Assisti o Terça Livre de 16/18/16, e vi quando o senhor falou sobre este curso. Estou tentando fugir da minha ignorância, e quando vi que tal curso é gratuito, vim logo pro seu canal para aprender um pouco mais sobre esse grande filósofo. Desde já, sou grato ao senhor. Deus lhe abençoe.
8 ปีที่แล้ว +92
Muito obrigado pelo retorno generoso, Felipe. E, como disse, não se impaciente com sua ignorância: só superei a minha, parcialmente, lá pelos 50 anos. Fique com Deus e com meu abraço.
@ Professor, sem querer tomar muito do seu tempo. Sou um jovem de vinte anos e sinto ansiedade toda vez que penso sobre meu futuro e qual caminho seguir e me sinto desanimado nos estudos. Tenho medo de não ser ninguém. O senhor pode me aconselhar? Como ter disciplina nos estudos e vencer o medo de estudar?
3 ปีที่แล้ว +10
@@nadaporaqui9745 Para começar, livre-se dessa ideia horrorosa de ser alguém. O estudo sério tem um fim em si mesmo, a verdade, e para o mundo é inútil; e, como prova a vida dos maiores filósofos gregos e cristãos, eles nunca buscaram ser alguém e sempre foram ninguém. Depois disso é que vem o resto. Pense. Se quiser ser ninguém, siga meus cursos: estudostomistas.eadplataforma.com/ Abraço..
É incrível como, em uma simples introdução o senhor conseguiu desconstruir todo o "método de ensino/aprendizagem" moderno. Coloquei entre aspas porque, mesmo sem conhecer, sempre me encomendou esse excesso de matérias que nos são "ensinados" nas escolas. Sempre tive a sensação que tudo era-nos empurrado sem uma sequência, sem um objetivo claro. Parece que o único objetivo do ensino é te levar à passar em testes. Professor, parabéns, se com uma aula introdutória muitas questões foram- me respondidas, imagino como ficará minha mente ao assistir à última aula. Obrigado, professor!
7 ปีที่แล้ว +5
Caro Werbeth, muito obrigado pela generosidade e gentileza. Deixa-me muito contente seu e-mail. E, sim, parece-me este mesmo o objetivo do ensino atual: fazer passar em concursos. Tenha-me a seu dispor.
Mestre Carlos, estudo gramática desde 1976. Sou neuropsicóloga. Estou lendo o livro A origem da linguagem - Rosenstock-Huessy, Eugen. Quero estudar seu livro de gramática.
Desde que decidi assumir-me conservador, pus-me no caminho de aprender de quem sabe mais que eu, conquanto seja bacharel em Filosofia, licenciado em Letras, mestre em Filosofia. Por isso, comecei a estudar o Trivium e, dessarte, adquiri a Suma Gramatical, voltei a estudar a Lógica (Ordem dos conceitos de Maritain) e pretendo empeçar os estudos das Retórica. Parabéns prof. Nougué, ficamos-lhe devedores perenemente.
Querido professor, o curso é animador. Sou uma pessoa ignorante, e busco a Sabedoria. Como não consigo adquirir Sabedoria por força própria, rogo a Deus para que o seu curso possa ser inculcado na minha mente; sou um jovem com diversos problemas intelectuais, e espirituais. Já tentei por diversas vezes ESTUDAR, tornar-me uma pessoa melhor, porém ao me deparar com as dificuldades eu logo paro. Enfim, fico animado pelo fato de que alguém de bom coração distribui um curso desse de forma gratuita; sendo assim, sou grato ao senhor pelo o Curso Gratuito. Que Deus continue te iluminando e que te dê a graça de viver muito mais. Um abraço.
8 ปีที่แล้ว +19
Querido Jr Sabará, não hesito em dizer que seu reconhecimento de que ainda precisa superar seus próprios defeitos no caminho da sabedoria é já o início deste mesmo caminho. Quantos o fazem, caríssimo? Quantos têm a honestidade e a franqueza de dizê-lo não só a si mesmos mas em público? O grande filósofo Sócrates dizia que antes de tudo devemos conhecer-nos a nós mesmos e saber que nada sabemos. Ademais, posso assegurar-lhe que também eu tive uma juventude ruim, entregue a coisas sem a menor importância. Portanto, ânimo. A coisa demora, exige esforço, exige superação, mas que gáudio, que gozo oferece já quando começa a ser alcançada! Além do mais, você ainda é jovem: o que constitui grande vantagem. Só não ambicione demasiado: contente-se com o que Deus lhe der. Conte com minhas humildes orações, e que Deus o abençoe e ilumine. Grande abraço.
+Carlos Nougué Tomismo O senhor já procrastinou na juventude e pouco se importava com os estudos? Se sim, és com certeza um espelho para mim, pois temos algo em comum. Uma das minhas grandes dificuldades é aprender com a solitude e minha mente ta dispersa demais, não consigo me concentrar e terminar sequer um livro. Quando isso acontece caio logo em desânimo. No entanto, caro professor, existe algo no meu âmago que não me deixa desistir por completo. Tenho 22 anos, e sinceramente sou um analfabeto funcional; joguei os cinco semestres da faculdade no lixo. Dá pra compreender minha situação? Graças a Deus, o senhor apareceu e o Olavo de Carvalho tem me tirado da matrix, tudo isso porque Deus me agraciou com professores que vão me ajudar no que for possível. Desculpa qualquer coisa, estimado professor. Fique com Deus!
8 ปีที่แล้ว +9
Não tem nada de que desculpar-se. Sua honestidade é comovente. Só não se compraza em seus defeitos: reconheça-os para superá-los. Grande abraço, fique com Deus, e, sim, pode considerar-me um espelho. Agora vou descansar, que o corpo velho já o exige.
O caminho do conhecimento é árduo porém é prazeroso e o senhor o sabe muito melhor do que eu, obrigado professor! Assisti essa aula e pretendo continuar até a última.
Obrigado pelo curso professor, obviamente de valor imensurável. Aproveitando o comentário, deixo uma obervação: Comprei o seu livro Suma Gramatical da Língua Portuguesa, meus parabéns pela magnifica obra.
8 ปีที่แล้ว +13
Caríssimo Jhonathan, não tenho senão que agradecer-lhe as palavras generosas e a aquisição do livro. Qualquer dúvida, não deixe de escrever-me: carlosnouguefilosofia@gmail.com. Grande e grato abraço.
"Que aula difícil, mas, muito interessante, pois bem quantas informações para um intelecto que se adapta a essa vasta quantidade de informação nesse conceito de sociedade da informação, continuarei assistindo as aulas".
Professor, acabei de entrar no vídeo veiculado no Terça Livre e absorvi muitas de suas explicações. Vou passar a frequentar as Aulas em vídeo A ORDEM DA DISCIPLINA. MUITO OBRIGADO pela oportunidade!
@ obrigado digo eu! É uma honra para mim receber um comentário de uma figura tão nobre como o senhor. Um conhecedor de linguas, quem dera eu sair da monotonia em ser um monoglota. Invejo o senhor e sua tenacidade triunfante! Deus o abençoe. Se for da sua vontade, reze por mim, para que eu saia da minha mediocridade e me espelhe cada vez mais no Senhor, e na sua tenacidade evidente. Obrigadissimo pela atenção.
2 ปีที่แล้ว +2
@@53798 Conte com minhas orações, amigo. Mas aconselho-lhe que tenha paciência consigo mesmo e vá galgando pouco a pouco, com a ajuda da oração e da graça, o caminho da sabedoria. Um abraço grande, em Cristo.
Agradeço professor por disponibiliza e dá acesso ao conhecimento aqueles que querem e as vezes encontram dificuldades de acesso a mesma. Agradeço pelo aprendizado.
Oro para que o senhor nestes cinco anos de seu comentário tenha abandonado a satânica heresia protestante, uma imundície que só leva ao inferno, e se convertido à Verdadeira e Única Igreja de Cristo, a Católica.
Professor não sei como agradecer pela extraordinária aula, Deus te abençoe imensamente, já tenho o seu Livro Suma Gramatical realmente vale muito a pena, estou iniciando meus estudos com o livro e tem feito diferença. Um grande abraço.
6 ปีที่แล้ว
Eu é que lhe agradeço, cara Thamires, a grande gentileza. Tenha-me a seu dispor e grande abraço.
Muito Obrigado por compartilhar vossa sabedoria e ainda o melhor caminho para alcançar por nós mesmos um grande intelecto, intelecto esse lucido e sob a luz do divino. Foi um prazer conhece-lo e poder conversar convosco no I simpósio conservador em Ribeirão Preto. Vou me tornar assíduo no seu curso, obrigado por tudo!
7 ปีที่แล้ว +2
O prazer foi meu, caríssimo. Tenha-me a seu dispor e muito obrigado.
Muito obrigada, Professor! Excelente! Honra em vê-lo ! Que Deus o abençoe! Muita saúde e paciência para conosco! Quero partipar destes cursos pagos! Ave Maria! Parabéns pela tamanha empresa!
Professor Nougué, já estou lendo sua Suma Gramatical, e digo desde já que acho-a maravilhosa. Os outros livros que o senhor disse que vai publicar já têm alguma previsão? Estou aguardando ansiosamente. Vou pedir a Deus que o senhor tenha muitos anos de vida, com muita saúde, para assim, poder eu, aproveitar seus cursos e seus livros.
8 ปีที่แล้ว +24
Caro Gustavo, antes de tudo muito obrigado pela Suma Gramatical. Já saiu um dos livros: "Estudos Tomistas -- Opúsculos" (veja em th-cam.com/video/uQ3of5pIZD0/w-d-xo.html ). Os outros sairão à medida que a crise econômica permitir; mas certamente um até o fim do ano. Deus o abençoe muito, e lhe dê com sobra o que me deseja. Grande e grato abraço.
Mande cursos ai professor, preciso muito meu Deus!!!
5 ปีที่แล้ว +1
É só inscrever-se. É gratuito: estudostomistas.eadplataforma.com/curso/nao-nos-percamos/?fbclid=IwAR0hoSKaO2ag-KCRSp31XdCTVZSVn73ZWlS4oxaj4bhEzqFQJJy-JGMTGjU#avaliacoes. Um abraço.
Professor irei dispor de um questionamento muito pertinente para se compreender mais a fundo a respeito da busca pela sabedoria. -Qual a Finalidade da busca pela Sabedoria ?? a) Se esta busca é com o sentido de buscar a salvação ,de buscar a Deus , então por que não nos utilizemos da própria teologia e Doutrina da Igreja Católica ?? Qual o sentido então de estudar as demais disciplinas?? b) Se as outras disciplinas servem como ferramenta para o fim último , então como estas devem ser empregadas ? Por exemplo a História , a biologia ,etc . c) O estudo das disciplinas deve ser feito apenas para o fim último ,ou deve se utilizar também para fins secundários temporais?? d) É ilícito estuda-las por amor ,por estima e curiosidade a respeito destas disciplinas? Claro não falo da curiosidade e do amor a estas como um fim primeiro para estas,mas como fins secundários e complementares . Ou seja , podemos nos empolgar com estes estudos ? Deste modo, é lícito buscar também a felicidade ao estudar as mais diversas disciplinas? e) Se há certas particularidades e detalhes em uma disciplina que não são essenciais ao estudo , é lícito estuda-los pelo mesmo motivo acima mencionado ? Deixo este comentário ,para que eu antes de me aprofundar na vida intelectual , que tenho como fim servir de instrumento para a salvação de meus irmãos e também para participar da cristianização do Brasil atuando de forma religiosa, intelectual, cultural e política.
Depois que me decepcionei com o Olavo de Carvalho por sua arrogância, soberba, desrespeito, prepotência, interesses escusos, encontrei o senhor que é de fato um professor sábio, humilde e verdadeiramente católico. Deus o abençoe.
4 ปีที่แล้ว +7
Deus lhe pague, caríssimo, tamanha gentileza, e tenha-me a seu dispor. Um abraço.
Olá professor! Que maravilha viver para alcançar homens da sua envergadura! Coisa rara hoje, não? Gostaria de te sugerir algo para ajudar os estudantes de filosofia tomistas que se sentem sós nas grandes Universidades. A obra o Ente e a Essência ainda é o maior desafio para nós, é o nosso Everest! A maioria dos estudantes abrem este livro e fecham não conseguem prosseguir. Então penso que é preciso uma introdução do problema de forma que os estudantes possam palmilhar sozinhos esta obra. Não vemos isto na Universidade. Se quisermos entender a obra precisamos ler porém quando tentamos não entendemos, suponho que algo está errado. Parece que para ler esta obra é preciso um outro estudo ou leitura que permita penetrar esta obra. Olha que coisa confusa....
7 ปีที่แล้ว +2
Caríssimo, entendo perfeitamente o que diz. Mas veja: essa obra é de um Tomás de 20 e pouquinhos anos; ainda não tem a clareza que terá depois dos 30. Depois, essa obra é metafísica; ou seja, é para ser lida no fim da carreira, como verá neste curso da Ordem das Disciplinas. Deve-se começar pela lógica, passar daí à física, e então alcançar a metafísica; mas no caminho ainda há a ética, a política, etc. Pois bem, até o meio do ano que vem terei lançado, em livros meus, cerca de 3 mil páginas, grande parte das quais é de lógica e de física. Depois, se tiver saúde, tratarei da metafísica, e pois de Do Ente e da Essência. Sugiro-lhe que assista este curso até o fim. E, para entender mais seguramente o tomismo, ainda ofereço o curso pago Por uma Filosofia Tomista (www.estudostomistas.com.br/2014/03/curso-por-uma-filosofia-tomista.html). Com este curso, aliás, já ficaria mais fácil essa obra de Tomás. Muito obrigado por suas palavras generosas, e espero ter-me feito entender perfeitamente. Um grande e grato abraço.
Vossa Senhoria, Professor Carlos Nougué Tomismo, está explicitando conhecimentos já codificados ou desenvolvidos por vultos do passado, isso é fato, mas há uma objeção que apresento a uma ideia que demonstrou, chamando-nos a lembrança, inclusive, de sua autoria, Platão: "Não podemos (não somo capazes) de atingir a Sabedoria, e a capacidade de filosofar ou de teologar, se não depois dos 50 (cinquenta) anos de idade". Queria tratar isso verbalmente com V.Sª, pois requer-se um prolongamento mais trabalhado. Não o farei aqui, para não escrever demais, mas garanto que chamaria à baila o Raciocínio Lógico, a Psicologia, a Neurologia, e a própria Teologia (e, talvez sendo um efeito e causa natural da Razão, a própria Filosofia). Toda vez que fala-se de Sabedoria, há que se falar sobre seu correlacionado, a Experiência. Partindo desse pressuposto intrínseco à Sabedoria, invoco a lembrança da singularidade, preciosidade e individualidade de cada pessoa (um ser humano é único e exclusivo no nível da psiquê, do intelecto, da personalidade e da alma). Dito isso (eis seu vocabulário!) não é difícil conceber a ideia de que cada um abstrai a experiência de uma maneira, velocidade e ritmo próprio (particular), daí entra o fenômeno "genialidade e sabedoria juvenil" do Tomás de Aquino (não compartilho da Fé da Igreja Papal de Roma, por isso há a falta do conhecido "S." antecedendo a referência da pessoa de Aquino). Cada pessoa desenvolve a Experiência, e com isso a Sabedoria em tempo, ritmo e idade própria, que pode assemelhar-se ou diferenciar-se dos demais. Só lembro mais duas curiosidades, que (por coincidência?) se assemelham entre si: 1º) a Psicologia admite que a idade da Maturidade (cuja Experiência é seu "Alfa e Ômega", isto é, sua causa e efeito) advém com os 30 anos de idade, e que se uma pessoa não conseguir desenvolver a maturidade até os 30 anos, não conseguirá mais fazê-la. 2º) o Judaísmo (não o Rabínico ou as demais facções ou conglomerados modernos do Judaísmo, mas o original do Antigo/Velho Testamento, da Tanah) admite que o desenvolvimento completo de uma pessoa vem com seus 30 anos de idade. Por isso que o ministério formal de Jesus inicia quando ele tinha 30 anos de idade. Com os 30 anos, toda pessoa está no gozo de seu desenvolvimento máximo, quer seja fisicamente, quer seja mentalmente (neurologicamente), quer seja sentimentalmente (psicologicamente), quer seja espiritualmente. Vemos que a Psicologia concorda, nesse ponto, com o Judaísmo original, e essa ideia é ratificada na pessoa de Jesus Cristo. Não estou defendo idades, mas dizendo que a Maturidade e a Sabedoria podem ser desenvolvidas em qualquer idade, dependendo da capacidade e condição natural de qualquer um. Se a Bíblia admite que Deus é o Pai da Sabedoria, isso quer dizer muitas coisas, mas uma que chama minha atenção, é que não há intermediários entre Deus e a Sabedoria. A Sabedoria e Filha Direta de Deus. Ter a Sabedoria, significa em receber a Filha do próprio Deus, e isso dá-se por vontade soberana divina (Deus dá a qualquer um, quando e como ele quiser). Lembrando que Deus não gosta de ociosidade, ou seja, pra se ter a Sabedoria, precisa-se da parte do ser humano em buscá-la nos estudos, reflexões e experimentações da vida.
8 ปีที่แล้ว +3
Caro, Sabedoria, no sentido tomista, diz-se de vários modos. Primeiro, é a sabedoria metafísica. Segundo, a teológica sagrada. O normal é que ambas só se alcancem na maturidade dos cinquenta, o que não quer dizer que não haja exceções. S. Tomás alcançou ambas as sabedorias antes dos 30. Mas não é o normal. E isto não tem que ver com a experiência. Quando você fala de experiência, parece indicar que fala da sabedoria prática, o que no aristotelismo se chama frónesis ou prudência. Aquelas outras duas sabedorias são meramente especulativas, teóricas. Um abraço.
Carlos Nougué Tomismo Vejo um enfoque central em metafísica e teologia sacra. Poder-se-ia ponderar, então, essa idade com esse número cabalístico de "50" anos. Agora, quando trato da "experiência" é no sentido lato, o de abstrair qualquer informação do meio por qualquer maneira possível. Aí se enquadra até os livros, servindo como meio, e sua leitura e ponderação, como sendo uma maneira de abstrair os conhecimentos dos livros. Aí ficaria assim: 20 anos lendo os grandes pensadores universais, é ter 20 anos de experiências com os livros desses autores. Agrega-se a isso ideal e necessário, o de se lê-los no original, e cito uma questão resultante disso: haverá uns que dominam e conhecem as línguas originais mais que outros. Depois percebe-se qual desses grupos poderá conseguir mais rápido a sabedoria. Isso já mostra independer da idade. Apenas estou ponderando o que me chamou a atenção. Até mais.
Professor Carlos Nougué, antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pela aula e agradecê-lo pelo curso e por sua humildade e generosidade. Somente Deus para pagar-lhe tamanha caridade. Gostaria de aprofundar-me nestes aspectos da sabedoria para Santo Tomás, sobretudo no que diz respeito à sabedoria prática, pois, infelizmente, até por conta de minha formação acadêmica (viciante e deturpada) senti-me tentada a considerar esta questão com visão semelhante à essa apresentada pelo TheNem89. Que Nossa Senhora o abençoe, professor!
8 ปีที่แล้ว +2
Caro, Quando falo em sabedoria em geral quero dizer: o hábito intelectual de ver tudo do ângulo das causas e dos princípios primeiros. E isso só se alcança com a maturidade, ainda que possa haver exceções, como o próprio S. Tomás. Grande abraço.
8 ปีที่แล้ว +2
Se preferir, pode escrever-me: carlosnouguefilosofia@gmail.com. É lugar mais idôneo para aprofundar estes temas. Fique com Deus.
Professor, o estudo da suma gramatical escrita pelo senhor e do trivium escrito pela Miriam Joseph já é suficiente para me habilitar a avançar para outras ciências ou ainda é necessário ler outras gramáticas, tais como a do Napoleão Mendes de Almeida? Comprei a suma gramatical recentemente e estou apenas esperando chegar para começar os estudos. Sou aluno do curso de Física e estou adorando seus videos. Abraços.
Caro sr. Nougué, sou eu um rapaz que, um ano faz, nos comentários de outro vídeo sobre a ordem das disciplinas, disse ter 16 anos e querer, seguindo o senhor e seus conselhos, enfronhar-se na filosofia. Então o senhor, recomendando Rocha Lima, respondeu-me que antes de tudo estudasse gramática, conforme ensina naquele vídeo. Portanto, tenho-a estudado desde então, e por esse tempo apaixonei-me pela nossa língua, que antes desprezava e continuarei a estudar. Chegados hoje meus dezessete anos, acho-me muito atrasado nos estudos e por isso gostaria muito de entrar na escola tomista, desejoso de estudar filosofia; mas a consciência da pouca idade e do exíguo conhecimento faz-me hesitar. Para entrar na sua escola, exige-se algum estudo? Ou melhor me seria estudar primeiro outra arte? Perdoe-me a extensão.
2 ปีที่แล้ว +2
Recomendo-lhe fazer este curso meu: cursos.estudostomistas.org/curso/uma-historia-tomista-da-filosofia?fbclid=IwAR30kq4rSgghxQq2PSu_q1rj0O67PzMVxEOM0dKEPG-KMYD7Zdkb3G95RxA. Um grande abraço.
Buscando videos que me ensine por onde começar uma vida mais intelectualizada me deparo com esse excelente video. Parabens professor! Com que idade seria ideal começar a vida intelectual?
3 ปีที่แล้ว +3
Obrigado, caríssimo. O ideal é começar aos 14 anos. Mas eu mesmo comecei depois dos 40. Um abraço.
@ obrigado, professor! A sua resposta é um grande incentivo para eu continuar o que eu comecei há pouco, a entrada no mundo dos livros, mas uma vez muitíssimo obrigado!
Caro Professor Nougué, tenho 19 anos e não sei por onde começar. Tenho a Suma Gramatical do Sr, mas ouvi dizer que ela é para professores. Tendo em vista aonde quero chegar (a contemplação da Verdade), por onde o sr recomendaria que eu começasse? Abraços.
5 ปีที่แล้ว +2
Leia então a Gramática de Rocha Lima. Muito obrigado.
Caro Professor Carlos Nougue, estou com sede de estudar para valer. Minha universidade tem muito marxismo e modernismo e queria aprender a base. Ja começo com história de filosofia ou consolido o que sei de Latim e Grego e melhoro o português, leio literatura por uns meses e ai Filosofia? Não sei como me organizar estou perdido. Poderia me dar uma direção e conselho por favor?
Que curso maravilhoso um presente para nós, Deus te dê muita saúde para continuar com seu trabalho professor. Um dia quando o senhor puder, por favor faça-nos um vídeo de 15 minutos sobre "O que é estudar?" Isso pode parecer um título tolo mas acredite nós jovens infelizmente não estamos afeitos a entender isso. Eu sinto profunda dificuldade em compreender porque vivo em um tempo onde temos acesso total aos conteúdos mas parece que não aprendemos nada ou nada se fixa na mente, as pessoas de antigamente sabem até ler e escrever melhor que nós. O que há? O que estamos fazendo de errado? Como é o estudo de homens intelectuais? Abraços.
7 ปีที่แล้ว +2
Muito obrigado por suas palavras generosas, e digo-lhe que dentro de pouco tempo inaugurarei meu site e nele haverá uma seção para perguntas, que terão resposta em vídeo. Então farei o que me pede. Um grande abraço e tenha-me a seu dispor.
Boa noite professor. Obrigado por compartilhar precisa sabedoria. Sobre seus cursos, tenho uma dúvida: O conteúdo do curso (Por uma Filosofia Tomista) já está incluso dentro do conteúdo do curso da escola Tomista ( universidade Tomista) de 5 anos? Abraço.
6 ปีที่แล้ว +2
Obrigado digo eu. E, sim, está incluso. Grande abraço.
A suma gramatical me dispensa de uma gramática metódica (Napoleão Mendes de Almeida)? Pelo que entendi a suma é mais profunda e eu necessito de um certo conhecimento para usufruir dessa.
Professor, de que modo se estuda a língua portuguesa?Tenho minha dúvidas a esse respeito, pois dizem que não se pode estudar gramática valendo-se somente de um livro de gramática. Agradeço-lhe desde já.
4 ปีที่แล้ว +3
Estudando a gramática, lendo os melhores autores e exercitando a escrita. Um abraço.
Caro professor, onde se insere a literatura nesse plano? Muitos dizem que a leitura dos clássicos é importantíssima para a formação intelectual. Eu nem isso tenho. Fico na dúvida se devo iniciar essa empreitada diretamente por essa via que o senhor me apresenta ou se devo ler os clássicos da literatura ocidental concomitantemente.
5 ปีที่แล้ว +3
Recomendo-lhe que assista a m eu documentário As Artes do Belo, neste canal também. São nove episódios, um dos quais sobre literatura. Um abraço.
Professor, obrigada pelos seus vídeos. Professor, eu uso o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, qual a sua opinião sobre esse dicionário e o senhor indicaria algum?
8 ปีที่แล้ว +1
Obrigado digo-lhe eu, Sarah. Pois bem, pode seguir usando-o. Não considero nenhum ótimo. Mas entre os razoáveis está o Houaiss, com a vantagem de ser sempre ótimo quanto à etimologia. Neste ponto, utilizo-o abundantemente em minha "Suma Gramatical". Um abraço.
Professor,com licença, conhece o livro de lógica de Leônidas Hegenberg, da GEN, "Lógica- o cálculo sentencial-cálculo de predicados e calculo com igualdade"? Se sim, oque acha?
Prezado Prof. É um grande prazer comentar seus vídeos pela primeira vez. Sempre acompanho o sr. Tenho a seguinte questão: O que pensar dessa nova "onda" de videos que, apresentando supostas evidencias, questionam a esfericidade da terra? Desde já grato pela resposta. Deus abençoe!
7 ปีที่แล้ว +2
Caro amigo, antes de tudo muito obrigado. Depois, já dei onze provas da esfericidade da terra. E falarei ainda disso em meu livro de Física que sairá em dezembro. Um grande abraço.
Caro, vou falar neste mesmo curso do aprendizado das línguas. Mas antecipo-lhe: muito mais importante que o grego é o latim. Está-se em boa companhia: S. Agostinho e S. Tomás não sabiam grego. De minha humilde parte, digo: tampouco sei grego. Se porém puder combinar as dificuldades da vida e o estudo da filosofia com o estudo do latim, isto lhe será utilíssimo. Aprofundamentos no curso. Grande abraço. Carlos
Carlos Nougué parei de ir a escola com 17, parei no primeiro ano, notei que estava ficando cada vez mais burro. hoje estou com 23 quero estuda por conta própria. Sera que tenho jeito ainda? abraços
8 ปีที่แล้ว +2
Certamente que sim, caro. Mas é preciso ter disciplina e encontrar um mestre. Grande abraço.
Professor, sei que não vem ao caso, mas o senhor poderia indicar algum conteúdo que possa sanar essa falsa dicotomia que se impõe entre a moral e a ética. Afinal, as duas são a mesma coisa, certo?
5 ปีที่แล้ว +1
São exatamente a mesma coisa. Para sanar a dúvida, note-se que antes de Kant nunca ninguém falou em tal dicotomia. Ela é artificial. Um abr aço.
prof a onde posso estudar sobre tomas e sua filosofia e por onde começo ?
8 ปีที่แล้ว +2
Creio que conviria começar por uma introdução. Para começar a estudar Tomás e outros grandes filósofos, é preciso dominar minimamente certos conceitos. Um curso que ofereço visa a isso: Por uma Filosofia Tomista. Mas reconheço que demanda tempo, do qual nem todos podem dispor. Na Internet, encontram-se introduções razoáveis a S. Tomás, como a do português Manuel de Barros. Não concordo nem de longe com tudo o que diz (e meu curso visa também a corrigir os erros de muitos tomistas), mas não deixa de ter sua utilidade. Um abraço.
Assisti o Terça Livre de 16/18/16, e vi quando o senhor falou sobre este curso.
Estou tentando fugir da minha ignorância, e quando vi que tal curso é gratuito, vim logo pro seu canal para aprender um pouco mais sobre esse grande filósofo.
Desde já, sou grato ao senhor. Deus lhe abençoe.
Muito obrigado pelo retorno generoso, Felipe. E, como disse, não se impaciente com sua ignorância: só superei a minha, parcialmente, lá pelos 50 anos. Fique com Deus e com meu abraço.
Também vim pelo TL...
Obrigado, por ajudar a me fazer alcançar a minha potencialidade intelectual.
Olha como o professor fala bem, que cara inspirador.
Muito obrigado, caríssimo.
@ Professor, sem querer tomar muito do seu tempo. Sou um jovem de vinte anos e sinto ansiedade toda vez que penso sobre meu futuro e qual caminho seguir e me sinto desanimado nos estudos. Tenho medo de não ser ninguém. O senhor pode me aconselhar? Como ter disciplina nos estudos e vencer o medo de estudar?
@@nadaporaqui9745 Para começar, livre-se dessa ideia horrorosa de ser alguém. O estudo sério tem um fim em si mesmo, a verdade, e para o mundo é inútil; e, como prova a vida dos maiores filósofos gregos e cristãos, eles nunca buscaram ser alguém e sempre foram ninguém. Depois disso é que vem o resto. Pense. Se quiser ser ninguém, siga meus cursos: estudostomistas.eadplataforma.com/ Abraço..
Agora vou aprender alguma coisa realmente importante.
Tenha-me a seu dispor. Um abraço.
Uma das coisas de que mais gosto nas aulas do professor Nougué é ouvir os grilos ao fundo...
Eu também...
Obrigado professor por compartilhar sua sabedoria.
Agradeço eu, caríssimo.
É incrível como, em uma simples introdução o senhor conseguiu desconstruir todo o "método de ensino/aprendizagem" moderno. Coloquei entre aspas porque, mesmo sem conhecer, sempre me encomendou esse excesso de matérias que nos são "ensinados" nas escolas. Sempre tive a sensação que tudo era-nos empurrado sem uma sequência, sem um objetivo claro. Parece que o único objetivo do ensino é te levar à passar em testes.
Professor, parabéns, se com uma aula introdutória muitas questões foram- me respondidas, imagino como ficará minha mente ao assistir à última aula.
Obrigado, professor!
Caro Werbeth, muito obrigado pela generosidade e gentileza. Deixa-me muito contente seu e-mail. E, sim, parece-me este mesmo o objetivo do ensino atual: fazer passar em concursos. Tenha-me a seu dispor.
Mestre Carlos, estudo gramática desde 1976. Sou neuropsicóloga. Estou lendo o livro A origem da linguagem - Rosenstock-Huessy, Eugen. Quero estudar seu livro de gramática.
Olá 👋 acho que ele está lançando muitos livros, você viu a última palestra dele no TH-cam na editora É Realizações....
Desde que decidi assumir-me conservador, pus-me no caminho de aprender de quem sabe mais que eu, conquanto seja bacharel em Filosofia, licenciado em Letras, mestre em Filosofia. Por isso, comecei a estudar o Trivium e, dessarte, adquiri a Suma Gramatical, voltei a estudar a Lógica (Ordem dos conceitos de Maritain) e pretendo empeçar os estudos das Retórica. Parabéns prof. Nougué, ficamos-lhe devedores perenemente.
Muito obrigado, caríssimo. Tenha-me a seu dispor.
Querido professor, o curso é animador. Sou uma pessoa ignorante, e busco a Sabedoria. Como não consigo adquirir Sabedoria por força própria, rogo a Deus para que o seu curso possa ser inculcado na minha mente; sou um jovem com diversos problemas intelectuais, e espirituais. Já tentei por diversas vezes ESTUDAR, tornar-me uma pessoa melhor, porém ao me deparar com as dificuldades eu logo paro. Enfim, fico animado pelo fato de que alguém de bom coração distribui um curso desse de forma gratuita; sendo assim, sou grato ao senhor pelo o Curso Gratuito. Que Deus continue te iluminando e que te dê a graça de viver muito mais. Um abraço.
Querido Jr Sabará, não hesito em dizer que seu reconhecimento de que ainda precisa superar seus próprios defeitos no caminho da sabedoria é já o início deste mesmo caminho. Quantos o fazem, caríssimo? Quantos têm a honestidade e a franqueza de dizê-lo não só a si mesmos mas em público? O grande filósofo Sócrates dizia que antes de tudo devemos conhecer-nos a nós mesmos e saber que nada sabemos. Ademais, posso assegurar-lhe que também eu tive uma juventude ruim, entregue a coisas sem a menor importância. Portanto, ânimo. A coisa demora, exige esforço, exige superação, mas que gáudio, que gozo oferece já quando começa a ser alcançada! Além do mais, você ainda é jovem: o que constitui grande vantagem. Só não ambicione demasiado: contente-se com o que Deus lhe der. Conte com minhas humildes orações, e que Deus o abençoe e ilumine. Grande abraço.
+Carlos Nougué Tomismo O senhor já procrastinou na juventude e pouco se importava com os estudos? Se sim, és com certeza um espelho para mim, pois temos algo em comum.
Uma das minhas grandes dificuldades é aprender com a solitude e minha mente ta dispersa demais, não consigo me concentrar e terminar sequer um livro. Quando isso acontece caio logo em desânimo. No entanto, caro professor, existe algo no meu âmago que não me deixa desistir por completo.
Tenho 22 anos, e sinceramente sou um analfabeto funcional; joguei os cinco semestres da faculdade no lixo. Dá pra compreender minha situação? Graças a Deus, o senhor apareceu e o Olavo de Carvalho tem me tirado da matrix, tudo isso porque Deus me agraciou com professores que vão me ajudar no que for possível.
Desculpa qualquer coisa, estimado professor. Fique com Deus!
Não tem nada de que desculpar-se. Sua honestidade é comovente. Só não se compraza em seus defeitos: reconheça-os para superá-los. Grande abraço, fique com Deus, e, sim, pode considerar-me um espelho. Agora vou descansar, que o corpo velho já o exige.
Como vc esta hj? Conseguiu evoluir no estudos? Espero que bem. Abcs fraternos.
O caminho do conhecimento é árduo porém é prazeroso e o senhor o sabe muito melhor do que eu, obrigado professor! Assisti essa aula e pretendo continuar até a última.
Muito obrigado, e tenha-me a seu dispor.
@ Obrigado, Professor.
Parabéns professor!! 👏👏👏 Trabalho muito lindo!! 😍
Obrigado, Camilla. Tenha-me a seu dispor.
Obrigado pela aula professor. Mais uma vez colaborando com o nosso crescimento intelectual e espiritual.
Obrigado digo-lhe eu pelo retorno. Grande abraço. Carlos
Muito obrigado, professor! É de uma imensa ajuda o que fazes pelo Brasil.
Obrigado pelo curso professor, obviamente de valor imensurável. Aproveitando o comentário, deixo uma obervação:
Comprei o seu livro Suma Gramatical da Língua Portuguesa, meus parabéns pela magnifica obra.
Caríssimo Jhonathan, não tenho senão que agradecer-lhe as palavras generosas e a aquisição do livro. Qualquer dúvida, não deixe de escrever-me: carlosnouguefilosofia@gmail.com. Grande e grato abraço.
Obrigada professor por nos disponibilizar tamanha riqueza gratuitamente. Que Deus lhe recompense!
A seu dispor, caríssima.
"Que aula difícil, mas, muito interessante, pois bem quantas informações para um intelecto que se adapta a essa vasta quantidade de informação nesse conceito de sociedade da informação, continuarei assistindo as aulas".
Professor, acabei de entrar no vídeo veiculado no Terça Livre e absorvi muitas de suas explicações. Vou passar a frequentar as Aulas em vídeo A ORDEM DA DISCIPLINA. MUITO OBRIGADO pela oportunidade!
Vim parar aqui porque o Daniel Ferraz o indicou. Disse que o senhor é o melhor.
Muito obrigado aos dois, e tenham-me a seu dispor.
Bravíssimo!
Muito obrigado.
@ obrigado digo eu! É uma honra para mim receber um comentário de uma figura tão nobre como o senhor. Um conhecedor de linguas, quem dera eu sair da monotonia em ser um monoglota. Invejo o senhor e sua tenacidade triunfante!
Deus o abençoe. Se for da sua vontade, reze por mim, para que eu saia da minha mediocridade e me espelhe cada vez mais no Senhor, e na sua tenacidade evidente.
Obrigadissimo pela atenção.
@@53798 Conte com minhas orações, amigo. Mas aconselho-lhe que tenha paciência consigo mesmo e vá galgando pouco a pouco, com a ajuda da oração e da graça, o caminho da sabedoria. Um abraço grande, em Cristo.
Agradeço professor por disponibiliza e dá acesso ao conhecimento aqueles que querem e as vezes encontram dificuldades de acesso a mesma. Agradeço pelo aprendizado.
Obrigado, Prof Nougue.
Agradeço eu.
Parabéns,professor, pelo belo trabalho.
Sou protestante e fã desse professor, que Deus o abençoe sempre.
Deus lhe pague.
Oro para que o senhor nestes cinco anos de seu comentário tenha abandonado a satânica heresia protestante, uma imundície que só leva ao inferno, e se convertido à Verdadeira e Única Igreja de Cristo, a Católica.
Professor, grata fico por seus vídeos. já assisti todos de filosofia.. é um presente.
Que lhe agradece sou eu. Suas palavras são um presente. Um abraço grato.
Deus lhe dê saúde para concluir seus projetos.
Muito obrigado, e fique com Deus.
Ótima aula... Obrigado pelo altruísmo!
E obrigado a você pelo gentil retorno. Grande abraço.
Eu quero partir nessa estrada. Muito obrigado
Seja bem-vindo, Humberto. Grande abraço.
Maravilha! Começo hoje, muito obrigada.
Agradeço eu. Às ordens.
Professor não sei como agradecer pela extraordinária aula, Deus te abençoe imensamente, já tenho o seu Livro Suma Gramatical realmente vale muito a pena, estou iniciando meus estudos com o livro e tem feito diferença. Um grande abraço.
Eu é que lhe agradeço, cara Thamires, a grande gentileza. Tenha-me a seu dispor e grande abraço.
Muito Obrigado por compartilhar vossa sabedoria e ainda o melhor caminho para alcançar por nós mesmos um grande intelecto, intelecto esse lucido e sob a luz do divino.
Foi um prazer conhece-lo e poder conversar convosco no I simpósio conservador em Ribeirão Preto.
Vou me tornar assíduo no seu curso, obrigado por tudo!
O prazer foi meu, caríssimo. Tenha-me a seu dispor e muito obrigado.
Muito obrigado. O trabalho do senhor é de extrema importância e altíssima qualidade
Obrigado digo-lhe eu a você, e sinta-me a seu dispor. Abraço.
Muito obrigada, Professor!
Excelente! Honra em vê-lo ! Que Deus o abençoe! Muita saúde e paciência para conosco! Quero partipar destes cursos pagos!
Ave Maria! Parabéns pela tamanha empresa!
Adorei!!! Obrigada por contribuir para meu crescimento intelectual.
Deus lhe abençoe.
Cara Alana, obrigado digo-lhe eu pelo retorno. Deus lhe pague.
Professor Nougué, já estou lendo sua Suma Gramatical, e digo desde já que acho-a maravilhosa. Os outros livros que o senhor disse que vai publicar já têm alguma previsão?
Estou aguardando ansiosamente.
Vou pedir a Deus que o senhor tenha muitos anos de vida, com muita saúde, para assim, poder eu, aproveitar seus cursos e seus livros.
Caro Gustavo, antes de tudo muito obrigado pela Suma Gramatical. Já saiu um dos livros: "Estudos Tomistas -- Opúsculos" (veja em th-cam.com/video/uQ3of5pIZD0/w-d-xo.html ). Os outros sairão à medida que a crise econômica permitir; mas certamente um até o fim do ano. Deus o abençoe muito, e lhe dê com sobra o que me deseja. Grande e grato abraço.
Professor acetaria gentilmente mais uma discípula?
Professor acetaria gentilmente mais uma discípula?
Muito obrigado professor!
Obrigada pelo curso! Estou inscrita e vou assistir todas as aulas disponíveis. :)
Obrigado digo-lhe eu a você. Tenha-me a seu dispor.
Professor, primeiramente obrigado pela aula.
Sugestão: criar playlists no canal para melhor disponibilizar os vídeos por assunto.
Abraço.
Caríssimo, estão fazendo um novo site, que incluirá novidades em todas as áreas. Vou sugerir-lhes isso. Um grato abraço.
Muito Obrigado, professor!
Demorei a começar o curso, mas eis-me aqui.
Primeira aula animadora!
:)
Gratíssimo, amigo. Grande abraço.
muito bom esse curso .
Mande cursos ai professor, preciso muito meu Deus!!!
É só inscrever-se. É gratuito: estudostomistas.eadplataforma.com/curso/nao-nos-percamos/?fbclid=IwAR0hoSKaO2ag-KCRSp31XdCTVZSVn73ZWlS4oxaj4bhEzqFQJJy-JGMTGjU#avaliacoes. Um abraço.
ótima aula professor!!!
Muito obrigado, João Felipe. Grande abraço.
Professor irei dispor de um questionamento muito pertinente para se compreender mais a fundo a respeito da busca pela sabedoria.
-Qual a Finalidade da busca pela Sabedoria ??
a) Se esta busca é com o sentido de buscar a salvação ,de buscar a Deus , então por que não nos utilizemos da própria teologia e Doutrina da Igreja Católica ?? Qual o sentido então de estudar as demais disciplinas??
b) Se as outras disciplinas servem como ferramenta para o fim último , então como estas devem ser empregadas ? Por exemplo a História , a biologia ,etc .
c) O estudo das disciplinas deve ser feito apenas para o fim último ,ou deve se utilizar também para fins secundários temporais??
d) É ilícito estuda-las por amor ,por estima e curiosidade a respeito destas disciplinas? Claro não falo da curiosidade e do amor a estas como um fim primeiro para estas,mas como fins secundários e complementares .
Ou seja , podemos nos empolgar com estes estudos ?
Deste modo, é lícito buscar também a felicidade ao estudar as mais diversas disciplinas?
e) Se há certas particularidades e detalhes em uma disciplina que não são essenciais ao estudo , é lícito estuda-los pelo mesmo motivo acima mencionado ?
Deixo este comentário ,para que eu antes de me aprofundar na vida intelectual , que tenho como fim servir de instrumento para a salvação de meus irmãos e também para participar da cristianização do Brasil atuando de forma religiosa, intelectual, cultural e política.
Depois que me decepcionei com o Olavo de Carvalho por sua arrogância, soberba, desrespeito, prepotência, interesses escusos, encontrei o senhor que é de fato um professor sábio, humilde e verdadeiramente católico. Deus o abençoe.
Deus lhe pague, caríssimo, tamanha gentileza, e tenha-me a seu dispor. Um abraço.
Professor. Aceita gentilmente mais uma discípula por aqui? Gratidão pelo trabalho.
Maravilha!
Muito obrigado, Alcinildo.
Mestre
Muito obrigado e grande abraço.
Olá professor! Que maravilha viver para alcançar homens da sua envergadura! Coisa rara hoje, não? Gostaria de te sugerir algo para ajudar os estudantes de filosofia tomistas que se sentem sós nas grandes Universidades. A obra o Ente e a Essência ainda é o maior desafio para nós, é o nosso Everest! A maioria dos estudantes abrem este livro e fecham não conseguem prosseguir. Então penso que é preciso uma introdução do problema de forma que os estudantes possam palmilhar sozinhos esta obra. Não vemos isto na Universidade. Se quisermos entender a obra precisamos ler porém quando tentamos não entendemos, suponho que algo está errado. Parece que para ler esta obra é preciso um outro estudo ou leitura que permita penetrar esta obra. Olha que coisa confusa....
Caríssimo, entendo perfeitamente o que diz. Mas veja: essa obra é de um Tomás de 20 e pouquinhos anos; ainda não tem a clareza que terá depois dos 30. Depois, essa obra é metafísica; ou seja, é para ser lida no fim da carreira, como verá neste curso da Ordem das Disciplinas. Deve-se começar pela lógica, passar daí à física, e então alcançar a metafísica; mas no caminho ainda há a ética, a política, etc. Pois bem, até o meio do ano que vem terei lançado, em livros meus, cerca de 3 mil páginas, grande parte das quais é de lógica e de física. Depois, se tiver saúde, tratarei da metafísica, e pois de Do Ente e da Essência. Sugiro-lhe que assista este curso até o fim. E, para entender mais seguramente o tomismo, ainda ofereço o curso pago Por uma Filosofia Tomista (www.estudostomistas.com.br/2014/03/curso-por-uma-filosofia-tomista.html). Com este curso, aliás, já ficaria mais fácil essa obra de Tomás. Muito obrigado por suas palavras generosas, e espero ter-me feito entender perfeitamente. Um grande e grato abraço.
Orarei pela sua saúde, sim entendi. Farei tudo que disser.
Vossa Senhoria, Professor Carlos Nougué Tomismo, está explicitando conhecimentos já codificados ou desenvolvidos por vultos do passado, isso é fato, mas há uma objeção que apresento a uma ideia que demonstrou, chamando-nos a lembrança, inclusive, de sua autoria, Platão: "Não podemos (não somo capazes) de atingir a Sabedoria, e a capacidade de filosofar ou de teologar, se não depois dos 50 (cinquenta) anos de idade". Queria tratar isso verbalmente com V.Sª, pois requer-se um prolongamento mais trabalhado. Não o farei aqui, para não escrever demais, mas garanto que chamaria à baila o Raciocínio Lógico, a Psicologia, a Neurologia, e a própria Teologia (e, talvez sendo um efeito e causa natural da Razão, a própria Filosofia). Toda vez que fala-se de Sabedoria, há que se falar sobre seu correlacionado, a Experiência. Partindo desse pressuposto intrínseco à Sabedoria, invoco a lembrança da singularidade, preciosidade e individualidade de cada pessoa (um ser humano é único e exclusivo no nível da psiquê, do intelecto, da personalidade e da alma). Dito isso (eis seu vocabulário!) não é difícil conceber a ideia de que cada um abstrai a experiência de uma maneira, velocidade e ritmo próprio (particular), daí entra o fenômeno "genialidade e sabedoria juvenil" do Tomás de Aquino (não compartilho da Fé da Igreja Papal de Roma, por isso há a falta do conhecido "S." antecedendo a referência da pessoa de Aquino). Cada pessoa desenvolve a Experiência, e com isso a Sabedoria em tempo, ritmo e idade própria, que pode assemelhar-se ou diferenciar-se dos demais. Só lembro mais duas curiosidades, que (por coincidência?) se assemelham entre si: 1º) a Psicologia admite que a idade da Maturidade (cuja Experiência é seu "Alfa e Ômega", isto é, sua causa e efeito) advém com os 30 anos de idade, e que se uma pessoa não conseguir desenvolver a maturidade até os 30 anos, não conseguirá mais fazê-la. 2º) o Judaísmo (não o Rabínico ou as demais facções ou conglomerados modernos do Judaísmo, mas o original do Antigo/Velho Testamento, da Tanah) admite que o desenvolvimento completo de uma pessoa vem com seus 30 anos de idade. Por isso que o ministério formal de Jesus inicia quando ele tinha 30 anos de idade. Com os 30 anos, toda pessoa está no gozo de seu desenvolvimento máximo, quer seja fisicamente, quer seja mentalmente (neurologicamente), quer seja sentimentalmente (psicologicamente), quer seja espiritualmente. Vemos que a Psicologia concorda, nesse ponto, com o Judaísmo original, e essa ideia é ratificada na pessoa de Jesus Cristo. Não estou defendo idades, mas dizendo que a Maturidade e a Sabedoria podem ser desenvolvidas em qualquer idade, dependendo da capacidade e condição natural de qualquer um. Se a Bíblia admite que Deus é o Pai da Sabedoria, isso quer dizer muitas coisas, mas uma que chama minha atenção, é que não há intermediários entre Deus e a Sabedoria. A Sabedoria e Filha Direta de Deus. Ter a Sabedoria, significa em receber a Filha do próprio Deus, e isso dá-se por vontade soberana divina (Deus dá a qualquer um, quando e como ele quiser). Lembrando que Deus não gosta de ociosidade, ou seja, pra se ter a Sabedoria, precisa-se da parte do ser humano em buscá-la nos estudos, reflexões e experimentações da vida.
Caro, Sabedoria, no sentido tomista, diz-se de vários modos. Primeiro, é a sabedoria metafísica. Segundo, a teológica sagrada. O normal é que ambas só se alcancem na maturidade dos cinquenta, o que não quer dizer que não haja exceções. S. Tomás alcançou ambas as sabedorias antes dos 30. Mas não é o normal. E isto não tem que ver com a experiência. Quando você fala de experiência, parece indicar que fala da sabedoria prática, o que no aristotelismo se chama frónesis ou prudência. Aquelas outras duas sabedorias são meramente especulativas, teóricas. Um abraço.
Carlos Nougué Tomismo Vejo um enfoque central em metafísica e teologia sacra. Poder-se-ia ponderar, então, essa idade com esse número cabalístico de "50" anos. Agora, quando trato da "experiência" é no sentido lato, o de abstrair qualquer informação do meio por qualquer maneira possível. Aí se enquadra até os livros, servindo como meio, e sua leitura e ponderação, como sendo uma maneira de abstrair os conhecimentos dos livros. Aí ficaria assim: 20 anos lendo os grandes pensadores universais, é ter 20 anos de experiências com os livros desses autores. Agrega-se a isso ideal e necessário, o de se lê-los no original, e cito uma questão resultante disso: haverá uns que dominam e conhecem as línguas originais mais que outros. Depois percebe-se qual desses grupos poderá conseguir mais rápido a sabedoria. Isso já mostra independer da idade. Apenas estou ponderando o que me chamou a atenção. Até mais.
Professor Carlos Nougué, antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pela aula e agradecê-lo pelo curso e por sua humildade e generosidade. Somente Deus para pagar-lhe tamanha caridade. Gostaria de aprofundar-me nestes aspectos da sabedoria para Santo Tomás, sobretudo no que diz respeito à sabedoria prática, pois, infelizmente, até por conta de minha formação acadêmica (viciante e deturpada) senti-me tentada a considerar esta questão com visão semelhante à essa apresentada pelo TheNem89. Que Nossa Senhora o abençoe, professor!
Caro, Quando falo em sabedoria em geral quero dizer: o hábito intelectual de ver tudo do ângulo das causas e dos princípios primeiros. E isso só se alcança com a maturidade, ainda que possa haver exceções, como o próprio S. Tomás. Grande abraço.
Se preferir, pode escrever-me: carlosnouguefilosofia@gmail.com. É lugar mais idôneo para aprofundar estes temas. Fique com Deus.
Professor, o estudo da suma gramatical escrita pelo senhor e do trivium escrito pela Miriam Joseph já é suficiente para me habilitar a avançar para outras ciências ou ainda é necessário ler outras gramáticas, tais como a do Napoleão Mendes de Almeida? Comprei a suma gramatical recentemente e estou apenas esperando chegar para começar os estudos. Sou aluno do curso de Física e estou adorando seus videos. Abraços.
Caro sr. Nougué, sou eu um rapaz que, um ano faz, nos comentários de outro vídeo sobre a ordem das disciplinas, disse ter 16 anos e querer, seguindo o senhor e seus conselhos, enfronhar-se na filosofia. Então o senhor, recomendando Rocha Lima, respondeu-me que antes de tudo estudasse gramática, conforme ensina naquele vídeo. Portanto, tenho-a estudado desde então, e por esse tempo apaixonei-me pela nossa língua, que antes desprezava e continuarei a estudar.
Chegados hoje meus dezessete anos, acho-me muito atrasado nos estudos e por isso gostaria muito de entrar na escola tomista, desejoso de estudar filosofia; mas a consciência da pouca idade e do exíguo conhecimento faz-me hesitar. Para entrar na sua escola, exige-se algum estudo? Ou melhor me seria estudar primeiro outra arte? Perdoe-me a extensão.
Recomendo-lhe fazer este curso meu: cursos.estudostomistas.org/curso/uma-historia-tomista-da-filosofia?fbclid=IwAR30kq4rSgghxQq2PSu_q1rj0O67PzMVxEOM0dKEPG-KMYD7Zdkb3G95RxA. Um grande abraço.
@ Muito obrigado.
Buscando videos que me ensine por onde começar uma vida mais intelectualizada me deparo com esse excelente video. Parabens professor! Com que idade seria ideal começar a vida intelectual?
Obrigado, caríssimo. O ideal é começar aos 14 anos. Mas eu mesmo comecei depois dos 40. Um abraço.
@ obrigado, professor! A sua resposta é um grande incentivo para eu continuar o que eu comecei há pouco, a entrada no mundo dos livros, mas uma vez muitíssimo obrigado!
@@henriquetavaresrj Você é assinante da escola tomista?
Caro Professor Nougué, tenho 19 anos e não sei por onde começar. Tenho a Suma Gramatical do Sr, mas ouvi dizer que ela é para professores. Tendo em vista aonde quero chegar (a contemplação da Verdade), por onde o sr recomendaria que eu começasse? Abraços.
Leia então a Gramática de Rocha Lima. Muito obrigado.
Atualmente só não aprende quem realmente não se interessa.
Caro Professor Carlos Nougue, estou com sede de estudar para valer. Minha universidade tem muito marxismo e modernismo e queria aprender a base. Ja começo com história de filosofia ou consolido o que sei de Latim e Grego e melhoro o português, leio literatura por uns meses e ai Filosofia? Não sei como me organizar estou perdido. Poderia me dar uma direção e conselho por favor?
Que curso maravilhoso um presente para nós, Deus te dê muita saúde para continuar com seu trabalho professor. Um dia quando o senhor puder, por favor faça-nos um vídeo de 15 minutos sobre "O que é estudar?" Isso pode parecer um título tolo mas acredite nós jovens infelizmente não estamos afeitos a entender isso. Eu sinto profunda dificuldade em compreender porque vivo em um tempo onde temos acesso total aos conteúdos mas parece que não aprendemos nada ou nada se fixa na mente, as pessoas de antigamente sabem até ler e escrever melhor que nós. O que há? O que estamos fazendo de errado? Como é o estudo de homens intelectuais? Abraços.
Muito obrigado por suas palavras generosas, e digo-lhe que dentro de pouco tempo inaugurarei meu site e nele haverá uma seção para perguntas, que terão resposta em vídeo. Então farei o que me pede. Um grande abraço e tenha-me a seu dispor.
Ok professor. Não esqueça de divulgar o lançamento do seu site via Facebook para que saibamos.
Vou fazê-lo sem dúvida. Grande abraço.
Vou fazê-lo sem dúvida. Grato abraço.
Boa noite professor. Obrigado por compartilhar precisa sabedoria.
Sobre seus cursos, tenho uma dúvida:
O conteúdo do curso (Por uma Filosofia Tomista) já está incluso dentro do conteúdo do curso da escola Tomista ( universidade Tomista) de 5 anos?
Abraço.
Obrigado digo eu. E, sim, está incluso. Grande abraço.
A suma gramatical me dispensa de uma gramática metódica (Napoleão Mendes de Almeida)? Pelo que entendi a suma é mais profunda e eu necessito de um certo conhecimento para usufruir dessa.
Então leia antes a Gramática de Rocha Lima.
Professor, de que modo se estuda a língua portuguesa?Tenho minha dúvidas a esse respeito, pois dizem que não se pode estudar gramática valendo-se somente de um livro de gramática. Agradeço-lhe desde já.
Estudando a gramática, lendo os melhores autores e exercitando a escrita. Um abraço.
Caro professor, onde se insere a literatura nesse plano? Muitos dizem que a leitura dos clássicos é importantíssima para a formação intelectual. Eu nem isso tenho. Fico na dúvida se devo iniciar essa empreitada diretamente por essa via que o senhor me apresenta ou se devo ler os clássicos da literatura ocidental concomitantemente.
Recomendo-lhe que assista a m eu documentário As Artes do Belo, neste canal também. São nove episódios, um dos quais sobre literatura. Um abraço.
@, muito obrigado!
Categorias Aristóteles isagoge de porfirio
Professor, obrigada pelos seus vídeos. Professor, eu uso o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, qual a sua opinião sobre esse dicionário e o senhor indicaria algum?
Obrigado digo-lhe eu, Sarah. Pois bem, pode seguir usando-o. Não considero nenhum ótimo. Mas entre os razoáveis está o Houaiss, com a vantagem de ser sempre ótimo quanto à etimologia. Neste ponto, utilizo-o abundantemente em minha "Suma Gramatical". Um abraço.
Professor,com licença, conhece o livro de lógica de Leônidas Hegenberg, da GEN, "Lógica- o cálculo sentencial-cálculo de predicados e calculo com igualdade"? Se sim, oque acha?
Não o conheço, desculpe. Um grande abraço.
Prezado Prof. É um grande prazer comentar seus vídeos pela primeira vez. Sempre acompanho o sr. Tenho a seguinte questão: O que pensar dessa nova "onda" de videos que, apresentando supostas evidencias, questionam a esfericidade da terra? Desde já grato pela resposta. Deus abençoe!
Caro amigo, antes de tudo muito obrigado. Depois, já dei onze provas da esfericidade da terra. E falarei ainda disso em meu livro de Física que sairá em dezembro. Um grande abraço.
professor esses seus livros foram lançados?
Olá 👋 você já viu a última palestra dele no TH-cam da editora É Realizações... Pelo que eu entendi ele está lançando um monte 😅😅😅😅
Professor, tu recomendas que estudemos grego?
Caro, vou falar neste mesmo curso do aprendizado das línguas. Mas antecipo-lhe: muito mais importante que o grego é o latim. Está-se em boa companhia: S. Agostinho e S. Tomás não sabiam grego. De minha humilde parte, digo: tampouco sei grego. Se porém puder combinar as dificuldades da vida e o estudo da filosofia com o estudo do latim, isto lhe será utilíssimo. Aprofundamentos no curso. Grande abraço. Carlos
Obrigado, professor. Dedicar-me-ei ao latim.
Carlos Nougué parei de ir a escola com 17, parei no primeiro ano, notei que estava ficando cada vez mais burro. hoje estou com 23 quero estuda por conta própria. Sera que tenho jeito ainda? abraços
Certamente que sim, caro. Mas é preciso ter disciplina e encontrar um mestre. Grande abraço.
muito obrigado por responde.Já comecei a fazer seu curso.
Não posso senão agradecer-lhe, caro. Grande e grato abraço.
Este curso tem mínimo de idade? Tenho apenas 13 anos.
Normalmente, nessa idade não se está ainda preparado para a alta filosofia. Mas sempre há exceções. Por que não arrisca?
😳😟😩 não entendo nichts.
Professor, a sua "suma gramatical" leva em conta o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
O QUE SERIA DISCIPLINA?
O QUE SERIA ORDEM ?
Professor, sei que não vem ao caso, mas o senhor poderia indicar algum conteúdo que possa sanar essa falsa dicotomia que se impõe entre a moral e a ética. Afinal, as duas são a mesma coisa, certo?
São exatamente a mesma coisa. Para sanar a dúvida, note-se que antes de Kant nunca ninguém falou em tal dicotomia. Ela é artificial. Um abr aço.
Estou enganado, ou este programa de estudos se inspira no trivium?
prof a onde posso estudar sobre tomas e sua filosofia e por onde começo ?
Creio que conviria começar por uma introdução. Para começar a estudar Tomás e outros grandes filósofos, é preciso dominar minimamente certos conceitos. Um curso que ofereço visa a isso: Por uma Filosofia Tomista. Mas reconheço que demanda tempo, do qual nem todos podem dispor. Na Internet, encontram-se introduções razoáveis a S. Tomás, como a do português Manuel de Barros. Não concordo nem de longe com tudo o que diz (e meu curso visa também a corrigir os erros de muitos tomistas), mas não deixa de ter sua utilidade. Um abraço.
Muito Obrigado Professor!
Às ordens, caríssimo.