Quando ao fazer o contrário disso, você está de fato menosprezando, por que o "comum", o real, não possui essa casca de perfeição usada, deixando claro que para eles, quando não é dessa forma, é frágil.
A ideia de que talvez vc deva tentar superar suas dificuldades (e que há beleza nisso) é absolutamente incompatível com a ideologia estatista deles Se a Disney der a entender que a força real é a força interior e não o poder externo, ela vai deixar claro o que diferencia a busca principal de um herói do busca principal de um vilão, e aí como ela formará jovens vilões pra votarem em tiranos populistas?
Só ver o Guardiões da Galáxia 3 desse ano. Um alívio entre tantos filmes ruins de heróis. Ótimos personagens e uma ótima história (com personagens mulheres ótimas)
É sim. É tambem. Publico nerd é um publico que quer ver mulher so em 3 arquetipos: a docil feminina fragil, a fodona porem semipelada, a fodona porem nao mostrando no mesmo lugar que é mais foda que um homem. De 3000 filmes com personagens homens, bem ou mal feitos, esse tipo de coisa nao vira mobilização. se houver 3 filmes com mulher nesses aspectos, vira ainnnn o woke quer destruir meu mundinho. tem um monte de filme de mulher foda, vc vai ver os nerdola elogiando no maximo uns 2. O problema é o conceito sim, quem emprega este conceito e como se sentem invalidados com as produções atuais nao focarem so no que o gordela quer e tbm no que outras pessoas busquem como idolo, heroi e etc. O nerdo gordela hetero consrerva nao é o umbigo do mundo, pelo menos nao é mais. e ele esta puto "ain vou boicotar, quem lacra nao lucra" Olha aqui mesmo nos coments e vai achar no minimo uns 10 assim.
Tanta gente vive falando de "lacração" e outro tanto dizendo que isso nao existe... Aí vem esse cara e explica perfeitamente o que é lacração sem sequer usar essa palavra. Perfeito!
Qual é o lance: hoje em dia, personagens viraram propaganda. Produtos não podem ter defeitos; produtos precisam ser rápidos e facilmente digeridos. É isso.
Sempre foram. Isso por si só não estraga o produto. Ideologia também não é problema. Todos os personagens carregam ideologias. Contar uma história como se fosse post da Quebrando o Tabu que é um problema. Ninguém aguenta isso.
Menina de ouro (2004) foi um dos filmes mais marcantes e inspiradores que assisti, e o que mais marca a personagem foi sua resiliência, e força de vontade de superar suas limitações.
como escritor, uma das minhas maiores preocupaçoes sempre foi humanizar personagens incriveis, eu sempre coloco um trauma, um dilema, algo que em algum momento inultiliza por quase completo sua força, e o faz recorrer a um caminho secundario, seja uma aliança ou estrategia
@@nicksonsouto3214 mas ela foi vendida as telas como se fosse, como o trunfo contra o thanos, como a heroina mais forte, ela foi tao vendida como algo imcomparavel que reduziram o tempo de tela dela "pra nao ofuscar os membros originais" engraçado que a Wanda entrou no UCM, teve ate sua propria serie, e todo mundo ama ela
@@Zeth-Kalir a Wanda teve evolução nos seus poderes e também teve um relacionamento com o Visão, e romance e perda sempre aproxima o público com o personagem, mostra que o personagem é humano, já a Capitã "Chata" Marvel não teve romance e também não teve evolução dos poderes, ela foi apresentada como uma personagem chata e continua uma personagem chata, sem evolução nenhuma
Como disse Dom Corleone: "Homens fortes não nascem fortes, se tornam fortes." Para a Disney a mulher é forte apenas por ser mulher ... Sem sofrimento, sem aprendizagem , sem dilemas e etc ...
Sem dor e perda, sem amor, as personagens femininas do Mcu são mal amadas(não todas, a Gamora amava o Peter Quill, o que impactou bastante na morte dela)
Acho que Gambito da Rainha é um dos bons exemplos dos últimos tempos. A personagem não nasceu sendo a nº1 do mundo no xadrez. Foram anos de estudo, trabalho duro, traumas e superação que a fizeram chegar onde chegou. Já vi 3 vezes a série, uma das minhas favoritas
simmm, eu gostei muito disso, trabalharam bem nela, fora que mostraram a importância de outros personagens(a maioria masculinos, inclusive) no seu progresso.
As personagens femininas atuais não podem ter traço algum de feminilidade ou ter algum mentor/exemplo masculino. Não pode ter um treinador, não pode ter um pai, um irmão exemplo, um filho que ela ame mais que seu trabalho. Como ninguém conhece uma mulher assim, fica meio difícil se identificar.
@@ricardomarchiori261te pediram um exemplo... Eu tbm quero saber, pq todos que conheço tem uma relação na vida. Superman, por exemplo, foi encontrado, criado, moldado por uma família... Homem aranha teve seus avós.. e aí?
tem milhoes de exemplo cara.... mas pra quem nao enxerga nenhum, nada do que eu diga possa ajudar a ver. De conan a lanterna verde, de superman (um cara que peida fogo, assopra gelo, eyes with laser literais, impenetravel e etc...) ate fora de filmes de herois como john wick, toretto super piloto badass que dá drift em submarino, e por ai vai. alias a palavra é essa, badass. Voces so aceitam se for arrogante um homem, so aceitam ser impenetravel um homem, so aceitam como beida fogo um homem pq do contrario fere seu senso de realidade do que uma mulher deveria ser. Pode ser fodona desde que seja uma seminua de um mortal kombat, fodao pode ser o invencivel pai, pq tem bigodao e porradeiro, sair matando pessoas o justiceiro pode, no the boys nao ha problema.... colocar um semi irmao, uma historinha tosca de fundo muda pouco ou absolutamente nada.
Resumindo: Os estúdios estão entregando muitas heroínas, mas o que realmente gera conexão com o público não são os poderes do herói, mas sim o arco\jornada do herói.
A narrativa da "jornada do herói" não cabe dentro da ideologia f3minist4, por isso ela não existe nessas produções. A mera cogitação de que em alguma fase da vida de uma personagem mulher ela estará abaixo de um mentor homem, seja um professor, guia espiritual, ou mesmo um pai é inconcebível para essa gente. Como são autofágicos, serão lembrados por uma nota de rodapé no futuro.
@@technoir-1984 ao ponto em que o mentor da Carol no cinema foi "a" Marvel, dando a ideia de que só uma mulher pode ser mentora de outra mulher e mesmo assim ela foi muito mal escrita (a mentora)
@@rasgacu6768 a pergunta nao é essa. Qual o problema se fosse uma mentora mulher? e eu respondo com facilidade: ela nao seria aceita por esse mar de nerdola besta. Nao ha problema nenhum em ser um homem ensinando varios caras, mas certamente seria se botassem uma mulher ensinando varios homens. Voces diriam exatamente o que estao dizendo aqui. "ain querem sempre colocar a mulher la acima e pisando em homens..."
17:51 princesa mononoke, castelo encantado. Todos dos estudios guibli. Todas as histórias tem mulheres fortes e melhores wue a Disney. O melhor estudio atual.
Parabéns Jurandir, explicou de forma clara um dos maiores problemas da atual Hollywood! Não fazem mais protagonistas fortes como antes, bem construídas. As atuais já nascem prontas
Eu estava realmente incomodado com a forma que algumas mulheres eram retratadas em alguns filmes porém não sabia explicar o porquê, mas esse vídeo explodiu minha mente kkkkkkkkkkkkk. Nós temos contato com diversas mulheres fortes no nosso dia a dia, nossa mãe, avó, tia, irmã e etc... Elas não precisam ser perfeitas em tudo, a Regina Case representa uma mulher fortíssima no filme "Que Horas ela volta?" e ela não precisa voar, não se abalar com nada, tem força extrema. Lembrando que é apenas uma opinião de um garoto que não entende NADA de cinema kkkkkkkkkkkkkk
Ser perfeita só por ser mulher e isso é um saco . Nem o superman é tão perfeito e consegue te trazer empatia... vc sente empatia pelo Thor quando vê que ele mesmo sendo um deus, perde Asgard, não consegue salvar a mãe nem o irmão, nem o melhor amigo , o pai tá morto e ainda tá caolho. E todos os outros apesar de serem fodoes, não são perfeitos ... eu burro feito uma mula aprendi isso desde cedo, aí vem uns roteiristas da Marvel e caga desse jeito aí.
Tu já entende mais de cinema que a Disney/Marvel. Eles sabem manusear equipamentos e planejar produções tendo equipes gigantes de profissionais com bastante experiência técnica, mas no aspecto artístico e criativo, eles deixam em segundo plano. Você e eu, apesar de sermos meros espectadores e amadores do cinema, conseguimos enxergar os problemas nessas "obras".
@@shayronnsilva1254 verdade cara, sentir empatia é a chave do negócio, aparentemente hoje a Disney não se preocupa mais com a qualidade, se vai ou não passar uma boa mensagem, o importante é o lucro.
Rita Vrataski ( Emily Blunt ) conversando no final com Cage ( Tom Cruise ) no filme No Limite do Amanhã : "Obrigado , por me fazer chegar tão longe , você é uma boa pessoa , Cage , queria ter a chance de conhecê-lo melhor" - Personagens femininas atuais : eu sou forte , perfeita e poderosa , não preciso de ninguém , sou melhor que todos. Perceberam a diferença ?
"Vampira" de X-man evolution é incrível. Até hj, eu lembro da cena que ela rouba os poderes do ciclope e utiliza de forma estratégica o lazer dele. Sem conta os varios problemas que ela tinha como: bully na escola, autoestima, família, romances e seu próprio poder. Observar ela melhorando era muito bom.
Os atuais personagens são como os caras que vendem cursos de como ser bem-sucedido: não fizeram nada grandioso ou memorável, mas eles ensinam vc a vencer e ser grandioso. É evidente que isso soa falso. No final, passa a ideia de que não importa ser, importa parecer que é.
Interessante que até mesmo no exemplo que você citou, tem alguns caras que ficaram bem sucedidos saindo do zero. Com uma grande história de vida. E esses de fato são os mais destacados. Mas é porque contam com a própria história de vida. Já a maioria realmente são uma galera que fez um curso e já acham que podem ensinar alguma coisa. Isso realmente soa muito falso.
*Primeiro filme o Toinho istarqui, foi sequestrado, ia morrer, usou sua genialidade pra escapar do cativeiro... e anda ser traído pelo seu braço direito e quase perder a peper............ Capetã Marvete abre os olhos PRUM Superman versão girl pica dura das galáxias.*
Cara. Sei que ele faz por hobby, mas eu compraria FÁCIL um curso do Jurandir. Não pra trabalhar, não pra ganhar dinheiro. Mas simplesmente por conhecimento!
Desenvolvimento de mulheres no UCM é tipo: > Crie uma personagem mulher > Coloque os personagens homens ao redor dela o mais pra baixo possível > Repita
Scarlett O'Hara foi uma das melhores personagens femininas da história do cinema. Era uma menina rica, mimada e egoísta, mas durante a guerra foi se tornando uma mulher forte, cuidou da família e reconstruiu sua vida.
Eu tô emocionado Jurandir. Sério, você é uma luz no fim do túnel. O melhor canal sobre o assunto do TH-cam. Meu sonho é escrever livros, mas eu tenho muita dificuldade quando a questão é desenvolver as tão famosas camadas dos personagens. Eu sei que você já deu umas pinceladas sobre isso em vários vídeos, mas se eu pudesse sugerir que você faça um vídeo especificamente sobre o assunto seria de total relevância. "Como criar um personagem com camadas?" "Como acrescentar camadas em um personagem" e/ou "Como reconhecer as camadas de um personagem". A gente até consegue criar o conceito do personagem, mas é difícil torná-lo humano, palpável e plausível sem soar caricato ou mal escrito. Tanto pro lado do vilão (ou antagonista), quanto pro lado do herói (ou protagonista). Se você fizesse seria incrível!!!
Uma obra que exemplifica bem o problema de lidar com um personagem muito forte é One Punch Man. Ela executa perfeitamente tudo aquilo que a Disney tem errado nesses pontos; mostra que é possível contar uma história com um personagem mais forte que os outros ao redor, mas mesmo assim, com desafios a serem resolvidos apesar dessa força toda.
Eu acho que One Punch Man não conta pq é uma paródia de animes shounen rsrsrs tem algumas peculiaridades da comédia que não se aplicam às outras histórias.
perfeitamente construída. Sempre amei alien pelo xenomorfo, sua biologia e pelo universo, mas tudo sem a Ripley seria muito estranho. Ela é incrível. E eu sinto que se fosse um homem não absorveríamos tanto o horror por trás da forma de reprodução do alien, que praticamente estupra as vítimas e deixa seu embrião dentro delas
O problema das heroinas atuais é a falta de profundidade, basicamente elas aparecem do nada, são mais espertas, mais fortes, mais tudo, então a gente nao consegue enxergar verdade nelas.
E são isoladas, não são mães nem esposas e nem filhas de ninguém. Capitã Marvel, Rei, várias apenas flutuam no universo sendo fodonas e não precisando de ninguém.
@@fellipeguedesdasilveira274e quando tem pai ,mesmo que esse seja um gênio da ciência , a filha ainda adolescente já é mais inteligente e fodona Personagens que já surgem perfeitos
Ellen Ripley, Sarah Connor, Lara Croft, Dana Scully, Carol Peletier, Michone, Daenerys Targerian, Xena... Era só olhar pra trás que tem muitos exemplos de personagens femininas extraordinárias. É difícil entender como alguém que é pago para isso (roteirista) não consegue ver o que está faltando atualmente.
Me lembrou de "Xena, a Princesa Guerreira"? Ganhou meu like. Xena merecia um vídeo só pra essa série: boa protagonista feminina, boa personagem coadjuvante. Tem vários defeitos também, à propósito.
Concordo contigo. Há outros bons exemplos, tipo Lola (em "corra Lola, corra". Franka Potente), Ruth (em "Imperdoável". Sandra Bullock) e várias outras. Mas na Marvel ficou estranho.
Pra mim a melhor personagem feminina já escrita é a Kim Wexler de Better Call Saul, com uma menção honrosa pra personagem Elizabeth DeWitt, do jogo Bioshock Infinite
- Sidney Prescott (Pânico, 1996...); - Sarah Connor (Exterminador 1991 e 2019); - Maddie (Hush - A Morte ouve, 2016); - Buffy Summers em Buffy - A Caça Vampiros (1997-2003); - Angelina Jolie em Salt (2010); - As Panteras (2000/2003); - Ripley (Alien 1979 e 1986); - Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes (1991) e Meg Altman em O Quarto do Pânico (2002) Ufa! Vou parar por aqui, porque a lista é extensa. Há muitas personagens femininas que são melhores que as da atualidade.
Mulan, Ripley e Samus são exemplos perfeitos de como você pode adaptar perfeitamente a figura feminina seja em filmes e jogos, coisa que a senhora Disney está precisando de umas aulinhas
Caraca, eu tava pensando nesse assunto ontem véi, não esperava que vc postaria esse vídeo KKKK Pra mim, a maioria das personagens femininas da Marvel (principalmente da Marvel) é perfeita demais, elas chegam no objetivo delas muito rápido, quase nunca/nunca erram, são mais poderosas do que deviam etc, isso em vês de deixar a personagem legal deixa ela muito chata. Eu sou mulher e eu não me sindo empoderada quando vejo uma personagem assim, eu sinto que os roteiristas são idiotas por achar que se uma personagem feminina for perfeita as mulheres vão se identificar.
Uma humilde e despretensiosa correção... Emascular: fazer perder ou perder a masculinidade; feminilizar; afeminar. Conceitualmente, a mulher feminina já vem emasculada "de fábrica"!! rsrsrs. O correto eu acho que seria "mulher masculinizada" ou, como cantam naquela antigo baião (ou xote, ou xaxado, ou forró): "paraíba masculina... mulher macho, sim senhô"!!!
Podemos citar vários exemplos como, Beatrice Kiddo(Kill Bill), Erza Scarlet (Fairy Tail), Minerva (Harry Potter). Até mesmo personagens de jogos como Riven(League of Legends) e Sonya Blade (Mortal Kombat).
"A Disney tá fazendo tanta pregação ultimamente que daqui a pouco ela vai poder ter abatimento no imposto por atividade religiosa." Cara, essa foi a melhor frase pra definir a Disney que eu já ouvi até hoje! Relembrando o Homem Aranha 2, aquela cena em que o Peter conta pra tia May o que aconteceu ao tio Ben pra mim ficou gravada com uma das melhores cenas em um filme comercial hollywoodiano até hoje.
Mas uma coisa não pode ser negada, a disney (em minúsculas mesmo, é o que ela se tornou) escolheu fazer as personagens femininas desta forma por motivação política, ou alguém acha que insistir repetidamente no mesmo erro, gerando fracassos financeiros é por falta de experiência em criar boas protagonistas.
Não só a Disney, mas também a DC e os mainstreams da vida, tentam empurrar guela abaixo essas motivações políticas, e quando não são bem aceitas, ao invés de perceberem o erro que cometeram, colocam a culpa no consumidor chamando de machista, misogeno etc...
Minha heroína favorita do cinema continua sendo Clarice Starling de O Silêncio dos Inocentes. O arco de evolução dela é perfeito e bem fechadinho. Uma personagem que evolui, que tem carisma, inteligência, qualidades e uns defeitos. E que é apenas uma faceta das muitas que compõem esse filme que, pra mim, é perfeito.
Eu como mulher, nao me sinto representada pelos filmes femininos. Justamente pela falta do feminino. Eu gosto de ver Jonh Wick. Porque ele sofre demais e mesmo assim é muito forte. Ele sangra e é sensível. Muito mais que as mulheres da Disney.
Não precisa ir tão longe não, Moana é uma boa protagonista feminina, tem defeitos, inseguranças, mas ainda tem força e no fim resolve o conflito não com habilidades, treinos ou força, mas com inteligência e empatia.
Melhor do que histórias que representem , são histórias que inspiram. E isso está em falta nos últimos anos.. criatividade morre e junto vai a vontade de inspirar o outro é sermos melhores
Pra mim, a personagem feminina mais inspiradora de todos os tempos é a Beatrix Kiddo! Aliás, dificilmente vc encontra tantas personagens femininas tão bem escritas quanto em Kill Bill do Tarantino. O cara é rei do storytelling.
Por isso que a melhor e mais realista protagonista feminina da Disney pra mim é a Tiana ,a mulher era uma negra do Alabama tinha dois empregos e economiza cada centavo pra realizar o sonho dela ,e existe muito racismo e machismo que ela enfrenta, mas é tudo tão sutil e bem escrito ,quem dera a Capitã tivesse 1% de sutilezas
Bah cara, te falar que esse filme da Princesa e o Sapo fora um dos últimos suspiros da empresa do Rato, infelizmente acabou dando prejuízo na época(o que não faz sentido), mas lembro que quando assisti me tocou bastante a história e a moral da história também, sinto que filmes para crianças poderiam voltar a contar uma história que ensinasse algo de verdade sabe.
A Capitã Marvel Carol Denvers dos quadrinhos passou anos em coma, acordou com amnésia, foi recrutada por um grupo mutante malvadão, deu uma surra nos Vingadores. É marrenta e uma excelente personagem. Fizeram uma versão muito superficial dela nas telas.
@@durinkhazadfoi por causa da ascensão dos desenhos 3D, disney era a única q estava mantendo o 2D e o público só estava se interessando pelo novo "3D", por isso no filme seguinte "enrolados" acho, eles fizeram 3D e todos os outros a partir daí, uma pena
Pra mim a Lisbeth Salander do filme Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2005) é a melhor personagem feminina da ficção. Seria uma ótima referência para a Disney, Lisbeth é incrível.
Pois você então precisa ver os originais suecos pra ver q q é uma badass de verdade! as versões americanas são boas, mas os filmes originais... noooooossa!
Oque acha da sadie adler de RDR2 ? Considero ela a melhor personagem de ficção, assim como o arthur morgam. uma mulher forte q anda com as próprias pernas, mas sem ser forçada e sem diminuir os personagens homens.
O problema das heroínas (principalmente) é que elas vem prontas, perfeitas, não erram, não precisam aprender nada. Isso é irreal... Todos os humanos, precisam passar por aprendizagem, por erros.
Ellen Ripley - Sigourney Weaver ( Franquia Alien) - Já seria um salto de qualidade. Celie - Whoopi Goldberg (A cor Púrpura) - Podia ser uma referência, inspiração de uma história de resiliência, esperança...
Amei que você usou a Mulan (animação) como exemplo. Em minha opinião, Mulan tem a melhor e maior construção de personagem feminina da história. Ela é cheia de defeitos, cheia de virtudes, é engraçada, heroica, imprudente, teimosa, honrada, colérica, ao mesmo tempo contida, egoísta e ao mesmo tempo altruísta, etc. Ela é uma personagem fácil de se identificar pelos defeitos e fácil de se admirar pelas virtudes. Tudo que faz ela ser especial para qualquer público. Obrigada mais uma vez por esse excelente vídeo!
O público tem empatia com quem tem dificuldades e as vence, porque todos tem dificuldades para vencer. Há um abismo entre o público e os heróis perfeitinhos
Mas um grande vídeo! Muita gente tem medo de tocar nesse assunto. Pessoalmente, acho que a Disney chega a fazer um desserviço à representatividade nas últimas produções.
Tem n mulheres fortes em filmes. Sempre teve. Mas não perdiam a essência maravilhosa de ser mulher. Gosto muito da Daenerys, para citar uma mais atual. Mesmo as vilãs eram dignas de serem admiradas. A Disney se deixou levar pela, como se diz atualmente, lacração
Eu nunca me importei com personagens femininas (Sara Connors, Ripley) ou negros (Blade, ou qualquer filme do gênio Denzel 😂), mas hoje eu dia eu já olho com preguiça! Tudo parece ser muito forçado! Quando o protagonista é mulher, o vilão é o patriarcado, quando o protagonista é negro, o vilão é o homem branco é sempre a mesma agenda política 🤷
Comigo também, nunca tive problema. Mas hoje em dia, se tem uma mulher ou negro como protagonista já nem quero ver, o pior é que parece que a culpa é minha , e não das histórias e personagens mal feitos.
De protagonista feminina só me vem a mente a Ofélia, do Laberinto do Fauno e Guilherme del Toro, o filme é muito bom e mostra Ofélia em um ambiente difícil mas ainda retrata ela sendo criança e cometendo erros de criança, coisa que eu sinto que falta em progonistas no geral, como vc comentou, eles querem vender um(a) protagonista perfeito que não comete erros
Cito algumas bastante conhecidas do público: Arwen (O Senhor dos Anéis), Elizabeth (Orgulho e Preconceito), Katniss (Jogos Vorazes), Evelyn (Um Lugar Silencioso) e Malorie (Bird Box). Intrigante pensar que todas têm, em algum grau, o arquétipo da mãe. Vai algumas da Marvel que, para além do discurso, eu gosto: Peggy Carter, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Gamora. Parabéns pelo trabalho. Você já é gigantesco!
Kill BIl, é uma excelente obra que contextualiza muito bem essa questão, não tem apenas 1 personsagem Feminino, mas vários , e todas elas são demais...
Voltando aqui para recomendar uma série maravilhosa: Blue Eye Samurai. Cara, fiquei impressionado como uma personagem feminina foi bem escrita. Adorei!
Pedro Almodóvar é um excelente diretor no quesito protagonismo feminino. Ele consegue extrair ótimas atuações de suas atrizes, que são cativantes em sua maioria.
De acordo com Eric Edson, um bom protagonista deve ter pelo menos 5 de 9 características: Coragem Sofrer injustiça Ser divertido Ser amado por amigos e família Trabalhar duro Obsessão Ser justo Ser habilidoso no que faz Estar em perigo Estou amando o canal, parabéns.
Claro que o conflito interno é obrigatório e não está na lista. E, sim, deve ser obcecado pelo seu objetivo, seja sobreviver a algo, desvendar um crime, salvar alguém... Os objetivos sempre caem nas categorias "Win, stop, escape, or retrieve". Deixei em inglês porque "vencer" é só uma das possíveis traduções de "win", por exemplo. Veja Marlin, de Procurando Nemo: ele é obcecado pelo objetivo de salvar o filho (retrieve).
@@fxbakizinhotv5246 é que o material está em inglês, talvez haja um termo melhor pra isso em português mesmo. Algo além de "comprometido". É compromisso a um nível visceral mesmo por conta dos "high stakes", de ter muito em jogo.
Como exemplo no instagram eu falei as protagonistas de "Estrelas além do tempo", depois que pensei que talvez não valessem porque são pessoas reais. Mas enfim, como mulher forte no cinema depois eu pensei no papel da Scarlet Johanssen em "Jojo Rabbit"
Pois é... eu até comentei lá no canal deles para convidá-lo, o canal deles é bom mas.... está faltando uma análise mais aprofundada como a do Jurandir para enriquecer a live deles, não sou contra eles , porém depois de muito tempo assistindo a eles , acaba se tornando meio que massante , a questão ideológica/lacração que eles abordam constantemente, se torna apenas o raso , precisam sair dessa superfície, e o Jurandir faz exatamente isso, vai mais a fundo.
@@Ocomentador6969 mulan e Tiana tem várias dessas questões e foram vem escritas,pantera negra 1 foi bem escrito o dois com fava e queijo na mão fez vergonha então sim parece que o povo da Marvel está fraco nos roteiros.
Melhor notícia: não vai ter novo Branca de Neve! Imaginei uma intragável sequência de pregação sobre cumplicidade entre mulheres e sm anões por ser capacitismo. Tempos difíceis mas há esperança.
Me admiro a Disney fazer tantas protagonistas femininas sem defeitos, com tudo que se fala em redes sociais dos problemas da idealização de mulheres perfeitas. Pra mim um exemplo recente que gostei muito de personagem feminina é o da Ellie do The Last of Us. É impulsiva algumas vezes e desbocada, mas também é criativa e tá aberta a escutar e aprender com gente mais velha e experiente que ela. É o misto de defeitos e qualidades que fazem a gente se identificar com os personagens.
O Hulk inclusive no Cinema vem de um contexto de abuso e traumas pesados, é o que compõe o monstro, isso foi desconsiderado pela Marvel especialmente na série She-Hulk
De fato, o primeiro filme (com o Eric Bana) tinha todo um contexto trágico que afetava a vida adulta do protagonista, que formava o seu conflito interno e era de fato a razão pela qual ele havia criado um dissociação com O Monstro. Durante o filme dos Vingadores, em uma cena entre Natasha e Bruce Banner, o diretor deu indícios de que exploraria seus conflitos internos, entretanto o personagem acabou sendo relegado a últimas fileiras dos coadjuvantes, em filmes posteriores. No fim ele se tornou tão desinteressante que muitas vezes se perguntava por que ele ainda tinha tempo de tela. Bruce não teve um arco decente concluído de maneira sastifatória, no máximo ele fazia aparições e quebrava coisas, até o único relacionamento romântico dele foi bastante estranho e anticlimático.
@@ruthmellodasilva348 Por mais que a Jennifer Walters tenha uma rotina desagradavel, o pai do Bruce matou a esposa, ele guarda esse trauma desde a infância sem contar que esse é um assunto até mais urgente na série da She Hulk, sei que é pesado mas há como tratar isso com mais sutileza, a violencia contra a mulher está incutida nos temas da personagem e sem ser pauta politica
@@durinkhazad O último filme feito pela Universal tentou simplificar o personagem para Vingadores mas ainda sim nem se compara com o que a Marvel o transformou, teve a fase do Professor Hulk nos quadrinhos mas o personagem era muito mais sagaz e o trauma sempre esteve lá, numa fina camada
@@oliverleal8046 Acredito que She Hulk não conseguiu retratar direito os problemas vividos pelas mulheres, principalmente pelos problemas da protagonista serem resolvidos de forma muita rápida ou não serem tratados com pertinência suficiente. No primeiro episódio Jennifer salva o tribunal defendendo-os de uma vilã galhofa, a seguir ela é demitida, e no período em que ela está tendo dificuldade para encontrar um emprego, outro emprego cai praticamente em seus braços, o problema é facilmente superado e não exigiu de nenhuma atitude da protagonista. A seguir o colega de trabalho de Jennifer, um bobão narcisista, facilmente vencido após se ver em maus lençóis e ser ridicularizado pela personagem em público. Depois os namorados, muitos namorados, picuinhas em casamentos, divulgação do corpo fitness... e então Jennifer é processada pelo uso indevido do seu nome, uma causa que é vencida pela falta de inteligência da vilã (por que QI é coisa escassa nos personagens). Perto do fim Jennifer é presa (período em que todo mundo só se perguntava das participações especiais dos atores), e saí da cadeia quase que por uma benção, voltando a atuar como advogada sem nenhuma consequência. No todo os dilemas de Jennifer parecem supérfluos, quase a caricatura da vida real da mulher.
Vídeo perfeito. Eu sempre pensei isso, como por exemplo via algumas mulheres reclamando da Cinderela e a bondade dela, sendo que pra ser forte não precisa abandonar sua gentileza, é o contrário, a Cinderela é forte justamente por ter passado por situações extremamente tóxicas e mesmo assim continuar sendo doce e amável, essa é a verdadeira força dela. O que muitos pensam hj em dia ao escrever personagens femininas "fortes" é que pra ser forte elas tem que virar um homem, e deixar de lado qualquer feminilidade, e isso mata qualquer chance de sair uma boa personagem.
O mais triste de tudo é que não estou vendo isso acontecer apenas com as personagens femininas, mas também com diversos personagens que representam minorias!
@@KratosTosi demais, ser gay é toda a personalidade deles, e uma coisa que irrita profundamente é q todo mundo nos filmes aceitam eles serem gays, e acho um desrespeito com eles, pq todo gay sofre com preconceito, deviam retratar mais essa realidade deles, do q maquiar e fingir q todo mundo respeita, deveriam respeitar, mas não respeitam Seria como tirar o racismo dos negros e falar q não existem pessoas racistas
Inteligência emocional já é um termo porcaria. Pois quando falam sobre, é tudo sobre como "controlar as emoções" ou "ser frio". Pow, sabedoria que é algo racional de alto nível já faz bem o papel de tomar melhores decisões e lidar com situações diversas. Emoção é algo inerente humano. Quem se mostra forte, é o mais fraco. Quem não se mostra fraco, nem forte, é sábio, e expressa suas emoções de forma natural.
É por sua seriedade que hoje é o único canal de análises de cinema, que eu vejo. Parabéns Jurandir! Sou grande admirador do seu trabalho e da sua capacidade.
A Disney poderia colocar a capitã Marvel como a vilã. Eles não conseguiram aproveitar nada da maior franquia de super herois da historia humana. São muito, muito fraquinhos. A empresa está na mão de pessoas com pouquissima inteligencia, quem dirá criatividade. Criar nada, apenas reviver tudo.
Total... Eles tem TUDO, dinheiro, qualquer ator do mundo, diretores, roteiristas, CGI milionários porém não tem a capacidade de criar ou adaptar histórias boas de verdade.
Literalmente em The Marvels exploram as imperfeições dela. O fato do pq ela ser tão fechada. Tem um diálogo incrível entre a Mônica e a Carol sobre tudo que ela fez errado. A Valquíria fazendo ela engolir o ego dizendo que tá tudo bem ela precisar de ajuda. A Khamala fazendo ela perceber que não precisa fazer tudo sozinha... K
Minha personagem feminina preferida dos animes até hoje continua sendo a Maka de soul eater, ela é boa de briga e um pouco marrenta mas não é como se ela tivesse um coração de gelo que não se abala por nada, ela se permite sorrir e reconhece a importância dos seus amigos durante sua tragetória.
Lara Croft (a Lara raiz, não a Nutella atual). Ela é atlética, boa de briga, inteligente o bastante pra resolver enigmas milenares, esperta o bastante para lidar com os piores tipos de mercenários. Sabe usar o bom humor, sarcasmo e sensualidade quando precisa. Ela nunca se vitimiza, mesmo quando comete erros graves (como acordar um Deus egípcio sem querer). E é por isso que eu carrego a senhorita Croft no meu coração. A Lara moderna nunca superará a Lara da era PS1.
Acho um péssimo exemplo. Se me perguntassem uma personagem que se parece em essência da Capitã Marvel no cinema, com certeza seria a Lara Croft antiga. Ela era aquela personagem fodona, perfeita, montada no "massaveio". Joguei os dois primeiros jogos da Lara repaginada e ela melhorou muito, é uma personagem bem mais interessante. O elemento dela se machucar me remete muito positivamente Die Hard. Na real, quanto mais penso sobre a personagem antiga, mais acho uma porcaria... isso descontando o filme absurdamente ruim.
@@fernandogoncalves2199 Discordo absolutamente de você. Essa nova Lara passa os 3 jogos inteiros gemendo e chorando, é uma pessoa comum, esquecível e não é exemplo de personagem "empoderada". A Lara clássica perdeu os pais e se fechou para o mundo, enterrou a cara nos livros e treinou até ter corpo e mente perfeitos, a fim de não ter o mesmo destino dos pais. Ela não era vítima ou "perfeita": Era gananciosa, egocêntrica, se trancava/se perdia, confiava e se apaixonava por quem não devia, quebrava artefatos milenares, não tinha misericórdia, etc. Mimimi nunca foi algo que a Lara clássica fez e é por isso que ela é sempre lembrada, diferentemente da Lara do reboot, que já foi esquecida.
@@johnatanmachadoyt A história de origem é muito pouco reescrita, é basicamente a mesma. A diferença é que foi feito da Lara original simplesmente uma leitura com troca de sexo do Indiana Jones, porém piorada, mais infalível, desinteressante e com pouca profundidade narrativa ou quase nenhuma. Humanizar a personagem é justamente fazer ao que parte da crítica dl video aqui se refere: primeiro, desmasculinizar a personagem e afrouxar um pouco do peso badass para tudo, se afastando um pouco da coisa genérica de filme policial da década de 90. É muito interessante também você começar jogar com uma personagem que, apesar de treinada, está num estilo Batman Ano 1 - aprendendo que em campo as coisas são diferentes. Acompanhar a personagem se tornando experiente dentro de seus jogos, diferente da Lara antiga que não tinha nenhum desenvolvimento da saga do herói. O inside dos treinos da Lara antiga são parcos, então, pra nós, ela já vem "nascida pronta", como uma Rey. A ideia de ter uma personagem mais pé no chão, humana, que se fere e não uma super heroína perfeita que vence tudo com muito cinismo e massaveio é uma evolução natural para personagem.
Temos outra grande personagem bem escrita, Ellen Ripley de Alien - O Oitavo passageiro. Como ela começa frágil é termina Forte. É também um exemplo a ser lembrado. Maravilhoso conteúdo, muito relaxante teu canal. Parabéns
Cara, isso é lindo, saber que os melhores exemplos estão no seu mundo real, dentro da sua casa...o resto é personagem, militância e blá blá blá.... não precisa olhar pra fora pra copiar e aprender boas atitudes, mas quando isso existe em sua vida, vc aprende a reconhecer quando o outro também é bom. Parabéns, Jurandir!
Uma personagem q eu sempre falo q eu quero q um dia minhas filhas mirem é a Moana. Uma princesa sem príncipe q mesmo quando ninguém acredita nela, ela acredita em si mesma, se supera, tem coragem. Uma personagem simples de um filme de criança mas que dá um baile em várias personagens aí q são criadas pra ser brabonas
não acredita em si mesma não...ela é só uma jovem curiosa comum e que quer aventuras, tanto que ela desiste no meio do filme (quando enfrenta o monstro de lava vulcânica) só que ganha força e coragem para continuar na memoria e resgate ancestral , na figura da sua avó, e na crença do poder da cultura (simbolizado pelo semideus Maui). É uma saída coletiva e enraizada.
@@fernandomarques4986Não, mas não é essa a questão amigo. Ela luta pelo que ela busca, mesmo com as coisas dando errado. E sim, ela conta com a ajuda de um homem, que no caso seria um Deus, Mawi. Ela é emponderada mesmo com a ajuda de um homem, pq ser emponderada não se trata apenas de conquistar as coisas sem ajuda nenhuma.
Personagem feminina inspiradora sem dúvidas é a Sarah Connor! Pra mim a maior. Em parte por ter aquela alusão à Maria, então é uma personagem que certamente iria cativar todo mundo. Mas também toda a evolução dela ao longo da vida (e dos reboots) de uma simples jovem babá americana a uma guerreira, é comovente de acompanhar. Não tem como simpatizar e admirar ela. Outros exemplos não muito longe de servirem de exemplos são a Clarice Starling e a Ellen Ripley.
Cornelia da minissérie A Inglesa (outra personagem com Emily Blunt). É uma personagem que viaja para o Oeste Americano apenas com a mala e quase nenhuma noção da malícia do mundo, mas acaba por ter mais força moral e resiliência do que os outros personagens, passando a ter até a admiração de alguns, e isso sem precisar humilhar ninguém.
Este é um dos poucos canais que não assisto em velocidade aumentada, pois a jornada é tão interessante quanto a conclusão. Ao ver os seus vídeos, eu me sinto transportado para dentro de uma paisagem sublime ou um sonho bom que eu só quero que não termine nunca.
Concordo "A Disney precisa se focar em boas histórias" e ela está focando em "Pregar" uma mensagem em detrimento da história. O que muitos chamam de "Lacrar", "Doutrina Woke", "Mensagem Política".. Etc.. E outros dizem "que isso não existe", ou "que é preconceito" , é "discriminatório", cancelando o debate.. Parabéns, vídeos como o seu, bem embasados e educativos são esclarecedores e precisamos mais disso na Internet, não deixando limitar o assunto a extremos e nem criar uma mordaça com falácias canceladoras e desinformadoras. Parabéns pelo vídeo, é o final com várias personagens femininas do cinema, emociona! Show editor
Eu gosto dessas: - Eugenia Phelan - Histórias Cruzadas - Todas as outras são muito boas também - Éowyn - LOTR - Miranda Priestly e Andrea Sachs - Diabo Veste Prada - Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de - Mathilda - O Profissional - Ivy Elizabeth Walker - A Vila
Eu gostava muito da parceira do Robocop. Ela era melhor do que a maioria dos outros policiais, mas isso fazia sentido porque ela era a parceira do melhor de todos. Além disso, invés de querer ser a melhor o tempo todo, ela ajudava o Robocop nas dificuldades morais e emocionais dele. E quando ela morre a gente percebe que ela tem fraquezas, e ao mesmo tempo fica triste porque ela era muito boa.
Olá Jurandir! Parabéns pelo vídeo. Quando escuto "mulher forte", sempre vem a minha mente a Scarlet de "Gone with the wind.". Sou fanzaço do filme e até hoje me surpreende a atuação da Vivien - as mudanças da personagem ao longo do filme é incrível e talvez por isso que até hoje o filme seja tão lembrado.
Cara, essa frase que tu usou é justamente o que eu venho repetindo com os haters de representatividade: o que está matando a Disney não é a lacração mas a ausência de boas histórias com personagens marcantes.
Verdade, eles associam péssimos roteiros com o fato dos artista serem left. A Arte mesmo tendo um viés ainda tem muito pra contar, Tropa de Elite é o filme mais amado pela direita BR mas foi escrito e odirigido por gente que eles chamariam de lacradores.
Verdade! Personagens femininas fortes sempre existiram na literatura e no cinema, o problema é como isso é retratado atualmente, como o roteiro mostra a construção dessas personagens. Simplesmente não há construção, são roteiros muito rasos, fracos e mal escritos, então as histórias ruins resultam em fracassos e é lógico que isso vai acontecer. Achei as críticas do vídeo muito acertadas nesse ponto. Sem boas histórias não há bons filmes. Existem várias formas de construir a jornada do heroi. Sem conflitos e sem problemas a jornada não avança. Sem defeitos não se humaniza um personagem e ele não é capaz de ser lido com empatia. O problema não está na representatividade, ou em empoderamento, o problema é usar isso como muleta, de forma forçada, sem se preocupar em contar uma boa história, com um bom roteiro e construção de personagens consistentes e não estereótipos fracos e vazios. Em vez de representatatividade há esterótipos vazios e distorcidos, que não representam ninguém. Se sai de um esterótipo para preguiçosamente cair em outro.
A Gamora de Guardiões da Galáxia e a Wanda de WandaVision são exemplos de personagens femininos que curto muito. Recentemente coloco a Sylvie e a Ravona da série Loki.
Se hj eu sou um homem agra e pq uma mulher muito forte teve a coragem de criar 3 filhos sozinha e nunca dixou eu e meu irmão ser machista com minha irmã tudo que ele ensinou pra mim irmã também nos ensinou lavar passar cozinhar lavar banheiro e etc... Hj eu agradeço a ela
Video top ... vim pelo react do tragicomico ... Brabo dmais ... conseguiu deixar de forma clara a análise pra vc criar conexão com ou não com os personagens ... independente se é mulher ou homem ... vai marcar vc se a história for boa e não lacradora abraço!
Revendo esse vídeo no dia internacional da mulher, seus argumentos, Jurandir, ficam ainda mais fortes. Porque existem aqueles que não suportam filmes com o protagonismo feminino, e existem aqueles do lado oposto, que defendem a mulher SEMPRE como a "protagonista perfeita". Adorei seu equilíbrio e bom senso, continue sempre assim, parabéns!
Análise perfeita do momento Disney. Walt deve estar virando no túmulo ao ver onde foi parar sua empresa. Triste retrato de nossos dias onde o que importa é a lacracao e daí o resultado são personagens e estórias mal escritas. A empresa cedeu é perdeu a identidade. Parabéns pelo trabalho e pelo canal mais uma vez. Forte abraço desde São Paulo capital.
Você me ganhou no estou aqui para fazer uma critica sem pautas sociais, mas mds eu não esperava algo de tamanha qualidade e que representasse tudo que eu penso da maneira mais perfeita possivel.
Ótima pergunta. Nenhuma empresa trabalha para ter prejuízo. Esses filmes já foram gravados há algum tempo. Acredito que mudanças internas devem estar acontecendo na Disney.
O maior problema da Disney é achar que colocar defeitos, dilemas, dificuldades e desafios para suas heroínas é a mesma coisa que menosprezá-las.
Quando ao fazer o contrário disso, você está de fato menosprezando, por que o "comum", o real, não possui essa casca de perfeição usada, deixando claro que para eles, quando não é dessa forma, é frágil.
Eles abandonam a jornada do heroi pra colocar as aventuras de uma supergirl imortal.
A ideia de que talvez vc deva tentar superar suas dificuldades (e que há beleza nisso) é absolutamente incompatível com a ideologia estatista deles
Se a Disney der a entender que a força real é a força interior e não o poder externo, ela vai deixar claro o que diferencia a busca principal de um herói do busca principal de um vilão, e aí como ela formará jovens vilões pra votarem em tiranos populistas?
ue mas tem isso tbm pros homens kasodpdadsda
Resumiu tudo! Perfeito!
Siiiim!
O problema não é saturação de heróis, tão pouco preconceito do público, mas roteiros preguiçosos
Concordo
Só ver o Guardiões da Galáxia 3 desse ano. Um alívio entre tantos filmes ruins de heróis. Ótimos personagens e uma ótima história (com personagens mulheres ótimas)
Amigo, hoje vc não passa frio.
Primeiro porque tá um calor desgraçado nesse país.
Segundo porque vc está coberto de razão.
É sim. É tambem. Publico nerd é um publico que quer ver mulher so em 3 arquetipos: a docil feminina fragil, a fodona porem semipelada, a fodona porem nao mostrando no mesmo lugar que é mais foda que um homem.
De 3000 filmes com personagens homens, bem ou mal feitos, esse tipo de coisa nao vira mobilização.
se houver 3 filmes com mulher nesses aspectos, vira ainnnn o woke quer destruir meu mundinho.
tem um monte de filme de mulher foda, vc vai ver os nerdola elogiando no maximo uns 2.
O problema é o conceito sim, quem emprega este conceito e como se sentem invalidados com as produções atuais nao focarem so no que o gordela quer e tbm no que outras pessoas busquem como idolo, heroi e etc.
O nerdo gordela hetero consrerva nao é o umbigo do mundo, pelo menos nao é mais. e ele esta puto
"ain vou boicotar, quem lacra nao lucra"
Olha aqui mesmo nos coments e vai achar no minimo uns 10 assim.
@@ricardomarchiori261caraca mano, sai um pouco de casa o mundo não se resume na sua bolha, cheio de comentário dando hate no cara
Tanta gente vive falando de "lacração" e outro tanto dizendo que isso nao existe...
Aí vem esse cara e explica perfeitamente o que é lacração sem sequer usar essa palavra. Perfeito!
Lacração= mulheres, pelo que eu tô vendo
KKKKKKKKKKKKK pelo amor de deus
Melhor comentário
Isso é porque lacração é uma palavra que não existe, o que existe é gente medíocre fazendo coisas ruins, igual você fazendo esse comentário.
@@ContaNumeroOitentaeSeis-ps8tfcara , ódio do bem ?!?! Seu comentário é ridículo e burro
Qual é o lance: hoje em dia, personagens viraram propaganda. Produtos não podem ter defeitos; produtos precisam ser rápidos e facilmente digeridos. É isso.
caramba é bem isso mesmo
coloca um pouco de pautas e ideologias nisso ai
Sempre foram. Isso por si só não estraga o produto.
Ideologia também não é problema. Todos os personagens carregam ideologias.
Contar uma história como se fosse post da Quebrando o Tabu que é um problema. Ninguém aguenta isso.
bom te ver por aqui ana 😂😂
Uau! Resumiu perfeitamente 👏👏👏👏
Menina de ouro (2004) foi um dos filmes mais marcantes e inspiradores que assisti, e o que mais marca a personagem foi sua resiliência, e força de vontade de superar suas limitações.
Nossa, chorei tanto nesse filme!
Alguém traga um Oscar a esse homem! Ele pegou tudo que tem em minha mente embolado e transformou em argumento organizado e catalogado! Muito obrigado!
Quando você cria uma personagem perfeita, você comete, no mínimo, dois erros de roteiro: cria uma Mary Sue e ignora a Jornada do Herói.
como escritor, uma das minhas maiores preocupaçoes sempre foi humanizar personagens incriveis, eu sempre coloco um trauma, um dilema, algo que em algum momento inultiliza por quase completo sua força, e o faz recorrer a um caminho secundario, seja uma aliança ou estrategia
A capitã Marvel não é perfeita, ela não tem carisma nenhum, é um robô
@@nicksonsouto3214 mas ela foi vendida as telas como se fosse, como o trunfo contra o thanos, como a heroina mais forte, ela foi tao vendida como algo imcomparavel que reduziram o tempo de tela dela "pra nao ofuscar os membros originais" engraçado que a Wanda entrou no UCM, teve ate sua propria serie, e todo mundo ama ela
@@Zeth-Kalir a Wanda teve evolução nos seus poderes e também teve um relacionamento com o Visão, e romance e perda sempre aproxima o público com o personagem, mostra que o personagem é humano, já a Capitã "Chata" Marvel não teve romance e também não teve evolução dos poderes, ela foi apresentada como uma personagem chata e continua uma personagem chata, sem evolução nenhuma
@@nicksonsouto3214 que merda isso tem haver com o que eu disse?
Como disse Dom Corleone: "Homens fortes não nascem fortes, se tornam fortes." Para a Disney a mulher é forte apenas por ser mulher ... Sem sofrimento, sem aprendizagem , sem dilemas e etc ...
Sem dor e perda, sem amor, as personagens femininas do Mcu são mal amadas(não todas, a Gamora amava o Peter Quill, o que impactou bastante na morte dela)
Não só na Disney, esse pensamento predomina no feminismo atual , é muito sangue nos olhos 😅
Acho que Gambito da Rainha é um dos bons exemplos dos últimos tempos. A personagem não nasceu sendo a nº1 do mundo no xadrez. Foram anos de estudo, trabalho duro, traumas e superação que a fizeram chegar onde chegou. Já vi 3 vezes a série, uma das minhas favoritas
simmm, eu gostei muito disso, trabalharam bem nela, fora que mostraram a importância de outros personagens(a maioria masculinos, inclusive) no seu progresso.
As personagens femininas atuais não podem ter traço algum de feminilidade ou ter algum mentor/exemplo masculino. Não pode ter um treinador, não pode ter um pai, um irmão exemplo, um filho que ela ame mais que seu trabalho. Como ninguém conhece uma mulher assim, fica meio difícil se identificar.
so homem pode ser retratado assim ne rs.
@@ricardomarchiori261 Dá um exemplo rs.
@@ricardomarchiori261te pediram um exemplo... Eu tbm quero saber, pq todos que conheço tem uma relação na vida. Superman, por exemplo, foi encontrado, criado, moldado por uma família...
Homem aranha teve seus avós.. e aí?
@@ricardomarchiori261exemplos?
tem milhoes de exemplo cara.... mas pra quem nao enxerga nenhum, nada do que eu diga possa ajudar a ver. De conan a lanterna verde, de superman (um cara que peida fogo, assopra gelo, eyes with laser literais, impenetravel e etc...) ate fora de filmes de herois como john wick, toretto super piloto badass que dá drift em submarino, e por ai vai.
alias a palavra é essa, badass. Voces so aceitam se for arrogante um homem, so aceitam ser impenetravel um homem, so aceitam como beida fogo um homem pq do contrario fere seu senso de realidade do que uma mulher deveria ser. Pode ser fodona desde que seja uma seminua de um mortal kombat, fodao pode ser o invencivel pai, pq tem bigodao e porradeiro, sair matando pessoas o justiceiro pode, no the boys nao ha problema....
colocar um semi irmao, uma historinha tosca de fundo muda pouco ou absolutamente nada.
Resumindo: Os estúdios estão entregando muitas heroínas, mas o que realmente gera conexão com o público não são os poderes do herói, mas sim o arco\jornada do herói.
A narrativa da "jornada do herói" não cabe dentro da ideologia f3minist4, por isso ela não existe nessas produções. A mera cogitação de que em alguma fase da vida de uma personagem mulher ela estará abaixo de um mentor homem, seja um professor, guia espiritual, ou mesmo um pai é inconcebível para essa gente. Como são autofágicos, serão lembrados por uma nota de rodapé no futuro.
@@technoir-1984 ao ponto em que o mentor da Carol no cinema foi "a" Marvel, dando a ideia de que só uma mulher pode ser mentora de outra mulher e mesmo assim ela foi muito mal escrita (a mentora)
@@technoir-1984Se o problema for um mentor homem é só colocar uma mentora ou grupo de mentoras. Tem vários arranjos possíveis.
@@evandnedasilva8575Mas a pergunta é por que? Qual o problema o mentor ser um homem? Você ver o perfil das diretoras e entende o porque....
@@rasgacu6768 a pergunta nao é essa. Qual o problema se fosse uma mentora mulher? e eu respondo com facilidade: ela nao seria aceita por esse mar de nerdola besta. Nao ha problema nenhum em ser um homem ensinando varios caras, mas certamente seria se botassem uma mulher ensinando varios homens.
Voces diriam exatamente o que estao dizendo aqui.
"ain querem sempre colocar a mulher la acima e pisando em homens..."
17:51 princesa mononoke, castelo encantado. Todos dos estudios guibli. Todas as histórias tem mulheres fortes e melhores wue a Disney. O melhor estudio atual.
Exato, todas as personagens do estúdio Ghibli são infinitamente melhores, são femininas e fortes
Parabéns Jurandir, explicou de forma clara um dos maiores problemas da atual Hollywood! Não fazem mais protagonistas fortes como antes, bem construídas. As atuais já nascem prontas
Eu estava realmente incomodado com a forma que algumas mulheres eram retratadas em alguns filmes porém não sabia explicar o porquê, mas esse vídeo explodiu minha mente kkkkkkkkkkkkk. Nós temos contato com diversas mulheres fortes no nosso dia a dia, nossa mãe, avó, tia, irmã e etc... Elas não precisam ser perfeitas em tudo, a Regina Case representa uma mulher fortíssima no filme "Que Horas ela volta?" e ela não precisa voar, não se abalar com nada, tem força extrema. Lembrando que é apenas uma opinião de um garoto que não entende NADA de cinema kkkkkkkkkkkkkk
Ser perfeita só por ser mulher e isso é um saco . Nem o superman é tão perfeito e consegue te trazer empatia... vc sente empatia pelo Thor quando vê que ele mesmo sendo um deus, perde Asgard, não consegue salvar a mãe nem o irmão, nem o melhor amigo , o pai tá morto e ainda tá caolho. E todos os outros apesar de serem fodoes, não são perfeitos ... eu burro feito uma mula aprendi isso desde cedo, aí vem uns roteiristas da Marvel e caga desse jeito aí.
Mas mandou muito bem!
Tu já entende mais de cinema que a Disney/Marvel. Eles sabem manusear equipamentos e planejar produções tendo equipes gigantes de profissionais com bastante experiência técnica, mas no aspecto artístico e criativo, eles deixam em segundo plano. Você e eu, apesar de sermos meros espectadores e amadores do cinema, conseguimos enxergar os problemas nessas "obras".
Valeu, Dantas! Você não precisa entender de cinema pra identificar quando uma história é boa ou quando é ruim! Abs
@@shayronnsilva1254 verdade cara, sentir empatia é a chave do negócio, aparentemente hoje a Disney não se preocupa mais com a qualidade, se vai ou não passar uma boa mensagem, o importante é o lucro.
Rita Vrataski ( Emily Blunt ) conversando no final com Cage ( Tom Cruise ) no filme No Limite do Amanhã : "Obrigado , por me fazer chegar tão longe , você é uma boa pessoa , Cage , queria ter a chance de conhecê-lo melhor" - Personagens femininas atuais : eu sou forte , perfeita e poderosa , não preciso de ninguém , sou melhor que todos. Perceberam a diferença ?
A mulher agradescendo toda sua trajetoria a um homem não me espanta vc gostar kKKKK
@@Natanialfreitas mas gente homens tb agradecem a mulheres o desenvolvimento
@@Natanialfreitas Parabéns! Você entendeu muito bem o que ele escreveu. 🙄🙄
"Vampira" de X-man evolution é incrível. Até hj, eu lembro da cena que ela rouba os poderes do ciclope e utiliza de forma estratégica o lazer dele. Sem conta os varios problemas que ela tinha como: bully na escola, autoestima, família, romances e seu próprio poder. Observar ela melhorando era muito bom.
Vc curtia a personagem ?
@@fxbakizinhotv5246 antigamente sim. Praticamente quase todos os personagens de X-men, eu gostava para um cacete.
@@kikiki9106 cacete que isso mina kkkkkk
@@kikiki9106 meu comentário
laser
Os atuais personagens são como os caras que vendem cursos de como ser bem-sucedido: não fizeram nada grandioso ou memorável, mas eles ensinam vc a vencer e ser grandioso. É evidente que isso soa falso. No final, passa a ideia de que não importa ser, importa parecer que é.
Interessante que até mesmo no exemplo que você citou, tem alguns caras que ficaram bem sucedidos saindo do zero. Com uma grande história de vida. E esses de fato são os mais destacados. Mas é porque contam com a própria história de vida. Já a maioria realmente são uma galera que fez um curso e já acham que podem ensinar alguma coisa. Isso realmente soa muito falso.
@@viverdedesenho5507 sim
Emily blunt é uma das poucas atrizes de Hollywood que sabem que uma mulher pode ser forte e feminina ao mesmo tempo
Eu acrescentaria Cate Blanchett a essa lista.
*Primeiro filme o Toinho istarqui, foi sequestrado, ia morrer, usou sua genialidade pra escapar do cativeiro... e anda ser traído pelo seu braço direito e quase perder a peper............ Capetã Marvete abre os olhos PRUM Superman versão girl pica dura das galáxias.*
Cara. Sei que ele faz por hobby, mas eu compraria FÁCIL um curso do Jurandir.
Não pra trabalhar, não pra ganhar dinheiro. Mas simplesmente por conhecimento!
Não dá ideia, moço, pq agora eu não poderia pagar.
Desenvolvimento de mulheres no UCM é tipo:
> Crie uma personagem mulher
> Coloque os personagens homens ao redor dela o mais pra baixo possível
> Repita
Se esses personagens homens já tem fãs, esses mesmos fãs não irão gostar da personagem mulher.
Make her gay and lame. - Cartman Kennedy
Isso😂
Como sempre, homens amam homens
@@anaanalesssim, mulheres amam mulheres.
Scarlett O'Hara foi uma das melhores personagens femininas da história do cinema. Era uma menina rica, mimada e egoísta, mas durante a guerra foi se tornando uma mulher forte, cuidou da família e reconstruiu sua vida.
Extremamente irritante 😅 mas uma ótima personagem 😂
Eu tô emocionado Jurandir. Sério, você é uma luz no fim do túnel. O melhor canal sobre o assunto do TH-cam. Meu sonho é escrever livros, mas eu tenho muita dificuldade quando a questão é desenvolver as tão famosas camadas dos personagens. Eu sei que você já deu umas pinceladas sobre isso em vários vídeos, mas se eu pudesse sugerir que você faça um vídeo especificamente sobre o assunto seria de total relevância. "Como criar um personagem com camadas?" "Como acrescentar camadas em um personagem" e/ou "Como reconhecer as camadas de um personagem". A gente até consegue criar o conceito do personagem, mas é difícil torná-lo humano, palpável e plausível sem soar caricato ou mal escrito. Tanto pro lado do vilão (ou antagonista), quanto pro lado do herói (ou protagonista). Se você fizesse seria incrível!!!
Obrigado pela sugestão e apoio ao canal!
Uma obra que exemplifica bem o problema de lidar com um personagem muito forte é One Punch Man. Ela executa perfeitamente tudo aquilo que a Disney tem errado nesses pontos; mostra que é possível contar uma história com um personagem mais forte que os outros ao redor, mas mesmo assim, com desafios a serem resolvidos apesar dessa força toda.
verdade.. bem que o Jurandir podia fazer um video sobre one punch man.
Eu acho que One Punch Man não conta pq é uma paródia de animes shounen rsrsrs tem algumas peculiaridades da comédia que não se aplicam às outras histórias.
Esse anime é horrivel e so corrobora que se fosse uma mina no lugar, iriam detonar o anime
Ripley é um bom exemplo de personagem feminina forte sem ser forçado.
Sim
perfeitamente construída. Sempre amei alien pelo xenomorfo, sua biologia e pelo universo, mas tudo sem a Ripley seria muito estranho. Ela é incrível.
E eu sinto que se fosse um homem não absorveríamos tanto o horror por trás da forma de reprodução do alien, que praticamente estupra as vítimas e deixa seu embrião dentro delas
Bom saber que 30 anos não criaram um personagem que os homens vejam como mulher forte.
@@TheSerial101 que? em 30 anos? tem várias, só não tantas recentemente
@@TheSerial101 a Alita do filme anjo de combate é uma boa protagonista, melhor ainda no mangá
O problema das heroinas atuais é a falta de profundidade, basicamente elas aparecem do nada, são mais espertas, mais fortes, mais tudo, então a gente nao consegue enxergar verdade nelas.
E são isoladas, não são mães nem esposas e nem filhas de ninguém. Capitã Marvel, Rei, várias apenas flutuam no universo sendo fodonas e não precisando de ninguém.
@@fellipeguedesdasilveira274e quando tem pai ,mesmo que esse seja um gênio da ciência , a filha ainda adolescente já é mais inteligente e fodona
Personagens que já surgem perfeitos
A subversão cultural invertendo valores femininos.
E o jjon wick?
@@robertogoncalvesjunior7814 o Jhon é super herói? Sabia não.
Ellen Ripley, Sarah Connor, Lara Croft, Dana Scully, Carol Peletier, Michone, Daenerys Targerian, Xena... Era só olhar pra trás que tem muitos exemplos de personagens femininas extraordinárias.
É difícil entender como alguém que é pago para isso (roteirista) não consegue ver o que está faltando atualmente.
Você acha mesmo que eles não conseguem? Profissionais de cinema que estudaram literatura, narrativa não sabem disso? rs
Me lembrou de "Xena, a Princesa Guerreira"? Ganhou meu like.
Xena merecia um vídeo só pra essa série: boa protagonista feminina, boa personagem coadjuvante. Tem vários defeitos também, à propósito.
Jurandir tem uma narrativa impecável! Sem dúvidas será um dos maiores canais do gênero no futuro.
Personagem feminino forte para mim é Annie de Hereditário. Toni Colette merecia um Oscar por essa atuação.
Concordo contigo. Há outros bons exemplos, tipo Lola (em "corra Lola, corra". Franka Potente), Ruth (em "Imperdoável". Sandra Bullock) e várias outras. Mas na Marvel ficou estranho.
Naomi Watts em O Impossivel
Pra mim a melhor personagem feminina já escrita é a Kim Wexler de Better Call Saul, com uma menção honrosa pra personagem Elizabeth DeWitt, do jogo Bioshock Infinite
- Sidney Prescott (Pânico, 1996...);
- Sarah Connor (Exterminador 1991 e 2019);
- Maddie (Hush - A Morte ouve, 2016);
- Buffy Summers em Buffy - A Caça Vampiros (1997-2003);
- Angelina Jolie em Salt (2010);
- As Panteras (2000/2003);
- Ripley (Alien 1979 e 1986);
- Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes (1991) e
Meg Altman em O Quarto do Pânico (2002)
Ufa! Vou parar por aqui, porque a lista é extensa. Há muitas personagens femininas que são melhores que as da atualidade.
@@GustavoSantos-uh5yl Alien e Aliens...Sigourney Weaver..
Teu vídeo deveria ser assistido obrigatoriamente por qualquer roteirista que pensa em escrever um filme! parabéns, excelente conteúdo.
Obrigado pelo carinho e apoio ao canal! Significa demais!! Um abraço
Mulan, Ripley e Samus são exemplos perfeitos de como você pode adaptar perfeitamente a figura feminina seja em filmes e jogos, coisa que a senhora Disney está precisando de umas aulinhas
Eu amo Mulan
Mais me surpreende foi vc mencionar a Samus
@@Gabsgameking games também são arte
@@Gabsgameking eu N vejo problema nisso
@@ghostpalladino1679 eu concordo, só fiquei surpreso de vc falar logo da Samus, ainda mais que amo Metroid
Caraca, eu tava pensando nesse assunto ontem véi, não esperava que vc postaria esse vídeo KKKK
Pra mim, a maioria das personagens femininas da Marvel (principalmente da Marvel) é perfeita demais, elas chegam no objetivo delas muito rápido, quase nunca/nunca erram, são mais poderosas do que deviam etc, isso em vês de deixar a personagem legal deixa ela muito chata.
Eu sou mulher e eu não me sindo empoderada quando vejo uma personagem assim, eu sinto que os roteiristas são idiotas por achar que se uma personagem feminina for perfeita as mulheres vão se identificar.
Né?imagina se alguém ia se identificar com mulan se não mostrasse todo o treino e esforço dela?
Ouvir a palavra empoderada hoje em dia chega a dar ranço
A Disney pensa assim:
Mulher forte= Mulher emasculada
Uma humilde e despretensiosa correção... Emascular: fazer perder ou perder a masculinidade; feminilizar; afeminar. Conceitualmente, a mulher feminina já vem emasculada "de fábrica"!! rsrsrs. O correto eu acho que seria "mulher masculinizada" ou, como cantam naquela antigo baião (ou xote, ou xaxado, ou forró): "paraíba masculina... mulher macho, sim senhô"!!!
A Emily Blunt é minha atriz favorita no momento. Adoro a atuação dela e seu papel em Um Lugar Silencioso ❤
Na minha opinião a personagem "Shoshanna" do filme BASTARDOS INGLORIOS foi uma personagem muito forte e importante para a obra
bem lembradoo
Bem lembrado mesmo! Acabei de assistir bastardos inglorios pela milésima vez hahahaha
Adoro a Shoshana,
Aquele personagem é foda
Esse eu vi, foi importante e morreu mas isso não diminuiu em nada sua importância. Excelente filme.
Um exemplo de personagem feminina forte e que sempre busca a superação: Tenente Ripley (Sigourney Weaver).
muito raiz
Verdade, ela começa bem na dela, com seus conflitos e de boa. Depois vc torce pra ela, quer ver ela em ação.
SIm! Aliens.
Pior q é verdade, ela e toda na dela e quando ela entra em ação você torce pra ela! tem momentos que vc acha até que vai dar ruim mas no fim dá bom!
Podemos citar vários exemplos como, Beatrice Kiddo(Kill Bill), Erza Scarlet (Fairy Tail), Minerva (Harry Potter). Até mesmo personagens de jogos como Riven(League of Legends) e Sonya Blade (Mortal Kombat).
"A Disney tá fazendo tanta pregação ultimamente que daqui a pouco ela vai poder ter abatimento no imposto por atividade religiosa." Cara, essa foi a melhor frase pra definir a Disney que eu já ouvi até hoje! Relembrando o Homem Aranha 2, aquela cena em que o Peter conta pra tia May o que aconteceu ao tio Ben pra mim ficou gravada com uma das melhores cenas em um filme comercial hollywoodiano até hoje.
Mas uma coisa não pode ser negada, a disney (em minúsculas mesmo, é o que ela se tornou) escolheu fazer as personagens femininas desta forma por motivação política, ou alguém acha que insistir repetidamente no mesmo erro, gerando fracassos financeiros é por falta de experiência em criar boas protagonistas.
Fato!
Não só a Disney, mas também a DC e os mainstreams da vida, tentam empurrar guela abaixo essas motivações políticas, e quando não são bem aceitas, ao invés de perceberem o erro que cometeram, colocam a culpa no consumidor chamando de machista, misogeno etc...
Exatamente
Exatamente
Fato!!
Minha heroína favorita do cinema continua sendo Clarice Starling de O Silêncio dos Inocentes. O arco de evolução dela é perfeito e bem fechadinho. Uma personagem que evolui, que tem carisma, inteligência, qualidades e uns defeitos. E que é apenas uma faceta das muitas que compõem esse filme que, pra mim, é perfeito.
Eu como mulher, nao me sinto representada pelos filmes femininos. Justamente pela falta do feminino. Eu gosto de ver Jonh Wick. Porque ele sofre demais e mesmo assim é muito forte. Ele sangra e é sensível. Muito mais que as mulheres da Disney.
Não precisa ir tão longe não, Moana é uma boa protagonista feminina, tem defeitos, inseguranças, mas ainda tem força e no fim resolve o conflito não com habilidades, treinos ou força, mas com inteligência e empatia.
Que isso de ir tão longe, ele falou de mulheres, Moana é uma criança, boa pra geração Z mas aquilo não é um filme de Oscar.
A Mulan poxa, tu vê ela crescendo e evoluindo como soldado, ela não nasceu a mais forte, a mais foda... Ela teve que ter muito trabalho duro
Melhor do que histórias que representem , são histórias que inspiram. E isso está em falta nos últimos anos.. criatividade morre e junto vai a vontade de inspirar o outro é sermos melhores
Pra mim, a personagem feminina mais inspiradora de todos os tempos é a Beatrix Kiddo! Aliás, dificilmente vc encontra tantas personagens femininas tão bem escritas quanto em Kill Bill do Tarantino. O cara é rei do storytelling.
Eu concordo... é um filme com protagonista feminina e antagonistas femininas... e é excelente!
Por isso que a melhor e mais realista protagonista feminina da Disney pra mim é a Tiana ,a mulher era uma negra do Alabama tinha dois empregos e economiza cada centavo pra realizar o sonho dela ,e existe muito racismo e machismo que ela enfrenta, mas é tudo tão sutil e bem escrito ,quem dera a Capitã tivesse 1% de sutilezas
A Mulan é ótima, isso na animação original que eu vi esses dias, o tanto que ela se dedica nos treinos é algo muito bom de acompanhar.
@@isacg1089ss ,a esmeralda tbm é muito boa ,na real tem várias personagens maravilhosas da Disney dos anos 90 e 2000 ,o que aconteceu
Bah cara, te falar que esse filme da Princesa e o Sapo fora um dos últimos suspiros da empresa do Rato, infelizmente acabou dando prejuízo na época(o que não faz sentido), mas lembro que quando assisti me tocou bastante a história e a moral da história também, sinto que filmes para crianças poderiam voltar a contar uma história que ensinasse algo de verdade sabe.
A Capitã Marvel Carol Denvers dos quadrinhos passou anos em coma, acordou com amnésia, foi recrutada por um grupo mutante malvadão, deu uma surra nos Vingadores. É marrenta e uma excelente personagem. Fizeram uma versão muito superficial dela nas telas.
@@durinkhazadfoi por causa da ascensão dos desenhos 3D, disney era a única q estava mantendo o 2D e o público só estava se interessando pelo novo "3D", por isso no filme seguinte "enrolados" acho, eles fizeram 3D e todos os outros a partir daí, uma pena
Pra mim a Lisbeth Salander do filme Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2005) é a melhor personagem feminina da ficção. Seria uma ótima referência para a Disney, Lisbeth é incrível.
Pow, total! E que arco de personagem... Coitada sofreu um bocado
Pois você então precisa ver os originais suecos pra ver q q é uma badass de verdade!
as versões americanas são boas, mas os filmes originais... noooooossa!
Oque acha da sadie adler de RDR2 ? Considero ela a melhor personagem de ficção, assim como o arthur morgam.
uma mulher forte q anda com as próprias pernas, mas sem ser forçada e sem diminuir os personagens homens.
@@praiero9023 nossa.. tá aí uma personagem que gosto muito tbm
Muito bem lembrado. Uma personagem inesquecível
O problema das heroínas (principalmente) é que elas vem prontas, perfeitas, não erram, não precisam aprender nada.
Isso é irreal...
Todos os humanos, precisam passar por aprendizagem, por erros.
Ellen Ripley - Sigourney Weaver ( Franquia Alien) - Já seria um salto de qualidade.
Celie - Whoopi Goldberg (A cor Púrpura) - Podia ser uma referência, inspiração de uma história de resiliência, esperança...
Amei que você usou a Mulan (animação) como exemplo. Em minha opinião, Mulan tem a melhor e maior construção de personagem feminina da história. Ela é cheia de defeitos, cheia de virtudes, é engraçada, heroica, imprudente, teimosa, honrada, colérica, ao mesmo tempo contida, egoísta e ao mesmo tempo altruísta, etc. Ela é uma personagem fácil de se identificar pelos defeitos e fácil de se admirar pelas virtudes. Tudo que faz ela ser especial para qualquer público.
Obrigada mais uma vez por esse excelente vídeo!
O público tem empatia com quem tem dificuldades e as vence, porque todos tem dificuldades para vencer.
Há um abismo entre o público e os heróis perfeitinhos
Mas um grande vídeo! Muita gente tem medo de tocar nesse assunto. Pessoalmente, acho que a Disney chega a fazer um desserviço à representatividade nas últimas produções.
Valeu pelo apoio!!
Tem n mulheres fortes em filmes. Sempre teve. Mas não perdiam a essência maravilhosa de ser mulher. Gosto muito da Daenerys, para citar uma mais atual. Mesmo as vilãs eram dignas de serem admiradas. A Disney se deixou levar pela, como se diz atualmente, lacração
Eu não acredito que achei um canal tão bom em explicar pontos de filmes com tanta paciencia e calma. Eu sou sua inscrita a partir de hoje. INCRIVEL.
Eu nunca me importei com personagens femininas (Sara Connors, Ripley) ou negros (Blade, ou qualquer filme do gênio Denzel 😂), mas hoje eu dia eu já olho com preguiça! Tudo parece ser muito forçado! Quando o protagonista é mulher, o vilão é o patriarcado, quando o protagonista é negro, o vilão é o homem branco é sempre a mesma agenda política 🤷
É forçado e ainda tentam achar culpados pelo baixo retorno.
Exatamente, é uma chatice e a gente já sabe como será o filme. Não consigo assistir nada também. Uma pena.
Tem homens negros ruins, bons, mercenários, idiotas. Homens negros não tem esse problema comentado no vídeo...
Comigo também, nunca tive problema. Mas hoje em dia, se tem uma mulher ou negro como protagonista já nem quero ver, o pior é que parece que a culpa é minha , e não das histórias e personagens mal feitos.
@Spydrs1 verdade. O primeiro foi muito bom. O segundo, nem assisti.
De protagonista feminina só me vem a mente a Ofélia, do Laberinto do Fauno e Guilherme del Toro, o filme é muito bom e mostra Ofélia em um ambiente difícil mas ainda retrata ela sendo criança e cometendo erros de criança, coisa que eu sinto que falta em progonistas no geral, como vc comentou, eles querem vender um(a) protagonista perfeito que não comete erros
Ela aparece em um dos takes no fim deste vídeo, achei muito foda, pq amo a personagem
Labirinto do Fauno, um SENHOR de um filme, ótima menção!
"Tu és Princesa Moana, filha do rei do mundo subterrâneo..."
@@Outonnamundo subterrâneo com moana ?
e o vilao é um facista
@@fxbakizinhotv5246 O Fauno se refere a Ofélia como princesa Moanna (faltou um n) - que não tem nada a ver com a Moana da animação da Disney.
Vim pelo Tragicômico!
Conteúdo mto bom, parabéns!
Seja muito bem-vinda!
Que horror
Cito algumas bastante conhecidas do público: Arwen (O Senhor dos Anéis), Elizabeth (Orgulho e Preconceito), Katniss (Jogos Vorazes), Evelyn (Um Lugar Silencioso) e Malorie (Bird Box). Intrigante pensar que todas têm, em algum grau, o arquétipo da mãe.
Vai algumas da Marvel que, para além do discurso, eu gosto: Peggy Carter, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Gamora.
Parabéns pelo trabalho. Você já é gigantesco!
Tirando a Feiticeira Escarlate que foi totalmente estragada conforme foram se passando os filmes, eu gosto até da Viúva Negra, Carter e Gamora tbm
Kill BIl, é uma excelente obra que contextualiza muito bem essa questão, não tem apenas 1 personsagem Feminino, mas vários , e todas elas são demais...
Voltando aqui para recomendar uma série maravilhosa: Blue Eye Samurai. Cara, fiquei impressionado como uma personagem feminina foi bem escrita. Adorei!
Série mt boa! Já tô ansiosa pela segunda temporada.
Pedro Almodóvar é um excelente diretor no quesito protagonismo feminino. Ele consegue extrair ótimas atuações de suas atrizes, que são cativantes em sua maioria.
Poderia indicar algum filme com protagonismo feminino do diretor? Conheço-o de nome, mas acho que nunca assisti a uma de suas obras.
@@GustavoSantos-uh5yl praticamente todos os filmes dele as mulheres se destacam. Há muitos atualmente no catálogo da Netflix.
De acordo com Eric Edson, um bom protagonista deve ter pelo menos 5 de 9 características:
Coragem
Sofrer injustiça
Ser divertido
Ser amado por amigos e família
Trabalhar duro
Obsessão
Ser justo
Ser habilidoso no que faz
Estar em perigo
Estou amando o canal, parabéns.
Obsessão ?
Claro que o conflito interno é obrigatório e não está na lista. E, sim, deve ser obcecado pelo seu objetivo, seja sobreviver a algo, desvendar um crime, salvar alguém... Os objetivos sempre caem nas categorias "Win, stop, escape, or retrieve". Deixei em inglês porque "vencer" é só uma das possíveis traduções de "win", por exemplo. Veja Marlin, de Procurando Nemo: ele é obcecado pelo objetivo de salvar o filho (retrieve).
@@biancaborgesfauro1453 é porque com esse obsessão ficou estranho pra mim
@@biancaborgesfauro1453 termo *
@@fxbakizinhotv5246 é que o material está em inglês, talvez haja um termo melhor pra isso em português mesmo. Algo além de "comprometido". É compromisso a um nível visceral mesmo por conta dos "high stakes", de ter muito em jogo.
PH que se cuide q esse canal ta chegando com tudo kkkkkk, serio fazia tempo q um canal de cinema nao me prendia tanto
Como exemplo no instagram eu falei as protagonistas de "Estrelas além do tempo", depois que pensei que talvez não valessem porque são pessoas reais. Mas enfim, como mulher forte no cinema depois eu pensei no papel da Scarlet Johanssen em "Jojo Rabbit"
Vc pensou que não valesse só por ter personagens reais ?
Cara, que vídeo massa! Vc deveria fazer uma live com o pessoal do Heróis e Mais ou com Linhagem Geek, sua análise profunda nesses temas seria perfeita
Pois é... eu até comentei lá no canal deles para convidá-lo, o canal deles é bom mas.... está faltando uma análise mais aprofundada como a do Jurandir para enriquecer a live deles, não sou contra eles , porém depois de muito tempo assistindo a eles , acaba se tornando meio que massante , a questão ideológica/lacração que eles abordam constantemente, se torna apenas o raso , precisam sair dessa superfície, e o Jurandir faz exatamente isso, vai mais a fundo.
Esses caras são rasos, se limitam a chamar as obras de lacração, críticas sem profundidade.
@@Danilo_DMA até concordo que não se aprofundam muito, mas que o cinema atual tá lacrando demais isso não é mentira
@@marciosoares2677 Claro, isso é verdade, aliás, impossível não ser notado isso, é notório.
Eu amei o vídeo.
É muito difícil ver alguém que não critica o protagonismo feminino, mas sim a forma como o roteiro pra esse protagonismo foi feito ❤
Esse vídeo era bem aguardado! O problema não é simplesmente uma questão de ideologia política, a coisa é mal escrita mesmo!
É questão ideológica sim....nem os melhores roteiristas conseguiriam "escrever bem essas propagandas "
@@Ocomentador6969 mulan e Tiana tem várias dessas questões e foram vem escritas,pantera negra 1 foi bem escrito o dois com fava e queijo na mão fez vergonha então sim parece que o povo da Marvel está fraco nos roteiros.
@@inglydibrito5379 essa propaganda progressista me dá nojo...todos
Jurandir, a comparação dos filmes da Mulan foi PERFEITA! 👏🏻
Melhor notícia: não vai ter novo Branca de Neve! Imaginei uma intragável sequência de pregação sobre cumplicidade entre mulheres e sm anões por ser capacitismo. Tempos difíceis mas há esperança.
Me admiro a Disney fazer tantas protagonistas femininas sem defeitos, com tudo que se fala em redes sociais dos problemas da idealização de mulheres perfeitas.
Pra mim um exemplo recente que gostei muito de personagem feminina é o da Ellie do The Last of Us. É impulsiva algumas vezes e desbocada, mas também é criativa e tá aberta a escutar e aprender com gente mais velha e experiente que ela. É o misto de defeitos e qualidades que fazem a gente se identificar com os personagens.
Uma ótima personagem muito boa da Disney é a Elsa , ela é foda, cheia de defeitos mas com evolução
O Hulk inclusive no Cinema vem de um contexto de abuso e traumas pesados, é o que compõe o monstro, isso foi desconsiderado pela Marvel especialmente na série She-Hulk
Exato!! Nem parece que a mesma empresa que criou o personagem e fez histórias sobre ele durante décadas está produzindo esses novos filmes
De fato, o primeiro filme (com o Eric Bana) tinha todo um contexto trágico que afetava a vida adulta do protagonista, que formava o seu conflito interno e era de fato a razão pela qual ele havia criado um dissociação com O Monstro.
Durante o filme dos Vingadores, em uma cena entre Natasha e Bruce Banner, o diretor deu indícios de que exploraria seus conflitos internos, entretanto o personagem acabou sendo relegado a últimas fileiras dos coadjuvantes, em filmes posteriores. No fim ele se tornou tão desinteressante que muitas vezes se perguntava por que ele ainda tinha tempo de tela. Bruce não teve um arco decente concluído de maneira sastifatória, no máximo ele fazia aparições e quebrava coisas, até o único relacionamento romântico dele foi bastante estranho e anticlimático.
@@ruthmellodasilva348 Por mais que a Jennifer Walters tenha uma rotina desagradavel, o pai do Bruce matou a esposa, ele guarda esse trauma desde a infância sem contar que esse é um assunto até mais urgente na série da She Hulk, sei que é pesado mas há como tratar isso com mais sutileza, a violencia contra a mulher está incutida nos temas da personagem e sem ser pauta politica
@@durinkhazad O último filme feito pela Universal tentou simplificar o personagem para Vingadores mas ainda sim nem se compara com o que a Marvel o transformou, teve a fase do Professor Hulk nos quadrinhos mas o personagem era muito mais sagaz e o trauma sempre esteve lá, numa fina camada
@@oliverleal8046 Acredito que She Hulk não conseguiu retratar direito os problemas vividos pelas mulheres, principalmente pelos problemas da protagonista serem resolvidos de forma muita rápida ou não serem tratados com pertinência suficiente.
No primeiro episódio Jennifer salva o tribunal defendendo-os de uma vilã galhofa, a seguir ela é demitida, e no período em que ela está tendo dificuldade para encontrar um emprego, outro emprego cai praticamente em seus braços, o problema é facilmente superado e não exigiu de nenhuma atitude da protagonista.
A seguir o colega de trabalho de Jennifer, um bobão narcisista, facilmente vencido após se ver em maus lençóis e ser ridicularizado pela personagem em público. Depois os namorados, muitos namorados, picuinhas em casamentos, divulgação do corpo fitness... e então Jennifer é processada pelo uso indevido do seu nome, uma causa que é vencida pela falta de inteligência da vilã (por que QI é coisa escassa nos personagens).
Perto do fim Jennifer é presa (período em que todo mundo só se perguntava das participações especiais dos atores), e saí da cadeia quase que por uma benção, voltando a atuar como advogada sem nenhuma consequência.
No todo os dilemas de Jennifer parecem supérfluos, quase a caricatura da vida real da mulher.
Vídeo perfeito. Eu sempre pensei isso, como por exemplo via algumas mulheres reclamando da Cinderela e a bondade dela, sendo que pra ser forte não precisa abandonar sua gentileza, é o contrário, a Cinderela é forte justamente por ter passado por situações extremamente tóxicas e mesmo assim continuar sendo doce e amável, essa é a verdadeira força dela. O que muitos pensam hj em dia ao escrever personagens femininas "fortes" é que pra ser forte elas tem que virar um homem, e deixar de lado qualquer feminilidade, e isso mata qualquer chance de sair uma boa personagem.
O mais triste de tudo é que não estou vendo isso acontecer apenas com as personagens femininas, mas também com diversos personagens que representam minorias!
Nossa demais, nenhum gay q eu conheço se parece com os do cinema
@@Lukiinhas Exatamente isso que eu quero dizer! Eles chegam até a estereotipar e usar essas características como "ponto forte"!
@@KratosTosi demais, ser gay é toda a personalidade deles, e uma coisa que irrita profundamente é q todo mundo nos filmes aceitam eles serem gays, e acho um desrespeito com eles, pq todo gay sofre com preconceito, deviam retratar mais essa realidade deles, do q maquiar e fingir q todo mundo respeita, deveriam respeitar, mas não respeitam
Seria como tirar o racismo dos negros e falar q não existem pessoas racistas
@@Lukiinhas Exatamente!
Minoria nada, são maioria
A inteligência emocional está em extinção em quase todas as coisas nos dias de hoje, até na hora de fazer um roteiro.
Inteligência emocional já é um termo porcaria. Pois quando falam sobre, é tudo sobre como "controlar as emoções" ou "ser frio". Pow, sabedoria que é algo racional de alto nível já faz bem o papel de tomar melhores decisões e lidar com situações diversas. Emoção é algo inerente humano. Quem se mostra forte, é o mais fraco. Quem não se mostra fraco, nem forte, é sábio, e expressa suas emoções de forma natural.
@@ArgosZenon ok
É por sua seriedade que hoje é o único canal de análises de cinema, que eu vejo. Parabéns Jurandir! Sou grande admirador do seu trabalho e da sua capacidade.
Beatrix Kiddo e Shosanna Dreyfus deixam qualquer personagem feminina "moderna" no chinelo... Um grande abraço, parabéns pelo canal.
A Disney poderia colocar a capitã Marvel como a vilã. Eles não conseguiram aproveitar nada da maior franquia de super herois da historia humana. São muito, muito fraquinhos. A empresa está na mão de pessoas com pouquissima inteligencia, quem dirá criatividade. Criar nada, apenas reviver tudo.
Total... Eles tem TUDO, dinheiro, qualquer ator do mundo, diretores, roteiristas, CGI milionários porém não tem a capacidade de criar ou adaptar histórias boas de verdade.
isso não ia agradar muita gente porque ia mudar a historia dos quadrinhos
Como assim “não conseguiram aproveitar nada da maior franquia da história”? Eles tem 4 filmes no top10 maiores bilheterias do mundo.
Literalmente em The Marvels exploram as imperfeições dela. O fato do pq ela ser tão fechada. Tem um diálogo incrível entre a Mônica e a Carol sobre tudo que ela fez errado. A Valquíria fazendo ela engolir o ego dizendo que tá tudo bem ela precisar de ajuda. A Khamala fazendo ela perceber que não precisa fazer tudo sozinha... K
@@vitorfaustinoinvestEle está falando das obras q vieram dps de ultimato, q na maioria foram filmes lixo
Minha personagem feminina preferida dos animes até hoje continua sendo a Maka de soul eater, ela é boa de briga e um pouco marrenta mas não é como se ela tivesse um coração de gelo que não se abala por nada, ela se permite sorrir e reconhece a importância dos seus amigos durante sua tragetória.
Lara Croft (a Lara raiz, não a Nutella atual). Ela é atlética, boa de briga, inteligente o bastante pra resolver enigmas milenares, esperta o bastante para lidar com os piores tipos de mercenários. Sabe usar o bom humor, sarcasmo e sensualidade quando precisa. Ela nunca se vitimiza, mesmo quando comete erros graves (como acordar um Deus egípcio sem querer). E é por isso que eu carrego a senhorita Croft no meu coração. A Lara moderna nunca superará a Lara da era PS1.
Acho um péssimo exemplo. Se me perguntassem uma personagem que se parece em essência da Capitã Marvel no cinema, com certeza seria a Lara Croft antiga. Ela era aquela personagem fodona, perfeita, montada no "massaveio".
Joguei os dois primeiros jogos da Lara repaginada e ela melhorou muito, é uma personagem bem mais interessante. O elemento dela se machucar me remete muito positivamente Die Hard.
Na real, quanto mais penso sobre a personagem antiga, mais acho uma porcaria... isso descontando o filme absurdamente ruim.
@@fernandogoncalves2199 Discordo absolutamente de você. Essa nova Lara passa os 3 jogos inteiros gemendo e chorando, é uma pessoa comum, esquecível e não é exemplo de personagem "empoderada". A Lara clássica perdeu os pais e se fechou para o mundo, enterrou a cara nos livros e treinou até ter corpo e mente perfeitos, a fim de não ter o mesmo destino dos pais. Ela não era vítima ou "perfeita": Era gananciosa, egocêntrica, se trancava/se perdia, confiava e se apaixonava por quem não devia, quebrava artefatos milenares, não tinha misericórdia, etc. Mimimi nunca foi algo que a Lara clássica fez e é por isso que ela é sempre lembrada, diferentemente da Lara do reboot, que já foi esquecida.
@@johnatanmachadoyt A história de origem é muito pouco reescrita, é basicamente a mesma.
A diferença é que foi feito da Lara original simplesmente uma leitura com troca de sexo do Indiana Jones, porém piorada, mais infalível, desinteressante e com pouca profundidade narrativa ou quase nenhuma.
Humanizar a personagem é justamente fazer ao que parte da crítica dl video aqui se refere: primeiro, desmasculinizar a personagem e afrouxar um pouco do peso badass para tudo, se afastando um pouco da coisa genérica de filme policial da década de 90. É muito interessante também você começar jogar com uma personagem que, apesar de treinada, está num estilo Batman Ano 1 - aprendendo que em campo as coisas são diferentes. Acompanhar a personagem se tornando experiente dentro de seus jogos, diferente da Lara antiga que não tinha nenhum desenvolvimento da saga do herói. O inside dos treinos da Lara antiga são parcos, então, pra nós, ela já vem "nascida pronta", como uma Rey.
A ideia de ter uma personagem mais pé no chão, humana, que se fere e não uma super heroína perfeita que vence tudo com muito cinismo e massaveio é uma evolução natural para personagem.
Temos outra grande personagem bem escrita, Ellen Ripley de Alien - O Oitavo passageiro. Como ela começa frágil é termina Forte. É também um exemplo a ser lembrado. Maravilhoso conteúdo, muito relaxante teu canal. Parabéns
Cara, isso é lindo, saber que os melhores exemplos estão no seu mundo real, dentro da sua casa...o resto é personagem, militância e blá blá blá.... não precisa olhar pra fora pra copiar e aprender boas atitudes, mas quando isso existe em sua vida, vc aprende a reconhecer quando o outro também é bom. Parabéns, Jurandir!
Uma personagem q eu sempre falo q eu quero q um dia minhas filhas mirem é a Moana. Uma princesa sem príncipe q mesmo quando ninguém acredita nela, ela acredita em si mesma, se supera, tem coragem. Uma personagem simples de um filme de criança mas que dá um baile em várias personagens aí q são criadas pra ser brabonas
não acredita em si mesma não...ela é só uma jovem curiosa comum e que quer aventuras, tanto que ela desiste no meio do filme (quando enfrenta o monstro de lava vulcânica) só que ganha força e coragem para continuar na memoria e resgate ancestral , na figura da sua avó, e na crença do poder da cultura (simbolizado pelo semideus Maui). É uma saída coletiva e enraizada.
"Uma princesa sem príncipe"
"uii pra ser empoderada não precisa de macho"
@@fernandomarques4986graças aos deuses, NÃO!
@@fernandomarques4986vaza, gado
@@fernandomarques4986Não, mas não é essa a questão amigo. Ela luta pelo que ela busca, mesmo com as coisas dando errado. E sim, ela conta com a ajuda de um homem, que no caso seria um Deus, Mawi. Ela é emponderada mesmo com a ajuda de um homem, pq ser emponderada não se trata apenas de conquistar as coisas sem ajuda nenhuma.
com todo o respeito, você representa muita gente. canal de milhões de inscritos, o que falta nos fimes é "A JORNADA DO HERÓI"
Personagem feminina inspiradora sem dúvidas é a Sarah Connor! Pra mim a maior.
Em parte por ter aquela alusão à Maria, então é uma personagem que certamente iria cativar todo mundo.
Mas também toda a evolução dela ao longo da vida (e dos reboots) de uma simples jovem babá americana a uma guerreira, é comovente de acompanhar. Não tem como simpatizar e admirar ela.
Outros exemplos não muito longe de servirem de exemplos são a Clarice Starling e a Ellen Ripley.
Cornelia da minissérie A Inglesa (outra personagem com Emily Blunt). É uma personagem que viaja para o Oeste Americano apenas com a mala e quase nenhuma noção da malícia do mundo, mas acaba por ter mais força moral e resiliência do que os outros personagens, passando a ter até a admiração de alguns, e isso sem precisar humilhar ninguém.
Este é um dos poucos canais que não assisto em velocidade aumentada, pois a jornada é tão interessante quanto a conclusão. Ao ver os seus vídeos, eu me sinto transportado para dentro de uma paisagem sublime ou um sonho bom que eu só quero que não termine nunca.
Concordo "A Disney precisa se focar em boas histórias" e ela está focando em "Pregar" uma mensagem em detrimento da história. O que muitos chamam de "Lacrar", "Doutrina Woke", "Mensagem Política".. Etc.. E outros dizem "que isso não existe", ou "que é preconceito" , é "discriminatório", cancelando o debate.. Parabéns, vídeos como o seu, bem embasados e educativos são esclarecedores e precisamos mais disso na Internet, não deixando limitar o assunto a extremos e nem criar uma mordaça com falácias canceladoras e desinformadoras. Parabéns pelo vídeo, é o final com várias personagens femininas do cinema, emociona! Show editor
Eu gosto dessas:
- Eugenia Phelan - Histórias Cruzadas - Todas as outras são muito boas também
- Éowyn - LOTR
- Miranda Priestly e Andrea Sachs - Diabo Veste Prada
- Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de
- Mathilda - O Profissional
- Ivy Elizabeth Walker - A Vila
Eugênia phelan ? Quem é essa ?
Eu gostava muito da parceira do Robocop. Ela era melhor do que a maioria dos outros policiais, mas isso fazia sentido porque ela era a parceira do melhor de todos. Além disso, invés de querer ser a melhor o tempo todo, ela ajudava o Robocop nas dificuldades morais e emocionais dele. E quando ela morre a gente percebe que ela tem fraquezas, e ao mesmo tempo fica triste porque ela era muito boa.
Kkk ela olha para o piupiu do bandido e toma uma bica na cara
Olá Jurandir! Parabéns pelo vídeo. Quando escuto "mulher forte", sempre vem a minha mente a Scarlet de "Gone with the wind.". Sou fanzaço do filme e até hoje me surpreende a atuação da Vivien - as mudanças da personagem ao longo do filme é incrível e talvez por isso que até hoje o filme seja tão lembrado.
Cara, essa frase que tu usou é justamente o que eu venho repetindo com os haters de representatividade: o que está matando a Disney não é a lacração mas a ausência de boas histórias com personagens marcantes.
Verdade, eles associam péssimos roteiros com o fato dos artista serem left.
A Arte mesmo tendo um viés ainda tem muito pra contar, Tropa de Elite é o filme mais amado pela direita BR mas foi escrito e odirigido por gente que eles chamariam de lacradores.
Verdade! Personagens femininas fortes sempre existiram na literatura e no cinema, o problema é como isso é retratado atualmente, como o roteiro mostra a construção dessas personagens. Simplesmente não há construção, são roteiros muito rasos, fracos e mal escritos, então as histórias ruins resultam em fracassos e é lógico que isso vai acontecer. Achei as críticas do vídeo muito acertadas nesse ponto. Sem boas histórias não há bons filmes. Existem várias formas de construir a jornada do heroi. Sem conflitos e sem problemas a jornada não avança. Sem defeitos não se humaniza um personagem e ele não é capaz de ser lido com empatia. O problema não está na representatividade, ou em empoderamento, o problema é usar isso como muleta, de forma forçada, sem se preocupar em contar uma boa história, com um bom roteiro e construção de personagens consistentes e não estereótipos fracos e vazios. Em vez de representatatividade há esterótipos vazios e distorcidos, que não representam ninguém. Se sai de um esterótipo para preguiçosamente cair em outro.
Não existe haters de representatividade. Existe o público que não gosta de personagens ruins!
A Gamora de Guardiões da Galáxia e a Wanda de WandaVision são exemplos de personagens femininos que curto muito. Recentemente coloco a Sylvie e a Ravona da série Loki.
Se hj eu sou um homem agra e pq uma mulher muito forte teve a coragem de criar 3 filhos sozinha e nunca dixou eu e meu irmão ser machista com minha irmã tudo que ele ensinou pra mim irmã também nos ensinou lavar passar cozinhar lavar banheiro e etc... Hj eu agradeço a ela
Imaginem a Disney nas mãos do Jurandir Gouveia!
Os filmes de herói teriam uma nova ascenção.
nesse caso é impossível escapar da crítica social, pois é precisamente o excesso dela que está destruindo a capacidade de se contar uma boa história.
1:06 Katniss everdeen
1:10 Sarah Connor
1:12 Mulan
1:14 Clarice Starling
1:16 Rita Vrataski
1:19 Ilsa Lund
Que vídeo incrível!!! Sua maneira de expor as coisas tão claramente é um bálsamo. Parabéns!
Video top ... vim pelo react do tragicomico ...
Brabo dmais ... conseguiu deixar de forma clara a análise pra vc criar conexão com ou não com os personagens ... independente se é mulher ou homem ... vai marcar vc se a história for boa e não lacradora
abraço!
Seja muito bem-vindo!
Revendo esse vídeo no dia internacional da mulher, seus argumentos, Jurandir, ficam ainda mais fortes. Porque existem aqueles que não suportam filmes com o protagonismo feminino, e existem aqueles do lado oposto, que defendem a mulher SEMPRE como a "protagonista perfeita". Adorei seu equilíbrio e bom senso, continue sempre assim, parabéns!
O compilado no final foi de arrepiar.
Tb achei... o compilado final foi muitíssimo bem realizado!
Análise perfeita do momento Disney. Walt deve estar virando no túmulo ao ver onde foi parar sua empresa. Triste retrato de nossos dias onde o que importa é a lacracao e daí o resultado são personagens e estórias mal escritas. A empresa cedeu é perdeu a identidade. Parabéns pelo trabalho e pelo canal mais uma vez. Forte abraço desde São Paulo capital.
Você me ganhou no estou aqui para fazer uma critica sem pautas sociais, mas mds eu não esperava algo de tamanha qualidade e que representasse tudo que eu penso da maneira mais perfeita possivel.
A grande questão é: a Disney sabe o que está fazendo! Porque ela está fazendo isso? O que ela quer como resultado?
MILITAR!
Eu sempre achei que fosse dinheiro… Mas, nem isso eles estão conseguindo, então kkkkk
Ótima pergunta. Nenhuma empresa trabalha para ter prejuízo. Esses filmes já foram gravados há algum tempo. Acredito que mudanças internas devem estar acontecendo na Disney.
Ela quer vender/lucrar com bilheteria, merchandaisen, brinquedos, etc.