Garanta a oferta exclusiva de NordVPN aqui: nordvpn.com/semeconomes e ganhe 4 meses de graça! Experimente sem riscos, graças à garantia deles do dinheiro de volta.
12:47 Uma das propostas econômicas do Lula é um "protecionismo das indústrias nacionais", ou seja, ele vai dificultar mais a entrada de investimentos estrangeiros no país o quê vai atrasar ainda mais o nosso crescimento🤦🏽♂️🤦🏽♂️Enquanto isso durante o Governo Bolsonaro, o Brasil saltou da 143° posição no Ranking de Liberdade Econômica para a 123° posição, além disso foi com ele q o Brasil se tornou o 5° país no Mundo q mais recebeu investimentos estrangeiros em 2021 q são avaliados em US$ 50 bilhões de dólares
O Bolsonaro estava usando a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)! Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Brasil (e tornar a economia do Estado insolvente; funcionando a base de empréstimo)!
A melhor análise sobre o tema que eu já vi. É quase impossível o Brasil chegar a uma situação econômica comparado a Venezuela e Argentina pois nossa dinâmica é diferente. Porém se o novo governo não tiver responsabilidade fiscal é bem provável sim que possamos enfrentar uma inflação mais alta que a atual o que será péssimo para a imagem do governo que se inicia.
Em 4 ano é mesmo impossível. Mas a longo prazo poderemos seguir um caminho parecido infelizmente. Cabe ao congresso tb fiscalizar as atividades fiscais do governo
A corrupc,ao q o pt pratica e' conhecida no mundo todo! Tolos sao os q acreditam na integridade moral destes petistas! Eles praticam a corrupc,ao, a falsidade, desonestidade, e sabem proteger uns aos outros, inclusive livrando criminosos da cadeia!!!
Infelizmente, o vídeo não discutiu a principal diferença entre nós e nosso vizinho. Sabemos q o principal problema argentino é o excessivo endividamento em moeda estrangeira, uma moeda q eles não tem poder emissão. E é exatamente isso nos distingue deles, pq a nossa dívida é inteiramente em real e somos credores em moeda estrangeira. Por isso, o nosso risco de calote é praticamente zero.
Errado, a dolarização excessiva da economia Argentina não é um problema no sentido de causa, ele é consequência do poder excessivo de emissão monetária que o Estado argentino detém. É justamente o oposto do que você alega. No Brasil, a monetização direta de déficits públicos, que já era proibida pela CF88 no primeiro parágrafo do artigo 164 e nunca cumprida, foi reforçada por decisão do CMN em 1993 com o início dos trabalhos que levaram a implementação do Plano Real e posteriormente com a lei de responsabilidade fiscal. Com essa limitação, o Estado brasileiro depende do setor privado para rolar seus déficits orçamentários, sendo obrigado a controlá-los para evitar um colapso fiscal. Isso não ocorre na Argentina e na Venezuela. Nestes países os governos cobrem os seus déficits orçamentários imprimido dinheiro (literalmente). O resultado é inflação descontrolada, perda de valor da moeda e, consequentemente, corrida da população para se proteger da perda de valor da moeda doméstica tentando adquirir ativos cujo valor o estado argentino não seja capaz de controlar (dólar, ouro, bitcoin, aplicações no exterior...). Por causa disso, nenhum argentino tem coragem de financiar o déficit do estado argentino, não vale a pena, seria queimar dinheiro. Sem credibilidade alguma no mercado doméstico e internacional, a única opção que o estado argentino tem para conseguir empréstimos e assim não depender tanto da inflação para fechar as contas é contratar empréstimos junto a fundos abutres que cobram juros elevados (já que é um risco emprestar dinheiro para um país multi-caloteiro).
@@tiagomoraes7890, errado, mto errado. O problema da Argentina esta ligado a sua capacidade d se financiar em moeda estrangeira. Pouco ou nada a ver com a dolarização da economia. Se fosse assim o Equador ou países q tem sua economia dolarizada estariam nas mesmas condições da Argentina.
@@rogeriobueno9738sua emenda foi pior que o soneto original, não tá falando nada com nada aí. O problema com o Equador foi semelhante ao que acontece com a Argentina hoje. O Equador praticava monetização direta de déficits públicos, gerou uma inflação monstra, sua moeda virou lixo e os equatorianos migraram para o dólar. É por isso que a Argentina apela para medidas de controle e restrição de fluxo de dólares (curralito) para evitar que a economia do país sofra uma dolarização e o peso argentino vire papel higiênico. E sim, a economia argentina começa a se dolarizar gradualmente, alguns estabelecimentos comerciais, inclusive, já cotam preços dos produtos tanto em peso quanto em dólares. Uma economia dolarizada não vai ter a inflação da Argentina, ohhh gênio, justamente porque em economias dolarizadas o Estado perdeu o poder de emissão de moeda, logo ele não pode praticar ganhos de senhoriagem. Porque ele não tem como inflacionar. O endividamento argentino em moeda estrangeira É CONSEQUÊNCIA do expediente abusivo que o estado argentino recorreu com seu populismo fiscal. Onde os déficits orçamentários são cobertos com injeção direta de moeda criada do nada e injetada no Tesouro argentino pelo banco central deles. É o que eu falei anteriormente: monetização direta de déficits públicos. Por causa disso, o Estado argentino tem dificuldades de se refinanciar com credores nacionais, porque a moeda do país é FRACA e ela é FRACA por causa do populismo fical deles de imprimirem dinheiro para cobrir estoques da dívida interna não rolada. A razão do Brasil ser diferente da Argentina não pela alta exposição da dívida argentina em moeda estrangeira, isso é CONSEQUÊNCIA do problema. A razão de sermos diferentes deles é que desde 1993 o Brasil PROIBIU a monetização direta de déficits públicos. Há 29 anos que o Brasil proíbe gestores públicos de se financiarem diretamente por bancos centrais e bancos públicos dos quais eles são controladores, isso é vedado por nossa constituição e pela lei de responsabilidade fiscal. As famosas "pedaladas fiscais" que ensejaram o impeachment da Dilma foram por causa disso. Aqui no Brasil é crime de responsabilidade. Na Argentina não, é perfeitamente legal. Lá na Argentina, qualquer presidente pode mandar o banco central emitir moeda e creditar na conta do Tesouro argentino. Por isso é que eles estão com inflação batendo em 70% por mês! E por isso que eles têm alta exposição da dívida pública em moeda estrangeira. São empréstimos de fundos abutres.
@@tiagomoraes7890seu raciocínio é impreciso. Primeiramente, pq problema é não o financiamento da dívida interna com emissão monetária no curto prazo. Mas, a ausência de um instrumento que coloque no horizonte o controle do endividamento e garanta nos médios e longo prazo a diminuição da dívida, sem contar a credibilidade da autoridade monetária q introduz o instrumento d controle fiscal. Outra coisa, TD mundo sabe q economia dolarizada não tem inflação, óbvio. Aliás, nem toquei nesse ponto em minha contra-argumentação. Além d TD isso, a crise d 2008 e a consequente política monetária americana não colocaram sob revisão alguns destes pressupostos? Não precisa me responder, eu sei a resposta. E, por favor, não seja tão hostil em sua contra-argumentação, seja mais polido.
@@rogeriobueno9738 _"seu raciocínio é impreciso. Primeiramente, pq problema é não o financiamento da dívida interna com emissão monetária no curto prazo."_ R: O problema é esse e todo o resto é consequência disso. A Argentina pratica populismo fiscal: leia-se, seus sucessivos governos não querem abrir mão da dominância fiscal e estarem sujeitos a um controle de déficits públicos e refinanciamento da dívida limitado a demanda de seus operadores locais por títulos soberanos do país. Não há imprecisão alguma no que eu estou dizendo: 1 - A Argentina não quer ter restrição orçamentária e pratica déficits muito altos -> 2 - seus dealers não conseguem financiar o déficit fiscal argentino na velocidade e ritmo que ele se expande -> 3 - sem total cobertura de credores internos, o estado cobre a dívida não rolada e a parte do déficit sem cobertura dos dealers com monetização direta (operação em que o banco central emite moeda nova e compra os títulos encalhados no mercado primário) -> 4 - inflação dispara -> 5 - moeda doméstica perde poder de compra -> 6 - Argentinos demandam mais dólares para protegerem seus patrimônios -> 7 política monetária e fiscal sem credibilidade faz os títulos argentinos perderem rating -> 8 - com menos rating o número de dealers dispostos a refinanciarem o Tesouro argentino diminui, mais títulos encalham e mais moeda o banco central emite para comprá-los e refinanciar os déficits orçamentários argentinos -> 9 - mercado de títulos fica praticamente arruinado, forçando o governo a obter crédito no exterior -> 10 - com ratings baixos, apenas fundos abutres especializados em comprarem títulos de alto risco financiam o déficit argentino, com juros altos e a deterioração da moeda nacional o peso da dívida em dólar no estoque total da dívida argentina cresce. Agora, é só fazer uma regressão: tudo isso é consequêndia de? Resposta: do estado argentino não se submeter a restrição orçamentária e usar seu poder de emitir moeda para cobrir seus rombos fiscais. _"Mas, a ausência de um instrumento que coloque no horizonte o controle do endividamento e garanta nos médios e longo prazo a diminuição da dívida, sem contar a credibilidade da autoridade monetária q introduz o instrumento d controle fiscal."_ R: Eu estou dizendo isso o tempo todo, meu filho. A Argentina pratica populismo fiscal, eles não se submetem a um regime de restrição orçamentária onde sua capacidade de endividamento fica limitada aos interesses dos agentes domésticos em refinanciarem o estado. Eles preferem superar essa limitação tendo o poder de cobrir seus déficits com emissões monetárias. Essa é a causa de todos os problemas na Argentina. Autoridade monetária não exerce nenhum controle fiscal, não sei onde tu aprendeu isso. Autoridade monetária só faz política monetária, política fiscal é função do governo. E no caso da Argentina, o país está em situação de dominância fiscal, que é quando a política monetária perde efeito de estabilizar a economia. _"Outra coisa, TD mundo sabe q economia dolarizada não tem inflação, óbvio. Aliás, nem toquei nesse ponto em minha contra-argumentação."_ R: tocou ao falar do Equador. Eu já disse; o Equador não é contraprova do que eu falei, é prova. O Equador já esteve na situação da Argentina, porém, ao contrário dos argentinos, os equatorianos não impuseram nenhum mecanismo de restrição e controle do fluxo de dólares pelo fato de ser um país pequeno e pouco populoso e captar um volume enorme de dólares por conta das exportações de petróleo. Isso facilitou a dolarização da economia deles. Diferente da Argentina, que é uma economia maior e mais populosa, não tendo um volume de dólares em circulação grande o suficiente para impedir o governo de tentar controlar esses fluxos. _"Além d TD isso, a crise d 2008 e a consequente política monetária americana não colocaram sob revisão alguns destes pressupostos? Não precisa me responder, eu sei a resposta. E, por favor, não seja tão hostil em sua contra-argumentação, seja mais polido."_ R: não porque, primeiro: as injeções monetárias do programas de quantitative easing ficaram entesourados nas reservas bancárias e o Federal Reserve pagava aos bancos para manterem esse dinheiro empoçado nas reservas. Dinheiro parado não gera inflação. Segundo, a economia americana só foi recuperar o nível de crédito pessoal em pré-2008 em meados de 2012. Terceiro, o dólar é uma moeda conversível e reserva de valor internacional, o que significa que quando a quantidade de dólares se expande, ela não fica retida na economia americana, mas circula em todo o mundo. Quarto, diferente do que aconteceu em 2008, quando as políticas de liquidez reteram dinheiro novo nas reservas bancárias, durante a crise da pandemia as políticas de liquidez do FED e do governo americano injetaram moeda nova direto no consumo e o feito foi a disparada dos preços fazendo os Estados Unidos registrarem a maior inflação dos últimos 40 anos.
Analise neutra sem peso para nenhum lado politico. Esse video demostra que e possivel realizar um conteudo de altissimo nivel quando realizado por profissionais. PARABENS!
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos. Já o modelo econômico liberal baseado na emissão exagerada de títulos do tesouro e no excesso de privatizações "tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama MESMO OS EUA TENDO O MAIOR PIB DO MUNDO"!
Poderia falar mais sobre sanções econômicas impostas a Venezuela, quem impôs e como isso contribuiu para a quebra do país? Seria interessante uma análise imparcial...
Grato por mostrar uma imagem de Goiânia em 4.23" , metrópole em franca expansão, que dobrou de tamanho nos anos 2000. Faço parte dessa força que vem para alavancar o Brasil. Orgulhoso!
Tem algumas informações distorcidas. Mas pelo menos não ficou fazendo pânico que o Brasil vai virar Venezuela. Um dos maiores motivos que o Brasil não corre esse risco é a reserva em dolar e sua dívida ser em real. Fora que somos bem mais industrializados que os outros dois países, mesmo tendo passado por uma desindustrialização nos últimos anos. O Brasil tem que voltar a investir na indústria para conseguir beneficiar suas riquezas aqui dentro.
O Bolsonaro estava usando a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)! Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Brasil (e tornar a economia do Estado em insolvente ou seja uma economia que só funcionária a base de empréstimo)!
@@wesleymesquita1070 Bolsonaro economia Paulo Guedes formado no exterior numas das melhores faculdades de economia do mundo. Lula Haddad pior prefeito de sp
Outro ponto é o fato do Banco central ser independente, mesmo o presidente eleito podendo escolher quem preside lá influenciando indiretamente, ainda está longe de mandar, já no caso da Argentina o presidente manda diretamente no banco central, ou seja eles podem fazer rompo fiscal e mandar imprimir dinheiro para cobrir.
Sem Economês, você poderia fazer um vídeo falando sobre a Econômia da Coréia do Sul🇰🇷e o q aconteceu para q ela deixasse o 3° mundo tornar um dos países mais prósperos do mundo em apenas 3 décadas, seus problemas e sua atual crise demográfica(e quais as medidas o governo Sul coreano está tomando para q a população tenha mais filhos) Quem quer tbm dá um like pfv🙏🙏🙏🙏 👇👇
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos. Já o modelo econômico liberal quebrou os EUA e tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama "mesmo os EUA tendo o maior PIB do mundo"! PORQUE O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRA FAZER O MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO "ATRAVÉS DA EMISSÃO EXAGERADA DE TÍTULOS DO TESOURO E O EXCESSO DE PRIVATIZAÇÕES"!
a Economia dela em resumo, só desenvolveu, devido ao As graças dos Estado, e de dele ter feito subsídios, pra logo em seguida cria-se Orligaquias Burguês da Coreia do Sul, mais conhecida como Chaenbols Sul coreanos,.. mas é só isso, Pois não devo dá restante do Spoiler.....
Nosso país não tem malha ferroviária que atende ao mercado , não temos usinas nucleares suficiente para suprir a demanda energética, nem temos trens de alta velocidade, não temos comissão robótica e programa espacial .
Ponto importante: todas essas leis podem ser revogadas, pois não são cláusulas constitucionais. Com o cenário político que temos, poderes todos bagunçados, nada impede que todos esses freios sigam para o ralo.
Ouvi bem.!!!!!! O Lula mesmo como dizem analfabeto quitou a dívida com FMI 30 bi dólares 346 bi de reservas Isso sem entregar NENHUMA jóia do país com PRIVATIZACOES??????? SERA QUE OUVI BEM????? PORQUE SERA TANTO MEDO DO MERCADO FINANCEIRO?????? DARIA PRA PENSAR🤔🤔🤔🤔
É precisamente por isso que eu acho essa análise do vídeo muito ingênua. Não há estabilidade institucional no Brasil pra manter esses “freios”. O Lula já conseguiu revogar várias reformas feitas nos dois últimos governos e revogou - antes mesmo de assumir!!!! - o teto de gastos. E, pelo teor das declarações dele, nada indica que acabou.
Perspectiva ampla e muito bem explicada! Tá de parábens! Comecei o vídeo com o pensamento contrário, mas visto os pontos levantados eu passo a compartilhar da mesma visão apresentada.
Eu vejo outro ponto. Na minha opinião o problema do Brasil e que ele quer monopolizar a renda das pessoas. E taxa quem tenta acumular riqueza e investir, com isso ele depende de pessoas trabalhando constantemente e mendigar investidores de fora, sendo que sua população não investe e pior ainda e desestimulada a investir com taxa , burocracia entre outros.
Uma coisa que as pessoas não entendem e que modelo A e modelo B não existe , o que sempre existiu foi uma adaptação a vida , na minha opinião isso de time e modelos que nunca mudam e uma ideia falida.
O problema do Brasil é que as pessoas só querem se dar bem. Querem usar a estrutura do país e não pagar impostos! Bando de carrapatos sangue-suga sonegadores! Se essas pessoas desaparecessem daqui o Brasil viraria uma super potencia.
Excepcional conteúdo, muita qualidade nas informações prestadas!!!!!!! Continue assim, sendo imparcial em qualquer tipo análise (política, econômica...etc).
Bom dia! Não conhecia seu vídeo. Adorei! Claro, conciso, sem pensamentos ou viés ideológicos e pura realidade. Con te comigo por mais notícias! Parabéns! Deus o proteja!
Bom dia! Os assuntos que vcs apresentam são ótimos, porem o narrador precisa de treinamento. Fica muito cansativo escuta-lo assim por muito tempo. Obrigada!
Programa social é escola que realmente ensine com disciplina e respeito aos professores. E MUITAS escolas profissionalizantes. O trabalho enaltece em qq idade!!
@@novatretatube6308 tens razão, mas também não dá pra culpar só os políticos pois eles são reflexo do povo que os elege, então a responsabilidade também é desse mesmo povo.
@@novatretatube6308 é, em parte tu tens razão , muitos políticos e talvez todos são bastante malandros, para não dizer bandidos...mas negar nossa responsabilidade nessa tarefa electiva não ajuda muito. Eu sou responsável por as escolhas que faço, e se faço uma má escolha tenho 2 caminhos a seguir: negar e jogar a culpa nos outros, ou assumir o erro e tentar corregir até onde for possível, além ,é claro, sofrer as consequências. A culpa não é tanto do porco como é de quem lhe dá de comer.
O Bolsonaro estava atrasado a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)! Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Estado (e tornar a sua economia em INSOLVENTE ou seja uma economia que só funciona a base de empréstimo)!
@@leandrolesina4657 O modelo econômico liberal foi elaborado para fazer o mercado viver as custas do dinheiro e do patrimônio do Estado (e tornar a economia do Estado super-endividada e INSOLVENTE o que significa o completo sequestro do Estado pelo mercado)! ESSE CANAL SÓ SERVE PRA FAZER APOLOGIA AO PIOR MODELO ECONÔMICO DO MUNDO (PARA QUALQUER PAÍS DESAVISADO ADOTAR).
Como você bem disso, a Argentina era assim nos anos 20, ela demorou quase 1 século para chegar a onde está, então o Brasil pode chegar aí sim, mas vai levar muito tempo ainda e talvez a gente nem esteja aqui mais para ver.
@@giovaneantonio9378 eu acho q vão demorar menos tempo, pq antes os movimentos da esquerda não tinham tanta voz e enganaram menos gente. Mas agr está tudo mto mais rápido por conta msm da tecnologia de massa. Então acho q demoraria bem menos para acontecer essa desgraça aqui
@@renanbenites54 mas os movimentos de esquerda estão sendo prejudicados pela situação econômica mundial, pois eles não tem mais a China para sustentá-los, então qualquer besteira que os governos de esquerda façam vai fazer com que eles caíam rapidamente do governo.
@@renanbenites54 além disso, no caso do Brasil, a esquerda está em declínio desde de o escândalo do mensalão e embora eles tenham tido uma retomada mais ou menos boa em 2022 por conta da queda do Bolsonaro, qualquer coisa errada que eles façam vai fazer eles caírem mais e mais ainda.
@@giovaneantonio9378 realmente, eles estão tendendo a cair. Embora eu veja que o aparelhamento principalmente do STF vá ser um grande problema justamente pq eles provavelmente vão tentar ficar bypassando o congresso através dos ministros. Só ver a situação da censura nas eleições, radiolão e afins, os ministros que deveriam ter tomado alguma ação não fizeram nada
Tem uma outra diferença entre Brasil e Argentina, o grande número de empresários e empresas influenciando decisões do governo, elas vão frear muitas maluquices, o próprio PT teve muito apoio de ricos e não vão querer perder esse apoio tentando dar uma de Argentina.
Amigo, ótimo conteúdo. Uma dica de um colega comunicador: As oscilações vocais trazem dinamismo ao discurso, mas se exagerar pode ficar enjoativo. Forte abraço!
Em 2013 se encontrava vídeos de argentinos explicando o quanto era impossível a Argentina chegar no estado da Venezuela...na época a situação deles não estava muito diferente da nossa,com o dólar valendo 5 pesos ...e as justificativas eram as MESMAS que vejo hoje a maioria dar por aqui...não importa o tamanho do país ou sua riqueza natural, má administrado uma hora o dinheiro acaba ...pega a sequência:esse país veio de 16 anos de farra com dinheiro público,empréstimos bilionários a países vizinhos,obras super faturadas queimando bilhões e bilhões em propinas,estatais saqueadas,quase conseguiram falir uma estatal que detém o MONOPÓLIO do mercado como a Petrobrás,destruíram a estabilidade da inflação,desvalorizaram nossa moeda...tudo isso numa época em que o MUNDO estava em CRESCIMENTO...no governo seguinte até se tentou nivelar os problemas,mas o mundo acabou mergulhando numa pandemia mundial,que arruinou economias de nações de primeiro mundo,e que estão sentindo as consequências até agora!e em países já ferrados, AGRAVOU ainda mais os problemas já existentes...e nesse cenário, não se sabe da onde tiraram que seria uma "boa ideia" colocar no poder outra vez justamente que já havia deixado todos setores mergulhados no CAOS!!!meu amigo,se esse cara fez o estrago que fez com TUDO A SEU FAVOR,imagine dessa vez ...então meus amigos,se o país sobreviver nas mãos do pior governo que já existiu na história da nossa república após 4 anos, aí sim posso dizer que ele não irá quebrar nunca...
Carreta Furacão vem aí meus amigos. 200bi só pra começar a conversa, estado mais inflado, +40% de ministérios, bolsa derretendo, dolar disparando e é só o começo.
Quitou a divida externa com juros a 4% criando uma dívida interna com os bancos de aproximadamente 20% de juros. Isso a troco de não cumprir metas externas como frear o crescimento do Estado. Logo, diferentemente do que é exposto nesse vídeo, isso foi péssimo para o Brasil.
O Lula acabou de elogiar a economia da Argentina na sua visita ao país. Na Argentina a inflação é de 95% e a taxa de juros é de 75%. No Brasil nesse momento a inflação é de 5,79% e o juros de 13,75%. Se ele fez um elogio sobre a economia da Argentina, então eu não sei de mais nada. Deve ser uma piada, só pode.
A Argentina hoje tem um IDH (Indice de desenvolvimento humano) muito superior ao Brasileiro, mesmo com toda essa desvalorização de sua moeda em relação ao dólar. O IDH da Argentina hoje é de 0,842. IDH do Brasil hoje é 0,754. Quanto mais proximo de 1 for o índice de um país melhor é a qualidade de vida nesse país. Economia e principalmente poder de compra da população não está relacionado somente com a inflação em relação ao dólar. Por exemplo 1 dólar vale 134,31 Ienes Japones e mesmo assim a população do Japão tem um dos maiores poder de compra do mundo. 1 Dolar vale 1296,52 Won Sul coreanos e a Coreia do Sul é um país com uma qualidade de vida bem melhor que o Brasil, e 1 Dolar vale 797,84 Pesos chilenos e nem por isso as pessoas acham que o chile é o pior pais do mundo. Na verdade essa questão do valor do Dolar é só mais uma das variáveis, mas não é a principal para determinar a qualidade de vida em um país. Observação: O IDH mede a qualidade de vida em um país, levando em conta não só a inflação, mas todas as variáveis como custo de vida, salario mínimo, entre outros fatores.
A Argentina teve seus impulsos Econômicos Graças ao Boom das Comodites mas Agora não (Tem até pessoas comendo Lixo) Ja a diferença do Japão é que eles tem Responsabilidade Fiscal Rígida mesmo com as moedas Ja a Argentina não (Tanto que o Governo vive criando Notas de Diversos Valores) Ja o Japão Não ta Criando essas Notas Aleatórias tirado da Bunda
@@unnamed932 No Brasil tem muita gente na fila do osso, comendo lixo tambem. O IDH leva em conta a renda da população, o acesso a saúde e a educação. Com essa combinação vc ja tem um quadro mais realista da situação de um país.
@@rennekosrocque557 De fato apesar de Esse Número de pessoas Passando Fome ter diminuído (IBGE fala que em 2010 a Fome atingia 67 Milhões mas agora Cortou pela Metade) Agora o IDH da Argentina deve ser Graças aos Impulsos Econômicos deles e sem Falar que eles ja Estão Familiarizados com o Mercado O Governo argentino praticamente Proibiu a População a comprar Dólares ja que os Argentinos não confiam na Própria Moeda A Procura pelo o Dolar e o Bitcoin ta So aumentando lá
Verdade e sem contar que nesses países vizinhos as leis e segurança pública funciona melhor que aqui nesse país da impunidade,onde o crime compensa,e fora a educação desse país que aos poucos vai sendo engolido pela ignorância de muitos alienados de políticos!!!
Penso diferente, o novo governo busca de antemão um rombo do teto em 200bi por ano. Caso mantenham o valor do rombo (dificilmente) teríamos um déficit de 800bi ao fim do mandato. Nossa dívida pública já é de 5.7tri... é uma bomba relógio...
Se você não leu as notícias, o teto de gastos nesse governo foi ultrapassado em quase 700 bilhões, esse governo tem responsabilidade no que vai vir pela frente também.
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos. Já o modelo econômico liberal tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama "mesmo os EUA tendo o maior PIB do mundo"! PORQUE O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRA FAZER O MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO "ATRAVÉS DA EMISSÃO EXAGERADA DE TÍTULOS DO TESOURO E DO EXCESSO DE PRIVATIZAÇÕES"!
A renda per capita na argentina é 10.636 dólares, no Brasil está em 7,507 dólares. O fato do PIB do Brasil ser maior também se deve a população ser bem maior, e quando se faz o calculo da renda per capita, onde vc divide tudo que é produzido no país o (PIB) pela população, a Argentina está melhor que o Brasil.
Meus Parabéns pelo seu vídeo, e tudo o que foi abordado nele sobre o nosso Brasil. As pessoas tem que se informar mas das coisas que acontecem a mundo a fora e principalmente no nosso país. Meus Parabéns, bem explicado. 🇧🇷
A dívida que o Brasil tinha com o FMI era com juros de 4% ao ano, Lula internalizou a dívida com os bancos brasileiros que cobraram 8,5% ao ano. Isso são juros sobre juros, isso não é o dobro, é bem mais. Ele fez isso para se livrar das exigências do FMI que eram baseadas em qualidade de ensino, e controles sobre as instituições. O Arcabouço fiscal removeu a responsabilidade do presidente sobre o teto de gastos amigo, e o Lula já afirmou que vai gastar muito mais que o teto. Lula já falou que inflação de 4% ao ano é de Europa, o Brasil pode ter inflação muito mais alta, aperte o cinto aí. O Arcabouço elimina o teto de gastos e a responsabilidade fiscal colocados nos governos Temer e FHC. STF está com muito poder, boa parte dos deputados e governadores, a mídia são submissos ao governo, não há mais a divisão de 4 poderes da república (jur, exe, legis, mídia). Bolsonaro perdeu o direito político, Deltan, e logo logo Moro, e outros perderão em breve, a oposição está sendo eliminada aos poucos. Sim, o PT pode se perpetuar e isso é bem provável. O Brasil mais cedo ou mais tarde pode receber sanções, pois esse governo tem simpatia com Irã, Rússia, Ha.m.m.as, Venezuela, Cuba. Teremos gastos exorbitantes e consequentemente inflação que vai passar dos 50% ao ano, o aumento de impostos foi algo jamais visto. Brasil perdeu 40% dos investimentos externos esse ano, você tem a menor ideia do que isso significa?
Teto de gastos esqueça, já foi estourado na manha, e sobre a dívida externa foi bem fantasiosa a manobra, pagou dívida de 4% com o dinheiro dos agiotas legalizados (banqueiros) ao valor na época de 19%. Bom não foi !
Até hoje, não vi uma pessoa sequer que votou no Lula querendo a destruição do país, pelo contrário, eles votam acreditando que ele é um tipo de salvador, ainda que o cara seja um lixo os caras votam acreditando que ele é do bem, então seu comentário não faz sentido.
Passamos por um boom das commodities durante a pandemia, com países do mundo comprando bastante do Brasil, mas o governo federal não aproveitou nada desse período
@@homemaleatorio4241 sim, tanto que os Lockdowns mundiais ajudaram muito isso. E agora em 2022 vai ajudar mais ainda com a Guerra Russo-ucraniana, crise energética na Europa e isolamento da China 👍
Vendo geral dizendo que a análise está boa, e de fato, em certos momentos e estão boa, mas graças a Deus, sou muito bem entendido nesse assunto, macro e microeconomia e geopolítica, e tem muita coisa que foi dita aí, pela metade ou sem contexto, dando a entender que X é bom e Y não está sendo. Relação da valorização do real de 2020 pra cá na atual conjuntura global, sendo que em de 21 pra cá, foi a segunda moeda mais valorizou-se, e o abatimento da dívida externa na na década passada, relação ônus e bônus disso, mal foi dito... Enfim, rapaziada, é sempre bom ter mais de um local para se informar. E nem vou entrar na questão política aqui.
Deixou de considerar 1. a influência dos USA na economia da Venezuela; e 2. recorde de arrecadação. O vídeo tem um ano e muita coisa mudou neste intervalo (2023-24).
Mas os juros que o Brasil pagava antes de transformar parte de sua dívida externa em interna era menor . Ou seja : tenho minhas dúvidas se foi bom ou ruim para a nação brasileira ...
Foi ruim, pq agora isso deixa o governo ser maia irresponsavel e o pior é que a conta vc paga nessa inflação de 10% ou mais que bate todo ano. Alem disso, se o real ficar muito caotico o governo começa a diaputar dolares com a população, é por isso que a aegentina fica pegando emprestimos em dolar, pq imprimir pesos não tem mais efeito nenhum
A crise na Venezuela comecou antes do preco do petroleo baixar, o país já estava em crise quando o preco estava alto, a analise sobre a venezuela não foi boa.
Não. Pode ficar muito ruim (como com Dilma, na maior crise econômica da história), mas não a ponto de ser uma Argentina ou Venezuela. O Brasil é menos homogêneo socialmente que esses dois, e exatamente por isso sempre haverá contrapeso na balança... Até mesmo o regime militar aqui foi menos rigoroso que nos vizinhos, ao ponto de estudiosos dizerem que não houve de fato uma ditadura, mas sim governos autoritários. Fato é que nunca experimentamos o autoritarismo, nem no Império, nem com Vargas, nem com os milicos...
A lei criada no mandato FHC e a lei do teto não adianta de nd pq se o presidente tiver apoio do congresso e eles aprova e liberar o uso fora do teto não adiantou de nd pra freiar os gastos
@@umaliensincero5475 poisé e esquecem que isso gera inflação levando o preço dos produtos lá em cima,já que o país está gerando valores sem produção kkkkkkk
Eh impossível? O pior cego eh aquele que nai quer ver. Empresas demitindo, fechando, investidores fugindo da politica nefasta, brasileiros investindo no paraguai e paises do exterior PIB caindo e DESGOVERNO gastando mais do que.pode arrecadar QUEM SUSTENTARÁ a maquina pública???
Segura firme aperte o cinto que o buzao chamado Brasil vai ser dirigido por um motorista que já capotou o ônibus. Vamos trabalhar e ter fé. Uma dica podem investir na tacha selique que os juros vam bater os 15 por cento até 2024 .que Deus nos ajude..
Ótimo conteúdo! Recentemente ouvi falar sobre uma forte queda nas reservas de dólar que temos, nada comparado à Argentina, mas ainda sim é um ponto para se preocupar...
Primeiro: a Argentina nao está falida. Nenhum país que emite sua própria moeda vai a falência. Se a Argentina tem dívidas ela sempre poderá emitir trilhões de sua própria moeda em caminhões e pagar sua dívida, ou fingir que pagou, como fez a Alemanha e os usa, depois que quebrou o padrão ouro.
2 ปีที่แล้ว +3
É possível sim o Brasil virar uma Argentina em 2-3 anos sim, risco de mercado e imprevisibilidade afugentam investidores, e quando não há investimentos privados o natural é o poder público puxar essa responsabilidade para si, e eventualmente crescer a máquina pública, que arrecada menos por falta de investimento privado e consequentemente gerando crise. Eu trabalho com consultoria de M&A, e a percepção de mercado que tenho é que a instabilidade política que o Lula gera, vai nos custar caro no longo prazo, se for colocado em prática: 1 - remoção do teto de gastos 2 - revisão da previdência 3 - Aparelhamento das estatais etc. Meus amigos, serão anos difíceis que nos esperam. Parabéns pelo vídeo, se me permite deixar um feedback, é que o risco nao é virar uma Argentina, mas sim virar um país ruim e sermos a terceira referência da América do Sul de país ruim e mal administrado, políticos que colocam discursos de ideologia acima do importante foi o fracasso de Venezuela e Argentina... precisamos evitar isso a todo custo. MEU PARTIRDO É O PIB
Bom dia à todos. A natalidade brasileira vem caindo ano a ano. Em 2 ou 3 décadas a população brasileira reduzirá bastante e teremos um grande parte desta população no INSS. Teremos menos população sustentando esse Estado Gigantesco, que não diminui de tamanho nunca. Qual o resultado desta equação?
Já existe articulação para o fim da Regra de Ouro (já quebrada em tempos de pandemia), do Teto de Gastos (ambos - Bolsonaro e Lula - eram pró afrouxamento das regras, mas o lula deixou claro que busca mais - em suas pautas que defende o fim do teto) e das Leis de Responsabilidade Fiscal (de acordo o Lula, "Responsabilidade fiscal é questão de caráter" - Algo descarado saindo de um sem caráter!). Preciso dar cola de quem vai sofrer e quem vai pagar os endividamentos gerados encima dessas ideias (projeto atualmente) retiradas do abismo oculto? Cola: O pagador de impostos, coisa boa.
A mentalidade dos nossos governantes é dar um auxílio de 600 reis por mês, que custa 7.200 reais por ano ou 72 mil em 10 anos, quando poderiam dar um único auxílio de 600 R$ para a pessoa comprar um carrinho para vender alguma coisa e garantir sua subsistência. Isso não é burrice, é criar voto de cabresto e FODER AS CONTAS PÚBLICAS.
Se em 2016 não tivesse acontecido o impeachment hoje estaríamos piores que Argentina, imagina um governo do PT na pandemia com essa irresponsabilidade, nem assumiram e já tão quebrando o teto de gasto, a dívida hoje se encontra em 77% do pib, com tamanha irresponsabilidade em 1 ano vai bater 97% isso já é certeza imagina nos outros 3? Ou nos outros 10 pq não sabemos oq pode vim né!!!!! Ler o mesmo livro sempre vai ter o mesmo final!!!
Um ponto crucial que foi ignorado no vídeo é que a Argentina, com todas as crises, ainda é mais industrializada do que o Brasil. Esse ponto é determinante na balança comercial, que pode ser muito afetada com os gastos que o Lula já quer garantir ainda esse ano
Garanta a oferta exclusiva de NordVPN aqui: nordvpn.com/semeconomes e ganhe 4 meses de graça!
Experimente sem riscos, graças à garantia deles do dinheiro de volta.
12:47 Uma das propostas econômicas do Lula é um "protecionismo das indústrias nacionais", ou seja, ele vai dificultar mais a entrada de investimentos estrangeiros no país o quê vai atrasar ainda mais o nosso crescimento🤦🏽♂️🤦🏽♂️Enquanto isso durante o Governo Bolsonaro, o Brasil saltou da 143° posição no Ranking de Liberdade Econômica para a 123° posição, além disso foi com ele q o Brasil se tornou o 5° país no Mundo q mais recebeu investimentos estrangeiros em 2021 q são avaliados em US$ 50 bilhões de dólares
O Bolsonaro estava usando a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)!
Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Brasil (e tornar a economia do Estado insolvente; funcionando a base de empréstimo)!
Já vão gastar mais o que ganha
De passagem pelo canal
A melhor análise sobre o tema que eu já vi. É quase impossível o Brasil chegar a uma situação econômica comparado a Venezuela e Argentina pois nossa dinâmica é diferente. Porém se o novo governo não tiver responsabilidade fiscal é bem provável sim que possamos enfrentar uma inflação mais alta que a atual o que será péssimo para a imagem do governo que se inicia.
Em 4 ano é mesmo impossível. Mas a longo prazo poderemos seguir um caminho parecido infelizmente. Cabe ao congresso tb fiscalizar as atividades fiscais do governo
Bom no curto prazo podemos ter dificuldades econômicas mas no longo prazo podemos ter um colapso econômico parecido com a da Argentina sim.
Eu nao duvido nem um pouco q o Brasil possa ter um abalo economico igual o da Argentina, sim!
A corrupc,ao q o pt pratica e' conhecida no mundo todo! Tolos sao os q acreditam na integridade moral destes petistas! Eles praticam a corrupc,ao, a falsidade, desonestidade, e sabem proteger uns aos outros, inclusive livrando criminosos da cadeia!!!
Substima-se a capacidade de distruicao do PT. Se a Dilma tivesse continuado já estaríamos no mínimo igual a Argentina.
Infelizmente, o vídeo não discutiu a principal diferença entre nós e nosso vizinho. Sabemos q o principal problema argentino é o excessivo endividamento em moeda estrangeira, uma moeda q eles não tem poder emissão. E é exatamente isso nos distingue deles, pq a nossa dívida é inteiramente em real e somos credores em moeda estrangeira. Por isso, o nosso risco de calote é praticamente zero.
Errado, a dolarização excessiva da economia Argentina não é um problema no sentido de causa, ele é consequência do poder excessivo de emissão monetária que o Estado argentino detém. É justamente o oposto do que você alega. No Brasil, a monetização direta de déficits públicos, que já era proibida pela CF88 no primeiro parágrafo do artigo 164 e nunca cumprida, foi reforçada por decisão do CMN em 1993 com o início dos trabalhos que levaram a implementação do Plano Real e posteriormente com a lei de responsabilidade fiscal.
Com essa limitação, o Estado brasileiro depende do setor privado para rolar seus déficits orçamentários, sendo obrigado a controlá-los para evitar um colapso fiscal. Isso não ocorre na Argentina e na Venezuela. Nestes países os governos cobrem os seus déficits orçamentários imprimido dinheiro (literalmente). O resultado é inflação descontrolada, perda de valor da moeda e, consequentemente, corrida da população para se proteger da perda de valor da moeda doméstica tentando adquirir ativos cujo valor o estado argentino não seja capaz de controlar (dólar, ouro, bitcoin, aplicações no exterior...).
Por causa disso, nenhum argentino tem coragem de financiar o déficit do estado argentino, não vale a pena, seria queimar dinheiro. Sem credibilidade alguma no mercado doméstico e internacional, a única opção que o estado argentino tem para conseguir empréstimos e assim não depender tanto da inflação para fechar as contas é contratar empréstimos junto a fundos abutres que cobram juros elevados (já que é um risco emprestar dinheiro para um país multi-caloteiro).
@@tiagomoraes7890, errado, mto errado. O problema da Argentina esta ligado a sua capacidade d se financiar em moeda estrangeira. Pouco ou nada a ver com a dolarização da economia. Se fosse assim o Equador ou países q tem sua economia dolarizada estariam nas mesmas condições da Argentina.
@@rogeriobueno9738sua emenda foi pior que o soneto original, não tá falando nada com nada aí. O problema com o Equador foi semelhante ao que acontece com a Argentina hoje. O Equador praticava monetização direta de déficits públicos, gerou uma inflação monstra, sua moeda virou lixo e os equatorianos migraram para o dólar. É por isso que a Argentina apela para medidas de controle e restrição de fluxo de dólares (curralito) para evitar que a economia do país sofra uma dolarização e o peso argentino vire papel higiênico. E sim, a economia argentina começa a se dolarizar gradualmente, alguns estabelecimentos comerciais, inclusive, já cotam preços dos produtos tanto em peso quanto em dólares.
Uma economia dolarizada não vai ter a inflação da Argentina, ohhh gênio, justamente porque em economias dolarizadas o Estado perdeu o poder de emissão de moeda, logo ele não pode praticar ganhos de senhoriagem. Porque ele não tem como inflacionar.
O endividamento argentino em moeda estrangeira É CONSEQUÊNCIA do expediente abusivo que o estado argentino recorreu com seu populismo fiscal. Onde os déficits orçamentários são cobertos com injeção direta de moeda criada do nada e injetada no Tesouro argentino pelo banco central deles. É o que eu falei anteriormente: monetização direta de déficits públicos. Por causa disso, o Estado argentino tem dificuldades de se refinanciar com credores nacionais, porque a moeda do país é FRACA e ela é FRACA por causa do populismo fical deles de imprimirem dinheiro para cobrir estoques da dívida interna não rolada.
A razão do Brasil ser diferente da Argentina não pela alta exposição da dívida argentina em moeda estrangeira, isso é CONSEQUÊNCIA do problema. A razão de sermos diferentes deles é que desde 1993 o Brasil PROIBIU a monetização direta de déficits públicos. Há 29 anos que o Brasil proíbe gestores públicos de se financiarem diretamente por bancos centrais e bancos públicos dos quais eles são controladores, isso é vedado por nossa constituição e pela lei de responsabilidade fiscal. As famosas "pedaladas fiscais" que ensejaram o impeachment da Dilma foram por causa disso. Aqui no Brasil é crime de responsabilidade. Na Argentina não, é perfeitamente legal. Lá na Argentina, qualquer presidente pode mandar o banco central emitir moeda e creditar na conta do Tesouro argentino. Por isso é que eles estão com inflação batendo em 70% por mês! E por isso que eles têm alta exposição da dívida pública em moeda estrangeira. São empréstimos de fundos abutres.
@@tiagomoraes7890seu raciocínio é impreciso. Primeiramente, pq problema é não o financiamento da dívida interna com emissão monetária no curto prazo. Mas, a ausência de um instrumento que coloque no horizonte o controle do endividamento e garanta nos médios e longo prazo a diminuição da dívida, sem contar a credibilidade da autoridade monetária q introduz o instrumento d controle fiscal.
Outra coisa, TD mundo sabe q economia dolarizada não tem inflação, óbvio. Aliás, nem toquei nesse ponto em minha contra-argumentação.
Além d TD isso, a crise d 2008 e a consequente política monetária americana não colocaram sob revisão alguns destes pressupostos? Não precisa me responder, eu sei a resposta. E, por favor, não seja tão hostil em sua contra-argumentação, seja mais polido.
@@rogeriobueno9738 _"seu raciocínio é impreciso. Primeiramente, pq problema é não o financiamento da dívida interna com emissão monetária no curto prazo."_
R: O problema é esse e todo o resto é consequência disso. A Argentina pratica populismo fiscal: leia-se, seus sucessivos governos não querem abrir mão da dominância fiscal e estarem sujeitos a um controle de déficits públicos e refinanciamento da dívida limitado a demanda de seus operadores locais por títulos soberanos do país. Não há imprecisão alguma no que eu estou dizendo: 1 - A Argentina não quer ter restrição orçamentária e pratica déficits muito altos -> 2 - seus dealers não conseguem financiar o déficit fiscal argentino na velocidade e ritmo que ele se expande -> 3 - sem total cobertura de credores internos, o estado cobre a dívida não rolada e a parte do déficit sem cobertura dos dealers com monetização direta (operação em que o banco central emite moeda nova e compra os títulos encalhados no mercado primário) -> 4 - inflação dispara -> 5 - moeda doméstica perde poder de compra -> 6 - Argentinos demandam mais dólares para protegerem seus patrimônios -> 7 política monetária e fiscal sem credibilidade faz os títulos argentinos perderem rating -> 8 - com menos rating o número de dealers dispostos a refinanciarem o Tesouro argentino diminui, mais títulos encalham e mais moeda o banco central emite para comprá-los e refinanciar os déficits orçamentários argentinos -> 9 - mercado de títulos fica praticamente arruinado, forçando o governo a obter crédito no exterior -> 10 - com ratings baixos, apenas fundos abutres especializados em comprarem títulos de alto risco financiam o déficit argentino, com juros altos e a deterioração da moeda nacional o peso da dívida em dólar no estoque total da dívida argentina cresce. Agora, é só fazer uma regressão: tudo isso é consequêndia de? Resposta: do estado argentino não se submeter a restrição orçamentária e usar seu poder de emitir moeda para cobrir seus rombos fiscais.
_"Mas, a ausência de um instrumento que coloque no horizonte o controle do endividamento e garanta nos médios e longo prazo a diminuição da dívida, sem contar a credibilidade da autoridade monetária q introduz o instrumento d controle fiscal."_
R: Eu estou dizendo isso o tempo todo, meu filho. A Argentina pratica populismo fiscal, eles não se submetem a um regime de restrição orçamentária onde sua capacidade de endividamento fica limitada aos interesses dos agentes domésticos em refinanciarem o estado. Eles preferem superar essa limitação tendo o poder de cobrir seus déficits com emissões monetárias. Essa é a causa de todos os problemas na Argentina. Autoridade monetária não exerce nenhum controle fiscal, não sei onde tu aprendeu isso. Autoridade monetária só faz política monetária, política fiscal é função do governo. E no caso da Argentina, o país está em situação de dominância fiscal, que é quando a política monetária perde efeito de estabilizar a economia.
_"Outra coisa, TD mundo sabe q economia dolarizada não tem inflação, óbvio. Aliás, nem toquei nesse ponto em minha contra-argumentação."_
R: tocou ao falar do Equador. Eu já disse; o Equador não é contraprova do que eu falei, é prova. O Equador já esteve na situação da Argentina, porém, ao contrário dos argentinos, os equatorianos não impuseram nenhum mecanismo de restrição e controle do fluxo de dólares pelo fato de ser um país pequeno e pouco populoso e captar um volume enorme de dólares por conta das exportações de petróleo. Isso facilitou a dolarização da economia deles. Diferente da Argentina, que é uma economia maior e mais populosa, não tendo um volume de dólares em circulação grande o suficiente para impedir o governo de tentar controlar esses fluxos.
_"Além d TD isso, a crise d 2008 e a consequente política monetária americana não colocaram sob revisão alguns destes pressupostos? Não precisa me responder, eu sei a resposta. E, por favor, não seja tão hostil em sua contra-argumentação, seja mais polido."_
R: não porque, primeiro: as injeções monetárias do programas de quantitative easing ficaram entesourados nas reservas bancárias e o Federal Reserve pagava aos bancos para manterem esse dinheiro empoçado nas reservas. Dinheiro parado não gera inflação. Segundo, a economia americana só foi recuperar o nível de crédito pessoal em pré-2008 em meados de 2012. Terceiro, o dólar é uma moeda conversível e reserva de valor internacional, o que significa que quando a quantidade de dólares se expande, ela não fica retida na economia americana, mas circula em todo o mundo. Quarto, diferente do que aconteceu em 2008, quando as políticas de liquidez reteram dinheiro novo nas reservas bancárias, durante a crise da pandemia as políticas de liquidez do FED e do governo americano injetaram moeda nova direto no consumo e o feito foi a disparada dos preços fazendo os Estados Unidos registrarem a maior inflação dos últimos 40 anos.
Analise neutra sem peso para nenhum lado politico. Esse video demostra que e possivel realizar um conteudo de altissimo nivel quando realizado por profissionais. PARABENS!
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos.
Já o modelo econômico liberal baseado na emissão exagerada de títulos do tesouro e no excesso de privatizações "tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama MESMO OS EUA TENDO O MAIOR PIB DO MUNDO"!
@@wesleymesquita1070 que deus te abençoe filho
Poderia falar mais sobre sanções econômicas impostas a Venezuela, quem impôs e como isso contribuiu para a quebra do país?
Seria interessante uma análise imparcial...
@@exact7334 😹😹😹 E assim sua paz permance 😹👏🏾😹👏🏾😹
Neutra e cheia de asneiras
Grato por mostrar uma imagem de Goiânia em 4.23" , metrópole em franca expansão, que dobrou de tamanho nos anos 2000. Faço parte dessa força que vem para alavancar o Brasil. Orgulhoso!
Brasil é um gigante. Nunca vai falir
Coitado vai falir sim, tu tá vendo os dados? Abrir uma empresa no Brasil é a mesma coisa que abrir na Venezuela
@@voicemito7656 quanta ideologia e falta de compromisso com a realidade.
Se o Brasil e gigante porque não e o mais próspero ?!
Tem algumas informações distorcidas. Mas pelo menos não ficou fazendo pânico que o Brasil vai virar Venezuela. Um dos maiores motivos que o Brasil não corre esse risco é a reserva em dolar e sua dívida ser em real. Fora que somos bem mais industrializados que os outros dois países, mesmo tendo passado por uma desindustrialização nos últimos anos. O Brasil tem que voltar a investir na indústria para conseguir beneficiar suas riquezas aqui dentro.
Excelente vídeo! Faz um sobre os motivos que levaram a antiga União Soviética ao colapso econômico.
boa ideia!
Up
O Bolsonaro estava usando a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)!
Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Brasil (e tornar a economia do Estado em insolvente ou seja uma economia que só funcionária a base de empréstimo)!
@@wesleymesquita1070 SIM, VERDADE!!! ELE QUERIA QUEBRAR O BRASIL PELO SIMPLES PRAZER DE SER MAU...
🤔
@@wesleymesquita1070 Bolsonaro economia Paulo Guedes formado no exterior numas das melhores faculdades de economia do mundo.
Lula Haddad pior prefeito de sp
Outro ponto é o fato do Banco central ser independente, mesmo o presidente eleito podendo escolher quem preside lá influenciando indiretamente, ainda está longe de mandar, já no caso da Argentina o presidente manda diretamente no banco central, ou seja eles podem fazer rompo fiscal e mandar imprimir dinheiro para cobrir.
Sem Economês, você poderia fazer um vídeo falando sobre a Econômia da Coréia do Sul🇰🇷e o q aconteceu para q ela deixasse o 3° mundo tornar um dos países mais prósperos do mundo em apenas 3 décadas, seus problemas e sua atual crise demográfica(e quais as medidas o governo Sul coreano está tomando para q a população tenha mais filhos)
Quem quer tbm dá um like pfv🙏🙏🙏🙏
👇👇
Excelente sugestão :)
Up
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos.
Já o modelo econômico liberal quebrou os EUA e tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama "mesmo os EUA tendo o maior PIB do mundo"!
PORQUE O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRA FAZER O MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO "ATRAVÉS DA EMISSÃO EXAGERADA DE TÍTULOS DO TESOURO E O EXCESSO DE PRIVATIZAÇÕES"!
Ao ignorar as mais de duas décadas de sanções econômicas da Venezuela!
A análise econômica desse canal se torna leviana e desonesto.
a Economia dela em resumo, só desenvolveu, devido ao As graças dos Estado, e de dele ter feito subsídios, pra logo em seguida cria-se Orligaquias Burguês da Coreia do Sul, mais conhecida como Chaenbols Sul coreanos,..
mas é só isso, Pois não devo dá restante do Spoiler.....
Nosso país não tem malha ferroviária que atende ao mercado , não temos usinas nucleares suficiente para suprir a demanda energética, nem temos trens de alta velocidade, não temos comissão robótica e programa espacial .
E não temos mais nem floresta pra desmatar.😞
@@Alessander13 Não exagera
@@Alessander13 só na sua mente doida de Greta
@@Alessander13 é, já desmatamos mais do necessário. Da pra melhorar muito a produtividade nas terras já abertas.
Brasil é autosuficiente em energia, sendo 47% dela renovável, então a parte de usinas nucleares vc pode descartar.
O único erro desse canal é não postar vídeos com mais frequência, conteúdo muito bom como sempre 👏👏
eu curti muito desse video! eu estou aprendendo portugues e acho que aprendo muito com olhando os seus videos!
Ponto importante: todas essas leis podem ser revogadas, pois não são cláusulas constitucionais. Com o cenário político que temos, poderes todos bagunçados, nada impede que todos esses freios sigam para o ralo.
Ouvi bem.!!!!!!
O Lula mesmo como dizem analfabeto quitou a dívida com FMI
30 bi dólares
346 bi de reservas
Isso sem entregar NENHUMA jóia do país com PRIVATIZACOES???????
SERA QUE OUVI BEM?????
PORQUE SERA TANTO MEDO DO MERCADO FINANCEIRO??????
DARIA PRA PENSAR🤔🤔🤔🤔
Show!!!
É precisamente por isso que eu acho essa análise do vídeo muito ingênua. Não há estabilidade institucional no Brasil pra manter esses “freios”. O Lula já conseguiu revogar várias reformas feitas nos dois últimos governos e revogou - antes mesmo de assumir!!!! - o teto de gastos. E, pelo teor das declarações dele, nada indica que acabou.
O Lula não consegue nem passar lei complementar no congresso
Isso não e uma colocação neutra, pois sabemos que isso não acontecerá, pelo menos não nessa realidade atual
Vi que mostrou o teatro Amazonas em Manaus capital do Amazonas onde é minha terra Natal mas atualmente tô em SP no Liberdade Japão .🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Perspectiva ampla e muito bem explicada! Tá de parábens! Comecei o vídeo com o pensamento contrário, mas visto os pontos levantados eu passo a compartilhar da mesma visão apresentada.
Eu vejo outro ponto. Na minha opinião o problema do Brasil e que ele quer monopolizar a renda das pessoas. E taxa quem tenta acumular riqueza e investir, com isso ele depende de pessoas trabalhando constantemente e mendigar investidores de fora, sendo que sua população não investe e pior ainda e desestimulada a investir com taxa , burocracia entre outros.
Parabéns, estude sobre liberalismo econômico que vc vai entender pq isso acontece.
Uma coisa que as pessoas não entendem e que modelo A e modelo B não existe , o que sempre existiu foi uma adaptação a vida , na minha opinião isso de time e modelos que nunca mudam e uma ideia falida.
O problema do Brasil é que as pessoas só querem se dar bem. Querem usar a estrutura do país e não pagar impostos! Bando de carrapatos sangue-suga sonegadores! Se essas pessoas desaparecessem daqui o Brasil viraria uma super potencia.
Excepcional conteúdo, muita qualidade nas informações prestadas!!!!!!! Continue assim, sendo imparcial em qualquer tipo análise (política, econômica...etc).
Brasil e o 3⁰ maior produtor de alimentos do mundo é um dos poucos países que consegue produzir durante todo o ano
E mesmo assim o litro do óleo tá 12 reais
@@2n974isso no governo do bozo, agora já está na faixa do R$ 6,00, ou seja, 50% do preço do governo anterior. 😉
Eu adoro esses vídeos de análises imparciais pois mostra que a pessoa entende bem do assunto
Bom dia! Não conhecia seu vídeo. Adorei! Claro, conciso, sem pensamentos ou viés ideológicos e pura realidade. Con te comigo por mais notícias! Parabéns! Deus o proteja!
Os venezuelanos é argentinos também falavam isso na década de 90
Parabéns informação muito importante.
Nenhum sistema ou economia aguenta infinitos golpes.
Bom dia! Os assuntos que vcs apresentam são ótimos, porem o narrador precisa de treinamento. Fica muito cansativo escuta-lo assim por muito tempo. Obrigada!
Programa social é escola que realmente ensine com disciplina e respeito aos professores. E MUITAS escolas profissionalizantes. O trabalho enaltece em qq idade!!
graças a Deus a gente nasceu num pais que tem esses entraves, que nao nos deixam afundar tao facilmente quanto outros paises
Quem estiver seguro de sí, que se cuide para não cair. É um princípio bíblico, não podemos esquecer, vigiar sempre e melhorar.
Oque estraga o país é os políticos...e o Brasil foi destruído.
@@novatretatube6308 tens razão, mas também não dá pra culpar só os políticos pois eles são reflexo do povo que os elege, então a responsabilidade também é desse mesmo povo.
@@luisalbertohesselmann1286 não...O povo é 100% enganado, e os políticos não representam o povo.
@@novatretatube6308 é, em parte tu tens razão , muitos políticos e talvez todos são bastante malandros, para não dizer bandidos...mas negar nossa responsabilidade nessa tarefa electiva não ajuda muito. Eu sou responsável por as escolhas que faço, e se faço uma má escolha tenho 2 caminhos a seguir: negar e jogar a culpa nos outros, ou assumir o erro e tentar corregir até onde for possível, além ,é claro, sofrer as consequências. A culpa não é tanto do porco como é de quem lhe dá de comer.
Seu canal tem sido impecável, parabéns.
👏👏👏👏
As análises desse canal são apenas propaganda prol modelo econômico liberal.
O Bolsonaro estava atrasado a emissão exagerada de títulos do tesouro e o excesso de privatizações (para sustentar o mercado com o dinheiro e o patrimônio do Estado)!
Porque o objetivo do Bolsonaro era quebrar o Estado (e tornar a sua economia em INSOLVENTE ou seja uma economia que só funciona a base de empréstimo)!
@@wesleymesquita1070 Este canal e o Razão Econômica têm sido valiosos para eu entender o desenvolvimento de diversos países.
@@leandrolesina4657
O modelo econômico liberal foi elaborado para fazer o mercado viver as custas do dinheiro e do patrimônio do Estado (e tornar a economia do Estado super-endividada e INSOLVENTE o que significa o completo sequestro do Estado pelo mercado)!
ESSE CANAL SÓ SERVE PRA FAZER APOLOGIA AO PIOR MODELO ECONÔMICO DO MUNDO (PARA QUALQUER PAÍS DESAVISADO ADOTAR).
Nunca é impossível, a Argentina era vista como a Europa da América do Sul nos anos 20 e agr está aí...nada é impossível...
Como você bem disso, a Argentina era assim nos anos 20, ela demorou quase 1 século para chegar a onde está, então o Brasil pode chegar aí sim, mas vai levar muito tempo ainda e talvez a gente nem esteja aqui mais para ver.
@@giovaneantonio9378 eu acho q vão demorar menos tempo, pq antes os movimentos da esquerda não tinham tanta voz e enganaram menos gente. Mas agr está tudo mto mais rápido por conta msm da tecnologia de massa. Então acho q demoraria bem menos para acontecer essa desgraça aqui
@@renanbenites54 mas os movimentos de esquerda estão sendo prejudicados pela situação econômica mundial, pois eles não tem mais a China para sustentá-los, então qualquer besteira que os governos de esquerda façam vai fazer com que eles caíam rapidamente do governo.
@@renanbenites54 além disso, no caso do Brasil, a esquerda está em declínio desde de o escândalo do mensalão e embora eles tenham tido uma retomada mais ou menos boa em 2022 por conta da queda do Bolsonaro, qualquer coisa errada que eles façam vai fazer eles caírem mais e mais ainda.
@@giovaneantonio9378 realmente, eles estão tendendo a cair. Embora eu veja que o aparelhamento principalmente do STF vá ser um grande problema justamente pq eles provavelmente vão tentar ficar bypassando o congresso através dos ministros. Só ver a situação da censura nas eleições, radiolão e afins, os ministros que deveriam ter tomado alguma ação não fizeram nada
*No Brasil a população que vai falir já o governo fica cada vez mais rico*
Faça uma análise sobre a economia do Estado de São Paulo e também do sudeste do Brasil obrigado
13:05 movilización en Brasil???? ta de brincadeira? ustedes no hacen eso....
Parabéns pela análise.
👏
Esse canal não faz análise seria (só propaganda prol modelo econômico liberal).
Excelente matéria. Objetiva e bem próxima da realidade. Parabéns. Continuem assim.
Tem uma outra diferença entre Brasil e Argentina, o grande número de empresários e empresas influenciando decisões do governo, elas vão frear muitas maluquices, o próprio PT teve muito apoio de ricos e não vão querer perder esse apoio tentando dar uma de Argentina.
Todos os jornais e TVs dizem que a Argentina está em ascensão na economia como vocês contestam sem as devidas comprovações???
Excelente 👏🏿 tenta fazer um sobre a história do Japão
Amigo, ótimo conteúdo.
Uma dica de um colega comunicador: As oscilações vocais trazem dinamismo ao discurso, mas se exagerar pode ficar enjoativo. Forte abraço!
Ótima análise política e econômica, o canal está de parabéns.
Em 2013 se encontrava vídeos de argentinos explicando o quanto era impossível a Argentina chegar no estado da Venezuela...na época a situação deles não estava muito diferente da nossa,com o dólar valendo 5 pesos ...e as justificativas eram as MESMAS que vejo hoje a maioria dar por aqui...não importa o tamanho do país ou sua riqueza natural, má administrado uma hora o dinheiro acaba ...pega a sequência:esse país veio de 16 anos de farra com dinheiro público,empréstimos bilionários a países vizinhos,obras super faturadas queimando bilhões e bilhões em propinas,estatais saqueadas,quase conseguiram falir uma estatal que detém o MONOPÓLIO do mercado como a Petrobrás,destruíram a estabilidade da inflação,desvalorizaram nossa moeda...tudo isso numa época em que o MUNDO estava em CRESCIMENTO...no governo seguinte até se tentou nivelar os problemas,mas o mundo acabou mergulhando numa pandemia mundial,que arruinou economias de nações de primeiro mundo,e que estão sentindo as consequências até agora!e em países já ferrados, AGRAVOU ainda mais os problemas já existentes...e nesse cenário, não se sabe da onde tiraram que seria uma "boa ideia" colocar no poder outra vez justamente que já havia deixado todos setores mergulhados no CAOS!!!meu amigo,se esse cara fez o estrago que fez com TUDO A SEU FAVOR,imagine dessa vez ...então meus amigos,se o país sobreviver nas mãos do pior governo que já existiu na história da nossa república após 4 anos, aí sim posso dizer que ele não irá quebrar nunca...
Ótimo conteúdo parabéns. Sucesso pra vc amigo..
👏👏👏👏
Respóndame 2 preguntas: de donde saca usted que no hay dólares y ahorros y de cuál escasez está hablando en 12:32?
Carreta Furacão vem aí meus amigos. 200bi só pra começar a conversa, estado mais inflado, +40% de ministérios, bolsa derretendo, dolar disparando e é só o começo.
Quitou a divida externa com juros a 4% criando uma dívida interna com os bancos de aproximadamente 20% de juros.
Isso a troco de não cumprir metas externas como frear o crescimento do Estado.
Logo, diferentemente do que é exposto nesse vídeo, isso foi péssimo para o Brasil.
E agora que não tem mais teto de gasto , que foi trocado por um piso de gastos ???
Um país que é uma verdadeira creptocracia e uma justiça que só vê crime em um lado que futuro tem.
A o slogan do futuro.
O Brasil é o país do futuro.
O Lula acabou de elogiar a economia da Argentina na sua visita ao país. Na Argentina a inflação é de 95% e a taxa de juros é de 75%. No Brasil nesse momento a inflação é de 5,79% e o juros de 13,75%. Se ele fez um elogio sobre a economia da Argentina, então eu não sei de mais nada. Deve ser uma piada, só pode.
Basta assustar os investidores...ataquem a ideia da propriedade privada é vcs vão ver oq sobra
A Argentina hoje tem um IDH (Indice de desenvolvimento humano) muito superior ao Brasileiro, mesmo com toda essa desvalorização de sua moeda em relação ao dólar. O IDH da Argentina hoje é de 0,842. IDH do Brasil hoje é 0,754. Quanto mais proximo de 1 for o índice de um país melhor é a qualidade de vida nesse país. Economia e principalmente poder de compra da população não está relacionado somente com a inflação em relação ao dólar. Por exemplo 1 dólar vale 134,31 Ienes Japones e mesmo assim a população do Japão tem um dos maiores poder de compra do mundo. 1 Dolar vale 1296,52 Won Sul coreanos e a Coreia do Sul é um país com uma qualidade de vida bem melhor que o Brasil, e 1 Dolar vale 797,84 Pesos chilenos e nem por isso as pessoas acham que o chile é o pior pais do mundo. Na verdade essa questão do valor do Dolar é só mais uma das variáveis, mas não é a principal para determinar a qualidade de vida em um país.
Observação: O IDH mede a qualidade de vida em um país, levando em conta não só a inflação, mas todas as variáveis como custo de vida, salario mínimo, entre outros fatores.
A Argentina teve seus impulsos Econômicos Graças ao Boom das Comodites mas Agora não (Tem até pessoas comendo Lixo)
Ja a diferença do Japão é que eles tem Responsabilidade Fiscal Rígida mesmo com as moedas
Ja a Argentina não (Tanto que o Governo vive criando Notas de Diversos Valores)
Ja o Japão Não ta Criando essas Notas Aleatórias tirado da Bunda
@@unnamed932 No Brasil tem muita gente na fila do osso, comendo lixo tambem. O IDH leva em conta a renda da população, o acesso a saúde e a educação. Com essa combinação vc ja tem um quadro mais realista da situação de um país.
@@rennekosrocque557 De fato apesar de Esse Número de pessoas Passando Fome ter diminuído (IBGE fala que em 2010 a Fome atingia 67 Milhões mas agora Cortou pela Metade)
Agora o IDH da Argentina deve ser Graças aos Impulsos Econômicos deles e sem Falar que eles ja Estão Familiarizados com o Mercado
O Governo argentino praticamente Proibiu a População a comprar Dólares ja que os Argentinos não confiam na Própria Moeda
A Procura pelo o Dolar e o Bitcoin ta So aumentando lá
Verdade e sem contar que nesses países vizinhos as leis e segurança pública funciona melhor que aqui nesse país da impunidade,onde o crime compensa,e fora a educação desse país que aos poucos vai sendo engolido pela ignorância de muitos alienados de políticos!!!
Penso diferente, o novo governo busca de antemão um rombo do teto em 200bi por ano. Caso mantenham o valor do rombo (dificilmente) teríamos um déficit de 800bi ao fim do mandato. Nossa dívida pública já é de 5.7tri... é uma bomba relógio...
Graças a Deus o Paunoguedes é um jenio e só deixou um deficit de quase $400 bi
@@mauriciodls
Paulo Guedes não deixou dívida. Informe-se mais.
Se você não leu as notícias, o teto de gastos nesse governo foi ultrapassado em quase 700 bilhões, esse governo tem responsabilidade no que vai vir pela frente também.
Paulo guedes quebrou o Brasil dei ou 400 bi de dívida pro Lula
@@nininews7878
Os fatos estão aí para te refutar, minha senhora passa pano. Foram "apenas" 400 BILHÕES de reais 😉
No es imposible, solo se necesitan unos años más de gobiernos asistencialistas para llegar ahí.
Dolar Coldplay é de fuder hein Argentina kkkkkkkkkk
A Argentina já está falida desde o ano 2000 cara !!!
Gostei muito das trilhas sonoras assustadoras que você coloca nos vídeos
finalmente alguem de confiança analisando o assunto
O CAPITALISMO DE ESTADO tornou os países escandinavos e os Emirados Árabes em países extremamente ricos em apenas 50 anos.
Já o modelo econômico liberal tornou a economia americana em INSOLENTE funcionando a base de empréstimo desde o governo Obama "mesmo os EUA tendo o maior PIB do mundo"!
PORQUE O MODELO ECONÔMICO LIBERAL É FORMULADO PRA FAZER O MERCADO FINANCEIRO VIVER AS CUSTAS DO DINHEIRO E DO PATRIMÔNIO DO ESTADO "ATRAVÉS DA EMISSÃO EXAGERADA DE TÍTULOS DO TESOURO E DO EXCESSO DE PRIVATIZAÇÕES"!
Pro Brasil e a Argentina prosperar eles tem que adotar medidas econômicas pra banir o modelo econômico liberal.
E ADOTAREM O CAPITALISMO DE ESTADO.
Kkkk, canal totalmente parcial amigo
A renda per capita na argentina é 10.636 dólares, no Brasil está em 7,507 dólares. O fato do PIB do Brasil ser maior também se deve a população ser bem maior, e quando se faz o calculo da renda per capita, onde vc divide tudo que é produzido no país o (PIB) pela população, a Argentina está melhor que o Brasil.
Que Deus abençoe nosso Brasil
Excelente vídeo, parabéns!!!
Meus Parabéns pelo seu vídeo, e tudo o que foi abordado nele sobre o nosso Brasil. As pessoas tem que se informar mas das coisas que acontecem a mundo a fora e principalmente no nosso país. Meus Parabéns, bem explicado. 🇧🇷
A dívida que o Brasil tinha com o FMI era com juros de 4% ao ano, Lula internalizou a dívida com os bancos brasileiros que cobraram 8,5% ao ano.
Isso são juros sobre juros, isso não é o dobro, é bem mais.
Ele fez isso para se livrar das exigências do FMI que eram baseadas em qualidade de ensino, e controles sobre as instituições.
O Arcabouço fiscal removeu a responsabilidade do presidente sobre o teto de gastos amigo, e o Lula já afirmou que vai gastar muito mais que o teto.
Lula já falou que inflação de 4% ao ano é de Europa, o Brasil pode ter inflação muito mais alta, aperte o cinto aí.
O Arcabouço elimina o teto de gastos e a responsabilidade fiscal colocados nos governos Temer e FHC.
STF está com muito poder, boa parte dos deputados e governadores, a mídia são submissos ao governo, não há mais a divisão de 4 poderes da república (jur, exe, legis, mídia).
Bolsonaro perdeu o direito político, Deltan, e logo logo Moro, e outros perderão em breve, a oposição está sendo eliminada aos poucos.
Sim, o PT pode se perpetuar e isso é bem provável.
O Brasil mais cedo ou mais tarde pode receber sanções, pois esse governo tem simpatia com Irã, Rússia, Ha.m.m.as, Venezuela, Cuba.
Teremos gastos exorbitantes e consequentemente inflação que vai passar dos 50% ao ano, o aumento de impostos foi algo jamais visto.
Brasil perdeu 40% dos investimentos externos esse ano, você tem a menor ideia do que isso significa?
Na Argentina tem manifestação popular em defesa do calote da dívida pública. Desse jeito não tem solução pra inflação, juros e falta de liquidez.
Não há nada tão ruim que não possa piorar
É impossível porque o cidadão não subiu a rampa. Estamos no de 2024.
Hoje 18 de janeiro de 2023, seria melhor rever esse vídeo, pois muitos economistas já vêem o Brasil sem tanto otimismo.
Teto de gastos esqueça, já foi estourado na manha, e sobre a dívida externa foi bem fantasiosa a manobra, pagou dívida de 4% com o dinheiro dos agiotas legalizados (banqueiros) ao valor na época de 19%. Bom não foi !
O brasil não, 60 milhões de pessoas que querem ver o país Destruído, O restante sabe oque é valor e princípios e moral.
Até hoje, não vi uma pessoa sequer que votou no Lula querendo a destruição do país, pelo contrário, eles votam acreditando que ele é um tipo de salvador, ainda que o cara seja um lixo os caras votam acreditando que ele é do bem, então seu comentário não faz sentido.
Kkkkkkkkkkkkk piada
🙄
Economia não é feita de princípios morais.
Porque o brasileiro nunca vai aceitar isso se complicar o bicho pega para os políticos o brasil é diferente de qualquer nação
Sugestão :O Brasil era passar novamente pelo Boom das Comoddities?
Só com um milagre , as pessoas estão consumindo cada vez menos e a população está abaixando ano após ano
Com o cenário internacional atual, não (infelizmente)
@Lux💡⭐ Se a China se fechar o preço das commodities iria diminuir, não?
Passamos por um boom das commodities durante a pandemia, com países do mundo comprando bastante do Brasil, mas o governo federal não aproveitou nada desse período
@@homemaleatorio4241 sim, tanto que os Lockdowns mundiais ajudaram muito isso. E agora em 2022 vai ajudar mais ainda com a Guerra Russo-ucraniana, crise energética na Europa e isolamento da China 👍
A dívida já ultrapassa a dívida da Argentina, qual a próxima fase ?
Conteúdo interessante. Parabéns pelo vídeo!!! 👏👏👏
Vendo geral dizendo que a análise está boa, e de fato, em certos momentos e estão boa, mas graças a Deus, sou muito bem entendido nesse assunto, macro e microeconomia e geopolítica, e tem muita coisa que foi dita aí, pela metade ou sem contexto, dando a entender que X é bom e Y não está sendo. Relação da valorização do real de 2020 pra cá na atual conjuntura global, sendo que em de 21 pra cá, foi a segunda moeda mais valorizou-se, e o abatimento da dívida externa na na década passada, relação ônus e bônus disso, mal foi dito... Enfim, rapaziada, é sempre bom ter mais de um local para se informar. E nem vou entrar na questão política aqui.
Sim, é possível.
Vamos rever esse vídeo daqui a uns 10 anos...
Ótima analise sem ficar em cima do muro e sem cair na armadilha de se posicionar pro lado A ou B nessa polarização ridicula! Continue assim!
Deixou de considerar 1. a influência dos USA na economia da Venezuela; e 2. recorde de arrecadação. O vídeo tem um ano e muita coisa mudou neste intervalo (2023-24).
Mas os juros que o Brasil pagava antes de transformar parte de sua dívida externa em interna era menor . Ou seja : tenho minhas dúvidas se foi bom ou ruim para a nação brasileira ...
Foi ruim, pq agora isso deixa o governo ser maia irresponsavel e o pior é que a conta vc paga nessa inflação de 10% ou mais que bate todo ano. Alem disso, se o real ficar muito caotico o governo começa a diaputar dolares com a população, é por isso que a aegentina fica pegando emprestimos em dolar, pq imprimir pesos não tem mais efeito nenhum
Ótimo vídeo
O governo lula trocou a divida com o FMI em dolar q tinha juros baixos por divida em real com juros altíssimos. Isso nao eh quitar divida..
Se tudo der certo o Brasil irá bem, e poucas pessoas vão morrer de fome por causa do Kit Picanha né.
A crise na Venezuela comecou antes do preco do petroleo baixar, o país já estava em crise quando o preco estava alto, a analise sobre a venezuela não foi boa.
Uma análise parcial incrível.parebens 👏
Você quis dizer imparcial, né? Parcial seria ter um lado kkkk
@@italomatheus8615sim kkkkk
Assistindo esse vídeo no final de 23, já sabendo que o teto de gastos não será respeitado e a meta fiscal não será cumprida.
Existe um passo a passo a ser seguido, mas há sim como o Brasil chegar a essa situação.
Não. Pode ficar muito ruim (como com Dilma, na maior crise econômica da história), mas não a ponto de ser uma Argentina ou Venezuela. O Brasil é menos homogêneo socialmente que esses dois, e exatamente por isso sempre haverá contrapeso na balança... Até mesmo o regime militar aqui foi menos rigoroso que nos vizinhos, ao ponto de estudiosos dizerem que não houve de fato uma ditadura, mas sim governos autoritários. Fato é que nunca experimentamos o autoritarismo, nem no Império, nem com Vargas, nem com os milicos...
O seu canal é muito bom, parabéns pelo ótimo conteúdo produzido.
Canal excelente!!! Análise de qualidade. Importante termos os vídeos sempre de vcs .
A lei criada no mandato FHC e a lei do teto não adianta de nd pq se o presidente tiver apoio do congresso e eles aprova e liberar o uso fora do teto não adiantou de nd pra freiar os gastos
Estão defendendo uma explosão do teto de gastos. (Gastar mais do que arrecada) e imprimir mais dinheiro pra cumprir com as promessas
Pelo menos não enganam kkkk
Já dá pra dar impeachment então ✊
Galera ainda acredita que essa merda de imprimir dinheiro ainda dá certo.
@@umaliensincero5475 poisé e esquecem que isso gera inflação levando o preço dos produtos lá em cima,já que o país está gerando valores sem produção kkkkkkk
Quero que o Brasil chegue e supere todos os IDH da América Latina esse sim deveria ser a meta de todos os governos.
essa que deve ser a meta
Deveria ter pensado nisso antes de ter feito o L. Faz o L e quer cobrar melhorias no IDH?
Vai ficar querendo, nenhum político brasileiro se importa de vdd com o Brasil, apenas com o seu próprio bolso
Eh impossível? O pior cego eh aquele que nai quer ver.
Empresas demitindo, fechando, investidores fugindo da politica nefasta, brasileiros investindo no paraguai e paises do exterior PIB caindo e DESGOVERNO gastando mais do que.pode arrecadar QUEM SUSTENTARÁ a maquina pública???
Finalmente um conteúdo imparcial, sem politicagens.
Segura firme aperte o cinto que o buzao chamado Brasil vai ser dirigido por um motorista que já capotou o ônibus. Vamos trabalhar e ter fé. Uma dica podem investir na tacha selique que os juros vam bater os 15 por cento até 2024 .que Deus nos ajude..
Ótimo conteúdo!
Recentemente ouvi falar sobre uma forte queda nas reservas de dólar que temos, nada comparado à Argentina, mas ainda sim é um ponto para se preocupar...
Primeiro: a Argentina nao está falida. Nenhum país que emite sua própria moeda vai a falência. Se a Argentina tem dívidas ela sempre poderá emitir trilhões de sua própria moeda em caminhões e pagar sua dívida, ou fingir que pagou, como fez a Alemanha e os usa, depois que quebrou o padrão ouro.
É possível sim o Brasil virar uma Argentina em 2-3 anos sim, risco de mercado e imprevisibilidade afugentam investidores, e quando não há investimentos privados o natural é o poder público puxar essa responsabilidade para si, e eventualmente crescer a máquina pública, que arrecada menos por falta de investimento privado e consequentemente gerando crise. Eu trabalho com consultoria de M&A, e a percepção de mercado que tenho é que a instabilidade política que o Lula gera, vai nos custar caro no longo prazo, se for colocado em prática: 1 - remoção do teto de gastos 2 - revisão da previdência 3 - Aparelhamento das estatais etc. Meus amigos, serão anos difíceis que nos esperam. Parabéns pelo vídeo, se me permite deixar um feedback, é que o risco nao é virar uma Argentina, mas sim virar um país ruim e sermos a terceira referência da América do Sul de país ruim e mal administrado, políticos que colocam discursos de ideologia acima do importante foi o fracasso de Venezuela e Argentina... precisamos evitar isso a todo custo.
MEU PARTIRDO É O PIB
Bom dia à todos. A natalidade brasileira vem caindo ano a ano. Em 2 ou 3 décadas a população brasileira reduzirá bastante e teremos um grande parte desta população no INSS. Teremos menos população sustentando esse Estado Gigantesco, que não diminui de tamanho nunca. Qual o resultado desta equação?
Já existe articulação para o fim da Regra de Ouro (já quebrada em tempos de pandemia), do Teto de Gastos (ambos - Bolsonaro e Lula - eram pró afrouxamento das regras, mas o lula deixou claro que busca mais - em suas pautas que defende o fim do teto) e das Leis de Responsabilidade Fiscal (de acordo o Lula, "Responsabilidade fiscal é questão de caráter" - Algo descarado saindo de um sem caráter!). Preciso dar cola de quem vai sofrer e quem vai pagar os endividamentos gerados encima dessas ideias (projeto atualmente) retiradas do abismo oculto? Cola: O pagador de impostos, coisa boa.
O Alckmin falou que vai ter responsabilidade fiscal
Obrigada pelo seu trabalho.
A mentalidade dos nossos governantes é dar um auxílio de 600 reis por mês, que custa 7.200 reais por ano ou 72 mil em 10 anos, quando poderiam dar um único auxílio de 600 R$ para a pessoa comprar um carrinho para vender alguma coisa e garantir sua subsistência. Isso não é burrice, é criar voto de cabresto e FODER AS CONTAS PÚBLICAS.
Na vdd é culpa da dele e da população que parece que era viver só de dinheiro do auxílio
Excelente conteúdo. Parabéns
Se em 2016 não tivesse acontecido o impeachment hoje estaríamos piores que Argentina, imagina um governo do PT na pandemia com essa irresponsabilidade, nem assumiram e já tão quebrando o teto de gasto, a dívida hoje se encontra em 77% do pib, com tamanha irresponsabilidade em 1 ano vai bater 97% isso já é certeza imagina nos outros 3? Ou nos outros 10 pq não sabemos oq pode vim né!!!!! Ler o mesmo livro sempre vai ter o mesmo final!!!
A Argentina tem como superar está Crise?
Ter tem mais vai leva bastante,l tempo mais para isso eles tem que começar a mudar o rumo da enconomia e a ideologia política
Um ponto crucial que foi ignorado no vídeo é que a Argentina, com todas as crises, ainda é mais industrializada do que o Brasil. Esse ponto é determinante na balança comercial, que pode ser muito afetada com os gastos que o Lula já quer garantir ainda esse ano