O que é lógica? Significados *Maneira de raciocinar; *Sequência ou encadeamento de fatos; *Organização racional primeira de uma técnica ou ciência pura (lógica da argumentação ou lógica matemática). Significados *Ramo da filosofia que estuda os fundamentos; estruturas e expressões linguísticas do conhecimento; *Ciência que estuda os modos de raciocínio (dedutivo, indutivo, abdutivo), bem como recursos linguísticos, tais como a inferência e o argumento. Tipos de raciocínio lógico *Dedução: determinar uma conclusão partindo da regra geral e da causa ou dos casos particulares (que correspondem às premissas lógicas); *Indução: determinar a regra geral a partir de casos particulares (premissas); *Abdução: determinar as premissas através da regra geral e da conclusão. Inferência e Argumento *Inferência: Infere-se sobre uma proposição; Determina a sua verdade ou falsidade de acordo com a sua relação com as outras proposições. *Argumento: Raciocínio, procedimento lógico; Prova sobre um fato; Possui uma fórmula que pode ser válida ou inválida. Falácias *Argumentos inválidos que podem nos enganar. Não possuem um encadeamento lógico correto. *Equívoco; *Ênfase; *Apelo à força; *Argumentum ad misericordiam; *Apelo à emoção; *Erros de categoria (composição, divisão, acidente e inversão de acidente). Falácias *Falsa causa; *Inversão de causa e efeito; *Terceira causa; *Causa diminuta; *Afirmação do consequente; *Teoria irrefutável; *Deus das lacunas; *Petição de princípio; *Falso Espantalho .
Tudo isso foi criado para que, alguém possa complicar e assim, conseguir vagas de "explicações" no mundo legalista. Lógica é matéria ou pensamento determinado ou indeterminado. Só isto!
O que é lógica? Significados *Maneira de raciocinar; *Sequência ou encadeamento de fatos; •Tem lógica ou não tem *Organização racional primeira de uma técnica ou ciência pura (lógica da argumentação ou lógica matemática). Significados *Ramo da filosofia que estuda os fundamentos; estruturas e expressões linguísticas do conhecimento; *Ciência que estuda os modos de raciocínio (dedutivo, indutivo, abdutivo), bem como recursos linguísticos, tais como a inferência e o argumento. Tipos de raciocínio lógico *Dedução: determinar uma conclusão partindo da regra geral e da causa ou dos casos particulares (que correspondem às premissas lógicas); • 1 premissa: teoria geral • 2 premissa: caso particular • teoria geral + caso particular = conclusão válida • teoria geral: todo homem é mortal • caso particular: João é homem • conclusão válida: João é mortal *Indução: determinar a regra geral a partir de casos particulares (premissas); • João é mortal • Ciência *Abdução: determinar as premissas através da regra geral e da conclusão. • médico, policial • conclusão: febre, dor de cabeça, náusea • investigação: exames • teoria geral: dengue Inferência e Argumento *Inferência: Infere-se sobre uma proposição; • Todo homem é mortal. • Sócrates é homem. Determina a sua verdade ou falsidade de acordo com a sua relação com as outras posições. *Argumento: Raciocínio procedimento lógico; • desenvolver defesa Prova sobre um fato; Possui uma fórmula que pode ser válida ou inválida. • Louis Armstrong foi saxofonista de Jazz Falácias *Argumentos inválidos que podem nos enganar. Não possuem um encadeamento lógico correto. *Equívoco; • Mangá (fruta), Mangá (camisa) *Ênfase; • atribuir um valor positivo ou negativo a algo ou alguém • Hoje a comida estava ótima. (Nós outros dias não.) *Apelo à força; *Argumentum ad misericordiam; • pede que sintam pena *Apelo à emoção; • tentar emocionar alguém *Erros de categoria (composição, divisão, acidente e inversão de acidente)> • composição: o tijolo é leve, logo o prédio é leve • divisão: na sua escola a maioria é rico, logo você também é. • acidente: irá achar que a característica se aplica a todos. Ex: o quadro é branco, logo o quadro é um carro branco. • inversão de acidente: aquilo que não aconteceu se torna regra. Meu carro é branco, logo todos são brancos. Falácias *Falsa causa; • boatos que podem ser derrubados por dados *Inversão de causa e efeito; • tudo que acontece tem um momento anterior a causa. Onde há fumaça, há fogo. *Terceira causa; • não pensar numa terceira causa *Causa diminuta; • alguém trata uma coisa pequena como se fosse grande. *Afirmação do consequente; • afirmar a consequência de uma ação como sendo culpada de algo sem saber a motivação. *Teoria irrefutável; • algo impossível de refutar *Deus das lacunas; • Deus quis que o prédio cai-se *Petição de princípio; • Eu estou certo, você está errado. *Falso Espantalho . • Dizer que o seu oponente disse coisas que ele nunca falou ou fez
Professor o senhor está entre os melhores professores que eu já vi ! Explicou tão bem que eu tive que pegar umas 5 folhas de papel xame, e ir pausando enquanto fazia anotações ...afim de absorver o conteúdo ... Gastei umas 4 horas, mas aprendi muito e adquiri muita sabedoria ! Sem palavras para te agradecer!! Deus continue te iluminando 🙏
Muito bem! Tenho a mesma curiosidade de aprender mais. Concerteza esse professor é incrível. Parabéns grande intelectual super figura. Que Deus lhe dê cada dia mais sabedoria..
Verdade acho que é porque matemática já tem um conjunto de regras premeditadas, 2+2 sempre vai ser 4 e por aí vai já filosofia não. Ela envolve muito mais interpretação, e também da nossa própria experiência sensível do próprio mundo.
Um melhor exemplo de abdução seria um homem que saiu de sua casa e viu o chão molhado. Ele, então, chega à conclusão de que pode ter chovido. Ele não sabe se realmente choveu, só chegou a essa conclusão porque na maioria das vezes que ele viu chão molhado, choveu.
mds eu quase morri de tédio, mas pelo menos consegui assistir tudo, foi um bom video, bem explicado e com bastante conteudo, mas a sensação que ficou foi a de que eu fui comprar pão e me venderam a padaria inteira. Bom mas isso foi porque eu fui "obrigado" a assistir, tenho certeza que será útil para muita gente mais dedicada e interessada que eu.
Professor, será que você pode me explicar qual é a diferença entre silogismo e dedução. Eu sei que o silogismo usa a dedução, mas eu não vejo a diferença na utilização do silogismo ou apenas dedução.
acho que abdução n faz sentido na existência da dedução. Pois a abdução só da certo quando há reciprocidade mútua entre a conclusão e a causa particular.
td homem é mortal, mais nem td mortal é homem. só haveria abdução na regra: td vivo é mortal e td mortal é vivo. a dedução por sua vez funciona independente da reciprocidade entre causa e conclusão.
Pesquisa "Lista de Leitura Lógica Contra os Academicos" la tem uma grande lista do assunto (e de outros tbm, como matemática, física, história, literatura, política, filosofia e outras).
porque infelizmente nem todo mundo tem energia, vontade e dedicação suficiente para ouvir tantas informações bem explicadas com varios bons exemplos sem perder o interesse ou pensar "meu deus essa aula não acaba nunca!".
Olá Boa Noite professor! Estou começando agora o curso de Filosofia gosto muito de Lógica, mas sou ruim em matemática...rsrs. Mas mesmo assim queria fazer meu TCC em lógica. Enfim, qual filósofo que você me aconselha para eu começar minha graduacão e meu Tcc seja nota 10...rsrs. E se puder sujerir um tema também para eu começar a pesquisar desde já. Obrigado!
a sensação q tive foi parecida com isso: Uma criança pergunta pro pai porque cai agua do céu e ele pra explicar isso conta desde quando a agua chegou no planeta através dos meteoros até chegar nesse dia que choveu.
Me desculpe mas viver e dar palestras sobre logica isso pra mim é como um pastor de igrejas reonindo seu banho .....só só faz a cabeça de pessoas que o frequenta .encina como encher uma laje na periferia onde visinhos ajuda ....isso sim é trabalho .....vai trabalhar...
O que é lógica?
Significados
*Maneira de raciocinar;
*Sequência ou encadeamento de fatos;
*Organização racional primeira de uma técnica ou ciência pura (lógica da argumentação ou lógica matemática).
Significados
*Ramo da filosofia que estuda os fundamentos; estruturas e expressões linguísticas do conhecimento;
*Ciência que estuda os modos de raciocínio (dedutivo, indutivo, abdutivo), bem como recursos linguísticos, tais como a inferência e o argumento.
Tipos de raciocínio lógico
*Dedução: determinar uma conclusão partindo da regra geral e da causa ou dos casos particulares (que correspondem às premissas lógicas);
*Indução: determinar a regra geral a partir de casos particulares (premissas);
*Abdução: determinar as premissas através da regra geral e da conclusão.
Inferência e Argumento
*Inferência:
Infere-se sobre uma proposição;
Determina a sua verdade ou falsidade de acordo com a sua relação com as outras proposições.
*Argumento:
Raciocínio, procedimento lógico;
Prova sobre um fato;
Possui uma fórmula que pode ser válida ou inválida.
Falácias
*Argumentos inválidos que podem nos enganar. Não possuem um encadeamento lógico correto.
*Equívoco;
*Ênfase;
*Apelo à força;
*Argumentum ad misericordiam;
*Apelo à emoção;
*Erros de categoria (composição, divisão, acidente e inversão de acidente).
Falácias
*Falsa causa;
*Inversão de causa e efeito;
*Terceira causa;
*Causa diminuta;
*Afirmação do consequente;
*Teoria irrefutável;
*Deus das lacunas;
*Petição de princípio;
*Falso Espantalho .
Obrigada novamente 3x e bons estudos!
Tudo isso foi criado para que, alguém possa complicar e assim, conseguir vagas de "explicações" no mundo legalista. Lógica é matéria ou pensamento determinado ou indeterminado. Só isto!
Caramba, você tá aqui também! Videos de historia lá do parabólica.👍
Ok
É compromissada?
O que é lógica?
Significados
*Maneira de raciocinar;
*Sequência ou encadeamento de fatos;
•Tem lógica ou não tem
*Organização racional primeira de uma técnica ou ciência pura (lógica da argumentação ou lógica matemática).
Significados
*Ramo da filosofia que estuda os fundamentos; estruturas e expressões linguísticas do conhecimento;
*Ciência que estuda os modos de raciocínio (dedutivo, indutivo, abdutivo), bem como recursos linguísticos, tais como a inferência e o argumento.
Tipos de raciocínio lógico
*Dedução: determinar uma conclusão partindo da regra geral e da causa ou dos casos particulares (que correspondem às premissas lógicas);
• 1 premissa: teoria geral
• 2 premissa: caso particular
• teoria geral + caso particular = conclusão válida
• teoria geral: todo homem é mortal
• caso particular: João é homem
• conclusão válida: João é mortal
*Indução: determinar a regra geral a partir de casos particulares (premissas);
• João é mortal
• Ciência
*Abdução: determinar as premissas através da regra geral e da conclusão.
• médico, policial
• conclusão: febre, dor de cabeça, náusea
• investigação: exames
• teoria geral: dengue
Inferência e Argumento
*Inferência:
Infere-se sobre uma proposição;
• Todo homem é mortal.
• Sócrates é homem.
Determina a sua verdade ou falsidade de acordo com a sua relação com as outras posições.
*Argumento:
Raciocínio procedimento lógico;
• desenvolver defesa
Prova sobre um fato;
Possui uma fórmula que pode ser válida ou inválida.
• Louis Armstrong foi saxofonista de Jazz
Falácias
*Argumentos inválidos que podem nos enganar. Não possuem um encadeamento lógico correto.
*Equívoco;
• Mangá (fruta), Mangá (camisa)
*Ênfase;
• atribuir um valor positivo ou negativo a algo ou alguém
• Hoje a comida estava ótima. (Nós outros dias não.)
*Apelo à força;
*Argumentum ad misericordiam;
• pede que sintam pena
*Apelo à emoção;
• tentar emocionar alguém
*Erros de categoria (composição, divisão, acidente e inversão de acidente)>
• composição: o tijolo é leve, logo o prédio é leve
• divisão: na sua escola a maioria é rico, logo você também é.
• acidente: irá achar que a característica se aplica a todos. Ex: o quadro é branco, logo o quadro é um carro branco.
• inversão de acidente: aquilo que não aconteceu se torna regra. Meu carro é branco, logo todos são brancos.
Falácias
*Falsa causa;
• boatos que podem ser derrubados por dados
*Inversão de causa e efeito;
• tudo que acontece tem um momento anterior a causa. Onde há fumaça, há fogo.
*Terceira causa;
• não pensar numa terceira causa
*Causa diminuta;
• alguém trata uma coisa pequena como se fosse grande.
*Afirmação do consequente;
• afirmar a consequência de uma ação como sendo culpada de algo sem saber a motivação.
*Teoria irrefutável;
• algo impossível de refutar
*Deus das lacunas;
• Deus quis que o prédio cai-se
*Petição de princípio;
• Eu estou certo, você está errado.
*Falso Espantalho .
• Dizer que o seu oponente disse coisas que ele nunca falou ou fez
Professor o senhor está entre os melhores professores que eu já vi ! Explicou tão bem que eu tive que pegar umas 5 folhas de papel xame, e ir pausando enquanto fazia anotações ...afim de absorver o conteúdo ... Gastei umas 4 horas, mas aprendi muito e adquiri muita sabedoria ! Sem palavras para te agradecer!! Deus continue te iluminando 🙏
Muito bem!
Tenho a mesma curiosidade de aprender mais. Concerteza esse professor é incrível. Parabéns grande intelectual super figura.
Que Deus lhe dê cada dia mais sabedoria..
Eu pensava que matemática era difícil, mas esse assunto de filosofia superou.
Verdade acho que é porque matemática já tem um conjunto de regras premeditadas, 2+2 sempre vai ser 4 e por aí vai já filosofia não. Ela envolve muito mais interpretação, e também da nossa própria experiência sensível do próprio mundo.
Excelente exposição. ganhou meu Lake e inscrição. " Deus é grande! " Jó, 36.26.
obrigado.....precisava desse trabalho pra passar de ano me ajudou bastante !
Que aula fantástica! Simples e explicativo.
Que maravilha professor! Bela didática sem digressão
Nossa minhas aulas são só por aki do jeito q ta acho q seria justo o salário do meu professor de filosofia ir para o Brasil Escola
Tem que dar pro Neymar, Man.
Um bom professor!!!!!
Um melhor exemplo de abdução seria um homem que saiu de sua casa e viu o chão molhado. Ele, então, chega à conclusão de que pode ter chovido. Ele não sabe se realmente choveu, só chegou a essa conclusão porque na maioria das vezes que ele viu chão molhado, choveu.
Ótima aula, esclareci todas as minhas dúvidas!!
mds eu quase morri de tédio, mas pelo menos consegui assistir tudo, foi um bom video, bem explicado e com bastante conteudo, mas a sensação que ficou foi a de que eu fui comprar pão e me venderam a padaria inteira. Bom mas isso foi porque eu fui "obrigado" a assistir, tenho certeza que será útil para muita gente mais dedicada e interessada que eu.
Boa explicação Professor!
Lógica define o encadeamento de ações mais coerentes para chegar a um objetivo.😎👍
eu amo essa aula
Que aula maravilhosa!
Aula muito boa, obrigado.
Muito boa aula ❤❤❤
vlw me ajudou muito era pra eu resolver um trabalho avaliativo
Poxa... sai mais da frente da tv, atrapalha para dar print 😄😀😄😀😄😀
Melhor aula sobre lógica ! Obrigada
lógico! Hehehe
vrdd
Ótimo vídeo :-)
Ótima aula! Obrigada por disponibiliza-la
ótima aula!
Obrigado professor, excelente aula!
Muito bom!
Professor, será que você pode me explicar qual é a diferença entre silogismo e dedução. Eu sei que o silogismo usa a dedução, mas eu não vejo a diferença na utilização do silogismo ou apenas dedução.
Excelente.
Professor muito Obrigado .
muito obrigada
Muito bom
Boa aula.
excelentíssima aula!
ótima aula
acho que abdução n faz sentido na existência da dedução. Pois a abdução só da certo quando há reciprocidade mútua entre a conclusão e a causa particular.
td homem é mortal, mais nem td mortal é homem. só haveria abdução na regra: td vivo é mortal e td mortal é vivo. a dedução por sua vez funciona independente da reciprocidade entre causa e conclusão.
Muito boa a aula, só acho que fica muito na frente do texto.
As probabilidades desfazem qualquer logica.
👏🏻
Bibliografias sobre o assunto?
Pesquisa "Lista de Leitura Lógica Contra os Academicos" la tem uma grande lista do assunto (e de outros tbm, como matemática, física, história, literatura, política, filosofia e outras).
o cara nao sai da frente do Slide , fica ruim para da print
pq na minha escola não tem um professor desses ????
Porque o ensino básico do Brasil está entre os piores do mundo, e às vezes um professor como o Porfírio seria sub-utilizado no ensino público.
porque infelizmente nem todo mundo tem energia, vontade e dedicação suficiente para ouvir tantas informações bem explicadas com varios bons exemplos sem perder o interesse ou pensar "meu deus essa aula não acaba nunca!".
Cara tenho prova amanhã sobre isso kkkk
É nois irmão
Olá Boa Noite professor! Estou começando agora o curso de Filosofia gosto muito de Lógica, mas sou ruim em matemática...rsrs. Mas mesmo assim queria fazer meu TCC em lógica. Enfim, qual filósofo que você me aconselha para eu começar minha graduacão e meu Tcc seja nota 10...rsrs. E se puder sujerir um tema também para eu começar a pesquisar desde já. Obrigado!
Professor Clovis rssrrs
Lógica basicamente é o raciocínio do nosso cérebro. Simples, não é complexo de se aprender :/
nao, isso é valido ou invalido conforme o seu raciocinio
a sensação q tive foi parecida com isso:
Uma criança pergunta pro pai porque cai agua do céu e ele pra explicar isso conta desde quando a agua chegou no planeta através dos meteoros até chegar nesse dia que choveu.
🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Bom video gostei
Mas vc nem viu ainda vey
ageleca
incrivel como conseguiu esticar por 30 minutos algo que foi explicado nos primeiro 3
Será?
😡😡💥👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊
J
É vdd q o naruto morre?
😡😡💥👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊
ez
Me desculpe mas viver e dar palestras sobre logica isso pra mim é como um pastor de igrejas reonindo seu banho .....só só faz a cabeça de pessoas que o frequenta .encina como encher uma laje na periferia onde visinhos ajuda ....isso sim é trabalho .....vai trabalhar...
Cal vo
Muito bom!!
muito bom
ez
Muito bom
Muito bom!