Vcs já peceberam como as regras mudans quase que semanalmente? Como que os condutores ficam a pá de tantas mudanças sem uma ampla divulgação por meio dos responsaveis tanto pela mudança como pela fiscalização! Por isso que eu insisto em dizer que o agente não pode só multar, ele tem que instruir, pq muita das vezes levamos uma multa sem nem saber o porquê.
@@vasconcelos5928 sempre empurrei a moto para atravessar na faixa de pedestre nunca tomei multa, bem provável que eles nem saibam que era pra me multar (eu nao sabia que nao podia, achava que se equiparava a pedestre)
Show professor Carlao. Ontem eu comentava justamente sobre isso no serviço com os colegas, que motociclista empurrando moto não equiparava ao pedestre. Agora depois desse vídeo vou ter que repassar a atualização kkkk. Show.
Mesmo sem esse entendimento no manual, na prática, a maioria dos policiais, vai entender se você passar empurrando, por exemplo, atravessar uma avenida pela faixa de pedestre, respeitando o farol, empurrando a moto pro outro lado. Isso aconteceu comigo já em passeata, eu precisava cruzar a av. Faria Lima em SP e estava passando uma manifestação, eu fui empurrando no meio das pessoas, e todos me respeitaram inclusive os policiais. :D então na prática havia já o respeito, por questão de praticidade, mas acho muito bom que isso esteja na lei agora ^^
Perfeito, finalmente uma para não atrasar o trabalhador, passou da hora de tornar isso claro e restringir a fúria arrecadatória do estado. Mas a fiscalização a cerca de licenciamento, débitos, furto isso permanece, isso é parte importante. Quantas vezes o motoqueiro já vitima de pane, precisaram se humilhar para guarnição, apenas para não ter que empurrar 4 km em vez de subir uma passarela? (alias que continuam bloqueadas fisicamente impedindo essa manobra)? E lógico, a máfia do guincho não fica contente com isso, porque tirou uma dificuldade do cidadão...
ola como diz o ditado esta trabalhando estara errado em e leva multa mesmo com mei e particular em se for correrios e empresas com logo tipo esta livre e nao precisa usar placas vermelhas
Achei muito interessante essa mudança e já quero fazer uma pergunta em cima dessa mudança, moro no Guarujá e tem uma travessia de balsa como fica nessa situação com uma pane nas proximidades de travessia e como seria interpretada e ainda mais com a cobrança de pedágio pode ser cobrada em que base de interpretação. Obrigado, Cícero moro no Guarujá litoral de SP e uso a travessia constantemente.
De acordo com as Disposições Finais do Maunal de Fiscalização de Trânsito "O condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor, quando desmontado e empurrando o veículo nas vias públicas, não se equipara ao pedestre, EXCETO (grifo nosso) em caso de defeito, pane mecânica ou elétrica". Deste modo em relação a sua pergunta pode sim pois está se equiparando a um pedestre.
Legal, mas e o capacete; se eu estou levando a moto pra oficina perto de casa nem preciso levar capacete, visto que eu vou deixar a moto na oficina e voltar á pé, certo? E se a moto pifou na rua e eu estou levando a moto pra oficina, certamente que eu não vou ser obrigado a usar o capacete, certo? E se eu estiver levando a moto e a rua for de muito movimento, posso levar pela calçada? São só duvidas simples!!!
Parabéns por indicar outro canal, sem vaidade, sigo seu canal e sei como é difícil fazer conteúdos sobre trânsito, atualiza todos os dias, amo legislação em geral, assim como a de trânsito, sou policial militar em MG e canais como o seu, e outros que sigo, nos auxilia muito 👋👋👋
Professor você é fera mesmo gosto muito do seus vídeos sou de são Gonçalo dos Campos na Bahia tou aprendendo bastante com seus vídeos que deus te abençoe
Professor tenho uma dúvida se puder ajudar referente a essa mudança, se o condutor realmente tiver com alguma pane e precisar empurra a moto e se deparar com alguma fiscalização e durante for verificado que realmente esta com alguma pane e a moto nao liga, porem o veiculo esta tipo com o pneu gasto que caberia até a apreensão ao pátio ou derrepente um retrovisor quebrado, a moto será multada por mau estado e conservação e poderia ser derrepente apreendida ou pelo fato de estar com a pane e sendo empurrada não caberia a atuação nem a apreensão?
Gabi, entendo que aquele veículo não pode ser autuado por qualquer motivo, seja licenciamento, seja equipamentos obrigatórios ausentes, etc... Até pq o deslocamento para uma oficina, por exemplo, por ser, inclusive, para reparar essas falhas. Se a norma passou a tratar essas pessoas como pedestres, vejo a Motocicleta como qualquer outro bem móvel, que ele passa a empurrar. "Bicicleta, carro de mão, etc...
Amigo bom dia! No caso de um veículo como por exemplo motocicleta, parada em frente a uma residência com várias pessoas conversando na calçada e uma outra pessoas apenas sentada em cima da motocicleta, ela pode ser fiscalizada?
Que bom que possa existir pessoas que se apaixonem por esse tema, para poder esmiuçar o assunto. Eu só tento entender para me safar da indústria da multa.
Também vejo dessa forma, independentemente de ser alguém empurrando, o policial deve verificar as circunstâncias, pois, pode muito bem ser furto e não é por causa do CTB que devem deixar passar sem averiguar.
Me diz uma coisa, a falta de combustível em uma motocicleta tem punição semelhante a situação de carros onde a falta de combustível a famosa pane seca no mesmo dar infração média e remoção?
Aqui em Novo Hamburgo um rapaz empurrava a moto com pneu furado pelas 23hs, passou o sinal vermelho e foi multado pela camera! Saiu a foto dessa multa redicula até no jornal da cidade, aqui no RS sem advogado ninguem ganha recorrendo...
Professor muito boa a sua abordagem, como sempre uma aula valiosa. Mas, o correto não seria essa motocicleta com defeito ser transportada num reboque, como é feito com o carro, ou também pode uma pessoa não habilitada passar numa blitz empurrando o carro? Desde já agradeço a atenção e o empenho na resposta. Um forte abraço e que Deus abençoe 🙏
Bom dia no caso dessa pane elétrica ou mecânica o condutor pode empurrar porém ele deve está com capacete ou pode empurrar sem o capacete tenho essa duvida
Parabéns professor Carlão, por todos os conteúdos e esclarecimentos no canal. Gostaria que se possível fazer um vídeo abordando assuntos relacionados a estacionamento, especialmente estacionamento oblíquo, minha pergunta é, um veículo estacionado em oblíquo, sai na marcha ré, com cuidado devagar, normal, porém isso não é o suficiente para evitar que ocorra um acidente, batendo na lateral de outro veículo que estava passando no momento, quem está errado, o que saiu do estacionamento ou o que não parou para segurar o trânsito, para o outro concluir a manobra? Obrigado professor.
Pergunta top quero saber tbm!!! Segurar para o condutor sair é a forma + top ainda. o grande mal da humanidade em questão de transito é a desgrava da pressa q resulta em imprudência!
Meu pneu sempre qndo fura eu empurro encima de passeio e na contramão, SEMPRE . E, na frente dos agentes e policiais e NENHUM deles me abordam pq era ridículo a lei considerar ANTERIORMENTE como infração.
essa semana furou o pneu da minha moto e fui empurrando até o posto estava com a moto ligada com o pista ligado e de capacete e no mei do caminhao a policia parou e pensei agora fudeu ne kk mas o policial foi super genti e me levou com segurança até no posto onde pude arrumar meu pneu, que policial gente boa
Boa tarde professor; por gentileza me tire uma duvida; no mes de março fui multado por estar conduzindo uma motoneta com chinelo de dedo, esta iteração esta correta, pois eu estava conduzindo uma motoneta!!
De acordo com meu entendimento essa comparação do menor pode ser equiparada a regra penal que diz que o delito maior suprime o menor. Assim, se a regra diz que com defeitos, a motoneta pode ser empurrada, então não importa por meio de quem, já que a proibição de condução do menor é para veículos auto motores e neste caso este veículo deixou de ser auto motor em decorrência do defeito.
Pra simplificar sendo o proprietario da motocicleta estando de posse dos respectivos documentos CNH , documentos da motocicleta e capacete (todos em dia e sem restrições) e constatado atraves de verificação na própria motocicleta a pane elétrica e ou mecanica , que realmente impeça o funcionamento da motocicleta ,pelo próprio agente fiscalizador de transito no momento da abordagem , devera o agente fiscalizador de transito liberar o proprietario da motocicleta para que possa conduzir a motocicleta desmontado ou seja empurrando, até a oficina de reparação mais próxima!
O Certo e indentificar a Moto e o Condutor? depois Liberar. E , Si a Moto Estiver Sendo Roubado! Vai Passar de Lizo. Porque o dono não Vil e não Tem queixa de Furto! Pega a Visão! ⚡👌☝️
Uma coisa que me preocupa é que ao relatar que a motocicleta está sendo empurrada ao passar numa blitz por estar com problema mecânico, alguém na blitz será capaz de atestar o contrário? Pois, ligar não quer dizer que não esteja com problema mecânico. Aí que começa os espertalhões a burlar a lei.
Acredito que não. Pois pane seca está prevista no CTB como infração MÉDIA e remoção, não especificando o veículo. Mas gostaria que o professor respondesse sua pergunta pois imaginei a mesma situação.
A fiscalização não é ignorante e vai fazer alguns questionamentos ao piloto desmontado. A moto com pane elétrica pode seguir para a oficina mais próxima mas se estiver irregular vai no guincho para o pátio do Detran.
Agora no caso de um penel furado, geralmente ser empurra até o local para arruma, e em alguns caso vai com a moto ligada para não fica tão pesada, responde essa pra nois 😊
Meu entendimento quanto ao fato era que a bicicleta por ser um veículo de propulsão humana seria considerado pedestre já a motocicleta um veículo motorizado e ser registrado e seu condutor tb através da CNH não,acho que estão criando brechas para facilitar a pilantragem tendo em vista que esse tipo de veículo de duas rodas não tem nenhuma segurança contra roubo, não importa quem está empurrando tem que fiscalizar sim para inibir as ações criminosas.
O que mais me aconteceu foi ter panes elétricas e mecânicas com minha moto Titan 2007 carburada, vivo empurrando ela mesmo em rodovias e nunca me pararam nem nada. ÔH moto ruim essas carburadas de 2004-2008 são as piores motos já feitas pela honda vivem mais na oficina do que comigo.
FUI ABORDADO SEM HABILITAÇÃO PELA PRF, ELE DISSE QUE SERÁ NOTIFICADO COM UMA MULTA MAS ME LIBEROU E NÃO APRENDEU O CARRO E Ñ ESIGIU UM ABILITADO" E AI CHEGARÁ A MULTA??
Fui multado a 2 quadra do posto pq era mao unica ,se eu fosse na mao correta teria q decer e depois subir um morro pq em bh varias ruas em bairros foram mudados ..😅😅😅😅😅
ou seja, se a moto tiver o nao comprometimento de condução, o motor e bateria estiverem normais, mas havendo outra peça quebrada e empurrar nao levaria multa, pois ainda seria dado como defeito? ex: um farol queimado ou uma seta do mesmo tipo
Cara se tem uma pane elétrica e o rapaz é menor não tem importância o que diz o código não disse no caso de uma panela elétrica o cara é tratado como um pedestre não importa se ele tem 20 50 100 ele é menor não tem importância nenhuma é uma panela elétrica ele tem que ser tratado como um pedestre
Professo uma pergunta quer sempre teve dúvida. Se eu toma uma cerveja vir na minha moto. A vista uma blitz. Se eu de ser da moto e passa empurrando eu posso ser preso?
entendo que na verdade temos uma equipe especializada em criar meios e formatos que direcionem sempre a possibilidade de multar....arrecadar e assim por diante....pois apesar de eu ser um motorista e motociclista correto perante as leis, mas mesmo assim nos deparamos com situações adversas quanto a relação multa, bom senso....
Em 2010 a corrente da minha moto quebrou, tive que empurrar ela na calçada e de quebra era um subida bem forte, resultado fui multado ,recorri e perdi, não paguei a multa e hoje está tudo zerado minhas pontuação, 22anos andando de moto e nenhuma multa
Eu passo direto em faixa de pedestre com a moto desligada em neutro com pisca ligado quando o retorno é muito longe e está engarrafado ja passei até pelos canteiros empurrando mais sempre com o capacete e sinalizando que eu saiba é proibido em cima da moto agora passar em blitz empurrando é outra coisa ai não da né kkkkkk
A malandragem do brasileiro é sempre burlar as regras e leis. Então, se passar por policiais empurrando a moto, melhor comprovar se de fato existe o defeito.
Professor Paulão, tenho uma dúvida?, - Tenho um Honda fit 2006 e ele ainda possui extintor de incêndio, e está vencido, posso tirar o objeto do carro e o suporte?
Ao escutar esta nova determinação sobre a condução da moto a pé, logo me veio à ideia que se tratava de uma medida de proteção para que o condutor da moto não sofresse risco de atropelamento, mas como não define a questão, pensei: a pessoa menor nesta condição, fica sujeita a se confundir com um ladrão, ou indivíduo não habilitado?! De qualquer forma, não se trata de proteger a sua integridade física. Lamentável que o CTB não tenha dito ao que veio!
eu concordo pois, a partir do momento em que o usuário esta com os 2 pés no chão empurrando seu veículo, ele não está utilizando da prerrogativa de motorista ou piloto. O veículo pode apresentar defeito ou falha mas imagina que logo no momento da abordagem o veículo volta a funcionar?
Tive uma multa relativa a isto. Após estudar todo o código e os manuais brasileiros de fiscalização de trânsito, além da jurisprudência de outros órgãos de fiscalização. O manual sempre esteve em desacordo com a legislação específica além de ter sido lançado totalmente fora do prazo que o CTB determinou, ser endereçado aos agentes fiscalizadores do trânsito e nunca ter sido apresentado aos condutores dos veículos sendo estes completamente ignorados pelos habilitados. O CTB simplesmente sempre determinou em seus artigos, explicitamente, que o contran pode complementar as leis de acordo com o prazo especificado o que não ocorreu sendo portanto intempestivo. O contran não tem o condão de alterar oi s artigos da lei específica no que tange o motociclista estar conduzindo a motocicleta, especificamente, montado ou sentado, com as duas mãos no guidão, e devidamente equipado, só nestes casos, em dois artigos existe a condução de uma motocicleta pelo CTB. Ora, se o motociclista ou qualquer outra pessoa não se encontra montado ou sentado na motocivleta então ele, pelo CTB, não está conduzindo a motocicleta portanto o que este manual, intempestivo, diz está em desacordo com a legislação sendo portanto nulo de pleno direito.
Em complemento o contran não pode alterar a legislação e foi o que ele fez, só o congresso pode e nunca quiz faze-lo nem no CTB anterior ou no novo, simplesmente foi ignorado sobre este aspecto sendo assim nada pode ser feito. A PF determinou e falou a respeito do assunto simplesmente dizendo que não poderia multar. O Denatran também se manifestou a este respeito e posteriormente reviu sua posição para se alinhar ao Contran, ilegalnente A
Vcs já peceberam como as regras mudans quase que semanalmente? Como que os condutores ficam a pá de tantas mudanças sem uma ampla divulgação por meio dos responsaveis tanto pela mudança como pela fiscalização! Por isso que eu insisto em dizer que o agente não pode só multar, ele tem que instruir, pq muita das vezes levamos uma multa sem nem saber o porquê.
Isso e maquina de fazer dinheiro.
Eu aposto e ganho que a maioria dos agentes de trânsito não se atualizaram e não só desconhecem como ignoram a nova lei por um bom tempo.
O objetivo e q vc nao saiba mesmo pro estado arrancar mais.😅
@@vasconcelos5928 sempre empurrei a moto para atravessar na faixa de pedestre nunca tomei multa, bem provável que eles nem saibam que era pra me multar (eu nao sabia que nao podia, achava que se equiparava a pedestre)
ESTAMOS num governo opressor não esqueça, tudo só vai piorar
Show professor Carlao. Ontem eu comentava justamente sobre isso no serviço com os colegas, que motociclista empurrando moto não equiparava ao pedestre. Agora depois desse vídeo vou ter que repassar a atualização kkkk. Show.
Mesmo sem esse entendimento no manual, na prática, a maioria dos policiais, vai entender se você passar empurrando, por exemplo, atravessar uma avenida pela faixa de pedestre, respeitando o farol, empurrando a moto pro outro lado.
Isso aconteceu comigo já em passeata, eu precisava cruzar a av. Faria Lima em SP e estava passando uma manifestação, eu fui empurrando no meio das pessoas, e todos me respeitaram inclusive os policiais. :D então na prática havia já o respeito, por questão de praticidade, mas acho muito bom que isso esteja na lei agora ^^
👏👏👏
Aqui tá ainda pior, então apertando o botão do sinal se parada de pedestre, pulam os canteiros empurrando, depois montam e se vão...
Tenque abordar, porque já aconteceu de furtarem moto e levar empurrando,eu já vi em pleno dia, só fiquei sabendo no próximo dia após B, Ó
Como sempre, impecável em seus conteúdos Mestre. Me sinto honrado pela participação em seu canal. Obrigado. 🤝
Depois não querem que se crie indústria de multas. Passar empurrando a moto numa blitz para se equivaler a pedestre.....que chinelagem....
Perfeito, finalmente uma para não atrasar o trabalhador, passou da hora de tornar isso claro e restringir a fúria arrecadatória do estado.
Mas a fiscalização a cerca de licenciamento, débitos, furto isso permanece, isso é parte importante.
Quantas vezes o motoqueiro já vitima de pane, precisaram se humilhar para guarnição, apenas para não ter que empurrar 4 km em vez de subir uma passarela? (alias que continuam bloqueadas fisicamente impedindo essa manobra)?
E lógico, a máfia do guincho não fica contente com isso, porque tirou uma dificuldade do cidadão...
ola como diz o ditado esta trabalhando estara errado em e leva multa mesmo com mei e particular em se for correrios e empresas com logo tipo esta livre e nao precisa usar placas vermelhas
e quando desce da moto pra atravessar uma via na contra mão? ou atravessar um semáforo?
Achei muito interessante essa mudança e já quero fazer uma pergunta em cima dessa mudança, moro no Guarujá e tem uma travessia de balsa como fica nessa situação com uma pane nas proximidades de travessia e como seria interpretada e ainda mais com a cobrança de pedágio pode ser cobrada em que base de interpretação. Obrigado, Cícero moro no Guarujá litoral de SP e uso a travessia constantemente.
Se a moto tiver uma pane ou pneu furado posso empurrar na contra mão ou na calçada?
De acordo com as Disposições Finais do Maunal de Fiscalização de Trânsito "O condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor, quando desmontado e empurrando o veículo nas vias públicas, não se equipara ao pedestre, EXCETO (grifo nosso) em caso de defeito, pane mecânica ou elétrica". Deste modo em relação a sua pergunta pode sim pois está se equiparando a um pedestre.
Legal, mas e o capacete; se eu estou levando a moto pra oficina perto de casa nem preciso levar capacete, visto que eu vou deixar a moto na oficina e voltar á pé, certo? E se a moto pifou na rua e eu estou levando a moto pra oficina, certamente que eu não vou ser obrigado a usar o capacete, certo? E se eu estiver levando a moto e a rua for de muito movimento, posso levar pela calçada? São só duvidas simples!!!
Parabéns por indicar outro canal, sem vaidade, sigo seu canal e sei como é difícil fazer conteúdos sobre trânsito, atualiza todos os dias, amo legislação em geral, assim como a de trânsito, sou policial militar em MG e canais como o seu, e outros que sigo, nos auxilia muito 👋👋👋
mesmo que seja por falta de combustível?
Professor você é fera mesmo gosto muito do seus vídeos sou de são Gonçalo dos Campos na Bahia tou aprendendo bastante com seus vídeos que deus te abençoe
Professor tenho uma dúvida se puder ajudar referente a essa mudança, se o condutor realmente tiver com alguma pane e precisar empurra a moto e se deparar com alguma fiscalização e durante for verificado que realmente esta com alguma pane e a moto nao liga, porem o veiculo esta tipo com o pneu gasto que caberia até a apreensão ao pátio ou derrepente um retrovisor quebrado, a moto será multada por mau estado e conservação e poderia ser derrepente apreendida ou pelo fato de estar com a pane e sendo empurrada não caberia a atuação nem a apreensão?
Gabi, entendo que aquele veículo não pode ser autuado por qualquer motivo, seja licenciamento, seja equipamentos obrigatórios ausentes, etc... Até pq o deslocamento para uma oficina, por exemplo, por ser, inclusive, para reparar essas falhas. Se a norma passou a tratar essas pessoas como pedestres, vejo a Motocicleta como qualquer outro bem móvel, que ele passa a empurrar. "Bicicleta, carro de mão, etc...
Amigo bom dia!
No caso de um veículo como por exemplo motocicleta, parada em frente a uma residência com várias pessoas conversando na calçada e uma outra pessoas apenas sentada em cima da motocicleta, ela pode ser fiscalizada?
Que bom que possa existir pessoas que se apaixonem por esse tema, para poder esmiuçar o assunto. Eu só tento entender para me safar da indústria da multa.
Tem que verificar ainda se não é produto de furto ou roubo.
Também vejo dessa forma, independentemente de ser alguém empurrando, o policial deve verificar as circunstâncias, pois, pode muito bem ser furto e não é por causa do CTB que devem deixar passar sem averiguar.
Me diz uma coisa, a falta de combustível em uma motocicleta tem punição semelhante a situação de carros onde a falta de combustível a famosa pane seca no mesmo dar infração média e remoção?
Muito bom a visão esplanada!
Mais oque vai ter de moto sem gasolina , se passando por pane. Kkkk😅
Aqui em Novo Hamburgo um rapaz empurrava a moto com pneu furado pelas 23hs, passou o sinal vermelho e foi multado pela camera! Saiu a foto dessa multa redicula até no jornal da cidade, aqui no RS sem advogado ninguem ganha recorrendo...
Professor muito boa a sua abordagem, como sempre uma aula valiosa.
Mas, o correto não seria essa motocicleta com defeito ser transportada num reboque, como é feito com o carro, ou também pode uma pessoa não habilitada passar numa blitz empurrando o carro?
Desde já agradeço a atenção e o empenho na resposta.
Um forte abraço e que Deus abençoe 🙏
Bom dia no caso dessa pane elétrica ou mecânica o condutor pode empurrar porém ele deve está com capacete ou pode empurrar sem o capacete tenho essa duvida
Carlao, e se o retorno da via for distante e para "cortar caminho" eu empurra-la pela Faixa de pedestre até o outro lado da via. Eh passivel de multa?
Parabéns professor Carlão, por todos os conteúdos e esclarecimentos no canal. Gostaria que se possível fazer um vídeo abordando assuntos relacionados a estacionamento, especialmente estacionamento oblíquo, minha pergunta é, um veículo estacionado em oblíquo, sai na marcha ré, com cuidado devagar, normal, porém isso não é o suficiente para evitar que ocorra um acidente, batendo na lateral de outro veículo que estava passando no momento, quem está errado, o que saiu do estacionamento ou o que não parou para segurar o trânsito, para o outro concluir a manobra? Obrigado professor.
Pergunta top quero saber tbm!!! Segurar para o condutor sair é a forma + top ainda. o grande mal da humanidade em questão de transito é a desgrava da pressa q resulta em imprudência!
Já me vi nesta situação, e o abençoado do policial não me multou, mas me fez voltar com a moto para o estacionamento de onde estava saindo,,,
Parabéns pelo seu trabalho professor 👏🏻👏🏻....
Informações muito válidas sempre
Meu pneu sempre qndo fura eu empurro encima de passeio e na contramão, SEMPRE . E, na frente dos agentes e policiais e NENHUM deles me abordam pq era ridículo a lei considerar ANTERIORMENTE como infração.
essa semana furou o pneu da minha moto e fui empurrando até o posto estava com a moto ligada com o pista ligado e de capacete e no mei do caminhao a policia parou e pensei agora fudeu ne kk mas o policial foi super genti e me levou com segurança até no posto onde pude arrumar meu pneu, que policial gente boa
O que tá faltando para aprovar a maior idade para 16 anos? Pessoas com 16 anos já deveriam ser presas e dirigir a muito tempo. O povo sofá. Lei inútil
Boa tarde professor; por gentileza me tire uma duvida; no mes de março fui multado por estar conduzindo uma motoneta com chinelo de dedo, esta iteração esta correta, pois eu estava conduzindo uma motoneta!!
De acordo com meu entendimento essa comparação do menor pode ser equiparada a regra penal que diz que o delito maior suprime o menor. Assim, se a regra diz que com defeitos, a motoneta pode ser empurrada, então não importa por meio de quem, já que a proibição de condução do menor é para veículos auto motores e neste caso este veículo deixou de ser auto motor em decorrência do defeito.
Tem que deixar passar direto, já que a moto está totalmente em pane significa que mesmo querendo montar não ia dar...
Pra simplificar sendo o proprietario da motocicleta estando de posse dos respectivos documentos CNH , documentos da motocicleta e capacete (todos em dia e sem restrições) e constatado atraves de verificação na própria motocicleta a pane elétrica e ou mecanica , que realmente impeça o funcionamento da motocicleta ,pelo próprio agente fiscalizador de transito no momento da abordagem , devera o agente fiscalizador de transito liberar o proprietario da motocicleta para que possa conduzir a motocicleta desmontado ou seja empurrando, até a oficina de reparação mais próxima!
O Certo e indentificar a Moto e o Condutor? depois Liberar.
E , Si a Moto Estiver Sendo Roubado! Vai Passar de Lizo.
Porque o dono não Vil e não Tem queixa de Furto! Pega a Visão! ⚡👌☝️
Bom dia si o motociclista estiver empurrando a moto na contra mão ele e multado ou não por estar no centido contrário da via
Poderia dizer se farois auxiliares sao proibidos mesmo na parte inferior ( parte de baixo da moto ) ?
Uma coisa que me preocupa é que ao relatar que a motocicleta está sendo empurrada ao passar numa blitz por estar com problema mecânico, alguém na blitz será capaz de atestar o contrário? Pois, ligar não quer dizer que não esteja com problema mecânico. Aí que começa os espertalhões a burlar a lei.
O mesmo se aplicará no caso de falta de combustível, ou seja, será considerado pedestre também?
Acredito que não. Pois pane seca está prevista no CTB como infração MÉDIA e remoção, não especificando o veículo. Mas gostaria que o professor respondesse sua pergunta pois imaginei a mesma situação.
A fiscalização não é ignorante e vai fazer alguns questionamentos ao piloto desmontado.
A moto com pane elétrica pode seguir para a oficina mais próxima mas se estiver irregular vai no guincho para o pátio do Detran.
A propósito, e bicicleta motorizada, pode rodar em calçadas de pedestres ??? Aqui em Curitiba, se ve vários rodando dessa forma.
Bom dia, neste caso o motociclista sendo equiparado ao pedestre, pode andar(empurrar) pela rua ou teria que ir pela calçada?
Vergilio.
esvazia o pneu e passa na blitz
é melhor pagar um borracheiro do que uma multa
E se o mesmo garoto tivesse nas mesmas situações e empurrando a moto na contra mão de direção?
Oqui vai ter de gente baixando o pneu não vai ser brincadeira kkkkkkkk
Agora no caso de um penel furado, geralmente ser empurra até o local para arruma, e em alguns caso vai com a moto ligada para não fica tão pesada, responde essa pra nois 😊
Oi amigo mas no caso de pneu furado ,constitui como defeito da moto ?
Meu entendimento quanto ao fato era que a bicicleta por ser um veículo de propulsão humana seria considerado pedestre já a motocicleta um veículo motorizado e ser registrado e seu condutor tb através da CNH não,acho que estão criando brechas para facilitar a pilantragem tendo em vista que esse tipo de veículo de duas rodas não tem nenhuma segurança contra roubo, não importa quem está empurrando tem que fiscalizar sim para inibir as ações criminosas.
e se eu alega que não tenho chave poderia se enquadra como falha mecânica ?
O que mais me aconteceu foi ter panes elétricas e mecânicas com minha moto Titan 2007 carburada, vivo empurrando ela mesmo em rodovias e nunca me pararam nem nada. ÔH moto ruim essas carburadas de 2004-2008 são as piores motos já feitas pela honda vivem mais na oficina do que comigo.
e ter o veículo quebrado na via nãp é motivo de multa?
FUI ABORDADO SEM HABILITAÇÃO PELA PRF, ELE DISSE QUE SERÁ NOTIFICADO COM UMA MULTA MAS ME LIBEROU E NÃO APRENDEU O CARRO E Ñ ESIGIU UM ABILITADO" E AI CHEGARÁ A MULTA??
Fui multado a 2 quadra do posto pq era mao unica ,se eu fosse na mao correta teria q decer e depois subir um morro pq em bh varias ruas em bairros foram mudados ..😅😅😅😅😅
Se eu precisar deslocar a moto de um lugar para o outro empurrando numa calçada... É infração?
ou seja, se a moto tiver o nao comprometimento de condução, o motor e bateria estiverem normais, mas havendo outra peça quebrada e empurrar nao levaria multa, pois ainda seria dado como defeito? ex: um farol queimado ou uma seta do mesmo tipo
Atravessar uma faixa de pedestre na BR empurrando uma moto é multa??
Cara se tem uma pane elétrica e o rapaz é menor não tem importância o que diz o código não disse no caso de uma panela elétrica o cara é tratado como um pedestre não importa se ele tem 20 50 100 ele é menor não tem importância nenhuma é uma panela elétrica ele tem que ser tratado como um pedestre
Professo uma pergunta quer sempre teve dúvida. Se eu toma uma cerveja vir na minha moto. A vista uma blitz. Se eu de ser da moto e passa empurrando eu posso ser preso?
E no meu caso que tenho rastreador bloqueador? Posso simular uma pane através do celular!
entendo que na verdade temos uma equipe especializada em criar meios e formatos que direcionem sempre a possibilidade de multar....arrecadar e assim por diante....pois apesar de eu ser um motorista e motociclista correto perante as leis, mas mesmo assim nos deparamos com situações adversas quanto a relação multa, bom senso....
Parabéns Carlão seus vídeos são ótimos.
Dessa forma pode se passar pelas passarelas ou calçadas como a moto ??
Carlão me fala sobre faixa de pedestres em cruzamento Valdemar de parauapebas para
E pane seca professor também passa no mesmo quesito...
Em 2010 a corrente da minha moto quebrou, tive que empurrar ela na calçada e de quebra era um subida bem forte, resultado fui multado ,recorri e perdi, não paguei a multa e hoje está tudo zerado minhas pontuação, 22anos andando de moto e nenhuma multa
Hum! E bom saber dessa nova lei q se refere se a empurrar moto!
Eu passo direto em faixa de pedestre com a moto desligada em neutro com pisca ligado quando o retorno é muito longe e está engarrafado ja passei até pelos canteiros empurrando mais sempre com o capacete e sinalizando que eu saiba é proibido em cima da moto
agora passar em blitz empurrando é outra coisa ai não da né kkkkkk
Só ficou um dúvida: Quer dizer que agora eu posso empurrar uma moto na contra mão? No caso se ela der problema?
Apresentar não só é puxaer algum fio e dizer que deu defeito
No caso for sem gasolina? Ai caberia autuação?
Pane mecânica ou elétrica inclue pneu seco?
Show de bola poderoso. Esse tema realmente gera muitas dúvidas (inclusive minhas). Valeu. TFA.
Boa noite. Parabéns pelos vídeos esclarecedorores. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Professor , e se empurrar a moto "quebrada " na contra mão?
A malandragem do brasileiro é sempre burlar as regras e leis. Então, se passar por policiais empurrando a moto, melhor comprovar se de fato existe o defeito.
A "malandragem" do brasileiro é a única ferramenta que ele tem para lutar contra a picaretagem monetária do estado.
Então pneu furado é um defeito?????
No Brasil se pode complificar para que simplificar.
Muito bom mais enrola de mais pra dar uma resposta e então o vídeo fica muito grande e mais fácil olhar no código
Professor Paulão, tenho uma dúvida?, - Tenho um Honda fit 2006 e ele ainda possui extintor de incêndio, e está vencido, posso tirar o objeto do carro e o suporte?
Se continuar com ele vencido, vai ser multado. Melhor tirar.
@@Lima0702 más se ficar sem o extintor no carro, tbm não dá multa?
@@wagner7041 Não
Muito show dr Carlão,melhor do Brasil
Valeu, Mestre Carlão!!
Ao escutar esta nova determinação sobre a condução da moto a pé, logo me veio à ideia que se tratava de uma medida de proteção para que o condutor da moto não sofresse risco de atropelamento, mas como não define a questão, pensei: a pessoa menor nesta condição, fica sujeita a se confundir com um ladrão, ou indivíduo não habilitado?! De qualquer forma, não se trata de proteger a sua integridade física. Lamentável que o CTB não tenha dito ao que veio!
👏👏👏👏👏
Quer dizer que meu filho nao pode levar a moto empurrando na oficina para mim pq estou no trabalho é cada roubo e frescura estatal
Prof. Tire-me uma dúvida por gentileza! Em q art. Se enquadra e a qual é a infração transitar com motocicletas sem retrovisores....
Sem equipamentos necessários se seu retrovisor quebrar e vc deixar o plástico ainda da pra argumentar que acabou de quebrar agora se tirar é multa
Obrigado pela informação prof. Carlão. Muito claro e objetivas suas colocações. Respeito Máximo! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Seu canal é ótimo.
O questionamento é: E se a moto,motoneta ou ciclomotor,for fruto de roubo ou furto?
Isso não impede os agentes lhe abordar e multar por outros motivos se haver algo irregular
...e, em caso de pneu furado???
Muito bom seu comentário parabéns
eu concordo pois, a partir do momento em que o usuário esta com os 2 pés no chão empurrando seu veículo, ele não está utilizando da prerrogativa de motorista ou piloto. O veículo pode apresentar defeito ou falha mas imagina que logo no momento da abordagem o veículo volta a funcionar?
👏👏👏
Não imaginava essa situação, valeu por mais um esclarecimento...
Nesse caso se realmente há um defeito e é equiparado a um pedestre é permitido transitar empurrando a moto em passarelas?
Acho seguinte se a moto tiver licenciada pronto nada pode ser aplicado
Se tiver umpurrando preciso estar de capacete ???
Boa tarde professor 👍
Posso transitar com a moto com defeito pela contramão?
Tive uma multa relativa a isto.
Após estudar todo o código e os manuais brasileiros de fiscalização de trânsito, além da jurisprudência de outros órgãos de fiscalização.
O manual sempre esteve em desacordo com a legislação específica além de ter sido lançado totalmente fora do prazo que o CTB determinou, ser endereçado aos agentes fiscalizadores do trânsito e nunca ter sido apresentado aos condutores dos veículos sendo estes completamente ignorados pelos habilitados.
O CTB simplesmente sempre determinou em seus artigos, explicitamente, que o contran pode complementar as leis de acordo com o prazo especificado o que não ocorreu sendo portanto intempestivo.
O contran não tem o condão de alterar oi s artigos da lei específica no que tange o motociclista estar conduzindo a motocicleta, especificamente, montado ou sentado, com as duas mãos no guidão, e devidamente equipado, só nestes casos, em dois artigos existe a condução de uma motocicleta pelo CTB.
Ora, se o motociclista ou qualquer outra pessoa não se encontra montado ou sentado na motocivleta então ele, pelo CTB, não está conduzindo a motocicleta portanto o que este manual, intempestivo, diz está em desacordo com a legislação sendo portanto nulo de pleno direito.
Em complemento o contran não pode alterar a legislação e foi o que ele fez, só o congresso pode e nunca quiz faze-lo nem no CTB anterior ou no novo, simplesmente foi ignorado sobre este aspecto sendo assim nada pode ser feito.
A PF determinou e falou a respeito do assunto simplesmente dizendo que não poderia multar.
O Denatran também se manifestou a este respeito e posteriormente reviu sua posição para se alinhar ao Contran, ilegalnente
A