O que é Stakeholder? Conceito e exemplos.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Tendo como base a definição de R. Edward Freeman, o teórico que cunhou o termo “stakeholder”, o vídeo de hoje apresenta o significado desta palavra que em português se refere a “parte interessada”.
Ele faz parte de uma série de vídeos que apresentam alguns termos técnicos muito utilizados na área de administração.
Deixe seu like e se inscreva no canal!
Enjoy it 😉
Obg pelo conteúdo. Compartilhando...
Por nada =) Fico feliz que gostou!!
Parabéns Prof.a. pela brilhante aula, sua comunicação é empreendedora e fácil de compreender, parabéns, continua fazendo vídeo para o canal crescer...Vc ganhou mais um inscrito....
Olá, Amauri, muito obrigada por seu comentário e inscrição. Este feedback nos motiva a seguir buscando fazer a diferença. Um abraço.
Obrigado
Eu que agradeço!
Excelente
Obrigada.... Ajudou muito
Fico feliz =)
Eu fui um "Stackeholder" em relação a esse vídeo...kkk
Bem explicado! Obrigado.
Isso mesmo, ninguém tinha percebido isso, rsrs. Obrigada stakeholder =)
Prof.Mary aula e comentários de alto nível, gostei muito
Bom, escolhi meu ramo de atividade, distribuição de cosméticos
1° - Cliente no topo, pq sem ele nada acontece
2° - A indústria fornecedora do produto acabado considero essêncial para manter o negócio vivo
3° - Colaboradores motivados e bem treinados, pois avalio como importante porque é ele quem vai estar oferecendo adequadamente o produto para o público-alvo
Que alegria receber este feedback! Muito obrigada!!
Suas escolhas mostram que você entendeu o conceito, ótimo! E ainda lança mão de um grande desafio na área da administração, com foco em Gestão de Pessoas: como manter os colaboradores motivados?
Ao listá-los como stakeholders primários fica claro que eles devem ser acompanhados de perto, a fim de identificar formas de melhoria na gestão e na infraestutura da organização para alcançar este objetivo.
Parabéns!
Bom dia a empresa escolhida foi Athletica Store
Fornecedor- são as empresas que fornecem os produtos nos quais são vendidos na loja.
Cliente- pois são eles que nos fazem ter e manter o rendimento e crescimento da empresa adquirindo os produtos da loja
Funcionario- alem de prestarem um serviço de qualidade, ter postura e passar ao cliente conforto sempre com sorriso no rosto e uma boa educação pois é a partir do atendimento que a empresa ganha clientes e indicações
Olá!
Muito obrigada por sua resposta. Você optou pelo simples e certo, o trio de fornecedor, cliente e funcionários de fato são essenciais e possuem impacto altísismo para os resultados da empresa.
Parabéns!
Escolhi a empresa Tecnoeste .
Stakeholders:1) O cuidado com o meio ambiente ,com a coleta de lixo consciente ;
2) o atendimento ao cliente de qualidade ;
3)o cuidado com os funcionários,a oportunidade de crescimento dentro da empresa .
Oi, Yeda. Muito obrigada por sua resposta. Vi que você trouxe ações e não indivíduos enquanto stakeholders. Gostei muito da sua abordagem e complementaria ressaltando que os stakeholders na ordem que você colocou seriam: 1. Meio ambiente; 2. Vendedores e; 3. Proprietários ou Responsável pela Gestão de Pessoas.
Escolhi a Usina Biosev/ Raizen, onde eu trabalho.
Usina de álcool e açúcar, na minha visão são:
1. Os fazendeiros que fornecem as canas para as usinas
2. Os funcionários que somos nós, que fazemos o nosso trabalho com responsabilidade e respeito
3. Os caminhoneiros que traz as canas e leva o açúcar e álcool para as empresas.
Boa noite!
Escolhir a empresa "Tempere a Vida' por ser uma empresa familiar e os stekeholdes são:
Os fornecedores que já são nossos conhecidos e parceiros, motoboy do ifood que fazem nossas entregas, as lojas que terceirizamos nossos produtos e os nossos clientes.
Oi, Dilma!
Perfeito.
A realidade da empresa que você trabalha nos permitiu considerar outros stakeholders além do que geralmente é dito. Os fazendeiros e os caminhoneiros de fato tem um potencial altíssimo de impactar positiva ou negativamente a atividade da empresa. Por conta disso, deve mesmo estar no radar enquanto stakeholders primários. Parabéns!
Oi, Marineide!
Esses stakeholders são de difícil controle, hein, pois trabalhar com produtos e entrega terceirizados são um desafio para controlar a qualidade que chega até o consumidor final. Você entendeu bem o conceito e agora é estar atenta quando estiver atuando enquanto técnica em Administração para manter uma boa relação com essas pessoas afim de ter um resultado positivo para ambas as partes.
Olá boa noite!
Eu escolhi o meu trabalho .
Fábrica de óculos , na minha visão os stakhalders do meu trabalho são;
1.Os aftalmologistas que fornecem a receita aos pacientes .
2. Os clientes que nos procura para que possamos vender o produto e as lentes , que foram prescritos pelo oftalmo .
3. Os vendedores que apresentam as lentes , e armações de qualidade , para que possam levar o produto bom para o uso .
Oi, Dayana! Excelente resposta. Olha só, mesmo os oftalmos estando de fora da empresa, eles impactam fortemente a atuação de vocês, muito bem, cada vez mais vocês precisam pensar estratégias de terem uma boa relação com eles. E se os vendedores não estiverem bem treinados, os clientes não sairão satisfeitos e, consequentemente, será negativo para imagem da empresa e para o alcance de novos clientes.
Boa noite Mary. Escolhi a Seara alimentos.
1. Fornecedores , pois precisam deles para ter a obra prima que seriam os suínos.
2. Os colaboradores ,pois sem eles não seria possível ter a mão de obra para manipular a obra prima.
3. Os clientes ,pois são quem consomem os produtos gerando lucro a empresa.
Oi, Gabrielly.
Isso ai! Esse trio sempre tem um alto impacto na atividade da empresa. Saber quais são os fornecedores-chave é algo muito importante para que se possa negociar preço, prazo e características do produto. Os colaboradores precisam entender a política da empresa e de fato vestirem a camisa, pois ao acontecer algo negativo com eles, toda a empresa perde. Por fim, saber quem são os clientes que dão maior margem de lucro é estratégico, pois se faz necessário mantê-los por perto para não perder para concorrência.
Parabéns!
Dourasoft, empresa que vende sistema de gestão para lotérica:
1° A Caixa; pois é ela que dita as regras pra as lotéricas e a Dourasoft tem que adequar o sistema conforme as lotéricas trabalham
2° Provedor de internet; sem a internet não poderiam oferecer suporte técnico aos clientes, pois há clientes espalhados pelo Brasil todo.
3° Clientes: Além de serem uma peça fundamental para a existência da empresa, ela vende sistema de gestão de lotérica e precisa se adequar aos novos anceios dos clientes conforme novas tecnologias são inventadas, exemplo servidor em nuvem, uma maior automatização do sistema e etc.
Oi, Leonardo! Muito boa a sua análise.
Em especial gostei que você foi além do que geralmente é colocado ao considerar o provedor de internet.
De fato, a Dourasoft pode fazer um excelente trabalho, mas sem a disponibilidade de uma rede de internet que dê suporte as suas atividades, a percepção de qualidade da empresa por parte dos clientes quando estes tem um problema, seria altamente prejudicada.
Considerar o stakeholder provedor de internet também faz pensar na análise da localização da empresa, pois existem regiões onde simplesmente não chega uma rede de velocidade "boa". Cabe ainda uma análise de custo para verificar se seria viável manter 2 provedores, tendo em vista o problema advindo do não atendimento por parte da rede atual... enfim, muitas análises.
Abraço!
Escolhi a loja Tip Top.
O primeiro Stakeholder que quero destacar são os concorrentes, podemos observar o que o principal concorrente faz para oferecer algo melhor e diferente.
O segundo é o fornecedor pois ele é quem fornece o que a loja precisa.
E o terceiro são os vendedores/colaboradores da loja, que se bem treinados e capacitados conseguem atrair e fidelizar clientes.
Oi, Aline! Tudo bem contigo?
Parabéns pela resposta. Foi a primeira que citou os concorrentes como stakeholders e, para o tipo de loja que você trouxe para discussão, eles são essenciais.
Quando se tem um produto que é encontrado em muitos lugares com preço e qualidade próximos (ou com uma diferença não tão notável aos olhos do consumidor), deve-se observar de perto as estratégias da concorrência.
Essa observação atenta tem um nome dentro da ADM: benchmarking. A qual foca na análise de empresas que possuem características próximas a sua para que te inspire e que você saiba como se diferenciar dela.
O olhar atencioso aos concorrentes unido ao treinamento e desenvolvimento de um bom time de vendas é um dos pontos principais para o sucesso de empresas com essas características.
Ah, pensando aqui... as mulheres grávidas, em especial as de primeira viagem, devem ser stakeholders primários também, não acha?
Abraço!!
Eu escolhi minha linha de trabalho que a Hering, acredito que quem influencia diretamente ou seja Stakeholders positivos são os clientes, colaboradores e os fornecedores pois esses são a base que aconteça o andamento do mercado em geral (loja) e do giro de capital diário e qualidade na entrega dos produtos e temos também os Stakeholders que influenciam indiretamente que são as midia, redes sociais e o site que são as ferramentas que auxiliam na entrega final do pacote de atendimento e no fluxo constante do mercado
Oi, Adriana! Excelente a sua análise. Que bom que lembrou da influência indireta (e muitas vezes direta) das mídias online, elas são essenciais para praticamente todos os tipos de negócio e sem dúvidas para venda de roupa ela serve de vitrine. Parabéns.
Boa tarde escolhi MS COMUNICAÇÕES
Fornecedor- eles que nos fornecem equeipamentos para o serviço na casa do cliente
Cliente- pois são eles que nos fazem ter e manter o rendimento
Funcionario- prestam serviços de qualidades
Oi, Singrith.
Obrigada por sua resposta.
Você trouxe o trio de stakeholders principais para o maior número de empresas. Dentre eles eu destaco o terceiro. Quando a empresa trabalha com serviços, a postura dos colaboradores é uma das principais formas de materializar ou não a qualidade daquele serviço. Desde a forma de se vestir, até o sorriso no rosto, são detalhes que definem a empresa como merecedora ou não da indicação do cliente.
Tenhamos muito cuidado no recrutamente, seleção, treinamento e atuação dos colaboradores.
Abraço.
Um novo comentário_ Os principais Stakhaldes da minha empresa são os meus fornecedores eas lojas que tercerizam os meus produtos .
Boa noite... escolhi a Ivo Recap
1-São os fornecedores ; pois precisamos da matéria prima para realizar o nosso trabalho, como borrachas , colas e etc...
2-Clientes; pois eles que mantem o bom rendimento da empresa,além de também divulgarem para outros o nosso trabalho;
3-Funcionários.: pois eles que mantém a empresa de pé,alguns realizando suas atividades diárias com responsabilidade na produção, outros atendendo o cliente diretamente e por ai vai um setor diretamente ligado ao outro para o bom andamento da empresa.
Oi, José Rafael!
Excelente resposta. Você trouxe os stakeholders primários clássicos: fornecedor, cliente e funcionários.
Algo que me chama a atenção na Ivo Recap é o cuidado que eles demonstram ter com os colaboradores, isso é um diferencial da empresa, algo difícil de ser copiado pelos concorrentes que trás valor para ela.
Na sua fala, ou na sua escrita, melhor dizendo, rsrs, eu destaco este trecho "um setor diretamente ligado ao outro para o bom andamento da empresa". De fato, é importante analisar os stakeholders externos, mas entender que os stakeholders internos, os funcionários/colaboradores são importantíssimos para que a empresa tenha bons resultados é essencial e não dão todas as empresas que tem essa visão.
Ter em mente que tudo está interligado, pois não adianta ter um excelente processo de recapeamento enquanto quem faz o primeiro atendimento não fez um bom trabalho ou vice versa, trás para gestor a importância de valorizar a empresa como um todo e isso é refletido na baixa rotatividade de funcionários que a Ivo possui.
Parabéns!
Eu escolhi o Supermercado ABV. Pois na minha visão os 3 principais Stakeholders são: (1) fornecedores pois sem eles não teriam alimentos no mercado. (2) Os Funcionários, pois sem eles não teriam organização e cuidado com os prazos de vencimentos de produtos e outros etc... E (3) Os Clientes, pois sem eles não teria como manter o mercado aberto e o salário dos funcionários.
E Medias, parcerias que o mercado tem para divulgação são inderetas.
Olá, Aldo. Excelente. Muito obrigada por sua resposta. Concordo contigo. Ainda trouxe a importância dos stakeholders indiretos, arrasou. Parabéns.
Professora eu escolhi o Sindicato dos vigilantes porque é uma associação de trabalhadores, tendo como função defender os seus interesses e direitos profissionais e de sua cidadania. Cada trabalhador é livre de participar na constituição de um sindicato e dele se tornar sócio, sendo o conjunto dos trabalhadores organizados num sindicato livre de estruturar e regular o seu funcionamento e definir as formas e os objetivos da ação coletiva. Os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade nessa fase de graves crises nacionais a que assistimos. Nas sociedades modernas, a organização segundo interesses comuns é cada vez mais uma necessidade. O dinheiro que lá e arrecadado volta com alguns serviços ofertados aos sócios, como corte de cabelo, salão de eventos, acesso a internet, impressão entre outros.
Olá! Tudo bem?
Você trouxe uma organização que ninguém havia mencionado, ainda.
Isto é ótimo. Nos permite novas reflexões.
Você descreveu muito bem o funcionamento de um Sindicato e da sua descrição eu consigo retirar um stakeholder principal, ou seja, uma parte fortemente interessada nas atividades do sindicado: os sindicalizados (os profissionais), que você citou como sócios, certo?!
De fato, não há sindicato sem eles e sem o Sindicato, quem defenderia seus direitos?
Muito bem colocado. Ambos se impactam positivamente.
E neste momento eu te convido a pensar quem mais impacta o funcionamento do Sindicato? Quais indivíduos ou grupos de pessoas poderiam impactar positiva ou negativamente a atuação dele?
Aguardo sua resposta para continuarmos nossa conversa ;)
Boa noite Mary. Escolhi a Osmar forro de pvc
1. fornecedores, precisam deles para ter a matéria prima que é o forro.
2. Os clientes , que mantém a empresa.
3. E os prestador de serviços. Já que a mão de obra de instalar o forro é terceirizada. Porém essa equipe já trabalha com eles a muito tempo.
Oi, Kamila! Tudo bem contigo?
Obrigada por sua resposta.
Muito bem, esses três stakeholders que você listou são de fato essenciais.
O que mais me chamou a atenção foi o último, o prestador de serviços que é terceirizado. Trabalhar com terceirização tem uma série de benefícios, mas também existe uma gama de problemas que podem vir dessa prática.
Gostei que você relatou o fato da equipe já trabalhar com a empresa há muito tempo, isso faz a diferença, pois cria um laço de confiança e minimiza problemas como: atraso no serviço, irresponsabilidade, falta de cuidado na hora de instalar, prestatividade com o cliente...
Afinal, se os terceirizados trabalham bem, é a imagem da Osmar Forro de PVC que melhora, e se eles fizerem algo errado, mesmo que não seja culpa direta da empresa, é ela que ficará com problemas de imagens.
Então, você fez muito bem em listá-los pois é uma parte interessada que tem que ser acompanhada de perto.
E o terceiro são os meus concorrentes
Escolhi o exército brasileiro
1- O estado, pois sem ele não teria orçamento para manter o exército.
2- Os inimigos internos e externos, pois sem eles não teria motivo para o exército existir.
3- Os próprios militares, pois sem eles não teria efetivo.
Oi, Carlos!
Até o momento ninguém tinha escolhido o Exército. Gostei muito da sua análise viu. Sem dúvidas você entendeu o conceito, soube explicá-lo e foi além do óbvio.
Parabéns!
M.E. 2 amigos os stakeholdders são os clientes motorista dos caminhão que leva o serviço,a concessionária da scania que nos fornecem as peças e os mecânicos que trabalha para fazer um bom trabalho nos caminhão.
Olá, Ane!
Obrigada por sua resposta.
Ficou super claro que você entendeu o conceito de stakeholder e saberá aplicá-lo.
Destaco aqui o stakeholder mecânico (colaborador), pois de fato ele é essencial para a empresa, pois o acúmulo de conhecimento tácito (esse conhecimento é o que a pessoa adquire ao longo da vida, que é difícil de passar para outros pois é natural dela) pode impossibilitar que esse colaborador tire férias com sua família, por exemplo, tendo uma relação de dependência entre colaborador e funcionamento da empresa.
É super importante valorizar esse stakeholder e ter uma relação próxima para que ele sinta confiança e satisfação por estar ali, mas é importante que mais pessoas saibam fazer, com o mesmo nível de qualidade, o que ele faz.
Uma forma de reduzir a dependência entre empresa e colaborador é transformar esse conhecimento tácito em conhecimento explícito ao mapear os processos.
E para mapear você pode utilizar a ferramenta fluxograma, tema do próximo vídeo ;)
oi bom noite vamos lá...
hj vou falar do açougue onde meu marido trabalha a Casa de Carne Monte Castelo onde o 1°Stakeholders é o frigorífico onde ele comprar a carne a ser vendida.
2°seria os funcionários contratados pra servir os clientes.
3°os clientes que consumirá o produto e gerando rendo ao proprietário.
Oi, Laiziani!
Que alegria receber sua resposta.
Parabéns pela listagem, está certinha.
O primeiro stakeholder listado é o que eu gostaria de comentar: o frigorífico, o fornecedor... conhecer e ter um relacionamento forte e positivo com seus fornecedores é uma estratégia muito importante para a vida de seu negócio.
Afinal, caso haja um aumento expressivo no preço da carne, ou uma redução da quantidade a ser fornecida, é esse relacionamento prévio que permitirá uma negociação com caráter ganha-ganha entre açougue e frigorífico, para que não falte o produto e que seja possível, por exemplo, um parcelamento do valor adquirido ou aumento do prazo.
Abraço!!
Eu escolhi a Imobiliária Terra, 0s 3 principais stakeholders são:
1. PROPRIETARIOS: pois sem eles , não teríamos imóveis para oferecer aos nossos clientes.
2.FUNCIONÁRIOS: pois sem eles nao conseguiríamos concluir a função que cada um exerce . Somos interligados, um dependendo do serviço do outro .
3. CLIENTES: Sem eles, não teríamos o lucro. Dependemos da Locacão/Venda do imóvel.
Oi, Taís. Tudo bem com você?
Sua resposta foi certeira! Esse trio que você apontou é a base do funcionamento de todos os negócios.
Dai eu te convido a pensar mais longe... além desses stakeholders, quais outros seriam importantes mapear e acompanhar para não ser pego de surpresa?!
Imagino que para venda de imóveis, não seja a maioria das pessoas que tenha todo o valor a vista e, com isso, é necessário financiar. Isto me fez pensar na importância das Instituições de Crédito (bancos...) para as imobiliárias.
E os cartórios de registro de imóveis?! São outros stakeholders relevantes, pois sei que estes registros demoram e, caso a imobiliária e/ou o corretor tenha um contato, tanto no banco, quanto no cartório, as coisas saem mais rápido, fazendo que entre dinheiro em caixa.
E assim poderíamos ficar pensando juntas... é interessante este exercício para vermos que nossa atividade é totalmente dependente de um entorno bem amplo.
Abraço!!
A empresa que trabalho Pullman
1-O produto porque sem ele não existiria a empresa
2- O mercado, o local aonde e divulgado o produto
3- Os Clientes porque sem ele a empresa não teria o lucro para recomeçar o ciclo
Oi, Fernando! Obrigada por compartilhar sua visão sobre o tema.
Vamos lá!
De baixo para cima: os clientes são essenciais e em relação há isso não tem nem o que discutir. Deve-se acompanhar as preferências deles a fim de atender com maior qualidade possível.
O mercado é um stakeholder muito relevante, afinal, a distribuição do produto depende em grande parte deste "parceiro", o qual pode ou não optar por vender um espaço privilegiado na gôndola, o que interfere na decisão de compra do cliente (dentre vários outros fatores).
Já em relação aos produtos, aqui eu faço uma ressalva, o produto em si não é uma parte interessada. Sim, eu sei que ele impacta a empresa, mas como na definição do termo stakeholder são considerados grupos ou indivíduos (onde o meio ambiente tem feito parte desta definição), poderíamos pontuar como partes interessadas: os fornecedores da matéria-prima para que o produto seja feito; os colaboradores que fazem o produto; a equipe de design/publicidade/marketing que pensa a embalagem que mais atrai o consumidor...
Ao mapear estes grupos ou indivíduos, você consegue acompanhá-los e definir ações para que o impacto entre vocês seja mutuamente positivo.
Isto impactará na qualidade do produto final, mas o produto em si não se configura um stakeholder.
Vamos discutindo, pode ir me perguntando, ok?!
Abraço!
Boa Noite! Vou falar do GRUPO ENERGISA as três STAKEHOLDERs são: INVESTIDORES que aplicam capital na empresa para que ela possa investir no sistema elétrico
CLIENTES que são a razão da empresa existir por se tratar de uma empresa privada com fins lucrativos
FORNECEDORES que garantem os suprimentos necessários para o atendimento aos clientes
Posso citar também as empresas terceirizadas "parceiras" pois só o quadro de funcionários próprios não é suficiente para atender a demanda.
Oi, Altamir. Até o momento ninguém tinha citado uma empresa de capital aberto.
Este seu exemplo nos permite ampliar a visão dos stakeholders para os investidores, parabéns!
Ao ter investidores/acionistas, a empresa passa a um novo patamar de organização de suas atividades, em especial no que se refere a transparência.
O quarto exemplo que você trouxe, os terceirizados, são um grupo de stakeholders que merecem muita atenção, mas que as vezes a empresa não entende sua responsabilidade sobre eles, por se tratar de empresas "parceiras".
A partir do momento que ela está prestando um serviço em nome do Grupo Energisa, tudo que for bem ou mal feito, recairá na imagem da empresa e terá reflexos na sua relação com os investidores. Está tudo conectado.
Não é simples ser ADM, mas é muito bom ter essa visão ampla dos negócios, não é?
Abraço!
Boa noite ! eu irei relatar o Hospital da minha cidade Hospital do Sias ( Hospital da Sociedade Integrada de Assistência Social) 1 Médicos tem como objetivo de atender seus pacientes através de terceirização de doações para manter os atendimentos diários a população 2 Os Pacientes que vão em busca de atendimento sem custo e de qualidade 3 O Sistema Único de Saúde ( SUS) pois se tratando de uma instituição filantrópica . altamente dependente de ligitimação e financeiramente frágil explorando assim oportunidades e desafios que se colocam á gestão da relação do hospital com estas partes interessadas.
Oi Naiara, tudo bem? Excelente análise! A Ligiane havia comentado sobre uma Clínica, onde um stakeholder importante era o Cartão de Todos. E este seu comentário vem complementando muito bem as análises da área de saúde, pois além dos médicos e pacientes que, sem dúvidas são stakeholders primários, o SUS se mostra super relevante.
Imagina os desafios da gestão de um hospital, ao ter que acompanhar tantas mudanças no Ministério da Saúde e com isso um aumento da insegurança de como o SUS continuará funcionando... o mapeamento e acompanhamento deste stakeholder é essencial para continuidade do funcionamento Hospital.
Obrigada por sua resposta.
BOM....Boa noite a empresa escolhida é a M & M Calhas(a escolha por ser do meu marido)e os Stakeholders listados são:1-Empresa fornecedora da matéria prima "Corte e Dobra".2-São os Clientes (sem eles custos zero).3- Parceiros:Arquitetos ,serralheiros,construtores e os próprios clientes onde são acontece a maior divulgação (boca a boca).Mary ta na conta do Kauan srsrsr mas sou eu Nagela Teixeira ADM 1A.
Oi Nagela! Parabéns por sua resposta, muito bem! De fato você citou stakeholders importantíssimos para o seu negócio, os quais devem ser acompanhados de perto.
Quando você fala da divulgação boca a boca, me faz lembrar que este é um dos métodos mais baratos e mais eficazes de divulgação.
Contudo, cabe ressaltar que é tanto para o bem, quanto para o mal, pois se um cliente for mal atendido, ele pode recorrer as redes sociais... dai já viu, né?!
Continuem fazendo e nutrindo boas parcerias e com um bom contato com seus fornecedores, afinal é com eles que vocês podem negociar preço e prazo.
Por fim, só um pequeno ajuste: sem os clientes o lucro é zero, afinal os custos fixos continuem ali batendo a nossa porta, não é mesmo?!
Abraço!
@@prof.marymelo6811 Obg Mary pelos ensinamentos,sucesso sempre a vc..
Bom eu escolhi o Hotel Residence
1 Os hóspedes pois sem eles o hotel não teriam recursos para manter o salário dos funcionários...
2 Os Proprietários e os Empregados no qual fazem o possível para melhor atender os Hóspedes..
3 As empresas terceirizada que encaminham os Hóspedes de sua empresa para o Hotel...
Olá!! Excelente escolha. Ninguém ainda tinha citado Hotel, e este faz parte de um setor super importante.
Os stakeholders que você mencionou são de fato muito relevantes.
Aqui eu destaco o número 3, as empresas terceirizadas. Ter um bom relacionamento com essas empresas e a manutenção de pacotes de serviços diferenciados (imagino que com foco em preço baixo) fará com que esses parceiros continuem encaminhando hóspedes e ainda indicando vocês para outras empresas.
Como você citou um hotel, eu amo viajar e no momento não estou podendo, rsrs, vou conversar um pouco mais contigo a respeito...
Conhece uma empresa chamada Airbnb? Caso não, sugiro que dê um Google e conheça a estratégia dessa empresa que é um stakeholder primário para muitas redes hoteleiras.
Em resumo, eles trabalham com o aluguel de quartos ou espaços (casas, apartamentos...) completos, onde você faz toda a reserva pelo site deles, estão espalhados pelo mundo todo e é uma opção bem econômica e as vezes tão confortável quanto um hotel.
Como se diferenciar deste stakeholder para não perder seus clientes? Primeiro passo é saber que ele existe, mapeá-lo, depois conhecê-lo a fundo e entender seus pontos fortes e fracos... nossa, já estou entrando em outra aula kkk
Abraço!
Impressão minha, ou a professora OBRIGOU esses caras que estão comentando (possíveis alunos) a assistirem esse vídeo....kkkk.
Os Comentários estão todos padronizados..
Eu escolhi a Pastelaria Dona Zete!
Na minha opinião os 3 stakehildres são:
1- Os Ingredientes - porque a massa é caseira e os recheios são preparados na hora, então são essenciais para a produção do produto.
2 - Clientes - porque a Pastelaria depende da venda dos pastéis, então quanto maior a quantidade de clientes, maior a venda e maior o lucro.
E a divulgação online - através das redes sociais. Páginas no Instagram e no Facebook.. ajudam muito na divulgação do produto, e no aumento das vendas.
Oi, Keila!
Que bom vê-la por aqui.
Vamos conhecer os stakeholders da Pastelaria Dona Zete!
Como eu disse no vídeo, a importância de conhecer quais e quantos são as partes interessadas no seu negócio, é a possibilidade de acompanhá-los de perto e controlar os impactos advindos deles.
Sobre as redes sociais, muito bem colocado. Eles ajudam muito na divulgação e ao ter consciência disso o gestor pode conhecer mais sobre as redes onde ele faz a divulgação e aprender a utilizar todas as ferramentas que a rede fornece gratuitamente, para gerar mais engajamento com os clientes e consequentemente, mais vendas. As funcionalidades das redes mudam muito e, estar atento a isso, faz a diferença.
Os clientes são a razão de ser das empresas, perfeito!
Em relação aos ingredientes eu preciso lembrar um pouquinho do conceito de STAKEHOLDER: grupos ou indivíduos (meio ambiente também!) que impactam ou são impactados pelas ações da empresa.
Com essa definição observamos que não são os ingredientes em si, mas os fornecedores desses ingredientes e eu explico o por que: não conseguimos mudar a estratégia com a farinha de trigo Dallas, por exemplo, mas conseguimos negociar melhores preços e prazos com a distribuidora da farinha, ou com a fábrica da Dallas, entende?
Neste exemplo que você deu, os fornecedores da matéria-prima (insumos, ingredientes, como preferir) seriam os stakeholders.
Vamos conversando, qualquer dúvida é só falar.
Abraço!!