Em cada momento da história, os homens vivem conforme os valores deste momento vivido. Os bandeirantes foram grandes homens em determinado momento da história e criticados em outro. Contudo, são somente homens vivendo e sendo protagonista da história, mesmo que, provavelmente, nem sabiam que protagonistas eram.
Vilões ou heróis, movidos por seus interesses pessoais ou não, protagonizaram movimentos de expansão do país. Se moveram rumo ao desconhecido, com os conhecimentos e recursos que eram possíveis naquela época.
O pessoal de hj em dia é muito sensível, eles fizeram coisas ruins sim como todos conquistadores pelo mundo, ninguém na história é 100% herói, o que temos que ver é o feito deles e a coragem que tiveram de expandir os territórios e trazer o progresso pra nossa região em um período que era tudo desconhecido e extremamente perigoso.
Não podemos usar a nossa régua moral para julgar os atos de nosso antepassados, devemos estudar e usar a história como exemplo para que os erros não sejam repetidos
É por isso q sigo seu canal... para saber a verdadeira história não contada e a partir daí refletir sobre os fatos! Para não ter como base o q nos fizeram acreditar q era real. Os Bandeirantes foram uma mistura de heróis e carrascos, movidos pela ganância e violência nos deixaram um tesouro, q é o nosso país!
Um vídeo espetacular, Paulo, é sempre bom ouvir a nossa história contada por você, nos ensina coisas que na escola eles não nos mostram, aprendi na escola que os bandeirantes foram grandes heróis, mas agora descubro que foram homens fortes, corajosos, porém gananciosos e violentos, enfim, tiveram seu lado bom desbravando e aumentando o nosso país e o lado mau das escravizações e mortes. Não foram heróis, foram seres humanos apenas.
Paulo, exelente trabalho. Parabéns❤ Minha visão sobre o assunto, era idílica, desde do 2 ano primário (1958) ate recentemente. E este video foi profundamente esclarecedor, produzido com maestria, a luz da Democracia e da serenidade da inteligência humana e do pensamento Cristão sem paixões políticas ou ignorância voluntária. ❤ 👍
gosto muito dos seus vídeos por falar a verdadeira história, de ambos os lados, mantendo neutralidade, diferentemente da maioria dos professores de história (principalmente das escolas) que enviesam o estudo.
@Lucyannaleal KKOKKKLLLLLLLLL não disse em momento alguem que não há viés, só há muito reduzido. Querer me diminuir dizendo que "não fui capaz" não irá te fazer superior, Lucyanna
Acho que foram homens de seu tempo e, embora os interesses escusos e os métodos inaceitáveis, é inegável que desbravaram o Brasil, abrindo picadas e estabelecendo povoações.
Com toda ctz , heróis, fizeram o que muitos não teriam coragem,devido ao modo bem primitivo que viviam,fazem parte da nossa História,gostem ou não, até hj milhares de indigenas morrem devido A OMISSAO DOS GOVERNOS.
Na minha opinião eles foram um pouco de cada, porém não podemos apagar o que foi feito e sim nao repetir os mesmos erros! Dizimar os povos originários foi demais!!!
E quilombolas também. O trabalho deles era exatamente este: destruir os originários e os quilombolas para portugueses e brasileiros ibericodescendentes avançar no continente.
Paulo, por certo, os bandeirantes foram tanto herois quanto vilões, como tuso na vida. Também acredito que não podemos julgar pessoas e atos de 500 anos atrás com os valores sociais de hoje; certamente, naqueles dias seria um verdadeiro absurdo uma pessoa não comer carne por ser contra o abate de animais...
Não era normal, se vc tivesse visto, ou entendido o vídeo, saberia que o rei havia proibido a escravização dos povos nativos pacíficos e os Bandeirantes não se importaram com a lei.
@@PauloRezzuttiEscritor os BANDEIRANTES É MTA GENTE! Bandeirantes era uma " Profissão " não podemos separar os indivíduos...Rotular e colocar todos como iguais não é inteligente
Concordo com sua opinião final. Mas gostaria de fazer duas observações: 1 - Existem infinitos outros monumentos aos bandeirantes além desses que você cita aos 26:56 Inquestionavelmente esses são os principais, mas, em inúmeras cidades brasileiras em que os bandeirantes passaram há monumentos homenageando-os. 2 - Acho que seria interessante também citar o "eixo monumental" no Museu do Ipiranga idealizado por Taunay com a ideia de mostrar a construção nacional executada pelos bandeirantes até resultar na Declaração da Independência com D. Pedro I em 1822.
Eles foram a seu tempo heróis, não podemos julgá-los com os olhos de hoje. Concordo 100% com você sobre essa, a meu ver abjeta, política de cancelamento. São apenas vândalos de hoje, sendo que o passado não pode ser mudado.
Podemos e devemos julgar. Conhecer a história é justamente pra fazer juízo moral e sabermos que grandes dessas famílias ricas tradicionais são fruto de coloconizacao e sangue.
Eu acho e me sinto orgulhosa de ser paulistana..e gosto muito dos Bandeirantes! Pra mim são desbravadores e heróis apesar da eliminação de indígenas e escravização dos negros!🎉😂❤❤
Apesar de matar muitos indígena😂😂😂😂😂😂 quanto heroísmo😂😂😂😂 os colonizadores tbm são excelentes nessa sua visão aí. É exatamente essa percepção que eles têm do mundo, se não tivessem matado, explorado, escravizado, levado doenças, o mundo não seria desbravado pra o enriquecimento e desigualdade criado por eles 😂😂. Falta muita análise crítica nessa geração atual😂😂
Os bandeirantes foram os primeiros brasileiros, mestiços como todo brasileiro de hoje. Assim como todo ser humano, imperfeito, ganancioso, explorador com espírito aventureiro!
A parte de capturar indígenas me deixou um pouco entristecida. Porém não podemos negar o quão importante foram as bandeiras para a expansão e desenvolvimento do nosso país. Paulo, tenho duas sugestões de tema ( se vc já fez me mostre por favor) Xica da Silva e os Tropeiros.
Paulo. Eu ouvi em algum lugar que a música do Hino da Coroação de D Pedro I é, na verdade, um trecho de uma opereta italiana. A história contada nega. Será que você consegue descobrir algo a respeito?
Na minha opinião era uma época diferente e o Brasil na ocasião precisava se expandir e modernizar. Sobre crimes e barbáries teríamos q saber sobre as leis da época, mais como jé História e bom ou mau, deve ser contado a realidade dos fatos ocorridos.
Julgar homens do passado com critérios do presente, não parece ser uma atitude muito sábia. Não fossem esses sertanistas, muito provavelmente, seríamos hoje como a costa do Pacífico, um emaranhado de repúblicas
Vc pode verificar nas atas da Câmara da cidade de São Paulo que ainda preservam os documentos da época e estão disponiveis na net, gratuitamente, que todas as expedições, só partiam com uma convocação da coroa ou do seu representante e que entradas particulares eram consideradas criminosas. Por outro lado, as mais comuns eram convocadas entre a população. Imagino que sejam essas que vc chama de particulares.
Os bandeirantes replicam o pensamento europeu de que todos necessitavam ser "civilizados" ou "salvos pela conversão religiosa" Hoje temos que ter a clareza que embora assim tenha sido o modus operandi, o nome dessas atrocidades é atrocidades.
Foram homens do seu tempo! Apagar estes indivíduos não faz de nós seres superiores ou esclarecidos, mas apenas reforça o tamanho da nossa ignorância e da nossa incapacidade em lidar com o contraditório.
São valentes personagens do seu tempo onde só havia conquistados e conquistadores. Hoje agimos diferente, mas não muda o fato de que qualquer outro conquistador faria assim. Os Incas, Astecas e Maias também escravizavam seus inimigos, faziam sacrifícios humanos e não saímos destruindo seus monumentos ou cancelando textos sobre eles na internet. Os romanos da antiguidade escravizavam e crucificavam pessoas (e Cristo) e nunca vi jogarem fogo ou tinta na estátua de qualquer imperador romano. Hoje precisamos contar as histórias, respeitar o passado e parar de usar o passado para fins políticos presentes.
Excelente vídeo, nada de cancelamento, são homens e Brasil daquele tempo. Hoje em dia querem cancelar todos os assuntos, só não cancelaram o socialista, que deveriam ter sido eliminados na segunda guerra, assim como foi com os nazistas.
Aos críticos apenas uma nota: “não existiria o Brasil tal como conhecemos se não fosse estes bandeirantes”. Paulo, parabéns pelo excelente vídeo … pois tudo o que tem produzido sobre os bandeirantes é muito ruim. Sendo, que o único filme “o caçador de esmeraldas” é horrível. Gasta-se muito dinheiro público com “filme ruim”, porém não temos um filme decente sobre os bandeirantes.
Entre eles e os cangaceiros, uma continuidade, acho os cangaceiros possuidores de mais valores do que eles. Pra não falar de política. Obrigado. Grande abraço.
Eu achava incrível os Bandeirantes, cheguei a percorrer São Paulo para fotografar as Esculturas espalhadas pela cidade..... Até começar a estudar a história do Brasil, e descobrir que eles escravizaram e mataram os Indígenas, inclusive foram para outros Estados, como no Rio Grande do Norte, onde exterminaram cerca de 1500 Indígenas (na guerra dos Bárbaros), e capturaram cerca de 300 sobreviventes e fizeram de escravos. São Paulo, deveria ter monumentos em homenagem aos povos originários, isso sim seria justo.
Isso mesmo amigo, só cuidado para não cair na narrativa da historiografia moderna de transformar tudo em luta de classe, índio contra branco, branco contra preto, etc, os índios já viviam em estado de guerra permanente antes do descobrimento, assim como os europeus também entre si, morreu muito mais gente nos séculos 16 e 17 em massacres e guerras na própria Europa do que no Brasil. Os próprios bandeirantes não tinham pretensão de serem admirados, eles apenas faziam o que podiam para não ser a presa, num mundo que só existia presa e predador
Aprenda a observar a história dentro do contexto temporal. Se não fossem os Bandeirantes hoje você estaria plantando mandioca e caçando com arco e flecha.
Também não sou a favor da cultura do cancelamento. Creio que devemos sim falar sobre as coisas, até para que muitas delas não voltem a se repetir. No entanto, creio que o motivo dos bandeirantes fazerem sua expansão pelo Brasil foi tudo menos heroico.
@@WangleisaRibeirodaSilva então vc apoia assassinos e escravizadores. Vc apoia ladrões que chegam na terra dos outros. Vc apoia a violência do mais forte. Se o crime organizado invadir a sua casa, te roubar, te matar. Ta tudo bem, eles tbm estão lutando pelo dinheiro e poder, sem moral nem Deus no coração. Vc não poderá reclamar. E pelo seu pensamento isso tem grande chance de acontecer
@@elianelemos8726Qual processo colonizatório foi feito sem mortes? E o pior, vocês nem ao menos tem ideia real de como foi esse processo realizado pelos Bandeirantes, já que boa parte deles já eram descendentes de índios e muitos índios estavam junto com eles na empreitada. Que houve abusos, certamente houve, mas é muito fácil avaliar com os olhos do século XXI, que lamentavelmente, se estarrece com o cisco no olho do passado, mas não consegue enxergar a trave que está no meio da própria cara! Agora, quantas freiras e padres foram massacrados pelos revolucionários na França e na Espanha a gente tem certa documentação, vocês estão a fim de saber? Tem algum vídeo a respeito disso? Garanto que um bandeirante era um santo se comparado a um bolchevique!!!
A História deve narrar fatos e ajudar em sua compreensão. O cancelamento é a atitude dos ignorantes. A verdade é importante e deve ser difundida e não escondida. Apenas isso. Nem heróis nem bandidos, apenas resultado da cultura da época.
Show show show show show FOFOCAS ESPÍRITAS: Como descrito no livro "Brasil, Pátria do Evangelho, Coração do Mundo", quando Ismael mostrou a Jesus o vasto território que viria a ser o Brasil propondo que este espaço se tornasse a Pátria do Evangelho para atender as determinações vindas do Mais Alto, Jesus, ao aceitar a sugestão, orientou a Ismael a convidar espíritos que "viviam" no astral inferior a trabalharem (reencarnaram) na tarefa de desbravar o interior das matas. Evidente que este trabalho somente poderia ser oferecido a espíritos corajosos e evidentemente em débito com a espiritualidade. Por outro lado, é lógico pensar que Jesus não teria determinado dizimar os povos originários como aconteceu também na América Espanhola e na América do Norte pelos europeus brancos. O papel destes era levar conhecimento e proteção aos nativos. Mas como pedir isto aos habitantes do astral inferior? Alguns saldaram seus débitos, outros bem tanto....
Os tais valores cristãos que os colonizadores traziam era só para levar vantagem sobre os oprimidos. Isso não mudou até os dias de hoje. A ganância era o que movia essa gente. Também não mudou até nossos dias . É o ser humano se repetindo.
Heróis Paulistas. São julgados aos olhos da atualidade, onde temos proteção, polícia, estradas, leis... Era eles por eles mesmos, cercados num mundo hostil, eram poucos vivendo entre milhões de índios que guerreavam entre si, atacavam a vila e canibalizavam seus inimigos. Oque os paulistas escreveram sobre eles é baseado em documentos e relatos de época feitos por quem nem tinha intenção de exaltar os paulistas, portanto que seja respeitada toda essa literatura. E só um adendo, no vídeo ele diz que é ensinado que eles são heróis, muito pelo contrário, já tem mais de 40 anos que todo professor de história enfia na cabeça dos alunos que são vilões, só quem vai atrás de mais informações entende que são heróis do seu tempo.
A Terra sempre foi um lugar cheio de atrocidades. Somos violentos tambem, mas nao só, como hoje uma releitura que fazer, para impor sua forma de pensar que na verdade nao propõe nada, é apenas o ressentimento e a vingança. O passado deve ser usado para que erros cometidos nao se repitam. Se fizermos isso já estará bom demais. Engraçado que quando vc. quer discutir o que os Pioneiros nos EUA , os Bandeirantes locais, fizeram com as populações indigenas da época, o assunto toma outro contorno. Sim, Zumbi tinha escravos no quilombo, e isso não é dito e discutido. A escravidão nunca é abordada por todos os ângulos seriamente.
Em cada momento da história, os homens vivem conforme os valores deste momento vivido. Os bandeirantes foram grandes homens em determinado momento da história e criticados em outro. Contudo, são somente homens vivendo e sendo protagonista da história, mesmo que, provavelmente, nem sabiam que protagonistas eram.
@@Robsonlffidelis Perfeito! O professor deveria saber bem isso, mas...
Grandes personagens que mataram e escravizaram índios, daí sim.
Vilões ou heróis, movidos por seus interesses pessoais ou não, protagonizaram movimentos de expansão do país. Se moveram rumo ao desconhecido, com os conhecimentos e recursos que eram possíveis naquela época.
@@Robsonlffidelis será q os povos originários também achavam os bandeirantes grandes homens? Ou só a coroa portuguesa? 🤔🤔 isso naquela época.
passou um baita de um pano
O pessoal de hj em dia é muito sensível, eles fizeram coisas ruins sim como todos conquistadores pelo mundo, ninguém na história é 100% herói, o que temos que ver é o feito deles e a coragem que tiveram de expandir os territórios e trazer o progresso pra nossa região em um período que era tudo desconhecido e extremamente perigoso.
Não podemos usar a nossa régua moral para julgar os atos de nosso antepassados, devemos estudar e usar a história como exemplo para que os erros não sejam repetidos
Concordo
O que mais gosto nos seus videos eh que nem demonizam nem santificam as figuras, mostrando a complexidade das relacoes humanas que moldam a história.
É por isso q sigo seu canal... para saber a verdadeira história não contada e a partir daí refletir sobre os fatos! Para não ter como base o q nos fizeram acreditar q era real. Os Bandeirantes foram uma mistura de heróis e carrascos, movidos pela ganância e violência nos deixaram um tesouro, q é o nosso país!
@@samirasoldera6522 a história não contada não significa que seja verdadeira. É uma visão que certamente se difere de outra que a contrapõe.
Então os índios foram carrascos porque eles também tinham escravos de guerra .
Até vc queria obter as pedras preciosas
Na minha cidade Pitangui MG viveu um grande bandeirante, Manoel de Borba gato
Falo dele nesse vídeo!
Ele teve as mãos bem sujas de sangue.
🔥 🔥 🔥 🔥 🔥
Mto bom arrasou.👏👏👏👏👍👍👍
Um vídeo espetacular, Paulo, é sempre bom ouvir a nossa história contada por você, nos ensina coisas que na escola eles não nos mostram, aprendi na escola que os bandeirantes foram grandes heróis, mas agora descubro que foram homens fortes, corajosos, porém gananciosos e violentos, enfim, tiveram seu lado bom desbravando e aumentando o nosso país e o lado mau das escravizações e mortes. Não foram heróis, foram seres humanos apenas.
Sempre um ótimo vídeo!👏👏
Parabéns por está narração
Amo a história do meu Brasil
Sou mineira de Alpercata MG
Mas moro em Campinas SP
Amo SP 👏👏
Bom ouvir seu comentário final. Concordo que foi um pouco de cada coisa e o cancelamento não leva a nada. Obrigado pelo vídeo.
Paulo, exelente trabalho. Parabéns❤ Minha visão sobre o assunto, era idílica, desde do 2 ano primário (1958) ate recentemente. E este video foi profundamente esclarecedor, produzido com maestria, a luz da Democracia e da serenidade da inteligência humana e do pensamento Cristão sem paixões políticas ou ignorância voluntária. ❤ 👍
Aqui no centro de Goiânia tem uma estátua de um bandeirante. A história daqui conta muito sobre eles. Vamos saber mais, então. Até lá!
Caramba, que super episódio… uma suuuuuuper aula. Nossa história, nossas origens… um pouco de cada coisa…
Grandes figuras históricas são sempre acompanhadas por controvérsias e complexidade, e o debate sobre elas é sempre muito interessante.
Bandeirantes os heróis do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👊👊👊👊👊👊
Boa noite. Paulo, acabei de receber o seu livro d. Pedro I, comecei a ler hoje.
Que legal, espero que goste!
Suas informações são boas e impõe novos pensamentos.
gosto muito dos seus vídeos por falar a verdadeira história, de ambos os lados, mantendo neutralidade, diferentemente da maioria dos professores de história (principalmente das escolas) que enviesam o estudo.
Tudo tem viés. Você que não teve capacidade de analisar. Não existe ambos os lados, existe um lado que mata e um que morre.
@Lucyannaleal KKOKKKLLLLLLLLL não disse em momento alguem que não há viés, só há muito reduzido. Querer me diminuir dizendo que "não fui capaz" não irá te fazer superior, Lucyanna
Acho que foram homens de seu tempo e, embora os interesses escusos e os métodos inaceitáveis, é inegável que desbravaram o Brasil, abrindo picadas e estabelecendo povoações.
Ec matando pessoas
Excelente como sempre. Parabéns. Abraços de BH . . . 🤗🤗🤗!!!!!!!
Oi Paulo Muito bom este vídeo como tem sido todos Assunto seus vídeos sempre no aparelho da TV. Não gosto de ver no celular. Parabéns e Obrigada👍 👍
Com toda ctz , heróis, fizeram o que muitos não teriam coragem,devido ao modo bem primitivo que viviam,fazem parte da nossa História,gostem ou não, até hj milhares de indigenas morrem devido A OMISSAO DOS GOVERNOS.
Nada a ver o uc com as calças.
@@analopes8414td a ver. Vc que não teve capacidade de entender.
Um pouco de cada coisa mesmo. Parabéns pelo trabalho, Paulo Gratidão ❤
Amei o vídeo. Abraço de Portugal
adorei o canal, ganhou mais um inscrito 🎉. Poderia por gentileza fazer um vídeo sobre a vida de Ninon de lenclos, abraços 🫂
Muito obrigada pelo seu vídeo rico cheio de informações, conheci seu canal quando estava no ensino médio
Excelente trabalho, muito obrigada!
Reconheço aí minhas raízes 🦾
Que vídeo perfeito👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Na minha opinião eles foram um pouco de cada, porém não podemos apagar o que foi feito e sim nao repetir os mesmos erros! Dizimar os povos originários foi demais!!!
E quilombolas também. O trabalho deles era exatamente este: destruir os originários e os quilombolas para portugueses e brasileiros ibericodescendentes avançar no continente.
Paulo, por certo, os bandeirantes foram tanto herois quanto vilões, como tuso na vida. Também acredito que não podemos julgar pessoas e atos de 500 anos atrás com os valores sociais de hoje; certamente, naqueles dias seria um verdadeiro absurdo uma pessoa não comer carne por ser contra o abate de animais...
Mania de ver períodos histórico com as ideias modernas.
O que hoje achamos que é errado naquela época era normal
Não era normal, se vc tivesse visto, ou entendido o vídeo, saberia que o rei havia proibido a escravização dos povos nativos pacíficos e os Bandeirantes não se importaram com a lei.
@@PauloRezzuttiEscritor os BANDEIRANTES É MTA GENTE! Bandeirantes era uma " Profissão " não podemos separar os indivíduos...Rotular e colocar todos como iguais não é inteligente
@@PauloRezzuttiEscritora coroa proibiu porque era cristã
@@AntonioCosta85não podemos é achar normal genocídios. Eu hein
Concordo com sua opinião final. Mas gostaria de fazer duas observações:
1 - Existem infinitos outros monumentos aos bandeirantes além desses que você cita aos 26:56 Inquestionavelmente esses são os principais, mas, em inúmeras cidades brasileiras em que os bandeirantes passaram há monumentos homenageando-os.
2 - Acho que seria interessante também citar o "eixo monumental" no Museu do Ipiranga idealizado por Taunay com a ideia de mostrar a construção nacional executada pelos bandeirantes até resultar na Declaração da Independência com D. Pedro I em 1822.
Eles foram a seu tempo heróis, não podemos julgá-los com os olhos de hoje.
Concordo 100% com você sobre essa, a meu ver abjeta, política de cancelamento. São apenas vândalos de hoje, sendo que o passado não pode ser mudado.
Podemos e devemos julgar. Conhecer a história é justamente pra fazer juízo moral e sabermos que grandes dessas famílias ricas tradicionais são fruto de coloconizacao e sangue.
@@Lucyannaleal Devemos conhecer e tentar evoluir aos conhecermos o passado, mas não tentar apagá-lo nem destruir os símbolos que ele deixou.
Muito bom 🎉🎉🎉🎉
Antônio Raposo Tavares merece um filme.
Eu acho e me sinto orgulhosa de ser paulistana..e gosto muito dos Bandeirantes! Pra mim são desbravadores e heróis apesar da eliminação de indígenas e escravização dos negros!🎉😂❤❤
Apesar de matar muitos indígena😂😂😂😂😂😂 quanto heroísmo😂😂😂😂 os colonizadores tbm são excelentes nessa sua visão aí. É exatamente essa percepção que eles têm do mundo, se não tivessem matado, explorado, escravizado, levado doenças, o mundo não seria desbravado pra o enriquecimento e desigualdade criado por eles 😂😂. Falta muita análise crítica nessa geração atual😂😂
Ótimo vídeo!!! 🎉
Que viideo excelente, parabéns!!1
❤❤❤
Amo o seu jeito
Parabéns pelo vídeo
Valeu Paulo
Os bandeirantes foram os primeiros brasileiros, mestiços como todo brasileiro de hoje. Assim como todo ser humano, imperfeito, ganancioso, explorador com espírito aventureiro!
Contribuíram na dominação de terras, mas o preço foi alto: vidas e destruição. O Brasil ainda paga esse preço ate hoje...
Vídeo excelente!
Muito bom.
Ótimo vídeo.
A parte de capturar indígenas me deixou um pouco entristecida. Porém não podemos negar o quão importante foram as bandeiras para a expansão e desenvolvimento do nosso país.
Paulo, tenho duas sugestões de tema ( se vc já fez me mostre por favor)
Xica da Silva e os Tropeiros.
Parabéns Por Esse Vídeo.
Paulo. Eu ouvi em algum lugar que a música do Hino da Coroação de D Pedro I é, na verdade, um trecho de uma opereta italiana. A história contada nega. Será que você consegue descobrir algo a respeito?
carbonária italiana 🇵🇹 , verde e vermelho da falsa bandeira de Portugal que na verdade é azul 💙 e branco 🤍, carbonária italiana que cometeu regicidio.
O Taunay também foi responsável por reeditar o a Nobliarchia Paulistana Histórica e Genealógica, de Pedro Taques de Almeida Paes
Na minha opinião era uma época diferente e o Brasil na ocasião precisava se expandir e modernizar. Sobre crimes e barbáries teríamos q saber sobre as leis da época, mais como jé História e bom ou mau, deve ser contado a realidade dos fatos ocorridos.
Sou descendente direto de Jorge de Barros Fajardo. Cheguei nele, genealogicamente, só com certidões eclesiásticas, via fontes primárias.
Queria entender como os Paulistas conhecendo tanto a Regiao e tendo experiência de combate foram derrotados na Guerra dos Emboabas
Toda vez que há um choque de culturas o sangue rola. Isto acontece até hoje.
❤❤❤❤❤❤❤
A Guerra dos Emboabas ocorreu em paralelo a Guerra de Sucessão Espanhola. Se fosse Paulista teria buscado auxílio a Espanha Borbonica.
Muito bom
sou de Pernambuco e moro ao lado de uma cidade chamada Paulista. adivinha pq rsrsrs
A respeito de povos originários tive bons professores de história que explicavam sobre o canibalismo
É um pouco de cada coisa
❤ História
Os Bandeirantes foram desbravadores, muito importantes para a história da nossa nação. Foram ao mesmo tempo heróis e vilões.
Foram vilões, apenas. Provocaram genocídio por se acharem superiores. Não se relativiza genocídios e escravidão
Julgar homens do passado com critérios do presente, não parece ser uma atitude muito sábia.
Não fossem esses sertanistas, muito provavelmente, seríamos hoje como a costa do Pacífico, um emaranhado de repúblicas
O óbvio tem que ser revisto quantas vezes for necessário continue professor meu , tem tirado a trave de meus olhos 😂
Tinham uma energia fenomenal, sem dúvida! Mas eu não gostaria de encontrar um pela frente!
Minha mãe é descendente do Domingos Jorge Velho
Concordo, foram um pouco de cada coisa.
Vc pode verificar nas atas da Câmara da cidade de São Paulo que ainda preservam os documentos da época e estão disponiveis na net, gratuitamente, que todas as expedições, só partiam com uma convocação da coroa ou do seu representante e que entradas particulares eram consideradas criminosas. Por outro lado, as mais comuns eram convocadas entre a população. Imagino que sejam essas que vc chama de particulares.
Nem heróis nem vilões. Homens de sua época que tiveram sua importância enorme para a expansão. Sem demonizações nem glorificações.
Se escravizaram seres humanos, eram perversos sim.
Escutem a opinião dos Povos Indígenas a respeito do "heroísmo" deles.
Acredito que esquecer e derrubar as coisas é, também, esquecer a história do Brasil.
Os bandeirantes replicam o pensamento europeu de que todos necessitavam ser "civilizados" ou "salvos pela conversão religiosa"
Hoje temos que ter a clareza que embora assim tenha sido o modus operandi, o nome dessas atrocidades é atrocidades.
Alguém indica um livro romance histórico sobre o tema por favor , obrigado.
Os garimpeiros que invadem terras indígenas e os matam também são tratados como heróis. Em fim.
Foram homens do seu tempo! Apagar estes indivíduos não faz de nós seres superiores ou esclarecidos, mas apenas reforça o tamanho da nossa ignorância e da nossa incapacidade em lidar com o contraditório.
São valentes personagens do seu tempo onde só havia conquistados e conquistadores. Hoje agimos diferente, mas não muda o fato de que qualquer outro conquistador faria assim. Os Incas, Astecas e Maias também escravizavam seus inimigos, faziam sacrifícios humanos e não saímos destruindo seus monumentos ou cancelando textos sobre eles na internet. Os romanos da antiguidade escravizavam e crucificavam pessoas (e Cristo) e nunca vi jogarem fogo ou tinta na estátua de qualquer imperador romano. Hoje precisamos contar as histórias, respeitar o passado e parar de usar o passado para fins políticos presentes.
Excelente vídeo, nada de cancelamento, são homens e Brasil daquele tempo.
Hoje em dia querem cancelar todos os assuntos, só não cancelaram o socialista, que deveriam ter sido eliminados na segunda guerra, assim como foi com os nazistas.
É um equívoco a tentativa de reescrever a história com base na régua atual.
Aos críticos apenas uma nota: “não existiria o Brasil tal como conhecemos se não fosse estes bandeirantes”.
Paulo, parabéns pelo excelente vídeo … pois tudo o que tem produzido sobre os bandeirantes é muito ruim. Sendo, que o único filme “o caçador de esmeraldas” é horrível.
Gasta-se muito dinheiro público com “filme ruim”, porém não temos um filme decente sobre os bandeirantes.
Nenhum povo deveria ser privado de sua liberdade, cultura ou religião mas queimar estátua vai mudar em que a história ???
❤
São Paulo e suas histórias mais o Paraná tem cada histórias tensa também
Serāo sempre vilões. Exterminaram grandes populações de povos originários.
São um misto de bem e mal.😮
No Continente do Rio Grande eles atacaram as reduções do Tape (centro do RS) e não os Sete Povos.
Entre eles e os cangaceiros, uma continuidade, acho os cangaceiros possuidores de mais valores do que eles. Pra não falar de política.
Obrigado. Grande abraço.
As bandeiras eram compostas por cartografos e cientistas? Se não, foi uma tremenda perda de oportunidade
Eu achava incrível os Bandeirantes, cheguei a percorrer São Paulo para fotografar as Esculturas espalhadas pela cidade..... Até começar a estudar a história do Brasil, e descobrir que eles escravizaram e mataram os Indígenas, inclusive foram para outros Estados, como no Rio Grande do Norte, onde exterminaram cerca de 1500 Indígenas (na guerra dos Bárbaros), e capturaram cerca de 300 sobreviventes e fizeram de escravos. São Paulo, deveria ter monumentos em homenagem aos povos originários, isso sim seria justo.
Isso mesmo amigo, só cuidado para não cair na narrativa da historiografia moderna de transformar tudo em luta de classe, índio contra branco, branco contra preto, etc, os índios já viviam em estado de guerra permanente antes do descobrimento, assim como os europeus também entre si, morreu muito mais gente nos séculos 16 e 17 em massacres e guerras na própria Europa do que no Brasil. Os próprios bandeirantes não tinham pretensão de serem admirados, eles apenas faziam o que podiam para não ser a presa, num mundo que só existia presa e predador
Até tem, mas nem de longe tantas nem tão imponentes quanto dos bandeirantes
@paulorodrigues28730 Eu concordo totalmente com você, faço de suas palavras as minhas também.
Aprenda a observar a história dentro do contexto temporal. Se não fossem os Bandeirantes hoje você estaria plantando mandioca e caçando com arco e flecha.
Deve ser Esquerdista igual o dono do canal , olha o Trampo 😊
Também não sou a favor da cultura do cancelamento. Creio que devemos sim falar sobre as coisas, até para que muitas delas não voltem a se repetir. No entanto, creio que o motivo dos bandeirantes fazerem sua expansão pelo Brasil foi tudo menos heroico.
Cancelar um grupo de homens que morreram há mais de 350 anos💀
Um pouco de casa coisa, professor. Não eram santos, mas a igreja também não era santa.
Qual link do livro paulo
Abs
*Graças aos bandeirantes o Brasil 🇧🇷 tem o tamanho que tem hoje por tanto pra mim eles são heróis*
@@WangleisaRibeirodaSilva então vc apoia assassinos e escravizadores. Vc apoia ladrões que chegam na terra dos outros.
Vc apoia a violência do mais forte.
Se o crime organizado invadir a sua casa, te roubar, te matar. Ta tudo bem, eles tbm estão lutando pelo dinheiro e poder, sem moral nem Deus no coração. Vc não poderá reclamar. E pelo seu pensamento isso tem grande chance de acontecer
Sim. Um enorme território.[Terra]! O que não quer dizer que isso seja um bem para quem morreu por isso. Nem tampouco um bem para o indivíduo.
@elianelemos8726 *Viralatista*
são assassinos
@@elianelemos8726Qual processo colonizatório foi feito sem mortes? E o pior, vocês nem ao menos tem ideia real de como foi esse processo realizado pelos Bandeirantes, já que boa parte deles já eram descendentes de índios e muitos índios estavam junto com eles na empreitada. Que houve abusos, certamente houve, mas é muito fácil avaliar com os olhos do século XXI, que lamentavelmente, se estarrece com o cisco no olho do passado, mas não consegue enxergar a trave que está no meio da própria cara! Agora, quantas freiras e padres foram massacrados pelos revolucionários na França e na Espanha a gente tem certa documentação, vocês estão a fim de saber? Tem algum vídeo a respeito disso? Garanto que um bandeirante era um santo se comparado a um bolchevique!!!
Depredação de Patrimônio Público É Terrível.
A História deve narrar fatos e ajudar em sua compreensão. O cancelamento é a atitude dos ignorantes. A verdade é importante e deve ser difundida e não escondida. Apenas isso. Nem heróis nem bandidos, apenas resultado da cultura da época.
Herois corajosos que nos trouxeram ate aqui.
Show show show show show
FOFOCAS ESPÍRITAS:
Como descrito no livro "Brasil, Pátria do Evangelho, Coração do Mundo", quando Ismael mostrou a Jesus o vasto território que viria a ser o Brasil propondo que este espaço se tornasse a Pátria do Evangelho para atender as determinações vindas do Mais Alto, Jesus, ao aceitar a sugestão, orientou a Ismael a convidar espíritos que "viviam" no astral inferior a trabalharem (reencarnaram) na tarefa de desbravar o interior das matas. Evidente que este trabalho somente poderia ser oferecido a espíritos corajosos e evidentemente em débito com a espiritualidade. Por outro lado, é lógico pensar que Jesus não teria determinado dizimar os povos originários como aconteceu também na América Espanhola e na América do Norte pelos europeus brancos. O papel destes era levar conhecimento e proteção aos nativos. Mas como pedir isto aos habitantes do astral inferior? Alguns saldaram seus débitos, outros bem tanto....
"Brasil, Coração do mundo, Pátria do Evangelho"
Os tais valores cristãos que os colonizadores traziam era só para levar vantagem sobre os oprimidos. Isso não mudou até os dias de hoje. A ganância era o que movia essa gente. Também não mudou até nossos dias .
É o ser humano se repetindo.
Heróis Paulistas.
São julgados aos olhos da atualidade, onde temos proteção, polícia, estradas, leis...
Era eles por eles mesmos, cercados num mundo hostil, eram poucos vivendo entre milhões de índios que guerreavam entre si, atacavam a vila e canibalizavam seus inimigos.
Oque os paulistas escreveram sobre eles é baseado em documentos e relatos de época feitos por quem nem tinha intenção de exaltar os paulistas, portanto que seja respeitada toda essa literatura.
E só um adendo, no vídeo ele diz que é ensinado que eles são heróis, muito pelo contrário, já tem mais de 40 anos que todo professor de história enfia na cabeça dos alunos que são vilões, só quem vai atrás de mais informações entende que são heróis do seu tempo.
A Terra sempre foi um lugar cheio de atrocidades. Somos violentos tambem, mas nao só, como hoje uma releitura que fazer, para impor sua forma de pensar que na verdade nao propõe nada, é apenas o ressentimento e a vingança. O passado deve ser usado para que erros cometidos nao se repitam. Se fizermos isso já estará bom demais. Engraçado que quando vc. quer discutir o que os Pioneiros nos EUA , os Bandeirantes locais, fizeram com as populações indigenas da época, o assunto toma outro contorno. Sim, Zumbi tinha escravos no quilombo, e isso não é dito e discutido. A escravidão nunca é abordada por todos os ângulos seriamente.
Acho Que os Bandeirantes São um Pouco de Cada.
Desviar dinheiro público era crime, até o Liula Inácio voltar a ser dono do Brasil.
Uai, por que o Bandeirante não presta??¿??