Autismo e Superdotação em Adultos: Psicólogo Faz Alerta - Ramiro Catelan | Lutz Podcast

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 536

  • @ramirocatelan
    @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +276

    Foi um prazer conversar com você, querido Lutz! 🥰

    • @carlalaufer
      @carlalaufer หลายเดือนก่อน +16

      Prazer foi nosso, encantada contigo e com tanta informação relevante.

    • @sintesespsi
      @sintesespsi หลายเดือนก่อน +4

      Maravilhosooo

    • @BrunobRj
      @BrunobRj หลายเดือนก่อน +3

      Eu tô assistindo a entrevista, sou da comunidade lgbt, tenho autismo nível 1 e bipolaridade. Vc é homem trans?

    • @alanlealferreira4929
      @alanlealferreira4929 หลายเดือนก่อน +1

      vc tem canal sobre o assunto ?

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +9

      @@BrunobRj não sou um homem trans! Sou um homem cisgênero bissexual!

  • @juliananegrello
    @juliananegrello หลายเดือนก่อน +30

    Todos temos características , falou tudo ! Mas, pra ser laudado precisamos ter o prejuízo ! Todos choram , nem todos São depressivos! Simples de entender ! Mas, muitos não querem !

  • @luziasolangearaujobarros4038
    @luziasolangearaujobarros4038 หลายเดือนก่อน +51

    As perguntas de Lutz são inteligentes e ao mesmo tempo feitas com humildade. E esse convidado é excelente.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +3

      Obrigado ❤

  • @thiagoramos2060
    @thiagoramos2060 หลายเดือนก่อน +134

    Ser neurodivergente no Brasil, principalmente com dupla excepcionalidade, é quase que literalmente viver a saga do X-Men. Uma luta constante e muito cansativo, não só pelas características que causam sofrinento numa sociedade normativa, mas pela quantidade de explicação que acabamos tendo que dar aos outros apenas por sermos quem somos. Mas ao mesmo tempo é difícil culpar alguém, pois a cultura é carecida de educação sobre esse e outros temas básicos de saúde e que também são de cunho social. Infelizmente é muito estrutural.
    Que bom que pelo menos hoje tem a internet e canais como o do Lutz com especialistas comprometidos trazendo essas questões ao público.

    • @NandaVlasak
      @NandaVlasak หลายเดือนก่อน +2

      Excelente argumento!

    • @vanessamaiagarcez8739
      @vanessamaiagarcez8739 หลายเดือนก่อน +6

      Recebi meu diagnóstico de dupla excepcionalidade este ano, aos 43 anos. E vivencio desafios diários! É muito cansativo conviver, se comunicar e sentir propósito em um mundo com tantos aspectos superficiais e sem sentido.

    • @pahzutv
      @pahzutv หลายเดือนก่อน +2

      E pra cada pessoa tem que ser uma explicação diferente na máxima tentativa de ser entendido kkkkkkkkkk
      Cada dia eu tenho uma explicação diferente sobre mim pq simplesmente as pessoas são ignorantes e querem ser assim

    • @socorrocarvalho5964
      @socorrocarvalho5964 หลายเดือนก่อน

      😢

    • @Mgevz
      @Mgevz หลายเดือนก่อน +1

      Exato! Eu fico cansado de ter que explicar pra energúmeno! Eu me estresso demais cada vez que preciso ir em ambientes muito públicos, pegar fila e ter que lidar com outros seres humanos que não entendem o meu mundo. Eu to na minha, tento ser educado ao máximo mas as vezes eu to explodindo por dentro de tanta ignorância alheia que tenho que lidar!

  • @rosefernandesdefreitas1788
    @rosefernandesdefreitas1788 8 วันที่ผ่านมา +4

    O Lutz é um fofo, "isso me deixa feliz" ele disse para o entrevistado 🤗

  • @viviani301teo
    @viviani301teo หลายเดือนก่อน +67

    Eu fiz avaliação neuropsicológica no último mês de outubro. Tenho feito psicoterapia. Continuo fechando com neurologista e psiquiatra, mas um psiquiatra e a neuropsicóloga já me confirmaram que tenho Altas Habilidades e TDAH Hiperativo pelos meus resultados. E descobri agora, com 39 anos. E não, minha vida nunca foi fácil por isso. Só Deus sabe como foi a minha vida acadêmica e os desafios que driblei até receber este diagnóstico. Continuo no caminho, mas o que é mais importante é parar de me culpar por coisas que não são necessariamente uma culpa. Eu tenho uma sensibilidade aguçadíssima com cheiros. Eu lembro das situações devido ao cheiro, coisas até da infância, um determinado momento específico com alguém, seja um cheiro da pessoa, da comida ou do lugar. Detalhe, tenho rinite alérgica. E isso nunca facilitou as coisas na minha vida, pois além de rinite, tenho crise de asma e dermatite atópica quando fico ansiosa com alguma coisa. Associo cheiros às memórias, cada, comida, lugar, cidade, país, tem um cheiro específico e pode me incomodar muitíssimo ou não, e parece que só eu percebo isso, às vezes. Reprovei o 1° ano do ensino médio porque não me adaptei na escola. Já fiquei desenhando no caderno a aula inteira porque não conseguia de jeito nenhum prestar atenção em uma determinada aula e ter que estudar sozinha para não reprovar. Já fui muito julgada porque minha memória a longo prazo é excelente, mas como eu esqueço o que acabei de falar? É extremamente difícil explicar para as pessoas como você se sente, e a busca de um laudo, um diagnóstico, não é 'por ego", "nossa, olha que legal, eu sou neurodivergente". Não, é uma busca em se entender e colocar fim aos rótulos impostos pela sociedade que insiste em colocar um padrão para você se encaixar, essa é a verdade.

    • @jessicacampos17
      @jessicacampos17 หลายเดือนก่อน +6

      Obrigada por compartilhar sua história. Foi importante pra mim ler isso.

    • @digofelipe
      @digofelipe หลายเดือนก่อน +3

      Estamos no mesmo barco, uma vida esquisita e problemática que só passou a ser "explicada" num diagnóstico tardio de dupla excepcionalidade. E ainda continua difícil.

    • @alanlealferreira4929
      @alanlealferreira4929 หลายเดือนก่อน +2

      @@viviani301teo é muito complicado pra mim também essa disparidade da memória, lembro muito de coisas muito antigas mas esqueço porque fui em tal lugar nos momentos do dia a dia

    • @viviani301teo
      @viviani301teo หลายเดือนก่อน +1

      @@jessicacampos17 estamos juntas, só a gente se entende!

    • @viviani301teo
      @viviani301teo หลายเดือนก่อน +2

      @@digofelipe quando eu soube disso, passou um filme na cabeça de todas as dificuldades que passei na infância, escola, faculdade, enfim. É uma luta. Mas aprendi a não me desvalidar por causa dos outros, ainda estou aprendendo isso, mas o fato é que a terapia tem me ajudado a não me cobrar tanto. Só percebi aos 39 anos de idade o quanto eu exigi de mim mesma e me desvalidava o tempo inteiro.

  • @Cururubas
    @Cururubas หลายเดือนก่อน +39

    O único defeito desse papo é que ele acaba.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      😍😍😍

  • @Roberto-nd8zj
    @Roberto-nd8zj 7 วันที่ผ่านมา +3

    Somente agora com 60 anos fiz teste neuropsicológico e o diagnóstico foi de SD +TEA. Parabéns pelo Podcast!

  • @oliverq9793
    @oliverq9793 หลายเดือนก่อน +33

    Nunca me interessei por diagnósticos de super dotação, ATE atender um menininho TEA com superdotação.
    Esse fofo virou uma inspiração pra mim. O sofrimento dele por errar me doía bastante.
    Esse vídeo foi extremamente interessante, obg ❤️

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 14 วันที่ผ่านมา +1

      ❤ Fico feliz em saber disso.

  • @marcellom2317
    @marcellom2317 หลายเดือนก่อน +24

    42:20 costumo ver videos em 2x ate 3x, para q eu preste atenção de forma eficiente, tenho autismo, tdh e dislexia. A junção desses 3 torna difícil tomar decisões importantes, o emocional se quebra fácil, porem se reconstrói na mesma velocidade. Devo dizer, pensar demais, causa uma dor profunda, pois quando se pode ver toda a situação em que se encontra em segundos acaba revivendo tudo denovo. ter lembranças tao vividas quanto vídeos (mesmo apos anos) de momentos que queria esquecer. Direto entro em shutdown.

    • @luanamestre2198
      @luanamestre2198 26 วันที่ผ่านมา

      Tbm tenho memória fotográfica que me faz reviver todos os momentos horríveis da minha vida de forma dolorosa… mas o que me ajudou foi conversar sobre isso na terapia, faz o peso dessas memórias parecerem mais leves e acabam aparecendo menos nos pensamentos e se aprecem não vem com o mesmo peso.

  • @carolsantos2231
    @carolsantos2231 หลายเดือนก่อน +24

    Pior q esse perfil aparentemente doce e com uma escuta inteligente e empática do Lutz poder favorecer a ele o desenvolvimento realmente de um super psicólogo!

  • @SilSalmaso
    @SilSalmaso หลายเดือนก่อน +14

    Que papo espetacular!! Convidado maravilhoso, por favor volte a convidá-lo Lutz, tenho muita curiosidade e muito ainda a aprender sobre vários dos temas abordados. Parabéns pelo excelente trabalho que vc realiza divulgando conteúdos científicos tão interessantes.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา +1

      Fico muito contente com este retorno. Obrigado 😊

  • @Dugomes4746
    @Dugomes4746 หลายเดือนก่อน +22

    A primeira vez que ouvi falar sobre Devaneio Excessivo foi com a Dra.Taryana Rocha. La nos EUA já existem bastantes estudos sobre isso. No Brasil os conceitos sempre chegam mais tarde, pois a muito preconceito sobre estes assuntos. Os termos que já ouvi são maladaptive daydreaming e immersive daydreaming. Gostaria que houvesse uma live inteira sobre isso. Grato. Edu.

  • @SamuelPicoloDamazio
    @SamuelPicoloDamazio หลายเดือนก่อน +42

    Eu tenho super dotação e meu irmão tem autismo, e estou cansado de explicar que hiper foco e interesse são coisas totalmente diferentes, eu tenho hiper foco, meu irmão não, é literalmente um estado de fusão com a tarefa, o mundo deixa de existir, é só você e a tarefa, não tem passar do tempo não tem compromissos, e uma coisa que me desastibiliza MUITO é ser chamado, quando ficam me tirando da minha atividade, simplesmente conseguir sentar e voltar ao ritimo é como tentar botar um trem que descarrilhou de volta nos trilhos, eu fico realmente volatil quando ficam me enterrompendo.

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 หลายเดือนก่อน +42

    Fui diagnosticada recentemente aos 51 anos. Sou professora universitária, 3 graduações, várias pós, Mestrado e uma vida de dificuldades. Falo 4 línguas, consigo viajar com tranquilidade para outros países e me comunicar, mas tenho dificuldades para me comunicar na minha línguas em coisas rotineiras. Fui diagnosticada com TEA nível 2 e TDAH. O diagnóstico foi um alívio, apesar da frustração de só saber disso agora. Eu teria evitado muito sofrimento, porém penso que se meus pais soubessem do diagnóstico há 50 anos, talvez eu tivesse sido "protegida" e podada. Posso dizer que tenho orgulho do que me tornei. Obrigada pelo vídeo! Parabéns aos dois, entrevistador e entrevistado. ❤

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      Obrigado ❤

    • @Vaiespionaroc.....
      @Vaiespionaroc..... 25 วันที่ผ่านมา

      Como assim, você não consegue se comunicar em coisas , rotineiras, banais......???

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 25 วันที่ผ่านมา

      @Vaiespionaroc..... Eu tenho dificuldades, não disse que não consigo. O autista tem dificuldades de iniciar uma conversa com estranhos, até mesmo com conhecidos. São vários fatores envolvidos, medo da reação da pessoa, medo de lidar com situações novas, de receber uma resposta atravessada, olhar nos olhos. É um custo muito grande lidar com isso, o que seria algo simples para uma pessoa neurotípica, para um autista é custoso. O mascaramento me fez lidar com isso toda a minha vida, porém a carga de energia emocional envolvida é inimaginável para quem não tem essa condição. A constituição do cérebro do autista se difere de um neurotípico. O entrevistado explica isso no vídeo.

  • @dellamaravegan7085
    @dellamaravegan7085 11 วันที่ผ่านมา +2

    Se pudesse, faria meu acompanhamento com este profissional! Maravilhoso.

  • @MariadefátimaGegenheimerdaConc
    @MariadefátimaGegenheimerdaConc หลายเดือนก่อน +19

    Tive que estudar muito sobre expressão facial e corporal pra entender as pessoas à minha volta.
    Sofri a vida inteira, me sentia diferente de todos, até que em 2018 me identifiquei e descobri que sou TEA, chorei de alívio e por saber que não estou só. Na época o Asperger não estava incluso no espectro autista. Não tenho diagnóstico pois na minha idade já é tarde demais pra isso e não preciso mais. Fui vivendo e aprendendo e depois de saber que sou TEA fiquei muito feliz, por ter me encontrado e passei a me entender e parei de sofrer. Hoje estou bem, graças a Deus, mas sofri bastante.

    • @izachi4585
      @izachi4585 หลายเดือนก่อน +1

      Eu tive essa libertação no diagnóstico da minha filha ela TEA1 e muito inteligente
      Eu sou mãe sol, amo viver sozinha, sem muita gente trabalho ganho meu dinheiro e ser independente fazer minhas escolhas me libertou, não me interessa o que pensam de mim

    • @Roberto-nd8zj
      @Roberto-nd8zj 7 วันที่ผ่านมา

      Olá Maria. Entendo que não queira ou não precise fazer uma avaliação agora. Porém, tarde nunca é. Eu só fiz a avaliação neuropsicólogica agora com 60 anos. Fico feliz por você estar bem agora.

  • @dellamaravegan7085
    @dellamaravegan7085 11 วันที่ผ่านมา +1

    Aos 52 anos, começando a entender o por que dos meus sofrimentos, instabilidades e depressões. Não tenho como fazer acompanhamento para diagnóstico, vou vivendo. Me identifiquei d+ e hj não me sinto só!

  • @CatarinaCarine
    @CatarinaCarine 7 วันที่ผ่านมา +2

    31:35 Isso que ele tá falando é muito importante!

  • @florzinha0001
    @florzinha0001 หลายเดือนก่อน +6

    Eu me achava maluca, tenho isso de conseguir fechar os olhos e criar um cenário totalmente realista, sentir o cheiro das coisas, o gosto... tudo com muito realismo, quando eu era criança ficava horas presa no desvaneio, hoje em dia eu tento "cortar" isso kkkk preciso trabalhar

  • @adrianamagnaramalho
    @adrianamagnaramalho หลายเดือนก่อน +19

    Ramiro é sensacional. Sou sua aluna e vejo o quanto ele é acessível em seus ensinamentos. Obrigada meu querido por tanta entrega.

    • @carolsantos2231
      @carolsantos2231 หลายเดือนก่อน +2

      Também adorei ele!!! Ele além de clinicar é professor também?

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน

      @@carolsantos2231 Sou professor, sim, Carol, tenho uma empresa de capacitação para psicólogos.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +2

      Obrigado pela gentileza, querida Adriana ❤

  • @mariapires837
    @mariapires837 หลายเดือนก่อน +21

    Quando se vai caminhando na 3ªidade ser um pouquinho mais inteligente que a maioria é um cansaço. Todo o mundo tenta tirar uma "lasquinha" da capacidade e das soluções rápidas... esgotam a paciência. Nem me deixam ficar tranquila com os meus pensamentos e recordações. E Ramiro Catelan tem toda a razão: ver o mundo como ele é por vezes pior que um filme de terror. E há fazer esforço para não entender o oportunismo de muito "boa" gente. Fazer de burra dá jeito.

    • @bielyba
      @bielyba หลายเดือนก่อน +2

      Com certeza. Descobri isso este ano pela dor. As pessoas literalmente se encostam e a gente faz tudo de forma natural e as vezes nem percebemos que estamos sendo muito bobos. Se fazer de burro eh a melhor saída as vezes....

  • @roseleidebrandao4698
    @roseleidebrandao4698 24 วันที่ผ่านมา +3

    Quanta informação preciosa. Torço para que seu Conhecimento, Trabalho, Estudos tragam muita luz para este tema e pesquisas.👏👏👏👏👏

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา +1

      Obrigado ❤

  • @elaineassirati2399
    @elaineassirati2399 25 วันที่ผ่านมา +3

    Excelente conversa. O entrevistado possui uma fluência verbal excepcional, seu vocabulário é vastíssimo, suas colocações são muito coerentes. Parabéns!

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 24 วันที่ผ่านมา

      Fico grato pelo seu comentário. Um grande abraço

    • @JVQueiroz2
      @JVQueiroz2 22 วันที่ผ่านมา +1

      Tenh9 admiração por vc
      Queria muito poder conversar com vc​@@ramirocatelan

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา

      @@JVQueiroz2🥰😄

  • @lucianagarcia5849
    @lucianagarcia5849 หลายเดือนก่อน +6

    Gostei desse entrevistado, ele dá definições coerentes, e não fica romantizando as dificuldades da neurodivergencia como se fosse um habilidade, enquanto não fica vitimizando a neurodivergencia.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน

      Obrigado pelo feedback ☺️

  • @wasan0475
    @wasan0475 หลายเดือนก่อน +12

    Interessante, eu aprendi a ler e escrever com minha mãe antes de começar na escola, vivia frustrado porque aprendia s matérias com muita facilidade, e isso foi um fator que me fez ter problemas mais tarde, eu não me interessava mais pela escola, sofri bullying, saí da escola no início do ensino médio, acabei fazendo concurso e passei sem dificuldade em primeiro lugar, fiz o Enem para tirar certificado do ensino médio pois não conseguia estudar em sala de aula, consegui uma nota razoável, 890 pontos estudando um mês e meio para a avaliação, acredito que não sou superdotado, mas tenho muito foco quando quero realizar algo, esse podcast me elucidou muitas questões, obrigado pelo conteúdo extremamente importante!

    • @MariaReginaCAbreu
      @MariaReginaCAbreu หลายเดือนก่อน

      🎉

    • @nathb.6778
      @nathb.6778 20 วันที่ผ่านมา +1

      Oi... O meu filho tem 12 anos e acho q ele vai seguir esse caminho de não ir à escola(ensino médio). Ele não tem MT interesse e está no 7°. Todos santo dia reclama de ter q ir à escola, não suporta o barulho, usa abafador na escola, enfim... Como vc fez? Fez cursinho preparatório? Obrigada por compartilhar a sua história. Parece q vi o meu filho falando 🩵

    • @lucienearrudaarruda398
      @lucienearrudaarruda398 18 วันที่ผ่านมา

      ​@@nathb.6778
      A prova do Eja é a soluçao, o enem é para quem concluiu o medio o Eja para quem quer concluir o medio, a prova é realizada uma vez no ano no formato do Enem, se informe, no TH-cam tem canais que fala sobre, rlx, tudo tem seu tempo, tudo de bom pra familia❤
      Obs: Só apos os 18 anos, é logo ali, passa rápido

  • @anamoniquepsi
    @anamoniquepsi หลายเดือนก่อน +8

    Eu fico maravilhada com como o Ramiro tem sempre tanta clareza nas explicações. Tem como não adorar ouvi-lo?
    Pra mim o devaneio até ajudou a lidar com coisas difíceis, mas muitas vezes me afastou de aumentar meu repertório e me manter num casulo (que estou cada vez mais fora). Tenho TDAH (entre outros) e aprender com o Ramiro foi mais do que uma inspiração desde que tive o prazer de conhecê-lo, foi um exemplo de como a aceitação e a coragem são uma força que valem a pena. Obrigada pela representatividade, querido!

  • @anydissenha
    @anydissenha 27 วันที่ผ่านมา +5

    Muito coerente! O superdotado tem um senso de justiça enorme, auto crítica e síndrome do impostor, ou seja, um superdotado de verdade jamais levantaria a a bandeira de ser superior!

  • @msilvafigueiredo
    @msilvafigueiredo หลายเดือนก่อน +2

    Amei ver uma pessoa com capacidade e que assume que não precisa usar sua condição para tirar vantagens, pois passo por isso e é tenso.

  • @apolonorte69
    @apolonorte69 หลายเดือนก่อน +5

    Achei maravilhosa essa entrevista. Sou AHSD, descoberto aos 44, com muitos prejuízos. Achei o Ramiro Fantástico. 🌻

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +2

      Obrigado 🥰

  • @gracacbueno
    @gracacbueno หลายเดือนก่อน +8

    Parabéns Lutz, adorei a entrevista com seu convidado, que uma pessoa que admiro muito!

  • @claraclemente8585
    @claraclemente8585 14 วันที่ผ่านมา +1

    AH e autista nível 1 aqui. Me sentindo representada. Vou passar a falar sobre isso no meu Instagram pessoal. Realmente precisamos entregar informações para vivermos melhor e ate podermos colaborar melhor a sociedade

  • @costa_monalisa
    @costa_monalisa 5 วันที่ผ่านมา +2

    Eu acho teste de QI um saco. Extremamente entediante. Começo fazendo com toda a força, depois perco a paciência. E se envolver memória que lascou mesmo. Tenho sérios problemas de memória e acredito que seja por causa de sucessivos traumas que passei desde a infância. Eu gosto de escrever e amo cálculo. Se tudo der certo, vou começar acompanhamento psicológico esse mês.

  • @black_velvet_cat
    @black_velvet_cat หลายเดือนก่อน +3

    "você vê o mundo como ele é, e o mundo não é legal" eu sinto TANTO isso, sempre achei que fosse minha depressão falando. Apesar de testes sempre indicarem que tenho altas habilidades, sempre me sinto burra e inadequada.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา

      É um sentimento compartilhado por muitas pessoas superdotadas.

  • @TheRah2009
    @TheRah2009 25 วันที่ผ่านมา +3

    Sempre suspeitei ter TDAH mas nunca pensei no autismo, o alerta me veio qndo a minha mãe disse q eu me balançava p frente e pra trás quando criança, notei q eu tbm fazia isso de vez em quando qndo estou na cadeira ou mesmo sem estar na cadeira isso já ocorreu. Sempre me achei uma criança diferente desde a infância, e tenho diversos sinais do autismo, incluindo os devaneios e até misofonia, esse último me atrapalha pra dormir, infelizmente...mas ainda preciso ir num psiquiatra mas tá difícil d achar um especialista nisso.

  • @pedroroberto7853
    @pedroroberto7853 หลายเดือนก่อน +13

    Tive o privilégio de ver o podcast ao vivo hahaha 😍🥰🥰🥰

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      ❤❤❤❤❤

  • @mariapkl
    @mariapkl หลายเดือนก่อน +2

    Olhar para os devaneios é muito relevante para o TEA, pois é uma ferramenta de proteção e simulação de situações futuras ou mesmo resignificacao de situações sociais passadas.

  • @SorayaVieira12
    @SorayaVieira12 หลายเดือนก่อน +3

    Eu passei uma vida em psicólogo e psiquiatra, sou inteligente, gosto regras e seguir, quando falho ou outro falha tenho imensa intolerância, chega doer, tenho facilidade de ensinar e aprender por códigos, imagens, contaçao de história, não gosto muito de abraçar e beijar pessoas que eu não tenha um profundo afeto ( não fico confortável abraço beijo de tios, tias, colegas… ) entre outras situações. Fui diagnosticada com TOC, já fui diagnosticada com depressao, mas ainda acho que não seja, pq fica pendências no meio da história.

  • @mariliashiba9881
    @mariliashiba9881 หลายเดือนก่อน +5

    Ter a dupla Excepcionalidade (autismo + Superdotação) te faz ser bilingue. Você consegue transitar entre esses 2 mundos, com toda assíncronia, prejuízos e potências

  • @ric4rdo_o
    @ric4rdo_o หลายเดือนก่อน +2

    Amo Ramiro Catelan, somos mentes muito parecidas olhando temas interessantes de ângulos, usando diversos campos de investigação científica. Lutz e Catelan, multipliquem-se!

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา +1

      Grato, querido 😊

  • @nevrasthenia
    @nevrasthenia 29 วันที่ผ่านมา +2

    Obrigada por falar sobre o devaneio excessivo. Já perdi muito muito muito MUITO tempo da minha vida com isso! Obrigada por dar visibilidade a esse tema

  • @gracafernandes8290
    @gracafernandes8290 หลายเดือนก่อน +5

    Ramiro Catelan, parabéns por sua sensibilidade com a psicopatologia e esforços para aliviar o sofrimento humano.❤ Não se deixe irritar-se com as críticas, siga firme em sua pesquisa sobre "Devaneios patológicos". Os grandes cientistas sempre foram desacreditados, mas salvaram muitas vidas.

  • @keziamilanez
    @keziamilanez หลายเดือนก่อน +12

    52:27
    Concordo plenamente
    Eu sou até preconceituosa com as pessoas pois elas veem um vídeo se identificam com algo e saem falando como se fosse atestado
    Eu conheci o Ramiro no podcast do Eslen e me identifiquei muito com suas falas, o que eu fiz no mesmo dia (que foi no caso ontem 29/11/2024)? Liguei para um neuropsicólogo e agendei uma consulta que será dia 11/12
    Pq eu sofro e dói ser como sou e se há uma explicação eu a quero

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      Fico feliz que você está procurando auxílio!

  • @amelia.demarque
    @amelia.demarque หลายเดือนก่อน +7

    Sou autista com AHSD. Estou sempre sobrecarregada. Ramiro, é a segunda vez que assisto a uma entrevista sua. Excelente!!

    • @vanessamaiagarcez8739
      @vanessamaiagarcez8739 หลายเดือนก่อน +6

      Conviver com esta sobrecarga é muito cansativo ❤

    • @amelia.demarque
      @amelia.demarque หลายเดือนก่อน +2

      @vanessamaiagarcez8739 demais!!!

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      Sinto muito pela sua sobrecarga. Não é fácil! Te agradeço pelo feedback.

  • @indiorapnacional
    @indiorapnacional หลายเดือนก่อน +4

    Podcast do Lutz é um dos melhores do TH-cam.

  • @miranda10tb
    @miranda10tb หลายเดือนก่อน +1

    Que ser humano inteligente e humilde. Ganhou um fã

  • @julianafaria8253
    @julianafaria8253 หลายเดือนก่อน +4

    Nossaaaa, qtas informações nesta live, clarificou muito as limitações é potencialidades do autismo, gratíssima Ramiro. ❤!

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน

      Eu que agradeço pelo feedback! 🥰

  • @joceliteixeira1901
    @joceliteixeira1901 หลายเดือนก่อน +2

    Com certeza eu tenho muitas questões para resolver com meu psiquiatra e psicóloga, inclusive já comentei diversas vezes que me saboto com devaneios e o máximo que ouvi é que isso é ansiedade e que preciso me expor às situações para saber que não são tão ruins como na minha imaginação.

  • @ingridmayara7458
    @ingridmayara7458 หลายเดือนก่อน +6

    Sou autista nível 2 de suporte e achei essa entrevista bem interessante.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      Fico feliz com seu feedback ❤

  • @cazanirato
    @cazanirato หลายเดือนก่อน +3

    @ramirocatelan gostei muito das suas explanações, principalmente por sua aderência aos métodos científicos, senti muita confiança por ser comprometido com a ciência e por ser uma pessoa do TEA e AHSD. Conhecimento e vivência, sensacional 👏🏻
    Quero muito conseguir fazer em breve o teste neuropsicológico, pois já fui "diagnosticada" com bipolaridade e TPB (com médicos e psicólogos diferentes), mas nunca me convenci muito dessas hipóteses.
    Grande trabalho, vou procurar ficar de olho nas suas produções. Obrigada 👏🏻

  • @ttadii
    @ttadii หลายเดือนก่อน +5

    Conteúdo importantíssimo em meio a tanto achismo.
    Obs: uma sugestão, testar uma iluminação menos branca e intensa, talvez apenas afastando um pouco mais as lâmpadas já proporcione um ambiente mais acolhedor.

  • @priscilanascimento3475
    @priscilanascimento3475 หลายเดือนก่อน +3

    Esse pod-cast foi bastante esclarecedor para mim. Eu precisava ouvir sobre.
    😊

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา

      Fico feliz com seu retorno, Priscila! 😊

  • @veraluciaramalhete4825
    @veraluciaramalhete4825 19 วันที่ผ่านมา +1

    As colocações são esclarecedoras. Parabéns!!!!

  • @llucasmotta
    @llucasmotta หลายเดือนก่อน +3

    24:40 nossa, toda essa parte da audição é o que sempre tive. Tenho perda auditiva desde sempre em um dos ouvidos, ainda assim, era comum que eu ouvisse uma gota de água na cozinha (durante o sono) que ficava 3 cômodos de distância e eu precisava acordar e fechar a torneira, devido a irritação. Pessoas que engolem a água de maneira não fluída, ou seja, guardam um pouco na bochecha e em seguida engolem tudo de uma vez me irritam muito, qualquer barulho da água com a torneira muito aberta(para o meu gosto) batendo nas panelas e afins na pia tbm é algo que me irrita profundamente a ponto de ter que tapar os ouvidos, pessoas mastigando me irritam de uma maneira fortíssima.

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 25 วันที่ผ่านมา

      @@llucasmotta nossa! Eu tbm odeio barulho de gente engolindo água, principalmente quando o sujeito do vídeo que estou vendo dá uma pausa para engolir água. Se faz barulho, então, é uma tortura! Achei que fosse frescura minha.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา

      Sensibilidade auditiva é um grande desafio para pessoas neurodivergentes.

  • @heliovictor3995
    @heliovictor3995 หลายเดือนก่อน +7

    Respeitoso Ramiro🎉 Incrível. Vejo que tanto o TEA e o Devaneio excessivo devem ser esclarecidos desta forma para desmistificar suas naturezas. Sofri com devaneio excessivo e as sequelas são ruins. Mas nós humanos conseguimos superar o que desejarmos. Abraço e tudo de bom as pessoas do programa !

    • @letrevizan12
      @letrevizan12 หลายเดือนก่อน +1

      Comecei a tomar Ritalina essa semana, meio comprimido (5mg) a cada 4 horas, meus devaneios e impulsos diminuíram drasticamente. Estou percebendo o quanto os devaneios contaminam a personalidade, até mesmo a ética e moral, e como corrompe o ser. Bizarro.

    • @heliovictor3995
      @heliovictor3995 หลายเดือนก่อน +1

      Sim meu caro amigo. É um transtorno delicado pois pode provocar demasiadas mudanças em nosso comportamento e no corpo. Siga o tratamento e continue confiante que um dia dominará isto e nunca mais precisará disso para escapar da realidade. Verá que é gostoso enfrentá-la tbm. Fique aberto com quem confia❤ abraço

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 หลายเดือนก่อน +3

    Caraaaaaaaacaaaaa… eu vivi o devaneio excessivo num certo momento da minha vida, quando tudo estava muito ruim, eu usava como um anestésico e ficava muito irritada quando era interrompida. Demorei a falar sobre isso com a minha terapeuta, porque tinha vergonha. Quando consegui me separar do meu primeiro marido a intensidade diminuiu, e fui regulando. Eu ainda uso o o devaneio para aliviar a tensão, mas não é excessivo, não me causa prejuízos ou, pelo menos, acho que não. Atualmente estou com duas histórias em andamento, que eu uso quando vou andar na rua pra me aliviar do som.

  • @RobertooLogico
    @RobertooLogico หลายเดือนก่อน +2

    Uau, gostei , já chegou quebrando tudo , só papo reto , estou assistindo ainda no começo, mas não pude ficar sem comentar!

  • @gioliveira6485
    @gioliveira6485 หลายเดือนก่อน +8

    Adoro o Lutz, e tenho gostado demais de você, Ramiro, quanto mais assisto a conteúdos seus. Já pensei tanto sobre a questão do ego que comentaram, e, uma conclusão a que cheguei (sem embasamento científico, só minha impressão) é que o ego exagerado seria quase uma característica excludente da superdotação. Só quem vive na pele toda essa sensibilidade e essa compreensão intensa e ingrata desse mundo pode saber o quanto perceber demais esta longe de ser uma dádiva. Ao contrário, somente após alguma orientação e psicoeducação é que conseguimos mudar a perspectiva de que todo esse funcionamento se trata de um fardo. Hoje sei que pode ser um coisa ou outra, e que existem outras pessoas parecidas por aí

  • @marcosestevammsantos4583
    @marcosestevammsantos4583 หลายเดือนก่อน +4

    Não dou opinião no que está muito bom. Esse podquest tem qualidade.

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน

      Grato, querido!

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 หลายเดือนก่อน +3

    Que abertura boaa

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 หลายเดือนก่อน +11

    eu fui diagnosticado com dupla excepcionalidade a menos de dois meses, aos 36 anos, ainda esta sendo bem difícil compreender minha própria realidade de saber sobre mim, muita coisa que sofri teve alguma explicação, mas tenho muitos comportamentos e características que preciso saber separar de que neurodivergência elas vem, pra mim tá complicado porque além da super dotação e tea nivel 1 eu também tenho TDAH do tipo combinado, descobri que as vezes o que eu penso que é do autismo ou super dotação veio do tdah e vice versa...

  • @RafaelSakamoto
    @RafaelSakamoto หลายเดือนก่อน +3

    As aberturas dramáticas são as melhores!

  • @SirRazler
    @SirRazler 29 วันที่ผ่านมา +2

    Obrigado pela conversa.

  • @CatarinaCarine
    @CatarinaCarine 7 วันที่ผ่านมา +2

    35:07 Exatamente! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @adrivenlo53
    @adrivenlo53 หลายเดือนก่อน +2

    Ramiro amei seu conteúdo e a forma que vc explica ❤❤ Lutz amo sua elegância em saber perguntas e saber ouvir o entrevistado ❤❤

  • @danieln7751
    @danieln7751 หลายเดือนก่อน +3

    Incrível conversa! Lutz sempre com perguntas pertinentes, inclusive a última kk e o Dr. Ramiro, um dos poucos da área no qual podemos perceber uma manifesta de conhecimento de quem percorreu e aprofundou no(s) assunto(s). Gostaria de fazer um pedido, não sei se no lutz ou no próprio canal, mas seria um video falando sobre:
    - Tema 1: os niveis de superdotação e os níveis do autismo. Por qual motivo a divisão em uma neurodivergência faz sentido e na outra não. (tbm acho muito esquisito a divisão da superdotação em níveis apenas de QI, mas vi que há institutos nos EUA e na Europa que visam apenas os "highly or profoundly gifted" r que usam autores que defendem ser apenas uma fenômeno pouco documentado, porém real.
    - Tema 2: aprofundando sobre a dupla-excepcionalidade (superdotação com autismo especificamente) e o diagnóstico diferencial no caso de parecer, mas não ser 2e.
    Grato!

  • @miqueiassilvanascimento7331
    @miqueiassilvanascimento7331 หลายเดือนก่อน +1

    Convidado e podcast incrível

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 หลายเดือนก่อน +2

    Caraca… será que eu sou super dotada? 😳 Nunca pensei sobre isso, mas o que ele está falando faz tanto sentido… de qualquer forma acho que chega, não quero mais mexer com o que tá quieto, já chega o autismo e a bipolaridade

  • @carlosdoerner
    @carlosdoerner หลายเดือนก่อน +12

    Me identifico muito com praticamente todos os marcadores que você associou a AHSD. Entretanto, eu sinto um certo receio em buscar uma avaliação neuropsicológica por eu não entender de que forma essa identificação da condição poderia ser benéfica para minha vida. Supondo que de fato o profissional identifique essa condição em mim, o que isso mudaria?
    Acredito que no caso de um indivíduo que esteja passando por um processo terapêutico, onde o mesmo está buscando entender e/ou melhorar algum aspecto da sua vida, essa identificação pode ser útil. Mas eu sinto que cheguei em um ponto onde já aceitei a forma como sou e como interajo com o mundo, independentemente de eu ser neurodivergente ou não.
    Enfim, apenas uma pequena divagação pessoal com um tom de desabafo... 😅

    • @izachi4585
      @izachi4585 หลายเดือนก่อน +1

      Minha filha é autista 1 e extremamente inteligente mas nos testes que fiz da normal mas ela desenha muito bem escreve e aprende sozinha então acho q esses textos específicos não vai ser muito real cada um é um jeito

    • @alanlealferreira4929
      @alanlealferreira4929 หลายเดือนก่อน +2

      faz sim a avaliação, eu sofri muito a vida toda por me sentir diferente, ter dificuldade de por minhas ideias em pratica, ser subestimado em vários lugares devido a minha autocritica ser as vezes exagerada, e eu não ter consciência disso, e no processo pra confirmar se eu era realmente super dotado, que só aceitei depois de ver o lado negativo, justamente os meus estigmas, como a intensidade emocional e as pessoas rejeitando minhas formas diferentes de ver o mundo, chamando coisas pra mim obvias como polêmicas, e aí no meio da avaliação tive um susto quando descobri que poderia também ser autismo, e depois outra surpresa quando soube que tinha também o tdah, que depois que soube entendia por que precisava as vezes assistir minhas series favoritas ou podcast pra prestar atenção e me concentrar nos meus trabalhos , ou as vezes até assistir 3 programas de uma vez só , isso dependendo do dia, pois tem dias que fico mais agitado e outros mais cansado, e fora as incontáveis crises sensoriais que tive sem saber que eram crises sensoriais...coisas de ficar exausto e vomitar por pegar um ônibus cheio...

    • @bia7913
      @bia7913 หลายเดือนก่อน +1

      Acho que nós seus relacionamentos principalmente faria diferença. Ate você com você mesmo. Entender como funciona suas ideias, pq vc pensa de tal forma, o que pode de deixar mais confortável diante do mundo.

    • @liellenthalita
      @liellenthalita หลายเดือนก่อน +1

      Eu também pensava assim, mas receber o diagnóstico me trouxe bastante esclarecimento (depois de uma leve crise kkkk). Eu acredito que a maior vantagem é o autoconhecimento que isso traz. Eu sempre tive umas questões que, por mais que tentasse, não conseguia mudar, e por isso me julgava chata, intransigente…A autocobrança realmente me drenava. Hoje eu vejo que muitas das questões são relacionadas ao meu neurodesenvolvimento, e não meros caprichos. Passei a viver uma vida mais leve, com certeza!

  • @celioi8876
    @celioi8876 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente entrevista!

  • @marisapsico
    @marisapsico หลายเดือนก่อน +1

    Simplesmente adorei! Tudo bem explicado.

  • @mariabetanialopes7468
    @mariabetanialopes7468 23 วันที่ผ่านมา +1

    Muito esclarecedor.
    Gratidão

  • @RodrigoGallo.
    @RodrigoGallo. 5 วันที่ผ่านมา

    E quais outras características seriam indicadoras da SD? 1:03:46

  • @marciaalbrg
    @marciaalbrg หลายเดือนก่อน +5

    Me identifiquei muito com esse psicólogo principalmente na indignação com certas situações, tenho diagnóstico de TDAH e Dislexia e estou em investigação de TEA, com neuropsicóloga. Concordo que o mundo não é legal eu nem queria estar aqui.😂

    • @NandaVlasak
      @NandaVlasak หลายเดือนก่อน

      Porque tu não queria está aqui? Desculpa perguntar, o mundo é ruim? Que Deus abençoe 😊

    • @SofiaSilva-ot7nx
      @SofiaSilva-ot7nx หลายเดือนก่อน +1

      ​@@NandaVlasako mundo é ruim? Vc ainda pergunta?.Se vc nao vive numa ilha deserta isolada de tudo, a conclusao é bem obvia

    • @cezarbarreto3337
      @cezarbarreto3337 หลายเดือนก่อน

      😅

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 หลายเดือนก่อน +1

    Conversa MUITO legal!

  • @suelemgonfer5377
    @suelemgonfer5377 20 วันที่ผ่านมา

    Que podcast incrível!!!! 💛

  • @GilPatyComentarios
    @GilPatyComentarios 11 วันที่ผ่านมา

    Ótima entrevista. Quanto a apoio estatal a essas pessoas, se tantos não tivessem feito o L a situação delas estaria beeeeemm melhor a essa altura.
    Sou pai de autista nível 2 de suporte.

  • @GeorgeBeerus
    @GeorgeBeerus หลายเดือนก่อน +3

    Tenho TPE (esquizoide) e tenho desvaneios excessivos, eles atrasam a minha vida, mas não consigo me imaginar sem eles :P

  • @ninenina
    @ninenina หลายเดือนก่อน +1

    😮 Que legal. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas.

  • @cezarbarreto3337
    @cezarbarreto3337 หลายเดือนก่อน +2

    Eu ouvindo esse podcast às 3 da manhã com insônia e com plugue no ouvido

  • @palomadalanavelozo8438
    @palomadalanavelozo8438 หลายเดือนก่อน +1

    Eu acredito que sou TEA pois tenho muita dificuldade em me encaixar socialmente em grupos, estou sempre tentando e sempre acabo por ser excluída, já trabalhei e estudei, porém passo muita dificuldade para conseguir emprego porque não consigo me expressar com naturalidade em entrevistas, fico meio travada. E como a moda é contratar influencers eu sempre sou rejeitada. Passei a minha vida toda escutando que o que eu sentia era timidez, hoje vejo que é muito mais do que isso.

  • @nathaliaklein1759
    @nathaliaklein1759 หลายเดือนก่อน +1

    Sensacional e muito necessário! Eu amei demais! Por mais podcasts assim! 🤩🤩

  • @Simone_cristina
    @Simone_cristina หลายเดือนก่อน +1

    Oi Lutz, eu te amooo voce e muito lindo, adoro seu podcasts, voce é o genro que toda sogra sonha kkkkk

  • @mundodeka
    @mundodeka หลายเดือนก่อน +2

    Minha psicóloga me falou na última consulta que quer fazer uns testes comigo para avaliar essas coisas. Não sei se fico nervosa ou ansiosa com essas informações...

  • @Misantr0p0-y4e
    @Misantr0p0-y4e หลายเดือนก่อน +4

    Autismo eu até suspeito mas agora superdotação duvido muito tenho muita dificuldade em várias áreas da vida tipo xadrez e matemática

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 หลายเดือนก่อน +5

    o negocio das brincadeiras que ele cita 1:15:37 acontece o mesmo comigo e não é fácil lidar com isso, as vezes fico numa situação constrangedora

  • @bauruimportsify
    @bauruimportsify หลายเดือนก่อน +3

    Em 54:44, essa parte da SDAH é a que mais me impacta. Sinto uma profunda depressão existencial por causa desse aspecto! Já comentei várias vezes com minha esposa que, na maioria das vezes, a ignorância é uma dádiva. As pessoas não fazem ideia de como isso é prejudicial para nossas vidas e ainda tentam romantizar.

    • @alinenunes3684
      @alinenunes3684 27 วันที่ผ่านมา +1

      @@bauruimportsify Amigo, receber um diagnóstico pode ajudar a pessoa a parar de se culpar e parar de procurar soluções de maneira equivocada. O sofrimento continua, mas pelo menos a pessoa vai poder contar com as ciências pra procurar os melhores caminhos para amenizar as dores. Shalom!

    • @bauruimportsify
      @bauruimportsify 27 วันที่ผ่านมา

      @@alinenunes3684 Na verdade o que quero dizer é que por ter uma visão mais profunda e analítica da realidade, enxergando nuances que muitas pessoas talvez prefiram ignorar ou não consigam perceber. Isso pode trazer um sentimento de frustração, especialmente ao observar como a superficialidade e a indiferença parecem crescer em um mundo onde a manipulação é facilmente aceita.
      Essa sensibilidade para enxergar "as verdades da vida" muitas vezes pode fazer com que você se sinta desconectado, porque percebe padrões e comportamentos que vão contra princípios mais profundos e autênticos. É como assistir a um grande espetáculo onde a maioria está apenas assistindo passivamente, enquanto você consegue enxergar os bastidores e a realidade por trás das cortinas.

  • @Vibestormy
    @Vibestormy 5 วันที่ผ่านมา

    Que cara brilhante!

  • @luisfernandddo
    @luisfernandddo หลายเดือนก่อน +3

    Uma das questões de se ter diagnóstico tardio é não ter profissional de psicologia, psiquiatria no SUS, quando tem o atendimento é péssimo, outra é o que ele citou o pessoal acha que só criança tem autismo

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan หลายเดือนก่อน +1

      Infelizmente isso é uma realidade.

  • @cezarbarreto3337
    @cezarbarreto3337 หลายเดือนก่อน +2

    Gostei do devaneio excessivo. Sou tea com super dotação. Quando estou em um ambiente escuro, no meu quarto de madrugada com plugue de ouvido tapa olho eu consigo o que eu chamo de sonhar acordado. Estou totalmente acordado, consciente de olhos fechados e abre um buraco na imagem preta dos olhos fechados e consigo enxergar o meu quarto nitidamente, mesmo com tapa olho e a partir daí consigo imaginar qualquer coisa e um filme totalmente nítido com sons, musica e imagem. Não estou dormindo e tenho total controle sobre o sonho consciente. Acho que é isso que você chamou de devaneio excessivo.

    • @simonemartinez4008
      @simonemartinez4008 หลายเดือนก่อน +1

      Já ouviu falar em desdobramento astral? Pesquise, pode te ajudar a se entender! 😊

  • @Simone_cristina
    @Simone_cristina หลายเดือนก่อน +2

    Sobre o assunto, kkkk eu sofro muito como ela falou, a mente não descansa, hipersensibilidade, parece que carrego o mundo dentro de mim, to procurando ajuda para melhorar pois é muito cansativo. Infelizmente quando não existe condições financeiras é muito pior porque nunca sabemos realmente nosso diagnostico porque o SUS não quer diagnosticar para não ter que pagar beneficio, equanto isso vamos nos arrastando, a fé é a unica coisa que nos mantem vivos, tenho 55 anos com suspeita de bipolaridade e autismo sem diagnostico formalizado, em um minuto sinto que sou capaz de tudo sou competente, num outro parece que nada faz sentido, é como se percorresse 10 k e voltasse 20, enfim....abraços voce é lindo e inspirador!

    • @SofiaSilva-ot7nx
      @SofiaSilva-ot7nx หลายเดือนก่อน

      Simone, diagnostico pra adulto no Sus é praticanente impossivel. Infelizmente vc tem que procurar avaliacao neuropsicologica e medico particular e de preferencia que tenha experiencia em diagnostico de tea em adultos.

  • @alexmathio9114
    @alexmathio9114 26 วันที่ผ่านมา +1

    Eu ainda estou correndo atras do meu diagnostico de TEA e superdotação.
    Sobre a superdotação, para mim era um suplicio a escola, mas ao mesmo tempo eu amava aprender e até acabava fazer alem da material do restante da turma. Teve um ano que eu desenvolvi uma depressão leve e dormia em quase todas as aulas e exceto a de matematica, e resultado eu tinha boas notas estudando do meu jeito em casa mesmo

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 26 วันที่ผ่านมา

      É importante fazer uma avaliação, vai te ajudar a responder as suas dúvidas.

    • @alexmathio9114
      @alexmathio9114 24 วันที่ผ่านมา +1

      @ramirocatelan ja estou indo atras de minha segunda avaliação, na primeira a neuropsicologa me deu um laudo sem resultado nenhum, apersar de ter explicado um resulta diferente para mim e minha mãe (minha suporte ), meu neuro me indicou outra... 🙏🏾

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 24 วันที่ผ่านมา

      @@alexmathio9114 Desejo sucesso na sua trajetória!

  • @edenilsapimentel8056
    @edenilsapimentel8056 หลายเดือนก่อน +1

    Gostei demais parabéns.

  • @NakaPires
    @NakaPires หลายเดือนก่อน +1

    1:16:25 Esse para mim é um dos maiores mistérios do universo: como as pessoas neurotípicas conseguem sacar que é uma brincadeira sem haver pistas? Eu realmente não consigo entender. Fui diagnosticado autista depois dos 30 anos (embora somente por psicólogo, não tive condições pra buscar um laudo com neuro ou psiquiatra), mas já desconfiava desde os 15. Embora com muito sofrimento tenha desenvolvido um bom masking (se é que é realmente bom ficar emulando ser outra pessoa), questões como essa sempre me deixam confuso e me denunciam quando as pessoas sacam que eu tenho certa ingenuidade nos pontos em que não consegui desenvolver um comportamento pelo menos superficialmente adaptativo: brincadeiras em tom sério são uma dessas coisas.
    E um outro ponto curioso nada relacionado: também sou LGBT, fico surpreso quanto a como autistas e pessoas neurodivergentes em geral são mais diversos nesse aspecto que a população em geral, pelo menos até onde posso notar.

  • @deboraramos2406
    @deboraramos2406 หลายเดือนก่อน

    Adorei a conversa, enriquecedora ❤😊

    • @ramirocatelan
      @ramirocatelan 22 วันที่ผ่านมา

      Fico feliz que tenha achado isso 😊

  • @THAISBORGES-g7w
    @THAISBORGES-g7w 4 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Impostor. Exatamente. É como me sinto.

  • @Daniela-nc3qv
    @Daniela-nc3qv หลายเดือนก่อน +1

    @ramirocatelan você mencionou que existem estudos que dizem que TDAH, TEA e SD/AH tem mesma raiz neurológica. Eu, pessoalmente, cheguei nessa conclusão. Mas queria artigos pra poder obter mais informações. Você tem alguns artigos que poderia indicar, por favor?

  • @antropofagiaperiferica8172
    @antropofagiaperiferica8172 หลายเดือนก่อน +3

    Ele soltando as fofoca tudo da bolha superdotada kkkkkkkkkkkk

  • @anacrismp
    @anacrismp 23 วันที่ผ่านมา +1

    Nossa, tá me descrevendo em vários momentos.

  • @letrevizan12
    @letrevizan12 หลายเดือนก่อน +4

    Cadê o restante do podcast?
    Quando tava ficando muito bom vocês encerram. 😑