Melhor explicação que encontrei na net. Um verdadeiro professor, muito bem articulado, fala bem, não tropessa nas palavras, enfim, ensinou 100% correto.
@@mecanicadescomplicada , uma pena o canal estar inativo, não só pela boa escolha dos temas mas, mais importante, pela qualidade da abordagem técnica e pelo modo claro e descomplicado como tudo é explicado. Espero que voltem a nos trazer mais vídeos!
Aaaarreeebeeentouuu !!! Muito bem explicado !!! Show de bola mesmo !!! Ganhou minha Inscrição !!! Parabéns pelo Vídeo !!! Deus Abençoe Você e sua Família !!!
Sugestão de vídeo, sobre a real informação se o óleo de direção hidráulica tem que ser trocado ou apenas completar, pois acabei de falar com um mecânico e é El informou que não se troca, eu descordo, pois ao lindo dos anos o sistema estará muito contaminado e sujo. Outro assunto é sobre a importância da água desmineralizada em sistema de arrefecimento em veículos com problemas crônicos de arrefecimento, tipo Ford ecosport, fiesta, etc...., abraço!
É um grande privilégio poder contar com dicas como essa , principalmente quando é um leigo como eu .parabens amigo pela boa vontade de nos passar orientações como essa.
Falei com 2 mexanicos que queria fazer a sangria do sistema de freio e também do atuador de embreagem que é o mesmo óleo da ecosport e os dois me falaram que poderia dar problema e trocar o atuador devido ter que pisar até o fundo do pedal de embreagem, logo vi que eram mecanicos, pois não investem em ferramentas com uma bomba de vaco etc... Fazendo com a bomba bao corro esse risco de estragar o cilindro mestre ou o atuador de embreagem, valeu pelo vídeo!
Gostei da sua explicação valeu...eu fiz uma bomba de vácuo ficou ótima, mais puxa muito ar mesmo,,será que não ficou bolha de ar no sistema?fiquei em dúvida sobre isso.
Olá gostei da tua esplanação! parabéns , boa didática! pergunto, eu mesmo troquei pastilhas e disco do meu carro, corolla fielder 07.automatico, com abs, nao fiz a sangria, estava sozinho. Pergunto, tem sequencia de rodas, para fazer a sangria? falha no fluido dos canos, pode fazer com que a pastilha desgaste mais de um lado do que do outro? exemplo, a minha da direita dianteira, estava so com 3 mm e do outro uns 8 mm!!! ate breve parabens"!!
Em alguns carros o fabricante define uma sequência de sangria sim, que garante uma troca eficiente e segura do fluido. Sobre a sua segunda pergunta: Tradicionalmente o sistema de freios é dividido de forma cruzada em duas partes: uma região do cilindro mestre freia as rodas dianteira esquerda e traseira direita e a outra região freia as rodas dianteira direita e traseira esquerda. Se uma dessas regiões estiver com bolhas de ar e a outra não, 2 rodas vão frear bem e as outras duas vão ser prejudicadas pelas bolhas de ar. Nesse caso, é possível e provável que ocorra um desgaste irregular das pastilhas de freio entre as rodas. Espero ter ajudado. Abraço!
@@mecanicadescomplicada muito obrigado, ou seja realmente preciso traocar o oleo do carro, do freio!!! agora ver a sequencia correta, mem falaram, de tras da direita para frente, TD TE DD DE. verei, obrigado.
É meu querido, a continuar com essa qualidade de aula o número de alunos aumentará e muito, teremos que rezar por uma lousa maior. Desejando aqui um forte abraço saúde e sucesso. No próximo mês começo curso eletromecânica automotiva no senai, prepare-se vou sugerir assuntos, ok??? Abraço
FERNANDO FALCÃO Por enquanto esse quadrinho ta servindo kkkk. Me limita um pouco em questão de espaço mas é até bom pois condenso mais as informações e os vídeos não ficam tão longos. Fique a vontade para sugerir assuntos gerais de mecânica, se eu souber sobre o assunto e der para fazer um vídeo, coloco aqui na lista de espera. Muito obrigado pelos elogios e pela audiência. Abraço
Boa explicacao amigo ,nao bom antes bombar o pedal colocar uma madeira de 5 cm atras do pedal para que ele nao chegue ate o fim para nao estragar o cil mestre.?
Olá MD Debruçando-me sobre o sistema por bomba de vácuo, o meu preferido, quanto ao problema de poder criar bolhas pelo excesso de força quando quer puxar mais que a capacidade de escoamento, é fácil de resolver. Basta que retire completamente o bico sangrador e enrolar duas três voltas na rosca de Teflon (usado nas tubos de casa), voltar a colocar o sangrador no sitio e fazer a sangria, sem esse risco que referes das bolhas. Cumprimentos.
Aula muito boa e completa! Conteúdo perfeito! Explicação perfeita! Acho que só faltou o material visual para que as pessoas que não conhecem as peças visualizarem melhor o processo. Contudo a explicação é tão boa que isso não carece e também o youtube ta cheio de vídeo das pessoas fazendo a troca por todos os métodos.
A cada dia procuro melhorar mais e mais o canal e resolver esses detalhes, sendo um deles esse que você mencionou =). Muito obrigado pelos elogios! Continue acompanhando o canal =). Abraço.
Boa noite, tenho um novo polo e pretendo fazer a substituição do fluido de freio, só uma dúvida ao fazer a troca pelo método de bombando o pedal o carro deve está funcionando o motor ou não???? Agradeço de antemão um forte abraço Recife-PE
Ótimo vídeo fera uma verdadeira aula!!! O fera tô com problema aqui meu carro foi trocado os flexivel de freio e fluído mas depois da troca o pedal fico borrachudo e muito baixo o pedal quase encosta no assoalho, o carro não tá sem freio tá freando só com pedal muito baixo antes era muito bom só um relinho já sentia frea, já foi feita a sangria novamente várias vezes com garrafa e mangueira transparente pra ver se saia bolha e nada continuo borrachudo tem alguma dica?? Será q já era o cilindro mestre será q neste cerviso estragaram ele ???
Eu coloco um toco de madeira atrás do pedal de freio limitando para ele não chegar até o fundo na hora da sangria assim não danifica o cilindro mestre !
OTIMO ; sabe falar e entende do assunto, poderia falar sobre troca de oleo de motor , encher ou nao o filtro com oleo...???? se ja nao fez um video desse....
Olá. Já fiz um vídeo aqui no canal sobre como medir corretamente o nível do óleo lubrificante do motor. Ainda não tenho vídeos sobre os assuntos que você sugeriu, mas fiz questão de anotá-los como assuntos para futuros vídeos. Abraço.
com o filtro fram modelo q da pra encher de oleo o motor demorou 13 seg. para apagar a luz do oleo, outra vez sem encher de oleo a luz demorou so 3 seg. pra apagar, ja ouvi casos de travar o motor porcausa de uma troca de oleo .... entendeu?
Excelente os vídeos e teus comentários. O único risco para o sistema com o uso da bomba de pressão é que a pressão recomendada pelos fabricantes é em torno de 1,0 BAR que eu acho muito elevada e pode ocasionar a quebra se o plástico estiver ressecado por calor e ou o despendimento do reservatório plástico do cilindro caso as borrachas de vedação esteja comprometida o que ocasionará uma lambança geral no cofre do motor. A pressão normal ali é de alguns milimetros de H2O (+/ - 50) que é a altura do nível máximo até a entrada do cilindro, mas quando se coloca 1BAR = 10.000 mmde H2O a pressão aplicada é 200 vezes acima da de trabalho. Já até falei isso para o Diego em algumas aplicações que ele faz com aquele dele da Radiex. Penso que uns 2,000 mm H2O ou seja 0,2 BAR é mais do que o suficiente e bem mais seguro para o reservatório. Já o restante do sistema de freios (Cilindro Mestre / tubulações / Cilindros de rodas ou da pinças) sóa projetados e suportam facilmente pressões altíssimas de mais de 200 BAR quando é aplicado força no pedal durante uma frenagem mais brusca. Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Muito obrigado pelo comentário, acrescentou um ponto que eu não mencionei no vídeo. Realmente se o reservatório estiver com alguma trinca no seu corpo ele pode vir a romper no momento da sangria por causa da pressão aplicada pela ferramenta. Não coloquei isso como risco no vídeo pois quase todas as montadoras recomendam este método com esta pressão de 1 bar e quase todos os manuais técnicos dizem a mesma coisa também. Dessa forma, julgo que é um risco calculado do qual se tem conhecimento, pensado no momento do projeto da ferramenta. Os riscos que coloquei no vídeo englobaram mais possíveis problemas que a pessoa podia gerar no sistema caso aplicasse o método de forma errada e problemas que podem surgir na utilização do método. Valeu pela participação, muito obrigado pelos elogios. Abraço
Mecânica Descomplicada Não tem o que agradecer, estamos aqui para agregar ou somar alguma coisa e alertar o pessoal sobre algum tipo de problemas que as vezes podem causar algum tipo de risco e ou aborrecimentos. Pelo fato da densidade do fluido de freio ser menor do que a da água, aquele 0,2 BAR ou 2.000 mmH2O. que eu citei seria uma pressão suficiente para jogar este fluido à quase 3 metros de altura, ou seja, um andar de um edifício. Faça depois o vídeo que voce nos falou que irá fazer nos mostrando um cilindro mestre danificado na zona não utilizada no dia à dia, com isso voce irá retirar a dúvida do nosso amigo Marcus Moreira e outros que as vezes numa sangria com o método de bombeamento poderá a vir perder o cilindro mestre. Em um cilindro novo ou que tenha sido desmontado e verificado a integridade de sua camisa, não tem problema algum aplicar este método, mas em um já usado por alguns anos, especialmente os que não é feita a substituição do fluído de tempos em tempos, o risco de perdê-lo e muito grande.. Como ele disse e eu respeito, seria até bom danificá-lo e se necessário fazer a troca imediata, só que isso pode literalmente quebrar qualquer um pelo preço de alguns que eu conheço que passa de R$ 1.200,00. Te cito o exemplo que ocorreu comigo.... Tenho um Santana GLSI 2.0 1995 com ABS que utilizava um cilindro da Varga que há 8 anos atrás quando eu o substitui custava a bagatela de R$ 950,00. em Belo Horizonte. O que eu fiz, o retirei e o levei em mãos na loja de um amigo, dai encontrei um da Controil (ZERADO) que era de aplicação no Fiat Tipo, idêntico na furação inclinada do flange de fixação, diâmetro do embolo etc só que ele tinha 4 saídas e o meu tinha apenas 2, o comprei e o coloquei isolando as 2 partes não utilizadas e esta até hoje funcionando maravilhosamente bem. A pequena grande diferença foi que ele na ocasião me custou R$ 255,00, ou seja 25% do valor do original. Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Em alguns carros a pressão recomendada pela fábrica para troca do fluído ou pré-sangria chega a ser de 2 bar dependendo do sistema ABS que o carro utiliza. A pré-sangria é utilizada quando o cilindro mestre fica seco ou for substituído e é um procedimento diferente do convencional, mas mesmo colocando 2 bar não se consegue expulsar todo o ar do sistema, tem que ligar o motor para carregar o servo-freio e pressurizar o pedal com muita força antes de abrir o sangrador para conseguir expulsar o ar que fica preso na tubulação, principalmente entre o cilindro mestre e o ABS. Tive esse problema no meu carro e tentei sangrar com 2 bar de pressão, e nada, o pedal sempre continuava mole... Depois de umas tantas sangrando pressurizando com o pedal + 2 bar aplicado no reservatório ao mesmo tempo, resolveu o problema.
Fantastico video !!! Uma duvida, tenho um problema no meu carro fui regular os farões a Fiat a marca e disseram-me se podiam verficar outras coisas, e eu respondi tranquilo a vontade ! Surpresa, que já não queriam que retira-se o meu carro da oficina pois um amigo que me fez uma revisão por sinal colocou outro oleo, não sendo o indicado ( oleo de travoes ) se sangrar o sistema, fica resolvido ???
Eu uso o método da bomba de vácuo. A questão do custo eu contornei usando uma bomba de pulverização de jardinagem. Vc inverte o mecanismo de pressurização, para ela bombear para dentro do reservatório. Custou R$ 80,00 da bomba de 8 litros (tem menores) e uns R$ 15,00 de cano PVC. Peguei a ideia no canal Clube de Motores. O problema do ar na rosca do sangrador, eu contornei passando uma bola de graxa em redor da rosca do sangrador e da boca da mangueira. Ideia do canal Chris Fix (em inglês mas dá pra entender por observação, se vc não fala inglês). Pra fins de "faça você mesmo", atende bem. Testei numa KTM 990 Adventure, numa BMW M3 e numa Chevy C-15.
@@mecanicadescomplicada Quero o vídeo do Chris Fix. A bombinha de vácuo feita com pulverizador eu também já fiz a minha e tive esse problema das bolhas de ar entrando pela rosca do parafuso mas acho que entendi a jogada. Se colocar graxa ao redor a mesma vai criar uma espécie de barreira e o ar não vai entrar pela rosca. Valeu.
Muito bom. Quanto ao metodo de bombar a solucao para nao correr risco ao cilindro mestre basta colocar um calco. embaixo do pedal do freio para que o mesmo nao va ate o fim.
Muito bom o vídeo. Tá cada dia melhor. Esta de parabéns. Mas uma dica sobre a bomba de pressão: ela tem que conter óleo o suficiente. Pelo menos 2 litros. Porque quando ela abaixa o nível dentro da bomba, ela não consegue empurrar o óleo novo com a mesma eficiência de quando ela estava cheia. Professor, o sr poderia mostrar tb as tampas do reservatório que é necessário usar para o uso da bomba de pressão. Muita gente nunca nem viu como funciona de verdade. Um abraço e sucesso
Valeu, muito obrigado =D. Não há necessidade de encher a ferramenta com 2 litros. A medida em que o fluido de freio for saindo da ferramenta e entrando no sistema, caso você não use uma linha de ar comprimido para manter a ferramenta pressurizada sempre na mesma pressão, a pressão dentro da ferramenta cai. O seu raciocínio de que com a pressão da ferramenta caindo a sangria ficará mais lenta está correto, porém você pode contornar essa queda de pressão natural simplesmente bombeando a ferramenta um pouco mais para restabelecer a pressão ideal para efetuar a sangria. Eu por exemplo usei apenas 1 litro de fluido de freio dentro da minha ferramenta quando fui executar esse procedimento. Pode deixar que futuramente vou fazer um vídeo mostrando essas tampas e suas aplicações. Em breve vou adquirir várias dessas tampas, pois um amigo meu fabrica todas elas com uma qualidade impecável. Espero ter ajudado. Grande abraço.
+Mecânica Descomplicada faz sentido oq vc disse. Mas de fato cai a pressão qndo o nível de óleo novo vai descendo. Atualmente tenho uma tampa universal que é chatinha de usar mas funciona e outras duas que são plug and play que funciona perfeitamente. Qual o fabricante que você recomenda? Obrigado pela atenção. Abraços!
Não conheço a qualidade das tampas dos principais fabricantes então não me sinto à vontade para opinar. As tampas que eu conheço e são muito boas, todas em alumínio com excelente acabamento, é um amigo meu que fabrica e vende.
Se você puder indicar... Agradeço muito. Atualmente tenho de plástico com bom acabamento com o suporte do enganar rápido em cima e o fundo por onde escoa o óleo novo.
Parabéns! Você explica muito bem, de uma forma que se faz entender. Não entendo de mecânica, porém está começando a aparecer alguns problemas e são muito caro as manutenções. Confesso tbm que fiquei um pouco mais preocupado, pois é muita responsabilidade fazer algumas manutenções, ainda mais se tratando de freio. Vou continuar vendo é divulgando seus vídeos, ao menos não serei enrolados por alguns mecânicos que cobram além do que precisa srsr
Como sempre aula rápida e perfeita show top. Agora vem as dúvidas em qual desses métodos seria o ideal para sistema com ABS, já que o sistema utiliza outros agregados. Parabéns.
wesley costa silva ulian Olha, eu prefiro o método da bomba de pressão, acho mais tranquilo. O risco de entrar no sistema é nulo e isso por si só já é ótimo pra mexer nos freios com ABS, já que se entrar ar nas válvulas só com scanner e muita paciência dá pra tirar esse ar lá de dentro, voltando o freio a sua eficiência total. Abraço
Opa blz? Muito top sua explicação! Parabéns. Corolla 2009 com sintoma de esponja, pouca coisa mas tem. Fluído trocado e sangria feita mas permanece a "esponja". Poderia me ajudar?
Sinceramente não sei qual modo foi utilizado para sangria e se foi visto as condições dos mangotes. Eu deixei o carro e peguei depois. É corolla 2009, 1.8 xei, tem ABS. Ontem detectei que a borracha de vedação que fica dentro da tampa que vai no reservatório do fluido de freios, está rompida.
Meu caro, só tenho a dizer que seus vídeos são bem legais. Sucesso meu amigo, e estou esperando seu contato pelo meu e-mail. Estou muito satisfeito, estou aprendendo muita coisa, graças a pessoas legais como voce, um abraço!
As elétricas normalmente sangram o sistema pressurizando ele. Você enche a ferramenta com fluido de freio novo e conecta ela ao reservatório de fluido de freio do carro. Depois disso, basta abrir o parafuso sangrador de uma das rodas e apertar o comando da ferramenta. Nesse momento, a ferramenta aplica pressão no sistema, empurrando o fluido de freio novo para dentro do mesmo, o que acaba fazendo com o que o fluido de freio velho saia pelo parafuso sangrador. Espero ter ajudado. Abração!
Infelizmente nunca utilizei uma ferramenta deste tipo, então não sei se com essas ferramentas elétricas é possível pressurizar o sistema antes de iniciar a sangria.
EXCELENTE VÍDEO // estou pensando em fazer o trocar completa do fluidos de freio , um fox prime com ABS //esses métodos podem ser usados no sistema ABS ? pretendo usar o método 2. desde ja obg pela atenção .
Sim, todos esses métodos funcionam e podem ser aplicados em carros com ABS. Contudo, é possível que exista algum procedimento adicional para sangrar esse sistema, normalmente utilizando um scanner. Espero ter ajudado. Abraço.
Parabéns pelo canal... Ótimas dicas... Fiquei com uma dúvida no método bombando o pedal, tem que fazer o procedimento com o carro ligado ou desligado? E esse procedimento pode ser utilizado em freios ABS?
Pode ser feito tanto com o carro ligado quanto desligado. Quanto a sangria de sistemas ABS, em alguns carros há procedimentos específicos além destes citados no vídeo. Nesses casos, o ideal é proceder exatamente com o que é solicitado no manual de reparação do veículo. Espero ter ajudado. Abraço!
Oi amigo eu coloquei um cilindro mestre do gol em uma bandeirante o encaixe deu certo a dúvida é sobre a preçao se é a mesma ou é menor por se tratar de carros diferentes
Legal... uma dúvida: ao utilizar o método de sangria com bombinha de váculo em cada roda, devo manter o pedal de freio pressionado ou mesmo sem pressionar o váculo suga o óleo velho que está no reservatório? E vídeos novos deste excelente canal ? ;)
Pode manter o pedal na posição de repouso que o fluido de freio sairá normalmente. Quanto a novos vídeos, retornarei em breve. Enfrentei diversos problemas pessoais, profissionais e de saúde neste ano, inclusive estou me recuperando lentamente de um neste momento. Assim que estiver tudo tranquilo, retornarei rapidamente aos vídeos =). Abração!
Geralmente se insere o óleo lentamente no sistema e depois se esterça o volante repetidas vezes para ambos os lados para promover a circulação do óleo e a saída de eventuais bolhas de ar.
Eu devo enseri o óleo lentamente e esterçar o volante várias vezes ambos os lados sim blz mais tem que ser com o carro ligado ou desligado pr tirar as bolhas de ar do sistema de distribuição hidráulica ??
Meu caro Não sei que processo utilizou para fazer essa troca, mas da forma menos correta à mais adequada, que é desconetando o retorno para escoar o fluido, tamponando o tubo que sai do depósito, nunca deixar chegar ao fim seja simplesmente virando o volante para ambos os lados, ou ainda ligando o carro e fazendo o mesmo ao volante. Sempre atento principalmente quando o carro é ligado e devido à pressurização o fluido é esgotado muito rapidamente do depósito, por esse motivo deve estar atento para não deixar esgotar o depósito. Se assim fizer decerto não terá ar no sistema como refere. Ainda quando terminar tire a tampa do depósito e vire o volante para ambos os lados, várias vezes, atestando não ultrapassando o Máx da marcação e assim as bolhas de ar desaparecem se as tiver. Boa sorte.
Oi blz tenho uma hilux e gostaria de fazer a sangria freio quero saber qual a ordem q devo seguir por rodas qual a primeira roda e assim por diante obrigado
Boas, meu Caro Gostei das explicações mas das quatro, utilizo a de bomba de vácuo. O custo é mínimo, já que é possível utilizar um borrifador e convertê-lo em Bomba de vácuo, que se controla perfeitamente. Quanto às bolhas de ar que podem aparecer junto ao parafuso sangrador, é fácil controlar essa situação. Basta que se retire o parafuso e se aplique duas ou três voltas de fita de Teflon, volte a rosquear e colocar a mangueira cristal, simples e resolve o problema. Espero que esta dica possa ajudar. Um abraço geral Álvaro
Para não danificar o cilindro mestre é só colocar uma madeira de alta grossura abaixo do pedal do freio. Tipo, aquelas madeiras que se põem em telhado.
Boa noite. Você poderia me esclarecer se o sangrador de 12 volts, que se vende no mercado, pode fazer sangria em qualquer situaçao? Isto é, tanto na troca de fluído como em qualquer reparo, como troca do cilindro de roda ou mestre?
Cara, fiz uma bomba de vácuo com um pulverizador de compressão prévia e funcionou legal mas enfrentei esse problema de ficar entrando ar pelos fios de rosca do parafuso sangrador. Apanhei pra caramba até encontrar a abertura ideal para que não entrasse ar pela rosca. No fim das contas eu percebi que seria melhor eu simplesmente comprar também uma tampa adaptadora, puxar uma mangueira dela até o pulverizador e pronto! Estaria pronto o sangrador de freios por pressão.
Muito bom video, bem completo e elucidativo. Sobre o risco de danificar o cilindro mestre fazendo a sagria bombado o pedal, na minha opinião se isso vier a acontecer é porque o cilindro mestre já não estava em boas condições e deveria ser trocado de qualquer forma.
Marcus Moreira Mais ou menos... O cilindro mestre no uso normal do freio trabalha em uma determinada região, que pode estar perfeita, 100%. Quando você sangra bombando o pedal, o pistão dentro do cilindro avança para uma área que nunca é utilizada, e aeee sim pode danificar o reparo do pistão do cilindro mestre provocando a perda de pressão. Um cilindro que estoura numa sangria bombando o pedal não necessariamente era um cilindro defeituoso antes de quebrar. Vou tentar explicar isso direitinho no vídeo sobre esse assunto. Abraço
Mecânica Descomplicada Entendo teu ponto de vista. Mas pra mim um cilindro que não está 100% em todo o curso já está comprometido, embora possa ser usando normalmente. Imagine vc viajando com um fluido que não é novo, pega umas descidas de serra e o liquido ferve. Nesse caso o curso do pedal começa a aumentar e esse cilindro já "condenado" vai estragar o embolo do cilindro de qualquer forma. Mesmo depois que o fluido voltar a temperatura normal o sistema de freios vai estar comprometido até o fim da viagem.
Sim sim, neste ponto você está corretíssimo. Mas também o dono desse carro aee não dá a mínima pra manutenção kkkkkkkk. Pode acontecer mesmo, mas é mais raro. Abraço
O que eu quis dizer na verdade é que a pessoa vai utilizar o freio normalmente sem perceber que o cilindro mestre está danificado internamente, o freio fica normal. Só depois de chegar naquela região nunca utilizada que o cilindro mestre pode danificar. Acho que ninguém troca o cilindro mestre do carro preventivamente, sem que ele apresente qualquer problema no uso normal kkkkkk.
Mecânica Descomplicada Perfeito!! Por isso eu prefiro fazer a sangria bombeado o pedal, se o cilindro mestre tiver comprometido vai mostrar isso e terei oportunidade de trocar e não ficar sem freio numa viagem. :-)
Em 2023 pesquisando sobre Bomba de Vácuo, algumas pneumáticas, outras manuais. Algumas manuais tem a função inversa, de Pressão. Fora o stress de ficar apertando manualmente, tem algum risco?
Exelente video, parabéns, simples e bem explicado. Tenho uma pergunta: e se eu usar uma seringa hipodérmica de 20 ml para fazer manualmente o vácuo no parafuso sangrador funcionaria?. vou me inscrever no canal.
Muito obrigado pelos elogios =) Respondendo a sua pergunta: Funcionaria sim, mas demoraria uma barbaridade pra sangrar o sistema kkkkk. Espero ter ajudado. Abraço.
Tem alguma dúvida? Quer colaborar com o canal? Então faça parte do Clube de Membros!
Gostaria de saber do sistema, bombando o pedal de freio para fazer a sangria. Serve para o câmbio automático com ABS.
onde
lucianolopeslld@gmail.com mais informaçoes
Parafuso de freios folga em todas as rodas
Faz por rodas ou abre as 4
Informações precisas e claras.
Ótimo vídeo , ótimo tabalho.
No mínimo vale um like
Esse canal é top amigão .
Deus te deu um dom:
O de ensinar !
Obrigado pela aula.
Didatica nota 10!
valeu demais. Falou com bastante propriedade e conhecimento do assunto. Aprendí muito. Parabéns!!!!
Valeu Joao, muito obrigado. Abração!
Vc é bom cara e se expressa muito bem
Valeu Tiago!
Boa tarde, excelente explicação, gostaria que você explicasse também com fazer sangria da embreagem da SpaceFox 2009
Sem comentários... Excelente sua aula.
Valeu Flávio! 😄
Excelente explicação, gratidão.
Valeu!
Muito bom muito bem explicado parabens
Valeu Gilberto!
Ótima aula!
Esses métodos vc faz com o carro desligado, ou com o motor funcionando?
Faltou isso durante a explicação.
Fiz com ele desligado, mas não sou mecânico.
Melhor explicação que encontrei na net. Um verdadeiro professor, muito bem articulado, fala bem, não tropessa nas palavras, enfim, ensinou 100% correto.
Valeu, muito obrigado!
muito boa sua explicação, venho experimentando as possibilidades e de fato é o que explicou ai. Parabéns.
Valeu Marcelo!
Parabéns muito bem esplicado w rapido
Valeu!
Nota mil, perfeito seu vídeo, acima da média, parabéns!
Valeu Maclaude!
Excelente vídeo, informações valiosas!
Ficou muito fácil entender os prós e contras de cada método de sangria.
Obrigado e grande abraço.
Fábio Morais Valeuuu, muito obrigado. Abraço
Ótimo conteúdo e excelente narrativa, dá até prazer assistir a vídeos assim. Parabéns!
Valeu, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Abraço!
@@mecanicadescomplicada , uma pena o canal estar inativo, não só pela boa escolha dos temas mas, mais importante, pela qualidade da abordagem técnica e pelo modo claro e descomplicado como tudo é explicado.
Espero que voltem a nos trazer mais vídeos!
Melhor vídeo encontrado sobre o assunto.
Valeu Emerson!
Aula ótima
Valeu Pedro!
Valeu muito obrigado 🙂
Valeu!
Muito Boa sua vídeo aula .muito bem explicado esse seu quadro com todas estapas do sistema de sangri fico choy . # Meus Parabéns
Valeu Josivaldo!
Gostei tanto do seu canal, cansado de ser enganado pelos mecânicos
;)
ótimo vídeo bem explicado só uma pergunta quando Faso a sangria no meto bombando tem que ta com carro ligado ou não?
Parabéns pela aula e pelo seu trabalho eu gostei muito boa noite e um forte abraço
Valeu Ronaldo, muito obrigado! Abraço.
Uma aula! Muito boa!!!👏👏
Valeu Renato!
Ótimo vídeo bem explicado, resolvi q vou pagar pra fazer, kkk
;)
Aaaarreeebeeentouuu !!! Muito bem explicado !!!
Show de bola mesmo !!! Ganhou minha Inscrição !!!
Parabéns pelo Vídeo !!!
Deus Abençoe Você e sua Família !!!
Valeu!!!
Tirou todas as minhas dúvidas! Valeu mesmo
Valeu Luiz!
Valeu por mais esta aula. faz um usando escanner automotivo.
Valeu ;)
sensacional ! aula 1000
Valeu!
Como sempre ótimas informações.....E compartilhado no face.
Valeu Clovis!
Parabéns amigo, ótimo vídeo, super importante essa informação para os amantes de carro 🙏👍
Valeu Will =)
Muito bem explicado... parabéns, continue com essa clareza de informações.👏👏👏
Valeu, muito obrigado! Continue acompanhando o canal =). Abraço!
excelente videos bem clara as explicacoes otimo profissional parabens
Valeu Amanda, muito obrigado! Continue acompanhando o canal =). Abraço!
Sugestão de vídeo, sobre a real informação se o óleo de direção hidráulica tem que ser trocado ou apenas completar, pois acabei de falar com um mecânico e é El informou que não se troca, eu descordo, pois ao lindo dos anos o sistema estará muito contaminado e sujo.
Outro assunto é sobre a importância da água desmineralizada em sistema de arrefecimento em veículos com problemas crônicos de arrefecimento, tipo Ford ecosport, fiesta, etc...., abraço!
É um grande privilégio poder contar com dicas como essa , principalmente quando é um leigo como eu .parabens amigo pela boa vontade de nos passar orientações como essa.
Muito obrigado pelos elogios Antônio. Fico feliz em saber que os vídeos te ajudam =). Continue acompanhando o canal! Abraço!
Que aula! Parabéns!
Valeu, muito obrigado! Abração.
Minha bomba de vácuo é uma seringa de 60 ml com uma mangueirinha que encaixa bem nela e no parafuso sangrador...
Barato e eficiente.
=P
Ótimo!
Ótimo explicação tenho um fusca vou fazer pela forma de pressão
;)
Uma fantástica aula, muito útil e esclarecedora. Parabéns.
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Falei com 2 mexanicos que queria fazer a sangria do sistema de freio e também do atuador de embreagem que é o mesmo óleo da ecosport e os dois me falaram que poderia dar problema e trocar o atuador devido ter que pisar até o fundo do pedal de embreagem, logo vi que eram mecanicos, pois não investem em ferramentas com uma bomba de vaco etc... Fazendo com a bomba bao corro esse risco de estragar o cilindro mestre ou o atuador de embreagem, valeu pelo vídeo!
Valeu Maclaude!
Gostei da sua explicação valeu...eu fiz uma bomba de vácuo ficou ótima, mais puxa muito ar mesmo,,será que não ficou bolha de ar no sistema?fiquei em dúvida sobre isso.
Olá gostei da tua esplanação! parabéns , boa didática! pergunto, eu mesmo troquei pastilhas e disco do meu carro, corolla fielder 07.automatico, com abs, nao fiz a sangria, estava sozinho. Pergunto, tem sequencia de rodas, para fazer a sangria? falha no fluido dos canos, pode fazer com que a pastilha desgaste mais de um lado do que do outro? exemplo, a minha da direita dianteira, estava so com 3 mm e do outro uns 8 mm!!! ate breve parabens"!!
Em alguns carros o fabricante define uma sequência de sangria sim, que garante uma troca eficiente e segura do fluido.
Sobre a sua segunda pergunta: Tradicionalmente o sistema de freios é dividido de forma cruzada em duas partes: uma região do cilindro mestre freia as rodas dianteira esquerda e traseira direita e a outra região freia as rodas dianteira direita e traseira esquerda. Se uma dessas regiões estiver com bolhas de ar e a outra não, 2 rodas vão frear bem e as outras duas vão ser prejudicadas pelas bolhas de ar. Nesse caso, é possível e provável que ocorra um desgaste irregular das pastilhas de freio entre as rodas.
Espero ter ajudado. Abraço!
@@mecanicadescomplicada muito obrigado, ou seja realmente preciso traocar o oleo do carro, do freio!!! agora ver a sequencia correta, mem falaram, de tras da direita para frente, TD TE DD DE. verei, obrigado.
É meu querido, a continuar com essa qualidade de aula o número de alunos aumentará e muito, teremos que rezar por uma lousa maior. Desejando aqui um forte abraço saúde e sucesso.
No próximo mês começo curso eletromecânica automotiva no senai, prepare-se vou sugerir assuntos, ok??? Abraço
FERNANDO FALCÃO Por enquanto esse quadrinho ta servindo kkkk. Me limita um pouco em questão de espaço mas é até bom pois condenso mais as informações e os vídeos não ficam tão longos. Fique a vontade para sugerir assuntos gerais de mecânica, se eu souber sobre o assunto e der para fazer um vídeo, coloco aqui na lista de espera. Muito obrigado pelos elogios e pela audiência. Abraço
Boa explicacao amigo ,nao bom antes bombar o pedal colocar uma madeira de 5 cm atras do pedal para que ele nao chegue ate o fim para nao estragar o cil mestre.?
Muito bom, essa dica vale também para pa carregadeira?
Vale para qualquer sistema de freios tradicional.
@@mecanicadescomplicada valeu, funcionou muito bem, muito rápido, obrigado!!
muito bom suas aulas
Valeu, muito obrigado =)
Olá MD
Debruçando-me sobre o sistema por bomba de vácuo, o meu preferido, quanto ao problema de poder criar bolhas pelo excesso de força quando quer puxar mais que a capacidade de escoamento, é fácil de resolver.
Basta que retire completamente o bico sangrador e enrolar duas três voltas na rosca de Teflon (usado nas tubos de casa), voltar a colocar o sangrador no sitio e fazer a sangria, sem esse risco que referes das bolhas.
Cumprimentos.
Valeu amigo fiz, bomba de pressão muito bom sozinho consegui.
Freio zerado. Top.
Show!
Aula muito boa e completa! Conteúdo perfeito! Explicação perfeita!
Acho que só faltou o material visual para que as pessoas que não conhecem as peças visualizarem melhor o processo. Contudo a explicação é tão boa que isso não carece e também o youtube ta cheio de vídeo das pessoas fazendo a troca por todos os métodos.
A cada dia procuro melhorar mais e mais o canal e resolver esses detalhes, sendo um deles esse que você mencionou =).
Muito obrigado pelos elogios! Continue acompanhando o canal =). Abraço.
Muito obrigado, dicas praticas, gostei....
Valeu Edmar!
Valeu pela aula brother 🧤👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu!
Boa noite, tenho um novo polo e pretendo fazer a substituição do fluido de freio, só uma dúvida ao fazer a troca pelo método de bombando o pedal o carro deve está funcionando o motor ou não????
Agradeço de antemão um forte abraço Recife-PE
Ótima aula!
Valeu =)
Amigo obrigado pela bela aula, muito explicativa
Valeu!
Muito bom Parabéns
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Simplesmente completo! Parabéns! Ajudou bastante!
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Excelente video, parabéns pela qualidade e dedicação !!!
Valeu Valter, muito obrigado! Abração.
Ótimo vídeo fera uma verdadeira aula!!! O fera tô com problema aqui meu carro foi trocado os flexivel de freio e fluído mas depois da troca o pedal fico borrachudo e muito baixo o pedal quase encosta no assoalho, o carro não tá sem freio tá freando só com pedal muito baixo antes era muito bom só um relinho já sentia frea, já foi feita a sangria novamente várias vezes com garrafa e mangueira transparente pra ver se saia bolha e nada continuo borrachudo tem alguma dica?? Será q já era o cilindro mestre será q neste cerviso estragaram ele ???
Pela sua descrição é possível que o cilindro mestre tenha sido danificado mesmo.
Eu coloco um toco de madeira atrás do pedal de freio limitando para ele não chegar até o fundo na hora da sangria assim não danifica o cilindro mestre !
OTIMO ; sabe falar e entende do assunto, poderia falar sobre troca de oleo de motor , encher ou nao o filtro com oleo...???? se ja nao fez um video desse....
Olá. Já fiz um vídeo aqui no canal sobre como medir corretamente o nível do óleo lubrificante do motor. Ainda não tenho vídeos sobre os assuntos que você sugeriu, mas fiz questão de anotá-los como assuntos para futuros vídeos. Abraço.
com o filtro fram modelo q da pra encher de oleo o motor demorou 13 seg. para apagar a luz do oleo, outra vez sem encher de oleo a luz demorou so 3 seg. pra apagar, ja ouvi casos de travar o motor porcausa de uma troca de oleo .... entendeu?
Entendi. Vou pesquisar sobre esse assunto e, se conseguir informações bacanas, vou gravar um vídeo sobre isso, ok? Abraço =)
haspedosanto qualquer filtro dá para encher as vezes só molhar o papel já ajuda , o meu fica a 90graus em relação ao solo e eu encho de boa uns 60%
Excelente os vídeos e teus comentários.
O único risco para o sistema com o uso da bomba de pressão é que a pressão recomendada pelos fabricantes é em torno de 1,0 BAR que eu acho muito elevada e pode ocasionar a quebra se o plástico estiver ressecado por calor e ou o despendimento do reservatório plástico do cilindro caso as borrachas de vedação esteja comprometida o que ocasionará uma lambança geral no cofre do motor.
A pressão normal ali é de alguns milimetros de H2O (+/ - 50) que é a altura do nível máximo até a entrada do cilindro, mas quando se coloca 1BAR = 10.000 mmde H2O a pressão aplicada é 200 vezes acima da de trabalho.
Já até falei isso para o Diego em algumas aplicações que ele faz com aquele dele da Radiex.
Penso que uns 2,000 mm H2O ou seja 0,2 BAR é mais do que o suficiente e bem mais seguro para o reservatório.
Já o restante do sistema de freios (Cilindro Mestre / tubulações / Cilindros de rodas ou da pinças) sóa projetados e suportam facilmente pressões altíssimas de mais de 200 BAR quando é aplicado força no pedal durante uma frenagem mais brusca.
Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Muito obrigado pelo comentário, acrescentou um ponto que eu não mencionei no vídeo. Realmente se o reservatório estiver com alguma trinca no seu corpo ele pode vir a romper no momento da sangria por causa da pressão aplicada pela ferramenta. Não coloquei isso como risco no vídeo pois quase todas as montadoras recomendam este método com esta pressão de 1 bar e quase todos os manuais técnicos dizem a mesma coisa também. Dessa forma, julgo que é um risco calculado do qual se tem conhecimento, pensado no momento do projeto da ferramenta. Os riscos que coloquei no vídeo englobaram mais possíveis problemas que a pessoa podia gerar no sistema caso aplicasse o método de forma errada e problemas que podem surgir na utilização do método. Valeu pela participação, muito obrigado pelos elogios. Abraço
Mecânica Descomplicada Não tem o que agradecer, estamos aqui para agregar ou somar alguma coisa e alertar o pessoal sobre algum tipo de problemas que as vezes podem causar algum tipo de risco e ou aborrecimentos.
Pelo fato da densidade do fluido de freio ser menor do que a da água, aquele 0,2 BAR ou 2.000 mmH2O. que eu citei seria uma pressão suficiente para jogar este fluido à quase 3 metros de altura, ou seja, um andar de um edifício.
Faça depois o vídeo que voce nos falou que irá fazer nos mostrando um cilindro mestre danificado na zona não utilizada no dia à dia, com isso voce irá retirar a dúvida do nosso amigo Marcus Moreira e outros que as vezes numa sangria com o método de bombeamento poderá a vir perder o cilindro mestre.
Em um cilindro novo ou que tenha sido desmontado e verificado a integridade de sua camisa, não tem problema algum aplicar este método, mas em um já usado por alguns anos, especialmente os que não é feita a substituição do fluído de tempos em tempos, o risco de perdê-lo e muito grande..
Como ele disse e eu respeito, seria até bom danificá-lo e se necessário fazer a troca imediata, só que isso pode literalmente quebrar qualquer um pelo preço de alguns que eu conheço que passa de R$ 1.200,00.
Te cito o exemplo que ocorreu comigo....
Tenho um Santana GLSI 2.0 1995 com ABS que utilizava um cilindro da Varga que há 8 anos atrás quando eu o substitui custava a bagatela de R$ 950,00. em Belo Horizonte.
O que eu fiz, o retirei e o levei em mãos na loja de um amigo, dai encontrei um da Controil (ZERADO) que era de aplicação no Fiat Tipo, idêntico na furação inclinada do flange de fixação, diâmetro do embolo etc só que ele tinha 4 saídas e o meu tinha apenas 2, o comprei e o coloquei isolando as 2 partes não utilizadas e esta até hoje funcionando maravilhosamente bem.
A pequena grande diferença foi que ele na ocasião me custou R$ 255,00, ou seja 25% do valor do original.
Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Em alguns carros a pressão recomendada pela fábrica para troca do fluído ou pré-sangria chega a ser de 2 bar dependendo do sistema ABS que o carro utiliza.
A pré-sangria é utilizada quando o cilindro mestre fica seco ou for substituído e é um procedimento diferente do convencional, mas mesmo colocando 2 bar não se consegue expulsar todo o ar do sistema, tem que ligar o motor para carregar o servo-freio e pressurizar o pedal com muita força antes de abrir o sangrador para conseguir expulsar o ar que fica preso na tubulação, principalmente entre o cilindro mestre e o ABS. Tive esse problema no meu carro e tentei sangrar com 2 bar de pressão, e nada, o pedal sempre continuava mole... Depois de umas tantas sangrando pressurizando com o pedal + 2 bar aplicado no reservatório ao mesmo tempo, resolveu o problema.
Excelente vídeo. Bem explicado.
Valeu!
boas as dicas valeu
=)
Fantastico video !!! Uma duvida, tenho um problema no meu carro fui regular os farões a Fiat a marca e disseram-me se podiam verficar outras coisas, e eu respondi tranquilo a vontade ! Surpresa, que já não queriam que retira-se o meu carro da oficina pois um amigo que me fez uma revisão por sinal colocou outro oleo, não sendo o indicado ( oleo de travoes ) se sangrar o sistema, fica resolvido ???
Eu uso o método da bomba de vácuo.
A questão do custo eu contornei usando uma bomba de pulverização de jardinagem. Vc inverte o mecanismo de pressurização, para ela bombear para dentro do reservatório. Custou R$ 80,00 da bomba de 8 litros (tem menores) e uns R$ 15,00 de cano PVC. Peguei a ideia no canal Clube de Motores.
O problema do ar na rosca do sangrador, eu contornei passando uma bola de graxa em redor da rosca do sangrador e da boca da mangueira. Ideia do canal Chris Fix (em inglês mas dá pra entender por observação, se vc não fala inglês).
Pra fins de "faça você mesmo", atende bem. Testei numa KTM 990 Adventure, numa BMW M3 e numa Chevy C-15.
Ah, sim! Like 1378, no vídeo!
Show!
Manda o vídeo dele por favor.
Creio que ele tenha se referido a este vídeo:
th-cam.com/video/i4Q8oGrth00/w-d-xo.html
Espero ter ajudado. Abraço!
@@mecanicadescomplicada Quero o vídeo do Chris Fix. A bombinha de vácuo feita com pulverizador eu também já fiz a minha e tive esse problema das bolhas de ar entrando pela rosca do parafuso mas acho que entendi a jogada. Se colocar graxa ao redor a mesma vai criar uma espécie de barreira e o ar não vai entrar pela rosca.
Valeu.
Muito bom valeu
Valeu!
Muito bom. Quanto ao metodo de bombar a solucao para nao correr risco ao cilindro mestre basta colocar um calco. embaixo do pedal do freio para que o mesmo nao va ate o fim.
É uma possibilidade =). Abraço.
Muito bom o vídeo. Tá cada dia melhor. Esta de parabéns. Mas uma dica sobre a bomba de pressão: ela tem que conter óleo o suficiente. Pelo menos 2 litros. Porque quando ela abaixa o nível dentro da bomba, ela não consegue empurrar o óleo novo com a mesma eficiência de quando ela estava cheia.
Professor, o sr poderia mostrar tb as tampas do reservatório que é necessário usar para o uso da bomba de pressão. Muita gente nunca nem viu como funciona de verdade. Um abraço e sucesso
Valeu, muito obrigado =D. Não há necessidade de encher a ferramenta com 2 litros. A medida em que o fluido de freio for saindo da ferramenta e entrando no sistema, caso você não use uma linha de ar comprimido para manter a ferramenta pressurizada sempre na mesma pressão, a pressão dentro da ferramenta cai. O seu raciocínio de que com a pressão da ferramenta caindo a sangria ficará mais lenta está correto, porém você pode contornar essa queda de pressão natural simplesmente bombeando a ferramenta um pouco mais para restabelecer a pressão ideal para efetuar a sangria. Eu por exemplo usei apenas 1 litro de fluido de freio dentro da minha ferramenta quando fui executar esse procedimento. Pode deixar que futuramente vou fazer um vídeo mostrando essas tampas e suas aplicações. Em breve vou adquirir várias dessas tampas, pois um amigo meu fabrica todas elas com uma qualidade impecável. Espero ter ajudado. Grande abraço.
+Mecânica Descomplicada faz sentido oq vc disse. Mas de fato cai a pressão qndo o nível de óleo novo vai descendo.
Atualmente tenho uma tampa universal que é chatinha de usar mas funciona e outras duas que são plug and play que funciona perfeitamente. Qual o fabricante que você recomenda? Obrigado pela atenção. Abraços!
Não conheço a qualidade das tampas dos principais fabricantes então não me sinto à vontade para opinar. As tampas que eu conheço e são muito boas, todas em alumínio com excelente acabamento, é um amigo meu que fabrica e vende.
Se você puder indicar... Agradeço muito. Atualmente tenho de plástico com bom acabamento com o suporte do enganar rápido em cima e o fundo por onde escoa o óleo novo.
Me manda um e-mail que eu te passo o contato dele certinho. E-mail: mecanicadescomplicada@gmail.com. Abraço.
Muito bom.
Olha fasa uma vídeo aula desta .para sistema de sangria Freio ABS .
;)
Parabéns!
Você explica muito bem, de uma forma que se faz entender.
Não entendo de mecânica, porém está começando a aparecer alguns problemas e são muito caro as manutenções.
Confesso tbm que fiquei um pouco mais preocupado, pois é muita responsabilidade fazer algumas manutenções, ainda mais se tratando de freio.
Vou continuar vendo é divulgando seus vídeos, ao menos não serei enrolados por alguns mecânicos que cobram além do que precisa srsr
Valeu Marcelo =). Continue acompanhando o canal! Abraço.
Há Buu
Muito bom seu video..parabens
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Como sempre aula rápida e perfeita show top. Agora vem as dúvidas em qual desses métodos seria o ideal para sistema com ABS, já que o sistema utiliza outros agregados. Parabéns.
wesley costa silva ulian Olha, eu prefiro o método da bomba de pressão, acho mais tranquilo. O risco de entrar no sistema é nulo e isso por si só já é ótimo pra mexer nos freios com ABS, já que se entrar ar nas válvulas só com scanner e muita paciência dá pra tirar esse ar lá de dentro, voltando o freio a sua eficiência total. Abraço
Muito Obrigado abraço.
Ótimo vídeo! Muito explicativo
Valeu Fábio, muito obrigado =). Continue acompanhando o canal! Abraço.
parabens valeu
Valeu, muito obrigado! Abraço.
Show !! Excelentes vídeos meu caro, está de parabéns pela didática !
Valeu Luiz, muito obrigado pelo elogio =). Continue acompanhando o canal! Abração.
Uma pergunta quando vc bombeia o pedal de freio quando desce até embaixo não estragar o cimlimbro da roda não?
Continue assim, profissionalismo puro.... Parabéns!
Valeu Fernando, muito obrigado =). Continue acompanhando o canal! Abraço.
Muito bom vídeo,parabéns..
É ISSO AI!! MAIS UM INSCRITO!!
Valeu! Seja bem-vindo ao canal =). Abraço!
Opa blz?
Muito top sua explicação!
Parabéns.
Corolla 2009 com sintoma de esponja, pouca coisa mas tem.
Fluído trocado e sangria feita mas permanece a "esponja".
Poderia me ajudar?
Como foi feita a sangria do sistema?
O carro tem ABS?
Foram verificados os mangotes/flexíveis de freio?
Sinceramente não sei qual modo foi utilizado para sangria e se foi visto as condições dos mangotes.
Eu deixei o carro e peguei depois.
É corolla 2009, 1.8 xei, tem ABS.
Ontem detectei que a borracha de vedação que fica dentro da tampa que vai no reservatório do fluido de freios, está rompida.
Muito bom vídeo sou escrito apartir de agora vlw Mano Deus te abençoe sempre
Valeu, Weuler! Seja bem-vindo. Abração!
Meu caro, só tenho a dizer que seus vídeos são bem legais. Sucesso meu amigo, e estou esperando seu contato pelo meu e-mail. Estou muito satisfeito, estou aprendendo muita coisa, graças a pessoas legais como voce, um abraço!
Aguardando o meu contato? Ih caramba, fiquei te devendo alguma resposta? Se sim, qual? Desculpa. Abraço.
Gostei muito da aula, e aquelas elétricas ? qual e o tipo dela ?
As elétricas normalmente sangram o sistema pressurizando ele. Você enche a ferramenta com fluido de freio novo e conecta ela ao reservatório de fluido de freio do carro. Depois disso, basta abrir o parafuso sangrador de uma das rodas e apertar o comando da ferramenta. Nesse momento, a ferramenta aplica pressão no sistema, empurrando o fluido de freio novo para dentro do mesmo, o que acaba fazendo com o que o fluido de freio velho saia pelo parafuso sangrador. Espero ter ajudado. Abração!
Mecânica Descomplicada Ajudou demais, mas só queria saber qual é o tipo vácuo, pressão ?
Pressão =)
Mecânica Descomplicada e como eu faço o teste de pressão antes ?
Infelizmente nunca utilizei uma ferramenta deste tipo, então não sei se com essas ferramentas elétricas é possível pressurizar o sistema antes de iniciar a sangria.
EXCELENTE VÍDEO // estou pensando em fazer o trocar completa do fluidos de freio , um fox prime com ABS //esses métodos podem ser usados no sistema ABS ? pretendo usar o método 2. desde ja obg pela atenção .
Sim, todos esses métodos funcionam e podem ser aplicados em carros com ABS. Contudo, é possível que exista algum procedimento adicional para sangrar esse sistema, normalmente utilizando um scanner. Espero ter ajudado. Abraço.
Parabéns pelo canal... Ótimas dicas... Fiquei com uma dúvida no método bombando o pedal, tem que fazer o procedimento com o carro ligado ou desligado? E esse procedimento pode ser utilizado em freios ABS?
Pode ser feito tanto com o carro ligado quanto desligado. Quanto a sangria de sistemas ABS, em alguns carros há procedimentos específicos além destes citados no vídeo. Nesses casos, o ideal é proceder exatamente com o que é solicitado no manual de reparação do veículo. Espero ter ajudado. Abraço!
Oi amigo eu coloquei um cilindro mestre do gol em uma bandeirante o encaixe deu certo a dúvida é sobre a preçao se é a mesma ou é menor por se tratar de carros diferentes
Se as medidas dos componentes internos do cilindro forem diferentes, certamente as pressões serão diferentes.
Parabéns, estou curtindo muito seus vídeos. Continue nos mandando mais vídeos, já aguardando o próximo... 👍👍👍
ricardo soler Hoje acho que sobe mais um pro TH-cam. Abraço
Legal... uma dúvida: ao utilizar o método de sangria com bombinha de váculo em cada roda, devo manter o pedal de freio pressionado ou mesmo sem pressionar o váculo suga o óleo velho que está no reservatório? E vídeos novos deste excelente canal ? ;)
Pode manter o pedal na posição de repouso que o fluido de freio sairá normalmente.
Quanto a novos vídeos, retornarei em breve. Enfrentei diversos problemas pessoais, profissionais e de saúde neste ano, inclusive estou me recuperando lentamente de um neste momento. Assim que estiver tudo tranquilo, retornarei rapidamente aos vídeos =). Abração!
@@mecanicadescomplicada vlw parceiro. Força ae
Boa noite amigo eu gotaria de sabér como retirár o ar do sistema de direção hidraúlicas ?
Geralmente se insere o óleo lentamente no sistema e depois se esterça o volante repetidas vezes para ambos os lados para promover a circulação do óleo e a saída de eventuais bolhas de ar.
@@mecanicadescomplicada Obrigado amigo e um forte abraço valeu ...
Eu devo enseri o óleo lentamente e esterçar o volante várias vezes ambos os lados sim blz mais tem que ser com o carro ligado ou desligado pr tirar as bolhas de ar do sistema de distribuição hidráulica ??
Meu caro
Não sei que processo utilizou para fazer essa troca, mas da forma menos correta à mais adequada, que é desconetando o retorno para escoar o fluido, tamponando o tubo que sai do depósito, nunca deixar chegar ao fim seja simplesmente virando o volante para ambos os lados, ou ainda ligando o carro e fazendo o mesmo ao volante.
Sempre atento principalmente quando o carro é ligado e devido à pressurização o fluido é esgotado muito rapidamente do depósito, por esse motivo deve estar atento para não deixar esgotar o depósito.
Se assim fizer decerto não terá ar no sistema como refere.
Ainda quando terminar tire a tampa do depósito e vire o volante para ambos os lados, várias vezes, atestando não ultrapassando o Máx da marcação e assim as bolhas de ar desaparecem se as tiver.
Boa sorte.
Muito bom!
+Maria Aparecida Rego Muito obrigado! Abraço.
Uma dúvida quando eu for bomba o pedal tem que está com a chave na ignição ou não precisa?
Não precisa
Oi blz tenho uma hilux e gostaria de fazer a sangria freio quero saber qual a ordem q devo seguir por rodas qual a primeira roda e assim por diante obrigado
Boas, meu Caro
Gostei das explicações mas das quatro, utilizo a de bomba de vácuo. O custo é mínimo, já que é possível utilizar um borrifador e convertê-lo em Bomba de vácuo, que se controla perfeitamente.
Quanto às bolhas de ar que podem aparecer junto ao parafuso sangrador, é fácil controlar essa situação. Basta que se retire o parafuso e se aplique duas ou três voltas de fita de Teflon, volte a rosquear e colocar a mangueira cristal, simples e resolve o problema.
Espero que esta dica possa ajudar.
Um abraço geral
Álvaro
Valeu Álvaro!
Para não danificar o cilindro mestre é só colocar uma madeira de alta grossura abaixo do pedal do freio. Tipo, aquelas madeiras que se põem em telhado.
Excelente orientação. Vou fazer no meu carro, da forma de pedal, fiz mas fico com defeito, travou as rodas, pedal duro.
=/
Boa noite. Você poderia me esclarecer se o sangrador de 12 volts, que se vende no mercado, pode fazer sangria em qualquer situaçao? Isto é, tanto na troca de fluído como em qualquer reparo, como troca do cilindro de roda ou mestre?
Cara, fiz uma bomba de vácuo com um pulverizador de compressão prévia e funcionou legal mas enfrentei esse problema de ficar entrando ar pelos fios de rosca do parafuso sangrador. Apanhei pra caramba até encontrar a abertura ideal para que não entrasse ar pela rosca.
No fim das contas eu percebi que seria melhor eu simplesmente comprar também uma tampa adaptadora, puxar uma mangueira dela até o pulverizador e pronto! Estaria pronto o sangrador de freios por pressão.
Esse problema é chato mesmo, incomoda demais.
Bacana a solução dada ao problema =). Abraço!
Muito bom video, bem completo e elucidativo. Sobre o risco de danificar o cilindro mestre fazendo a sagria bombado o pedal, na minha opinião se isso vier a acontecer é porque o cilindro mestre já não estava em boas condições e deveria ser trocado de qualquer forma.
Marcus Moreira Mais ou menos... O cilindro mestre no uso normal do freio trabalha em uma determinada região, que pode estar perfeita, 100%. Quando você sangra bombando o pedal, o pistão dentro do cilindro avança para uma área que nunca é utilizada, e aeee sim pode danificar o reparo do pistão do cilindro mestre provocando a perda de pressão. Um cilindro que estoura numa sangria bombando o pedal não necessariamente era um cilindro defeituoso antes de quebrar. Vou tentar explicar isso direitinho no vídeo sobre esse assunto. Abraço
Mecânica Descomplicada Entendo teu ponto de vista. Mas pra mim um cilindro que não está 100% em todo o curso já está comprometido, embora possa ser usando normalmente. Imagine vc viajando com um fluido que não é novo, pega umas descidas de serra e o liquido ferve. Nesse caso o curso do pedal começa a aumentar e esse cilindro já "condenado" vai estragar o embolo do cilindro de qualquer forma. Mesmo depois que o fluido voltar a temperatura normal o sistema de freios vai estar comprometido até o fim da viagem.
Sim sim, neste ponto você está corretíssimo. Mas também o dono desse carro aee não dá a mínima pra manutenção kkkkkkkk. Pode acontecer mesmo, mas é mais raro. Abraço
O que eu quis dizer na verdade é que a pessoa vai utilizar o freio normalmente sem perceber que o cilindro mestre está danificado internamente, o freio fica normal. Só depois de chegar naquela região nunca utilizada que o cilindro mestre pode danificar. Acho que ninguém troca o cilindro mestre do carro preventivamente, sem que ele apresente qualquer problema no uso normal kkkkkk.
Mecânica Descomplicada Perfeito!! Por isso eu prefiro fazer a sangria bombeado o pedal, se o cilindro mestre tiver comprometido vai mostrar isso e terei oportunidade de trocar e não ficar sem freio numa viagem. :-)
Em 2023 pesquisando sobre Bomba de Vácuo, algumas pneumáticas, outras manuais. Algumas manuais tem a função inversa, de Pressão. Fora o stress de ficar apertando manualmente, tem algum risco?
Exelente video, parabéns, simples e bem explicado. Tenho uma pergunta: e se eu usar uma seringa hipodérmica de 20 ml para fazer manualmente o vácuo no parafuso sangrador funcionaria?. vou me inscrever no canal.
Muito obrigado pelos elogios =)
Respondendo a sua pergunta: Funcionaria sim, mas demoraria uma barbaridade pra sangrar o sistema kkkkk. Espero ter ajudado. Abraço.