Valeu professor !!!! Tenho muita curiosidade de conhecer o funcionamento de um leme de vento. Deve ser shooow !!! Um tripulante muito importante como esse merece ter nome próprio⛵❤😍😂
Grande professor Marcelo!!! Muito boa esta aula que assisti. Você esta um poeta no final do vídeo. Gostei muito. Nada como velejar e ficar inspirado. Abraço e tudo de bom!
SUPER interessante (idéia feliz) fazer este vídeo verdadeiramente instrutivo !!! SUPER recomendo outros vídeos ensinando a calibração " na prática", deste equipamento e MUITOS OUTROS !!!!
Oi Marcelo, tudo bem ? Primeiro gostaria de elogiar, mais uma vez, seus videos, sempre muito técnicos, abordando assuntos relevantes e deforma didática e agora com o “chinchila”, kkkk excelente audio inclusive com vento, PARABÉNS !!! Se vc me permitir gostaria de acrescentar um ponto que acho fundamental na utilização de pilotos automáticos. No Charmattan um Brasilia 27S tenho o “Wilson” um AP Simrad TP10, funciona bem mas é de fundamental importância o que vc falou, manter a consciência situacional o tempo todo, pq com o AP nós relaxamos e isso pode ser crítico. Mas o ponto que gostaria de alertar é que, na minha opinião, SEMPRE que estiver sozinho e for sair do cockpit para áreas externas utilizar cinto de segurança engatado em local seguro, apesar do PA ser relativamente confiável, é necessário estar preparado para eventual mudança brusca de vento ou até uma falha do próprio PA. Hj temos uma situação de resgate do veleiro Sufoco III, um Brasilia 32 do experiente Edson Gloeden que está desaparecido desde domingo retrasado, ele foi testar seu piloto automático saindo de Santos porém algo aconteceu e até o momento não foi encontrado, uma teoria é um mal súbito ou até pode ter caído no mar e o piloto automático levou a embarcação até consumir todo diesel. Desculpe colocar algo triste mas essas situações devem servir de aprendizado, não se sabe o que aconteceu, mas talvez se ele estivesse com cinto de segurança essa história pudesse ter sido diferente. Automatismo é muito bom, gosto muito, mas pode nos deixar com baixo alerta situacional principalmente se a situação estiver tranquila. Vale lembrar, o automatismo seja ele qual for, é um excelente apoio ao navegador mas jamais deve se sobrepor aos “basic skills” e a segurança deve estar SEMPRE em primeiro lugar. Forte abraço. Parabéns pelo video.
Show Marcelo. Vc transmitiu com muita simplicidade os detalhes desse piloto automático, realmente é uma grande ferramenta que auxilia o navegador. Parabéns. Bons ventos.
BOM DIA MARCELO! IMPRESSIONANTE A SUA PRATICIDADE E TECNICA DE NAVEGAÇÃO. SOU UM ADMIRADOR DA VELA EMBORA NUNCA VELEJEI, MAS ASSISTO TODOS OS VIDEOS SEUS QUE SÃO EXIBIDOS AQUI NO TH-cam, TENHO 66 ANOS E SE VOLTASSE NO TEMPO IRIA FAZER UM CURSO DE VELA COM VC CERTAMENTE. ABRAÇO DO AMIGO
@@MarceloVelejador tempo e obrigações do dia a dia amigo, mas fico feliz em ter seu retorno, dedico algum tempo que tenho vago para ler e ver vídeos de aviação e náutica, Com certeza se fosse mais jovem tiraria um brevê e uma carteira de capitão Se não lhe incomodar irei comentar mais adiante alguns tópicos com vc de veleiros, caso ganhe na Sena sozinho irei te contratar para irmos na Europa trazer um beneteau oceanis 62 rsrs
Obrigado Marcelo este é video que estava procurando. Vi uma dica de que se vc alterar o ponto de fixação no barco, depois de alguns meses de uso, ajuda a evitar um desgaste maior nas partes mecanicas... concorda?
Sobre o nome do seu PA (piloto automático), uma boa homenagem a Slocum JOSHUA, gostei muito da leitura do livro da circunavegação desse grande velejador. Naquela época não tinha esses recursos de PA. Kkkkkkk
Muito bacana! E eu, muito ingênuo, achei que ele tava falando sério quando disse que achava coisa de maluco dar nome para o piloto automático. Bom ator. :D
Oi Marcelo, grande vídeo, bastante instrutivo, parabéns! Uma pergunta - como o autopilot mantém o rumo baseado em uma coordenada, caso o vento "rode" haveria algum risco de ele se "perder" e/ou, no pior caso, adernar excessivamente o veleiro a ponto de apresentar perigo? Obrigado e continue postando!
Marcelo, muito legal sua explicação e seu conteúdo sobre o Piloto Automático. Ainda mais com a maluquice de dar o nome de Joshua a ele. Quero velejar no Spray, vamos combinar? Só não quero chegar com o Aquidneck em Paranaguá . Acho que só com um machado, mulher e filho, não darei conta de esculpir o Liberdade. Hahahah. P.S.: sou fã incondicional de sua logo. Adoro. Quem fez mandou muito bem!!!
Caro Marcelo. Parabéns pela explicação. Muito didático, como sempre. Confesso que gostaria de ver uma explicação sobre a calibração. Forte Abraço e Bons Ventos
Muito obrigado pelo vídeo. Também acho coisa de maluco dar nome para máquinas... Nesse sentido, Meu barco seria o "NoName", já que barcos também são máquinas... hahahaha
Uma excelente vídeo, muito esclarecedor. Você poderia fazer um específico para calibrar o PA, pois sem uma correta calibração, pode não ajudar ou pior, atrapalhar. Fico no aguardo do video.
Muito bom, parabéns. Didático, conciso, inspirador. Ah, com um toque de humor. Dar nome para o piloto é realmente coisa de "maluco", rsrsrs. Captação de vídeo e, especialmente de áudio, muito boa. Um bom gosto do começo ao fim na edição. Sobre o conteúdo em si, uma dúvida: fazer o piloto automático se orientar por um GPS e não por uma bússula, só se ele estiver conectado via NEMEA num GPS externo?
Muito obrigado Gerson!! Que bom que gostou do vídeo! Sobre a sua dúvida: o Piloto vai sempre se orientar pela bússola interna. A conexão com um sistema de GPS serve para funções avançadas como seguir uma rota feita no chart plotter por exemplo.
Renato, existem lemes de ventos feitos em série, e tem especificações para tonelagem do barco assim como os pilotos automáticos. Acredito que o limite sejam uns 70 pés. Maior do que isso o leme de vento teria que ser projetado para o barco.
@@MarceloVelejador vlw me apaixonei pela modalidade em velejar não tenho condições de comprar ainda num veleiro igual.mas pretendo iniciar velejar e adquirir um veleiro costeiro para recreio
Boa pergunta! Folgas no leme tornam o trabalho do piloto menos eficiente. Ele vai gastar mais energia, sofrer mais desgaste e o rumo do barco vai ser em zigue-zague.
Veleiro, se vc estiver sozinho, escorregar no piso ensaboado pela maresia e cair no mar, vc ve o barco ir embora e morre afogado na solidao do oceano... velejar é muito perigoso por causa disso. Pra velejar vc tem de usar colete o tempo todo com cordas amarrado no colete e nos corrimao do barco..
parabem para sua explicaçao sempre muito clara,
Valeu professor !!!! Tenho muita curiosidade de conhecer o funcionamento de um leme de vento. Deve ser shooow !!! Um tripulante muito importante como esse merece ter nome próprio⛵❤😍😂
Show 🎵. Marcelo! Piloto Automático desmistificado!
Grande professor Marcelo!!! Muito boa esta aula que assisti. Você esta um poeta no final do vídeo. Gostei muito. Nada como velejar e ficar inspirado. Abraço e tudo de bom!
SUPER interessante (idéia feliz) fazer este vídeo verdadeiramente instrutivo !!! SUPER recomendo outros vídeos ensinando a calibração " na prática", deste equipamento e MUITOS OUTROS !!!!
Ótima demonstração e explicação do funcionamento e das funcionalidades deste piloto automático.
Parabéns!!!
Oi Marcelo, tudo bem ?
Primeiro gostaria de elogiar, mais uma vez, seus videos, sempre muito técnicos, abordando assuntos relevantes e deforma didática e agora com o “chinchila”, kkkk excelente audio inclusive com vento, PARABÉNS !!!
Se vc me permitir gostaria de acrescentar um ponto que acho fundamental na utilização de pilotos automáticos.
No Charmattan um Brasilia 27S tenho o “Wilson” um AP Simrad TP10, funciona bem mas é de fundamental importância o que vc falou, manter a consciência situacional o tempo todo, pq com o AP nós relaxamos e isso pode ser crítico.
Mas o ponto que gostaria de alertar é que, na minha opinião, SEMPRE que estiver sozinho e for sair do cockpit para áreas externas utilizar cinto de segurança engatado em local seguro, apesar do PA ser relativamente confiável, é necessário estar preparado para eventual mudança brusca de vento ou até uma falha do próprio PA.
Hj temos uma situação de resgate do veleiro Sufoco III, um Brasilia 32 do experiente Edson Gloeden que está desaparecido desde domingo retrasado, ele foi testar seu piloto automático saindo de Santos porém algo aconteceu e até o momento não foi encontrado, uma teoria é um mal súbito ou até pode ter caído no mar e o piloto automático levou a embarcação até consumir todo diesel.
Desculpe colocar algo triste mas essas situações devem servir de aprendizado, não se sabe o que aconteceu, mas talvez se ele estivesse com cinto de segurança essa história pudesse ter sido diferente.
Automatismo é muito bom, gosto muito, mas pode nos deixar com baixo alerta situacional principalmente se a situação estiver tranquila.
Vale lembrar, o automatismo seja ele qual for, é um excelente apoio ao navegador mas jamais deve se sobrepor aos “basic skills” e a segurança deve estar SEMPRE em primeiro lugar.
Forte abraço.
Parabéns pelo video.
Muito obrigado Sérgio! Bem colocada a questão da linha da vida. Forte abraço!
Show Marcelo. Vc transmitiu com muita simplicidade os detalhes desse piloto automático, realmente é uma grande ferramenta que auxilia o navegador. Parabéns. Bons ventos.
Muito obrigado Wandeir!! Abraço!
Olá Marcelo.
Muito omo vídeo ❤
Muito bom Marcelo. Assisto todos seus vídeos. Sempre me ensina algo. Você é fera...
Show Marcelo! sempre simples, bem editado claro e objetivo! alem do visual lindo!....quando der, me chama zap forte abraço!!
Valeu Marcelo ...Sempre aprendemos muito com vc.. Grato. Parabéns.
Muito obrigado Paulin!!
BOM DIA MARCELO! IMPRESSIONANTE A SUA PRATICIDADE E TECNICA DE NAVEGAÇÃO. SOU UM ADMIRADOR DA VELA EMBORA NUNCA VELEJEI, MAS ASSISTO TODOS OS VIDEOS SEUS QUE SÃO EXIBIDOS AQUI NO TH-cam, TENHO 66 ANOS E SE VOLTASSE NO TEMPO IRIA FAZER UM CURSO DE VELA COM VC CERTAMENTE. ABRAÇO DO AMIGO
Obrigado Ricardo! O que te impede de fazer uma aula? Abraço!
@@MarceloVelejador tempo e obrigações do dia a dia amigo, mas fico feliz em ter seu retorno, dedico algum tempo que tenho vago para ler e ver vídeos de aviação e náutica,
Com certeza se fosse mais jovem tiraria um brevê e uma carteira de capitão
Se não lhe incomodar irei comentar mais adiante alguns tópicos com vc de veleiros, caso ganhe na Sena sozinho irei te contratar para irmos na Europa trazer um beneteau oceanis 62 rsrs
A função Autotec respondeu às minhas perguntas, a aula está completa. Obrigado Marcelo!
Obrigado Marcelo este é video que estava procurando. Vi uma dica de que se vc alterar o ponto de fixação no barco, depois de alguns meses de uso, ajuda a evitar um desgaste maior nas partes mecanicas... concorda?
Espetacular meu amigo. Feliz semana
Sobre o nome do seu PA (piloto automático), uma boa homenagem a Slocum JOSHUA, gostei muito da leitura do livro da circunavegação desse grande velejador. Naquela época não tinha esses recursos de PA. Kkkkkkk
Pertinho. Bons ventos.
Concordo..primeiro like e depois play...como sempre..
Vídeo do Marcelo já vou dando like antes de dar o play. Só conteúdo top. Caramba, só anglicismo! Hoje estou up and down!??
Thank's a lot Evaldo! 😉
sim, fazer o videoda calibração seria nota 10!!!
Muito bom. Obrigado... Eu mesmo não tinha noção de como funciona o piloto automático. ⛵
Muito bom Marcelo, parabéns.
0:22 olá Marcelo, faz um vídeo sobre a calibração do piloto de cana
Muito bacana! E eu, muito ingênuo, achei que ele tava falando sério quando disse que achava coisa de maluco dar nome para o piloto automático. Bom ator. :D
Bom dia e bons ventos.
Muito legal Marcelo... parabéns pelo vídeo e por disseminar esse tipo de conteúdo com qualidade
Seria legal o vídeo de calibragem
Maravilhoso o vídeo Marcelo. Muito obrigado!!!
Seria interessante ver a operação de calibrar a bússola....
Boas Marcelo, excelente vídeo, o som ficou ótimo , adote a chinchila.
Bom dia Marcelo, seus vídeos são excelentes em cada um aprendemos mais alguma coisa obrigado 🙏 e bons ventos
Legal Sérgio, muito obrigado pelo incentivo! Bons ventos!⛵️⛵️⛵️⛵️
Excelente aula! Joshua é um parceirão!
Claro Marcelo. Seria demais ver esta calibração.
Um grande abraço
Oi Marcelo, grande vídeo, bastante instrutivo, parabéns!
Uma pergunta - como o autopilot mantém o rumo baseado em uma coordenada, caso o vento "rode" haveria algum risco de ele se "perder" e/ou, no pior caso, adernar excessivamente o veleiro a ponto de apresentar perigo? Obrigado e continue postando!
Show!!! 👋😘
Marcelo, muito legal sua explicação e
seu conteúdo sobre o Piloto Automático. Ainda mais com a maluquice de dar o nome de Joshua a ele. Quero velejar no Spray, vamos combinar? Só não quero chegar com o Aquidneck em Paranaguá . Acho que só com um machado, mulher e filho, não darei conta de esculpir o Liberdade. Hahahah. P.S.: sou fã incondicional de sua logo. Adoro. Quem fez mandou muito bem!!!
Legal Paulo, muito obrigado!!! Vamos velejar no Spray!! Aí te conto sobre a criação dessa logo! Forte abraço!
Aula top! Quero saber mais!!!! Bora fazer mais vídeos sobre o assunto!😀Parabéns pela didática!
Marcelo, ótimo vídeo. Muito simples e prático esse sistema de piloto automatico. Valeu por mais essa aula.
Boa tarde! Show os esclarecimentos… Será ótimo fazer os vídeos de calibragem… obrigado
Valeu Valter, obrigado!
Essas aulas são sensacionais!
Valeu Marcos, obrigado!!
Muito obrigado Marcelo. Seria interessante um video sobre esse equipamento
Obrigado José!!
Mestre!!
UM vídeo sobre calibração seria bem-vindo
show, parabéns!!
Caro Marcelo. Parabéns pela explicação. Muito didático, como sempre. Confesso que gostaria de ver uma explicação sobre a calibração. Forte Abraço e Bons Ventos
Muito obrigado Marco! Pra quem tem um desses pilotos acho que um vídeo sobre a calibração vai ser muito útil. Forte abraço e bons ventos ⛵️⛵️⛵️⛵️
Excelente vídeo!! Pra quem nunca viu um, como eu, foi muito esclarecedor. 👍
Excelente!
Parabéns !!!!
👏👏👏
Muuito bom!!
Muito obrigado pelo vídeo.
Também acho coisa de maluco dar nome para máquinas...
Nesse sentido, Meu barco seria o "NoName",
já que barcos também são máquinas... hahahaha
Seria possível fazer um vídeo com calibra ?
Bom dia chará! Tem como improvisar piloto usando a genoa? Já ouvi falar mas não vi detalhes desta montagem.
Muito bom mestre Marcelo !!
Muito bem explicado. Obrigada. 😁
Entendo que o vídeo sobre a calibração abordará a questão da navegação em orça e em ventos de alheta.
Uma excelente vídeo, muito esclarecedor.
Você poderia fazer um específico para calibrar o PA, pois sem uma correta calibração, pode não ajudar ou pior, atrapalhar.
Fico no aguardo do video.
Muito bom, parabéns. Didático, conciso, inspirador. Ah, com um toque de humor. Dar nome para o piloto é realmente coisa de "maluco", rsrsrs. Captação de vídeo e, especialmente de áudio, muito boa. Um bom gosto do começo ao fim na edição. Sobre o conteúdo em si, uma dúvida: fazer o piloto automático se orientar por um GPS e não por uma bússula, só se ele estiver conectado via NEMEA num GPS externo?
Muito obrigado Gerson!! Que bom que gostou do vídeo! Sobre a sua dúvida: o Piloto vai sempre se orientar pela bússola interna. A conexão com um sistema de GPS serve para funções avançadas como seguir uma rota feita no chart plotter por exemplo.
Na hora de apertar o auto é bom relembrar de vc estar amarrado na linha da vida.
Um tombo pra fora significa simplesmente a morte.
Nossa? A quantos knots você estava? Impressão de que estava bem veloz. Muito bom vídeo. Queria entender também o piloto de vento.
Estava a uns 6,5kts. Quero fazer um vídeo sobre o leme de vento mas dependo de um barco que tenha um. Abraço!
Eu tenho um raymarine st 4000. Muito bom
Obrigado pela aula
Dicas muito úteis... abc
Muito show
Ótimo episódio!
show!!!
Excelente
Bom dia meu amigo, vc tem vídeos calibrando o piloto automático raymarine 2000?
Chinchila foi Boa kkkk
Eu tenho um piloto igual porém de capacidade menor o 1000 q nunca usei por falta de informação
Boa noite Marcelo, vc chegou a fazer um vídeo sobre o pop 25? Pergunto isso pq não achei e me interessei por este projeto.
Seria ótimo ver a calibração da bússola
Com relação ao leme de vento, ele funciona bem com veleiros até quantos pés, ou não há limite?
Renato, existem lemes de ventos feitos em série, e tem especificações para tonelagem do barco assim como os pilotos automáticos. Acredito que o limite sejam uns 70 pés. Maior do que isso o leme de vento teria que ser projetado para o barco.
Gostaria do vídeo para calibrar o piloto. Obrigado
Marcelo, como se faz a navegação em orça e em ventos de alheta, com o piloto automático?
Qnd estará na Bahia novamente ministrando cursos
@@maickericson631 não pretendo voltar Maicke, esse veleiro está a venda como mostro no último vídeo do canal
@@MarceloVelejador vlw me apaixonei pela modalidade em velejar não tenho condições de comprar ainda num veleiro igual.mas pretendo iniciar velejar e adquirir um veleiro costeiro para recreio
@@MarceloVelejador seus vídeos ajuda muito aprendo de mas
Marcelo em caso de uma folga no Leme, o piloto automático será capaz de corrigir, ou seja compensar essa folga em relação ao rumo?
Boa pergunta! Folgas no leme tornam o trabalho do piloto menos eficiente. Ele vai gastar mais energia, sofrer mais desgaste e o rumo do barco vai ser em zigue-zague.
Com ondulação e ventos fortes, até onde ele aguenta?
Ele tem controle remoto?
Chinchila deu conta do turno.😂
Veleiro, se vc estiver sozinho, escorregar no piso ensaboado pela maresia e cair no mar, vc ve o barco ir embora e morre afogado na solidao do oceano... velejar é muito perigoso por causa disso. Pra velejar vc tem de usar colete o tempo todo com cordas amarrado no colete e nos corrimao do barco..
E quando este brinquedo falhar, faz o que ???
Resposta: sente-se no piso do cockpit e chore.
Só acho que pagar mais de dez conto neste pequeno treco dói no bolso de qualquer individuo.
Vi ontem no mercado livre sem uso por menos de 6.000,00