Ganhe 4 meses extras no plano de 2 anos. Aproveite esta oferta exclusiva da NordVPN aqui ➼ nordvpn.com/jurandir Sem riscos, com a garantia de reembolso de 30 dias da Nord!
Perfeita abordagem como sempre. Agora o haterismo dos esquerdistas aqui é típico da mentalidade censuradora que eles apoiam. Apenas corroboram tudo oq foi dito em seu maravilhoso vídeo.
Resumindo: se vc é um cineasta e quer fazer um filme livre de qualquer agenda política, se vc estiver num país capital ista vc tem a liberdade de fazê-lo. Num país comun ista não. Mais do que isso: num país comun ista, vc pode nem estar querendo fazer filme algum, e do nada qualquer dia pode bater na sua porta um oficial do governo te "convidando gentilmente" (com um fzil apontado p sua cabeça) a fazer um filme comun ista. Em Hollywood isso jamais aconteceria.
@@rogermaverick9769Esta é uma ótima oportunidade do Jurandir fazer uma limpeza aqui no canal. 😊 Jurandir, deixe os esquerdalhas irem embora, seus números podem até dar uma baixada agora, mas isso será bom a longo prazo. Abraço e sucesso!
Quem disse que no Brasil podemos acessar o que quiser??? Tem vários sites bloqueados aqui, que só é possível acessar com vpn, não estamos muito longe da Coreia do Norte não.
Para alguém que faleceu em 1924, o cinema era exatamente o que havia de mais importante e moderno: uma arte visual que contava histórias, relatos, narrativas. Imagine-se o poder disso nessa época.
"Como é a vida na Coreia do Norte?" ""Bem, não posso reclamar."" "Então não é tão ruim assim, imaginei!" *""Você não entendeu, eu REALMENTE NÃO POSSO RECLAMAR.""* (silêncio....)
Pior que o conceito de reclamar nem deve mais existir na mentalidade das pessoas de lá. É algo fora da realidade, eles nem precisam proibir o ato de reclamar, porque ninguém nem sabe que isso é possível.
Jurandir, você tem a minha mais sincera admiração. Independentemente de nos identificarmos com o lado "A", lado "B" e/ou talvez "C,D,E...." não podemos omitir os fatos! Sucesso. 🙏
Eu assisti alguns filmes dos EUA e da União Soviética da década de 1980 e 1990 , muitos filmes e séries falavam sobre cada ideologia , na URSS tinha até uma parte que dizia que não podiam pedir ajuda aos outros pois mostraria a "fraqueza" pro nosso inimigo e nosso colapso
@@Flavio30S e precisa? Era uma ditadura, ou você faz de acordo com o governo ou vai para os trabalhos forçados na Sibéria e o filme nem é lançado! Até hoje se um russo falar mal da guerra contra a Ucrânia ( se falar apenas que é uma GUERRA ) já pega 15 anos de cadeia! Imagina na URSS.
"Eu recebi hater por criticar a Coreia do Norte" AMIGO ISSO É UM ELOGIO E SIGNIFICA QUE VC ESTA NO CAMINHO CORRETO! Ninguém tem o direito de ficar ofendido com a verdade! Vou fazer a minha parte ajudando a divulgar seu canal! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Valeu!🎉 Q aula fantástica, sucinta e mesmo assim repleta de conteúdo. Material para ser visto, revisto e visto de novo até dominar plenamente. Muito obrigado!
Originalmente, goldfinger era da latvia, ou melhor Letônia, um dos países da antiga URSS.e ele trabalhava para a SMERSH, agência de eliminação de espiões soviética, como tesoureiro
Com certeza propaganda política e comerciais sempre existiram, porém a maioria delas não atrapalhavam a história e o entretenimento. Hoje vemos que passar a mensagem se tornou o principal elemento e a história e o entretenimento ficaram em último plano.
@@gilnothing8565 Se viu o vídeo. leu meu comentário, e ler seu comentário com atenção e talvez com alguém mais inteligente, descobrirá quem é sem noção.
Interessantíssimo esse tema. A Dc quando fez o Superman e Batman na uniao sovietica deu uma perspectiva toda nova de mundo e roteiro. Jurandir será que um dia eu vou conseguir ver um video seu sobre O cinema indiano e o que Hollywood e o ocidente podem aprender no cinema audiovisual da India?
15:10 Essa questão sobre a auto-censura é muito forte! Quando o artista não se permite ser verdadeiro, tudo o que ele faz vai parecer morno. Obrigado Jurandir, tive problemas com relação a isso, mas agora sei que não devo temer a reação que os outros podem ter sobre minhas histórias!
Jurandir,seria muito bacana um vídeo seu sobre The Wire,ela é uma série EXTRAORDINÁRIA que infelizmente não recebe o amor que merece e renderia não um mais vários vídeos bem interessantes. Recomendo caso não conheça e parabéns pelo conteúdo,você virou o meu canal favorito e torço pra que mais e mais pessoas conheçam seu trabalho
E nos filmes de açao americanos sempre tem o Mads Mikkelsen (escrevi o nome errado com certeza😂, mas basicamente é o protagonista da série Hannibal) como vilão russo com cicatriz no olho que quer as bombas nucleares kkkkkkkk
Mais uma vez terminando um vídeo surpreso com a qualidade do seu trabalho. Parabéns pelo que vem feito, Jurandir, e obrigado por compartilhar com a gente
A autocensura dos estúdios é mais pelos orçamentos. Quanto maior o orçamento mais apelo de massa o filme tem que ter. Scorcese consegue fazer filmes nichados porque eles são mid budget e não precisam receitar um bilhão pra dar lucro.
Que mundo que vivemos, pra falar que uma ditadura é uma ditadura precisamos pedir desculpas primeiro, e depois. Parabéns pelo excelente trabalho Jurandir.
O problema não é ter uma obra com ideologia, na verdade, diria que isso é até natural. O problema é quando sua importância se sobressai perante o que realmente importa em uma obra artística. a qualidade.
@@curiousmind111o problema é quando vcs são vitimista e acham que estão sendo oprimidos por n terem mais o direito de serem preconceituosos. Acha que vai ser preso por discordar de certas coisas quando na verdade o "discordar" é literalmente preconceito
No caso vcs usam essa desculpinha de sem qualidade pra criticar obras q apresentam questões q vcs n gostam, e dizem que a obra é ruim simplesmente pq tem essas questões. É um discurso vazio
@@gilnothing8565 fale por vc. Nao sou preconceituoso e sou favor de varias pautas progressistas. Mas lavagem cerebral e censura não se justifica. Vc é um mal carater se relativar as coisas assim.
Eu já tinha visto aquele vídeo sobre os movies da coreia do norte, tinha achado que apesar de poder se aprofundar mais um excelente vídeo e fiquei me perguntando pq você privou ele, mas agora tu me respondeu e estou simplesmente chocado que alguém defenda aquele país kkkk
Tinha um documentário exatamente sobre isso. Se não me engano é "The Propaganda Game". Estava no Netflix há alguns anos mas acho que foi tirado. Talvez vc ache por aí na Internet. É sobre um diretor russo contratado pelo governo norte-coreano para gravar um filme documentário. E ele acaba filmando mais do que o filme em si, e consegue salvar esse material e tirá-lo do país. O documentário mostra o que ele gravou. É sinistro demais!
Excelente video! Expondo fatos, muito interessante ver o uso do softpower em qualquer um dos lados. Os EUA usam muito isso, em músicas e outros meios de entretenimento tbm
Os EUA são muito mais eficientes em influenciar outras culturas sem se expor, as ditaduras q tentam fazer isso sempre acabam aplicando uma censura exagerada q mancha mais a imagem do país do q o conteúdo censurado. Q nem a China proibindo o ursinho poo, por comparações com o seu líder.
No final dos anos 70 assisti um filme na extinta TV Tupi que só a poucos anos descobri ser soviético-finlandes. O filme é baseado na antiga mitologia pagã finlandesa e o título original é _Sampo_ . Mas no Brasil recebeu o título _O dia em que a terra congelou_ . É possível encontrar esse filme no TH-cam, mas não está dublado nem legendado. Para quem não sabe, existe um livro sobre a mitologia finlandesa chamado _Kalevala_ , que foi uma das inspirações de Tolkien na construção da mitologia da Terra Média.
Nolan falou recentemente que essas ideologias coletivistas tem o costume de pegar uma obra, e rotular, e criar uma verdade sobre ela e o que ela representa. Mas acredito que o problema maior esteja na liberdade do autor em escrever suas estórias. O Tarkovsky em mirror fez uma poética em subtexto falando sobre a ideologia e indiretamente afrontando o regime soviético. O autor/contador de estórias precisa ser livre. É uma pena pessoas defender totalitarismo e regimes que limita a arte.
Mas isso pode ser uma faca de dois gumes. Imagine o autor pegar um fato histórico e mudar ou omitir pontos importantes dele? O próprio Nolan fez isso em Oppenheimer, omitindo muita coisa pesada sobre Los Álamos. Se vc quer fazer uma paródia tipo o que rola com Hitler em Bastardos Inglórios, tudo bem, agora se o objetivo for retratar períodos históricos, fica meio caído. Por isso filme não pode ser tratado como fonte.
O filme sul coreano A Gripe coloca de forma discreta um político americano como um vilão e um político sul coreano como um cara do bem (seria spoiler se eu descrevesse com detalhes).
Jurandir faltou vc falar da origem do Godzilla e o pq foi feito na época pós as bombas jogadas no Japão. Godzilla Minus One de 2023 mostra o quão sórdido e quão grande o poder de destruição as bombas e a guerra impactaram toda a história do Japão dali pra frente.
E a monstruosidade dos EUA em matar 70.000 pessoas em uma guerra já ganha só pra testar o brinquedo novo, isso nem pra tirar os fascistas do poder no Japão
Um ponto interessante que achei interessante ressaltar: como Gareth Edwards é um diretor incrível, só mostrou o godzilla por 11min e a presença dele sempre esteve lá, e quando mostrava trazia a proporção e a escala corretas.
Puts cara ele pode ate ser um ótimo diretor Mas talvez esses 11 min que o godzilla aparece ser marcante talvez seja pelo fato de ser a parte mais impolgante do filme o clímax e nao a direção E prova disso é as duas continuações o godzilla rei dos monstros e o god vs king Que a parte mais marcante e os monstros Mas vc pode rebater mas foram inspirados no de 2014 Mas o godzilla 1998 americano as únicas partes marcantes sao o do "godzilla " aparecendo
Em compensação, a partir do momento que o Godzilla apareceu, o filme levou um tombo e nunca mais levantou. Cortar a primeira cena de combate do monstrão para 5 segundos numa TV foi a ideia mais broxante da história dos blockbusters, atrás apenas do Luke jogando o sabre fora.
Que vídeo bom e que excelente que eu conheço seu canal. Você fala com conhecimento e de forma clara dando sua opinião sem amarras, coisa que é dificil de se ver por aqui. Continue o trabalho, Jurandir!!!!!!
Conheci seu canal recentemente e estou amando todos os vídeos. Tenho aprendido muito com eles, você poderia fazer mais vídeos sobre as manipulações e truques de cinema? Também tem um filme muito bom que gostava muito de ouvir sua opinião que se chama "Idiocracia" uma representação satírica do mundo no futuro que tem sido bastante coerente hoje em dia. Sucesso!!! ✨
Adoro as análises técnicas do Jurandir. Apesar de ser escancaradamente idelógico, 100% direcionado à visão hegemônica. Não vejo problema algum em ter ideologia, só não sei pq subestimar a inteligência do público se escondendo atrás de uma falsa camada de imparcialidade.
@@Ninnynhafields A visão dicotômica do capitalismo x comunismo, pois os movimentos acontecem apesar dos sistemas de governo, não por causa deles. Esse reducionismo só serve para fomentar um inimigo invisível e inexistente, enquanto os reais problemas não são debatidos. No final do vídeo, ele mesmo disse que as interferências existem nos dois sistemas, então seriam mais influenciadas pelo momento histórico do que propriamente pelo modelo econômico.
Eu adoro o seu trabalho jurandor. Esse video mesmo mostra que governo nenhum aprecia critica a diferenca é a forma com que se trata os críticos. ❤ Tem me mostrado alguns argumentos mt interessantes sobre pontos de vista que as vzs eu até discordo, mas aprecio a qualidade dos seus argumentos (algo raro ultimamente).
São duas da manhã. Perdi o sono e vim ver um vídeo do Jurandir ( o que a insônia não faz, escrevendo um textão em comentário do youtube, mas vamos lá!). Antes de tudo, é bom mencionar que assisto os vídeos do canal e continuarei assistindo, mas é a segunda vez (não me lembro agora do primeiro vídeo) que ele toca na questão política da coisa e comete alguns equívocos, embora também haja acertos. OBS: Não assisti ao vídeo mencionado da Coreia do Norte, porém, aparentemente, o suposto "ódio" que ele recebeu está relacionado à simplicidade com que ele encara o mundo, dividindo-o entre "democracia, representando a exclusividade do sistema capitalista de produção, liberdade e felicidade" e "ditaduras, associadas ao sistema socialista, fechamento e tristeza", numa visão simplista de bem e mal. Na realidade, a liberdade nos países ocidentais não é plena, como Jurandir insiste em destacar que falta de liberdade nos países socialistas, mas a explicação para isso fica para outra ocasião. Pontos de elogio. O vídeo menciona como o Estados Unidos e outras nações se utilizaram dos filmes, ainda que sutilmente em alguns casos, para passar uma concepção ideológica - e irreal - sobre algum fato e que alguns diretores conseguiram escapar disso. O artigo cientifico A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO COMUM COMO AGENTE IDEOLÓGICO NO CINEMA ESTADUNIDENSE DA DÉCADA DE 1980, retrata bem essas condutas. link de acesso - utilizei um encurtador de link: acesse.dev/mRSRW Por outro lado, neste vídeo há dois comentários que me causaram incomodo. Explica-se 1 - Em determinado momento o Jurandir afirma: " ...para que vejam que ideologias infiltradas na arte sempre se tornam problemas...." Essa afirmação revela uma certa incongruência quanto ao conceito de ideologia. Primeiramente, é importante ressaltar que não há ser humano desprovido de ideologia. Todo indivíduo capaz de racionalizar desenvolve um conjunto de valores, ideias e crenças que influenciam sua interpretação e avaliação das relações sociais. Essa ideologia permite a integração do indivíduo ao corpo social e legitima o sistema social estabelecido. No entanto, essa ideologia não é construída exclusivamente a partir das experiências de vida individuais; na verdade, ela é incutida no indivíduo pelo ambiente social ao qual pertence. Portanto, ao contrário do que se pode pensar, a ideologia não é uma propriedade do indivíduo, nem está restrita aos partidos políticos A ou B, mas é compreendida como um fenômeno muito mais amplo, envolvendo aspectos históricos, sociais e culturais. A ideologia está intimamente ligada à linguagem e às formas de expressão que permeiam a sociedade. Nesse sentido, cada indivíduo, incluindo os cineastas, mesmo os que se consideram apolíticos e não recebem financiamento governamental, inevitavelmente incorpora em sua arte os conceitos ideológicos que permeiam sua realidade, visto que toda expressão artística surge a partir do contexto em que está inserida. Nenhuma criação surge do vazio absoluto. Recomendação de leitura: O que é ideologia - da Filósofa Marilene Chauí. 2 - Dado momento, também arguiu: " O governo americano colocou sua mensagem nos filmes de forma mais sútil. Os Estado Unidos não financiaram diretamente filmes" Até onde se tem conhecimento, o governo dos Estados Unidos investiu diretamente em vários filmes, especialmente por meio de intermediários durante o período que antecedeu a guerra até o fim da Guerra Fria. Isso ocorreu em várias agências do governo. Aliás, logo em seguida a frase é demonstrado diversos investimentos do governo Americano. Talvez eu tenha compreendido de modo equivocado, porém, gostaria de acrescentar outros exemplos. Um exemplo notável foi a criação do personagem Zé Carioca e o envolvimento de Carmen Miranda pela Walt Disney. O governo americano, buscando se aproximar do Brasil, usou a Fundação Rockefeller para sugerir a criação de alguns personagens latinos. Isso pode ser considerado como financiamento, uma vez que a Walt Disney recebeu incentivos para criação de várias imagens propagandísticas do governo dos Estados Unidos. Além disso, ainda que "o cineasta não esteja obrigado a se submeter a agência americana", para aqueles que precisavam dos equipamentos para fazer o filme, em realidade, não tinham escolha. Referências: Jornais: "Disney pode perder benefícios recebidos do governo da Flórida há 50 anos" - guiame.com.br/gospel/noticias/disney-pode-perder-beneficios-recebidos-do-governo-da-florida-ha-50-anos.html "QUANDO WALT DISNEY ENFRENTOU O NAZISMO" - aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/quando-walt-disney-enfrentou-o-nazismo.phtml Artigo científicos: A falsa representação da identidade brasileira na construção do personagem Zé Carioca da Disney - www.revistas.usp.br/literartes/article/view/139877/148726; Brazil and World War II: The Forgotten Ally. What did you do in the war, Zé Carioca? - edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4306786/mod_resource/content/1/IAPFrankMcCannonBrazil%20and%20World%20War%20II%20(1).pdf - Esse artigo está em inglês, mas olha o que diz a nota de rodapé n.1: ....Walt Disney went to Brazil as part of the propaganda efforts of the wartime Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (Nelson Rockefeller, director) and created the parrot Zé Carioca to symbolize Brazil Tradução google tradutor: Walt Disney foi ao Brasil como parte dos esforços de propaganda do Gabinete do Coordenador de Assuntos Interamericanos durante a guerra (Nelson Rockefeller, diretor) e criou o papagaio Zé Carioca para simbolizar o Brasil).
Isso é uma reclamação que eu até fiz no cinema - aparecem bem mais SOLDADOS do que o próprio GODZILLA. Um filme no qual eu gosto da presença de militares é o remake de Invasores de Marte de 1986.
Jurandir, interessante que você fala que nao houve censura nos EUA, mas nao toca no macartismo, onde varios roteristas, atores e doretores foram perseguidos, justamente por ideias de esqueda nos filmes
Note que no início ele fala da censura soviética, de Hollywood e na Alemanha. Mas qual Alemanha e de que período? Nazista, Ocidental, ou Oriental? Foco na ditadura norte coreana e no cinema soviético, pouco dos EUA ("a terra da liberdade"). Nada da Alemanha nazista e dos mais recentes exemplos de soft power imperialista com os animes japoneses, além de música, séries e filmes sul coreanos.
A verdade é que tudo tem influência ou ideologia.Ha um exagero na crítica ao comunismo e quase não se fala dos problemas dos EUA.Ou se faz o contrário. Ter uma ideologia não é problema. Eu posso ser equilibrado, mas não existe nada totalmente neutro ou inteiramente imparcial.
Faltou dizer que, quando um filme estadunidense traz o tema do fim do mundo, é sempre retratado o ataque a Nova York. Além de que o inimigo é sempre russo, o emprrgado ou bandido é sul-americano e... brasileiro vive na selva e brasileira é "mulata exportação". Eu faço uma lista gigantesca das manipulações norte-americanas nos filmes e seriados.
Uai, mas todo filme que "traz" o fim do mundo se passa no local dos realizadores do filme. Isso é meio óbvio mesmo. Não necessariamente Nova Iorque. Isso é uma generalização grosseira. Um Lugar Silencioso retrata um interior qualquer. Há um filme sul-coreano que apresenta a invasão de monstros e uma epidemia de um vírus .. E tudo se passa, olha só, em Seul... Incrível, não?
Ele não esqueceu, ele deu varios exemplos, mas exemplos referentes a poder militar e etc. Mas pra voces não basta não é? A ideologia de voces é diferente... Me conte o que voce achou sobre os filmes de paises comunista...@@wendellcorrea1206
Sobre o brasileiro não é manipulação, é simplesmente um estereótipo que o brasileiro insiste em vender. O americano vive a ideia do mito fundador, sendo um deles a mentira de terem enfrentado a "tirania de 45" por um bem maior, daí a contínua representação como heróis mundiais.
"O primeiro vídeo atraiu tantos haters, que eu resolvi fazer outro e se reclamar vai ter mais um..." 🤣 Povo chato! Jurandir, por favor continue com seu excelente trabalho, seus vídeos são sensacionais!
Já falei outra vez e falo de novo. Seu canal é incrível, Jurandir, não pare nunca! Sei que todo almoço vou ter um conteúdo excelente pra assistir. Só uma coisa, você pensa em um dia voltar a falar de livros? Tinha muita curiosidade de ver sua abordagem sobre literatura como você fez em alguns vídeos antigos. Grande abraço e sucesso!
Jurandir, creio que haja alguns comentários importantes sobre a noção de liberdade no capitalismo, em especial nos EUA. Pense no Macartismo e seus efeitos, tal como a efetiva perseguição aos realizadores em solo americano. Dizer que produzir uma obra não-comercial, ou produzir algo que faça uma crítica à guerra, não é o mesmo que uma critica à ordem estabelecida, tal como modelo político e econômico. Assim, mesmo sabendo que possa pensar assim, uma análise social e histórica do fenômeno demanda mais. Um abraço!
A Nordisk, da Dinamarca, é de 1906, muito anterior à Mosfilm e continua ativa até hoje. Mais antigas ainda são a Pathé e Gaumont francesas, mas a única coisa que sobrou delas é a marca.
Essa influência na conduta e visão da população através de obras culturais estão presentes também na literatura, e desde as primeiras. Platão mesmo, na REPÚBLICA, como não era muito fã de Homero, disse que na sua cidade ideal só teria obras que ensinassem as virtudes desejadas aos jovens, e Homero estaria fora da lista. 🤣 Enfim, apenas um adendo! Parabéns pelo vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A qualidade argumentativa desse vídeo é fascinante, e dialoga com a tendência a ideologias polarizadas no mundo atual. Acho que "A Conquista da Honra", de Clint Eastwood, é um exemplo da difícil tarefa de simplificar a informação para o entendimento do público. Iclusive com o lançamento simultâneo do inverso da mesma história, em "Cartas de Iwo Jima".
Pardola sem identidade Nacional é isso daí mesmo Edit: olha a frase: "Hihihi vi do vídeo do Castanha e agora defendo Coreia do Norte di Gordola do Kim kataguiri versão gordão foguetes🐒🇧🇷🇰🇵" Brasileiro é foda simplesmente 😂
Mano eu tava ouvindo um podcast e o cara falou de vc EU ADORO TEU CANAL e ouvir um podcaster q eu curto comentar de um vídeo teu me deixou feliz pq seu canal é muito bom
Jurandir, você falou sobre a procura de jovens pelo exército americano depois de assistir Top Gun e me lembrou de Tropa de Elite, que dizem ter feito a busca pela carreira de policial do BOPE aumentar muito após o filme
Sim, o efeito foi o mesmo e a forma de fazer o filme foi bem parecida. O Rodrigo Pimentel fala que a ideia de colocar os atores para passarem alguns dias dentro do BOPE foi praticamente a mesma coisa que foi feita em Top Gun. A diferença o recrutamento foi apenas um bônus, já que o filme nem sequer foi feito pensando nisso.
É realmente impressionante como tiveram haters daquele vídeo seu criticando a Coreia do Norte. Aquele foi o primeiro vídeo seu que eu assisti e hoje assisto todos que lançam.
Excelente vídeo, Jurandir. É nítido o quanto é possível usar a mídia e em especial o cinema para implantar ideias na mentalidade, algo que vem acontecendo até hoje. OBS: Coreia do Norte não é uma ditadura? Enfim...
Existe um documentário na Netflix chamado, "Como se tornar um tirano" e em seu último episódio ele fala sobre a ditadura na Coreia do Norte e fala que ela praticamente foi "toda feita" por propaganda política por meio do cinema norte-coreano.
Esse é o problema de criticar algo, sempre vai vir alguém meio cego (completamente) e tentar te derrubar. Enfim, seus vídeos continuam incríveis e continuo aprendendo bastante. Vlw
Ideologia é um grande mau para o mundo. Já que, são poucos as pessoas que conseguem ter discernimento e CAPACIDADE COGNITIVA de compreender que em nosso mundo, não existe uma ideia absoluta, uma solução absoluta. Para muitos fanáticos ideológicos é simplesmente inadmissível que haja uma harmonia e um estudo de todas as ideologias, e com base nisso, tomar ações medias não apenas por um conjunto de ideias. O progresso geral, em minha concepção, só pode acontecer quando a visão do mundo não for filtrada por uma ideologia, pois cada nação, cada povo e cada contexto é necessário que haja diferentes concepções para que, assim se tome a melhor decisão.
Jurandir, uma sugestão de vídeo no mesmo tema: comparar o cinema do diretor norte-americano D. W. Griffith (indivíduo como protagonista) com o cinema do cineasta soviético Sergei Eisenstein (coletivo como protagonista). Eu admiro seu trabalho mas acho que seu vídeo foi pra um viés de apenas comparar filme de propaganda "ruim" vs filme de propaganda "bom" e não acho que isso acrescenta muita coisa pra quem gosta de cinema. Só olhar os comentários pra ver que repercutiu mais a propaganda do que o cinema. Acho que um debate mais interessante seria mostrar como o embate entre Capitalismo e Comunismo levou o cinema para direções diferentes ou como essa disputa ideológica impulsionou essa arte. Espero ter ajudado.
Jurandir, não se deixe magoar pelo hate,essas pessoas infelizmente não sabem oque é empatia ou compaixão,ou sabem,mas são materialista ao ponto que se tornam quase que malignas. Desejo tudo de bom pra você. Que os haters percebam o seus erros e voltem atrás
É muito triste quando a ideologia independente de qual seja, começa a corroer a arte, infelizmente nós vivemos em uma sociedade altamente polarizada...
Apocalypse Now foi gravado nas Filipinas e o equipamento foi financiado pelo Ditador local, acho que foi assim que conseguiram rodar o filme sem apoio dos EUA. O que noto nestes filmes é sempre uma crítica cínica batem, mas dão uma assopradinha.
Essa fala do Elmer Davis em 11:48 tem um paralelo gigantesco com Joseph Goebbels que disse a mesma coisa. Propaganda tem em todos os filmes, Top Gun e saibam que quando aparece uma bandeira dos EUA em um filme existe uma espécie de abatimento no imposto que o filme pagaria ou seja, é uma forma de vários filmes fazerem uma propaganda Estatal indireta.
O QUE SIGNIFICA ESSA FRASE QUE ELE FALA TODA VEZ NO FINAL??? sou muito fã desse cara slk faz um trabalho muito bom É um dos poucos TH-camRS que consequem mim manter vidrado no vídeo
Esse vídeo respondeu um incomodo que eu sentia bastante tempo. Inclusive, me fez deixar de lado por um tempo, filmes americanos de guerra. Eu incluo uma coisa também. O jeito magistral que expõem a bandeira americana nas cenas. Ela é quase um personagem.
Sobre os haters, o que se pode dizer de pessoas que gastam tempo de suas vidas para destratar outras num ambiente virtual, normalmente por sua insignificância no mundo real? Essa galerinha faz isso, porque parece ser o único modo que eles tem de se sentir úteis! (Spoiler: E nem assim conseguem! 😅)
Ganhe 4 meses extras no plano de 2 anos. Aproveite esta oferta exclusiva da NordVPN aqui ➼ nordvpn.com/jurandir
Sem riscos, com a garantia de reembolso de 30 dias da Nord!
Perfeita abordagem como sempre. Agora o haterismo dos esquerdistas aqui é típico da mentalidade censuradora que eles apoiam. Apenas corroboram tudo oq foi dito em seu maravilhoso vídeo.
Faz vídeo sobre Godzilla ♥️
Resumindo: se vc é um cineasta e quer fazer um filme livre de qualquer agenda política, se vc estiver num país capital ista vc tem a liberdade de fazê-lo. Num país comun ista não. Mais do que isso: num país comun ista, vc pode nem estar querendo fazer filme algum, e do nada qualquer dia pode bater na sua porta um oficial do governo te "convidando gentilmente" (com um fzil apontado p sua cabeça) a fazer um filme comun ista. Em Hollywood isso jamais aconteceria.
@@rogermaverick9769Esta é uma ótima oportunidade do Jurandir fazer uma limpeza aqui no canal. 😊 Jurandir, deixe os esquerdalhas irem embora, seus números podem até dar uma baixada agora, mas isso será bom a longo prazo. Abraço e sucesso!
Quem disse que no Brasil podemos acessar o que quiser??? Tem vários sites bloqueados aqui, que só é possível acessar com vpn, não estamos muito longe da Coreia do Norte não.
"De todas as artes , o cinema é pra nós a mais importante" - Lenin , Vladimir ( década de 1920 ) , essa frase é relevante até os dias de hoje
TAI ALGO QUE EU CONCORDO COM ELE O CINEMA É INPORTANTE
Para alguém que faleceu em 1924, o cinema era exatamente o que havia de mais importante e moderno: uma arte visual que contava histórias, relatos, narrativas. Imagine-se o poder disso nessa época.
@@Nomuum Hoje em dia nós já temos jogos por exemplo, Call of Duty por exemplo serviu de propaganda americana fortíssima por anos
Se Vladimir Lenin falou isto( colocam muito na boca de personagens históricos) o EUA que aplicaram na pratica
Pra todo mundo vc diz, afinal Hollywood é o resultado do governo ignorar o cinema nos EUA né? Todo governo se utiliza da mídia assim
"Como é a vida na Coreia do Norte?"
""Bem, não posso reclamar.""
"Então não é tão ruim assim, imaginei!"
*""Você não entendeu, eu REALMENTE NÃO POSSO RECLAMAR.""*
(silêncio....)
Pior que o conceito de reclamar nem deve mais existir na mentalidade das pessoas de lá. É algo fora da realidade, eles nem precisam proibir o ato de reclamar, porque ninguém nem sabe que isso é possível.
Nível 1984, com a novilíngua impedindo subversão de ser sequer um conceito.@@cachaça_baby
@@cachaça_baby existe sim, só que não dura muito pois o governo do grande lider é bastante eficiente em sanar reclamações da população.
A vida na coreia do norte é como o Jardim do Eden,muito boa para quem obedece as autoridades e evita o fruto do conhecimento
@@profetadoobvio8455 "vida"
Jurandir, você tem a minha mais sincera admiração.
Independentemente de nos identificarmos com o lado "A", lado "B" e/ou talvez "C,D,E...." não podemos omitir os fatos!
Sucesso. 🙏
Ótimo vídeo! Parabéns pelo excelente trabalho 👏👏
Haha meu mano vc por aqui?
O brabo tá aqui
Jurandir, nao ceda à haters. Quanto mais se cede, mais eles avançam.
Eu assisti alguns filmes dos EUA e da União Soviética da década de 1980 e 1990 , muitos filmes e séries falavam sobre cada ideologia , na URSS tinha até uma parte que dizia que não podiam pedir ajuda aos outros pois mostraria a "fraqueza" pro nosso inimigo e nosso colapso
Alguns filmes americanos falavam disso, porém TODOS os filmes soviéticos falavam disso!
@@paulinocashvocê conhece todos os filmes soviéticos? Caramba...
@@Flavio30S e precisa? Era uma ditadura, ou você faz de acordo com o governo ou vai para os trabalhos forçados na Sibéria e o filme nem é lançado!
Até hoje se um russo falar mal da guerra contra a Ucrânia ( se falar apenas que é uma GUERRA ) já pega 15 anos de cadeia! Imagina na URSS.
@@paulinocash isso msm, até hj n se pode dizer nada contra o governo russo se n é vapo!
Tenta assistir filmes antes dessa faixa de idade
"Eu recebi hater por criticar a Coreia do Norte" AMIGO ISSO É UM ELOGIO E SIGNIFICA QUE VC ESTA NO CAMINHO CORRETO!
Ninguém tem o direito de ficar ofendido com a verdade!
Vou fazer a minha parte ajudando a divulgar seu canal! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Kkkkkkkkk sempre acho engraçado vocês que possuem "a verdade" não mãos
Sabem de tudo
@@kelvinromanini4914 opa acertei um nervo 😂😂😂😂😂😂
@@jpschmidt tu deve se achar muito "empoderadah" com esse argumento
Assim fica fácil ser confrontado Kkkkkkk
@@kelvinromanini4914 vc está ofendido com a verdade que é uma só e não comigo
Pensa sobre isso 🤗
@@kelvinromanini4914 Ta sem metade do cérebro pra ficar puto por alguem críticar uma DITA DURA
Valeu!🎉
Q aula fantástica, sucinta e mesmo assim repleta de conteúdo. Material para ser visto, revisto e visto de novo até dominar plenamente.
Muito obrigado!
Impecável, Jurandir. Só um ponto: Goldfinger era britânico, o vilão russo era do filme anterior, From Russia With Love.
Originalmente, goldfinger era da latvia, ou melhor Letônia, um dos países da antiga URSS.e ele trabalhava para a SMERSH, agência de eliminação de espiões soviética, como tesoureiro
Tolkien fala sobre o poder das histórias de fantasia, isso ao meu ver também cabe aos filmes
Com certeza propaganda política e comerciais sempre existiram, porém a maioria delas não atrapalhavam a história e o entretenimento. Hoje vemos que passar a mensagem se tornou o principal elemento e a história e o entretenimento ficaram em último plano.
Típico comentário de gente sem noção e vitimista que se dói com representatividade
@@gilnothing8565 Se viu o vídeo. leu meu comentário, e ler seu comentário com atenção e talvez com alguém mais inteligente, descobrirá quem é sem noção.
"A imagem de um filme precisa parecer boa na tela."
Não tankei n kkkkkk
madame teia com as falhas técnicas decepcionou o kim 🥺🥺
Interessantíssimo esse tema. A Dc quando fez o Superman e Batman na uniao sovietica deu uma perspectiva toda nova de mundo e roteiro. Jurandir será que um dia eu vou conseguir ver um video seu sobre O cinema indiano e o que Hollywood e o ocidente podem aprender no cinema audiovisual da India?
15:10 Essa questão sobre a auto-censura é muito forte! Quando o artista não se permite ser verdadeiro, tudo o que ele faz vai parecer morno. Obrigado Jurandir, tive problemas com relação a isso, mas agora sei que não devo temer a reação que os outros podem ter sobre minhas histórias!
Cara, o Tarkovsky merece um vídeo só pra ele. Desde Andrei Rublev, sua obra prima, passando por Stalker, Solaris, O Espelho, Nostalgia e Offret.
Não acho que Andrei Rublev seja sua obra prima. Acho que ficaria com Stalker. Ou O Espelho.
@@victorpetrarca2471essa é uma boa discussão, hahahah. Esses exemplos são pesos pesados!
Jurandir,seria muito bacana um vídeo seu sobre The Wire,ela é uma série EXTRAORDINÁRIA que infelizmente não recebe o amor que merece e renderia não um mais vários vídeos bem interessantes. Recomendo caso não conheça e parabéns pelo conteúdo,você virou o meu canal favorito e torço pra que mais e mais pessoas conheçam seu trabalho
E nos filmes de açao americanos sempre tem o Mads Mikkelsen (escrevi o nome errado com certeza😂, mas basicamente é o protagonista da série Hannibal) como vilão russo com cicatriz no olho que quer as bombas nucleares kkkkkkkk
Mais uma vez terminando um vídeo surpreso com a qualidade do seu trabalho. Parabéns pelo que vem feito, Jurandir, e obrigado por compartilhar com a gente
Cara é realmente muito bom, que alguém fale dos dois lados, de forma igual. Sem defender ou ocultador defeitos de ninguém
Esse canal merece 10 milhões de inscritos! Bom demais! COntinue com o bom trabalho!
A verdade é... Não existe nenhuma área da arte livre de ideologia, principalmente pq alguém que a escreveu tinha tbm e as pessoas envolvidas tbm
É presciso de atores pra fazer um filme
- Kim Jong Will
parece que o filósofo manetiquim aprendeu com ele kkk
É o visionário ntj😮
Kim jong-il
A autocensura dos estúdios é mais pelos orçamentos. Quanto maior o orçamento mais apelo de massa o filme tem que ter. Scorcese consegue fazer filmes nichados porque eles são mid budget e não precisam receitar um bilhão pra dar lucro.
Que mundo que vivemos, pra falar que uma ditadura é uma ditadura precisamos pedir desculpas primeiro, e depois. Parabéns pelo excelente trabalho Jurandir.
Isso retrata bem o que Joseph Nye chamava de soft power, isto é, mecanismos de influência sutis sobre populações, países, etc.
Incrível, as pessoas nao enxergam um palmo a frente dos olhos quando o assunto é política, os "haters" do Jurandir nem gente sao, excelente video ❤
O problema não é ter uma obra com ideologia, na verdade, diria que isso é até natural. O problema é quando sua importância se sobressai perante o que realmente importa em uma obra artística. a qualidade.
O problema é quando vc é obrigado a seguir essa ideologia e ser preso se não a seguir.
@@curiousmind111o problema é quando vcs são vitimista e acham que estão sendo oprimidos por n terem mais o direito de serem preconceituosos.
Acha que vai ser preso por discordar de certas coisas quando na verdade o "discordar" é literalmente preconceito
No caso vcs usam essa desculpinha de sem qualidade pra criticar obras q apresentam questões q vcs n gostam, e dizem que a obra é ruim simplesmente pq tem essas questões.
É um discurso vazio
@@gilnothing8565 fale por vc. Nao sou preconceituoso e sou favor de varias pautas progressistas. Mas lavagem cerebral e censura não se justifica. Vc é um mal carater se relativar as coisas assim.
@@gilnothing8565 pare de tratar exceção como regra.
Eu já tinha visto aquele vídeo sobre os movies da coreia do norte, tinha achado que apesar de poder se aprofundar mais um excelente vídeo e fiquei me perguntando pq você privou ele, mas agora tu me respondeu e estou simplesmente chocado que alguém defenda aquele país kkkk
É assustador ver esses filmes norte-coreanos! Parece que são feitos por reféns, não atores!
Porque eram mesmo reféns
Tinha um documentário exatamente sobre isso. Se não me engano é "The Propaganda Game". Estava no Netflix há alguns anos mas acho que foi tirado. Talvez vc ache por aí na Internet. É sobre um diretor russo contratado pelo governo norte-coreano para gravar um filme documentário. E ele acaba filmando mais do que o filme em si, e consegue salvar esse material e tirá-lo do país. O documentário mostra o que ele gravou. É sinistro demais!
tipo o que rolou com o macartimos no EUA?
@@gustavohenrique-ee3fv ehh... é do mesmo tipo, mas não dá mesma intensidade. Em termos de comparação, ficam bem distantes um do outro.
Excelente video!
Expondo fatos, muito interessante ver o uso do softpower em qualquer um dos lados. Os EUA usam muito isso, em músicas e outros meios de entretenimento tbm
Os EUA são muito mais eficientes em influenciar outras culturas sem se expor, as ditaduras q tentam fazer isso sempre acabam aplicando uma censura exagerada q mancha mais a imagem do país do q o conteúdo censurado. Q nem a China proibindo o ursinho poo, por comparações com o seu líder.
Sério que teve gente criticando por você falar da Coreia do Norte? Aonde o mundo vai parar?!
" sem o ator nao é possivel criar o personagem " " a imagem do filme tem que parecer boa na tela "
capitao obvio
Kkkkk
Parabéns Jurandir . Por não permitir que , esses haters te, inflamen . Isso que fizeste é , de utilidade pública . Parabéns !
Jurandir, que vídeo sensacional! Eu vim por indicação e realmente fiquei muito feliz com a qualidade do canal. +1 inscrito
Jurandir, seus vídeos estão cada vez melhores! Pura obra de arte
No final dos anos 70 assisti um filme na extinta TV Tupi que só a poucos anos descobri ser soviético-finlandes.
O filme é baseado na antiga mitologia pagã finlandesa e o título original é _Sampo_ .
Mas no Brasil recebeu o título _O dia em que a terra congelou_ .
É possível encontrar esse filme no TH-cam, mas não está dublado nem legendado.
Para quem não sabe, existe um livro sobre a mitologia finlandesa chamado _Kalevala_ , que foi uma das inspirações de Tolkien na construção da mitologia da Terra Média.
Nolan falou recentemente que essas ideologias coletivistas tem o costume de pegar uma obra, e rotular, e criar uma verdade sobre ela e o que ela representa.
Mas acredito que o problema maior esteja na liberdade do autor em escrever suas estórias. O Tarkovsky em mirror fez uma poética em subtexto falando sobre a ideologia e indiretamente afrontando o regime soviético.
O autor/contador de estórias precisa ser livre. É uma pena pessoas defender totalitarismo e regimes que limita a arte.
Mas isso pode ser uma faca de dois gumes. Imagine o autor pegar um fato histórico e mudar ou omitir pontos importantes dele? O próprio Nolan fez isso em Oppenheimer, omitindo muita coisa pesada sobre Los Álamos. Se vc quer fazer uma paródia tipo o que rola com Hitler em Bastardos Inglórios, tudo bem, agora se o objetivo for retratar períodos históricos, fica meio caído. Por isso filme não pode ser tratado como fonte.
O filme sul coreano A Gripe coloca de forma discreta um político americano como um vilão e um político sul coreano como um cara do bem (seria spoiler se eu descrevesse com detalhes).
Jurandir faltou vc falar da origem do Godzilla e o pq foi feito na época pós as bombas jogadas no Japão. Godzilla Minus One de 2023 mostra o quão sórdido e quão grande o poder de destruição as bombas e a guerra impactaram toda a história do Japão dali pra frente.
E a monstruosidade dos EUA em matar 70.000 pessoas em uma guerra já ganha só pra testar o brinquedo novo, isso nem pra tirar os fascistas do poder no Japão
Um ponto interessante que achei interessante ressaltar: como Gareth Edwards é um diretor incrível, só mostrou o godzilla por 11min e a presença dele sempre esteve lá, e quando mostrava trazia a proporção e a escala corretas.
Puts cara ele pode ate ser um ótimo diretor
Mas talvez esses 11 min que o godzilla aparece ser marcante talvez seja pelo fato de ser a parte mais impolgante do filme o clímax e nao a direção
E prova disso é as duas continuações o godzilla rei dos monstros e o god vs king
Que a parte mais marcante e os monstros
Mas vc pode rebater mas foram inspirados no de 2014
Mas o godzilla 1998 americano as únicas partes marcantes sao o do "godzilla " aparecendo
Em compensação, a partir do momento que o Godzilla apareceu, o filme levou um tombo e nunca mais levantou. Cortar a primeira cena de combate do monstrão para 5 segundos numa TV foi a ideia mais broxante da história dos blockbusters, atrás apenas do Luke jogando o sabre fora.
Que vídeo bom e que excelente que eu conheço seu canal. Você fala com conhecimento e de forma clara dando sua opinião sem amarras, coisa que é dificil de se ver por aqui. Continue o trabalho, Jurandir!!!!!!
Conheci seu canal recentemente e estou amando todos os vídeos. Tenho aprendido muito com eles, você poderia fazer mais vídeos sobre as manipulações e truques de cinema? Também tem um filme muito bom que gostava muito de ouvir sua opinião que se chama "Idiocracia" uma representação satírica do mundo no futuro que tem sido bastante coerente hoje em dia.
Sucesso!!! ✨
Esse tipo de conteúdo deveria ser obrigatório nessa plataforma... Mas sabemos como funciona por aqui! Parabéns 👏👏👏
Adoro as análises técnicas do Jurandir. Apesar de ser escancaradamente idelógico, 100% direcionado à visão hegemônica. Não vejo problema algum em ter ideologia, só não sei pq subestimar a inteligência do público se escondendo atrás de uma falsa camada de imparcialidade.
Qual é a "visão hegemônica"?
❓
@Douglas_Nogueira91 você está sendo irônico?
@Douglas_Nogueira91 😘 amém!
@@Ninnynhafields A visão dicotômica do capitalismo x comunismo, pois os movimentos acontecem apesar dos sistemas de governo, não por causa deles. Esse reducionismo só serve para fomentar um inimigo invisível e inexistente, enquanto os reais problemas não são debatidos. No final do vídeo, ele mesmo disse que as interferências existem nos dois sistemas, então seriam mais influenciadas pelo momento histórico do que propriamente pelo modelo econômico.
Eu adoro o seu trabalho jurandor.
Esse video mesmo mostra que governo nenhum aprecia critica a diferenca é a forma com que se trata os críticos.
❤
Tem me mostrado alguns argumentos mt interessantes sobre pontos de vista que as vzs eu até discordo, mas aprecio a qualidade dos seus argumentos (algo raro ultimamente).
Excelente vídeo! E gostei de finalmente ter as referências! Agora não precisarei ficar mais pausando e anotando tanto, rs.
Grande abraço!
Os seus vídeos são incríveis. Você é muito culto, inteligente e estudioso. Adoro aprender aqui. Obrigado.
Esse canal é tão bom que vim conhece-lo apenas ontem, me inscrevi depois de dois videos e agora já assisti mais de 10 videos seguidos
Seja muito bem-vindo!
O trabalho do Jurandir, é digno de documentário para passar na HBO, Discovery ou Netflix
adorei o vídeo, você poderia fazer um vídeo falando de arquétipos de personagens
São duas da manhã. Perdi o sono e vim ver um vídeo do Jurandir ( o que a insônia não faz, escrevendo um textão em comentário do youtube, mas vamos lá!). Antes de tudo, é bom mencionar que assisto os vídeos do canal e continuarei assistindo, mas é a segunda vez (não me lembro agora do primeiro vídeo) que ele toca na questão política da coisa e comete alguns equívocos, embora também haja acertos.
OBS: Não assisti ao vídeo mencionado da Coreia do Norte, porém, aparentemente, o suposto "ódio" que ele recebeu está relacionado à simplicidade com que ele encara o mundo, dividindo-o entre "democracia, representando a exclusividade do sistema capitalista de produção, liberdade e felicidade" e "ditaduras, associadas ao sistema socialista, fechamento e tristeza", numa visão simplista de bem e mal. Na realidade, a liberdade nos países ocidentais não é plena, como Jurandir insiste em destacar que falta de liberdade nos países socialistas, mas a explicação para isso fica para outra ocasião.
Pontos de elogio.
O vídeo menciona como o Estados Unidos e outras nações se utilizaram dos filmes, ainda que sutilmente em alguns casos, para passar uma concepção ideológica - e irreal - sobre algum fato e que alguns diretores conseguiram escapar disso.
O artigo cientifico A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO COMUM COMO AGENTE IDEOLÓGICO NO CINEMA ESTADUNIDENSE DA DÉCADA DE 1980, retrata bem essas condutas.
link de acesso - utilizei um encurtador de link: acesse.dev/mRSRW
Por outro lado, neste vídeo há dois comentários que me causaram incomodo. Explica-se
1 - Em determinado momento o Jurandir afirma: " ...para que vejam que ideologias infiltradas na arte sempre se tornam problemas...."
Essa afirmação revela uma certa incongruência quanto ao conceito de ideologia. Primeiramente, é importante ressaltar que não há ser humano desprovido de ideologia. Todo indivíduo capaz de racionalizar desenvolve um conjunto de valores, ideias e crenças que influenciam sua interpretação e avaliação das relações sociais. Essa ideologia permite a integração do indivíduo ao corpo social e legitima o sistema social estabelecido.
No entanto, essa ideologia não é construída exclusivamente a partir das experiências de vida individuais; na verdade, ela é incutida no indivíduo pelo ambiente social ao qual pertence. Portanto, ao contrário do que se pode pensar, a ideologia não é uma propriedade do indivíduo, nem está restrita aos partidos políticos A ou B, mas é compreendida como um fenômeno muito mais amplo, envolvendo aspectos históricos, sociais e culturais. A ideologia está intimamente ligada à linguagem e às formas de expressão que permeiam a sociedade.
Nesse sentido, cada indivíduo, incluindo os cineastas, mesmo os que se consideram apolíticos e não recebem financiamento governamental, inevitavelmente incorpora em sua arte os conceitos ideológicos que permeiam sua realidade, visto que toda expressão artística surge a partir do contexto em que está inserida. Nenhuma criação surge do vazio absoluto.
Recomendação de leitura: O que é ideologia - da Filósofa Marilene Chauí.
2 - Dado momento, também arguiu: " O governo americano colocou sua mensagem nos filmes de forma mais sútil. Os Estado Unidos não financiaram diretamente filmes"
Até onde se tem conhecimento, o governo dos Estados Unidos investiu diretamente em vários filmes, especialmente por meio de intermediários durante o período que antecedeu a guerra até o fim da Guerra Fria. Isso ocorreu em várias agências do governo. Aliás, logo em seguida a frase é demonstrado diversos investimentos do governo Americano. Talvez eu tenha compreendido de modo equivocado, porém, gostaria de acrescentar outros exemplos.
Um exemplo notável foi a criação do personagem Zé Carioca e o envolvimento de Carmen Miranda pela Walt Disney. O governo americano, buscando se aproximar do Brasil, usou a Fundação Rockefeller para sugerir a criação de alguns personagens latinos. Isso pode ser considerado como financiamento, uma vez que a Walt Disney recebeu incentivos para criação de várias imagens propagandísticas do governo dos Estados Unidos.
Além disso, ainda que "o cineasta não esteja obrigado a se submeter a agência americana", para aqueles que precisavam dos equipamentos para fazer o filme, em realidade, não tinham escolha.
Referências:
Jornais:
"Disney pode perder benefícios recebidos do governo da Flórida há 50 anos" - guiame.com.br/gospel/noticias/disney-pode-perder-beneficios-recebidos-do-governo-da-florida-ha-50-anos.html
"QUANDO WALT DISNEY ENFRENTOU O NAZISMO" - aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/quando-walt-disney-enfrentou-o-nazismo.phtml
Artigo científicos:
A falsa representação da identidade brasileira na construção do personagem Zé Carioca da Disney - www.revistas.usp.br/literartes/article/view/139877/148726;
Brazil and World War II: The Forgotten Ally. What did you do in the war, Zé Carioca? -
edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4306786/mod_resource/content/1/IAPFrankMcCannonBrazil%20and%20World%20War%20II%20(1).pdf -
Esse artigo está em inglês, mas olha o que diz a nota de rodapé n.1: ....Walt Disney went to Brazil as part of the propaganda efforts of the wartime Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (Nelson Rockefeller, director) and created the parrot Zé Carioca to symbolize Brazil
Tradução google tradutor: Walt Disney foi ao Brasil como parte dos esforços de propaganda do Gabinete do Coordenador de Assuntos Interamericanos durante a guerra (Nelson Rockefeller, diretor) e criou o papagaio Zé Carioca para simbolizar o Brasil).
Isso é uma reclamação que eu até fiz no cinema - aparecem bem mais SOLDADOS do que o próprio GODZILLA. Um filme no qual eu gosto da presença de militares é o remake de Invasores de Marte de 1986.
Nenhum norte coreano reclamou do filme. Reclama pra ver 😂
Que ótimo momento para postar um vídeo assim.
SIM
Jurandir, interessante que você fala que nao houve censura nos EUA, mas nao toca no macartismo, onde varios roteristas, atores e doretores foram perseguidos, justamente por ideias de esqueda nos filmes
Note que no início ele fala da censura soviética, de Hollywood e na Alemanha. Mas qual Alemanha e de que período? Nazista, Ocidental, ou Oriental? Foco na ditadura norte coreana e no cinema soviético, pouco dos EUA ("a terra da liberdade"). Nada da Alemanha nazista e dos mais recentes exemplos de soft power imperialista com os animes japoneses, além de música, séries e filmes sul coreanos.
Exato@@avamin.s
Neutro só detergente mesmo
A verdade é que tudo tem influência ou ideologia.Ha um exagero na crítica ao comunismo e quase não se fala dos problemas dos EUA.Ou se faz o contrário. Ter uma ideologia não é problema. Eu posso ser equilibrado, mas não existe nada totalmente neutro ou inteiramente imparcial.
ele nem citou o código hays, ferramenta de censura conservadora central por décadas nos EUA
Faltou dizer que, quando um filme estadunidense traz o tema do fim do mundo, é sempre retratado o ataque a Nova York. Além de que o inimigo é sempre russo, o emprrgado ou bandido é sul-americano e... brasileiro vive na selva e brasileira é "mulata exportação". Eu faço uma lista gigantesca das manipulações norte-americanas nos filmes e seriados.
Vídeo extremamente enviesado
Detalhe esse convenientemente esquecido pelo Jurandir. Infelizmente ele se perde legal em alguns vídeos.
Uai, mas todo filme que "traz" o fim do mundo se passa no local dos realizadores do filme. Isso é meio óbvio mesmo. Não necessariamente Nova Iorque. Isso é uma generalização grosseira. Um Lugar Silencioso retrata um interior qualquer.
Há um filme sul-coreano que apresenta a invasão de monstros e uma epidemia de um vírus .. E tudo se passa, olha só, em Seul... Incrível, não?
Ele não esqueceu, ele deu varios exemplos, mas exemplos referentes a poder militar e etc. Mas pra voces não basta não é? A ideologia de voces é diferente... Me conte o que voce achou sobre os filmes de paises comunista...@@wendellcorrea1206
Sobre o brasileiro não é manipulação, é simplesmente um estereótipo que o brasileiro insiste em vender.
O americano vive a ideia do mito fundador, sendo um deles a mentira de terem enfrentado a "tirania de 45" por um bem maior, daí a contínua representação como heróis mundiais.
"O primeiro vídeo atraiu tantos haters, que eu resolvi fazer outro e se reclamar vai ter mais um..." 🤣
Povo chato! Jurandir, por favor continue com seu excelente trabalho, seus vídeos são sensacionais!
Prof. Philippe Leão, eu sei que você vai vir aqui
Vamos aguardar ansiosamente esse react.
Eu quero muito ver. O Leão é muito negacionista da verdade
@@kaioteles7711 KKKKKKK é sim, confia.
@@o_radical Esperar o que de comunistas? Insanidade e passada de pano pra ditadura que elas defendem.
Já falei outra vez e falo de novo. Seu canal é incrível, Jurandir, não pare nunca! Sei que todo almoço vou ter um conteúdo excelente pra assistir. Só uma coisa, você pensa em um dia voltar a falar de livros? Tinha muita curiosidade de ver sua abordagem sobre literatura como você fez em alguns vídeos antigos. Grande abraço e sucesso!
Jurandir, creio que haja alguns comentários importantes sobre a noção de liberdade no capitalismo, em especial nos EUA. Pense no Macartismo e seus efeitos, tal como a efetiva perseguição aos realizadores em solo americano. Dizer que produzir uma obra não-comercial, ou produzir algo que faça uma crítica à guerra, não é o mesmo que uma critica à ordem estabelecida, tal como modelo político e econômico. Assim, mesmo sabendo que possa pensar assim, uma análise social e histórica do fenômeno demanda mais. Um abraço!
Faltou da minha parte abordar o macartismo, obrigado pela observação.
@@JurandirGouveia ou a época do Hayes Code
A Nordisk, da Dinamarca, é de 1906, muito anterior à Mosfilm e continua ativa até hoje. Mais antigas ainda são a Pathé e Gaumont francesas, mas a única coisa que sobrou delas é a marca.
Essa influência na conduta e visão da população através de obras culturais estão presentes também na literatura, e desde as primeiras.
Platão mesmo, na REPÚBLICA, como não era muito fã de Homero, disse que na sua cidade ideal só teria obras que ensinassem as virtudes desejadas aos jovens, e Homero estaria fora da lista. 🤣
Enfim, apenas um adendo!
Parabéns pelo vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Esse canal e tão bom que é o único canal que eu assisto os vídeos várias vezes.
A qualidade argumentativa desse vídeo é fascinante, e dialoga com a tendência a ideologias polarizadas no mundo atual. Acho que "A Conquista da Honra", de Clint Eastwood, é um exemplo da difícil tarefa de simplificar a informação para o entendimento do público. Iclusive com o lançamento simultâneo do inverso da mesma história, em "Cartas de Iwo Jima".
Às vezes paro tudo e maratono o canal. Jurandir, tu és nota 1000 e inspirador! 😊
Que canal perfeito, é nítido sua cultura e informação nos vídeos que posta. Está de parabéns
gente defendendo a coreia do norte???? tem louco pra tudo mesmo
Tem muitos
Cada dia aparecendo mais.
Olha aí o canal nostalgia...
Pardola sem identidade Nacional é isso daí mesmo
Edit: olha a frase: "Hihihi vi do vídeo do Castanha e agora defendo Coreia do Norte di Gordola do Kim kataguiri versão gordão foguetes🐒🇧🇷🇰🇵"
Brasileiro é foda simplesmente 😂
Porquê é fácil defender estando morando aqui, quero ver defender morando lá 😂😂😂
Mano eu tava ouvindo um podcast e o cara falou de vc EU ADORO TEU CANAL e ouvir um podcaster q eu curto comentar de um vídeo teu me deixou feliz pq seu canal é muito bom
Como assim? Hollywood é campeão de bilheteria no Óscar de propaganda ideológica.
Jurandir, você falou sobre a procura de jovens pelo exército americano depois de assistir Top Gun e me lembrou de Tropa de Elite, que dizem ter feito a busca pela carreira de policial do BOPE aumentar muito após o filme
Sim, o efeito foi o mesmo e a forma de fazer o filme foi bem parecida. O Rodrigo Pimentel fala que a ideia de colocar os atores para passarem alguns dias dentro do BOPE foi praticamente a mesma coisa que foi feita em Top Gun. A diferença o recrutamento foi apenas um bônus, já que o filme nem sequer foi feito pensando nisso.
É realmente impressionante como tiveram haters daquele vídeo seu criticando a Coreia do Norte. Aquele foi o primeiro vídeo seu que eu assisti e hoje assisto todos que lançam.
Excelente vídeo, Jurandir.
É nítido o quanto é possível usar a mídia e em especial o cinema para implantar ideias na mentalidade, algo que vem acontecendo até hoje.
OBS: Coreia do Norte não é uma ditadura? Enfim...
Existe um documentário na Netflix chamado, "Como se tornar um tirano" e em seu último episódio ele fala sobre a ditadura na Coreia do Norte e fala que ela praticamente foi "toda feita" por propaganda política por meio do cinema norte-coreano.
Esse documentário é pura propaganda, com pouca preocupação na análise concreta dos fatos
@@marca8368 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Concordo. Nesse mundo de hoje termos conteúdos como do Jurandir nos da esperança. Parabéns Jurandir, conte com nosso apoio!
Vídeo excelente, Jurandir. Não deixe os soças te manipularem, a qualidade do seu canal é impecável
Achei bizarro em 5:09 quando o jurandir disse que teve gente reclamando que ele chamou uma ditadura de... ditadura!
Este é o país onde a caixa de ovo tem escrito "contém ovos", então parece que o óbvio precisa ser dito, mesmo quando rejeitado.
É Aquilo de: além de explicar, você tem que desenhar, e depois explicar o desenho
@@JurandirGouveia
Esse é o problema de criticar algo, sempre vai vir alguém meio cego (completamente) e tentar te derrubar. Enfim, seus vídeos continuam incríveis e continuo aprendendo bastante. Vlw
Ideologia é um grande mau para o mundo. Já que, são poucos as pessoas que conseguem ter discernimento e CAPACIDADE COGNITIVA de compreender que em nosso mundo, não existe uma ideia absoluta, uma solução absoluta. Para muitos fanáticos ideológicos é simplesmente inadmissível que haja uma harmonia e um estudo de todas as ideologias, e com base nisso, tomar ações medias não apenas por um conjunto de ideias. O progresso geral, em minha concepção, só pode acontecer quando a visão do mundo não for filtrada por uma ideologia, pois cada nação, cada povo e cada contexto é necessário que haja diferentes concepções para que, assim se tome a melhor decisão.
Obrigado por achar as palavras certas, Jurandir. Tenho lhe visto como uma vanguarda dos que estão fora das bolhas polarizadas.
9:25 essa máscara deixou o take o dobro de bizarro. Cê é loco
Excelente vídeo! Cara, vc é uma máquina de conteúdo bom! Muito obrigado.
Jurandir, uma sugestão de vídeo no mesmo tema: comparar o cinema do diretor norte-americano D. W. Griffith (indivíduo como protagonista) com o cinema do cineasta soviético Sergei Eisenstein (coletivo como protagonista). Eu admiro seu trabalho mas acho que seu vídeo foi pra um viés de apenas comparar filme de propaganda "ruim" vs filme de propaganda "bom" e não acho que isso acrescenta muita coisa pra quem gosta de cinema. Só olhar os comentários pra ver que repercutiu mais a propaganda do que o cinema. Acho que um debate mais interessante seria mostrar como o embate entre Capitalismo e Comunismo levou o cinema para direções diferentes ou como essa disputa ideológica impulsionou essa arte. Espero ter ajudado.
@rveronez: falou tudo
Jurandir, não se deixe magoar pelo hate,essas pessoas infelizmente não sabem oque é empatia ou compaixão,ou sabem,mas são materialista ao ponto que se tornam quase que malignas. Desejo tudo de bom pra você. Que os haters percebam o seus erros e voltem atrás
Obrigado pelo apoio
É muito triste quando a ideologia independente de qual seja, começa a corroer a arte, infelizmente nós vivemos em uma sociedade altamente polarizada...
Apocalypse Now foi gravado nas Filipinas e o equipamento foi financiado pelo Ditador local, acho que foi assim que conseguiram rodar o filme sem apoio dos EUA. O que noto nestes filmes é sempre uma crítica cínica batem, mas dão uma assopradinha.
sim puro ressentimento e antiamericanismo!!
EXCELENTE VIDEO ! Usarei em manhas aulas de história sobre o uso do cinema na guerra cultural
Vídeo primoroso, Jurandir. Você consegue tocar em um tema sensível com honestidade e franqueza.
Kkkkkkk tem gente que realmente acha a Coréia do norte um bom lugar kkkkkkk
Mas é claro que é po
@@Aztaroteé mano, lá você nem precisa (ou pode) criticar algo do governo de tão bom 😊
@@Aztarotefaz o seguinte, vai morar lá, a não ser que você esteja zoando sobre a C.N ser um lugar bom
Sempre um conteúdo enriquecedor!
Essa fala do Elmer Davis em 11:48 tem um paralelo gigantesco com Joseph Goebbels que disse a mesma coisa. Propaganda tem em todos os filmes, Top Gun e saibam que quando aparece uma bandeira dos EUA em um filme existe uma espécie de abatimento no imposto que o filme pagaria ou seja, é uma forma de vários filmes fazerem uma propaganda Estatal indireta.
Jurandir jamais passando frio. Sempre coberto de razao.
O QUE SIGNIFICA ESSA FRASE QUE ELE FALA TODA VEZ NO FINAL??? sou muito fã desse cara slk faz um trabalho muito bom É um dos poucos TH-camRS que consequem mim manter vidrado no vídeo
Arrivederci, "até a próxima" em italiano
Sugestão: vídeo sobre a profundidade da história de Watchmen do Alan Moore, seus desdobramentos políticos e morais.
Solaris do Andrei Tarkovsky é um dos filmes sci fi mais legais que já vi. O diretor realmente soube de destacar.
Esse vídeo respondeu um incomodo que eu sentia bastante tempo. Inclusive, me fez deixar de lado por um tempo, filmes americanos de guerra. Eu incluo uma coisa também. O jeito magistral que expõem a bandeira americana nas cenas. Ela é quase um personagem.
Sobre os haters, o que se pode dizer de pessoas que gastam tempo de suas vidas para destratar outras num ambiente virtual, normalmente por sua insignificância no mundo real? Essa galerinha faz isso, porque parece ser o único modo que eles tem de se sentir úteis! (Spoiler: E nem assim conseguem! 😅)
Eu sinto q esse excelente video , vai causar um pouco de treta . Vc é um cara inteligente e esforçado merece ter mais inscritos do que já tem.
A galera precisa entender, não existe governo bom, existe os “menos piores”.
Como eu imaginei - ficou SUPIMPA!!! Parabéns e obrigado!