POR QUE GOSTAMOS TANTO DE COMPRAR? O FETICHE DA MERCADORIA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 139

  • @monalisamoreirawazlawick4514
    @monalisamoreirawazlawick4514 5 ปีที่แล้ว +41

    Preencher o vazio da vida com coisas, muitas vezes nada úteis. Eu faço captação de material reciclado para artesanato, faço alimentos com cascas, folhas, talos muitas vezes jogados fora. Me considero minimalista, ostentação é esnobismo, pessoas esnobes são uma cópia muita mal feita do que almejam, mas talvez nunca cheguem perto.

  • @lucas005pe
    @lucas005pe 5 ปีที่แล้ว +84

    11:45"parece q ngm está produzindo, é como se os produtos fossem sozinhos pro mercado". É o q as pessoas q consomem carne/ovos/leite e derivados ignoram. Qdo vc fala q isso, aí vc é o chato. 🙄

    • @guilhermearaujoazevedo6148
      @guilhermearaujoazevedo6148 5 ปีที่แล้ว +3

      a tal alienação

    • @leonardos345
      @leonardos345 5 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente mano!!

    • @jeffsampaio1893
      @jeffsampaio1893 5 ปีที่แล้ว +11

      Exatamente.Quando defendo o Fairtrade e o apoio aos pequenos produtores locais a galera pira,até a galera de esquerda

    • @caroline3925
      @caroline3925 5 ปีที่แล้ว +1

      Lucas Chagas exato!! Perfeita observação👏🏼

    • @alsouza8284
      @alsouza8284 5 ปีที่แล้ว +1

      vdd

  • @rodrigodealmeidaneves7426
    @rodrigodealmeidaneves7426 5 ปีที่แล้ว +18

    Em7:20 → "A necessidade de estar crescendo permanentemente... não existe capitalismo sem expansão".
    O capitalismo promove e persegue várias irracionalidades, uma delas é o crescimento perpétuo num planeta finito. Nos anos 1960, o economista Kenneth Boulding vaticinou: "Qualquer um que acredite em crescimento permanente numa Terra finita, ou é um maluco, ou é um economista". Ele estava se referindo aos seus colegas economistas liberais.

    • @rodrigodealmeidaneves7426
      @rodrigodealmeidaneves7426 ปีที่แล้ว

      @@Reflexõesmarcal , quem disse pra você que inovações tecnológicas são exclusividade do capitalismo? O capitalismo apenas se apropria delas para fazer dinheiro.
      O alfabeto que uso para digitar foi inventado milênios antes de surgir o capitalismo; as ciências que fizeram avançar a sofisticação da tecnologia atual foram criadas antes do capitalismo se tornar hegemônico nas relações da economia política global e, em muitas ocasiões, à margem desse sistema, por práticas cooperativas e de desprendimento entre cientistas, ao inverso das relações competitivas do mundo da mercadoria. Foram cientistas soviéticos os pioneiros da da tecnologia dos satélites artificiais, tecnologia que serve de base para o sistema de comunicação mundial, sem o que não funciona internet, iPhone, etc. O capitalismo explora trabalho alheio realizado. É uma regra com pouquíssimas exceções para a confirmar: os grandes cientistas, aqueles com as maiores contribuições para a Ciência nos últimos 150 anos, foram e ainda são pessoas assalariadas com padrões de classe média; é raro ver cientista milionário, isso é coisa de capitalista que se apropria do trabalho deles.

  • @eduardoassumpcaofilho3316
    @eduardoassumpcaofilho3316 5 ปีที่แล้ว +5

    com a divisão do trabalho e a urbanização, mesmo sabendo de tudo que vc falou estamos reféns das mercadorias pois dependemos delas para nossa própria existência. o sistema nos força a consumir muitas vezes o que não queremos.

  • @Malon2malon
    @Malon2malon 5 ปีที่แล้ว +12

    Como sempre ótimo video, camarada, Abraço!

  • @Samuell0000
    @Samuell0000 5 ปีที่แล้ว +7

    Aprendendo muito com esse canal. Obrigado.

  • @alsouza8284
    @alsouza8284 5 ปีที่แล้ว +10

    Não condeno o desejo das pessoas, no entanto é muito forte a onda consumista hoje, que é atualmente a única globalização, no entanto a possibilidade de consumo é disparadamente desigual!
    Modernamente você deve considerar:
    1. Preço.
    2. A quem beneficia meu ato de consumo.
    3. O insumo e o rejeito desse consumo é amigável ao meio ambiente.

  • @biinabrombim
    @biinabrombim ปีที่แล้ว

    Prof, você é muito didático, adorei!

  • @dmuramoto85
    @dmuramoto85 5 ปีที่แล้ว +43

    iPhone de 6000 conto pro povo jogar Candy Crush. 🙄

    • @rafaeleitecarvalho6035
      @rafaeleitecarvalho6035 5 ปีที่แล้ว +1

      Teria ficado mais didático com esses exemplos

    • @linikerassuncao4783
      @linikerassuncao4783 5 ปีที่แล้ว +10

      E pior, o cara n tem esse dinheiro, e compra msm assim, acha q o simbolo de riqueza faz ele menos pobre, oq na vdd fixa ele cada vez mais na pobreza

    • @dmuramoto85
      @dmuramoto85 5 ปีที่แล้ว +6

      @@linikerassuncao4783 existe até plano pra vc trocar o seu celular ridiculamente caro assim que sai uma nova edição, com um "desconto". Pacto com o sete peles, sim ou com certeza?

  • @joaobosco5029
    @joaobosco5029 5 ปีที่แล้ว +1

    Explicações claras e com embasamento científico. Parabéns pelo canal!

  • @1210edu
    @1210edu 5 ปีที่แล้ว +1

    Vamos comentar e engajar o vídeo

  • @musicbykarma
    @musicbykarma หลายเดือนก่อน

    Obrigado camarada, como sempre muito esclarecedor

  • @diegoslow4266
    @diegoslow4266 5 ปีที่แล้ว

    Vídeo show camarada!!! É necessário mais vídeos como esse para que todos possam entender esse mecanismo oculto a sociedade.

  • @umapessoa4850
    @umapessoa4850 2 ปีที่แล้ว +1

    Esse fetichismo de mercadoria me leva a refletir sobre como existem que são mais baratas por serem de menor qualidade ou com aparência pior mesmo tento sido empregado em sua construção o mesmo trabalho que uma outra de melhor qualidade, mas essa de melhor qualidade é mais caro apenas por sua qualidade superior, ignorando que o esforço pra produzi-la não foi maior então poderia ser mais acessível

  • @Augustocesarroman
    @Augustocesarroman 5 ปีที่แล้ว +8

    Muito boa explicação camarada.

  • @MOPCLinguistica
    @MOPCLinguistica 5 ปีที่แล้ว +1

    O consumismo se torna possível no capitalismo industrial moderno devido à abundância de produtos e brutal aumento do padrão de vida dos trabalhadores. Certamente que no Socialismo não existe consumismo, já que a brutal ineficiência desse sistema torna qualquer produto escasso. Como diziam na Europa Oriental, se implantassem o Socialismo no deserto, em 6 meses começaria a faltar areia. De resto, o capitalismo se torna mais forte e dominante nas sociedades com maior poupança e poder de investimento, como hoje ocorre nas sociedades da Ásia, como Japão, Coreia do Sul e China, onde a população é pouco consumista e o capitalismo fica cada vaz mais sólido.

  • @dorivaljr4746
    @dorivaljr4746 5 ปีที่แล้ว +16

    Não tenho essa vontade , meio que criei uma base sólida através do budismo e do punk/diy.
    Sobrevivo com o mínimo e de verdade, não sinto necessidade em comprar por comprar absolutamente nada .

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 5 ปีที่แล้ว

      Você possui objetos de decoração na sua casa ?

    • @dorivaljr4746
      @dorivaljr4746 5 ปีที่แล้ว +6

      @@rosequerosene2424 Algumas artes que comprei de artistas independentes, releituras de outras obras produzidas por eles msm. A moldura eu mesmo fiz p pendurar os "desenhos" na parede, tenho 2 bonequinhos do dbz que foram presente.
      Só,

    • @dorivaljr4746
      @dorivaljr4746 5 ปีที่แล้ว +10

      uma coisa que aprendi , fortaleça a sua cena cultural local. aquele seu amigo que tenta gravar um disco, o outro que desenha, o outro que atua, etc.

    • @MrWagnerkbloyo
      @MrWagnerkbloyo 5 ปีที่แล้ว +3

      Dr Shi, muito legal, eu tento uma vida minimalista, nunca dei importância as coisas, ainda não cheguei no estágio q quero, mas a forma q vivo hj, já me satisfaz em termos de não precisar muito para ser feliz, basicamente só necessito do mar, dos e dos amigos.

    • @MarcosVictorMcCoy
      @MarcosVictorMcCoy 5 ปีที่แล้ว

      Que bom pra vc

  • @biabeatrice87
    @biabeatrice87 5 ปีที่แล้ว +7

    Ótimo vídeo, Humberto!!!

  • @SAMUELLHENRIQUE
    @SAMUELLHENRIQUE 2 ปีที่แล้ว

    Eu andei pensando sobre isso. Acho que a melhor solução é acelerar os meios de exploração da energia solar e criarmos mais robôs e Chips para fazer as tarefas árduas, mudar o sistema de produção com um planejamento populacional e a forma como a renda circula, melhorar o controle sobre o clima. Tem outras coisas mas estou sem tempo pra escrever agora.

  • @guilhermerossi2123
    @guilhermerossi2123 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom camarada Humbert, mais uma aula show!

  • @flavio-viana-gomide
    @flavio-viana-gomide 5 ปีที่แล้ว +1

    Tudo em excesso ou falta é preocupante. Comprar demais ou de menos pode revelar problemas psicológicos. Por isso, é preciso trabalhar o equilíbrio.

  • @claricelombardi9577
    @claricelombardi9577 5 ปีที่แล้ว +3

    Humberto, sua análise sobre o fetichismo da mercadoria foi ótima. Seu trabalho é muito importante. Para mim, Marx foi um gênio e a produção intelectual desse pensador é essencial para a luta pelo socialismo/comunismo.
    Continue com sua divulgação. Vc e alguns outros divulgadores, como a Sabrina Fernandes, fazem um um trabalho maravilhoso. Salve.

  • @caiogobbi3688
    @caiogobbi3688 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu mesmo sou bastante consumista. Adoro perfume, tênis e bonés. Contudo, entendo que essa dominação ocorre no âmbito das subjetividades, em que nós achamos que somos seres humanos se formos consumidores, também, há uma ligação entre democracia e consumo que os liberais tentam incutir. O capitalismo transforma homens em produtos e produtos em seres, uma dialética da dominação.

    • @caiogobbi3688
      @caiogobbi3688 5 ปีที่แล้ว +1

      @@ashflynn1103 sobre isso. Os meus gostos são como hobbys, perfume eu gosto por ter uma ligação afetiva com cheiros que me lembram momentos da vida. Tênis, eu só curto os da Adidas, mas também tento comprar marcas nacionais pequenas. Boné eu tenho só dois, mas quero comprar mais. O consumo em si não é ruim, mas a grande questão é quando ele tenta tomar forma na ontologia das pessoas. Só sou isso se tenho aquilo, é isso que o capitalismo opera e domina.
      Eu também tenho grandes reservas com essa ideia do minimalismo, a burguesia pode utilizar isso para normalizar a precarização da vida e mascarar a exploração.

  • @MasterGaia
    @MasterGaia 5 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo, como sempre, Humberto!
    A parte do "Bom, Bonito e Barato" foi um tapa na cara pra mim, pq sempre busco isso mesmo no meu modo de consumo (apesar de buscar sempre n ser consumista).
    Porém me levantou algumas dúvidas. Como se encaixam nessa linha os produtos com produção intimamente dependentes da exploração (muitas vezes q exploram mão de obra barata de países do 3º mundo, ou msm mão de obra escrava) e q, entretanto, são caros?
    E como trabalhar a desconstrução dessa questão com os nossos? Pelo menos à primeira vista acho extremamente complicado compelir um trabalhador a n buscar primeiro os produtos mais baratos, q farão q seu quinhão renda mais...
    É isto. No mais, obg pelo vídeo!

  • @rosequerosene2424
    @rosequerosene2424 5 ปีที่แล้ว +1

    Pra viver eu preciso apenas do AR, do MAR e do BAR. Como vivo no Mato Grosso, o mar eu não tenho, o ar está poluído pela fumaca das queimadas, então só me resta o bar.

  • @GCFTuto
    @GCFTuto 5 ปีที่แล้ว +3

    Sensancional esse vídeo!

  • @oliver13deft
    @oliver13deft 5 ปีที่แล้ว +5

    por isso os ancaps tem tanto seguidor teen, entender a realidade é muito complexo

  • @alexvitorf
    @alexvitorf 5 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! muito didático.

  • @danielrocha9614
    @danielrocha9614 5 ปีที่แล้ว +13

    Carai, esse vídeo tá sensacional.
    Puta merda, tá muito bom

  • @gustavoalencar7903
    @gustavoalencar7903 5 ปีที่แล้ว

    Video na hora perfeita pra mim.. estava ouvindo o podcast KANAL MARX e estava com dificuldade de entender o fetichismo. Valeu Humberto! Indico a todos o podcast! Tem os audios aqui no yt no canal Caderno sem pauta.

  • @esvillela
    @esvillela 5 ปีที่แล้ว +20

    Esses assuntos sobre relações sociais são complexíssimos! Precisei de 40 minutos para assistir ao vídeo, toda hora voltando... Rsrs

    • @Reinodos
      @Reinodos ปีที่แล้ว

      To tentando entender ate agora

  • @itacirgabral8586
    @itacirgabral8586 5 ปีที่แล้ว +4

    e se pudesse residir na mercadoria todo seu processo histórico para consulta e não apenas seu preço, como isso poderia afetar o mercado?
    quais afetos e compulsões humanos o fetiche da mercadoria impressiona?

  • @joaopaulomoreto4688
    @joaopaulomoreto4688 5 ปีที่แล้ว +1

    Up desse videozao, truta

  • @ander10001000
    @ander10001000 3 ปีที่แล้ว

    Excelente!

  • @nuvemvermelha921
    @nuvemvermelha921 5 ปีที่แล้ว +1

    Queria saber o que leva alguém a pagar quinhentas$ pilas numa camisa...tipo da Supremme...ou pagar trinta mil pilas, quarenta ou ate mais num relógio de pulso..ou pagar pra ter aula com o nando moura.
    ..

  • @mozartmelo
    @mozartmelo 5 ปีที่แล้ว +1

    O trabalho é "apagado" devido à alienação. As pessoas parecem não ter noção sobre produção de uma mercadoria. Para elas é como se as coisas simplesmente aparecessem nas prateleiras, como mágica.

  • @ACorujaDiurna
    @ACorujaDiurna 5 ปีที่แล้ว +3

    Pequena correção: o fetichismo aparece ainda ao final do livro um como fetiche do dinheiro e no livro três como fetiche do capital.

  • @davidsousa8670
    @davidsousa8670 5 ปีที่แล้ว +23

    Meu fetiche é ter minha biblioteca pessoal hahahaha

    • @fenixavilla9747
      @fenixavilla9747 5 ปีที่แล้ว +1

      😍

    • @MasterGaia
      @MasterGaia 5 ปีที่แล้ว +1

      Nossa, somos dois...

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 5 ปีที่แล้ว +1

      Essa vale a pena.

    • @azulmarinho881
      @azulmarinho881 5 ปีที่แล้ว

      Eu tbm... Mas pra mim (acredito que pra muitas pessoas tbm) não é um capricho qualquer. Quando leio gosto de rabiscar o livro( grifando,escrevendo comentários sobre passagens), de deixar fichas com pequenos esquemas dentro,etc. Ter o livro ali na estante pra acessar essas informações é essencial.

    • @rosequerosene2424
      @rosequerosene2424 5 ปีที่แล้ว

      @@azulmarinho881 acho uma delícia ter um livro nas mãos. Lendo, é claro.

  • @Doguinho_falante
    @Doguinho_falante 5 ปีที่แล้ว

    Não somos nós que consumimos as mercadorias. São as mercadorias que nos consomem.

  • @carlosloiola
    @carlosloiola 5 ปีที่แล้ว +2

    Brilhante explicação Humberto,há dei like e vou compartilhar no meu perfil público. Abraço

  • @joaoluizvanzellottimonteir2890
    @joaoluizvanzellottimonteir2890 5 ปีที่แล้ว

    Legal. Estava faltando falares sobre isso.

  • @angelicapisetta7922
    @angelicapisetta7922 2 ปีที่แล้ว

    Gosto muito das suas articulações. Poderia falar do gozo a mais que Lacan estabelece como conceito a partir da mais valia?

  • @elianemanuellycoutinho1316
    @elianemanuellycoutinho1316 3 ปีที่แล้ว

    obrigada!

  • @ruijunior4977
    @ruijunior4977 5 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom!

  • @gustavoholanda2
    @gustavoholanda2 5 ปีที่แล้ว

    Gostaria de saber uma coisa, com a produção de produtos se aproximando cada vez mais da demanda como pensar em patrão e empregado num mundo cada vez mais mecanizado, hj em dia com impressoras 3D, vendas online e a própria automação de processos etc como seria um mundo?

  • @hugomarinfumagali8804
    @hugomarinfumagali8804 5 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo!

  • @hellnopen9548
    @hellnopen9548 5 ปีที่แล้ว

    Mano, vc explica mto bem...

  • @gshinss5073
    @gshinss5073 5 ปีที่แล้ว +1

    Até agora foram 114 comentários, a grande maioria concordando ou elogiando o vídeo. Bastante gente tendo contato com esses fragmentos da teoria marxiana, que certamente é a mais fascinante e precisa em analisar o capitalismo. Enfim, para nossa tristeza, a medida que nos aprofundamos no conhecimento e na análise, seja estrutural ou conjuntural, ganhamos muitas divergências que limita demais a nossa luta. O meu sonho é que comecemos o quanto antes a nos unir para evitar a barbárie sem volta de sistema explorador e devorador da vida humana na Terra e certamente perceber que há tantas pessoas já começaram ou estão começando a se interessar ajuda a ter esperança.
    abraço companheiros e companheiras!

  • @RALAVIELLEN
    @RALAVIELLEN 5 ปีที่แล้ว

    Muito bem explicado!

  • @alexandremesquita9722
    @alexandremesquita9722 5 ปีที่แล้ว

    Conteúdo muito bom!

  • @andreanicezio2261
    @andreanicezio2261 5 ปีที่แล้ว

    Comentando pelo engajamento.

  • @lucascoelhodeoliveira4047
    @lucascoelhodeoliveira4047 2 ปีที่แล้ว

    obrigado

  • @raposa6678
    @raposa6678 5 ปีที่แล้ว

    Perfeito!!

  • @reinaldosilvacastro6605
    @reinaldosilvacastro6605 5 ปีที่แล้ว

    Fico com o dito ;" Em terra de cegos quem tem um olho é rei "..

  • @alukorn
    @alukorn 4 ปีที่แล้ว

    bom demais!!

  • @mamaefaleimerda6845
    @mamaefaleimerda6845 5 ปีที่แล้ว

    Como podemos combater isso ?

  • @franciscothiagomonteiropic9716
    @franciscothiagomonteiropic9716 5 ปีที่แล้ว

    Perfeito 👏🏻👏🏻

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 5 ปีที่แล้ว

    É essa redução das relações sociais a relações de mercado que libertou as mulheres, os gays, e etc. Não tem a ver com religião. Ideologia política, ou times de futebol, tem a ver com religião. A mistificação do mercado feita pelos liberais tem a ver com religião. Mas as coisas que podemos comprar no mercado com certeza não têm.

  • @BodhiKali
    @BodhiKali 5 ปีที่แล้ว +1

    sabe o que é fantasmagorico na mercadoria? Meio pacote de doritos cheio de ar!! e 10 reais subitamente desaparecem da carteira.
    Q fetiche é esse q não é barato?

  • @marcmardu
    @marcmardu 5 ปีที่แล้ว

    E aquele deck de Miragem ali no canto? 👀

  • @Evisargo
    @Evisargo 5 ปีที่แล้ว

    Se eu acho que algo é inútil pra mim eu não compro. E assim cada um sabe o que é útil ou não pra si. Afinal de contas, o que é importante ou não para um indivíduo é uma profunda questão sem resposta, pois criar ficções, seja no lazer ou na arte, sair da realidade, é uma necessidade do intelecto que transcende qualquer meio econômico, sendo o capitalismo o que melhor atende essa e diversas outras necessidades.
    O que tem que acabar é a pobreza. E as vezes que o capitalismo foi barrado só atrasou o processo de diminuição da miséria.

  • @esvillela
    @esvillela 5 ปีที่แล้ว

    Humberto, monte uma lista de reprodução com esses vídeos demonstrando a atualidade do pensamento marxista!

  • @היגיוןנשמעת
    @היגיוןנשמעת 5 ปีที่แล้ว

    Cypher ataca novamente

  • @isabellaleme6348
    @isabellaleme6348 5 ปีที่แล้ว +2

    Achei foda!

  • @SaciManco69
    @SaciManco69 5 ปีที่แล้ว +1

    E tome mais teoria :)

  • @denilsonxavier9095
    @denilsonxavier9095 5 ปีที่แล้ว

    Estava assistindo seu vídeo sobre o Henry bugalho e acho que você não tem noção de algumas coisas sobre a filosofia. Sou aluno de filosofia pela UFSC, e não chegamos a ler todos os autores, pois não há professores especialistas em todos. Também não chegamos a ler Marx e acredito que na UFPR, local onde ele estudou, também não deva ser obrigatório ler Marx.
    Levando tudo isso em conta, acredite há diversos filósofos espalhados por ai que não conhecem profundamente as obras de Marx e até mesmo, posso falar porque tenho conhecimento, nem chegaram a ler Marx.
    Se você quiser conversar um pouco sobre isso estou disposto. Continue com seu trabalho, abraço!

    • @carloscesaralmendra1835
      @carloscesaralmendra1835 5 ปีที่แล้ว

      Ñ leem Marx nos cursos de filosofia porque ficam se deleitando com o irracionalismo pós-moderno: Foucault, Derrida, Deleuze, Wittgenstein, Nietzsche e afins...

    • @denilsonxavier9095
      @denilsonxavier9095 5 ปีที่แล้ว

      @@carloscesaralmendra1835 amigo, Marx também é considerado irracionalista pelas universidades. ;)

    • @denilsonxavier9095
      @denilsonxavier9095 5 ปีที่แล้ว

      Foucault, Deleuze, também são leitores não obrigatórios.
      Procure pesquisar o currículo do curso em universidades, assim vc verá que a tradição filosófica não se resume a autores que se tornaram pop.

    • @carloscesaralmendra1835
      @carloscesaralmendra1835 5 ปีที่แล้ว

      @@denilsonxavier9095 Quem acha que Marx é irracionalista, é sinal que nunca leu 'A destruição da razão" de Lukács

    • @denilsonxavier9095
      @denilsonxavier9095 5 ปีที่แล้ว

      @@carloscesaralmendra1835 Se a academia de Frankfurt diz que Marx é irracionalista não é a sua opinião que vai fazer ele deixar de ser. Agora se você rebaixa outros autores achando que irracionalista é algo ruim por favor cresça, leia. Marx é uma das bases de Foucault, então pare de falar abobrinhas e vá ler Marx.
      PS: Não estou desmerecendo Marx, pois já li 4 livros do cara e pretendo ler muito mais, porém tenho outros autores em foco.

  • @enggilbertoguimaraes
    @enggilbertoguimaraes 5 ปีที่แล้ว +3

    O fetiche ou feitiço da mercadoria pra mim é um tapa na cara... Toda vez que evito comprar um produto processado ou compro um com um selo de orgânico, vem Marx, me dá esse tapa e me pergunta: "Você acha que isso é suficiente? Você acha que tá fazendo alguma coisa para o mundo? Isso é só para você mesmo, deixa de ser hipócrita!"

    • @lucas-szpk
      @lucas-szpk 2 ปีที่แล้ว

      Zizek tem um bom vídeo sobre isso. Com o exemplo do Starbucks

    • @danielcanedo6933
      @danielcanedo6933 ปีที่แล้ว

      Óbvio hahhahw

  • @rosequerosene2424
    @rosequerosene2424 5 ปีที่แล้ว +2

    Tendi nada.

  • @sue77en
    @sue77en 5 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo sensacional, como sempre!

  • @guilhermetonon7267
    @guilhermetonon7267 5 ปีที่แล้ว

    03:03 aqui vc se engana um pouco pois com incentivo do Estado, uma economia e reciclagem, etc, podem ser feitos.
    Falo que veganos tem q considerar o pensamento de consumo para elaborar estratégias para de certa forma burlar a alienação ....pois não ha como mudar um alienado por consumo ou por dinheiro. Vc pode enganar ele de forma q ele saia ganhando ao ajudar o planeta. Mas não mudará o q ele valoriza... já os filhos dele...
    Aí q tá. É um processo. Não considerar isso é um erro de várias militâncias.
    Veganos não pensam na psicultura como modelo de produção de carne de menor impacto... iria tirar o foco da pesca marítima q tem como consequência a morte de tartarugas.
    Não tem propostas, só críticas.
    Enfim, tem q burlar a ideologia. Psicologia ta aí pra isso

  • @gustavoholanda2
    @gustavoholanda2 5 ปีที่แล้ว +1

    Quem produz algo tem q ter lucro isso é óbvio se assim n fosse como existiria a evolução tecnológica?
    A mão de obra é apenas um dos processos, é mera mercadoria no processo.
    Claro q existe a exploração por isso q os processos devem ser mecanizados cada vez mais evitando assim a exploração do trabalhador e existir a qualificação da mão de obra.

    • @hugomarinfumagali8804
      @hugomarinfumagali8804 5 ปีที่แล้ว +4

      E onde você está vendo uma redução das jornadas de trabalho? Até a centralidade do capitalismo está passando por um aumento na exploração da classe trabalhadora.

    • @gustavoholanda2
      @gustavoholanda2 5 ปีที่แล้ว +2

      @@hugomarinfumagali8804 com certeza a redução da jornada de trabalho é oq nós deveriamos batalhar, mais tempo com a família ou ate empreender nas horas de descanso acho q 6h de trabalho diário hj em dia é altamente viável.

    • @PIGFRAN
      @PIGFRAN 5 ปีที่แล้ว +5

      A evolução tecnológica sempre existiu, independente do capitalismo.

  • @celiopelliciari
    @celiopelliciari 5 ปีที่แล้ว

    Saudações socialistas!

  • @tiagomantovani2468
    @tiagomantovani2468 5 ปีที่แล้ว +2

    O capitalismo cria necessidades! E vc acha que é livre no capitalismo? Tente fazer algo sem dinheiro!

  • @brunoperes730
    @brunoperes730 5 ปีที่แล้ว

    #Psol50

  • @guilhermeblancodosanjos4396
    @guilhermeblancodosanjos4396 2 ปีที่แล้ว

    E vc que comprou gel de cabelo hein, seu capitalista - ta lindo

  • @augustocaie
    @augustocaie 5 ปีที่แล้ว

    .

  • @allangomesqueiroga5008
    @allangomesqueiroga5008 3 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo Humberto !!

  • @gsdo98
    @gsdo98 5 ปีที่แล้ว

    .

  • @ValentinFerreiraMora
    @ValentinFerreiraMora 3 ปีที่แล้ว

    .