Incrível essa escala exótica! Cria um campo harmônico muito especial. Estou interessado em compreender música cigana, e essa aula vai ajudar bastante. Dentre os mestres com quem estudei, fui aluno de um maestro húngaro, Ian Guest. Mapeei o sistema musical, e embora não tenha me dedicado às escalas exóticas, notei que as escalas apresentadas aqui são na verdade dois modos de uma única escala. É como se a Húngara originasse a Árabe a partir do seu 5° grau. Ou se a Árabe originasse a Húngara no seu 4° grau. Trata-se portanto de dois modos de uma mesma escala. E sendo assim, os acordes gerados nas duas são idênticos, estando apenas em graus diferentes. Trata-se de uma única escala e um único campo harmônico. Vale ainda ressaltar que com um único desenho de escala originam-se não apenas dois modos, mas sete. Sete modos e sete acordes, nesta única escala. Compreendo a origem desse mal entendido no próprio sistema que aprendemos, em que modos da escala Natural são apresentados como escalas maior e menor. Escala é escala. São as notas disponíveis. E modo é modo da escala. Misturar esse conceito gera um sistema confuso e incompreensível. Se você entende isso, deduz um sistema de escalas enxuto, em que cada uma das poucas escalas existentes gera modos. Compreendi que nosso sistema musical é um sistema de escalas, e que essas poucas escalas geram modos, acordes, ciclos, arpejos, e tudo o mais. Se quiser compreender melhor como aplicar isso, fico disponível.
Perfeito, 👏🏽👏🏽👏🏽 O Ian foi um grande mestre e tive a satisfação de acompanhar seus livros e didática incrível! parabéns pela iniciativa Você poderia divulgar sua proposta pedagógica em seu Canal, dessa forma muitas pessoas poderão se conectar com a sua visão musical. O que importa é sempre a Música e como podemos ajudar as pessoas, Obrigado por participar com o seu comentário.
@@MichelLimma maravilha, mestre! Já estive mais ativo nas redes, lançando curso de consciência musical pra todos os instrumentos. Atualmente estou focando em aulas particulares e pra grupos de alunos. Gratidão pela aula e sorte pra gente! Grande abraço, amigo!
Muito bom! Ambas são modos da escala maior harmônica dupla ( que é a própria escala árabe, ou bizantina), e no fim, são inversões uma da outra rs. Se a húngara é a menor harmônica com #4, a árabe é o modo frígio dominante com a 7° maior. Todos os modos dessa escala tem sonoridades muito interessantes e exóticas. Excelente video. Abraço!
Exatamente! São caminhos em como pensar 🎵🎵👍🏾👍🏾 quanto mais facilitador for o pensamento e visualização melhor para o coração. Para mim nunca deu certo pensar ( frígio, dominante com 7M ) Hehehhehehehhehehe São 3 coisas para pensar...Se o BPM estiver acima de 80 o bicho pega 🤣. Obrigado pelo apoio Felipe 🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Deus te abençoe, muito grato por sua ajuda
Obrigado meu amigo
Sinceramente melhor canal
ADOREI A AULA! SUA MANEIRA DE EXPLICAR É MYITO BOA! OBRIGADA!!!
Adorei!!! Acho que não tem muito mais o que falar sobre a teoria dessas escalas, mas eu adoraria ver mais exemplos pra sentir + o feeling delas.
Incrível essa escala exótica! Cria um campo harmônico muito especial. Estou interessado em compreender música cigana, e essa aula vai ajudar bastante.
Dentre os mestres com quem estudei, fui aluno de um maestro húngaro, Ian Guest. Mapeei o sistema musical, e embora não tenha me dedicado às escalas exóticas, notei que as escalas apresentadas aqui são na verdade dois modos de uma única escala.
É como se a Húngara originasse a Árabe a partir do seu 5° grau. Ou se a Árabe originasse a Húngara no seu 4° grau.
Trata-se portanto de dois modos de uma mesma escala.
E sendo assim, os acordes gerados nas duas são idênticos, estando apenas em graus diferentes.
Trata-se de uma única escala e um único campo harmônico.
Vale ainda ressaltar que com um único desenho de escala originam-se não apenas dois modos, mas sete. Sete modos e sete acordes, nesta única escala.
Compreendo a origem desse mal entendido no próprio sistema que aprendemos, em que modos da escala Natural são apresentados como escalas maior e menor.
Escala é escala. São as notas disponíveis. E modo é modo da escala.
Misturar esse conceito gera um sistema confuso e incompreensível. Se você entende isso, deduz um sistema de escalas enxuto, em que cada uma das poucas escalas existentes gera modos.
Compreendi que nosso sistema musical é um sistema de escalas, e que essas poucas escalas geram modos, acordes, ciclos, arpejos, e tudo o mais.
Se quiser compreender melhor como aplicar isso, fico disponível.
Perfeito, 👏🏽👏🏽👏🏽 O Ian foi um grande mestre e tive a satisfação de acompanhar seus livros e didática incrível! parabéns pela iniciativa
Você poderia divulgar sua proposta pedagógica em seu Canal, dessa forma muitas pessoas poderão se conectar com a sua visão musical. O que importa é sempre a Música e como podemos ajudar as pessoas, Obrigado por participar com o seu comentário.
@@MichelLimma maravilha, mestre! Já estive mais ativo nas redes, lançando curso de consciência musical pra todos os instrumentos. Atualmente estou focando em aulas particulares e pra grupos de alunos.
Gratidão pela aula e sorte pra gente! Grande abraço, amigo!
@@conscienciamusical7611 Perfeito! Você me segue no Instagram? @michellimma.oficial manda uma mensagem lá pra mim 😉
sensacional!!!
Muito bom!
Ambas são modos da escala maior harmônica dupla ( que é a própria escala árabe, ou bizantina), e no fim, são inversões uma da outra rs. Se a húngara é a menor harmônica com #4, a árabe é o modo frígio dominante com a 7° maior.
Todos os modos dessa escala tem sonoridades muito interessantes e exóticas.
Excelente video. Abraço!
Exatamente! São caminhos em como pensar 🎵🎵👍🏾👍🏾 quanto mais facilitador for o pensamento e visualização melhor para o coração.
Para mim nunca deu certo pensar ( frígio, dominante com 7M )
Hehehhehehehhehehe São 3 coisas para pensar...Se o BPM estiver acima de 80 o bicho pega 🤣. Obrigado pelo apoio Felipe 🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Sou seu fã, mestre Michel
Obrigado meu amigo🥂🙌🏾
Muito bom!!!
Meu MANO!!!!