POR QUE SÓ LEMOS LIVROS GRINGOS?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 545

  • @experienciasliterarias9505
    @experienciasliterarias9505 8 ปีที่แล้ว +77

    Não entendo como existam booktubers com mais seguidores. Ninguém te supera!!! A melhor!!

    • @jorgeeloialves9363
      @jorgeeloialves9363 8 ปีที่แล้ว

      +Ler Antes de Morrer Você pretende escrever um livro ?

    • @samirsena5832
      @samirsena5832 8 ปีที่แล้ว

      Você é ótima MESMO!

  • @CarolJuvenil
    @CarolJuvenil 8 ปีที่แล้ว +138

    Quando falamos sobre o "trauma" da literatura na escola, um aspecto pouco discutido é a formação de professores e o currículo escolar. Estudei em escola pública durante toda a minha vida e tinha costume de ler por influência da minha mãe, porém me lembro de trabalhar com livros em disciplinas apenas uma ou duas vezes durante o ensino fundamental. Ao chegar ao ensino médio, notei que seria praticamente impossível a maior parte da minha turma, que mal teve contato com livros durante seus primeiros anos de formação, repentinamente começar a ler Machado de Assis e Eça de Queiroz. É improvável desenvolver um hábito trabalhoso como o da leitura em pleno ensino médio, quando a carga de matérias aumenta e a pressão para entrar no mercado profissional (pelo menos no caso da escola público) já começa a bater à porta. Hoje olho para trás, lembro de como adorava as aulas de Literatura e percebo que o incentivo familiar que tive até ali havia me formado para apreciar aquele momento como deveria. Quem não teve nada daquilo estava vivenciando uma aula completamente diferente da minha. O currículo deveria ser revisto e a didática docente deveria ser modernizada para que o caminho até a nossa literatura seja uma construção gradual.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว +39

      Concordo com você, Carolyne. Deve ser pensada uma forma diferente de apresentar os clássicos a crianças e adolescentes nas escolas. É raro acontecer de o aluno que não teve incentivo familiar prévio ( como aconteceu com você e comigo) se interessar pela literatura brasileira no ensino médio. E isso não ocorre apenas na escola pública. Estudei em uma escola particular renomada e praticamente todos os alunos encaravam esses livros como um suplício a ser suportado porque eram pedidos no vestibular. Uma pena...
      Beijo!!

    • @CarolJuvenil
      @CarolJuvenil 8 ปีที่แล้ว +13

      Ler Antes de Morrer Isso também acontecer nas escolas particulares só mostra o erro geral na estratégia didática...tomara que mudem logo isso para que não tenhamos mais e mais gerações afastadas da literatura :/

    • @anacarolinajesussantos8511
      @anacarolinajesussantos8511 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim é verdade. Estou no 9 ano e anos que vem ja vou para o 1 do ensino médio. Eu desenvolvi meu habito de leitura sozinha em uma biblioteca escolar, so por curiosidade, até que gostei e hoje sou uma leitora ávida. Mas meus colegas de turma não endem isso, e ou fazem desdém, estranham ou ficam desentendidos do por que eu leio. É triste não ter colegas que me entendam e que leiam comigo.

    • @andreiamiranda5359
      @andreiamiranda5359 2 ปีที่แล้ว

      Eu tive uma experiência muito positiva com um professor de português no ensino fundamental. Ao invés de impor um livro para leitura, ele fez uma lista com mais de cem obras, todas voltadas para a nossa idade, e nós podíamos escolher livremente quais iríamos ler. E ele dizia que eram livros incríveis, o que despertava a vontade de acabar toda a lista. Imagina se essa fosse uma prática adotada em todos os anos do ensino fundamental e em todas as escolas públicas?

    • @AndreSilva-sd5rx
      @AndreSilva-sd5rx 2 ปีที่แล้ว

      @@LerAntesdeMorrer Quero indicar um livro fantástico prá você. Chama "Desumanizados" o livro. É de um escritor brasileiro, baiano. É um romance. Muito bom!

  • @tatifeltrin
    @tatifeltrin 9 ปีที่แล้ว +199

    que vídeo legal, isabella!
    vou ver se faço um vídeo resposta pra você nas férias ;)
    bjo!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +47

      tatianagfeltrin Que legal! Estou curiosa pra saber sua opinião. Percebi aqui nos comentários que as opiniões variam. Muita gente reconhece que não lê mais livros nacionais por puro preconceito (aquele sentimento de que "se é brasileiro, é tosco"); outros dizem que é trauma dos tempos da escola; outros defendem que a literatura brasileira parou de funcionar direito há 100 anos (!!); e outros dizem que não é a nacionalidade do livro que os atrai, e sim a história. Enfim.... dá muito pano pra manga este assunto! Beijos

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin 9 ปีที่แล้ว +33

      Ler Antes de Morrer ih, então, eu sou uma dessas que lê livros pelas estórias e pelos autores de que gosto; não olho pra nacionalidade. mas sempre li muita literatura brasileira nesse meio... o problema está na mídia e onde o dinheiro está, mesmo... a gente entra em livrarias, e logo na primeira bancada, dá pra contar em uma mão os livros de autores brasileiros que estão ali... última vez que vi uma lista dessas de "mais vendidos", o único brasileiro da lista era um tal de "não se apega, nao", que por curiosidade, andei folheando em livraria... o que eu posso dizer? ... se o unico exemplo de literatura brasileira contemporanea que o pessoal tem é esse, fica difícil defender o que é feito hoje... tem muita coisa de qualidade duvidosa sendo produzida aqui como tem muita coisa de qualidade duvidosa sendo produzida em qualquer lugar do mundo. mas, tem muita coisa boa por aí, sim, basta boa vontade de procurar ;) bjo

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +37

      É isso aí! O importante é não ter preconceito. Antes de dizer que não gosta de livros brasileiros, deixar a má vontade de lado e conhecer um pouco mais.

    • @alexanderleyton8284
      @alexanderleyton8284 4 ปีที่แล้ว +5

      @@LerAntesdeMorrer Um exemplo claro da traducao de livros é a expressao que voce usou no seu comentário: Dá muito pano pra manga este assunto! em Espanhol o significado mais preciso seria: Este asunto tiene mucha tela para cortar!, razao pela cual, se alguém fizer uma traducao literal das expressoes (do Portugues para o Espanhol ou vice-versa), vai encontrar expressoes desprovidas de qualquer sentido.

    • @danielleoliveira9052
      @danielleoliveira9052 4 ปีที่แล้ว +9

      Ain gente duas fadas interagindo!

  • @cidaf04
    @cidaf04 8 ปีที่แล้ว +25

    Também li a coleção vaga lume.
    Maravilhosa! Acho que introduziu muuuito gente na literatura.

  • @maritriplom
    @maritriplom 9 ปีที่แล้ว +48

    Tenho que reconhecer que a carapuça me serviu certinho. Leio pouquíssimo de literatura brasileira.

    • @joaomoraes3204
      @joaomoraes3204 2 ปีที่แล้ว

      Gostei de:(Nelson Rodrigues)...

  • @Zecamilleo
    @Zecamilleo 5 ปีที่แล้ว +16

    Literatura brasileira é foda pra caralho. Especialmente os grandes do século 20. Jorge amado, graciliano, joão ubaldo, leticia fagundes, rubem fonseca, guimarães rosa, clarice, murilo rubião, erico verissimo.

  • @LiteraTamy
    @LiteraTamy 9 ปีที่แล้ว +23

    Oi, Isa.
    Eu tenho uma queda por literatura brasileira, é a minha favorita, não consigo ficar sem ler e realmente acontece de as pessoas ficarem espantadas com isso, o que é muito triste... Essa falta de patriotismo não é só em relação à literatura, você sabe, infelizmente. Mas, seguimos aí, divulgando essas maravilhas de nosso país, que são muitas!
    A questão da tradução é um problema, muita gente não se atenta a ela mas é preciso prestar muita atenção nesse quesito antes de iniciar uma leitura. Só fui aprender isso quando entrei na faculdade.
    Ótimo assunto, ótimo video.
    Beijos, querida

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +5

      Litera Tamy Também foi na faculdade que meus professores me abriram os olhos para o abismo que existem entre traduções boas e ruins. E quase sempre, os livros são traduzidos muito rápido, sem cuidado... o texto fica pobre e artificial!

  • @BioBras
    @BioBras 8 ปีที่แล้ว +26

    Fala rapido e nao enrola. Adoro seus videos por isso!

  •  8 ปีที่แล้ว +29

    Ótimo assunto. Eu mesmo recebi 22 rejeições de minhas duas obras ZÓRGAN VOLDAR e tive de investir no site Clube dos Autores para colocá-la à venda. É um site "publique seu próprio livro" que não levei fé e me arrependo de não ter investido nele há 03 anos correndo atrás destas editoras acomodadas.
    Aliás, recomendo sua leitura e até o fim de dezembro de 2015 lançarei um vídeo promocional.

  • @GustavoFosther
    @GustavoFosther 9 ปีที่แล้ว +10

    As minhas tias, que são meu orgulho, cresceram num lugar onde o acesso a livros era muito dificil.
    Conseguiam, com dificuldade uns livrinhos, na escola. Com o passar dos anos elas foram lendo livros mais consistentes, digamos assim. E leram praticamente todos os clássicos la literatura brasileira: de Gregório de Matos até João Ubaldo Ribeiro. ISSO NA ADOLESCÊNCIA E NOS PRIMEIROS ANOS DE FACULDADE. A uns anos atras começaram a ler obras "GRINGAS". Me lembro de estar na cama com minha tia de noite, foi em 2008. Eu com meu caderno da escola e ela lendo Madame Bovary. E recentemente eu fiquei perguntando pra ela se ela lia tal livro e sempre dizia que sim. ELA LEU HELENA EM 3 NOITES!!!!!!
    Beijos

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +3

      +Gustavo Cardoso hahaha adorei a sua tia! Ela é uma leitora voraz, como minha mãe. Eu até leio bastante, mas ainda não consigo ler tão rápida assim. Quero ser esse tipo de leitora um dia... Beijão!

  • @vitoorrr87
    @vitoorrr87 9 ปีที่แล้ว +127

    Eu me importo mais com a história do que com a nacionalidade do livro.

    • @roselaineferreira1678
      @roselaineferreira1678 9 ปีที่แล้ว +7

      Eu também

    • @mateusoliveira2378
      @mateusoliveira2378 6 ปีที่แล้ว +6

      Boa! Também não ligo donde veio.

    • @davipaiva764
      @davipaiva764 4 ปีที่แล้ว +9

      Já contou quantos livros brasileiros você comprou ou leu?

    • @dmvd.m.v
      @dmvd.m.v 4 ปีที่แล้ว +32

      A história muda de acordo com a nacionalidade. Um romance policial americano e um romance policial brasileiro serão muito diferentes, e isso se dá pelo contexto do país em que se passa a história. A literatura brasileira é fundamental para que se entenda o nosso quintal que é Brasil.

    • @mateusribeirobarreto2478
      @mateusribeirobarreto2478 4 ปีที่แล้ว

      @@dmvd.m.v verdade

  • @JotaPluftz
    @JotaPluftz 9 ปีที่แล้ว +68

    As pessoas parabenizam como se fosse um sacrifício ler Literatura Nacional... É meio engraçado... rs
    Excelentes argumentos!
    Quando eu crescer quero fazer videos legais iguais aos seus ^^

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +11

      JotaPluftz Inacreditável essa história de ser parabenizada por ler nossos autores mais fantásticos, né? Eles que não sabem o que estão perdendo. Beijão!!

    • @alexnegreiros7447
      @alexnegreiros7447 9 ปีที่แล้ว +7

      Ler Antes de Morrer O Jota aí em cima tem razão quanto a você fazer videos legais. A capacidade de se expressar e a organização (todo o cuidado empreendido no material) fizeram-me inscrever no seu canal na hora. Continue com o ótimo trabalho e obrigado por compartilhar suas opiniões de forma clara e objetiva.

  • @tarumamarcolla
    @tarumamarcolla 9 ปีที่แล้ว +1

    Olá Isabella! Estou tendo o prazer te acompanhar seu canal! Sou estudante de Letras e uma apaixonada por Literatura brasileira! O fato de você insistir, como tão poucos, em nossas ricas obras, nacionais é maravilhoso! Infelizmente somos poucos nesta batalha. A maneira como você envolve o público do seu canal é ótima! Tenha assistido várias resenhas de obras que tenho que ler para a faculdade, e fico ainda mais interessada depois que você apresenta o livro! Meus parabéns! Temos que dar mais força pra nossa rica Literatura!

  • @betofrischen7398
    @betofrischen7398 8 ปีที่แล้ว +8

    Gostei muito das suas explicações sobre os porquês da literatura brasileira ser tão desprezada por muitos brasileiros! Penso que é um pouco daquela expressão " complexo de viralatas" que o escritor Nelson Rodrigues imortalizou! Sempre fomos colonizados por estrangeiros, e ainda somos, que sempre nos impuseram a sua cultura dominante! E a escola reproduz essa dominação até hoje! Mas as coisas estão mudando, pois o seu canal está fazendo um bem enorme pra literatura brasileira! Com suas dicas e resenhas de livros e autores nacionais estamos reaprendendo à termos gostos pelos livros e tendo uma oportunidade que nunca tivemos na escola: aprender à valorizar o que é nosso, nossa literatura, nossos escritores, ter gratidão por morarmos num país tão rico de cultura, como o Brasil! Os livros nacionais ainda não foram devidamente apresentados aos estudantes das nossas escolas! Com o seu canal isso está mudando, graças à Deus!

  • @ovalo.
    @ovalo. 4 ปีที่แล้ว +8

    Isso fica bem perceptível quando se vai em uma livraria, onde se tem uma parede inteira de livros internacionais, e lá em um canto, “esquecida”, uma estante com livros brasileiros :p

  • @astravessias
    @astravessias 9 ปีที่แล้ว +54

    Pode anotar, Isabela: a maioria das pessoas que compra "os mais vendidos" não lê os livros, mas os guarda na estante para enfeitar. Outra coisa: embora seja uma boa coisa ler a literatura brasileira (eu tenho lido e quero ler tudo o que há de melhor por aqui), a verdade é que grande parte dos melhores livros de literatura de ficção não foi escrita em língua portuguesa.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +28

      As Travessias - Literatura e Filosofia Bom, isso faz sentido, o português é falado por apenas umas 300 milhões de pessoas no mundo, enquanto o inglês, espanhol, chinês etc são falados por muitos mais! hahaha
      Eu não tenho absolutamente nada contra ler livros estrangeiros, é claro. Eu mesma leio mais estrangeiros que brasileiros! Mas o que percebo é que existe, entre as pessoas que gostam de ler, muito preconceito. "Se é brasileiro, é chato, é tosco". É isso que a gente precisa combater. Bjs

    • @astravessias
      @astravessias 9 ปีที่แล้ว +9

      Ler Antes de Morrer Temos de ler mais e mais a literatura brasileira, principalmente a nossa boa literatura. Tenho dificuldade de acreditar, porém, que a médio prazo teremos grandes livros por muito tempo na lista dos mais vendidos. Isso pode acontecer esporadicamente, mas provavelmente não será um costume. O quinto motivo que você menciona no vídeo, Isabella, já será cumprido se apenas alguns leitores mantiverem essa chama acesa. Isso aconteceu com Aristóteles na Idade Média e, na ficção, na novela Farenheit 451.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +11

      Pois é, acho que você está certo. A menos que haja uma grande mudança de paradigmas, os estrangeiros vão continuar dominando a preferência dos leitores brasileiros por muitos anos.

  • @MarianaSantiago
    @MarianaSantiago 9 ปีที่แล้ว +8

    Manifesto à Literatura Brasileira!
    Valorizo meus conterrâneos (já li tudo do José de Alencar, e estou no rumo com a Rachel de Queirós e Ana Miranda), depois os brasileiros, depois os latinos...
    É caso sério esse descaso com nossa literatura. Nas Universidades mesmo, há essa marginalização. Lembro que meu professor de Literatura Cearense nos fez refletir ao mostrar a carga horária da disciplina. Enquanto Literatura Portuguesa era 60 hs, a Cearense era 30h. Detalhe: portuguesa era vista em três semestres, e a coitadinha da cearense em um só.
    Pouca gente conhece Gerardo Mello Mourão. Ele é cearense, preso inúmeras vezes por suas posições políticas, e super prestigiado no exterior com suas obras. Detalhe: foi indicado ao prêmio nobel, em 1979.

    • @CarolinaCarettin
      @CarolinaCarettin 9 ปีที่แล้ว +1

      Mariana Santiago Qual do Gerardo você indica? Fiquei curiosa e quero conhecer.

    • @MarianaSantiago
      @MarianaSantiago 9 ปีที่แล้ว +2

      Oii, o mais lido e traduzido é O Valete de Copas!! Eu comecei, mas tive que devolver pq era da biblioteca, mudei de cidade... Leitura foi para o Beleléu....

  • @rossiniflores6135
    @rossiniflores6135 8 ปีที่แล้ว +5

    Rubem Braga, Fernando Sabino, Jorge Amado, Laurentino Gomes... Foram os últimos autores brasileiros que li!
    Pra quem cresceu com a série vagalume fica fácil cultivar um carinho especial pela literatura nacional!
    Sou muito fã da literatura brasileira, mesmo sendo aficionado por vários autores estrangeiros como o Orwell e Hemingway que, na sua maioria, tem obras com ótimas traduções por aqui.
    Parabéns pelo canal!! (y)

  • @kiratomlinson4047
    @kiratomlinson4047 6 ปีที่แล้ว +3

    Minha querida, não sabes com que alegria eu vejo este vídeo. O retrato das nossas estatísticas de leitura realmente é verdade, falta a valorização de nossa cultura.
    Algo que quero destacar, é sobre a não incentivação em ler as obras de nosso país.
    Um dia procurei os melhores livros para ler de escritores brasileiros e só apareceu esses livros clássicos (o que não é ruim totalmente) e nenhum atual.
    Triste.

  • @letrasdececilia663
    @letrasdececilia663 9 ปีที่แล้ว +2

    Meu deus, tava esperando há anos um vídeo assim! Acho importante expandir seu comentário pra todo a literatura de língua portuguesa, temos muitos autores portugueses e africanos brilhantes e que podemos usufruir de suas obras na nossa língua mãe. Mas também acho que um pouco de nacionalismo não faz mal a ninguém. Conhecer seu país, sua cultura, culturas de outras regiões, sua história... é maravilhoso! É muito fácil dizer que literatura brasileira é ruim sem nunca ter realmente experimentado por conta própria, ir de fato à uma livraria e dar uma olhada na estante de nacionais. As escolas dão machado de assis e josé de alencar e traumatizam todo mundo! Não que eles sejam ruins (pelo contrário, são maravilhosos também), mas o tipo de escrita deles não é apropriada para um primeiro contato com a literatura nacional. Parabéns pelo vídeo :D

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Letras de Cecília Tem toda razão. Muitos começam lendo Pedro Bandeira na coleção Vala-Lume, e adoram. Aí, chega o colegial com Machado, José de Alencar e Eça de Queiroz e todos decidem que a literatura em língua portuguesa é chata. Tem algo errado acontecendo nas escolas, pelo visto. Não sou nenhuma especialista em educação, mas acho que algo precisa ser feito para evitar esse trauma que as pessoas criam. É só ler aqui os outros comentários... é um trauma gigantesco, em alguns casos. Beijão!

  • @ccleitonsaldanha33
    @ccleitonsaldanha33 9 ปีที่แล้ว +1

    Isabella gosto muito da Literatura Brasileira a vários autores bons os nossos clássicos nacionais são muito bons e na atualidade também são, e incentivar é um bom começo parabéns.Gosto muito do seu canal.

  • @anacarolinajesussantos8511
    @anacarolinajesussantos8511 3 ปีที่แล้ว +3

    Eu sempre tive o desejo de ser uma escritora, fiquei maravilhada com o mundo dos livros e sempre tive imaginação fértil para várias histórias. Só que quando fui me aprofundando nas minhas pesquisas e no mundo da literatura, percebi que não tenho futuro com isso, principlamnete se for para depender só disso. O tempo, dinheiro e energia que eu vou perde fazendo uma faculdade ou ate mesmo um simples curso para aperfeiçoa minha escrita e aprender mais sobre esse mundo não vai ser bem remunerado. Então logo que esse sonha morreu. Força para os que escolhem essa honrada profissão, tenho 3 livros de autores brasileiros, eles estão entre os meus preferidos da vida, continuarei apoiando do jeito que posso. ❤

  • @canalemdialogo
    @canalemdialogo 9 ปีที่แล้ว +17

    Este vídeo deve ser visto por muita gente. Adorei todos os comentários e colocações. E fiquei muito feliz pela citação da nossa querida Cora Coralina, também temos um projeto no canal de valorização da literatura goiana. Fico me perguntando quando deixaremos os preconceitos de lado para valorizar algo que é nosso. Um grande abraço.
    Jeferson Barbosa

  • @flaviaeduardarocha2357
    @flaviaeduardarocha2357 8 ปีที่แล้ว +8

    Que vídeo incrível! Adoro ouvir você falar, a voz é tão doce. Eu estou pra ler Tropical Sol da Liberdade da Ana Maria Machado, sobre o período da ditadura. Mas tinha deixado um pouco de lado por coisas da vida. Seu vídeo e seu trabalho com certeza me motivaram a pegar o livro e começar a ler! 💕

  • @VamosLerMA
    @VamosLerMA 9 ปีที่แล้ว +28

    Parabéns!!! Adorei o seu video. Essa pauta precisa ser discutida urgentemente.
    Para mim existem alguns fatores, incluindo os que você mencionou, que explicam (mas não justificam) esse fenômeno:
    1. Concordo com você sobre as editoras. Esquecemos às vezes que são uma empresa que precisam de lucro e precisam investir em obras que tem certeza da sua lucratividade. Entendo completamente porque publicam livros estrangeiros em maioria. Explico melhor abaixo.
    2. Discordo em parte com a diversidade das publicações brasileiras. Não porque não concordo que seja rica, pois é e muito, mas discordo sobre a diversidade porque acho que faltam livros comerciais escritos por brasileiros. Se você olhar novamente a lista dos mais vendidos, a maior parte são livros de rápido consumo, que não são considerados literatura acadêmica. Isso é algo que falta na nossa literatura atual.
    Os autores que você menciona são super legais, mas não são atuais e acabam ficando mais difíceis de ler pela a maior parte das pessoas, principalmente os jovens. Entendo que são do seu gosto, mas não são do meu, por exemplo. Por isso acho um pouco injusto você culpar o leitor por não curti-los e subestimar que eles não os conheçam.
    3. Um problema grave que percebo também é que existe nas escolas a falta de incentivo para a escrita criativa. Peguei recentemente alguns livros comerciais lançados por autores brasileiros e fiquei um pouco chateada com os graves problemas de narrativa que encontrei. As histórias eram ótimas, mas a má execução me impedia de aprecia-los na íntegra. Isso deixa clara a falta de conhecimento da nova geração nesse tipo de escrita e estruturação de um romance (romance como tipo de narrativa). Nós somos muito bem treinados para fazermos redação no vestibular, mas escrever um conto, um romance ou uma poesia não. Pelo menos era assim quando eu estava na escola, se mudou fico MUITO feliz.
    4. Retorno novamente às editoras. Por muitos anos elas tiveram "preconceito" com esses livros mais comerciais e não houve incentivo para autores brasileiros de os escreverem. Só eram publicados livros de autores brasileiros que poderiam ser considerados acadêmicos. Sim, existem livros mias comerciais, mas comparado com o mercado internacional essa proporção é irrisória. Isso está mudando, pois tenho visto cada vez mais livros de romance, fantasia e jovem adulto escritos por autores brasileiros. Esse é o tipo de livro que vende, é divertido e agradável de ler e é lucrativo para as editoras.
    Essa são as minhas opiniões, é claro. Posso estar completamente equivocada, mas é o que sinto do nosso mercado editorial.
    Novamente, parabéns por ter aberto essa discussão. Precisamos incentivar a leitura de autores brasileiros para enriquecer cada vez mais a nossa literatura.
    Bjs.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +16

      Vamos Ler Você tocou num ponto importantíssimo: no Brasil, nós não temos a indústria dos livros para puro entretenimento, como existe na Inglaterra e EUA. Não é à toa que quase todos os livros de sucesso saem desses países.
      A maioria dos escritores best-sellers, como John Green, Ken Follet, Meg Cabot, Dan Brown, John Grisham etc são máquinas de escrever livros fáceis de consumir. Eles ganham fortunas porque dominam as técnicas de escrita criativa, que você mencionou, e conquistaram seu público cativo.
      Por aqui, isso ainda não existe. Escrever é arte, é missão, sacerdócio. Poucos conseguem fazer disso sua única profissão.
      Mas como você bem lembrou, esses escritores brasileiros de livros "de consumo", e não "de arte", estão surgindo cada vez mais. Olha o P.J. Pereira que eu mencionei do vídeo. Olha o André Vianco, que escreve fantasia de vampiros. A Paula Pimenta, que prefere a ficção infanto-juvenil. Será que o que eles escrevem é tão inferior assim aos livros semelhantes que se escreve lá fora?
      Pelo que eu percebo do pessoal, existe preconceito contra a livros nacionais. "Se é brasileiro, é chato". "Se se passa em São Paulo ou Recife, é tosco". É isso temos que tentar combater!

    • @VamosLerMA
      @VamosLerMA 9 ปีที่แล้ว +7

      Com certeza!! Eu não li ainda o PJ Pereira e fiquei bem curiosa sobre ele com o seu video. Já li Paula Pimenta e ela escreve bem, sim, e acho o trabalho que ela está fazendo com jovens leitores (entre 12 e 14 anos) fantástico. Ainda assim tempo uma falta grande de bons escritores nesses gêneros. O caminho até chegarmos no nível da literatura americana é longo, mas o importante é que a nossa indústria literária já começou a andar por ele.
      Parabéns novamente pelo video!! :0)

    • @maritriplom
      @maritriplom 9 ปีที่แล้ว +10

      Vamos Ler Eu li o primeiro volume dessa série do PJ Pereira. Eu achei muito interessante porque é sobre a mitologia africana, retirada dos deuses do candomblé to tempo antigo, fazendo um paralelo com um personagem nos tempos atuais e interligando essas eras. Eu achei bem bacana porque, de certa forma, fazendo uma fantasia sobre o tema, quebra aquele muro que construímos aqui no Brasil: o de ter preconceito sobre a mitologia em si por sua origem enquanto lemos a torto e a direito livros com deuses nórdicos, gregos, asiáticos com o coração aberto.

    • @VamosLerMA
      @VamosLerMA 9 ปีที่แล้ว +6

      SIIIM, fico meio bolada toda vez que vejo mais um livro de fantasia brasileiro com mitologia celta ou nórdica. Fiquei AINDA mais curiosa com esse livro do PJ Pereira. ;)

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +9

      Olha, Vamos Ler... achei a proposta do livro dele animal! Ele se inspirou na mitologia de religiões afro-brasileiras. Uma fonte incrível para livros de fantasia, que eu nunca soube que nenhum outro autor explorou antes!

  • @Txomin4
    @Txomin4 2 ปีที่แล้ว +3

    Sou espanhol, amo Brasil 🇧🇷 e um de meus livros favoritos é A Poesia dos Inconfidentes. Brasil é um mundo em todos os aspectos e muito pouco conhecido fora.

  • @patricialins5755
    @patricialins5755 7 ปีที่แล้ว +4

    Perfeito! Te recomendo os livros de José Lins do Rego. Assim como muitos só dão valor a livros de autores de fora do Brasil, a Paraíba só deu algum valor a esse autor incrível depois que ele foi publicado pela Editora José Olympio (carioca). Os livros dele são vivos, instigantes, inesquecíveis! Ainda não li Jorge Amado, mas pretendo. E, pelo que dizem do autor Baiano, acredito que quem gostar de um, gostará do outro também!

    • @TheNessa20033d
      @TheNessa20033d 4 ปีที่แล้ว

      Um dia pretendo ler Menino de Engenho, tenho uma versão aqui super velhinha caindo os pedaços, preciso licaliza-la

  • @tiagoanchiieta
    @tiagoanchiieta 8 ปีที่แล้ว +1

    Li quase a obra completa de José Lins do Rego. Foi uma ótima experiência. Fiquei até mais patriota e entendi muito melhor o povo daqui. Recomendo.

  • @MundodaLidi
    @MundodaLidi 9 ปีที่แล้ว +8

    Uma colega dos EUA veio ao Brasil e eu estava mostrando pra ela as fotos dos 12 livros q eu tinha colocado como meta para esse ano e dentre eles tinha "Moby Dick", "O retrato de Dorian Gray", "The great Gatsby" e alguns outros estrangeiros, e ela me perguntou pq eu ia ler esses livros e não livros brasileiros hehehhe Eu expliquei q queria ler os clássicos mundiais e treinar o inglês, mas ela ficou com uma cara q eu achei super engraçado 😆 Depois falando sobre filmes ela achou super estranho nós assistirmos tantos filmes americanos! É muito estranho pra ela entender isso, pq lá eles só consomem livros e filmes nacionais e para ter os estrangeiros eles mesmos tem q procurar por aí. Enfim, é bom termos acesso aos estrangeiro, mas assim como vc eu tbm adoro literatura brasileira e tenho mta pena da visão q mtas pessoas tem de q ela é chata ☹ Mas fazer vídeos como esse já é uma maneira de alertar as pessoas sobre isso, parabéns!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +7

      Mundo da Lidi É isso aí... a gente "paga pau" demais para os estrangeiros. Não que eles não mereçam ser lidos também, mas não precisa torcer o nariz para o que é brasileiro como muita gente por aí faz...

    • @RudiSantos
      @RudiSantos 9 ปีที่แล้ว +2

      +Mundo da Lidi tenho 52, desde pequeno ouço no rádio musicas em inglês. As paradas de sucesso só tinham musicas em ingles e as musicas brasileiras eram consideradas bregas. a midia fez isto com toda uma geração e continua fazendo. o mesmo ocorreu com a literatura e outras artes. a midia fez uma lavagem cerebral na massa e as pessoas só privilegiam o que é estrangeiro. Acho que cabe a nós mudarmos isto um pouco, mas mais aos adolescentes de hoje que nascem ouvindo ingles nas musicas, nos filmes e em todo o lugar. Estes só darão valor ao que é bom no Brasil quando seu nivel de cultura lhes abrir esta perspectiva, Afinal, se eles quiserem escrever não escreverão em inglês e se querem ter seus livroslidos por brasileiros terão que entender que nem tudo o que é brasileiro é chato e ruim em qualidade.

  • @pauloantero4117
    @pauloantero4117 7 ปีที่แล้ว +3

    Um autor brasileiro recente que vem escrevendo histórias legais é o Raphael Montes. Se ainda não o leu, super indico.
    Dias Perfeitos do Raphael Montes é um thriller muito interessante que prende o leitor do início ao fim. Conhece? Se não, tá indicado.

  • @KatharynnyGabriella
    @KatharynnyGabriella 9 ปีที่แล้ว +1

    Essa é uma verdade enorme Isa, a gente que escreve não tem espaço no Brasil e o seu vídeo também foi meio que um puxão de orelha pra mim kkkk comecei a ler mais lit nacional esse ano, em parte espero que o seu vídeo conscientize as pessoas que temos muitos autores bons no Brasil como a Paula Pimenta, a Carolina Munhoz e a Carina Rissi que escrevem em uma linguagem jovem, num universo que a gente entende, eu estou começando ainda, publiquei dois livros, e sei bem na pele essa dificuldade que você falou. Ótimo vídeo!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Katharynny Gabriella É isso aí, a gente precisa reverter essa resistência com literatura nacional!

  • @camilareis4740
    @camilareis4740 9 ปีที่แล้ว +1

    Oi Isa, parabéns pelo vídeo! Concordo com você, meu amor por literatura começou por livros brasileiros! Graças a minha tia escritora (que já tentou várias vezes publicar seus livros e nunca conseguiu)! Mas Isa, sou e moro em Manaus e se você vier será muito bem vinda! Gostei tanto desse vídeo que compartilhei com todos os meus familiares!! Hahaha

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Camila Reis hahahahah como manauara, tenho certeza que você já ouviu falar do Milton Hatoum também! Graças a ele aprendi muito sobre a cidade. Aqui em São Paulo, quase não recebemos notícias ou informações sobre Manaus. É uma pena!

  • @kakaejuju1
    @kakaejuju1 9 ปีที่แล้ว +1

    Isa, dificilmente comento vídeos, não é por nada, mas prefiro assistir e curtir quando gosto muito. Mas quando assisto aos seus vídeos tenho vontade de comentar todos, hoje não resisti e vim aqui pra te dizer que acho o seu trabalho o máximo, seu canal é relativamente novo mas já conquistou a minha preferência e o meu coração. Obrigada por dividir com a gente tanta lindeza. Beijos meus...

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      Rita Martins Muito obrigada, Rita! E fique sempre à vontade pra fazer sugestões e críticas, são muito importantes pra mim. Bjs!

  • @CamilaNavarro
    @CamilaNavarro 9 ปีที่แล้ว +4

    Espero que as pessoas sejam inspiradas por suas palavras e leiam mais literatura brasileira! Sempre penso que somos privilegiados, pois só nós podemos ler "Grande Sertão Veredas" em toda sua plenitude ou podemos reconhecer o sotaque de Jorge Amado em seus livros. As traduções não são capazes de transcrever essas nuances e não basta nem só saber português pra isso, mas ser brasileiro!
    Agora estou lendo um livro de cada país do mundo, mas já decidi que vou deixar o Brasil por último e então não me contentarei com um livro só, mas com um de cada estado. Temos muita coisa boa aqui!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Camila Navarro Este desafio "volta ao mundo em livros" é muito legal! Algum dia quero fazer algo parecido, assim como a viagem pelos estados do Brasil também. Bjs!

  • @paginasdequegosto
    @paginasdequegosto 9 ปีที่แล้ว +1

    Fantástico! Esse foi o melhor vídeo dentre os seus. Puxa vida! Gostei demais. Te agradeço demais por trazer esse assunto tão relevante. Estou te aplaudindo aqui virtualmente. Meus parabéns! Foi foi certeira em todos os pontos colocados. Arrasoooooooou! Simplesmente arrasou. Um abraço do tamanho da minha felicidade agora. Emocionado...

  • @Brasileirices
    @Brasileirices 9 ปีที่แล้ว +7

    Que legal esse vídeo! Sabe que muitas vezes a questão da tradução tem a ver com a variação. O exemplo que você citou me parece mais próximo da realidade portuguesa! Aí as editoras entendem que como já foi traduzido, não precisa de nenhuma adaptação. E precisa, né! Hahaha. Beijos.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +4

      Brasileirices Putz, é verdade. Será que foi isso que aconteceu com essa edição? Finalmente alguma explicação razoável pra justificar essa frase tão esquisita. E este era só um pequeno exemplo, o livro inteiro estava estranho...

  • @HaidaCarvalho
    @HaidaCarvalho 9 ปีที่แล้ว +1

    Parei pra comentar só pela citação de Manaus. Milton Hatoum é nossa pérola!
    Acredito que a maneira como a literatura nos é apresentada na escola, também não ajuda. Os livros brasileiros que li na escola me fizeram ficar ainda mais apaixonada por ler, mas isso não acontece com todo mundo.
    A professora já chegava falando: se não quiserem ler, não se preocupem eu passo o filme aqui na sala.
    Kkkkk
    Assim complica né?!
    Lembro-me muito bem da sensação que tive ao terminar Dom Casmurro, achei que fosse explodir com tanto sentimento. Que livro! Que gênio!
    Adoro seus vídeos!!

  • @tabathabelzareno
    @tabathabelzareno 9 ปีที่แล้ว +1

    Oi, querida. Nossa eu super AMEI o teu vídeo e concordo plenamente!! Sou prof de Literatura e percebo isso: o quanto as pessoas tem resistência com a literatura brasileira! No meu canal eu SEMPRE falo 'temos que ler mais literatura brasileira' 'os canais literários precisam falar mais de literatura brasileira'.. e acho que já fiz mais vídeos de literatura brasileira do que estrangeira. Amei o vídeo e o canal, me inscrevendo já! hehe beijinhos!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Tábatha Belzareno l Somos Livros, Somos Livres! Que legal, Tábatha! Quanto mais a gente passar essa mensagem, melhor. Tá cheio de leitor jovem por aí que pode mudar um pouco os seus hábitos de leitura, é só a gente saber incentivar e orientar. Beijão!

  • @literaturadetododia7825
    @literaturadetododia7825 9 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o vídeo! A literatura brasileira é riquíssima, é uma pena que tanta gente tenha bloqueio com essa leitura tão maravilhosa. Eu tive a sorte de ser apresentada aos clássicos da nossa literatura muito cedo, pelos meus pais, e logo tomei gosto por esse tipo de leitura, então não tive esse "trauma " da escola que tanta reclama.
    Dos lançamentos recentes li e gostei muito de "Fim " de Fernanda Torres.

  • @JUcps1982
    @JUcps1982 9 ปีที่แล้ว +9

    Perfeito o seu vídeo! Amei! Sempre tenho feito esse tipo de reflexão sobre o mercado editorial brasileiro! Como professora vejo como é difícil convencer os jovens a lerem autores brasileiros (e outros que escrevem em português)! Realmente acredito que essa cultura de ler os gringos está cada vez mais comum devido à falta de incentivo dada pelo sistema de educação brasileiro (seja ele público ou privado). São diversos fatores como falta de oferta de livros contemporâneos, despreparo de professores, e é claro, do hábito de leitura que deve ser cultivado....Um fator a ser considerado também é que livro é caro no Brasil! Infelizmente! Se as editoras colocam os preços mais em conta, vide os bota fora da cosac naify vende muito! Porque os preços ficam realmente justos...Grande Abraço!

    • @Lucols4
      @Lucols4 9 ปีที่แล้ว

      +Juliana Barbi Não é culpa das editoras, tem noção de quanto é caro produzir livros? A culpa mesmo é do povo que não gosta de ler.

    • @JUcps1982
      @JUcps1982 9 ปีที่แล้ว

      Como eu expus anteriormente, acredito que seja uma conjunção de fatores que incluem muitos pontos, inclusive o fato de dos leitores não consumirem literatura. Abs

    • @Lucols4
      @Lucols4 9 ปีที่แล้ว +1

      Juliana Barbi Insisto em dizer que 99% da culpa são das pessoas que não leem (devido a diversas circunstâncias). É só pegar livros que vendem que nem água como o Pequeno Príncipe e O Alquimista. Você acha por preços bem baratos como R$15,00 simplesmente pq a demanda é enorme. Livros caros são geralmente clássicos ou de "alta-literatura" que a procura é baixa, por isso livros novos do Tempo e o Vento e Grande Sertão Veredas saem caros. Outra, os livros da Cosac Naify são caros pq são edições bem elaboradas ou especiais de livros clássicos em sua maioria, por isso são muito caros, mesmo assim se você ficar de olho você acha promoções boas. O último livro que eu comprei justamente é dessa editora que foi Luz em Agosto do William Faulkner. O preço original é acima de R$60,00. mas eu paguei R$23,00. Porém, as pessoas não leem por diversos motivos, entre eles os quais você já citou.

  • @guilhermemartinez5460
    @guilhermemartinez5460 7 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo incrível! Há tempos venho percebendo que acabo "estranhando" livros traduzidos para o português, por melhor que a tradução seja, meio que acaba perdendo um pouco da alma do autor, e isso faz falta. Depois de assistir esse vídeo, pode ter certeza que vou atrás de clássicos/novos autores nacionais. :D

  • @TransylvaniaGirl
    @TransylvaniaGirl 9 ปีที่แล้ว +1

    Um video excelente! Agradeco-lhe muito por ele!

  • @alineferraz
    @alineferraz 9 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns pelo vídeo e por ter abordado esse assunto!
    Teus vídeos são sempre super bem feitos e caprichados...PARABÉNS!!!

  • @fesoaresfe
    @fesoaresfe 8 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o vídeo Isa, ano passado tive que ler os livros da Fuvest, e li a maioria dos obrigatórios brasileiros, confesso que a literatura portuguesa acho mais chatinha. Adorei Capitães da Areia, O Cortiço. E as pessoas nem ao menos começam a ler pra saber se gostam ou não. Esse ano começo a minha graduação em Letras, e na minha listinha de desejos literários fico feliz em não haver somente livros gringos. Depois desse vídeo quero poder pesquisar e se interessar mais por livros e autores brasileiros. Um grande beijo :)

  • @AndDante
    @AndDante 7 ปีที่แล้ว +4

    Três ótimos escritores Brasileiros, da nossa geração: Eduardo Spohr: a trilogia "Filhos do Éden" e "A Batalha do Apocalipse", livro fantástico, que já alcançou outros países como Turquia e Holanda.
    Leonel Caldela: "A Lenda de Ruff Ghanor" - vol. 1 e 2; e "O Código Élfico".
    Affonso Solano: "O Espadachim de Carvão".

  • @AndreLCFigueiredo
    @AndreLCFigueiredo 6 ปีที่แล้ว +2

    Esse vídeo merecia um coraçãozinho, que nem aquelas variações do "curtir" do Facebook.

  • @HiBeanka
    @HiBeanka 8 ปีที่แล้ว +6

    Esse vídeo

  • @Literopolitana
    @Literopolitana 9 ปีที่แล้ว +1

    Olá, cheguei aqui pq pedi indicação de canais bacanas e já de cara vi esse vídeo que amei. Achei a discussão excelente, não apenas a proposta, mas seus argumentos e forma de apresentação. Vou pensar nas minhas leituras e relação com literatura nacional e tentar gravar um vídeo-resposta. Bj :)

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      dignidadenaocabeaqui Que bacana! Este assunto é bastante polêmico e certamente não existem respostas únicas. É só dar uma lida aqui nos comentários que você vai ver como as opiniões variam. E, por isso mesmo, quanto mais a gente debater o assunto, melhor! Beijo

  • @ProsaseAlgoMais
    @ProsaseAlgoMais 9 ปีที่แล้ว +2

    Oi Isabella!
    Ficou maravilhoso o vídeo! Parabéns! A literatura brasileira é maravilhosa e eu também preciso ler mais. Entre os meus projetos literários desse ano me desafiei a ler mais literatura brasileiro e tem sido uma experiência maravilhosa. Sempre gostei, mas em alguns momentos a deixei um pouco de lado e me arrependo.
    Beijos
    Fran Borges

  • @antoniocarlosvieiracaetano3208
    @antoniocarlosvieiracaetano3208 9 ปีที่แล้ว +7

    Que vídeo precioso! Que serviço!
    Favoritado.

  • @mariodarochasp
    @mariodarochasp 9 ปีที่แล้ว +2

    Amo literatura brasileira. A melhor do mundo. Parabéns pelo vídeo, incentivo e escolhas. Assistirei sempre o seu canal. Abraços

  • @reniralinhares8204
    @reniralinhares8204 5 ปีที่แล้ว +1

    Virei sua fã!!! Arrasa👏👏👏👏

  • @valdirene22
    @valdirene22 9 ปีที่แล้ว +4

    Vídeo incrível, parabéns. Eu redescobri o prazer de ler livros nacionais este ano, estou adorando ler Clarice Lispector e nas férias li o livro do Ariano Suassuna o Romance da Pedra do Reino, q livro arrebatador, se tornou uma das melhores leituras da vida. Eu li junto com a Claire Scorzi, ela postou vários vídeos sobre o livro no seu canal. Apesar das quase 800 pag. é puro deleite, super recomendo. Bjos

  • @philippesartin1107
    @philippesartin1107 9 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo, Isabella, mais uma vez. Eu tenho uma teoria sobre o desinteresse pela literatura brasileira: as pessoas não tem interesse, na verdade, pela . Em parte porque a literatura de outro país atrai pela diferença, pelo exotismo (neve, fiordes, castelos etc.); em parte porque essa "realidade brasileira", da qual você fala, é uma coisa ambígua - se ela é identitária e informativa, ela revela, por outro lado, as mazelas que estão muito perto de nós.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Philippe Sartin Ué, mas a "realidade brasileira" pode ser tão exótica como a estrangeira... O Erico Verissimo provou que dá pra fazer épicos históricos no Brasil, o Ariano Suassuna criou um verdadeiro universo mágico na sua obra.
      Claro que as coisas estrangeiras parecem sempre "mais exóticas", mas existe uma diversidade cultural tão grande por aqui mesmo no Brasil que, às vezes, eu me sinto mais familiar com produtos culturais que vêm dos EUA e da Europa do que do próprio Brasil.

  • @Isa100piano
    @Isa100piano 9 ปีที่แล้ว +1

    Oi Isabella! Tudo bem? Estou passando para indicar um livro nacional muito bom que li recentemente chamado: Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios do autor Marçal Aquino. A Isa (quantas xarás! kkk!) do canal Lido Lendo indicou esse romance e eu AMEI!! Como ela mencionou no vídeo: "Literatura nacional de primeira categoria!" O que eu AMEI neste livro foi, justamente, o que você comentou em seu vídeo: a narrativa. O autor tem uma forma de narrar muito linda, pode-se dizer que é poética, na minha opinião. Os flashbacks que ocorrem no romance são muito bem escritos! Vale a pena dar uma conferida! ;) Bjss!! Sucesso sempre!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      +Isabela Jordão Eu conheço esse livro. Li e gostei muito!! Inclusive o indiquei como leitura no meu vídeo
      "Livros para Ler nas Férias" de janeiro deste ano:
      th-cam.com/video/XZBBkSqfJRs/w-d-xo.html
      Foi uns dos primeiros vídeos que fiz!!! Beijos ;))

  • @JanaAudioVideo
    @JanaAudioVideo 9 ปีที่แล้ว +1

    Isa, obrigada. Obrigada por ser a voz de muitos leitores que convivem com a literatura brasileira como eu. Você disse simplesmente TUDO!

  • @revisedireito
    @revisedireito 9 ปีที่แล้ว +1

    Você acabou de conquistar um inscrito com esse ótimo vídeo! Parabéns!

  • @Expressopradois
    @Expressopradois 9 ปีที่แล้ว +1

    Aeee Isa! Abordando sempre temas excelentes e pontuando bem suas opiniões! Curti =D A parte da tradução, NOSSA, vc arrumou um exemplo bem sofrido heim? Já vi cada uma também... Mas nunca "salvei" para mostrar e argumentar.
    Gostei principalmente da defesa da literatura nacional!
    Eu acho que a apresentação dos clássicos na escola devia ser diferente. As pessoas realmente tomam trauma. Eu fui fazer as pazes com o Machado de Assis muuuuitos anos depois da escola hahaha
    Quando eu resolver escrever meus livros vou mandar pra você ler ♥

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +2

      Carol Rodrigues Eu também só me reconciliei com o Machado muito tempo depois da escola!! hahahaha
      A experiência traumática do colégio cria preconceitos que, às vezes, ficam pra toda vida....

  • @CarolyAssis
    @CarolyAssis 9 ปีที่แล้ว +2

    Eu estava com este assunto na cabeça hoje, acredita? tudo isto pq achei uns livros com o selos de talentos brasileiros da editora novo seculo que são O_O demais. De fantasia a Romance e com capas lindas. Adorei e já quero ler...fiquei empolgada mas, ao mesmo tempo desestimulada pois não teria muita gente para conversar sobre o livro já que o povo ainda tem na mente que não gosta de literatura Brasileira. Este é um assunto que não vai terminar hoje. Precisamos sim mudar esta visão. Vamos levantar ideias para fazer projetos de leitura. Também sou de São Paulo

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      Caroline Assis Muito legal isso que a Novo Século está fazendo, né? Mais de uma pessoa veio me falar dela. Mas o que é mais difícil é vencer a resistência do preconceito contra livros brasileiros. Mas chegamos lá...

  • @patriciasilva6594
    @patriciasilva6594 9 ปีที่แล้ว +1

    Adorei Isabella! Super concordo.
    E também acho que dos títulos estrangeiros colocados no mercado editorial brasileiro a maioria é norte-americana - o que particularmente me irrita muito, pois quero poder ler (na minha língua, em boas traduções) literatura mundial que saia desse "eixo". Sempre vou em feiras que vendem sobras de edições para poder encontrar títulos alternativos - nacionais e estrangeiros - que fujam do que as grandes editoras oferecem, às vezes dá certo.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      Patricia Silva Alguns anos atrás, a Folha de São Paulo lançou uma coleção de livros ibéro-americanos - romances de autores de língua espanhola e portuguesa "fora do eixo", incluindo vários da América Latina. Só livros incríveis! É uma pena essa dominação dos best-sellers americanos, mesmo... Temos que valorizar mais a literatura brasileira, assim como latino americana e de outros países "não centrais" pelo mundo!

  • @elbaregina9713
    @elbaregina9713 8 ปีที่แล้ว +3

    Tem alguns novos autores brasileiros começando a deslanchar agora tais como Raphael Montes (Suicidas - Dias Perfeitos - O Vilarejo), Gustavo Ávila ( O Sorriso da Hiena) e K.S. Broetto (Fassade). Carina Rissi também tem obras de sucesso (Procura-se um Marido - Encontrada - Perdida - No Mundo da Luna - Mentira Perfeita) e Paula Pimenta (Série Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série), dentre outros. Isso pra mencionar autores da atualidade que estão conquistando um espaço cada vez maior entre os jovens. Que isso sirva para quebrar as barreiras sobre a Literatura Brasileira e abra portas para todos os clássicos maravilhosos que existem. Beijos.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว +3

      Justamente! Eles estão por aí. Temos que abrir nossos olhos e enxergá-los. E valorizar-nos.
      Beijo

  • @anaroncon
    @anaroncon 9 ปีที่แล้ว +7

    Isa, que vídeo maravilhoso! Eu sempre pensei em abordar isso no meu canal, mas primeiro que nem eu mesma li muitas coisas nacionais e segundo que não saberia como instigar ou pontuar as razões para nos lermos. Seu vídeo foi perfeito, suas razões, tudo tudo! Entrou pra lista de vídeos favoritos e eu já vou compartilhar com todo mundo! Parabéns, adoro seu canal e me inspiro muito aqui. Abraços!

  • @elrolcest2023
    @elrolcest2023 9 ปีที่แล้ว +1

    Oi, Isabella. Este é meu primeiro comentário em seu canal. Quero te dar os parabéns pelos seus vídeos e por sua desenvoltura em frente à câmera. Me tornei um espectador assíduo seu.
    Recentemente, li um livro nacional que achei excelente, e gostaria de recomendar sua leitura: "Presságio - O Assassinato da Freira Nua", de Leonardo Barros. Trata-se de um thriller policial bastante empolgante, com capítulos curtos e muita ação o tempo todo. É daqueles livros que prendem a pessoa, e fica difícil parar de ler.
    Gostaria muito de ver, futuramente, uma resenha sua acerca dessa excelente obra nacional.
    Abraço

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      El Rolcest Que boa dica! Eu já pude conhecer muitos autores brasileiros novos graças aos comentários de vocês. Muito obrigada!

  • @Felipe-xp6yw
    @Felipe-xp6yw 9 ปีที่แล้ว +1

    ´´É ler sobre nois mesmos!´´ Sensacional! Sério, ta perfeito.

  • @camilasfv0208
    @camilasfv0208 6 ปีที่แล้ว

    Isa, será que você poderia fazer um vídeo mostrando livros que se passam em diferentes regiões do Brasil?? Moramos num país enorme e cheio de diferenças regionais, seria muito legal ver também essas diferenças na nossa literatura!
    Beijão, adoro seus vídeos!

  • @andressamercesreissilva631
    @andressamercesreissilva631 8 ปีที่แล้ว +1

    Adorei sua argumentação! Bem fundamentada, objetiva e tão acessível que despertou este riquíssimo debate aqui nos comentários. Lamento que esta depreciação da literatura brasileira estenda-se também à música, ao cinema, dança, teatro e tantas outras manifestações culturais, o que gera um ciclo vicioso, que, por não haver demanda, impede de termos uma ampla produção cultural no país, com obras boas e outras questionáveis, o que para mim é muito natural. O que não é natural é aceitar tudo que vem de fora como bom. Outra coisa que me incomoda é chamar nossa produção nacional de bairrista (!!!???). Como assim... Os livros nacionais abordam o Brasil seja na temática, seja na estética, no estilo, etc. ,independente de ser bom ou ruim é a nossa identidade. Não é necessário aceitar, claro! Mas é importante conhecer para acrescentarmos qualidade ao debate "o que significa ser brasileiro". Debate que remete a um dos fatores importantes de formação da nossa própria personalidade e quais seriam os efeitos de negar a nossa própria estética? É necessário conhecer para se fazer escolhas conscientes.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว

      +Andressa Merces Reis Silva Acho que tem a ver com o tal de "complexo de vira-lata" tão bem apontado pelo Nelson Rodrigues.
      É brasileiro? Não presta.
      É importado? Aí sim! É muito bom!
      Lamentável...

  • @GabriellePolary
    @GabriellePolary 9 ปีที่แล้ว +1

    Amei o vídeo! Comecei a ler muito cedo, de início com as revistinhas da Turma da Mônica. Com 7 anos, já tinha hábito de leitura, mas cresci com a concepção de que "literatura brasileira é ruim". Depois, há uns 2 anos, resolvi me perguntar por que eu pensava isso e comecei a pesquisar livros brasileiros pra acrescentar à lista! E, foi assim, que encontrei a mulher que mais admiro nessa vida: Clarice Lispector, que apesar de ser ucraniana, entregou-se e muito acrescentou à nossa literatura. Mas confesso que só dava valor pra literatura brasileira mais antiga! Ainda não sou muito fã de autores contemporâneos, porém o booktube me aproximou de autores que até então não conhecia e hoje amo. Uma pena que as editoras e os leitores valorizem tão pouco. Nossa literatura merece mais!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Gabrielle Polary Que bacana sua experiência com a Clarice! Eu acho que cada um tem o seu gosto e não há nada de mal nisso. O que me entristece é perceber que algumas pessoas não dão chance para literatura nacional por simples preconceito. Aí, quando tenta ler alguma coisa, se surpreende...

  • @miguela.akelneto9626
    @miguela.akelneto9626 9 ปีที่แล้ว +1

    Achei sensacional o vídeo, você está de parabéns pela iniciativa. =D
    Você não vai se arrepender em conhecer Manaus, e eu lhe garanto que as obras do Milton não serão mais a mesma coisa! A sensação de ler um livro que descreve a sua cidade e que tem personagens que moram em sua cidade é muito legal, torna a viagem muito mais interessante.

  • @ander.m5749
    @ander.m5749 2 ปีที่แล้ว

    Você é uma booktuber insuperável, ou seja, a melhor das melhores.

  • @EliseuandreEliseuandre
    @EliseuandreEliseuandre 9 ปีที่แล้ว +1

    Éssa moça sabe o que fala. Parabéns

  • @ritadecassiaribeirodasilva1826
    @ritadecassiaribeirodasilva1826 6 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns! Esse vídeo é o mais importante para mim. Precisamos muito valorizar nossa literatura que é tão rica!

  • @franobre
    @franobre 5 ปีที่แล้ว

    Bem apresentado. De fato, sempre que vou comprar um livro novo, primeiro passo pelas prateleiras e indicações de literatura brasileira. Somente se não encontro um bom livro brasileiro é que passo a olhar os estrangeiros. Com isso, pelo menos 60% do que tenho lido nos últimos anos são livros de autores brasileiros, como o que estou lendo atualmente, "E. O atirador de ideias", de Adilson Xavier. Muito emocionante e criativo.

  • @CamilaMGuerra
    @CamilaMGuerra 9 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom vídeo! Parabéns pelo trabalho bacana! ;)

  • @amandasilva8581
    @amandasilva8581 9 ปีที่แล้ว +1

    eu amo seus videos, com ou sem voz, kkkkk vc sempre muito clara e objetiva.Conheci seu canal a pouco tempo e fiz questão de ver todos os seus videos. faça muitos mais, vou compartilhar com muito orgulho esse video que todos deveriam assistir! grande bjo

  • @josiribeirorezende9549
    @josiribeirorezende9549 4 ปีที่แล้ว

    Excelente! Descobri o seu canal e nao saio mais daqui! 👏👏👏👏

  • @ilaridia
    @ilaridia 6 ปีที่แล้ว +1

    Oi Isabella. Vendo este vídeo hoje fiquei curiosa e fui verificar a última lista de mais vendidos da Publish News e na última semana temos 7 brasileiros na lista de ficção e 11 na lista geral. Fiquei orgulhosa destes números e acho que você poderia gravar outro vídeo falando sobre isso.
    Parabéns pelo seu trabalho, te admiro muito!

  • @elzaohira9707
    @elzaohira9707 9 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo vídeo. Ótimas colocações. Sim, há muita coisa excelente na literatura brasileira, e é também preciso dar mais lugar para os novos. Quanto a Incidentes em Antares, li há alguns anos e achei simplesmente fantástico! Já indiquei para várias pessoas.

  • @brunnabatista4977
    @brunnabatista4977 9 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo! Um tapa na cara pra mim e pra muitos outros. Comecei a me interessar pela nossa literatura após descobrir livros brasileiros juvenis muito bons. Aí pensei: por que não gosto de literatura brasileira? Porque ate onde me lembro Moreninha foi o melhor livro que li na adolescência. A cada dia venho aumentando o desejo de explorar nossa literatura!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +1

      Brunna Batista Dá uma olhada aqui nos comentários, o pessoal está indicando um montão de livros brasileiros bacanas (alguns que nem eu conhecia e fiquei super curiosa de ler). Bjs!

    • @brunnabatista4977
      @brunnabatista4977 9 ปีที่แล้ว

      Já tô colocando alguns na minha listinha!!! ;)

  • @nrannia
    @nrannia 7 ปีที่แล้ว +1

    Isabella, fiquei encantada com este vídeo e com seus argumentos.
    Parabéns.

  • @clarafreitas6559
    @clarafreitas6559 6 ปีที่แล้ว +1

    ain Isa, que vídeo lindo! Acho que sou um ponto meio fora da curva, comecei a me interessar por literatura brasileira esse ano, meu primeiro ano do ensino médio e meu professor teve uma superrrr influência nisso. Por acaso, comecei a amar ler por causa de uma professora de história da oitava série, então quero ser professora de literatura e poder influenciar pessoas como eles fizeram comigo. Já havia assistido a esse vídeo, vim revisitá-lo e agora ele faz muito mais sentido pra mim. Obrigada por esse trabalho maravilhoso!❤️
    ps: você poderia fazer mais vídeos como esse, estilinho debate, de vez em quando, bjs.

  • @vitoriafranca6932
    @vitoriafranca6932 8 ปีที่แล้ว +1

    Ganhei vários clássicos da Literatura Brasileira do meu pai em 2013, mas nunca li. Não sei, ano passado comecei a ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, larguei no começo. Geralmente eu levo o livro q estou lendo para o colégio, e qd levei o Memórias Póstumas a única coisa q eu ouvia era "só você pra ler esse livro" "pq vc ta lendo esse livro chato?". Fiquei triste em ouvir aquilo e mais triste pq parei de lê-lo por conta desses comentários cheios de ignorância. Espero superar isso e ler todos q tenho este ano, tenho muuuita vontade de ler Dom Casmurro, A Senhora, O Xangô se Baker Street e, acabar Memórias Póstumas. Amei seu video, Isa! Você é sensacional, um beijo! ❤

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว +1

      Ah, que tristeza ouvir esse tipo de coisa. Ainda mais com Memórias Póstumas! Mas eu confesso a você uma coisa: a primeira vez que tentei ler Memórias Póstumas, com uns 16 anos mais ou menos, achei uma chatice e larguei nas primeiras páginas. Até porque tinha outras coisas para ler para o vestibular, e não queria nem saber do Machado de Assis.
      Depois tentei de novo com uns 22 anos. Foi completamente diferente... me apaixonei perdidamente pelo livro. Descobri que ele era irônico, inteligente, super crítico. Acho que eu não tinha maturidade para perceber isso aos 16 anos... só depois de entrar para a faculdade consegui. Até porque, quando a gente sai do colégio, essa encheção de saco idiota dos amigos também melhora muito. E a gente pára de se preocupar com esse tipo de coisa.
      Então, dê tempo ao tempo... tenho certeza de que Memórias Póstumas (e os outros clássicos) também vai conquistar você no futuro. Beijão!

  • @filipehs
    @filipehs 8 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo, parabéns pela qualidade, conteúdo e a iniciativa. Fantástico!
    Dá gosto de compartilhar!

  • @marcoteixeira4990
    @marcoteixeira4990 9 ปีที่แล้ว +1

    Excelente video!!! Muito muito bom!! Não podia estar mais de acordo.Também tenho que começar a ler literatura brasileira, porque ao fim de tantos vídeos seus, começo a ficar curioso...
    Cumprimentos e parabéns pelo seu trabalho!

  • @JulianaAraujo-dp2yc
    @JulianaAraujo-dp2yc 8 ปีที่แล้ว +2

    Acho excelente seus vídeos! Confesso que depois que eu os vi.. corri e fui no meu quarto procurar os livros de literatura brasileira (Tenho alguns muitos, haha. Mas nunca tive a coragem ou aquele incentivo de ler; pegarei "senhora" para ler hoje mesmo, haha)

  • @damaio1
    @damaio1 6 ปีที่แล้ว

    Que vídeo maravilhoso, concordo com tudo que dissestes Isabella, nossa literatura é uma das mais belas do mundo!

  • @juliasimoes7528
    @juliasimoes7528 9 ปีที่แล้ว +1

    Amei o vídeo Isa! E tudo o que falou, também concordo. Isso até serviu pra mim que li pouquíssimos livros nacionais e quando percebi isso, comecei a procurar por mais livros nacionais para ler... Um exemplo é que quero muito ler algum livro da Clarice. Tive que fazer um trabalho sobre ela e me apaixonei tanto pelo o que achei que fiquei com muita vontade de ler os livros dela!
    ps: Como sempre vc me inspirando!

  • @maryamendonca8658
    @maryamendonca8658 ปีที่แล้ว

    Maratonando todos os vídeos, um por um! Amo isso aquiii

  • @giovannasabino8509
    @giovannasabino8509 9 ปีที่แล้ว +2

    Eu amo os seus vídeos, eles me ajudam muito mesmo!
    Será que você podia fazer um de "O Compadre de Ogum"?

  • @fredinhomoraes
    @fredinhomoraes 7 ปีที่แล้ว +1

    Essa é uma barreira que preciso quebrar. O preconceito com a literatura brasileira.

  • @paradaliteraria607
    @paradaliteraria607 ปีที่แล้ว +2

    Vim do futuro pra dizer que Torto Arado do baiano Itamar Vieira Junior foi por dois anos o livro mais vendido no Brasil, junto com Tudo é rio, de Carla Madeira.

  • @biancamoraes500
    @biancamoraes500 7 ปีที่แล้ว +1

    concordo isa, nossa literatura é ótima e riquíssima , é só procurar.

  • @PapodeEstante
    @PapodeEstante 9 ปีที่แล้ว +4

    Vídeo incrível.
    Só um adendo, acredito que a situação esteja mudando - lentamente, diga-se de passagem - mas está. Nos últimos tempos tenho visto muitos lançamentos nacionais interessantes e uma aceitação maior, principalmente do público adolescente. O que não deixa de ser um problema por um lado, pois eles foram publicados por serem bons ou por terem sido escritos por pessoas "famosas" na web?

    • @JamesThiagoHP
      @JamesThiagoHP 9 ปีที่แล้ว

      Muito bem, Bruna!!!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +3

      Papo de Estante Seja qual for o motivo que levou à publicação dos livros desses "famosos" na internet, o fato de eles existirem já é uma esperança...

    • @PapodeEstante
      @PapodeEstante 9 ปีที่แล้ว +1

      Ler Antes de Morrer Com toda a certeza *0*

  • @Mayara-gj5ls
    @Mayara-gj5ls 7 ปีที่แล้ว

    Sua voz é tão agradável. Uma sensação boa.

  • @danitrintsa2391
    @danitrintsa2391 9 ปีที่แล้ว +2

    É mesmo uma pena a desvalorização da nossa literatura. Não sou hipócrita de dizer que leio mais livros nacionais do que os de fora. Mas como você, também acredito que os maiores culpados são os professores lá atrás de literatura que tornou a leitura desses livros chata. Parabéns pelo o vídeo, tenho certeza que muita gente vai começar a lê-los, inclusive eu!

  • @adriananery3398
    @adriananery3398 7 ปีที่แล้ว +1

    Retomando meu hábito de leitura em 2017! Cai de paraquedas no seu canal e meu!!!! Quero ir hoje pra livraria comprar uns 15 livros....hahahaha! Obrigada pelo incentivo!

  • @amoraiscamila3
    @amoraiscamila3 9 ปีที่แล้ว +1

    Adorei o vídeo .... pura verdade

  • @clarissa2774
    @clarissa2774 5 ปีที่แล้ว

    Que vídeo necessário e bem feito, Isa!

  • @geisamarilia6760
    @geisamarilia6760 5 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada por citar Milton Hatoum! Amo tanto! 💕 Um xero manauara 😘

  • @MrRafarduini
    @MrRafarduini 7 ปีที่แล้ว +1

    Belo puxão de orelha! FIquei com vergonha por nunca ter ouvido falar de Incidente em Antares, e agora que li a sinopse e vi sua resenha estou doido pra comprar e ler. Vlw!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  7 ปีที่แล้ว

      Tenho certeza que você não se decepcionará. Depois me diga o que achou.
      Beijo!!

    • @MrRafarduini
      @MrRafarduini 7 ปีที่แล้ว

      Aí eu descubro que minha irmã tem ele aqui em casa e nunca leu! Será um dos próximos, mas primeiro vou ler Guerra e Paz

  • @alexkidd253
    @alexkidd253 9 ปีที่แล้ว +1

    capotei no item 2 hauahauahauahauahauahauahaua seus videos são ótimos!