MULHERES F_D4 #12: Maria Lacerda de Moura

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 ส.ค. 2024
  • Referências em ordem de menção no víde:
    1) Dimitra Vulcana sobre Clara Zetkin, disponível em • O que o dia internacio...
    2) materiais da Maria Lacerda de Moura
    a) Feminismo? Caridade? Revista Utopia #9. Disponível em ( www.nodo50.org... )
    b) A mulher é uma degenerada. Disponível em (tendadelivros.... )
    3) Uma introdução ao Fascismo - Leando Konder. Disponível em ( www.unirio.br/c... )
    4) Brecht e o nosso tempo ( • BRECHT E O NOSSO TEMPO )
    5) Materiais sobre Maria Lacerda de Moura
    a) Cinco Mulheres Revolucionárias que Lutaram contra o Autoritarismo - As Mina na História. Disponível em (asminanahistor... )
    b) Quem foi Maria Lacerda de Moura - Helô D'Angelo para Revista Cult. Disponível em (revistacult.uo...)
    c) A trajetória de uma Rebelde - Ana Lúcia Ferraz e Míriam Moreira Leite. Disponível em ( • Maria Lacerda de Moura... )
    d) Entrevista da Profa. Míriam Moreira Leite sobre Maria Lacerda de Moura. Disponível em (www.scielo.br/...)
    e) Diálogos entre Raquel de Queirós e Maria Lacerda de Moura. Disponível em (www.snh2013.anp...)
    f) Maria Lacerda de Moura, uma anarquista Brasileira. Livro em pdf, disponível em ( tendadelivros.... )
    g) Debate de pesquisadores sobre Maria Lacerda de Moura. Disponível em ( • Maria Lacerda de Moura )
    h) Outra Face do Feminismo - Míriam Moreira Leite. Livro em pdf, disponível em (edisciplinas.u...)
    6) Sobre o Marxismo e o Anarquismo
    a) Sobre o Indiferentismo Político - Karl Marx, 1873. Disponível em (www.scientific-...)
    b) Sobre a Autoridade - Engels, 1873. Disponível em ( www.marxists.o... )
    c) Estado e Revolução - Lênin, 1917. Edição da Boitempo (2017) p. 84-8
    Siga a gente no Instagram temperodrag
    Curta a Fan Page temperodrag

ความคิดเห็น • 1.3K

  • @TemperoDrag
    @TemperoDrag  4 ปีที่แล้ว +355

    Temperadinhos, Temperadinhas e Temperadinhes,
    Aqui é a Ritinha. Não é nossa intenção gerar qualquer atrito/desavença com os/as/es amigues anarquistas, muito pelo contrário, vocês são um dos grupos que a gente mais ama. O intúito do vídeo é apresentar, de forma breve e descontraída, uma mulher foda da história, por isso deixamos referências na descrição, para que vocês aprofundem e complementem os conteúdos.
    Como neste vídeo (em um minuto) eu tentei explicar uma richa/racha dos Marxistas com os Anarquistas da época, recorri ao que havia de mais "canônico" ali pelos anos 20. A intenção ñ era esgotar o tema e nem traçar um debate aprofundado. Nos comentários, muitas pessoas contribuíram com indicações de textos com críticas ao Marxismo pela perspectiva Anarquista, muitas delas com as quais concordamos, inclusive.
    Aqui vamos deixar mais 3 indicações sobre o tema:
    Afinidades revolucionárias - Michael Lowy
    A Plataforma Organizacional dos Comunistas Libertários (manifesto)
    A Revolução ignorada - Autonomia Literária.
    Depois podemos fazer um vídeo sobre o tema, inclusive com um migue anarquiste que tenha mais conhecimento que nós. É isso, até a próxima, um beijinho, tcha-au

    • @Aurora-wj6xx
      @Aurora-wj6xx 4 ปีที่แล้ว +25

      eu amo como a Rita sabe se retratar e explicar as intenções sem ficar toda irritadinha quando é contrariada (como muitos influenciadores fazem) e sempre dando ouvidos ao público. uma das coisas que mais me fizeram admirar e respeitar essa drag, não só pelo conteúdo mas como pessoa, foi quando ela disse que não iria falar num evento feminista, pois seria retirar o microfone de uma mulher. e agora, de novo, ela se propõe a conceder espaço pra comaradas anarquistas darem seu ponto de vista. fazer recortes não é separar, é buscar compreender. ❤️🏴

    • @AnitaB_1987
      @AnitaB_1987 4 ปีที่แล้ว +21

      sugestão de miga: Margareth Rago, historiadora, professora universitária, autora de diversos livros e artigos sobre feminismo e anarquismo

    • @maikonjeanduarte6184
      @maikonjeanduarte6184 4 ปีที่แล้ว +14

      Tem a Samantha, o professora na educação básica e pesquisadora sobre as mulheres no Anarquismo e movimento operário. Quem sabe ela tenha mais o perfil para o debate, sem ficar naquela birra de anarquistas anti-marxista. Tbm tem o Kauan Willian, que é um cara que faz uma abordagem massa.

    • @blocoapodcast7656
      @blocoapodcast7656 4 ปีที่แล้ว +15

      Rita, parabéns pelo postura de fazer as referências. Em relação ao anarquismo, tem o ITHA, Instituto de Teatro e História do Anarquismo. A editora da Biblioteca Terra Livre, Entremares e Tenda de Livros tem realizado publicações e discussões em torno da temática. Abraço.

    • @crisoliveira2644
      @crisoliveira2644 4 ปีที่แล้ว +28

      Infelizmente o vídeo desanda lá pelos 14 minutos. Desde o racha da Internacional até a época da Maria Lacerda de Moura, eu não conheço um texto anarquista que tenha defendido revolução pacífica. Não duvido que haja, uma vez que antes da Internacional já havia Proudhon (reformista) e Tolstoy (pacifista), mas com certeza, ao menos durante o período, não tem nem de perto a influência dos escritos coletivistas e anarco-comunistas. Poxa, como vocês podem chamar de pacífico um movimento político que já foi tido como sinônimo de terrorismo e teve como reação a criação da Interpol justamente por isso!? Qual teórico anarquista disse que a revolução não causaria uma reação burguesa!? Nenhum e muito pelo contrário! Essa ideia de que anarquistas acham que, depois da revolução, todos darão as mãos e tudo estará resolvido é uma lenda das mais descaradas. Até o mais radical dos teóricos clássicos do anarquismo afirma que as transformações na sociedade revolucionária não se darão imediatamente. A diferença é que enquanto Marx afirmava que não se pode abandonar de uma vez um modo de produção, precisando de um período de transição com um estado controlando a economia só para chegar a um comunismo de estágio inicial (ou seja, capitalismo de estado até o comunismo engatar a primeira), os anarquistas dirão que essas características remanescentes do capitalismo na ditadura do proletariado (o estado incluído nisso) vão trazer de volta o modo de produção capitalista, pois ainda será possível acumulação de capital e desigualdade de poder. E mesmo assim, entre coletivismo e comunismo libertário, ainda há uma diferença justamente nesse sentido, porque os anarco-comunistas vão dizer que se a distribuição de riquezas for de acordo com os feitos e não com a necessidade, o perigo de retrocesso continuaria grande. Muitos coletivistas, os mais influentes até, vão aceitar o comunismo como estágio final do qual o coletivismo seria estágio (começaria por coletivização dos meios de produção e terminaria por coletivização dos produtos do trabalho), uma vez que não queriam assumir a autoridade de dizer a todas as comunas qual o modelo econômico que elas deveriam assumir assim que tivesse início a nova sociedade. Aliás, esses mesmos coletivistas se assumirão mais tarde como comunistas (libertários) e só demoram a fazê-lo por não quererem ser confundidos com os marxistas.
      Se leitura marxista fosse suficiente para refutar essa objeção anarquista ao estado revolucionário, então Bakunin estaria numa fria, pois foras as traduções dele que introduziram o Manifesto do Partido Comunista e O Capital à Rússia. Logo, conhecimento sobre materialismo histórico de Marx não lhe faltava. (Aliás, o método de Bakunin também era materialista histórico, embora diferente do de Marx. A objeção dele à ditadura do proletariado se baseia nas análises históricas do clero medieval e da Revolução Francesa.)
      Assim como Marx e marxistas fazem críticas e condenações aos anarquistas por estes não aceitarem a ditadura do proletariado, Matthew Crossin faz uma ótima análise das contradições de Marx com relação ao conceito de estado e do estado revolucionário e como essas contradições foram usadas em sua oposição ao anarquismo. O texto está disponível em Libcom.org ("Interpreting Marx's Theory of the State and Opposition to Anarchism").
      Vale lembrar que mesmo Marx e Engels, no prefácio da edição russa de 1882 do "Manifesto", dizem que as comunas agrárias da Rússia talvez fossem capazes de chegar ao comunismo sem transicionar pelo capitalismo primeiro.
      A ideia de que anarquistas não esperavam reação contra-revolucionária é totalmente sem sentido, uma vez que quando iniciaram o período heroico, os praticantes da propaganda pelo feito contavam com a certeza repressão do estado para que ficasse demonstrado ao povo até onde o autoritarismo do estado iria para oprimir o trabalhador descontente. Que esse mesmo movimento não tivesse noção de que a burguesia e o estado jamais admitiriam derrota sem revanche é uma ideia absurda. Caramba, esse foi o movimento que deu origem ao Exército Makhnovista e a Coluna Durruti!
      Gente, custa ler o que os próprios anarquistas escreveram? Custa ler as biografias dos membros das federações anarquistas, da Internacional anarquista? Tem o livro da ótimo da Caroline Cahm sobre parte da vida do Kropotkin, que gasta boa parte de suas páginas falando mais do movimento do que do próprio Kropotkin. Tem o James Guillaume dando detalhes de como ele acredita que seria o modelo ideal de sociedade anarquista. Tem o Joseph Déjacque explicando por que ele acha as propostas do Proudhon insuficientes. Vocês acham mesmo suficiente se informar sobre anarquismo com Engels e Lenin? Vocês acham que a concepção de autoridade de Engels contempla o argumento anarquista? Se eu não me acho suficientemente informado sobre Marx pelo retrato enviesado que Bakunin fazia dele, eu não posso achar legal quando alguém se coloca a falar sobre anarquismo partindo de Engels e Lenin.
      Rita, você pode mais do que isso.

  • @aldamarianapolitanosanchez4423
    @aldamarianapolitanosanchez4423 4 ปีที่แล้ว +296

    "Sem pátria, sem família, sem fronteiras, sem religião." Quero tb um brochinho dela pra mim! ♥️

    • @adrianabellardini3340
      @adrianabellardini3340 4 ปีที่แล้ว +3

      Eu tb

    • @lucianopereira8414
      @lucianopereira8414 4 ปีที่แล้ว +1

      Sério mesmo que você acha a realidade é tão simplista assim? Vc não acha nenhum pouco maniqueísta e totalmente anacrônica essa frase?

    • @adrianabellardini3340
      @adrianabellardini3340 4 ปีที่แล้ว +5

      @@lucianopereira8414 Não

  • @Jeff32259
    @Jeff32259 4 ปีที่แล้ว +155

    O apagamento de Maria Lacerda e demais personalidades anarquistas do Brasil é ainda mais triste por ocorrer até mesmo na esquerda. Baita desperdício de grandes contribuições intelectuais. Vídeo F_D4!

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +6

      Cara, durante muito tempo só falar o nome Trotski já era motivo de mesmo comunistas brasileiros passarem para a outra calçada. Imagina uma anarco-comunista / anarco-sindicalista...

    • @daniellocatelli_
      @daniellocatelli_ 3 ปีที่แล้ว +5

      Marxista é ciumento e invejoso. Tirar Marx do pedestal e iguala-lo a Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Reclus, Emma Goldman, Maria Lacerda, etc? Jamais. São muito mais jacobinos do que revolucionários. Se vê pelo nível de resposta dos marxistas. Essa moça do video rebate a crítica anarquista sobre a destruição do Estado: " Porque assim, fim do Estado, todos queremos..." pela lá! Marxista não quer o fim do Estado comprovado em teoria e em práticas. Depois ela zomba dos anarquistas e diz: "Acabou a autoridade, acabou Estado, ninguém manda em ninguém." Porra, os anarquistas não apenas são contra, agem e militam, portanto, em sindicatos autogeridos, se federando a outros sindicatos, unidos pela confederação, e quando esses sindicatos estiverem organizados, fortes o suficientes poderão ocupar as fábricas e auto-administrar a produção, pois agora a propriedade privada pertence, não ao Estado, mas ao trabalho. Quem se mete na fábrica é quem trabalha lá, caso tenha problemas maiores o sindicato específico da categoria, consumidores, colaboradores diretos, indiretos, enfim, solidariedade de classe. Pode muito bem uma classe trabalhadora organizada em sindicatos autogeridos pelos trabalhadores da categoria substituir o governo e o Estado de forma imediata, mas claro, necessita antes de organização agora para isso, e não para o futuro pós morte do marxistas, nisso são iguais os evangélicos. O partido comunista russo destruiu organizaçãoes de sovietes na Rússia com práticas comunistas libertárias, anarquista portanto. Anarquitas são contra o centralismo burguês!! Marxista é jacobino, tem nada de revolucionário. O anarquismo acredita no centralismo apenas se for de confederações de sindicatos ou federações que se unem nesse centro, mas totalmente feito, constituido de trabalhadores por fora do Estado, de base, classista, anti capitalista e comunismo e coletivismo na prática real, desde o sindicato, até quando ocupar a fábrica e auto administrar a produção. Sem vida abastada no Estado burguês como os marxistas fazem!! A nossa liberdade ja está na igualdade, e não tem título ou brevê da nossa liberdade, isso quer dizer que o federalismo, da autonomia as localidades mais do que o centro, embora, é claro, para se organizar em nível macro, se necessita se unir a outras federações que certamente, por obvio, formar uma confederação, com reuniões, encontros, etc, ou não. Mas sem poder político de tutela nem privilégio economica bem como político. Social poderia vir a ter por conta de personalismo político, que será combatido e abafado se a massa proletária falar e falar e falar e atuar, e praticar o comunismo libertário, desde já.
      "Então? O que colocam no lugar do governo, exclamam, aqueles que falam em suprimi-lo?
      Não ficamos mais embaraçados para responder.
      O que colocamos no lugar do governo, nós já o dissemos: é a organização industrial.
      O que colocamos no lugar das leis, são os contratos. - Não mais leis votadas nem por maioria nem por unanimidade; cada cidadão, cada comuna ou corporação faz a sua.
      O que colocamos no lugar dos poderes políticos, são as forças econômicas.
      O que colocamos no lugar das antigas classes de cidadãos, nobreza e plebe, burguesia e proletariado, são as categorias e especialidades de funções, Agricultura, Indústria, Comércio etc.
      O que colocamos no lugar da força pública, é a força coletiva.
      O que colocamos no lugar dos exércitos permanentes, são as companhias industriais.
      O que colocamos no lugar da polícia, é a identidade dos interesses.
      O que colocamos no lugar da centralização política, é a centralização econômica.
      Compreendeis, agora, essa ordem sem funcionários, essa unidade profunda e totalmente intelectual? Ah! Jamais soubestes o que é a unidade, vós que não podeis concebê-la senão com um bando de legisladores, prefeitos, procuradores gerais, alfandegários, policiais! O que denominais unidade e centralização nada mais são do que o caos eterno, servindo de base a um arbítrio sem fim; é a anarquia das forças sociais tomada por argumento do despotismo, que sem essa anarquia não existiria." (Proudhon)
      Percebe que até Proudhon usava anarquia no sentido negativo, pois o que nos importa não é nos dizer anarquista, o nome pouco importa, a questão é que a prática deve ser agora como trabalhador e se federando, nenhum anarquista quer forçar a anarquia, praticamos e impulsionamos. Mas nunca seremos a reação policialesca, no Estado burguês contra o povo.
      "O regime industrial, já o demonstramos, é o acordo dos interesses resultando da liquidação social, da gratuidade da circulação e do crédito, da organização das forças econômicas, da criação das companhias operárias, da constituição do valor e da propriedade.
      Nesse estado de coisas, para que pode ainda servir o Governo? Para que a expiação? Para que a justiça? O CONTRATO resolve todos os problemas. O produtor trata com o consumidor, o associado com sua companhia, o camponês com sua comuna, a comuna com o cantão, o cantão com o departamento etc. etc. É sempre o mesmo interesse que transige, liquida-se, equilibra-se, repercute-se ao infinito; sempre a mesma ideia que se movimenta, de cada faculdade da alma, como de um centro para a periferia de suas atrações." (Proudhon)
      A REAÇÃO NA INTERNACIONAL - Piotr Kropotkin
      Les Temps Nouveaux, ns. 19 e 20 - 7 a 20 de set. de 1901
      Duas direções desenhavam-se, eu dizia, no seio da Internacional desde 1869: a direção revolucionária prática, representada sobretudo pelos trabalhadores franceses, espanhóis e italianos, e a direção doutrinária, contrarrevolucionária, representada pelos alemães. A luta devia necessariamente se engajar, e, como sempre, ela encarnou-se em dois homens: Bakunin e Marx tornaram-se os representantes dessas duas direções opostas.
      Bakunin e seus amigos franceses, espanhóis, italianos e suíços franceses compreendiam que é por uma série de revoluções que os povos caminham para sua liberação. Seu objetivo era a revolução social. Mas eles também sabiam que não se chegaria a isso em um único salto: que era preciso prepará-la por uma série de lutas, escaramuças, insurreições parciais e locais. Lutas de todos os dias - desde que essas lutas assumam sempre um caráter revolucionário. Escaramuças para as quais os governantes e os ricos proporcionam ocasiões em demasia, e nas quais se pode encontrar, cada vez mais, o caráter econômico e antiestatista do movimento. Insurreições, enfim, parciais e locais que geralmente começam sobre questões de importância insignificante, mas que são capazes de assumir um caráter social mais franco, se os revolucionários souberem ao menos colocar a questão social em destaque.
      Os revolucionários da Internacional queriam a revolução social: não reconheciam outra. Todavia, eles sabiam que, se, por um lado, é preciso, para chegar a ela, fazer uma ampla propaganda dos princípios, também é necessário despertar e manter ao mesmo tempo o espírito revolucionário. Para isso, não se deve negligenciar nenhuma ocasião de luta e insurreição. As greves, os motins da fome, as lutas locais contra a opressão governamental - tudo contribui para preparar o espírito que faz as revoluções. E quando há, além disso, uma organização como aquela da Internacional, que se deu por objetivo a revolução comunista - e anarquista em algumas de suas federações, - ela sempre fará surgir alguns aspectos comunistas e anarquistas em cada movimento grevista ou insurrecional, qualquer que seja sua origem imediata.

  • @vivianecorner7064
    @vivianecorner7064 4 ปีที่แล้ว +58

    Genial esse vídeo. Como a maioria deles. Sobre a "virada" da Maria, eu apostaria na idade. Por serem tão jovens vocês não entendem, mas para mim aos 61 anos e com uma trajetória de militante de esquerda... tambem virei-me para os espiritual e vivo na casa no Campo...

    • @domsilva5016
      @domsilva5016 4 ปีที่แล้ว +5

      Ótimo depoimento. Zélia Gatai também 'mudou'. Nada como o tempo.

    • @Danielesouza-tg8nk
      @Danielesouza-tg8nk 4 ปีที่แล้ว +1

      Também pensei nessa hipótese...

    • @karenjuliedosreis9365
      @karenjuliedosreis9365 4 ปีที่แล้ว +5

      Pode ser questão de idade.. mas não sei, não... eu sigo num caminho de busca espiritual (de auto conhecimento, sem uma religião e ao mesmo tempo na luta), tento viver alerta e consciente no presente, e isso posso até dizer que foi o tempo que me trouxe mas não demorou tanto (me encontro na casa dos 30), acho que é mais uma questão de estar aberto/a, e de se perguntar, "e depois de toda essa luta ganha, vem o quê?", e essa busca por saber e querer uma amostra disso agora, nesse tempo, leva as pessoas a evoluirem, assim como entendi que aconteceu com essa baita mulher, Maria Lacerda de Moura! Recapitulando, não acho que é questão só de maturidade, pode ser questão de mente aberta pra isso! Beijinhu, tcha-aau!! 🤍🐜

    • @monjashoden
      @monjashoden 4 ปีที่แล้ว +3

      Sou monja zen-budista e tb me chamou muito atenção, claro! Venho da militância e aos 30, como falou outra moça aqui, migrei para o espiritual, que para mim continua sendo militância. Se mudo o mundo mudo. Mas tenho que ajudar todos a mudar. É uma revolução interna e coletiva. Como diriam os titãs: tudo ao mesmo tempo agora, uma coisa de cada vez. Aguardando a próxima mulher. Manda vê Rita...😎

    • @lisandraprescilianomateusd4467
      @lisandraprescilianomateusd4467 4 ปีที่แล้ว

      Concordo com você e também acho que além da idade, também chega num ponto que você cansa de "falar sozinha"...
      Ela conheceu e apontou o que poderia ser melhorado em tantos movimentos que imagino que chegou no ponto do "chega": "eu fiz a minha parte, agora vocês que reflitam porque eu vou cuidar de mim." 😅

  • @raikasevero
    @raikasevero 4 ปีที่แล้ว +262

    " Se é pra transar sem vontade vai lá e cobra!" Adorei a ironia da Mari!

  • @monicagonzaga7225
    @monicagonzaga7225 4 ปีที่แล้ว +115

    Que isso gente. Parecia estar falando de hoje. Maravilhosa, atemporal. Adoro a inteligência de vcs.

  • @josierodrigues9898
    @josierodrigues9898 4 ปีที่แล้ว +55

    Como bem pontuou nos comentários a Dra. e prof Fhoutine Marie, parte desse apagamento histórico tbm diz respeito a maneira que feministas anarquistas são apagadas da história pela própria esquerda. Ouvir outras vertentes além do marxismo ajuda e enriquece o debate. O vídeo ficaria melhor se tivesse mais compromisso e atenção a isso.

  • @gabrielarabello6300
    @gabrielarabello6300 4 ปีที่แล้ว +6

    Fui em busca dessa comunidade em Guararema em 2014, com amigos para um trabalho da escola, seguindo boatos, porque de fato, ninguém de lá sabia muito sobre, e os que sabiam não queriam falar. Encontramos um funcionário do museu do centro da cidade que resolveu nos contar tudo o que ele sabia, e foi uma experiência tão única e incrível. Agora saber que essa mulher estava lá, e de toda essa trajetória, caramba. Esse canal só me inspira, de verdade! 💙💙

  • @nairapadmachodron9371
    @nairapadmachodron9371 4 ปีที่แล้ว +177

    Melhor descoberta, ainda mais nesses tempos: Maria Lacerda! 😍 obriga por dividir os textos dela no link!

    • @teresacna
      @teresacna 4 ปีที่แล้ว +4

      Ótimo o Tempero. Vejo sempre mas é a primeira vez que consigo comentar

    • @gercelinemoreira7081
      @gercelinemoreira7081 4 ปีที่แล้ว

      Real
      Encontrar esse canal agora foi providencial

  • @herculanoabraao636
    @herculanoabraao636 4 ปีที่แล้ว +111

    Fico de alma lavada vendo este canal. Este CANAL canaliza e expurga o nosso silêncio CATACUMBAL. Parabéns.

  • @mirellesampaio3362
    @mirellesampaio3362 4 ปีที่แล้ว +7

    A primeira vez q ouvi falar sobre a Maria Lacerda foi numa feirinha de livros em um show punk, o livro me chamou atenção e o vendedor amava a Maria Lacerda de Moura, me explicou a vida dela tão empolgado e me vendeu o livro fiado pq disse q era importante e q eu deveria ler. Comprei dois livros, "Renovação" de 1919 e "A mulher é uma degenerada" de 1924 20 reais cada um, valor de custo, pois ele falou q seu objetivo não era lucrar e sim espalhar informação, e ele recebia os livros das mulheres anarquistas de São Paulo. Ao começar a ler os livros e estudar sobre ela com o pouco de informações q encontrei no Google, a frase "sem pátria, sem família, sem fronteira e sem religião" e os temas q ela aborda nos livros foi um choque e um abraço pra mim ao mesmo tempo perceber q o Brasil já teve uma mulher tão foda e tão importante me deixou muito feliz, e ao mesmo tempo extremamente triste ao ver o quanto ela foi apagada e excluida da nossa educação e acesso, comparado com a quantidade de livros escritos por homens com conteudo altamente retrogrados q nao deveriam caber mais nos dias de hoje tem milhares de publicações e edições.

  • @pamelamaria5415
    @pamelamaria5415 4 ปีที่แล้ว +37

    Que massa que escolheram a Maria Lacerda! Ela é muito conhecida nos meios anarquistas/anarcofeministas sim! talvez vocês não conheciam exatamente por serem marxistas risos. Acho que seria massa colocar também referências sobre as críticas anarquistas ao modelo marxista, e não só o contrário. Emma Goldman (como exemplo) tem bastante material falando sobre a Revolução Russa e os problemas que ela identificou na época que tudo estava acontecendo. E sobre a saída "pacífica" da burguesia, também seria legal ver outras vozes, porque no geral anarquistas não acreditam nisso MESMO. A Revolução Espanhola de 1936 é um ótimo exemplo disso, além de muitos/as autores/as que falem sobre a necessidade de uma revolta que se sustente violentamente, só não se acredita em Estado, Ditadura do Proletariado etc. Temos até exemplos de exércitos anarquistas, como conta a história do Nestor Makhno. ADOROO SEUS VÍDEOS, agradeço demais o conteúdo.

    • @ABCVeg
      @ABCVeg 4 ปีที่แล้ว

      th-cam.com/video/8bZREpZT3E0/w-d-xo.html

    • @lu.jansen
      @lu.jansen ปีที่แล้ว +1

      Isso mesmo.

  • @anarquiaaudiovisual4991
    @anarquiaaudiovisual4991 4 ปีที่แล้ว +5

    Muito importante vocês terem falado dela.
    Esse pagamento histórico não é só com a Maria Lacerda de Moura, é com a história do anarquismo no Brasil.

  • @claytongoncalves615
    @claytongoncalves615 4 ปีที่แล้ว +29

    E esse deboche inicial? HAUAHAUAHAU ADOROOOOOOOOOOO

  • @barulhandinho
    @barulhandinho 4 ปีที่แล้ว +15

    Possivelmente a moça ficou tão soterrada na realidade de um mundo repleto de humanos rumando cegos pra suas próprias misérias que só sobrou ela mesma pra interagir. Se eu não tivesse vocês aqui no TH-cam eu já tava nessa do namaste

  • @geovananunes4608
    @geovananunes4608 4 ปีที่แล้ว +11

    tô de CARA que ela se formou na minha cidade. gente, que vídeo mais necessário. é um deleite pra mente, pra alma

  • @liana5351
    @liana5351 4 ปีที่แล้ว +46

    eu já li 'a mulher é uma degenerada' é muito bom e atual. :D
    minha dica seria pra rita falar mais sobre anarquismo, e acho que a curta fala comparando marxismo e anarquismo "a gente sabe que não é bem assim" foi meio reducionista da sua parte. :)
    sugiro tmbm falas sobre emma goldman, a batalha de Kronstadt, o livro do lenin chamado 'esquerdismo doença infantil do comunismo', a perseguição aos anarquistas na união soviética, dentre outras perseguições de estados socialistas aos que pensam diferente.
    dá pra falar de kropotkin, bakunin, enfim... ou sobre as criticas de marx aos que ele chamou de 'socialistas utopicos'. Etc.
    opnião pessoal: 'Acho que marx e principalmente lênin foram desrespeitosos com posições alheias e se sentiam donos da verdade, e agiam dessa forma com os que propunham posições diferentes das deles.'
    No mais amei o vídeo.
    obrigada pelo trabalho bonito de vcs.
    beijas

    • @leticiatonolli5747
      @leticiatonolli5747 4 ปีที่แล้ว +4

      👏👏 Falou tudo

    • @rosalia6376
      @rosalia6376 4 ปีที่แล้ว +5

      liana eu ia comentar isso!
      Falar sobre a autogestão. ...Bakunin...Eu pago maior pau pra Maria Lacerda♥

    • @brancaleone666
      @brancaleone666 4 ปีที่แล้ว

      Boa!!!!!

    • @robertos.9408
      @robertos.9408 4 ปีที่แล้ว +1

      exatamente, esse é o ponto, comentei antes de ler o seu post.

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +3

      Ia ser excelente! Mas acho que aqui não vai rolar. Temos o Anarquia em Movimento, do Teologia de Boteco, que fala essas paradas aí.

  • @DiegoSilva-rx5yh
    @DiegoSilva-rx5yh 4 ปีที่แล้ว +18

    Que mulher foda! Me preocupa o fato de uma intelectual como ela ser simplesmente ocultada da nossa história e me pergunto quantas mentes como essa podem estar na mesma situação. Ansioso pra ver o documentário e tentar entender se o motivo dela se inclinar para a espiritualidade foi o fato de não estar inserida em um movimento para continuar a luta. Amo vocês!

  • @Amelia-mm8rc
    @Amelia-mm8rc 4 ปีที่แล้ว +8

    amoooooooooo

  • @thaiscoelho2114
    @thaiscoelho2114 4 ปีที่แล้ว +14

    As vezes no final ela mudou de tema assim pq estava cansada, exausta. Imagina ter uma postura tão crítica e combatente, e não ver mudança social positiva. É complicado, cansa o psicológico.

  • @marcosrocha1025
    @marcosrocha1025 4 ปีที่แล้ว +19

    Mano, as ironias ácidas são melhores partes do vídeo.

  • @milenatesti237
    @milenatesti237 4 ปีที่แล้ว +13

    Meninas, muito obrigada por continuarem produzindo os preciosíssimos conteúdos, mesmo recebendo feedbacks toscos que nada tem a ver com o material produzido. É visível o carinho que dispõem para com a educação. Obrigada por esse e por todos os outros vídeos sensacionais que nos disperta senso crítico e empoderamento. Parabéns pelo material produzido.

  • @hell112
    @hell112 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu to chorando vendo esse vídeo, os textos e vida de Maria foram guias para uma eu que aos 15 anos estava aprendendo a suportar a vida e a me tornar quem sou. Me sinto novamente abraçada por ela, que lindo vê-la em foco! Vou me afundar nos textos do link pois tem até coisas que nunca tive contato, reler os textos que me formaram também vai ser maravilhoso. Muito muito obrigada

  • @jairoferreiradonascimento
    @jairoferreiradonascimento 4 ปีที่แล้ว +6

    Pelo que eu percebi neste vídeo, ao final da vida Maria Lacerda percebeu que não se encaixando em movimento nenhum, dadas as diferenças de crença, o melhor que ela faria era cuidar de si e fazer a própria parte. Tipo um "vão se lascar, todos vocês!". Namastê!!!

  • @suzyalves7928
    @suzyalves7928 4 ปีที่แล้ว +3

    Nossa, tenho 50 anos e me comprazo de ter vivido para ver a internet, apesar dos pesares, trazer conteúdo de qualidade e motivador de estudo. Parabéns pelo seu trabalho.

  • @bibliotecaterralivre
    @bibliotecaterralivre 4 ปีที่แล้ว +195

    Rita, o link para o documentário está remetendo ao debate. O doc está disponível neste link th-cam.com/video/pom4W-FW4jo/w-d-xo.html

  •  4 ปีที่แล้ว +60

    Interessante: rejeição de quaisquer rótulos! O rótulo é uma prisão!!!

    • @domsilva5016
      @domsilva5016 4 ปีที่แล้ว +1

      Lacan tratou disso.

    • @elisabetelima7346
      @elisabetelima7346 4 ปีที่แล้ว

      Concordo contigo Carmem! Lutando para abandonar os meus...

  • @sholum4440
    @sholum4440 4 ปีที่แล้ว +26

    Aproveitando o tema do anarquismo, seria legal um video sobre a Emma Goldman, Kanno Suga e a Voltairine de Cleyre.
    Alem das outras anarquistas na "história do mundo" que infelizmente foram apagadas.

    • @ABCVeg
      @ABCVeg 4 ปีที่แล้ว

      th-cam.com/video/8bZREpZT3E0/w-d-xo.html

    • @sholum4440
      @sholum4440 4 ปีที่แล้ว +1

      @@ABCVeg já vi esse e é excelente (na verdade esse canal é excelente hahaha)

    • @AnitaB_1987
      @AnitaB_1987 4 ปีที่แล้ว

      Lucy Parsons tbm

    • @sholum4440
      @sholum4440 4 ปีที่แล้ว

      @@AnitaB_1987 Verdade, não podia esqueceram da IWW hahaha

  • @leandronogueira1816
    @leandronogueira1816 4 ปีที่แล้ว +45

    Essa Maria Lacerda era vidente gente? Como pode ser um trecho tão compatível com nossa realidade né 😱

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +3

      Porque a nossa realidade tem muito de passado.

    • @halllira9036
      @halllira9036 4 ปีที่แล้ว

      Porque não mudamos como sociedade....🤷‍♂️

  • @brunagomes2610
    @brunagomes2610 4 ปีที่แล้ว +10

    Eu amo um canal! É sempre uma aula com bons tons de humor, rs. 👏👏👏❤️

  • @brunayamazaki6695
    @brunayamazaki6695 4 ปีที่แล้ว +2

    Rapaiz que vídeo! Obrigada por compartilhar com a gente sempre!!!

  • @giovannanardini8873
    @giovannanardini8873 4 ปีที่แล้ว +5

    Muito bom, vocês sao incríveis!
    Vcs mencionaram rapidinho aí a Bertha Lutz como bióloga, mas ela tbm foi a segunda mulher a ter um cargo público no Brasil, atuou como parlamentar, organizou uma cacetada de campanhas/congressos/encontros por direitos femininos e articulou muito o feminismo brasileiro com outros países - também foi uma mulher foda... apesar de falar mais desse feminismo branco/classe média, ela conseguiu articular algumas mudanças de dentro do sistema.
    Já conhecia Maria Lacerda justamente por conta da treta das duas hahahaha fico feliz que ela tenha sido escolhida pra um vídeo

  • @miosaine
    @miosaine 4 ปีที่แล้ว +5

    "O espírito do tempo está passando por um lugar onde já esteve", F_D4 Rita!!!

  • @TheDureis
    @TheDureis 4 ปีที่แล้ว +19

    Eu assisti uma palestra sobre a obra e vida dela no ano passado, de uma mestre sobre a obra a Moura. Fiquei fã. Ela realmente é foda

    • @domsilva5016
      @domsilva5016 4 ปีที่แล้ว

      Quem foi a palestrante?

  • @Ronas577
    @Ronas577 4 ปีที่แล้ว +6

    Maravilhoso!!! Maria Lacerda é um ícone do Anarquismo no Brasil e é muito bom vê-la divulgada por vocês. Rita, fale mais e fale sempre de Anarquismo, precisamos de mais exposição dessa ideologia libertadora. Viva o Anarquismo!
    *Só um detalhe, o anarquismo não é individualista, pelo contrário, mas tem na vertente anarcoindividualista uma de suas faces.

  • @brunamotta5911
    @brunamotta5911 4 ปีที่แล้ว +1

    Gente eu amo demaaaais esse quadro de vcs! Por favor não parem nunca! Rs adoro descobrir mais mulheres fodas e aprender mais sobre elas! Estou fazendo uma listinha de leituras pra essa quarentena graças a vocês! Muito obrigada pelo trabalho maravilhoso! ❤️😍

  • @naynaves
    @naynaves 4 ปีที่แล้ว +6

    Fiquei o vídeo todo pensando em como essa mulher sobreviveu (não foi morta) fazendo tudo isso naquela época! Maravilhoso poder conhecer sobre ela!

  • @gogobebe2236
    @gogobebe2236 4 ปีที่แล้ว +7

    Amo um deboche ❤️
    Melhor quadro!!
    Obrigada por trazer tanto conhecimento

  • @denisebastos6192
    @denisebastos6192 4 ปีที่แล้ว +1

    Não conhecia Maria Lacerda! Estou lendo agora sobre ela. Era filha de mãe espírita e ela foi espiritualista. Teve dois filhos adotivos, um casamento longo e permaneceu amiga do seu ex até o final da vida. Mulher muito inovadora, interessante e com uma história rica em experiências. Acho que ela não tinha medo e era audaciosa.
    Gostando de conhecer...obrigada!!❤❤ parabéns pelo vídeo

  • @LuisaLopes1968
    @LuisaLopes1968 4 ปีที่แล้ว +1

    Toda semana minha aulinha favorita aqui! Rita e meninas, coloquem as citações de chamada na descrição dos vídeos também! Ajuda a gente a divulgar o canal com "aquela" chamada de atenção! Maravilhosas, vocês! 👄👄👄

  • @Jeca1789
    @Jeca1789 4 ปีที่แล้ว +26

    Época do livro "Anarquistas Graças a Deus" da Zélia Gattai.

  • @GabrielaSilva-xo2kr
    @GabrielaSilva-xo2kr 4 ปีที่แล้ว +3

    Vocês trazem a luz do conhecimento para nós. Maria Lacerda, simplesmente incrível!!! Quero mais dela na minha vida

  • @guilhermeluz_
    @guilhermeluz_ 4 ปีที่แล้ว +5

    Maria Lacerda de Moura é incrível! Ainda preciso me debruçar mais sobre o pensamento dela, confesso.

  • @patriciaandressa8034
    @patriciaandressa8034 4 ปีที่แล้ว +2

    Conheci o canal há poucos dias e estou apaixonada pelo conteúdo. É tão necessário e tão importante, ao mesmo tempo que é leve, possui uma rica coletânea de informações; vocês trazem as referências, vocês direcionam o conteúdo que estão abordando para que as pessoas consigam acessá-lo com facilidade e objetividade. Vocês falam com propriedade sobre os temas e inspiram as pessoas a acessarem as informações.
    Se é que tenho liberdade para pedir alguma coisa, desejo que vocês continuem postando videos com essa qualidade. Vocês são muito necessárias a essa geração.

  • @cauisamoura
    @cauisamoura 4 ปีที่แล้ว +7

    Gente porque será que nunca ouvi falar em Maria Lacerda ? Eu agradeço por esse vídeo das mulheres fodas porque é minha filosofia de vida! Sou educadora, mulher, feminista e estudante e me inspiro minhas alunas entre outros artigos e textos que escrevo. Assim meus alunos e alunas podem fazer uma reflexão entender sobre a importância da mulher, escritoras não conhecidas que me inspiram e quero inspirar novas gerações.

  • @emmanueljepherson9159
    @emmanueljepherson9159 4 ปีที่แล้ว +11

    Tratar o conhecimento como propriedade é um DOM !
    Ps: Parabéns por sempre trazer boas pautas 😘

  • @fernandosaker3667
    @fernandosaker3667 4 ปีที่แล้ว +1

    Impressionante como ela estava à frente do tempo (e ainda está). Uma pena uma figura tão inspiradora ser pouco conhecida; obrigado a vocês por darem visibilidade a ela!

  • @gisanesalustiano8686
    @gisanesalustiano8686 4 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo trabalho. Amei, recentemente comecei a ler Maria Firmina dos Reis e me encantei pela biografia dela. Uma mulher F... que foi durante muito tempo esquecida na literatura brasileira.

  • @andremachado5539
    @andremachado5539 4 ปีที่แล้ว +72

    Fofas, vou procurar conhecer essa mulher.

    • @fernando180381
      @fernando180381 4 ปีที่แล้ว +5

      O CCS (Centro de Cultura Social) de São Paulo tem muita coisa sobre ela.

  • @cibeletroyano1849
    @cibeletroyano1849 4 ปีที่แล้ว +10

    Na página da Editora Imaginário no Facebook pode se encontrar uma bela bibliografia anarquista, com livros de Bakunin. Proudhon, Kropotkin e de pensadores anarquistas contemporâneos. ❤️

  • @margarethsantos565
    @margarethsantos565 4 ปีที่แล้ว +1

    Sou de Minas, de Juiz de Fora, pertinho de Barbacena, não conhecia a história de Maria Lacerda. Obrigada Mari e Ritinha por nos informar e apresentar mulheres que lutaram por nossa liberdade e autonomia.

  • @emersonsantos6573
    @emersonsantos6573 4 ปีที่แล้ว +2

    Amo o conteúdo de vocês, parabéééns pelo trabalho!!! Poderiam fazer um vídeo sobre a Emma Goldman? Queria saber mais sobre ela.
    Bjos, adoro vocês! 💖✨

  • @AndersonOnee
    @AndersonOnee 4 ปีที่แล้ว +9

    Melhor quadro desse canal!

  • @ashileypires
    @ashileypires 4 ปีที่แล้ว +7

    Obrigada por sempre nos apresentar conhecimento, de uma forma mais leve❤️

  • @AmalaPizzolato
    @AmalaPizzolato 4 ปีที่แล้ว +1

    Muita gratidão por compartilhar essa história de vida!!! Muito bom conhecer mulheres poderosas!!! Sou instrutora de Yoga, jornalista (já fui sub-editora de mercado financeiro), e super entendo a mudança de vida de Maria Lacerda de Moura para a espiritualidade. Uma vez que a gente se conecta com a luz, percebemos com cada parte do ser que somos um só, não é possível mais qq tipo de violência rsrsrsrs muita gratidão, Rita e amigsss!!!! Gratidão toootal

  • @sthesadala
    @sthesadala 4 ปีที่แล้ว +1

    Vcs são ótimas!😷👏👏👏💋
    Muitas mulheres, avós e mães criam homens machistas, precisamos observar mais essas práticas, afinal a mudança começa em casa!!!
    #VivaMariaLacerdadeMoura!
    🏴🚩🏳️‍🌈

  • @fhoutz
    @fhoutz 4 ปีที่แล้ว +52

    O vídeo contém muitos equívocos relacionados ao anarquismo e ao anarquismo da Maria Lacerda de Moura. O apagamento dela existe porque a esquerda e o feminismo marxista contribuem para isso. O vídeo ficaria muito melhor se tivessem chamado alguém que não soube da existência dela na semana passada e que não tentasse desvincular a autora da luta que ela se identificava, por respeito ao movimento ao anarquista e à própria memória da autora.

    • @aromab
      @aromab 4 ปีที่แล้ว +2

      resumiu muito bem. é isso sabe. muito triste com esse vídeo.

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +4

      É aquela coisa. É a visão de marxistas sobre a contenda.

    • @Nascrog
      @Nascrog 4 ปีที่แล้ว

      Disse tudo

    • @fa_touya
      @fa_touya 4 ปีที่แล้ว +6

      eu gostei do vídeo, mas me entristece essa posição de muitos marxistas de que existiria uma certa ingenuidade nos métodos anarquistas. Vamos nos lembrar que quem ajudou a acabar com a Revolução Espanhola foi o partido comunista e Stalin. Os anarquistas são apagados das lutas das classes trabalhadores, seus êxitos esquecidos e, muitas vezes, os "heróis" são apropriados.
      Existe uma razão de os anarquistas serem os primeiros e mais duramente perseguidos nos movimentos e manifestações.

    • @fa_touya
      @fa_touya 4 ปีที่แล้ว +1

      @@tom_toekomst anarquista é bucha de canhão pra essa galera. É muito difícil confiar em marxista, mesmo que eles falem coisas muito legais e de conteúdo. Mas quando estão no poder...

  • @luispauloborges2011
    @luispauloborges2011 4 ปีที่แล้ว +5

    Adorei conhecer a Maria Lacerda!!! 💪🏽💪🏽💪🏽 Sugiro como mulheres FODA da história: Luiza Mahin, bell hooks, Maria Firmino, Audre Lorde, Mãe Beata...

  • @deyvisrodrigues9762
    @deyvisrodrigues9762 4 ปีที่แล้ว +1

    adoro esse quadro, el é super pertinente para conhecermos a historia de mulheres sensacionais invisibilizadas por uma sociedade patriarcal. Gostaria muito de assistir um vídeo sobre a maravilhosa Conceição Evaristo!
    Abraços!!!

  • @JessLannes
    @JessLannes 4 ปีที่แล้ว +1

    Rita, tá difícil estar em tratamento pra depressão, mesmo que estável e morar no Brasil. Obrigada por esses vídeos, eles fazem o dia valer a pena. Beijos.

  • @annavicenzotti3117
    @annavicenzotti3117 4 ปีที่แล้ว +14

    Talvez ela foi se desiludindo mesmo, "sociedade nao tem jeito, vou cuidar é da minha evolução propria"

  • @milacastilho4998
    @milacastilho4998 4 ปีที่แล้ว +40

    Rita, seria interessante colocar referencias dos anarquistas também quanto ao cunho anarquismoxcomunismo. Que tal um video da Emma Goldman?

    • @Aurora-wj6xx
      @Aurora-wj6xx 4 ปีที่แล้ว +3

      SIM! Eu ia deixar esse comentário, bem pontuado.

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +2

      Apoiado, Mila!

    • @jonasgranada
      @jonasgranada 4 ปีที่แล้ว +2

      Tá precisando! 👍

    • @ABCVeg
      @ABCVeg 4 ปีที่แล้ว

      th-cam.com/video/8bZREpZT3E0/w-d-xo.html

  • @antoniofontelles1323
    @antoniofontelles1323 4 ปีที่แล้ว

    um dos melhores Mulheres F*da que voces ja fizeram. Adorei. Eu entendo a postura e a trajetoria da Maria Lacerda muito bem. Veho de uma familia de politicos de esquerda no Pará, e apesar de nunca ter seguido o caminho da politica, no plano privado eu aos 30 eu era muito politico-ativista-radical; hoje em dia, chegando aos 50; tambem me vejo muito mais budista-espiritual-intimista, assim como a Maria Lacerda. Ja me dei conta de que infelizmente nao tenho como mudar o mundo sozinho; mas se conseguir mudar a mim mesmo e ao mundo imediatamente à minha volta, ja dei a minha contribuicao para um mundo melhor.

  • @helenacunha2996
    @helenacunha2996 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigada por trazer a história de mais uma mulher à frente de seu tempo e por todas as outras referências! Sem dúvida, precisamos nos inspirar em mulheres como Maria Lacerda Moura pra enfrentar os desafios do nosso tempo. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a Laudelina de Campos Melo, que também tem uma história muito inspiradora. Continuem arrasando! :)

  • @mirna2012
    @mirna2012 4 ปีที่แล้ว +3

    Eu aqui, total old school, com lapis e caderno na mão para anotar os livros/ textos indicados, e, no entanto, eles já estão linkados. Obrigada Ritinha!!!

  • @melissabaltazar6204
    @melissabaltazar6204 4 ปีที่แล้ว +6

    eu terminei o Fascismo Filho Dileto da Igreja e do Capital semana passada...ela é fantástica

    • @melissabaltazar6204
      @melissabaltazar6204 4 ปีที่แล้ว +4

      www.anarquista.net/wp-content/uploads/2013/12/Fascismo-filho-da-igreja-e-do-capital-de-Maria-Lacerda-de-Moura-Livro.pdf

    • @melissabaltazar6204
      @melissabaltazar6204 4 ปีที่แล้ว +2

      Obrigada pelo link sobre a vida dela!!!!

  • @esperanzatapianieto7836
    @esperanzatapianieto7836 4 ปีที่แล้ว +2

    Como sempre temas muito bons é profundos . Vcs saó fantásticas ; muito saber .Admiro muito a Rita !!!!!

  • @carlaferreira8078
    @carlaferreira8078 4 ปีที่แล้ว +2

    Meninas, vocês são simplesmente incríveis! Excelente vídeo 🤩

  • @lubrian
    @lubrian 4 ปีที่แล้ว +5

    Nada como um sarcasmo perfeito para alegrar a minha noite 💗

  • @carolinemacedo5964
    @carolinemacedo5964 4 ปีที่แล้ว +6

    Que aula!!! Agora to como? Anotando tudo sobre Maria Lacerda.

  • @julianaandrikonis9276
    @julianaandrikonis9276 4 ปีที่แล้ว +2

    Meu deus eu preciso ler essa mulher! Obrigada por essa pesquisa

  • @alinealonso2302
    @alinealonso2302 4 ปีที่แล้ว +1

    Para mim, como historiadora, esse foi o melhor vídeo de sempre. E olha que é mto difícil escolher o melhor, porque vocês são incríveis!

  • @JeanCarlos-pw5no
    @JeanCarlos-pw5no 4 ปีที่แล้ว +30

    Dona Rita no vídeo passado tu falou de umas atividades e falou que ia conferir o caderno, onde que eu envio pra receber o visto?

  • @micaraujo30
    @micaraujo30 4 ปีที่แล้ว +4

    Como sempre maravilhosa 😍😍

  • @ritathaina6589
    @ritathaina6589 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu amo quando vcs dizem "vamos deixar um material aqui na descrição" 😍 OBRIGADA por esse trabalho!!!

  • @cibeledarosa2925
    @cibeledarosa2925 4 ปีที่แล้ว +1

    Sou professora de História e, com certeza, trabalharei com a história e o pensamento da Maria Lacerda. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento 🌷🖤

  • @ericabarroso4447
    @ericabarroso4447 4 ปีที่แล้ว +5

    Pelo que entendi, Maria foi uma mulher que não se contentou apenas com discursos... quero conhecer tudo dela!

  • @camilafaria6749
    @camilafaria6749 4 ปีที่แล้ว +3

    Amei!!❤️!! Tenho na Maria Lacerda um grande referência! Senti falta de falarem sobre a o federalismo democrático quando trataram do anarquismo, uma concepção que ja está bem avançada no presente. O anarquismo organizado superou e muito a ideia de pura ausência do Estado a várias décadas. Se puderem ler Bookchin e outros escritos do anarquismo organizado da América Latina, ficaria redondinho o conteúdo do vídeo., Vocês são incríveis, considero vocês grandes educadoras populares "digitais" do presente hehe. Compartilho com muitas pessoas os vídeos, inclusive pessoas de direita pra darem uma suoeradinha nas limitações de leitura da realidade e eles sempre adoram kkkkk. Um abraço carinhoso de admiração em cada uma.

  • @fabianamenezes5029
    @fabianamenezes5029 4 ปีที่แล้ว +1

    Conheci a maria lacerda quando tinha uns 13 e me apaixonei conheci ela por uma releitura de uma entrevista na TV BRASIL.
    Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @lauradelgado7216
    @lauradelgado7216 4 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada, mais uma vez, por este cuidado na preparação destes "encontros"! Diversão e inspiração! Já assisti ao documentário e estou iniciando as demais leituras.

  • @ruansouza7656
    @ruansouza7656 4 ปีที่แล้ว +6

    Já vim correndo assim que vi a notificação

  • @robertos.9408
    @robertos.9408 4 ปีที่แล้ว +14

    A história dos anarquistas no brasil é muito rica, desde do final do século 19 com os primeiros imigrantes europeus, sempre perseguidos, inclusive pelo partidão... mas sei lá como eu disse em um vídeo da Sabrina é possível dialogar com marxistas, apesar de não concordar com a Rita sobre isso, porque na minha opinião foi uma crítica bem rasa, sobre contra revolução pensando sobre os fatos relacionados a nabat e os anarquistas espanhóis... mas como ela disse não é o foco do vídeo.
    Uma dica de livro: Um cadáver ao sol.
    marquesdacosta.files.wordpress.com/2011/12/emece_02.pdf
    Uma entrevista com a escritora do livro =)

  • @geisacapistrano
    @geisacapistrano 4 ปีที่แล้ว +1

    Como é bom conhecer essas mulheres maravilhosas através de vocês!! E ainda mais por saber que desde muito tempo muitas mulheres não fugiram a luta!!

  • @linhuskun
    @linhuskun 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu AMO essa série e esse é, na minha opinião, o melhor de todos os vídeos, muito muito obrigado. Obrigado principalmente por disponibilizar todos esses textos, é super importante isso. Um abração

  • @afonsovieira8974
    @afonsovieira8974 4 ปีที่แล้ว +4

    Excelente analogia

  • @estevaolopesgarcia4511
    @estevaolopesgarcia4511 4 ปีที่แล้ว +59

    Falar das divergencias entre anarquistas e comunistas e só citar marx, engels e lenin é parcial. Bakunin tem uma visão muito clara sobre isso e, a meu juízo, muito melhor.

    • @jessicaandressa7281
      @jessicaandressa7281 4 ปีที่แล้ว +2

      Não conheço a obra dele, em qual escrito ele fala sobre isso especificamente?

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +2

      De fato, há esse problema. Mas considerando que a Rita é marxista, é até compreensível. Embora bem incompleto.

    • @samircalaca9338
      @samircalaca9338 4 ปีที่แล้ว +2

      @@jessicaandressa7281 Essa é uma discussão que vai longe. Remete a muitos conflitos no século XIX, Marx conseguiu expulsar Bakunin da 1ª Internacional. E de lá pra cá as coisas não sei se melhoraram muito não. Mas os livros dele ainda não os li. Pena.

    • @estevaolopesgarcia4511
      @estevaolopesgarcia4511 4 ปีที่แล้ว +8

      @@jessicaandressa7281 do Bakunin no livro anarquismo e estatismo onde ele fala da primeira internacional diferenciando os centralistas ou autoritários, e os libertários ou anarquistas. outra sugestão é o livro do professor da UFFS, Cássio Brancaleone, Teoria social, democracia e autonomia - uma interpretação da experiencia de autogoverno zapatista, Azougue editoria, mais precisamente no capitulo 2.

    • @sholum4440
      @sholum4440 4 ปีที่แล้ว +6

      @@jessicaandressa7281 "Escritos Contra Marx" e "Os Perigos de um Estado Marxista" são bons livros

  • @aleaguasanitaria
    @aleaguasanitaria 4 ปีที่แล้ว +1

    Assisti, curti e salvei em "Assistir mais tarde", pra voltar quando o período da facul acabar. Vou maratonar todos os links da descrição. Compartilhando em 3, 2, 1.

  • @paulinhacgc1
    @paulinhacgc1 4 ปีที่แล้ว

    Rita to descobrindo seus vídeos agora, que prazer! É muitíssimo importante compartilhar essas descobertas, percepções, indicações de leituras e filmes. Não da p estudar sozinha, tem que ter algum nível de troca. Obrigada pelo trabalho das duas ! Vou começar a ler hoje mesmo 😘

  • @Geografoanarca
    @Geografoanarca 4 ปีที่แล้ว +6

    Precisam ler TB a crítica dos anarquistas aos marxistas....pq senão fica muito parcial....

  • @Fabriciovelino
    @Fabriciovelino 4 ปีที่แล้ว +7

    Há uma referência a ela no Anarquistas e Comunistas no Brasil, do John Foster Dules, editado pela Nova Fronteira.

  • @silviabodei
    @silviabodei 4 ปีที่แล้ว +1

    Além de life coach, vc é empreendedora... essa merece meu ❤ antes de começar o vídeo!!

  • @patriciamanta1866
    @patriciamanta1866 4 ปีที่แล้ว

    A cada vídeo que passa só fico mais deslumbrada com o trabalho f*oda que vocês fazem aqui! Obrigada por todas as aulas e por sempre disponibilizarem o material pra acesso de todos. Que a gente atinja cada vez mais pessoas e seja resistência

  • @carladesouza3041
    @carladesouza3041 4 ปีที่แล้ว +13

    Uma suposição de o pq dela acabar "namastê": MILITAR NESSE PAÍS, CANSA!

  • @nilcecampos9490
    @nilcecampos9490 4 ปีที่แล้ว +4

    😍😍😍😍😍😍 AMOOOOOOOOO 🤓🥰🥰🥰

  • @Ale-q6s
    @Ale-q6s 4 ปีที่แล้ว +1

    Precisamos muito conhecer essa moça!
    Eu entro em devaneios em pensar que há exatos 100 anos uma mulher já pensava, praticava tudo isso! Parece que eu dormi 41 anos...esse canal é utilidade pública.
    Grata❤️

  • @lillianmacedo3570
    @lillianmacedo3570 4 ปีที่แล้ว +1

    Como sempre, vocês arrasando no conteúdo! Ameii, muito triste mulheres tão incríveis como ela tendo esse apagamento histórico.

  • @danicamazz
    @danicamazz 4 ปีที่แล้ว +4

    Lembrei da música dos Replicantes "Maria Lacerda"!

  • @leandronogueira1816
    @leandronogueira1816 4 ปีที่แล้ว +16

    Sobre o primeiro shade.. um boy que eu ficava muitos anos atrás fez isso. Eu estava cansado, tomei banho e deitei. Acordei com o FDP em cima de mim. Depois que foi embora nunca mais falei com ele.

    • @fmarinhoufabc
      @fmarinhoufabc 4 ปีที่แล้ว

      Já passei por isso tbm. Dormi com um boy e qdo acordei eu tava igual vc.
      Na época fiquei mal e não falei com ele tbm

    • @leandronogueira1816
      @leandronogueira1816 4 ปีที่แล้ว +1

      @@fmarinhoufabc mas você conseguiu conversar isso com ele? Eu fiquei tão mal que bloqueei da minha vida completamente, não consegui falar sobre isso com ele.

    • @fmarinhoufabc
      @fmarinhoufabc 4 ปีที่แล้ว +2

      @@leandronogueira1816 não consegui. Fiz o msm que vc, bloqueei.
      Eu fui criada numa família machista onde "se tava dormindo com o cara, tava sujeita a isso".
      Isso faz uns 10 anos, eu era muito boba e nada empoderada.
      Foi tão bom me libertar de tudo isso é ver que eu posso falar NÃO msm dormindo, namorando...conhecimento é libertador

  •  4 ปีที่แล้ว +2

    Adoro essa juventude de vocês dando lição à minha pretensa maturidade (75 aninhos)! Beijos!!!

    • @EuMariG
      @EuMariG 4 ปีที่แล้ว

      Ahh que incrível ter vc aqui conosco! ❤❤❤

  • @ritadecassiatocchinigregor9693
    @ritadecassiatocchinigregor9693 4 ปีที่แล้ว +1

    adoro esse compartilhamento de bibliografia e conhecimento. amo muito. obrigada e obrigada