A VERDADEIRA CAUSA DA INFLAÇÃO ARGENTINA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @andreroncaglia
    A VERDADEIRA CAUSA DA INFLAÇÃO ARGENTINA. Uma conversa com Pedro Silva Barros sobre os determinantes estruturais da atual crise argentina, que envolvem uma restrição externa secular, apoiada na desindustrialização acelerada da matriz produtiva. Este processo dificulta a formação de reservas internacionais robustas, como o Brasil tem, e submete o país à dependência de capitais estrangeiros de curto prazo, os quais volatizam a taxa de câmbio, impulsionando a inflação.
    Links mencionados:
    Nota Técnica n. 44 (Dinte/Ipea) Integração econômica bilateral Argentina-Brasil: reconstruindo pontes: repositorio.ipe...
    CARDENAS, José C. et al (1971). Dez Anos de Luta pela América Latina: a atuação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Rio de Janeiro, Ed. FGV.
    www.cepal.org/...
    Red Interoceânica na América do Sul: corredores bioceânicos e o papel dos estados articuladores (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima)
    FERNANDO HADDAD E GABRIEL GALÍPOLO: Criação de moeda sul-americana pode acelerar integração regional: www1.folha.uol...
    #argentina #inflacao #crise #lula #bolsonaro #liberalismo #macri #taxadejuros #taxadecambio #complexity #comercio #comércioexterior #integração #crescimento #desenvolvimento

ความคิดเห็น • 369

  • @Toncat
    @Toncat ปีที่แล้ว +203

    Eu sou metalurgico, vulgo peão. Mas, sou fascinado por essas conversas sobre economia, em especial as que tratam de comercio exterior. É impressioante como isso afeta nossas vidas. A empresa em que eu trabalho vendia muito para a america do sul, em especial argentina e venezuela, mas de 2020 pra cá essas vendas zeraram e ninguem lá sabe o motivo.
    gostaria muito de agradecer pelo conhecimento gratuito e rezo pra que nossa economia seja guiada por pessoas sensatas como os senhores. Muito obrigado.

    • @alfredolinsarias
      @alfredolinsarias ปีที่แล้ว +14

      Devido políticas infrutíferas de isolamento do atual governo com países do bloco do Mercosul, mesmo assim a Argentina é o principal parceiro do Brasil. Com a vitória do Lula este cenário irá mudar, a relação comercial entre os dois países vai se expandir em todos os segmentos do comércio no Mercosul.

    • @roberiovieira8603
      @roberiovieira8603 ปีที่แล้ว +11

      O motivo é simples. Eles não tem como pagar...

    • @isaiasortolan252
      @isaiasortolan252 ปีที่แล้ว

      ​@@roberiovieira8603 Atualmente a Venezuela não tem como pagar. Mas anos atrás quando compravam e pagavam U$ 6 bilhões ao ano do Brasil, o temeroso obedeceu os EUA e bloqueou a Venezuela do sistema SWIFT e cortou o comércio com a Venezuela.

    • @Vaitodomundocomerabobora
      @Vaitodomundocomerabobora 11 หลายเดือนก่อน +2

      A Argentina está nessa situação pq a economia está sendo guiada por pessoas como esses senhores aí.

    • @ricky4477
      @ricky4477 9 หลายเดือนก่อน

      ​@@Vaitodomundocomerabobora É o golpe de 1930 que inicia o processo de declínio na Argentina [Spruk, R. The rise and fall of Argentina. Lat Am Econ Rev 28, 16 (2019)], golpe esse que propôs que a Argentina fosse reorganizada segundo linhas corporativistas e ressuscitou relações e traços coloniais ("In 1930, however, a military coup under conservative control ousted President Yrigoyen, marking the beginning of the Infamous Decade, when old colonial traits reemerged"). Ou seja, a Argentina não está nessa situação por causa de senhores como André Roncaglia, é o oposto: pela falta deles. É por causa de senhores como Massa e Milei, que apesar de aparentarem serem diferentes e opostos, são iguais, ambos com projetos neoliberais que mantêm a relação de dependência herdada do colonialismo.
      A situação é a mesma para o Brasil: Fernando Haddad, atual ministro da fazenda, defende uma política econômica de déficit zero, de austeridade fiscal, de "controle de gastos públicos", de privatizações em massa ("parcerias público-privadas", que nada mais são do que privatizações com outro nome), sabe quem também defende isso? Exatamente, Javier Milei. Aqui no Brasil, em abril desse ano, o governo Lula III decidiu importar um modelo dos EUA: presídios privados. Através do Decreto Nº 11.498, presídios entram no programa de parcerias público-privadas (repetindo, que nada mais são do que um eufemismo para privatizações), programa esse lançado pelo igual governo neoliberal de Michel Temer. Nossa educação também está sendo privatizada, e as migalhas do que há de público serão ainda mais sucateadas com o Novo Ensino Médio (modelo de ensino esse que instituções privadas como a de Jorge Paulo Lemann defendem). Nossa saúde também está sendo ainda mais sucateada e privatizada com os mínimos constitucionais da sáude sendo reavaliados para caber na política econômica de "controle de gastos". Ao invés de cair em pirâmide financeira e desinformação com Raphael Lima, olhe para a realidade, você está profundamente errado.

  • @herlessilvaramos6478
    @herlessilvaramos6478 ปีที่แล้ว +40

    Como seria bom se metade dos brasileiros tivessem curiosidade em torno desses temas. Verdadeira aula de geopolítica econômica. Parabéns, professor 👏👏👏

  • @robsonrinaldibelas-uteis5128
    @robsonrinaldibelas-uteis5128 ปีที่แล้ว +44

    Precisamos de uma série sobre a América do Sul.

  • @compositordebolso
    @compositordebolso ปีที่แล้ว +80

    Eu estava ansioso por um vídeo à respeito da Argentina. Uma situação extremamente complexa, mas que tem sido tratada só por veículos como BBC, e a turminha da direita, que fazem aquelas análises tão rasas quanto um prato.

    • @psicopauta2854
      @psicopauta2854 ปีที่แล้ว +5

      diria tao rasa quanto um ser da primeira dimensao

    • @rebolagrety
      @rebolagrety ปีที่แล้ว

      mas o socialismo domina a argentina faz tempo, ae vem os doutores kkkkkkk doutores kkkkkkkkk falar que o problema eh nao ter dollar . mas quem causou o problema ?? quem será que fez economia do jardim de infancia? quem estava no poder é claro ! mas quem estava no poder eram socialistinhas ! sim, senhor ! mas a culpa é do capitalismo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @psicopauta2854
      @psicopauta2854 ปีที่แล้ว +5

      @@rebolagrety nao viu o vídeo todo né chegadinho? Aí tá aí passando vergonha à vista.

    • @compositordebolso
      @compositordebolso ปีที่แล้ว +1

      @@rebolagrety informações que você tirou do C*, é claro. Esse montão de "Kkk" já denota. Agora cadê as provas, cadê a argumentação? Não existe né, nunca existirá.

    • @compositordebolso
      @compositordebolso ปีที่แล้ว

      @@rebolagrety diz aí sabichão, qual foi o ano em que isso ocorreu, ou melhor, de nomes, quais foram estes governos que você chama de socialistas? Porque falar até papagaio fala. Larga de ser tapado. Se não conhece nada da história política da América Latina, como demonstrou desconhecer, fique na sua. Porque aí não corre o risco de passar essa vergonha. Outras pessoas com conhecimento menos raso que o teu, irão ler, aí fica feio ne... Você falar em jardim de infância é bastante irônico, porque é exatamente a sensação que dá ao ler cada um dos teus comentários, uma criança digitando. 🤦🏻‍♂

  • @anikofon3311
    @anikofon3311 9 หลายเดือนก่อน +1

    3 minutos desse vídeo já me ensinaram.mais do que 20 Minutos de qualquer reportagem da BBC, GloboNews ou UOL. Obrigada!

  • @thomaszink86
    @thomaszink86 ปีที่แล้ว +25

    Muito boa essa conversa com o Pedro.
    Apenas senti que faltou abordar um outro fator estrutural que penaliza muito a Argentina, que é o fato de ser uma economia bimonetária, que atualmente tem a maior parte das transações referenciadas ao dólar, e as dificuldades que isso traz para a condução da política monetária.

  • @nimuecarvalhosa3866
    @nimuecarvalhosa3866 ปีที่แล้ว +23

    ✍️👏mais uma aula! Grata ❤️

  • @catsof2829
    @catsof2829 ปีที่แล้ว +16

    Sensacional, professor!!! Que visão ampla que essa aula nos proporcionou sobre a integração com os vizinhos. Coincidentemente no mesmo dia em que a Argentina passou vexame na Copa, e toda aquela bobagem de rivalidade é insuflada nas mídias. Rivalidade esta que só existe nas páginas do Olé! e nas nossas TVs. Na prática estamos intrinsecamente ligados e deveríamos buscar estes insights trazidos pelo Pedro Silva para prosperarmos juntos. Parabéns pelo trabalho!

    • @kaleoleitholdt9356
      @kaleoleitholdt9356 ปีที่แล้ว +2

      Nunca entendi essa "rivalidade" do Galvão Bueno.

  • @domsilva5016
    @domsilva5016 ปีที่แล้ว +4

    Excelente! O espaço que temos - e a experiência acumulada - para voltar a trilhar o caminho de um crescimento com mais desenvolvimento é a chave para deixarmos para trás esses anos horríveis que vivemos. A tranquilidade dos dois é budista!

  • @Chocante-
    @Chocante- ปีที่แล้ว +8

    André Roncaglia, muitíssimo obrigado por trazer o Pedro Silva Barros com mais estas jóias riquíssimas em informações e conhecimento. A gente fica meio que perdidos em meio ao montante de canais que tratam de assuntos tanto econômico ou político de um País, como se tivessem cuidando de suas carteiras. Lógico que compartilho na esperança de chegar ao maior número de pessoas interessadas em ampliar o poder de visão e entendimento sob diversos assuntos.

  • @Anak-ie2pn
    @Anak-ie2pn ปีที่แล้ว +9

    Esclarecedor! Sempre tive muito interesse nas questões comerciais entre os países da América do Sul. Tragam mais análises da nossa região! Valeu pelo excelente trabalho!

  • @geraldojustiniano3676
    @geraldojustiniano3676 ปีที่แล้ว

    Parabéns André Roncaglia e Pedro Silva Barros pela palestra. Muito importante.

  • @niceasta
    @niceasta ปีที่แล้ว +3

    No mesmo dia que sai esse vídeo, sai um no Jovens de Negócios falando sobre a Argentina. Timing perfeito.

  • @carlosguilhem
    @carlosguilhem ปีที่แล้ว +33

    Quando possível, caro e estimado professor André Roncaglia, fale sobre a possibilidade de essa situação na Argentina se modificar quando e se ela aderir aos RICS (talvez RIICS , sendo o outro I de Irã) e a moeda ou as moedas aceitas pelo bloco.

  • @catsof2829
    @catsof2829 ปีที่แล้ว +55

    Esses dados comparando o valor agregado (e também empregos gerados) do que exportamos para a Argentina versus o que exportamos para outros são estarrecedores. Deveríamos ser os primeiros interessados em ajudar na recuperação de nossos vizinhos.

    • @speed4br1
      @speed4br1 ปีที่แล้ว

      E é curioso como os liberais, em geral, reclamam que o Brasil durante principalmente os governos Lula, trazia politicas economicas Assistencialistas a países como Venezuela, Colombia e Bolivia
      No fim, no longo prazo, é vantajoso

    • @betosm3
      @betosm3 ปีที่แล้ว +1

      Você reparou que ele não sita que o Brasil exporta carro e importa carro da argentina?

    • @robertsmithribeirodasilva1806
      @robertsmithribeirodasilva1806 ปีที่แล้ว

      O saldo dessas Exportações é superavitário para o Brasil.

  • @viniciussantosrodrigues7203
    @viniciussantosrodrigues7203 ปีที่แล้ว +3

    Muito importante essa conversa. Obrigado Professor!

  • @ww07ff
    @ww07ff ปีที่แล้ว +2

    Trilha sonora de fundo completamente desnecessária. Já o conteúdo do vídeo é, como de costume, muito esclarecedor e relevante. Obrigado, Roncaglia!

  • @melodiasespirituaisyoga
    @melodiasespirituaisyoga ปีที่แล้ว +4

    Sou brasileiro, moro na Argentina em Buenos Aires e estou aqui para tentar entender melhor sobre a economia do pais.. pq é uma confusão absurda. Unica coisa que eu consigo ver é que os preços das coisas no mercado sobem a cada semana. Obrigado Professor por esse video. Vou estuda-lo pra entender melhor. Abraços.

    • @Indexmau20
      @Indexmau20 ปีที่แล้ว +1

      Posso te ajudar, não existe confusão, políticos usam do dinheiro do contribuinte para seus programas sócias, esses programas não são eficientes para que os mesmos beneficiários enriqueça e produza impostos por vários motivos. Os governos pra sustentar a "maquina" e os beneficiários taxa ainda mais o contribuinte. Só que o contribuinte repassa a taxa para seus produtos, inicio da inflação. Ai tudo encarece e tbm os benefícios, e o ciclo se repete. Até é obrigado a "imprimir mais dinheiro" porem aumenta a inflação pois dinheiro sem aumento de produção nao tem valor. Entao chega o ponto q o povo está saturado, ai se pega dinheiro emprestado do FMI, então pega mais e mais. E vão de boa até o dia da cobrança. Até aqui nada foi feito obras continuaram sendo feitas, estado foi aumentado, salario, mais e mais gastos. NEM um tostão foi posto no porquinho. Indiferente se os gastos foi por amor ao povo ou se foi pra se eleger (obvio), faltou dar uma segurada nos gastos, coisa q socialista nem um gosta, por obvio socialista só pensa em bem estar social e nao econômico.

    • @junior091083
      @junior091083 ปีที่แล้ว

      Vote milei

  • @cicerofoscarini8890
    @cicerofoscarini8890 ปีที่แล้ว +2

    Eu ja ia reclamar da musica de fundo e quando chegou as3min ela parou. Coisa boa! :) Agora sim, vamos ao video...

  • @thiagoluizdossantos6424
    @thiagoluizdossantos6424 ปีที่แล้ว +3

    Fico muito feliz com seu crescimento, professor!

  • @igorporto7215
    @igorporto7215 ปีที่แล้ว +3

    Até que ponto o agronegócio ajuda nesta questão do fortalecimento das divisas? Já ouvi dizer que muitos deles deixam os dólares lá fora pra investimentos. E outra, como geram pouco empregos e poucos tributos, o dinheiro não vem nem para o governo, nem para os trabalhadores.

  • @r0ninh01
    @r0ninh01 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o vídeo, excelente fala do Pedro Silva Barros, aprendi muito, obrigado.

  • @silvanioalves1324
    @silvanioalves1324 ปีที่แล้ว +4

    Parabéns pelo excelente conteúdo, professor! E que esses 100k logo se tornem 1 mi!!!🤩🤩🤩

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 ปีที่แล้ว +1

    Agradecemos a disponibilização de conhecimento! ❤️

  • @thiagomarciorodriguesdefar9001
    @thiagomarciorodriguesdefar9001 ปีที่แล้ว +31

    A propaganda do "lixo" paralelo (Brasil Paralelo) vem toda hora, meu Deus me livre disso!!!!

    • @urielsouza29
      @urielsouza29 ปีที่แล้ว +7

      Você pode bloquear a propaganda que vc não deseja

    • @danielsphor2535
      @danielsphor2535 ปีที่แล้ว +7

      Vale a pena não bloquear, se tu bloquear vai aparecer outra, e essa do Br paralelo vai para outra pessoa. Você não vai cair nessa armadilha, mas outro pode cair. Cada propaganda que você recebe deles é dinheiro deles jogado fora.

    • @Farias657
      @Farias657 ปีที่แล้ว +1

      Pra mim TB, só vem isso. Toda hr

    • @hahahahahhaa5567
      @hahahahahhaa5567 ปีที่แล้ว +2

      @@danielsphor2535 nunca tinha pensado isso.

    • @robertsmithribeirodasilva1806
      @robertsmithribeirodasilva1806 ปีที่แล้ว

      Brasil para Lerdos

  • @simoner.669
    @simoner.669 ปีที่แล้ว +3

    Que entrevista incrível!!! Um aprendizado enorme!!!

  • @AerielsDM
    @AerielsDM ปีที่แล้ว +5

    Muito bom o vídeo, professor! Uma grande aula, como sempre.
    Se me permite uma opinião, o a trilha sonora de fundo poderia ser um pouco mais baixa, senti que tiveram algumas vezes que atrapalhou um pouco pra ouvir o que falaram.
    Valeu, abraço!

    • @minerva6585
      @minerva6585 ปีที่แล้ว

      A música foi só no prefácio. O vídeo começa depois da parte com a música.

  • @ricardolopesrodrigues9495
    @ricardolopesrodrigues9495 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns Professor pelos 100k !!!

  • @martadoespiritosanto3198
    @martadoespiritosanto3198 ปีที่แล้ว +2

    Aprendo tanto com esse programa!

  • @gameplaydosabao
    @gameplaydosabao ปีที่แล้ว +5

    André, o volume da música ficou muito alto. Se o volume da musica de fundo fica muito alto ele acaba roubando a atenção do ouvinte e começa a competir com vocês falando.
    Outro detalhe é que essa imagem de fundo da conversa não contextualiza com o assunto falado. O legal seria se a imagem puxasse a ideia de economia, com poucos detalhes para não distrair, e eu recomendo que seja na mesma cor "tema" do seu canal, ou se for continuar com esse quadro negro, que tenha nele desenhos relacionados com economia, bem de leve.

    • @kairosj
      @kairosj ปีที่แล้ว +2

      Assista mais do que 2 minutos do vídeo antes de comentar merda.

  • @cesar700
    @cesar700 ปีที่แล้ว +9

    André, foi falado sobre o problema da industrialização ser complexo, quais são os principais desafios da Argentina para ter divisas suficientes que eqjilibrem sua balança? Abs! Mais um excelente vídeo!

    • @marcelozanin8255
      @marcelozanin8255 ปีที่แล้ว +8

      A Argentina gasta mais do que ganha, imprime dinheiro a rodo, não paga seus credores, ai afugenta investidores...

    • @rafaelribeiro5305
      @rafaelribeiro5305 ปีที่แล้ว

      @@marcelozanin8255 presta atenção no vídeo ele explica exatamente que imprimir mais dinheiro não aumenta a inflação, minuto 25:00

    • @marcelozanin8255
      @marcelozanin8255 ปีที่แล้ว +7

      @@rafaelribeiro5305 não aumenta? Ta bom... Mais dinheiro no mercado menos valor agregado ele possuí... Se fosse assim o governo podia fazer dívida a vontade e pagar suas conta só imprimindo dinheiro, pra que cobrar imposto dai?

    • @roberiovieira8603
      @roberiovieira8603 ปีที่แล้ว +6

      @@marcelozanin8255 Ele acreditou que imprimir mais dinheiro não traz inflação ....🤭

    • @LevideSousaSoares
      @LevideSousaSoares ปีที่แล้ว

      @@rafaelribeiro5305 Foi com esse mesmo pensamento que a Dilma imprimiu dinheiro e o resultado foi inflação alta. O FED dos EUA também imprimiu muito dinheiro na pandemia, 22% de todos os dólares americanos da história foram emitidos em 2020, o resultado está aí, inflação alta nos Estados Unidos, que foram ainda mais intensificados com a Guerra. Claro que inflação não é simplesmente causado por impressão de moeda, há outros componentes. Mas, vejamos, moeda impressa a folote, moeda fica abundante, se a capacidade da indústria está sendo usada ao máximo, e a demanda continuar aquecida, é normal que o produtor não vai elevar sua produção de imediato, ela vai subir o preço do seu produto (inflação). Agora no sentido oposto, juro alto, o consumidor tende a consumir menos, pois juro alto significa menos moeda circulando, menos moeda impressa, então aquele empresário para continuar a vender, terá que reduzir seu preço, ou pelos não elevar mais. Sei que a discurssão não se resume a isso, tenho conciência que meu argumento é raso, mas já dar pra ter uma idéia de como a impressão de moeda causa inflação. Seria um texto longo se eu explicasse outros fatores, como por exemplo, se houvesse elevação do consumo com capacidade da indústria ociosa.

  • @cecivieirajurua8075
    @cecivieirajurua8075 ปีที่แล้ว +2

    Excelente análise, nota 10, parabéns !

  • @kleberserafimdaltoe264
    @kleberserafimdaltoe264 ปีที่แล้ว +3

    Zerou no enem. Fugiu do tema

  • @marceloleoni3870
    @marceloleoni3870 ปีที่แล้ว +1

    Ótima discussão

  • @lalsan09
    @lalsan09 ปีที่แล้ว +7

    Muito boa live ao abordar os problemas estruturais da economia Argentina. Mas...
    Passou pano na responsabilidade do Estado Argentino (não somente A. Fernandez) na situação atual do país. Um governo já deficitário e que não tem responsabilidade fiscal alguma.

    • @rafaeljardimpokerpro
      @rafaeljardimpokerpro ปีที่แล้ว +6

      o cara usa o que sabe tecnicamente pra favorecer a sua posição ideológica, claro que ia passar pano

    • @alexandroferreirafreitas9420
      @alexandroferreirafreitas9420 ปีที่แล้ว +3

      O problema não é o déficit fiscal, mas o fato de esse déficit não aumentar a produtividade da economia. A Coreia do Sul e a China abusaram da impressão de moeda mas utilizaram os recursos de uma forma tão eficiente que conseguiram superavits seguidos.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 ปีที่แล้ว +1

      @@alexandroferreirafreitas9420 Quase todos os paises do mundo são deficitarios, as poucas excessões são a Alemanha, Suiça, Australia e Noruega.

  • @rodolfomr2023
    @rodolfomr2023 ปีที่แล้ว +3

    Muito boa as análises. Obrigado professor André ! Vou dar meu pitaco como internauta do seu canal. Por trás de tudo isso há uma muralha chamada "imperialismo/capital internacional" que faz de tudo pra impedir que países latino americanos cresçam e passem a concorrer com países centrais. Seria legal pra englobar essa aula maravilhosa o prof. Nildo Ouríques, presidente do Instituto de Estudos Latino americano já entrevistado por vc.

  • @tarsisalmeida7114
    @tarsisalmeida7114 ปีที่แล้ว +3

    Eu acompanho o canal, é sempre bom ter um contraponto aos meus pensamentos e consegui refletir muito a respeito desses assuntos delicados. Mas é um erro, ao meu ver, ignorar o fato histórico de que a política de campeões nacionais gerou inúmeros escândalos de corrupção e é uma política inviável para a conjuntura atual do Brasil, seja pela própria corrupção que já é suficiente para não adotarmos novamente esse tipo de política, seja pelo aumento da desigualdade social gerada por o Estado estar financiando grandes empresários que não necessitam de capital público para expandir seu empreendedorismo, ou seja por termos diversos problemas mais primordiais como educação, capacitação de profissionais, pesquisa e desenvolvimento, além de que (mais uma vez, ao meu ponto de vista) um ponto importante é o fato das micro e pequenas empresas, que geram 30% do PIB e concentram 55% dos empregos nacionais, que acabam sendo prejudicadas pela incapacidade de concorrer a esse tipo de política. Sem contar no fato que nenhum credor sério que tenha o mínimo de capacidade de pensamento lógico e racional, irá financiar com mais crédito alguém inadimplente.

  • @pedromoraes2404
    @pedromoraes2404 ปีที่แล้ว +2

    Carambaa quanta informação caraa,isso sim e passar conhecimento e esclarecer mts coisas...

  • @mukkaiironizando8266
    @mukkaiironizando8266 ปีที่แล้ว +3

    O cara simplesmente ficou 37 minutos falando do pq o brasil deve ajudar a argentina, como que o andrè aguentou isso, se a classe politica da argentina não consegue se conciliar para fazer reformas oque o brasil pode fazer meu amigo? Eu simpler n vi ele citando 1 politica que a argentina pode tomar ou 1 politica que argentina tomou, pra poder sair ou chegar onde chegou, raso demais

  • @Lucas-xp7nm
    @Lucas-xp7nm ปีที่แล้ว +2

    Sensacional. É muito importante trazer a complexidade e a natureza estrutural da situação Argentina. A direita reduz a questão simplesmente a um problema de expansão monetária. O quê eles não explicam é a expansão monetária dos próprios EUA desde 2008 e somente agora um problema de inflação - em grande parte, de oferta - sentido pela população. E que também é sentido pelo mundo inteiro, em maior ou menor grau.

    • @nicholascunha1176
      @nicholascunha1176 ปีที่แล้ว +1

      não sou nenhum grande entendido mas como a maior parte das dívidas do mundo são geradas em dólar eles sentem muito menos a inflação do que outros países, porque essas emissões de dívida são como agregadores de produtividade, assim como também as reservas dos países costuma ser dólar também o que também acaba por financiar eles

  • @edsonsilvestre1028
    @edsonsilvestre1028 ปีที่แล้ว +2

    Você é o cara!!! Parabéns André!!!

  • @paulorogerionunesdesousa3618
    @paulorogerionunesdesousa3618 ปีที่แล้ว +4

    Professor, tem uma música de fundo no vídeo que está no limite de impedir a audição desta importante apresentação.

  • @edsonsilvestre1028
    @edsonsilvestre1028 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns ao Pedro também.

  • @joaocpflorencio
    @joaocpflorencio ปีที่แล้ว +1

    Em resumo, se Brasil tivesse com o mesmo problema de balança comercial que Argentina, estaria provavelmente com o msm problema inflacionário. O que a entrevista não fala é que um país com balança comercial desfavorável não é receita para descontrole inflacionário. Isso só acontece porque o governo argentino não consegue se adaptar à nova realidade imposta reduzindo seu tamanho para se acomodar a um orçamento mais restrito.

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 ปีที่แล้ว +2

    agradeço por esse excelente e necessário trabalho educacional

  • @brunomarrochi
    @brunomarrochi ปีที่แล้ว +3

    Agora sim, economistas tratando da questão Argentina como deve ser tratada. Nada de superficialismos e arrochos.

  • @godoyguilhermee
    @godoyguilhermee ปีที่แล้ว +5

    Boa tarde. Foi dito que as causas da inflação são estruturais mas ainda não ficou claro para mim quais são as verdadeiras causas da inflação na Argentina. Alguém poderia esclarecer?

    • @kravitzjunior484
      @kravitzjunior484 ปีที่แล้ว +1

      Populismo dos governantes, que só só fizeram merda!

    • @marcelozanin8255
      @marcelozanin8255 ปีที่แล้ว +9

      Argentina gasta mais do que ganha, imprime dinheiro e já deu 9 calotes em quem pego dinheiro emprestado... O povo já não acredita na moeda tanto que há vários câmbios...

    • @roberiovieira8603
      @roberiovieira8603 ปีที่แล้ว

      Não responderam a causa porque sabem que foram as políticas públicas adotadas, o populismo. Infelizmente um posicionamento totalmente ideológico, para justificar a política pública que será adotada no Brasil pelo Lula. Simples assim.

    • @kravitzjunior484
      @kravitzjunior484 ปีที่แล้ว

      @@roberiovieira8603 perfeito cara! Perfeito

    • @a.thiago3842
      @a.thiago3842 ปีที่แล้ว +1

      @@marcelozanin8255 É impressão minha, ou ele nunca reconhece o idealismo socialista?

  • @samuelfilietaz5056
    @samuelfilietaz5056 ปีที่แล้ว +2

    Boa André 100 k atingido, me parece q cresce

  • @J.firma_
    @J.firma_ ปีที่แล้ว +2

    Credor consciente a Venezuela, pois é....
    E o dinheiro do trabalhador brasileiro sendo colocado na Venezuela.
    O que se precisa é investir na infraestrutura brasileira, isso sim.

  • @caioarcanjo2806
    @caioarcanjo2806 ปีที่แล้ว +2

    Hermanos queridos
    Logo estarão melhor!!
    Tomara!!

  • @luisfelipe-li6kp
    @luisfelipe-li6kp ปีที่แล้ว +2

    André, não se está dentro do orçamento do canal, mas acredito que deveria contratar um editor, principalmente para melhorar a qualidade desses flashes iniciais que achei uma ótima ideia para trazer o que será abordado no vídeo. Parabéns pelo trabalho!

    • @blocknod-tutoriaiseminecraft
      @blocknod-tutoriaiseminecraft ปีที่แล้ว

      Comentei sobre isso em vídeo mais recente e ele me respondeu que vai tentar melhorar as thumbnails e edições

  • @Igor_Comentarista
    @Igor_Comentarista ปีที่แล้ว +6

    Uma moeda comum com pais ou paises endividados até o pescoço? Me perdoe mas a falta de inteligência nessa sua "dica" me deixou surpreso.

    • @marcelozanin8255
      @marcelozanin8255 ปีที่แล้ว +2

      Fora que países já deram vários calotes... Quem pagaria isso, povo BR

    • @Pixelarter
      @Pixelarter ปีที่แล้ว +1

      O que ele falou é sobre uma moeda comum para acordos comerciais, enquanto cada país mantém sua própria moeda. Dependendo de como fosse feito, poderia ser interessante.

    • @Igor_Comentarista
      @Igor_Comentarista ปีที่แล้ว +1

      @@Pixelarter Ok, agora leia de novo o que eu disse.

  • @alancarreira6454
    @alancarreira6454 ปีที่แล้ว

    Foi excelente 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @robertohiroshi2968
    @robertohiroshi2968 ปีที่แล้ว +2

    Olá André, você poderia comentar sobre custo de carregamento e se isso afeta as reservas brasileiras em dólar. Obrigado

  • @jaimerocha1316
    @jaimerocha1316 ปีที่แล้ว

    Assistindo, aprofundando e divulgando

  • @alexandretakahashi9737
    @alexandretakahashi9737 ปีที่แล้ว +5

    Depois do hiato de seis anos de grande desmonte e rapinagem, podemos novamente repensar a integração local. Fico aqui imaginando que esse seria um primeiro passo pra recuperar a moeda argentina. Foi importantíssimo ter a visão de que embora os acordos comerciais possam parecer desfavoráveis por não terem sido cumpridos à risca e apresentarem pendências, o Brasil não saiu no prejuízo, muito pelo contrário. E já mudei de opinião sobre as campeãs nacionais!

    • @viniciusms6636
      @viniciusms6636 5 หลายเดือนก่อน

      Esse desmonte e rapinagem já dura mais de 20 anos, amigo.

  • @joaoegidio4097
    @joaoegidio4097 ปีที่แล้ว +5

    Professor, já leu os livros de extensão e gênese do setor agrário Brasileiro do professor Matheus Ramirez ?

  • @Calenga
    @Calenga ปีที่แล้ว

    Muiíiito bom, muito obrigado.

  • @alfredolinsarias
    @alfredolinsarias ปีที่แล้ว +3

    Mesmo a Argentina estando nessa crise que diga-se de passagem há décadas, o IDH ainda está bem melhor em relação ao Brasil.

    • @alexandroferreirafreitas9420
      @alexandroferreirafreitas9420 ปีที่แล้ว

      População bem menor explica, bem como a escravidão lá ter sido bem menor em relação ao que ocorreu no Brasil...

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 ปีที่แล้ว +1

      @@alexandroferreirafreitas9420 Na verdade a Argentina chegou a ser um pais rico no inicio do seculo XX, o IDH alto de hoje e herança da epoca em que foi o primeiro pais da america latina a erradicar o analfabetismo

  • @RILULI1960
    @RILULI1960 ปีที่แล้ว

    Alto nível, show!

  • @carinhaquemoralogoali2345
    @carinhaquemoralogoali2345 ปีที่แล้ว

    vamo que vamo professor

  • @roberiovieira8603
    @roberiovieira8603 ปีที่แล้ว +5

    Meu Deus!!! Independente do espectro político, vcs põem o Brasil como salvador da crise que afeta os demais paíse da América Latina, especificamente Venezuela e Argentina???? Que o Brasil deve financiá-los (nem nos pagaram ainda) para que se reergam e nos levem junbtos - lhes pergunto: vcs emprestam dinheiro para amigos/parentes que ainda lhes devem? Em nenhum momento culpam as políticas públicas e os governos locais. O Pedro exalta os campeões nacionais?? Quem? As empresas do Eike?? As empresas que levaram aos rombos dos fundos de previdência de estatais e que afetam milhares de trabalhadores aposentados no momento em que mais necessitam??? Viés ideológico puro! Eu alteraria o título do vídeo para - A mentirosa causa da inflação Argentina.

  • @sergiomardinefraulob9803
    @sergiomardinefraulob9803 ปีที่แล้ว +5

    React ao André, que explora isto. E o Paraguai, Bolívia, Perú, Colômbia e etc? Uma "restrição externa"não explica inflação coisa nenhuma. A "restrição" é consequência de um câmbio artificialmente valorizado por muito tempo. Lembra do "me dê dois" do passado? Basicamente, tentar manter um padrão de vida sem poder. Com o tempo as reservas acabam, a dívida aumenta e a hiperinflação vem. Tudo o que o Pedro fala é relacionado com estratégias certas ou erradas para desenvolver o país, o que não é necessariamente relacionado à inflação. País com baixa complexidade pode ter inflação baixa, uma coisa não tem nada a ver com a outra! A Argentina tem riquezas naturais abundantes, não há justificativa alguma para o que ocorre, que não a incompetência de governos com caráter populista, normalmente associados à esquerda, mas não só. Um plano Real cairia bem lá, a inflação inercial domina. Finalmente, Brasil e Argentina se tornaram fortes exportadores de comodities, são nosso petróleo. Exportar muito algo, dificulta a produção de outras coisas, que ficam menos competitivas. É básico isto. A Argentina é fruto de "medidas populistas" de longo prazo, não importa o nome que tenha sido dado aos governos como de esquerda ou direita.

    • @vivianeferreira2568
      @vivianeferreira2568 ปีที่แล้ว +1

      Gostei do seu comentário, era o que eu pensava mesmo, mas não tenho propriedade para falar porque não estudei muito o assunto. Assisti alguns vídeos ou outro do professor André, mas vejo que a ideologia cega muito as pessoas, ainda mais as que tem estudo. Meus professores da facul falam muitas bobagens, mas como falam com propriedade e os alunos são jovens, apenas aceitam porque não sabem argumentar (eu me incluo nisso). Enfim...

  • @ronaldothomejunior3702
    @ronaldothomejunior3702 ปีที่แล้ว +7

    André, boa noite! Comprei nessa feira do livro da USP um livro chamado 17 Contradições e o Fim do Capitalismo, do David Harvey! O que você acha desse livro? Você gosta desse autor? Sabe se é muito difícil para quem não é da economia (eu sou formado em Letras)?
    Falou!

    • @profhitcuriosidades
      @profhitcuriosidades ปีที่แล้ว +3

      David Harvey, aclamado na Geografia na USP! Muito bom autor

    • @kairosj
      @kairosj ปีที่แล้ว +2

      Leia Henry Hazlitt - Economics in one lesson, seria uma boa introdução.
      É compreensível que você não entenda muito de economia mesmo (a julgar sua foto de perfil), esses livros são ruins. Falta uma base de filosofia também.

    • @nicholascunha1176
      @nicholascunha1176 ปีที่แล้ว

      Mas se você quer entender economia porque vai aprender com um geógrafo?

    • @dantonmainsup9342
      @dantonmainsup9342 ปีที่แล้ว

      Me ensina oq é complemento nominal e adverbial? Tenho prova sobre isso semana q vem

    • @ronaldothomejunior3702
      @ronaldothomejunior3702 ปีที่แล้ว

      @@profhitcuriosidades obrigado.

  • @goncalvescia
    @goncalvescia ปีที่แล้ว

    Obrigado pelo conteúdo andre!!

  • @pauloseibel
    @pauloseibel หลายเดือนก่อน

    Falaram muito bonito... cheio de jargões de economia mas não falaram o principal: a Argentina há uma concentração de renda, principalmente de terras nas mãos de uma pequena parcela da sociedade. O que inviabiliza a expansão do consumo pela maioria da população pobre e de classe media e com isso da economia. Uma classe rica na maioria composta de famílias de estancieiros que não investem e não tem interesse em investir na industrialização do país. A manutenção do desemprego e do baixo poder aquisitivo da maioria da população favorece essas famílias que contam com isso com uma mão de obra barata e farta para servi-las. Essa é a verdade!

  • @marcelloguimaraes449
    @marcelloguimaraes449 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo canal. Gostei muito

  • @kalifa332
    @kalifa332 3 หลายเดือนก่อน +1

    E a dependência apenas do agronegócio?

  • @danielcastagna1299
    @danielcastagna1299 ปีที่แล้ว +1

    100% ao ano em março de 2023

  • @tioeliogordinho4022
    @tioeliogordinho4022 ปีที่แล้ว +1

    Essa música de fundo atrapalhou bastante

  • @MrZevers
    @MrZevers 10 หลายเดือนก่อน

    Entrar no TH-cam pra resgatar o link deste vídeo e dar com propaganda do Brasil Paralerdos é um negócio lamentável demais

  • @alfredolinsarias
    @alfredolinsarias ปีที่แล้ว +2

    Enquanto los Hermanos enfrentam uma crise estrutural, o Brasil sofreu com a saída da Ford deixando para trás 5 mil empregos. Enquanto isso a Ford foi investir na Argentina para a produção de SUV's.

  • @nerdstuff4128
    @nerdstuff4128 ปีที่แล้ว

    Esse canal é muito bom!

  • @gabrielmatriciano749
    @gabrielmatriciano749 ปีที่แล้ว +1

    Uma dúvida: as exportações pela indústria automobilística para os países da América Latina pertencem às empresas multinacionais de carros, como Toyota, Volkswagen....ou tem alguma participação tecnológica e industrial nacional ?

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 ปีที่แล้ว +2

      A maioria pertence as empresas multinacionais. Se tiver alguma participação industrial será no caso de peças e acessórios como as baterias Moura.

    • @robertsmithribeirodasilva1806
      @robertsmithribeirodasilva1806 ปีที่แล้ว

      Ser esses carros são fabricados aqui, terá as mesmas peças que os vendidos por aqui, diferenciando apenas no modelo e a legislação de cada país.

  • @leonardooliveiralemes7441
    @leonardooliveiralemes7441 ปีที่แล้ว +2

    Porque o Brasil e Argentina não cria estatais de tecnologia, para além de vender só commoditys começar a vender produtos com maior valor embarcado?

    • @marcelozanin8255
      @marcelozanin8255 ปีที่แล้ว

      Porque existe concorrência...

    • @leonardooliveiralemes7441
      @leonardooliveiralemes7441 ปีที่แล้ว +1

      @@marcelozanin8255 ao contrário governo, não precisa se importar com concorrência e tb com prejuízos, governo deveria se preocupar com longo prazo e desenvolver o país, e tecnologia seria um grande diferencial para futuras gerações de brasileiros.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 ปีที่แล้ว

      Porque é caro e leva decadas pra ter resultado.

  • @julianely
    @julianely ปีที่แล้ว +6

    Essa música não ficou boa não 😅

  • @jonatas34
    @jonatas34 ปีที่แล้ว

    Conheci uma Argentina de esquerda quando rodei em app, ela me contou que a crise Argentina começou a 50 anos atrás, com déficit fiscal atrás de déficit, incharam o estado com tanto funcionário público que deu no que deu

    • @npncorp8023
      @npncorp8023 11 หลายเดือนก่อน

      E mais quando aparece um candidato como o Milei, querendo desinchar o estado e corta subsídio , nego faz greve , quebra comércio alheio , espalha fake News. Infelizmente a Argentina está no fundo do poço, e ainda quer cava mais.

  • @poliveira26
    @poliveira26 ปีที่แล้ว

    Excelente

  • @cristianovicente958
    @cristianovicente958 ปีที่แล้ว

    Entrega um contudo muito bom.

  • @lucas-dj6rx
    @lucas-dj6rx ปีที่แล้ว

    Muito bom!!!!

  • @carinhaquemoralogoali2345
    @carinhaquemoralogoali2345 ปีที่แล้ว

    #BRASIL

  • @eduardodossantosguerra6289
    @eduardodossantosguerra6289 ปีที่แล้ว +3

    🔥🔥🔥

  • @leftundersun
    @leftundersun ปีที่แล้ว +1

    Que musiquinha xarope

  • @Fer2Nando
    @Fer2Nando ปีที่แล้ว +1

    No mês q assisto esse vídeo a Argentina tem um candidato ultraliberal a presidência querendo dolarizar e acabar com banco central argentino.... e diz q isso vai controlar a inflação.

  • @DrMakaonte
    @DrMakaonte ปีที่แล้ว

    Thanks!

  • @imirarando
    @imirarando ปีที่แล้ว

    Que aula!

  • @linhaus1984
    @linhaus1984 ปีที่แล้ว

    André, com essa possível vitória do Miley Maluco, a tendência é o isolamento deles.

  • @amauripereira8258
    @amauripereira8258 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom o vídeo, importantíssimo para o debate público. Uma sugestão: seria muito legal ter um react a esse vídeo th-cam.com/video/NHoLNcHI2vE/w-d-xo.html
    No vídeo, o rapaz da uma visão liberal dos problemas da argentina. Seria muito enriquecedor um vídeo sobre isso

    • @sergiomardinefraulob9803
      @sergiomardinefraulob9803 ปีที่แล้ว +1

      Segui o seu link, uma explicação muito boa da Argentina. Não concordei nada com a visão do Pedro, expressada para o André, o problema da Argentina sempre foi populismo! Sugiro a todos olharem o vídeo do link, tem uma visão histórica mais completa, não desmerecendo esta entrevista, já que teve toda um trabalho de preparação.

  • @jorgemiguel2511
    @jorgemiguel2511 ปีที่แล้ว +1

    A Argentina quebrou varias e várias vezes .

  • @FelipeCarzo
    @FelipeCarzo ปีที่แล้ว

    Fala andré, caso ele tenham poderia divulgar as redes sociais do Pedro? Abraços

  • @jggames5439
    @jggames5439 ปีที่แล้ว

    A criação de um banco de desenvolvimento do Mercosul seria uma boa idéia?

  • @Stuntiante
    @Stuntiante ปีที่แล้ว

    Excelente conteúdo

  • @carinhaquemoralogoali2345
    @carinhaquemoralogoali2345 ปีที่แล้ว

    #economia

  • @simonemichelin
    @simonemichelin ปีที่แล้ว +1

    André o som de fundo está muito alto…

  • @brambatis
    @brambatis ปีที่แล้ว +4

    O estado ferrou Los hermanos mas não é culpa do estado, é culpa do mercado complexo malvadão. Mas a salvação de Los hermanos é o estado irmão da República dos bananas ...tchau, deixa eu ir trabalhar pra pagar essa conta...

    • @superfrankielampard4568
      @superfrankielampard4568 ปีที่แล้ว +2

      Kkkkkkkkkk a culpa é do neoliberalismo, mas não do estado inchado

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 ปีที่แล้ว

      @@superfrankielampard4568 Neoliberal reclama que o estado esta é inchado mas quer mais policia e exercito

  • @mirelaoliveira8622
    @mirelaoliveira8622 ปีที่แล้ว +1

    Video é excelente, mas esse audio de fundo sem condições, atrapalha a compreensão o conteúdo.

  • @AndreDiasRJ
    @AndreDiasRJ ปีที่แล้ว +2

    essa musica so atrapalhou. esta muito alta

  • @bombado34
    @bombado34 ปีที่แล้ว

    muito bom

  • @eumesmo09081986
    @eumesmo09081986 ปีที่แล้ว

    Legal o vídeo, eles só tem que tomar cuidado com a câimbra

  • @giovanigoncalves7089
    @giovanigoncalves7089 ปีที่แล้ว

    Pergunta: Se o Brasil possui uma reserva de dólares maior que a dívida externa, não vale a pena pagar essa dívida?

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 ปีที่แล้ว +2

      Não, a divida publica de um pais tem como principal função tirar liquidez da econômia