkkkkkk
"Alguém dizendo que nos ama só para tirar nosso dinheiro." Definição perfeita de ideologia.
Maykon Johny curiosamente também dos psicopatas.
@Blue Eyes Bem por aí, kkkkkkk.
Nós somos uma espécie pré-histórica perdida num shopping center. Pondé você é o melhor!
Fantástica colocação. Se você estudar a história do universo ficará mais chocado ainda. Ela mostra como somos insignificantes e especiais ao mesmo tempo. Acho que isso ajuda a aguentar a pressão do dia-a-dia
Verdade Elisa Capllonch.
Muito interessante seu comentário.
Já percebi isso há muito tempo, e nem precisa estudar pra isso. Somos seres que conseguem enxergar, de certa forma, tudo, mas não temos poder absoluto sobre nada. E isso é meio miserável.
@@anotherhuman5874 Especiais não, só insignificantes mesmo.
Admiro muito o Pondé , mas ver ele leva o charuto a boca e voltar sem tragar por não para de fala , kkkkk foi engraçado.
@@anotherhuman5874 talvez n ter o poder absoluto seja a graça da coisa
Pondé, escreva um livro sobre esse tema. Eu compraria imediatamente
Tem o Yuval Noah Harari, que parece bom.
Credo, cruzes!
O que foi dito neste dito parece fortemente baseado na obra "Darwin vai às compras", de Geoffrey Miller.
Nestor Burlamaqui Conheço pouco as ideias de Miller. Fazem algum sentido, embora dizer que a mente humana é como a cauda do pavão é bastante ousado, e não encontra muita ressonância em outras teorias sobre as origens do ser humano. Alguns acreditam que passamos por um processo de autodomesticação - uma hipótese semelhante ao que Miller defende.
Também conheço quase nada de Miller. No entanto, o que Pondé falou parece um resumo das primeiras vinte páginas do livro, especialmente quando ele fala que somos seres pre-históricos num shopping ou quando fala em viagem no tempo para 30 mil anos atrás. Na obra, há um diálogo hipotético entre um viajante do tempo e um grupo de cro-mags, muito hilário por sinal. Recomendo.
Leiam:
-O Terceiro Chimpanzé
-O Mundo até Ontem
Autor: Jared Diamond
Excelentes livros que expandem a nossa visão sobre a espécie humana e seu desenvolvimento.
recomendo o livro: SAPIENS uma breve história da humanidade
@@ivancazassa-mplebeu ótimo
Anotado!
Like pelas referências.
Obrigada, Gabriel.
"Somos uma especie pre historica, perdida em um shoppim center.genial!!
Senti arrepios!
+Erick Fernandes A filosofia e o filosofar, sao fantasticos.
O Teorista dos Grafos o loxa
Shopping center.
Não sabe nem escrever shopping e quer classificar algo como genial. Gosto muito do pondé mas achei essa frase "ok" comparada a outras que já ouvi dele.
A gente pensa que o mundo mudou nos anos 60 pq a gente gosta de se sentir importante, de se sentir no ponto alto da historia... nao duvido nada que pensaram a mesmissima coisa em 1500, 1600, 1700 etc etc etc...
Daniel
Pois é, o movimento de contracultura da década de 60 só serviu para q os governos mundiais redobrassem o poderio sobre as pessoas sobretudo os reacionários.
Ñ existe uma "evolução", ñ a ponto de melhorias para o ser humano.
Mas sim de controle social.
O ponto alto da história é sempre o atual,o ponto mais importante é sempre o atual ,o mundo é dos vivos,por mais que no passado aconteceram coisas vitais para a nossa existência no hoje,o hoje sempre é o mais importante
@@matheusvilasboas2123 vc falou tudo. É isso! Fico imaginando como o homem se sentia "no futuro" ao empreender as grandes navegações!
O ser humano não é nada . Não passa de poeira e merda kkkk
Caro Pondé, sou aluno de um curso de História/Licenciatura em uma Universidade pública e vejo que o ensino de temas como a Pré História e a Antiguidade estão cada vez mais relegados a sarjeta, isso é o que acabo percebendo no meu curso e vejo que não foge muito da realidade de outras Universidades por aí. Apesar de que temos grandes e importantes núcleos de estudos sobre a Pré História em universidades públicas brasileiras , tais como a USP, UFMG, etc. Além de importantes sítios arqueológicos no país, mas além disso tudo há uma grande lacuna na pesquisa e no ensino de Pré História hoje no país. Creio que um dos motivos que compõem esse visível e manifestado menosprezo com o ensino e a pesquisa da Pré História nas Universidades brasileiras, seja aquele que você deixou claro em sua análise ao se referir que o pensamento marxista/esquerdista vigente hoje nas universidades crê, de forma bisonha e limitada , que o mundo humano "surgiu" a partir do desenvolvimento do capitalismo nas Eras Moderna e Contemporânea, senão quando atingiu seu ápice cultural e econômico nas décadas do século XX, em especial nos anos 60. Por isso que vemos, hoje em dia, poucos artigos e monografias sendo desenvolvidos sobre o tema Pré História na academia, se comparados com outros campos da pesquisa histórica como, por exemplo, história social ou econômica. Me incomoda pensar que um campo tão vasto e rico de nossa história humana seja tão pouco abordada, discutida e aproveitada na formação intelectual de futuros professores, o que acaba gerando por consequência alunos pouco informados sobre um tema tão instigante, fascinante e complexo, principalmente quando é abordada a evolução da espécie humana. Vejo, em suma, um grande retrocesso na ciência histórica a forma como são preteridos temas como a Antiguidade Clássica e a Pré História em prol de perspectivas antropológicas e sociológicas que analisam somente aspectos modernos da sociedade.
Abandona essa bosta e vai estudar antropologia, véi! Se não der certo, muda de ramo e vai para as engenharias! Também sou de humanas, e me arrependo profundamente de ter ido para essa merda tapada de marxistas.
Eu mesma nunca fui fã de estudar a pré-história. Sempre achei o século XX muito mais empolgante, não sei se porque é o mais próximo de mim, cronologicamente falando (nasci em 1997).
Você que me interpretou mal. Disse que por eu ser de 1997, do século XX, acho esse mesmo século muito mais empolgante porque os acontecimentos foram mais próximos à mim, cronologicamente falando. Espero ter esclarecido #paz
Não se dá mais espaço para a Pré-História e Antiguidade Oriental porque o currículo universitário é moldado por provas de concurso. Nestas Antiguidade e Pré-História são menos comuns. Mas por incrível que possa parecer, caso não saiba foram exatamente historiadores mais ligados a arqueologia, história das mentalidades e mesmo marxismo que muito se interessaram pela Antiguidade, exemplo disso é o Ciro Flamariom Cardoso. Porque a História quando nasce na Europa desprestigiava as sociedades sem escrita ou que não constituíram organizações complexas, taxando-as como inferiores, quem primeiro questionou essa forma de se fazer história foi exatamente a historiografia marxista. Inclusive boa parte do trabalho histórico de Marx foi em cima da Antiguidade Oriental e Clássica, o próprio marxismo concebe o capitalismo apenas mais um sistema surgido de outros anteriores, portanto é preciso analisar a história humana desde o período primitivo, dizer que a "humanidade surgiu com o capitalismo" e atribuir isso ao marxismo significa que ou não presta atenção nas aulas ou só está dizendo isso como desculpa pra falar mal de marxismo. Nada contra quem não é ou não concorde com Marx, mas que seja com embasamento, coisa que é muito possível.
Apesar do marxismo fazer uma avaliação, muito peculiar, da Pré História e da Antiguidade, a concepção de história do marxismo ou "materialismo histórico", em si, pouco contribuiu para o desenvolvimento e aprofundamento dos campos da Pré História e Antiguidade, exceto quando aborda questões de natureza econômica e social desses períodos, e mesmo assim o faz de modo superficial e direcionada unicamente para dar base a um sistema de pensamento. E dentro desse sistema de pensamento do marxismo esses períodos anteriores servem apenas como base para fundamentar teoricamente o que seria "o ápice da evolução econômica e social" que se deu com o surgimento do capitalismo e que seria suplantado posteriormente pelo socialismo, segundo a visão marxista. E por isso o estudo histórico tem sido reduzido, meramente, a perspectivas econômicas e suas causas sociais. Como sou da área avalio que existe um empobrecimento do estudo de temas como a Pré História e a Antiguidade na academia, tanto em quantidade como em aprofundamento das abordagens desses períodos como um todo. Não considero de forma alguma essa avaliação de que a "humanidade surgiu com o capitalismo", como você quis colocar, apenas frisei que o direcionamento dado na maioria dos curso de história, ultimamente, vem dando excessiva prioridade a temas que discutem mais aspectos econômicos e sociais que se enquadram dentro de um limitado tempo histórico que começa com a Idade Moderna até os dias atuais. Relegando assim o estudo histórico de outros períodos a meros apêndices dentro de uma construção ideológica que tenta implantar na academia uma única teoria de abordagem de fatos históricos.
Respeito pelos ancestrais. O conhecimento prático e testado, cuja totalidade é incapturável pela formalização verbal, resultante da inteligência coletiva, somatória e coalescência da informação distribuída por entre indíviduos.
Aí, chega UM indivíduo e diz: "EU sou o sábio e de MIM vai sair a sabedoria, o passado é um erro. Sigam-me".
O conservador não é um arrogante que necessita da auto-ilusão para validar-se. Progride com prudência. Vive de discernir o bom do melhor. Adapta e cria.
Por ser tradicional, não tem medo do nomadismo. Carrega o que presta.
Sensacional!
Como ambientalista, por ter feito alguns cursos, eu sempre comentava isso entre os meus pares: Somos civilizados até enquanto nada nos faltar.
Quando o mundo entrar em declínio, quando os seres humanos não tiverem água e alimento, quem viver verá toda a pré-história surgir em menos de 1 minuto.
Viveremos em duelos constantes, principalmente para eliminarmos aqueles que possam nos roubar de nosso conforto.
Já li inúmeros textos, livros, entre outros, que a partir de 2050 não haverá água e nem alimento suficiente para abastecer a população, que estará em torno de 10 a 11 bilhões de pessoas.
Mas na maioria dos países a natalidade não está baixando?
@@RogerioCastro12 mas a medicina evolui
Verdade...que bom q tenho 60 e a essa altura ja estarei mortinho😁
@@ihatethughalandtrashcountr4237 mas se houver reencarnação, poderá viver
@@samueIferreira nao, as evidencias sao contra reencarnaçao. Morreu..acabou.
Pondé, nunca li um livro sobre pré-história. Mas um que me causou exatamente essa impressão que vc menciona ("acabou água e luz, voltamos pra pré-história") foi Ensaio Sobre a Cegueira. Pura selvageria. Abraço.
Prezado Dr. Luiz Felipe Pondé, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Esse assunto é realmente fascinante.
Isso sim é um PENSADOR, que consegue ter um olhar crítico ATEMPORAL. O Pondé já tinha meu respeito por falar tão bem sobre a mundo atual, mas agora virou MITO...
"socialista não faz dinheiro, só sabe gastar o dinheiro dos outros" rsrsrsrsrsrsr
Falou a verdade. Hahahaha
Patético.Com esse charuto, então!
Empatia é mentira, diz ele.
Claro que ele não sabe o que é empatia.Toda fala dele demonstra isto.Ser lamentável, este Pondé!
Governo não faz riqueza só os cidadoes pagadores de impostos que carregam. Com o suor do seu trabalho essa malta de vagabundos q o q fazem eh Falar bonito ..
🤣🤣🤣🤣🤣🤣👏👏👏👏
@@janedesouzabarreto5352 pra que tanta inveja!?
Pondé, gostei desse vídeo. Faz outros sobre a pré-história.
Talvez o melhor vídeo! Estudo psicologia evolucionista é fica claro como somos desadaptados, não sabemos lidar com nossos instintos e sofremos por não sabermos nos adaptar a esse ambiente contemporâneo do "vamos ser todos felizes."
Sensacional Texto Professor! Sou um pesquisador da História da Alimentação do homem desde a pré-história. A fome para mim é o segundo dos 3 maiores medos da Humanidade - Morte, fome e Doença - tanto que o homem criou primeiro armas e depois ferramentas. A fome fez dos primeiros povos a serem nômades, isto é, a procura pelo alimento (caça, pesca e o sal) colaborou com e deslocamento das primeiras raças e comunidades e a Agricultura colaborou para que se fixassem em uma mesma região transformando bandos em famílias e comunidades em sociedades e com o sr bem disse a preocupação com o próximo, com a prole e com o bem da comunidade colaborou com o advento das primeiras cidades. Desde a pré-história o alimento também colaborou com a língua e os idiomas, pois cada novo ingrediente encontrado era necessário criar um novo fonema ou vocábulo, por isso concordo que quando a humanidade percebeu que o bem comum era o seu bem necessário tudo começou a se transformar. Quando o Sr diz que a Pré-história está nos observando através da fresta de uma porta ou janela foi de uma sabedoria ímpar! Grande Abraço !
Caí nesse vídeo inusitadamente, estava estudando sobre pré-história e vi um vídeo do pondé falando sobre a mesma e me perguntei: ''que diabos ele falaria sobre'' ? haha. Amei, ótimo ver uma curta opinião filosófica sobre um assunto como esse.
as vezes estou com medo ou angustia e quando vejo a pré história isso me traz uma paz percebendo que não somos nada importânte, simplismente um animal
Seus assuntos são excelentes! muito conteúdo em pouquíssimo tempo; muito bom.
O cara não enrola. Prova, de fato, que sabe !
Isso sem falar que no paleolítico o homem teve o auge de sua capacidade intelectual como indivíduo e da capacidade física, pois para sobreviver é necessário saber muito de muitas coisas e ter mutias habilidade muito bem desenvolvidas, que nem os atletas do decatlon conseguem hoje em dia. Concordo plenamente com o Professor.
Que linda conclusão.E haja respeito!
A pré história é contemporânea. Está por aí em muitas regiões da Terra, onde a sobrevivência é ditada pela natureza, pelo clima. Mimados? Como consolação me resta dizer que em caso de aperto eu vou sobreviver ao Professor Pondé, sem whisky, sem charuto, fazendo crescer as minhas ovelhas e cozinhando na fogueira. Sei usar muitas ervas... e já perdi as preocupações intelectuais.
Resumo do que é o comunismo 00:53 ao 1:06
muito bom
"Não havia Estado, portanto, não havia ninguém dizendo que nos ama para tirar nosso dinheiro"!!! Genial.
por favor, recomende algumas literatura!! (pelo menos para começar a conhecer o tema)
o ""lado positivo"" é que essa era pré-escrita era menos falsa, cleptocrática, conspiracionista, lobbysta, etc
oi, eu sou vc do futuro (10 segundos adiante), já tem uma citação abaixo interessante pra começar: Sapiens, Uma Breve História da Humanidade
Acho tão lindo ponde com seu charuto sua dose , e começar a conversar. Ponde é aquele amigo que entra pelo monitor acaba com com vc e tem um sorriso sarcástico que no final diz: - Tudo ficara bem kkk
nós seres humanos se não tiver comida e água itens básicos o verniz de sociedade vai logo embora.
por isso acho pura hipocrisia essa galera cheia de "empatia", vegana e good vibes
Grande video! Grande Pondé!
6:51 - "Portanto não tinha ninguém dizendo que nos ama pra tirar nosso dinheiro, o que o Estado normalmente quase sempre faz." kkkkkk
Acredito que Deus tinha que dar o lugar dele para Luiz Felipe Pondé, quem concorda?
Ponde tem razão
a essência humana e sempre a mesma o resto é aprendizado.
Uma das poucas pessoas que vale a pena prestar atenção.
conhecimento aplicado torna a pessoa tão poderosa quanto um blindado , tudo que descomplica e liberta tem valor superior a ouro, ...
Pondé, o que você acha do livro "Os Anjos Bons da Nossa Natureza"?
Segundo esta obra, o mundo está cada vez melhor.
Meu amigo André Andrade, em uma coluna da Folha o Pondé criticou o livro. Porém, demonstrou respeito a qualidade de pensamento do Steven Pinker. Aliás, de forma muito modesta, eu o considero um dos mais fascinantes pensadores de nosso tempo. Abração. Segue o texto aqui: www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/103871-o-mal-estar-na-civilizacao-dos-anjos.shtml
Muitíssimo obrigado pela atenção e consideração ao postar o link do texto. Abraços.
isso que eu pensava so que em outras palavras, logo, a mente de Pondé
muito bom
Indica livros sobre a pré historia, grecia antiga,roma ,egito antigo
"Grécia e Roma" (Pedro Paulo Funari) e "Egito Antigo (Ciro Flamarion Cardoso).
A Pré é bem mais antiga....rs
Livro de ensino médio que considero um bom começo : Uma breve história do mundo. Geoffrey Blainey
História do pensamento ocidental do bertrand Russel é muito bom também (embora só no começo fale sobre Grécia e Roma)
Não, ele não leu nenhum, só está bostejando mesmo.
Vc se superou neste video.
Essa visão da humanidade de hj mais primitiva que uma de 30 mil anos atrás é perfeita.
Primitiva no sentido felicidade, ideológico
Recomendação de livros sobre a pré-história pfv.
O Pondé é foda! Gosto dele! Fala muito bem falado!
Que vídeo espetacular! Parabéns!
Né
Com essa última frase virei seu fã!
Eu costumava pensar isso qdo lembrava dos meus bisavós que vieram do outro lado do mundo sem nem falar a língua local e conseguiram (re)construir sua vida em uma terra estranha e sem ficar de mimimi pedindo ajuda do Estado.
Mas agora vc simplesmente extrapolou esse conceito pra pré-História, corroborando a ideia de q nossas vidas são mto fáceis e a gnt reclama por pouca bosta.
Parabéns e obrigado.
Pondé, já chegou a assistir the walking dead ? É extremamente interessante a ruptura da sociedade e a adaptação a ameaça zumbi, que apesar de fictícia trás um conceito de darwinismo. O mais interessante da série é a transição do homem com valores "morais" para o estado de natureza, certos valores se mostram falaciosas quando se trata da sobrevivência
Tem razão... o Rick se transformou completamente, mas o Dale nunca abandonou seus princípios humanistas. Seria interessante se o Dale tivesse sobrevivido mais, para reforçar o contraste entre seu pensamento e o de Shane e Rick.
Vdd cara..tbm penso a mesma coisa sobre a série
Apesar de não concordar com tudo que o Pondé diz(não devo concordar com tudo o que as outras pessoas dizem também) ele tem uns pensamentos muito assertivos, você é muito bom no que faz que é me fazer refletir, obrigado Pondé.
Excelente vídeo, talvez o melhor do canal dele.
Recomendo o filme "The Road" para quem quiser ver o que seria da humanidade sem o atual sistema que vivemos.
Direto e prático. É isso aí mesmo!!! Sua forma direta, nua e crua de mostrar verdades me faz admirar você como pensador. Parabéns
Que vídeo foda Pondé! Obrigado por compartilhar.
Pondé você é um gênio. Sou seu fã a sua lucidez e algo contagiante.
Pondé, você poderia nos indicar livros que considera excelentes, indispensáveis para qualquer um? Não precisa ser sobre um tema específico (como estão pedindo bastante sobre a pré-História nos comentários), eu só gostaria de ter um pouco mais de conhecimento mesmo.
Não sou o Pondé, mas dou minhas sugestões. Nos anos 70 um zoologista bem influente que falou sobre o tema foi Desmond Morris, que escreveu livros como "Macaco Nu" e "Zoológico Humano". Mais recentemente um antropólogo e zoologista escreveu muitos livros sobre a pré-história e povos tradicionais, como "The World Until yesterday", "Why is sex good", "Armas, Germes e Aço", "Colapso" e outros. Ambos não falam simplesmente sobre a pré-história, mas como somos animais que evoluíram lentamente ao longo de milhões de anos e vivemos em um mundo bem diferente.
Pondé, ainda existem pessoas vivendo na pré história, visita extremo da zona norte no RJ ou o vilas pobres da Bahia. Uma visita lá no Acre . Acho que existem mundos paralelos que ainda generalizados.
Pondé é um MITO...! Dá de 10 a zero no Karnal, no Cortella e nos demais.
Karnal e Cortella são esquerdistas.
Vocês ao menos já pararam pra ouvir os outros? Ou julgam porque o ídolo Nando Moura não gosta deles?
Não sei que necessidade é essa de comparar
Concordo!
Karnal e Cortella acredita em que 7 bilhões de Sapien Sapiens pode ser feliz através do socialismo.
Maravilhoso👏👏👏 todo meu respeito aos que estiveram pisando nessa Terra há muitos e muitos anos antes de nós. Só de pensar como sobreviver naqueles tempos era infinitamente mais difícil do que é hoje em dia, me dá calafrios. Pensem que se estamos aqui hoje, nossos ancestrais passaram verdadeiros sufocos pra que isso fosse possível. E agora estamos aqui reclamando de tudo e nossa vida é um luxo se comparamos a 5, 10 ou sei lá quantos mil anos atrás. Muito respeito pela história da humanidade e por todo seu processo de evolução a duras penas. ❤️
Vontade de fumar charuto.
Depois de tantos videos estou com vontade de algo que nunca experimentei kkkkkkkkkkkk
Ainda bem que ele não é esquerdista, senão estaria fumando outra coisa.
Né... Kkkkkk
Sensacional❤❤❤Pondé e iluminado❤ "...caçador e coletor há muito tempo..."
Charuto vai na boca..Volta..Vai...Volta...Vai...Volta.......Kkkkkkkkk
1 tragada para 30 argumentos kkkkk
Queria eu que ele tivesse argumentos.
Brian Gentil Queria "não ter argumentos" igual a ele lkkk
Debora mnt. Galera que aparece com com nomezinho em inglês e solta um comentário sem nexo é MAV. Faz de conta que não leu.
Danilo Janune tem nexo vc que e limitado
Foi em cima do homem pré-histórico caçador-coletor que nós sobrevivemos para contar a história.
Foi o modo de produção mais bem sucedido que a humanidade já adotou,comia quem coletava ou caçava ou pescava logo se não trabalhasse ou não pudesse,você morria.
Sem propriedade privada,ouro,carros ou jóias,você tinha o que podia carregar,ou seja só usava o necessário.
Sem classes,todo mundo trabalhava,sobrevivia e descansava por igual proporcionalmente entre homens,mulheres e crianças pequenas.
Thomas Hobbes,disse uma vez que a vida do homem pré-histórico era bruta,breve e suja,evoluímos para a filosofia grega,Egito Antigo,computadores,shoppings e Iphone deixando para trás o pior do melhor modo de produção que tivemos e que durou mais tempo em nossa história.
É charuto ou microfone??😁
Revi esse video hoje, e acho que o Pondé ainda não fez um discurso mais certeiro do que este! O melhor vídeo do canal!
pondé é monstro demais,a merda do yotube br ainda tem salvacao
TH-cam AINDA RESPIRA
Uma coisa que a pré história me ensinou foi ter respeito pelos nossos ancestrais.......Pondé sensacional!!!
Ótima reflexão! Sou Arqueólogo e concordo com tudo o que disse! Um abraço !
Ponde, indica alguns livros de pre historia pra gente!
Esse charuto indeciso aí kkkkkkkk
Pode, o mundo inteiro precisa conhecer você. Obrigado por tudo.
segundo o mec a rev francesa é a gênese
É a gênese do sistema político que a gente vive hoje.
verdade
Lucas Neves O grande adivento ,a grande gênese do homem foi na agricultura ,quando ele aprendeu a plantar ,cultivar e colher.
Na verdade o entendimento de estado começa com a Paz de Westphalia.
Cauê Luan Na Grécia Antiga nasceu a democracia
Eu sou muito religioso e adoro seus vídeos PONDÉ.
Vc tem de decidir se vai fumar ou registar ou argumento...rsss
Pondé, ficaria muito grato à você se fizesse um vídeo falando sobre Cristo e Paulo ,o apóstolo. bjão e abraço
A TERRA NÃO AGUENTA 7 BILHÕES DE SAPIENS QUERENDO SER FELIZ. FOI ÓTIMO !!!! KKKKK
De fato, a Pré-História teve fatos que revolucionaram de maneira incrível a História do Homem, como por exemplo, a descoberta do fogo, a domesticação de animais, entre outros.
"Quanto mais me aprofundo na ciência, mais me aproximo de Deus"
*-Charles Darwin*
Black Bird™ E morreu agnóstico balançando para o ateísmo
Esta frase 'e de Einstein.
Fantástico! Pondé sempre nos dando um panorama diferente de conhecimento, o qual é muito restrito dentro do ensino fundamental e médio brasileiros.
Pondé parece viver no século 19, no ocidente. Faz bem rejeitar o determinismo histórico, mas abraça o determinismo biológico como mulher que é traída pelo marido e perdoa.
Uma pena que suas análises ignoram a revolução científica e epistemológica do século XX, a qual mudou paradigmas materialistas para sempre.
Uma parte essencial da historia que é pouco mencionada, o ser humano como um verdadeiro bixo sem civilização
Esse quarto deve feder muito a cigarro. Hehehe
é charuto, charuto não fede.
E pior, os livros.
Parabéns mais uma vez a você Ponde. Deus seja louvado por ter te dado um entendimento superior.
98% da população brasileira não acradita na evolução das espécies. Que sentido faz este video para eles?
Um dos raros filósofos sensatos do Brasil. Sou fã.
vida fácil? fale por você. A maioria dá população do terceiro mundo vive uma verdadeira luta pela sobrevivência que lembra o homem primata, é ralação total, não tem nada fácil, nem mimimi.
l e v i b r a n
Mas qualquer pessoa do "terceiro mundo" vive melhor em termos de conforto do que qualquer pessoa da pré-história.
Olha o defensor dos frascos e comprimidos.
O quanto do seu dinheiro vc dá para os habitantes do 3o mundo?
Quantos quartos da sua casa vc cede para esses pobres coitados?
Gustavo Lima, Yuval Harari fala justamente o contrário. Na pré-história, provavelmente, vivia-se melhor. Ele faz uma comparação muito interessante no livro. Essa sua visão é uma das ideias que caem por terra depois que se conhece um pouco da pré-história.
Na verdade, qualquer pessoa no terceiro mundo (que não seja um pobre miserável que não faça ao menos uma refeição ao dia) vive melhor do que qualquer pessoa (mesmo um rei) da idade média, em termos de saúde geral, expectativa de vida e, até mesmo, acesso a conhecimento.
Respeito pelos ancestrais, respeito pelos que morreram na segunda guerra para salvar o mundo. Estamos numa geração mimada. Parabéns Ponde. Você é o cara.
O prof. PONDÉ é um sábio.
Estou aprendendo muito com ele.
Eu confesso que jamais havia pensado por esse ponto de vista, agora eu entendo o porquê de a pré-história ter mudado a sua vida. E assim como você, eu agora tenho muito mais respeito e admiração pelos nossos ancestrais pré-históricos.
O estudo do universo e da pré-historia tb mudaram minha forma de ver o mundo.
Pondé, quando vc disse essa última frase, respeito pelos ancestrais eu me lembrei imediatamente dos nossos indígenas, que apresentam esse sentimento.
Sem dúvida, o maior filósofo brasileiro, Pondé, leu Sapiens - Uma breve história da humanidade
Quando o Pondé não cai no clichê binômio esquerda/direita ele é brilhante!
Obrigada por esse video! Eu aqui cozinhando na minha panela elétrica, um alimento que não plantei e não precisei caçar e matar, mas reclamando da vida. Foi ótimo!
Ponde.vc e genial o.filosofo.que melhor faz a gente pensar fora da caixinha
Poder assistir os vídeos do Pondé é um verdadeiro privilégio!
A colocação de Felipe ponder e genial da pré história.
Bravíssimo! Sempre volto a ver esse vídeo e, me csusa espanto! Parabéns, doutor e mestre Luís Felipe Pondé!
Prof Ponde, gostaria de sugerir que o sr teça comentários sobre a doutrina espirita e o criacionismo X encarnacionismo.
Professor, se o sr. Ler este comentário poderia falar algo a respeito? A questão que levanto é o pq a natureza nos forneceu um cérebro (hardware) tão poderoso sendo que na maior parte do tempo a capacidade dele foi subutilizada, a impressão que eu tenho é que vieram uns ets, nos turbinaram com um bom equipamento e foram embora, disseram entre eles "daqui uns 100.000 anos agente volta, vamos ver o que esses humanos conseguirão alcançar com esse cérebro mais sofisticado", não sei se deu para entender, a evolução só nos dá aquilo que é essencial para nossa sobrevivência, sendo dessa forma talvez não tenha sido necessário um cérebro já preparado com potencial tão alto porém sem uso na maior parte do tempo de nossa existência.
Realmente somos civilizados quanto !? Pré - histórico num shopping center ,sensacional !!! PARABÉNS
Vc é um gênio! Estava perdida e te achei. Obrigada Pondé!