O DINHEIRO COMO REPRESENTAÇÃO DO VALOR: David Harvey em "A loucura da razão econômica" (

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 126

  • @TVBoitempo
    @TVBoitempo 6 ปีที่แล้ว +54

    Boa!

  • @renanmaia6616
    @renanmaia6616 6 ปีที่แล้ว +82

    É discrepante o nível da argumentação do saia da matrix em relação a maioria dos canais liberais, parabéns Humberto!

    • @brunomartineztessele2348
      @brunomartineztessele2348 6 ปีที่แล้ว +2

      *discrepante. Concordo.

    • @renanmaia6616
      @renanmaia6616 6 ปีที่แล้ว +3

      @@brunomartineztessele2348 valeu hahaha

    • @polissemizando5409
      @polissemizando5409 6 ปีที่แล้ว +11

      @@renanmaia6616 Talvez, só talvez, porque não seja um canal liberal...

    • @betorezende7645
      @betorezende7645 6 ปีที่แล้ว +2

      Esperando meus amigos Ancaps

    • @alissonantunes
      @alissonantunes 6 ปีที่แล้ว +1

      Propaganda mimimises do pinochet feito por guris retardados doutrinados por think thanks? Nunca vai sair argumentação dali... só falácia
      Liberalismo é outra coisa

  • @lucascoelhodeoliveira4047
    @lucascoelhodeoliveira4047 2 ปีที่แล้ว +1

    Querido Camarada Humberto, você é foda didaticamente! Consegue explicar coisas complexas, como a economia, de forma espetacularmente didática. Me sinto encorajado a ler o Capital, obrigado!

  • @TheAlexsandrocosta
    @TheAlexsandrocosta 2 ปีที่แล้ว

    Maaaanooo, aí é aula hein? Muito obrigado mesmo. Preciso compreender essa questão pra seguir existindo.

  • @RafaellEleuterio
    @RafaellEleuterio 4 หลายเดือนก่อน

    Por coincidência eu acabei de ler esse livro (por indicação do Tio João Carvalho). Video excelente Professor Humberto.

  • @m.marxiano_is_on
    @m.marxiano_is_on 4 ปีที่แล้ว

    Exposição excepcional, Humberto... A questão é como tornar algo tão complexo e contraditório inteligível e acessível aos trabalhadores numa dinâmica do ser e do fazer totalmente ideologizada pela reprodução do capital. Abraço!

  • @CanalGrundrisse
    @CanalGrundrisse 6 ปีที่แล้ว +31

    Para compreender a diferença entre valor e preço na economia capitalista é necessário entender que a teoria dialética do valor-trabalho pressupõe a existência de uma relação entre as categorias de preço e valor, que é de tipo quantitativa, mas é mediada por certas mediações. O preço é um tipo de valor de troca especial, quando envolve uma relação mercadoria com dinheiro.
    O valor de troca de uma mercadoria é a proporção de troca que ela realmente estabelece com outra mercadoria qualquer. A mercadoria possui tantos valores de trocas quanto são as demais mercadorias.
    Exemplo: a unidades de A podem ser trocados por b unidades de B; c unidades de C; d unidades de D.
    O preço é o valor de troca na qual a outra mercadoria é o dinheiro. As categorias valor e valor de troca são diferentes. A categoria valor se transforma com ao longo do tempo.
    Em um primeiro momento, só em um primeiro momento, pois ele se transforma posteriormente, o valor trata-se de uma propriedade intrínseca da mercadoria, e essa propriedade é social (não natural) e que consiste no "poder de compra" que permite com que ela tenha aqueles valores de troca determinados, e não outros. Esse poder de compra em um primeiro momento está relacionado com a quantidade de trabalho socialmente para a produzir. É aí que fica determinando a "magnitude do valor", que é produzida pelo trabalho social.
    O valor não é natural da economia, é uma propriedade social que é-lhe entregue à mercadoria pela sociedade e somente pelo fato desta última ser de maneira capitalista organizada.
    O valor é algo que está no interior da mercadoria, é a essência. O valor de troca é a forma de manifestação do valor, por isso pode ser diretamente observado, é apenas a aparência. O valor até aqui vira o poder de compra e o valor de troca a compra efetivada.
    Marx começa analisando a mercadoria mostrando os aspectos do valor de uso e do valor de troca. Analisando a essência do valor de troca se mostra o valor.
    A teoria dialética do valor-trabalho é uma teoria da natureza da riqueza capitalista. Ao mesmo tempo em que a riqueza consiste no "poder de compra" da mercadoria. Esse poder de compra pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de trabalho socialmente necessária para produzi-la. Porém, o valor (poder de compra em primeira análise) não constitui o REAL poder de compra; esse poder real é alterado por certas determinações.
    Poder de compra original = fixado diretamente pela magnitude do valor (pela quantidade de trabalho socialmente necessária)
    Poder de compra real = se colocará em um nível superior ou inferior dependendo da mercadoria.
    Esse diferença do "poder original" do "poder real" acontece por conta de determinações estruturais do capitalismo. No dia-a-dia, o "poder efetivo de compra" de uma mercadoria flutua em trono do "poder real", essa flutuação é resultado de determinações secundárias (como a oferta e demanda) e caracterizam o PREÇOS DE MERCADO.
    Poder original: determinado diretamente pelo valor.
    Poder real: é o valor, porém alterado por determinações estruturais do sistrma capitalista.
    Poder efetivo (preço): flutua em torno do poder real, por razões circunstâncias de oferta e demanda.
    Poder de compra original é determinado pela magnitude do valor.
    O poder real é o valor + determinações estruturais
    O poder efetivo (preços) é a flutuação pela oferta e demanda em torno do poder real.
    Ótimo vídeo, Humberto.

    • @opesodomartelo6064
      @opesodomartelo6064 6 ปีที่แล้ว +2

      Uma teoria que se diz materialista mas acredita que exista algo imaterial. Como sempre, contraditória.
      O valor só surge no momento da troca, ou seja, no momento em que o indivíduo está interagindo com a coisa.
      Alias, a coisa pode nem ter valor, se o indivíduo achar por exemplo que o simples fato de de possuí-la, seja um fardo, como por exemplo ter alergia a ela.
      Alguém disse aqui que ninguém vende algo abaixo do seu custo produção. Errado! Muitas, empresas tem que vender seus produtos abaixo do seu custo de produção por causa da oferta e demanda, só para diminuir o prejuízo.
      Valor socialmente construído. Outra quimera que Marx inventou que não tem lastro nenhum na realidade.
      A materialidade de uma coisa pode ter os atributos necessários para um determinado humano valorizá-la, mas não significa que tem um valor intrínseco. O ato de valorizar é um processo que ocorre em determinados momentos, com características diferentes, com necessidades diferentes.
      Não existe um valor "intrínseco a coisa", independente dos processos físicos da natureza que levam humanos a se relacionar e trocar coisas.
      Valor só pode ser atribuído ao indivíduo não numa "mágica subjetiva" e sim por processos objetivos dentro do seu corpo que fazem ele escolher, trocar, preferir antes, se disciplinar para gastar depois, etc.
      Chamamos de subjetivo porque são reações que acontecem dentro do corpo humano, que chamamos de sujeito por ser responsável pela a ação, mas na verdade, como Nietzsche identificou, não existe essa separação na realidade, entre sujeito, objeto e ação, como na gramática, é tudo um fenômeno só.
      As reações internas do corpo humano, em si, são objetivas.
      Quem sabe o nome da teoria subjetiva não ajude, como a teoria da evolução não exatamente uma evolução para um estágio final.
      Essa crença, de Marx é oriunda de uma espécie de determinismo que considera as ações separadas do sujeito como na gramática. Um determinismo de origem aristotélica, que crê num "primeiro motor" que fez todos os outros movimentos acontecerem. Na verdade o indivíduo não é só sujeito ou objeto, ele é também é ação. E tudo existe em pé de igualdade, sem hierarquia de pré-existência.
      O valor não está latente numa coisa e "surge" na troca em forma de preço. Só existe o fenômeno do preço, ou seja, o processo de interação dos indivíduos com as coisas, ou seja, trocas que depende do valor que ele dá a coisa.
      Como tudo no pensamento marxista, é uma salada de palavras e conceitos que não tem existência alguma na realidade.

    • @opesodomartelo6064
      @opesodomartelo6064 6 ปีที่แล้ว

      @Felipe Reis Ficas insistindo com uma diferenciação de valor para preço e nunca explicam de forma satisfatória porque simplesmente é só uma ginástica intelectual sem sentido nenhum. Esses conceitos só existem na cabeça de Marx, não tem relação alguma com a realidade.
      Só fala que eu tenho que ler mais e não argumentas. Vamo lá cara, tu consegues. Só apelo a autoridade, só as hominem.
      Informação mais mastigada que eu já expus é impossível. É muita paixão mesmo. Digere mais um pouco aí e quem sabe entenda.
      O valor não é criado pelo trabalho que a sociedade em conjunto se movimentou para produzir. Tirem essa ideia absurda da cabeça. Marx usa conceitos tão elásticos como a religião ao falar de Deus. Tudo se encaixa ali, mas por falta de clareza.
      O valor socialmente necessário é na verdade o necessário para satisfazer as necessidades que os indivíduos possuem, de formas e quantidades completamente diferente.
      O valor de uso é atribuído por cada indivíduo e a quantidade em dinheiro é expressão monetária (preço) que ele julga (não de forma perfeita, logicamente - isso sim é a discrepância entre preço e valor) para a troca. É a quantidade de valor que ele atribui a coisa.
      A ideia de que o trabalho é uma espécie de condição inerente ao homem, responsável por sua objetivação também passa não passa de mais uma salada de palavras.
      Achar que uma teoria escrita por um cara há quase 2 séculos é superior do que uma escola inteira de pensamento atual e que já tinha alertado os problemas do cálculo econômico muito antes da URSS cair é esquizofrenia, paixão cega.
      Nem todos os genocídios do século XX perpetrados pela a arbitrariedade estatal fazem vocês ao menos cogitar que tem algo de muito errado e maléfico com essa teoria.
      Mas se não gostam de debater com argumentos claros e precisos, beleza. Fica aí acreditando nesses sistemas lindos de ler como o de Hegel, mas que não dizem nada com nada.

    • @opesodomartelo6064
      @opesodomartelo6064 6 ปีที่แล้ว

      @Felipe Reis eu não quero aprender. Isso não existe. Quero ver tu tentar explicar. Mas é algo mágico, né? Só com décadas de leitura para entender. Parece argumento de Olavo

    • @opesodomartelo6064
      @opesodomartelo6064 6 ปีที่แล้ว

      @Felipe Reis Bom, eu vim aqui tentar debater com meus camaradas comunistas e tentar me adaptar ao máximo a sua linguagem, mas não dá, infelizmente.
      80% do que escreves é me taxando de papagaio de canal ancap e nenhum momento tentasse explicar o problema da escola austríaca, só sabes se comunicar no "dialeto marxista". Acho que é você que nunca leu escola austríaca e só conhece via TH-camrs. Nem compreendes a origem dos erros dessas diferenciações que Marx faz. Tu crê nelas, só isso.
      Tentei, mas não dá 😂😂😂 é muita paixão
      Tentei salvar almas, mas o Exu não deixa 😂😂😂😂😂

    • @marciosoares427
      @marciosoares427 6 ปีที่แล้ว

      Gostei das apresentação do valor, valor de troca, preço, preço de mercado e trabalho socialmente necessário. Essa é uma discussão não muito fácil em razão de Marx sempre teorizar sobre a realidade concreta, mas com categorias que não se restringem a formação social capitalista, dado o caráter revolucionário do materialismo histórico- dialético de Marx, que sempre apresenta categorias com dimensões de existência para além do capital. Salvo engano meu, a discussão feita aqui teve inspiração nas análises de Reinaldo Carcanholo sobre O Capital de Marx.

  • @FelipeMenegotto
    @FelipeMenegotto 6 ปีที่แล้ว +29

    Ia ser bacana uma conversa tua com o Eduardo Moreira (Banqueiro). Procura no TH-cam que tu vai curtir! Abraços

    • @HumbertoMatos
      @HumbertoMatos  6 ปีที่แล้ว +20

      Física Livre Eu já propus a ele. Até agora não me retornou. Tbm acho que seria bacana.

    • @jakesecreto
      @jakesecreto 6 ปีที่แล้ว +5

      @@HumbertoMatos Seria muito interessante mesmo. Tomara que ele concorde.

  • @felipedps
    @felipedps 6 ปีที่แล้ว +16

    Estou batendo cabeça com o capítulo 3 do Capital e esse video veio muito a calhar. Obrigado, Humberto. Uma dica de video seria você mostrando, mesmo nem que seja num video curto, a forma com a qual você estuda economia. Porque pelo o que eu sei você não tem faculdade de economia, estuda por conta própria, e eu acho que ajudaria algumas pessoas que pretendem fazer isso também. Essa coisa de estudar eficientemente sozinho me angustia, tem momentos que eu acho que estou me esforçando demais e que não vou acabar nunca e outros que estou estudando superficialmetne e que não vou reter nada. Você aparenta ter um método de estudo bom - já que parece saber muito - e talvez você ajudaria outros que querem aprender sozinhos também. Sei que é um video que foge um pouco do conteúdo dos seus videos, mas eu acho que poderia ser de uma grande ajuda pra quem quer seguir seus passos de auto didatismo na economia.

    • @polissemizando5409
      @polissemizando5409 6 ปีที่แล้ว +4

      Concordo. Muito necessário.

    • @gushomoto
      @gushomoto 6 ปีที่แล้ว +3

      Concordo, também!!

    • @betorezende7645
      @betorezende7645 6 ปีที่แล้ว +2

      Up

    • @marcfreitaz
      @marcfreitaz 6 ปีที่แล้ว +1

      tem um vídeo que ele mostra a estante de livros dele, dai ele vai mostrando os livros um por um e possui boas recomendações de como começar...

  • @Will-hw4it
    @Will-hw4it 2 ปีที่แล้ว +1

    Há a possibilidade de o dinheiro só servir de mediação equivalente na troca - incorporar o valor do produto socialmente construído, também sua precificação - [sem gerar valor para além do produto (não mercadoria)]? Apenas cumprir a função social de circulação, valor incorporado do trabalho e mediador de troca? Resumindo: Não haver mais-valor a partir do cadeia produtiva?

    • @vitorrodrigues1998
      @vitorrodrigues1998 2 ปีที่แล้ว

      Acredito que sim. Pelo que andei estudando( iniciei minha radicalização recentemente), num sistema que visa a superação do capitalismo( socialismo), a produção baseada no excedente continuaria, mas a forma de distribuição dessa riqueza seria mais eficiente e sem as tendências de acumulação privada da riqueza. Dessa forma, os produtos são circulados a preços em torno do valor socialmente necessário pra produção, pois são produzidos para a necessidade e não para obter lucro.
      Não sei se estou certo.

  • @DoutoraDrag
    @DoutoraDrag 6 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhoso vídeo

  • @marcelamartins6537
    @marcelamartins6537 3 ปีที่แล้ว

    Canal excelente! Estou vendo esse vídeo talvez pela décima vez e sempre que tenho um questionamento volto a ele para esclarecer. O vídeo traz tantas questões a serem esmuiçadas e discutidas...Deveria passar no Jornal Nacional para que muito mais pessoas pudessem entrar em contato com essas idéias. Bastante ingênuo, confesso.

  • @HMAlves
    @HMAlves 6 ปีที่แล้ว +1

    David Harvey é uma mão na roda pra entender conceitos de estrutura econômica. Baita leitura.

  • @ateuinforma
    @ateuinforma 6 ปีที่แล้ว +4

    Eu tô lendo Miséria da Filosofia agora. Seu vídeo esclarece bastante o problema teórico de Marx com Proudhon, que faz Marx ser contra a proposta reformista da praxis de Proudhon.

  • @leaolp
    @leaolp 6 ปีที่แล้ว +1

    Está sendo uma leitura muito difícil pra mim, pois é a minha primeira experiência com Marx e Harvey. Esse capítulo foi um dos que eu achei mais interessante e de mais fácil compreensão. Valeu, Humberto!

  • @thais6589
    @thais6589 5 ปีที่แล้ว

    muito obrigada, estava procurando informaçaoes para a minha tese, voce me ajudou muito!

  • @raimundovasconcelos6351
    @raimundovasconcelos6351 6 ปีที่แล้ว

    A extração primária da mais valia ocorre no processo de produção de mercadorias consumíveis, mas essa mais valia não fica toda com o gestor da fábrica (capitalista industrial), parte dela fica com os rentistas (rentistas do dinheiro, donos de imóveis/máquinas/marcas/patentes) - quanto maior o trabalho-morto (meios de produção mais sofisticados e caros) maior o peso desses rentistas no processo. Também são cada vez maiores os custos de circulação que também incluem publicidade e financiamento dos consumidores (os rentistas também ganham por aqui). Também cabe lembrar que parte da mais valia vai para o Estado, que ao fazer seus gastos gera consumo nas empresas.

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino 6 ปีที่แล้ว

    Humberto, seria interessante uma live sua com o Alysson Augusto, que é liberal, e o Pedro, do ateuinforma. Não um debate. Apenas uma conversa mesmo para os inscritos verem as diferenças no pensamento de cada um.

  • @LuccasPires
    @LuccasPires 6 ปีที่แล้ว

    Parou com os podcasts no spotify :(?

  • @fontouralira
    @fontouralira 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom mesmo. Continue sempre. Abrass

  • @MarcelodeGois
    @MarcelodeGois 6 ปีที่แล้ว

    Excelente

  • @dr.drauziovraunelas4391
    @dr.drauziovraunelas4391 6 ปีที่แล้ว +1

    Da pra ler esse livro sem nunca ter lido Marx?

  • @marinaaguiardeoliveira3593
    @marinaaguiardeoliveira3593 6 ปีที่แล้ว

    Poooota q pariooo Humberto, q vídeo ótimo!!Tive q pausar várias vezes pq 🙇, sabe???Kkkk Conheci o canal faz pouco tempo e tô empenhada aqui em ver todos os vídeos!Valeu pelo empenho e pelos ensinamentos!

  • @eunaturalmakroge2513
    @eunaturalmakroge2513 6 ปีที่แล้ว

    Parabéns jovem

  • @vvrsoares
    @vvrsoares 6 ปีที่แล้ว

    Que aula massa. Esclareceu muito!

  • @RafaellEleuterio
    @RafaellEleuterio 4 หลายเดือนก่อน

    Comentário oferenda ao Deus Al Goritimo 🎁

  • @brunoperes730
    @brunoperes730 6 ปีที่แล้ว

    #resistencia

  • @alanaraujo6582
    @alanaraujo6582 6 ปีที่แล้ว

    Isso é bem complicado, mais é necessário saber!!!

  • @mrbr4587
    @mrbr4587 6 ปีที่แล้ว

    Harvey é dos meus autores favoritos.

  • @rmonico1
    @rmonico1 6 ปีที่แล้ว +1

    Uau, não sei se eu entendi melhor esse vídeos do que os outros, mas achei o melhor vídeo do Humberto até agora! Parabéns, muito bom mesmo!

  • @gushomoto
    @gushomoto 6 ปีที่แล้ว

    As pequenas pausas que vc dá no vídeo são muito importantes para que possamos organizar a mente para o próximo conteúdo! OBS: meu raciocínio é muito compartimentalizado, então, sendo essencial a apreensão inicial de pequenos conceitos, para ir "desenhando" a complexidade total do tema. É um baita exercício de reflexão!

  • @felipepalazzo3291
    @felipepalazzo3291 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom. Parabéns, Humberto!!

  • @raimundovasconcelos6351
    @raimundovasconcelos6351 6 ปีที่แล้ว

    Iniciei um resumo por escrito desse vídeo: pt.wikiversity.org/wiki/Utilizador_Discuss%C3%A3o:Raimundo57br/Teoria_Econ%C3%B4mica_Marxista#O_DINHEIRO_COMO_REPRESENTA%C3%87%C3%83O_DO_VALOR_26_min_e_48_s , quem quiser colaborar será bem vindo.

  • @dr.drauziovraunelas4391
    @dr.drauziovraunelas4391 6 ปีที่แล้ว +1

    To entendendo pouco do video, acho q sou meio burro hahhah

    • @khalira1
      @khalira1 3 ปีที่แล้ว

      no começo é assim mesmo, relaxa kk

  • @eliabeoliveira9965
    @eliabeoliveira9965 6 ปีที่แล้ว

    Gostei da parceria com a Biotempo...🤗

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino 6 ปีที่แล้ว

    Humberto, o que você acha da social democracia?

  • @alinefernandes4676
    @alinefernandes4676 6 ปีที่แล้ว

    Maravilhoso!

  • @yurimuller8933
    @yurimuller8933 6 ปีที่แล้ว +1

    Rapaz, acabei de ganhar esse livro, fiquei com mais curiosidade ainda de ler!

  • @rmonico1
    @rmonico1 6 ปีที่แล้ว +5

    E eu vou acordar com sono amanhã, e a culpa é de quem? Do Marx (e do Humberto), claro!

  • @FrancescoMarin
    @FrancescoMarin 6 ปีที่แล้ว +2

    É difícil entender isso. Sugiro fazer em partes, logo mais longo, e com mais exemplificação.

  • @bisphoolschimyth
    @bisphoolschimyth 6 ปีที่แล้ว +2

    Agora, com essa sua forma de alcançar outros públicos diminuindo o tempo dos vídeos, mal a gente senta, já acabou a aula. Mas continua com a mesma qualidade. Parabéns!

  • @capimcity
    @capimcity 6 ปีที่แล้ว +5

    Humberto, você deveria fazer mestrado e doutorado em economia

  • @brunomendespereira5800
    @brunomendespereira5800 4 ปีที่แล้ว

    Marx apoiaria o Bitcoin

    • @khalira1
      @khalira1 3 ปีที่แล้ว

      por quê?

  • @socialistwithaniphone355
    @socialistwithaniphone355 6 ปีที่แล้ว

    Finalmente as prateleiras arrumadas.

  • @rosanamunique98
    @rosanamunique98 6 ปีที่แล้ว

    OLÁ! PARABÉNS PELO CANAL! GOSTARIA DE SUGERIR QUE FIZESSE UM VÍDEO SOBRE O REGIME DE CAPITALIZAÇÃO ADOTADO POR BOLSONARO E PAULO GUEDES NO NOVO PROJETO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM SUBSTITUIÇÃO AO FORMATO ATUAL DE REGIME DE ARRECADAÇÃO. ABRAÇO!

  • @matheusapl5759
    @matheusapl5759 หลายเดือนก่อน

    é libertador ver como nenhum comunista entende nada de investimentos e principalmente de economia, me deixa esperançoso e mais confiante, fantástico, não comprem bitcoin!!!

  • @gabrielgomes9526
    @gabrielgomes9526 6 ปีที่แล้ว +1

    Já chego dando like nesse canal foda.

  • @thiagogarcia580
    @thiagogarcia580 6 ปีที่แล้ว

    Cara estou acompanhando seu canal. Mas eu vejo algumas outras pessoas falarem em uma das soluções para a exímia brasileira deve estar atrelada a revisão, auditoria da dívida publica. Como isso seria feito e como isso mudaria o ciclo vicioso que estamos vendo (banco, viver de juros e sugar o Estado para ganhar mais dinheiro)?

  • @alexjg6472
    @alexjg6472 6 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo Humberto, parabéns pelo trabalho, você poderia falar sobre o conceito de trabalho imaterial, desenvolvido pelos autores Toni negri e Maurizzio larazzarato? Abraços

  • @missnina3019
    @missnina3019 6 ปีที่แล้ว +11

    To me esforçando mto pra entender. Sempre tive preguiça pra começar e a ideia errada de que os marxistas eram todos loucos. Mas aos poucos, tentando entender o fenomeno mundial que esta acontecendo, o porque das pessoas elegerem lideres como estes q estao sendo eleitos, eu comecei a me interessar pelos argumentos e analises. E tbm voltei a querer estudar. Mas eu nao tenho mto tempo pra ler e os videos ajudam mto, hehe. Mas nao to entendendo tudo...eu vou trabalhando e ouvindo, ou fico ate de madrugada ouvindo pessoas legais como vc. Mas depois fico cansada no dia seguinte. Entao o melhor é ouvir enqto estou trabalhando. Mas queria poder interagir e perguntar. Mas suas lives sao num horario ruim pq moro na alemanha e daí é mto tarde pra mim. Fora que mesmo se eu quiser comprar esses livros aqui é tao dificil.. Ainda mais em portugues... Se vc puder indicar uma base pra mim, qdo eu for no brasil, vou comprar... Obrigada, e parabens, é mto legal acompanhar seu trabalho. Pq será que outros professores nao iniciam o trabalho de argumentaçao tbm? Tem tanta gente quieta c um bolsonaro eleito... Enfim. Abraço!

  • @renelimao
    @renelimao 6 ปีที่แล้ว

    Quando você vai voltar com os podcast??

    • @HumbertoMatos
      @HumbertoMatos  6 ปีที่แล้ว +1

      Renê Lima assim que conseguir pagar o provador hehehehe, volto logo.

    • @renelimao
      @renelimao 6 ปีที่แล้ว +1

      @@HumbertoMatos Beleza, ouvi todos no Spotify, agora tô só no aguardo!

  • @capimcity
    @capimcity 6 ปีที่แล้ว +4

    Marx sempre atual

  • @jakesecreto
    @jakesecreto 6 ปีที่แล้ว

    Gosto mais desses vídeos longos do que dos curtinhos. Não que os curtos sejam ruins, mas ainda prefiro esses mais longos porque possibilitam um desenvolvimento mais completo desses temas mais complexos sobre economia, que é a parte que me interessa mais, já que não domino nada, ou quase nada sobre essa área. A parte de política eu tenho uma boa base, mas economia continua sendo bem alienígena pra mim, hehehe.
    Manda mais economia que eu tô gostando muito, pois é bem útil para um geógrafo como eu. Obrigado, Humberto, tenho cruzado as informações daqui com outras fontes confiáveis na academia (os professores aqui da UFRJ são sinistros, rs) e, de uma maneira geral, tenho concluído que você realmente vem fazendo um trabalho honesto. Óbvio que todos nós somos passíveis de erro, mas pelo menos agora sei que você tem preparo para falar sobre isso.
    Não ouse parar de fazer vídeos sobre isso. Hahahah! Abração!

  • @helena8758
    @helena8758 6 ปีที่แล้ว +2

    Eu te admiro muito cara principalmente quando você se pois contra o professor Paulo ghiraldelli dela não você não se omitiu como essa tal de resistência se omitiu que só foi falar depois que a galera cobrou muito eles inclusive Samuel Borelli nem falou ficou caladinho se fosse Nando Moura eles iam correndo fazer vidinho

  • @EsgotinVidaPorcaa
    @EsgotinVidaPorcaa 6 ปีที่แล้ว

    Marx foi gênio. Molequizinhu de think tank passa vergonha.

  • @dannielvilasboasdefreitas3414
    @dannielvilasboasdefreitas3414 6 ปีที่แล้ว +11

    Mais Marx, menos misses.
    Marx está certo.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 6 ปีที่แล้ว +2

      Mises não se compara à sola do sapato de Marx. Mas é preciso ler Marx contextualizadamente e incorporando as contribuições posteriores, inclusive de autores liberais sérios (e não Mises...).

    • @mano9639
      @mano9639 6 ปีที่แล้ว +1

      @@mrbr4587 Mises não se compara com a sola de Marx? kkkkkkkkkkkk é o contrário

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 6 ปีที่แล้ว +3

      @@mano9639 Não é, nunca foi e nunca será...
      Aliás, procure os currÍculos de História Econômica da maior parte das Universidades do mundo e veja se tem Mises... Marx, tem de sobra... Vocês, néo liberalóides, vivem numa quimera...

    • @mano9639
      @mano9639 6 ปีที่แล้ว +1

      @@mrbr4587 Marx é reconhecido nas universidades e Mises não? E DAI? Mises continua sendo um trilhão de vezes melhor.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 6 ปีที่แล้ว

      @@mano9639 Ahahahahahahahahahah.............

  • @bisphoolschimyth
    @bisphoolschimyth 6 ปีที่แล้ว +1

    Cadê o quadro do Marx?

  • @keeeeeh
    @keeeeeh 5 ปีที่แล้ว

    Voz de dublador

  • @pixocrayon7766
    @pixocrayon7766 6 ปีที่แล้ว +2

    Que vídeo difícil!

    • @gushomoto
      @gushomoto 6 ปีที่แล้ว +1

      Nossa, tô sofrendo para entender, pausando toda hora kkkkkkkkkk

    • @betorezende7645
      @betorezende7645 6 ปีที่แล้ว

      Recomendo achar textos relacionados ao mesmo assunto. Outras formas de explicar ajudam a entender melhor oq ele quer dizer

  • @mar11cos1
    @mar11cos1 6 ปีที่แล้ว +1

    Agora eu entendi porque Karl Marx nunca trabalhou 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @AlyssonAugusto
    @AlyssonAugusto 6 ปีที่แล้ว +8

    Numa visão liberal, o dinheiro não representa valor, representa preço. O valor é subjetivo, enquanto o preço é objetivo. Talvez seja essa a principal divergência entre a teoria do valor marxiana e a teoria do valor marginalista (valor marginal decrescente, como já expliquei em algumas ocasiões em vídeos meus).

    • @capimcity
      @capimcity 6 ปีที่แล้ว +4

      Alysson Augusto não existe valor subjetivo cara !!!!!! Escola austríaca é o caralho

    • @capimcity
      @capimcity 6 ปีที่แล้ว +2

      Alysson Augusto você é ancap né ? Estou percebendo que vocês querem se infiltrar na resistência, sendo que vocês no fundo são aliados do bolsolixo

    • @guilhermearaujoazevedo6148
      @guilhermearaujoazevedo6148 6 ปีที่แล้ว +5

      @@capimcity guarda as pedras aí,ele só ta falando o que a visão liberal define,mesmo se ele fosse(não creio que seja) não vai conseguir empatia com pessoas que pensa diferente de você.
      Eu ate queria que ele fizesse um colab com o humberto(e ate com o Ateuinforma) sobre as raizes desses pensamentos, um com cada vertente. Indo la para o democrito,platao,aristoteles e etc

    • @atomo3072
      @atomo3072 6 ปีที่แล้ว

      "não existe valor subjetivo"? Como assim?

    • @guilhermearaujoazevedo6148
      @guilhermearaujoazevedo6148 6 ปีที่แล้ว

      @@atomo3072 não é que não existe.Creio que mensurar isso e ele ser fixo que seja o problema