Tatiana, pelo que sei, ela não perdeu o útero no acidente, mas o que lhe foi dito na época é que mesmo que concebesse, não poderia engravidar porque quebrou a bacia em vários pontos e do modo que o osso "colou" não havia condições para desenvolver uma gestação. Não sou médica, posso estar errada, mas só para constar. E nada impede que os abortos que ela relata tenham sido fruto de gravidez psicológica, não me surpreenderia uma fato desses numa mulher de tamanha criatividade. Quanto ao fato de ela ser stalinista "depois de tudo que lemos sobre ele" não me impacta grandemente, justamente porque NÓS lemos. Ela certamente não teve acesso a toda essa informação na época, sobre os detalhes horrendos dos gulags que nos assombram hoje. O que ela tinha de informação era algo altamente idealizado, "transportado" ao seu país por um grupo de idealistas. Com certeza, o Stálin idealizado por Frida até podia ser uma figura de culto, diferente do mais real que conhecemos hoje. Se todos os alemães soubessem o que hoje sabemos sobre Hitler, provavelmente seu partido não teria florescido daquela maneira na época. A gente precisa dar uma distância temporal para entender esse tipo de realidade, acho. Grande abraço.
Oi, em qual livro posso encontrar essa informação que você disse sobre o acidente, sobre a lesão no utero e na bacia? Eu não consigo encontrar nada, a não ser a informação de que ela perdeu o utero. Tem algum livro mais completo?
A Madonna foi uma grande colaboradora na divulgação de Frida Kahlo pelo mundo. Desde o anos 90 ela comprava obras da Frida para seu acervo e sempre falava dela como inspiração. Inclusive a Madonna deu ajuda financeira na produção do filme.
Penso que hj Frida se tornou um ícone feminista justamente pelo fato de ter vivido um relacionamento abusivo, até doentio, repleto de sofrimento e mesmo assim ter usado sua dor física e emocional para criar quadros, para se revelar como artista e para hj ser ainda mais conhecida que Diego. A história de sofrimento dela e superação de muitos obstáculos é o que a torna um ícone feminista. Não é necessariamente um modelo a ser seguido e sim um exemplo do machismo, sofrimento e humilhação imposto as mulheres, principalmente naquela época. Onde mesmo uma mulher genial, que pensava fora da caixinha, que tinha hábitos um tanto peculiares para sua época, acabava caindo em uma relação abusiva. É um símbolo feminista TB que demonstra como as mulheres geniais ficavam abafadas por seus maridos famosos ou não e como isso era injusto e que talvez num mundo igualitário sua história poderia ter sido diferente. Quando a ser stalinista, bem, ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo e incomoda mesmo. Mas quantos gênios, ídolos e intelectuais nos decepcionam quando sabemos suas ideias e sua conduta na vida privada?
Nenhum herói ou figura importante é perfeito no que ele representa. A Frida foi uma mulher que superou todo tipo de obstáculo e construiu seu império na arte. O amor dela pelo Diego que pode ser enxergado como submissão, dependendo dos olhos de quem vê, não neutraliza a sua personalidade e genialidade de sua figura. Inclusive, na primeira vez que eu ouvi falar sobre a Frida e assisti o filme uma das coisas que mais me impactou foi ela saber da infidelidade do marido desde sempre e pegar geral quando queria também.
Acho que o relacionamento acabava sendo meio tóxico, então acho que mexeu um pouco com a cabeça dela. Ela não se importava tanto com as "traições" porque tinha um relacionamento aberto, já que ela já sabia que ele era mulherengo desde o início, mas acho que às vezes era chumbo trocado mesmo
Eu acredito que para nós, que lemos sobre esse apoio a Stalin hoje, causa repugnância mesmo. Não dá pra relativizar de modo algum.Quando eu li a biografia do Jorge Amado pensei justamente isso. De acordo com a autora, os crimes de Stalin só foram revelados após sua morte e que boa parte do mundo não sabia sobre.
oi, Paula, ainda não li essa bio do JAmado, mas soube que ele saiu do partido comunista depois do que se soube sobre Stalin e etc (e passou a ser meio renegado pelo pessoal da esquerda por conta disso).
Também acho.. mas é bem complexo entra sempre na discussão obra x autor.. Tipo todo mundo fala tbm sobre Simone de Beauvoir ter tido casos cm alunas menores de idade - que para época parece q consensual era 13 anos.. E outros grandes artistas e ou cineastas. Acho válido pontuar.. mas também entender a importância de saber o contexto histórico e separar quando necessário.. Igual faço cm as obras do Polanski rs complicado.
Pode ser de acordo com a autora, Paula, mas não sei sua opinião sobre isso. O fato é que quase todos sabiam sim de tudo que se passava lá. Isso se comprova lendo documentos e livros tanto de conservadores quanto de militantes socialistas. Mas havia um clima de "é feio falar sobre o regime comunista", além da conveniência de tê-lo como aliado em determinados momentos (contra Hitler na parte final da guerra).
@@tatifeltrin os crimes, as atrocidades do Stalin só foram descobertos muito depois, quando ele estava no poder muitas pessoas amavam ele, não culpo muito a Frida por isso.
@@naracaldeirabarrocal3526 não, não, a idade de consentimento na França era de 15 anos, na “Carta aberta sobre a revisão da lei sobre ofensas sexuais envolvendo menores”, que a Simone assinou como forma de apoio para favorecer um amigo envolvido num escândalo era diminuição de 15 para 13.
Frida é um ícone feminista pq ela ficou conhecida por desafiar os esteriótipos de gênero.. por exemplo, ela fumava, praticava boxe (coisas que n eram esperadas de uma mulher naquela época).. além disso ela se vestiu-se como homem em um dos retratos de família e se recusou a alterar seus traços mais "masculinos" como por exemplo o bigode.. Além disso ela era abertamente bissexual.. oq para a época era uma grande coisa, principalmente vindo de uma mulher.. além disso ela também desviava da representação tradicional da feminilidade nas pinturas dela e fazia pinturas tratando de temas como aborto, amamentação, parto.. entre outros.. que eram temas tabus e experiências femininas totalmente ignoradas..
Nossa...eu nunca vou entender pq Frida Kahlo é símbolo do feminismo e Marie Curie não. Se a premissa do movimento põe em relevância o que as mulheres passaram, como não notar a contribuição desta grande mulher para a ciência? Ela não é citada e nem virou símbolo conhecido.Talvez seja por ser heteronormativa.
Li esta biografia pq buscava mais informações sobre a relação dela com Trotsky. O que me frustrou muito, pois não há quase nada. Quem faz uma leitura crítica mesmo no final n pode conceber sua ligação com a luta feminista genuina (se é que existe). Enfim... Oq aprendi disso tudo é o quanto pode ser ruim "endeusar" pessoas, irmos nas ondas do momento. É preciso que sejamos seres pensantes sobre tudo e todos.
Para quem tiver a sorte de conhecer o México, é altamente recomendada a visita à Casa Azul de Coyoacan, onde o casal viveu. Saí de lá com a convicção de que Rivera foi melhor pintor, mas os seus poucos quadros são bem mais impactantes, especialmente por ela colocar toda a sua experiência na tela. Não são simples auto-retratos, é um pedaço dela, quase literalmente.
Bom dia, Tatiana. Adoro seus vídeos. Um dia eu li uma postagem interessante sobre a Frida e o "ativismo de telão". Temos inúmeras artistas (ou mesmo pessoas do dia a dia) que vestem camisetas com a foto da pintora, mas não conhecem metade de sua vida, sequer seu local de nascimento. Parabéns por trazer informações e a vontade de ler o livro e/ou ver o filme.
Gente, quem gosta da Frida não perca a oportunidade LEIA! Pra nós que já nos interessamos por ela o cenário é diferente, o livro é muito bom, apresenta uma avaliação das obras que sim permitem interpretações pq a Frida explicou o que quis passar ou pq a maioria da sua obra foi autobiografica e conhecendo a sua história fica mais fácil ❤ Acho que a Tati por não gostar/conhecer a Frida acabou ficando apenas com a parte ruim kkkkk
Seu canal é fantástico! Amei! "Frida sempre lidou com essas limitações fisicas que, no caso dela, eram mais obstáculos a serem ultrapassados" Que análise bonita, empática e sensível. Show
Incrível sua resenha, Tati! Esclareceu muitos pontos e me ajudou na decisão sobre adiar um pouquinho a leitura desse livro, não por ter perdido o interesse, pelo contrário, mas porque quero pesquisar um pouco mais o contexto em que Frida viveu para ler tendo um panorama melhor da época. Acho que isso vai me ajudar a superar a escrita um tanto problemática da autora.
Tenho essa biografia e também foi uma via crusis engatar! Em 15 ouvi uma entrevista com a autora e ela disse que desde o lançamento se descobriu poucas coisas que mereça uma nova edição do livro. A parte que eu mais gosto foi quando Frida foi professora de arte e duas fridas é meu quadro preferido. O que mais me irrita nesse ícone milenar que Frida foi transformada é continuarem escondendo sua deficiência.
Eu li esse ano e realmente tive também alguma dificuldade na leitura e assim como você sou acostumada a ler biografias. Mas foi uma boa leitura e oportuna para conhecer um pouco da Frida. Não vi o filme ainda!
Eu não senti essa falta de coesão não. O que me incomodou ali foram outras coisas.A parte da morte dela e a relação doentia com Diego Rivera.Apesar de discordar de alguns posicionamentos da Frida,não dá pra deixar de admirar a independência dela ,o fato dela pensar e viver fora da caixinha.Achei legal também a reprodução dos quadros que foram incluídos no final.Achei interessante o questionamento da Tati sobre o fato da Frida ser ou não um ícone feminista.
Com relação à Frida e o feminismo é só analisar o contexto histórico em que Frida vivia e como ela vivia. Usou calças quando mulheres não o faziam, rompeu com o padrão de beleza da época, assumiu uma posição política e atuou quando mulheres eram silenciadas, falou sobre sua bissexualidade em vida e em obras, pintou denunciando o feminicídio, entre outras. Resumir posturas feministas à questões amorosas é simplista demais.
É muito complicado analisar o comportamento de uma personagem histórica de forma anacrônica. É difícil explicar como a sociedade via e defendia o comunismo como uma proposta possível na época de vida da Frida com o conhecimento e a perspectiva histórica que temos hoje. Mesmo as pessoas que tenham vivido naquela época (e que ainda estejam vivas) provavelmente mudaram sua perspectiva em relação a essa ideologia ainda que nunca tenham a defendido isso.
A respeito do útero e dos abortos, da para ocorrer uma gravidez pelas trompas uterinas (gravidez ectópica) porém é muito mais difícil levar adiante a gestação, por isso os abortos. Não sei ao certo se foi esse o caso, porém seria uma explicação.
Oi, Rafaela! Naquela biografia do Trotski que li (e tem vídeo no canal sobre!) já dá para se ter uma boa ideia de como tudo se deu! Mesmo assim, obrigada pela dica :)
Sobre a dependência emocional, acho que a Frida manipulou muito a imagem que tinham e ainda têm dela, ela não era boba, ela manipulou muitas vezes os namorados, obteve deles o que quis e se livrou quando quis tbm. O Diego era um lixo de pessoa
Eu sempre me perguntei o porquê dela ser um símbolo feminista, rs. Acho que a estética dela é que é atraente e caricata, isso ajudou a imagem dela a ser vendida.
E também sobre o fato que ela pintava sobre problemáticas que envolviam as mulheres, aborto, feminicidio, família, etc e de uma forma bem impactante, ela trouxe visibilidade a muitos temas! Por isso ela é um icone.
Eu entendo em partes ela ser um símbolo feminista, justamente por essa força que teve apesar de todas essas merdas que viveu. Já essa questão com o Diego é horrível, eu entendo toda a entrega de amar loucamente, mas isso é justificado quando o cara vale a pena, mas quando é um babaca que só te trai e ainda finge que te ama, é horrível. Seja como for, Frida foi uma grande mulher, sua superação apesar dos pesares é um exemplo, sua arte maravilhosa sempre viverá!
5 ปีที่แล้ว +25
Sobre o stalinismo: todo mundo era, Tati, era a corrente de maior adesão dentro do socialismo, e isso só mudou depois que falaram dos crimes de Stálin. Sobre o símbolo feminista, uma mulher falar abertamente sobre todos esses assuntos acaba sendo importante para falar se mulheres, é mais isso do que uma postura coesa etc. Gostei do vídeo, abraços.
Tati, tenta ler um dia a autobiografia do Santo Agostinho, Confissões o nome do livro. Sei que você não tem religião, mas é um livro muito interessante tanto pela vida dele quanto pela parte filosófica e teológica presente no livro, além da escrita que também acho belíssima. Abraços!
Sou estudante de arte e tenho como artista preferido Van Gogh. Foi interessantíssimo ler sobre a arte de Frida Khalo mesmo não sendo apreciadora dela; mas respeito quem goste. Ela foi uma mulher muito forte. PS: Também tive dificuldade em me conectar com essa biografia.
Estou lendo esse livro e também estou vendo muitas falhas na escrita. Mas vou avançar na leitura pelas informações, a respeito da vida de Frida khalo, que o livro traz. Mas não pela qualidade do texto da autora do livro. Bom, sobre o que você pôs em dúvida (a atitude feminista de Frida khalo), quero dizer que, a meu ver, Frida khalo foi feminista sim. Ela tinha uma particularidade: era excessivamente apaixonada. Foi assim com o Alex também. Não seria diferente com Diego Rivera. Mas é importante lembrar que ela viveu de 1907 a 1954. Nessa época, o comportamento dela em relação ao marido e ao casamento era bastante ousado sim.
Ahhhhhh, como procurei no seu canal comentários ou resenha sobre essa biografia! Que bom que esse vídeo chegou ❤️🥰 estou com o meu aqui na estante esperando uma motivação para finalmente começar !
Tatiana obrigada pelo seu trabalho! Seus vídeos são meus companheiros de todas as horas! Feliz natal e ano novo e espero que 2020 seja um ano maravilhoso p vc! abraços!
O feminismo tem a "bizarra" capacidade de esvaziar um ícone artístico à condição de simulacro: para o feminismo a Frida é basicamente apenas uma mulher famosa e "feia" com monocelha que "humilhou homens" e "virou mártir". Só isso.
o fato é que as autorepresentações que a Frida fazia eram sempre retratos sofridos da condição feminina. O público contemporâneo apropriou-se da pintora como ícone feminista.
Um grande delírio das feministas, não diferente de todos, com todo respeito. Tudo que a Frida viveu e se permitiu viver vai de encontro com que as feministas pregam. Ele viveu a vida inteira para agradar o marido, e até as traições era para incomoda-lo, não para sua satisfação pessoal, ela queria filhos, era ativista política para agradar o marido. Para mim, ela só queria ter sido uma mulher comum, com um casamento comum, como muitas outras, mas não pode ter.
A Frida nunca disse que ela era feminista , mas para mim ela é um símbolo feminista por diversas razões , ela criticava os padrões de beleza impostos pela sociedade na época , vemos bastante disso na aparência dela , e isso é muito bacana , além de ter pintado obras que retratavam suas dores , ser muito ativa politicamente , confesso que eu gosto muito dela por conta dos amor que ela tinha aos animais , ela tinha vários .
Nossa ainda bem q vc falou isso, sobre a escrita, achei tão mal acabada. Estou ainda a procura de uma melhor. Li recentemente a da imperatriz do Brasil, Leopoldina a história não contada, e gostei muito.
Otimo video tati! Agora fiquei curioso em saber pq vc tirou o áudio toda vez que falou “Trotsky “ 🤔. Ta tipo “aquele vc sabe quem” do Harry Potter rsrs.
Eu amo Frida e espero que futuramente, seja publicada uma nova edição dessa biografia, mas dessa vez revisada. Sinceramente, fora outras coisas, eu achei que era o único que achava estranho a história dos abortos se antes ela havia perdido o útero, além da descrição do pó de ouro sobre seu corpo.
Oi Tati, tudo bem? Não dei conta de terminar essa biografia. Uma agora acab. Não gostei muito da escrita, da estrutura do livro é a autora fica falando MUITO do Diego em certos momentos. O diário tenho em cada, mas não li. Os livros com as fotos da Frida também tenho. É lindo DEMAIS. Vale muito a pena. Beijos e gostei muito do vídeo. 😃😘
Tati, eu tenho um grande problema também com a ideia de que Frida é uma "figura feminista", porque a dependência dela pelo Diego é totalmente o contrário aos ideais do movimento. Ser uma mulher forte podería ter valido a importância que tem, mas apropiar a sua imagem eu acho que é uma falta de conhecimiento. É tipo o que fizeram com o Che Guevara, quem agora está em todo tipo de merchandising (sendo aproveitada a sua imagem pelo mesmo capitalismo que tentou destuir). Acredito que seja uma longa moda, é mais fácil comprar os produtos com a cara dela porque são "bonitos e famosos", embora não tenha uma representação real. Muito obrigada por mais um vídeo incrível. Abraços desde a Colômbia. 🇨🇴💚
Eu não sabia nada dela, mas não me apetece ler esse livro. Tenho 3 biografias aqui por ler: Leonardo da Vinci Agatha Christie Kurt Cobain Vão valer mais a leitura. 🤓 Beijo enorme e Feliz Natal 😘🎄
Achei que eu era um E.T. solitário por nunca ter reconhecido Frida como um ícone feminista. No meu entendimento esse raciocínio não faz o menor sentido. Que alento te ouvir dizer que para você essa associação também é meio estranha.
Comprei essa biografia lá pelo menos de agosto de 2019 mas ainda não tive coragem de pegar pra ler hahahhh tem tantas biografias que eu gostaria de ler :(
Bom dia, Tati! Estava ansiosa por este vídeo. Sinceramente não entendo toda essa exaltação da Frida como um ícone feminista, como você bem colocou no vídeo. Mas o que realmente me chama a atenção é que muitos ícones, de qualquer área, são exaltados justamente por apoiarem o comunismo. Temos tantos artistas com talentos e dons maravilhosos que nunca serão lembrados pela sua obra pelo simples fato de terem um posicionamento mais à direita. Posso estar enganada, mas essa é a minha percepção. Uma ótima semana pra você ❤😘
Fiquei pensando se tem exemplos? Fiquei curiosa mesmo. Eu quando gosto de uma obra artística não me importo muito com a biografia da pessoa. Gosto de saber, por curiosidade, mas não deixo de curtir. Talvez se descobrir que o cara é pedófilo ou estuprador eu deixaria de curtir, mas mesmo assim é complicado pra mim. Por exemplo, amo muitos dos filmes de Woody Allen e ele casou com a filha adotiva. Moralmente eu não aceito isso, entendo ele como um pedófilo, mas não consigo parar de curtir vários de seus filmes. Posso estar errada, mas ainda é difícil isso pra mim. Assim como não deixo de curtir um artista pq era comunista ou pq era de direita. Talvez nazistas eu não curtiria.
@@alessandracolins1856 boa tarde, uma vez a Tati falou exatamente isso em um dos seus vídeos, que devemos separar a obra do autor. Eu super concordo, mas às vezes é difícil mesmo. Em relação aos exemplos que você me pediu, cito o Roberto Alvim, que era idolatrado no meio artístico, com uma carreira próspera e muito bem sucedida, mas após ter se declarado conservador foi imediatamente banido desse meio perdendo trabalhos que já estariam certos de acontecer. Quem despertou meu interesse por esses assuntos, foi a Dona Tatiana Feltrin (a diva! 😍 kkkk). Fiquei super curiosa para conhecer mais sobre os Romanov e a História da Revolução Russa depois de maratonar todos os vídeos que ela fez sobre o tema. Tenho consciência que ainda sou muito leiga nesse assunto, mas uma coisa que percebi com algumas leituras que tenho feito, é que a esquerda aparelhou tudo, inclusive a cultura, e acredito que isso explique essa exaltação de pessoas alinhadas com pensamentos mais à esquerda, para disseminação dos seus ideais. Mais uma vez quero reforçar que é apenas minha percepção. Um abraço 😉
É beeeem tenso esse tipo de assunto e complicado, mas seu comentário me fez refletir sobre algo. Pensando nesse momento de segunda guerra, a arte, por ser transgressora, se colocava contra os regimes na maioria das vezes, talvez daí venha essa preferência ou maioria de esquerda presente nela, é difícil a arte se colocar em uma caixa ou se conter aos muros conservadores, isso tudo pensando naquele período de ditaturas e totalitarismo...talvez por isso, esse outros artistas tivessem o seu posicionamente colocado por cima de suas artes, não sei se me fiz entender. Por outro lado, nós temos muitos autores conservadores, que até hoje são considerados pilares da literatura, como o Fernando Pessoa. Enfim, eu não sei se a esquerda aparelhou algo realmente, pois todo texto é ideológico, já dizia Bakitin. Independente do pensamente político de um autor/artista, sua obra ultrapassa isso.
Bom oii meu nome é Maria Eduarda tenho 11anos e eu nunca soube que era Frida Khalo nem sabia que ela existia eu vim conhecer ela esse ano 2020 e sério ela é muito ícone para o país eu amei o filme da Frida mas a coisa que me deixa mas triste é o Diego ficar traindo a Frida direto ela n merecia isso e tbm fiquei triste e chorei tbm pelo acidente dela e pela tanta coisa que ela passou mas se eu fosse o Diego eu concerteza n desperdiçaria uma mulher tão linda como ela
Nossa, sempre quis ter esses dois livros, mas são caríssimos! Muito bom ver essa resenha aqui! E lista de melhores do ano, teremos? Eu adoro suas listas dos anos anteriores :)
Tati, então, sobre o acidente e os abortos, eu acho que foi uma história meio floreada pra deixar tudo mais dramático, sabe? Quando eu li fiquei com a mesma duvida. No fim, imagino que o útero dela não tenha sido retirado, mas só danificado, já que o ferro atravessou a coluna, o que era um impedimento pra manter todas as gravidezes até o fim
Não vejo a Frida como feminista... uma figura feminina exótica, talvez a antítese de um modelo feminino da época. Gosta da arte da Frida, mas não a acho merecedora de uma febre , é mais um ícone pop.
O acidente danificou gravemente o útero, mas Frida não chegou a perde-lo. Acontece que isso a impossibilitou de ter filhos, daí os abortos, ela não conseguia levar a gravidez a frente. E quanto a transformar dor em arte, ela é uma artista ora, iria se esperar o que, não é mesmo. Ela era visceral, a arte dela também. Agora vou tentar explanar um pouco da minha opinião sobre o por que de Frida ser um simbolo feminista: Frida era exótica e excêntrica (como podemos ver através de sua arte e tbm em sua vida privada), quebrou tabus contrariando a expectativa da família ao se casar com Diego, home com ideal político, religião e estética diferentes do esperado pela família (apesar de Diego se revelar um esse homem horroroso, em minha opinião). Desde nova Frida gostava de quebrar tabus, sendo que em uma foto de família (podem procurar na net) em que ela aparece vestida de traje masculino, mantendo uma postura diferente das mulheres de sua época. Apesar de parecer e de ela colaborar muito pra isso, a vida de Frida não se resume a Diego e é justamente por isso, por não se importar com padrões estéticos, por ser bissexual (ela tinha casos com mulheres sim. E acho tbm que era por que gostava) e por afirmar seus ideais políticos (mesmo que não se concordem com eles) que ela é esse símbolo feminista. Para uma mulher daquela época, ser da forma que ela era, era uma afronta aos padrões sociais do que era ser uma mulher, e ela quebra esses padrões. Ela, em sua vida caótica e movimentada, fez a sua pequena revolução feminista, tendo uma postura completamente diferente das que as mulheres assumiam na época.
Frida era uma artista completa, não viveu a sombra de Diego coisa nenhuma. A obra dela é autêntica e singular! Claro Diego ajudou. Ela infelizmente viveu um relacionamento extremamente tóxico e abusivo! É um símbolo feminista , pois lutou pelos direitos das mulheres. Frida ♥️
Frida Kahlo é um símbolo do feminismo por uma questão simples. É uma mulher. Quantas mulheres, na história da arte, alcançaram esta projeção? Homens, são muitos. Mas ela foi capaz de eclipsar inclusive esse marido tão amado dela...
Como admiradora, acredito que Frida fazia suas obras por pura intuição, ela via em Diego aquilo que ela queria ser, e se alimentava da fama dele. Porque sabia que não teria o reconhecimento devido, Era uma mulher triste, basta olhar para os olhos dela, mas não se entregava porque queria ser uma afronta, este e o motivo de gostar de um ditador. Ela o admirava, Porque a vida é uma afronta. E assim que vejo Frida.
Ótima resenha. Não se esqueça de que Stalin foi idolatrado pela esquerda até ter seus crimes revelados muitos anos depois de sua morte. A visão que temos hj dele é muito diferente da que tinham na época da Frida
Meu primeiro contato com a biografia na verdade foi uma autobiografia de Maya Angelou. Uma mulher incrível. “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”. Pesquise mais sobre! Esse livro quebrou meu gelo com biografias :)
É por isso que adoro esse canal, assisti a este vídeo pq sabia que seria 100% verdadeira quanto às suas impressões e a conclusão que chego a respeito de Frida é a que já tinha, apenas um ícone político feminista sem nenhuma consistência. Sofrimento? Dor? Todos temos em alguma medida. A pertubação do seu consciente e portanto da sua alma já percebemos ao saber de sua admiração por Stálin e pq ñ dizer, de sua fixação pelo marido traidor, é até horário saber disso, será que as feministas que a endeusam sabem disso? Visto que a maioria menosprezam a figura do homem e os querem subjugar? Enfim, Frida não passa de um estandarte político pras feministas sem causa da atualidade. Parabéns por seu trabalho.
Tatiana, pelo que sei, ela não perdeu o útero no acidente, mas o que lhe foi dito na época é que mesmo que concebesse, não poderia engravidar porque quebrou a bacia em vários pontos e do modo que o osso "colou" não havia condições para desenvolver uma gestação. Não sou médica, posso estar errada, mas só para constar. E nada impede que os abortos que ela relata tenham sido fruto de gravidez psicológica, não me surpreenderia uma fato desses numa mulher de tamanha criatividade.
Quanto ao fato de ela ser stalinista "depois de tudo que lemos sobre ele" não me impacta grandemente, justamente porque NÓS lemos. Ela certamente não teve acesso a toda essa informação na época, sobre os detalhes horrendos dos gulags que nos assombram hoje. O que ela tinha de informação era algo altamente idealizado, "transportado" ao seu país por um grupo de idealistas. Com certeza, o Stálin idealizado por Frida até podia ser uma figura de culto, diferente do mais real que conhecemos hoje. Se todos os alemães soubessem o que hoje sabemos sobre Hitler, provavelmente seu partido não teria florescido daquela maneira na época. A gente precisa dar uma distância temporal para entender esse tipo de realidade, acho. Grande abraço.
Que comentário incrível!
Perfeito!
Adorei também!
Oi, em qual livro posso encontrar essa informação que você disse sobre o acidente, sobre a lesão no utero e na bacia? Eu não consigo encontrar nada, a não ser a informação de que ela perdeu o utero. Tem algum livro mais completo?
A Madonna foi uma grande colaboradora na divulgação de Frida Kahlo pelo mundo. Desde o anos 90 ela comprava obras da Frida para seu acervo e sempre falava dela como inspiração. Inclusive a Madonna deu ajuda financeira na produção do filme.
Que legal , não sabia disso , eu só sabia que ela queria interpretar a Frida no filme , mas a Salma era a opção perfeita .
Penso que hj Frida se tornou um ícone feminista justamente pelo fato de ter vivido um relacionamento abusivo, até doentio, repleto de sofrimento e mesmo assim ter usado sua dor física e emocional para criar quadros, para se revelar como artista e para hj ser ainda mais conhecida que Diego. A história de sofrimento dela e superação de muitos obstáculos é o que a torna um ícone feminista. Não é necessariamente um modelo a ser seguido e sim um exemplo do machismo, sofrimento e humilhação imposto as mulheres, principalmente naquela época. Onde mesmo uma mulher genial, que pensava fora da caixinha, que tinha hábitos um tanto peculiares para sua época, acabava caindo em uma relação abusiva. É um símbolo feminista TB que demonstra como as mulheres geniais ficavam abafadas por seus maridos famosos ou não e como isso era injusto e que talvez num mundo igualitário sua história poderia ter sido diferente.
Quando a ser stalinista, bem, ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo e incomoda mesmo. Mas quantos gênios, ídolos e intelectuais nos decepcionam quando sabemos suas ideias e sua conduta na vida privada?
eu discordo, pqe em todo lugar que vejo a colocarem como esse símbolo feminista, nunca vi ninguém abordar essas questões.
a Tati fala isso no vídeo
Exatamente, preguiça de quem não entende isso
Não tinha pensado por esse lado, muito interessante seu ponto de vista!
Colocação perfeita
Tati falando "Eu que não sou muito ligada às artes" eu me senti o cocô do cavalo do bandido por comparação. UAHSUahsuhASUahs
😂 me refiro às artes plásticas, mesmo (nesse teu cenário, eu seria a mosquinha 😂)
Estudando Frida Khalo. Obrigada pelo vídeo!
"Depois de cem páginas eu aceitei que foi assim que essa biografia foi escrita". Hahahha eh por essas e outras q eu amo esse canal!
Seguindo um raciocínio Ferrantiano, a imagem de Frida é mais conhecida (um ícone Pop) que a sua própria obra.
Exato!
Tambén acho
Também acho.
Nenhum herói ou figura importante é perfeito no que ele representa. A Frida foi uma mulher que superou todo tipo de obstáculo e construiu seu império na arte. O amor dela pelo Diego que pode ser enxergado como submissão, dependendo dos olhos de quem vê, não neutraliza a sua personalidade e genialidade de sua figura. Inclusive, na primeira vez que eu ouvi falar sobre a Frida e assisti o filme uma das coisas que mais me impactou foi ela saber da infidelidade do marido desde sempre e pegar geral quando queria também.
Acho que o relacionamento acabava sendo meio tóxico, então acho que mexeu um pouco com a cabeça dela. Ela não se importava tanto com as "traições" porque tinha um relacionamento aberto, já que ela já sabia que ele era mulherengo desde o início, mas acho que às vezes era chumbo trocado mesmo
Eu acredito que para nós, que lemos sobre esse apoio a Stalin hoje, causa repugnância mesmo. Não dá pra relativizar de modo algum.Quando eu li a biografia do Jorge Amado pensei justamente isso. De acordo com a autora, os crimes de Stalin só foram revelados após sua morte e que boa parte do mundo não sabia sobre.
oi, Paula, ainda não li essa bio do JAmado, mas soube que ele saiu do partido comunista depois do que se soube sobre Stalin e etc (e passou a ser meio renegado pelo pessoal da esquerda por conta disso).
Também acho.. mas é bem complexo entra sempre na discussão obra x autor.. Tipo todo mundo fala tbm sobre Simone de Beauvoir ter tido casos cm alunas menores de idade - que para época parece q consensual era 13 anos.. E outros grandes artistas e ou cineastas. Acho válido pontuar.. mas também entender a importância de saber o contexto histórico e separar quando necessário.. Igual faço cm as obras do Polanski rs complicado.
Pode ser de acordo com a autora, Paula, mas não sei sua opinião sobre isso. O fato é que quase todos sabiam sim de tudo que se passava lá. Isso se comprova lendo documentos e livros tanto de conservadores quanto de militantes socialistas. Mas havia um clima de "é feio falar sobre o regime comunista", além da conveniência de tê-lo como aliado em determinados momentos (contra Hitler na parte final da guerra).
@@tatifeltrin os crimes, as atrocidades do Stalin só foram descobertos muito depois, quando ele estava no poder muitas pessoas amavam ele, não culpo muito a Frida por isso.
@@naracaldeirabarrocal3526 não, não, a idade de consentimento na França era de 15 anos, na “Carta aberta sobre a revisão da lei sobre ofensas sexuais envolvendo menores”, que a Simone assinou como forma de apoio para favorecer um amigo envolvido num escândalo era diminuição de 15 para 13.
Amiga, você realmente, é, muito educada e extremamente generosa.
Frida é um ícone feminista pq ela ficou conhecida por desafiar os esteriótipos de gênero.. por exemplo, ela fumava, praticava boxe (coisas que n eram esperadas de uma mulher naquela época).. além disso ela se vestiu-se como homem em um dos retratos de família e se recusou a alterar seus traços mais "masculinos" como por exemplo o bigode..
Além disso ela era abertamente bissexual.. oq para a época era uma grande coisa, principalmente vindo de uma mulher.. além disso ela também desviava da representação tradicional da feminilidade nas pinturas dela e fazia pinturas tratando de temas como aborto, amamentação, parto.. entre outros.. que eram temas tabus e experiências femininas totalmente ignoradas..
AllyASad muito bem colocado, parabéns!!!
concordo, acho q ela não avaliou bem esses aspectos.
Isso mesmo!
E tbm era comunista.
Nossa...eu nunca vou entender pq Frida Kahlo é símbolo do feminismo e Marie Curie não. Se a premissa do movimento põe em relevância o que as mulheres passaram, como não notar a contribuição desta grande mulher para a ciência? Ela não é citada e nem virou símbolo conhecido.Talvez seja por ser heteronormativa.
Li esta biografia pq buscava mais informações sobre a relação dela com Trotsky. O que me frustrou muito, pois não há quase nada. Quem faz uma leitura crítica mesmo no final n pode conceber sua ligação com a luta feminista genuina (se é que existe). Enfim... Oq aprendi disso tudo é o quanto pode ser ruim "endeusar" pessoas, irmos nas ondas do momento. É preciso que sejamos seres pensantes sobre tudo e todos.
👏🏽👏🏽👏🏽
Exatamente o que também penso. 👏👏👏👏👏
Para quem tiver a sorte de conhecer o México, é altamente recomendada a visita à Casa Azul de Coyoacan, onde o casal viveu. Saí de lá com a convicção de que Rivera foi melhor pintor, mas os seus poucos quadros são bem mais impactantes, especialmente por ela colocar toda a sua experiência na tela. Não são simples auto-retratos, é um pedaço dela, quase literalmente.
Bom dia, Tatiana. Adoro seus vídeos. Um dia eu li uma postagem interessante sobre a Frida e o "ativismo de telão". Temos inúmeras artistas (ou mesmo pessoas do dia a dia) que vestem camisetas com a foto da pintora, mas não conhecem metade de sua vida, sequer seu local de nascimento. Parabéns por trazer informações e a vontade de ler o livro e/ou ver o filme.
Gente, quem gosta da Frida não perca a oportunidade LEIA! Pra nós que já nos interessamos por ela o cenário é diferente, o livro é muito bom, apresenta uma avaliação das obras que sim permitem interpretações pq a Frida explicou o que quis passar ou pq a maioria da sua obra foi autobiografica e conhecendo a sua história fica mais fácil ❤ Acho que a Tati por não gostar/conhecer a Frida acabou ficando apenas com a parte ruim kkkkk
Seu canal é fantástico! Amei!
"Frida sempre lidou com essas limitações fisicas que, no caso dela, eram mais obstáculos a serem ultrapassados"
Que análise bonita, empática e sensível.
Show
Quando eu li essa biografia eu sempre colocava as imagens dos quadros na internet para analisar junto com o texto, valeu muito.
Incrível sua resenha, Tati! Esclareceu muitos pontos e me ajudou na decisão sobre adiar um pouquinho a leitura desse livro, não por ter perdido o interesse, pelo contrário, mas porque quero pesquisar um pouco mais o contexto em que Frida viveu para ler tendo um panorama melhor da época. Acho que isso vai me ajudar a superar a escrita um tanto problemática da autora.
Tenho essa biografia e também foi uma via crusis engatar! Em 15 ouvi uma entrevista com a autora e ela disse que desde o lançamento se descobriu poucas coisas que mereça uma nova edição do livro. A parte que eu mais gosto foi quando Frida foi professora de arte e duas fridas é meu quadro preferido.
O que mais me irrita nesse ícone milenar que Frida foi transformada é continuarem escondendo sua deficiência.
Eu amei pela linha temporal muito bem organizada.
10:50 na verdade, depois de vários términos e retornos, eles abriram o relacionamento
Eu li esse ano e realmente tive também alguma dificuldade na leitura e assim como você sou acostumada a ler biografias. Mas foi uma boa leitura e oportuna para conhecer um pouco da Frida. Não vi o filme ainda!
Bom dia, Tati!
Conheço a história de Frida Kahlo bem por cima, mas depois dessa resenha, com certeza, lerei sobre ela.
Mais uma ótima resenha!
Que resenha (incrivelmente) bem estruturada... Parabéns!!
A apresentação do livro ficou sensacional..
Tati posta nós vem correndo comentar
Eu não senti essa falta de coesão não. O que me incomodou ali foram outras coisas.A parte da morte dela e a relação doentia com Diego Rivera.Apesar de discordar de alguns posicionamentos da Frida,não dá pra deixar de admirar a independência dela ,o fato dela pensar e viver fora da caixinha.Achei legal também a reprodução dos quadros que foram incluídos no final.Achei interessante o questionamento da Tati sobre o fato da Frida ser ou não um ícone feminista.
Com relação à Frida e o feminismo é só analisar o contexto histórico em que Frida vivia e como ela vivia. Usou calças quando mulheres não o faziam, rompeu com o padrão de beleza da época, assumiu uma posição política e atuou quando mulheres eram silenciadas, falou sobre sua bissexualidade em vida e em obras, pintou denunciando o feminicídio, entre outras. Resumir posturas feministas à questões amorosas é simplista demais.
Estava esperando tanto seu vídeo sobre esse livro. Obg Tati!
É muito complicado analisar o comportamento de uma personagem histórica de forma anacrônica. É difícil explicar como a sociedade via e defendia o comunismo como uma proposta possível na época de vida da Frida com o conhecimento e a perspectiva histórica que temos hoje. Mesmo as pessoas que tenham vivido naquela época (e que ainda estejam vivas) provavelmente mudaram sua perspectiva em relação a essa ideologia ainda que nunca tenham a defendido isso.
A respeito do útero e dos abortos, da para ocorrer uma gravidez pelas trompas uterinas (gravidez ectópica) porém é muito mais difícil levar adiante a gestação, por isso os abortos. Não sei ao certo se foi esse o caso, porém seria uma explicação.
O difícil é acreditar que mesmo uma gravidez ectópica fosse possível depois de um acidente como aquele, mas, nunca se sabe! Obrigada!
Taty, lê "Frida e Trótski: A história de uma paixão secreta" do Gérard de Cortanze. É uma versão romanceada desse caso dos dois.
Oi, Rafaela! Naquela biografia do Trotski que li (e tem vídeo no canal sobre!) já dá para se ter uma boa ideia de como tudo se deu! Mesmo assim, obrigada pela dica :)
@@tatifeltrin Mdsss vc respondeu um comentário meu! Em choque! Aaaaaaaaaa, obrigada! 💜
Sobre a dependência emocional, acho que a Frida manipulou muito a imagem que tinham e ainda têm dela, ela não era boba, ela manipulou muitas vezes os namorados, obteve deles o que quis e se livrou quando quis tbm. O Diego era um lixo de pessoa
Faz sentido .
A cada resenha eu admiro mais essa mulher 👏👏👏
Queria ter um canal assim. Parabéns!!!
Eu sempre me perguntei o porquê dela ser um símbolo feminista, rs. Acho que a estética dela é que é atraente e caricata, isso ajudou a imagem dela a ser vendida.
E também sobre o fato que ela pintava sobre problemáticas que envolviam as mulheres, aborto, feminicidio, família, etc e de uma forma bem impactante, ela trouxe visibilidade a muitos temas! Por isso ela é um icone.
Ela tem monocelha e bigode, deve ser por isso. kkkkk
@@tamaramoreira5047 q comentário mais ridículo viu
Eu entendo em partes ela ser um símbolo feminista, justamente por essa força que teve apesar de todas essas merdas que viveu. Já essa questão com o Diego é horrível, eu entendo toda a entrega de amar loucamente, mas isso é justificado quando o cara vale a pena, mas quando é um babaca que só te trai e ainda finge que te ama, é horrível. Seja como for, Frida foi uma grande mulher, sua superação apesar dos pesares é um exemplo, sua arte maravilhosa sempre viverá!
Sobre o stalinismo: todo mundo era, Tati, era a corrente de maior adesão dentro do socialismo, e isso só mudou depois que falaram dos crimes de Stálin.
Sobre o símbolo feminista, uma mulher falar abertamente sobre todos esses assuntos acaba sendo importante para falar se mulheres, é mais isso do que uma postura coesa etc.
Gostei do vídeo, abraços.
" Mudou ", né ? Pq ainda hoje boa parte da esquerda é stalinista.
Como sempre, mais uma resenha impecável.
Tati, tenta ler um dia a autobiografia do Santo Agostinho, Confissões o nome do livro. Sei que você não tem religião, mas é um livro muito interessante tanto pela vida dele quanto pela parte filosófica e teológica presente no livro, além da escrita que também acho belíssima. Abraços!
Eu comecei a ler mas parei porque achei o texto difícil. Mas voltarei a ele no futuro,com certeza.
Já tentei ler Santo Agostinho, a obra De Magistro, mas confesso que absorvi muito pouco. Tentarei futuramente de novo.
GENTE, tava esperando por esse vídeo faz muito tempo.Tati zero defeitos!!!!
Queria ler esse diário da Frida, mas é difícil de encontrar e extremamente caro :(
Espero encontrar em algum sebo da vida
Sou estudante de arte e tenho como artista preferido Van Gogh. Foi interessantíssimo ler sobre a arte de Frida Khalo mesmo não sendo apreciadora dela; mas respeito quem goste. Ela foi uma mulher muito forte. PS: Também tive dificuldade em me conectar com essa biografia.
Estou lendo esse livro e também estou vendo muitas falhas na escrita. Mas vou avançar na leitura pelas informações, a respeito da vida de Frida khalo, que o livro traz. Mas não pela qualidade do texto da autora do livro. Bom, sobre o que você pôs em dúvida (a atitude feminista de Frida khalo), quero dizer que, a meu ver, Frida khalo foi feminista sim. Ela tinha uma particularidade: era excessivamente apaixonada. Foi assim com o Alex também. Não seria diferente com Diego Rivera. Mas é importante lembrar que ela viveu de 1907 a 1954. Nessa época, o comportamento dela em relação ao marido e ao casamento era bastante ousado sim.
Verdade!! Agora fiquei até aliviada, rsrsrsrs achei que só eu que tive dificuldade de ler o livro, achei ele um pouco confuso.
Ahhhhhh, como procurei no seu canal comentários ou resenha sobre essa biografia! Que bom que esse vídeo chegou ❤️🥰 estou com o meu aqui na estante esperando uma motivação para finalmente começar !
Bom dia Tati. Espero que você tenha gostado porque para mim foi difícil.
Beijos e uma boa quarta-feira 😘
também penei um pouco para terminar :/
bom dia, Simone!
@@tatifeltrin penar foi pouco. Foi uma tortura rsrs
Eu ainda estou na dúvida se quero ler este livro...tenho ele aqui, mas não é o momento eu acho. Ele vai me exigir paciência...
Tatiana obrigada pelo seu trabalho! Seus vídeos são meus companheiros de todas as horas! Feliz natal e ano novo e espero que 2020 seja um ano maravilhoso p vc! abraços!
Precisava fazer ela monocelha no filme?
Eu gostei muito da obra de Hayden Herrera .
NUNCA entendi a relação de feminismo com Frida Kahlo... concordo integralmente com você. Excelente vídeo, Tati!
O feminismo tem a "bizarra" capacidade de esvaziar um ícone artístico à condição de simulacro: para o feminismo a Frida é basicamente apenas uma mulher famosa e "feia" com monocelha que "humilhou homens" e "virou mártir". Só isso.
o fato é que as autorepresentações que a Frida fazia eram sempre retratos sofridos da condição feminina. O público contemporâneo apropriou-se da pintora como ícone feminista.
Um grande delírio das feministas, não diferente de todos, com todo respeito. Tudo que a Frida viveu e se permitiu viver vai de encontro com que as feministas pregam. Ele viveu a vida inteira para agradar o marido, e até as traições era para incomoda-lo, não para sua satisfação pessoal, ela queria filhos, era ativista política para agradar o marido. Para mim, ela só queria ter sido uma mulher comum, com um casamento comum, como muitas outras, mas não pode ter.
A Frida nunca disse que ela era feminista , mas para mim ela é um símbolo feminista por diversas razões , ela criticava os padrões de beleza impostos pela sociedade na época , vemos bastante disso na aparência dela , e isso é muito bacana , além de ter pintado obras que retratavam suas dores , ser muito ativa politicamente , confesso que eu gosto muito dela por conta dos amor que ela tinha aos animais , ela tinha vários .
Nossa ainda bem q vc falou isso, sobre a escrita, achei tão mal acabada. Estou ainda a procura de uma melhor. Li recentemente a da imperatriz do Brasil, Leopoldina a história não contada, e gostei muito.
Gosto muito dos seus vídeos!!! Li recentemente a máquina do tempo, de H.G. Wells, gostaria muito de ter um vídeo sobre esse livro no canal. Obrigada
Otimo video tati! Agora fiquei curioso em saber pq vc tirou o áudio toda vez que falou “Trotsky “ 🤔. Ta tipo “aquele vc sabe quem” do Harry Potter rsrs.
😂 queria ter pensado nisso
(nada, Wendell, errei o nome do rapaz e corrigi por escrito ;)
Eu amo Frida e espero que futuramente, seja publicada uma nova edição dessa biografia, mas dessa vez revisada. Sinceramente, fora outras coisas, eu achei que era o único que achava estranho a história dos abortos se antes ela havia perdido o útero, além da descrição do pó de ouro sobre seu corpo.
Oi Tati, tudo bem?
Não dei conta de terminar essa biografia. Uma agora acab. Não gostei muito da escrita, da estrutura do livro é a autora fica falando MUITO do Diego em certos momentos.
O diário tenho em cada, mas não li.
Os livros com as fotos da Frida também tenho. É lindo DEMAIS. Vale muito a pena.
Beijos e gostei muito do vídeo. 😃😘
Tati, de todas as biografias que tu ja leu, qual foi a que mais gostou ?
Não sou ela, mas ela disse no vídeo de biografia do van gogh que foi uma das melhores biografias que ela já tinha lido
Mais um grande vídeo! Quando vamos saber quais são os 12 livros para 2020?
Em algum dos próximos domingos! 😊
Nossa, que vida sofrida...
Tati, eu tenho um grande problema também com a ideia de que Frida é uma "figura feminista", porque a dependência dela pelo Diego é totalmente o contrário aos ideais do movimento. Ser uma mulher forte podería ter valido a importância que tem, mas apropiar a sua imagem eu acho que é uma falta de conhecimiento. É tipo o que fizeram com o Che Guevara, quem agora está em todo tipo de merchandising (sendo aproveitada a sua imagem pelo mesmo capitalismo que tentou destuir). Acredito que seja uma longa moda, é mais fácil comprar os produtos com a cara dela porque são "bonitos e famosos", embora não tenha uma representação real.
Muito obrigada por mais um vídeo incrível. Abraços desde a Colômbia. 🇨🇴💚
Tive, há uns dias, a oportunidade de ganhar esse livro, era só escolher. Mas eu não quis. E vendo a resenha, não me arrependo de não ter lido.
Eu tbem, só fui conhecer Frida com o filme
Muito interessante a sua colocação, sugiro a biografia da Frida feita pela cubana Rauda Jamis.
Comecei essa leitura e o livro está parado na estante á muito tempo porque, de fato, a escrita não é tão fluída
Adoro seus comentários! Excelente, Tatiana!
Eu não sabia nada dela, mas não me apetece ler esse livro.
Tenho 3 biografias aqui por ler:
Leonardo da Vinci
Agatha Christie
Kurt Cobain
Vão valer mais a leitura. 🤓
Beijo enorme e Feliz Natal 😘🎄
Dessas, só li a do Da Vinci, e adorei, Ana!
Que legal,Ana! Tô doida pra ler a biografia do Leonardo.
tatianagfeltrin foi através do seu vídeo que assim que saiu em Portugal comprei logo. 🙌🏻🤓
Yara Silva também, mas comecei pela da Agatha, e vou lendo intercalando com outras leituras. 😁😁
Eu senti esta mesma sensação.
Achei que eu era um E.T. solitário por nunca ter reconhecido Frida como um ícone feminista. No meu entendimento esse raciocínio não faz o menor sentido. Que alento te ouvir dizer que para você essa associação também é meio estranha.
Ansiosa por esse vídeo.
MDS comecei ler esse livro agora
Comprei essa biografia lá pelo menos de agosto de 2019 mas ainda não tive coragem de pegar pra ler hahahhh tem tantas biografias que eu gostaria de ler :(
Bom dia, Tati! Estava ansiosa por este vídeo. Sinceramente não entendo toda essa exaltação da Frida como um ícone feminista, como você bem colocou no vídeo. Mas o que realmente me chama a atenção é que muitos ícones, de qualquer área, são exaltados justamente por apoiarem o comunismo. Temos tantos artistas com talentos e dons maravilhosos que nunca serão lembrados pela sua obra pelo simples fato de terem um posicionamento mais à direita. Posso estar enganada, mas essa é a minha percepção.
Uma ótima semana pra você ❤😘
Fiquei pensando se tem exemplos? Fiquei curiosa mesmo. Eu quando gosto de uma obra artística não me importo muito com a biografia da pessoa. Gosto de saber, por curiosidade, mas não deixo de curtir. Talvez se descobrir que o cara é pedófilo ou estuprador eu deixaria de curtir, mas mesmo assim é complicado pra mim. Por exemplo, amo muitos dos filmes de Woody Allen e ele casou com a filha adotiva. Moralmente eu não aceito isso, entendo ele como um pedófilo, mas não consigo parar de curtir vários de seus filmes. Posso estar errada, mas ainda é difícil isso pra mim. Assim como não deixo de curtir um artista pq era comunista ou pq era de direita. Talvez nazistas eu não curtiria.
@@alessandracolins1856 boa tarde, uma vez a Tati falou exatamente isso em um dos seus vídeos, que devemos separar a obra do autor. Eu super concordo, mas às vezes é difícil mesmo.
Em relação aos exemplos que você me pediu, cito o Roberto Alvim, que era idolatrado no meio artístico, com uma carreira próspera e muito bem sucedida, mas após ter se declarado conservador foi imediatamente banido desse meio perdendo trabalhos que já estariam certos de acontecer.
Quem despertou meu interesse por esses assuntos, foi a Dona Tatiana Feltrin (a diva! 😍 kkkk). Fiquei super curiosa para conhecer mais sobre os Romanov e a História da Revolução Russa depois de maratonar todos os vídeos que ela fez sobre o tema. Tenho consciência que ainda sou muito leiga nesse assunto, mas uma coisa que percebi com algumas leituras que tenho feito, é que a esquerda aparelhou tudo, inclusive a cultura, e acredito que isso explique essa exaltação de pessoas alinhadas com pensamentos mais à esquerda, para disseminação dos seus ideais.
Mais uma vez quero reforçar que é apenas minha percepção.
Um abraço 😉
Eu amo a Tati mesmo ela sendo de direita.
É beeeem tenso esse tipo de assunto e complicado, mas seu comentário me fez refletir sobre algo. Pensando nesse momento de segunda guerra, a arte, por ser transgressora, se colocava contra os regimes na maioria das vezes, talvez daí venha essa preferência ou maioria de esquerda presente nela, é difícil a arte se colocar em uma caixa ou se conter aos muros conservadores, isso tudo pensando naquele período de ditaturas e totalitarismo...talvez por isso, esse outros artistas tivessem o seu posicionamente colocado por cima de suas artes, não sei se me fiz entender. Por outro lado, nós temos muitos autores conservadores, que até hoje são considerados pilares da literatura, como o Fernando Pessoa. Enfim, eu não sei se a esquerda aparelhou algo realmente, pois todo texto é ideológico, já dizia Bakitin. Independente do pensamente político de um autor/artista, sua obra ultrapassa isso.
Professora o que vc faz com os livros que já leu e não quer mais ? Manda para mim.
E ela tinha útero eu acho, pois em diversos quadros são retratados os bebês.
Bom oii meu nome é Maria Eduarda tenho 11anos e eu nunca soube que era Frida Khalo nem sabia que ela existia eu vim conhecer ela esse ano 2020 e sério ela é muito ícone para o país eu amei o filme da Frida mas a coisa que me deixa mas triste é o Diego ficar traindo a Frida direto ela n merecia isso e tbm fiquei triste e chorei tbm pelo acidente dela e pela tanta coisa que ela passou mas se eu fosse o Diego eu concerteza n desperdiçaria uma mulher tão linda como ela
Nossa, sempre quis ter esses dois livros, mas são caríssimos! Muito bom ver essa resenha aqui! E lista de melhores do ano, teremos? Eu adoro suas listas dos anos anteriores :)
Tati, suas analises são fantásticas ! Parabéns! : )
Excelente tiragem, Tati 🌷
Tati, então, sobre o acidente e os abortos, eu acho que foi uma história meio floreada pra deixar tudo mais dramático, sabe? Quando eu li fiquei com a mesma duvida. No fim, imagino que o útero dela não tenha sido retirado, mas só danificado, já que o ferro atravessou a coluna, o que era um impedimento pra manter todas as gravidezes até o fim
Era um dos vídeos mais esperados do ano? Sim ou claro?
Não vejo a Frida como feminista... uma figura feminina exótica, talvez a antítese de um modelo feminino da época. Gosta da arte da Frida, mas não a acho merecedora de uma febre , é mais um ícone pop.
Que resenha mais maravilhosa 😍
Resenha fantástica
Ótimo vídeo.
O acidente danificou gravemente o útero, mas Frida não chegou a perde-lo. Acontece que isso a impossibilitou de ter filhos, daí os abortos, ela não conseguia levar a gravidez a frente. E quanto a transformar dor em arte, ela é uma artista ora, iria se esperar o que, não é mesmo. Ela era visceral, a arte dela também. Agora vou tentar explanar um pouco da minha opinião sobre o por que de Frida ser um simbolo feminista:
Frida era exótica e excêntrica (como podemos ver através de sua arte e
tbm em sua vida privada), quebrou tabus contrariando a expectativa da família
ao se casar com Diego, home com ideal político, religião e estética diferentes
do esperado pela família (apesar de Diego se revelar um esse homem horroroso,
em minha opinião).
Desde nova Frida gostava de quebrar tabus, sendo que em uma foto de família
(podem procurar na net) em que ela aparece vestida de traje masculino, mantendo
uma postura diferente das mulheres de sua época. Apesar de parecer e de ela
colaborar muito pra isso, a vida de Frida não se resume a Diego e é justamente por
isso, por não se importar com padrões estéticos, por ser bissexual (ela tinha
casos com mulheres sim. E acho tbm que era por que gostava) e por afirmar seus
ideais políticos (mesmo que não se concordem com eles) que ela é esse símbolo feminista.
Para uma mulher daquela época, ser da forma que ela era, era uma afronta aos padrões
sociais do que era ser uma mulher, e ela quebra esses padrões. Ela, em sua vida
caótica e movimentada, fez a sua pequena revolução feminista, tendo uma postura
completamente diferente das que as mulheres assumiam na época.
Frida era uma artista completa, não viveu a sombra de Diego coisa nenhuma. A obra dela é autêntica e singular! Claro Diego ajudou. Ela infelizmente viveu um relacionamento extremamente tóxico e abusivo! É um símbolo feminista , pois lutou pelos direitos das mulheres.
Frida ♥️
Um beijo da Suíça !
Gosto muito das suas análises 👏👏
Frida Kahlo é um símbolo do feminismo por uma questão simples. É uma mulher. Quantas mulheres, na história da arte, alcançaram esta projeção? Homens, são muitos. Mas ela foi capaz de eclipsar inclusive esse marido tão amado dela...
Tati, eu sei que vc gosta muito de biografias. Pretende ler as do Paulo Rezzutti um dia? Elas estavam no último sorteio.
Como admiradora, acredito que Frida fazia suas obras por pura intuição, ela via em Diego aquilo que ela queria ser, e se alimentava da fama dele. Porque sabia que não teria o reconhecimento devido, Era uma mulher triste, basta olhar para os olhos dela, mas não se entregava porque queria ser uma afronta, este e o motivo de gostar de um ditador. Ela o admirava, Porque a vida é uma afronta. E assim que vejo Frida.
Ótima resenha. Não se esqueça de que Stalin foi idolatrado pela esquerda até ter seus crimes revelados muitos anos depois de sua morte. A visão que temos hj dele é muito diferente da que tinham na época da Frida
Tati, estou com vontade de começar a ler biografias nesse ano de 2020, por qual livro você me recomenda começar?
Assiste o vídeo do livro Pedro o Grande
Meu primeiro contato com a biografia na verdade foi uma autobiografia de Maya Angelou. Uma mulher incrível. “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”. Pesquise mais sobre! Esse livro quebrou meu gelo com biografias :)
O filme é maravilhoso..
que livros lindoos ❤
Bom dia Tati! Gente, estava pensando nessa resenha hoje, espeva perguntando quando ela iria sair
Bom dia, Pedro! (sempre às 10:00, mesmo nas férias, rs)
@@tatifeltrin não sei por que, mas tive a impressão que só sairia o ano que vem, muito obrigado!
ô, Pedro, respondi outra coisa, desculpe a falta de atenção - acabei tendo tempo de preparar o vídeo antes de sair de férias ;) 1 abç!
@@tatifeltrin Boas férias Tati!
Este livro abordada exatamente oq temos no filme ?
É por isso que adoro esse canal, assisti a este vídeo pq sabia que seria 100% verdadeira quanto às suas impressões e a conclusão que chego a respeito de Frida é a que já tinha, apenas um ícone político feminista sem nenhuma consistência. Sofrimento? Dor? Todos temos em alguma medida. A pertubação do seu consciente e portanto da sua alma já percebemos ao saber de sua admiração por Stálin e pq ñ dizer, de sua fixação pelo marido traidor, é até horário saber disso, será que as feministas que a endeusam sabem disso? Visto que a maioria menosprezam a figura do homem e os querem subjugar? Enfim, Frida não passa de um estandarte político pras feministas sem causa da atualidade.
Parabéns por seu trabalho.
Hilário*
lindo livro!
Assistindo em 30/03/24.