Pra mim ele é o maior artista de todos os tempos. Da Vinci é, com certeza, o mais genial, porém Van Gogh conseguiu retratar a tristeza de um jeito tão bonito que ninguém mais vai conseguir.
Só depois de muito tempo a NASA mostrou que o céu estrelado do Van Gogh era visto desde Júpiter. Ele foi um visionário! Obrigada pelo vídeo Forte abraço!
Os físicos descobriram que a mesma relação matemática descreve a turbulência vista na arte de Van Gogh e na natureza, em particular em fluidos e certos gases. Usando imagens digitalizadas dos quadros, os físicos calcularam a probabilidade relativa de que dois pontos (pixels) na tela, separados por uma distância R, tivessem a mesma luminância. Com isso, mostraram que Van Gogh construiu imagens que obedecem a uma lei de escalas em que o mesmo padrão de brilho é repetido em distâncias diferentes. Essa lei de escalas ocorre também na turbulência dos fluidos, nos quais redemoinhos maiores doam energia para redemoinhos menores, de modo que o mesmo padrão (os redemoinhos) reaparece em escalas diversas, criando o fenômeno da turbulência, que pode ser visto também em nebulosas, por exemplo.
tatianagfeltrin, todo o mérito é teu por nos ter proporcionado o tema para a nossa pauta. Sou sua fã... De verdade, seus vídeos estimulam serotonina. 🤣😘
Não tem como ter (tanto) medo dessa biografia gorducha: é um deleite. Quando você menos espera, já acabou (com gostinho de quero mais). Fiquei com medo no vídeo de "12 livros...", mas já resolvi isso... ehehe. Ótimo vídeo, moça. E o cabelim tá lindo. :) Beijos!
Noite Estrelada é o quadro mais impactante que tive a sorte de ver. Tem um lance hipnótico, todo mundo tinha a mesma reação de espanto quando o encontrava.
O filme Loving Vincent foi o primeiro filme a ser feito totalmente pintado, é realmente um filme lindo e cativante. Sempre tive interesse pela vida de Van Gogh, vou tentar adquirir essa Biografia, já que foi tão elogiada.
Não é que o Vincent não aproveitava as oportunidades que lhes eram dadas, parece muito mais um homem com um transtorno mental e muitos especulam que o mesmo tinha síndrome de asperger, por isso enxergava o mundo de um modo diferente...Vincent, Theo e todos essas pessoas são extremamente humanos e complexos com suas falhas, qualidades e seus próprios fantasmas( Uma mãe que não supera a morte do primogênito e nomeia o filho seguinte com mesmo nome não é lá muito normal). Vincent e Theo tinham uma relação de dependência e necessidade um do outros, Theo era a pessoa favorita do Vincent e para Theo o Vincent era sua pessoa favorita. Quadros, textos, desenhos e vida do Vincent é simplesmente fascinante e impossível não adorar essa pessoa com tantas camadas
Tati, eu sou apaixonada por Vincent, tenho a biografia, ja li... e me lembrei de um episódio de Doctor Who, em que o Doctor leva Vincent à uma exposição de suas obras! Se jogar aqui no TH-cam, vc acha a cena! É maravilhosa! 😊
Tati, que vídeo bacana você fez! Minha mãe adora Van Gogh então tem essa biografia, o livro das cartas a Theo e dei de presente a HQ. Essa eu li e achei muito bonita. E assistimos ao filme "Loving, Vincet". Ela chorou copiosamente e eu fiquei muito emocionada também. Que filme maravilhoso.... Minha mãe a vida inteira falou dele, de sua vida e obra ....e acho tudo tão triste que nem me animei de ler a biografia. E essa música então "Starry starry night"! Já me emocionei assim que comecei a assistir seu vídeo aqui. Rsss. Eu sou míope e achei bem interessante sua observação sobre Van Gogh ter astigmatismo. Faz bastante sentido! Acredito que ele era boderline ou bipolar. A carga emocional que ele carregava por ser rejeitado pela família e ter o mesmo nome do irmão natimorto era pesada... Enfim. Gostei de assistir seu vídeo e agora vou lá mostrá-lo pra minha mãe. Beijo e bom domingo!!
Aline Beatriz aaa que comentário lindo, Aline 💕 um beijo pra você e sua mãe. Eu amo o Vincent e pensar sobre ele e sua arte, tem me ajudado nos últimos meses que passei por probleminhas. Um poema que fiz em dedicação a ele, é justamente sobre reconhecer a entrar da tristeza no dia a dia e tentar mudar as estações. Separei alguns livros sobre ele para ler e amei o curta também
Raphael Maitam Obrigada! Tem histórias que nos tocam profundamente... Espero que você esteja melhor! A tristeza faz parte da vida mas ela deve vir e ir embora... Um beijo e boas leituras!
Nossa, eu li essa biografia e tive uma impressão bastante diferente da sua. Vincent era uma pessoa problemática, com uma sensibilidade muito profunda, com um desejo de transcendência absurdo e uma grande dedicação a essa nusca de transcendência, que ele acaba por perceber que será realizada por meio de sua pintura. Um ser humano demasiado humano, como diz Nietzsche. Que nunca conseguiu se inserir na sociedade da forma como se esperava, mas o fato é que ele não era banal. E essa doação de tudo o que ele tinha tbm era reflexo do ser humano que ele foi e que almeja algo muito além do desejo prosaico da sociedade.
Cuando lei cartas a theo descobri q van gogh alem de ser pintor escribia com gran talento tambem, sempre com gran poesia y falando da suas lecturas y sua percepcion da arte. Alem disso tambem considerei ele um gran desenhista y colorista. Teve a oportunidade de ver ao vivo no maspe
Li o Cartas a Theo quando comecei a estudar história da arte, e tive uma impressão completamente contrária à essa história do Van Gogh ser esse gênio depressivo incompreendido, achei ele bastante otimista e empolgado nas cartas enviadas ao irmão, com esse seu vídeo agora percebo que fizeram falta a cartas das respostas que ele recebia 😂 Paquero essa biografia a milênios, e depois desse vídeo, com certeza vou sacrificar meus golpinhos para poder comprá-la.
Laís P a vida dele degringolou após conhecer o Gauguin, possivelmente tenha ficado depressivo após esse fato. Mas uma constante desde o início foi a falta de bom senso, isso pode explicar o que vc chamou de otimismo. Não via as coisas como elas eram na verdade.
Parece que os momentos mais tenebrosos da vida dele começam após a relação com Paul Gauguin..inclusive, chorei lendo a carta em que ele relata a crise de loucura do Vincent seguido pela automutilação.
Essa foi a primeira biografia que eu li e fiquei completamente encantada. Me emocionei muito com a jornada do Van Gogh. Muito obrigada pela indicação, Tati! 🌻🌟🌻
Só li as cartas a Theo, em ebook, há alguns anos e li um livrinho escolar com a biografia dele reduzida, que também trazia informações sobre a obra, enfim! imaginei pelas cartas a Theo que ele não era fácil de conviver, e como o livro não traz as respostas do irmão, às vezes penso que ele exagerava no drama mesmo hahah mas é um livro muito bonito. só senti falta das respostas!
O que eu acho mais interesse quando vc fala sobre os livros que lê é que vc fala como se estivesse narrando a história, como uma narradora bem cômica e totalmente envolvida com a história. ♡ seu canal é maravilhoso
Abrir o vídeo c essa lindíssima canção de Don Mclean feita especialmente a memória de Van Gogh em homenagem a uma de suas obras é simplesmente sensacional...parabéns!!
Vincent Van Gogh podia ter todos defeitos que tivesse, mas quem, no lugar dele, teria suportado o que ele suportou, e ainda dado ao mundo uma "Noite Estrelada"?
Adoro o Van Gogh. Fi o primeiro pintor por quem me apaixonei. Me formei em artes e devo a influência ao documentário que assisti sobre ele quando era criança. Sobre a pronuncia, na universidade mesmo todo mundo usava a versão brasileira. Nunca vi ngm usando a pronuncia holandesa. Também acho essa música linda *-* ****Recomendo FORTEMENTE assistir até o final o episódio de Doctor Who sobre o Vincent. É um episódio lindo. Eu chorava tanto que não conseguia nem ler as legendas T-T. Da pra assistir sem ter de acompanhar a série. É o episódio 10 da 5a temporada moderna. Tem outro filme legal: Van Gogh: Painted with Words onde o Vincent é interpretado pelo Benedict Cumberbatch
Primeiro quero dizer que adorei seu vídeo. Muito bem feito e segue com exatidão a ordem do livro,além de outras indicações que faz.Excelente. Terminei hoje a leitura de Van Gogh A Vida (20.01.23),costumo fazer o movimento contrário,leio o livro e depois busco um vídeo explicativo sobre e avalio meu posicionamento e o da pessoa. O meu ponto de vista combinou com o seu. Tivemos percepções muito semelhantes. Abraço
Sinto muito por Van Gogh e essa família que viveu essas tragédias de vida. Hoje, à luz de estudos e pesquisas na área da terapia familiar e das teorias sistêmicas, fiquei imaginando que ele ficou ligado ao irmão natimorto. É muito delicado quando os pais prestam esse tipo de homenagem aos mortos e não tem essa morte bem elaborada. Hoje sabemos de muitas histórias assim, de pessoas de gerações mais novas que reproduzem destinos de pessoas de gerações passadas e que sequer chegaram a conhecer. Psiquicamente ficam ligados por amor, pois todos fazem parte do sistema. Quando alguém é excluído, conscientemente ou não, pela família, todos sofrem. E assim parece que se fez com todos: mãe, irmãos e pai. Isso não o torna um "coitado". mas penso que humaniza e amplia que nem tudo vem do indivíduo. Algumas questões tem raízes mais profundas. Sobre a arte: não é regra, comom alguns pensam, mas um grande gênio criaivo junto com alguma patologia também é compreensível. Do ponto de vista da saúde, essa arte provavelmente foi a forma mais criativa dele lidar com toda essa vida e suas (auto) destruições
nooosssaaaa, Tatianagfeltrin, cono és leve e suave ,boa na articulação , falando de maneira séria e delicada , e com classe e bom gosto, excelente trabalho de uma boa pessoa eficiente e sem medo, modos e maneiras originais.
Tem um episódio de Doctor Who chamado Vincent and the Doctor (S05E10), em que é feita uma homenagem muito bonita para ele. Se você assistir, acho que vai gostar. O roteiro do episódio é do diretor Richard Curtis.
Já tinha estudado sobre a vida dele nas escolas. De fato, um gênio, um doente mental, mas uma pessoa muito abençoada por Deus, muito criativa. Aprendi muito com o seu Pista. De fato, vc trás um olhar muito deferente dos demais. Retrata como ele era,na realidade, sem aquela questão da idolatria, da santificação. Apresentando o Van Gohg, como um homem "humsno', com os seus "sofrimentos". Amei!💜💙💚🧡❤️💛 Parabéns! Que Deus te abençoe, e q vc continue postando conteúdos muito instrutivos, como este. Tudo de bom p vc. 1 Tm 2.4
Muito obrigada pela indicação desse livro! Foi sem dúvida a melhor biografia que já li! Terminei o livro num dia e assisti ao filme no dia seguinte... Uma overdose maravilhosa desse artista brilhante! Não se intimidem pelo tamanho do livro, não dá nem pra sentir que são mais de 1000 páginas.
Tati, tem um ensaio muito belo do Artaud sobre o Van Gogh, não sei se você já leu. Se chama "Van Gogh: o suicidado da sociedade", conhece? Se não me engano se encontra naquela reunião de textos do Artaud publicada pela Perspectiva "Arte e Vida". Vale demais a leitura
Que vídeo maravilhoso para um fim de domingo ... gosto muito de Van Gogh desde a adolescência . Agora minha filha também o admira após o episódio do Dr Who onde aparece Van Gogh, eu mesma me emocionei muito!!!
É um livro exceptional. Já li biografias escritas por Walter Isaacson, mas essa supera todas... A vida de Vincent é decorticada com explicações sobres os contextos sociais dos lugares e épocas por onde ele passou. Umas das coisas interessantes, é que, como todos os relatos escritos que Vincent deixou, é possível reconstruir sua vida e quase saber o que ele estava pensando. Para quem quer saber mais sobre a vida de Vincent e entender a sua obra, é uma obra perfeita.
Van Gogh é um artista genial e completo. Apesar de não ser muito fã de ler biografias me interessei bastante por este livro. Tati seu canal é simplesmente o melhor!
Assisti ontem à noite "Com amor, Van Gogh" (100 artistas! :O), e fiquei com muito vontade de conhecer um pouco mais a sua história. Adorei o vídeo, parabéns pelo canal!
Fui no Van Gogh Museum em Amsterdã e amei demais! Tbm vi várias obras no D’Osey Museum. Fiquei muito emocionada. Tem coisas que vi e nem acredito mesmo que vi rs
Já está na minha lista de desejados. Tão bom saber como era a vida/pensamentos desses super artistas. 'tô quase terminando a biografia do Leonardo da Vinci, simplesmente incrível.
Amei o vídeo, e na próxima black friday o procurarei. Já visitei o museu dedicado a ele em Amsterdã e com certeza é uma experiência única. Van Gogh embora de gênio difícil é realmente o grande artista!❤️
Olá Tatiana! Eu vim ver o vídeo justamente porque mais tarde irei assistir ao filme "loving Vincent" no cinema! E não queria ir sem saber nada sobre ele. Achei o vídeo incrível e to muito animado para começar a conhecer mais sobre esse pintor!
Adoro o Van Gogh. A biografia da L&PM é muito boa, Cartas a Théo também. Além do filme que virou série no canal Arte1 interpretado pelo Tim Roth, Vincent e Théo.
Já tinha visto esse vídeo e hoje me deparo com uma promoção imperdível desse livro na amazon. Corri pra cá e comprei pelo seu link, claro! Aproveitei pra rever o vídeo! Obrigada pelo melhor canal do youtube :)
Amo arte, minha mãe é a minha principal influenciadora! Nós ganhamos essa HQ no fim do ano passado. É realmente maravilhosa. Mais pra frente quero ler a biografia. Van Gogh é um dos meus artistas favoritos. Amei ❤
Qdo li Cartas a Theo passei a entender melhor o Van Gogoh pois descreve a verdadeira intensão de marcar pela cor. Em uma passagem sobre os girasois que vi no Museu de Londres esta intensão ficou mascante. Theo morreu aproximadamete 1 ano apos a morte de Vincent,porém não acho que tenha sido Sífilis pois pois apareceu uma estranha paralisia de membros inferiores não esquecendo que que o irmão era casado e tinha filho. Tb.não devemos esquecer da importanc8a que teve a nora na valorização futura das obras. Estive no túmulo dos dois em Arles e é emocionante pois existe uma vegetação sob os 2 túmulos que se entrelação.
Além desses dois filmes, há o "Vincent e Theo" com Tim Roth. E Lust of Life, tem o livro em português, chamado, A Vida Trágica de Van Gogh de Irving Stone. Outro filme , mais recente é um com o William Dafoe, Ni Portal do Paraíso. Bem, Van Gogh é meu pintor favorito, e quando estudei artes não consegui ver a dimensão de sua genialidade.
Gostei muito do vídeo ter imagens das obras do Van Gogh para a gente ir se situando. Loving, Vincent é indiscretivelmente lindo! E tão triste... =`( Chorei horrores no final. Fica a dica mesmo!
Tati obrigado por esclarecer sobre essa obra. Me ajudou nesse instante a comprá-lo de presente para minha amada que é apaixonada pela história do Van Gogh. Sensacional a qualidade do seu vídeo.
"Como é triste a tristeza mendigando um sorriso Um cego procurando a luz na imensidão do paraíso Quem tem amor na vida, tem sorte Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte Ninguém sabe dizer onde a felicidade está..."
Existe uma edição da L&M pocket, publicada aqui no Brasil em 2008, escrito pela cunhada dele, Jo Van Gogh-Bonger, onde ela relata todo sofrimento e preocupação que ele causou ao Théo.Eu tive os mesmos sentimentos quando li. Fiquei até com ressaca literária. Eu vídeo foi maravilhoso.
"Van Gogh sim era um sonhador Vi em "chão de estrelas amo.
7 ปีที่แล้ว +2
Gente, assisto o início de todos os seus vídeos, e os que não me interessam, abandono. Pensei que ia acontecer isso de novo, mas fui surpreendida. Apesar de não entender NADA de arte, que história de vida impressionante.
Também quero agradecer pelas indicações dia filmes. Vou procurar na Internet. Espero q ele tenha se reconciliado com o Sr, e que a sua alma esteja descansando em paz. Tudo de bom p vcs. 2 Tm 2.4
Vou comprar esse livro. Meu primeiro contato com Van Gogh nas aulas de desenho (nos bons tempos da escola pública) no antigo ginásio, nos idos de 1973 - 2° ano ginasial. Vou curar essa obra.
Parando pra pensar eu provavelmenre leria em 22 dias e meio, porém não sei se eu teria gás para ler o mesmo livro por mais de 15 dias sem descansar um dia.
Eu li uma das biografias e as minhas duas impressões mais importantes foram que:1) o Gauguin foi o grande vilão da vida do Van Gogh, pq ele (van gogh) era uma pessoa influenciável, e o Gauguin era uma pessoa ruim, negativa, destrutiva... Enquanto o van gogh preparou a casa para a chegada do amigo, a Gauguin o olhava como inferior e foi uma influência agressiva e depreciativa na vida do homem. A segunda impressão é que ele era completamente sem noção. Por exemplo, ele tinha que conversar com alguém em outra cidade porém não tinha dinheiro pra ir... Ele simplesmente caminhava por 3 dias sem comer chegava imundo e doente e sequer era recebido. Uma vez ele invadiu a casa da tal prima pela qual ele estava apaixonado e pediu pra ser ouvido somente enquanto ele conseguisse segurar a mão em cima da chama de uma vela. Saiu de lá com a mão preta da queimadura e não mudou a opinião dela, que o desprezava.
Como admiradora de van Gogh e do mesmo quadro que tu gosta, Tati, esse vídeo foi uma das melhores resenhas que já vi. putz! Esse livro deve ser incrível. Eu encarava um calhamaço desse depois do vídeo. Obrigada 👏
Oiii,boa tarde,tatianagfeltrin. Eu curto muito inglês, embora não sei procunciar ,nem traduzir,só sei admirar quem tem esse dom, então quando vou no TH-cam e curto uma música e tem a tradução e muito bom. E na quarta feira uma TH-cam anjomau me enviou o vídeo do Don MacLean Vicent(Starry,Starry Night) com a tradução da música só chorei,aí começou a minha saga para ler,assistir ,ver tudo sobre Vicent Van Gogh e me apaixonei embora as outras leituras me passa que ele era uma pessoa dócil ,e através dos seus comentários ele era de difícil compreensão .Eu gostei muito de seu comentário sobre a vida Vicent Van Gogh , gratidão 😘😘😘😘 no seu ❤️
Parabéns pelos seus vídeos (este em especial)! Estive no museu em Amsterdam e, vendo o seu vídeo, estou ainda mais interessada na vida e obra deste grande artista! Beijos!
Sou apaixonada pelas pinturas do Van Gogh e amo essa música também! Mas ainda tenho um receio de ler esse livro haha. Acho que vou começar com a HQ e talvez com as cartas, e se ficar com vontade de saber mais pego esse também.
Pra mim ele é o maior artista de todos os tempos. Da Vinci é, com certeza, o mais genial, porém Van Gogh conseguiu retratar a tristeza de um jeito tão bonito que ninguém mais vai conseguir.
Anderson Henrique que belo comentário 👏🏻
Eu já acho que Edward Hopper conseguiu retratar melhor a tristeza na sociedade moderna de forma mais poética... Mas cada um com seu cada um rs.
Luca 金 Pois é, outro que foi grande. Mas ele retratou mais a solidão, já o Van Gogh pintou sobre pobreza, frustração, desilusão afetiva etc.
vdd, as obras de Da Vinci e feito mais em alegorias.
Procure sobre a fase azul de Picasso... é terrivelmente triste tbm
Sobre Van Gogh, acho lindo o episódio 10 da 5° temporada de Doctor Who onde eles vivem uma aventura com o pintor. É de fazer chorar!!!
Bruna Fernanda Campos Bertolino Eu ia comentar a mesma coisa! Esse é um dos meus episódios preferidos da série!!🤗
Verdade
Conta mais ou menos o que acontece
Muito emocionante esse episódio
Assisti hoje o episódio 10 de Dr. WHO...É de arrepiar...
Só depois de muito tempo a NASA mostrou que o céu estrelado do Van Gogh era visto desde Júpiter.
Ele foi um visionário!
Obrigada pelo vídeo
Forte abraço!
Os físicos descobriram que a mesma relação matemática descreve a turbulência vista na arte de Van Gogh e na natureza, em particular em fluidos e certos gases.
Usando imagens digitalizadas dos quadros, os físicos calcularam a probabilidade relativa de que dois pontos (pixels) na tela, separados por uma distância R, tivessem a mesma luminância.
Com isso, mostraram que Van Gogh construiu imagens que obedecem a uma lei de escalas em que o mesmo padrão de brilho é repetido em distâncias diferentes.
Essa lei de escalas ocorre também na turbulência dos fluidos, nos quais redemoinhos maiores doam energia para redemoinhos menores, de modo que o mesmo padrão (os redemoinhos) reaparece em escalas diversas, criando o fenômeno da turbulência, que pode ser visto também em nebulosas, por exemplo.
MRC BRAN uau!
Que comentário mais rico, obrigada por dita informação. Não tinha esse conhecimento.
Tenha um excelente final de semana
th-cam.com/video/PMerSm2ToFY/w-d-xo.html
caramba, adorei o thread de vocês!
tatianagfeltrin, todo o mérito é teu por nos ter proporcionado o tema para a nossa pauta.
Sou sua fã... De verdade, seus vídeos estimulam serotonina.
🤣😘
Não tem como ter (tanto) medo dessa biografia gorducha: é um deleite. Quando você menos espera, já acabou (com gostinho de quero mais). Fiquei com medo no vídeo de "12 livros...", mas já resolvi isso... ehehe. Ótimo vídeo, moça. E o cabelim tá lindo. :)
Beijos!
Noite Estrelada é o quadro mais impactante que tive a sorte de ver. Tem um lance hipnótico, todo mundo tinha a mesma reação de espanto quando o encontrava.
O filme Loving Vincent foi o primeiro filme a ser feito totalmente pintado, é realmente um filme lindo e cativante.
Sempre tive interesse pela vida de Van Gogh, vou tentar adquirir essa Biografia, já que foi tão elogiada.
Não é que o Vincent não aproveitava as oportunidades que lhes eram dadas, parece muito mais um homem com um transtorno mental e muitos especulam que o mesmo tinha síndrome de asperger, por isso enxergava o mundo de um modo diferente...Vincent, Theo e todos essas pessoas são extremamente humanos e complexos com suas falhas, qualidades e seus próprios fantasmas( Uma mãe que não supera a morte do primogênito e nomeia o filho seguinte com mesmo nome não é lá muito normal). Vincent e Theo tinham uma relação de dependência e necessidade um do outros, Theo era a pessoa favorita do Vincent e para Theo o Vincent era sua pessoa favorita. Quadros, textos, desenhos e vida do Vincent é simplesmente fascinante e impossível não adorar essa pessoa com tantas camadas
Eu acho que ele sofria de esgotamento emocional, por isso era uma pessoa complicada, que se irritava com coisas pequenas.
Realmente é uma boa teoria.
Lendo a biografia, o achei super parecido com a mãe, talvez esse seja o motivo dela ter rejeitado o filho.
Tati, eu sou apaixonada por Vincent, tenho a biografia, ja li... e me lembrei de um episódio de Doctor Who, em que o Doctor leva Vincent à uma exposição de suas obras! Se jogar aqui no TH-cam, vc acha a cena! É maravilhosa! 😊
LivZilli Doctor Who ♥♥♥
Eu chorei rios vendo esse episódio. É muito lindo!
Tati, que vídeo bacana você fez! Minha mãe adora Van Gogh então tem essa biografia, o livro das cartas a Theo e dei de presente a HQ. Essa eu li e achei muito bonita. E assistimos ao filme "Loving, Vincet". Ela chorou copiosamente e eu fiquei muito emocionada também. Que filme maravilhoso.... Minha mãe a vida inteira falou dele, de sua vida e obra ....e acho tudo tão triste que nem me animei de ler a biografia. E essa música então "Starry starry night"! Já me emocionei assim que comecei a assistir seu vídeo aqui. Rsss.
Eu sou míope e achei bem interessante sua observação sobre Van Gogh ter astigmatismo. Faz bastante sentido! Acredito que ele era boderline ou bipolar. A carga emocional que ele carregava por ser rejeitado pela família e ter o mesmo nome do irmão natimorto era pesada... Enfim. Gostei de assistir seu vídeo e agora vou lá mostrá-lo pra minha mãe. Beijo e bom domingo!!
Aline Beatriz aaa que comentário lindo, Aline 💕 um beijo pra você e sua mãe. Eu amo o Vincent e pensar sobre ele e sua arte, tem me ajudado nos últimos meses que passei por probleminhas. Um poema que fiz em dedicação a ele, é justamente sobre reconhecer a entrar da tristeza no dia a dia e tentar mudar as estações. Separei alguns livros sobre ele para ler e amei o curta também
Raphael Maitam Obrigada! Tem histórias que nos tocam profundamente... Espero que você esteja melhor! A tristeza faz parte da vida mas ela deve vir e ir embora... Um beijo e boas leituras!
Já assistiu o episódio 5x10 do doctor who dedicado ao Vincent?
Van Gogh e seu ponto de vista sensível e particular. Certamente ele tinha um temperamento difícil mas eu adoraria sua companhia e continuo amando.
INfelizmente os grandes artistas só são valorizados após suas mortes.
Nossa, eu li essa biografia e tive uma impressão bastante diferente da sua. Vincent era uma pessoa problemática, com uma sensibilidade muito profunda, com um desejo de transcendência absurdo e uma grande dedicação a essa nusca de transcendência, que ele acaba por perceber que será realizada por meio de sua pintura. Um ser humano demasiado humano, como diz Nietzsche. Que nunca conseguiu se inserir na sociedade da forma como se esperava, mas o fato é que ele não era banal. E essa doação de tudo o que ele tinha tbm era reflexo do ser humano que ele foi e que almeja algo muito além do desejo prosaico da sociedade.
Cuando lei cartas a theo descobri q van gogh alem de ser pintor escribia com gran talento tambem, sempre com gran poesia y falando da suas lecturas y sua percepcion da arte. Alem disso tambem considerei ele um gran desenhista y colorista. Teve a oportunidade de ver ao vivo no maspe
Li o Cartas a Theo quando comecei a estudar história da arte, e tive uma impressão completamente contrária à essa história do Van Gogh ser esse gênio depressivo incompreendido, achei ele bastante otimista e empolgado nas cartas enviadas ao irmão, com esse seu vídeo agora percebo que fizeram falta a cartas das respostas que ele recebia 😂
Paquero essa biografia a milênios, e depois desse vídeo, com certeza vou sacrificar meus golpinhos para poder comprá-la.
Laís P a vida dele degringolou após conhecer o Gauguin, possivelmente tenha ficado depressivo após esse fato. Mas uma constante desde o início foi a falta de bom senso, isso pode explicar o que vc chamou de otimismo. Não via as coisas como elas eram na verdade.
Laís P pois é, as cartas são tão lindas, tão profundas e sábias em relação à vida.
Parece que os momentos mais tenebrosos da vida dele começam após a relação com Paul Gauguin..inclusive, chorei lendo a carta em que ele relata a crise de loucura do Vincent seguido pela automutilação.
De acordo com a biografia ele possivelmente tinha transtorno bipolar! É característico fases de muita depressão e outras de muita euforia!
"Com amor, van gogh" é interessante porque mostra o van gogh aos olhos de várias pessoas
Perfeito
A cena do Vincent visitando uma exposição sobre sua obra em Doctor Who é muito legal e tocante Tati.
Assisti o filme ontem, adorei! Van Gogh era um talento incompreendido! 🙏🏽🙏🏼🙏🏿❤️💋🌹🇧🇷
Eu chorei muito qdo cheguei na parte do Theo. Melhor biografia q ja li na vida. Tenho uma ligação muito forte com Van Gogh!
Oque deu para entender é que o Vincent era muito solitário, por mais que ele estivesse com outras pessoas.
Essa foi a primeira biografia que eu li e fiquei completamente encantada. Me emocionei muito com a jornada do Van Gogh. Muito obrigada pela indicação, Tati! 🌻🌟🌻
Só li as cartas a Theo, em ebook, há alguns anos e li um livrinho escolar com a biografia dele reduzida, que também trazia informações sobre a obra, enfim! imaginei pelas cartas a Theo que ele não era fácil de conviver, e como o livro não traz as respostas do irmão, às vezes penso que ele exagerava no drama mesmo hahah
mas é um livro muito bonito. só senti falta das respostas!
O que eu acho mais interesse quando vc fala sobre os livros que lê é que vc fala como se estivesse narrando a história, como uma narradora bem cômica e totalmente envolvida com a história. ♡ seu canal é maravilhoso
Abrir o vídeo c essa lindíssima canção de Don Mclean feita especialmente a memória de Van Gogh em homenagem a uma de suas obras é simplesmente sensacional...parabéns!!
Chorei, de verdade... Van Gogh é um dos meus pintores favoritos da vida! ❤️
Van Gogh foi realmente um gênio!
Sou e estou apaixonada. Vou comprar agora mesmo!!!
Eu ia ter muito problema em não arrancar essas fotos do livro e colocar pela casa toda hahahaha
Que linda... vc nasceu para ter o cabelo nesse corte... ficou demais...
Quão humana é nossa humanidade!!! Suas obras, são um "apesar de tudo, beleza!" A beleza que salva o mundo, como dizia Dostoiévski.
Uma homenagem super linda tbm a Van Gogh é o episodio de Doctor Who chamado Vincent and the Doctor(chorei muito com esse ep)
Compromisso de domingo
Vincent Van Gogh podia ter todos defeitos que tivesse, mas quem, no lugar dele, teria suportado o que ele suportou, e ainda dado ao mundo uma "Noite Estrelada"?
Adoro o Van Gogh. Fi o primeiro pintor por quem me apaixonei. Me formei em artes e devo a influência ao documentário que assisti sobre ele quando era criança.
Sobre a pronuncia, na universidade mesmo todo mundo usava a versão brasileira. Nunca vi ngm usando a pronuncia holandesa.
Também acho essa música linda *-*
****Recomendo FORTEMENTE assistir até o final o episódio de Doctor Who sobre o Vincent. É um episódio lindo. Eu chorava tanto que não conseguia nem ler as legendas T-T. Da pra assistir sem ter de acompanhar a série. É o episódio 10 da 5a temporada moderna.
Tem outro filme legal: Van Gogh: Painted with Words onde o Vincent é interpretado pelo Benedict Cumberbatch
opa, obrigada, Jonas! Vou procurar o episódio! :)
Tenta escrever a pronúncia em holandês
Primeiro quero dizer que adorei seu vídeo.
Muito bem feito e segue com exatidão a ordem do livro,além de outras indicações que faz.Excelente.
Terminei hoje a leitura de Van Gogh A Vida (20.01.23),costumo fazer o movimento contrário,leio o livro e depois busco um vídeo explicativo sobre e avalio meu posicionamento e o da pessoa.
O meu ponto de vista combinou com o seu.
Tivemos percepções muito semelhantes.
Abraço
Sinto muito por Van Gogh e essa família que viveu essas tragédias de vida. Hoje, à luz de estudos e pesquisas na área da terapia familiar e das teorias sistêmicas, fiquei imaginando que ele ficou ligado ao irmão natimorto. É muito delicado quando os pais prestam esse tipo de homenagem aos mortos e não tem essa morte bem elaborada. Hoje sabemos de muitas histórias assim, de pessoas de gerações mais novas que reproduzem destinos de pessoas de gerações passadas e que sequer chegaram a conhecer. Psiquicamente ficam ligados por amor, pois todos fazem parte do sistema. Quando alguém é excluído, conscientemente ou não, pela família, todos sofrem. E assim parece que se fez com todos: mãe, irmãos e pai. Isso não o torna um "coitado". mas penso que humaniza e amplia que nem tudo vem do indivíduo. Algumas questões tem raízes mais profundas. Sobre a arte: não é regra, comom alguns pensam, mas um grande gênio criaivo junto com alguma patologia também é compreensível. Do ponto de vista da saúde, essa arte provavelmente foi a forma mais criativa dele lidar com toda essa vida e suas (auto)
destruições
Eu sou muito fã de Van Gogh 😍
Tbm é a minha obra preferida , e a música é perfeita . 🤩
nooosssaaaa, Tatianagfeltrin, cono és leve e suave ,boa na articulação , falando de maneira séria e delicada , e com classe e bom gosto, excelente trabalho de uma boa pessoa eficiente e sem medo, modos e maneiras originais.
Tem um episódio de Doctor Who chamado Vincent and the Doctor (S05E10), em que é feita uma homenagem muito bonita para ele. Se você assistir, acho que vai gostar. O roteiro do episódio é do diretor Richard Curtis.
Corri para assistir e amei.
Já tinha estudado sobre a vida dele nas escolas.
De fato, um gênio, um doente mental, mas uma pessoa muito abençoada por Deus, muito criativa.
Aprendi muito com o seu Pista.
De fato, vc trás um olhar muito deferente dos demais.
Retrata como ele era,na realidade, sem aquela questão da idolatria, da santificação.
Apresentando o Van Gohg, como um homem "humsno', com os seus "sofrimentos".
Amei!💜💙💚🧡❤️💛
Parabéns!
Que Deus te abençoe, e q vc continue postando conteúdos muito instrutivos, como este.
Tudo de bom p vc.
1 Tm 2.4
Muito boa sua explanação!!
Van Gogh é O Melhor!!
O filme "Com amor:Van Gogh" é de tirar o fôlego!! Perfeito💙💛
QUERO MUITO ler esse livro
Pelas cartas trocadas dos irmãos o Theo era um amor
Muito obrigada pela indicação desse livro! Foi sem dúvida a melhor biografia que já li! Terminei o livro num dia e assisti ao filme no dia seguinte... Uma overdose maravilhosa desse artista brilhante! Não se intimidem pelo tamanho do livro, não dá nem pra sentir que são mais de 1000 páginas.
Tati, tem um ensaio muito belo do Artaud sobre o Van Gogh, não sei se você já leu. Se chama "Van Gogh: o suicidado da sociedade", conhece? Se não me engano se encontra naquela reunião de textos do Artaud publicada pela Perspectiva "Arte e Vida". Vale demais a leitura
Que vídeo maravilhoso para um fim de domingo ... gosto muito de Van Gogh desde a adolescência . Agora minha filha também o admira após o episódio do Dr Who onde aparece Van Gogh, eu mesma me emocionei muito!!!
É um livro exceptional. Já li biografias escritas por Walter Isaacson, mas essa supera todas... A vida de Vincent é decorticada com explicações sobres os contextos sociais dos lugares e épocas por onde ele passou. Umas das coisas interessantes, é que, como todos os relatos escritos que Vincent deixou, é possível reconstruir sua vida e quase saber o que ele estava pensando. Para quem quer saber mais sobre a vida de Vincent e entender a sua obra, é uma obra perfeita.
Van Gogh é um artista genial e completo. Apesar de não ser muito fã de ler biografias me interessei bastante por este livro. Tati seu canal é simplesmente o melhor!
Assisti ontem à noite "Com amor, Van Gogh" (100 artistas! :O), e fiquei com muito vontade de conhecer um pouco mais a sua história. Adorei o vídeo, parabéns pelo canal!
Fui no Van Gogh Museum em Amsterdã e amei demais! Tbm vi várias obras no D’Osey Museum. Fiquei muito emocionada. Tem coisas que vi e nem acredito mesmo que vi rs
É maravilhoso. Leitura deliciosa. Estou lendo todos os dias.
Essa música eh linda! E sim, eu colecionava as letras do Fisk, tenho até hoje!!! Lindo vídeo Taty! Fiquei empolgado a lê-lo.
Caraca, tenho astigmatismo e realmente é assim que vejo as coisas. Resenha incrível, PARABÉNS. Amo seus vídeos.
Já está na minha lista de desejados. Tão bom saber como era a vida/pensamentos desses super artistas. 'tô quase terminando a biografia do Leonardo da Vinci, simplesmente incrível.
Amei o vídeo, e na próxima black friday o procurarei. Já visitei o museu dedicado a ele em Amsterdã e com certeza é uma experiência única. Van Gogh embora de gênio difícil é realmente o grande artista!❤️
Olá Tatiana!
Eu vim ver o vídeo justamente porque mais tarde irei assistir ao filme "loving Vincent" no cinema! E não queria ir sem saber nada sobre ele. Achei o vídeo incrível e to muito animado para começar a conhecer mais sobre esse pintor!
É sempre assim... As pessoas só se dão conta da importância das outras depois q as perdem.
Que vídeo maravilhoso. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.Assisti o filme e me apaixonei pela vida de Vincent. Abraços
Adoro o Van Gogh. A biografia da L&PM é muito boa, Cartas a Théo também. Além do filme que virou série no canal Arte1 interpretado pelo Tim Roth, Vincent e Théo.
Os túmulos dos dois irmãos são tão simples... comovente
Já tinha visto esse vídeo e hoje me deparo com uma promoção imperdível desse livro na amazon. Corri pra cá e comprei pelo seu link, claro! Aproveitei pra rever o vídeo! Obrigada pelo melhor canal do youtube :)
Perfeito o vídeo. Para ser sincera, nunca me passou pela cabeça ler a biografia dele, mas agora até me interessei. Perfeito.
Amo arte, minha mãe é a minha principal influenciadora! Nós ganhamos essa HQ no fim do ano passado. É realmente maravilhosa. Mais pra frente quero ler a biografia. Van Gogh é um dos meus artistas favoritos. Amei ❤
Domingo pela manhã é dia de Café & Tati. 😘😍🥀
Qdo li Cartas a Theo passei a entender melhor o Van Gogoh pois descreve a verdadeira intensão de marcar pela cor. Em uma passagem sobre os girasois que vi no Museu de Londres esta intensão ficou mascante. Theo morreu aproximadamete 1 ano apos a morte de Vincent,porém não acho que tenha sido Sífilis pois pois apareceu uma estranha paralisia de membros inferiores não esquecendo que que o irmão era casado e tinha filho. Tb.não devemos esquecer da importanc8a que teve a nora na valorização futura das obras. Estive no túmulo dos dois em Arles e é emocionante pois existe uma vegetação sob os 2 túmulos que se entrelação.
Você como sempre me fazendo sair da zona de conforto! Já coloquei como desejado esse livro no skoob e logo vou providenciar para minha coleção!
Beijos
Vou ao museu dele amanhã, amei ver o vídeo hoje, quatro anos depois da publicação.
Acabei agora e digo: essa biografia bagunçou minha cabeça. Amei!
Além desses dois filmes, há o "Vincent e Theo" com Tim Roth. E Lust of Life, tem o livro em português, chamado, A Vida Trágica de Van Gogh de Irving Stone. Outro filme , mais recente é um com o William Dafoe, Ni Portal do Paraíso. Bem, Van Gogh é meu pintor favorito, e quando estudei artes não consegui ver a dimensão de sua genialidade.
Gostei muito do vídeo ter imagens das obras do Van Gogh para a gente ir se situando.
Loving, Vincent é indiscretivelmente lindo! E tão triste... =`( Chorei horrores no final. Fica a dica mesmo!
Tati obrigado por esclarecer sobre essa obra. Me ajudou nesse instante a comprá-lo de presente para minha amada que é apaixonada pela história do Van Gogh.
Sensacional a qualidade do seu vídeo.
"Como é triste a tristeza mendigando um sorriso
Um cego procurando a luz na imensidão do paraíso
Quem tem amor na vida, tem sorte
Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte
Ninguém sabe dizer onde a felicidade está..."
Existe uma edição da L&M pocket, publicada aqui no Brasil em 2008, escrito pela cunhada dele, Jo Van Gogh-Bonger, onde ela relata todo sofrimento e preocupação que ele causou ao Théo.Eu tive os mesmos sentimentos quando li. Fiquei até com ressaca literária. Eu vídeo foi maravilhoso.
Antes de conhecer a Tati eu nunca havia tido interesse em ler biografias. E agora eu tenho várias na minha wishlist kkk
O filme que você comentou tem uma linda fotografia, mas o melhor e muito fiel é:”No Portal da Eternidade”.
"Van Gogh sim era um sonhador
Vi em "chão de estrelas amo.
Gente, assisto o início de todos os seus vídeos, e os que não me interessam, abandono. Pensei que ia acontecer isso de novo, mas fui surpreendida. Apesar de não entender NADA de arte, que história de vida impressionante.
Acabei de comprar, esse e o do Leonardo da Vinci. Ansiosa para desfrutar! Parabéns pelos vídeos.
Também quero agradecer pelas indicações dia filmes.
Vou procurar na Internet.
Espero q ele tenha se reconciliado com o Sr, e que a sua alma esteja descansando em paz.
Tudo de bom p vcs.
2 Tm 2.4
Signo de Áries! Difícil. Eu sou apaixonada por Van Gogh 💖💖
Vou comprar esse livro. Meu primeiro contato com Van Gogh nas aulas de desenho (nos bons tempos da escola pública) no antigo ginásio, nos idos de 1973 - 2° ano ginasial.
Vou curar essa obra.
Tati leu esse livro em um mês, eu leria em uma vida kkkkkk
Hallisson Slusarski somos 2.
Somos 3
Kkkkkkkk..
Celis De Carvalho ler esse livro em 1 mês, realmente tem q estar totalmente desocupado.
Parando pra pensar eu provavelmenre leria em 22 dias e meio, porém não sei se eu teria gás para ler o mesmo livro por mais de 15 dias sem descansar um dia.
Gosto muito da arte de Van Gogh e estou apaixonada por esta resenha. Amo ler biografias, esta será uma das próximas na minha estante :)
Eu li uma das biografias e as minhas duas impressões mais importantes foram que:1) o Gauguin foi o grande vilão da vida do Van Gogh, pq ele (van gogh) era uma pessoa influenciável, e o Gauguin era uma pessoa ruim, negativa, destrutiva... Enquanto o van gogh preparou a casa para a chegada do amigo, a Gauguin o olhava como inferior e foi uma influência agressiva e depreciativa na vida do homem. A segunda impressão é que ele era completamente sem noção. Por exemplo, ele tinha que conversar com alguém em outra cidade porém não tinha dinheiro pra ir... Ele simplesmente caminhava por 3 dias sem comer chegava imundo e doente e sequer era recebido. Uma vez ele invadiu a casa da tal prima pela qual ele estava apaixonado e pediu pra ser ouvido somente enquanto ele conseguisse segurar a mão em cima da chama de uma vela. Saiu de lá com a mão preta da queimadura e não mudou a opinião dela, que o desprezava.
O Van Gogh era um gênio, mas como vc disse ele era complicado demais!
Mas eu admiro mto as pinturas dele.
Gostei mto da sua resenha!
Muito bom, sempre, suas resenhas, Tatiana. Tenho e já li as Cartas ao Theo. Acho que Van Gogh é louco e sempre foi louco.
Obrigada pela história. Você a contou muito bem. Obrigada.
Como admiradora de van Gogh e do mesmo quadro que tu gosta, Tati, esse vídeo foi uma das melhores resenhas que já vi. putz!
Esse livro deve ser incrível. Eu encarava um calhamaço desse depois do vídeo. Obrigada 👏
Grata grata gratíssima
Música do início do vídeo... AMEI...👏👏👏👏❤️
Tati, fantástico o vídeo. Você foi incrivelmente sensível. Parabéns! ! Preciso adquirir essa biografia
Com carinho fazes esta resenha. Obrigada! Foi educativo e sensível. Parabéns, Tati! Abraços de Santa Catarina 👏🏻😘
Pelo que já li, desconfiam que ele tinha enxaqueca com aura, e o noite estrelada foi pintado ilustrando elas.
Todo domingo de manhã a primeira coisa que eu faço é ver uma resenha da tati
Magnífica biografia! E sua resenha e dissertação sobre as obras literárias é sempre perfeita!
Oiii,boa tarde,tatianagfeltrin.
Eu curto muito inglês, embora não sei procunciar ,nem traduzir,só sei admirar quem tem esse dom, então quando vou no TH-cam e curto uma música e tem a tradução e muito bom.
E na quarta feira uma TH-cam anjomau me enviou o vídeo do Don MacLean Vicent(Starry,Starry Night) com a tradução da música só chorei,aí começou a minha saga para ler,assistir ,ver tudo sobre Vicent Van Gogh e me apaixonei embora as outras leituras me passa que ele era uma pessoa dócil ,e através dos seus comentários ele era de difícil compreensão .Eu gostei muito de seu comentário sobre a vida Vicent Van Gogh , gratidão 😘😘😘😘 no seu ❤️
Parabéns pelos seus vídeos (este em especial)! Estive no museu em Amsterdam e, vendo o seu vídeo, estou ainda mais interessada na vida e obra deste grande artista! Beijos!
então ele era um louco parasita da família .... me sinto ainda mais representado agora
Boa tarde! Meu livro acabou de chegar! Obrigada pela dica! Vou tentar absorver o máximo!
Sou apaixonada pelas pinturas do Van Gogh e amo essa música também! Mas ainda tenho um receio de ler esse livro haha. Acho que vou começar com a HQ e talvez com as cartas, e se ficar com vontade de saber mais pego esse também.