Cara eu entendo bastante de tratamento de água em produção de cerveja (dou curso disso inclusive). Duas regras gerais na produção de cerveja que acho que podem se aplicar ao cafe tb... 1) Quanto maior o pH maior a extração de taninos/polifenois (responsáveis por amargor desagradável, ríspido, durante a parte quente do processo de produção de cerveja evitamos que o pH fique acima de 6 para minimizar o risco de extrair em excesso essas substancias amargas 2) a relação sulfato/cloreto é muito relevante para o equilibrio. Uma proporção maior de cloreto (ex: 1/1) realça o dulçor e o corpo enquanto de sulfato (ex: 3/1) realça o amargor (de forma agradável) e a "secura" na cerveja.
Boa, @bode82!! No mundo cervejeiro estamos acostumados a fazer os ajustes de sais, é bastante comum no nosso meio.. todo brewhome cervejeiro tem seus potinhos de gypsum, epson, cloreto de calcio, bicarbonato de sódio, ácido lático, dentre outros.. Thales, tem apps cervejeiros (ex: brewfather) que dá para cadastrar como target o perfil da "agua cafezeira", cadastrar o perfil das aguas minerais da sua região e o sistema calcula sozinho quais sais e quantos miligramas vai precisar adicionar na garrafinha mineral para ter a água "perfeita". abraço
Eu faço cerveja artesanal e com certeza a parte mais complexa de estudar e me aprofundar foi no quesito água. Eu bitolei uma vez em conseguir uma água ideal para produzir uma stout, fui atrás de laudo bioquímico, comprei todos os minerais, sulfetos etc para regular a água, medi pH, fiz duas receitas para comparar com a água ideal e com água "normal" e quando ficaram prontas eu realmente vi que fez uma diferença abissal, não só no produto final mas no processo como um todo... Mas no final concluí que não vale a pena. Procurar a perfeição da água para mim foi correr atrás do meu próprio rabo em círculos. Talvez valha a pena pra uma grande cervejaria que fará tudo isso pra imprimir o resultado em dezenas de milhares de litros de cerveja... quando se trata de Hobbie, a perfeição faz tirar um pouco a diversão..
Fala Thales! Seria interessante trazer seu professor no canal sim. E como é frustrante isso que acontece com a água. Ja passei por situações que eu fui felizão na casa de quem gosta dos meus cafés, fui fazer uma receita que tinha deixado redondinha em casa, mas a água da casa da pessoa deixou o café completamente flat...
Quem quiser entrar na pira de fazer ajuste de água em casa pode consultar material referente à produção de cerveja. Tem até um livro sobre isso que ensina como fazer esses ajustes de alcalinidade, dureza, pH etc. "Água: um guia completo para fabricantes de cerveja", de John Palmer e Colin Kaminski, Krater Editora.
Entrei nos comentários justamente para comentar isso rs. Exatamente, no mundo homebrew de cerveja, ajuste de água é muito comum. Sou cervejeiro de panela e já fiz análise da água que uso em laboratório e faço ajustes de acordo com a receita.
Ha um ano atras quando entrei no mundo do café e me deparei com a questão da água essa foi a primeira coisa que pensei. "Pô, água é corrigível! Cerveja se faz isso toda hora, nao vai demorar muito pra ter gente falando sobre isso em relação ao café!" 😂
Obrigado pela aula. Já faz mais de 5 anos que tomo café especial e ainda nunca tinha pensado em brincar com a variável “água”. A gente nunca para mesmo de aprender 🙏🏻🙏🏻
Minha meta agora vai ser comentar os vídeos do Thales até ele me notar qualquer hora dessa. Mais uma vez prometendo nada e entregando TUDO. Eu só queria fazer um café diferenciado, e agora to vivendo a melhor fase da minha vida nesse mundo incrível de cafés especiais!!
😂😂😂😂😂 Que comentário maravilhoso! Valeu demais pelo apoio, Davi! Fico feliz demais por você estar curtindo o canal e mais ainda por ter se encantado pelo café. Abração!
assunto essencial e acho q nunca foi falado no yt brasileiro. Aqui uso dupla filtragem, um pre filtro classe A seguido de uma jarra zerowater, a água sai com TDS de 0, daí remineralizo com Bicarbonato de sódio, cloreto de cálcio e magnésio!
Tem um filtro chamado ZeroWater, quem acompanha Hoffmann ou Lance Hedrick já deve ter visto, que é uma alternativa muito boa. É uma jarra com filtro que retira todos os minerais da água, te dando água desmineralizada (0 dureza e 0 alcalinidade). A partir daí você pode remineralizar com um Third Wave Water, Lotus, Aquacode ou seus próprios minerais (muito mais barato) ou até usar pra diluir a água da sua casa (dependendo da composição dela).
O ZeroWater não é um desmineralizador e sim um filtro mais sofisticado. Tanto que a água tratada por ele é própria pra consumo humano. O processo de desmineralização completa da água exige filtragem entre outros processos. O que esse filtro faz é eliminar partículas maiores, tanto orgânicas como inorgânicas.
@@trovalds Desmineralização significa remover minerais. Não importa se é por osmose reversa, destilação ou resina de troca iônica, se um sistema recebe água com conteúdo mineral e te entrega essa mesma água livre desses minerais, a água foi desmineralizada. E é isso que efetivamente o ZeroWater faz, se você medir a água saindo dele com um condutivímetro, vai ver lá marcando 0 PPM. Além de desmineralizar ele também possui filtro de sedimentos e carvão ativado, pois para beber também é interessante remover contaminantes orgânicos, cloro, etc. Apesar do mito popular, se pode beber água destilada ou de osmose reversa se você tem uma dieta balanceada. A água não vai arrancar minerais do seu corpo em um nível suficiente para te prejudicar.
@@lucasrepullo Não, acredito que só importando mesmo. O jeito é comprar os minerais separados e fazer sua mistura. Dá mais trabalho, mas é bem mais barato.
Fiz esses cálculos com algumas marcas disponíveis aqui em Curitiba. A Crystal (de duas fontes diferente), Ouro Fino, e Sferriê. Se ficam dentro da faixa aceitável em alguns dos itens, em outros excedem ou ficam aquém. Alguns dos excessos são gritantes, como 79 mg/l de sódio (contra o aceitável de 5-10). Ou 117 mg/l de alcalinidade (muito longe dos 40 da tabela). Uso da torneira, filtrada, mesmo porque o manual da máquina (Breville Tramontina) diz para não usar água mineral. E a mistura mostrada no video para fazer a água a partir de água destilada (que eu já uso para CPAP) não está disponível no BR. Em suma, desencanei 😆
no momento faço meus coados com água da torneira, e eles saem até que bons, controlo o sabor apenas nas quantidades de água e café... e faço os expressos com água mineral de garrafa.
Thales, como sempre, magnífico! Apesar de ser um vídeo mais técnico, facilitou demais o entendimento inicial e a busca por uma água minimamente utilizável para cafés. É um vídeo com conteúdo mais difícil de se achar informação em português e acaba ajudando muitos de nós inscritos. Obrigado pelo excelente conteúdo! Sucesso! 🙏🏿
Vídeo extraordinário. Estava usando água filtrada e mesmo com um café suave da Orfeu tava ficando amargo. Ai fui em um restaurante e tomei um Orfeu que estava mais suave que o meu. Decidi testar em casa com água mineral e fez diferença. Antes peguei meio litro e passei na máquina para tirar a água filtrada que poderia estar na serpentina e só então fiz o café.
Bom dia Thales, que vídeo top, muito bom, essa tabela e como fazer o cálculos ficaram excepcionais, parabéns pelos seu vídeos, cada vez ajudando os baristas caseiros a chegarem ao nível profissional, kkk.
Excelente introdução no assunto! Sempre tive curiosidade em saber sobre a água ideal para café. Posso estar enganado, mas, acredito que para o público aqui do canal "temperar" a água não seja um problema, pessoal aqui leva a sério, e também tem pessoas que vem de outros hobbies pro café e conseguiria fazer isso facilmente (faço cerveja em casa, e já "tempero" a água para isso).
Thales. Boa noite. Este vídeo é brilhante e maravilhoso! Lembro bem do outro vídeo que você fez no ano passado falando sobre o assunto da água para café, lembro do professor também. Lembro que foi a partir daquele vídeo que eu comecei a ficar de olho nas águas, a testar diferentes águas e pude confirmar que a diferença entre elas é bem perceptível mesmo. Eu sempre compro água mineral aqui em casa, da Lindoya ou Cristal, para beber, fazer café, chá e sucos. Gosto destas, agora vou fazer estes cálculos. Adorei que trouxe novamente este assunto à tona. Outro dia comprei uma água para testar, chamada Ibirá. Uma água bem diferente, seu pH é 10 para você ter uma ideia, os minerais tem valores diferentes também. É uma água bem alcalina, dizem que a água festa fonte é medicinal e tal. É bem diferente o sabor dela para tomar, e o café, não ficou bom, ficou bem sem graça, perdeu todo o sensorial dele. Adoro fazer esses testes. Você é o cara que mudou o modo como as pessoas bebem cafés especiais no Brasil. Adoro seu trabalho. Parabéns 👏. Um grande abraço.
Fala Thales, parabéns pelo video, tema muito relevante mesmo. Uma coisa que a maioria das máquinas informa no manual é para não utilizar água mineral, pelo problema de calcificação das caldeiras, sugerindo usar água filtrada. Para saber o perfil da água da rede, basta pedir para a companhia de abastecimento, eles são obrigados por lei a fornecer.
Bom vídeo ao que se propõe é para aqueles que querem transformar o preparo do café numa aula de ciência Os melhores cafés expresso que experimentei em cafeteira/lanchonetes/mercados , percebi que não tinha nada de especial apenas uma máquina ligada num filtro que conduzia água da rua , Oi seja na minha umilde opinião temos uma boa máquina, um bom café e um barista com uma boa mão pra café simples ,não precisa complicar tanto
Vídoe maneiro demais, parabéns Tales. Quem tem aquário sabe como medir esses parâmetros todos kkkkkk Em loja de aquarismo tem teste para medir todos esses parâmetros.
Cara, que vídeo técnico. Parabéns!!!!! Quem é da área da química como eu, sabe o quanto esses parâmetros podem variar de uma água para outra. E essas informações nas embalagens são uma MÉDIA. Variações vão existir dentro da própria marca, mas estarão dentro do range..... Grande abraço e fico no aguardo do teste cego.
oi Thales, nao uso muito por causa do preco, mas tenho bons resultados com a Agua Prata, eh uma agua boa tanto para beber quando para café. no mais o dia a dia é agua filtrada, que fica para extracao dos espressos.
Sensacional o vídeo Thales. Poderia fazer um de como fabricar essa agua ideal para o café.. Uma receitinha boa para fazemos e testarmos... Parabéns pelo ótimo conteúdo, e o seu visual é muito fera, impossível não querer ver seus vídeos, tanto pela qualidade do conteúdo quanto pela qualidade do áudio visual....
Parabéns demais pelo seu trabalho, obrigado por trazer tanta qualidade e conteúdo em seus vídeos! Da pra notar cada detalhe de sua dedicação, um grande abraço e bons cafés!
Mais um vídeo excelente, Thales!! Muito obrigado! Eu fiquei impressionado com essa questão da água: antigamente usava só minalba e, depois de ter visto um vídeo em que você comentou usar a cristal, resolvi experimentar essa marca. 🤯🤯🤯🤯🤯🤯🤯 fez uma diferença absurda! Posteriormente, lendo livros do James Hoffman, vi que ele mencionava também o bicarbonato como um item que afeta muito a qualidade do café se em grandes quantidades. (Reparei que a Minalba possuía grandes quantidades dessa substância) Grande abraço!
Particularmente uso do meu filtro (FR600) e gosto bastante. Preciso arrumá-lo agora e estou usando da torneira, em alguns cafés a diferença é bem nítida, em outros eu não percebi (meu paladar ainda não é tão bom pra isso, vale ressaltar)
Sensacional o video. De todas as águas que eu comprei até hoje pra experimentar o café, eu continuo preferindo a água que sai do meu filtro. Mas eu ainda tava completamente perdido nesse aspecto, agora vou começar a calcular tudo. Possivelmente eu até faço uma análise da água que sai do meu filtro, vai que ela é mais próxima do que a SCA recomenda, né hahaha.
Thales, bom dia! Tudo bem? Eu uso água filtrada em filtro de barro, filtro S. João, aquele tradicional e vela tripla, que tem carvão ativado e prata coloidal. Acho que nenhuma água é "mais gostosa" que a do filtro de barro.
Valeu demais, irmão! Nesse eu só coloquei o microfone mais perto mesmo. Geralmente fica fora de quadro, mas como aqui não tem nenhuma tratamento acústico, aí capta mais eco
Sou novo no canal e no hobby, por acaso alguém do canal já testou a Moka MHW-3BOMBER Double Valve Espresso Maker? achei muito bonito e interessante. Abro e sucesso sempre ao canal.
Uma vez eu fiz um café com uma agua de filtro de barro, como sempre faço, só que eu tinha acabado de trocar as velas...aff....pensa na decepção...kkkk! Bom que depois de umas filtradas o gosto já voltou ao normal.
Senhor me ajuda, são tantas variáveis para tomar um bom café, queria não saber disso kkkkkk pq agora toda vez que tomo um café mais desleixado digmos que assim , sinto que estou perdendo uma boa experiência 😅
Hahahahahaha Cara, muitas coisas interferem no café. São MUITAS variáveis. Mas não deixe isso afetar sua experiência. Se você usar um café de qualidade e moer na hora, já vai ter um café muito bom. Mas obviamente, se usar técnicas e se preocupar com essas variáveis, vai ter um café ainda melhor.
Poxa, gostei. Sentia falta de um conteúdo assim e eu confesso que gostaria muito de ver o vídeo com o seu professor sobre águas etc. Já há um tempo comecei a reparar nisso mas era - e é ainda - escasso o material a respeito no Brasil. Então era sempre no feeling, tentativa e erro etc.
A água mineral natura da marca Prata, atende bem... (pH 6,49, TDS 140mg/L... dureza e alcalinidade são ok), só peca no sódio, que é bem abaixo do ideal e aceitável...
Baita vídeo... já percebi que o meu café fica diferente da cafeteria mesmo, mas nunca botei a culpa na água... kkkk. Thales, mais alguma dica/sugestão sobre o uso da água filtrada? Por exemplo, deixar ela descansar para evaporar o cloro ou ferver e deixar esfriar... isso faria faria alguma diferença? abs.
Parabéns pelo vídeo! Mas sendo muito Franco, ao mesmo tempo que me motiva a iniciar no mundo do café, me desmotiva pelo número de variáveis para chegar em um café minimamente bom... enfim
Não se prenda a isso não ... a maior variável e ter o sensorial amadurecido ... não há perfeição nas variáveis que conserte isso ... só a motivação ... mas é um caminho sem volta ... Kkkkk
Fala, Fernando! Valeu demais pelo apoio e obrigado pelo comentário. Seu relato inspirou o vídeo de hoje. th-cam.com/video/jI9EBSRdnEw/w-d-xo.html Abração!
Ótimo vídeo Thales, parabéns! Eu me interesso bastante pelo assunto. Sabe se misturar águas diferentes, calculando as proporções, criando um blend poderia funcionar melhor?
Sabia que uma água melhor faria diferença no meu cafezão mas não me atentei aos detalhes e ficou pior do que a água do meu filtro. A água em questão, Pedra Azul, tinha pH5,04 e o café que era saboroso no meu filtro ficou choco, estéril e sem personalidade.
Não seu como é a água de torneira ai do Rio... Mas a água de torneira da Sanasa de Campinas, segundo a análise mensal disponibilizada pela própria empresa, está com os parâmetros muito melhores que todas as águas engarrafadas que você mencionou no vídeo. Fui pesquisar a água de outras cidades aqui da região de São Paulo, onde meus familiares moram, e em todas elas a qualidade estava perfeita para café. Só resta saber se essas análises são confiáveis né? 😆
Achei que esse vídeo não chegaria kkkkk Excelente Thales!!!!! Muito esclarecedor, de verdade! Faltou testar a minha indicação que te mandei no Instagram da água Oh... Aguardando agora o vídeo da Moka kkkkkk Abração
Interessante! Não sou tão pragmático com café, mas, gosto de chegar a resultados melhores cada dia. Vou fazer um teste. Uso água filtrada mesmo e penso que sim, literalmente, o gosto deve sofrer alteração. Imagine: Você não gosta nem de beber a água, qual chance de gostar do café preparado com essa água?
Agua da torneira varia de regiao pra regiao. Assim, pode variar ate dentro da mesma cidade. Mas de um modo geral, eh comum ter agua bem macia no Brasil. Ideal seria chegar com um teste ou checar os laudos da sua cidade. Geralmente a companhia de agua tem isso publico. E se confirmado ser uma agua macia, de um modo geral apenas um bom filtro mecanico de 1 micron e um bom bloco de carvao deve dar conta do recado. Aqui acabei por pegar um filtro de RO, pois a agua local eh uma bosta. Tratada com cloramonia, tenso de tirar. E muito mineral. Falta agora remineralizar isso. Quero achar umas pedrinhas de dolomita e deixar dentro do galao rs. Nem sei se vai fazer diferenca rs. Mas ficar dosando toda vez que encher o galao dgua eh um porre. kkkk Mas pelo menos nao vai juntar muita caca na maquina. rs
TDS é o total de sólidos extraídos. Isso tem a ligação não apenas com a água. Assista o video do Refratômetro da Diflui aqui do canal. Lá eu expliquei e mostrei na prática o que é um TDS.
eu era do time do "Rambo" até outro dia.... tomava café extra forte sem açúcar de boa, ai fui cair na besteira de abrir uma indicação do TH-cam (vídeo do Tales) e desde lá, não consigo mais parar de devorar tudo o que eu encontro sobre o tema... Acho que o ponto mais complexo para os iniciantes é identificar um café especial bem preparado, justamente por falta de referencia, já que a diferença entre um extra forte e um especial é gigantesca, ouso a dizer que é muito maior do que outras bebidas como Vinho, Cerveja e Champagne... Então teria alguma dica ou sugestão para nós, os recém chegados? E nem adianta falar que vai de gosto... hahahah afinal eu tomava extra forte sem açúcar e já achava gostoso.. ahahhaha
...acredito que o conhecimento é sempre muito bem-vindo em qualquer área, o Thales está de parabéns por expor o conteúdo de forma acessível a todos. Mas, pessoalmente, não vou procurar água mineral e fazer cálculos. Mas é um excelente papo pra roda de amigos que gostam de café!! Valeu Thales!!!!
Água Crystal sem gás Fonte: São Bento (Maceió/AL) Dureza: 15,25 Alcalinidade: 12,91 pH: 5,4 sódio: 8,17 Todos os parâmetros abaixo do range de usável kkkkkkkkk
Caraca, eu sou muito chato com números… confesso que fiquei frustrado de você não ter encontrado uma água dentro do ideal, isso é um sinal muito ruim… pois se você não encontrou essa água no ideal, ainda que encontre dificilmente na torrefação terão acesso a esta água “ideal” segundo a SCA consequentemente será uma busca contínua de algo que o padrão é muito difícil de se enquadrar.
Uma curiosidade sobre água: o "gosto" que às vezes algumas tem é relacionado ao pH. Quando você toma uma água que tem gosto "salobre" pode ver na embalagem que ela tem pH ácido (menor que 7). Algumas regiões tem águas que tem gosto de "leite de magnésia", que são águas com pH alcalino (maior que 7).
Thales, desde o começo do ano eu fabrico minha agua seguindo as instruções desse cara aqui do Canada: th-cam.com/video/tGYrEiubq2U/w-d-xo.html Bem interessante fazer em galão e não da muito trabalho não…faço uns dois galões por mês e da tranquilo!
Um dos poucos vídeos que não gostei e não faz sentido para mim ... digo ... a parte científica tá tudo certo ... mas "desmocratiza" o café ... torna o café especial ainda mais inviável para muitos ... e a água para chegar a amargar precisa estar muito ruim mesmo ... se chegar a esse ponto é ruim para beber até pura ... mas parabéns pelo conteúdo ... muito sucesso!!!
Fala, Daniel! Valeu demais pelo apoio e obrigado pelo comentário. Sua contribuição inspirou o vídeo de hoje. th-cam.com/video/jI9EBSRdnEw/w-d-xo.html Abração!
Opa!!! Fala Thales!!! Isso aí ... acho que não e entendeu a essência da minha discordância ... mas no mais ... você está certíssimo!!! A palavra "democracia" gera entendimento desencontrados mesmo ... Parabéns por mais este conteúdo ... sou um fã de verdade de você e do seu canal ... abraço!!!
@@danielrstutzel Poxa, Daniel, se não entendi, me desculpa mesmo. Se errei no entendimento, foi na melhor das intenções. Valeu mesmo pelo apoio e pela contribuição, cara. Abração!
Cara, cada um faz o café na água que quiser e puder usar. A função do canal é mostrar o que ficaria melhor para que nós aprendamos com ele. Mas ninguém é obrigado a usar tudo o que ele indica e ensina. Sua crítica não faz sentido, desculpe.
Cara eu entendo bastante de tratamento de água em produção de cerveja (dou curso disso inclusive).
Duas regras gerais na produção de cerveja que acho que podem se aplicar ao cafe tb... 1) Quanto maior o pH maior a extração de taninos/polifenois (responsáveis por amargor desagradável, ríspido, durante a parte quente do processo de produção de cerveja evitamos que o pH fique acima de 6 para minimizar o risco de extrair em excesso essas substancias amargas 2) a relação sulfato/cloreto é muito relevante para o equilibrio. Uma proporção maior de cloreto (ex: 1/1) realça o dulçor e o corpo enquanto de sulfato (ex: 3/1) realça o amargor (de forma agradável) e a "secura" na cerveja.
aulas
interessante isso ai.
Boa, @bode82!! No mundo cervejeiro estamos acostumados a fazer os ajustes de sais, é bastante comum no nosso meio..
todo brewhome cervejeiro tem seus potinhos de gypsum, epson, cloreto de calcio, bicarbonato de sódio, ácido lático, dentre outros..
Thales, tem apps cervejeiros (ex: brewfather) que dá para cadastrar como target o perfil da "agua cafezeira", cadastrar o perfil das aguas minerais da sua região e o sistema calcula sozinho quais sais e quantos miligramas vai precisar adicionar na garrafinha mineral para ter a água "perfeita".
abraço
AulaX
Boa. Vc que trabalha com isso qual água mineral vc indica para fazer o café? Deis de já obrigado.
Eu faço cerveja artesanal e com certeza a parte mais complexa de estudar e me aprofundar foi no quesito água. Eu bitolei uma vez em conseguir uma água ideal para produzir uma stout, fui atrás de laudo bioquímico, comprei todos os minerais, sulfetos etc para regular a água, medi pH, fiz duas receitas para comparar com a água ideal e com água "normal" e quando ficaram prontas eu realmente vi que fez uma diferença abissal, não só no produto final mas no processo como um todo... Mas no final concluí que não vale a pena. Procurar a perfeição da água para mim foi correr atrás do meu próprio rabo em círculos. Talvez valha a pena pra uma grande cervejaria que fará tudo isso pra imprimir o resultado em dezenas de milhares de litros de cerveja... quando se trata de Hobbie, a perfeição faz tirar um pouco a diversão..
Primeira vez que esse conteúdo é abordado com tamanha qualidade em português, e de forma muito democrática! Obrigado!
Mimimi ....
@@viniciuscarmo4306Entrou no assunto pra quê?
Se não gosta, cai fora e não enche!
Fala Thales! Seria interessante trazer seu professor no canal sim. E como é frustrante isso que acontece com a água. Ja passei por situações que eu fui felizão na casa de quem gosta dos meus cafés, fui fazer uma receita que tinha deixado redondinha em casa, mas a água da casa da pessoa deixou o café completamente flat...
Quem quiser entrar na pira de fazer ajuste de água em casa pode consultar material referente à produção de cerveja. Tem até um livro sobre isso que ensina como fazer esses ajustes de alcalinidade, dureza, pH etc. "Água: um guia completo para fabricantes de cerveja", de John Palmer e Colin Kaminski, Krater Editora.
Entrei nos comentários justamente para comentar isso rs. Exatamente, no mundo homebrew de cerveja, ajuste de água é muito comum. Sou cervejeiro de panela e já fiz análise da água que uso em laboratório e faço ajustes de acordo com a receita.
E esse livro é ótimo mesmo.
Ha um ano atras quando entrei no mundo do café e me deparei com a questão da água essa foi a primeira coisa que pensei. "Pô, água é corrigível! Cerveja se faz isso toda hora, nao vai demorar muito pra ter gente falando sobre isso em relação ao café!"
😂
Obrigado pela aula. Já faz mais de 5 anos que tomo café especial e ainda nunca tinha pensado em brincar com a variável “água”. A gente nunca para mesmo de aprender 🙏🏻🙏🏻
Minha meta agora vai ser comentar os vídeos do Thales até ele me notar qualquer hora dessa. Mais uma vez prometendo nada e entregando TUDO. Eu só queria fazer um café diferenciado, e agora to vivendo a melhor fase da minha vida nesse mundo incrível de cafés especiais!!
😂😂😂😂😂 Que comentário maravilhoso! Valeu demais pelo apoio, Davi! Fico feliz demais por você estar curtindo o canal e mais ainda por ter se encantado pelo café. Abração!
assunto essencial e acho q nunca foi falado no yt brasileiro. Aqui uso dupla filtragem, um pre filtro classe A seguido de uma jarra zerowater, a água sai com TDS de 0, daí remineralizo com Bicarbonato de sódio, cloreto de cálcio e magnésio!
Onde você encontrou cloreto de cálcio?
@@thiagom4321 qualquer loja que vendar produtos pra produção de cerveja artesanal tem
Tem um filtro chamado ZeroWater, quem acompanha Hoffmann ou Lance Hedrick já deve ter visto, que é uma alternativa muito boa. É uma jarra com filtro que retira todos os minerais da água, te dando água desmineralizada (0 dureza e 0 alcalinidade). A partir daí você pode remineralizar com um Third Wave Water, Lotus, Aquacode ou seus próprios minerais (muito mais barato) ou até usar pra diluir a água da sua casa (dependendo da composição dela).
eu uso aqui em casa e depois remineralizo (tds final próximo a 100)
O ZeroWater não é um desmineralizador e sim um filtro mais sofisticado. Tanto que a água tratada por ele é própria pra consumo humano. O processo de desmineralização completa da água exige filtragem entre outros processos. O que esse filtro faz é eliminar partículas maiores, tanto orgânicas como inorgânicas.
@@trovalds Desmineralização significa remover minerais. Não importa se é por osmose reversa, destilação ou resina de troca iônica, se um sistema recebe água com conteúdo mineral e te entrega essa mesma água livre desses minerais, a água foi desmineralizada. E é isso que efetivamente o ZeroWater faz, se você medir a água saindo dele com um condutivímetro, vai ver lá marcando 0 PPM. Além de desmineralizar ele também possui filtro de sedimentos e carvão ativado, pois para beber também é interessante remover contaminantes orgânicos, cloro, etc.
Apesar do mito popular, se pode beber água destilada ou de osmose reversa se você tem uma dieta balanceada. A água não vai arrancar minerais do seu corpo em um nível suficiente para te prejudicar.
Diego, você tem ideia de onde adquirir algum desses remineralizadores tipo Third Wave Water aqui no Brasil?
@@lucasrepullo Não, acredito que só importando mesmo. O jeito é comprar os minerais separados e fazer sua mistura. Dá mais trabalho, mas é bem mais barato.
Fiz esses cálculos com algumas marcas disponíveis aqui em Curitiba. A Crystal (de duas fontes diferente), Ouro Fino, e Sferriê. Se ficam dentro da faixa aceitável em alguns dos itens, em outros excedem ou ficam aquém. Alguns dos excessos são gritantes, como 79 mg/l de sódio (contra o aceitável de 5-10). Ou 117 mg/l de alcalinidade (muito longe dos 40 da tabela). Uso da torneira, filtrada, mesmo porque o manual da máquina (Breville Tramontina) diz para não usar água mineral. E a mistura mostrada no video para fazer a água a partir de água destilada (que eu já uso para CPAP) não está disponível no BR. Em suma, desencanei 😆
no momento faço meus coados com água da torneira, e eles saem até que bons, controlo o sabor apenas nas quantidades de água e café... e faço os expressos com água mineral de garrafa.
Thales, como sempre, magnífico!
Apesar de ser um vídeo mais técnico, facilitou demais o entendimento inicial e a busca por uma água minimamente utilizável para cafés.
É um vídeo com conteúdo mais difícil de se achar informação em português e acaba ajudando muitos de nós inscritos.
Obrigado pelo excelente conteúdo! Sucesso! 🙏🏿
Vídeo extraordinário. Estava usando água filtrada e mesmo com um café suave da Orfeu tava ficando amargo. Ai fui em um restaurante e tomei um Orfeu que estava mais suave que o meu. Decidi testar em casa com água mineral e fez diferença. Antes peguei meio litro e passei na máquina para tirar a água filtrada que poderia estar na serpentina e só então fiz o café.
Bom dia Thales, que vídeo top, muito bom, essa tabela e como fazer o cálculos ficaram excepcionais, parabéns pelos seu vídeos, cada vez ajudando os baristas caseiros a chegarem ao nível profissional, kkk.
Excelente introdução no assunto! Sempre tive curiosidade em saber sobre a água ideal para café. Posso estar enganado, mas, acredito que para o público aqui do canal "temperar" a água não seja um problema, pessoal aqui leva a sério, e também tem pessoas que vem de outros hobbies pro café e conseguiria fazer isso facilmente (faço cerveja em casa, e já "tempero" a água para isso).
Faz um video testando varias aguas minerais, sobretudo, Minalba e São Lourenço
Obrigado demais!!!!!! A gente que é do rio sofre!!!
pH da água recém fervida é bem diferente da água do jeito que estava na garrafa.
Isso tende a aproximar do pH do ideal.
Thales. Boa noite. Este vídeo é brilhante e maravilhoso! Lembro bem do outro vídeo que você fez no ano passado falando sobre o assunto da água para café, lembro do professor também. Lembro que foi a partir daquele vídeo que eu comecei a ficar de olho nas águas, a testar diferentes águas e pude confirmar que a diferença entre elas é bem perceptível mesmo. Eu sempre compro água mineral aqui em casa, da Lindoya ou Cristal, para beber, fazer café, chá e sucos. Gosto destas, agora vou fazer estes cálculos. Adorei que trouxe novamente este assunto à tona. Outro dia comprei uma água para testar, chamada Ibirá. Uma água bem diferente, seu pH é 10 para você ter uma ideia, os minerais tem valores diferentes também. É uma água bem alcalina, dizem que a água festa fonte é medicinal e tal. É bem diferente o sabor dela para tomar, e o café, não ficou bom, ficou bem sem graça, perdeu todo o sensorial dele. Adoro fazer esses testes. Você é o cara que mudou o modo como as pessoas bebem cafés especiais no Brasil. Adoro seu trabalho. Parabéns 👏. Um grande abraço.
Fala Thales, parabéns pelo video, tema muito relevante mesmo. Uma coisa que a maioria das máquinas informa no manual é para não utilizar água mineral, pelo problema de calcificação das caldeiras, sugerindo usar água filtrada. Para saber o perfil da água da rede, basta pedir para a companhia de abastecimento, eles são obrigados por lei a fornecer.
Aqui em Sergipe o perfil da água vem na fatura
Bom vídeo ao que se propõe é para aqueles que querem transformar o preparo do café numa aula de ciência
Os melhores cafés expresso que experimentei em cafeteira/lanchonetes/mercados , percebi que não tinha nada de especial apenas uma máquina ligada num filtro que conduzia água da rua , Oi seja na minha umilde opinião temos uma boa máquina, um bom café e um barista com uma boa mão pra café simples ,não precisa complicar tanto
Que qualidade de conteudo, sensacional!
Vídoe maneiro demais, parabéns Tales.
Quem tem aquário sabe como medir esses parâmetros todos kkkkkk
Em loja de aquarismo tem teste para medir todos esses parâmetros.
Cara, que vídeo técnico. Parabéns!!!!!
Quem é da área da química como eu, sabe o quanto esses parâmetros podem variar de uma água para outra.
E essas informações nas embalagens são uma MÉDIA.
Variações vão existir dentro da própria marca, mas estarão dentro do range.....
Grande abraço e fico no aguardo do teste cego.
Vídeo ficou tão bom que deu sede. Parabéns :D
oi Thales, nao uso muito por causa do preco, mas tenho bons resultados com a Agua Prata, eh uma agua boa tanto para beber quando para café. no mais o dia a dia é agua filtrada, que fica para extracao dos espressos.
Poooh que legal, finalmente um vídeo tão aguardado!
Sensacional o vídeo Thales.
Poderia fazer um de como fabricar essa agua ideal para o café.. Uma receitinha boa para fazemos e testarmos... Parabéns pelo ótimo conteúdo, e o seu visual é muito fera, impossível não querer ver seus vídeos, tanto pela qualidade do conteúdo quanto pela qualidade do áudio visual....
Parabéns demais pelo seu trabalho, obrigado por trazer tanta qualidade e conteúdo em seus vídeos! Da pra notar cada detalhe de sua dedicação, um grande abraço e bons cafés!
Eu produzo a minha água para o café. Uso destilador e acrescento bicarbonato e sal epsom. O sabor do café melhorou muito!
Vc mora no brasil ou exterior? Sibto q a água fora daqui é MUITO ruim
Nossa como funciona isso 😂
Estava esperando por esse vídeo
Hoje uso água de galão de 20l da monteiro Lobato foi o que mais me agradou
Mais um vídeo excelente, Thales!! Muito obrigado! Eu fiquei impressionado com essa questão da água: antigamente usava só minalba e, depois de ter visto um vídeo em que você comentou usar a cristal, resolvi experimentar essa marca. 🤯🤯🤯🤯🤯🤯🤯 fez uma diferença absurda!
Posteriormente, lendo livros do James Hoffman, vi que ele mencionava também o bicarbonato como um item que afeta muito a qualidade do café se em grandes quantidades. (Reparei que a Minalba possuía grandes quantidades dessa substância)
Grande abraço!
Esse canal é muito bom 🤩
Particularmente uso do meu filtro (FR600) e gosto bastante. Preciso arrumá-lo agora e estou usando da torneira, em alguns cafés a diferença é bem nítida, em outros eu não percebi (meu paladar ainda não é tão bom pra isso, vale ressaltar)
Vídeo top. Estava esperando
Video Top Thales! Parabéns
Já foi mto esclarecedor
Esse é um daqueles videos que tinha que ter kkkkk tmj obrigado
Sensacional o video. De todas as águas que eu comprei até hoje pra experimentar o café, eu continuo preferindo a água que sai do meu filtro. Mas eu ainda tava completamente perdido nesse aspecto, agora vou começar a calcular tudo. Possivelmente eu até faço uma análise da água que sai do meu filtro, vai que ela é mais próxima do que a SCA recomenda, né hahaha.
Que vídeo.eu usando a da torneira e não entendo o gosto do resultado final. Kkkk
Tem como demonstrar como usar o filtro blind para limpar a maquina?
Thales, bom dia! Tudo bem? Eu uso água filtrada em filtro de barro, filtro S. João, aquele tradicional e vela tripla, que tem carvão ativado e prata coloidal. Acho que nenhuma água é "mais gostosa" que a do filtro de barro.
Thales, tu mexeu alguma coisa no áudio? Excelente video, cada dia melhor! Marca um dia pra tomar um café com seguidores hahaha
Valeu demais, irmão! Nesse eu só coloquei o microfone mais perto mesmo. Geralmente fica fora de quadro, mas como aqui não tem nenhuma tratamento acústico, aí capta mais eco
Sou novo no canal e no hobby, por acaso alguém do canal já testou a Moka MHW-3BOMBER Double Valve Espresso Maker? achei muito bonito e interessante. Abro e sucesso sempre ao canal.
Uma vez eu fiz um café com uma agua de filtro de barro, como sempre faço, só que eu tinha acabado de trocar as velas...aff....pensa na decepção...kkkk! Bom que depois de umas filtradas o gosto já voltou ao normal.
Senhor me ajuda, são tantas variáveis para tomar um bom café, queria não saber disso kkkkkk pq agora toda vez que tomo um café mais desleixado digmos que assim , sinto que estou perdendo uma boa experiência 😅
Hahahahahaha Cara, muitas coisas interferem no café. São MUITAS variáveis. Mas não deixe isso afetar sua experiência. Se você usar um café de qualidade e moer na hora, já vai ter um café muito bom. Mas obviamente, se usar técnicas e se preocupar com essas variáveis, vai ter um café ainda melhor.
Poxa, gostei. Sentia falta de um conteúdo assim e eu confesso que gostaria muito de ver o vídeo com o seu professor sobre águas etc. Já há um tempo comecei a reparar nisso mas era - e é ainda - escasso o material a respeito no Brasil. Então era sempre no feeling, tentativa e erro etc.
A água mineral natura da marca Prata, atende bem... (pH 6,49, TDS 140mg/L... dureza e alcalinidade são ok), só peca no sódio, que é bem abaixo do ideal e aceitável...
Baita vídeo... já percebi que o meu café fica diferente da cafeteria mesmo, mas nunca botei a culpa na água... kkkk. Thales, mais alguma dica/sugestão sobre o uso da água filtrada? Por exemplo, deixar ela descansar para evaporar o cloro ou ferver e deixar esfriar... isso faria faria alguma diferença? abs.
Parabéns pelo vídeo! Mas sendo muito Franco, ao mesmo tempo que me motiva a iniciar no mundo do café, me desmotiva pelo número de variáveis para chegar em um café minimamente bom... enfim
Não se prenda a isso não ... a maior variável e ter o sensorial amadurecido ... não há perfeição nas variáveis que conserte isso ... só a motivação ... mas é um caminho sem volta ... Kkkkk
Fala, Fernando! Valeu demais pelo apoio e obrigado pelo comentário. Seu relato inspirou o vídeo de hoje. th-cam.com/video/jI9EBSRdnEw/w-d-xo.html Abração!
@@NãoSouBarista que honra!! Vou ver o vídeo
Ótimo vídeo Thales, parabéns! Eu me interesso bastante pelo assunto. Sabe se misturar águas diferentes, calculando as proporções, criando um blend poderia funcionar melhor?
Sabia que uma água melhor faria diferença no meu cafezão mas não me atentei aos detalhes e ficou pior do que a água do meu filtro. A água em questão, Pedra Azul, tinha pH5,04 e o café que era saboroso no meu filtro ficou choco, estéril e sem personalidade.
O que achou da Bonafont?
Uso uma água da Aqua10, só o PH fica fora, o resto tudo bem aceitável e recomendável.
Não seu como é a água de torneira ai do Rio... Mas a água de torneira da Sanasa de Campinas, segundo a análise mensal disponibilizada pela própria empresa, está com os parâmetros muito melhores que todas as águas engarrafadas que você mencionou no vídeo. Fui pesquisar a água de outras cidades aqui da região de São Paulo, onde meus familiares moram, e em todas elas a qualidade estava perfeita para café. Só resta saber se essas análises são confiáveis né? 😆
Achei que esse vídeo não chegaria kkkkk Excelente Thales!!!!! Muito esclarecedor, de verdade! Faltou testar a minha indicação que te mandei no Instagram da água Oh... Aguardando agora o vídeo da Moka kkkkkk Abração
Thales, por acaso dá para "consertar" uma água mexendo nas outras variáveis do café?
Interessante! Não sou tão pragmático com café, mas, gosto de chegar a resultados melhores cada dia. Vou fazer um teste. Uso água filtrada mesmo e penso que sim, literalmente, o gosto deve sofrer alteração. Imagine: Você não gosta nem de beber a água, qual chance de gostar do café preparado com essa água?
Como essas variáveis influenciam no gosto do café ? Alcalinidade / dureza / ph / sódio ?
Agua da torneira varia de regiao pra regiao. Assim, pode variar ate dentro da mesma cidade. Mas de um modo geral, eh comum ter agua bem macia no Brasil. Ideal seria chegar com um teste ou checar os laudos da sua cidade. Geralmente a companhia de agua tem isso publico.
E se confirmado ser uma agua macia, de um modo geral apenas um bom filtro mecanico de 1 micron e um bom bloco de carvao deve dar conta do recado. Aqui acabei por pegar um filtro de RO, pois a agua local eh uma bosta. Tratada com cloramonia, tenso de tirar. E muito mineral. Falta agora remineralizar isso. Quero achar umas pedrinhas de dolomita e deixar dentro do galao rs. Nem sei se vai fazer diferenca rs. Mas ficar dosando toda vez que encher o galao dgua eh um porre. kkkk
Mas pelo menos nao vai juntar muita caca na maquina. rs
Agua mineral prata , a melhor especificação
Mas e o TDS? O que exatamente é o TDS? É a soma das quantidades de todos os elementos da composição química que tem no rótulo?
TDS é o total de sólidos extraídos. Isso tem a ligação não apenas com a água. Assista o video do Refratômetro da Diflui aqui do canal. Lá eu expliquei e mostrei na prática o que é um TDS.
eu era do time do "Rambo" até outro dia.... tomava café extra forte sem açúcar de boa, ai fui cair na besteira de abrir uma indicação do TH-cam (vídeo do Tales) e desde lá, não consigo mais parar de devorar tudo o que eu encontro sobre o tema... Acho que o ponto mais complexo para os iniciantes é identificar um café especial bem preparado, justamente por falta de referencia, já que a diferença entre um extra forte e um especial é gigantesca, ouso a dizer que é muito maior do que outras bebidas como Vinho, Cerveja e Champagne... Então teria alguma dica ou sugestão para nós, os recém chegados? E nem adianta falar que vai de gosto... hahahah afinal eu tomava extra forte sem açúcar e já achava gostoso.. ahahhaha
🤣🤣🤣🤣🤣 Adorei o “Time do Rambo”!
0:06 aq é ao contrario eu tomo um cafe na cafeteria e acho ruim kkk na minha cidade n tem uma cafeteria q presta
Tentou a Minalba, Thales?
Tb queria saber.
Minalba não é adequada... +88 dureza, +88 alcalinidade e sódio 1,27mg/L... até agora, a que melhor se enquadrou no aceitável foi a da marca Prata
Depois de muitos testes, cheguei a conclusão ( para o meu paladar ) que a melhor água é a PRATA
...acredito que o conhecimento é sempre muito bem-vindo em qualquer área, o Thales está de parabéns por expor o conteúdo de forma acessível a todos. Mas, pessoalmente, não vou procurar água mineral e fazer cálculos. Mas é um excelente papo pra roda de amigos que gostam de café!!
Valeu Thales!!!!
Acredito que sómente provadores conseguem sentir essa diferênça, pessoas que provam 300 cafés por dia😅😅😅
Água Crystal sem gás
Fonte: São Bento (Maceió/AL)
Dureza: 15,25
Alcalinidade: 12,91
pH: 5,4
sódio: 8,17
Todos os parâmetros abaixo do range de usável
kkkkkkkkk
..a explicação é a seguinte: quando vc paga pelo café, na cafeteria, ele é sempre mais gostoso!!!
Vamos entrar nesse universo de fabricar uma água. 😂
se quiser virar o melhor barista vou precisar virar o Walter White KKKKKKKKKKKKKKKKKK
sem problemas vamos virar químicos se for necessário
Caraca, eu sou muito chato com números… confesso que fiquei frustrado de você não ter encontrado uma água dentro do ideal, isso é um sinal muito ruim… pois se você não encontrou essa água no ideal, ainda que encontre dificilmente na torrefação terão acesso a esta água “ideal” segundo a SCA consequentemente será uma busca contínua de algo que o padrão é muito difícil de se enquadrar.
Uma curiosidade sobre água: o "gosto" que às vezes algumas tem é relacionado ao pH. Quando você toma uma água que tem gosto "salobre" pode ver na embalagem que ela tem pH ácido (menor que 7). Algumas regiões tem águas que tem gosto de "leite de magnésia", que são águas com pH alcalino (maior que 7).
Alguém já usou do filtro de barro?
Pesquisas demostram que é umas das melhores águas minerais
Thales, desde o começo do ano eu fabrico minha agua seguindo as instruções desse cara aqui do Canada:
th-cam.com/video/tGYrEiubq2U/w-d-xo.html
Bem interessante fazer em galão e não da muito trabalho não…faço uns dois galões por mês e da tranquilo!
Um dos poucos vídeos que não gostei e não faz sentido para mim ... digo ... a parte científica tá tudo certo ... mas "desmocratiza" o café ... torna o café especial ainda mais inviável para muitos ... e a água para chegar a amargar precisa estar muito ruim mesmo ... se chegar a esse ponto é ruim para beber até pura ... mas parabéns pelo conteúdo ... muito sucesso!!!
Fala, Daniel! Valeu demais pelo apoio e obrigado pelo comentário. Sua contribuição inspirou o vídeo de hoje. th-cam.com/video/jI9EBSRdnEw/w-d-xo.html Abração!
Opa!!! Fala Thales!!! Isso aí ... acho que não e entendeu a essência da minha discordância ... mas no mais ... você está certíssimo!!! A palavra "democracia" gera entendimento desencontrados mesmo ... Parabéns por mais este conteúdo ... sou um fã de verdade de você e do seu canal ... abraço!!!
@@danielrstutzel Poxa, Daniel, se não entendi, me desculpa mesmo. Se errei no entendimento, foi na melhor das intenções. Valeu mesmo pelo apoio e pela contribuição, cara. Abração!
Todo hobby tem seu buraco estranho. E todo hobbysta diz que nunca vai entrar no buraco estranho até estar lá
Cara, cada um faz o café na água que quiser e puder usar. A função do canal é mostrar o que ficaria melhor para que nós aprendamos com ele. Mas ninguém é obrigado a usar tudo o que ele indica e ensina. Sua crítica não faz sentido, desculpe.
Acho que poderia ser feito um video melhor a respeito do assunto!!
Posso fazer, de fato. E você também pode! Por que não faz?