Boa noite. Muito bom documentário. Muito bem explicado. Nada sabia sobre este assunto, apesar de ser europeu... 😢😮. É muito bom, saber estas e outras coisas do passado, para se entender alguma coisa do que temos hoje. Muito bom.
Boa noite Adriana e Paulo, Ontem estive a ver um filme sobre a Irlanda e gostava de uma opinião acerca do mesmo. O filme é "Some Mother's Son (br: Mães em Luta)" e o mesmo baseado no acontecimento verídico do protesto da "Guerra da Fome", que aconteceu na Irlanda do Norte no ano de 1981, na prisão de Maze. Beijinhos
Amo a Irlanda. Uma curiosidade: em Dublin, quem passar pelo correio central, na O'Connell Street, poderá ver que ainda há marcas de bala de tiro. Não sei se abriram, mas em 2016 eles abriram o museu da Independência da Irlanda
Olá! Bom trabalho e saúde sempre a família e a todos que seguem o canal, abraços aqui de Porto Alegre RS 🍀💯💯🇧🇷💙🙏.. eu não nunca tinha ouvido falar dessa história,as escolas não ensinam direito nem a nossa história imagina a história dos outros países, muito obrigada pela oportunidade de conhecer outras histórias.🙏
Minha filha mora na Irlanda...portanto a história da luta dos irlandeses pela sua libertação é fascinante e mto me interessa. E que sirva de exemplo para outros povos q lutam pela sua autonomia. Parabéns pelo vídeo...uma aula magnífica.
Não conhecia quase nada sobre a história da Irlanda, nem sobre o Levante da Páscoa, brilhantemente narrado no vídeo anterior da Adriana, nem sobre Michael Collins. Me causou muito interesse o ponto da greve de fome ser previsto em lei. Adorei conhecer todos esses fatos ocorridos na Irlanda, tão influentes na história mundial e pouco conhecidos. A parte visual também excelente, cheia de fotos, amei. Parabéns pela excelência do trabalho, Adriana. Que venham mais participações no canal ❤️🌷
Obrigado, Adriana, pelo vídeo realmente excelente! Você narrou este episódio da nossa história bem melhor e mais didática do que meus professores de escola aqui na Irlanda! Achei interessante ver pelos comentários que muita gente continua na ilusão romântica dessa guerra que abalou o meu país. Eu sugiro que as pessoas leiam sobre as conquistas que teve o nosso grande Libertador Daniel O'Connell sem nem ferir ninguém, e também a história completa do incidente envolvendo o Kevin Barry... Voltando a 1916, quanto ao Thomas Kent, conheço bem essa família, pois meu tio-avô era casado com uma sobrinha do Thomas (que estava contra o ressepultamento com funeral-de-estado dado a ele em 2016). Um detalhe muitas vezes esquecido é que os irmãos Kent contavam com muito pouca simpatia na região e que o funeral do policial que ele assassinou foi o maior funeral que minha cidade já viu...
Eu ainda não tinha visto um vídeo feito pela Adriana, e confesso que gostei demais, a narrativa dos fatos ficou excelente, eu não tinha a profundidade da história do Levante e esse vídeo com certeza me ensinou muito sobre a determinação de ser independente de uma monarquia, a Irlanda por muito tempo era parte da Monarquia Britânica, que até José Bonifácio referiu em carta a Dom Pedro I quando Portugal queria recolonizar o Brasil. Parabéns pelo vídeo e também pelo trabalho, eu sempre digo isto está precisando cada vez mais que esse conteúdo se propague, a cultura ela é enriquecida com uma boa eloquência sobre a história dos esquecidos.👦👍🇨🇮🇮🇳🇬🇧🇨🇺
Parabéns Adriana, pela excelente narrativa, prende a gente de uma forma q a gente nem sente o tempo passar, a forma pausada e tranquila, nos coloca dentro da situação narrada, parece uma viagem no tempo. Q aula, quantas descobertas da linda Irlanda e de seus guerreiros buscando a liberdade de seu país. Parabéns por mais um vídeo enriquecedor. Forte abraço a vcs 🤩🤩🌻🌻
Nossa que maravilha, amo ♥ o jeito calmo e quase poetico que ela conta essas Historias incriveis. Ainda mais falando de um país tão lindo! Morrei lah por quase 4 anos!
Fantástico, Adriana, a história da Irlanda é espetacular e você como sempre contando com maestria. Adoro sua forma de relatar os acontecimentos, aprendi bastante hoje, obrigada.
Uma música que marcou a queda de um império, e gravada pelo Leonard Cohen! A força da arte! Terminando o vídeo já vou procurar pra escutar. Maravilhoso vídeo, adoro sua forma de narrar, Adriana ❤️🌷
Ainda bem que vou poder ver de novo este vídeo. Como é bom ouvi-la,e como outro comentarista disse aprender sobre outros povos e a forma deles tratarem de seus assuntos. É uma honra aprender com você professora Adriana. Obrigado.
A narração da Adriana é cativante - não dá para assistir só uma vez! Quanto ao movimento, se não entregaram o Michael Collins, é porque a independência não tinha preço - estava acima de tudo!
MUITO obrigada pela maravilhosa aula! queria estudar mais o contexto histórico e os reflexos de tudo isso que ocorreu, podia ter continuação este vídeo né? Seria demaaaaaaais!! PARABENS Paulo pelas super parcerias do seu canal, além dos seus vídeos que já vi varias vezes cada um!!!!!!!!!!!
Se falar inglês tem uma série de podcasts da RTÉ chamado "The History Show". São de um programa de rádio por Myles Dungan e tem muita reflexão sobre vários temas da época 1913-1923. Um dos poucos fontes de informação e interpretação não-romantizada sobre esse período da nossa história.
@@owenswims93 Ótima dica, vou buscar! obrigada. De fato, o que amo neste canal é a visão histórica justa e profunda. Muito bom!!!!!!!grande abraço Owen!
Adorei. E uma coisa é certa: se o povo irlandês não fosse obstinado, e não estivesse disposto a tudo, estariam até hoje debaixo do tamanco do império. Vale a pena observar a luta de outros povos em outros lugares - no Haiti por exemplo - q se rebelaram contra o imperialismo e lutaram bravamente pela liberdade. Fica a sugestão.
Lê mais sobre o período pós-independência, durou pelo menos 90 anos para ver algum benefício da independência. No começo do século XX, a Irlanda fazia parte de um dos estados mais democráticos da época, meados do mesmo séculos, a Irlanda foi um dos estados mais opressivos da Europa.
@@owenswims93 ok O'Keefe, pelo sobrenome (ou nick, não sei) vc manja muito mais da história da Irlanda do q eu, mas a princípio, acertando ou errando, nenhum povo/país deve ficar eternamente sob a tutela de um outro. Pode ser apenas minha preferência pessoal não apreciar imperialismo de modo geral. Mas sim, aceito sua sugestão. Tem algum fonte que você sugira em particular? Pode ser em inglês. Abs.
@@lizzborges3203 Claro, eu recomendo a série "The History Show" da RTÉ (tv e rádio nacional aqui), deve ter podcasts no site deles. É importante lembrar que a Irlanda nessa época não era sobre qualquer tipo de "tutela". A Irlanda fazia parte integral do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, um estado plurinacional como a maioria dos estados europeus até hoje, e assim fomos metrópole em vez de colônia.a Irlanda "se livrou" do imperialismo no sentido de que conseguimos lavar as mãos de tudo que foi feito por irlandeses durante o período da União (e antes também). Veja, por exemplo, a palestra no canal da EPIC (Museu de Emigração Irlandesa) sobre "Ireland and the Black Atlantic", e leia sobre o Michael Dwyer e o masacre de Amritsar (se não me engano foi esse o nome da cidade na Índia). Pós-independência, a Irlanda cai sobre a tutela de verdade da Santa Sé e o Conselho dos Bispos Católicos e perdemos muitas liberdades.
Olá, Antonio Carlos. Infelizmente não conheço nenhuma bibliografia em português. Em inglês, os melhores para mim são os livros de Charles Townsend, "The Easter Rising" e "The Republic", e os de Tim Pat Coogan, particularmente "The IRA" (que cobre o período anterior e seguinte, as edições mais recentes vão até o Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998), "1916 - The Easter Rising" e "Michael Collins - The Man who Made Ireland". Para uma visão geral do nacionalismo irlandês, desde 1798 até a Guerra Civil, a obra fundamental é "The Green Flag", de Robert Kee.
Outros livros que acho fundamentais são os relatos em primeira pessoa, que são numerosos. Os mais importantes provavelmente são o livro de Tom Barry citado no vídeo, "Guerilla Days in Ireland", a autobiografia de Dan Breen, "My Fight for Irish Freedom", e as duas memórias de Ernie O'Malley, "On Another Man's Wound" (sobre o Levante da Páscoa e a Guerra de Independência) e "The Singing Flame" (sobre a Trégua e a Guerra Civil).
Não sabia nada sobre a independência da Irlanda, mesmo querendo conhecer o país, que é a terra do meu amado U2. Sei que esse "domingo sangrento" foi inspiração de uma música deles que adoro. E já vi filmes sobre o IRA, mas que na verdade são recortes da história. Queria saber + sobre eles e tb sobre a própria Irlanda, existe a divisão de Sul e Norte? Eles ainda brigam? Qual a relação atual com a Inglaterra? Sugiro também, se possível, colocar uma bibliografia na descrição do vídeo.
Olá, Ana Claudia. Na verdade a música do U2 é sobre outro Domingo Sangrento, que aconteceu em 1972 em Derry - há pelo menos quatro Domingos Sangrentos na história da Irlanda! Para o futuro posso fazer um vídeo sobre esse outro Domingo Sangrento e aí explicar essa história da divisão entre Norte e Sul. O que acha? Quanto à bibliografia, não existe nada em português que eu conheça. Em inglês, o melhor livro que eu já li para explicar toda essa situação é "The IRA", escrito pelo jornalista Tim Pat Coogan. As edições mais recentes vão até o Acordo da Sexta-Feira Santa, de 1998.
Adorei. História é tudo de bom. Gosto muito deste canal
Boa noite. Muito bom documentário. Muito bem explicado. Nada sabia sobre este assunto, apesar de ser europeu... 😢😮. É muito bom, saber estas e outras coisas do passado, para se entender alguma coisa do que temos hoje. Muito bom.
Maravilhosa a história da Irlanda
Adorei esta História! Muito bem narrada!Os meus parabéns!
Muito obrigado
Como eu estou adorando esses videos sobre a Irlanda!
Boa noite Adriana e Paulo,
Ontem estive a ver um filme sobre a Irlanda e gostava de uma opinião acerca do mesmo. O filme é "Some Mother's Son (br: Mães em Luta)" e o mesmo baseado no acontecimento verídico do protesto da "Guerra da Fome", que aconteceu na Irlanda do Norte no ano de 1981, na prisão de Maze.
Beijinhos
Eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas conhecidos meus que estiveram envolvidos na luta no Norte recomendam bastante
Espetacular sua narrativa! Parabéns!! Não sabia nada sobre ele! Agora eu sei!! ❤️😘
Mulheres fantásticas!
Amo a Irlanda. Uma curiosidade: em Dublin, quem passar pelo correio central, na O'Connell Street, poderá ver que ainda há marcas de bala de tiro. Não sei se abriram, mas em 2016 eles abriram o museu da Independência da Irlanda
Sim, ainda está aberto no GPO
Sim ❤️❤️❤️
Foi lá que começou a independência com a barricada!
Olá! Bom trabalho e saúde sempre a família e a todos que seguem o canal, abraços aqui de Porto Alegre RS 🍀💯💯🇧🇷💙🙏.. eu não nunca tinha ouvido falar dessa história,as escolas não ensinam direito nem a nossa história imagina a história dos outros países, muito obrigada pela oportunidade de conhecer outras histórias.🙏
Minha filha mora na Irlanda...portanto a história da luta dos irlandeses pela sua libertação é fascinante e mto me interessa. E que sirva de exemplo para outros povos q lutam pela sua autonomia. Parabéns pelo vídeo...uma aula magnífica.
Obrigada!
Não conhecia quase nada sobre a história da Irlanda, nem sobre o Levante da Páscoa, brilhantemente narrado no vídeo anterior da Adriana, nem sobre Michael Collins. Me causou muito interesse o ponto da greve de fome ser previsto em lei. Adorei conhecer todos esses fatos ocorridos na Irlanda, tão influentes na história mundial e pouco conhecidos. A parte visual também excelente, cheia de fotos, amei. Parabéns pela excelência do trabalho, Adriana. Que venham mais participações no canal ❤️🌷
No Netflix tem o filme O Levante de Páscoa. Muito bom.
Obrigada!
L
Obrigado, Adriana, pelo vídeo realmente excelente! Você narrou este episódio da nossa história bem melhor e mais didática do que meus professores de escola aqui na Irlanda! Achei interessante ver pelos comentários que muita gente continua na ilusão romântica dessa guerra que abalou o meu país. Eu sugiro que as pessoas leiam sobre as conquistas que teve o nosso grande Libertador Daniel O'Connell sem nem ferir ninguém, e também a história completa do incidente envolvendo o Kevin Barry... Voltando a 1916, quanto ao Thomas Kent, conheço bem essa família, pois meu tio-avô era casado com uma sobrinha do Thomas (que estava contra o ressepultamento com funeral-de-estado dado a ele em 2016). Um detalhe muitas vezes esquecido é que os irmãos Kent contavam com muito pouca simpatia na região e que o funeral do policial que ele assassinou foi o maior funeral que minha cidade já viu...
A Irlanda é inspiradora por todos os lados, eu AMO um país ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Eu ainda não tinha visto um vídeo feito pela Adriana, e confesso que gostei demais, a narrativa dos fatos ficou excelente, eu não tinha a profundidade da história do Levante e esse vídeo com certeza me ensinou muito sobre a determinação de ser independente de uma monarquia, a Irlanda por muito tempo era parte da Monarquia Britânica, que até José Bonifácio referiu em carta a Dom Pedro I quando Portugal queria recolonizar o Brasil. Parabéns pelo vídeo e também pelo trabalho, eu sempre digo isto está precisando cada vez mais que esse conteúdo se propague, a cultura ela é enriquecida com uma boa eloquência sobre a história dos esquecidos.👦👍🇨🇮🇮🇳🇬🇧🇨🇺
Obrigada!
To assistindo a serie da netflix “o levante de pascoa” sobre esse assunto! Muito bom, apesar de romantizada!
Eu TB não conhecia nada da história da Irlanda e olha que a gente sempre cantava a música do U2, Sunday Bloody Sunday.
Fantástico o vídeo. Que aula! Que história! Parabéns.
Parabéns Adriana, pela excelente narrativa, prende a gente de uma forma q a gente nem sente o tempo passar, a forma pausada e tranquila, nos coloca dentro da situação narrada, parece uma viagem no tempo. Q aula, quantas descobertas da linda Irlanda e de seus guerreiros buscando a liberdade de seu país. Parabéns por mais um vídeo enriquecedor. Forte abraço a vcs 🤩🤩🌻🌻
Obrigada!
Parabéns.. Espetáculo!! Amo história..
Nós também!
@@PauloRezzuttiEscritorMeu amigo o que está achando da reforma realizada no museu do Ipiranga..??
Uhul!!! Segundo! Mais um vídeo com a Adriana tenho certeza que está incrível!
Like 6 !
Paulo dá um ❤ para esse fã desesperado aqui, aguardando ansiosamente por quarta feira rsrsrs
❤
Nossa que maravilha, amo ♥ o jeito calmo e quase poetico que ela conta essas Historias incriveis. Ainda mais falando de um país tão lindo! Morrei lah por quase 4 anos!
Fantástico! A gente viaja ouvindo a história. Parabéns Adriana! Já esperando o próximo vídeo seu....😀
Conheço muito da História da Irlanda, mas este video está FANTASTICO !!!!
Gostei muito do estilo da Adriana em narrar os fatos históricos. Este canal só tem EXPERT!! 👏👏👏
Muito obrigado 😊
A Irlanda é muito linda. Amei conhecer sobre a história da sua independência.
Interessante História da Guerra da Independência do Eire ,Ótima narração da Professora que tem voz firme e clara.🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪🇮🇪👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Daria pra ficar ouvindo a Adriana por horas, ela é muito didática!!!!!!! Obrigado por mais esse vídeo.... e que venham muitos outors!!!!!
Maravilha ❤
Fantástico, Adriana, a história da Irlanda é espetacular e você como sempre contando com maestria. Adoro sua forma de relatar os acontecimentos, aprendi bastante hoje, obrigada.
Obrigada!
@@adrianamoura6318 De nada, Adriana. Adoro seus vídeos sobre a Irlanda, estou esperando ansiosa o livro das lendas.
Já havia adorado o primeiro vídeo... fantástica a história da Independência Irlandesa!
O estilo da adriana é cativante ao extremo. Adorei o vídeo.
Uma música que marcou a queda de um império, e gravada pelo Leonard Cohen! A força da arte! Terminando o vídeo já vou procurar pra escutar. Maravilhoso vídeo, adoro sua forma de narrar, Adriana ❤️🌷
Parabéns Adriana ! Obrigado.
Estava aguardando a continuação do tema. O episódio da Páscoa foi bem triste.
A Adriana deu um "show". Amo história e esse casal. Sim, a Cláudia Witti Martius também mora no meu coração, viste!?!?
Ainda bem que vou poder ver de novo este vídeo. Como é bom ouvi-la,e como outro comentarista disse aprender sobre outros povos e a forma deles tratarem de seus assuntos. É uma honra aprender com você professora Adriana. Obrigado.
Que legal! video da Adriana! Gosto muito de historias diferentes :)
Nossa...
Essa história é fascinante...
Amei Historia, parabéns Adriana!👏🏻
ótima Live!!!! parabéns Adriana. Que venham outras.
Excelente Adriana! História muito bem contada! Parabéns
Maravilhosa! Mestra!❤ Recife-Pe
Excelente ‼️
Magnífico!
Não conhecia essa história,ótimo vídeo!
É muito bom aprender dessa maneira 👏👏👏👏👏
Aêêêêê!! Eu já tinha pedido este tema pra Adriana. Brigaduu!!😃
Ativado e agendado. Vamos ao vídeo. Certa q aprenderei mais historia boa.
Parabéns Adriana!!!
Adorei o outro vídeo feito pela Adriana, viagem no tempo.
Abração Dri!!!
A narração da Adriana é cativante - não dá para assistir só uma vez! Quanto ao movimento, se não entregaram o Michael Collins, é porque a independência não tinha preço - estava acima de tudo!
tava querendo encontrar um video sobre collins obrigado
Sensacional! Parabéns, Adriana Moura!
Paulo aproveite o momento para falar sobre a história de Cuba, por favor! Adoraria ouvir você discorrer sobre o assunto. Fica a sugestão!
Um abraço :)
Amei a aula. Fã de James Joice. Obrigada.
Adorei o vídeo!!! Parabéns Adriana 😍😍😍😍😍
Aguardo ansioso todo dia por estas joias de vídeos
Sensacional! Muita informação e belíssimas imagens.
Muito bom Adriana!Parabens!
Amei, aprendi muito
Obrigada
Muito bom- nem sabia dessas guerras la na Irlanda-
Boa noite pra todos!
Estou amando o vídeo ❤️
Que ótimo!
Muito bom, Adriana. 👏👏😉😉 Tô cada vez mais curiosa sobre a história da Irlanda todo o momento q vem no canal 👍😊
Parabéns Adriana! Muito bom 👏👏
Muito bom, gostei muito Adriana, valeu!👏👏👏
Ótimo vídeo estão de parabéns
História muito interessante tenho esse filme
Excelente!! Não conhecia essa história.
Parabéns!!!! Vou rever e rever!.....
Na espera ❤️🌷
Parabéns!!! Amei a aula ❤️👏🏻👏🏻👏🏻
Curtido e compartilhado
MUITO obrigada pela maravilhosa aula! queria estudar mais o contexto histórico e os reflexos de tudo isso que ocorreu, podia ter continuação este vídeo né? Seria demaaaaaaais!! PARABENS Paulo pelas super parcerias do seu canal, além dos seus vídeos que já vi varias vezes cada um!!!!!!!!!!!
Se falar inglês tem uma série de podcasts da RTÉ chamado "The History Show". São de um programa de rádio por Myles Dungan e tem muita reflexão sobre vários temas da época 1913-1923. Um dos poucos fontes de informação e interpretação não-romantizada sobre esse período da nossa história.
@@owenswims93 Ótima dica, vou buscar! obrigada. De fato, o que amo neste canal é a visão histórica justa e profunda. Muito bom!!!!!!!grande abraço Owen!
Muito legal!
Adoreiii. Não sabia quase nada sobre a Irlanda .
Parabens Adriana, otimo video.bjs Rezutti
Só tinha homem bonito lutando pela independência da Irlanda 😍🥰
Se eu fosse contar essa história só ia ter mulher bonita, mas como foi a Adriana... ahahahaha
@@PauloRezzuttiEscritor eu amei conhecer todos eles. Belíssimos 😘
A Adriana deu um "show". Amo esse casal.
Assanhada... rsrsrs
Menina...eu ia falar isso...kkk
Muito bom.
Muito bom o vídeo!
Apenas gratidão
Adoro os vídeos da Adriana, deveria fazer mais igual ao maridão que sou fã de carteirinha.
Este casal é show!!!
Parabéns!
❤️♾
Não fazia idéia de que esse movimento teve dimensão tão ampla!
Muito bom!!!
Ótimo vídeo!
Obrigado 😃
slàinte!
Parabéns 👏👏👏
Muito bom. Assisti o filme também!
Adorei. E uma coisa é certa: se o povo irlandês não fosse obstinado, e não estivesse disposto a tudo, estariam até hoje debaixo do tamanco do império. Vale a pena observar a luta de outros povos em outros lugares - no Haiti por exemplo - q se rebelaram contra o imperialismo e lutaram bravamente pela liberdade. Fica a sugestão.
Lê mais sobre o período pós-independência, durou pelo menos 90 anos para ver algum benefício da independência. No começo do século XX, a Irlanda fazia parte de um dos estados mais democráticos da época, meados do mesmo séculos, a Irlanda foi um dos estados mais opressivos da Europa.
@@owenswims93 ok O'Keefe, pelo sobrenome (ou nick, não sei) vc manja muito mais da história da Irlanda do q eu, mas a princípio, acertando ou errando, nenhum povo/país deve ficar eternamente sob a tutela de um outro. Pode ser apenas minha preferência pessoal não apreciar imperialismo de modo geral. Mas sim, aceito sua sugestão. Tem algum fonte que você sugira em particular? Pode ser em inglês. Abs.
@@lizzborges3203 Claro, eu recomendo a série "The History Show" da RTÉ (tv e rádio nacional aqui), deve ter podcasts no site deles. É importante lembrar que a Irlanda nessa época não era sobre qualquer tipo de "tutela". A Irlanda fazia parte integral do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, um estado plurinacional como a maioria dos estados europeus até hoje, e assim fomos metrópole em vez de colônia.a Irlanda "se livrou" do imperialismo no sentido de que conseguimos lavar as mãos de tudo que foi feito por irlandeses durante o período da União (e antes também). Veja, por exemplo, a palestra no canal da EPIC (Museu de Emigração Irlandesa) sobre "Ireland and the Black Atlantic", e leia sobre o Michael Dwyer e o masacre de Amritsar (se não me engano foi esse o nome da cidade na Índia). Pós-independência, a Irlanda cai sobre a tutela de verdade da Santa Sé e o Conselho dos Bispos Católicos e perdemos muitas liberdades.
muito boa
Paulo fala sobre o Marquês do Paraná.
Boa.. noite.Asisiti os 2 agora a noite. por favor necessito de bibliografia. Sou professor aposentado,69anos e estou estudando
Olá, Antonio Carlos. Infelizmente não conheço nenhuma bibliografia em português. Em inglês, os melhores para mim são os livros de Charles Townsend, "The Easter Rising" e "The Republic", e os de Tim Pat Coogan, particularmente "The IRA" (que cobre o período anterior e seguinte, as edições mais recentes vão até o Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998), "1916 - The Easter Rising" e "Michael Collins - The Man who Made Ireland". Para uma visão geral do nacionalismo irlandês, desde 1798 até a Guerra Civil, a obra fundamental é "The Green Flag", de Robert Kee.
Outros livros que acho fundamentais são os relatos em primeira pessoa, que são numerosos. Os mais importantes provavelmente são o livro de Tom Barry citado no vídeo, "Guerilla Days in Ireland", a autobiografia de Dan Breen, "My Fight for Irish Freedom", e as duas memórias de Ernie O'Malley, "On Another Man's Wound" (sobre o Levante da Páscoa e a Guerra de Independência) e "The Singing Flame" (sobre a Trégua e a Guerra Civil).
*Faz um vídeo falando sobre a independência de San Marino e Liechtenstein*
Para mim, foi tudo novidade. A única informação que eu tinha da Irlanda era o IRA nas suas ações de terrorismo nas décadas de 70 e 80 do século 20.
Não sabia nada sobre a independência da Irlanda, mesmo querendo conhecer o país, que é a terra do meu amado U2. Sei que esse "domingo sangrento" foi inspiração de uma música deles que adoro. E já vi filmes sobre o IRA, mas que na verdade são recortes da história. Queria saber + sobre eles e tb sobre a própria Irlanda, existe a divisão de Sul e Norte? Eles ainda brigam? Qual a relação atual com a Inglaterra?
Sugiro também, se possível, colocar uma bibliografia na descrição do vídeo.
Olá, Ana Claudia. Na verdade a música do U2 é sobre outro Domingo Sangrento, que aconteceu em 1972 em Derry - há pelo menos quatro Domingos Sangrentos na história da Irlanda! Para o futuro posso fazer um vídeo sobre esse outro Domingo Sangrento e aí explicar essa história da divisão entre Norte e Sul. O que acha?
Quanto à bibliografia, não existe nada em português que eu conheça. Em inglês, o melhor livro que eu já li para explicar toda essa situação é "The IRA", escrito pelo jornalista Tim Pat Coogan. As edições mais recentes vão até o Acordo da Sexta-Feira Santa, de 1998.
@@adrianamoura6318 obrigada pela resposta!!! Nossa, quanto"domingo sangrento" eles têm né. Ia adorar sim saber +!!!
Olá @@adrianamoura6318Qual o nome do filme Triti ou Tryty para que eu possa procurar no TH-cam
@@cineios The Treaty, é com o Brendan Gleeson
Ótimo vídeo! N
Notemos que as colunas volantes teriam inspirado a coluna prestes-miguel costa, entre nós.
Pensei o mesmo!
Uma sugestão para vídeos:
As revoltas contra o golpe republicano brasileiro de 1889.
Agora peço para falarem sobre a ( não) libertação da Escócia, o filme coração Valente dá bem 1 idéia......
Houve plebiscito em 2014, e os escoceses acharam melhor não separarem.
🙌🏽🙌🏽🙌🏽👏🏽👏🏽👏🏽