Pilotos da Antiga geração como Senna, Lauda, Piquet, Prost entre outros, tinham uma sensibilidade extraordinária para saber pelo comportamento do carro, som do motor, frenagem, mudança de marchas, se havia ou não algo diferente acontecendo, isso era incrível.
Ilegal era o BRAÇO de Schumacher, que era um ET. Schumacher ganhou no Brasil, no Japão ( Aida) ,Ímola, Mônaco, chegou em segundo lugar na Espanha, com um Show, ganhou no Canadá, na França, aí começou o ROUBO: desclassificaram Schumacher em Silverstone, roubaram a Vitória dele na Bélgica, tiraram Schumacher dos GPS de Monza e Estoril, e ainda há IMBECIS que dizem "Hill foi roubado". Esses caras são idiotas CHIPADOS!!!
Você aí do vídeo, diga-me quantas posições Verstappen " pai" ganhou nas trocas, em 94, por favor!! É inacreditável o que as pessoas falam, quando fazem vídeo sobre a Fórmula1 !!
@@roquesilva9638 Esposa dó Schumacher sujo, Vestapen era péssimo piloto e segundo na equipe. E só não morreu queimado no GP da África do Sul por causa do roupa anti chamas do piloto. Sua cega a empresa que fornecia as bombas constatou, que a Beneton retirou o filtro sim por isso seu marido passou SENNA de forma ilegal no GP do Brasil.
O "controle de tração" da Benetton era genial. Era algo que só era possível (pelo menos era o que se imaginava) eletronicamente, e eles vão lá e fazem algo mecânico. O engenheiro deveria receber um prêmio só pra ele.
@@lucca915 é o famoso certo errado, a Williams do Ayrton tinha um sistema de suspensão ativa em X, a Benneton do Schumacher tinha controle de tração e largada, a McLaren do Häkkenen de 94 tinha cambio automático, a Ferrari tinha controle de tração
Gabiru da Williams era uma suspensão mecânica que simulava a suspensão ativa, mas tinha uma falha grave no chassi que afetava diretamente a traseira da Williams que encostava muito no chão, tornado-o arisco nas curvas
A Bennetton fez um sistema analógico tão arcaico que na chuva ele piorava o carro pq a densidade do ar mudava. Resultado GP do Japão choveu MT o Bennetton tava uma bosta.
O artigo dele "How Rotational Inertia Led to Traction Control" é algo simplesmente magnífico Pensamentos fora da caixa assim são verdadeiros exemplos de pura genialidade
O pessoal fala que "antigamente não tinha nada dessas eletrônicas", sendo que em 92 e 93 os carros eram abarrotados de eletrônica. Tecnologias que demoraram quase 20 anos para chegarem nos carros de rua.
Na real de 91 em diante foi iniciada a famosa "Eletronic war" pode reparar em 1991 A Williams começou a investir pesado em tecnologia, e em 1992 e 1993 era o carro mais tecnologico do Grid. E digo que a Mclaren só nao acompanhou porque estavam torrando todo orçamento no desenvolvimento do carro de rua deles! Ao meu ver a era da F1 que encatou o mundo acabou em 1990! Dai em diante foi um declive constante atingindo seu auge em 2004 onde a fia passou a tentar recuperar o brilho da categoria alterando o regulamento de todas as formas e até hoje nao conseguiu!
@@diasmotorsport72 a melhor epoca foi mesmo a de 90 a 93 pois começava essa guerra tecnologica... depois q o senna morreu a galera perdeu a graça pela F1.. dae em 95 pra frente tentaram colocar os eletronicos de volta,,, e a emoção voltou rapidamente de 98 a 2004 qnd o pau quebrava entre hakkinen, shumacher e montoya... de 2004 pra ká nao prestou mais.... verstappen ate tenta alguma coisa mas nao é a mesma coisa... a mercedes tem um segredo p dominar tudo....e jaja a nnovela se repete. a Fia muda o regulamento a mercedes murcha e outro shumacher e hamillton aparece com uma equipe de novo...p dominar mais 6 anos seguidos... outra epoca de hakkinen e senna dificilmente virá.
São essas soluções, essa busca por alternativas de se conseguir um desempenho melhor que fizeram da Fórmula 1 tão fascinante, a Benetton tinha controle de tração, mas não ilegal, cara isso é lindo depois de explicado, é esse tipo de sistema que acho que nunca deveriam ser banido, mas buscar ser desenvolvidos pelas outras equipes. Cara isso é lindo.
A Benetton no Pit stop no reabastecimento ganhava muito em relação as outras equipes. O dispositivo enchia o tanque do fórmula 1 muito rápido e pra ir até o final com um único reabastecimento.
Realmente, é fascinante o nível de inovação técnica com que os engenheiros trabalham, seja para tentar "contornar" as restrições do regulamento, seja para introduzir uma inovação que os outros carros não têm.
Se vocês acreditarem que essas explicações são realmente verdade, então pode considerar engenhoso. Para mim não passa de uma tentativa de enganar. Esse carro era nitidamente irregular. Não precisava ser especialista para ver. Eu assisti a todos as corridas e me lembro muito bem disso. Coisa escandalosa como muitas outras que tiveram ao longo dos anos (título do Raikonen em Interlagos, do Rosberg contra o Hamilton e recentemente a corrida do Russel na Mercedes. Tudo difícil de acreditar. MAs na época vimos um motor com 100 cavalos a menos andar de igual para igual com o motor mais potente da F1 e com o melhor carro (Williams). Não tem explicação que convença. No título do Alonso a situação se repetiu. Flavio Briattori foi o maior pilantra da F1.
além da tração inteligente ilegal, o carro do Schumacher não tinha filtro na entrada do tanque de gasolina, o que fazia ele ganhar 2 ou 3 segundos nas paradas nos boxes para reabastecimento. Os títulos mundiais do Schumacher de 1994 e 1995 deveriam ter sido cassados, mas não o farão por compaixão devido a sua atual condição. Além destes, Schumacher ganhou um título de forma irregular laçando seu carro contra o do adversário para tirá-lo da corrida.
Ele é o Dick Vigarista das Corridas imagina o Que ficou Oculto pelo Que fez Briatore mandar Nelsinho jogar o Carro Muro em Cinga Pura para Favorecer Alonso , ele Briatore estava acostumado a Trapaças para Ganhar desde os tempos de BENETON
Ótimo vídeo parabéns !!! Fala do episódio que o Hill escreve no livro dele que na bandeira vermelha após o acidente do Senna os engenheiros desligaram a direção assistida da Willians dele.
A Mudança do regulamento para 94 foi para evitar que o Senna vencesse todos grandes prêmios. Com essa mudança ela matou o Senna, pois a Willians precisou mudar muito a suspensão do carro em cima da hora, além de outros acertos mecânicos pra compensar a retirada das tecnologias embarcadas.
Esse sistema já era conhecido pelas equipes antes mesmo de Aida. Tanto que a Ferrari buscou utilizar mapeamento de motor especial para gerar o efeito de limitar as rotações das rodas, só que fazia através de ums sensor eletrônico (foi esse sensor que tornou o aparato ilegal). Por isso detectaram a irregularidade e tiraram. O próprio Senna já tinha ciência disso desde o início do ano, quando a Benetton realizou testes secretos em Pembrey. Ele foi pessoalmente a Viry Chatillon pedir ao Bernard Dudot, chefe do departamento de motores da Renault na época, que fizesse esse sistema. Pediu uma semana antes do Grande Prêmio de San Marino.
Até hoje admiro como esse carro era genial. Aliás, acho esse casamento carro + piloto (digo, talento mais estilo da pilotagem) um dos mais brilhantes que a F1 já viu. Outros pilotos não teriam tido o mesmo sucesso com ele.
Concordo amigo! Um dos carros mais lembrados e icônicos da história da F1 e ainda mais pilotado por um gênio como Schumacher, e que depois com o motor Renault em 95 se tornaria praticamente imbatível.
@@crllslsb E se o Schumacher não tivesse trocado a Benetton pela Ferrari, provavelmente ele teria ganhado todos os títulos da segunda metade da década de 90
@@irlanfernando3147 Não sei se todos na Benetton por causa da saída da Renault da F1 amigo, mas certamente 96 e 97 seriam dele com sobras, considerando que em 96 o Alesi conseguiu 8 pódios e em 97 o Berger venceu e aí num pensamento livre talvez ele indo pra McLaren(já que era patrocinado pela Mercedes) poderia sim ter ganhado todos os títulos da década, ou ia reconstruir a Ferrari como tetracampeão. Esse carro da Benetton e o Schumi era o casamento perfeito e quase ninguém conseguia guia-lo, prova disso é o Alesi rodando nos testes, o Berger falando que não sabia como alguém conseguia ser campeão do mundo com aquele carro e o Verstappen pai e o Lehto sofrendo em 94.
Tanto é que na mesma temporada de 1994 o Schumacher teve 3 companheiros de equipe e quem foi campeã de construtores foi a WILLIAMS, mesmo consertando a cagada que fizeram, na versão "B" do FW 16
@@irlanfernando3147 Menos! Bem menos! Beneton a partir de 1996 estava uma BOSTA! Não sei como ainda conseguiu uma vitória no GP DA EUROPA de 1997, em Nurbrurgring, com Gerhard Berger e outra com Jean Alesi
A Williams era o melhor carro de 1994, não a toa foi campeã de construtores daquele ano. Não teve nada demais nas poles do brasileiro. E ainda assim não adiantaram muito, pq contando a corrida de San Marino supondo que ele saísse vivo estaria ja 30x0 pro Schumacher
@@mateussilva1543 melhor carro de 94??? Aí vc tá de brincadeira. Melhorou durante a temporada e ficou muito bom, mas a Williams só ganhou o título de construtores porque os companheiros do Schumacher eram tartarugas na F1. O Schumacher carregou a equipe nas costas.
A Williams tinha carro melhor amigo, tanto que venceu os construtores em 94 e só precisava de alguns acertos devido a não terem se habituado ao regulamento, quase fez o HILL campeão e o Mansell fora de forma conseguiu vencer corrida, o carro da Benetton é o mesmo caso do carro da Brawn(Ross Brawn tbm era engenheiro da Benetton junto com o Bryne) em 2009(exemplificando melhor pra vcs fãs do Senna), não era o melhor carro mas era um carro com acertos aerodinâmicos impares(o da Benetton revolucionário pra época) e pilotado pelo Schumi se tornou imbatível, é tanto que nenhum companheiro do alemão se adaptou ao carro e o Alesi e o Berger com o mesmo carro em 96 não arrumaram nada, e olha que já era motor Renault. Ah e em 95 a Williams tinha carro melhor tbm pois pegou as especificações da Benetton e ainda tinha a prioridade da Renault, mas o Hill e Coulthard erraram demais e aí foi moleza pro Schumi.
@@Danelon2006 o Coulthard que era um Zé ninguém na categoria naquele tempo conseguiu resultados. Mansell semi aposentado venceu corrida naquela Williams... Basta ver que o Damon Hill com exceção de um 6 e um 8 lugar sempre foi primeiro ou segundo. Se o Senna tivesse sobrevivido a vantagem seria ainda maior pro time britânico. Enfim, o foco não do vídeo não é esse então não vou me prolongar.
Só faltou dizer que Briatore é honesto rsrsrs... Não era só o controle de tração, tinha um dispositivo pra largada ligado às luzes verdes e a falcatrua do reabastecimento foi descoberta na perícia depois do incêndio no carro do Jos Verstappen... Mas esse nome já diz tudo Flavio Briatore!
Um monte de lugar publica o óbvio mas ainda insistem em argumentar com o papo mais que batido de "meu rival tá melhor, vou chorar falando que tá roubando"
Muito engenhoso e curioso isso o sistema de controle de tração barômetrico da Benetton. Só lembrando que a partir do Canadá/1994 foi incorporado a abertura na traseira das entradas de ar de todos os carros de Formula 1. Será que a FIA já não tinha sacado a artimanha e quis dar uma bagunçada no campeonato zoando a "inovação" da Benetton?
Interessante que não foi comentado sobre o controle eletrônico de largada, que a Benetton enrolou a FIA para dar tempo de esconder no software, mas foi descoberto mesmo assim e quando questionados, disseram que não estava sendo utilizado. Tah serto...
Andre Rebellatto Roda com Roda, do Delvas. Ele está fazendo uma análise de todas as temporadas completas, de 1986 a 2019. Por enquanto ele está em 2002.
Inclusive nessa história do reabastecimento é necessário que se coloque 2 adendos que você não falou no vídeo Sérgio: 1) No GP do Brasil (corrida de abertura do campeonato) quem estava sob observação sobre algum componente ilegal era a WILLIAMS (isso inclusive no reabastecimento); 2) O incêndio no carro de Papai Verstappen foi por causa de que o Flávio Briatore comprou uma parte e se tornou sócio da Ligier e o time francês recebeu uma recomendação do fabricante do filtro de combustível para que ele fosse retirado do carro. Após esse documento, Briatore pediu para o fabricante do filtro de combustível fazer o mesmo documento para a Beneton. Logo então o pedido foi atendido e o resto da história a gente tá careca de saber
Eu tenho uma revista Racing Engineering de 1993 em que há uma menção a um novo tipo de controle de tração desenvolvido pela Benetton. Isso é dito de passagem numa nota, no contexto do volume enorme de testes que a equipe fez em 93. Tem uma análise técnica do Alan Henry sobre a Benetton em 93 em que ele comenta o incrível trabalho de testes que a equipe fez em 93 e que, por causa disso, "qualquer coisa que se lhes apresente em 1994 será fácil demais". Sábias palavras...
Simplesmente a Benetton saiu na frente em 1994 e o que é interessante é que talvez nem a Benetton esperava por isso (limitação da Williams no começo),apenas tentou criar um carro pra competir,e foi vencedor.
Em 93 o carro Willians, tinha mais itens de série que os veículo de 2021 no Brasil quando Senna chegou na Willians em 94 a FIA proibiu tudo. A Benetton, tinha tecnologia proibida.
Na minha opinião a beneton tinha irregularidades sim como pode no gp Brasil Sena entra primeiro nos boxes e sai depois, GP do Japão aquela largada sem um controle de tração é impossível com a pista naquelas condições, corriam com a prancha com medidas diferente dos outros carros, a FIA pediu a central eletrônica para a beneton que só a entregou 15 dias depois no final do campeonato o Schumacher erra sozinho e vizivelmente joga o carro em cima do Hill e não sofre punição, 94 campeonato pra se esquecer
Sergio porquê os pilotos da Williams (Piquet e Mansell) nas temporadas 1986 e 1987 tinham os macacões de cores diferentes???? Valeu pelas informações e parabéns pelo canal.
Parabéns pelo video excelente analise, realmente , foi um ano muito cruel pra nos Brasileiros claro com a perda do nosso maior idolo e era uma coisa que senna sempre alegava como voçe falou no video, mais não deram muito importancia, esse ano foi muito complicado pra formula 1, dando que no final do ano Australia Adelaide Schumacher jogou sua Benetton pra cima do Damon Hill e acabou ficando com o Titulo coisa da Formula 1.
Então era um controle de tração analógico, logo é mais eficiente que o eletrônico, mesmo que todos tivessem controle de tração eletrônico, não iria superar o da benneton!
Não é pq algo é analógico que necessariamente é mais eficiente que o eletrônico, vide o Koenigsegg Gemera, que substitui o tradicional comandos de válvulas por um sistema eletrônico, tão eficiente que faz um 2.0 de 3 cilindros ter 600 cv e 61 kgfm.
@@LUIZARIEL66 tem uma questão que você deve aprender sobre analógico e digital: analógico constante, digital representação estatística. Essa é a principal diferença. O que mudou de 94 para 2022 em processadores e a capacidade de fazer cálculos em velocidade, espaço físico, uso de energia, processamento paralelo!!! Tanto que não tem como fazer hoje processadores analógico em comparação em digitais de hoje! O tempo e espaço e importante nessa discussão
@@maikoademirnunes8002 você afirmou que o analógico é melhor que o eletrônico, eu dei um exemplo de como isso não é um fato. Mas claro, um exemplo simples que mostra que você está errado jamais estaria correto.
Pra mim não ficou claro como era a atuação mecânica que alterava a ignição. Ok, os sensores conseguiam identificar a densidade do ar, a queima e outros parâmetros, porem não entendi qual era o atuador mecânico que controlava a densidade ou o fluxo de ar na admissão do motor de forma mecânica. Consegue me ajudar com essa dúvida, Sérgio?
Parabéns Sérgio por mais um vídeo sensacional e gosto bastante das partes técnicas do carro de F1, essa Benetton de 94 é um dos carros mais bonitos q eu já vi na categoria. Inclusive esse carro está no F1 2020 da Codemasters na versão Schumacher Deluxe, além dela, tem a Benetton de 95, a Jordan de 91 e a Ferrari de 2000. Aquele abraço.
resumindo: a Benetton se beneficiou de uma brecha na interpretação do regulamento de 94 sobre os auxílios "eletrônicos", e ela fez um carro com esses auxílios só que "mecânico" e não "eletrônico", portanto seguindo essa brecha na interpretação do regulamento, era um carro que estava legal.
Mas conta muito o talento de Shumacher nas pistas. Tanto na Benetton,como na Ferrari depois. Claro que um carro ótimo e todas as tecnologias possíveis.
Na F1 Racing de Março deste ano tem uma materia especial sobre Schumacher e Hamilton e nele confirma que a Bennetton tinha drive aids de software uma especie de ajuda de pilotagem via software. E q Schumy saiu da equipe para n ser rotulado como trapaceiro.
SENNA ERA FODA, E ELE SABIA QUE A BENETTON TAVA TODA ERRADA, MAS ERA UM BRASILEIRO FALANDO ISSO DE UMA EQUIPE QUE TINHA EUROPEU CORRENDO. SE FOSSE AO CONTRÁRIO, UM BRASILEIRO PILOTANDO TERIAM TIRADO, FIZERAM ISSO COM A WILLIAMS PORQUE SENNA FOI PRA LÁ.
O que era mais genial nesse carro era o motor Ford Zetec, que girava 1000 rpm mais que o antigo HB série 8 e com um baixíssimo consumo de combustível! Isso mais o ótimo equilíbrio do carro que podia sair com menos asa e menor quantidade de combustível, aliado ao enorme talento de Michael Schumacher, tornou o time quase invencível naquele ano! A fórmula era simples, com menos combustível e mais leves, eles poderiam ser mais rápidos, gastando menos pneu e quando paravam eram mais rápidos na troca, pois teriam que colocar menos combustível. Do outro lado Senna, com um carro nervoso e difícil de guiar, estava fazendo um esforço sobre-humano para se manter no mesmo ritmo, arriscando muito além do que deveria! Infelizmente deu no que deu!
Show o vídeo, deixa ai na pauta um vídeo com um ranking de todos os motores campeões de F1 tipo Ferrari, Honda, Mercedes, Ford, Renault e cosworth, inclui outros que nao conhecemos ou que tinham outros nomes. abraço e parabéns.
Sergio, poderia fazer um vídeo sobre isso?? , o Toto acabou de dar entrevista. O segredo é o peso do carro. “Acho interessante que a Racing Point seguia nosso conceito de competição por um bom tempo, mas nunca haviam trabalhado com nossa caixa de câmbio. Agora que eles adaptaram totalmente nosso conceito, com um carro mais leve, estão bem melhores.”
Vinícius Braga acho que eram duas baterias n é? A Mercedes protestava direto em 17 e 18 por isso. Acho que uma das baterias estava sem o sensor da FIA.
@@sviniciusbraga Tava na cara que era ilegal! É só você ver o desempenho pífio dos carros vermelhos nas classificações! Sebastian Vettel mesmo, por exemplo, tendo dificuldades para passar pro Q3! Sem falar na Alfa Romeo e na Haas, que não passam do Q1 e ficam atrás das Williams! Aquele motor tinha mutreta! Só não sabemos qual era!
O controle de tração da Cosworth de 1993, que só a Benetton usou, não cortava a ignição, não fazia aquele "chiado". O controle era feito modulando a abertura do acelerador independente da aplicação do pedal. E esse sistema por não "chiar" serviu como base pra esse controle de tração de 1994. Todo esse sistema de cálculo sola densidade do ar era pra otimizar o funcionamento. Já li no FlatOut que na chuva o sistema ficava meio "burro". Existiu a suspeita de que a Ferrari usou esse sistema também. Na narração do Q1 de Ímola 1994 o John Watson cita essa suspeita. (/watch?v=21JHuayhi4w) Assistam ao Q2 da Austrália de 1994, que foi na chuva, comparem o comportamento da Benetton e dos outros carros. E o tom dos comentários que insinuam que eles tinham tração demais. (/watch?v=hjPZaXGUotg)
Parabéns pelo vídeo. Acho que ficou muito bem explicado o funcionamento desse sistema da Benetton, mas quero levantar um ponto importante do regulamento. Lê-se no regulamento técnico da Formula 1, temporada de 1994, artigo 9, item 5, "Traction control is forbidden" (Controle de tração é proibido). Portanto não importa se o controle é mecânico, se é eletrônico, ou se tem um leprachaum dentro da caixa de câmbio do Schumacher. Se o B194 usava algum tipo de controle de tração, ele estava ilegal de acordo com o regulamento. A questão é que parece haver uma total falta de recursos (e até de vontade) da FIA para fiscalizar o cumprimento do regulamento técnico. Isso ficou mais evidente recentemente com o acordo secreto com a Ferrari (cuja irregularidade só veio atona por dados internos vazados) e com o imbróglio da Racing Point.
Não sou engenheiro , mas pelo que entendi , é um sistema HÍBRIDO ( mecânico+eletrônico ) e se tem o sensor , então tem um controle eletrônico junto com um cálculo da física ( densidade do ar ). Só podia ser coisa do Briatore !!!
@@sviniciusbraga Por isso mesmo que ele sabia. Acompanho F1 desde 1983. Em 94 eu brincava com meus colegas dizendo que ele era da Máfia Cosa Nostra. Chefe que não sabe o que acontece na empresa, simplesmente NÃO existe.
O que eu vi é que foi achado sim. Como você falou, o sistema antigo estava presente, só não poderia ser usado. O que eu vi em algum documentário ou reportagem foi que a fia descobriu que o sistema poderia ser ativado com uma serie de comandos ( por exemplo, pisar no freio 3x e virar o volante para os dois lados, sei lá. algo assim). A Benetton disse que isso era uma coincidência ou um bug do sistema. Que não era um comando colocado propositalmente.
Sérgio... teria como fazer um vídeo explicando quantos carros tinham uma equipe de fórmula 1 por temporada, incluindo carros reservas, e onde se encontram hoje em dia, como por exemplo a McLaren MP4/5b de Ayrton Senna que se encontra no Instituto Ayrton Senna, e quantos desse modelo ainda tem no mundo??
A polêmica e o consequente mimimi na verdade existiram devido ao falecimento do Senna, única e exclusivamente, se ele não tivesse morrido nem lembrariam da Benetton.
Esse controle de tração analógico prova que a mecânica do carro foi mais importante que o piloto kkkkk. Quem viu Schumacher correr em Suzuka um ano antes sabe que o cara era barbeiro pakas kkkkk
Rapaz berger pilotou a benetton campea do schumacher em 96. E ele rodou na pista porque o caro era muito instável em curva saia muito s traseira. E ele não se sentia confortável em pilotar o carro nessas condições
O amigo, aqui dos comentários, definiu muito como "ilegalmente legal". A FIA quis colocar que a tração deveria ser controlada apenas pelo piloto, mas, achando não ser possível fazer isso mecanicamente, usou o termo "eletrônico". Acho que isso é mais uma jogada de advogados do que de engenheiros. Para mim, a equipe entendeu o que a FIA quis dizer, mas usou de má fé para ser ilegal por um descuido na escrita do regulamento.
na realidade não houve brecha no regulamento, o regulamento de 1994 diz claramente no artigo 9.5 do : Traction control is forbidden (Controle de tração é proibido), qualquer forma de controle de tração(mecânico ,eletrônico, eletrico etc,). www.jomenvisst.de/fia/1994TechnicalRegulations/1994_Formula_1_Technical_Regulations.htm
Nem Briatore e muito menos Shumacher são exemplos de honestidade, quando não mandam bater os carros, batem eles mesmos, não venceram somente por mérito. A Benetton do Schumacher, deu um migué no controle de tração, no filtro do reabastecimento, no desgaste excessivo do assoalho, em funções ilegais (ditas não habilitadas) no módulo, no desrespeito às bandeiras e quando ia perder na pista, botou o Hill no muro. Ganhou o campeonato é verdade, mesmo sendo punida por algumas de suas muretas, não foi por todas. Para mim foi suja e irregular sim, mas é assim o automobilismo, lugar de leões e não de carolas.
Isso me lembra o caso do carro ventilador, que o Chapman ameaçou de ir a FIA sobre a legalidade da peça, e político como o ecclestone era, ele decidiu deixar a idéia pra lá... Mas em 78 o carro foi proíbido de correr, em 79 o efeito solo é banido
Esse benetton era um carro muito bem nascido e evolução do carro anterior com um piloto que já tinha dado sinais mais que evidentes que já não o conseguiam deter por mais tempo.... É engenharia pura que continuou e continua até aos dias de hoje e sempre continuará.... Só é pena nesse ano de 94 não ter já o motor Renault feito adequadamente no chassis para tar igual ao Williams de Senna... Aí o alemão não dava hipóteses a ninguém... Foi o que lhe faltou desde que estreou até 95...Não ter motor à altura dos Williams.
Na formula 1 nenhum sistema é criado em 1 ou 2 meses sao d 6 pra cima entao ele sabendo disso ela ja teria uma "reserva" caso a eletronica fosse banida ja a williams nao queria isso
Nitidamente há variação na rotação do motor. Analógico ou eletrônico, algo fazia o motor ter pequenos cortes. Acredito que se fosse só pelo ar a rotação deveria ser constante. É nítido os pequenos cortes quando o piloto começa acelerar. Todas as equipes tentavam fazer algo para melhorar o desempenho, e aquilo que conseguiam fora das regras se não foram descobertos morrem com eles.
Gostaria de saber como atuava esse controle de tração mecânico durante as mudanças de pressão na pista? Se os ajustes das Asas são reconfigurada durante o pit stop, por que não ajustes nesse sistema mecânico.
O Sérgio faz um vídeo elucidando o tema, tem vídeo do Projeto Motor também que fala que não foi algo ilegal e dão todas as explicações minuciosas pra quem queira tudo mastigado. Mas ainda assim, os caras que se baseiam em contos do titio Galvão Bueno arrumam desculpas contrariando o óbvio
Canal Roda com roda do Delvas, e o canal Gp as 10 com o Flávio falam muito bem sobre esse assunto. E a opinião deles é que a Beneton foi no limite do regulamento, e que outras equipes como a Willians e Ferrari também tinham “coisas escondidas nos carros” só que a FIA não conseguia fiscalizar quase nada. Brasileiro de modo geral só escuta Globo, então já viu né? Galera fica vomitando a mesma lenga lenga de sempre.
@@lucca915 então, é sempre aquela narrativa de que o Senna era o coitadinho e o resto eram os pilantras malvados. Pode ver que esses fanboys sempre caem em contradição. Eles falam de Schumacher batendo no Hill em 94, mas daí se fala de 90 dele batendo no Prost eles fingem que nada rolou. A Toleman segundo um esses dias era o pior carro do grid de 84, quando na verdade era um carro de meio de tabela (uma Renault se colocar no grid atual). Enfim, sobra fanatismo e falta um pouco de capacidade cognitiva pra esses seres, parecem aquelas crianças que ficam Messi x Cr7 que tem que mamar um e colocar o outro num patamar de merda
@@mateussilva1543 eu entendo sua opinião mas o senna bateu no prost em 90 pra devolver a safadeza que aconteceu em 89 (incluindo sr. ballestre), agora schumi bateu em 94 no hill e 97 no jacques por nada, mal perdedor
@@ArturouSurta- isso não existe. Ou tá todo mundo certo ou tá todo mundo errado. Do contrário é pura contradição. Eu não condeno ninguém, pra mim cada um tentou assegurar seus títulos de forma controversa mas nada demais. Agora eu não dou opiniões diferentes sobre casos literalmente iguais. E se politicagem for algo que justifique, então o Schumacher tem total razão, tiraram ele de umas três ou quatro corridas sem o menor embasamento. Houve disputa de título até o fim somente por isso.
Isto também aconteceu também com a pressão atmosfera e a pressão sanguínea. Quanto maior a pressão atmosférica maior a pressão sanguínea logicamente existe alguns fatores biologico anormal relacionado ao metabolismo que altera a pressão. Mas na verdade é mais para vender remédio.
Pilotos da Antiga geração como Senna, Lauda, Piquet, Prost entre outros, tinham uma sensibilidade extraordinária para saber pelo comportamento do carro, som do motor, frenagem, mudança de marchas, se havia ou não algo diferente acontecendo, isso era incrível.
Carro dos cara era bom e o piloto o melhor da história junto com Hamilton. Hepta campeão mundial .
Ilegal era o BRAÇO de Schumacher, que era um ET. Schumacher ganhou no Brasil, no Japão ( Aida) ,Ímola, Mônaco, chegou em segundo lugar na Espanha, com um Show, ganhou no Canadá, na França, aí começou o ROUBO: desclassificaram Schumacher em Silverstone, roubaram a Vitória dele na Bélgica, tiraram Schumacher dos GPS de Monza e Estoril, e ainda há IMBECIS que dizem "Hill foi roubado". Esses caras são idiotas CHIPADOS!!!
Você aí do vídeo, diga-me quantas posições Verstappen " pai" ganhou nas trocas, em 94, por favor!! É inacreditável o que as pessoas falam, quando fazem vídeo sobre a Fórmula1 !!
@@roquesilva9638 Esposa dó Schumacher sujo, Vestapen era péssimo piloto e segundo na equipe. E só não morreu queimado no GP da África do Sul por causa do roupa anti chamas do piloto. Sua cega a empresa que fornecia as bombas constatou, que a Beneton retirou o filtro sim por isso seu marido passou SENNA de forma ilegal no GP do Brasil.
@@roquesilva9638 aí se trata de falta de habilidade mesmo kkkkkk
O "controle de tração" da Benetton era genial. Era algo que só era possível (pelo menos era o que se imaginava) eletronicamente, e eles vão lá e fazem algo mecânico. O engenheiro deveria receber um prêmio só pra ele.
Os caras iam no limite do regulamento
@@lucca915 é o famoso certo errado, a Williams do Ayrton tinha um sistema de suspensão ativa em X, a Benneton do Schumacher tinha controle de tração e largada, a McLaren do Häkkenen de 94 tinha cambio automático, a Ferrari tinha controle de tração
Achei q era so eu q achava essas artimanhas como algo genial na engenharia
Gabiru da Williams era uma suspensão mecânica que simulava a suspensão ativa, mas tinha uma falha grave no chassi que afetava diretamente a traseira da Williams que encostava muito no chão, tornado-o arisco nas curvas
@@pokemonet1 o problema era que era muito dura, o carro precisava ficar no ponto por ser muito sensível...
A Bennetton fez um sistema analógico tão arcaico que na chuva ele piorava o carro pq a densidade do ar mudava. Resultado
GP do Japão choveu MT o Bennetton tava uma bosta.
O artigo dele "How Rotational Inertia Led to Traction Control" é algo simplesmente magnífico
Pensamentos fora da caixa assim são verdadeiros exemplos de pura genialidade
O pessoal fala que "antigamente não tinha nada dessas eletrônicas", sendo que em 92 e 93 os carros eram abarrotados de eletrônica. Tecnologias que demoraram quase 20 anos para chegarem nos carros de rua.
ate hoje é certo que os carros mais facil de guiar ou seja com mais auxilios eletronicos sao os das grandes equipes de 93
Tem tecnologia dessa época que é proibida até hoje na F1
Na real de 91 em diante foi iniciada a famosa "Eletronic war" pode reparar em 1991 A Williams começou a investir pesado em tecnologia, e em 1992 e 1993 era o carro mais tecnologico do Grid.
E digo que a Mclaren só nao acompanhou porque estavam torrando todo orçamento no desenvolvimento do carro de rua deles!
Ao meu ver a era da F1 que encatou o mundo acabou em 1990! Dai em diante foi um declive constante atingindo seu auge em 2004 onde a fia passou a tentar recuperar o brilho da categoria alterando o regulamento de todas as formas e até hoje nao conseguiu!
@@diasmotorsport72 a melhor epoca foi mesmo a de 90 a 93 pois começava essa guerra tecnologica... depois q o senna morreu a galera perdeu a graça pela F1.. dae em 95 pra frente tentaram colocar os eletronicos de volta,,, e a emoção voltou rapidamente de 98 a 2004 qnd o pau quebrava entre hakkinen, shumacher e montoya... de 2004 pra ká nao prestou mais.... verstappen ate tenta alguma coisa mas nao é a mesma coisa... a mercedes tem um segredo p dominar tudo....e jaja a nnovela se repete. a Fia muda o regulamento a mercedes murcha e outro shumacher e hamillton aparece com uma equipe de novo...p dominar mais 6 anos seguidos... outra epoca de hakkinen e senna dificilmente virá.
Chegaram bem antes. Só que o Brasil tem um mercado de carroças até hoje.
Explicou de forma simples e didática!!!!
São essas soluções, essa busca por alternativas de se conseguir um desempenho melhor que fizeram da Fórmula 1 tão fascinante, a Benetton tinha controle de tração, mas não ilegal, cara isso é lindo depois de explicado, é esse tipo de sistema que acho que nunca deveriam ser banido, mas buscar ser desenvolvidos pelas outras equipes. Cara isso é lindo.
A Benetton no Pit stop no reabastecimento ganhava muito em relação as outras equipes. O dispositivo enchia o tanque do fórmula 1 muito rápido e pra ir até o final com um único reabastecimento.
Sim tinha isso
A F1 é fascinante no quesito engenharia.
Realmente, é fascinante o nível de inovação técnica com que os engenheiros trabalham, seja para tentar "contornar" as restrições do regulamento, seja para introduzir uma inovação que os outros carros não têm.
Por isso eu gosto tanto
E estamos falando de 1994...
Se vocês acreditarem que essas explicações são realmente verdade, então pode considerar engenhoso. Para mim não passa de uma tentativa de enganar. Esse carro era nitidamente irregular. Não precisava ser especialista para ver. Eu assisti a todos as corridas e me lembro muito bem disso. Coisa escandalosa como muitas outras que tiveram ao longo dos anos (título do Raikonen em Interlagos, do Rosberg contra o Hamilton e recentemente a corrida do Russel na Mercedes. Tudo difícil de acreditar. MAs na época vimos um motor com 100 cavalos a menos andar de igual para igual com o motor mais potente da F1 e com o melhor carro (Williams). Não tem explicação que convença. No título do Alonso a situação se repetiu. Flavio Briattori foi o maior pilantra da F1.
Essa explicação inserida na edição foi fundamental, ficou muito claro. Achei um excelente vídeo. Parabéns.
Cara que engenhoca das galáxias obrigado pelos esclarecimentos
além da tração inteligente ilegal, o carro do Schumacher não tinha filtro na entrada do tanque de gasolina, o que fazia ele ganhar 2 ou 3 segundos nas paradas nos boxes para reabastecimento. Os títulos mundiais do Schumacher de 1994 e 1995 deveriam ter sido cassados, mas não o farão por compaixão devido a sua atual condição. Além destes, Schumacher ganhou um título de forma irregular laçando seu carro contra o do adversário para tirá-lo da corrida.
Ele é o Dick Vigarista das Corridas imagina o Que ficou Oculto pelo Que fez Briatore mandar Nelsinho jogar o Carro Muro em Cinga Pura para Favorecer Alonso , ele Briatore estava acostumado a Trapaças para Ganhar desde os tempos de BENETON
A F1 para mim funciona como uma terapia. Qualquer modalidade de competição saudável é sempre bom!
Essa Benetton tá no top 5 de carros mais geniais da F1.
Briatore sempre fazia alguma coisa que no final da história , tornaria uma polêmica kkk
Não e atoa que 2008 foi banido da F1 .
Briatore é foda kkkkkkkkkkkk
Engenharia mecânica é demais! Olha a complexidade, o tamanho estudo e genialidade...
Eu tô é besta. Os caras foram geniais!! A engenharia é uma coisa fascinante.
Ótimo vídeo parabéns !!! Fala do episódio que o Hill escreve no livro dele que na bandeira vermelha após o acidente do Senna os engenheiros desligaram a direção assistida da Willians dele.
A Mudança do regulamento para 94 foi para evitar que o Senna vencesse todos grandes prêmios. Com essa mudança ela matou o Senna, pois a Willians precisou mudar muito a suspensão do carro em cima da hora, além de outros acertos mecânicos pra compensar a retirada das tecnologias embarcadas.
Ah Sérgio que vídeo sensacional, parabéns pelo seu trabalho. Os amantes de F1 com certeza admiram seu trabalho.
Coisas da vida. Essa gambiarra do pit stop tirou Senna da liderança no gp Brasil. E jogou ainda mais pressão nele.
Caramba os engenheiros da BENETTON foram simplesmente geniais
Sérgio... tu se superou! A melhor explicação na questão do controle de tração.. Parabéns
Esse sistema já era conhecido pelas equipes antes mesmo de Aida. Tanto que a Ferrari buscou utilizar mapeamento de motor especial para gerar o efeito de limitar as rotações das rodas, só que fazia através de ums sensor eletrônico (foi esse sensor que tornou o aparato ilegal). Por isso detectaram a irregularidade e tiraram. O próprio Senna já tinha ciência disso desde o início do ano, quando a Benetton realizou testes secretos em Pembrey. Ele foi pessoalmente a Viry Chatillon pedir ao Bernard Dudot, chefe do departamento de motores da Renault na época, que fizesse esse sistema. Pediu uma semana antes do Grande Prêmio de San Marino.
Até hoje admiro como esse carro era genial. Aliás, acho esse casamento carro + piloto (digo, talento mais estilo da pilotagem) um dos mais brilhantes que a F1 já viu. Outros pilotos não teriam tido o mesmo sucesso com ele.
Concordo amigo! Um dos carros mais lembrados e icônicos da história da F1 e ainda mais pilotado por um gênio como Schumacher, e que depois com o motor Renault em 95 se tornaria praticamente imbatível.
@@crllslsb
E se o Schumacher não tivesse trocado a Benetton pela Ferrari, provavelmente ele teria ganhado todos os títulos da segunda metade da década de 90
@@irlanfernando3147 Não sei se todos na Benetton por causa da saída da Renault da F1 amigo, mas certamente 96 e 97 seriam dele com sobras, considerando que em 96 o Alesi conseguiu 8 pódios e em 97 o Berger venceu e aí num pensamento livre talvez ele indo pra McLaren(já que era patrocinado pela Mercedes) poderia sim ter ganhado todos os títulos da década, ou ia reconstruir a Ferrari como tetracampeão.
Esse carro da Benetton e o Schumi era o casamento perfeito e quase ninguém conseguia guia-lo, prova disso é o Alesi rodando nos testes, o Berger falando que não sabia como alguém conseguia ser campeão do mundo com aquele carro e o Verstappen pai e o Lehto sofrendo em 94.
Tanto é que na mesma temporada de 1994 o Schumacher teve 3 companheiros de equipe e quem foi campeã de construtores foi a WILLIAMS, mesmo consertando a cagada que fizeram, na versão "B" do FW 16
@@irlanfernando3147 Menos! Bem menos!
Beneton a partir de 1996 estava uma BOSTA! Não sei como ainda conseguiu uma vitória no GP DA EUROPA de 1997, em Nurbrurgring, com Gerhard Berger e outra com Jean Alesi
Isso mostra como o Senna era foda, a benetton usando essas inovações e com o carro melhor, e ainda fazia pole
A Williams era o melhor carro de 1994, não a toa foi campeã de construtores daquele ano. Não teve nada demais nas poles do brasileiro. E ainda assim não adiantaram muito, pq contando a corrida de San Marino supondo que ele saísse vivo estaria ja 30x0 pro Schumacher
@@mateussilva1543 melhor carro de 94??? Aí vc tá de brincadeira. Melhorou durante a temporada e ficou muito bom, mas a Williams só ganhou o título de construtores porque os companheiros do Schumacher eram tartarugas na F1. O Schumacher carregou a equipe nas costas.
A Williams tinha carro melhor amigo, tanto que venceu os construtores em 94 e só precisava de alguns acertos devido a não terem se habituado ao regulamento, quase fez o HILL campeão e o Mansell fora de forma conseguiu vencer corrida, o carro da Benetton é o mesmo caso do carro da Brawn(Ross Brawn tbm era engenheiro da Benetton junto com o Bryne) em 2009(exemplificando melhor pra vcs fãs do Senna), não era o melhor carro mas era um carro com acertos aerodinâmicos impares(o da Benetton revolucionário pra época) e pilotado pelo Schumi se tornou imbatível, é tanto que nenhum companheiro do alemão se adaptou ao carro e o Alesi e o Berger com o mesmo carro em 96 não arrumaram nada, e olha que já era motor Renault.
Ah e em 95 a Williams tinha carro melhor tbm pois pegou as especificações da Benetton e ainda tinha a prioridade da Renault, mas o Hill e Coulthard erraram demais e aí foi moleza pro Schumi.
williams melhor que a benetton em 94 KKKKKKKKKKKK olha as coisas que eu tenho que ler velho
@@Danelon2006 o Coulthard que era um Zé ninguém na categoria naquele tempo conseguiu resultados. Mansell semi aposentado venceu corrida naquela Williams... Basta ver que o Damon Hill com exceção de um 6 e um 8 lugar sempre foi primeiro ou segundo. Se o Senna tivesse sobrevivido a vantagem seria ainda maior pro time britânico. Enfim, o foco não do vídeo não é esse então não vou me prolongar.
Só faltou dizer que Briatore é honesto rsrsrs... Não era só o controle de tração, tinha um dispositivo pra largada ligado às luzes verdes e a falcatrua do reabastecimento foi descoberta na perícia depois do incêndio no carro do Jos Verstappen... Mas esse nome já diz tudo Flavio Briatore!
Um monte de lugar publica o óbvio mas ainda insistem em argumentar com o papo mais que batido de "meu rival tá melhor, vou chorar falando que tá roubando"
O dirigente mais vagabundo da história da f1
Legal ilegalmente 😂😂😂
HAHAHAHA
Ilegal legalmente
Sérgio FAZ mais vídeos de histórias de temporadas tipo a que vc tá fazendo de 2008
Faz a de 1991 Sérgio
O canal roda com roda já tem, dá uma passada lá
Por que infernos você usa a foto de um celular no seu canal, cara?
Temporada 2010 e 2012 são interessantes também
@@rurusch1429 questões logísticas kkk
Muito engenhoso e curioso isso o sistema de controle de tração barômetrico da Benetton. Só lembrando que a partir do Canadá/1994 foi incorporado a abertura na traseira das entradas de ar de todos os carros de Formula 1. Será que a FIA já não tinha sacado a artimanha e quis dar uma bagunçada no campeonato zoando a "inovação" da Benetton?
Vdd, faz sentido
4:02 sdds desse som
Interessante que não foi comentado sobre o controle eletrônico de largada, que a Benetton enrolou a FIA para dar tempo de esconder no software, mas foi descoberto mesmo assim e quando questionados, disseram que não estava sendo utilizado. Tah serto...
Essa Benetton era tão legal quanto o Flávio Briatore 😄😄
Era safado também
Eu estava vendo a série do Delvas ele fala que na ficha tecnica mostra que tem o controle de tração, mas era um controle mecânico.
O canal dele é sensacional.
Que canal é esse? 😊
@@arebellatto Roda com roda
Andre Rebellatto Roda com Roda, do Delvas. Ele está fazendo uma análise de todas as temporadas completas, de 1986 a 2019. Por enquanto ele está em 2002.
@@arebellatto Roda com Roda, apresentando por Carlos Del Valle
Inclusive nessa história do reabastecimento é necessário que se coloque 2 adendos que você não falou no vídeo Sérgio:
1) No GP do Brasil (corrida de abertura do campeonato) quem estava sob observação sobre algum componente ilegal era a WILLIAMS (isso inclusive no reabastecimento);
2) O incêndio no carro de Papai Verstappen foi por causa de que o Flávio Briatore comprou uma parte e se tornou sócio da Ligier e o time francês recebeu uma recomendação do fabricante do filtro de combustível para que ele fosse retirado do carro. Após esse documento, Briatore pediu para o fabricante do filtro de combustível fazer o mesmo documento para a Beneton. Logo então o pedido foi atendido e o resto da história a gente tá careca de saber
Eu tenho uma revista Racing Engineering de 1993 em que há uma menção a um novo tipo de controle de tração desenvolvido pela Benetton. Isso é dito de passagem numa nota, no contexto do volume enorme de testes que a equipe fez em 93. Tem uma análise técnica do Alan Henry sobre a Benetton em 93 em que ele comenta o incrível trabalho de testes que a equipe fez em 93 e que, por causa disso, "qualquer coisa que se lhes apresente em 1994 será fácil demais". Sábias palavras...
Simplesmente a Benetton saiu na frente em 1994 e o que é interessante é que talvez nem a Benetton esperava por isso (limitação da Williams no começo),apenas tentou criar um carro pra competir,e foi vencedor.
Em 93 o carro Willians, tinha mais itens de série que os veículo de 2021 no Brasil quando Senna chegou na Willians em 94 a FIA proibiu tudo. A Benetton, tinha tecnologia proibida.
Na minha opinião a beneton tinha irregularidades sim como pode no gp Brasil Sena entra primeiro nos boxes e sai depois, GP do Japão aquela largada sem um controle de tração é impossível com a pista naquelas condições, corriam com a prancha com medidas diferente dos outros carros, a FIA pediu a central eletrônica para a beneton que só a entregou 15 dias depois no final do campeonato o Schumacher erra sozinho e vizivelmente joga o carro em cima do Hill e não sofre punição, 94 campeonato pra se esquecer
O Ayrton comentava que tinha uma diferença de potência de cerca de 40 cavalos...
Brutal explicação, Sérgio! Parabéns pelo conteúdo e pela dedicação.
Rapaz, esses engenheiros são muito engenhosos! 😂😂😂
Muito
Sergio porquê os pilotos da Williams (Piquet e Mansell) nas temporadas 1986 e 1987 tinham os macacões de cores diferentes????
Valeu pelas informações e parabéns pelo canal.
Foi genial o q a benetton fez! 👏👏👏 Mto bom o video de vcs! Abs!
Sensacional, parabéns Sérgio! Por entender a questão e explicar para o público, excelente video!
A Benetton de shumi com certeza estava fora do regulamento, infelizmente aquela temporada foi uma tragédia e uma vergonha para a FIA.
Parabéns pelo video excelente analise, realmente , foi um ano muito cruel pra nos Brasileiros claro com a perda do nosso maior idolo e era uma coisa que senna sempre alegava como voçe falou no video, mais não deram muito importancia, esse ano foi muito complicado pra formula 1, dando que no final do ano Australia Adelaide Schumacher jogou sua Benetton pra cima do Damon Hill e acabou ficando com o Titulo coisa da Formula 1.
Então era um controle de tração analógico, logo é mais eficiente que o eletrônico, mesmo que todos tivessem controle de tração eletrônico, não iria superar o da benneton!
Não é pq algo é analógico que necessariamente é mais eficiente que o eletrônico, vide o Koenigsegg Gemera, que substitui o tradicional comandos de válvulas por um sistema eletrônico, tão eficiente que faz um 2.0 de 3 cilindros ter 600 cv e 61 kgfm.
@@LUIZARIEL66 Mais ou menos assim, vc quer comparar um Airbus 340 com um boing 707! E uma comparação viável! SQN!
@@LUIZARIEL66 tem uma questão que você deve aprender sobre analógico e digital: analógico constante, digital representação estatística. Essa é a principal diferença. O que mudou de 94 para 2022 em processadores e a capacidade de fazer cálculos em velocidade, espaço físico, uso de energia, processamento paralelo!!! Tanto que não tem como fazer hoje processadores analógico em comparação em digitais de hoje! O tempo e espaço e importante nessa discussão
@@maikoademirnunes8002 você afirmou que o analógico é melhor que o eletrônico, eu dei um exemplo de como isso não é um fato. Mas claro, um exemplo simples que mostra que você está errado jamais estaria correto.
@@maikoademirnunes8002 e não me venha falar da diferente de analógico e digital pq você comparou analógico e eletrônico.
Obrigado por essa explicação que de certa forma explica os possíveis 40 cavalos a menos que o Ayrton comentava...
Pra mim não ficou claro como era a atuação mecânica que alterava a ignição. Ok, os sensores conseguiam identificar a densidade do ar, a queima e outros parâmetros, porem não entendi qual era o atuador mecânico que controlava a densidade ou o fluxo de ar na admissão do motor de forma mecânica. Consegue me ajudar com essa dúvida, Sérgio?
A trilha sonora e os filmes no encerramento ficaram muito bons. Aumentando o nível da produção do canal.
Parabéns Sérgio por mais um vídeo sensacional e gosto bastante das partes técnicas do carro de F1, essa Benetton de 94 é um dos carros mais bonitos q eu já vi na categoria. Inclusive esse carro está no F1 2020 da Codemasters na versão Schumacher Deluxe, além dela, tem a Benetton de 95, a Jordan de 91 e a Ferrari de 2000. Aquele abraço.
Sensacional . é impressionante o trabalho dos engenheiros .
Só tem engenheiro mecânico nesse canal!
kkkkkkkkk.
resumindo: a Benetton se beneficiou de uma brecha na interpretação do regulamento de 94 sobre os auxílios "eletrônicos", e ela fez um carro com esses auxílios só que "mecânico" e não "eletrônico", portanto seguindo essa brecha na interpretação do regulamento, era um carro que estava legal.
Esse carro é um dos mais lindos de todos os tempos... Gostaria que um dia a equipe Benneton retornasse a F1.
Muito bom o vídeo e as explicações. E impressionante esse controle de tração, o cara era um gênio. Essas interpretações de regulamento são foda.
Sergio Faz Vídeos analisando carros antigos como o Renault R25 O carro pedra no sapato da Ferrari e da Williams FW14 o carro do Futuro
Melhor compilado desse assunto! 👏🏻👏🏻👏🏻
Mas conta muito o talento de Shumacher nas pistas. Tanto na Benetton,como na Ferrari depois. Claro que um carro ótimo e todas as tecnologias possíveis.
Já reparam que aqueles que não sabem perder sempre acusam o rival de vencer trapaceando?
O CHORO É LIVRE. #keepfightingmichael
Na F1 Racing de Março deste ano tem uma materia especial sobre Schumacher e Hamilton e nele confirma que a Bennetton tinha drive aids de software uma especie de ajuda de pilotagem via software. E q Schumy saiu da equipe para n ser rotulado como trapaceiro.
SENNA ERA FODA, E ELE SABIA QUE A BENETTON TAVA TODA ERRADA, MAS ERA UM BRASILEIRO FALANDO ISSO DE UMA EQUIPE QUE TINHA EUROPEU CORRENDO. SE FOSSE AO CONTRÁRIO, UM BRASILEIRO PILOTANDO TERIAM TIRADO, FIZERAM ISSO COM A WILLIAMS PORQUE SENNA FOI PRA LÁ.
Uma das melhores explicaçoes desse casa todos sabiam havia algo errado burlaram a lei
O que era mais genial nesse carro era o motor Ford Zetec, que girava 1000 rpm mais que o antigo HB série 8 e com um baixíssimo consumo de combustível! Isso mais o ótimo equilíbrio do carro que podia sair com menos asa e menor quantidade de combustível, aliado ao enorme talento de Michael Schumacher, tornou o time quase invencível naquele ano! A fórmula era simples, com menos combustível e mais leves, eles poderiam ser mais rápidos, gastando menos pneu e quando paravam eram mais rápidos na troca, pois teriam que colocar menos combustível. Do outro lado Senna, com um carro nervoso e difícil de guiar, estava fazendo um esforço sobre-humano para se manter no mesmo ritmo, arriscando muito além do que deveria! Infelizmente deu no que deu!
Show o vídeo, deixa ai na pauta um vídeo com um ranking de todos os motores campeões de F1 tipo Ferrari, Honda, Mercedes, Ford, Renault e cosworth, inclui outros que nao conhecemos ou que tinham outros nomes.
abraço e parabéns.
Sergio, poderia fazer um vídeo sobre isso??
,
o Toto acabou de dar entrevista. O segredo é o peso do carro.
“Acho interessante que a Racing Point seguia nosso conceito de competição por um bom tempo, mas nunca haviam trabalhado com nossa caixa de câmbio. Agora que eles adaptaram totalmente nosso conceito, com um carro mais leve, estão bem melhores.”
No caso do motor Ferrari 2019 tem uma investigação que não foi divulgada. Será que temos uma situação parecida? Algo que não consiga se provar ilegal.
Posso estar enganado, mas senão estou enganado era algo como aproveitar o óleo como um fluido extra na combustão dando uns cavalos a mais.
Vinícius Braga acho que eram duas baterias n é? A Mercedes protestava direto em 17 e 18 por isso. Acho que uma das baterias estava sem o sensor da FIA.
@vinnicius piretti 🤣🤣🤣
Mas tem um agravante aí no caso Ferrari 2019. Quem é o ATUAL presidente da FIA? JEAN TODT, ex diretor da Ferrari!
@@sviniciusbraga Tava na cara que era ilegal! É só você ver o desempenho pífio dos carros vermelhos nas classificações! Sebastian Vettel mesmo, por exemplo, tendo dificuldades para passar pro Q3! Sem falar na Alfa Romeo e na Haas, que não passam do Q1 e ficam atrás das Williams!
Aquele motor tinha mutreta! Só não sabemos qual era!
O controle de tração da Cosworth de 1993, que só a Benetton usou, não cortava a ignição, não fazia aquele "chiado".
O controle era feito modulando a abertura do acelerador independente da aplicação do pedal. E esse sistema por não "chiar" serviu como base pra esse controle de tração de 1994. Todo esse sistema de cálculo sola densidade do ar era pra otimizar o funcionamento. Já li no FlatOut que na chuva o sistema ficava meio "burro".
Existiu a suspeita de que a Ferrari usou esse sistema também. Na narração do Q1 de Ímola 1994 o John Watson cita essa suspeita. (/watch?v=21JHuayhi4w)
Assistam ao Q2 da Austrália de 1994, que foi na chuva, comparem o comportamento da Benetton e dos outros carros. E o tom dos comentários que insinuam que eles tinham tração demais. (/watch?v=hjPZaXGUotg)
Parabéns pelo vídeo. Acho que ficou muito bem explicado o funcionamento desse sistema da Benetton, mas quero levantar um ponto importante do regulamento.
Lê-se no regulamento técnico da Formula 1, temporada de 1994, artigo 9, item 5, "Traction control is forbidden" (Controle de tração é proibido). Portanto não importa se o controle é mecânico, se é eletrônico, ou se tem um leprachaum dentro da caixa de câmbio do Schumacher. Se o B194 usava algum tipo de controle de tração, ele estava ilegal de acordo com o regulamento.
A questão é que parece haver uma total falta de recursos (e até de vontade) da FIA para fiscalizar o cumprimento do regulamento técnico. Isso ficou mais evidente recentemente com o acordo secreto com a Ferrari (cuja irregularidade só veio atona por dados internos vazados) e com o imbróglio da Racing Point.
Não sou engenheiro , mas pelo que entendi , é um sistema HÍBRIDO ( mecânico+eletrônico ) e se tem o sensor , então tem um controle eletrônico junto com um cálculo da física ( densidade do ar ). Só podia ser coisa do Briatore !!!
@@sviniciusbraga Por isso mesmo que ele sabia. Acompanho F1 desde 1983. Em 94 eu brincava com meus colegas dizendo que ele era da Máfia Cosa Nostra. Chefe que não sabe o que acontece na empresa, simplesmente NÃO existe.
Tinha um sensor, mas o sistema do controle de tração não era controlado eletronicamente, como até 93. O sistema era todo mecânico
Talvez o sensor usava mercúrio pra detectar mudanças de temperatura, sem componentes eletrônicos
Boteco F1, faça um vídeo sobre os campeonatos mais acirrados da Fórmula 1 e outro sobre as maiores viradas da história da Fórmula 1. Obsequiosamente!
O que eu vi é que foi achado sim. Como você falou, o sistema antigo estava presente, só não poderia ser usado. O que eu vi em algum documentário ou reportagem foi que a fia descobriu que o sistema poderia ser ativado com uma serie de comandos ( por exemplo, pisar no freio 3x e virar o volante para os dois lados, sei lá. algo assim). A Benetton disse que isso era uma coincidência ou um bug do sistema. Que não era um comando colocado propositalmente.
Parabéns pelo seu trabalho em trazer essas informações obrigado !
Serjão faz o que é fundamental. Apresenta as fontes.
Muito obrigado pelo conteúdo e abraços do Paraná.
Sérgio... teria como fazer um vídeo explicando quantos carros tinham uma equipe de fórmula 1 por temporada, incluindo carros reservas, e onde se encontram hoje em dia, como por exemplo a McLaren MP4/5b de Ayrton Senna que se encontra no Instituto Ayrton Senna, e quantos desse modelo ainda tem no mundo??
Essa Benetton na minha opinião uma das pinturas mais top já feitas pela f1
Faz um vídeo falando das equipes que ficaram fora do regulamento mas não foram punidas
Sérgio... Faz um video falando dos varios formatos de treinos classificatórios que a F1 teve durante seus 70 anos ! Obrigado.
A polêmica e o consequente mimimi na verdade existiram devido ao falecimento do Senna, única e exclusivamente, se ele não tivesse morrido nem lembrariam da Benetton.
4:09 krl.. não sabia disso! Show hein!
#butecof1 top Sérgio...estranho que o motor Ford Coswort era fraco nas equipes pequenas...e na Benetton foi bom...misterios de 94
Simples! Era a PRIMEIRA LINHA dos motores americanos!
Esse controle de tração analógico prova que a mecânica do carro foi mais importante que o piloto kkkkk. Quem viu Schumacher correr em Suzuka um ano antes sabe que o cara era barbeiro pakas kkkkk
Rapaz berger pilotou a benetton campea do schumacher em 96. E ele rodou na pista porque o caro era muito instável em curva saia muito s traseira. E ele não se sentia confortável em pilotar o carro nessas condições
@@rafaeldeleo92 Berger acertava o seu carro. Schumacher acertava o dele!
Era tão barbeiro que em 92 terminou o campeonato na frente do Senna, procure se informar.
O amigo, aqui dos comentários, definiu muito como "ilegalmente legal". A FIA quis colocar que a tração deveria ser controlada apenas pelo piloto, mas, achando não ser possível fazer isso mecanicamente, usou o termo "eletrônico". Acho que isso é mais uma jogada de advogados do que de engenheiros. Para mim, a equipe entendeu o que a FIA quis dizer, mas usou de má fé para ser ilegal por um descuido na escrita do regulamento.
na realidade não houve brecha no regulamento, o regulamento de 1994 diz claramente no artigo 9.5 do : Traction control is forbidden (Controle de tração é proibido), qualquer forma de controle de tração(mecânico ,eletrônico, eletrico etc,). www.jomenvisst.de/fia/1994TechnicalRegulations/1994_Formula_1_Technical_Regulations.htm
Nem Briatore e muito menos Shumacher são exemplos de honestidade, quando não mandam bater os carros, batem eles mesmos, não venceram somente por mérito. A Benetton do Schumacher, deu um migué no controle de tração, no filtro do reabastecimento, no desgaste excessivo do assoalho, em funções ilegais (ditas não habilitadas) no módulo, no desrespeito às bandeiras e quando ia perder na pista, botou o Hill no muro. Ganhou o campeonato é verdade, mesmo sendo punida por algumas de suas muretas, não foi por todas. Para mim foi suja e irregular sim, mas é assim o automobilismo, lugar de leões e não de carolas.
Isso me lembra o caso do carro ventilador, que o Chapman ameaçou de ir a FIA sobre a legalidade da peça, e político como o ecclestone era, ele decidiu deixar a idéia pra lá... Mas em 78 o carro foi proíbido de correr, em 79 o efeito solo é banido
Esse benetton era um carro muito bem nascido e evolução do carro anterior com um piloto que já tinha dado sinais mais que evidentes que já não o conseguiam deter por mais tempo.... É engenharia pura que continuou e continua até aos dias de hoje e sempre continuará.... Só é pena nesse ano de 94 não ter já o motor Renault feito adequadamente no chassis para tar igual ao Williams de Senna... Aí o alemão não dava hipóteses a ninguém... Foi o que lhe faltou desde que estreou até 95...Não ter motor à altura dos Williams.
3:01 vale lembrar sergio q essa ideia do banimento dos eetronicos da f1 partiu do Flavio Briatore chefe da benetton em 94...
"Galera, tive uma ideia, vcs banem os eletrônicos agora eu bano ano que vem, fechado?"
Ele já tinha o As na manga
Na formula 1 nenhum sistema é criado em 1 ou 2 meses sao d 6 pra cima entao ele sabendo disso ela ja teria uma "reserva" caso a eletronica fosse banida ja a williams nao queria isso
Aonde vc viu isso?
@@lucca915 ernesto rodrigues revelou isso no livro Senna um heroi revelado..
Nitidamente há variação na rotação do motor. Analógico ou eletrônico, algo fazia o motor ter pequenos cortes. Acredito que se fosse só pelo ar a rotação deveria ser constante. É nítido os pequenos cortes quando o piloto começa acelerar. Todas as equipes tentavam fazer algo para melhorar o desempenho, e aquilo que conseguiam fora das regras se não foram descobertos morrem com eles.
Gostaria de saber como atuava esse controle de tração mecânico durante as mudanças de pressão na pista? Se os ajustes das Asas são reconfigurada durante o pit stop, por que não ajustes nesse sistema mecânico.
Controle de traçao só usando o ar kkkk eita doido 😂😂
Nunca ouvi falar desse controle de tração usando o AR
Quando o apresentador terminou de explicar, eu fiquei esperando ele concluir com "ou seja pessoal, o carro tinha controle de tração a ar"
@@irlanfernando3147 isso existe?
@@irlanfernando3147 pq eu conheço freios a ar mas não controle de tração a ar
@@irlanfernando3147 E na chuva ficaria ainda mais descarado que o carro tinha controle de tração
Ilegal ou não, ficava atrás da terrível Williams do Ayrton. Pena o Ayrton ter tido um carro tão complicado de guiar.
Vídeo EXTRAORDINÁRIO!!!!!!! Valeu Sergião.
O Sérgio faz um vídeo elucidando o tema, tem vídeo do Projeto Motor também que fala que não foi algo ilegal e dão todas as explicações minuciosas pra quem queira tudo mastigado. Mas ainda assim, os caras que se baseiam em contos do titio Galvão Bueno arrumam desculpas contrariando o óbvio
Canal Roda com roda do Delvas, e o canal Gp as 10 com o Flávio falam muito bem sobre esse assunto. E a opinião deles é que a Beneton foi no limite do regulamento, e que outras equipes como a Willians e Ferrari também tinham “coisas escondidas nos carros” só que a FIA não conseguia fiscalizar quase nada. Brasileiro de modo geral só escuta Globo, então já viu né? Galera fica vomitando a mesma lenga lenga de sempre.
@@lucca915 então, é sempre aquela narrativa de que o Senna era o coitadinho e o resto eram os pilantras malvados. Pode ver que esses fanboys sempre caem em contradição. Eles falam de Schumacher batendo no Hill em 94, mas daí se fala de 90 dele batendo no Prost eles fingem que nada rolou. A Toleman segundo um esses dias era o pior carro do grid de 84, quando na verdade era um carro de meio de tabela (uma Renault se colocar no grid atual). Enfim, sobra fanatismo e falta um pouco de capacidade cognitiva pra esses seres, parecem aquelas crianças que ficam Messi x Cr7 que tem que mamar um e colocar o outro num patamar de merda
@@mateussilva1543 eu entendo sua opinião mas o senna bateu no prost em 90 pra devolver a safadeza que aconteceu em 89 (incluindo sr. ballestre), agora schumi bateu em 94 no hill e 97 no jacques por nada, mal perdedor
@@ArturouSurta- isso não existe. Ou tá todo mundo certo ou tá todo mundo errado. Do contrário é pura contradição. Eu não condeno ninguém, pra mim cada um tentou assegurar seus títulos de forma controversa mas nada demais. Agora eu não dou opiniões diferentes sobre casos literalmente iguais. E se politicagem for algo que justifique, então o Schumacher tem total razão, tiraram ele de umas três ou quatro corridas sem o menor embasamento. Houve disputa de título até o fim somente por isso.
@@mateussilva1543 sem nexo seu argumento, vá se informar porque o schumacher foi punido em 94, o campeão mais polêmico da história
Poderia ter mais vídeos com histórias de outras temporadas, seria animal.
Agora precisa fazer um video igual a esse sobre o DAS da Mercedes.
Junta Briatore com o Dick vigarista, daí você escuta o grito : Mutley faça alguma coisa !!!
Isto também aconteceu também com a pressão atmosfera e a pressão sanguínea. Quanto maior a pressão atmosférica maior a pressão sanguínea logicamente existe alguns fatores biologico anormal relacionado ao metabolismo que altera a pressão. Mas na verdade é mais para vender remédio.
Resumindo: A Beneton tinha um controle de tração ligado que usava o sistema de injeção de combustível para aumentar ou diminuir a rotação do motor.
Briatore era um picareta, fez uma ótima parceria com o Schumacher pois tinham o mesmo mal caratismo.