Muito bom o vídeo Olavo. Parabéns! E olhando para seu cenário... lá está uma placa amarela veicular com o nome do canal Exclave... que Top.... isso me fez lembrar outro vídeo que assisti onde encontraram uma Kombi antiga com placa amarela ainda como GB - Rio de Janeiro (Guanabara Estado e RJ cidade). Será que ainda existem por aí carros (ou só a placa amarela) de estados que tiveram mudança no Brasil ? Por exemplo, alguma placa de cidade do Tocantins no tempo em que ainda era Goiás? Um tema interessante!!!
Olavo sugestão de vídeo, faz um vídeo falando da Ilha das Guianas, que é uma área que abrange grande parte do Norte da América do Sul, em países como Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela e Brasil.
Um fato que pouca gente tem conhecimento é que as bacias amazônica e a do rio Orinoco são conectadas pelo rio Casiquiare, que flui para os dois lados. Na prática isso transforma boa parte de Roraima, Amazonas, Pará e Venezuela e a totalidade das Guianas e do Amapá numa enorme ilha. Inclusive já houve caso de subirem o Orinoco num catamarã e descerem navegando até Manaus e Belém. Acho que nos anos 90. No DF existe um fenômeno semelhante chamado "águas emendadas" onde as bacias do Paraná/Prata e do Tocantins dividem a mesma nascente.
Eu li uma vez que os estados representados pelo Cruzeiro do Sul eram os mais ricos do Brasil na época da proclamação (SP, RJ, ES e BA). Já a constelação do escorpião predominaria os estados do nordeste. E a atual estrela do DF é Signa de Oitante que representa o Pólo Sul Celestial. Isso quer dizer que a noite as demais estrelas giram em torno da Signa de Oitante, assim como os estados giram em torno de BSB.
Bem antes da criação do Estado de MS em 1979, houve a fusão dos Estados da GB e RJ em 1974, ou seja, houve um tempo em que uma estrela ficou "sobrando", sem um Estado correspondente.
Olavo, tenho muita curiosidade em saber mais sobre as hidrovias brasileiras, vai ser muito bacana se você fizer um vídeo sobre o assunto, de um jeito que só o canal Exclave sabe mostrar. Curto muito a forma como você aborda os temas no canal.
Olá Olavo, a escolha exata de cada estrela para determinado estado eu não sei, mas sei que o tamanho geográfico de cada estado tem relação (aproximada) com o tamanho de cada estrela da bandeira. Estado maior, estrela maior. Veja por exemplo que a do DF é a menorzinha.
Nem sempre bate certo. A estrela do PI parece bem grandona. Além do mais, logo ali ao lado fica a estrela do MA, muito mais pequena. Ora, o MA é bem maior do que o PI, tanto em área como em população.
@@GazilionPT A proporção é em relação ao tamanho geográfico não tem nada a ver com população. E é uma relação aproximada simbolicamente, não é exata. Além disso, lembremos que muitos estados tiveram suas áreas alteradas ao longo dos anos.
@@Thor2343 Os contra-exemplos que apresentei (PI e MA) não foram escolhidos ao calha: o MA é maior do que o PI tanto em área geográfica como em população, mas a estrela do MA é bem menor do que a do PI. Adicionalmente, o PI e o MA têm o mesmo tamanho de hoje desde 1823, ou seja, desde quase a independência do Brasil. Ao contrário do AM, do PA, do MT ou de GO, nem MA, nem PI tiveram perdas territoriais (nem ganhos) desde 1823, bem antes da criação da bandeira republicana. Mais: antes de 1823, PI era de facto parte do MA, foi em 1823 que se tornou uma província autónoma, por desmembramento do antigo e maior MA. Por isso, não só PI é menor do que MA, mas até 1823 o PI não existia e o MA era maior do que é agora. Ou seja, não há ponta por onde se lhe pegue para afirmar a "regra" da relação entre tamanho do estado e tamanho da estrela, que é totalmente desmentida pelo caso do MA e do PI, tanto agora como em qualquer momento do passado. Até pode ser que haja uma certa correlação estatística (isto é, funcionar para a maioria dos casos), mas não existe uma regra.
@@GazilionPT Prezado, pela terceira e última vez... Vamos lá.. Por lei, são apenas cinco tamanhos diferentes para cada estrela da bandeira (Lei Federal 5700) portanto, não há como coincidir todos os tamanhos com proporções corretas em relação a todos os 26 estados mais DF.. Eu não disse em nenhum momento que é uma "regra" ou coisa do tipo.. Não disse que é algo com extrema exatidão.. Não quer dizer que todas são medidas milimetricamente.. Não quer dizer que vá ser exato sempre para todos os estados, muitas vezes coincide outras não.. Tampouco é o caso de entrar em detalhes sobre a história em relação a área de nenhum estado.. Isso é apenas algo SIMBÓLICO, (entende o que é isso???) Vamos repetir??? SIM-BÓ-LI-CO. (Se não sabes o significado de SIMBOLOGIA procure no google). Por fim, se me fiz entender ótimo. Se não, lamento porém ficamos assim, entenda e interprete como quiser e durma tranquilo.
Uma dúvida: se a lei de 1971 dizia que a bandeira era inalterável, isso não quer dizer que, quando o estado da Guanabara foi extinto, em 1975, a sua estrela se manteve na bandeira? Nesse caso, a partir desse período havia uma estrela sem estado. Por outro lado, se MS foi criado em 1979 e a bandeira se mantinha inalterada, não poderemos dizer que logo com a sua criação, o estado do MS "herdou" a estrela "órfã" da GB, e que por isso, de facto, MS sempre teve estrela na bandeira (ainda que em "segunda mão")?
fico pensando se há uma "lista de espera" de quais seriam as próximas estrelas que poderiam entrar na bandeira caso haja a criação de novos estados. Ou se há um limite prático do número máximo de estrelas para se colocar na bandeira
Quanto as constelações pensei Região Sul representada pela constelação de Triângulo 3 estados,Sudeste 4 estados e Bahia,fica sendo o Cruzeiro do Sul,por serem estados próximos. Oito dos 9 estados do nordeste na constelação de Escorpião.
O Acre se tornou estado em 1962 e só se profissionalizou o futebol apenas em 1989, enquanto o futebol de Rondônia se profissionalizou em 1991 com os principais clubes da fase amadora fechando as portas, o futebol do Amapá se profissionalizou em 1991 e o futebol de Roraima se profissionalizou apenas em 1995 sendo o último futebol a se profissionalizar e nunca chegou a ter clubes do atual Tocantins no Campeonato Goiano
Ficou faltando informar quando a estrela do Acre foi criada. Se eram 21 e passaram a ser 22 em 1960, por que só a Guanabara foi contemplada? Também ficou faltando falar o que aconteceu com a estrela da Guanabara a partir de 1975.
A estrela corresponde a Capital Federal que era Rio e agora Brasília sempre vai pertencer a qualquer município que futuramente possa virar capital federal, ela nunca vai mudar mesmo
MS sofre até hoje, já que a maioria do restante do Brasil finge que o estado nao existe e considera tudo como MT, mesmo existindo de fato há mais de 40 anos 🤦🏻
Não é tão esquecida assim mano, aqui de SP vira e mexe ouço falar do MS (na TV ou pelo TH-cam) quando falam do Pantanal, agronegócio do crescimento de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá. Fora que eu conheço um pessoal daí do MS que trabalha com comida Japonesa aqui em São Paulo Capital (nenhum deles Nipônicos).
Além de outros motivos, esse é um do porque acho uma putaria isso de representar cada estado especifico na bandeira. Por mim apenas teria o Cruzeiro do Sul, símbolo do país como um todo, e pronto
O que eu mais gosto da nossa bandeira é a originalidade,podemos pesquisar até em outro planeta 😂e não teremos outra igual.as q existem igual como de alguns estados são copias da bandeira nacional
Macapá está dividido entre Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, enquanto Boa Vista está totalmente dentro do Hemisfério Norte
Isso aí!
Mato Grosso do Sul na prática adotou a estrela da Guanabara, quando foi criado. Por isso só depois da constituinte que se pensou em mudar a bandeira.
Teve isso
Muito bom o vídeo Olavo. Parabéns!
E olhando para seu cenário... lá está uma placa amarela veicular com o nome do canal Exclave... que Top.... isso me fez lembrar outro vídeo que assisti onde encontraram uma Kombi antiga com placa amarela ainda como GB - Rio de Janeiro (Guanabara Estado e RJ cidade).
Será que ainda existem por aí carros (ou só a placa amarela) de estados que tiveram mudança no Brasil ? Por exemplo, alguma placa de cidade do Tocantins no tempo em que ainda era Goiás?
Um tema interessante!!!
Boa, amigo! Obrigado!
Olavo sugestão de vídeo, faz um vídeo falando da Ilha das Guianas, que é uma área que abrange grande parte do Norte da América do Sul, em países como Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela e Brasil.
Pegando o Amapá, né?
Um fato que pouca gente tem conhecimento é que as bacias amazônica e a do rio Orinoco são conectadas pelo rio Casiquiare, que flui para os dois lados. Na prática isso transforma boa parte de Roraima, Amazonas, Pará e Venezuela e a totalidade das Guianas e do Amapá numa enorme ilha.
Inclusive já houve caso de subirem o Orinoco num catamarã e descerem navegando até Manaus e Belém. Acho que nos anos 90.
No DF existe um fenômeno semelhante chamado "águas emendadas" onde as bacias do Paraná/Prata e do Tocantins dividem a mesma nascente.
@@CanalExclave Sim, e Amazonas e Roraima também.
@@fernandonagle Nossa que legal, não sabia disso.
Eu não acredito que vc deu essa ideia dois dias antes de mim...
Brasil é um dos raros países a ter em sua bandeira 3 formas geométricas, retângulo, losango e círculo, de cabeça não lembro outra de ter mais formas.
Ótima observação
Adoro bandeiras com estrelas, e o Brasil teve uma ideia muito poética de usar constelações
É realmente bem bonito
Eu li uma vez que os estados representados pelo Cruzeiro do Sul eram os mais ricos do Brasil na época da proclamação (SP, RJ, ES e BA). Já a constelação do escorpião predominaria os estados do nordeste. E a atual estrela do DF é Signa de Oitante que representa o Pólo Sul Celestial. Isso quer dizer que a noite as demais estrelas giram em torno da Signa de Oitante, assim como os estados giram em torno de BSB.
Opa, legal. Isso eu não sabia
Mas na época da proclamação da república Minas já era mais rico que a Bahia, aliás, desde o século XVIII com a exploração do ouro
@@pedro.mmm9 É mesmo. Acabei esquecendo na hora de digitar. A constelação do Cruzeiro do Sul representa os estados mais ricos, SP, MG, ES, RJ e BA.
Excelente vídeo canal exclave gostei estou acompanhado você do estado do Ceará 🙂
Adorei, sensacional como sempre 👏👏👏👏
Valeu!
A estrela quase ao centro da minha querida Bahia. Mais uma vez Olavo, compartilha seu entendimento nesse vídeo para nos dar aquela boa explicação.
Muito obrigado!
@@CanalExclave Olavo vc é professor que nós do canal exclave queria ter a uns 10 anos atrás.
@@naldosantana4692 Que legal ler isso, amigo. Abração!
Bem antes da criação do Estado de MS em 1979, houve a fusão dos Estados da GB e RJ em 1974, ou seja, houve um tempo em que uma estrela ficou "sobrando", sem um Estado correspondente.
Olavo, tenho muita curiosidade em saber mais sobre as hidrovias brasileiras, vai ser muito bacana se você fizer um vídeo sobre o assunto, de um jeito que só o canal Exclave sabe mostrar. Curto muito a forma como você aborda os temas no canal.
Valeu!!
Gostei da sujestão 👏👏
Olá Olavo, a escolha exata de cada estrela para determinado estado eu não sei, mas sei que o tamanho geográfico de cada estado tem relação (aproximada) com o tamanho de cada estrela da bandeira. Estado maior, estrela maior. Veja por exemplo que a do DF é a menorzinha.
Nem sempre bate certo. A estrela do PI parece bem grandona. Além do mais, logo ali ao lado fica a estrela do MA, muito mais pequena. Ora, o MA é bem maior do que o PI, tanto em área como em população.
@@GazilionPT A proporção é em relação ao tamanho geográfico não tem nada a ver com população. E é uma relação aproximada simbolicamente, não é exata. Além disso, lembremos que muitos estados tiveram suas áreas alteradas ao longo dos anos.
@@Thor2343 Os contra-exemplos que apresentei (PI e MA) não foram escolhidos ao calha: o MA é maior do que o PI tanto em área geográfica como em população, mas a estrela do MA é bem menor do que a do PI.
Adicionalmente, o PI e o MA têm o mesmo tamanho de hoje desde 1823, ou seja, desde quase a independência do Brasil. Ao contrário do AM, do PA, do MT ou de GO, nem MA, nem PI tiveram perdas territoriais (nem ganhos) desde 1823, bem antes da criação da bandeira republicana.
Mais: antes de 1823, PI era de facto parte do MA, foi em 1823 que se tornou uma província autónoma, por desmembramento do antigo e maior MA. Por isso, não só PI é menor do que MA, mas até 1823 o PI não existia e o MA era maior do que é agora.
Ou seja, não há ponta por onde se lhe pegue para afirmar a "regra" da relação entre tamanho do estado e tamanho da estrela, que é totalmente desmentida pelo caso do MA e do PI, tanto agora como em qualquer momento do passado.
Até pode ser que haja uma certa correlação estatística (isto é, funcionar para a maioria dos casos), mas não existe uma regra.
@@GazilionPT Prezado, pela terceira e última vez... Vamos lá.. Por lei, são apenas cinco tamanhos diferentes para cada estrela da bandeira (Lei Federal 5700) portanto, não há como coincidir todos os tamanhos com proporções corretas em relação a todos os 26 estados mais DF.. Eu não disse em nenhum momento que é uma "regra" ou coisa do tipo.. Não disse que é algo com extrema exatidão.. Não quer dizer que todas são medidas milimetricamente.. Não quer dizer que vá ser exato sempre para todos os estados, muitas vezes coincide outras não.. Tampouco é o caso de entrar em detalhes sobre a história em relação a área de nenhum estado.. Isso é apenas algo SIMBÓLICO, (entende o que é isso???) Vamos repetir??? SIM-BÓ-LI-CO. (Se não sabes o significado de SIMBOLOGIA procure no google). Por fim, se me fiz entender ótimo. Se não, lamento porém ficamos assim, entenda e interprete como quiser e durma tranquilo.
É, talvez não seja tão preciso assim
Tô chegando agora por indicação do Iberê.
Amei esse canal! Parabéns!
Que legal, seja bem-vindo! O canal tá passando por uma pausa, mas vamos voltar!
Ótima postagem!! Bem esclarecedora.
Valeu!
Uma dúvida: se a lei de 1971 dizia que a bandeira era inalterável, isso não quer dizer que, quando o estado da Guanabara foi extinto, em 1975, a sua estrela se manteve na bandeira?
Nesse caso, a partir desse período havia uma estrela sem estado.
Por outro lado, se MS foi criado em 1979 e a bandeira se mantinha inalterada, não poderemos dizer que logo com a sua criação, o estado do MS "herdou" a estrela "órfã" da GB, e que por isso, de facto, MS sempre teve estrela na bandeira (ainda que em "segunda mão")?
Talvez seja por aí!
fico pensando se há uma "lista de espera" de quais seriam as próximas estrelas que poderiam entrar na bandeira caso haja a criação de novos estados.
Ou se há um limite prático do número máximo de estrelas para se colocar na bandeira
e o Acre? se tornou estado em 1962, mas qdo é q teve uma estrela designada na bandeira?
Olavo, quando você vai fazer live de novo?
Acho que em breve!
00:52 e por coincidência eu sou do Pará.
E a estrela do Acre? Quando foi adicionada?
Quanto as constelações pensei Região Sul representada pela constelação de Triângulo 3 estados,Sudeste 4 estados e Bahia,fica sendo o Cruzeiro do Sul,por serem estados próximos. Oito dos 9 estados do nordeste na constelação de Escorpião.
Essa já não é a representação oficial?
Será que hoje fui o primeiro a comentar? ehehe, já deixei meu like e bora pro vídeo!
😊😊
O Acre se tornou estado em 1962 e só se profissionalizou o futebol apenas em 1989, enquanto o futebol de Rondônia se profissionalizou em 1991 com os principais clubes da fase amadora fechando as portas, o futebol do Amapá se profissionalizou em 1991 e o futebol de Roraima se profissionalizou apenas em 1995 sendo o último futebol a se profissionalizar e nunca chegou a ter clubes do atual Tocantins no Campeonato Goiano
Essa dos times de Tocantins é bem interessante
9:30 Ah! Mudou?
Ficou faltando informar quando a estrela do Acre foi criada. Se eram 21 e passaram a ser 22 em 1960, por que só a Guanabara foi contemplada? Também ficou faltando falar o que aconteceu com a estrela da Guanabara a partir de 1975.
A estrela que era do Guanabara foi para MS que foi criado em 77
Quando que o Estado do Acre foi o inserido na bandeira?
Entre 1971 e 1992 houve a unificação do estado do Rio de Janeiro
1992? A unificação acabou com a fusão, não?
Nossa Bandeira é linda
Também acho
A estrela corresponde a Capital Federal que era Rio e agora Brasília sempre vai pertencer a qualquer município que futuramente possa virar capital federal, ela nunca vai mudar mesmo
MS sofre até hoje, já que a maioria do restante do Brasil finge que o estado nao existe e considera tudo como MT, mesmo existindo de fato há mais de 40 anos 🤦🏻
Não é tão esquecida assim mano, aqui de SP vira e mexe ouço falar do MS (na TV ou pelo TH-cam) quando falam do Pantanal, agronegócio do crescimento de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá. Fora que eu conheço um pessoal daí do MS que trabalha com comida Japonesa aqui em São Paulo Capital (nenhum deles Nipônicos).
Além de outros motivos, esse é um do porque acho uma putaria isso de representar cada estado especifico na bandeira. Por mim apenas teria o Cruzeiro do Sul, símbolo do país como um todo, e pronto
A bandeira do estado de SP imita a dos EUA.
O México, até hoje, é um "Estados Unidos" no nome oficial.
Estados Unidos Mexicanos
Acho um nome bem feio
O que eu mais gosto da nossa bandeira é a originalidade,podemos pesquisar até em outro planeta 😂e não teremos outra igual.as q existem igual como de alguns estados são copias da bandeira nacional
Verdade
Como o português mudou
Né?
⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Hexa?
Sergipe 🍹🍸🍷🏞🏝🏖🏜⛰
Oi tio olavo
Hi ❤🔔👈🌹
Like garantindo número 15 aqui da Cidade de Santa Bárbara do Leste M G
Viva!