Escrever "O Capital" deve ter sido um trabalho colossal! E realmente deve ser difícil explicar o quão difícil é produzir uma obra assim para leigos, já que o que ele estava fazendo era um trabalho pioneiro e especializado.
Gustavo, você poderia fazer uma playlist analizando criticamente cada uma das experiências socialistas como: URSS, Cuba, Coreia do Norte, China, vietnã...
Muito bom, Gustavo!! Estamos adorando seus últimos vídeos sobre Marx, outro dia vi um texto seu no site Revolução e Teoria, sobre o mesmo, muito bom! Estamos lançando alguns docs aqui também na mesma agenda do Orientação Marxista, o #redlist coluna de uma camarada do seu P. Quem se interessar, bem mto vindo!! 💚❤️
Gostei! Realmente, me ajudou a ter visão real da vida de Marx! Espetaculizar expoentes da humanidade serve para muitas coisas mas, o ruinoso desse afã é obstaculizar o acesso ao trabalho pelo qual percebe-se revolução. Agradeço esse vídeo no que se refere a Marx e lembro das pessoas van Gogh, Cazuza, alguns políticos e por aí vamos.
Gustavo, tente comentar, se possível, a atualidade do Brasil. Muitas manifestações com tendências de se radicalizar mais. Caso seja possível fazer um vídeo sobre, agradeço.
Gustavo, você poderia reagir a alguns trechos do documentário da Brasil Paralelo chamado "Cortina de Fumaça"? Seria muito bacana ver a sua reação kkkkkkk
Olá Gabriel, Aqui há menção: www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/entenda-como-foi-a-reunificacao-alema-liderada-por-otto-von-bismarck,c6cb3fb64a720115ea7cdfd678c06ba4zkt9ojnd.html Bibliografia no fim da matéria.
Camarada, tem havido muita confusão em torno de o Faustão ser proletário ou burguês, já que é assalariado da globo ao mesmo tempo em que fatura R$ 5 mi/mês. Acho q um vídeo sobre isso ajudaria a esclarecer o conceito de classe social em Marx, já que é uma pauta do momento por causa da demissão dele.
Caro Gustavo, um dia desses estava estudando para dar uma aula e li um artigo - não lembro de quem - a respeito das crises econômicas do século XIX se apoiando nos diversos artigos de jornal que Marx e Engels escreviam. É muito interessante observar a frequência da incidência dessas crises - e seria muito legal, de repente, um vídeo abordando essas questões, quem sabe utilizando também esses artigos etc Um abraço
Este vídeo especifico e o conteúdo do canal são, no geral, de ótima qualidade. O rigor empregado nas análises dos fatos e na síntese dos comentários é o diferencial deste para aqueles outros canais de filosofia ou política que conheço. Porém um erro que aponto no vídeo é a afirmação que John Swinton não possuía nenhuma ligação com o movimento marxista ou com o socialismo no geral, o fato é que basta uma pesquisa rápida na sua wiki em inglês para que se descubra o seu envolvimento com os sindicatos e os movimentos trabalhistas nos EUA. De fato, eu não encontrei nenhuma ligação direta a nenhum movimento declaradamente socialista apenas com essa pesquisa na wiki. Entretanto é inegável Swinton possuía ao menos alguma simpatia pelo movimento socialista, e não é 100% o entrevistador imparcial que o vídeo leva a entender. Alguns excertos da wiki em inglês: "Swinton became involved in radical labor politics in the spring of 1874, when he addressed a mass meeting at Tompkins Square in New York City - a gathering which was violently dispersed by the police.[2] Swinton's qualities as an effective orator gained notice, however, and in the fall of 1874 he was persuaded to run for Mayor of New York at the top of the ticket of the fledgling Industrial Political Party.[2] Swinton received few votes and saw his candidacy as largely symbolic.[2] Swinton immersed himself in the New York trade union movement, addressing gatherings of workers and speaking before the New York State Assembly on their behalf.[2] He became active in the affairs of the Cigar Makers' International Union (CMIU) and was instrumental in that union's campaign against the tenement system of cigar production." O link: en.wikipedia.org/wiki/John_Swinton_(journalist) Grande abraço Gustavo, que você continue com o seu trabalho de esclarecimento e de luta contra esse sistema perverso que é o capitalismo, tanto aqui no YT quanto no Ilaese. Apesar da minha simpatia pelo marxismo, não posso dizer que sou um marxista, pois não concordo com muitas das proposições teóricas e propostas de intervenção desse pensamento. Mesmo assim expresso meu profundo respeito pela tradição marxista, pelo seu trabalho, e pelo de tantos outros intelectuais brasileiros que são uma luz nessa época de trevas e desprezo pela filosofia rigorosa.
Gustavo, seu conteudo é foda. Mas pra ajudar teu canal a deslanchar acho que você precisa contratar um editor se tiver no seu orçamento sabe? Deixar o canal mais enfeitado padrão YT. Chama atenção. Boa sorte.
Boa tarde gustavo, eu tenho uma dúvida, o que você pensa da ideia de coexistir mais de um sistema em um país, por exemplo, parte do Brasil ser capitalista e outra parte do território comunista, e quem quisesse decidia para qual parte gostaria de ir, ou mesmo, em um mesmo território você decidiria em qual jurisdição "se filiar", bem, acho que você conseguiu entender o espírito da minha dúvida, a idéia seria não ter que "forçar" ninguém a viver sob um regime que não concorda, o que você acha? Desde já agradeço pela atenção, um abraço
Não estou falando de um exemplo como a china que o governo chinês comanda as ZEEs, seria algo como se, nesse exemplo, as supostas ZEEs fossem autônomas e coexistissem no mesmo território com governo(s) próprio(s)
"Entre meus caluniadores mais agressivos e insistentes ? juntamente com os agentes do governo russo - menciono naturalmente o senhor Marx, o chefe dos comunistas alemães, que, sem dúvida por causa de sua tripla condição de comunista, de alemão e de judeu, cismou comigo. Ainda que pretenda nutrir igualmente um grande ódio contra o governo russo, nunca se ocultou, pelo menos contra mim, de agir de acordo com este governo. Para me denegrir aos olhos do público, o senhor Marx não só recorre aos órgãos de uma imprensa complacente como também se serve de correspondências e cartas íntimas, de documentos e conferências da Internacional Socialista e não hesita em fazer desta grande e bela associação, que ele contribuiu a fundar, um instrumento de suas vinganças pessoais… Mas não é para responder a Marx que farei uma exceção à regra de silêncio que me tenho imposto. Hoje, no entanto, senhores, eu tenho o dever de repelir suas mentiras ou, para usar uma linguagem mais parlamentar, seus erros, que se inseriram nas colunas do seu jornal."
Excelente vídeo, dando aulas de história, qndo o assunto é Marx, sempre surgem terraplanismos sobre a sua biografia, sendo de extrema relevância ter referências corretas sobre a vida de Karl Marx. Obrigado pelo vídeo.
Olá! Essa semana, ganhou destaque a revelação que a Amazon destrói milhares de itens novos e não vendidos. Não sei se essa é uma prática do mercado. Poderia fazer um vídeo a respeito? Obrigado!
Gustavo, você já leu a obra ''Amor e Capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução'' de Mary Gabriel? Se sim, qual é a sua avaliação a respeito?
na edição da boitempo de um dos livros da França tem uma entrevista mt boa também, que mostra que já naquela época se inventavam absurdos sobre o velho barbas
Não aguentei. Pedi a minha desfiliação do PSOL quando percebi que o MES (Movimento Esquerda Socialista) de socialista só tem o nome. Se tudo der certo em breve estarei no PSTU.
Sobre este trecho final da entrevista, você acha que Marx entendia a existência a partir de um pressuposto ou que estava apenas encerrando em tom dramático, afirmando sua luta?
Gustavo Machado você é financiado pelo aplicativo Rico? Sempre que estou nos seus vídeos tenho que assistir a ilusões e asneiras que ludibriam os de nossa classe. Sei que não eu apenas acho curioso como o algoritmo do TH-cam associa o seu canal a esse aplicativo de investimentos.
Depende da época da vida. Desde muito cedo, alemão, francês, latim, grego antigo. Depois inglês, espanhol e russo. Engels dominava mais línguas do que Marx.
Boa noite Gustavo, tenho a impressão que para você Marx é Jesus e o Capital é a bíblia. Pena que nasceu agora, poderia ter sido seu apóstolo. Em fim, cada um com sua religião.
Marx não é Jesus nem O Capital é a Bíblia, pelo simples motivo de Marx ser inteligente e O Capital ser fonte de conhecimento, enquanto Jesus e Bíblia não passam de religião - que, entre outras coisas, faz seus cordeiros verem religião em tudo que existe.
@@erikhaagensengontijo4795 Um dia, lembrara de mim, fui o primeiro que chamou a atenção sobre o caráter místico de seu socialismo científico. Se buscar a verdade fatalmente terá que restaurar a realidade. A erudição de Marx é impressionante, ocorre que já foi amplamente refutada. Seus axiomas são conceitos indefinidos para que se molde a vontade daqueles que o seguem, afastando-os da realidade. 1. A teoria do valor já foi amplamente refutada. 2. A dialética de Marx, só aceita seus próprios pressupostos. 3. O Revolucionário, além de virar reformista, só quer mesmo uma boquinha no estamento. Por fim se procura igualdade entre as pessoas procure em outro lugar.
@@sandroorberto3001 fosse vc mais que um ignorante, não acusaria Marx do que não está em Marx. Igualdade eu encontro no mercado e é justamente o que cabe destruir. Passar bem, refutador das próprias ilusões.
Não se esqueçam do like e do comentário do engajamento
Escrever "O Capital" deve ter sido um trabalho colossal! E realmente deve ser difícil explicar o quão difícil é produzir uma obra assim para leigos, já que o que ele estava fazendo era um trabalho pioneiro e especializado.
Gustavo, você poderia fazer uma playlist analizando criticamente cada uma das experiências socialistas como: URSS, Cuba, Coreia do Norte, China, vietnã...
UP!
O Gustavo n acha q todos esses países foram ou são socialista
@@matheuscavalcante3108 entendo! Mas ele podia explicar essa tentativa socialista então, o porque não deu certo, as diferenças entre elas....
Fundamentais esses assuntos, inclusive.
@@JuliaVieiraMiyazaki mas porque não deu certo? Ainda temos experiências de transição de socialismo real, como Vietnã etc.
O maior pensador da nossa era
Muito bom o texto! Que homem brilhante foi Marx. Grande vídeo, Gustavo.
Mais que filósofo e revolucionário, Marx era um cientista, e não só, o maior cientista da história das ciências humanas, ainda hoje!
Muito bom, Gustavo!! Estamos adorando seus últimos vídeos sobre Marx, outro dia vi um texto seu no site Revolução e Teoria, sobre o mesmo, muito bom! Estamos lançando alguns docs aqui também na mesma agenda do Orientação Marxista, o #redlist coluna de uma camarada do seu P. Quem se interessar, bem mto vindo!! 💚❤️
Cara, que vídeo sensacional! Você nos ajuda muito! Obrigado pela pesquisa e vídeos extremamente bem fundamentados!
Muito obrigado pelo texto, Gustavo.
Maravilhoso este "vídeo diferente"!!! ❤️❤️❤️
BEM Unidos façamos ,desta luta final...uma terra sem amos ,a internacional....
Kkkk utopia total coisa da idade média.
@@emersonpaulafreire8743 na idade média era utopia acabar com a escravidão.
Anacrônismo puro são esse povo seguidor do Mark e do John Malthus e uma filosofia de buteco
@@emersonpaulafreire8743 boteco?
Gostei!
Realmente, me ajudou a ter visão real da vida de Marx!
Espetaculizar expoentes da humanidade serve para muitas coisas mas, o ruinoso desse afã é obstaculizar o acesso ao trabalho pelo qual percebe-se revolução.
Agradeço esse vídeo no que se refere a Marx e lembro das pessoas van Gogh, Cazuza, alguns políticos e por aí vamos.
Para quem quiser ler o texto original: archive.org/details/JohnSwinton
Excelente.
Excelente relato sobre quem foi Marx. Valeu, Gustavo.
Maravilhoso!!!
#ForaBolsonaro
#Foracapitalismo
@@homemmacaco2084 #foracapitalismo #foracomunismo #voltamonarquia
Esquece, só em 2026..kkkkkkk
Muito bom. Tudo o que existe, é luta de contrários. Marx foi a cabeça materialista mais universal da história (escrita).
Gustavo, tente comentar, se possível, a atualidade do Brasil. Muitas manifestações com tendências de se radicalizar mais. Caso seja possível fazer um vídeo sobre, agradeço.
Gustavo, você poderia reagir a alguns trechos do documentário da Brasil Paralelo chamado "Cortina de Fumaça"? Seria muito bacana ver a sua reação kkkkkkk
Verei
Seria uma ótima ideia
Gustavo, onde eu posso achar essa informação que Bismarck sondou Marx para trabalhar em seu governo?
Parabéns pelos vídeos, um abraço!
Olá Gabriel,
Aqui há menção:
www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/entenda-como-foi-a-reunificacao-alema-liderada-por-otto-von-bismarck,c6cb3fb64a720115ea7cdfd678c06ba4zkt9ojnd.html
Bibliografia no fim da matéria.
@@PauloLamana muito obrigado, Paulo! estava procurando faz tempo isso!
Está na biografia de Marx escrita porDavid Maclean
@@orientacaomarxista muito obrigado, Gustavo! Aprendo muito com seus vídeos. O curso do Capital é excelente, parabéns e sucesso!
Camarada, tem havido muita confusão em torno de o Faustão ser proletário ou burguês, já que é assalariado da globo ao mesmo tempo em que fatura R$ 5 mi/mês. Acho q um vídeo sobre isso ajudaria a esclarecer o conceito de classe social em Marx, já que é uma pauta do momento por causa da demissão dele.
"O que é o ser?". Marx: "Luta!". Sem mais.
Egrégio camarada, aprazível texto, obrigado!
Gustavo faz um vídeo sobre Che Guevara
Prestigiando seu trabalho aqui nos comentários
Ótimo vídeo! Gostaria de saber se você tem algum sobre Pachukanis
#OrientaçãoMarxistaNoFlow
Vai sim com esse canal minúsculo, é muito delírio.
vai passar vergonha no flow kkk
@@vinisete capaz do Gustavo perder a paciência com o tanto de lixo que o Monark fala😂😂😂
@@youcannotredo3491 vai passar vergonha por defender o comunismo kk e ainda ser militante do pstu
O Gustavo tem que reagir as falas do monark, vai dar muito view. Só pra crescer o canal mesmo, fodase, rede social é assim
Caro Gustavo, um dia desses estava estudando para dar uma aula e li um artigo - não lembro de quem - a respeito das crises econômicas do século XIX se apoiando nos diversos artigos de jornal que Marx e Engels escreviam. É muito interessante observar a frequência da incidência dessas crises - e seria muito legal, de repente, um vídeo abordando essas questões, quem sabe utilizando também esses artigos etc
Um abraço
Olha o engajamento!!!
Emblemático vídeo. Engajando!
Excelente vídeo. 👍
Ótimo conteúdo!
Ótimo vídeo!
Este vídeo especifico e o conteúdo do canal são, no geral, de ótima qualidade. O rigor empregado nas análises dos fatos e na síntese dos comentários é o diferencial deste para aqueles outros canais de filosofia ou política que conheço. Porém um erro que aponto no vídeo é a afirmação que John Swinton não possuía nenhuma ligação com o movimento marxista ou com o socialismo no geral, o fato é que basta uma pesquisa rápida na sua wiki em inglês para que se descubra o seu envolvimento com os sindicatos e os movimentos trabalhistas nos EUA. De fato, eu não encontrei nenhuma ligação direta a nenhum movimento declaradamente socialista apenas com essa pesquisa na wiki. Entretanto é inegável Swinton possuía ao menos alguma simpatia pelo movimento socialista, e não é 100% o entrevistador imparcial que o vídeo leva a entender. Alguns excertos da wiki em inglês:
"Swinton became involved in radical labor politics in the spring of 1874, when he addressed a mass meeting at Tompkins Square in New York City - a gathering which was violently dispersed by the police.[2] Swinton's qualities as an effective orator gained notice, however, and in the fall of 1874 he was persuaded to run for Mayor of New York at the top of the ticket of the fledgling Industrial Political Party.[2] Swinton received few votes and saw his candidacy as largely symbolic.[2]
Swinton immersed himself in the New York trade union movement, addressing gatherings of workers and speaking before the New York State Assembly on their behalf.[2] He became active in the affairs of the Cigar Makers' International Union (CMIU) and was instrumental in that union's campaign against the tenement system of cigar production."
O link: en.wikipedia.org/wiki/John_Swinton_(journalist)
Grande abraço Gustavo, que você continue com o seu trabalho de esclarecimento e de luta contra esse sistema perverso que é o capitalismo, tanto aqui no YT quanto no Ilaese. Apesar da minha simpatia pelo marxismo, não posso dizer que sou um marxista, pois não concordo com muitas das proposições teóricas e propostas de intervenção desse pensamento. Mesmo assim expresso meu profundo respeito pela tradição marxista, pelo seu trabalho, e pelo de tantos outros intelectuais brasileiros que são uma luz nessa época de trevas e desprezo pela filosofia rigorosa.
Marx era gente boa demais.
Gustavo, faz um vídeo sobre a revolução Chinesa!
Oh eu aqui com meu engajamentário
Esse relato deixa claro pq Marx foi e é perseguido.
Especialmente pelo Mikhail Bakunin
Agradecemos pela divulgação, camarada!
Gustavo, seu conteudo é foda. Mas pra ajudar teu canal a deslanchar acho que você precisa contratar um editor se tiver no seu orçamento sabe? Deixar o canal mais enfeitado padrão YT. Chama atenção. Boa sorte.
Ótimo conteúdo, parabéns pelo vídeo
Muito bom Gustavo.
#JailBolsonaro #ForaBolsonaroeSuaQuadrilha
Muito interessante. Gostei.
Muito interessante!
Imagine ser deportado do seu próprio país natal e ter sua cidadania cassada.
É um ponto interessante.
Os exilados da Ditadura de 1964 também perderam a cidadania?
@@alan_marx a Elke Maravilha teve a cidadania dela cassada e ficou apátrida por um tempo, porém ela continuou no Brasil.
@@oanonimogreg6487 Bizarro.
Imagine ser expulso da primeira internacional comunista pelo próprio Marx ... :/
Boa tarde gustavo, eu tenho uma dúvida, o que você pensa da ideia de coexistir mais de um sistema em um país, por exemplo, parte do Brasil ser capitalista e outra parte do território comunista, e quem quisesse decidia para qual parte gostaria de ir, ou mesmo, em um mesmo território você decidiria em qual jurisdição "se filiar", bem, acho que você conseguiu entender o espírito da minha dúvida, a idéia seria não ter que "forçar" ninguém a viver sob um regime que não concorda, o que você acha? Desde já agradeço pela atenção, um abraço
Não estou falando de um exemplo como a china que o governo chinês comanda as ZEEs, seria algo como se, nesse exemplo, as supostas ZEEs fossem autônomas e coexistissem no mesmo território com governo(s) próprio(s)
Essa sua risadinha quase fez com eu desistisse de assistir o vídeo, mas meu filho fez questão de que eu assistisse.
Muito interessante
Mikhail Bakunin concordou com a opinião do jornalista. :)
pra quem não pegou a referência: piaui.folha.uol.com.br/o-embate-entre-mikhail-bakunin-e-karl-marx/
"Entre meus caluniadores mais agressivos e insistentes ? juntamente com os agentes do governo russo - menciono naturalmente o senhor Marx, o chefe dos comunistas alemães, que, sem dúvida por causa de sua tripla condição de comunista, de alemão e de judeu, cismou comigo. Ainda que pretenda nutrir igualmente um grande ódio contra o governo russo, nunca se ocultou, pelo menos contra mim, de agir de acordo com este governo. Para me denegrir aos olhos do público, o senhor Marx não só recorre aos órgãos de uma imprensa complacente como também se serve de correspondências e cartas íntimas, de documentos e conferências da Internacional Socialista e não hesita em fazer desta grande e bela associação, que ele contribuiu a fundar, um instrumento de suas vinganças pessoais… Mas não é para responder a Marx que farei uma exceção à regra de silêncio que me tenho imposto. Hoje, no entanto, senhores, eu tenho o dever de repelir suas mentiras ou, para usar uma linguagem mais parlamentar, seus erros, que se inseriram nas colunas do seu jornal."
Excelente vídeo, dando aulas de história, qndo o assunto é Marx, sempre surgem terraplanismos sobre a sua biografia, sendo de extrema relevância ter referências corretas sobre a vida de Karl Marx. Obrigado pelo vídeo.
Ótimo víde
Olá! Essa semana, ganhou destaque a revelação que a Amazon destrói milhares de itens novos e não vendidos. Não sei se essa é uma prática do mercado. Poderia fazer um vídeo a respeito? Obrigado!
Nada mais comum na economia capitalista...
@@mrbr4587 Não duvido, apenas não tenho informação.
tem a entrevista que ele cedeu ao chicago tribune em sua biblioteca/1878
Se possível faça um vídeo sobre as biografias do Marx e suas principais diferenças.
Está na minha lista.
@@orientacaomarxista já fez a leitura da que o Zé Paulo lançou?
Boa
Gustavo, você já leu a obra ''Amor e Capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução'' de Mary Gabriel? Se sim, qual é a sua avaliação a respeito?
Ainda não bruno. Tive notícias dela por alguns amigos que leram.
na edição da boitempo de um dos livros da França tem uma entrevista mt boa também, que mostra que já naquela época se inventavam absurdos sobre o velho barbas
sim, essa entrevista é ótima
Aí vem o ancap que mal terminou o ensino médio e fala como se soubesse tudo sobre a vida de Marx.
Sim, típica gente que acredita nas besteiras do MBL e assiste Ideias Radicais rsrs
@@YUR1402 MBL ancap? Kkkkkkk vai se informar melhor e para de falar besteira!
A cada ano , 50% de analfabetos funcionais formados nas Universidades são despejados no mercado de trabalho...
Não aguentei. Pedi a minha desfiliação do PSOL quando percebi que o MES (Movimento Esquerda Socialista) de socialista só tem o nome. Se tudo der certo em breve estarei no PSTU.
e vamos estar de braços abertos. já falou com algum militante do PSTU da sua região?
Sobre este trecho final da entrevista, você acha que Marx entendia a existência a partir de um pressuposto ou que estava apenas encerrando em tom dramático, afirmando sua luta?
Gustavo Machado você é financiado pelo aplicativo Rico? Sempre que estou nos seus vídeos tenho que assistir a ilusões e asneiras que ludibriam os de nossa classe. Sei que não eu apenas acho curioso como o algoritmo do TH-cam associa o seu canal a esse aplicativo de investimentos.
Quantos idiomas Marx dominava??
Depende da época da vida. Desde muito cedo, alemão, francês, latim, grego antigo. Depois inglês, espanhol e russo. Engels dominava mais línguas do que Marx.
pensei q era um react descanscando o tal de jon swinton e me decepcionei.
Não entendi as risadinhas quando lê sobre as perguntas do jornalista ao Max?! "O que é o ser?" A resposta: "luta", pra mim é totalmente estapafúrdia.
ae
A ideologia deve comer a ideologia - ideolofagia?
Escreve bem esse cara!
Boa noite Gustavo, tenho a impressão que para você Marx é Jesus e o Capital é a bíblia. Pena que nasceu agora, poderia ter sido seu apóstolo. Em fim, cada um com sua religião.
Marx não é Jesus nem O Capital é a Bíblia, pelo simples motivo de Marx ser inteligente e O Capital ser fonte de conhecimento, enquanto Jesus e Bíblia não passam de religião - que, entre outras coisas, faz seus cordeiros verem religião em tudo que existe.
@@erikhaagensengontijo4795 Devido a sua fé em Marx, não há como convence-ló do contrário. Fé é fé.
@@sandroorberto3001 devido à sua fé, não há como convencê-lo de que nem todos têm fé. Divirta-se.
@@erikhaagensengontijo4795 Um dia, lembrara de mim, fui o primeiro que chamou a atenção sobre o caráter místico de seu socialismo científico. Se buscar a verdade fatalmente terá que restaurar a realidade. A erudição de Marx é impressionante, ocorre que já foi amplamente refutada. Seus axiomas são conceitos indefinidos para que se molde a vontade daqueles que o seguem, afastando-os da realidade.
1. A teoria do valor já foi amplamente refutada.
2. A dialética de Marx, só aceita seus próprios pressupostos.
3. O Revolucionário, além de virar reformista, só quer mesmo uma boquinha no estamento.
Por fim se procura igualdade entre as pessoas procure em outro lugar.
@@sandroorberto3001 fosse vc mais que um ignorante, não acusaria Marx do que não está em Marx. Igualdade eu encontro no mercado e é justamente o que cabe destruir. Passar bem, refutador das próprias ilusões.