Estava pesquisando sobre Aleister Crowley e amei o seu canal. Não consegui mais sair daqui rsrs. Parabéns por ser tão humilde. Adorei esse vídeo também!
Tenho 17 anos e o seu canal me surpreendeu como um caminho para os refúgios da tradição nesse decadente ambiente moderno de youtubers teens ou apenas conservadores genéricos com um ares de empreendedor. Obrigado por este valorozo canal. Estou lendo a obra Símbolos da Ciência Sagrada de Guénon, poderia abordar um pouco sobre a cosmovisão perene e sua influência geral na iniciação esotérica ?
Para mim suas mensagens e interpretações , falam por você. Conhecer detalhes , não trás grande mudança no meu conceito. É impossível não ter admiraçao e simpatia por alguém que provê o exclarecimento nos fatos abordados no canal e uma opinião rebuscada em historia e tradições. Continue André , continue alimentando as pessoas com teu conhecimento. Não se preocupe com ataques! O bom senso mostra que se embasa em pesquisa, ciência ........ Sabe ser humilde sem ser submisso! E de mostrou isso aqui! Sábio é aquele que sabe que.......
Caríssimo Antônio, muito obrigado pelas suas tão amáveis palavras de estímulo e pelo seu constante apoio. Sua bondade me enxerga com "lentes de aumento", o que me estimula a tentar melhorar cada vez mais para, quem sabe um dia, atingir esse patamar em que meus bondosos amigos me vêem. Receba meu forte abraço!
Olá Regina! Obrigado pela participação! Meus inscritos e participantes do canal são, de maneira geral, tão bondosos que me consideram muito acima do que eu realmente sou. Fico feliz em poder estar sendo útil mas estou longe de ser uma "enciclopédia" rsrsrsrs...Um abraço carinhoso e um beijo Regina (lindo nome, 'Rainha' em latim)!
Considero interessante sim saber um pouco sobre você, observando que recebemos conhecimento de sua parte, alguns direcionando pensamentos e direcionamentos pessoais de quem o acompanha. Por ser um estudioso e escritor sua trajetória pode inspirar novos estudiosos a buscar conhecimentos por algum caminho que trilhou. Por fim porque somos curiosos mesmo, já que sua simpatia está conquistando o público. Obrigada
Maratonando seus vídeos, buscando conhecimento e informação! Muito Obrigado por esclarecer e iluminar vários assuntos! Ótimo vídeo de conhecimento sobre sua pessoa!
Olá prezado Lucas, muito grato pela sua participação! Sua bondade o fez enxergar em mim algo muito além do que sou na verdade. Eu lenda? Sou nada! Sou um sujeito bem comum, desses que se encontram comendo pão de queijo e tomando um cafezinho em qualquer padaria de esquina. Eu busco apenas aprender e transmitir o pouco que aprendi e continuo aprendendo ao longo dos anos...O que importa é transmitir as ideias, a minha individualidade mesmo é irrelevante. Receba um forte abraço!
Poço de conhecimento. Parabéns pelo canal e por compartilhar tanto conhecimento. Seu conhecimento de línguas é invejável, ainda chego lá. Gostei aí dos fatos 17, 18, 25, estamos juntos nessa.
Conhecer a sua vida é muito útil! Serve como norte em alguns aspectos, principalmente no quesito "excelência". Afinal, somos expostos, a todo instante, à coisas que nos nivelam por baixo, massificadas, burras e desarmônicas. Ter contato com a dedicação, o conhecimento e a disciplina são, na minha opinião, bons motivadores.
Gratidão profunda irmão por dividir conosco sua privacidade sou neto de vaqueiro filho de um caminhoneiro com uma costureira rsrsrs.... Abraços meu irmão ótimo vídeo! Porto da Folha / Sergipe.
André, valeu por compartilhar tão abertamente um pouco de sua caminhada. Com certeza seu empenho em dedicar-se àquilo que verdadeiramente acredita é instigante. Muita saúde e que através de suas ações condições favoráveis se criem e tenha uma vida de paz e coerente com seus princípios e valores!
Muito top, assisto todos os dias seus vídeos agrega muito conhecimento. Vlw maninho. Todo mundo acho que qria um vídeo assim kkkk Conhecer melhor nosso professor kkkkkk
Hahah otimo video André. Tbm acho curioso esse hábito do ser humano sobre conhecer as pessoas. Mas passa mais segurança e procedência sobre a rica informação q vc transmite. Abs.
Olá Eduardo! Obrigado pela participação. De fato, em geral as pessoas apreciam conhecer um pouco sobre as outras, acho que é parte da nossa tendência à sociabilidade. Um forte abraço!
André, na primeira vez quem vim ao seu canal foi pelo tema Maçonaria. Fico grato pelos ensinamentos e por sua ajuda ao fazer eu ir buscar mais conhecimentos. Desculpe por puxa o saco mas tinha que falar, obg!
Olá Junior! Obrigado pela participação. Fico feliz, de verdade, em saber que o canal é útil e estimula a pesquisa e a busca. Receba meu abraço fraterno!
Olá Alessandro! Obrigado pela participação! Todos nós temos inumeráveis degraus a galgar. Vamos em frente com coragem e determinação. Receba meu forte abraço!
Algumas coisas em comum, rsrs Santa Terrinha Portugal, Budismo, Maçonaria, e o fato 16, eu e meu marido também não queremos filhos humanos, mas optamos pelos filhos de 4 patinhas e pelos. Outra coisa em comum, pão de queijo , pizza.... Odiar multidões, ler vários livros ao mesmo tempo. Falar sobre si no canal é importante sim, uma boa forma de apresentação. Show!
Amado Ir.'. André, as vezes as pessoas pedem as curiosidades por se identificarem com características suas e não se sentirem sozinhas como muitas vezes nos sentimos ao olhar para a 'massa' e não sermos ou termos vontade de segui-la. Aprendo muito com seus videos, muito obrigado meu amado irmão. T.'.F.'.A.'.
Parabéns Mestre André. Entretanto, mas importante que ter uma linhagem invejável é ser uma pessoa culta e livre de dogmas impostos por essa sociedade hipócrita e você é assim. Livre de dogmas hipócritas.
Mestre André ... Dê uma mãozinha a esse povo tão sofrido e carente de professores com essa capacidade, quando vejo o nível de nossos professores universitários "vomitando" besteiras nas TVs e me deparo com jovens "ocultos" como você, dá imensa tristeza na alma. Ajude nossos jovens, transmitindo parte de sua sabedoria, dedicando um pouquinho de seu valioso tempo lecionando em qualquer centro universitário. Imaginei como resposta de sua profissão, professor universitário, engano total. Mestre André, é muito conhecimento e sabedoria concentrados em você e poucos privilegiados próximos de ti, não entenda minhas palavras como intromissão em sua vida, é somente um humilde pedido de um sonhador que acredita que podemos mudar o destino de nossa grandiosa e sofrida Nação. Obrigado
Meu prezado Edilson, fico muito grato, e até um pouco sem jeito, diante de tão elevado juízo a meu respeito. Minha carreira acadêmica foi bastante acidentada. Meu bacharelado foi marcado por grandes enfrentamentos ideológicos com os professores e colegas. Meu curso de mestrado, que transformou-se depois em doutorado direto (em Ciências da Religião pela PUC-SP), foi um verdadeiro campo de batalha, com conflitos, incompreensões, debates furiosos e o rótulo de "aluno problemático". Minha "carreira acadêmica" acabou antes que eu recebesse o título, uma vez que me recusei a pedir "desculpas" por ter provado o erro de um livre-docente diante de seus alunos...O meio acadêmico brasileiro é um ambiente tóxico, aburguesado (com um discurso socialista hipócrita e detestável), onde política institucional, bajulação e "arranjos" são muito mais importantes do que conhecimento. Como eu disse no vídeo, tenho pouco estômago para esse tipo de coisa. Vivo de maneira bastante modesta, mas com liberdade para estudar e pesquisar sem ter que bajular ninguém. Por isso faço propaganda dos meus livros, peço apoio via página do "apóia-se"...Não tenho salário de acadêmico oficial, não tenho emprego, vivo com meus parcos recursos e buscando sempre uma maior liberdade apesar de menores possibilidades...Eu me sentia incrivelmente hipócrita me fingindo de "aluno" diante de professores cheios de títulos que sabiam menos do que eu. Por isso eu abandonei esse meio e não tenho qualquer esperança de que, um dia, vá ser chamado para ensinar seja lá o que for em uma universidade. Agradeço mais uma vez seu elevado juízo sobre mim, mas sou um fracasso em matéria de instituições acadêmicas. Um forte abraço!
André, quando possível, por gentileza fale nos sobre o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento e, TB se possível sobre a Seicho no Ie. Acredito que com seus acessos a várias línguas, vc tem acesso a um.vasto material . Abraço
Olá Bruno, obrigado pela participação e pelas palavras tão bondosas. Na verdade, penso que sou pó...Minha individualidade em si mesma é um nada diante do Absoluto. Por isso, o que importa é a mensagem, não o mensageiro...Não tenho podcast (nem sei como fazer, sou tosco em questões tecnológicas...). Um forte abraço!
Bem legal os fatos. É interessante sim. Todos querem saber quem é a pessoa que está falando. Bem interessante sua genealogia e bem diferente sua posição política.
Olá Marcos! Muito grato pela participação e pelos amáveis comentários. Os "topzera empreendedores coaching" conseguem, realmente, ser extremamente irritantes e ridículos...Me dá engulhos só de estar em uma mesa e, ao lado, ter uma dupla "topzera" usando aquela terminologia característica...Abração!
Muito bom mesmo mestre muniz `` eu gostaria de fazer parte da ordem, mas não conheço ninguém que faça parte dela. Quero parabénizar seu trabalho e o canal. Paz e luz T.F.A
Fantástico muito bom. Ri bastante. Parabéns. Muito show. O teu conhecimento sobre vários assuntos assustam as pessoas ignorantes. Mais enche de conhecimento as outras que querem e gostam de aprender.
@@transcendenciaaoamuniz obrigado!! Poderia falar um pouco sobre a visão de Guenon e Evola sobre a Maçonaria operativa e especulativa e o envolvimento da anti Maçonaria. A maçonaria é descendente de uma tradição primordial?
Olá Carolina, obrigado pela participação. Bondade sua! Estamos sempre aprendendo e sempre conscientes de nossas próprias limitações e ignorância. Receba meu forte abraço!
Uma sugestão: o assunto iniciação como criação de uma alma , também conhecido como nem toda religião considera que todos nascemos como uma alma imortal. Pensei em sugerir esse tema após ler uma frase do Jodorowski: o propósito da alquimia é a criação de uma alma.
A Sapiência parece que também tem chance de virar uma espécie de culto a celebridade e nessa sociedade que está doente com coisas que nunca descobrirão que simplesmente é idolatria. Nesses viés Ídolos como vc são uma dádiva pra Tradição. Parabéns grande André. Rodrigo Martan
Bom dia caro Rodrigo! Muito grato pelas amáveis palavras. O que realmente importa é transmitir algo do verdadeiro pensamento tradicional, o emissor é apenas um reles instrumento. Receba meu abraço!
Já dei o meu like! Estou impressionado com o seu currículo. A internet precisa de pessoas como você. Já quê você entendi tantas línguas, poderia me ajudar nesta tradução, o que significa está frase e qual língua ela pertence; renich tasa uberaca biasa icar lucifer. Desde já, te agradeço!!!
Olá Morning Star, obrigado pela participação e pelo bondoso comentário. A frase que você me mandou não está em nenhuma língua conhecida. É uma mistureba usada para fazer "Enns" ou invocações em uma suposta "língua demoníaca". Veja que há mistura de elementos hebraicos, latinos e sânscrito...Tudo muito mal transcrito, diga-se de passagem. Um abraço!
Esta última curiosidade me diz provavelmente que o irmão assim como eu encontrou certa dificuldade no convívio entre colunas "vanitas vanitatum omnia vanitas"
Olá Carlos! Sim, encontrei e encontro muita dificuldade...A vaidade deixa muita gente cega. A busca por ninharias e "homenagens" para o ego faz muita gente se perder pelo caminho. É uma pena. Receba meu TFA!
Minha maior curiosidade sempre foi saber como você chegou ao Budismo e e porque se interessou pelo mesmo, já que falaste que antes era católico ortodoxo. Você podia falar sobre isso algum dia...
Olá Gugu! Obrigado pela participação. O Budismo é uma via direta, metafísica, um ponto de vista superior em relação ao que é simplesmente religião. Uma ascese "seca" que aponta diretamente ao Absoluto, sem as tantas possibilidades de desvios emotivos contidas nas religiões. Infelizmente, com a popularização e a massificação, muito do Budismo se perdeu em uma transformação religiosa popularesca...Mas, esse não é o caminho que sigo. Sigo o Budismo que está em acordo com a Tradição, em acordo com aquilo que foi transmitido no Cânone, e não em acordo com as fantasias de falsos mestres cheios de ideias heterodoxas. Os "budistas de mídia", os "queridinhos" da galera "new age", são hereges destestáveis, chamados nos sutras de "vermes no corpo do leão", que corroem suas carnes de maneira oculta. Respeito profundamente a todas as religiões TRADICIONAIS, mas optei por uma via metafísica. Grande abraço!
@@transcendenciaaoamuniz obrigado pela resposta. Minha dúvida era como você chegou a tradição Tiantai, uma escola relativamente desconhecida no ocidente que, antes de eu te conhecer, achava que estava praticamente extinta, só existindo ainda com o Tendai no Japão. Foi através de estudo que você conheceu ou foi por intermédio de alguém? Sou da tradição Soto Zen e concordo com você em relação a essa popularização caricaturizada do Budismo em voga atualmente. Até mesmo na tradição Zen, muitas vezes vejo que não há tanto incentivo no estudo da filosofia e metafísica deixada pelos patriarcas.
@@Gugu4672-t3w , boa noite! Obrigado por sua participação. A Tradição Tiantai "morreu" e "ressuscitou" várias vezes ao longo da história. Primeiro entrou em declínio com a queda da Dinastia Sui (que apoiava Zhiyi). Foi reerguida por Zhanran. Depois, com a grande perseguição de Wuzong (na Dinastia Tang), foi praticamente extinta e seus textos destruídos (tiveram que ser recuperados na Coréia). Com Zhili, e outros Mestres da Dinastia Song, conseguiu se recuperar parcialmente sem que, no entanto, houvesse um retorno pleno aos esplendores de outrora. Hoje, na China, praticamente desapareceu e se mesclou com o Chan e o Jingtu (Terra-Pura).No Japão, a seita Tendai é uma imensa miscelânea de crendices, cerimônias, nacionalismo, new age etc., não havendo mais quase nada da doutrina Tiantai original (que não era e nunca foi na China uma "seita", mas sim uma Escola Exegética), sequer a manutenção mínima dos Preceitos. O conceito de "transmissão do Dharma", dentro da visão Tiantai, é bem diferente da visão do Chan/ Zen. No Chan/ Zen a transmissão se baseia na presença de um mestre físico que, teoricamente, seria o sucessor de uma linhagem vinda de Śakyamuni (e de Budas míticos anteriores a ele). Na Escola Tiantai, os patriarcas sucessores de Śakyamuni se extinguem com a morte de Aryasimha, o 24° na sucessão chamada de "Transmissão da Boca de Ouro" (金口傳). A partir daí, a transmissão do Dharma se dá através da compreensão da Doutrina e de sua prática. Sendo assim, a linhagem Tiantai tem imensos lapsos históricos entre um Patriarca e outro. O primeiro Patriarca é Nagarjuna (por conta da visão Madhyamaka), o segundo é Huiwen, um eremita chinês que estudou os ensinamentos de Nagarjuna e se Iluminou lendo o "Tratado da Grande Sabedoria" traduzido para o chinês (大智度論). É dito que ele "não conheceu a face de Nagarjuna, mas conheceu a sua mente". O terceiro, Huisi, aprendeu de Huiwen as técnicas de meditação e os conceitos do Sutra do Lótus e do Dazhidulun. Huisi ensinou a Zhiyi, quarto Patriarca e quem codificou e explicou sua Doutrina através de seus escritos e conferências. Dessa forma, foi se estabelecendo uma linhagem bastante espaçada no tempo, baseada na compreensão e adoção da Doutrina Tiantai. Aliás, o próprio nome "Escola Tiantai" só foi ser usado pela primeira vez por Zhanran (ou seja, o próprio Zhiyi, que morava num templo no Monte Tiantai, nunca usou esse nome). Zhanran escreve que quem compreende a doutrina contida no Mohezhiguan (摩诃止觀) recebeu a autêntica transmissão, não importa quanto tempo tenha passado e nem se tenha ou não tenha encontrado um Mestre da Escola Tiantai. Essa é a ideia contida na chamada "Transmissão Espiritual do Pico do Abutre" ou "靈鹫山傳", ou seja, a ideia de que há uma transmissão vertical do Dharma, que independe de relações institucionais. No Brasil, como você deve imaginar, pouquíssimas pessoas conhecem esses conceitos e costumam tentar medir tudo com a "régua" dos grupos japoneses com seus certificados, pensamento paroquial da Era Tokugawa e divisão em "igrejas" ou seitas estanques. Eu recebi os Preceitos de Bodhisattva (os mesmos 58 Preceitos que ordenam os monges da Tendai-Shu) em um templo chinês. Recebi a Iniciação Esotérica (do Esoterismo Tang - 唐密) através de uma linhagem japonesa...Em resumo, recebi as mesmas coisas que se oferecem na Tendai-Shu, mas, como optei por seguir aquilo que está prescrito no cânone, traduzir tudo para o português e não me submeter a uma instituição que está do outro lado do mundo espalhando superstições e crendices não-budistas, então, não sou bem visto e nem "reconhecido". Forte abraço!
@@transcendenciaaoamuniz boa noite, obrigado pelas informações, vou pesquisar melhor sobre a tradição. Fica a sugestão sobre fazer um vídeo sobre o Sutra de Lótus. Abraços!
Alguma dúvidas, é dificil ser budista e maçom? transparece a um profano como eu, que há uma certa reserva aos não cristãos, principalmente nas tradições inglesas, teve que enfrentar tabus? quando possível também, gostaria de sugerir que falasse sobre a minha tradição, a nova tradição kadampa e sua opinião (e não me importo se for divergente, kkk) um grande abraço, sou um grande fã do seu canal e de seu trabalho.
Olá Rodrigo! Obrigado pela sua participação. Alguns grupos maçônicos tendem a se apegar mais aos aspectos religiosos, externos, exotéricos, do que outros. A Maçonaria inglesa sofre desse mal (dentre outros) graças a um extremo apego a convenções sociais. Mas esse mal não é exclusivo dos ingleses. Há também Irmãos, ligados ao Rito Escocês Retificado e ao Rito Adonhiramita que não percebem que a Maçonaria não é, nunca foi e nunca será uma religião. Infelizmente, nesses meios, há sim um preconceito (velado ou nem tão velado) aos não cristãos...Eu já enfrentei algumas divergências e tive numerosos debates sobre isso. A estreiteza de horizontes é algo difícil de vencer...Em relação à NKT, tenho muito a dizer...Só não sei até que ponto seria conveniente fazê-lo, uma vez que não é minha intenção ofender a ninguém. Receba meu forte abraço!
Olá, André...tudo bem? Olha, eu gostaria de saber se você podia explicar mais profundamente o Budismo Tibetano e sobre o Anutthara- Samiakhi- Sambodi, Dzongshen e etc. Gosto muito de seus videos...Deus te abençoe e ate mais ver.
Olá Edilson, grato pela participação. Tenho nível superior completo e cursei pós graduação stricto sensu. Sou sacerdote (ministro de confissão religiosa, segundo a classificação do Ministério do Trabalho). Abraço!
Fato 26 : eu sei que o Palmeiras nao tem mundial. Fato 27 : nao tenho parentesco com Caue Moura. brincadeiras a parte , bom dia Mestre tudo bem ? estou na maratona dos seus videos tem uns dias ja , curto bastante seu trabalho e se possivel e for interessante pra vc faz um comentario sobre a religiao Rastafairi e suas vertentes gostaria de ver seu ponto de vista , td d bom ai vlw .
Sinceramente só vi uma exaltação da sua ancestralidade... creio que as pessoas buscassem saber mais coisas pessoais mesmo! Mas enfim, até que gosto de suas reflexões. Boa noite.
Olá Vinícius, grato pela participação! A Igreja Cristã tradicional é constituída por grupos que, nos primeiros séculos da Era Comum, se estabeleceram no Oriente Próximo e na Europa. Cada um desses grupos foi estabelecido com base na autoridade de um Apóstolo. Assim, nos chamados "Concílios Ecumênicos" ou Universais, os hierarcas desses grupos compunham o corpo dos "Padres Conciliares" e foram os arquitetos da Doutrina Cristã. Ao longo do tempo, a Igreja foi se dividindo. Antes do Concílio de Calcedônia, houve uma primeira separação, a das Igrejas da Armênia, da Síria Aramaica (Sirians) e do Egito (Copta). Desse grupo nasceram outras Igrejas (como a Etíope, a Malankara etc.). Até o 7° Concílio, o grupo composto pela chamada "Pentarquia Tradicional" (Roma, Bizâncio, Alexandria, Antioquia e Jerusalém) manteve-se relativamente coeso. Desse grupo nasceram diversas igrejas (como a da Rússia, no século X, a da Bulgária, da Romênia, da Geórgia, etc.). No ano de 1054 da Era Comum, depois de uma série de desentendimentos, o Patriarca de Roma proclamou-se "superior" aos demais e exigiu submissão doutrinária...Obviamente, tal pretensão não foi aceita e daí originou-se a divisão entre Igreja Católica (que quer dizer "universal") Romana e as Igrejas Ortodoxas Orientais...Um abraço!
5 ปีที่แล้ว +6
Se tua vida não é interessante, imagina a minha!! Kkkkk...
Estava pesquisando sobre Aleister Crowley e amei o seu canal. Não consegui mais sair daqui rsrs. Parabéns por ser tão humilde. Adorei esse vídeo também!
Obrigado Débora! Abração!
Tenho 17 anos e o seu canal me surpreendeu como um caminho para os refúgios da tradição nesse decadente ambiente moderno de youtubers teens ou apenas conservadores genéricos com um ares de empreendedor. Obrigado por este valorozo canal. Estou lendo a obra Símbolos da Ciência Sagrada de Guénon, poderia abordar um pouco sobre a cosmovisão perene e sua influência geral na iniciação esotérica ?
.Meu filhote tá fazendo Química...E vai te seguir!!
Muito bom, André. Parabéns. Gosto muito de seus vídeos, são uma grande fonte de inspiração e reflexão para mim.
Obrigado por partilhar da sua experiência de vida e suas raízes. "É pelos frutos que se conhece uma boa árvore"
Obrigado Edi! Grande abraço e continue com a gente!
Para mim suas mensagens e interpretações , falam por você.
Conhecer detalhes , não trás grande mudança no meu conceito.
É impossível não ter admiraçao e simpatia por alguém que provê o exclarecimento nos fatos abordados no canal e uma opinião rebuscada em historia e tradições.
Continue André , continue alimentando as pessoas com teu conhecimento.
Não se preocupe com ataques!
O bom senso mostra que se embasa em pesquisa, ciência ........
Sabe ser humilde sem ser submisso!
E de mostrou isso aqui!
Sábio é aquele que sabe que.......
Caríssimo Antônio, muito obrigado pelas suas tão amáveis palavras de estímulo e pelo seu constante apoio. Sua bondade me enxerga com "lentes de aumento", o que me estimula a tentar melhorar cada vez mais para, quem sabe um dia, atingir esse patamar em que meus bondosos amigos me vêem. Receba meu forte abraço!
Sim é importante ,você tem um público que gosta de você e das suas mensagens 😉
Você é uma enciclopédia humana, te adimiro rapaz, gosto muito dos seus vídeos. Eles acrescentam informações importantes que só somam pra mim.bjo
Olá Regina! Obrigado pela participação! Meus inscritos e participantes do canal são, de maneira geral, tão bondosos que me consideram muito acima do que eu realmente sou. Fico feliz em poder estar sendo útil mas estou longe de ser uma "enciclopédia" rsrsrsrs...Um abraço carinhoso e um beijo Regina (lindo nome, 'Rainha' em latim)!
Que legal, André! Parabéns pela sua trajetória e é muito especial estar no YT para compartilhar algo conosco. Um abraço!
Considero interessante sim saber um pouco sobre você, observando que recebemos conhecimento de sua parte, alguns direcionando pensamentos e direcionamentos pessoais de quem o acompanha. Por ser um estudioso e escritor sua trajetória pode inspirar novos estudiosos a buscar conhecimentos por algum caminho que trilhou. Por fim porque somos curiosos mesmo, já que sua simpatia está conquistando o público. Obrigada
Obrigado pelo bondoso comentário Alessandra! Um forte abraço!
Maratonando seus vídeos, buscando conhecimento e informação! Muito Obrigado por esclarecer e iluminar vários assuntos! Ótimo vídeo de conhecimento sobre sua pessoa!
Mestre André vc é uma lenda viva da sabedoria . Parabéns pelos vídeos sempre diretos e esclarecedores , abraço !
Olá prezado Lucas, muito grato pela sua participação! Sua bondade o fez enxergar em mim algo muito além do que sou na verdade. Eu lenda? Sou nada! Sou um sujeito bem comum, desses que se encontram comendo pão de queijo e tomando um cafezinho em qualquer padaria de esquina. Eu busco apenas aprender e transmitir o pouco que aprendi e continuo aprendendo ao longo dos anos...O que importa é transmitir as ideias, a minha individualidade mesmo é irrelevante. Receba um forte abraço!
Conhecimento verdadeiro hj em dia é coisa rara mestre André e vc mostra isso aqui no seu canal . Até o próximo vídeo 👊
Poço de conhecimento. Parabéns pelo canal e por compartilhar tanto conhecimento. Seu conhecimento de línguas é invejável, ainda chego lá. Gostei aí dos fatos 17, 18, 25, estamos juntos nessa.
Fato 26! Vc agrega um bom conhecimento👍
Muito obrigado meu prezado Alexandre! Receba um forte abraço!
👏👏👏
Mestre o fato 17 eu não parei de rir RS...muito bom esse vídeo, é uma enciclopédia sim, sucesso André !
Conhecer a sua vida é muito útil! Serve como norte em alguns aspectos, principalmente no quesito "excelência". Afinal, somos expostos, a todo instante, à coisas que nos nivelam por baixo, massificadas, burras e desarmônicas. Ter contato com a dedicação, o conhecimento e a disciplina são, na minha opinião, bons motivadores.
Boa tarde e uma excelente e próspera semana.
Olá Ibrahim! Boa tarde e uma excelente e próspera semana a você também! Grande abraço!
Gratidão profunda irmão por dividir conosco sua privacidade sou neto de vaqueiro filho de um caminhoneiro com uma costureira rsrsrs.... Abraços meu irmão ótimo vídeo!
Porto da Folha / Sergipe.
André, valeu por compartilhar tão abertamente um pouco de sua caminhada. Com certeza seu empenho em dedicar-se àquilo que verdadeiramente acredita é instigante. Muita saúde e que através de suas ações condições favoráveis se criem e tenha uma vida de paz e coerente com seus princípios e valores!
A cada vídeo seu que assisto minha admiração só cresce, gratidão por compartilhar tanta coisa boa!
Muito top, assisto todos os dias seus vídeos agrega muito conhecimento. Vlw maninho.
Todo mundo acho que qria um vídeo assim kkkk
Conhecer melhor nosso professor kkkkkk
Hahah otimo video André. Tbm acho curioso esse hábito do ser humano sobre conhecer as pessoas. Mas passa mais segurança e procedência sobre a rica informação q vc transmite. Abs.
Olá Eduardo! Obrigado pela participação. De fato, em geral as pessoas apreciam conhecer um pouco sobre as outras, acho que é parte da nossa tendência à sociabilidade. Um forte abraço!
André, na primeira vez quem vim ao seu canal foi pelo tema Maçonaria. Fico grato pelos ensinamentos e por sua ajuda ao fazer eu ir buscar mais conhecimentos.
Desculpe por puxa o saco mas tinha que falar, obg!
Olá Junior! Obrigado pela participação. Fico feliz, de verdade, em saber que o canal é útil e estimula a pesquisa e a busca. Receba meu abraço fraterno!
Legal André Muniz vendo os seus fatos penso que ainda possuo muitos degraus para aprender .
Olá Alessandro! Obrigado pela participação! Todos nós temos inumeráveis degraus a galgar. Vamos em frente com coragem e determinação. Receba meu forte abraço!
Algumas coisas em comum, rsrs Santa Terrinha Portugal, Budismo, Maçonaria, e o fato 16, eu e meu marido também não queremos filhos humanos, mas optamos pelos filhos de 4 patinhas e pelos. Outra coisa em comum, pão de queijo , pizza.... Odiar multidões, ler vários livros ao mesmo tempo.
Falar sobre si no canal é importante sim, uma boa forma de apresentação. Show!
Obrigado Sarah! Bom vê-la por aqui! Receba meu forte abraço!
Parabéns por seu conhecimento. Eu estou aprendendo muito com seus vídeos...
Amado Ir.'. André, as vezes as pessoas pedem as curiosidades por se identificarem com características suas e não se sentirem sozinhas como muitas vezes nos sentimos ao olhar para a 'massa' e não sermos ou termos vontade de segui-la.
Aprendo muito com seus videos, muito obrigado meu amado irmão.
T.'.F.'.A.'.
Parabéns Mestre André. Entretanto, mas importante que ter uma linhagem invejável é ser uma pessoa culta e livre de dogmas impostos por essa sociedade hipócrita e você é assim. Livre de dogmas hipócritas.
Olá Ailton! Fazia tempo que não te via por aqui! Fico feliz em lê-lo novamente! Obrigado pelos tão amáveis comentários! Abração!
Fato 26 você é um cara incrível!
Bondade sua Kassiano.
Obrigado ir.'. Que o g.a.d.u te ilumini e te abençoe.
Obrigado meu Irmão! A você também! Receba meu forte TFA!
Sou completamente leigo eu gostaria de saber sua opinião sobre a eliminação do ego para se tornar um ser mais humano
Você é muito qualificado e sábio
Olá Fernando! Muito grato pela participação. Bondade sua o comentário. Sou apenas alguém interessado na Verdade. Receba um forte abraço!
Fato 17 foi muito bom.. Parabéns pela caminhada.
A última me surpreendeu 👏👏👏
Oi Aline! Muito grato por sua participação. Receba meu abraço!
Mestre André ... Dê uma mãozinha a esse povo tão sofrido e carente de professores com essa capacidade, quando vejo o nível de nossos professores universitários "vomitando" besteiras nas TVs e me deparo com jovens "ocultos" como você, dá imensa tristeza na alma. Ajude nossos jovens, transmitindo parte de sua sabedoria, dedicando um pouquinho de seu valioso tempo lecionando em qualquer centro universitário. Imaginei como resposta de sua profissão, professor universitário, engano total. Mestre André, é muito conhecimento e sabedoria concentrados em você e poucos privilegiados próximos de ti, não entenda minhas palavras como intromissão em sua vida, é somente um humilde pedido de um sonhador que acredita que podemos mudar o destino de nossa grandiosa e sofrida Nação. Obrigado
Meu prezado Edilson, fico muito grato, e até um pouco sem jeito, diante de tão elevado juízo a meu respeito. Minha carreira acadêmica foi bastante acidentada. Meu bacharelado foi marcado por grandes enfrentamentos ideológicos com os professores e colegas. Meu curso de mestrado, que transformou-se depois em doutorado direto (em Ciências da Religião pela PUC-SP), foi um verdadeiro campo de batalha, com conflitos, incompreensões, debates furiosos e o rótulo de "aluno problemático". Minha "carreira acadêmica" acabou antes que eu recebesse o título, uma vez que me recusei a pedir "desculpas" por ter provado o erro de um livre-docente diante de seus alunos...O meio acadêmico brasileiro é um ambiente tóxico, aburguesado (com um discurso socialista hipócrita e detestável), onde política institucional, bajulação e "arranjos" são muito mais importantes do que conhecimento. Como eu disse no vídeo, tenho pouco estômago para esse tipo de coisa. Vivo de maneira bastante modesta, mas com liberdade para estudar e pesquisar sem ter que bajular ninguém. Por isso faço propaganda dos meus livros, peço apoio via página do "apóia-se"...Não tenho salário de acadêmico oficial, não tenho emprego, vivo com meus parcos recursos e buscando sempre uma maior liberdade apesar de menores possibilidades...Eu me sentia incrivelmente hipócrita me fingindo de "aluno" diante de professores cheios de títulos que sabiam menos do que eu. Por isso eu abandonei esse meio e não tenho qualquer esperança de que, um dia, vá ser chamado para ensinar seja lá o que for em uma universidade. Agradeço mais uma vez seu elevado juízo sobre mim, mas sou um fracasso em matéria de instituições acadêmicas. Um forte abraço!
André, quando possível, por gentileza fale nos sobre o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento e, TB se possível sobre a Seicho no Ie. Acredito que com seus acessos a várias línguas, vc tem acesso a um.vasto material . Abraço
Boas sugestões! Anotadas! Abração!
Tio, uma sugestão de vídeo sobre o assunto Morte.
Rapaz... Você é surpreendente. Talvez você tenha mais gabarito que alguns professores.
Bom saber de mais um monarquista influente. Esse é um bom tema de video.
Olá Antônio! "Influente" é bondade sua...Abraço!
Muito legal André 👏👏👏👏👏👏
Parabéns grande André. Bom saber mais sobre seus estudos e sua personalidade.
Agora intendi as intenções de seus videos , lhe conhecendo melhor rsrsrs , gostei parabéns.
Apesar deste currículo e histórico invejável, você é um poço de humildade. Te admiro e assisto seus vídeos todos os dias. Você tem algum poadcast?
Olá Bruno, obrigado pela participação e pelas palavras tão bondosas. Na verdade, penso que sou pó...Minha individualidade em si mesma é um nada diante do Absoluto. Por isso, o que importa é a mensagem, não o mensageiro...Não tenho podcast (nem sei como fazer, sou tosco em questões tecnológicas...). Um forte abraço!
Bacana André você é super honroso e convicto em suas palavras sempre buscando a lógica e a justiça, só faltou falar sobre sua profissão rs..
Bem legal os fatos.
É interessante sim. Todos querem saber quem é a pessoa que está falando.
Bem interessante sua genealogia e bem diferente sua posição política.
Olá meu xará! Obrigado pela participação! Um abraço!
Nossa! Baita currículo! Não é brincadeira. "Empreendedor tops... coaching...odeio... odeio..".kkk boa!!! Parabéns. Te admiro.
Olá Marcos! Muito grato pela participação e pelos amáveis comentários. Os "topzera empreendedores coaching" conseguem, realmente, ser extremamente irritantes e ridículos...Me dá engulhos só de estar em uma mesa e, ao lado, ter uma dupla "topzera" usando aquela terminologia característica...Abração!
Muito bom mesmo mestre muniz `` eu gostaria de fazer parte da ordem, mas não conheço ninguém que faça parte dela. Quero parabénizar seu trabalho e o canal. Paz e luz T.F.A
Olá Marcos! Obrigado pela participação. Você é de onde? Abração!
@@transcendenciaaoamuniz bom dia saudações de paz e luz. Sou Francisco morato SP... Abraços
Deu pra ver sobre as artes marciais, seu calejamento é nítido.
Fantástico muito bom. Ri bastante. Parabéns. Muito show.
O teu conhecimento sobre vários assuntos assustam as pessoas ignorantes. Mais enche de conhecimento as outras que querem e gostam de aprender.
Você é mega inteligente ,super❤
Bondade sua! Obrigado pela participação!
Sou seu fã incondicionalmente.
Me indicaram seu canal é vim aqui saber mais sobre vc.
Parabéns é isso André ótimo vídeo
Grande Mestre!! 💂
Olá Marcelo! Obrigado por sua participação. Bondade sua. Um grande abraço!
@@transcendenciaaoamuniz obrigado!! Poderia falar um pouco sobre a visão de Guenon e Evola sobre a Maçonaria operativa e especulativa e o envolvimento da anti Maçonaria. A maçonaria é descendente de uma tradição primordial?
@@marceloreis8484 excelente tema! Esse dá "pano pra manga"! Abração!
De fato vc é muito culto. Parabéns.
Olá Carolina, obrigado pela participação. Bondade sua! Estamos sempre aprendendo e sempre conscientes de nossas próprias limitações e ignorância. Receba meu forte abraço!
O fato 17 é muito divertido!
Uma sugestão: o assunto iniciação como criação de uma alma , também conhecido como nem toda religião considera que todos nascemos como uma alma imortal. Pensei em sugerir esse tema após ler uma frase do Jodorowski: o propósito da alquimia é a criação de uma alma.
Massa! 🤓👌🏽
Esse é o cara
Obrigado Carlos! Abração!
A Sapiência parece que também tem chance de virar uma espécie de culto a celebridade e nessa sociedade que está doente com coisas que nunca descobrirão que simplesmente é idolatria. Nesses viés Ídolos como vc são uma dádiva pra Tradição. Parabéns grande André.
Rodrigo Martan
Bom dia caro Rodrigo! Muito grato pelas amáveis palavras. O que realmente importa é transmitir algo do verdadeiro pensamento tradicional, o emissor é apenas um reles instrumento. Receba meu abraço!
Sem palavras! Gratidão...
Fato 17 - ri muito !!!!!! concordo !!!
Você tá falando das origens portuguesas. Fale alguma hora sobre o Victor Adrião, de Portugal, já que falou da eubiose.
Já dei o meu like!
Estou impressionado com o seu currículo. A internet precisa de pessoas como você.
Já quê você entendi tantas línguas, poderia me ajudar nesta tradução, o que significa está frase e qual língua ela pertence; renich tasa uberaca biasa icar lucifer.
Desde já, te agradeço!!!
Olá Morning Star, obrigado pela participação e pelo bondoso comentário. A frase que você me mandou não está em nenhuma língua conhecida. É uma mistureba usada para fazer "Enns" ou invocações em uma suposta "língua demoníaca". Veja que há mistura de elementos hebraicos, latinos e sânscrito...Tudo muito mal transcrito, diga-se de passagem. Um abraço!
legal o vídeo. faltou sobre trabalho... ou escrever os livros/youtube que foi sua fonte de renda / trabalho sempre?
O cara é fantástico. Sabe muito mais de catolicismo do que esses Deus vults bitolados que acham que as outras tradições religiosas são "do demônio".
Kkk
Heita poha.... Talvez tenha me identificado mais ou menos com esta biografia... Rs... Diferente do que imaginava.
Olá Jow! Obrigado pela participação! Você me deixou curioso...Como você imaginava? Abração!
Bom trabalho meu nobre.
Você parece ser muito legal 👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado! Abraço!
Esta última curiosidade me diz provavelmente que o irmão assim como eu encontrou certa dificuldade no convívio entre colunas "vanitas vanitatum omnia vanitas"
Olá Carlos! Sim, encontrei e encontro muita dificuldade...A vaidade deixa muita gente cega. A busca por ninharias e "homenagens" para o ego faz muita gente se perder pelo caminho. É uma pena. Receba meu TFA!
Cara, gostei, sinceramente sua humildade me conquistou, você da algum tipo de curso? Se sim senho interesse.
Minha maior curiosidade sempre foi saber como você chegou ao Budismo e e porque se interessou pelo mesmo, já que falaste que antes era católico ortodoxo.
Você podia falar sobre isso algum dia...
Olá Gugu! Obrigado pela participação. O Budismo é uma via direta, metafísica, um ponto de vista superior em relação ao que é simplesmente religião. Uma ascese "seca" que aponta diretamente ao Absoluto, sem as tantas possibilidades de desvios emotivos contidas nas religiões. Infelizmente, com a popularização e a massificação, muito do Budismo se perdeu em uma transformação religiosa popularesca...Mas, esse não é o caminho que sigo. Sigo o Budismo que está em acordo com a Tradição, em acordo com aquilo que foi transmitido no Cânone, e não em acordo com as fantasias de falsos mestres cheios de ideias heterodoxas. Os "budistas de mídia", os "queridinhos" da galera "new age", são hereges destestáveis, chamados nos sutras de "vermes no corpo do leão", que corroem suas carnes de maneira oculta. Respeito profundamente a todas as religiões TRADICIONAIS, mas optei por uma via metafísica. Grande abraço!
@@transcendenciaaoamuniz obrigado pela resposta. Minha dúvida era como você chegou a tradição Tiantai, uma escola relativamente desconhecida no ocidente que, antes de eu te conhecer, achava que estava praticamente extinta, só existindo ainda com o Tendai no Japão. Foi através de estudo que você conheceu ou foi por intermédio de alguém?
Sou da tradição Soto Zen e concordo com você em relação a essa popularização caricaturizada do Budismo em voga atualmente. Até mesmo na tradição Zen, muitas vezes vejo que não há tanto incentivo no estudo da filosofia e metafísica deixada pelos patriarcas.
@@Gugu4672-t3w , boa noite! Obrigado por sua participação. A Tradição Tiantai "morreu" e "ressuscitou" várias vezes ao longo da história. Primeiro entrou em declínio com a queda da Dinastia Sui (que apoiava Zhiyi). Foi reerguida por Zhanran. Depois, com a grande perseguição de Wuzong (na Dinastia Tang), foi praticamente extinta e seus textos destruídos (tiveram que ser recuperados na Coréia). Com Zhili, e outros Mestres da Dinastia Song, conseguiu se recuperar parcialmente sem que, no entanto, houvesse um retorno pleno aos esplendores de outrora. Hoje, na China, praticamente desapareceu e se mesclou com o Chan e o Jingtu (Terra-Pura).No Japão, a seita Tendai é uma imensa miscelânea de crendices, cerimônias, nacionalismo, new age etc., não havendo mais quase nada da doutrina Tiantai original (que não era e nunca foi na China uma "seita", mas sim uma Escola Exegética), sequer a manutenção mínima dos Preceitos. O conceito de "transmissão do Dharma", dentro da visão Tiantai, é bem diferente da visão do Chan/ Zen. No Chan/ Zen a transmissão se baseia na presença de um mestre físico que, teoricamente, seria o sucessor de uma linhagem vinda de Śakyamuni (e de Budas míticos anteriores a ele). Na Escola Tiantai, os patriarcas sucessores de Śakyamuni se extinguem com a morte de Aryasimha, o 24° na sucessão chamada de "Transmissão da Boca de Ouro" (金口傳). A partir daí, a transmissão do Dharma se dá através da compreensão da Doutrina e de sua prática. Sendo assim, a linhagem Tiantai tem imensos lapsos históricos entre um Patriarca e outro. O primeiro Patriarca é Nagarjuna (por conta da visão Madhyamaka), o segundo é Huiwen, um eremita chinês que estudou os ensinamentos de Nagarjuna e se Iluminou lendo o "Tratado da Grande Sabedoria" traduzido para o chinês (大智度論). É dito que ele "não conheceu a face de Nagarjuna, mas conheceu a sua mente". O terceiro, Huisi, aprendeu de Huiwen as técnicas de meditação e os conceitos do Sutra do Lótus e do Dazhidulun. Huisi ensinou a Zhiyi, quarto Patriarca e quem codificou e explicou sua Doutrina através de seus escritos e conferências. Dessa forma, foi se estabelecendo uma linhagem bastante espaçada no tempo, baseada na compreensão e adoção da Doutrina Tiantai. Aliás, o próprio nome "Escola Tiantai" só foi ser usado pela primeira vez por Zhanran (ou seja, o próprio Zhiyi, que morava num templo no Monte Tiantai, nunca usou esse nome). Zhanran escreve que quem compreende a doutrina contida no Mohezhiguan (摩诃止觀) recebeu a autêntica transmissão, não importa quanto tempo tenha passado e nem se tenha ou não tenha encontrado um Mestre da Escola Tiantai. Essa é a ideia contida na chamada "Transmissão Espiritual do Pico do Abutre" ou "靈鹫山傳", ou seja, a ideia de que há uma transmissão vertical do Dharma, que independe de relações institucionais. No Brasil, como você deve imaginar, pouquíssimas pessoas conhecem esses conceitos e costumam tentar medir tudo com a "régua" dos grupos japoneses com seus certificados, pensamento paroquial da Era Tokugawa e divisão em "igrejas" ou seitas estanques. Eu recebi os Preceitos de Bodhisattva (os mesmos 58 Preceitos que ordenam os monges da Tendai-Shu) em um templo chinês. Recebi a Iniciação Esotérica (do Esoterismo Tang - 唐密) através de uma linhagem japonesa...Em resumo, recebi as mesmas coisas que se oferecem na Tendai-Shu, mas, como optei por seguir aquilo que está prescrito no cânone, traduzir tudo para o português e não me submeter a uma instituição que está do outro lado do mundo espalhando superstições e crendices não-budistas, então, não sou bem visto e nem "reconhecido". Forte abraço!
@@transcendenciaaoamuniz boa noite, obrigado pelas informações, vou pesquisar melhor sobre a tradição.
Fica a sugestão sobre fazer um vídeo sobre o Sutra de Lótus.
Abraços!
Alguma dúvidas, é dificil ser budista e maçom? transparece a um profano como eu, que há uma certa reserva aos não cristãos, principalmente nas tradições inglesas, teve que enfrentar tabus? quando possível também, gostaria de sugerir que falasse sobre a minha tradição, a nova tradição kadampa e sua opinião (e não me importo se for divergente, kkk) um grande abraço, sou um grande fã do seu canal e de seu trabalho.
Olá Rodrigo! Obrigado pela sua participação. Alguns grupos maçônicos tendem a se apegar mais aos aspectos religiosos, externos, exotéricos, do que outros. A Maçonaria inglesa sofre desse mal (dentre outros) graças a um extremo apego a convenções sociais. Mas esse mal não é exclusivo dos ingleses. Há também Irmãos, ligados ao Rito Escocês Retificado e ao Rito Adonhiramita que não percebem que a Maçonaria não é, nunca foi e nunca será uma religião. Infelizmente, nesses meios, há sim um preconceito (velado ou nem tão velado) aos não cristãos...Eu já enfrentei algumas divergências e tive numerosos debates sobre isso. A estreiteza de horizontes é algo difícil de vencer...Em relação à NKT, tenho muito a dizer...Só não sei até que ponto seria conveniente fazê-lo, uma vez que não é minha intenção ofender a ninguém. Receba meu forte abraço!
Olá, André...tudo bem? Olha, eu gostaria de saber se você podia explicar mais profundamente o Budismo Tibetano e sobre o Anutthara- Samiakhi- Sambodi, Dzongshen e etc. Gosto muito de seus videos...Deus te abençoe e ate mais ver.
O ego eh coisa fina
Você é muito sábio!
Guerreiro e sacerdote, nós somos poucos....
Olá, meu Ir! Fala mais sobre o Arco Real.
Forte abraços!!!
Olá Irmão Hallef! Boa sugestão! Anotada aqui. Grande TFA!
André, o que a tradição tem a dizer sobre métodos anticoncepcionais?
Nossa, q mente privilegiada
André gostaria muito de um vídeo seu sobre a sociedade secreta skull and bones. abraço !
Mesmo sem querer, este já é um dos melhores vídeos do canal. Rs
Mestre você joga Magic? D&D? Vampiro mascara? lobisomem apocalipse? Mago? Curte Warhammer 40k ou Fallout?
Xadrez?
Parabéns por ser essa pessoa ilustrada
Olá Frater! Desses que você citou só conheço e jogo xadrez. Abração!
"madame new age" kkkk
Tua biografia é bem interessante.
Qual é o nível escolar e profissional regular ??
Olá Edilson, grato pela participação. Tenho nível superior completo e cursei pós graduação stricto sensu. Sou sacerdote (ministro de confissão religiosa, segundo a classificação do Ministério do Trabalho). Abraço!
Caramba tanta coisa em tão pouco tempo!
Que legal! Vc é monarquista.
obrigado pelas curiosidades
Kkkk, me parece um garoto enxaqueca, chatinho e sabe-tudo como costumo ouvir. Obrigado por não me fazer sentir só. TFA.
Bom dia Andre',eu particularmente não me interesso por vida privada de ninguém. Gosto de seu canal pois sou apaixonada por maçonaria.
Bom dia Ana Paula, você tem razão. O que faz diferença é a mensagem, a doutrina, não o mensageiro. Receba um forte abraço!
Que legal que pratica artes marciais, qual é a que pratica?
Combatives. Abraço e obrigado pela participação!
Muito me honra ser seu ir.´. T.´.F.´.A.´.
Fato 26 : eu sei que o Palmeiras nao tem mundial.
Fato 27 : nao tenho parentesco com Caue Moura.
brincadeiras a parte , bom dia Mestre tudo bem ? estou na maratona dos seus videos tem uns dias ja , curto bastante seu trabalho e se possivel e for interessante pra vc faz um comentario sobre a religiao Rastafairi e suas vertentes gostaria de ver seu ponto de vista , td d bom ai vlw .
Como você aprendeu essas línguas citadas? Foi uma de cada vez ou de outra forma? Gostaria de saber, abraços!
Sinceramente só vi uma exaltação da sua ancestralidade... creio que as pessoas buscassem saber mais coisas pessoais mesmo! Mas enfim, até que gosto de suas reflexões. Boa noite.
karaka! Parabéns!
👍👍👍
Pode falar algo sobre a igreja ortodoxa?
Olá Vinícius, grato pela participação! A Igreja Cristã tradicional é constituída por grupos que, nos primeiros séculos da Era Comum, se estabeleceram no Oriente Próximo e na Europa. Cada um desses grupos foi estabelecido com base na autoridade de um Apóstolo. Assim, nos chamados "Concílios Ecumênicos" ou Universais, os hierarcas desses grupos compunham o corpo dos "Padres Conciliares" e foram os arquitetos da Doutrina Cristã. Ao longo do tempo, a Igreja foi se dividindo. Antes do Concílio de Calcedônia, houve uma primeira separação, a das Igrejas da Armênia, da Síria Aramaica (Sirians) e do Egito (Copta). Desse grupo nasceram outras Igrejas (como a Etíope, a Malankara etc.). Até o 7° Concílio, o grupo composto pela chamada "Pentarquia Tradicional" (Roma, Bizâncio, Alexandria, Antioquia e Jerusalém) manteve-se relativamente coeso. Desse grupo nasceram diversas igrejas (como a da Rússia, no século X, a da Bulgária, da Romênia, da Geórgia, etc.). No ano de 1054 da Era Comum, depois de uma série de desentendimentos, o Patriarca de Roma proclamou-se "superior" aos demais e exigiu submissão doutrinária...Obviamente, tal pretensão não foi aceita e daí originou-se a divisão entre Igreja Católica (que quer dizer "universal") Romana e as Igrejas Ortodoxas Orientais...Um abraço!
Se tua vida não é interessante, imagina a minha!! Kkkkk...
Bondade sua Bá. Receba meu abraço e meu muito obrigado por sua participação!