Ouvir falar que existem pessoas que fazem tanto esforço para desenrolar rolos carbonizados de papiros e também irem em busca de descobrir escritos antigos para ler o que está escrito, é um incentivo para nossa leitura de hoje, porque o único trabalho que temos é abrir o livro que está em nossas mãos e ler.
Existe escritas de 5.000 anos, cuneiforme é a primeira escrita dos humanos, surgiu na Suméria o berço das civilizações, passado milênios evoluiu para escrita acádia, basta tu digitar no google biblioteca de Ninive, ela foi encontrada pelos ingleses ano 1.850, tem varia obras como Sargão da Acadia o primeiro imperador, tem Genesis de Eridu, a versão original da grande inundação que ouve na Suméria, o diluvio aconteceu na Suméria entre os rios Tigre e Eufrates, vai ter sobre rei Gilgamesh, o quinto rei da primeira dinastia de Uruk, temos o Enuma Elish, esse todos devia ler, vamos ter a epopeia de Atrahasis, temos sobre Ziusudra, o que fez a embarcação para salvar os animais da inundação que ouve na Suméria! Lá no século 4 a.C, Alexandre conquistou a Persa, a mesopotâmia que era a antiga Suméria, até o Egito e fundou Alexandria e a biblioteca e guardou as historias do mundo antigo, essa biblioteca foi queimada em no ano 49 a.C, as escrituras que os judeus conheceram la, eles tentaram rescrever colocando Israel como protagonista, o livro se chama biblia! Os personagens e a historia é da antiga Suméria! Estude que acha tudo que eu falei ai!
Procura “ea-nasir”, basicamente é uma placa de barro de um cara reclamando que mandaram um lote de cobre vagabundo, e o vigarista é o ea-nasir Até virou meme na gringa
Poisé, nunca é uma coisinha atoa que a gente acha que tava escondido, são sempre coisas grandes que mudam a história da humanidade. Que coincidência...😏
@@victoriaaparecida625É não tem muita coisa "boba" q é achada, a questão é q normalmente as importantes são protegidas seja em tumbas ou templos, e obviamente as coisas "bobas" raramente viram notícia
Eu fico encantado com essas notícias, pois sou apaixonado por livros, e sou bacharel em Arqueologia, pós-graduado em História e ex-bolsista do Museu Nacional, no Departamento de Arqueologia...maravilhosa essa pesquisa...valeu pelo vídeo...abração carioca...
Pessoal, uma correção: as imagens que aparecem a partir de 13:15 não são de tabuletas mesopotâmicas, mas papiros romanos revelados por I.A. no Desafio do Vesúvio, o projeto que eu mencionei no início do vídeo.
Gosto demais de usar palavras indígenas, africanas , portuguesas e gregas com sílabas tônicas. Parentes: --Você tem que escrever fácil de ler. Me: --Vocês que lutem, já passou da hora da comunicação por telepatia, rs .
Sua dicção perfeita, produz legendas irretocáveis, mas; sua empolgação expressa no seu estilo de ser, realmente, indispensável para nos iluminar a cultura com marcas indeléveis; faz do seu trabalho uma janela impagável que nos mostra o passado e o futuro numa clareza inusual. O TH-cam te deve, no mínimo, uma menção honrosa seguida de um brinde de seus patrocinadores. Da minha parte: Parabéns !
@@JoaoPaulo-er6zm Será que empresas de jornal físico, tão impopulares hoje em dia, tem os recursos necessários para cobrir os gastos de um reflorestamento?
@@PódeAlecrim nao... Eu quiz dizer que existe papel produzido a partir de reflorestamento... Ai vai depender das gráficas e demais empresas do ramo... Apenas levantei a hipótese ok
@@JoaoPaulo-er6zm Tudo bem, não quis que parecesse um comentário grosseiro, haha! Foi uma simples observação a respeito do gasto. Mais uma preocupação pessoal que qualquer coisa.
Abrir o TH-cam e me deparar com um vídeo desses é, sem sombra de dúvidas, algo que aquece o coração! Essa capacidade da IA, que eu gosto de chamar de Raw Power (Poder Bruto), de processar verdadeiros calhamaços de informação e dispor esses dados para nós, para que, com nossa humanidade, desvendemos seu significado, é, para mim, inspiradora. Obrigado por este vídeo fresquinho que animou minha tarde :)
Eu li a epopeia no início do ano, traduzida pelo Jacyntho Lins. Eu fiquei muito instigado porque faltavam uns trechos na obra. Muito feliz com esses avanços e por você ter trazido isso pra gente. Sempre acompanho o canal, Isabella, um abraço!
Exato, não eram assírios. Inclusive , os sumérios criaram a escrita cuneiforme que depois foi absorvida pelos acádios e adaptada para a língua deles. Há tabeletes em cuneiforme sumério e outros, mais recentes, em acádio. As línguas nem são da mesma família.
A editora Autêntica lançou um livro mais completo que este da Martins Fontes. Tenho as duas edições e a Autêntica está mais atualizada com uma tábua a mais, traduzida/encontrada mais recentemente.
Mulher de Deus...!!! (Ou de Tupâ)....Seus vídeos são infinitamente melhores que as aulas da faculdade. Conhecimento e cultura de uma maneira maravilhosa. Assisto 3 ou 4 vezes e não canso.
Sobre a Epopéia de Gilgamesh, sempre me espanta a semelhança absurda do episódio do Dilúvio com o narrado na Bíblia. E o Gilgamesh é bem mais antigo que os escritos bíblicos. 🤔
@@nofimeratudoumamentira9905 olha só, A IGREJA, marvada como se no tempo que foi escrito os textos bíblicos já existia algum tipo de igreja, mas existia sim o povo Hebreu, filhos de Abraão. Será que já naquele tempo tinha pessoas que queriam fazer isto, usar uma historia mais antiga para contar outra historia para dar a base religiosa inventada que eles queriam? Ou será que um grande dilúvio realmente aconteceu no oriente médio todo e povos diferentes tiveram uma distinta interpretação sobre aquele ocorrido que para eles parecia de uma escala global? É fácil a gente julgar assim ou assado sem ter maiores informações a respeito né.
Abraão era sumério, mesmo se ele tivesse sido inspirado ou não por algum ser superior, ainda é inevitável que a cultura com a qual viveu desde criança fosse influenciar seus escritos
Recomendo o vídeo "The Epic of Gilgamesh"... são reconstituições questionáveis (e as lições que existem conflitam entre si), mas muuuuito melhores que esforço nenhum...
Fiquei impressionada. Seu canal foi um achado! Amei conhecer. Já estou seguindo pois amo história e tecnologia . Torcendo para que essa jornada do conhecimento fique cada vez mais comum entre os povos. Merecemos saber a verdade. Gratidão por compartilhar o seu saber conosco . 🙌
Somente hoje, conheci o seu canal e seu amor que compartilho, apesar, de um pouco cansado. Mas continuo também amando as leituras. Em meio há tanta doneça egóica e a tanta vaidade estéril, você me veio como um sopro , um alento que toca uma alma também um tanto pessimista quanto a certos "avanços" constrídos em uma involução humana e, por conseguinte, uma estagnação espiritual. Minha gratidão ao TODO por espiritos como o seu, que nos convida a respirar profundamente e jamsi desistir da jornada única de cada um de nós. Receba sempre, o meu melhor abraço. Clomilsom(Clô) Manaus-Am
Compartilho 100% com esse sentimento de felicidade com essas noticias!! Em um dos papiros indica o lugar onde Platão foi enterrado (na academia, claro!) e depois q eu soube da noticia fiz questão de ir la visitar!!! Eh sensacional viver nesses tempos!
Que bom ver esse teu entusiasmo com algo que precisa ser acarinhado por nós e não substituído, como a literatura. Nesse sentido, destaco a sabedoria com que o Antigo Egito procedeu. Veja-se a pedra de Roseta, pela qual se pode entender o antigo egípcio traduzido para grego (creio). O mesmo reino teve a precaução de construir a fabulosa Biblioteca de Alexandria, onde textos de sábios europeus foram encontrados (Aristóteles entre eles) em ótimo estado.
Eu amei demais saber de tudo isso e já estou na empolgação para saber toda a tradução. Eu acredito na Bíblia, sim, na história de Noé, e creio que, como não sabemos de muitas coisas, essa história poderia ser contada de forma mais óbvia falada de pessoa pra pessoa . Assim como várias outras histórias da Bíblia, que vieram de relatos, foram escritos por pessoas que não eram do mesmo tempo de quem estava relatando, como um trabalho jornalístico. Me inscrevi no canal e amei que o TH-cam me recomendou
Imagina a vida dos carteiros na Mesopotâmia, carregando um monte de tábuas de barro para lá e para cá, em vez de papel levinho. "Se o Ea Nassir vendesse cobre de qualidade, eu não teria de carregar tantas reclamações!"
Você esqueceu de colocar o link de compra desse livro na descrição do vídeo. Recomendo a edição da Editora Autêntica, traduzida pelo prof. Jacyntho Brandão.
Dá para sentir no íntimo a tua paixão ao falar sobre o assunto. Eu também geralmente tenho pela história, de uma maneira geral, a mesma paixão. Parabéns pelo vídeo e obrigado por compartilhar.
Ótima notícia, Gatona! Lembrei agora do filme "A chegada", do ano 2016, que enreda a luta de uma linguista para tentar decifrar/entender a escrita de alienígenas recém chegados à Terra. Enfim, diante dos escritos e símbolos dos povos antigos fico com a mesma áurea e sensação da linguista, que no filme está imersa e fascinada pelas formas de comunicação extraordinárias.
ótimo vídeo! Sou fascinado na Epopeia de Gilgamesh por ser mais antigo que a história de Noé. Um fato interessante (que questionei muito por SER cristão e isso poderia contrariar algo em que minha fé se baseia) é que segundo a técnica da literatura oriental, toda literatura que é derivada de uma em específico tende a ser mais complexa, adicionando mais detalhes etc. e a Bíblia encurta essa parte. É muito interessante. Tem até um mito chinês ou japonês, agora não me lembro, que fala de um herói que também venceu um diluvio. É no mínimo intrigante ver que diversas regiões do mundo antigo relatam o mesmo, levando nos a crer que talvez nenhuma seja invenção, apenas formas de contar diferente ou até mesmo todas terem de fato ocorrido. Ah...a história.
Os pontos de encontro que existem nas histórias antigas demonstram que ocorreu, mesmo que cada povo relatando de seu próprio ponto de vista, eventos que estão na bíblia é muito bonito e fortalece nossa fé.
Os Judeus Ortodoxos admitem que sua cultura é de natureza sincretista e que teriam adquirido parte de seu conhecimento da antiga Babilônia e do antigo Egito !!!
Lembrei do Livro "O Homem mais rico da Babilonia" é uma história sobre um sábio comerciante da região, que inventou um método para sair da escravidão (endividamento) e se tornar rico, essa história também foi recuperada de tabuinhas de argila, com escrita cuneiforme, aproximados 4 mil anos atrás... até então não existia história parecida, e um ensinamento que vale até hoje. fiquei surpreso ao ler esse livro. Imagino quantos ensinamentos como esse ainda estão escondidos nessas tabuinhas para serem decifrados!!!
Uma coisa que me deixou meio triste lendo a versão clássica da epopeia de Gilgamesh é que na parte em que Enkidu e Gilgamesh fizeram as pazes, foi a mãe do Gilgamesh que falou algo e fez ele serem amigos. Infelizmente, o que ela disse se perdeu, e eu queria muitos saber esse e também outros detalhes da história. Espero que descubram
Estou animado! Já faz um tempo que adquiri interesse pela Epopéia se Gilgamesh e pela influência que ela teve no mundo antigo. A simbologia da serpente ligada à perda da imortalidade, a história de dilúvio, muito disso ecoa até hoje sem ternos conhecimento da fonte.
Também fico muito feliz com informações sobre novas tecnologias que auxiliam a compreensão do passado e, neste caso, um passado tão longínquo que certamente irá lançar luz a muitos temas sobre as civilizações humanas e seu trajeto até os nossos dias! Sim, comparto da mesma sensação de otimismo que essas informações nos trazem!
Você esqueceu de colocar os links para a compra do livro. Recomendo a edição da Editora Autêntica, traduzida pelo prof. Jacyntho Brandão. Beijo, Bellinha! Bom fim de semana! 🥰🥰🥰
Fascinante é ver a empolgação de uma pessoa que realmente ama a leitura.
Parabéns pelo canal e pelo serviço que nos presta. Sucesso!
Ouvir falar que existem pessoas que fazem tanto esforço para desenrolar rolos carbonizados de papiros e também irem em busca de descobrir escritos antigos para ler o que está escrito, é um incentivo para nossa leitura de hoje, porque o único trabalho que temos é abrir o livro que está em nossas mãos e ler.
Assino embaixo.
Se existe céu, essas pessoas após morrerem teriam que ir direto.
A empolgação da Isabela é contagiante
Vai falar isso pra quem passa o dia dirigindo! Tem outras profissões, mas essa foi a primeira q me veio.
Existe escritas de 5.000 anos, cuneiforme é a primeira escrita dos humanos, surgiu na Suméria o berço das civilizações, passado milênios evoluiu para escrita acádia, basta tu digitar no google biblioteca de Ninive, ela foi encontrada pelos ingleses ano 1.850, tem varia obras como Sargão da Acadia o primeiro imperador, tem Genesis de Eridu, a versão original da grande inundação que ouve na Suméria, o diluvio aconteceu na Suméria entre os rios Tigre e Eufrates, vai ter sobre rei Gilgamesh, o quinto rei da primeira dinastia de Uruk, temos o Enuma Elish, esse todos devia ler, vamos ter a epopeia de Atrahasis, temos sobre Ziusudra, o que fez a embarcação para salvar os animais da inundação que ouve na Suméria!
Lá no século 4 a.C, Alexandre conquistou a Persa, a mesopotâmia que era a antiga Suméria, até o Egito e fundou Alexandria e a biblioteca e guardou as historias do mundo antigo, essa biblioteca foi queimada em no ano 49 a.C, as escrituras que os judeus conheceram la, eles tentaram rescrever colocando Israel como protagonista, o livro se chama biblia! Os personagens e a historia é da antiga Suméria! Estude que acha tudo que eu falei ai!
Imagina que horror se a gente fosse desenrolar os papiros e fossem só comprovante de uma padaria lkkkkkk
😂😂😂😂
Para um historiador da economía isso é ouro, amigo.
Procura “ea-nasir”, basicamente é uma placa de barro de um cara reclamando que mandaram um lote de cobre vagabundo, e o vigarista é o ea-nasir
Até virou meme na gringa
Poisé, nunca é uma coisinha atoa que a gente acha que tava escondido, são sempre coisas grandes que mudam a história da humanidade. Que coincidência...😏
@@victoriaaparecida625É não tem muita coisa "boba" q é achada, a questão é q normalmente as importantes são protegidas seja em tumbas ou templos, e obviamente as coisas "bobas" raramente viram notícia
Eu fico encantado com essas notícias, pois sou apaixonado por livros, e sou bacharel em Arqueologia, pós-graduado em História e ex-bolsista do Museu Nacional, no Departamento de Arqueologia...maravilhosa essa pesquisa...valeu pelo vídeo...abração carioca...
Pessoal, uma correção: as imagens que aparecem a partir de 13:15 não são de tabuletas mesopotâmicas, mas papiros romanos revelados por I.A. no Desafio do Vesúvio, o projeto que eu mencionei no início do vídeo.
Você pode fixar essa mensagem, assim todos vão ler!
Oi, Isa! A Autêntica publicou uma edição mais recente da Epopeia de Gilgámesh, do Prof. Jacyntho Lins Brandão (UFMG).😉
Gosto demais de usar palavras indígenas, africanas , portuguesas e gregas com sílabas
tônicas.
Parentes:
--Você tem que escrever fácil de ler.
Me:
--Vocês que lutem, já passou da hora da comunicação por telepatia, rs .
Uma pequena correção. Os textos mais antigos do epico de Gilgamesh são de por volta de 3800 anos atrás!
Discussão nível boça do Hermes e Renato. CONSCIÊNCIA MEEEEUUU 🥴
Sua dicção perfeita, produz legendas irretocáveis, mas; sua empolgação expressa no seu estilo de ser, realmente, indispensável para nos iluminar a cultura com marcas indeléveis; faz do seu trabalho uma janela impagável que nos mostra o passado e o futuro numa clareza inusual.
O TH-cam te deve, no mínimo, uma menção honrosa seguida de um brinde de seus patrocinadores.
Da minha parte: Parabéns !
Ai é galan rapaz! 👌
Adorei ver sua versão jornalista raiz, poderia fazer uma série assim por semana! 💛
É bem provável que a escrita cuneiforme registra um passado bem remoto, inclusive a história de seres que se relacionavam com os povos primitivos
Lendo um jornal impresso pela manhã... é muito charme !!!!
É até bacana de ver, mas não consigo deixar de pensar no gasto desnecessário do papel.
@@PódeAlecrim há algum tempo, existe papel feito de reflorestamento... Talvez seja este o caso...
@@JoaoPaulo-er6zm Será que empresas de jornal físico, tão impopulares hoje em dia, tem os recursos necessários para cobrir os gastos de um reflorestamento?
@@PódeAlecrim nao... Eu quiz dizer que existe papel produzido a partir de reflorestamento... Ai vai depender das gráficas e demais empresas do ramo... Apenas levantei a hipótese ok
@@JoaoPaulo-er6zm Tudo bem, não quis que parecesse um comentário grosseiro, haha! Foi uma simples observação a respeito do gasto. Mais uma preocupação pessoal que qualquer coisa.
Informações excelentes ! A sua competência e seriedade na sua profissão emociona!
Abrir o TH-cam e me deparar com um vídeo desses é, sem sombra de dúvidas, algo que aquece o coração! Essa capacidade da IA, que eu gosto de chamar de Raw Power (Poder Bruto), de processar verdadeiros calhamaços de informação e dispor esses dados para nós, para que, com nossa humanidade, desvendemos seu significado, é, para mim, inspiradora. Obrigado por este vídeo fresquinho que animou minha tarde :)
Duas faculdades, talento e um imenso carisma só podia dar nisso!
Parabéns, Isa! 🎉 Mais um vídeo interessantíssimo e informativo!
Nota 1.000!
Efeito "Halo" ajuda? Nunca vi minhas professoras da faculdade serem "paparicadas".
Conhece o canal 👉 Filodebates ❤
Antes morrer só tenho que dizer que ela tá cada vez mais linda.
Muito legal!! O bom do teu canal é o teu conhecimento e ter a impressão que a apresentadora é a Sandra Bullock com 18 anos.
Eu li a epopeia no início do ano, traduzida pelo Jacyntho Lins. Eu fiquei muito instigado porque faltavam uns trechos na obra. Muito feliz com esses avanços e por você ter trazido isso pra gente. Sempre acompanho o canal, Isabella, um abraço!
Eu amei esse vídeo! Uma viagem à historia que será contada daqui a alguns anos!!! É incrível!💝
Que notícia impressionante, Isabella!🤗📜✍️📚👏👏👏👏👏
Adorei suas explicações! Obrigada por compartilhar tudo isso!! 😊
Seu trabalho é incrível.
Na verdade, anterior aos assírios e babilônios. Gilgamesh era um mito sumério, uma cultura anterior até mesmo aos escritos da Bíblia.
Exato, não eram assírios. Inclusive , os sumérios criaram a escrita cuneiforme que depois foi absorvida pelos acádios e adaptada para a língua deles. Há tabeletes em cuneiforme sumério e outros, mais recentes, em acádio. As línguas nem são da mesma família.
Exato
E Gilgamesh é semilendario e semihistorico, era rei de Uruk
Caramba, gostei demais desse vídeo informativo. Bacana saber disso!
A cada dia a Isabela lubrano se supera nos seus vídeos e parabéns e que Deus te abençoe sempre e sempre. Emerson Costa
A editora Autêntica lançou um livro mais completo que este da Martins Fontes. Tenho as duas edições e a Autêntica está mais atualizada com uma tábua a mais, traduzida/encontrada mais recentemente.
Gilgamesh é sensacional. Sugiro a edição da Ars Poetica, com tradução de Pedro Tamen, que acho ótima. Parabéns pelo vídeo.
O que acha da edição da Autêntica?
Oi, Lucas. Não conheço as edições mais recentes. A minha, da Ars Poetica, é de 1992.
INCRÍVEL!!!
Mulher de Deus...!!! (Ou de Tupâ)....Seus vídeos são infinitamente melhores que as aulas da faculdade. Conhecimento e cultura de uma maneira maravilhosa. Assisto 3 ou 4 vezes e não canso.
Qual sua faculdade?
Quem ainda não viu o professor Clóvis de Barros contando essa história, não sabe a diversão que está perdendo!
Muito legal essa notícia! É de pirar a cabeça poder ler algo tão antigo, entrar na cabeça de alguém que viveu antes dos textos bíblicos!
Sobre a Epopéia de Gilgamesh, sempre me espanta a semelhança absurda do episódio do Dilúvio com o narrado na Bíblia. E o Gilgamesh é bem mais antigo que os escritos bíblicos. 🤔
A bíblia é um plagio
A igreja se inspirou, se apossou, manipulou, controlou, distorceu a história do passado...
@@nofimeratudoumamentira9905 olha só, A IGREJA, marvada como se no tempo que foi escrito os textos bíblicos já existia algum tipo de igreja, mas existia sim o povo Hebreu, filhos de Abraão. Será que já naquele tempo tinha pessoas que queriam fazer isto, usar uma historia mais antiga para contar outra historia para dar a base religiosa inventada que eles queriam? Ou será que um grande dilúvio realmente aconteceu no oriente médio todo e povos diferentes tiveram uma distinta interpretação sobre aquele ocorrido que para eles parecia de uma escala global? É fácil a gente julgar assim ou assado sem ter maiores informações a respeito né.
Abraão era sumério, mesmo se ele tivesse sido inspirado ou não por algum ser superior, ainda é inevitável que a cultura com a qual viveu desde criança fosse influenciar seus escritos
@@aondasuave2914mas Abraão supostamente escreveu nada. O pentateuco é atribuído a Moisés.
Obrigada por tanta informação importante.❤
Recomendo o vídeo "The Epic of Gilgamesh"... são reconstituições questionáveis (e as lições que existem conflitam entre si), mas muuuuito melhores que esforço nenhum...
Seria tão bom se fizessem um trabalho desses, com os rolos do mar morto
Adoro demais seus vídeos, sempre trazem algo interessante. Parabéns pelo canal de excelente conteúdo!!
Primeiro vídeo que assisti e já me inscrevi, ótimo conteúdo ! 👏👏👏😍😃
Magnifico ,este avanço.Eu co.ecei a estudar civilizações, antigas na minha adolescência.😊😊
Fiquei impressionada. Seu canal foi um achado! Amei conhecer. Já estou seguindo pois amo história e tecnologia . Torcendo para que essa jornada do conhecimento fique cada vez mais comum entre os povos. Merecemos saber a verdade. Gratidão por compartilhar o seu saber conosco . 🙌
Somente hoje, conheci o seu canal e seu amor que compartilho, apesar, de um pouco cansado. Mas continuo também amando as leituras. Em meio há tanta doneça egóica e a tanta vaidade estéril, você me veio como um sopro , um alento que toca uma alma também um tanto pessimista quanto a certos "avanços" constrídos em uma involução humana e, por conseguinte, uma estagnação espiritual. Minha gratidão ao TODO por espiritos como o seu, que nos convida a respirar profundamente e jamsi desistir da jornada única de cada um de nós. Receba sempre, o meu melhor abraço. Clomilsom(Clô) Manaus-Am
Que coincidência. Estou lendo essa obra e me deparei com o seu canal. Parabéns por divulgar essa obra de maneira tão esplêndida e profissional.
É incrível o fascínio que sinto por histórias antigas, acho até anormal !!!
Os quipus, dos Incas. Ainda não encontraram narrativas , apenas "contabilidade". Também espero que consigam.
Compartilho 100% com esse sentimento de felicidade com essas noticias!! Em um dos papiros indica o lugar onde Platão foi enterrado (na academia, claro!) e depois q eu soube da noticia fiz questão de ir la visitar!!! Eh sensacional viver nesses tempos!
Em matéria de paixão por livros 📚 📚 a Isa me lembra muito o Carl Sagan. Adorável de assistir! 👍👍📚📚🥰🥰❤️
Obrigado por nos informar e nos instruir com esta notícia
Parece que a edição com mais coisa encontrada do gilgamesh não é a da WMF e sim da editora autentica
Grata pela informação!
Sou professor de História e amante da Literatura. Li a Epopeia de Gilgamesh há pouco. Deleite de vídeo, Isa.
Acabei de soltar um episodio sobre isso. Dmaissssss ne ? Prazer aeee.
Que notícia boa ❤🎉
Jacó-Anjo = Gilgamesh-Enkidu
Cada um que acredite no que quiser, eu achei muito parecido.
O objeto utilizado para escrever nas tabuletas chama-se Estilo, daí Estilete, etc...
Cunha, placas de argila cuneiformes.
Que bom ver esse teu entusiasmo com algo que precisa ser acarinhado por nós e não substituído, como a literatura.
Nesse sentido, destaco a sabedoria com que o Antigo Egito procedeu. Veja-se a pedra de Roseta, pela qual se pode entender o antigo egípcio traduzido para grego (creio).
O mesmo reino teve a precaução de construir a fabulosa Biblioteca de Alexandria, onde textos de sábios europeus foram encontrados (Aristóteles entre eles) em ótimo estado.
Como encontrado lã se ela foi queimada?
Bate um papo com a Márcia Jamile que tem canal de arqueologia
Eu amooo essas curiosidades que vc traz pra gente,me sinto deslumbrada.
Eu amei demais saber de tudo isso e já estou na empolgação para saber toda a tradução. Eu acredito na Bíblia, sim, na história de Noé, e creio que, como não sabemos de muitas coisas, essa história poderia ser contada de forma mais óbvia falada de pessoa pra pessoa . Assim como várias outras histórias da Bíblia, que vieram de relatos, foram escritos por pessoas que não eram do mesmo tempo de quem estava relatando, como um trabalho jornalístico. Me inscrevi no canal e amei que o TH-cam me recomendou
Imagina a vida dos carteiros na Mesopotâmia, carregando um monte de tábuas de barro para lá e para cá, em vez de papel levinho. "Se o Ea Nassir vendesse cobre de qualidade, eu não teria de carregar tantas reclamações!"
Você esqueceu de colocar o link de compra desse livro na descrição do vídeo. Recomendo a edição da Editora Autêntica, traduzida pelo prof. Jacyntho Brandão.
Pronto, já atualizei a Descrição do vídeo com os links!
ADOREI! Parabéns e muito obrigada por esta partilha.
Dá para sentir no íntimo a tua paixão ao falar sobre o assunto. Eu também geralmente tenho pela história, de uma maneira geral, a mesma paixão. Parabéns pelo vídeo e obrigado por compartilhar.
Adorei o seu vídeo. Adorei saber de novidades em se tratando da Epopéia de Gilgamesh. 👏❤🙏
Que vídeo interessante! Fiquei com vontade de ler esse livro!
Amo como você é a maior nerd literária hahahaha! Só você pra trazer essas informações maravilhosas pro meu conhecimento 🫶🏼
A editora Autêntica tem uma edição da história de Gilgamesh bem melhor.
bom dia! Estou para comprar a versão física dele...o que essa edição se difere?
@@harrisonhenrique O tradutor verteu o texto direto do original. E o trabalho editorial é bem mais cuidadoso.
Ótima notícia, Gatona! Lembrei agora do filme "A chegada", do ano 2016, que enreda a luta de uma linguista para tentar decifrar/entender a escrita de alienígenas recém chegados à Terra. Enfim, diante dos escritos e símbolos dos povos antigos fico com a mesma áurea e sensação da linguista, que no filme está imersa e fascinada pelas formas de comunicação extraordinárias.
LER ANTES DE MORRER, isso é inspirador é só para gênio mesmo! 💡
Que sabedorias
Assunto top!!! Traga mais vídeos assim, por favor ♥
ótimo vídeo! Sou fascinado na Epopeia de Gilgamesh por ser mais antigo que a história de Noé. Um fato interessante (que questionei muito por SER cristão e isso poderia contrariar algo em que minha fé se baseia) é que segundo a técnica da literatura oriental, toda literatura que é derivada de uma em específico tende a ser mais complexa, adicionando mais detalhes etc. e a Bíblia encurta essa parte. É muito interessante. Tem até um mito chinês ou japonês, agora não me lembro, que fala de um herói que também venceu um diluvio. É no mínimo intrigante ver que diversas regiões do mundo antigo relatam o mesmo, levando nos a crer que talvez nenhuma seja invenção, apenas formas de contar diferente ou até mesmo todas terem de fato ocorrido. Ah...a história.
Gente, a história de gilgamesh foi descoberta no século XIX. Já é antiga
Foi o que ela disse !
Os pontos de encontro que existem nas histórias antigas demonstram que ocorreu, mesmo que cada povo relatando de seu próprio ponto de vista, eventos que estão na bíblia é muito bonito e fortalece nossa fé.
Seus conteúdos são muito fascinantes e relevantes!
Que legal, IA usada para aumentar o conhecimento do mundo.
Que graciosidade. Grato pelo video e pelo otimismo contagiante.
Só se revelará o que estiver destinado a isso
Viva a ciência e a literatura! ❤
Excelente video. Uma explicação didática e muito bem construida.
Riquezas Culturais
Sempre quando posso acompanho seus vídeos, é muito bom saber que ainda existem pessoas que também amam livros. Carinhoso abraço ❤
Muito legal o canal!! Só achei muito explicativo..
Não conhecia o canal , parabéns pelo conteúdo, achei muito interessante, muito bom mesmo 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
EU PRECISO ler a epopeia! Já li fragmentos, mas NECESSITO saber mais da obra.
Que vídeo mais prazeroso de assistir! Amei a notícia, mas amei mais ainda o amor com que vc fala das possiblidades.
Sua empolgação autêntica é contagiante !❤
Os Judeus Ortodoxos admitem que sua cultura é de natureza sincretista e que teriam adquirido parte de seu conhecimento da antiga Babilônia e do antigo Egito !!!
Ainda bem que os ingleses "roubaram" essas tabuletas, se dependesse do estado islâmico só restaria pó dessas pedras.
Viva a colonização
@@AlexMoreno-w6x também não é algo a se celebrar.
Lembrei do Livro "O Homem mais rico da Babilonia" é uma história sobre um sábio comerciante da região, que inventou um método para sair da escravidão (endividamento) e se tornar rico, essa história também foi recuperada de tabuinhas de argila, com escrita cuneiforme, aproximados 4 mil anos atrás... até então não existia história parecida, e um ensinamento que vale até hoje. fiquei surpreso ao ler esse livro. Imagino quantos ensinamentos como esse ainda estão escondidos nessas tabuinhas para serem decifrados!!!
Não é uma planta, é uma árvore, muito rara por sinal, a árvore parece um colchão de tão fofa que é
Nossa, quanta informação histórica que eu desconhecia….que fantástico já quero ler a epopeia de Gilgameés.
Nossa. Que legal. Fiquei emocionado aqui.
Uma coisa que me deixou meio triste lendo a versão clássica da epopeia de Gilgamesh é que na parte em que Enkidu e Gilgamesh fizeram as pazes, foi a mãe do Gilgamesh que falou algo e fez ele serem amigos.
Infelizmente, o que ela disse se perdeu, e eu queria muitos saber esse e também outros detalhes da história. Espero que descubram
Estou animado! Já faz um tempo que adquiri interesse pela Epopéia se Gilgamesh e pela influência que ela teve no mundo antigo. A simbologia da serpente ligada à perda da imortalidade, a história de dilúvio, muito disso ecoa até hoje sem ternos conhecimento da fonte.
Maneirissimo.❤
Bilionários malvadões
😂😂😂
Eu amei. Soube da existência desse livro a qse 20 anos atrás, e sempre me intrigou. Pelo fato de me fazer questionar o dilúvio bíblico. Que louco.
Obrigado, Isa..!!
Os nozinhos das civ. pre colombianas, chamados " quipus" era usado para contabilidade, matemática...assim como outros símbolos.
Também fico muito feliz com informações sobre novas tecnologias que auxiliam a compreensão do passado e, neste caso, um passado tão longínquo que certamente irá lançar luz a muitos temas sobre as civilizações humanas e seu trajeto até os nossos dias! Sim, comparto da mesma sensação de otimismo que essas informações nos trazem!
À TH-camr do canal "ARQUEOLOGIA PELO MUNDO", canal BR, já tinha comentado e explicou a técnica usada, mas valeu ouvir o seu reforço! Abraços.
Muito legal!!!!
Também recomendo a edição da Editora Autêntica, com tradução do Acádio feita pelo brasileiro Jacintho Lins Brandão 😊
Você esqueceu de colocar os links para a compra do livro. Recomendo a edição da Editora Autêntica, traduzida pelo prof. Jacyntho Brandão.
Beijo, Bellinha! Bom fim de semana! 🥰🥰🥰
Um TH-camr chamado João Carvalho manja bastante destas coisas
Olha ela, como os povos antigos, lendo seu bom e velho jornal de papel...
Oie ,isso é muito emocionante , conhecer e aprofunda nossos conhecimentos é verdadeiramente fascinante , nos trás lucidez😊😊😊😊😊