Professor, agora o senhor entrou na minha formatura. Sou Cientista Aeronáutico formado pela UNINASSAU e trabalho desde 1998 na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Sou Supervisor de Manutenção Aeronáutica. Estou acompanhando seu curso nos dois níveis, para aumentar meu grau de conhecimento. Sou muito grato pela oportunidade.
Aula sensacional! Estou adorando o curso, e o Prof° Alexandre Zabot explica muito bem! Todavia, gostaria de trazer uma pequena correção. No minuto [41:20] é dito tanto no slide quanto na aula que o primeiro voo comercial a jato foi o da imagem, um B707 da Pakistan International Airlines em 1954. No entanto, o primeiro voo comercial a jato de fato, foi o de Havilland DH 106 Comet, em 1952. Com quatro reatores embutidos nas asas, começou a operar em 1952, pela companhia aérea inglesa British Overseas Airways Corporation - BOAC, com primeiro voo entre Londres e Joanesburgo. ( Link de Referência: pt.wikipedia.org/wiki/De_Havilland_Comet#:~:text=O%20de%20Havilland%20DH%20106,propulsionada%20por%20motores%20a%20jato. )
A princípio, não estava muito interessada neste tema. Que pena! Já teria aprendido tanta coisa interessante! Amei a aula! Já a assisti duas vezez. Muito obrigada.
Gostei muito da parte que diz que temos propensão em destacar apenas alguns nomes com relação as invenções e descobertas cientificas. Isso realmente é verdade, temos uma tendência enorme a fazer isso. Contudo varias descobertas são frutos de séculos de pesquisa e são contribuições de varias pessoas diferentes. Alias essa aula ficou fantástica, gostei muito, esse módulo é inteiramente novo pra mim. Vou anotar tudo kkkkk.
Professor, se o senhor me permite? Os irmãos Wright tiveram seus voos contestados porque eles alçavam voo através de catapulta. O nosso Santos Dumont teve seu voo (pequeno, mas mesmo assim voo) atestado porque ele conseguiu alçar voo por meios próprios. Agora, ninguém pode negar, as contribuições dos irmãos Wright no quesito, melhoria da aeronavegabilidade. Eles realizavam voos de até 40 minutos, tendo total controle da aeronave. Grato pela oportunidade de ser seu aluno nestes dois cursos.
Fato curioso: No livro "A Dança do Universo" do Professor / Cientista Marcelo Gleiser, ele comenta a frase atribuída a Newton, citada nesta aula (Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes). Em resumo, conforme Marcelo coloca, pode ter sido uma resposta sarcástica a outro cientista que discordava de algumas de suas ideias e não tinha uma grande estatura. Ah ... a humanidade ! Recomendo a leitura. De qualquer modo, a frase é perfeita !
Expetacular!!! sou fã do canal, e o nome astrofisica para ''todos'' e extremamente pertinente, pois as suas explicações são muito ricas e alcançáveis até para mais leigos como eu...gostaria de só de esclarecer a duvida sobre, onde voce diz que aviões voando baixo, podem voar como menor velocidade, mas porque o pessoal fala que quanto mais alto, menos se consome combustivel?...Forte abraço e obrigado por nos privilegiar com conteúdos tão ricos e relevantes
Alexandre, parabéns pela iniciativa do curso. A astronomia e astronáutica tem sido temas que tenho estudado como hobby nos últimos meses, e as videos aulas que tem lançado desde 2017 são de muita valia para meu crescimento intelectual no assunto. Gostaria de saber, se planeja criar vídeos aulas mais aprofundadas nos temas ?
Oi Saulo. Legal! Que bom que lhe tem sido útil! Sim, pretendo. Terminando de gravar as aulas do módulo de Astronáutica vou começar a preparar o próximo nível do Curso de Astrofísica Geral, o nível Eddington: astrofisica.ufsc.br/futuro/ Meus planos é lançá-lo em 2020
Oi Daniel, eu não sei bem como o seu programa de interpretação das páginas funciona, teria que ir abrindo vídeo por vídeo na playlist, mas eu não consigo lhe ajudar sem conhecer o programa. Será que seu irmão não consegue lhe dar uma ajuda?
Recebi notificações de comentários seus nos vídeos com ótimas perguntas, mas que quando entro aqui pra responder já não estão mais. Caso prefira mandar em particular as perguntas, pode enviar para astrofisica.ufsc@gmail.com Mas publicar aqui também é bom pois pode ajudar outros alunos!
@@AstrofísicaparaTodos Saudações 😬😫💦..., Tenho muita curiosidade sobre os buracos-negros. E sobre a possível existência do que chamam de buraco-branco. Uma das minhas dúvidas são: - tda galáxia têm um buraco-negro? - nebulosa e galáxia são a mesma coisa? - soube da existência de buracos-negros super massivos, sendo assim é possível que ele absorva um sistema solar? -os buracos-negros tbm são classificados como corpos celestes? - estrelas bipolares podem gerar buracos-negros? P.S. através de um modesto telescópio refletor, já consegui identificar algumas das estrelas e constelações que foram mencionadas nas primeiras vídeo-aulas: as Três Marias, a estrela Sírios de Canis Major, Aldebarã, e a Constelação de Órion, com a estrela Grande Vermelha Betelgeuse. Obrigado professor. ✨🌌👍🤓👍👍👍 Obs.: e temos a Embraer, o I.T.A. e mentes brilhantes. Sob o meu ponto de vista, o Brasil têm capacidade de ir longe🌌✨✨🚀💨 sim.
@@utsubo36 ótimo, vamos lá então: 1 - Não, nem todas as galáxias têm buracos negros supergitantes no centro, mas acredita-se que a maioria delas (especialmente as maiores) tenham. 2 - Não, nebulosas são regiões com muito gás. Galáxias contém estrelas e outras coisas (como gás, inclusive). 3 - Se o Sistema Solar estivesse perto de um deles sim, com certeza. No entanto, estamos bem longe do buraco negro supermassivo mais próximo, que está no núcleo da nossa galáxia, a uns 25 mil anos-luz daqui 4 - Sim! 5 - Acho que você quis dizer binárias. Sim, qualquer estrela pode se tornar um buraco negro se tiver uma massa suficientemente grande (mais do que umas 20 vezes a massa do Sol). Se uma, ou as duas, estrelas do par binário tiver massa maior que isso, tem chance de se tornar um buraco negro. Nós conhecemos estrelas assim, são as Binárias de Raios-X: pt.wikipedia.org/wiki/Bin%C3%A1rio_de_raio_X Legal que esteja conseguindo observar! Use o Stellarium para procurar por mais objetos. Eu gravei um vídeo para outro aluno ensinando como fazer isso, pode lhe ser útil: th-cam.com/video/IZIx935Rfd0/w-d-xo.html
@@AstrofísicaparaTodos Seria uma frase que resumisse algo, ou pode ser o simples significado de algo. Ex.: Força peso= Força exercida pela massa de um objeto afetada pela gravidade
o princípio de Bernoulli explica como a pressão do ar muda com a mudança das velocidades em cima e embaixo da asa, e com essa diferença de pressão, vc gera sustentação
Oi Vinicius. É uma questão de custo/benefício. Velocidade alta exige estrutura muito cara e também consome muito combustível. Na velocidade atual eles atingem um lucro maior e tornam o transporte aéreo mais universal.
Professor, desculpa a pergunta, mas é que fiquei com esse questionamento na cabeça. O ar passa pela hélice de um avião , aí depois tem um processo de ignição que dá impulso para aeronave ... O mesmo acontece com a hélice de grandes embarcações, submarinos e etc? Sei que tem o processo de combustão, só quero saber se segue o mesmo princípio.
Oi Bárbara. Exato, é o mesmo princípio. Inclusive é o mesmo princípio do ventilador que usamos em casa. A combustão, ou a energia elétrica no caso do ventilador, é usada para empurrar o ar para trás com a hélice, gerando o movimento do ar para trás e empurrando o avião/navio/ventilador etc no sentido contrário
A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 a 1945 e não entre 1914 a 1917, como foi dito pelo professor no episódio 19 (Aviões). A fala errada ocorreu aos 35 minutos 37 segundos.
Professor, agora o senhor entrou na minha formatura. Sou Cientista Aeronáutico formado pela UNINASSAU e trabalho desde 1998 na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Sou Supervisor de Manutenção Aeronáutica. Estou acompanhando seu curso nos dois níveis, para aumentar meu grau de conhecimento. Sou muito grato pela oportunidade.
Que ótimo Roberto! Bons estudos!
Quem vier a Minas pode visitar o Museu Santos Dumont, na cidade de mesmo nome, onde ele nasceu. Mas é bom dar uma olhada porque andou fechado!
professor, eu tenho tantas ideias e nunca tinha tido acesso tanto acesso a um material tão bom.
Que bom Flavio, fico muito feliz que esteja sendo útil para você!
Ana Maria
Escola Pedro Serafim.
Gostei dessa formação,parabéns professor
Aula sensacional! Estou adorando o curso, e o Prof° Alexandre Zabot explica muito bem! Todavia, gostaria de trazer uma pequena correção. No minuto [41:20] é dito tanto no slide quanto na aula que o primeiro voo comercial a jato foi o da imagem, um B707 da Pakistan International Airlines em 1954. No entanto, o primeiro voo comercial a jato de fato, foi o de Havilland DH 106 Comet, em 1952. Com quatro reatores embutidos nas asas, começou a operar em 1952, pela companhia aérea inglesa British Overseas Airways Corporation - BOAC, com primeiro voo entre Londres e Joanesburgo.
( Link de Referência: pt.wikipedia.org/wiki/De_Havilland_Comet#:~:text=O%20de%20Havilland%20DH%20106,propulsionada%20por%20motores%20a%20jato. )
Obrigado Welton! Coloquei uma errata no curso: astrofisica.paginas.ufsc.br/aa/g/errata/
Santos Dumont, grande inventor brasileiro!
A princípio, não estava muito interessada neste tema. Que pena! Já teria aprendido tanta coisa interessante! Amei a aula! Já a assisti duas vezez. Muito obrigada.
5:25 caramba, aqui tem astronomia, astrofisica, astronáutica, cosmologia e também anatomia!
Que aula!!!! 👏👏👏👏
Revisando o curso em jan. de 2024!
Gostando muito do curso. Vou fazer o nível lamaitre quando finalizar este
Legal! Não deixe de se inscrever para receber os certificados da UFSC ;-)
né
Existe uma cratera na Lua com nome de Von karman. Imagino que seja em homenagem.
Sensacional professor! 👏👏👏👏
Lembrei-me das aulas sobre a 3º lei de Newton, a força normal e a força de atrito do ar ;)
Mais uma ótima aula do curso...👍
Se tivessem se unido e trabalhado juntos, teriam chegado ao sucesso muito mais rápido!
Aula ótima, professor! Como sempre 👏❤️
Em relação aos aviões concordo plenamente a verdade é que foi o conjunto de idéia s para tornar o avião voar
Gostei muito da parte que diz que temos propensão em destacar apenas alguns nomes com relação as invenções e descobertas cientificas. Isso realmente é verdade, temos uma tendência enorme a fazer isso. Contudo varias descobertas são frutos de séculos de pesquisa e são contribuições de varias pessoas diferentes.
Alias essa aula ficou fantástica, gostei muito, esse módulo é inteiramente novo pra mim. Vou anotar tudo kkkkk.
Verdade Julio. Penso que há muita coisa a se corrigir nos livros de ciência sobre a história da ciência.
Amei essas explicações .Aprendi e entendi coisas quê eu não conseguia compreender antes.VALEU apena assistir.Estou miito feliz por exta oportunidades. ABRACOS
Ótima aula!!! Obrigado Professor!!!
Aula mestra
Obrigado meu caro!
Quanta informação nova! Muito bom!
Muito bom, essa informação tirou muito as minha dúvida.
Linguagem simples e intuitiva. Muito Obrigado Professor.
Professor, se o senhor me permite? Os irmãos Wright tiveram seus voos contestados porque eles alçavam voo através de catapulta. O nosso Santos Dumont teve seu voo (pequeno, mas mesmo assim voo) atestado porque ele conseguiu alçar voo por meios próprios. Agora, ninguém pode negar, as contribuições dos irmãos Wright no quesito, melhoria da aeronavegabilidade. Eles realizavam voos de até 40 minutos, tendo total controle da aeronave. Grato pela oportunidade de ser seu aluno nestes dois cursos.
Aula fantástica!
Mais um video excelente do professor.
Obrigado
Suas aulas são incríveis ❤
Ótima aula👏👏
Fato curioso: No livro "A Dança do Universo" do Professor / Cientista Marcelo Gleiser, ele comenta a frase atribuída a Newton, citada nesta aula (Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes). Em resumo, conforme Marcelo coloca, pode ter sido uma resposta sarcástica a outro cientista que discordava de algumas de suas ideias e não tinha uma grande estatura. Ah ... a humanidade ! Recomendo a leitura. De qualquer modo, a frase é perfeita !
Legal, não sabia disso! Obrigado!
Expetacular!!! sou fã do canal, e o nome astrofisica para ''todos'' e extremamente pertinente, pois as suas explicações são muito ricas e alcançáveis até para mais leigos como eu...gostaria de só de esclarecer a duvida sobre, onde voce diz que aviões voando baixo, podem voar como menor velocidade, mas porque o pessoal fala que quanto mais alto, menos se consome combustivel?...Forte abraço e obrigado por nos privilegiar com conteúdos tão ricos e relevantes
Fiz Engenharia mecânica então vi alguma coisa principalmente aeronáutica !
Esse professor 👏👏
✅
Que aula incrível
Alexandre, parabéns pela iniciativa do curso.
A astronomia e astronáutica tem sido temas que tenho estudado como hobby nos últimos meses, e as videos aulas que tem lançado desde 2017 são de muita valia para meu crescimento intelectual no assunto.
Gostaria de saber, se planeja criar vídeos aulas mais aprofundadas nos temas ?
Oi Saulo. Legal! Que bom que lhe tem sido útil! Sim, pretendo. Terminando de gravar as aulas do módulo de Astronáutica vou começar a preparar o próximo nível do Curso de Astrofísica Geral, o nível Eddington: astrofisica.ufsc.br/futuro/ Meus planos é lançá-lo em 2020
47:44
excelente aula !!!
E o Quanda?
Pronto meu amigo já achei o link agora como é que eu faço para mim ver todos os vídeos que é postado na playlist
Oi Daniel, eu não sei bem como o seu programa de interpretação das páginas funciona, teria que ir abrindo vídeo por vídeo na playlist, mas eu não consigo lhe ajudar sem conhecer o programa. Será que seu irmão não consegue lhe dar uma ajuda?
Bom dia
Bom dia José
Muito bom, parabéns Prof. Zabot.
🙋 Olá.
Oi
Recebi notificações de comentários seus nos vídeos com ótimas perguntas, mas que quando entro aqui pra responder já não estão mais. Caso prefira mandar em particular as perguntas, pode enviar para astrofisica.ufsc@gmail.com Mas publicar aqui também é bom pois pode ajudar outros alunos!
@@AstrofísicaparaTodos Saudações
😬😫💦..., Tenho muita curiosidade sobre os buracos-negros. E sobre a possível existência do que chamam de buraco-branco.
Uma das minhas dúvidas são:
- tda galáxia têm um buraco-negro?
- nebulosa e galáxia são a mesma coisa?
- soube da existência de buracos-negros super massivos, sendo assim é possível que ele absorva um sistema solar?
-os buracos-negros tbm são classificados como corpos celestes?
- estrelas bipolares podem gerar buracos-negros?
P.S.
através de um modesto telescópio refletor, já consegui identificar algumas das estrelas e constelações que foram mencionadas nas primeiras vídeo-aulas: as Três Marias, a estrela Sírios de Canis Major, Aldebarã, e a Constelação de Órion, com a estrela Grande Vermelha Betelgeuse.
Obrigado professor. ✨🌌👍🤓👍👍👍
Obs.: e temos a Embraer, o I.T.A. e mentes brilhantes. Sob o meu ponto de vista, o Brasil têm capacidade de ir longe🌌✨✨🚀💨 sim.
@@utsubo36 ótimo, vamos lá então:
1 - Não, nem todas as galáxias têm buracos negros supergitantes no centro, mas acredita-se que a maioria delas (especialmente as maiores) tenham.
2 - Não, nebulosas são regiões com muito gás. Galáxias contém estrelas e outras coisas (como gás, inclusive).
3 - Se o Sistema Solar estivesse perto de um deles sim, com certeza. No entanto, estamos bem longe do buraco negro supermassivo mais próximo, que está no núcleo da nossa galáxia, a uns 25 mil anos-luz daqui
4 - Sim!
5 - Acho que você quis dizer binárias. Sim, qualquer estrela pode se tornar um buraco negro se tiver uma massa suficientemente grande (mais do que umas 20 vezes a massa do Sol). Se uma, ou as duas, estrelas do par binário tiver massa maior que isso, tem chance de se tornar um buraco negro. Nós conhecemos estrelas assim, são as Binárias de Raios-X: pt.wikipedia.org/wiki/Bin%C3%A1rio_de_raio_X
Legal que esteja conseguindo observar! Use o Stellarium para procurar por mais objetos. Eu gravei um vídeo para outro aluno ensinando como fazer isso, pode lhe ser útil: th-cam.com/video/IZIx935Rfd0/w-d-xo.html
@@AstrofísicaparaTodos Gratidão. 😀
Por ter respondido e, principalmente pelo material de consulta. Vai me ajudar muito!!
👍👍👍🤓✨✨🌌
Professor, você tem uma "frase-chave" para resumir a força de sustentação?
Não sei ... o que seria isso? Dá um exemplo ...
@@AstrofísicaparaTodos Seria uma frase que resumisse algo, ou pode ser o simples significado de algo. Ex.: Força peso= Força exercida pela massa de um objeto afetada pela gravidade
Para entender as forças de sustentação, qual a importância do princípio de Bernoulli?
o princípio de Bernoulli explica como a pressão do ar muda com a mudança das velocidades em cima e embaixo da asa, e com essa diferença de pressão, vc gera sustentação
Pq os avioes comerciais têm um limite de velocidade?
Eles nao poderiam ter motor de caça pra voar mais rapido (e mais alto)?
Oi Vinicius. É uma questão de custo/benefício. Velocidade alta exige estrutura muito cara e também consome muito combustível. Na velocidade atual eles atingem um lucro maior e tornam o transporte aéreo mais universal.
Professor, desculpa a pergunta, mas é que fiquei com esse questionamento na cabeça.
O ar passa pela hélice de um avião , aí depois tem um processo de ignição que dá impulso para aeronave ...
O mesmo acontece com a hélice de grandes embarcações, submarinos e etc?
Sei que tem o processo de combustão, só quero saber se segue o mesmo princípio.
Oi Bárbara. Exato, é o mesmo princípio. Inclusive é o mesmo princípio do ventilador que usamos em casa. A combustão, ou a energia elétrica no caso do ventilador, é usada para empurrar o ar para trás com a hélice, gerando o movimento do ar para trás e empurrando o avião/navio/ventilador etc no sentido contrário
como que faz para entrar dentro dessas pesquisas e discussões e projetos, existe uma comunidade para isso ?
Tem um grupo no facebook para debates.
Isso vai me ajudar na oba ???
Vai sim, a ementa cobre o conteúdo da OBA e tem até coisas extras!
Vai sim, a ementa cobre todo o conteúdo da OBA e tem coisas extras. Veja a ementa completa aqui: astrofisica.ufsc.br/aa/g/material/
pensava q fosse diferença de pressão!
A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 a 1945 e não entre 1914 a 1917, como foi dito pelo professor no episódio 19 (Aviões). A fala errada ocorreu aos 35 minutos 37 segundos.
Justamente, mas ele se referia à primeira guerra, quanto os aviões foram usados pela primeira vez.
O vbalor do certificado?
Oi Kelly, está explicado como funciona aqui: astrofisica.ufsc.br/faq/#AGtaxa
@@AstrofísicaparaTodos certo!
17:35: Crianças, não tentem fazer isso em casa... Rsrs