O roteiro desse vídeo é muito bem escrito. Mesmo tratando com assuntos densos existe uma escolha precisa das palavras para tornar o assunto mais acessível. O que me deixa intrigado é a voz jovem da narradora. Muito jovem para ter essa clareza de raciocínio. Certamente tem um futuro a espera do seu talento! Meus parabéns!!
Essa hipótese é tão realista que eu fui convencido que é real durante a leitura. Talvez no futuro tenhamos leis que limitem a trasmissão de informação para fora do planeta. Seguro morreu de velho kkkkkkkk. Execelente vídeo, como sempre. Nunca pare!
a forma que esse video foi contruido é excelente, vai apresentado conceitos cientificos, e progressão historica até chegar na ficcção cientifica e uma exploração do assunto. Simplesmente genial.
Essa é uma das teorias mais assombradas em relação à vida inteligente no universo, simplesmente uma constante "e se". Se um dia alcançarmos a sorte (ou azar) de identificar vida inteligente por ai no universo, com certeza traria um grande salto tecnológico para nós, mas ao mesmo tempo, um grande medo de sair do quintal de casa.
A teoria da 'floresta sombria', no meu ponto de vista, estaria ligada a possibilidade de que ainda não tenhamos detectado sinais porque outras civilizações mais avançadas utilizam tecnologias de comunicação muito além das ondas de rádio, que podem ser consideradas obsoletas. Em vez disso, elas poderiam usar métodos mais eficientes e menos detectáveis, como comunicações quânticas ou outros meios que ainda não compreendemos. Em resumo, nossa busca pode estar limitada pelas nossas próprias tecnologias e compreensão atual.
A civilização que tiver gatos estará dentro de um silencioso acordo galáctico de não agressão, onde qualquer civilização com gatos que for agredida receberá a proteção de todos os membros. Acredito que os gatos sejam os seres mais inteligentes do universo e estejam tentando trazer a paz para iluminar a floresta negra.
No segundo livro da trilogia do ( Problema dos três corpos ), e incrível como Luo Ji , descobre o estado de floreta Sombria, do universo, e o medo que ele colocou nos Trissolarianos com isso.
É Impossível esses seus vídeos terem só isso de View, Tudo incrível. Não pare.Uma curiosidade a mais sobre o disco de Ouro, a esposa do Sagan, que também trabalhava no projeto, teve a ideia de enviar junto suas próprias ondas cerebrais enquanto estava em estado de meditação profunda..pois acreditava que poderia ser também uma forma de linguagem..
Assim, por que esse medo de outra civilização nos achar? Veja só, não estou dizendo que devemos confiar cegamente, mas achar que vai conseguir se esconder seria no mínimo inocente. Pense que a gente já tá vendo que existe a possibilidade de enxergar bastante coisa à distâncias enormes, com nossos equipamentos que eu considero ainda imberbes, tendo em vista que nossa tecnooogia não nos permite nem viajar decentemente para a Lua. Pode ter certeza que, se existe uma civilização que pode chegar aqui em duzentos anos, essa civilização já sabe quem somos nós há muito tempo, as técnicas deles de observação do universo são muito avançadas e nos observar seria o mínimo. Quanto a caçar recursos, pense só: já encontramos desde hidrocarbonetos a água espalhados pela galáxia. Tem vários e vários asteroides contendo uma infinidade de recursos minerais e energeticos. Pense também que a gente sabe como teoricamente terraformar Marte e até construir uma esfera de Dyson. O que faria uma civilização que talvez tenha já realizado tais feitos viajar vários e vários anos-luz até outro sistema solar, quiçá galáxia, se perto de onde eles estão já pode ter tudo de que precisam? A não ser que tenham algum tesão louco por conquistar, lutar, que também acho sem sentido. Eu acho que existe, sim, uma probabilidade bem baixa de uma de uma civilização avançada dessas ter algum interesse em nós, isso, sim. E vou mais longe, antes eles mandariam inteligência artificial, sondas, e tudo o mais, se quisessem interagir com a gente. Sinceramente, eu sendo um ET altamente avançado iria era passar longe daqui.
Não se revelar não impede de ser encontrado, necessariamente, mas é uma medida cautelosa que não facilita a descoberta. Dada a vastidão do universo e as distâncias inomináveis, seria extremamente ineficiente para uma civilização, mesmo avançada, sair procurando vida de canto em canto, portanto as descobertas tenderiam a ser acidentais. E mesmo com uma tecnologia que nem podemos imaginar, há uma limitação física em se conseguir informação completa (falo sobre isso neste vídeo: th-cam.com/video/AEBBWKrydL0/w-d-xo.html). A questão dos recursos limitados tem a ver com a expansão de uma civilização (não porque ela tenha um desejo insano por conquistar, e sim porque a vida que é bem sucedida, se espalha). Isso implica que em algum momento esta vida pode se expandir até chegar em uma região do espaço onde haja a disputa local por recursos. Mesmo que não haja intenção de conflito, quando duas espécies competem localmente, é normal uma prevalecer sobre a outra (mesmo quando não há embate direto). Como há a explosão tecnológica e a limitação temporal, não é seguro enviar sondas e outros aparatos para explorar regiões, devido ao risco de ser localizado e ultrapassado por outra civilização. Os axiomas não podem ser enxergados isoladamente, mas de forma conectada.
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis tudo o que vc está colocando aí está de baseando em vies humano e usando variáveis limitadas ao conhecimento humano. Vc está batendo nas mesmas teclas dos seus vídeos, cujo vies está plantado nas nossas atuais perspectivas sobre oque seja o mundo. Por exemplo, vc acha que seria ao acaso que se descobria vida, usando apenas observação direta, diante da vastidão do universo. Ora, pense só, tudo é enorme e casto, diante da perspectiva humana, porém, sou mais que ciente que vc entende o que faz um algoritmo de machine learning e que os nossos atuais poderiam fazer até mais, nós falta na verdade poder computacional. Então, só imagine o que se poderia captar de dados e se analisar com a nossa própria tecnologia daqui a cinquenta anos. A gente não consegue nem pensar o que ocorrerá daqui a dez anos, avalie meio século. Se vc está falando de hipóteses em escala galática, cósmica, então suas variáveis têm de extrapolar também além disso. Se bater total e estritamente somente ao que vc aprendeu na academia serve apenas para não ser ridicularizado no meio acadêmico, mas impede às vezes até de ver o óbvio. Vou até extrapolar um pouco mais a conversa. Vc falou de competição por recursos. Então, uma alegoria: quinhentos anos atrás, era comum invadir a terra de outros povos pra buscar recursos, matar, estuprar e escravizar. Não digo que não ocorra mais, mas veja o quanto evoluímos em relação a isso. Isso virou uma exceção no mundo dito civilizado. E se as civilizações de outros sistemas solares já não exploram seu quadrante, sua localidade, e lá ninguém entra, também eles não invadem o local de ninguém, dada a questão do custo de operação? É por que que toda civilização tende a se expandir? Vc diz máquinas, robôs? Eu vejo a população terrestre lentamente diminuindo pra uns cinco bilhões e é com isso que iremos nos expandir para outros sistemas solares, usando um arsenal de máquinas semi sencientes que serão assistente, companheiros, guardiões das sementes de vida, armas, exploradores, etc. Eu acho impossível o ser humano sequer sair do sistema solar, não por falta de tecnologia, mas por questão de opção mesmo. O custo de operação para deixar o planeta é muito alto. Melhor trazer os recursos até aqui. Muito mais lógico. Enfim, reconheço que seus vídeos são muito bem escritos, que vc tem uma base teórica robusta que a permite engender estes textos e raciocínios, porém tá na hora de passar disso, pensar em black mirror mode, o futuro logo ali e vai ver que muito do que a academia pensa, como a floresta sombria, é apenas um vies nosso, pelas razões que eu coloquei no meu post.
@@edydossantosEstou falando da limitação física (não tecnológica), das constantes fundamentais que fazem parte da estrutura do nosso universo, em como o entendemos. O vídeo que indiquei responde o seu comentário: th-cam.com/video/AEBBWKrydL0/w-d-xo.html Lá falo já no início sobre a nossa escolha por pressupostos, que não é arbitrária, mas baseada em evidências, previsões e no avanço da nossa compreensão. Sobre o papel de especulações concorrentes, etc.
Olhando pela perspectiva de que talvez tanto por seleção natural como por conflitos belicistas possam ter nos impulsionado tecnologicamente, essa ideia faz muito sentido. Vc acredita que só através dos conflitos uma civilização ou uma espécie evoluí? Outro ponto é que o paradoxo de Fermi talvez não leve em consideração que as condições para surgimento e evolução da vida até a fase que estamos seja extremamente improvável.
Muito interessante a sua pergunta e observação. Os conflitos são inevitáveis e podem incentivar o desenvolvimento, através da competição. Mas a tentativa de evitá-los (seja alargando o código moral, seja aperfeiçoando as ferramentas de dissuasão e defesa) são incentivos evolutivos também. A cooperação é outra via que pode trazer campo fértil para bons resultados. Na biologia evolutiva há a ideia de "Estratégia Evolutiva Estável", em que por vezes se sobressai a cooperação, por vezes o domínio. Num próximo vídeo pretendo falar mais sobre isso, trazendo novamente a Teoria dos Jogos :)
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis exatamente. Tipo um pêndulo que oscila entre fases. De guerra e paz! Por exemplo: olhando pela perspectiva da segunda guerra e guerra fria, tivemos um avanço espacial enorme. Mas paradoxalmente tivemos sérios risco de extinção.
Considerando que a nossa primeira transmissão de rádio com potência significativa foi feita em 1936 (abertura dos jogos de Berlin), Hoje ela já poderia ter atingido um raio de 78 anos luz de distância da terra (se a potência deixar ela chegar lá). Mas para recebermos uma resposta, teríamos que considerar só a metade dessa distância (39 anos para a mensagem ir e 39 para a resposta chegar). Então podemos dizer que possíveis planetas num raio de 39 anos luz não possuem civilizações no mesmo nível ou mais avançada que a nossa ou elas não estão com vontade de responder porque não recebemos nada até agora. Ou então estão ocupados lendo um livro de receitas sobre qual a melhor forma de preparar humanos em uma refeição.
@@KatakuriBSYT sim, por isso eu coloquei o parênteses "se a potência deixar ela chegar lá" . Do jeito que a gente se expõe mais que socialite em coluna social, se essa floresta sombria fosse verdade, a gente já tinha virado comida de alien faz tempo.
Excelente vídeo! Utiliza a obra como um ponto de partida para reflexões profundas e interessantes sobre as condições de vida no universo. Porém, devo discordar dos axiomas da Floresta Negra: apesar dos argumentos serem coerentes, falham ao serem baseado nas nossas concepções de vida e recursos. Meu argumento é que o próprio desenvolvimento da vida e sua manutenção podem ser recursos valiosos demais para serem desperdiçados por uma civilização do tipo 1 da escala de Kardashev. Resumindo: as estrategias que a vida cria para se manter e desenvolver em um mundo podem ser úteis para o desenvolvimento de outras civilizações. É mais interessante cooperar (ou escravizar) com outras civilizações. Mas admito é preciso certo nível tecnológico e filosófico para ter audácia de uma empreitada como essa. Outra coisa: ao se moverem para destruir outra civilização, quem ataca pode denunciar sua posição para outros possíveis observadores, ou seja, o nível de paranóia nesse cenário é uma loucura sem medida.
Obrigada pelo comentário :) Gostaria de esclarecer que os ataques de Floresta Sombria são mais "automatizados", econômicos e profiláticos. Não necessitam que a espécie se mova ou revele a sua posição. E sobre os axiomas, não dependem da forma de vida (já que para toda vida, independente de como ela seja, a principal necessidade é sobreviver - e espécies que sobrevivem se expandem), e nem de que tipo de recursos (já que o que importa no axioma é que as civilizações aumentam de tamanho, mas a matéria do universo não, ela é constante e limitada no espaço e tempo também, mesmo que vida inteligente possa ser um dos recursos). A cooperação seria um bom caminho para trazer resultados conjuntos, mas a desconfiança em cadeia (com a explosão tecnológica e informação incompleta) impedem essa via.
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis eu entendi esses pontos e já acompanhei a conclusão da saga: conforme avança fica cada vez mais inverossímil que seres tão avançados tecnologicamente a ponto de dobrarem o espaço não tenha uma solução baseada na não-violência. O ponto principal é: por mais que se afirme que esses axiomas digam que são gerais para toda a vida no universo eles falham nesse aspecto pela própria existência de outras narrativas que apresentem seres com percepções de mundo totalmente diferentes de nós, como os aliens de A Chegada.
@rafaeldeoliveiracruz7895 entendo o que quer dizer, mas levar esse tipo de possibilidade em conta implicaria em considerar um universo totalmente diferente daquele descrito pelo nosso entendimento da Relatividade (onde todas as criaturas são limitadas pela velocidade da luz, incluindo a sua percepção de tempo). Os axiomas do nosso mundo costumam partir da premissa de que o nosso mundo é de uma forma e não de outra. Esse é um tema muito interessante na ficção científica. Agradeço por ter trazido isso, me deu ideia para um vídeo mais detalhado sobre essa questão :)
O vídeo é muito interessante, porém, a Teoria da Floresta Sombria é mais um reflexo antropogênico da humanidade e não necessariamente representa a realidade do universo. Acredito que existam outras civilizações, mas, infelizmente, elas não estão próximas ou não desejam contato devido ao egoísmo predominante em nossa sociedade.😢
Eu procurei e não achei ninguém falando sobre as hipóteses do problema dos 3 corpos. A do peru cientista e a do atirador, bem como o limite da ciência. Faça vídeos sobre.
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis Obrigado. Realmente você cita. Mas fica a dica para um aprofundamento das hipóteses e trabalhar na questão do limite do conhecimento e a "existência da física". Isso me faz lembrar das obras de H.P. Lovecraft e de seres tão poderosos que estão muito além da nossa compreensão suas vontades e motivações. "Nossa percepção do tempo, pode nos dar a impressão que há regras e ordem (leis), mas tudo pode ser apenas caos e aleatoriedade".
Eu gostaria de saber pq a pessoa não fala nem o nome dela e nem o nome do canal, somente apresenta em letreiro. Sou leitor de ficção científica então estou sempre a desconfiar e refletir sobre meu mundo ao meu redor
Olá, eu sou a Shan 🙂 Normalmente quando assisto vídeos eu pulo logo a introdução e enrolação inicial e já passo pra o conteúdo, por isso acabei fazendo assim. Mas como deve ser só um hábito meu, vou considerar isso nos próximos vídeos 😁 (sou humana, é verdade)
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis Amo canais pequenos, sempre nos respondem! Entendi... Eu tbm faço isso de pular a intro, vinheta e deixa o like e comenta. No entanto pelo menos em um vídeo seu seria legal, Shan, principalmente pq o nome do seu canal é engraçado de falar. Estou começando a acreditar que é humana kkkkkkk depois quando tiver tempo responde meu outro comentário do outro vídeo, q falei sobre o RVC voice maker... A nova era do deep fake, futuro cyberpunk
@@gabriel.a.f.parker7291 É verdade, "tiumbirumbidiumbis" tem um jeito especial de falar hehee. Não achei seu outro comentário, mas é um tema interessante, a IA tem produzido coisas surpreendentes. Sobre o comentário a respeito da minha voz, eu agradeço por comparar com IA, porque quer dizer que parece uma voz límpida. Mas eu tenho um jeito específico de falar, sotaque, o tom varia, já até gravei resfriada. Entretanto, fico feliz que agora você começa a acreditar que sou humana 😄
Essa é uma pergunta muito complexa. Entendemos que nós desde as primeiras civilizações dávamos explicações divinas para as maravilhas da natureza. A maioria das culturas tinham a Definição de Deus para as situações da vida. A questão é se as vidas em alguma galáxia tenham o mesmo conceito. Não podemos confirmar que sim e nem que não aos olhos da ciência. Não temos exemplos para comparar. Mas essa proposta da Floresta sombria é o que mais explica nossa situação no universo. Estar em uma escuridão total sem comunicação efetiva tendo como pano de fundo a ideia de algo que pode estar à espreita para te destruir é aterrorizante. Vc que é cristão somente perceberia Deus se as Duas civilizações conseguissem se comunicar efetivamente e transferissem conhecimento sobre suas civilizações como ato de conviver em harmonia. Muito difícil, mas ter fé nisso é um alento.
O Deus neste universo é diferente, ele é criador, mas ele não interfere nas nossas vidas, literalmente tudo é fruto da logica do universo, das regras que ele criou, tudo é consequência , não existe moral
Até hoje o único canal BR que encontrei com verdadeira profundidade na construção do conteúdo. Parabéns Shan!
Muito obrigada
O roteiro desse vídeo é muito bem escrito. Mesmo tratando com assuntos densos existe uma escolha precisa das palavras para tornar o assunto mais acessível. O que me deixa intrigado é a voz jovem da narradora. Muito jovem para ter essa clareza de raciocínio. Certamente tem um futuro a espera do seu talento! Meus parabéns!!
Essa hipótese é tão realista que eu fui convencido que é real durante a leitura. Talvez no futuro tenhamos leis que limitem a trasmissão de informação para fora do planeta. Seguro morreu de velho kkkkkkkk. Execelente vídeo, como sempre. Nunca pare!
a forma que esse video foi contruido é excelente, vai apresentado conceitos cientificos, e progressão historica até chegar na ficcção cientifica e uma exploração do assunto. Simplesmente genial.
Essa é uma das teorias mais assombradas em relação à vida inteligente no universo, simplesmente uma constante "e se". Se um dia alcançarmos a sorte (ou azar) de identificar vida inteligente por ai no universo, com certeza traria um grande salto tecnológico para nós, mas ao mesmo tempo, um grande medo de sair do quintal de casa.
A teoria da 'floresta sombria', no meu ponto de vista, estaria ligada a possibilidade de que ainda não tenhamos detectado sinais porque outras civilizações mais avançadas utilizam tecnologias de comunicação muito além das ondas de rádio, que podem ser consideradas obsoletas. Em vez disso, elas poderiam usar métodos mais eficientes e menos detectáveis, como comunicações quânticas ou outros meios que ainda não compreendemos. Em resumo, nossa busca pode estar limitada pelas nossas próprias tecnologias e compreensão atual.
Não sei como esse canal ainda não tem milhares de inscritos!?
Simples: ele tem menos de 1 ano
Vídeo maravilhoso, esperando o vídeo sobre a biologia sobre os trisolares
A civilização que tiver gatos estará dentro de um silencioso acordo galáctico de não agressão, onde qualquer civilização com gatos que for agredida receberá a proteção de todos os membros. Acredito que os gatos sejam os seres mais inteligentes do universo e estejam tentando trazer a paz para iluminar a floresta negra.
Assino embaixo
Nesse momento eu tô fazendo um role play que tem uma raça alienígena com exatamente essa mesma idéia
@@NordTesla Interessante... tem um episódio de Love, Death & Robots em que os gatos são os únicos sobreviventes do holocausto nuclear
@@BladeRunner1138tem um episódio de futurama tbm
Vídeo muito bem feito 👏👏
No segundo livro da trilogia do ( Problema dos três corpos ), e incrível como Luo Ji , descobre o estado de floreta Sombria, do universo, e o medo que ele colocou nos Trissolarianos com isso.
Video excelente!!❤❤ Canal excelente!!! Precisamos de mais videos assim!! Parabens!!
É Impossível esses seus vídeos terem só isso de View, Tudo incrível. Não pare.Uma curiosidade a mais sobre o disco de Ouro, a esposa do Sagan, que também trabalhava no projeto, teve a ideia de enviar junto suas próprias ondas cerebrais enquanto estava em estado de meditação profunda..pois acreditava que poderia ser também uma forma de linguagem..
Obrigada 😊
excelente video!! produção e como lida com assuntos que prendem a atençao com a as imagens propostas! parabens ao canal...
Essa hipótese é sinistra e faz muito sentido.
Sim, muito sinistra!
Vídeo sensacional... entendi perfeitamente....muito obrigado 👏🏿👏🏿
Eu nem assisti, mas já chego dando o like
Huhuaa obrigada :)
Até citou Jean-Paul Sartre 😊
Mais vídeos como este please pfv
Meu dia sempre fica mais feliz com um novo vídeo seu 👏🏻👏🏻
Ah, obrigada! Fico muito feliz que goste dos vídeos 😊
Muito bem explicado.
Excelente como sempre !!
Quem escreve esse roteiro maravilhoso?
Assim, por que esse medo de outra civilização nos achar? Veja só, não estou dizendo que devemos confiar cegamente, mas achar que vai conseguir se esconder seria no mínimo inocente. Pense que a gente já tá vendo que existe a possibilidade de enxergar bastante coisa à distâncias enormes, com nossos equipamentos que eu considero ainda imberbes, tendo em vista que nossa tecnooogia não nos permite nem viajar decentemente para a Lua. Pode ter certeza que, se existe uma civilização que pode chegar aqui em duzentos anos, essa civilização já sabe quem somos nós há muito tempo, as técnicas deles de observação do universo são muito avançadas e nos observar seria o mínimo.
Quanto a caçar recursos, pense só: já encontramos desde hidrocarbonetos a água espalhados pela galáxia. Tem vários e vários asteroides contendo uma infinidade de recursos minerais e energeticos. Pense também que a gente sabe como teoricamente terraformar Marte e até construir uma esfera de Dyson. O que faria uma civilização que talvez tenha já realizado tais feitos viajar vários e vários anos-luz até outro sistema solar, quiçá galáxia, se perto de onde eles estão já pode ter tudo de que precisam? A não ser que tenham algum tesão louco por conquistar, lutar, que também acho sem sentido.
Eu acho que existe, sim, uma probabilidade bem baixa de uma de uma civilização avançada dessas ter algum interesse em nós, isso, sim.
E vou mais longe, antes eles mandariam inteligência artificial, sondas, e tudo o mais, se quisessem interagir com a gente. Sinceramente, eu sendo um ET altamente avançado iria era passar longe daqui.
Não se revelar não impede de ser encontrado, necessariamente, mas é uma medida cautelosa que não facilita a descoberta. Dada a vastidão do universo e as distâncias inomináveis, seria extremamente ineficiente para uma civilização, mesmo avançada, sair procurando vida de canto em canto, portanto as descobertas tenderiam a ser acidentais. E mesmo com uma tecnologia que nem podemos imaginar, há uma limitação física em se conseguir informação completa (falo sobre isso neste vídeo: th-cam.com/video/AEBBWKrydL0/w-d-xo.html). A questão dos recursos limitados tem a ver com a expansão de uma civilização (não porque ela tenha um desejo insano por conquistar, e sim porque a vida que é bem sucedida, se espalha). Isso implica que em algum momento esta vida pode se expandir até chegar em uma região do espaço onde haja a disputa local por recursos. Mesmo que não haja intenção de conflito, quando duas espécies competem localmente, é normal uma prevalecer sobre a outra (mesmo quando não há embate direto). Como há a explosão tecnológica e a limitação temporal, não é seguro enviar sondas e outros aparatos para explorar regiões, devido ao risco de ser localizado e ultrapassado por outra civilização. Os axiomas não podem ser enxergados isoladamente, mas de forma conectada.
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis tudo o que vc está colocando aí está de baseando em vies humano e usando variáveis limitadas ao conhecimento humano. Vc está batendo nas mesmas teclas dos seus vídeos, cujo vies está plantado nas nossas atuais perspectivas sobre oque seja o mundo.
Por exemplo, vc acha que seria ao acaso que se descobria vida, usando apenas observação direta, diante da vastidão do universo. Ora, pense só, tudo é enorme e casto, diante da perspectiva humana, porém, sou mais que ciente que vc entende o que faz um algoritmo de machine learning e que os nossos atuais poderiam fazer até mais, nós falta na verdade poder computacional. Então, só imagine o que se poderia captar de dados e se analisar com a nossa própria tecnologia daqui a cinquenta anos. A gente não consegue nem pensar o que ocorrerá daqui a dez anos, avalie meio século. Se vc está falando de hipóteses em escala galática, cósmica, então suas variáveis têm de extrapolar também além disso. Se bater total e estritamente somente ao que vc aprendeu na academia serve apenas para não ser ridicularizado no meio acadêmico, mas impede às vezes até de ver o óbvio.
Vou até extrapolar um pouco mais a conversa. Vc falou de competição por recursos. Então, uma alegoria: quinhentos anos atrás, era comum invadir a terra de outros povos pra buscar recursos, matar, estuprar e escravizar. Não digo que não ocorra mais, mas veja o quanto evoluímos em relação a isso. Isso virou uma exceção no mundo dito civilizado. E se as civilizações de outros sistemas solares já não exploram seu quadrante, sua localidade, e lá ninguém entra, também eles não invadem o local de ninguém, dada a questão do custo de operação? É por que que toda civilização tende a se expandir? Vc diz máquinas, robôs? Eu vejo a população terrestre lentamente diminuindo pra uns cinco bilhões e é com isso que iremos nos expandir para outros sistemas solares, usando um arsenal de máquinas semi sencientes que serão assistente, companheiros, guardiões das sementes de vida, armas, exploradores, etc. Eu acho impossível o ser humano sequer sair do sistema solar, não por falta de tecnologia, mas por questão de opção mesmo. O custo de operação para deixar o planeta é muito alto. Melhor trazer os recursos até aqui. Muito mais lógico.
Enfim, reconheço que seus vídeos são muito bem escritos, que vc tem uma base teórica robusta que a permite engender estes textos e raciocínios, porém tá na hora de passar disso, pensar em black mirror mode, o futuro logo ali e vai ver que muito do que a academia pensa, como a floresta sombria, é apenas um vies nosso, pelas razões que eu coloquei no meu post.
@@edydossantosEstou falando da limitação física (não tecnológica), das constantes fundamentais que fazem parte da estrutura do nosso universo, em como o entendemos. O vídeo que indiquei responde o seu comentário: th-cam.com/video/AEBBWKrydL0/w-d-xo.html Lá falo já no início sobre a nossa escolha por pressupostos, que não é arbitrária, mas baseada em evidências, previsões e no avanço da nossa compreensão. Sobre o papel de especulações concorrentes, etc.
Estra 🎉🎉🎉
canal top. tudo muito bom. parabéns.
Mais um vídeo com a qualidade Shan! 👏🏼👏🏼👏🏼
CARAMBA, muito bom! 👏👏👏
cada video que passa mais interessante fica :D
O roteiro desse vídeo eh absurdamente bom, parece ter sido escrito por uma inteligência que não pertence a este mundo.
Olhando pela perspectiva de que talvez tanto por seleção natural como por conflitos belicistas possam ter nos impulsionado tecnologicamente, essa ideia faz muito sentido.
Vc acredita que só através dos conflitos uma civilização ou uma espécie evoluí?
Outro ponto é que o paradoxo de Fermi talvez não leve em consideração que as condições para surgimento e evolução da vida até a fase que estamos seja extremamente improvável.
Muito interessante a sua pergunta e observação. Os conflitos são inevitáveis e podem incentivar o desenvolvimento, através da competição. Mas a tentativa de evitá-los (seja alargando o código moral, seja aperfeiçoando as ferramentas de dissuasão e defesa) são incentivos evolutivos também. A cooperação é outra via que pode trazer campo fértil para bons resultados. Na biologia evolutiva há a ideia de "Estratégia Evolutiva Estável", em que por vezes se sobressai a cooperação, por vezes o domínio. Num próximo vídeo pretendo falar mais sobre isso, trazendo novamente a Teoria dos Jogos :)
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis exatamente. Tipo um pêndulo que oscila entre fases. De guerra e paz! Por exemplo: olhando pela perspectiva da segunda guerra e guerra fria, tivemos um avanço espacial enorme. Mas paradoxalmente tivemos sérios risco de extinção.
Ótimo como sempre, Shaaaan!
Like 90
Excelente vídeo!!!!
Excelente trabalho 👏👏👏
é verdade !
Considerando que a nossa primeira transmissão de rádio com potência significativa foi feita em 1936 (abertura dos jogos de Berlin), Hoje ela já poderia ter atingido um raio de 78 anos luz de distância da terra (se a potência deixar ela chegar lá). Mas para recebermos uma resposta, teríamos que considerar só a metade dessa distância (39 anos para a mensagem ir e 39 para a resposta chegar). Então podemos dizer que possíveis planetas num raio de 39 anos luz não possuem civilizações no mesmo nível ou mais avançada que a nossa ou elas não estão com vontade de responder porque não recebemos nada até agora. Ou então estão ocupados lendo um livro de receitas sobre qual a melhor forma de preparar humanos em uma refeição.
Mas o sinal perde a força
@@KatakuriBSYT sim, por isso eu coloquei o parênteses "se a potência deixar ela chegar lá" . Do jeito que a gente se expõe mais que socialite em coluna social, se essa floresta sombria fosse verdade, a gente já tinha virado comida de alien faz tempo.
Obrigado Carl Sagan, você condenou a humanidade a destruição.
A Teoria da Floresta negra é a q menos tem fundamentos do Paradoxo de Fermi.
🎉🎉
Excelente vídeo! Utiliza a obra como um ponto de partida para reflexões profundas e interessantes sobre as condições de vida no universo. Porém, devo discordar dos axiomas da Floresta Negra: apesar dos argumentos serem coerentes, falham ao serem baseado nas nossas concepções de vida e recursos. Meu argumento é que o próprio desenvolvimento da vida e sua manutenção podem ser recursos valiosos demais para serem desperdiçados por uma civilização do tipo 1 da escala de Kardashev. Resumindo: as estrategias que a vida cria para se manter e desenvolver em um mundo podem ser úteis para o desenvolvimento de outras civilizações. É mais interessante cooperar (ou escravizar) com outras civilizações. Mas admito é preciso certo nível tecnológico e filosófico para ter audácia de uma empreitada como essa. Outra coisa: ao se moverem para destruir outra civilização, quem ataca pode denunciar sua posição para outros possíveis observadores, ou seja, o nível de paranóia nesse cenário é uma loucura sem medida.
Obrigada pelo comentário :) Gostaria de esclarecer que os ataques de Floresta Sombria são mais "automatizados", econômicos e profiláticos. Não necessitam que a espécie se mova ou revele a sua posição. E sobre os axiomas, não dependem da forma de vida (já que para toda vida, independente de como ela seja, a principal necessidade é sobreviver - e espécies que sobrevivem se expandem), e nem de que tipo de recursos (já que o que importa no axioma é que as civilizações aumentam de tamanho, mas a matéria do universo não, ela é constante e limitada no espaço e tempo também, mesmo que vida inteligente possa ser um dos recursos). A cooperação seria um bom caminho para trazer resultados conjuntos, mas a desconfiança em cadeia (com a explosão tecnológica e informação incompleta) impedem essa via.
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis eu entendi esses pontos e já acompanhei a conclusão da saga: conforme avança fica cada vez mais inverossímil que seres tão avançados tecnologicamente a ponto de dobrarem o espaço não tenha uma solução baseada na não-violência. O ponto principal é: por mais que se afirme que esses axiomas digam que são gerais para toda a vida no universo eles falham nesse aspecto pela própria existência de outras narrativas que apresentem seres com percepções de mundo totalmente diferentes de nós, como os aliens de A Chegada.
@rafaeldeoliveiracruz7895 entendo o que quer dizer, mas levar esse tipo de possibilidade em conta implicaria em considerar um universo totalmente diferente daquele descrito pelo nosso entendimento da Relatividade (onde todas as criaturas são limitadas pela velocidade da luz, incluindo a sua percepção de tempo). Os axiomas do nosso mundo costumam partir da premissa de que o nosso mundo é de uma forma e não de outra. Esse é um tema muito interessante na ficção científica. Agradeço por ter trazido isso, me deu ideia para um vídeo mais detalhado sobre essa questão :)
O vídeo é muito interessante, porém, a Teoria da Floresta Sombria é mais um reflexo antropogênico da humanidade e não necessariamente representa a realidade do universo. Acredito que existam outras civilizações, mas, infelizmente, elas não estão próximas ou não desejam contato devido ao egoísmo predominante em nossa sociedade.😢
Eu procurei e não achei ninguém falando sobre as hipóteses do problema dos 3 corpos. A do peru cientista e a do atirador, bem como o limite da ciência. Faça vídeos sobre.
Olá, falei sobre as hipóteses neste vídeo: th-cam.com/video/BSgodRNc3vg/w-d-xo.html
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis Obrigado. Realmente você cita.
Mas fica a dica para um aprofundamento das hipóteses e trabalhar na questão do limite do conhecimento e a "existência da física".
Isso me faz lembrar das obras de H.P. Lovecraft e de seres tão poderosos que estão muito além da nossa compreensão suas vontades e motivações.
"Nossa percepção do tempo, pode nos dar a impressão que há regras e ordem (leis), mas tudo pode ser apenas caos e aleatoriedade".
ASSIM COMO ESTÁ FAZENDO COM AS FLORESTAS NA TERRA O HOMEM POSSIVELMENTE IRÁ DEVASTAR FLORESTA SOMBRIA!! 😐😅
Qual o nome da música que toca no final do vídeo?
Y File - Geographer
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis , obrigado, minha querida. Seus vídeos são ótimos.
Eeeeee, primeiro
Eu gostaria de saber pq a pessoa não fala nem o nome dela e nem o nome do canal, somente apresenta em letreiro. Sou leitor de ficção científica então estou sempre a desconfiar e refletir sobre meu mundo ao meu redor
Olá, eu sou a Shan 🙂 Normalmente quando assisto vídeos eu pulo logo a introdução e enrolação inicial e já passo pra o conteúdo, por isso acabei fazendo assim. Mas como deve ser só um hábito meu, vou considerar isso nos próximos vídeos 😁 (sou humana, é verdade)
@@Shan-Tiumbirumbidiumbis Amo canais pequenos, sempre nos respondem! Entendi... Eu tbm faço isso de pular a intro, vinheta e deixa o like e comenta. No entanto pelo menos em um vídeo seu seria legal, Shan, principalmente pq o nome do seu canal é engraçado de falar. Estou começando a acreditar que é humana kkkkkkk depois quando tiver tempo responde meu outro comentário do outro vídeo, q falei sobre o RVC voice maker... A nova era do deep fake, futuro cyberpunk
@@gabriel.a.f.parker7291 É verdade, "tiumbirumbidiumbis" tem um jeito especial de falar hehee. Não achei seu outro comentário, mas é um tema interessante, a IA tem produzido coisas surpreendentes. Sobre o comentário a respeito da minha voz, eu agradeço por comparar com IA, porque quer dizer que parece uma voz límpida. Mas eu tenho um jeito específico de falar, sotaque, o tom varia, já até gravei resfriada. Entretanto, fico feliz que agora você começa a acreditar que sou humana 😄
Estou muito feliz por você ser humana! Por sinal, um ser humano incrivelmente inteligente!
Gente, Deus nao existe neste universo??
Se existe, é uma espécie alienígena assim como as que são mencionadas.
Não existe nesse da ficção, nem no nosso.
Essa é uma pergunta muito complexa. Entendemos que nós desde as primeiras civilizações dávamos explicações divinas para as maravilhas da natureza. A maioria das culturas tinham a Definição de Deus para as situações da vida. A questão é se as vidas em alguma galáxia tenham o mesmo conceito. Não podemos confirmar que sim e nem que não aos olhos da ciência. Não temos exemplos para comparar. Mas essa proposta da Floresta sombria é o que mais explica nossa situação no universo. Estar em uma escuridão total sem comunicação efetiva tendo como pano de fundo a ideia de algo que pode estar à espreita para te destruir é aterrorizante. Vc que é cristão somente perceberia Deus se as Duas civilizações conseguissem se comunicar efetivamente e transferissem conhecimento sobre suas civilizações como ato de conviver em harmonia. Muito difícil, mas ter fé nisso é um alento.
Sim, Ele vai dar o último tiro 😉
O Deus neste universo é diferente, ele é criador, mas ele não interfere nas nossas vidas, literalmente tudo é fruto da logica do universo, das regras que ele criou, tudo é consequência , não existe moral