Agora vou poder ir até o centro direto a beira mar, amei, pois antes ia até o final do calçadão e tinha que dar a volta pela BR onde não tem acostamento para bike, mas agora esse problema acabou, valeu!
Boa tarde meu nobre, sempre com informações relevantes. Sempre acompanho seus vídeos. Moro em Londrina e estarei indo agora no feriado de outubro a Matinhos ver essas maravilhas. Parabéns pelo conteúdo. Abraço.
Até que enfim saiu a passarela né Douglas. Parecia novela mexicana. Nosso litoral tá ficando cada dia melhor e moderno. Quando estiver concluído as obras da orla de matinhos,além da duplicação da PR 512 o Paraná vai dar um salto significativo de patamar no litoral. É aguardar que tudo que está sendo planejado, seja realmente executado. Abraço.
Isso aí Cesar e realmente, após os trabalhos da obra que duplicará Matinhos a Pontal será outro divisor de águas para a evolução. Tudo convergindo para o Litoral do Paraná apenas evoluir e pra isso, espero que a população também escolha os vereadores e prefeito com sabedoria, pois estamos precisando demais. 🙏🏻 Um urbanista de formação séria muito bem vindo agora pra planejar adequadamente o município.
@@douglas_avellar Espero também Douglas que a população de Matinhos saiba escolher seus representantes. Infelizmente o que tenho visto atualmente pelo país não me faz acreditar muito nisso. Feriado de novembro estarei por aí novamente pra aproveitar as belezas do nosso litoral. Abraço e até a próxima atualização.
É o que está parecendo mesmo, mas tenhamos fé e esperança de que o mais preparado vença. Espero que tenha uma excelente estadia por aqui. Abraço, até o próximo vídeo.
Mais um excelente trabalho seu.... Parabéns Douglas... Assim nós estamos acompanhando o crescimento da nossa cidade... Ficou muito bom essa passarela....poderemos aproveitar muito...
Oi Maria, até que enfim? kkkk, o louco.. obras aqui que contamos: Revitalização da JK, 75 milhões. Ponte de Guaratuba, 386 milhões. Engorda e Revitalização de Matinhos, 355 milhões. Duplicação da PR 412 de Matinhos a Pontal, 308 milhões, Primeira fase das obras em Pontal, 96 milhões. Segunda fase das obras em Matinhos de Engorda, em torno de 180 milhões. Só ai, temos 1,1 BILHÃO de reais. Você acha pouco considerando que tivemos um abandono por décadas e em 6 anos o cara fez mais do que todos os outros juntos praticamente aqui no Litoral considerando as 3 cidades, Guaratuba, Pontal e Matinhos.
Boa noite Doulas 😊😊 Como sempre nós atualizando, que seria de nós sem seus vídeos cheio de detalhes e informações. 🙏🏻 Obras sendo feitas e logo concluídas e ficou linda nossa Matinhos, agora só torcer e esperar que a segunda fase seja feita.
Boa noite Marcia. Sim, Matinhos está se tornando uma atração aos poucos. Jaja vem o verão e vamos ver como serão os movimentos dos turistas e veranistas.🙏🏻🙌🏻
Não conhecia esta passarela. Acho que a população de Matinhos merece ter melhor mobilidade, além é claro, fazer parte de uma revitalização completa sobre o rio da cidade. Mais conforto, mais beleza à orla aos moradores e turistas. Parabéns pelo vídeo e pelo comprometimento em mostrar a evolução dos trabalhos.
Aqui em US o metal é muito usado. Esses projetos mudam muito , os responsáveis tem muitos projetos é só o objetivo final que eles conseguem concordar com mais antecedência. O ipoxy reveste como se fosse vidro derretido e é muito resistente.
Moro aqui próximo a rotatória vou sempre para o centro a pé,,,e na ponte da rodoviária é muito perigoso passar pois não existe espaço para pedestre agora vai ficar mais tranquilo e sem perigo com a passarela,,,obrigado pelo vídeo eu acompanhei lá hoje o trabalho graças a Deus 🙌🙌 alguém comentou que a passarela parece frágil,,mas eu achei segura é só fazer a manutenção adequada ....
Exatamente. Até comentei isso no vídeo anterior, mas é isso. Vemos agora a obra avançando para o final com as últimas estruturas que ainda faltam sendo executadas. 🙏🏻
Parabéns Douglas, pelas imagens e atualizações do serviços de revitalização, tem alguma informação relacionado a instalação dos super postes de iluminação nesta área, ate o pico de Matinhos?
Eu não estava neste momento gravando, então não tenho as imagens, e pelo que vi do que gravei antes do almoco, pela manhã, estava muito ruim o alcance de visão com drone já acima de 20m de altura. Mas pela performance do vídeo que já está em quase 10 mil antes de completar 24h de publicação, acho que ficou muito interessante.
🤝🏻. Segundo cronograma inicial era pra 09/2024. Mas já passou o tempo e não terminaram. Nkva previsão é 03/2025 até a conclusão final da microdrenagem.
Legais, a passarela em fase de conclusão e a sua esclarecedora matéria. Se, oportunamente, você tiver informações e nos atualizar sobre o paisagismo, que não deu certo com os manacás e jerivás, agradeceria.
Obrigado. Sobre o paisagismo, infelizmente desde este vídeo abaixo, não tive mais nenhuma informação sobre a resolução das plantas que morreram, a partir do minuto 13.👇 th-cam.com/video/kEK0vbCFiro/w-d-xo.htmlsi=QgOFQQODr2k8CEwb
Belíssimo vídeo! Muito legal mesmo! Obrigado! Uma pequena ressalva apenas:o título da chamada diz:"sob" o Rio... acho que deveria ser "sobre"... não é importante mas...
E eu querendo avisar o cara mais antenado do litoral sobre esse evento kkkk. Obrigado Douglas, nós vimos o melhor do litoral através de suas lentes. Nunca o litoral esteve tão perto daqueles que moram longe. Abraço
Salve meu amigo Douglas, enfim, a tão esperada passarela dando inicio as sua montagem, será que vai ter mais incrementos, você sabe dizer quais serão os retoques finais depois de montada literalmente, espero que tenha um acabamento bem bonito, claro que terá a parte de calçamento, falaram que essa seria de concreto, e você tinha mencionado em um vídeo, de madeira, vamos ver como vai ficar ..!Valeu pela informações, postagem do vídeo e até mais parceiro,...TMJ...(* _ *)
Salve, tudo certo Luca. Pois olha, como mudaram o projeto, ficamos vendidos agora sobre tudo na verdade, desde o piso que era algo importante e consegui tirar essa dúvida, até sobre todos os outros detalhes de acabamento gerais. Vamos ter que aguardar ficar pronta pra ver mesmo, o que acredito que será muito rápido devido a ser pequena. No meio do vídeo eu até menciono e mostro o projeto, mas infelizmente o projeto final a gente não tem porque eles não divulgara, pelo menos não que eu saiba.
Está ficando lindo a revitalização, estou ansioso para viajar para Matinhos e conhecer as novidades, sou do interior de SP, faz 3 anos que não vou. Tenho uma duvida, a ponte não é muito próxima do rio, em caso de enchente não fica perigoso, não seria melhor uma passarela em arco?
Está sim muito bonita a região, mudou muito nestes 3 anos.. Quanto a altura, pode ficar tranquilo, se a água do mar chegar na base dessa passarela (tabuleiro), isso seria o menor do problemas pois teria inundado até quase perto da metade das casas próximas.
Infelizmente é isso mesmo. Fazer o que. Até postei como estão as coisas da ponte de guaratuba lá no meu Instagram @douglas_avellar mas está totalmente fora de questão gravar qualquer coisa com drone como está agora o clima é alcance de visão.
Importante sua filmagem - Parabéns ; pedimos que faça um vidio ali depois do pico de MATINHOS, pra cima em direção a Praia Brava - E QUESTIONANDO o fato da praia ter sido interrompido para os frequentadores, e todos aqueles que faziam caminhadas pela areia - antigamente voce saia da passarela de Madeira do pico entrava na areia , e caminhava até a Praia dos amores, ou Praia mansa - agora diviram a pRAIA, chegando ali no meio da PRAIA BRAVA não tem prosseguimento, e vice - versa. - a estancagem de ondas está perfeita, mas tirou o charme daqueles que visitavam a praia mansa indo de matinhos, e vice - versa.
Obrigado Roberto. Na verdade agora, o correto seria pedir para a prefeitura também fazer uma passarela ali já que isso não consta no projeto das obras estaduais. Eu sou apenas uma andorinha, sozinho eu não faço verão e concordo que deveria ter continuidade, mas tem que partir dos cidadãos e vereadores para peticionar, nem que seja por abaixo-assinado e protocolar junto a administração de Matinhos.
@@douglas_avellar Entendido meu nobre .: Minhas colocações colocadas aqui; sei que é difícil, pois o projeto é estrutural, e de grandeza maior.; mas o que notamos na alta temporada é que aquele povo que vinha pela Orla desde o início da Praia Mansa até o comércio de Matinhos , não vem mais; exatamente devido não poder caminhar em sequência "PELA AREIA" =- isto perdeu um pouco o INTERESSE DOS CIDADÃOS EM VIR ATÉ O pico. mas obrigado . Contnuemos.
Se tivesse uma passarela sobre as guias de correntes da Av. Paraná já resolveria. Quanto ao seu ponto, muitos usam a areia mas também pelo que vejo, muitos usam as faixas de ciclovia ou corrida além do calçadão para ir ao pico ou meecado dos peixes, nem sempre a percepção que temos sobre algo é realmente comprovada. Talvez pra medir o impacto para os comércios e validar essa impressão dos usuarios da praia que deixaram de ir andando de Praia Mansa até o Pico, que da quase 3km, devessem fazer uma pesquisa para entender o quanto afetou, caso o impacto seja relatado pela maioria, certamente a ACIMA - Associação do Comércio de Matinhos devesse interferir nisso também além do setor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Município. É um tema sério e que precisa ser visto de maneira ampla para fazer um raio X da questão e abordar as soluções de maneira prática.
Outro detalhe que muda é a estrutura pequena que fizeram ali. Do lado sul, 327M de extensão e do lado norte, 180. Bagatela de 30 milhões de reais essas Guias de Correntes ali. A passarela é importante sem dúvidas, mas é dinheiro de pinga perto do custo das estruturas. Antes era apenas sobre o rio e nas areias, agora não, é feito sobre uma estrutura parruda que vai aguentar o tranco.
Certa vez uma bióloga, que viu um dos meus videos aqui também, disse que é o efeito da matéria orgânica da vegetação ao longo do rio e também a sujeira das águas das chuvas que acabam indo pro Rio Matinhos em sua foz causando essa cor marrom. Como o Rio Matinhos está passa pelo meio dos bairros, onde tem muitas ruas transversais, segundo ela, isso é consequência.
Obrigado pelo serviço Douglas🙏🏻 Governador do estado merece reconhecimento pelo povo do litoral Precisamos ficar de olho agora se os motoqueiros não vão usar esse trecho como fazem na ciclovia do Banestado de Pontal
Otima atualização! Só achei estranha a ideia de aplicar concreto. Vazada ia ficar mais bonita. Se fosse para concretar, que fizessem vigas postendidas de uma vez! 😢
Soube recentemente que o IAT fez uma reunião de alinhamento do projeto da segunda etapa, mas não tem data para a audiência pública com a população nem para a licitação.
Douglas bom dia: acompanho o seu trabalho na cobertura da reforma da orla de Matinhos. Pediria um favor a você: conseguir a ART desta passarela. Confesso que acho (acho não é cálculo e sei disto) muito esbelta, ou seja, fraca. Entrei no site do IAT e não consegui encontrar tal documento. Adianto meus agradecimentos.
Esse é o site da obra e tem os anteprojetos: www.iat.pr.gov.br/Pagina/Recuperacao-da-Orla-de-Matinhos Esse é o link que contem os contato deles: www.iat.pr.gov.br/Pagina/Comunicacao-Social
Enfim após 2 anos se termina uma parte muito importante da revitalização!! Ufaaa que demora sem sentido!! Agora esperando para que toda orla revitalizada seja enfim concluída em sua totalidade e de preferência sem gambiarras como tem acontecido nos espigões que estão em sua maioria com vários defeitos nos detalhes que parecem não ser importantes, mas sim importam muito na questão do cuidado e valorização das obras!! E assim esperamos que corrijam as partes de detalhes que estão faltando!
Demorou mesmo Marie, e concordo contigo. Acabamento é coisa de quem é caprichoso(a), se ficar a quem, significa que erraram justamente no quesito e parte mais importante que é na finalização, pois é a impressão final que ficará.
Segundo o projeto do IAT, que foi alterado mas é o que temos, seria 60 metros de extensão linear de estrutura metálica de base a base entre as guias por 4.10 metros de largura da rampa.
Sem previsão de ser executada, neste momento. Precisamos aguardar informações da licitação. Quanto as obras da prefeitura, totalmente paradas é claro. Gestor incompetente só colhe resultados negativos como foi o do atual prefeito.
Acredito que moto não pode não. Se seguir o mesmo padrão da legislação municipal como são ali nos decks dos mirantes do pico, nem montado na bicicleta poderá passar, apenas empurrando. Isso será a prefeitura quem irá definir, compete a ela.
Questões de projeto. E passagem de carros tem na mesma região conforme eu mostrei no final do vídeo, a beira mar não é um local para tráfego intenso de carros, sim para lazer e turismo.
Acredita que eu ainda não fui lá... mas sei que tenho que ir e conhecer e ver como é, inclusive pra aprender mais sobre botânica. Não sei se ainda estão com Guia, mas eu vou em breve conhecer.
Acabei de olhar a câmera do IAT e ela ainda está lá. Várias pessoas comentaram que ela cedeu em algumas partes por conta do peso da laje de concreto que colocaram. Talvez a empresa que fez a parte de serralheiro não tenha seguido o projeto do Consórcio Sambaqui, de toda forma. A passarela ainda está lá, se houve algum erro e de quem, não tenho conhecimento e nem informação oficial ou extraoficial pois nada foi divulgado por eles. Segue link das câmeras da passarela. b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
Já existe um local onde tem acesso para carros passarem na PR 412 (Av, Paranaguá / Roque Vernalha). Assim como é no Pico, que fizeram o Deck também não são trajetos para carros.. Definições de mobilidade urbana e engenharia de tráfego.
Não confia em quem? Se estiver falando de mim, com todo respeito, eu não pedi a confiança de ninguém, aliás, falando o óbvio, não sou responsável pelas obras do Estado kkk. Mas acredito que você entende isso é claro, eu apenas gravei para informar, sou piloto de drone, não engenheiro da obra.
Nossa que demora para se fazer uma simples passarela. Quase 2 anos de espera. Imagine quantos anos vão levar para fazer a Ponte de Guaratuba, se for a tal construtora Sambaqui, nós Paranaenses estamos Lascados. Kkkk😅😅😅
2 anos? Kkk então as guias de correntes estavam prontas antes mesmo de terem terminado a engorda da faixa de areia que foi em 19/10/2022? As guias estavam em 90% concluídas 8 meses atrás, tem vídeo no canal. Demorou sim, mas que exagero em kkk.
Na minha opinião essa passarela poderia ter sido projetada de forma que economizasse tempo, custos e resistência sendo que poderia ter sido usado dobradiças para a união da secção Norte com a secção sul e somente no encontro das duas secções colocasse parafusos nas placas de uniao, pois desta forma economizaria em horas de locações de guindastes e futuramente poderia ser desmontada para fazer jateamento de areia para renovações de pinturas haja visto que a mesma não foi feita com inox 316 que seria o material adequado para esse tipo de passarela que sofrerá com a ação da unidade salobra do mar. No Brasil infelizmente os projetos tendem a visar lucros sem se importarem com os impostos que a população paga, pois se quando economiza em uma obra sobra dinheiro em caixa para iniciar ou concluir outras obras. BRASIL UM PAIS DE IMPOSTOS😡😡😡
@sandroferreira1403 segundo a engenharia me informou, o projeto foi executado de acordo com a NBR específica neste tipo de passarela. Quanto ao aço, eu não tenho como saber se foi usado outro que não o especificado pela Norma Regulamentadora para a nossa região, de onde você tirou essa informação de que foi usado um aço diferente/errado? De fato, só os engenheiros internos do IAT sabem do projeto executivo com seus detalhes. A menos que você seja um deles, como podemos comprovar tais informações?
@douglas_avellar Não sou engenheiro, mas tenho formação técnica em mecânica e sou torneiro mecânico projetista e sei que nesta região o teor de umidade e altíssimo, e se fosse usado AÇO INOX 316 essa passarela ficaria mais bonita e sua resistência seria muito elevada, pois em SANTOS na baixada santista foi feita com aço INOX 316 e já faz muito tempo desde sua instalação, e ela continua bonita, segura e com custo zero de manutenção. Sei que existe vários responsáveis por trás de projetos, mas o cofre público só se enche com impostos pagos pela população e nada como mais gratificante ver uma passarela com brilho e estética para interligar um lado da faixa litorânea à outra. Pesquise o valor do custo da passarela de SANTOS SP e verás que estou certo em meu questionamento. Obrigado pelas informações e ótimo dia.👍👍
Quanto aos impostos e tudo mais, claro, concordo com você. Mas a questão do que e como, além de qual material, isso consta na Norma Brasileira Regulamentadora para tais obras de engenharia. Eles devem seguir o que o padrão manda na norma, independente de obra pública ou privada. Mas se fosse a iniciativa privada fazendo, certamente sairia muito mais barato. Se não me engano, no RS, teve uma cidade que reconstruiu uma ponte por conta própria porque o Estado tinha orçado um valor absurdo assim como um prazo que os moradores não quiseram aceitar, os moradores se reuniram, arrecadaram o que precisaram e a prefeitura autorizou a fazer o que tinha que ser feito sem burocracia e custos públicos. Normalmente que envolve política e burocracia estatal seja qual for a esfera, pode saber que ficará muito mais caro mesmo.
@douglas_avellar Sim, eu sei que moradores de Farroupilha e outra cidade uniram forças e o dinheiro arrecadado pela associação de moradores e comerciantes fizeram em tempo curtissimo uma ponte de aço, pois as águas do Rio após uma enxurrada destruiu uma ponte centenária. Mas o que te digo e que: As normas brasileiras não determina o uso de um determinado tipo de aço para fabricação de estruturas metálicas como se fosse um padrão, pois existe aços de construção naval tipo COSACOR que é usado em longarinas de pontes e em embarcações e atracadouros e piers, mas sempre é necessária pinturas mesmo que o aço COSACOR converta salinidade em camada a ant-corrosão e sendo assim essa passarela certamente ficaria mais bonita e durável usando tubos de 100 mm de diâmetro de inox 316 confecionado com padrões técnicos que suportariam cargas médias e que apresentasse beleza, harmonia e resistência.Mas o que eu percebi é que foi feito uma estrutura para cruzar um canal de desembocadura e nada mais sendo que não é necessário beleza, e sim funcionabilidade. E nem quero saber o custo, pois deve ter sido na casa dos milhões de reais.
Agora vou poder ir até o centro direto a beira mar, amei, pois antes ia até o final do calçadão e tinha que dar a volta pela BR onde não tem acostamento para bike, mas agora esse problema acabou, valeu!
Isso aí Sonia. Mais segurança e também mais lazer. =)
O Governo do Estado revolucionando nossa querida Matinhos. Belo trabalho Douglas.
Só eles mesmo pra fazer o que precisar.. Valeu @Petersprengel
Glória..Aleluia...😂😂😂.... parabéns pelos vídeos 👏👏👏....
Obrigado 🙌
O litoral está ficando aconchegante, em breve estaremos morando por aí ❤
🏖
Valeu Douglas! Mais um belo trabalho de Comunicação Social para informar a população de Matinhos.
Valeu Rene, tmj.,..
Que bom, o povo de matinhos merece!
Com certeza. 👍🏻
Maravilha!!!
Que benção para nós bicicletas ,triciclo.
Obrigada Douglas por mostrar a evolução.
🙌🏻🙏🏻
Parabéns Douglas amo Matinhos ❤ 3:36
🙏🏻
Eu tô gostando da passarela, tá ficando bem bacana. Marcos de Curitiba, Paraná.
🙏🏻👍🏻
Boa tarde meu nobre, sempre com informações relevantes. Sempre acompanho seus vídeos. Moro em Londrina e estarei indo agora no feriado de outubro a Matinhos ver essas maravilhas. Parabéns pelo conteúdo. Abraço.
Boa tarde. Obrigado por acompanhar.
Que legal que virá, espero que tenha dias excelentes por aqui... Bom passeio =)
Belíssimo trabalho Douglas.
Parabéns!!
Obrigado Gerson..
Obrigado Douglas, podemos ver de longe enquanto esperamos o tempo de estarmos presente.
🤝🏻☺️
Muito bom. Parabéns aos envolvidos! Cada vez melhor.
Muito obrigado 😊
Que espetáculo! Momento histórico esse! Vai ser um ponto turístico da cidade e um facilitador de deslocamento para a população!
Concordo. Não vejo a hora de chegar o verão pra gente ver as pessoas surpresas usando esse caminho. 🙏🏻
Até que enfim saiu a passarela né Douglas.
Parecia novela mexicana.
Nosso litoral tá ficando cada dia melhor e moderno. Quando estiver concluído as obras da orla de matinhos,além da duplicação da PR 512 o Paraná vai dar um salto significativo de patamar no litoral.
É aguardar que tudo que está sendo planejado, seja realmente executado.
Abraço.
Isso aí Cesar e realmente, após os trabalhos da obra que duplicará Matinhos a Pontal será outro divisor de águas para a evolução. Tudo convergindo para o Litoral do Paraná apenas evoluir e pra isso, espero que a população também escolha os vereadores e prefeito com sabedoria, pois estamos precisando demais. 🙏🏻 Um urbanista de formação séria muito bem vindo agora pra planejar adequadamente o município.
@@douglas_avellar Espero também Douglas que a população de Matinhos saiba escolher seus representantes.
Infelizmente o que tenho visto atualmente pelo país não me faz acreditar muito nisso.
Feriado de novembro estarei por aí novamente pra aproveitar as belezas do nosso litoral.
Abraço e até a próxima atualização.
É o que está parecendo mesmo, mas tenhamos fé e esperança de que o mais preparado vença.
Espero que tenha uma excelente estadia por aqui. Abraço, até o próximo vídeo.
Ano passado estivemos aí, agora sim vai dar gosto. Praia de Caiobá....show.
🤝🏻🙏🏻
Mais um excelente trabalho seu....
Parabéns Douglas...
Assim nós estamos acompanhando o crescimento da nossa cidade...
Ficou muito bom essa passarela....poderemos aproveitar muito...
Obrigado Marco.
Avante Litoral 🙏🏻
Alô Douglas finalmente a passarela chegou.por isso que temos que cobrar certas coisas senão é só enrolação forte abraço.
🤝🏻finalmente ☺️
Que notícia excelente. Segue o baile. 👏👏👏
Valeu =)
👏👏👏👏👏 até que enfim.
Até que enfim Silvia kkk.
Que maravilha logo vou visitar matinhos tá tudo lindo
😎☺️
Ótimas notícias
🙏🏻
Que bom, até que enfim o nosso governador Ratinho olhando para o nosso litoral Paranaense !!!👏👏👏
Oi Maria, até que enfim? kkkk, o louco.. obras aqui que contamos: Revitalização da JK, 75 milhões.
Ponte de Guaratuba, 386 milhões.
Engorda e Revitalização de Matinhos, 355 milhões.
Duplicação da PR 412 de Matinhos a Pontal, 308 milhões,
Primeira fase das obras em Pontal, 96 milhões.
Segunda fase das obras em Matinhos de Engorda, em torno de 180 milhões.
Só ai, temos 1,1 BILHÃO de reais. Você acha pouco considerando que tivemos um abandono por décadas e em 6 anos o cara fez mais do que todos os outros juntos praticamente aqui no Litoral considerando as 3 cidades, Guaratuba, Pontal e Matinhos.
Belas imagens , ..SHOW
Obrigado 👍
Boa noite Doulas 😊😊
Como sempre nós atualizando, que seria de nós sem seus vídeos cheio de detalhes e informações. 🙏🏻 Obras sendo feitas e logo concluídas e ficou linda nossa Matinhos, agora só torcer e esperar que a segunda fase seja feita.
Boa noite Marcia. Sim, Matinhos está se tornando uma atração aos poucos. Jaja vem o verão e vamos ver como serão os movimentos dos turistas e veranistas.🙏🏻🙌🏻
Aleluia 🙌🏼 até que enfim
👍🏻☺️
Não conhecia esta passarela. Acho que a população de Matinhos merece ter melhor mobilidade, além é claro, fazer parte de uma revitalização completa sobre o rio da cidade. Mais conforto, mais beleza à orla aos moradores e turistas. Parabéns pelo vídeo e pelo comprometimento em mostrar a evolução dos trabalhos.
🤝🏻
Salve Doug, obrigado pelas atualizações e explicações. Como sempre, vídeo perfeito.
Opa, eu que agradeço..
Valeuuuu, muito obrigado, pelo seu vídeo.
☺️👍🏻
Que bom,Maravilha!!!
😄🤝
Claro que é o mais pedido Douglas, afinal de contas o acesso ao centro de Matinhos a pé é/era péssimo!
Concordo, ainda bem que já vemos uma evolução grande, o mais difícil já resolveram.🙏🏻
top vídeo
Valeu.
👏👏👏👏
🤝🏻
Cada dia vai melhorando
Isso aí.
Aqui em US o metal é muito usado. Esses projetos mudam muito , os responsáveis tem muitos projetos é só o objetivo final que eles conseguem concordar com mais antecedência. O ipoxy reveste como se fosse vidro derretido e é muito resistente.
Sim, eu conheço um pouco deste setor.. aliás é muito melhor em algumas situações do que o concreto.
Nosso Exmo Governador Ratinho Júnior, ta transformando nosso estado.👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
😎
Moro aqui próximo a rotatória vou sempre para o centro a pé,,,e na ponte da rodoviária é muito perigoso passar pois não existe espaço para pedestre agora vai ficar mais tranquilo e sem perigo com a passarela,,,obrigado pelo vídeo eu acompanhei lá hoje o trabalho graças a Deus 🙌🙌 alguém comentou que a passarela parece frágil,,mas eu achei segura é só fazer a manutenção adequada ....
Exatamente. Até comentei isso no vídeo anterior, mas é isso. Vemos agora a obra avançando para o final com as últimas estruturas que ainda faltam sendo executadas. 🙏🏻
Nosso estado tem um litoral bem pequeno se comparado com outros estados, mas quem sabe um dia seja um dos mais estruturados e atraente aos turistas
Exatamente. Pode ser o nosso maior trunfo por ser pequeno em termos de extensão.
O litoral do estado do PR não chega a 100 km de extensão, e só é maior do que o do estado do Piauí.
Essa deveria ser a nossa maior vantagem né.
Até animei de ir pra matinhos esta temporada
Opa... vem que vem, final do ano ta aí já e também tem feriado pertinho chegando.
Top
✌
👍 👍👍👏👏👏🙋♂ LIKE nº538 Curitiba/PR
🤝🏻
Parabéns Douglas, pelas imagens e atualizações do serviços de revitalização, tem alguma informação relacionado a instalação dos super postes de iluminação nesta área, ate o pico de Matinhos?
Valeu Jonatas. Sim, na verdade tem vídeo sobre esse tema na semana passada:
th-cam.com/video/OS_YofJ-WMA/w-d-xo.html
👍👍👍👍
👍🏻👍🏻
Douglas na minha percepção acho que você deveria mostrar o içamento e a colocação da estrutura sobre os apoios. Ficaria bem mais interessante.
Eu não estava neste momento gravando, então não tenho as imagens, e pelo que vi do que gravei antes do almoco, pela manhã, estava muito ruim o alcance de visão com drone já acima de 20m de altura. Mas pela performance do vídeo que já está em quase 10 mil antes de completar 24h de publicação, acho que ficou muito interessante.
Douglas, parabens pelo vídeo. Tem previsao para termino da obra por completo? Aqui em Natal-RN estao fazendo a engorda e todos os calcadoes
🤝🏻. Segundo cronograma inicial era pra 09/2024. Mas já passou o tempo e não terminaram. Nkva previsão é 03/2025 até a conclusão final da microdrenagem.
@@douglas_avellar pois e
Legais, a passarela em fase de conclusão e a sua esclarecedora matéria. Se, oportunamente, você tiver informações e nos atualizar sobre o paisagismo, que não deu certo com os manacás e jerivás, agradeceria.
Obrigado.
Sobre o paisagismo, infelizmente desde este vídeo abaixo, não tive mais nenhuma informação sobre a resolução das plantas que morreram, a partir do minuto 13.👇
th-cam.com/video/kEK0vbCFiro/w-d-xo.htmlsi=QgOFQQODr2k8CEwb
Belíssimo vídeo! Muito legal mesmo! Obrigado! Uma pequena ressalva apenas:o título da chamada diz:"sob" o Rio... acho que deveria ser "sobre"... não é importante mas...
Valeu Bruno; e obrigado por avisar. Vou dar um puxão de orelha no estagiário, é importante sim.
Em breve poderemos passar sobre ela!
Acho que em umas duas semanas no máximo a partir de agora.
🙏🙌🙌👏👏👏👏
😎🤙🏻
E eu querendo avisar o cara mais antenado do litoral sobre esse evento kkkk. Obrigado Douglas, nós vimos o melhor do litoral através de suas lentes. Nunca o litoral esteve tão perto daqueles que moram longe. Abraço
Haha, mas eu agradeço porque vai que eu não soubesse né, teria me salvado, então agradeço mesmo assim por tentar me ajudar.
Forte abraço Sérgis.🙌🏻
Salve meu amigo Douglas, enfim, a tão esperada passarela dando inicio as sua montagem, será que vai ter mais incrementos, você sabe dizer quais serão os retoques finais depois de montada literalmente, espero que tenha um acabamento bem bonito, claro que terá a parte de calçamento, falaram que essa seria de concreto, e você tinha mencionado em um vídeo, de madeira, vamos ver como vai ficar ..!Valeu pela informações, postagem do vídeo e até mais parceiro,...TMJ...(* _ *)
Salve, tudo certo Luca.
Pois olha, como mudaram o projeto, ficamos vendidos agora sobre tudo na verdade, desde o piso que era algo importante e consegui tirar essa dúvida, até sobre todos os outros detalhes de acabamento gerais. Vamos ter que aguardar ficar pronta pra ver mesmo, o que acredito que será muito rápido devido a ser pequena. No meio do vídeo eu até menciono e mostro o projeto, mas infelizmente o projeto final a gente não tem porque eles não divulgara, pelo menos não que eu saiba.
@@douglas_avellar Valeu meu amigo, então vamos esperar ficar pronta para nós vermos o resultado, fica a expectativa..!Abraços parceiro...(* _ *)
🙏🏻🙌🏻
Está ficando lindo a revitalização, estou ansioso para viajar para Matinhos e conhecer as novidades, sou do interior de SP, faz 3 anos que não vou. Tenho uma duvida, a ponte não é muito próxima do rio, em caso de enchente não fica perigoso, não seria melhor uma passarela em arco?
Está sim muito bonita a região, mudou muito nestes 3 anos.. Quanto a altura, pode ficar tranquilo, se a água do mar chegar na base dessa passarela (tabuleiro), isso seria o menor do problemas pois teria inundado até quase perto da metade das casas próximas.
Vc vai ficar admirado com as melhorias que foram feitas aqui, Matinhos está cada dia mais linda
Esse nevoeiro faz dias que esta aqui em BC de acordo com um portal de notícias local, é causada pelas queimadas no centro oeste.
Infelizmente é isso mesmo. Fazer o que. Até postei como estão as coisas da ponte de guaratuba lá no meu Instagram @douglas_avellar mas está totalmente fora de questão gravar qualquer coisa com drone como está agora o clima é alcance de visão.
@@douglas_avellar essa passarela foi projetada para suportar a carga do concreto e de uma centena pessoas ao mesmo tempo? Porque antes era madeira.
O projeto mudou
Importante sua filmagem - Parabéns ; pedimos que faça um vidio ali depois do pico de MATINHOS, pra cima em direção a Praia Brava - E QUESTIONANDO o fato da praia ter sido interrompido para os frequentadores, e todos aqueles que faziam caminhadas pela areia - antigamente voce saia da passarela de Madeira do pico entrava na areia , e caminhava até a Praia dos amores, ou Praia mansa - agora diviram a pRAIA, chegando ali no meio da PRAIA BRAVA não tem prosseguimento, e vice - versa. - a estancagem de ondas está perfeita, mas tirou o charme daqueles que visitavam a praia mansa indo de matinhos, e vice - versa.
Obrigado Roberto.
Na verdade agora, o correto seria pedir para a prefeitura também fazer uma passarela ali já que isso não consta no projeto das obras estaduais.
Eu sou apenas uma andorinha, sozinho eu não faço verão e concordo que deveria ter continuidade, mas tem que partir dos cidadãos e vereadores para peticionar, nem que seja por abaixo-assinado e protocolar junto a administração de Matinhos.
@@douglas_avellar Entendido meu nobre .: Minhas colocações colocadas aqui; sei que é difícil, pois o projeto é estrutural, e de grandeza maior.; mas o que notamos na alta temporada é que aquele povo que vinha pela Orla desde o início da Praia Mansa até o comércio de Matinhos , não vem mais; exatamente devido não poder caminhar em sequência "PELA AREIA" =- isto perdeu um pouco o INTERESSE DOS CIDADÃOS EM VIR ATÉ O pico. mas obrigado . Contnuemos.
Se tivesse uma passarela sobre as guias de correntes da Av. Paraná já resolveria.
Quanto ao seu ponto, muitos usam a areia mas também pelo que vejo, muitos usam as faixas de ciclovia ou corrida além do calçadão para ir ao pico ou meecado dos peixes, nem sempre a percepção que temos sobre algo é realmente comprovada. Talvez pra medir o impacto para os comércios e validar essa impressão dos usuarios da praia que deixaram de ir andando de Praia Mansa até o Pico, que da quase 3km, devessem fazer uma pesquisa para entender o quanto afetou, caso o impacto seja relatado pela maioria, certamente a ACIMA - Associação do Comércio de Matinhos devesse interferir nisso também além do setor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Município.
É um tema sério e que precisa ser visto de maneira ampla para fazer um raio X da questão e abordar as soluções de maneira prática.
Legal, ano que vem Ultra Praias Paraná não vai precisar passar pela Rodovia.
Assim esperamos 🙏🏻
*ALFENAS MG "DIUGLAS ESTES VÃO CONSTRUIR UMA PINTE PARA TRÁFEGO DE VEÍCULOS???" 🤔🤔🤔🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷...*
Não entendi, desculpe.
25 anos atrás havia uma passarela no mesmo lugar.
É claro que não era do mesmo material 😂😂😂😂😂
Outro detalhe que muda é a estrutura pequena que fizeram ali. Do lado sul, 327M de extensão e do lado norte, 180.
Bagatela de 30 milhões de reais essas Guias de Correntes ali. A passarela é importante sem dúvidas, mas é dinheiro de pinga perto do custo das estruturas. Antes era apenas sobre o rio e nas areias, agora não, é feito sobre uma estrutura parruda que vai aguentar o tranco.
Oi, Diuglas. O que é está sugeira na água, antes da ponte? Que estranho.
Certa vez uma bióloga, que viu um dos meus videos aqui também, disse que é o efeito da matéria orgânica da vegetação ao longo do rio e também a sujeira das águas das chuvas que acabam indo pro Rio Matinhos em sua foz causando essa cor marrom. Como o Rio Matinhos está passa pelo meio dos bairros, onde tem muitas ruas transversais, segundo ela, isso é consequência.
Obrigado pelo serviço Douglas🙏🏻
Governador do estado merece reconhecimento pelo povo do litoral
Precisamos ficar de olho agora se os motoqueiros não vão usar esse trecho como fazem na ciclovia do Banestado de Pontal
Obrigado. Vixi, não sabia dessa questão lá em Pontal não, que absurdo.
Otima atualização! Só achei estranha a ideia de aplicar concreto. Vazada ia ficar mais bonita.
Se fosse para concretar, que fizessem vigas postendidas de uma vez! 😢
Pois é... não tenho ideia de como será agora também.. a ver né.
Tens informações atualizadas sobre a segunda etapa?
Soube recentemente que o IAT fez uma reunião de alinhamento do projeto da segunda etapa, mas não tem data para a audiência pública com a população nem para a licitação.
Douglas bom dia: acompanho o seu trabalho na cobertura da reforma da orla de Matinhos. Pediria um favor a você: conseguir a ART desta passarela. Confesso que acho (acho não é cálculo e sei disto) muito esbelta, ou seja, fraca. Entrei no site do IAT e não consegui encontrar tal documento. Adianto meus agradecimentos.
Esse é o site da obra e tem os anteprojetos:
www.iat.pr.gov.br/Pagina/Recuperacao-da-Orla-de-Matinhos
Esse é o link que contem os contato deles:
www.iat.pr.gov.br/Pagina/Comunicacao-Social
Enfim após 2 anos se termina uma parte muito importante da revitalização!! Ufaaa que demora sem sentido!! Agora esperando para que toda orla revitalizada seja enfim concluída em sua totalidade e de preferência sem gambiarras como tem acontecido nos espigões que estão em sua maioria com vários defeitos nos detalhes que parecem não ser importantes, mas sim importam muito na questão do cuidado e valorização das obras!! E assim esperamos que corrijam as partes de detalhes que estão faltando!
Demorou mesmo Marie, e concordo contigo. Acabamento é coisa de quem é caprichoso(a), se ficar a quem, significa que erraram justamente no quesito e parte mais importante que é na finalização, pois é a impressão final que ficará.
E o teleférico...ninguém nunca mais cogitou a reativação?
Penso que seria um bom atrativo para os turistas!!!
Que eu tenha escutado na cidade, ninguém fala nada. Seria legal mesmo.
Uma pergunta, qual a largura da passarela? E a extensão?
Segundo o projeto do IAT, que foi alterado mas é o que temos, seria 60 metros de extensão linear de estrutura metálica de base a base entre as guias por 4.10 metros de largura da rampa.
Como está a revitalização em Inaja
Sem previsão de ser executada, neste momento. Precisamos aguardar informações da licitação.
Quanto as obras da prefeitura, totalmente paradas é claro. Gestor incompetente só colhe resultados negativos como foi o do atual prefeito.
Na passarela, vai passar bicicleta, e moto também? Ou só pessoas
Acredito que moto não pode não.
Se seguir o mesmo padrão da legislação municipal como são ali nos decks dos mirantes do pico, nem montado na bicicleta poderá passar, apenas empurrando. Isso será a prefeitura quem irá definir, compete a ela.
Está muito bom, mas poderia ser melhor, ter um toque arquitetônico, um desenho bonito, afinal está num ponto turístico
Verdade.
Por que construíam uma mera passarela ao invés de uma ponte de concreto? A ponte de concreto não seria mais útil?
Questões de projeto. E passagem de carros tem na mesma região conforme eu mostrei no final do vídeo, a beira mar não é um local para tráfego intenso de carros, sim para lazer e turismo.
Eu fiz fotos e vídeo bem no momento da conexão…
Show.... Momento histórico mesmo pra gente guardar.
Agora o parque rio das onças ficará mais pertinho.. aliás é lindo lá!!
Acredita que eu ainda não fui lá... mas sei que tenho que ir e conhecer e ver como é, inclusive pra aprender mais sobre botânica. Não sei se ainda estão com Guia, mas eu vou em breve conhecer.
Porque mudaram o projeto?
Não informaram.
Oi mais não era pra Sr uma ponte então e uma passarela?
Sempre foi uma passarela, conforme mostrado nos vídeos anteriores. Mostrei o projeto e tudo mais desde o início de 2023, maia de 1,5 anos atrás.
Ponte metálica sem sustentação central .olhe na beira do mar nâo sei não.
😅
É verdade que morreu uma pessoa aí na instalação?
Não, foi na Ponte de Guaratuba.
Lá, o operador da Grua infelizmente caiu quando estava na metade da torre e fatalmente veio a óbito.
É verdade que a passarela do rio Matinhos arriou??
Acabei de olhar a câmera do IAT e ela ainda está lá.
Várias pessoas comentaram que ela cedeu em algumas partes por conta do peso da laje de concreto que colocaram. Talvez a empresa que fez a parte de serralheiro não tenha seguido o projeto do Consórcio Sambaqui, de toda forma. A passarela ainda está lá, se houve algum erro e de quem, não tenho conhecimento e nem informação oficial ou extraoficial pois nada foi divulgado por eles.
Segue link das câmeras da passarela.
b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
Por que já não fizeram uma ponte pra passar carro
Já existe um local onde tem acesso para carros passarem na PR 412 (Av, Paranaguá / Roque Vernalha). Assim como é no Pico, que fizeram o Deck também não são trajetos para carros.. Definições de mobilidade urbana e engenharia de tráfego.
É uma ponte ou uma armadilha.Tipo: não confio em você! Alguma coisa deu.
Não confia em quem? Se estiver falando de mim, com todo respeito, eu não pedi a confiança de ninguém, aliás, falando o óbvio, não sou responsável pelas obras do Estado kkk. Mas acredito que você entende isso é claro, eu apenas gravei para informar, sou piloto de drone, não engenheiro da obra.
Parece ser muito frágil essa ponte, meio assustadora.
Acho que após fixada, creio que vai passar segurança. Assim que liberar eu vou lá e vejo qual é a impressão que teremos.
Nossa que demora para se fazer uma simples passarela. Quase 2 anos de espera. Imagine quantos anos vão levar para fazer a Ponte de Guaratuba, se for a tal construtora Sambaqui, nós Paranaenses estamos Lascados. Kkkk😅😅😅
2 anos? Kkk então as guias de correntes estavam prontas antes mesmo de terem terminado a engorda da faixa de areia que foi em 19/10/2022?
As guias estavam em 90% concluídas 8 meses atrás, tem vídeo no canal.
Demorou sim, mas que exagero em kkk.
Na minha opinião essa passarela poderia ter sido projetada de forma que economizasse tempo, custos e resistência sendo que poderia ter sido usado dobradiças para a união da secção Norte com a secção sul e somente no encontro das duas secções colocasse parafusos nas placas de uniao, pois desta forma economizaria em horas de locações de guindastes e futuramente poderia ser desmontada para fazer jateamento de areia para renovações de pinturas haja visto que a mesma não foi feita com inox 316 que seria o material adequado para esse tipo de passarela que sofrerá com a ação da unidade salobra do mar. No Brasil infelizmente os projetos tendem a visar lucros sem se importarem com os impostos que a população paga, pois se quando economiza em uma obra sobra dinheiro em caixa para iniciar ou concluir outras obras. BRASIL UM PAIS DE IMPOSTOS😡😡😡
@sandroferreira1403 segundo a engenharia me informou, o projeto foi executado de acordo com a NBR específica neste tipo de passarela. Quanto ao aço, eu não tenho como saber se foi usado outro que não o especificado pela Norma Regulamentadora para a nossa região, de onde você tirou essa informação de que foi usado um aço diferente/errado?
De fato, só os engenheiros internos do IAT sabem do projeto executivo com seus detalhes. A menos que você seja um deles, como podemos comprovar tais informações?
@douglas_avellar Não sou engenheiro, mas tenho formação técnica em mecânica e sou torneiro mecânico projetista e sei que nesta região o teor de umidade e altíssimo, e se fosse usado AÇO INOX 316 essa passarela ficaria mais bonita e sua resistência seria muito elevada, pois em SANTOS na baixada santista foi feita com aço INOX 316 e já faz muito tempo desde sua instalação, e ela continua bonita, segura e com custo zero de manutenção. Sei que existe vários responsáveis por trás de projetos, mas o cofre público só se enche com impostos pagos pela população e nada como mais gratificante ver uma passarela com brilho e estética para interligar um lado da faixa litorânea à outra. Pesquise o valor do custo da passarela de SANTOS SP e verás que estou certo em meu questionamento. Obrigado pelas informações e ótimo dia.👍👍
Quanto aos impostos e tudo mais, claro, concordo com você.
Mas a questão do que e como, além de qual material, isso consta na Norma Brasileira Regulamentadora para tais obras de engenharia. Eles devem seguir o que o padrão manda na norma, independente de obra pública ou privada. Mas se fosse a iniciativa privada fazendo, certamente sairia muito mais barato. Se não me engano, no RS, teve uma cidade que reconstruiu uma ponte por conta própria porque o Estado tinha orçado um valor absurdo assim como um prazo que os moradores não quiseram aceitar, os moradores se reuniram, arrecadaram o que precisaram e a prefeitura autorizou a fazer o que tinha que ser feito sem burocracia e custos públicos. Normalmente que envolve política e burocracia estatal seja qual for a esfera, pode saber que ficará muito mais caro mesmo.
@douglas_avellar Sim, eu sei que moradores de Farroupilha e outra cidade uniram forças e o dinheiro arrecadado pela associação de moradores e comerciantes fizeram em tempo curtissimo uma ponte de aço, pois as águas do Rio após uma enxurrada destruiu uma ponte centenária. Mas o que te digo e que: As normas brasileiras não determina o uso de um determinado tipo de aço para fabricação de estruturas metálicas como se fosse um padrão, pois existe aços de construção naval tipo COSACOR que é usado em longarinas de pontes e em embarcações e atracadouros e piers, mas sempre é necessária pinturas mesmo que o aço COSACOR converta salinidade em camada a ant-corrosão e sendo assim essa passarela certamente ficaria mais bonita e durável usando tubos de 100 mm de diâmetro de inox 316 confecionado com padrões técnicos que suportariam cargas médias e que apresentasse beleza, harmonia e resistência.Mas o que eu percebi é que foi feito uma estrutura para cruzar um canal de desembocadura e nada mais sendo que não é necessário beleza, e sim funcionabilidade. E nem quero saber o custo, pois deve ter sido na casa dos milhões de reais.
Tanta novela para essa passarela e é só isso?
kkkkkkk, pior que sim, mas pra quem mora e usa a praia é muito relevante, pode parecer pouco, mas não é. E deu trabalho em.