Pra quem quiser eu recomendo o "jogo" SpaceFlight Simulator. É um simulador de construção e lançamento de foguetes, satélites e mais, exploração espacial simulada com base em dados reais.
Parabéns pelo excelente conteúdo e pela iniciativa de repartir conosco tão importante conhecimento de forma gratuita. Assisti toda a playlist e esse foi o vídeo mais impactante. Obrigado e um grande abraço! Vou apoiar com a inscrição e certificado ❤
Por volta de 2003 quando comecei a estudar e trabalhar com software livre eu imaginava que poderíamos ter Universidades livres. O que eu imaginei é que professores de Universidades públicas poderiam gravar as aulas e disponibilizá-las pela Internet para que qualquer pessoa que precisasse ou tivesse interesse pelo assunto pudesse aprender. O senhor tem feito isso com uma qualidade excelente. O senhor é um servidor público de alto valor para a sociedade. Parabéns!!!
Oi André. A ideia é ótima, poderia causar uma revolução na educação no Brasil. Acho que ela precisa ser levada a diante. Se quiser, me engajo nesta luta, mas precisamos de mais pessoas. Basta me escrever em astrofisica.ufsc@gmail.com Algumas sugestões: - Ela poderia ser na forma de repositório de cursos, como existem repositórios de software. -- Os cursos poderiam estar hospedados num servidor dela, ou não. Dependeria das licenças, etc. - É preciso que tenha flexibilidade para cursos de diversos tipos e formatos. - Seria preciso fomentar a criação de uma pequena comunidade de alunos (e idealmente professores e monitores) em cada curso. Num formato de fórum ou wikis. - A gestão da plataforma precisaria ser feita de forma comunitária, como várias outras plataformas da comunidade livre.
@@AstrofísicaparaTodos boa tarde professor! Suas sugestões são ótimas! Concordo com o senhor, acho que pode revolucionar a educação no Brasil. Vamos em frente! Vai dar certo!
@@AstrofísicaparaTodos professor, eu acho que seu engajamento seria fundamental para o sucesso deste projeto! Farei contato pelo e-mail. Muito obrigado!
Parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento!!! Seu conteúdo é muito rico e interessante!!! Quanto ao lixo espacial, acho que logo ele será um problema, assim como o plástico já é aqui na terra. O homem não é capaz de reciclar ou cuidar do lixo que está ao seu alcance, imagine o que está no espaço.
Obrigado Andreia. É verdade, porém, o lixo espacial pode causar prejuízos de bilhões de dólares em uma única colisão. Então acho que, apenas por causa do risco financeiro, não deixarão esse problema tomar proporções catastróficas.
Aula mais maneira de astronáutica até o momento, nunca imaginei que satélites seriam tão interessantes! (aliás, esse filme que você recomendou é muito bom, também recomendo)
Excelente, prof. Sobre o filme: eu me lembro q foi impressionante a atuação da sandra bullock. Consagrou os anos de carreira praticamente atuando sozinha na maior parte do filme e prendeu nossa atenção. Absss
Esse filme me deixou agoniado. Estar a deriva no espaço sideral deve ser uma situação horrível, que não desejo nem para o pior dos mortais. Assisti-o apenas uma vez e jamais pretendo voltar a assisti-lo outra vez, pois é angustiante.
Cerca de duas dezenas de pedaços chegam ao solo anualmente, mas até hoje nenhum causou dano. É que a maior parte da superfície da Terra é de áreas oceânicas ou então despovoadas.
Olá! Dá uma impressão de que o Universo, é um imenso gerador de energia (magnética, gravitacional, radiação atômica). Sugestão, vocês poderiam falar sobre os "Rovers". Tem um em especial, o Opportunity. Não vejo a hora deles chegarem a Marte. Gratidão 👍🤓
Obrigado Ideraldo. Sua pergunta é ótima! Os satélites costumam orbitar na mesma direção de rotação da Terra. Isso por uma questão de economia de energia pois, ao serem lançados, já estão com uma componente de velocidade na mesma direção da rotação da Terra. Para orbitarem na direção oposta, precisariam reverter essa rotação, o que custaria muito combustível na manobra. No entanto, satélites em órbitas polares (que eu mostro aqui th-cam.com/video/Ec2QrKnJyuI/w-d-xo.html) podem chegar a ter órbitas levemente invertidas em relação à rotação da Terra, mas em geral bem pouca coisa.
Ótimo curso. Muita informação interessante. Professor, qual a velocidade média, em km/h, desenvolvida por um satélite? Todos orbitam a mesma velocidade ou, de acordo com a missão, essa velocidade varia?
Oi José. Essa velocidade depende do tipo de órbita, principalmente a altura da órbita. A altura da órbita, por sua vez, é escolhida de acordo com o tipo de missão, explico algumas e os critérios mais para o fim dessa aula. Voltando à questão da velocidade, a maioria dos satélites está em órbita baixa (200 - 2000 km), que corresponde a velocidades da ordem de 25 mil km/h. Nessa velocidade, levam menos de 2h para dar uma volta completa na Terra.
Boa tarde. Excelentes aulas. As ondas eletromagnéticas provenientes do Sol podem influenciar na comunicação dos satélites? Como aconteceria esse fenômeno?
Olá Professor, tudo bem? Tenho algumas perguntas, provavelmente bem estúpidas, mas que realmente preciso fazer: Quanto um satélite é lançado e atinge a altura de órbita ele utiliza alguma propulsão para começar a girar? O que mantém ele girando a uma velocidade constante é algum combustível ou só o impulso de lançamento? Se sim, esse impulso sofre desaceleração com o tempo? Desde já, muito obrigado pelo curso e parabéns por esta aula espetacular!
Oi Roni. Desculpe-me, mas sua mensagem só me apareceu hoje, 1 mês depois! :-( Espero que receba essa resposta. Sim! Todos os grandes satélites levam combustível extra consigo para manobras orbitais. É preciso corrigir a órbita com regularidade pois sempre há atmosfera, que freia o satélite.
Normalmente ele vai perdendo altura por atrito com a atmosfera da Terra. Quanto mais baixa for a órbita dele, mas rápido isso acontece. Depois de um tempo cai sobre a Terra sim. Entretanto, na maioria dos casos boa parte dele é consumida na reentrada e não chega ao solo.
A prova da oba e dia 12 ou 13 por que você não faria um vídeo dando dicas para essa prova para nível 4(ensino médio) iria gostar muito! Suas aulas são geniais
Faltou o Brasil Professor! Nosso país já domina a tecnologia de satélites, inclusive temos foguetes que já foram lançados a altura sub- orbital. Desde de 1967 o Brasil iniciou o seu projeto espacial e se ñ fizemos mais, foi porque os Governos anteriores ñ investiram dinheiro. Nós temos um foguete mundialmente conhecido que inclusive é exportado.
Professor. A Laika sequer sobreviveu à largada. Ela morreu em agonia. Em panico. O áudio mostra que ela berrou em pânico até ter um ataque cardíaco. Não serviu para nada! E os imundos mantiveram a farça. O Homem não teria chegado até aqui em o Cão e o Cavalo. E nós vemos do que somos capazes de fazer com estes IRMÃOS. POR FAVOR! NÃO PERPETUE A MENTIRA! Laika foi sacrificada em vão. A pobrezinha foi torturada!
Revisando os estudo sem jan. de 2024! 👏👏👏👏
Pra quem quiser eu recomendo o "jogo" SpaceFlight Simulator. É um simulador de construção e lançamento de foguetes, satélites e mais, exploração espacial simulada com base em dados reais.
Parabéns pelo excelente conteúdo e pela iniciativa de repartir conosco tão importante conhecimento de forma gratuita.
Assisti toda a playlist e esse foi o vídeo mais impactante.
Obrigado e um grande abraço!
Vou apoiar com a inscrição e certificado ❤
Por volta de 2003 quando comecei a estudar e trabalhar com software livre eu imaginava que poderíamos ter Universidades livres.
O que eu imaginei é que professores de Universidades públicas poderiam gravar as aulas e disponibilizá-las pela Internet para que qualquer pessoa que precisasse ou tivesse interesse pelo assunto pudesse aprender.
O senhor tem feito isso com uma qualidade excelente. O senhor é um servidor público de alto valor para a sociedade.
Parabéns!!!
Oi André. A ideia é ótima, poderia causar uma revolução na educação no Brasil.
Acho que ela precisa ser levada a diante. Se quiser, me engajo nesta luta, mas precisamos de mais pessoas.
Basta me escrever em astrofisica.ufsc@gmail.com
Algumas sugestões:
- Ela poderia ser na forma de repositório de cursos, como existem repositórios de software.
-- Os cursos poderiam estar hospedados num servidor dela, ou não. Dependeria das licenças, etc.
- É preciso que tenha flexibilidade para cursos de diversos tipos e formatos.
- Seria preciso fomentar a criação de uma pequena comunidade de alunos (e idealmente professores e monitores) em cada curso. Num formato de fórum ou wikis.
- A gestão da plataforma precisaria ser feita de forma comunitária, como várias outras plataformas da comunidade livre.
@@AstrofísicaparaTodos boa tarde professor!
Suas sugestões são ótimas!
Concordo com o senhor, acho que pode revolucionar a educação no Brasil.
Vamos em frente!
Vai dar certo!
@@AstrofísicaparaTodos professor, eu acho que seu engajamento seria fundamental para o sucesso deste projeto!
Farei contato pelo e-mail.
Muito obrigado!
Muito bom professor! Continue sempre assim.
Parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento!!!
Seu conteúdo é muito rico e interessante!!!
Quanto ao lixo espacial, acho que logo ele será um problema, assim como o plástico já é aqui na terra. O homem não é capaz de reciclar ou cuidar do lixo que está ao seu alcance, imagine o que está no espaço.
Obrigado Andreia. É verdade, porém, o lixo espacial pode causar prejuízos de bilhões de dólares em uma única colisão. Então acho que, apenas por causa do risco financeiro, não deixarão esse problema tomar proporções catastróficas.
Aula mais maneira de astronáutica até o momento, nunca imaginei que satélites seriam tão interessantes! (aliás, esse filme que você recomendou é muito bom, também recomendo)
Excelente, prof. Sobre o filme: eu me lembro q foi impressionante a atuação da sandra bullock. Consagrou os anos de carreira praticamente atuando sozinha na maior parte do filme e prendeu nossa atenção. Absss
melhor professor que eu conheço!! parabéns professor Alexandre!!
Excelente conteúdo professor. Acompanhei o curso anterior. E começei recentemente a ver esse atual.
já assistir esse filme mais no lembrei de quase nada, concerteza irei assitir de novo
Esse filme me deixou agoniado. Estar a deriva no espaço sideral deve ser uma situação horrível, que não desejo nem para o pior dos mortais. Assisti-o apenas uma vez e jamais pretendo voltar a assisti-lo outra vez, pois é angustiante.
Vi o trailer do filme e já gostei rsr,depois vou procura-lo pra assistir.
As aulas são incríveis, obrigado!!!! #oba
Astrofísica para Todos
Boa tarde, parabéns pela dedicação, curso maravilhoso, muito obrigado
que aula meus amigos, que aula
Ótima aula, bem explicada como sempre...👍
Ótima aula novamente!!!!
Professor, muito obrigada pela aula!! Incrível 👏👏👏👏
Obrigado!
Chocada com o fato de terem deixado uma cachorrinha morrer lá sozinha 😔😔😭😭
Ótima aula, aprende muuuuuitas coisas. Este módulo também esta sendo incrível a sim como os anteriores.
Obrigado pelo excelente trabalho.
Parabéns, Professor Alexandre!
Obrigado Givanildo!
BOA, AJUDOU MUITO
Me dói a história da Laika. Na minha infância tínhamos uma cadelinha com o mesmo nome em homenagem.
mto bom
Que vídeo!!! Muito bom!! Obg por seu conhecimento.
Aula sensacional!!
Obrigado Jonas!
Muito legal. Parabens. E obrigado.
Existe diferença entre o que chamamos de “sonda” “satélites” e “telescópios” (como hubble e JW)?
Bom dia! Tudo bem
Muito bom PROFESSOR já aconteceu de um SATÉLITE cair na terra e causa algum dano?
Cerca de duas dezenas de pedaços chegam ao solo anualmente, mas até hoje nenhum causou dano. É que a maior parte da superfície da Terra é de áreas oceânicas ou então despovoadas.
Professor naquele trecho do filme, se a astronauta se soltasse ela cairia na Terra se não se movesse na velocidade de queda livre?
Sim, mas como ela está na velocidade da órbita, iria continuar na órbita junto com a ISS
Olá!
Dá uma impressão de que o Universo, é um imenso gerador de energia (magnética, gravitacional, radiação atômica).
Sugestão, vocês poderiam falar sobre os "Rovers". Tem um em especial, o Opportunity.
Não vejo a hora deles chegarem a Marte.
Gratidão 👍🤓
Sim, falo um pouco deles na aula 23, inclusive da Opportunity
Adorando o curso. Parabéns ao professor e UFSC. Gostaria de saber qual o sentido da movimentação dos satélites horário ou anti-horário?
Obrigado Ideraldo. Sua pergunta é ótima! Os satélites costumam orbitar na mesma direção de rotação da Terra. Isso por uma questão de economia de energia pois, ao serem lançados, já estão com uma componente de velocidade na mesma direção da rotação da Terra. Para orbitarem na direção oposta, precisariam reverter essa rotação, o que custaria muito combustível na manobra. No entanto, satélites em órbitas polares (que eu mostro aqui th-cam.com/video/Ec2QrKnJyuI/w-d-xo.html) podem chegar a ter órbitas levemente invertidas em relação à rotação da Terra, mas em geral bem pouca coisa.
@@AstrofísicaparaTodos Acho incrivel sua atenção para com os alunos, um abraço para toda equipe do grupo astrofisica para todos.
@@AstrofísicaparaTodos Pretendo fazer todos os cursos que forem oferecidos, terminei o de astrofísica e ja estou ansioso pela terceira prova deste..
@@caioviniciusaguiar1570 estamos terminando de elaborar as questões e formatar o moodle, em poucos dias estará tudo liberado!
Prof qual a altura que a terra não exerce força gravitacional em um objetos
Pq não consigo ver os comentários?
Ótimo curso. Muita informação interessante. Professor, qual a velocidade média, em km/h, desenvolvida por um satélite? Todos orbitam a mesma velocidade ou, de acordo com a missão, essa velocidade varia?
Oi José. Essa velocidade depende do tipo de órbita, principalmente a altura da órbita. A altura da órbita, por sua vez, é escolhida de acordo com o tipo de missão, explico algumas e os critérios mais para o fim dessa aula. Voltando à questão da velocidade, a maioria dos satélites está em órbita baixa (200 - 2000 km), que corresponde a velocidades da ordem de 25 mil km/h. Nessa velocidade, levam menos de 2h para dar uma volta completa na Terra.
Boa tarde. Excelentes aulas. As ondas eletromagnéticas provenientes do Sol podem influenciar na comunicação dos satélites? Como aconteceria esse fenômeno?
Olá Professor, tudo bem?
Tenho algumas perguntas, provavelmente bem estúpidas, mas que realmente preciso fazer:
Quanto um satélite é lançado e atinge a altura de órbita ele utiliza alguma propulsão para começar a girar? O que mantém ele girando a uma velocidade constante é algum combustível ou só o impulso de lançamento? Se sim, esse impulso sofre desaceleração com o tempo? Desde já, muito obrigado pelo curso e parabéns por esta aula espetacular!
Oi Roni. Desculpe-me, mas sua mensagem só me apareceu hoje, 1 mês depois! :-( Espero que receba essa resposta.
Sim! Todos os grandes satélites levam combustível extra consigo para manobras orbitais. É preciso corrigir a órbita com regularidade pois sempre há atmosfera, que freia o satélite.
48:35 - Wal - E kkkkkk
Professor como funciona a propulsão no vácuo?
Oi Junior, expliquei na aula 20: th-cam.com/video/locBF1DAXbg/w-d-xo.html
Quando o satélite sai de órbita ele cai na terra?
Normalmente ele vai perdendo altura por atrito com a atmosfera da Terra. Quanto mais baixa for a órbita dele, mas rápido isso acontece. Depois de um tempo cai sobre a Terra sim. Entretanto, na maioria dos casos boa parte dele é consumida na reentrada e não chega ao solo.
A prova da oba e dia 12 ou 13 por que você não faria um vídeo dando dicas para essa prova para nível 4(ensino médio) iria gostar muito! Suas aulas são geniais
Ótima ideia Kelly. Não me atentei à data ... vou pensar, não sei se consigo preparar algo tão rápido. Eu devia ter prestando atenção nessa data :-(
Faltou o Brasil Professor! Nosso país já domina a tecnologia de satélites, inclusive temos foguetes que já foram lançados a altura sub- orbital. Desde de 1967 o Brasil iniciou o seu projeto espacial e se ñ fizemos mais, foi porque os Governos anteriores ñ investiram dinheiro. Nós temos um foguete mundialmente conhecido que inclusive é exportado.
Sim Edson, falo disso nas aulas 24 a 26 ;-)
Ônibus espacial é considerado satélite?
Não, é uma nave.
Que dó da laika...
Fico pensando imagina se jogar o satélites para o vácuo e ele ficar orbitando outro planeta
Já fizeram isso várias vezes. São as naves orbitadoras. Foram enviadas para Mercúrio,Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, e até para asteroides e cometas.
13,7 mil inscritos * (1*10^6) = idade do universo. Cabala Astrofísica para Todos.
😁😁😜😜😀😀😂😂
hahahahah boa!
Podem haver até 170 milhões de detristos e 23.000 são maiores que uma bola de tênis.
th-cam.com/video/s7CBDj0N4mg/w-d-xo.html
Professor. A Laika sequer sobreviveu à largada. Ela morreu em agonia. Em panico.
O áudio mostra que ela berrou em pânico até ter um ataque cardíaco.
Não serviu para nada!
E os imundos mantiveram a farça.
O Homem não teria chegado até aqui em o Cão e o Cavalo. E nós vemos do que somos capazes de fazer com estes IRMÃOS.
POR FAVOR! NÃO PERPETUE A MENTIRA!
Laika foi sacrificada em vão.
A pobrezinha foi torturada!
Laika na verdade era a raça da cadela e não o seu nome!