Tive uma máquina dessa: O ano era 1978, com gasolina azul (a melhor da época) atingia 170 KM/hora, e com dois passageiros!!! Chassi 09280. Esse SP 2, ano 1975, ainda roda em São Paulo. Que Saudade.........!!!!!
Eu era adolescente nos anos 80 e o SP2 já era meio difícil de achar. Lembro que o pessoal gostava de tirar o cambio pra colocar no Fusca porque esticava mais as marchas e tinha mais final.
Meu tio tinha um SP-2, que voava até a praia a 150 Km/h, mas quando tentava subir à serra, esquentava demais e mancava a 70 Km/h. O Opala do meu pai o deixava longe, por pior de curva que fosse.
O que matou o SP2 foi o motor. Muito fraco para a proposta do carro. O desenho era belíssimo e a frente de sua época. O SP2 era tão belo, que a VW tem um exemplar no museu da marca na Alemanha.
Parabéns pelo perfeito relato. Tive em sp2 azul astral metálico, era tudo o que vc disse de positivo e de negativo. Isso se deu nos anos 70 e tive também dodge dart, c karmaguia comum e o tc, galaxie, maverik, wv Tl... foram carros que na época compava bem barato por ou serem gastões, ou ruins de venda. Bons de mercado eram, variant, Brasília, fusca, puma, opala...
Trabalhei em concessionária vw por mais de 5 anos,entre 2009 a 2014,até fechar a concessionária. Fiz cursos na academia vw,vi todos os motores lançados pela vw,o gol gti quadrado turbo de fábrica,que nao produziu pra venda,a kombi com motor e câmbio do fox,o fox com teto solar na época, o fusca novo na época entre outros,que nao foram produzidos em linha,mas que circulam dentro das fábrica da vw e alguns guardados . Silvio da Studio Kassimura Assistência Mecânica e Elétrica Automotiva Fernão SP.
Gol GTI turbo ia ser 9 puro esportivo brasileiro, dependendo da época, ia solar muito esportivo de fora, batendo de frente com BMW e até mesmo algumas porsches
Já tive e convivi com vários defeitos. O VW SP2 é como o corvette 1958/1959 que estilo e beleza não faltavam para eles, mas, por causa de custos aproveitou peças de outros carros como o motor fraco em ambos. Dinamicamente pecavam e isso foi o fracasso da longevidade na produção. Outros erros de projeto foram: - estamparia - aeração deficiente( ventilação ) - facilidade de enferrujar A parte da estamparia é bizarro ali depois da coluna B até a traseira o SP2 recebia Massa para fazer o contorno das curvas e isso era feito artesanalmente na Karman-Ghia em SBC.
O VW SP2 foi a mais belo carro esportivo da década de 1970, seguido pelo Ford Maverick. O SP2 tinha muito charme de sobra, porém o desempenho não alcançou grandes ícones como o Ford Maverick GT, Chevrolet Opala SS e Dodge Dart Charger. O motor 1700 refrigerado a ar de dupla carburação era exclusivo para o SP2, e mesmo assim entregava um número baixo de potência, com 75 cv. Com a chegada do Passat em 1974, trazendo o primeiro motor refrigerado a água num Volkswagen nacional, fez ofuscar as vendas dos modelos 1600 TL, Karmann Ghia TC e o próprio SP2..... Com a mecânica mais moderna em relação ao SP2, o Passat andava mais sem se passar por um esportivo. A resposta veio em 1976 com surgimento do Passat TS, que decretou o fim da produção do SP2, além do 1600 TL e o Karmann Ghia TC no inicio de 1976. Homenagem bem merecida ao esbelto esportivo SP2. 👏
A própria VW na época confirmava que se chamava SP como homenagem a SÃO PAULO. Tive ao mesmo tempo um SP2 e um Puma . Hoje nas mãos de um amigo colecionador. Discordo da narrativa : O SP2 andava mais do que o Puma, só que qdo dei uma envenenada no Puma ele andava mais do que Charger, Opala 250S, e outros foi cronometrada a máxima em 195km/h inclusive pelo radar da Polícia Rodoviária. O amigo colecionador está com a multa original.
Tive o privilégio de ser proprietário de um SP ll ano 1974, Branco Lotus, interior preto em couro, painel bege. Um carro espaçoso e confortável para duas pessoas em comparação aos Pumas da época (tive dois pumas) que eram menores e apertados. Deixou saudades !
Tive um ano 72. SP2 1700cc Branco com as faixas laterais vermelhas. Somente as rodas não eram originais quando comprei. Interior preto com o console central imitando madeira. Um carro que chamava muito a atenção onde eu passava. Feito em aço. Dizem que era ruim de motor, mas disputei com Dart e venci. Tempos loucos.
O resumo da ópera é que o Puma, era um carro mais " jovem " que o SP que eram mecanicamente praticamente o mesmo carro, além do que no Puma havia a versão conversível, um grande sucesso à época... .
Excelente matéria. De fato, que projeto lindo. Deixei de comprar por conta da minha estatura baixa (1,60 m). Pedais eram bem no fundo. Para dirigir como se fosse um monoposto. O mais confortável e com mais espaço era o TC.
Quando eu tinha 09 anos de idade, o VW SP2 foi lnaçado e meu sonho infantil era ter um quando crescesse. Mas cresci e ele desapareceu. Maldosamente algumas pessoas o apelidaram de "supositório de caminhão". Eita gente vernenosa...
Boa tarde. Tive um SP2, ano 76, sonho realizado nos anos 80..porém sofri um acidente e deu perda total. Para mim, foi o carro mais legal que tive, cheio de pequenos luxos, para a época, claro. Temporizador d o limpador, lavador elétrico do parabrisas, bancos de couro...lindo, pena o desempenho não sr o esperado. Se tivesse grana suficiente, compraria outro.
Carro bonito de mais, uma pena o motor ser muito fraco. Foi uma epoca de ouro da indústria automobilística brasileira, com vários carros projetados aqui no Brasil.
Excelente vídeo, meu ex cunhado teve um prateado no ano de 2000, estava em excelente condições, ficou pouco tempo e vendeu, na cidade de Mafra-SC. Na época perguntei o significado do nome e ele disse que o antigo dono falou que era "Sport Plus", e que poucos sabiam pois não era especificado nem no manual. Acredito que, o brasileiro como é gozador por natureza fez muitos apelidos o que prejudicou ainda mais o verdadeiro significado do nome, kkk. Abraços
Na época a VW dizia que SP era homenagem e são São Paulo, o 2 foi acrescentado porque a versão inicial com motor o 1600 da Variant, Tl era ainda mais pangaré. Seu cunhado foi é criativo.
Eu tive um SP-2. Muito confortável. Dele fiquei com o motor 1700, que tenho até hoje. Esse motor impulsionou meu primeiro fusca, funcionou por 14 anos depois que foi modificado e atualizado.
O resumo da ópera é que o Puma, era um carro mais " jovem " que o SP que eram mecanicamente praticamente o mesmo carro, além do que no Puma havia a versão conversível, um grande sucesso à época.
Eu tive um SP2 na família logo que foi lançado. O painel de instrumentos não era laranja, era ocre puxando para o marrom. Ele era diferente de tudo que havia na época. Tinha bom arranque e uma final considerável para a época, mas não podia ser comparado aos 250S da GM ou os Mavericks ou Alfa Romeos. Mas tinha uma estabilidade impressionante, com performance incrível na estrada velha de Campos do Jordão, aonde ele grudava no chão. Tinha um defeito grave: não tinha ar condicionado e com o calor e o trânsito na cidade grande, a gente sofria dentro dele... Mas para mim, é um carro icônico e digno de reverência em função de tudo que ele apresentou na época.
Em 1973 comprei um SP2 marrom. Na minha opinião, o grande problema deste carro, eram a regulagem do dois carburadores que me deixaram na mão algumas vezes.
Isso era comum a todo VW a ar com dois carburadores, quase tirei fora de uma Brasilia e de um Gol BX para deixar com um carburador só. Mandara regular, 3 semanas depois já estava zoado.
Andei muito com o SP2 de um amigo. A gente viajava direto com ele. Era um carro que chamava a atenção e era confortável, mas tinha um problema chato. A frente ficava bem na altura dos parachoques dos outros carros, e era como encontrar os SP2 com o bico amassado bem onde ficava o logotipo de Volkswagen. Meu amigo até desistiu de mandar arrumar, pois ele parava o carro na rua quando ia na faculdade e logo mais alguém ia bater de novo e amaassar o bico...
Eu tive um SP2 e foi o meu segundo carro. Não concordo com essa avaliação de que o motor matou o carro. Para a época e o que andava os outros carros não tinha problema o desempenho dele. Fiquei mais ou menos 15 meses e não me deu problema algum e o consumo não era problema naquela época. Era bonito, boa estabilidade e não me fazia passar vergonha na estrada ou na cidade enfrentando nenhum outro carro. Se achasse outro eu compraria. Só teve um que ao meu ver era melhor, o Escort XR3 conversível mas da FORD e não aquela doideira de um com a carcaça Ford e o resto VW . Esse ai dava problema direto na suspensão e só consegui ficar com ele por 4 meses !
Tive um SP2 em 1976 e vi somente 2 SP1 Tenho fotos originais de apresentação e manual original que colocarei a venda. Tinha um problema de flutuação da dianteira com velocidades altas , sofria com aquecimento e pré-ignição devido a baixa octanagem da gasolina na época e gasolina azul não era fácil de ser encontrada. De resto continua a ser um carro único.
Tive SP2 mas a inclinação do pára brisa o deixava muito quente devido a forte insolação em Fortaleza, troquei por um Chevette e foquei morto de feliz. Se soubesse que iria valer tudo isso...😂
Eu conheci e andei nos dois SP1/2 . Para a época , o despenho era razoável , porém atualmente seria ridículo . Já tive muitos carros e marcas mas , os poucos que me deram satisfação e prazer de dirigir foram poucos . Os melhores foram ; Opala , MONZA , AUDI turbo , Golf turbo e atualmente TORO turbo . Como utilitário a maravilhosa F 250 XLT turbo . 😂😅😊
Tive um 1976, bege. Era bonito mas era só isso. Custava muito, bebia muito e fazia muito barulho interno. Ah, e era bom para fazer "zerinho", não para correr. Também tive dois Pumas, ambos 1976, um GT branco e um conversível vermelho, que eram maravilhas de carro, além de serem muito bonitos e não serem beberrões.
Já vi e andei num SP2, na cor preta, não lembro o ano...Sonhei com um por décadas. Em relação ao significado do nome SP2, uma versão, popular, era "Só Para 2". Fazia sentido...
Em 1982, comprei um SP2, 1974, branco... O Bicho voava, mas não freava bem, a frente muito leve. Um dia a polia do motor saiu voando, quase quebrou o vidro, kkk. Depois em 1984, comprei um SP1, 1971, andava menos, mas era muito bonito, cinza chumbo metálico, a cor não devia ser original, mas curti bastante.!!
Kkkkkkkkk....VOAVA??? ONDE???? DENTRO DE UM AVIACARGUEIRO??? ERA UMA LESMA, APANHAVA ATE DO TL..... E MAIS, PERIGOSO, APESAR DE BELISSIMO,. AO SE SAIR DE UM CORTE EM MORROS ACIMA DE UNS 120/130 KM/H HAVIA UMA TENDENCIA FORTE DE LEVANTAR A FRENTE DO CHAO, TOMEI ALGUNS SUSTOS. A MECANICA ERA A MESMA DE UMA VARIANT, DO TL , BEBERRAO, E CARO !!!..MAS ERA LINDO , PARA MIM UM DOS ESPORTIVOS MAIS BELOS DO MUNDO, AINDA HOJE. UMA PENA TER UMA MECANICA PORCARIA, PARA UM CARRO DO SEU ESTILO E BELEZA!!! SOBRE O CONSUMO, NAO SERIA UM PROBLEMA, SE ELE ANDASSE MESMO COMO UM ESPORTIVO. ISSO TAMBEM ACONTECEU CO O VELOSTER...BELISSIMO CARRO, MAS UMA VERDADEIRA TARTARUGA.
O brasileiro tem botar na cabeça o seguinte; carro não foi feito para corrida e sim suprir as necessidades do dia a dia. Com nossas estradas ruim , atingir 150 km é um risco !!
A VW, poderia ter adaptado o motor do Passat L 1.5, ao Sp2. A tração seria dianteira, refrigeração a água. E poderia ter baixado o preço, comparado aos Opalas, Mavericks e Pumas, da época. Faltou estratégia de marketing, logística de engenharia e produção. Para a época, o carro era muito bonito. Mas o alto preço e o motor boxer, embora resistente, de fácil e baixa manutenção era refrigerado a ar e com razoável barulho interno, o que matou o projeto.
Outros fatores preponderantes é que por serem projetos brasileiros a matriz alemã não recebia os hoilts de projetos. Quanto à Brasília à grande aceitação ao mercado externo: América do Sul, América Central ; principalmente "México" , Estados Unidos, Nigéria, Angola, etc. E países Árabes não tiveram como interromper a fabricação !!!!!! Trabalhei na época na Volkswagen na Montagem de Motores e Sala de Teste de Motores Ala 5 e na Sala de Teste de Veículos Ala 14
Não sei nos outros lugares, mas na cidade do Rio de Janeiro, em poucos anos, todos apresentavam muitos pontos de ferrugem, principalmente nos painéis duplos do lado interno... Talvez por deficiência do processo de pintura, numa época rica de carros da VWdoB, podres...
Os Puma mais antigos usavam o chassi de Karmann/Fusca, enquanto que os SP 1 e 2 usavam o chassi da Variant. Os Karmann eram menores e mais leves, e mesmo quando a Puma passou a receber os chassi de Brasília, eles ainda eram mais leve do que qualquer Variant básica. Tem uma diferença de 100-150 kg aí que torna todo Puma coupe e roadster mais ágil nas curvas, tão ágil e muito mais leve até do que Porsche 911 básicos. O que sobra disso? O conforto extra que os SP tinham, com uma ergonomia e acabamento melhor do que os Puma. Por ter a carroceria de metal, o controle de qualidade na Volks era mais garantido. A Puma tinha que ter paciência pra acertar a quantidade de fibra na carroceria, pintura e verniz. Mas é aí também que a Puma volta a ter outra vantagem, pois no custo final de fabricação, era um eficiente "kit car" japonês. Logo, havia mais sentido comprar um automóvel fora-de-série com mais facilidade para ser tunado, do que um esportivo luxuoso que tinha muito pouco de luxo ou esportividade. Era pagar o equivalente a uns R$40.000 num Volks SP2 ou R$35.000 num Puma GT. Quem pode pagar os 40, certamente quer outros 5 mil sobrando pra dar aquela "apimentada" no resto. O que teve de puma com spoiler, roda de liga, faixas na pintura ou bancos de couro por aí foi bastante... Sem falar que a Volks mesmo só conseguiu fabricar uns 10 mil SP2, enquanto que os Puma GT venderam pra mais de 20.000 unidades. Ou seja, perderam para uma empresa muito mais amadora e sem o fluxo de dinheiro que a própria Volks tinha. Além disso... a própria Volks trouxe o Passat, um projeto moderno, pra cá. Motor dianteiro, tração dianteira, refrigerado a água e que revolucionou a confiabilidade da Volks por aqui. Talvez com um pouco mais de sorte, o SP3 da Dacon pudesse ter sido a revolução certa, mas, com a gasolina naquela época valendo o mesmo que era a uns anos atrás no governo Bolsonaro (equivalente a uns 6 ou 7 reais por litro), esses esportivos ficaram mesmo é encalhando nas concessionárias e sem valor algum. Ainda que os SP tivessem o mesmo 4 cilindros de 70 cavalinhos, em teoria "econômicos", não tinham a carga útil de uma Brasília ou Variant.
@@feliphkevinsantossilva9743 aprecio os APS, mas os boxer são clássicos! O que faltou foram cabeçotes okrasa ou empi, carburadores Weber 44 e ventoinha porsche, assim vc teria um carro muito mais esportivo!
@@misterventurex legal, respeito sua opinião, mas sou mais chegado no meu Passat LS Village, porém se eu tivesse mais grana eu pensaria em pegar um Puma 1600.
Foi um fracasso, porque desde aquela época poucos brasileiros se interessam por carros com designs esportivos. Aqui, fazem sucesso, picapes tipo Hilux, SUVs e carrões que não têm nada a ver com as cidades brasileiras. Não precisa ser Ferrari ou Lamborghini para ser esportivo. O Veloster é um belo carro com design esportivo e também não emplacou, porque tem velocidade máxima de 192km/h...SÓ 192km/h.🤔😀😂
O maior problema sempre foi o mecânico. Não regulava uma marcha lenta nem com reza braba. Era o mesmo problema das Variant's e tl's. O problema de regulagem de marcha lenta só melhorou a partir de 76/77 nas Brasilia's.
Lento para um esportivo, caro demais, e, em acidente matou muita gente devido perfil baixo. Meu tio teve um e vendeu devido á essas características que eram muito evidenciadas na época.
Meu gerente comprou um, praticamente no lançamento. Acredito que seja SP1 pela proximidade do lançamento. Era de cor verde e um dia me deu carona na hora do almoço. Não lembro direito, mas era requintado por dentro. Quanto à sigla SP, más línguas dizer ser de "S"em "P"otência.
Na primeira empresa que entrei em 1977 tinha um colega meu que comprou um SP2 a cor era Ocre Marajó sempre ia embora de carona com ele que morava no Tucuruvi zona norte!
Pelo o que eu acompanhei poderiam ter continuado, mas deram preferência as vendas no surgimento da Brasilia e continuidade do fusca e variante e o esportivo SP2 não tinha a mesmo mercado que na época outras marcas estavam modernizando para tração dianteira ! Para mim o carro mais bonito da VW porém para 2 passageiros enquanto as famílias precisavam de mais lugares mesmo porque a maioria das famílias tinham apenas um automóvel!
É bonito mesmo minha mãe tinha um azul , só que o peso na traseira faziaele rodar que é uma beleza , fácil de darcavalo de pau , até por isso nao podia ter mais potência, era fraco de motor
SP2 era denominado Só para Dois, naturalmente, porque só cabiam duas pessoas no carro. Sem dúvidas, era sonho de consumo, mas apenas sonho, pois era muito caro.
O SP2 NUNCA FRACASSOU FOI O PRIMEIRO CARRO DA MINHA FAMÍLIA EU PERGUNTAVA "MÃE COMO A GENTE VAI IR?" E ELA RESPONDIA APONTANDO PARA OS PÉS "VAMOS DE CARRO DE SP2" E ENTÃO A GENTE IA PRO LUGAR A PÉ MESMO
Vou dizer algo que vc não falou sobre o veículo, e que era o maior defeito do sp os pedais e o banco tinha um limite de ajuste e uma pessoa de menos de 170 de altura não alcançava e se vc conseguisse dirigir ele não enxergava a frente do veículo, fazendo que muita gente batia a parte de cima do bico do veículo que também era mais comprida que o para choque dianteiro. Eu tive 2 deles na época.
SP2 não deu certo porque ele é um super sport, é carro pra asfalto, e precisa de um motor a altura, o país naquela epoca mal tinha asfalto em São Paulo, quanto mais no resto do país. A VW poderia ter trazido maquinario para produzir motores audi aqui, mas não tem demanda, uma vez que a maioria bruta das vendas era de carros todo terreno.
Tive uma máquina dessa: O ano era 1978, com gasolina azul (a melhor da época) atingia 170 KM/hora, e com dois passageiros!!! Chassi 09280. Esse SP 2, ano 1975, ainda roda em São Paulo. Que Saudade.........!!!!!
Bixo mentiroso, se a 4rodas na epoca fez o teste que chegou a 150 e 161 com uma pessoa
Muito bonito para a época e veloz também. Costumávamos aqui onde moro dizer por brincadeira que o SP2 significava "Só Para 2 (dois)".😃
Tive um SP2 ano 73 laranja e um ótimo carro, sinto falta dele até hoje.
Eu era adolescente nos anos 80 e o SP2 já era meio difícil de achar.
Lembro que o pessoal gostava de tirar o cambio pra colocar no Fusca porque esticava mais as marchas e tinha mais final.
Meu tio tinha um SP-2, que voava até a praia a 150 Km/h, mas quando tentava subir à serra, esquentava demais e mancava a 70 Km/h. O Opala do meu pai o deixava longe, por pior de curva que fosse.
Era o Veloster da época! 😂
😂😂😂😂
Bem lembrado !
Excelente resposta 😂😂😂
MITO
E muito caro.
O que matou o SP2 foi o motor. Muito fraco para a proposta do carro. O desenho era belíssimo e a frente de sua época. O SP2 era tão belo, que a VW tem um exemplar no museu da marca na Alemanha.
E matou muita gente entrando em baixo de ônibus e caminhões.
@@manoellima4367 um amigo nosso de turma, faleceu dessa maneira. Entrou num caminhão, voltando para casa de madrugada.
@@manoellima4367 , não são os carros que matam as pessoas. São algumas pessoas que se matam da forma que usam os carros.
Não faça inversão de valores.
Falando em frente, eram horríveis aqueles 4 faróis que lembravam claramente a frente do TL, em matéria de design o Puma matou a pau.
@@AngeloSantos77 , gosto é subjetivo, vai de cada um. O SP2 pra mim era lindo em todos os ângulos. Arrebatador.
Parabéns pelo perfeito relato. Tive em sp2 azul astral metálico, era tudo o que vc disse de positivo e de negativo. Isso se deu nos anos 70 e tive também dodge dart, c karmaguia comum e o tc, galaxie, maverik, wv Tl... foram carros que na época compava bem barato por ou serem gastões, ou ruins de venda. Bons de mercado eram, variant, Brasília, fusca, puma, opala...
Trabalhei em concessionária vw por mais de 5 anos,entre 2009 a 2014,até fechar a concessionária. Fiz cursos na academia vw,vi todos os motores lançados pela vw,o gol gti quadrado turbo de fábrica,que nao produziu pra venda,a kombi com motor e câmbio do fox,o fox com teto solar na época, o fusca novo na época entre outros,que nao foram produzidos em linha,mas que circulam dentro das fábrica da vw e alguns guardados . Silvio da Studio Kassimura Assistência Mecânica e Elétrica Automotiva Fernão SP.
Gol GTI turbo ia ser 9 puro esportivo brasileiro, dependendo da época, ia solar muito esportivo de fora, batendo de frente com BMW e até mesmo algumas porsches
Muito bom e quem tem um desses é uma raridade colecionador paga uma fortuna só pra ter na sua coleção
Eu tive um SP2
O grande problema dele era a manutenção da marcha lenta.
Mas foi um carro icônico.
Lembro com saudades dele.
Já tive e convivi com vários defeitos.
O VW SP2 é como o corvette 1958/1959 que estilo e beleza não faltavam para eles, mas, por causa de custos aproveitou peças de outros carros como o motor fraco em ambos. Dinamicamente pecavam e isso foi o fracasso da longevidade na produção.
Outros erros de projeto foram:
- estamparia
- aeração deficiente( ventilação )
- facilidade de enferrujar
A parte da estamparia é bizarro ali depois da coluna B até a traseira o SP2 recebia Massa para fazer o contorno das curvas e isso era feito artesanalmente na Karman-Ghia em SBC.
O VW SP2 foi a mais belo carro esportivo da década de 1970, seguido pelo Ford Maverick. O SP2 tinha muito charme de sobra, porém o desempenho não alcançou grandes ícones como o Ford Maverick GT, Chevrolet Opala SS e Dodge Dart Charger. O motor 1700 refrigerado a ar de dupla carburação era exclusivo para o SP2, e mesmo assim entregava um número baixo de potência, com 75 cv. Com a chegada do Passat em 1974, trazendo o primeiro motor refrigerado a água num Volkswagen nacional, fez ofuscar as vendas dos modelos 1600 TL, Karmann Ghia TC e o próprio SP2..... Com a mecânica mais moderna em relação ao SP2, o Passat andava mais sem se passar por um esportivo. A resposta veio em 1976 com surgimento do Passat TS, que decretou o fim da produção do SP2, além do 1600 TL e o Karmann Ghia TC no inicio de 1976. Homenagem bem merecida ao esbelto esportivo SP2. 👏
Eu tive um , o problema é que ele esquentava muito na estrada
Mavericks tá brincando somente o v8 motor mustang
@Ratolino-re4wzConcordo com Você!😂
Parabéns pelo seu conhecimento fez uma boa explicação dos problemas.
Foi o mais belo esportivo PARA VC.
Eu sempre achei um carro sem graça.
A própria VW na época confirmava que se chamava SP como homenagem a SÃO PAULO. Tive ao mesmo tempo um SP2 e um Puma . Hoje nas mãos de um amigo colecionador.
Discordo da narrativa : O SP2 andava mais do que o Puma, só que qdo dei uma envenenada no Puma ele andava mais do que Charger, Opala 250S, e outros foi cronometrada a máxima em 195km/h inclusive pelo radar da Polícia Rodoviária. O amigo colecionador está com a multa original.
Até, da multa, você tem saudades!! rsrs
É ISSO AÍ ADHENAUER !!! KKKKKK
O Karmann Ghia conversível foi o carro esportivo mais bonito dessa época.
Concordo.
Esse SP2 parece uma Brasília que tentou ser uma Lamborghini dos anos 50 e 60, creio que era feio até para alguns na época.
Tive o privilégio de ser proprietário de um SP ll ano 1974, Branco Lotus, interior preto em couro, painel bege. Um carro espaçoso e confortável para duas pessoas em comparação aos Pumas da época (tive dois pumas) que eram menores e apertados. Deixou saudades !
Tive um SP2 que foi minha paixão.
É uma homenagem na cidade de São Paulo!!! Somos aqui em Porto Alegre RS. Abraço...
Em 1975 fui comprar meu primeiro carro. Meu desejo era um SP2, mas o dinheiro só deu prá comprar um Doginho 1800.
Tive um ano 72. SP2 1700cc Branco com as faixas laterais vermelhas. Somente as rodas não eram originais quando comprei. Interior preto com o console central imitando madeira. Um carro que chamava muito a atenção onde eu passava. Feito em aço. Dizem que era ruim de motor, mas disputei com Dart e venci. Tempos loucos.
Kkkkk gostei dos tempos loucos 😂
Grande coisa os Dart mal passavam de 150 KM/H
@@Sokol10 Não foi em velocidade final. Foi em arrancada. Os Dart passavam de 150Km/h facilmente.
Pra mim um dos carros, se não “o” carro brasileiro mais bonitos de todos os tempos!
Prefiro o Maverick ou puma cada um tem um gosto
O resumo da ópera é que o Puma, era um carro mais " jovem " que o SP que eram mecanicamente praticamente o mesmo carro, além do que no Puma havia a versão conversível, um grande sucesso à época... .
Excelente matéria. De fato, que projeto lindo. Deixei de comprar por conta da minha estatura baixa (1,60 m). Pedais eram bem no fundo. Para dirigir como se fosse um monoposto. O mais confortável e com mais espaço era o TC.
Tive a oportunidade de andar em um modelo desse. Era muito bonito.
Na época falávamos que SP2 significava Só Para 2.
Já vi um SP2 em Vinhedo atrás da loja Prohouse.
Raridade!!! 💎
Quando eu tinha 09 anos de idade, o VW SP2 foi lnaçado e meu sonho infantil era ter um quando crescesse. Mas cresci e ele desapareceu. Maldosamente algumas pessoas o apelidaram de "supositório de caminhão". Eita gente vernenosa...
O qua atrapalhou esse carro,foi a pobreza (falta de dinheiro dos jovens,na época!)Era muita grana na época.
Quando eu era moleque um desses na rua chsmava atenção como ferrari, porshe chamam hoje em dia...
carro fantástico, andei uma vez quando criança...muito bonito mesmo.
Já pilotei de um amigo!!...achei muito legal!!..mas comprei uma puma gts..
BOM GOSTO...
Boa tarde. Tive um SP2, ano 76, sonho realizado nos anos 80..porém sofri um acidente e deu perda total. Para mim, foi o carro mais legal que tive, cheio de pequenos luxos, para a época, claro. Temporizador d o limpador, lavador elétrico do parabrisas, bancos de couro...lindo, pena o desempenho não sr o esperado. Se tivesse grana suficiente, compraria outro.
Carro bonito de mais, uma pena o motor ser muito fraco. Foi uma epoca de ouro da indústria automobilística brasileira, com vários carros projetados aqui no Brasil.
É um ícone e muito raro hoje. Quem tem não vende, ou só vende por muito dinheiro. Tem uma hisrória muito interessante sobre a criação desse carro.
Excelente vídeo, meu ex cunhado teve um prateado no ano de 2000, estava em excelente condições, ficou pouco tempo e vendeu, na cidade de Mafra-SC. Na época perguntei o significado do nome e ele disse que o antigo dono falou que era "Sport Plus", e que poucos sabiam pois não era especificado nem no manual. Acredito que, o brasileiro como é gozador por natureza fez muitos apelidos o que prejudicou ainda mais o verdadeiro significado do nome, kkk. Abraços
Na época a VW dizia que SP era homenagem e são São Paulo, o 2 foi acrescentado porque a versão inicial com motor o 1600 da Variant, Tl era ainda mais pangaré. Seu cunhado foi é criativo.
Eu tive um SP-2. Muito confortável. Dele fiquei com o motor 1700, que tenho até hoje. Esse motor impulsionou meu primeiro fusca, funcionou por 14 anos depois que foi modificado e atualizado.
O resumo da ópera é que o Puma, era um carro mais " jovem " que o SP que eram mecanicamente praticamente o mesmo carro, além do que no Puma havia a versão conversível, um grande sucesso à época.
Eu tive um SP2 na família logo que foi lançado.
O painel de instrumentos não era laranja, era ocre puxando para o marrom.
Ele era diferente de tudo que havia na época.
Tinha bom arranque e uma final considerável
para a época, mas não podia ser comparado aos 250S da GM ou os Mavericks ou Alfa Romeos. Mas tinha uma estabilidade impressionante, com performance incrível na estrada velha de Campos do Jordão, aonde ele grudava no chão.
Tinha um defeito grave: não tinha ar condicionado e com o calor e o trânsito na cidade grande, a gente sofria dentro dele...
Mas para mim, é um carro icônico e digno de reverência em função de tudo que ele apresentou na época.
Em 1973 comprei um SP2 marrom. Na minha opinião, o grande problema deste carro, eram a regulagem do dois carburadores que me deixaram na mão algumas vezes.
Isso era comum a todo VW a ar com dois carburadores, quase tirei fora de uma Brasilia e de um Gol BX para deixar com um carburador só. Mandara regular, 3 semanas depois já estava zoado.
Andei muito com o SP2 de um amigo. A gente viajava direto com ele. Era um carro que chamava a atenção e era confortável, mas tinha um problema chato. A frente ficava bem na altura dos parachoques dos outros carros, e era como encontrar os SP2 com o bico amassado bem onde ficava o logotipo de Volkswagen. Meu amigo até desistiu de mandar arrumar, pois ele parava o carro na rua quando ia na faculdade e logo mais alguém ia bater de novo e amaassar o bico...
Eu tive um SP2 e foi o meu segundo carro. Não concordo com essa avaliação de que o motor matou o carro. Para a época e o que andava os outros carros não tinha problema o desempenho dele. Fiquei mais ou menos 15 meses e não me deu problema algum e o consumo não era problema naquela época. Era bonito, boa estabilidade e não me fazia passar vergonha na estrada ou na cidade enfrentando nenhum outro carro. Se achasse outro eu compraria. Só teve um que ao meu ver era melhor, o Escort XR3 conversível mas da FORD e não aquela doideira de um com a carcaça Ford e o resto VW . Esse ai dava problema direto na suspensão e só consegui ficar com ele por 4 meses !
Tive um SP2 em 1976 e vi somente 2 SP1 Tenho fotos originais de apresentação e manual original que colocarei a venda. Tinha um problema de flutuação da dianteira com velocidades altas , sofria com aquecimento e pré-ignição devido a baixa octanagem da gasolina na época e gasolina azul não era fácil de ser encontrada. De resto continua a ser um carro único.
Tive SP2 mas a inclinação do pára brisa o deixava muito quente devido a forte insolação em Fortaleza, troquei por um Chevette e foquei morto de feliz.
Se soubesse que iria valer tudo isso...😂
Eu conheci e andei nos dois SP1/2 . Para a época , o despenho era razoável , porém atualmente seria ridículo . Já tive muitos carros e marcas mas , os poucos que me deram satisfação e prazer de dirigir foram poucos . Os melhores foram ; Opala , MONZA , AUDI turbo , Golf turbo e atualmente TORO turbo . Como utilitário a maravilhosa F 250 XLT turbo . 😂😅😊
SP2 sinônimo da esportiva na época, adoraria possuir este ícone !
Tive um 1976, bege. Era bonito mas era só isso.
Custava muito, bebia muito e fazia muito barulho interno. Ah, e era bom para fazer "zerinho", não para correr.
Também tive dois Pumas, ambos 1976, um GT branco e um conversível vermelho, que eram maravilhas de carro, além de serem muito bonitos e não serem beberrões.
Um amigo tinha um usado em 1976 era muito legal mas realmente não tinha muito desempenho
Acostumado com caminhão 1113, qnd sentei num SP², pensei q ñ conseguiria dirigir. Saí bem na maciota pq era muito esquisito, dirigir "deitado"!
Já vi e andei num SP2, na cor preta, não lembro o ano...Sonhei com um por décadas. Em relação ao significado do nome SP2, uma versão, popular, era "Só Para 2". Fazia sentido...
Sem dúvida é o VW mais bonito de todos os tempos!!!
uma das mais belas carrocerias projetadas
Em 1982, comprei um SP2, 1974, branco... O Bicho voava, mas não freava bem, a frente muito leve. Um dia a polia do motor saiu voando, quase quebrou o vidro, kkk. Depois em 1984, comprei um SP1, 1971, andava menos, mas era muito bonito, cinza chumbo metálico, a cor não devia ser original, mas curti bastante.!!
Kkkkkkkkk....VOAVA??? ONDE???? DENTRO DE UM AVIACARGUEIRO??? ERA UMA LESMA, APANHAVA ATE DO TL..... E MAIS, PERIGOSO, APESAR DE BELISSIMO,. AO SE SAIR DE UM CORTE EM MORROS ACIMA DE UNS 120/130 KM/H HAVIA UMA TENDENCIA FORTE DE LEVANTAR A FRENTE DO CHAO, TOMEI ALGUNS SUSTOS. A MECANICA ERA A MESMA DE UMA VARIANT, DO TL , BEBERRAO, E CARO !!!..MAS ERA LINDO , PARA MIM UM DOS ESPORTIVOS MAIS BELOS DO MUNDO, AINDA HOJE. UMA PENA TER UMA MECANICA PORCARIA, PARA UM CARRO DO SEU ESTILO E BELEZA!!! SOBRE O CONSUMO, NAO SERIA UM PROBLEMA, SE ELE ANDASSE MESMO COMO UM ESPORTIVO. ISSO TAMBEM ACONTECEU CO O VELOSTER...BELISSIMO CARRO, MAS UMA VERDADEIRA TARTARUGA.
O brasileiro tem botar na cabeça o seguinte; carro não foi feito para corrida e sim suprir as necessidades do dia a dia. Com nossas estradas ruim , atingir 150 km é um risco !!
AAAHHH QUE É ISSO??? ( não fica bravo hein?) CARRO É PAIXÃO.. NECESSIDADE É COMER E MORAR..
A VW, poderia ter adaptado o motor do Passat L 1.5, ao Sp2. A tração seria dianteira, refrigeração a água. E poderia ter baixado o preço, comparado aos Opalas, Mavericks e Pumas, da época. Faltou estratégia de marketing, logística de engenharia e produção. Para a época, o carro era muito bonito. Mas o alto preço e o motor boxer, embora resistente, de fácil e baixa manutenção era refrigerado a ar e com razoável barulho interno, o que matou o projeto.
Belo trabalho. Acho o puma com um desenho mais harmonioso. Valeu.
Outros fatores preponderantes é que por serem projetos brasileiros a matriz alemã não recebia os hoilts de projetos.
Quanto à Brasília à grande aceitação ao mercado externo: América do Sul, América Central ; principalmente "México" , Estados Unidos, Nigéria, Angola, etc. E países Árabes não tiveram como interromper a fabricação !!!!!!
Trabalhei na época na Volkswagen na Montagem de Motores e Sala de Teste de Motores Ala 5 e na Sala de Teste de Veículos Ala 14
não é feio, mas tambem não é bonito luiz jr
Não sei nos outros lugares, mas na cidade do Rio de Janeiro, em poucos anos, todos apresentavam muitos pontos de ferrugem, principalmente nos painéis duplos do lado interno...
Talvez por deficiência do processo de pintura, numa época rica de carros da VWdoB, podres...
Os Puma mais antigos usavam o chassi de Karmann/Fusca, enquanto que os SP 1 e 2 usavam o chassi da Variant. Os Karmann eram menores e mais leves, e mesmo quando a Puma passou a receber os chassi de Brasília, eles ainda eram mais leve do que qualquer Variant básica. Tem uma diferença de 100-150 kg aí que torna todo Puma coupe e roadster mais ágil nas curvas, tão ágil e muito mais leve até do que Porsche 911 básicos.
O que sobra disso? O conforto extra que os SP tinham, com uma ergonomia e acabamento melhor do que os Puma. Por ter a carroceria de metal, o controle de qualidade na Volks era mais garantido. A Puma tinha que ter paciência pra acertar a quantidade de fibra na carroceria, pintura e verniz. Mas é aí também que a Puma volta a ter outra vantagem, pois no custo final de fabricação, era um eficiente "kit car" japonês. Logo, havia mais sentido comprar um automóvel fora-de-série com mais facilidade para ser tunado, do que um esportivo luxuoso que tinha muito pouco de luxo ou esportividade.
Era pagar o equivalente a uns R$40.000 num Volks SP2 ou R$35.000 num Puma GT. Quem pode pagar os 40, certamente quer outros 5 mil sobrando pra dar aquela "apimentada" no resto. O que teve de puma com spoiler, roda de liga, faixas na pintura ou bancos de couro por aí foi bastante... Sem falar que a Volks mesmo só conseguiu fabricar uns 10 mil SP2, enquanto que os Puma GT venderam pra mais de 20.000 unidades. Ou seja, perderam para uma empresa muito mais amadora e sem o fluxo de dinheiro que a própria Volks tinha.
Além disso... a própria Volks trouxe o Passat, um projeto moderno, pra cá. Motor dianteiro, tração dianteira, refrigerado a água e que revolucionou a confiabilidade da Volks por aqui. Talvez com um pouco mais de sorte, o SP3 da Dacon pudesse ter sido a revolução certa, mas, com a gasolina naquela época valendo o mesmo que era a uns anos atrás no governo Bolsonaro (equivalente a uns 6 ou 7 reais por litro), esses esportivos ficaram mesmo é encalhando nas concessionárias e sem valor algum. Ainda que os SP tivessem o mesmo 4 cilindros de 70 cavalinhos, em teoria "econômicos", não tinham a carga útil de uma Brasília ou Variant.
Lindo carro.❤
A falha dele eu posso falar tive um graças a Deus ,foi a falta de potência, motor muito fraco, mas e até hoje o mais bonito.
Tive um vermelho ano 75 em1993 em Curitiba, muito top na época, era chamado de boy kkk, me arrependo até hoje por ter trocado num fusca 😢😢😢
O pessoal da época também classificava a denominação SP como Sem Potência!
Kkkk, não sabia dessa, genial, o sp2 merecia um motor AP no lugar do Boxer a ar né.
@@feliphkevinsantossilva9743 aprecio os APS, mas os boxer são clássicos!
O que faltou foram cabeçotes okrasa ou empi, carburadores Weber 44 e ventoinha porsche, assim vc teria um carro muito mais esportivo!
Mesmo assim anda na frente de opala, que coisa não...
@@reginaldoabilaalves4458, o opala é pesado demais!
@@misterventurex legal, respeito sua opinião, mas sou mais chegado no meu Passat LS Village, porém se eu tivesse mais grana eu pensaria em pegar um Puma 1600.
Um amigo tinha um SP2 e deixou eu dar uma volta no quarteirao do bairro onde morva na zona norte do Rio de Janeiro, isso lá pelos idos anos 80.
Sou fâ do SP2, desde sempre. Excelente video, parabéns!
Foi um fracasso, porque desde aquela época poucos brasileiros se interessam por carros com designs esportivos. Aqui, fazem sucesso, picapes tipo Hilux, SUVs e carrões que não têm nada a ver com as cidades brasileiras. Não precisa ser Ferrari ou Lamborghini para ser esportivo. O Veloster é um belo carro com design esportivo e também não emplacou, porque tem velocidade máxima de 192km/h...SÓ 192km/h.🤔😀😂
O maior problema sempre foi o mecânico. Não regulava uma marcha lenta nem com reza braba. Era o mesmo problema das Variant's e tl's. O problema de regulagem de marcha lenta só melhorou a partir de 76/77 nas Brasilia's.
Lento para um esportivo, caro demais, e, em acidente matou muita gente devido perfil baixo. Meu tio teve um e vendeu devido á essas características que eram muito evidenciadas na época.
Meu gerente comprou um, praticamente no lançamento. Acredito que seja SP1 pela proximidade do lançamento. Era de cor verde e um dia me deu carona na hora do almoço. Não lembro direito, mas era requintado por dentro.
Quanto à sigla SP, más línguas dizer ser de "S"em "P"otência.
Na primeira empresa que entrei em 1977 tinha um colega meu que comprou um SP2 a cor era Ocre Marajó sempre ia embora de carona com ele que morava no Tucuruvi zona norte!
Eu tive um SP2 - 1976 - ótimo carro andava muito, vendi porque em pouco tempo já faltava peças!
Jamais faço gatilhos em veículos - não gosto!
Como faço para adquirir um desse ? Adoro desde adolescente.
Fala sobre a Ômega Suprema versão perua do omega.
Eu tinha um professor de Artes em 1975 que tinha um prata!
Pelo o que eu acompanhei poderiam ter continuado, mas deram preferência as vendas no surgimento da Brasilia e continuidade do fusca e variante e o esportivo SP2 não tinha a mesmo mercado que na época outras marcas estavam modernizando para tração dianteira !
Para mim o carro mais bonito da VW porém para 2 passageiros enquanto as famílias precisavam de mais lugares mesmo porque a maioria das famílias tinham apenas um automóvel!
O que deu errado?
Duas pequenas coisinhas:
Desempenho e preço.
O primeiro faltava na mesma proporção que o segundo sobrava (e sobrava muuuuuuuuuito)!
Tudo nesse carro perfeito MENOS o motor...muito triste
Eu acho que o nome deste carro esportivo, quer dizer Special Project.( projeto especial) SP.
De todas as siglas é a que mais faz sentido. Óbvio que a VW falaria que era São Paulo. Mas internamente duvido.
Resposta: PREÇO.
Sou da época. Fui vendedor de concessionária na época. E vivi esse problema de vendas.
Esse carro nem de longe e um carro bonito😂😂😂
Saudou de mais cara , agora vou poder cantar as músicas do Francisco alves
Resumo : A falta de logística da fábrica matou o carro em elevar o preço por conta da produção
Um carro top demais, só que ser mais caro que um opalão é osso 🤔🤔🤔🤔
Eu ouvi uma outra versão para o nome SP 2...seria "Só Para 2", ja que só tem lugar para duas pessoas, o motorista e um passageiro.
Na época o nome era motivo de brincadeiras. Vou de SP2 ( só as pernas) . Vou de SP2 significava, vou á pé...kkkkkkk!!
Vdd!😅🤣🤣🤣🤣
É bonito mesmo minha mãe tinha um azul , só que o peso na traseira faziaele rodar que é uma beleza , fácil de darcavalo de pau , até por isso nao podia ter mais potência, era fraco de motor
Nessa época a VW já tinha na Alemanha um motor 2.0 que era usado na kombi, faltou vontade à VW melhorar o carro.
SP2 era denominado Só para Dois, naturalmente, porque só cabiam duas pessoas no carro. Sem dúvidas, era sonho de consumo, mas apenas sonho, pois era muito caro.
O SP2 NUNCA FRACASSOU FOI O PRIMEIRO CARRO DA MINHA FAMÍLIA EU PERGUNTAVA "MÃE COMO A GENTE VAI IR?" E ELA RESPONDIA APONTANDO PARA OS PÉS "VAMOS DE CARRO DE SP2" E ENTÃO A GENTE IA PRO LUGAR A PÉ MESMO
Era meu sonho ter um desse nos anos 70......
Já andei num modelo 1972. Gostei muito
Vou dizer algo que vc não falou sobre o veículo, e que era o maior defeito do sp os pedais e o banco tinha um limite de ajuste e uma pessoa de menos de 170 de altura não alcançava e se vc conseguisse dirigir ele não enxergava a frente do veículo, fazendo que muita gente batia a parte de cima do bico do veículo que também era mais comprida que o para choque dianteiro. Eu tive 2 deles na época.
Para quem comprou o Tiggo3, um carro que ficou em linha por 4/5 anos é de fazer inveja mortal...
Faltou falar da caixa de marcha alongada em relacao ao puma.
Em 1980 eu tive um 73 branco!
SP2 não deu certo porque ele é um super sport, é carro pra asfalto, e precisa de um motor a altura, o país naquela epoca mal tinha asfalto em São Paulo, quanto mais no resto do país. A VW poderia ter trazido maquinario para produzir motores audi aqui, mas não tem demanda, uma vez que a maioria bruta das vendas era de carros todo terreno.
O SP2, ainda é um sonho de consumo meu!
SP2 : só para 2
Excelente vídeo
Como existia o Sp 1 e SP2, acredito que até pode ser São Paulo, pois depois veio a Brasília, mas o projeto especial deve ser o nome mais correto
O maior erró foi o preço muito caro, até hoje se lançar e sucesso muitos outros se lançar e venda absoluta.
Tenho um opala 78 mas meu sonho de consumo é um SP2!