A Sociedade da Neve - Crítica e Análise do filme

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 215

  • @gustavogirotto
    @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +12

    O que achou de A Sociedade da Neve? Comenta aqui! :)

    • @reginarichter5904
      @reginarichter5904 8 หลายเดือนก่อน +4

      Assisti os 2 filmes anteriores. Vivos até reassisti no início do ano passado. Lembro das discussões na época do acidente sobre eles terem comido os amigos. Eu tinha 10 anos na época. Mas tinha a minha opinião. Quem morreu já não estava lá. Era carne que podia salvá-los. Ainda não assisti o filme. Não foi milagre. Foi determinação.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      @@reginarichter5904 eu gosto de Vivos, acho um bom filme no que se propõe. É uma discussão interessante mesmo, Regina. Valeu pelo comentário, gostei de ler sua visão do assunto. :)

    • @sohseikinadasei
      @sohseikinadasei 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@reginarichter5904foi Darwin.

    • @adrianorimbaud915
      @adrianorimbaud915 7 หลายเดือนก่อน +1

      Gostei muito, já havia assistido o outro, porém esse eu achei mais interessante

  • @CursoMotoristaExecutivo
    @CursoMotoristaExecutivo 8 หลายเดือนก่อน +62

    O fato de terem sobrevivido ao acidente, por si só, já é um milagre.

    • @onofrjunior
      @onofrjunior 6 หลายเดือนก่อน +2

      Será que os outros tripulantes não eram dignos de um "milagre" ?

  • @paulojorgefassinaluz4910
    @paulojorgefassinaluz4910 8 หลายเดือนก่อน +71

    Para auxiliar/complementar a análise que está muito boa:
    1) o filme é totalmente baseado no livro A Sociedade da Neve, este último, mais denso, forte, cru e detalhado. O diretor fez uma espécie de homenagem póstuma a todos os 45 passageiros e sua família. E por isso, tenta retratar os fatos da forma de forma mais respeitosa possível;
    2) para os mais atentos e conhecedores da história, o filme retrata muitíssimos detalhes descritos no livro. É impressionante.
    3) a cena do rádio com a música da Ave Maria ocorreu desta forma mesmo;
    4) O Numa Turcatti teve sim grande protagonismo na primeira metade do período que eles ficaram por lá. Gustavo Zerbino indica que ele foi o que mais gastou energia neste período. Gasto de energia lá = maior chance de óbito. Logo, a escolha do Numa tem muito mais por trás que apenas representar aleatoriamente aqueles que não retornaram;
    5) quando os jovens estão entrando no Aeroporto, um senhor está passando pela porta, saindo do Aeroporto. Aquele senhor mais velho é o Nando Parrado real. Tem uma simbologia nisto, sem dúvida;
    6) quando Roberto Canessa está caminhando amparado no hospital, o médico que o ampara é o Roberto Canessa real (que se tornou uma das maiores referencias da America Latina em cardiologia infantil)
    Abs

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +4

      Que legal! Ótimos detalhes que acrescentam muito mesmo à experiência. Valeu por compartilhar aqui 👍

    • @HomemDaFoice
      @HomemDaFoice 8 หลายเดือนก่อน +16

      E o ator que interpreta o pai do Carlitos Paez (que cita no telefone o nome de todos os sobreviventes) é o Carlitos Paez real.

    • @KingTabor
      @KingTabor 8 หลายเดือนก่อน +3

      A homenagem póstuma só pode ser a 29 passageiros, não aos 45

    • @annacintra8490
      @annacintra8490 8 หลายเดือนก่อน +7

      Discordo, King. A homenagem póstuma é a todos, vivos e mortos. Se não entendeu isso, não entendeu a simbologia do filme inteira.

    • @MarcosdeCastr0
      @MarcosdeCastr0 8 หลายเดือนก่อน

      7) Quem interpreta o pai do Carlitos é o próprio Carlitos.

  • @fabianosantos6342
    @fabianosantos6342 8 หลายเดือนก่อน +24

    Esse negócio de Oscar bait para definir este filme é de uma pobreza cultural inimaginável. Eu já livros, estou lendo a versão original em espanhol (Viven), vi diversos documentarios e entrevistas, fui no museu Andes 72 em Montevideo e mesmo assim a história ainda me comove. As pessoas estão classificando e julgando este filme erroneamente. Um filme sobre canibalismo: não! Um filme sobre um desastre: também não! É um filme sobre vida! Vontade de viver. Quebrar paradigmas para sobreviver. O que mais me surpreende desta história não é o canibalismo e sim a força dos sobreviventes. A perspicácia e a coragem de enfrentar o desconhecido. Outro ponto é o tema religioso do filme que estão falando que é apelativo. Também não gente! Eles estudavam em um colégio católico, o time de rugby era de uma comunidade católica. Obviamente essa era a cultura deles. Nada de mais. Que mal há em se agarrar no que for pra ter esperança e sobreviver! Me aborrece a falta de cultura do público atual em geral. Ótima crítica deste canal! Parabéns

    • @Fabi-Coelho
      @Fabi-Coelho 8 หลายเดือนก่อน

      O Oscar já foi relevante!
      De uns anos pra cá, premiam quem querem premiar!

  • @bresdem01
    @bresdem01 8 หลายเดือนก่อน +54

    Vejo grande diferença entre Vivos e Sociedade da Neve. O primeiro segue a forma clássica do melodrama, que Hollywood usa e abusa até pasteurizar seus princípios (como por exemplo dando ao protagonista uma dimensão de perfeição). Em Vivos a personagem de Ethan Hawke é literalmente o grande herói da "aventura", sendo o mais sábio, o mais corajoso, aquele que, literalmente, salva todos da situação em que se encontram. A Sociedade da Neve se diferencia nesse quesito, distribuindo o protagonismo entre quase todos os personagens. O fato de ser um filme rodado e estrelado por pessoas da língua espanhola também chama a atenção (ao contrario da versão de 93, onde o personagem principal é uma estrela de Hollywood e o filme é todo falado em inglês. Entretanto, o que mais me chama a atenção de A Sociedade... é seu tema religioso e nesse ponto, discordo em parte da análise de Gustavo. O personagem principal da película, Numa, personifica a imagem de Cristo no filme. É o protagonista que começa sua jornada na Igreja, é chamado para a jornada, inicialmente é relutante, mas decide ir com seus amigos. Após o acidente é personagem que mais demonstra disposição em ajudar a todos, apesar de ser o mais calado (como um cordeiro). Num golpe magistral de roteiro, o nosso protagonista (a história é contada sob seu ponto de vista) morre, em decorrência de um ferimento que adquiriu quando salvou a todos quando ficaram soterrados pela neve. Porém, pouco antes de morrer, ele deixa uma mensagem escrita à punho num pequeno papel: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos seus amigos" (João 15-13). A morte de Numa, e sua mensagem, dá aos outros companheiros a coragem de escalar o monte e buscar ajuda. Seu sacrifício emula o sacrifício de Cristo que, porém, sem a ressurreição. Numa ressuscita na força de vontade dos seus companheiros de se ajudarem e sacrificar suas vidas pelas vidas dos outros. Considero A Sociedade da Virtude um belo filme, que me lembra bastante A Sociedade do Anel, de Peter Jackson, pela temática da amizade e do sacrifício pelo próximo.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +12

      Ótima leitura do filme! É bacana como um filme (bem feito) proporciona interpretações diferentes que não necessariamente se anulam. Sua analogia do Numa com Cristo faz muito sentido também e tá bem embasada na história. Talvez seja a referência pessoal que influencie a visão pra um lado ou outro dessa interpretação que o filme provoca. No mais, ótimo paralelo com A Sociedade do Anel, um dos melhores filmes sobre esse companheirismo que existe entre amigos. Grande abraço!

    • @רבקה-ס6מ
      @רבקה-ס6מ 8 หลายเดือนก่อน +5

      @bresdem01 que análise espetacular, já pensou em criar um blog com resenhas de filmes e séries? Faria sucesso, eu acompanharia com certeza. Parabéns! 😊

    • @bresdem01
      @bresdem01 8 หลายเดือนก่อน +4

      @@רבקה-ס6מ muito obrigado. Nunca pensei nisso, mas pensar a respeito. Valeu mesmo!

    • @Maryleticia
      @Maryleticia 8 หลายเดือนก่อน +5

      Eu pensei nessa mesma analogia quando constatei que o avião caiu numa sexta feira (às 15h, salvo engano). A sexta-feira da paixão! Isso é emocionante!
      Fora que os jogadores vinham de um colégio católico, eram Cristãos.
      Aquela cena final onde se toca a Ave maria, antes de a rádio anunciar o resgate do Nando e do Roberto...

    • @MarcosdeCastr0
      @MarcosdeCastr0 8 หลายเดือนก่อน +2

      Excelente, contrasta com a visão forçosa ateísta desse vídeo aqui.

  • @drjiandradaluz3727
    @drjiandradaluz3727 8 หลายเดือนก่อน +11

    Não acho que desconstrói a religião isso é um olhar que tentar impor hoje em dia contra a fé e a religião como se fossemos simplesmente animais. E não é isso que mostra, pelo contrario só quem tem dentro de si uma fé inabalável em Deus e Jesus Cristo consegue ver isso claríssimo em cada detalhe fo filme, a união, o Amor incondicional entre seus "irmãos", o Sacrifício isso nada mais é que JESUS CRISTO pregou e passamos para todas a gerações. É lamentável que o dono do perfil queira polemizar e usar o filme para criticar a religião mas verdade é que SIM ! O MILAGRE OCORREU DENTRO DE CADA UM DELES

  • @wlac9191
    @wlac9191 8 หลายเดือนก่อน +66

    Foi um milagre. Acidente de avião, cair em area de altitude e frio extremos, viver a duas avalanches, fome e desidratação severas, 72 dias nessas circunstancias.... alguém ficar vivo é um milagre.

    • @wlac9191
      @wlac9191 7 หลายเดือนก่อน

      @@ibisnoturno O "milagre" é a pouca possibilidade de sobrevivência numa situação dessa. Não tem a ver com religião. Se vc ainda não entendeu... paciência.

    • @Questionador-em2wu
      @Questionador-em2wu 7 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@wlac9191 milagre é um termo intrinsecamente religioso.

    • @wlac9191
      @wlac9191 7 หลายเดือนก่อน

      1 Fato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis da natureza.
      2 Acontecimento admirável e espantoso.
      3 Fato que causa grande admiração e surpresa.
      Dicionário Michaelis. Termo normalmente usado fora do contexto religioso.

  • @sue_184
    @sue_184 8 หลายเดือนก่อน +9

    Amei o filme! Já assisti 02 vezes! E assisti a varias entrevistas com os sobreviventes. O canibalismo é o de menos, o que me toca é a resiliência e força de vontade de enfrentar os desafios. E a caminhada daqueles dois na mais completa incerteza me arrepia. Foi a escolha entre ficar onde está e esperar a morte chegar (certeza) ou se arriscar (incerteza) a morrer ou viver. Levando para vida seria não mudar e continuar na certeza da infelicidade/mediocridade ou ter a coragem de se arriscar e quem sabe alcançar uma vida espetacular!

  • @alinesantana7924
    @alinesantana7924 8 หลายเดือนก่อน +4

    Sua análise é ótima, a única coisa q tive uma percepção diferente foi em relação à "desconstrução da religião", não sei se essa foi a intenção do diretor, mas a mim, levou a uma crise reflexiva diante das mazelas humanas que todo cristão enfrenta e que, inclusive, grandes homens santos enfrentaram e, até mesmo, Jesus Cristo mas q ainda ainda assim Deus em nenhum momento negou sua misericórdia. Foi isso q o filme me mostrou, diante de uma circunstância onde, aparentemente, não há nenhuma forma do amor de Deus se manifestar eis q ele floresce no coração de cada pessoa ali. Seja qual for a circunstâncias, mesmo a mais impensável, o Amor de Deus sempre, de alguma forma, mesmo muito sutil, ele poderá ser visto e sentido.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Oi Aline! Muito legal ler a sua percepção diferente da minha sobre o filme. Pra mim, um dos maiores méritos de A Sociedade da Neve é que ele é capaz de render interpretações diferentes, mas igualmente viáveis sobre a situação. Nesse sentido, consigo perceber o subtexto religioso sendo, também, reforçado... como você notou. Obrigado por contribuir com a discussão aqui! ;)

  • @joseluisze9299
    @joseluisze9299 8 หลายเดือนก่อน +15

    Eu tenho o livro " Os sobreviventes, a tragedia dos Andes, capa dura,páginas amareladas, ediçao datada de 1973, com a dedicatoria citando os nomes dos sobreviventes.O nome do autor e pesquisador é Piers Paul Read.
    A riqueza de detalhes contida nos depoimentos dos sobreviventes, principalmente no caso da atropofagia, e chocante. Os filmes são muito bons,mas não se compara a realidade descrita nesse livro. Recomendo quem puder, leia e releia, porque apesar de se tratar de uma tragédia, é uma história fascinante.

    • @abn8726
      @abn8726 8 หลายเดือนก่อน +2

      Li e reli e até agora acho o melhor documento que relata o todo. Inclusive fala das dificuldades dos helicópteros para chegar no local, devido à altitude extrema. Inclusive, curiosamente na Netflix, uma cena mostra dois Huey monomotores, que são trocados por dois Bell 212 no resgate.

    • @janeisatomas3887
      @janeisatomas3887 8 หลายเดือนก่อน +2

      Exatamente ! Comentei sobre a narrativa de Piers Paul Read , sobre a emocionante narrativa de sua escrita

  • @anaclarafaria7994
    @anaclarafaria7994 8 หลายเดือนก่อน +7

    Para mim o fato do filme ser longo, e fazer com que em alguns momentos nos sentimos "ansiosos" para um novo climax e questionar que poderia ter reduzido alguns momentos foi justamente necessario para imaginar ânsia do que foi estar ali por 72 dias. Para mim, foi perfeito.

  •  8 หลายเดือนก่อน +4

    sobreviver há um acidente no meio dos andes, passar 2 meses sem praticamente nada pra comer e no final andar quase 10 dias subindo montanhas de mais de 1km de altura. é realmente nao foi um milagre.

  • @LucianaBonora
    @LucianaBonora 8 หลายเดือนก่อน +3

    Com todo respeito por que não conheço seu trabalho, e me pareceu sério. Maaaasss... entender que o filme desbanca a espirilitualidade fala mais sobre sua experiência espiritual do que sobre o roteiro do filme. Entender que um jovem que ficou 3 dias em coma, acordou e ficou 60 dias sob desnutrição e desidratação, consegue escalar uma montanha de gelo, com ar rarefeito, e andar 64 km, agiu por força humana é como acreditar em heroísmo, sim. Entendi o filme sob a perspectiva narrativa do que aconteceu com os passageiros, e suas adaptações, interna e externa. A intenção dogmática me parece sua.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +2

      Oi Luciana! A gente sempre interpreta obras de arte colocando muito do nosso próprio olhar… e tudo bem, por isso o vídeo é apenas uma interpretação possível. No meu caso, enxerguei o diretor construindo uma experiência tão árdua que ela foi capaz de quebrar, pelo menos naquele momento, muito da crença dos personagens… eles se sentiram sozinhos e abandonados. Mesmo que, anos depois, eles tenham encontrado sua fé de novo, durante a provação que passaram, não existiu essa romantização que muita gente atribui a coisas desse tipo… o lance do milagre, da salvação. Agora, é claro que da pra ler o filme pelo lado oposto: o sacrifício do Nuna, dando sua carne pros amigos como um mártir, a forma como dois sobreviventes desnutridos aguentaram o frio numa caminhada puxada… enfim, é bacana que o filme renda visões diferentes mesmo. ;)

  • @netomanoel1191
    @netomanoel1191 8 หลายเดือนก่อน +56

    Eu achei excelente o filme ser narrado por uma pessoa que não chegaria a sobreviver. Eu já tinha visto o primeiro remake, mas não lembrava quem sobreviveria, então ainda consegui me surpreender, pq de fato eh comum que seja narrado por aqueles que irão sobreviver. Ótima crítica!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +5

      Valeu, Manoel! Tmj, eu só lembrava do Nando e do Roberto, então o Numa morrendo me pegou de surpresa também.

    • @aguelomultimedia
      @aguelomultimedia 8 หลายเดือนก่อน +2

      Coincido 100 % . Saludos desde España.

    • @mateus_dossantos
      @mateus_dossantos 8 หลายเดือนก่อน +1

      Genial msm

  • @barbaragomes788
    @barbaragomes788 8 หลายเดือนก่อน +19

    Achei o filme muito bom, principalmente por trazer uma perspectiva mais humana sobre tudo que eles passaram. Conheci essa história quando era criança e fiquei tão chocada que vi quase todos os filmes e documentários a respeito. A sociedade da neve realmente emociona e te faz se colocar no lugar dos meninos. Impactante, cru e emocionante. Filmaço.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      É uma história impactante demais, mesmo. Bacana que você já tinha visto os outros filmes e docs, Bárbara. ;)

  • @marcelom.3234
    @marcelom.3234 8 หลายเดือนก่อน +6

    Parabens a eses Uruguaios 🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾 que tanto nos ensinaram sobre a Fe, a caridade, a resiliencia, a coragem. 🙏🙏🙏

  • @rafaelasaragiotto1303
    @rafaelasaragiotto1303 8 หลายเดือนก่อน +12

    Resenha sensível e sensata, também achei estranho alguns críticos exaltando “excesso de sentimentalismo”… pelo contrário, achei o tom do filme bem dosado e respeitoso.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +2

      Pois é, Rafaela… o tom do filme tá alinhado perfeitamente com o assunto. Nem mais nem menos sentimental do que o ideal. Tive que desabafar… haha. :)

  • @amochilaeomundo
    @amochilaeomundo 8 หลายเดือนก่อน +21

    Para quem já assistiu o filme A Sociedade da Neve na Netflix: Eu estive no local do acidente dos Andes depois de 3 dias de caminhada. Os vídeos estão no canal "A Mochila e o Mundo" para quem se interessar 🤠

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +2

      Caramba, 3 dias! É muita coisa, em altitude. Eu subi uma montanha chamada Cerro Penitentes nos Andes, em 2018… baita esforço físico e mental, só consigo apenas imaginar como foi extenuante pros sobreviventes dessa história.

    • @barbosadb7818
      @barbosadb7818 8 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@gustavogirotto
      3 dias de caminhada dos cavalos. Ele só deixou de citar esse detalhesinho de nada.
      Quis ser o herói da narrativa.

    • @AnaCosta-sq4vf
      @AnaCosta-sq4vf 8 หลายเดือนก่อน

      Eu vi e comecei a te seguir.

  • @janeisatomas3887
    @janeisatomas3887 8 หลายเดือนก่อน +7

    Li o livro quando do seu lançamento , do escritor inglês Piears Paul Read, também assisti aos 3 filmes. A questão pra mim , não foi comer carne humana e sim a intensidade pela busca da sobrevivência , da resiliência , da coragem , sobretudo de Nando Parrado e Roberto Canessa , que não desistiram . O livro de Piers é maravilhosamente bem escrito . Emociona a narrativa dele quando os dois chegam ao vale verdejante e a emoção toma conta e um deles vê uma flor e simplesmente a come. Isso é mais tocante do que se alimentar de um corpo . Corpo sem alma que serviu para dar-lhes força , para sobreviver . Essa é a questão . Sou de Porto Alegre , e uma vez li que um destes sobreviventes estavam morando na minha cidade . Adoraria conhecê-los !

  • @diogeneapiloni3999
    @diogeneapiloni3999 8 หลายเดือนก่อน +6

    Eu acredito que a fé, o acreditar em algo superior ajudou a dar força e deixar eles vivos.

  • @alanabatista8826
    @alanabatista8826 8 หลายเดือนก่อน +4

    Entendi melhor a ideia do diretor depois de ver vídeos sobre o processo de produção e, bem mais enriquecedor, algumas entrevistas e documentários antigos que estão no TH-cam. A questão de escutar na língua materna muda completamente a narrativa do filme e até mesmo dos documentários e entrevistas. É importante se aprofundar na cultura uruguaia da década de 70, assim como na cultura e visão do mundo ocidental na época, da que temos hoje.
    Não concordo com as críticas sobre a utilização da religião no filme pois... eram católicos, estudaram em colégio católico e toda a sociedade da época era majoritariamente católica. Os sobreviventes viveram muito tempo a culpa pelo o que fizeram e foram questionados em coletivas de imprensa e até judicialmente se o que fizeram era moral no ponto de vista jurídico, mas principalmente, do ponto de vista religioso. Em uma das coletivas um dos sobreviventes faz referência direta a Santa ceia e a igreja católica publicamente inocentou eles.
    Mesmo assim, havia uma grande divisão na sociedade entre quem acreditava que eles todos estavam loucos e corrompidos e aqueles que entendiam que fizeram o necessário para sobreviver.
    Não dá para pensar na narrativa do filme e julgá-la sem entender que ela conversa diretamente com o dilema moral, as crenças, as justificativas e a narrativa que pode surgir. Até mesmo os sobreviventes debatem sobre o acidente ser considerado uma tragédia ou um milagre e acredito que o diretor conseguiu inserir esse dilema sem deixar óbvio, sem se prestar a dar uma resposta definitiva e, principalmente, respeitando as vítimas e todos os envolvidos.
    Apesar da crítica em relação a trilha sonora, que vi até antes de assistir o filme comentários nesse sentido, não achei apelativa nem exagerada, creio que para a nova geração que não conhece a história é a chance de ter acesso a uma visão humana de um acidente que dificilmente ocorreria nos dias atuais e, para quem conhece a história, é uma chance de rever com novos olhos um debate moral que até hoje levanta muitas discussões.
    Acho que nenhum filme que narra um acontecimento real deve narrar a realidade de forma egoísta, deve sim respeitar ao máximo a memória dos que faleceram e, acima de tudo, de quem viveu para vê-la.
    Sem dúvidas é uma história que vale a pena ser contada e devemos o máximo respeito aos nossos vizinhos uruguaios ❤

  • @nadiahuergo3676
    @nadiahuergo3676 8 หลายเดือนก่อน +6

    Eu amei o filme. Me emocionou muito! A história já seria fantástica se tivesse sido inventada, imagina saber que realmente aconteceu!! Foi o triunfo da vontade de viver sobre todas as adversidades, sobretudo sobre a natureza inóspita daquele lugar. Agora vou comprar o livro. 👏🏻

  • @marianaferreira5102
    @marianaferreira5102 8 หลายเดือนก่อน +3

    Acho que o povo da nossa geração não teria nem psicológico para passar o que passaram e qualquer comentário ou vídeo que tente diminuir a extensão do que isso foi é péssimo. Mostra como somos incapazes de tentar entender o sofrimento do outro.

  • @gpeddino
    @gpeddino 8 หลายเดือนก่อน +6

    “Vivos” parece uma homenagem aos que sobreviveram. “Sociedade da Neve” parece uma homenagem aos que morreram.

  • @luan_barr
    @luan_barr 8 หลายเดือนก่อน +6

    é tocante! Aborda temas desconfortáveis e tabus, como questões éticas, morais e religiosas, enquanto a direção de fotografia é bela e ainda explora referências artísticas. Acredito que A Sociedade da Neve destaca-se pela abordagem humanitária, proporcionando uma reflexão profunda sobre o significado da vida.

  • @JLCVF
    @JLCVF 8 หลายเดือนก่อน +13

    A melhor crítica que eu vi sobre esse filme foi a sua, não só conseguiu sintetizar tudo que o filme traz, mas pontuou o porquê do final ser tão "meloso" como outro criticaram. Não haveria outro fim na perspectiva do Bayona se não garantir que a vitória foi a sobrevivência dos 16. Ganhou um inscrito!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Valeu! Fico feliz que tenha curtido. :)

  • @Maryleticia
    @Maryleticia 8 หลายเดือนก่อน +2

    Eu nao concordo que houve uma "Quebra religiosa" no filme.
    Os eventos foram trágicos, mutos sucumbiram, assim como o proprio jesus sucumbiu (embora tenha ressuscitado pq é Deus).
    A historia da Igreja é permeada de historias tragicas, desde os mártires do primeiro século até os que morrem na África, oriente medio ou China atualmente.
    É que, para católicos, a vitória nem sempre se dará aqui na terra.
    Por isso não vejo a quebra religiosa no filme, muito pelo contrário.

  • @jessicaballarini
    @jessicaballarini 8 หลายเดือนก่อน +4

    Parabéns, Gustavo! Gostei muito da sua análise do filme.
    O paralelo da passagem bíblica com o que estava por vir, foi super bem colocado e embasado.
    Assistindo ao filme vivi tão intensamente a emoção da experiência, que quando houve o resgate e dos sobreviventes e eles foram tido como heróis e que a sobrevivência deles havia sido um milagre, no mesmo instante eu respondi/questionei para mim, como se também fosse uma sobrevivente: Milagre? Que milagre? Se fomos elevados ao limite da superação pela vida... Heróis? Que heróis? Que herói que não pode salvar seus amigos? Não houve milagre nem heróis, mas sim sobreviventes, apenas isso!
    Não foi um filme fácil de assistir, a carga emocional é muito grande... E mesmo ja conhecendo a história, assistir o filme me permitiu refletir como o amor, que é divino, os uniu para que cuidassem a se sacrificassem uns pelos outros, assim como o lado humano, o instinto de sobrevivência, fez com que as crenças fosse transpassadas para que a vida fosse preservada.
    Ser humano também é ser Divino! A ideia de DEUS ser uma ser celestial, perfeito, cujo esplendor os olhos humanos não podem ver....é simplório, ingênuo.
    Deus é onipresente por esta presente em todas as coisas, inclusive em nós! Ser humanos, imperfeitos e falhos. A essência divina é manifestada nos atos das pessoas que amam o próximo.
    Por isso, que a frase final do Numa é de que não existe amor maior que dar a vida por seus amigos. Essa é a verdadeira abnegação, entrega, desapego....
    Numa, entendeu a essência do "amar ao próximo como você ama a ti mesmo" Todos queriam se salvar, viver, mas estes desejos não foram maiores que o amor pelos amigos que ali estavam.
    E é através deste amor que vimos o real sacrifício. Os sacrifício feitos por vários do grupo para que todos pudessem sobreviver. Seja cuidando dos feridos, racionando comida, se arriscando para buscar ajuda, permitindo que so que ficassem se alimentasse da sua própria carne...
    Não houve milagre ou uma intervenção divina externa, pois o divino estava dentro de cada um ali! Como esta dentro de cada ser que habita neste planeta. Buscamos fora o que esta dentro, porém como ja disse Carl Jung: é mais fácil partir do zero e construir uma nave que te leve à Lua do que partir do zero e construir um conhecimento que te leve ao interior de si mesmo.
    O interior humano é tão profundo quanto como o vasto universo manifestado. E ambos são moradas de Deus

  • @Hite49
    @Hite49 8 หลายเดือนก่อน +2

    O homem escolheu voar em um avião, sobre o gelado Andes, com um tempo muito ruim... Por que colocam Deus na história? É opção do homem, a luta pela sobrevivência do homem. Milagre salvarem-se uns poucos? E para os outros, não houve possibilidade de milagre? Somente que não resistiram.

  • @HomemDaFoice
    @HomemDaFoice 8 หลายเดือนก่อน +7

    Eu já era um fã do filme Vivos, e embora seja a mesma história, acho que A sociedade da Neve faz muitas referências ao anterior, principalmente nos enquadramentos, a cena dos helicópteros é quase 100% idêntica, achei que a Ave Maria no rádio também fosse, já que Vivos termina com a mesma música.

    • @laurafernandez2848
      @laurafernandez2848 7 หลายเดือนก่อน

      El Avemaría es una anécdota contada por Gustavo Zerbino.

  • @louisb.thompson3886
    @louisb.thompson3886 8 หลายเดือนก่อน +6

    Parabens Gustavo, eu sou uruguaio e asisti o filme justo comecando uma tormenta de neve onde moro no norte de EUA... Coincido 120% contigp que embora tecnicamente o filme e excelente o morango da torta e a profundidade humanista que trasmite o filme... realmente da sentido e resalta o sacrificio daqueles que nao sobrevivem. Um filme que desejaria os joven de agora asitirem...Abracos

  • @ernestoibarra3034
    @ernestoibarra3034 8 หลายเดือนก่อน +5

    Esta histotia muitas veces chamada de Milagro/ Tragedia nis Andes...é muito mais que isso.
    Um dos sobreviventes,Antonio Zerbino, e que passou por tudo aquilo descreve da forma mais autentica,verdadeira, é a essência desta historia :
    " Um homemagem ao Amor Fraterno Incondicional "

  • @mariamarlipereira1474
    @mariamarlipereira1474 8 หลายเดือนก่อน +2

    Foi um milagre ! Terem sobrevivido o frio extremo ! 🙏

  • @VERDOENGO
    @VERDOENGO 8 หลายเดือนก่อน +3

    3 filmes sobre o tema e varios livros inclusive o que baseou este ultimo, A Sociedade da Neve, mesmo nome, de autor uruguaio, muito amigo e de longa data de alguns sobreviventes. Os personagens falando espanhol dão ainda mais fidedignidade a história. Os próprios sobreviventes dizem que esta versão é a mais próxima do que realmente ocorreu. Merece Oscar sim! E… as outras duas versões anteriores, a de 1976 e 1993 também são muito boas , cada uma no seu tempo. A primeira, versão mexicana, com muito poucos recursos e muito rústica. A de 1993 totalmente Hollywoodiana mas ambas contém muito da história real em que pese essa versão Disney trazer fatos que não ocorreram e foram apenas para trazer ainda mais emoção e aventura ao filme.
    Uma história para eternidade! Merece uma série ou uma minissérie! Alô NETFLIX!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Ainda não terminei de ver todos os indicados a melhor filme internacional, mas até apostaria em Sociedade da Neve levando se não fosse pelo Zona de Interesse, que chega com mais força por estar indicado também a melhor filme. Mas vamos ver quem que sai com a estátua. :)

    • @VERDOENGO
      @VERDOENGO 8 หลายเดือนก่อน +2

      Certo, Excelente tuas análises Gustavo! Parabéns

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      @@VERDOENGO valeu! :)

  • @marcoaurelio3923
    @marcoaurelio3923 8 หลายเดือนก่อน +2

    Trago frases prontas para contribuir com o debate ...
    "Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas". Ludwig Feuerbach
    “o homem é o homem e a sua circunstância”. José Ortega y Gasset

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Ótima contribuição, Marco! ;)

  • @rodrigocabeca9247
    @rodrigocabeca9247 7 หลายเดือนก่อน +1

    A sociedade da Neve
    Sinto minha fraqueza, ao deparar-me com sua fortaleza… Percebo à minha força, quando alguém ela pode levantar... Ou derrubar.
    Sou vida que quer viver, que só viverá em vocês- “Vocês são a resposta”
    “Qual o sentido”? Perguntou “Numa”
    Em qualquer tragédia humana, o EU sempre lutará por viver… E por quê?
    Sou vida que quer viver, que só viverá em vocês.
    A “Vida é Bela”, quando o pai doa à sua ao seu filho.
    A vida faz sentido, quando vivemos pelos que deram suas carnes por nossas vidas.
    Soa repetitivo e bastante obvio, mas o obvio não apenas deve ser dito, como eternamente repetido.
    Sou vida que quer viver, que só viverá em vocês
    “Vocês são a resposta”.

  • @chicoogrande1
    @chicoogrande1 8 หลายเดือนก่อน +4

    Eu gostei dms desse filme. Mt impactante. Meu favorito de língua estrangeira. N conhecia ngm do elenco e gostei de todos

  • @jaquelinedepaulo594
    @jaquelinedepaulo594 8 หลายเดือนก่อน +1

    Um conjunto de condições, ações e decisões permitiram a sobrevivência deles. Não vejo milagre também, inclusive os vários mortos foram excluídos desse "milagre"

  • @rosangelaribeiro599
    @rosangelaribeiro599 8 หลายเดือนก่อน +1

    Querido, o esforço humano é controlado por Deus, você queira ou não. Foi Deus quem quis que o piloto erasse a rota? Atos e consequências. Infelizmente mesmo a maioria morreu e, GRAÇAS A DEUS, sim, outros sobreviveram.

  • @kelenvieira7785
    @kelenvieira7785 8 หลายเดือนก่อน +4

    Tava aqui tentando lembrar de onde eu conheço o Numa...Adam Drive do Uruguai.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      hahaha não é a cara dele? :)

  • @sandradeoliveirahaas9445
    @sandradeoliveirahaas9445 8 หลายเดือนก่อน +1

    Perfeita a tua análise... tudo que nós nao entendemos jogamos para o "Universo"... Deus... e assim por diante, mas que milagre nao houve mesmo... só sairam de lá por muuuuita forca de vontade mesmo

  • @brunorarv
    @brunorarv 8 หลายเดือนก่อน +9

    Nao me recordo de uma cena de acidente de aviao tao bem feita e tao perturbadora.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +2

      Sim! Nossa, é tenso demais, né… 😬

  • @felipeteixeira512
    @felipeteixeira512 8 หลายเดือนก่อน +2

    Excelente análise. Tenho minha fé mas os acontecimentos desse acidente me fazem questionar: os caras estavam estabelecidos e protegidos, que Deus é esse que manda uma avalanche? Se milagre os salvou que Deus é esse que não mandou ajuda a tempo de acabar a comida. Se eles não comessem a carne, eles morreriam muito antes. Deus canibal? Sei que o divino não é simples de explicar mas eu me questiono sempre.

  • @naranascimento3124
    @naranascimento3124 7 หลายเดือนก่อน +1

    Se a intenção do filme é dar protagonismo aos que não sobreviveram, faz todo sentido que o Numa seja o escolhido para contar a história já que foi ele o último a morrer. Ele representa a todos que ficaram para trás. Que assim como todos os sobreviventes também merece sem lembrado e ter sua história contatada.

  • @85DellaLibera
    @85DellaLibera 8 หลายเดือนก่อน +2

    Chamam de milagre uma tragédia em que várias pessoas morreram e outras passaram por sofrimento extremo, inclusive tendo que comer carne humana para não morrer de fome….
    Não há nada de milagre nisso 🤷‍♂️

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +2

      Pois é, foi a minha exata sensação com o filme. Acho que o diretor capturou muito isso, apesar de muita gente enxergar o oposto. Entendo, afinal lemos a realidade a partir das nossas lentes particulares… mas mesmo que os personagens tenham até encontrado Deus nessa tragedia, futuramente, acho que no momento em que estavam ali, sua mente deve ter questionado muito suas crenças… e foi esse sentimento que o Bayona procurou representar.

  • @AnaPaula-qd7oz
    @AnaPaula-qd7oz 8 หลายเดือนก่อน +1

    Gostei muito do seu vídeo. Pra mim o que importa em um filme é se ele é bom ou ruim. Se vai me fazer chorar ou rir é irrelevante. Quanto ao filme SOCIEDADE DA NEVE, le é muito melhor do que o filme VIVOS, por tudo o que você falou e principalmente levar com delicadeza um assunto muito traumático, como um ser humano ter que comer carne humana e principalmente de pessoas que você ou gosta muito. O filme é lindo em todos os sentidos, e faz com quem assisti, sentir um pouco de toda a carga de sentimentos no qual eles passaram . Um abraço.

  • @jp2717
    @jp2717 8 หลายเดือนก่อน +6

    Caramba, você disse tudo. Não vi os outros filmes sobre o tema e fiquei muito impactado. Você conseguiu elaborar de forma brilhante os aspectos mais relevantes do filme.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Valeu! Fico feliz que tenha curtido. Se tiver curiosidade, acho que vale assistir o Vivos, pra comparar. É outra abordagem, mas também acho um filme legal… mesmo que numa linguagem mais americana.

  • @jessicagoncalves4567
    @jessicagoncalves4567 8 หลายเดือนก่อน +2

    Parei 3 vzs porq não consegui não me emocionar e chorei bastante pois era algo que de fato aconteceu 😢muito triste o filme

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      É forte demais mesmo :/

  • @andrestanley7084
    @andrestanley7084 8 หลายเดือนก่อน +4

    gostei devários elementos do filme, a fotografia, o figurino, a música, tudo pensado minuciosamente. gostei das suas pontuações sobre as questões religiosas, juro que não havia percebido esses detalhes, mas faz todo sentido...

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Que legal, Andre! Fico feliz em contribuir falando sobre esses detalhes. :)

  • @camilafelice2849
    @camilafelice2849 8 หลายเดือนก่อน +2

    "...testemunha a força daqueles que ficaram tanto quanto daqueles que se foram..." Não tem como criticar esse filme. Ele abordou coisas tristes da maneira mais linda possível. Um dos melhores filmes que já vi.

  • @FernandaSouza-vz8el
    @FernandaSouza-vz8el 8 หลายเดือนก่อน +2

    Brutal, emocionante e cheio de fé!
    Ótimo filme, dessa vez baseado no livro de mesmo nome. Mais fiel a história original e a forma que os fatos se desenrolaram. É angustiante ver que a cada dia que passa as coisas só vão de fato piorando. E quando parece que vai melhorar um pouco, tudo desmorona novamente...
    São inúmeras lições de vida. Ter fé não importa a quantidade de situações ruins que acontecem uma atrás da outra é a principal lição aqui. É de fato um filme MARCANTE!
    Falando de aspectos técnicos, o filme é um pouco longo mais do que deveria, poderia ter enxugado uns 20 minutos facilmente e fechado com 2h cravadas, seria mais agradável. Apesar disso tem um ótimo ritmo e te mantém preso a trama. A ausência de uma trilha sonora só reforça o ambiente inóspisto que eles estão, essa foi uma sacada genial! Se fosse de hollywood iam meter um monte de música épica para forçar emoção.
    "Tá vendo aquelas duas tetinhas? Lá está o chile"

  • @evandrolobo1199
    @evandrolobo1199 8 หลายเดือนก่อน +1

    Filme denso! Acima de tudo(imagino) próximo a realidade vivida por cada um.

  • @mateus_dossantos
    @mateus_dossantos 8 หลายเดือนก่อน +2

    Sua análise é muito boa. A importância de uma sociedade profundamente cristã e moralista que é exposta a viver uma sociedade da neve, sem a existência de Deus, é um formidável elemento de um filme filosófico.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Valeu, Mateus! Foi isso que senti como a essência dessa nova versão. Sei que muita gente foi pro lado oposto, encarando o filme como um testamento do milagre que eles vivenciaram… mas, sei lá, pelo menos pra mim as escolhas artísticas do diretor revelam essa desromantização de histórias de sobrevivência. Abração! :)

    • @mateus_dossantos
      @mateus_dossantos 8 หลายเดือนก่อน

      @@gustavogirotto a barbárie como ambiente que mata a fé, que leva indivíduos comerem carne humana. Infelizmente, muitos não mergulharam na reflexão, pois quem tem pouca fé não é capaz de refletir a vida em situação extrema. Seu trabalho aqui foi excepcional

  • @colanagoma
    @colanagoma 8 หลายเดือนก่อน +3

    Me perdi na sua beleza? Sim, mas vou me inscrever porque gostei da forma que você faz a análise 👏😅

  • @thiagoprata4312
    @thiagoprata4312 8 หลายเดือนก่อน +3

    Meu irmão, seu canal é de longe o melhor sobre críticas cinematograficas! Sua didática é impressionante.
    sempre de olho aqui pra poder aproveitar ao máximo. Parabéns.
    Sou diretor de arte, coloco a disposição meus serviços para agregar ao seu trabalho, sem custos. Tmj

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Valeu, Thiago! Fico feliz que esteja curtindo o conteúdo. :)
      Abração! 👍

  • @diogoleonardo7848
    @diogoleonardo7848 8 หลายเดือนก่อน +4

    Excelente opção narrativa optar por um não sobrevivente.

  • @elbainesfloresechazu1052
    @elbainesfloresechazu1052 8 หลายเดือนก่อน +1

    Eles eram muito catolicos.
    Estavan num colegio catolivo y todas as noites rezaban o rosario q era do carlitos paes

  • @lucassantiago697
    @lucassantiago697 8 หลายเดือนก่อน +2

    Eu achei o filme maravilhoso, me emocionei e chorei muito. Mas eu acho válido ser chamado de Oscar bait, não pelo teor da história mas sim pela forma como a Netflix lidou com ele. Lançou em algumas salas de cinema ano passado em dezembro só pra que fosse elegível pro Oscar e estivesse fresco na mente dos votados. Então serviu de isca

  • @Andrea-jt8es
    @Andrea-jt8es 8 หลายเดือนก่อน +3

    Gostei,só achei longo!!! Destaque para a maquiagem
    Feliz ano novo Gustavo

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Feliz ano novo, Andrea!
      É meio longo mesmo… dava pra tirar uns minutinhos. :)

  • @RemySoaresdosSantos
    @RemySoaresdosSantos 8 หลายเดือนก่อน +1

    Mas por que ninguém explica o que foi feito com os cadáveres das pessoas que morreram? Levaram os corpos ou as ossadas para terem um enterro digno ou os deixaram eternamente na neve dos Andes?

    • @gpeddino
      @gpeddino 8 หลายเดือนก่อน

      Os restos mortais foram enterrados numa cova única, perto do local do acidente, e marcado com uma cruz de ferro. O lugar é visitado por muitos até hoje.

  • @veraceleste6599
    @veraceleste6599 8 หลายเดือนก่อน +2

    Maravilhosa versão! Existe a Intervenção Divina Sim dentro de cada um, os que não sobreviveram serviram de Fortalecimento para transformação espiritual ' EU SOU FORTE, EU SOU DEUS EM AÇÃO 🙌 EU SOU O MILAGRE🙏DIVINO

  • @contascentrais1305
    @contascentrais1305 8 หลายเดือนก่อน +1

    É justamente o oposto. O corte mostra a SOLUÇÃO de Deus em meio ao caos da desesperança.

  • @BandaSheep01
    @BandaSheep01 8 หลายเดือนก่อน +2

    Desculpe mas não vejo por esse ângulo pelo contrário a mensagem é que ele viu Deus nos dons de cada um afinal de conta Deus nos criou e outro personagem diz não foi Deus que nos deixou nessa condição mas a nossa má sorte isso fala bem claramente que todos nós somos livres vivemos no mundo e somos sujeito a passar pelas consequências de erros neste caso sabemos que os pilotos erraram completamente a rota do avião,Numa quando morreu ao escrever que não há amor maior do que dar a própria vida pelos amigos é um reconhecimento do sacrifício de Jesus pela humanidade em fim o filme quer mostrar que a intervenção Divina bem sempre é ligada a um ser de Luz iluminado mas é Deus em nossa própria vida ,essa é a minha visão de enxergar o filme , vi o Filme de 1993 e esse foi muito mais intimista com os tripulantes acho muito mais forte e impactante muito bom o filme.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      É muito bom termos interpretações diferentes sobre um mesmo filme. Que bom que você encontrou a sua, e por mais que enxerguemos de forma diferente, é legal que, para nós dois, o filme foi ótimo mesmo assim. Um abraço!

    • @BandaSheep01
      @BandaSheep01 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@gustavogirotto TMJ meu amigo um abração também,seu canal é excelente parabéns

  • @renanlima2452
    @renanlima2452 8 หลายเดือนก่อน +2

    já conhecia a história, vi o de 93, mas esse impactou muito! Direção e atuações primorosas!!! Os aspectos técnicos me colocaram no filme de uma forma imersiva. Mas as questões filosóficas postas na obra são de fato um diferencial. Filmao

  • @KingTabor
    @KingTabor 8 หลายเดือนก่อน +2

    Mano vc montou uma geleira pra fazer esse vídeo!! 😂😂😂 sensacional, tenho de assinar o canal!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Hahaha… frio simulado, mas que parece real… fico feliz que tenha notado! 😆👍

  • @williamfreitas2749
    @williamfreitas2749 8 หลายเดือนก่อน

    Nesse filme
    Os verfadeiros herois sao os que morreram, os demais sao sobreviventes ..
    A permissao do Numa, para que comam o corpo dele após a morte, remete a passagem cristã da santa ceia.
    Outro ponto que, a meu ver, toca no heroísmo dos que se foram é a forma com que Numa vai perdendo as forças, por um ferimento no tornozelo - remetendo a outro herói predestinado Aquiles, enquanto eles ficavam naquele impasse de qual a moralidade e qual balança estaria pesando para escolher os sobreviventes, gerando um conflito interno no expectador sobre Acaso x Destino de forma implícita.
    O fecho do Filme traz a tona a Construção de uma Civilização ("União pela fé") a partir do sacrifício de seus heróis remetendo a passagens de luta em que a morte de alguns representam a preservação e continuidade dos outros e a narração do Numa com uma mensagem equivalente aos Evangelhos do tipo "espalhem essa mensagem de tudo aquilo que fizemos, da nossas histórias e do nosso sacrifício" eternizando-os.

  • @larismacr
    @larismacr 8 หลายเดือนก่อน

    Só vê milagre quem acredita nele. O milagre está em cada detalhe desse filme. O simples fato de terem sobrevivido a um acidente de avião, frio extremo, fome e sede, já é um milagre. O fato de terem consumido carne humana, não os torna pecadores diante de Deus. Estavam lutando por suas vidas, e consumiram apenas os restos mortais de corpos sem alma. Em nenhum momento algum deles pensou em matar alguém para comer, quando a carne acabou. O milagre está em terem encontrado aquele caçador do outro lado do Rio. O milagre está em 2 deles terem andado por dias, com as poucas roupas que tinham, pouca comida e pouca água, gastando energia atrás de ajuda, e não terem morrido no caminho. Os olhos do espectador fazem toda diferença quando o assunto é milagre. Eu vejo milagre, nitidamente, mas quem não acredita, é capaz de arrumar outra explicação, dentro da sua lógica, para justificar os fatos.

  • @anamariaasilva-em9gl
    @anamariaasilva-em9gl 8 หลายเดือนก่อน +2

    Posso assistir muitas vezes😢 e toda vez vou ficar emocionada 🙏🙏

  • @laurafernandez2848
    @laurafernandez2848 7 หลายเดือนก่อน

    La pelicula tiene muchos detalles que realmente ocurrieron. Gustavo Zerbino cuenta acerca del Avemaría tocando.

  • @eric_ribeiro29
    @eric_ribeiro29 8 หลายเดือนก่อน +2

    Pra mim o filme deu um toque especifico é o religioso e falando em espanhol. Porque isso é muito é muito latino americano. A religiao pesa muito na sociedade e principios. Achei marcante isso. Como se nos entendessemos os valores crencas com muito singularidade.

  • @homerohomem5407
    @homerohomem5407 8 หลายเดือนก่อน

    A rota d escape escolhida foi em direçao ao Chile, por acreditar que atras daquela montanha, ja veriam os campos chilenos. Nao sabiam que era o caminho mais dificil e montanhoso. E que do lado oposto estava o serro El Sosneado e proximo o Hotel thermas el Sosneado á 21km do acidente, numa rota mais acessivel. Com alguma possibilidade de serem encontrados.

  • @Beth77CQC
    @Beth77CQC 8 หลายเดือนก่อน

    Fds , o que importa é que os protagonista ou seja os vdd cidadãos que viveram aqueles dias, e quase todos entre eles e familiares acreditam em milagre. O que vc acha ou outras pessoas pouco importa não tem relevância. É, óbvio tem que lembrar de Deus , para fazerem matérias para esses canais

  • @salpink8176
    @salpink8176 8 หลายเดือนก่อน +4

    Pensei que só o omelete tinha feito uma crítica tão desrespeitosa … não foi milagre ??? Todos os sobreviventes dizem que sim, apenas você distorceu a narrativa por algum trauma mal resolvido … sério que vc queira que numa rádio dos anos 70 ficasse a música ave maria de fundo com um breaking news???😂 tais brincando !!! Claro que foi colocado o questionamento de uma tragédia e provação tao grande ter acontecido parecendo sem sentido pois ali estavam estudantes de medicina e advogados latinos e isso foi colocado pra discussão no filme mas no final do filme que vc não falou deixou muito claro a posição de fé deles … eles só não caíram na incredulidade de poder ser resgatado porque justamente o narrador escreve um versículo bíblico pra eles: não há coisa maior do que dar a sua vida pelos amigos … depois foi através de um papel escrito que eles conseguem resgate 🛟 foi milagre sim, a narrativa não contradiz isso apenas debate e depois da uma conclusão muito clara da fé de todos que ainda está viva até hoje !

    • @anamariadropa
      @anamariadropa 8 หลายเดือนก่อน +2

      2018 fui ao Chile e em São Fernando conheci Sérgio Catalan, o tropeiro que encontrou Nando e Canessa e levou eles para casa.

  • @barbosadb7818
    @barbosadb7818 8 หลายเดือนก่อน

    Critica muito cabeça para um acontecimento de vida objetiva e não inédito.
    Ficou verborrágico.

  • @keilarocha1370
    @keilarocha1370 8 หลายเดือนก่อน

    Eu interpreto de outro modo.. O filme retrata sim um milagre gigantesco e a mão divina sempre presente. Nenhum deles perdeu a fé, embora muitos questionamentos existisse.. Mas isso é do ser humano. Até mesmo Jesus Cristo se sentiu desamparado na cruz.

  • @monicamaciel8518
    @monicamaciel8518 2 หลายเดือนก่อน

    Esse filme é maravilhoso! Vi 3 vezes pra reparar nos detalhes...

  • @jorgemezzomoneto7561
    @jorgemezzomoneto7561 8 หลายเดือนก่อน +1

    Talvez, de todos aqui, seja o único que prefira a versão de 93. Esse filme marcou muito a minha vida. Inclusive li o livro do Nando Parrado, “Milagre nos Andes” no ano retrasado e entender melhor coisas que seriam retratadas nesta última produção.
    Na produção de 93, uma das diferenças foi a de que, apesar de dar pouco foco à parte final, quando encontram o camponês a cavalo e os desdobramentos, acho que conseguiu trazer mais momentos leves, como as brincadeiras do Carlitos durante esse calvário.
    Enfim, acho que não foi dada a justiça necessária ao filme de 93 na época - e até nesse momento. Que se faça uma justiça póstuma com uma premiação a essa obra agora.

    • @annacintra8490
      @annacintra8490 8 หลายเดือนก่อน +1

      Revi o filme de 93, Jorge. Lembro de ter gostado na época, mas não se compara à Sociedade da Neve e todas as reflexões que essa nova versão trás. Algo que me incomodou no de 93 foi dizerem, categoricamente, que o piloto estava bêbado, por conta das bebidas achadas na mala. Achei também o tom de alguns diálogos muito cínicos, não acredito que tenham sido proferidos da forma que aparecem no filme de 93 ( tem um Q de fala de seriado americanos fos anos 90...)

  • @bernadetegomesdesouzamotta5039
    @bernadetegomesdesouzamotta5039 8 หลายเดือนก่อน

    Bem ... desse jeito mesmo sintetizou tudo como uma sinfonia parabéns

  • @marcelaserres4032
    @marcelaserres4032 8 หลายเดือนก่อน +3

    Conheço a história desde minha adolescência através da minha mãe contando, do livro da década de 70, do filme e quando tive a oportunidade de ver o museu em
    Montevideo que tornou real tudo que pensava e sentia sobre o evento e admiração que sinto por todos que estiveram nos nos Andes!

    • @fabianosantos6342
      @fabianosantos6342 8 หลายเดือนก่อน +2

      Também fui no Museu 72 e conversei com seu fundador, Jörg Thomsen. Nossa foi um bate papo que valeu o ingresso. Aquele tipo de conversa que te leva para outra dimensão. Uma pessoa de uma cultura infinita. Inclusive ele fala português, o que facilitou bastante a conversação.

    • @marcelaserres4032
      @marcelaserres4032 8 หลายเดือนก่อน +1

      Sim, ele estava lá e conversou com todos os visitantes! Muito interessante!

  • @Janeiropremium24
    @Janeiropremium24 8 หลายเดือนก่อน

    Não foi baseado em outros filmes amigo, foi em fatos reais...os outros filmes foram apenas outras formas de contar a história.

  • @gustavodossantosrezende8511
    @gustavodossantosrezende8511 8 หลายเดือนก่อน +1

    A
    Desconstrução religiosa do diretor está clara.Porém , no relato dos sobreviventes, o Numa , eu ouvi isto da boca de um
    Sobrevivente parecia outro JESUS Cristo , pela bondade e solicitude mesmo no fracasso em não sobreviver .O Numa da sociedade do gelo é mais “normal”…De fato , nenhum dos sobrevivente desenvolveram uma grande espiritualidade , apenas , voltaram para “os seus”…Não submergiu nenhuma Madre Tereza de Calcutá.Porém , em narrativas subjetivas e ou até em outras histórias , muitos descrevem pessoas , que , em cero ponto , se “Transfiguram” deixando inequívoca a presença de um Deus.O mais clássico é o “Levante e anda!”
    Mas se o diretor não é religioso dificilmente ele vai conseguir fazer isto .O Almadovar é um diretor muito crente ! E cada obra dele é possível ver um relato que a medicina não explica .Vede um “Fale com elas “, lógico tudo muito conturbado a la visão de Almadovar, mas sim um milagre.Espero ainda ver o filme “O milagre dos Andes” , onde o percentual probabilístico de 16 pessoas sobrevivem de um desastre aérea ser praticamente nulo! Que desastre aérea sobrevivem 16 pessoas? No rio Hudson acho que sobreviveram todas .Mas a ideação e a encenação de um milagre da inequívoco é realmente muito difícil .Mas diretores simplesmente:”Levantem e pesquisem “ !!! 😅Mas excelente a sua crítica ainda não tinha visto nenhuma .Estou fascinado por este filme ( vi o de 1976) verei o da década de 90

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Adorei seu comentário, Gustavo! Uma observação a mais aqui… minha impressão é que os sobreviventes até podem ter reconhecido o salvamento divino, depois de terem saído daquela situação… e não acho que o diretor, com sua desconstrução religiosa, esteja negando essa realização que pode ter vindo depois pra essas pessoas. Mas a experiência do filme, na minha visão, procura capturar a sensação de abandono e de ausência do divino daquele momento específico, enquanto eles estavam no olho do furacão, digamos assim. É algo a se pensar. Mas enfim, o filme rende muitas reflexões, né. :)

    • @gustavodossantosrezende8511
      @gustavodossantosrezende8511 8 หลายเดือนก่อน +1

      Eu te digo 100% dos 16 sobreviventes acharem que foi milagre ! Apesar do esforço pessoal deles , mas não foi só porque se esforçaram.O próprio Jesus disse que para haver um milagre ante a pessoa precisa ter FÉ.Fé é acreditar que tem uma chance cabível mesmo que seja de 0,00000000001% .Eu sou , modéstia parte, uma pessoa de muita fé …Eu sempre acredito que algo de bom pode acontecer mesmo que está chance fosse de 0,0000000001% .Nestes casos , acho que Jesus toparia me ajudar , com sua contribuição, nada igualitária de cerca de 99,999999% , isto é milagre .Esta é minha ideia de milagre da intervenção real e objetiva de Deus ou Jesus ( o único ser humano realmente capaz de operar milagres , os demais pessoas , se “conseguirem” tem que ser em nome de Jesus) assim eu creio .Mas , como já disse , esta ideia é muito difícil de ser retratada em alguma cena ou história sem que alguém duvide , é que realmente , em muitos episódios de nossas vidas Deus realmente se ausenta ( até parece que ficou de férias prolongadas e não voltouzJesus continuou o vôo foi pra Santiago e deixo esta turma “pra trás”) Não ! Deus é Onipresente! Está ali , nas maiores tragédias ou nas maiores glórias do ser humana, mas enxergar isto não é fácil …Precisa de fé…E eu , Gustavo ( o Rezende) vi Deus presente em todos os momentos do filme, antes da decolagem , no fundo do poço da sobrevivência, na redenção do resgate .Mas vi que esta Presença foi obviamente contesta ! Muito legitimamente , diga-se, de passagem , porque realmente não é fácil , muitas vezes “enxergar” ou “sentir” Deus. Filme para várias resenhas : entre ateus , crentes , e agnósticos ( que só “desconfia” que talvez Deus exista ) Excelência feedback! Tá lendo mesmo os comentários! Daqui a pouco não será mais possível devido ao crescimento do canal! Só se por um milagre mesmo …

    • @gustavodossantosrezende8511
      @gustavodossantosrezende8511 8 หลายเดือนก่อน

      Na Amazon Prime Vídeo , na minha região , o filme de 1993 VIVOS não está mais disponível.Mas ainda estou curioso para ver esta versão mais antiga Se alguém tiver alguma dica de onde ver agradeço

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Obrigado pelas palavras, Gustavo! Eu adoro interagir aqui nos comentários, sei que fica mais difícil à medida em que o canal cresce, mas quero sempre manter isso - o máximo que der, pelo menos. Grande abraço!
      Obs. Sobre Vivos (1993), realmente não tô achando pra ver em nenhum streaming... teria que procurar fora dos canais oficiais, ou até DVDs antigos...@@gustavodossantosrezende8511

  • @Douglas-qb6lf
    @Douglas-qb6lf 8 หลายเดือนก่อน +3

    Gustavo, adoro seu canal e suas resenhas. Além disso, assistir você é um verdadeiro deleite para os olhos. 😊😊

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน

      Valeu, Douglas! 😆👍

  • @drjiandradaluz3727
    @drjiandradaluz3727 8 หลายเดือนก่อน +1

    Quem guia todo o "esforço humano" é Deus

  • @doramagalhaes7629
    @doramagalhaes7629 8 หลายเดือนก่อน +2

    Gostei demais do filme me emocionei muito na cena que eles encontraram o homem no cavalo naquele rio😢 e achei q a Netflix teve todo cuidado nas cenas que eles se alimentam dos corpos, triste mas... Filme bom heim👏👏

    • @veraverynha
      @veraverynha 8 หลายเดือนก่อน

      O diretor. A Netflix só comprou

  • @saymoncabral1346
    @saymoncabral1346 8 หลายเดือนก่อน +1

    Bela análise!

  • @liviasilvestre738
    @liviasilvestre738 8 หลายเดือนก่อน +3

    Eu amei o filme❤

  •  8 หลายเดือนก่อน

    Minha pobre opinião é que o filme tem muita enrolação.

  • @LimoeiroCartonagem
    @LimoeiroCartonagem 8 หลายเดือนก่อน +1

    Gustavo maravilhosa analisa parabens. Realmente percebi muito isso mesmo, na questão do protagonismo. Os roteiristas foram muito inteligentes em ir num caminho supor oposto ao dar o protagonismo a quem nao sobreviveu. Essa coisa de transformar o sobrevivente em protagonista, é tão comum mas tão comum em filmes, que na hora que eu tava assistindo no começo do filme quando vi o nome do Numa, na hora dei pause e peguei o celular pra ver como o cara tava, porque obvio que estaria vivo. Isso prejudicou muito minha experiencia, porque assisti já sabendo que ele morreria. Nunca mais faço isso kkkkk

  • @RodneyJanuário-p6q
    @RodneyJanuário-p6q 8 หลายเดือนก่อน +2

    Filmasso ,top demais.

  • @pauloafljr
    @pauloafljr 8 หลายเดือนก่อน +1

    Quem sabe espanhol sugiro ver entrevista com os sobreviventes no you tube. Existem várias.

  • @katiannysouza4122
    @katiannysouza4122 7 หลายเดือนก่อน

    Na minha opinião foi sim um milagre.

  • @julinha15211
    @julinha15211 8 หลายเดือนก่อน

    Assistir hj e achei apenas bom

  • @Sininho-md2sv
    @Sininho-md2sv 8 หลายเดือนก่อน

    Filme fantástico.

  • @elbainesfloresechazu1052
    @elbainesfloresechazu1052 8 หลายเดือนก่อน +1

    Eles falarom q o dia q souberon q nando e roberto chegarom ao Chile escutaron na pequena radio o ave maria
    .nao o por acaso q esta

  • @renatopiccolo6019
    @renatopiccolo6019 8 หลายเดือนก่อน

    Ah tá, falou o sabichão.

  • @Xanlabega
    @Xanlabega 8 หลายเดือนก่อน

    Foi milagre, incontestável. Esse vídeo mostra mais a visão do dono do canal, e não do diretor Bayona.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  8 หลายเดือนก่อน +1

      Oi, tudo bem? Sim, o vídeo tem minha visão mesmo… a crítica interpreta o filme sempre a partir do olhar de quem a fez. Mas deixei na descrição do vídeo um link pra uma entrevista com o Bayona, onde ele reafirma essa vontade de desromantizar o milagre e focar na sensação de abandono. Agora, nada disso impede que você considere que foi um milagre, claro. É uma visão super válida também. 👍

  • @vivianedepaula693
    @vivianedepaula693 7 หลายเดือนก่อน

    Foi sim um grande milagre.

  • @laurafernandez2848
    @laurafernandez2848 7 หลายเดือนก่อน

    Bayona

  • @canaljairdesouza1479
    @canaljairdesouza1479 8 หลายเดือนก่อน

    Up

  • @Malex40
    @Malex40 5 หลายเดือนก่อน

    Péssimo costume de dar spoiler.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  5 หลายเดือนก่อน

      Oi, tudo bem? Eu sempre aviso quando entro nos spoilers do filme. Na verdade, esse é meu formato: começo falando de forma geral e daí entro nos detalhes, e pra isso preciso falar sem restrições sobre o filme. Mas sempre rola o aviso antes. :)