Me revolta ver gente chamando o pessoal que trabalha para aplicativos de empreendedor, o único empreendedor nesse história é o dono do aplicativo, o resto faz bico para ele, aceitem
Po amigo Força aí! Quem sabe repensar a carreira, tentar alguma coisa diferente, pegar qq coisa só enquanto não chega algo melhor na tua área. Nem sei o que te falar, a coisa tá mto difícil pra todo mundo. Vc me deixou triste 😳
Penso que somos muitos... estou patinando na segunda graduação depois de alguns anos frustradamente trabalhando sem conseguir o mínimo de dinheiro para viver dignamente. Hoje vivo de bicos ~diversos, desde garçonete a eletricista~ pra conseguir sobreviver.
Rita, eu chorei assistindo esse vídeo! Trabalho 10 horas por dia, fora as 3 horas no transporte público, sou mãe de um bebê de 3 anos que eu mal consigo acompanhar o desenvolvimento. Estou perdendo as coisas mais importantes da minha vida, vendendo minha força de trabalho e horas de vida dentro de uma empresa que me remunera com o mínimo, em um trabalho desgastante que não me acrescenta em nada. É muito triste.
Que marido ? Onde existe isso ? Se a criança tem um pai vai pra cima e exija pensão amiga . Por melhor que seja teu bebê , quando crescer tem pouquíssima chance de te proteger , amparar , ou até de te fazer visitas , na sua grande maioria é isso que acontece . Caso seu bebê venha casar é o cônjuge que domina e se vc tiver saúde ou bens ele vira te ver se tiver almoço ou se vc puder tomar conta de netos . Eu vejo isto sempre à minha volta mas não tenho estatística . Vá estudar mais um pouco , beba muita água , coma tufo q puder, se puder, que descasca e não que desembrulhe ! Tenha fé na divindade sem igrejas que te domine ! Torso por você !
Quando a Holanda passou por uma crise econômica no século passado e o desemprego aumentou muito, a solução foi justamente diminuir a jornada de trabalho de cada trabalhador para que mais pessoas pudessem ser empregadas. Na época a redução da jornada de trabalho representou um decréscimo salarial, mas isso foi aceito pela população como forma de diminuir o desemprego geral. Quando a crise passou a jornada de trabalho continuou pequena (6h/dia), mas os salários foram aumentando pouco a pouco. Hoje a Holanda é um dos países com maior qualidade de vida do mundo, talvez a sementinha tenha sido essa.
Praticamente o Brasil tá a Europa do século 19/20 cada vez mais crianças trabalhando mais cedo a carga horária aumentado e tudo que rolava na Europa no início da revolução industrial
Cheguei agora pouco do trabalho. Cansado, dolorido e preocupado com a desvalorização do meu trabalho como pequeno produtor rural. Crio galinhas poedeiras livres e vendo ovos 🐔🐔🐔🐔🐔. Muito obrigado pelo vídeo. Concordo plenamente. Precisamos lutar contra esse modelo de capitalismo desigualmente absurdo, ou absurdamente desigual, no qual estamos vivendo aqui no Brasil. Sou fã de vocês. Continuem com o bom trabalho.
Vou repetir, trabalho muito digno, navego pra chegar nesses mares...contra a correnteza que minha geração navega, então força para todos que amam e querem viver fazendo parte consciente da natureza.
Obrigada mestra Rita. Estou divulgando. A falácia neoliberal do empreendedorismo está muito solida e se naturalizando no Brasil. E a tecnologiaxvagas de trabalho tem que ser discutida ja. Gratidão!
O nosso currículo e nosso conteúdo programático, é feito para alienação e por isso, os enormes ataques aos cursos de humanas das universidades publicas, que nos trazem essas discussões diariamente e por este motivo, são chamados de doutrinadores. O que falta é acesso à informação e a consciência de que não podemos chamar conhecimento, de doutrina... enfim a alegoria da caverna, é muito representada nessa discussão...
Nossa maravilhoso, imaginando que Dona Herminia hj agrada a todos e a Rita apenas a humanos que se preocupa com o consumo, com a fome, com as injustiças... mas fé
Ela pode começar na sala da família tradicional norte coreana, só não vai ter comida. Ah! após o trabalho forçado, é que os comunistas não gostam de travestis, na Ilha Senzala de Cuba até a parada gay é proibida, a última que tentaram, sentaram o pau na moçada, mas é o cacetete da polícia do partido comunista que me refiro, não fique animado não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como professor, o que mais escuto é "nossa, você tem uma vida boa! Férias duas vezes ao ano, não trabalha sábado e domingo, emenda feriado". As pessoas não compreendem como é difícil ser professor nesse país, as horas que passamos em casa planejando, o quanto as aulas esgotam fisicamente e psicologicamente o professor. Começamos na segunda e na quarta já não conseguimos mais fazer nada. Ficamos tão estressados e acabamos criando atritos com as pessoas ao nosso redor. Final de ano estamos esgotados, doentes.
@@fexcasanova normalmente quem fala isso trabalha em escritório, sentado numa mesa. Gente da roça valoriza o professor porque sabe como o trabalho braçal é árduo.
Pesquisa, atualização, correções, plano de aula, diário de classe, conselhos e reuniões, tempo de aula, feiras e eventos escolares em final de semana, tempo de transporte e organização de material. Fora o sistema online, que muitas redes já adotam sem treinar professores mais velhos. Quem pensa que é fácil nunca conviveu ou foi educador.
Tive uma aula de filosofia uma vez na escola que nunca esqueci. O professor explodiu a minha é mais umas 6 cabeças da sala, quando disse que o número necessário de horas de trabalho, para nos manter e manter um sistema mais justo e equilibrado, era de 4 horas por dia. 🤯 Jamais esqueci e ainda luto por isso. Hoje esse professor seria processado por “doutrinação” esquerdista, como fez certa “aluna” do sul.
6 horas é o suficiente e equilíbrio. Por exemplo De 6 às 12 ou de 14h as 20 ou de 5 as 11 ou de 13h as 19 você escolhe.... dessa maneira você teria um turno só para descansar e realizar suas atividades e outro turno para trabalhar.
de acordo com a "pátria educadora" trabalharíamos e estuadaríamos durante o dia para que a noite ficassemos em casa, mas a realidade em quase impossível.
3 anos atrás eu me revoltei com a empresa que eu trabalhava por forçar e iludir os funcionários CLT para virar PJ, ganhando o mesmo salário, fazendo a mesma jornada. Hoje vejo gente da minha área abrindo MEI e trabalhando em empresa de segunda à sábado das 9-18h por 1000 reais sem NENHUM benefício, enquanto os donos da empresa dizem até na divulgação das vagas "quem não está feliz, é só sair, tem outras pessoas que querem o emprego"... vejo pessoas cada vez mais desesperadas, procurando opções e aplicativos para ter uma renda extra para bater no peito e dizer que é brasileiro, que não desiste, que é empreendedor! Não gente, vocês não são empreendedores, vocês são ESCRAVOS da burguesia e me da uma dor na alma ver que tem gente que se orgulha disso.
Se a empresa manda você abrir PJ e, sem opção, você se sente obrigado a fazer isso pra sobreviver e se manter, faça. Faz e um dia, lá na frente, joga a empresa na justiça, é pra isso que a justiça do trabalho existe. Forçar o funcionário a abrir PJ para se manter contratado é dissimulação da real relação trabalhista e todo juiz sabe disso. "Primazia da essência sobre a forma." Vale o que é e não o que aparenta ser legalmente. Causa ganha, uma poupança forçada pra gente. Filhos do capet... ai ai
No McDonald's eu folgava apenas um dia na semana, trabalhava 8 horas e mesmo assim eu recebia uns 900 e pouco reais. Pra ganhar um salário mínimo, só subindo de cargo
Trabalho no sebrae e isso virou rotina na nossa vida. Tentamos explicar para as pessoas, muitas não entendem. Fragilizacao da legislação trabalhista. Até inventaram agora q as pessoas não querem mais ter vínculo empregatício. Todos querem empreender. Afff...em 7 anos trabalhando com empreendedores q saem do zero o q eu vejo é desesperador. Vendendo o almoço para comprar a janta.
Vivo numa cidade que a população foi a favor do ônibus deixar de ter cobrador para que se abaixasse o preço da passagem, protestaram e o caralho. Funcionários foram demitidos e agora motoristas fazem função de dirigir e dar troco para o passageiro e o preço da passagem não diminuiu. A população não deu um piu. Talvez o que as pessoas querem é só reduzir cada vez o contato humano, por isso compramos online e vamos em supermercados automatizados.
a tecnologia vai nos engolir, não tem volta, como o capitalismo sobreviverá com a mão de obra desinformatizada não sei, pq esse é o novo analfabetismo, e aí a renda mínima mundial (tipo bolsa família) já é discutida.
O mesmo vem acontecendo com o servição público: Várias coisas vêm sendo total ou parcialmente privatizadas, e com o apoio da massa. O povo pensa que o sistema público é desperdício de dinheiro, e que irá pagar menos imposto com a privatização, mas não percebe que seu imposto de renda e sobre os itens consumidos continua o mesmo ou aumentou, enquanto isso a privatização come solta desde os Governos FHC.
3 ปีที่แล้ว +8
@@moneytron4143 Aqui em BH, a mesma coisa. Agora estão querendo que façamos a leitura da água e luz por aplicativo, para despedir todos os leituristas.
Tá mesmo eu não estou sabendo lidar eu nasci na década de 90 e meu primeiro emprego foi de carteira assinada com todos os direitos... tínhamos dignidade naquela época hoje com essa desindustrialização tá acabando com emocional e psicológico de muitas pessoas...
Obrigado por trazer essa discussão. A gente realmente precisa disso. Quem não está preocupado não está entendendo nada. Eu tenho a impressão de que a reorganização das relações de trabalho que está acontecendo agora vai ditar as tendências das muitas próximas décadas. Classe média de alguns países desenvolvidos trabalhando menos horas por semana, periferia do capitalismo com uma precarização cada vez maiuber. Pra que caminho nós vamos? Enquanto a crise faz as classes média e baixa aceitarem qualquer coisa com medo de entrar na crescente estatística de desemprego, os banqueiros tem lucros recordes com seus empréstimos para as pessoas pobres que são forçadas a pagar juros imorais para não passar fome. Pra que caminho nós vamos?
É IMPORTANTÍSSIMO destacar que os países da Europa podem pensar em reduzir suas horas de trabalho enquanto nós no "terceiro mundo" estamos servindo a eles fazendo a parte alienante do trabalho Rita você é demais!
Conheci esse canal por conta da entrevista no Poucas, e venho maratonando os vídeos desde então. E a minha sensação mais proeminente em todos os vídeos é: você joga um balde de informação na minha cabeça, me dá três tapas na cara e termina o vídeo toda doce com "um beijinho, tchaau". To em choque e expandindo meus horizontes. Isso e a lista de coisas para repensar e assuntos para estudar só aumenta. ~send help~
A porra de um projeto vendido sob o discurso de "mercado de trabalho". É aquele papo "é pra quem quer trabalhar" dai tu vai ver a descrição da vaga, é exploração pura, que é o que acontece muuuuuuuito nessa época de campanha eleitoral.
Recomendo a leitura de "Adeus ao trabalho?" e de "O privilégio da servidão". Ambos de autoria do sociólogo brasileiro Ricardo Antunes. O primeiro busca compreender quem foi e quem é hoje a classe trabalhadora para responder se nossa sociedade caminha mesmo para um futuro em que a exploração de mão de obra não irá mais existir, como muitos especularam. O segundo segue na mesma linha, apontando também como se configura a classe trabalhadora na era digital e se que forma os governos recentes contribuíram para está configuração atual.
Fico triste e desanimado em cada vez que olho para o futuro próximo saber que não estamos bem. Desemprego nas alturas e muita gente ainda pergunta: "você tá mandando currículo?" Como se estivesse fácil, empresas pedindo uma série de exigências para um salário empobrecido
O chefe de um conhecido (cof cof) botou pra fazer home office, e parecia tudo bem, até que ele ameacou reduzir o salario, ja que a pessoa nao estava mais tendo que pagar onibus. Agora essa pessoa tbm tem que trabalhar fim de semana. Detalhe: a pessoa é mei (mas nao poderia) e nao tem vale transporte. Aí a pessoa (cof cof) se pergunta: vai mandar curriculo pra puta que pariu? Porque em 6 meses procurando e gastando 60 reais por mes com site de vagas, nao recebeu UMA ligacao sequer. Essa pessoa (vc ja entendeu) nao sabe o que fazer mais.
Por indicação de minha esposa, este canal foi um ACHADO!!! Conseguiu falar de marxismo sem preconceitos, sem as mentiras que a propaganda dissemina e faz o povão achar que comunismo, socialismo é palavrão ou xingamento, numa onda de macartismo retrógrada, nociva, tóxica e anacrônica. Adorei suas explicações, Rita. Sou economista (bem formado, por sinal), que busca não números e lucros, mas sim seres humanos e bem estar com justiça social.
É bom ser economista? O mercado de trabalho é bom? Tem uma variedade de cargos? Muita concorrência? Eu sou vestibulando e quero muito cursar ciências econômicas
Un día una amiga me comentó que no aprobaba en lo absoluto el feriado que tendríamos en pocos días. Ella decía que era un error del gobierno y que así el país no avanzaría con tantos días libres que los trabajadores tienen. Ella se levanta cada día a las 5 de la madrugada para ir a su trabajo. Ese día yo supe que el camino es largo y que aún nos falta mucho. Si los propios trabajadores reniegan de sus conquistas, es que aún falta mucho.
Trabalho em escala 12X36, é bastante exaustivo. Em nossa sala de descanso, tem um cartaz com os dizeres: "Quando estiver cansado de trabalhar, lembre de quem tá cansado de procurar trabalho".
Eu trabalho com os meus pais, desde os 15anos, temos lanchonete, hoje tenho quase 28anos, não tenho casa própria, nem automóvel, não tive nenhuma férias e as mesmas nunca foram "compradas" pela empresa. Para conseguir pela primeira vez ir num "bate e volta" à São Paulo para a parada LGBT+ de 2019 eu avisei 6 meses antes, e só tive a permissão concedida faltando 15dias para a viagem porque o organizador precisava da minha confirmação e do pagamento imediato do passeio. Isso que eu trabalho para os meus PAIS, com 1 folga por semana, e apenas no meio da semana, eu não posso ir atrás dos meus direitos, porque eu não perderia apenas o emprego, perderia também os meus pais, recebo 2 salários mínimos onde 1/4 deste é destinado a compra de medicamentos para, depressão, ansiedade, terapia, e isso que maior parte das consultas são pelo SUS. Dona Rita, como você vê essa exploração do trabalho por parte familiar? O estado é omisso? Ele, o estado, deveria interferir?
Não entendo como certos pais são capazes desse tipo de abuso, conheço um caso parecido, porém os outros dois irmãos dessa pessoa não são exploradas na empresa da família, tem férias remuneradas e ganham 3x mais que ela para mesma função
Mas você os vê enriquecer comprovadamente e melhorar de vida com esse empreendedorismo? Ou eles te dão o que podem? ... Em caso positivo, vale, simplesmente, tentar outro futuro (um concurso, por exemplo) ou tentar mostrar a eles que você também é parte importante daquela empresa e pode ser que mereça mais pelo que faz de diferença lá.... Ao menos para ver o que eles vão argumentar.
Jonathan, nem posso imaginar como é estar no seu lugar. Mas por ter ficado preocupado co você não posso deixar de dizer: saia daí o quanto antes! saia! procure um amigo, um namorado, qualquer coisa e vai viver tua vida cara!
Por favor entenda a comparação, da no mesmo que as garotas do Norte que são quase forçadas fazer programa, desde cedo, e nisso o sofrimento é delas , e os pais fingem de cegos pra não ver a relação trabalho forçado e dinheiro, enquanto as pessoas nem tempo pra viver teem e a opressão e abuso é constante. Porém sutil diante a mídia.
Amo o fato deste vídeo aparecer justo antes do Carnaval, época em que aparece milhares de não economistas dizendo que os dias de folga proporcionados por essa data são um crime contra o andamento da economia, que invés de festejar, o brasileiro deveria ficar trabalhando, produzindo... Eu nunca concordei com isso, mas não sabia como colocar minha opinião. Agora, com todo esse conhecimento e leituras indicadas eu vou poder defender a celebração do Carnaval sabendo que Carlinhos me sonda kkk
Sem falar no fato de q o carnaval movimenta a economia. Não são 4 dias sem consumo. O mercado de festas, lazer, turismor e entretenimento é bastante grande e faz parte do sistema econômico, não é mesmo?
@@monicagodoy6595 Fora os trabalhadores que estão fora do mercado tradicional e que fazem "bico" neste período. Economista que fala que o carnaval e feriados longos não movimentam a economia são imbecis.
Se fosse por isso a França com suas 35h e trabalho semanais e férias que variam de 4 a 10 semanas por ano (a classe média em geral tira 6 semanas) ia estar falida.
@@IsisMarques nunca morei nem fui pra frança, mas na itália existe precarização do trabalho que afeta sobretudo os imigrantes não-europeus e as populações ciganas que estão lá há séculos. O que eu quero dizer é que o estado de bem estar social europeu também entrou em falência, e sempre esbarrou no "nós e eles", à quem era reservado o bem estar social. França e Itália até ontem achavam que eram donas da África, e parte relevante da riqueza desses países são consequência disso. A quantidade de capital acumulado dentro desses países que possibilita o pagamento de salários dignos. Aqui no Brasil, por exemplo, o piso salárial de um arquiteto por lei são 6 salários mínimos para 6h/dia de trabalho e 8,5 SM para 8h de jornada. Sinceramente, dá pra contar em uma mão os escritórios que pagam isso em SP, e não é que todos outros são burgueses safados, mas simplesmente é inviável para a grande parte dos escritórios pagar isso. Enfim, o que eu quero dizer é que para se entender a frança tem que olhar pra fora dela, e entender que os estados de bem estar social se construíram às custas de outros povos.
@@enzonico8888 entender que os estados de bem estar social se construíram às custas de outros povos... frase maravilhosa. Inclusive, se olharmos onde o governo da Escandinávia investe o dinheiro deles vamos ver que essa riqueza toda vem as custas da exploração em outros países, ou seja, o que você falou. as custas do outros povos.
Eu sou pj e odeio ser pj , minha área só tem pj é uma merda, só tem pj's sucateados e etc. Como gostaria de ir embora dessa coisa que já foi o Brasil e realmente somos a geração mais triste, nos prometeram o mundo, "estuda se qualifica, tenha uma segunda língua que você vai ser bem sucedido KKK" fizemos tudo isso e não deu em muita coisa. Esse vídeo deveria ser viral.
@@samitacristina6811 eu trabalho exatamente essas horas em trabalho braçal e escravo, desenvolvi um sério problema de saúde que provavelmente é câncer no estômago por alimentação incorreta, gerada falta de atividade física por não ter tempo e energia e por falta de dinheiro e produtos caros, foram outros problemas de saúde tanto físicos como psicos.
Só quero deixar registrado meu carinho e admiração pelo personagem Rita do Guilherme (nome do meu filho caçula de 8 anos que a adora, além da minha filha de 16)...
já viu a proposta de renda básica universal (UBI) do andrew yang? tendo em vista que a automação é inevitável, e se a gente assegurar uma rede de proteção social para todos os seres humanos, liberando tempo para que as pessoas encontrem trabalhos com propósito? (exatamente o que vc diz em 18:48 ) Parece Utopia, mas já dizia Galeano que a Utopia existe pra continuarmos caminhando. sensacional esse canal, cheguei por esse vídeo, indicação de um amigo.
Sim, acredito que essa é a única forma viável de socialismo, ou seja, o trabalho automatizado. Essa ideia com fundamentos marxistas de crença no ser humano como agente de bem estar social e econômico é extremamente ingênua. E mesmo nessa sociedade livre do trabalho humano, ainda assim aparecerão seres propensos a ganhar mais que os outros vendendo picolé no parque.
Esse vídeo é muito importante. Eu tô muito infeliz com meu emprego, pois não tenho tempo de praticar lazer e coisa que eu gosto, tipo, ir a academia, acho muito desumano chegar em casa apenas pra dormir e comer e depois voltar pra lá, ser um escravo gourmet. Essa seria a chave para pessoas voltarem a ser feliz e a chave de retenção de talentos, porque eu sei que há muitas pessoas que assim como eu, se rendem a horários péssimos de trabalho por precisão. Trabalhar das 14 às 22:30 da noite, de segunda a sábado, não é humano, não é saudável, não traz benefícios, queria essa mudança para agora.
Fico pensando quem em sã consciência consegue clicar em não gostei. Esse canal é um necessário para a sociedade. Rita como sempre distribuindo conhecimento de qualidade e de graça. Muito Obrigado por tanto esforço e disponibilidade para entregar essa aula impecável.
Sou estudante de direito, e quando estava estudando a CF brasileira me deparei com umas das primeiras leis que trata do princípio da dignidade da pessoa, o meu professor afirmou que para doutrinadores esse princípio, é na verdade um princípio "meta", tal qual que para se ter acesso e poder se usufruir precisa ter sido alcançado outros direito. Quando Rita falou sob, a desumanização do ser, foi extamente a mesma coisa que pensei quando lhe sob essa, ora pois aqueles que viviem sem acesso ao trabalho, a sua saúde, a educação, afinal que vivem marginalizados, não tem esse direito garantido, quer dizer o que, que eles não tem dignidade. Eu estou querendo escrever um artigo sob isso, tenho certeza que todas a indicações vão me ajudar. Muito obrigado.
Sim, trabalho é um direito humano. Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão, Artigo 23 I) Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. II) Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. IV) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.[ii]”
Faltou comentar que Keynes dizia já nos anos 30 que a jornada de trabalho, depois da revolução industrial, já poderia ser tranquilamente de 15 horas semanais, ou seja, 3 horas por dia. Quem nos conta isso é Domenico de Masi num Roda Viva no qual foi entrevistado, falando sobre seu conceito de Ócio Criativo, que por sua vez também poderia ter sido mencionado. Mas de qualquer forma, muito bom o vídeo como sempre.
6:54 - Me fez lembrar de uma cena de uma hora atrás: No ônibus, um morador de rua entra e pede esmola de forma embriagada. Ninguém o vê, ninguém o percebe como humano, claro, ele não era como nós trabalhadores.
na padaria "gourmet" que eu trabalho é jornada de 16 horas quando é dobra, o tempo e intervalo entre as os turnos de um dia pro outro é 8horas, blz, só que se vc considerar o tempo que leva de casa pro trabalho / trabalho pra casa, vc fica com menos de 4h ou ainda menos quando vc mora longe, ainda tem funcionario que repete até 3 dias nesse ritimo, a pessoa não dorme! a gente fica exausto, de mal humor e com cara feia na frente de cliente. "ah mas vc e nem ninguem é obrigado a isso", realmente ninguem está apontando arma pra nossa cabeça, mas nossas contas não param, nossas dividas aumentam e precisamos comer todo dia, eu só aceitei pq estou a 2 anos sem emprego (procurando sim e não conseguindo), é desespero mesmo.
eu quero morrer com o argumento "vc nao é obrigado". Claro, eu tenho a opção: ou eu trabalho ou eu passo fome / fico sem ter onde morar. sinto mto pela sua situação e espero que vc e todos nós possamos melhorar em breve
uma parente minha, classe média, me perguntou uma vez indignada: "por que o pobre não se contenta em ser pobre?". nem dá pra acreditar o quão distante da realidade isso é
Se o mundo está ficando cada vez pior, e parece que está mesmo, ouvir as reflexões da Ritinha é um raro momento de deleite. Eu queria ser menos covarde e aderir a militância. Ficar só vendo reflexões repletas de sensatez e concordando com elas me faz sentir, ao acabar o vídeo, ainda mais impotente. O que fazer Ritinha? Quer ser minha mentora?
Os movimentos sociais estão fora das ruas, infelizmente, eu comecei a ir por discordar de tudo isso que está aí, essa desigualdade, você não sabe a alegria de ter participado de movimentos, estava inconformada no trabalho, entrei em contato com um professor (que sempre vai) e fui! Foi o começo da luta, saber que eu estava ali lutando para mudar. Espero que os movimentos voltem, é preciso!! É NA RUA QUE SE LUTA!! A Rita nos incentiva ainda mais!
Em meu curso de eletroeletrônica, tivemos a oportunidade de debater sobre o mercado de trabalho 4.0. Foi assustador saber que mesmo os trabalhos podendo ser desempenhados em maior quantidade e em menos tempo, as vantagens não seriam divididas com os trabalhadores, mas ficariam na mão dos donos do capital.
Meu sonho que minha mãe trabalhasse menos, me dói ver ela vir todo dia cheia de dor e sem força para fazer nada, e tudo isso para ganhar 1 salário mínimo que mal da pra nos manter.
Muito esclarecedor e informativo, mas me despertou tanta tristeza. A gotinha de consciência de classe que eu possuo me faz sentir raiva dos ricos e tristeza de mim mesmo por ser pobre e não poder ser um ser humano pleno - uma visão pessimista, mas que corresponde a pelo menos 90% da minha realidade.
Reassistindo esse vídeo na semana que a escala 6x1 virou debate. Isso elucida ainda mais o quão importante é seu trabalho e de todos os difusores de conhecimento político, pq há anos atrás você citava essa dinâmica que agora caiu nos nossos braços de forma que possamos ter ciência e barganhar como classe o fim dela.
Não é esse o caminho. Qualquer dono de galinheiro é detentor de um meio de produção (burguês). Quem você deveria queimar é o capital especulativo, dono de banco e demais lazarentos.
Não precisa ser na USP, um local onde os professores são cobrados para entregar uma educação de qualidade e ganha equivalente ao esforço, faz diferença sim. Mas, em qualquer faculdade rasuaval tá de bom tamanho, quem faz seu ser, seu trabalho, seu intendimento do mesmo e seu redor, é seu esforço e vc de novo.
@@catvergueiro8905 Entra em contradição, se com a Rita que tem um desmembramento de ensino que nos prende e nos faz aprender e entender mesmo quando uso de palavras e vocabulário não corriqueiro, como ferramenta e forma de ensino por vídeo. Porque vc não entenderia nada no ensino EAD? A resposta é, o ensino dos demais educadores são retrógrados, ultrapassados sem interação de linguagem com seus alunos. E como consequência desperta uma frustração e falta de interesse no que nos é ensinado. Entendi? Bom
A Ritinha esta me dando muito a pensar nessa quarentena... Fiquei surpresa quando falou sobre a relação entre bens materiais e qualidade de vida, o que me lembrou muito de um professor de gastroenterologia que tive que sempre dizia "Quando eu era jovem tinha disposição mas não tinha dinheiro, agora tenho dinheiro mas não tenho mais disposição." . É tragicômico que aprendamos que a verdadeira saúde é o bem estar biopsicossocial ainda que ninguém tenha de fato tempo para estar bem em todas as esferas. A romantização do ser workaholic permeou nossa geração de maneira tão enraizada que é quase impossível voltar atrás.
Ai, como é bom ouvir um vídeo super bem-humorado que te inspira na última semana de férias. Querendo voltar para o trabalho com esse desejo de incitar a revolução entre os colegas, acabar com o capitalismo, organizar uma greve, bater em burgueses. ❤️
O melhor de Titia Rita é despertar a curiosidade de conhecer e ler o que pode nos agregar e enriquecer de maneira muito mais produtiva. Além de nos questionar sobre o nosso real papel na sociedade. Essa Titia é do balacobaco!
É triste. Eu pelo menos não tenho mais lazer nenhum, nem diversão, nem motivação, apenas trabalho e trabalho muito porque preciso senão sou demitido...
Outro dia ainda estava eu conversando com o crush exatamente sobre isso, sobre como o sistema nos força a trabalhar em cargas horárias inumanas, em que as pessoas levantam de madrugada e só voltam pra casa tarde da noite, por um salário mixo que não cobre o pagamento do essencial (moradia, vestimenta, comida), e está tão mas tão envolvida nesse ciclo vicioso que não se levanta pra dizer "Chega" porque não tem consciência de si mesma pra tanto. A Uberização do trabalho é o reflexo de como a própria tecnologia tem botado as pessoas no olho da rua. Agora, além de educação, temos que pensar numa educação formadora de profissionais voltada a áreas em que serão ainda necessitadas. O problema é gigantesco... Temos a questão do jovem, da educação, da previdência, das novas formas de trabalho e o desemprego, e como os mais ricos lucram com o sofrimento alheio. Embora eu venha estudando muito sobre esses temas e a Ritinha seja um abrir de olhos, com tanta didática e esclarecimento, a pergunta que não quer calar é: o que, efetivamente, podemos fazer pra mudar isso?
Não existem inocentes em nenhuma esfera, em algum grau todos tem consciência de seus atos. Até as crianças mesmo não entendendo ainda do tecido social nos seus instintos são egocêntricas e muitas vezes de uma crueldade ímpar. Capitalistas não são inocentes, burgueses não são inocentes, trabalhadores não são inocentes, comunistas e socialistas não são inocentes, todo agrupamento de pessoas objetiva desmerecer uma ideia em favor de outra, somos movidos pela supremacia e pelo domínio quer seja ideológico, físico, racial, econômico...
Me divertindo e me informando às 5 da manhã. Você é um patrimônio desse país! ícone! Maravilhosa, criativa, surpreendente, potência. Meu sonho ser um terço da mulher que você é, tenho poucas esperanças dadas as minha condições de ter que vender meu tempo, minha vida e minha alma para o capital. Tô o puro suco da sua funcionária rsrs
O Brasil precisa disso. O Guilherme é uma benção em conhecimento. Eu aprendo demais aqui e tenho orgulho de dizer que sou fã e inscrito deste canal, desta aula de história, política, filosofia e por aí vai.
Na Netflix tem um documentário chamado "Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" que ilustra exatamente essa nova modalidade liberal de como o trabalho vai ser encarado e administrado no país. É desesperador ver o caminho que aquelas pessoas escolheram pra si como sustento e o consumo de lazer estabelecido a partir desse novo modelo de renda.
Esse documentário se passa em um município muito pobre, sem leis ambientais e onde as crianças deixam de estudar para trabalhar na maquina de costura aos 10 anos de idade. Muito triste.
Eu assisti, eu achei eles escravizados, mas eles falavam que preferiam aquilo do que São Paulo, acredito que seja porque São Paulo foi a terra da oportunidade... o Brasil só vai mudar com muita educação e conscientização da classe mais pobres...
@@jeffersondantaz Sim e provavelmente quando essas fábricas começaram a se instalar na região o discurso do "trabalho livre" e ganhe o quanto produzir seduziu muita gente. Eles dizem também que os mais jovens são os mais propensos a esse tipo de jornada. Só uma pessoa falou que tem medo do futuro.
@@brunodomenico7476 uma das passagnes desse doc qdo o carnaval chegar"... é que os trabalhadores vendem eletrodomésticos para viajarem pra praia qdo o carnaval chega. Depois recompram-os , depois de ralar pra juntar a grana,
PRIMEIRO: a minha pergunta é sincera e quero poder proporcionar melhores condições aos que me cercam e também à minha empresa. Tenho uma clínica de estética, funcionários CLTs e colaboradores em parceria. Meu desafio atual é manter uma lucratividade da empresa para que possa sustentar o crescimento frente ao mercado, mas também melhorar as condições de trabalho aos funcionários. Assistindo ao vídeo da Rita, fica claro duas vertentes importantes: melhora na jornada e melhora nos salários. Isso, no nosso país, é mais difícil que parece e não quero me vitimizar. Mas uma coisa ainda é real: sem lucro na empresa (que é uma pequena empresa), não há sobrevivência da empresa e consequentemente não há empregos. Que sugestão vocês me dariam para um processo de transição?
Parabéns por ter interesse em mudar!! Eu sou estudante de estética e buscava estágio. Aqui na minha cidade pagam 400,00 por 6h de trabalho. Desumano!! Cansei de procurar estágio.
Talvez comece dividindo os lucros da empresa com os trabalhadores,por exemplo vcs produzem um lucro X dentro da empresa vcs dividem entre si ou cada recebe aquilo que produziu.Na segunda opção faria mais sentido pois se ele recebe o que produziu dentro da empresa vai fazer mais sentido diminuir as horas trabalhadas pois ele,o funcionário estaria mais disposto há produzir mais.
Complicado. No Brasil o sistema não permite que pequenos e médios empresários façam sua revolução. Para os pequenos os impostos, para os grandes, as isenções. Para mim o principal problema do Brasil são os impostos e o mal uso da arrecadação. Eu no seu lugar começaria com participação nos lucros para todos e premiação para os melhores empregados. Com cuidado para não estimular a competição exagerada entre eles.
@@amandacosta2920 R$400 por mês... Nossa! Muito dinheiro! Eu fiz enfermagem e "escrágio" (estágio sem remuneração). Aí depois de 10 anos fiz nutrição... e adivinha? Como estagiário de nutrição numa mega empresa de bebidas, a EscravaBev, cheguei a escravajar das 07 da manhã até às 22h!!!! Pelo menos, depois de me escravizarem tanto, me deram nota 10. (pra não ser injusto, eu ganhava almoço e pão... Água até tinha, mas como o banheiro era muuuito longe, nem valia a pena beber) 😭😭😭 Pelo menos, a nota 10 eles me deram. Tá lá, lindinha no meu diploma. ☹️
Você é sem noção, sabia. Sem noção de quanto é linda, inteligente, amada, sabia e transformadora. Por isso passei aqui pra te dar uma noção de quanto precisamos de você. Abraços
Muchas Gracias Rita! (Eu adoro vc) Aquí en Chile, esa sensación de cambio crucial es más fuerte que nunca! Estamos luchando por bajar 45 horas de trabajo a 40, con toda la Élite Político, Empresarial, Intelectual, Eclesiástica, Militar, Endogámica de de derecha ... En contra🤦🏽♂️🤷🏽♂️ Beijinhos pra vc e eu gostaria de ver vc colocando mais exemplos do Chile no seus vídeos. 🥰😘💕
Rita construindo um Brasil mais informado e mais críticos. o conhecimento nos torna mais independentes e promissos a construir um pais mais igual e confortável pra todos, pois o pais já tem condições para isso.
A soviedade é alienada sim, vivem acreditando que a sua força de trabalho vai lhe dignificar discurso bem claro de burguesia que controla a massa do proletariado, cara se você não entendeu meu comentário sugiro ler Karl Marx, a teoria do Valor-Trabalho é o livro Riqueza das Nações (1776).
Exatamente. Bill Gates, Mark Zuckerberg são bilionários desgraçados que criaram toda essa tecnologia para nos manipular, mas tem trouxa que acredita que tudo isso é um avanço kkkkkkkk
Rita, super concordo com vc, posso dar uma dica de leitura? Byung chul Han - Sociedade do cansaço. Acho bem válido falar de forma dinâmica sobre a exarcebação do trabalho.
Me senti mal agora, pois descobri recentemente uma loja em São Paulo que é uma espécie de Conveniência Tecnológica, na qual você cadastra seu cartão de crédito na porta, seleciona os produtos no app, paga pelo app e pega os produtos. Não há nenhum atendente. Achei inovador, mas não tinha pensado por esse lado da Ritinha. :(
Que bom que vc nos revela as coisas que Sr. Carlinhos escreveu. A escola nos ensina quase nada a esse respeito. E do jeito que já estamos alienados fica difícil pra entendermos sozinhos. Obrigada❤
Rita, essa parte das pessoas de terno fingindo que trabalham me lembrou do filme "psicopata americano", onde eles só fingem que trabalham mas não mostra em nenhum momento.
Me lembrou a música do Gonzaguinha “Um homem também chora (guerreiro menino)” em que ele diz: “Seu sonho é sua vida, e vida é trabalho. E sem o seu trabalho, o homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata”
O início desse vídeo foi super parecido com a minha vida e a dona do escritório! Infelizmente! Seria engraçado se não fosse trágico! Eu trabalho para ela( para ela mesmo) de segunda a sexta, por 10 horas diárias, bem faço horário de almoço para eu dar conta de fazer tudo. O escritório têm 3 mil processos trabalhistas, e mais umas dezenas de Cíveis e Previdênciarios e quem tem que dar conta de tudo sou eu! Faço serviço de advogada todo e de secretária ainda. Tudo. Até atender a porta de roupas que chegam para ela, da mãe dela, de amigas e familiares dela que vão lá, já que o escritório é ao lado da mansão dela. Eu fico louca para dar conta de tudo e, algumas vezes eu tenho que terminar de fazer as coisas depois, à noite em casa. Depois do escritório vou para a academia, malho e chego em casa quase às 20h já. Então tem dias que tenho que fazer as coisas do escritório ainda. Outros não. Vivo na correria, sem tempo para nada lá. E à noite em casa eu tenho que fazer lanche, fazer a comida para o jantar e para levar para o almoço no outro dia no escritório, já que ela não me fornece. Têm 2 anos que estou nisso. E eu recebo apenas 1500 reais agora, mensais. Já comecei recebendo 1200 reais, por 8 meses, depois passou para 1350 reais por um tempo e, têm 8 meses que recebo 1500 reais. Absurdo! Sou advogada já há 4 anos e tenho duas pós graduações. Sou obrigada a morar sozinha e pago todas as contas com muito sacrifício, tenho que fazer alguns bicos para conseguir. E ainda tenho que arrumar meu apartamento aos finais de semana e lavar roupa. Não me sobra tempo e sou super infeliz. Enquanto ela, que já veio de família de classe média, sempre teve empregadas, piscina e estudou em escola particular, a mamãe pagou a faculdade de Direito e a estadia dela em outra cidade e ela nunca deu valor. Já tem 22 anos que trabalham para ela, ela só tem o escritório e arruma uma escrava para fazer tudo para ela. Agora, há 2 anos a escrava sou eu. Ela não tá, nada no escritório, nem ao menos olhar as coisas na agenda, eu tenho que olhar, o que eu mesma anotei lá, ela me liga de dentro da casa dela perguntando. Às vezes vai ao escritório e fica lá fofocando com as amigas, falando de botox, procedimentos estéticos, tudo que ela faz. Ou vai com a manicure fazer unha no escritório. E sempre me arruma mais ttabalho, as pessoas perguntam as coisas para ela, tudo ela diz que vai olhar comigo e me manda mais esse trabalho. E ela finge que trabalha mesmo, ela fala que trabalha e que está exausta, isso me mata de raiva. Outra coisa que me mata de raiva são clientes que chegam ou ligam e falam que ela fez isso e aquilo, que ela resolveu isso e aquilo. Querendo falar com ela. E eu tenho que falar que eu que olho esse processo e fiz e dou as respostas. O lucro dela é muito grande e ela é super à toa.
Nossa, Francini, estou impressionada com a sua história. Um ano já se passou e eu espero que você esteja em melhores circunstâncias. Se você faz o trabalho dessa forma, acho que você está cometendo um erro de não começar por conta própria. Você é capaz. Eu sei que é difícil começar, ela já tem clientes, mas você não pode passar a vida inteira assim. Dê o primeiro passo. Você vai conseguir!
Rita, sua "audácia perspicaz", é mais que necessária nesse tempo de trevas e de total anulação da democracia que deveríamos mesmo viver. Admiro totalmente sua força, humor, inteligência e seu tempero. Invoco aqui Paulinho Freire, pois o processo de aprendizagem é uma moeda de dois lados de ensinamentos necessários, onde o professor ensina o aluno e vice-versa! Sou um enorme admirador e quero ter o enorme prazer de te conhecer pessoalmente, comer uma das suas comidas veganas(eca), ao menos tomar um chá e termos horas de conversas, pra que eu possa sugar todo seu conhecimento. Quero lamber seu cérebro! Um beijo enorme a ti. Moro no Rio, mas com família em São Paulo, me dá a honra desse encontro?
@@diegonexus3082 vou elaborar.... numa sociedade realmente civilizada, as pessoas não deveriam ter medo da tecnologia roubar seus empregos, e sim ficar feliz pq significa ter mais tempo para se desenvolver humanamente. mas na barbárie capitalista que vivemos, temos que ter medo.
Eu vejo uma diferença gigante entre a realidade a minha volta e a dos comentários. Sou muito grata por ter chegado aos seus vídeos Rita (cheguei neles por um amigo, por conta da minha transição ao veganismo) a quantidade de informação que posso coletar com teus vídeos é sensacional, queria poder comprar livros mas por hora não pois eu ralo pra caramba em supermercado, pra pagar faculdade e manter as contas de casa com a minha mãe. Quando da tempo, consigo ver algumas coisas na internet. Esse exército reserva é constantemente jogado na nossa cara mesmo..... E sem falar que é pretexto para que aceitemos condições não dignas. A gente carrega uma bagagem imensa de dejetos emocionais que comungam com a realidade do trabalhador brasileiro, e ainda nos chamam de ingratos por não agradecer a Deus o que temos, que se potencializa ao olharmos pro lado pois tem alguém que passou 1 ou 2 anos ralando atrás de serviço depois de ser demitido. É tanta coisa pra falar, saiu aqui como desabafo mas eu só quero mesmo é agradecer pelo vídeo. Ele serve pra lembrar que nós somos seres humanos, e que as condições de sub existência dos irmãos que andam aí de sol a sol tentando ganhar o pão, é uma situação orquestrada e que podemos na verdade precisamos mesmo lutar contra isso. Eu que lute, mas unindo forças a pancada será mais forte.
@@ribero2102 cara o kindle é outra vida, juro. O meu é com luz e bom demais ler em qualquer lugar, agora to em busca de um site estilo Lelivros só que gringo, pq lá não acho os livros em inglês que quero 😪
@@ribero2102 boa sugestão, mas acredito que o principal problema da moça seja com o tempo escasso. Aqui perto de casa os mercados abrem 07h e fecham às 22h. Funcionam fins de semana e em feriados também. Para os que trabalham em caixa, ainda precisam desembolsar do próprio salário quando falta ou sobra alguma moedinha na conta final. E quase sempre sobra. Infelizmente, o Kindle não pode resolver esse problema :(
Mano esse canal é incrível, surra de conteúdo bom, informação e entretenimento, é bom pra estudar e bom para assistir como curiosidade em tempos livres. Credo,perfeitas de mais!
Graças a Rita - e a rede de divulgadores das ideias da esquerda na internet - tenho me tornado cada vez mais convicto e coerente nas minhas posições políticas. Acho que esse é o verdadeiro motivo pelo qual esse tipo de conteúdo precisa crescer e se espalhar, pra TE O RI ZAR aquilo que a classe trabalhadora já sente, mas que acaba não compreendendo pelos discursos deseducativos do senso comum. E, especificamente sobre esse vídeo, essa discussão é uma das pautas do maravilhoso filme Sorry to Bother You, que se passa num universo muito parecido com o que podemos nos tornar se a burguesia seguir em seu processo de conquista e destruição do mundo. Recomendo absurdamente esse filme, que vai muito longe nessa discussão e aborda muitas coisas - inclusive, fiz um vídeo no meu canal discutindo alguns desses temas.
exatamente, como ela falou eles estão organizados nós não, olha o odio ao pt que vivemos parece tudo pronto. Se vivemos no coletivo como a solução não vira de politicas coletivas???? as pessoas viajam
Os vinte minutos mais preciosos dos meus últimos tempos! Que explanação sensacional... eu não me canso de reconhecer sua genialidade, Rita! Explicou nesses vinte minutos o que levamos dois semestres estudando na universidade em Psicologia Social I e II, lendo autores como Horkheimer, Adorno, Benjamin, Marcuse e o próprio Seu Karlinho, digo Marx... você é SENSACIONAL!!! Indico e compartilho com todos. Quero um mundo livre de acéfalos bozolóides alienados!!!
Gente! É só pausar a tela! Rsrsrs. Adoro!!! Eu já faço isso há algum tempo, viu professora? A subnotificação é uma constante. Realmente, o número de desempregado é infinitamente, maior.
Só um adendo, a economia em pleno emprego não é desemprego zero. É aquela com desemprego entre 4% e 6%. Mesmo em pleno emprego há um exército de reserva para ameaçar o trabalhador.
Em geral esse índices não ameaçam o trabalhador, porque são tidos como uma "rotação" normal da mão de obra. Note: 100% da força de trabalho empregada impediria qualquer mínimo aumento na capacidade produtiva, ou empreendedora (aqui empregado num sentido de realmente criar algo novo, não ser mero precarizado). Assim. considera-se entre 4% e 6% pleno emprego, porque estatisticamente a chantagem não surtira efeito, pois a chance de não se realocar é baixa demais pra "assustar".
PERFEITO! Eu adicionaria ao “seu Carlinho” também o “seu Vi” 😊, Vigotski, autor russo que, juntamente com outros, desenvolveu uma teoria psicológica a partir do materialismo dialético. ☺️
Outro teórico bem interessante sobre esse tema é o sociólogo italiano Domenico de Masi, que se debruçou sobre o conceito do ócio criativo como forma de resignificação do papel do trabalho na nossa condição humana. Muito interessante a ligação com Marx! Não conhecia os Manuscritos...
Estava a procurar a citação do livro que vc citou achei isso na internet : " Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6.19-21 " eita....
O setor bancário brasileiro eliminou 9.463 postos de trabalho em 2019. Somente em dezembro foram extintas 680 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Ministério da Economia. Fechamento de posto de trabalho caracteriza a extinção de uma vaga (demissão de um trabalhador sem que outro seja contratado para a mesma função).
Adoro os seus vídeos! Mas esse e "Trabalho, de novo" certamente estão entre os que mais gostei. Tanta gente precisa ouvir essas colacações ! Obrigada por oferecer essas verdadeiras aulas, de muita, muita qualidade, gratuitamente! Seguimos na luta!
vida de professor no brasil é, 8h á 12h em sala de aula (se não pegar pelo menos 2 turnos não dá pra sobreviver) e os fins de semana planejando as aulas e corrigindo provas e trabalhos.
Abriu meus olhos mais ainda sobre essa questão do trabalho... Terminei meu mestrado em Ecologia em agosto do ano passado e nada de emprego já há 1 ano e realmente estou entrando em depressão por não me ver como ser humano mais. Não posso viver mais nada... Já vi muitos vídeos seus, Rita, e não sei se consigo ter tanta esperança na transformação da sociedade... As pessoas estão muito cegas pelo capitalismo e enquanto existir o capitalismo, os bilionários estarão controlando todas as nossas vidas e saciando somente seus interesses egoístas. Baseado no conhecimento que tenho sobre questões ambientais, o capitalismo não terminará antes que entremos em um colapso ambiental... Independente do futuro eu fico muito grato ao seu canal que trás tantas ideias humanitárias lindas que espero um dia aplicarmos
@@miticoolendario3784 bem, eu posso trazer sustentabilidade para uma empresa na tentativa de garantir recursos para as futuras gerações. Mas não vou gerar lucro para uma empresa de forma direta, só indireta. A discussão aqui é justamente contra o capitalismo e tu me faz essa pergunta? Ao menos viu meu comentário inteiro?
@@luancsoliver jovem, com todo respeito, ninguem luta contra o capitalismo, o que existe é uma falácia aliada com um discurso bonito como meio de auferir lucros diretos e indiretos sob a égide de lutar contra o capitalismo e ao mesmo tempo se beneficiar do capitalismo. Ninguem contrata ninguem se não tiver retorno sobre o trabalho da pessoa contratada, isso é o basico de Economia. A sociedade não trm nada a ver com a escolha do curso que você fez, se esse curso não te garante emprego se forme em um que lhe vá garantir retorno financeiro.
Ver pessoas brilhantes, com currículos incríveis desempregadas mostra que a papinho liberal (Tabata Amaral só fala isso) "Somente a educação munda o mundo" é só uma frase de efeito, pura ideologia de um estado burguês.
Como te agradeço a possibilidade de ampliação do meu processo discursivo e argumentação e até proteção de idéias nocivas que fazem parte, infelizmente da mentalidade geral
O que antigamente chamávamos de "bico" hoje chamamos de empreendedorismo.
Melhor comentário
Eu continuo registrado nos formulários como bico. Sou assistente social.
Empreendedorismo: palavra polida que o capitalismo inventou para, na grande maioria dos casos, disfarçar trabalho escravo, rs.
Melhor comentário. Me passa seu nome. Vou citar.
Me revolta ver gente chamando o pessoal que trabalha para aplicativos de empreendedor, o único empreendedor nesse história é o dono do aplicativo, o resto faz bico para ele, aceitem
5 anos de desemprego, nem procuro mais nada. Não consigo fazer parte de nenhum circulo social pela falta de dinheiro.
Não há existência.
Somos 2, é triste
Acabei de me formar e o medo é gigantesco, meus pais também são desempregados, portanto não trabalhar não é uma opção para mim.
Tempos difíceis!
Misericórdia. Não sei nem o que te falar para te consolar...pois estou na mesma.
Po amigo Força aí! Quem sabe repensar a carreira, tentar alguma coisa diferente, pegar qq coisa só enquanto não chega algo melhor na tua área. Nem sei o que te falar, a coisa tá mto difícil pra todo mundo. Vc me deixou triste 😳
Penso que somos muitos... estou patinando na segunda graduação depois de alguns anos frustradamente trabalhando sem conseguir o mínimo de dinheiro para viver dignamente. Hoje vivo de bicos ~diversos, desde garçonete a eletricista~ pra conseguir sobreviver.
Rita, eu chorei assistindo esse vídeo! Trabalho 10 horas por dia, fora as 3 horas no transporte público, sou mãe de um bebê de 3 anos que eu mal consigo acompanhar o desenvolvimento. Estou perdendo as coisas mais importantes da minha vida, vendendo minha força de trabalho e horas de vida dentro de uma empresa que me remunera com o mínimo, em um trabalho desgastante que não me acrescenta em nada. É muito triste.
😢 realmente, e infelizmente é a realidade de tanta gente 😢
E o marido, não trabalha?
@@diegoamorim5592talvez ganhe o mínimo tbm, nao faz diferença.
@@diegoamorim5592mesmo que trabalhe, e quem devolve a vida dela? As horas de vida dela?
Que marido ? Onde existe isso ?
Se a criança tem um pai vai pra cima e exija pensão amiga .
Por melhor que seja teu bebê , quando crescer tem pouquíssima chance de te proteger , amparar , ou até de te fazer visitas , na sua grande maioria é isso que acontece .
Caso seu bebê venha casar é o cônjuge que domina e se vc tiver saúde ou bens ele vira te ver se tiver almoço ou se vc puder tomar conta de netos .
Eu vejo isto sempre à minha volta mas não tenho estatística .
Vá estudar mais um pouco , beba muita água , coma tufo q puder, se puder, que descasca e não que desembrulhe !
Tenha fé na divindade sem igrejas que te domine !
Torso por você !
Quando a Holanda passou por uma crise econômica no século passado e o desemprego aumentou muito, a solução foi justamente diminuir a jornada de trabalho de cada trabalhador para que mais pessoas pudessem ser empregadas. Na época a redução da jornada de trabalho representou um decréscimo salarial, mas isso foi aceito pela população como forma de diminuir o desemprego geral. Quando a crise passou a jornada de trabalho continuou pequena (6h/dia), mas os salários foram aumentando pouco a pouco. Hoje a Holanda é um dos países com maior qualidade de vida do mundo, talvez a sementinha tenha sido essa.
Vdd, tenho parentes que são de lá. A coisa não tá fácil, mas se pode respirar.
Marina, bom comentário
Praticamente o Brasil tá a Europa do século 19/20 cada vez mais crianças trabalhando mais cedo a carga horária aumentado e tudo que rolava na Europa no início da revolução industrial
Aqui no Brasil e so queima a CLT que já melhora 99%
😮
Cheguei agora pouco do trabalho. Cansado, dolorido e preocupado com a desvalorização do meu trabalho como pequeno produtor rural. Crio galinhas poedeiras livres e vendo ovos 🐔🐔🐔🐔🐔. Muito obrigado pelo vídeo. Concordo plenamente. Precisamos lutar contra esse modelo de capitalismo desigualmente absurdo, ou absurdamente desigual, no qual estamos vivendo aqui no Brasil. Sou fã de vocês. Continuem com o bom trabalho.
Que inveja do seu trabalho.
É um trabalho muito digno
Obrigado. A vista da janela é muito bonita.
Vou repetir, trabalho muito digno, navego pra chegar nesses mares...contra a correnteza que minha geração navega, então força para todos que amam e querem viver fazendo parte consciente da natureza.
Obrigada mestra Rita. Estou divulgando. A falácia neoliberal do empreendedorismo está muito solida e se naturalizando no Brasil. E a tecnologiaxvagas de trabalho tem que ser discutida ja. Gratidão!
mas gente esse vídeo era o que eu devia ter estudado na escola
O nosso currículo e nosso conteúdo programático, é feito para alienação e por isso, os enormes ataques aos cursos de humanas das universidades publicas, que nos trazem essas discussões diariamente e por este motivo, são chamados de doutrinadores. O que falta é acesso à informação e a consciência de que não podemos chamar conhecimento, de doutrina... enfim a alegoria da caverna, é muito representada nessa discussão...
Verdade,
queremos o Gui terreri com ministro da educação
E Agr eu tou estudando ele 🤡
Penso igual!
nao me lembra q somos da mesma epoca kkkkk
O dia em que dona Rita estiver no horário nobre, na sala da família "tradicional" brasileira, esse país vai pra frente... Muda Brasil!
Nossa maravilhoso, imaginando que Dona Herminia hj agrada a todos e a Rita apenas a humanos que se preocupa com o consumo, com a fome, com as injustiças... mas fé
@@marcelocorrea4266 imagina as duas conversando!
Ela pode começar na sala da família tradicional norte coreana, só não vai ter comida. Ah! após o trabalho forçado, é que os comunistas não gostam de travestis, na Ilha Senzala de Cuba até a parada gay é proibida, a última que tentaram, sentaram o pau na moçada, mas é o cacetete da polícia do partido comunista que me refiro, não fique animado não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fátima Bernardes quem sabe....
☺
Bravo!!!!!😃 Izael Oliver
Como professor, o que mais escuto é "nossa, você tem uma vida boa! Férias duas vezes ao ano, não trabalha sábado e domingo, emenda feriado". As pessoas não compreendem como é difícil ser professor nesse país, as horas que passamos em casa planejando, o quanto as aulas esgotam fisicamente e psicologicamente o professor. Começamos na segunda e na quarta já não conseguimos mais fazer nada. Ficamos tão estressados e acabamos criando atritos com as pessoas ao nosso redor. Final de ano estamos esgotados, doentes.
Eu aposto q pessoas q dizem isso trabalhos "piores" q o seu. Vem aqui trabalhar no sol da roça pra vc ver oq é bom.
@@fexcasanova normalmente quem fala isso trabalha em escritório, sentado numa mesa. Gente da roça valoriza o professor porque sabe como o trabalho braçal é árduo.
@@omaxfaria olha, retiro oq eu disse, eu acho q vc ta certo.
Fora o medo né? Pq agora é uma violencia de aluno, de pais, da direção da escola... tenso.
Pesquisa, atualização, correções, plano de aula, diário de classe, conselhos e reuniões, tempo de aula, feiras e eventos escolares em final de semana, tempo de transporte e organização de material. Fora o sistema online, que muitas redes já adotam sem treinar professores mais velhos. Quem pensa que é fácil nunca conviveu ou foi educador.
Tive uma aula de filosofia uma vez na escola que nunca esqueci. O professor explodiu a minha é mais umas 6 cabeças da sala, quando disse que o número necessário de horas de trabalho, para nos manter e manter um sistema mais justo e equilibrado, era de 4 horas por dia. 🤯
Jamais esqueci e ainda luto por isso.
Hoje esse professor seria processado por “doutrinação” esquerdista, como fez certa “aluna” do sul.
6 horas é o suficiente e equilíbrio.
Por exemplo
De 6 às 12 ou de 14h as 20 ou de 5 as 11 ou de 13h as 19 você escolhe.... dessa maneira você teria um turno só para descansar e realizar suas atividades e outro turno para trabalhar.
de acordo com a "pátria educadora" trabalharíamos e estuadaríamos durante o dia para que a noite ficassemos em casa, mas a realidade em quase impossível.
Os melhores professores são aqueles que fundem sua mente kkkk
Antigamente a gente chamava de bico o que hoje querem nos forçar a acreditar ser “empreendedorismo”.
3 anos atrás eu me revoltei com a empresa que eu trabalhava por forçar e iludir os funcionários CLT para virar PJ, ganhando o mesmo salário, fazendo a mesma jornada. Hoje vejo gente da minha área abrindo MEI e trabalhando em empresa de segunda à sábado das 9-18h por 1000 reais sem NENHUM benefício, enquanto os donos da empresa dizem até na divulgação das vagas "quem não está feliz, é só sair, tem outras pessoas que querem o emprego"... vejo pessoas cada vez mais desesperadas, procurando opções e aplicativos para ter uma renda extra para bater no peito e dizer que é brasileiro, que não desiste, que é empreendedor! Não gente, vocês não são empreendedores, vocês são ESCRAVOS da burguesia e me da uma dor na alma ver que tem gente que se orgulha disso.
Se a empresa manda você abrir PJ e, sem opção, você se sente obrigado a fazer isso pra sobreviver e se manter, faça. Faz e um dia, lá na frente, joga a empresa na justiça, é pra isso que a justiça do trabalho existe. Forçar o funcionário a abrir PJ para se manter contratado é dissimulação da real relação trabalhista e todo juiz sabe disso. "Primazia da essência sobre a forma." Vale o que é e não o que aparenta ser legalmente. Causa ganha, uma poupança forçada pra gente. Filhos do capet... ai ai
Gabriel Vieira Vc precisa cumprir uma penitência para quem sabe receber o perdão🤨
No McDonald's eu folgava apenas um dia na semana, trabalhava 8 horas e mesmo assim eu recebia uns 900 e pouco reais. Pra ganhar um salário mínimo, só subindo de cargo
Trabalho no sebrae e isso virou rotina na nossa vida. Tentamos explicar para as pessoas, muitas não entendem. Fragilizacao da legislação trabalhista. Até inventaram agora q as pessoas não querem mais ter vínculo empregatício. Todos querem empreender. Afff...em 7 anos trabalhando com empreendedores q saem do zero o q eu vejo é desesperador. Vendendo o almoço para comprar a janta.
Vivo numa cidade que a população foi a favor do ônibus deixar de ter cobrador para que se abaixasse o preço da passagem, protestaram e o caralho. Funcionários foram demitidos e agora motoristas fazem função de dirigir e dar troco para o passageiro e o preço da passagem não diminuiu. A população não deu um piu. Talvez o que as pessoas querem é só reduzir cada vez o contato humano, por isso compramos online e vamos em supermercados automatizados.
Acho que eles só foram feitos de burro mesmo
a tecnologia vai nos engolir, não tem volta, como o capitalismo sobreviverá com a mão de obra desinformatizada não sei, pq esse é o novo analfabetismo, e aí a renda mínima mundial (tipo bolsa família) já é discutida.
O mesmo vem acontecendo com o servição público: Várias coisas vêm sendo total ou parcialmente privatizadas, e com o apoio da massa. O povo pensa que o sistema público é desperdício de dinheiro, e que irá pagar menos imposto com a privatização, mas não percebe que seu imposto de renda e sobre os itens consumidos continua o mesmo ou aumentou, enquanto isso a privatização come solta desde os Governos FHC.
@@moneytron4143 Aqui em BH, a mesma coisa. Agora estão querendo que façamos a leitura da água e luz por aplicativo, para despedir todos os leituristas.
@@nataliabarrem278 v8v
Fcf99fc85gviccffffdddxdfddxdxddfxd
..
.b
Povo vivendo de bico e se achando o máximo fazendo "planner" semanal e vendo vídeo de coach. Tá foda viu
Planner para organizar os 15 bicos diferentes e ter aquela renda extra para pagar de empreendedor no instagram
E num é? Eu escuto cada barbaridade de trabalhadores braçais que se dizem de direita...
Tá mesmo eu não estou sabendo lidar eu nasci na década de 90 e meu primeiro emprego foi de carteira assinada com todos os direitos... tínhamos dignidade naquela época hoje com essa desindustrialização tá acabando com emocional e psicológico de muitas pessoas...
Obrigado por trazer essa discussão. A gente realmente precisa disso. Quem não está preocupado não está entendendo nada. Eu tenho a impressão de que a reorganização das relações de trabalho que está acontecendo agora vai ditar as tendências das muitas próximas décadas. Classe média de alguns países desenvolvidos trabalhando menos horas por semana, periferia do capitalismo com uma precarização cada vez maiuber. Pra que caminho nós vamos? Enquanto a crise faz as classes média e baixa aceitarem qualquer coisa com medo de entrar na crescente estatística de desemprego, os banqueiros tem lucros recordes com seus empréstimos para as pessoas pobres que são forçadas a pagar juros imorais para não passar fome.
Pra que caminho nós vamos?
Dois canais perfeitos interagindo
Isso me faz lembrar um livro que estou lendo que se chama a Crise Global da Economia ...
Para um belo caminho com o fim do Estado.
QUERO UMA COLAB
Estamos vivendo a "Era do Capital Improdutivo", segundo o livro do professor Ladislau Dowbor ...
É IMPORTANTÍSSIMO destacar que os países da Europa podem pensar em reduzir suas horas de trabalho enquanto nós no "terceiro mundo" estamos servindo a eles fazendo a parte alienante do trabalho
Rita você é demais!
Vixi. A gente já conta os minutos pra um outra super aula com Rita Von Hunty.
Siiiiiiiim!
Real.
Conheci esse canal por conta da entrevista no Poucas, e venho maratonando os vídeos desde então. E a minha sensação mais proeminente em todos os vídeos é: você joga um balde de informação na minha cabeça, me dá três tapas na cara e termina o vídeo toda doce com "um beijinho, tchaau".
To em choque e expandindo meus horizontes. Isso e a lista de coisas para repensar e assuntos para estudar só aumenta. ~send help~
Hahah eu também faço Maratona do Tempero Drag.
Eu queria que ela tivesse sido Minha professora no ensino médio. Como admiro Ritinha/Guilherme
Eu também!!!
9:29
"O DESEMPREGO É UM PROJETO!"
QUE FRASE👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bem lucrativo.
A porra de um projeto vendido sob o discurso de "mercado de trabalho". É aquele papo "é pra quem quer trabalhar" dai tu vai ver a descrição da vaga, é exploração pura, que é o que acontece muuuuuuuito nessa época de campanha eleitoral.
Tremi aqui. É isso!
Recomendo a leitura de "Adeus ao trabalho?" e de "O privilégio da servidão". Ambos de autoria do sociólogo brasileiro Ricardo Antunes. O primeiro busca compreender quem foi e quem é hoje a classe trabalhadora para responder se nossa sociedade caminha mesmo para um futuro em que a exploração de mão de obra não irá mais existir, como muitos especularam. O segundo segue na mesma linha, apontando também como se configura a classe trabalhadora na era digital e se que forma os governos recentes contribuíram para está configuração atual.
Obg
Ele é ótimo. Tem vídeo dele, explicando sobre o livro, no TH-cam da Boitempo.
Obrigado pela indicação vou procurar 👏👍
Fico triste e desanimado em cada vez que olho para o futuro próximo saber que não estamos bem. Desemprego nas alturas e muita gente ainda pergunta: "você tá mandando currículo?" Como se estivesse fácil, empresas pedindo uma série de exigências para um salário empobrecido
O chefe de um conhecido (cof cof) botou pra fazer home office, e parecia tudo bem, até que ele ameacou reduzir o salario, ja que a pessoa nao estava mais tendo que pagar onibus. Agora essa pessoa tbm tem que trabalhar fim de semana. Detalhe: a pessoa é mei (mas nao poderia) e nao tem vale transporte. Aí a pessoa (cof cof) se pergunta: vai mandar curriculo pra puta que pariu? Porque em 6 meses procurando e gastando 60 reais por mes com site de vagas, nao recebeu UMA ligacao sequer. Essa pessoa (vc ja entendeu) nao sabe o que fazer mais.
Por indicação de minha esposa, este canal foi um ACHADO!!! Conseguiu falar de marxismo sem preconceitos, sem as mentiras que a propaganda dissemina e faz o povão achar que comunismo, socialismo é palavrão ou xingamento, numa onda de macartismo retrógrada, nociva, tóxica e anacrônica. Adorei suas explicações, Rita. Sou economista (bem formado, por sinal), que busca não números e lucros, mas sim seres humanos e bem estar com justiça social.
estamos juntos! também sou economista e penso o mesmo
É bom ser economista? O mercado de trabalho é bom? Tem uma variedade de cargos? Muita concorrência? Eu sou vestibulando e quero muito cursar ciências econômicas
@@Felipe-dk9kp Economistas só roubam.... Fogo nos bilionarios 👺👺
Un día una amiga me comentó que no aprobaba en lo absoluto el feriado que tendríamos en pocos días. Ella decía que era un error del gobierno y que así el país no avanzaría con tantos días libres que los trabajadores tienen. Ella se levanta cada día a las 5 de la madrugada para ir a su trabajo. Ese día yo supe que el camino es largo y que aún nos falta mucho. Si los propios trabajadores reniegan de sus conquistas, es que aún falta mucho.
Trabalho em escala 12X36, é bastante exaustivo. Em nossa sala de descanso, tem um cartaz com os dizeres: "Quando estiver cansado de trabalhar, lembre de quem tá cansado de procurar trabalho".
Motivador
E quando dizem está reclamado então pede as contas.
Coerção na cara dura
Sério?!🙉
Terrorismo psicológico!
Eu trabalho com os meus pais, desde os 15anos, temos lanchonete, hoje tenho quase 28anos, não tenho casa própria, nem automóvel, não tive nenhuma férias e as mesmas nunca foram "compradas" pela empresa. Para conseguir pela primeira vez ir num "bate e volta" à São Paulo para a parada LGBT+ de 2019 eu avisei 6 meses antes, e só tive a permissão concedida faltando 15dias para a viagem porque o organizador precisava da minha confirmação e do pagamento imediato do passeio. Isso que eu trabalho para os meus PAIS, com 1 folga por semana, e apenas no meio da semana, eu não posso ir atrás dos meus direitos, porque eu não perderia apenas o emprego, perderia também os meus pais, recebo 2 salários mínimos onde 1/4 deste é destinado a compra de medicamentos para, depressão, ansiedade, terapia, e isso que maior parte das consultas são pelo SUS. Dona Rita, como você vê essa exploração do trabalho por parte familiar? O estado é omisso? Ele, o estado, deveria interferir?
Não entendo como certos pais são capazes desse tipo de abuso, conheço um caso parecido, porém os outros dois irmãos dessa pessoa não são exploradas na empresa da família, tem férias remuneradas e ganham 3x mais que ela para mesma função
Mas você os vê enriquecer comprovadamente e melhorar de vida com esse empreendedorismo? Ou eles te dão o que podem? ... Em caso positivo, vale, simplesmente, tentar outro futuro (um concurso, por exemplo) ou tentar mostrar a eles que você também é parte importante daquela empresa e pode ser que mereça mais pelo que faz de diferença lá.... Ao menos para ver o que eles vão argumentar.
Jonathan, nem posso imaginar como é estar no seu lugar. Mas por ter ficado preocupado co você não posso deixar de dizer: saia daí o quanto antes! saia! procure um amigo, um namorado, qualquer coisa e vai viver tua vida cara!
Por favor entenda a comparação, da no mesmo que as garotas do Norte que são quase forçadas fazer programa, desde cedo, e nisso o sofrimento é delas , e os pais fingem de cegos pra não ver a relação trabalho forçado e dinheiro, enquanto as pessoas nem tempo pra viver teem e a opressão e abuso é constante. Porém sutil diante a mídia.
Deus te proteja, meu querido.
Amo o fato deste vídeo aparecer justo antes do Carnaval, época em que aparece milhares de não economistas dizendo que os dias de folga proporcionados por essa data são um crime contra o andamento da economia, que invés de festejar, o brasileiro deveria ficar trabalhando, produzindo... Eu nunca concordei com isso, mas não sabia como colocar minha opinião. Agora, com todo esse conhecimento e leituras indicadas eu vou poder defender a celebração do Carnaval sabendo que Carlinhos me sonda kkk
Sem falar no fato de q o carnaval movimenta a economia. Não são 4 dias sem consumo. O mercado de festas, lazer, turismor e entretenimento é bastante grande e faz parte do sistema econômico, não é mesmo?
@@monicagodoy6595 Fora os trabalhadores que estão fora do mercado tradicional e que fazem "bico" neste período. Economista que fala que o carnaval e feriados longos não movimentam a economia são imbecis.
Se fosse por isso a França com suas 35h e trabalho semanais e férias que variam de 4 a 10 semanas por ano (a classe média em geral tira 6 semanas) ia estar falida.
@@IsisMarques nunca morei nem fui pra frança, mas na itália existe precarização do trabalho que afeta sobretudo os imigrantes não-europeus e as populações ciganas que estão lá há séculos. O que eu quero dizer é que o estado de bem estar social europeu também entrou em falência, e sempre esbarrou no "nós e eles", à quem era reservado o bem estar social. França e Itália até ontem achavam que eram donas da África, e parte relevante da riqueza desses países são consequência disso. A quantidade de capital acumulado dentro desses países que possibilita o pagamento de salários dignos. Aqui no Brasil, por exemplo, o piso salárial de um arquiteto por lei são 6 salários mínimos para 6h/dia de trabalho e 8,5 SM para 8h de jornada. Sinceramente, dá pra contar em uma mão os escritórios que pagam isso em SP, e não é que todos outros são burgueses safados, mas simplesmente é inviável para a grande parte dos escritórios pagar isso. Enfim, o que eu quero dizer é que para se entender a frança tem que olhar pra fora dela, e entender que os estados de bem estar social se construíram às custas de outros povos.
@@enzonico8888 entender que os estados de bem estar social se construíram às custas de outros povos... frase maravilhosa. Inclusive, se olharmos onde o governo da Escandinávia investe o dinheiro deles vamos ver que essa riqueza toda vem as custas da exploração em outros países, ou seja, o que você falou. as custas do outros povos.
Estou aqui através do vídeo com CAUÊ MOURA.
Queria te agradecer pela aula de história, e dizer que hoje você ganhou mais um inscrito.
Eu sou pj e odeio ser pj , minha área só tem pj é uma merda, só tem pj's sucateados e etc. Como gostaria de ir embora dessa coisa que já foi o Brasil e realmente somos a geração mais triste, nos prometeram o mundo, "estuda se qualifica, tenha uma segunda língua que você vai ser bem sucedido KKK" fizemos tudo isso e não deu em muita coisa.
Esse vídeo deveria ser viral.
O prêmio de tudo isso é sentar em uma mesa e passar 10, 12 e até mais horas com a cara “socada” no computador pra pagar as contas do mês
Eu sinto o mesmo, falo 4 idiomas e me oferecem empregos com salário que mal paga o aluguel.
@@samitacristina6811 eu trabalho exatamente essas horas em trabalho braçal e escravo, desenvolvi um sério problema de saúde que provavelmente é câncer no estômago por alimentação incorreta, gerada falta de atividade física por não ter tempo e energia e por falta de dinheiro e produtos caros, foram outros problemas de saúde tanto físicos como psicos.
@@samitacristina6811 o meu chefe ainda pergunta rindo por que eu não cuidei da minha saúde.
@@mateuspkn o sistema podre que vivemos, mata 😞
Só quero deixar registrado meu carinho e admiração pelo personagem Rita do Guilherme (nome do meu filho caçula de 8 anos que a adora, além da minha filha de 16)...
Eu nem preciso dizer que também sou muito fã...
Quero solicitar o tema:
"Futuro da educação e dos professores no Brasil"
up
Up
up
Up
Up
já viu a proposta de renda básica universal (UBI) do andrew yang?
tendo em vista que a automação é inevitável, e se a gente assegurar uma rede de proteção social para todos os seres humanos, liberando tempo para que as pessoas encontrem trabalhos com propósito? (exatamente o que vc diz em 18:48 )
Parece Utopia, mas já dizia Galeano que a Utopia existe pra continuarmos caminhando.
sensacional esse canal, cheguei por esse vídeo, indicação de um amigo.
Sim, acredito que essa é a única forma viável de socialismo, ou seja, o trabalho automatizado. Essa ideia com fundamentos marxistas de crença no ser humano como agente de bem estar social e econômico é extremamente ingênua. E mesmo nessa sociedade livre do trabalho humano, ainda assim aparecerão seres propensos a ganhar mais que os outros vendendo picolé no parque.
Suplicy já defendia isso há muito tempo....
@ENÉAS is young again. HAHAHA boa sorte tentando isso Enéas...
É uma boa proposta de transição.
@@Renato011235 transição pra onde Deva?
"e domingo vc não vai num teatro? Não faz um curso?'
Kkkk
Eu aaamo o humor de vcs
Esse vídeo é muito importante. Eu tô muito infeliz com meu emprego, pois não tenho tempo de praticar lazer e coisa que eu gosto, tipo, ir a academia, acho muito desumano chegar em casa apenas pra dormir e comer e depois voltar pra lá, ser um escravo gourmet. Essa seria a chave para pessoas voltarem a ser feliz e a chave de retenção de talentos, porque eu sei que há muitas pessoas que assim como eu, se rendem a horários péssimos de trabalho por precisão. Trabalhar das 14 às 22:30 da noite, de segunda a sábado, não é humano, não é saudável, não traz benefícios, queria essa mudança para agora.
Eu trabalho das 10h as 20h e acho isso um absurdo e meus colegas de trabalho acham isso normal. Pqp é muita alienação
Fico pensando quem em sã consciência consegue clicar em não gostei. Esse canal é um necessário para a sociedade. Rita como sempre distribuindo conhecimento de qualidade e de graça. Muito Obrigado por tanto esforço e disponibilidade para entregar essa aula impecável.
É aquela história: ninguém fica rico sem explorar a mais-valia do trabalho alheio.
Sou estudante de direito, e quando estava estudando a CF brasileira me deparei com umas das primeiras leis que trata do princípio da dignidade da pessoa, o meu professor afirmou que para doutrinadores esse princípio, é na verdade um princípio "meta", tal qual que para se ter acesso e poder se usufruir precisa ter sido alcançado outros direito. Quando Rita falou sob, a desumanização do ser, foi extamente a mesma coisa que pensei quando lhe sob essa, ora pois aqueles que viviem sem acesso ao trabalho, a sua saúde, a educação, afinal que vivem marginalizados, não tem esse direito garantido, quer dizer o que, que eles não tem dignidade. Eu estou querendo escrever um artigo sob isso, tenho certeza que todas a indicações vão me ajudar. Muito obrigado.
Sim, trabalho é um direito humano. Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão,
Artigo 23
I) Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
II) Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
IV) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.[ii]”
Cíntia_L
Logo logo eles mudam tudo isso aí...
O que eu gosto na Rita é o uso do "R" bem marcado. E tbm o cabelo. E a roupa.
E o conteúdo
@@chacomleite246 o conteúdo não! Kkkk brincadeira, ele tbm.
"Digita mais baixo e mais devagar" hahaha já ouvi isso. Ai ai fazer parte do proletariado não é fácil
Faltou comentar que Keynes dizia já nos anos 30 que a jornada de trabalho, depois da revolução industrial, já poderia ser tranquilamente de 15 horas semanais, ou seja, 3 horas por dia. Quem nos conta isso é Domenico de Masi num Roda Viva no qual foi entrevistado, falando sobre seu conceito de Ócio Criativo, que por sua vez também poderia ter sido mencionado. Mas de qualquer forma, muito bom o vídeo como sempre.
Bertrand Russell, em " O elogio ao ócio", sustenta a jornada de 4 horas diarias..
6:54 - Me fez lembrar de uma cena de uma hora atrás: No ônibus, um morador de rua entra e pede esmola de forma embriagada. Ninguém o vê, ninguém o percebe como humano, claro, ele não era como nós trabalhadores.
na padaria "gourmet" que eu trabalho é jornada de 16 horas quando é dobra, o tempo e intervalo entre as os turnos de um dia pro outro é 8horas, blz, só que se vc considerar o tempo que leva de casa pro trabalho / trabalho pra casa, vc fica com menos de 4h ou ainda menos quando vc mora longe, ainda tem funcionario que repete até 3 dias nesse ritimo, a pessoa não dorme! a gente fica exausto, de mal humor e com cara feia na frente de cliente.
"ah mas vc e nem ninguem é obrigado a isso", realmente ninguem está apontando arma pra nossa cabeça, mas nossas contas não param, nossas dividas aumentam e precisamos comer todo dia, eu só aceitei pq estou a 2 anos sem emprego (procurando sim e não conseguindo), é desespero mesmo.
Caramba....
VC E OBRIGADA A DOBRAR ????? TEM LUGAR Q OBRIGA NE ???
eu quero morrer com o argumento "vc nao é obrigado". Claro, eu tenho a opção: ou eu trabalho ou eu passo fome / fico sem ter onde morar. sinto mto pela sua situação e espero que vc e todos nós possamos melhorar em breve
www.google.com/amp/s/www.ocafezinho.com/2020/01/31/trabalhadores-subutilizados-sobem-para-quase-28-milhoes-no-1o-ano-do-governo-bolsonaro/amp/
@John Doe "empreender" vc diz ser uber, rappi, ou trabalhar na empresa do papai?
Nessas horas podemos citar o Maguila: "o trabalho danifica o homem".
uma parente minha, classe média, me perguntou uma vez indignada: "por que o pobre não se contenta em ser pobre?". nem dá pra acreditar o quão distante da realidade isso é
Se o mundo está ficando cada vez pior, e parece que está mesmo, ouvir as reflexões da Ritinha é um raro momento de deleite. Eu queria ser menos covarde e aderir a militância. Ficar só vendo reflexões repletas de sensatez e concordando com elas me faz sentir, ao acabar o vídeo, ainda mais impotente. O que fazer Ritinha? Quer ser minha mentora?
Os movimentos sociais estão fora das ruas, infelizmente, eu comecei a ir por discordar de tudo isso que está aí, essa desigualdade, você não sabe a alegria de ter participado de movimentos, estava inconformada no trabalho, entrei em contato com um professor (que sempre vai) e fui! Foi o começo da luta, saber que eu estava ali lutando para mudar. Espero que os movimentos voltem, é preciso!! É NA RUA QUE SE LUTA!! A Rita nos incentiva ainda mais!
Não se reproduzir para contribuir com a extinção humana.
Em meu curso de eletroeletrônica, tivemos a oportunidade de debater sobre o mercado de trabalho 4.0. Foi assustador saber que mesmo os trabalhos podendo ser desempenhados em maior quantidade e em menos tempo, as vantagens não seriam divididas com os trabalhadores, mas ficariam na mão dos donos do capital.
...o futuro parece sombrio...imagina aquela massa de desempregados vagando pelo mundo, lutando pela sobrevivência...
Meu sonho que minha mãe trabalhasse menos, me dói ver ela vir todo dia cheia de dor e sem força para fazer nada, e tudo isso para ganhar 1 salário mínimo que mal da pra nos manter.
Como está a senhora sua mãe agora,rapaz?Tá aposentada?
Muito esclarecedor e informativo, mas me despertou tanta tristeza. A gotinha de consciência de classe que eu possuo me faz sentir raiva dos ricos e tristeza de mim mesmo por ser pobre e não poder ser um ser humano pleno - uma visão pessimista, mas que corresponde a pelo menos 90% da minha realidade.
"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão, balé..."
Reassistindo esse vídeo na semana que a escala 6x1 virou debate. Isso elucida ainda mais o quão importante é seu trabalho e de todos os difusores de conhecimento político, pq há anos atrás você citava essa dinâmica que agora caiu nos nossos braços de forma que possamos ter ciência e barganhar como classe o fim dela.
Toda vez que termino de ver um vídeo de vcs, eu penso: "passou do tempo de queimar a burguesia"
Bora copiar os protestos do Chile
uni-vos!
Tô jnto!🤨 💪
Não é esse o caminho. Qualquer dono de galinheiro é detentor de um meio de produção (burguês). Quem você deveria queimar é o capital especulativo, dono de banco e demais lazarentos.
@@graziellamartins4020 vamos fazer caça aos bilionários e queimar todos. HAHAUAUUA
A FACULDADE ME DESANIMA NOS ESTUDOS MAS A RITA ME FAZ QUERER ESTUDAR NAS FÉRIAS AAAA! Por que choras usp?
USP EAD: Ah mas que saco por vídeo não vou aprender nada
Ritinha no iutub: ai nossa entendo 10x mais do que com professor
Pq é publica👍👍
Sim!! A forma como ela apresenta os conteúdos me faz querer pesquisar mais e mais!!
Não precisa ser na USP, um local onde os professores são cobrados para entregar uma educação de qualidade e ganha equivalente ao esforço, faz diferença sim. Mas, em qualquer faculdade rasuaval tá de bom tamanho, quem faz seu ser, seu trabalho, seu intendimento do mesmo e seu redor, é seu esforço e vc de novo.
@@catvergueiro8905 Entra em contradição, se com a Rita que tem um desmembramento de ensino que nos prende e nos faz aprender e entender mesmo quando uso de palavras e vocabulário não corriqueiro, como ferramenta e forma de ensino por vídeo. Porque vc não entenderia nada no ensino EAD? A resposta é, o ensino dos demais educadores são retrógrados, ultrapassados sem interação de linguagem com seus alunos. E como consequência desperta uma frustração e falta de interesse no que nos é ensinado. Entendi? Bom
A Ritinha esta me dando muito a pensar nessa quarentena... Fiquei surpresa quando falou sobre a relação entre bens materiais e qualidade de vida, o que me lembrou muito de um professor de gastroenterologia que tive que sempre dizia "Quando eu era jovem tinha disposição mas não tinha dinheiro, agora tenho dinheiro mas não tenho mais disposição." . É tragicômico que aprendamos que a verdadeira saúde é o bem estar biopsicossocial ainda que ninguém tenha de fato tempo para estar bem em todas as esferas. A romantização do ser workaholic permeou nossa geração de maneira tão enraizada que é quase impossível voltar atrás.
Ai, como é bom ouvir um vídeo super bem-humorado que te inspira na última semana de férias. Querendo voltar para o trabalho com esse desejo de incitar a revolução entre os colegas, acabar com o capitalismo, organizar uma greve, bater em burgueses. ❤️
O melhor de Titia Rita é despertar a curiosidade de conhecer e ler o que pode nos agregar e enriquecer de maneira muito mais produtiva. Além de nos questionar sobre o nosso real papel na sociedade. Essa Titia é do balacobaco!
É triste. Eu pelo menos não tenho mais lazer nenhum, nem diversão, nem motivação, apenas trabalho e trabalho muito porque preciso senão sou demitido...
Outro dia ainda estava eu conversando com o crush exatamente sobre isso, sobre como o sistema nos força a trabalhar em cargas horárias inumanas, em que as pessoas levantam de madrugada e só voltam pra casa tarde da noite, por um salário mixo que não cobre o pagamento do essencial (moradia, vestimenta, comida), e está tão mas tão envolvida nesse ciclo vicioso que não se levanta pra dizer "Chega" porque não tem consciência de si mesma pra tanto. A Uberização do trabalho é o reflexo de como a própria tecnologia tem botado as pessoas no olho da rua. Agora, além de educação, temos que pensar numa educação formadora de profissionais voltada a áreas em que serão ainda necessitadas. O problema é gigantesco... Temos a questão do jovem, da educação, da previdência, das novas formas de trabalho e o desemprego, e como os mais ricos lucram com o sofrimento alheio. Embora eu venha estudando muito sobre esses temas e a Ritinha seja um abrir de olhos, com tanta didática e esclarecimento, a pergunta que não quer calar é: o que, efetivamente, podemos fazer pra mudar isso?
“...não havia nenhum inocente lá, não existe burguesia inocente.”
― Émile Henry
O rapaz tava certo? vai sabe né?
;)
Esse Henry que tu citou era o anarquista insurreicionalista?
As crianças ainda são inocentes kkkk e acredito que tenha ainda burgueses alienados kkk
Não existem inocentes em nenhuma esfera, em algum grau todos tem consciência de seus atos. Até as crianças mesmo não entendendo ainda do tecido social nos seus instintos são egocêntricas e muitas vezes de uma crueldade ímpar. Capitalistas não são inocentes, burgueses não são inocentes, trabalhadores não são inocentes, comunistas e socialistas não são inocentes, todo agrupamento de pessoas objetiva desmerecer uma ideia em favor de outra, somos movidos pela supremacia e pelo domínio quer seja ideológico, físico, racial, econômico...
@@anarquiaaudiovisual4991 sim, ele mesmo.
Me divertindo e me informando às 5 da manhã. Você é um patrimônio desse país! ícone! Maravilhosa, criativa, surpreendente, potência. Meu sonho ser um terço da mulher que você é, tenho poucas esperanças dadas as minha condições de ter que vender meu tempo, minha vida e minha alma para o capital. Tô o puro suco da sua funcionária rsrs
O Brasil precisa disso. O Guilherme é uma benção em conhecimento. Eu aprendo demais aqui e tenho orgulho de dizer que sou fã e inscrito deste canal, desta aula de história, política, filosofia e por aí vai.
Na Netflix tem um documentário chamado "Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" que ilustra exatamente essa nova modalidade liberal de como o trabalho vai ser encarado e administrado no país. É desesperador ver o caminho que aquelas pessoas escolheram pra si como sustento e o consumo de lazer estabelecido a partir desse novo modelo de renda.
Esse documentário se passa em um município muito pobre, sem leis ambientais e onde as crianças deixam de estudar para trabalhar na maquina de costura aos 10 anos de idade. Muito triste.
Eu assisti, eu achei eles escravizados, mas eles falavam que preferiam aquilo do que São Paulo, acredito que seja porque São Paulo foi a terra da oportunidade... o Brasil só vai mudar com muita educação e conscientização da classe mais pobres...
Natal também...
Como se nos outros meses do ano não houvessem despesas.
@@jeffersondantaz Sim e provavelmente quando essas fábricas começaram a se instalar na região o discurso do "trabalho livre" e ganhe o quanto produzir seduziu muita gente. Eles dizem também que os mais jovens são os mais propensos a esse tipo de jornada. Só uma pessoa falou que tem medo do futuro.
@@brunodomenico7476 uma das passagnes desse doc qdo o carnaval chegar"... é que os trabalhadores vendem eletrodomésticos para viajarem pra praia qdo o carnaval chega. Depois recompram-os , depois de ralar pra juntar a grana,
PRIMEIRO: a minha pergunta é sincera e quero poder proporcionar melhores condições aos que me cercam e também à minha empresa.
Tenho uma clínica de estética, funcionários CLTs e colaboradores em parceria.
Meu desafio atual é manter uma lucratividade da empresa para que possa sustentar o crescimento frente ao mercado, mas também melhorar as condições de trabalho aos funcionários.
Assistindo ao vídeo da Rita, fica claro duas vertentes importantes: melhora na jornada e melhora nos salários.
Isso, no nosso país, é mais difícil que parece e não quero me vitimizar.
Mas uma coisa ainda é real: sem lucro na empresa (que é uma pequena empresa), não há sobrevivência da empresa e consequentemente não há empregos.
Que sugestão vocês me dariam para um processo de transição?
Deus irá te direcionar.
Parabéns por ter interesse em mudar!! Eu sou estudante de estética e buscava estágio. Aqui na minha cidade pagam 400,00 por 6h de trabalho. Desumano!! Cansei de procurar estágio.
Talvez comece dividindo os lucros da empresa com os trabalhadores,por exemplo vcs produzem um lucro X dentro da empresa vcs dividem entre si ou cada recebe aquilo que produziu.Na segunda opção faria mais sentido pois se ele recebe o que produziu dentro da empresa vai fazer mais sentido diminuir as horas trabalhadas pois ele,o funcionário estaria mais disposto há produzir mais.
Complicado. No Brasil o sistema não permite que pequenos e médios empresários façam sua revolução. Para os pequenos os impostos, para os grandes, as isenções. Para mim o principal problema do Brasil são os impostos e o mal uso da arrecadação. Eu no seu lugar começaria com participação nos lucros para todos e premiação para os melhores empregados. Com cuidado para não estimular a competição exagerada entre eles.
@@amandacosta2920 R$400 por mês... Nossa! Muito dinheiro! Eu fiz enfermagem e "escrágio" (estágio sem remuneração). Aí depois de 10 anos fiz nutrição... e adivinha? Como estagiário de nutrição numa mega empresa de bebidas, a EscravaBev, cheguei a escravajar das 07 da manhã até às 22h!!!! Pelo menos, depois de me escravizarem tanto, me deram nota 10. (pra não ser injusto, eu ganhava almoço e pão... Água até tinha, mas como o banheiro era muuuito longe, nem valia a pena beber) 😭😭😭
Pelo menos, a nota 10 eles me deram. Tá lá, lindinha no meu diploma. ☹️
“Saí do almoço e fui correndo pra massagem. To exausta!” Kkkk
no "digita mais baixinho" a água que eu tava tomando já voltou pelo nariz hahahaha amo vocês, equipe maravilhosa ❤️
Você é sem noção, sabia. Sem noção de quanto é linda, inteligente, amada, sabia e transformadora. Por isso passei aqui pra te dar uma noção de quanto precisamos de você. Abraços
Muchas Gracias Rita! (Eu adoro vc)
Aquí en Chile, esa sensación de cambio crucial es más fuerte que nunca!
Estamos luchando por bajar 45 horas de trabajo a 40, con toda la Élite Político, Empresarial, Intelectual, Eclesiástica, Militar, Endogámica de de derecha ... En contra🤦🏽♂️🤷🏽♂️
Beijinhos pra vc e eu gostaria de ver vc colocando mais exemplos do Chile no seus vídeos.
🥰😘💕
Ritinha, eu tenho um orgasmo intelectual toda vez eu assisto uma videoaula sua, obrigada por compartilhar seu conhecimento com nós :)
Rita construindo um Brasil mais informado e mais críticos. o conhecimento nos torna mais independentes e promissos a construir um pais mais igual e confortável pra todos, pois o pais já tem condições para isso.
Pelos "likes" desse vídeo, podemos constatar que existem 32 mil funcionários para 122 chefes
Hahaha perfeito! Este comentário merece mais atenção!
25/03/2021: 77k para 422
e isso só contando os funcionários com consciência de classe! Imagina a proporção dos números se todos tivessem?
@@pedroh.7305 verdade! Porque tem gente achando que é " burguesia" 😉
@@aureamonteiro7062 exato!
Sociedade Alienada: "O trabalho dignifica o homem."
Eu: Ata, o capital né kkkkk
Lislay o trabalho dos empregados dignifica o patrão 😭
Lislay tbm acho esta frase uma bosta
Kkkkk depois a sociedade que é " alienada "
A soviedade é alienada sim, vivem acreditando que a sua força de trabalho vai lhe dignificar discurso bem claro de burguesia que controla a massa do proletariado, cara se você não entendeu meu comentário sugiro ler Karl Marx, a teoria do Valor-Trabalho é o livro Riqueza das Nações (1776).
Exatamente. Bill Gates, Mark Zuckerberg são bilionários desgraçados que criaram toda essa tecnologia para nos manipular, mas tem trouxa que acredita que tudo isso é um avanço kkkkkkkk
Fantástico! Em 20 minutinhos uma aula sobre a estrutura de exploração do capital! ✊
Rita, super concordo com vc, posso dar uma dica de leitura?
Byung chul Han - Sociedade do cansaço.
Acho bem válido falar de forma dinâmica sobre a exarcebação do trabalho.
Primeira episódio do podcast "fogo no parquim" da sabrina fernandes complementa bem esse aqui, é sobre como odiar a burguesia!
Voltando aqui pra avisar que a luta pelo fim da escala 6x1 e pela implementação de 30h semanais de trabalho está ganhando força. Sigamos firmes!
Me senti mal agora, pois descobri recentemente uma loja em São Paulo que é uma espécie de Conveniência Tecnológica, na qual você cadastra seu cartão de crédito na porta, seleciona os produtos no app, paga pelo app e pega os produtos. Não há nenhum atendente. Achei inovador, mas não tinha pensado por esse lado da Ritinha. :(
"Digita mais baixinho..." 😂
😁😁😁
Ri alto kkkk
Que bom que vc nos revela as coisas que Sr. Carlinhos escreveu. A escola nos ensina quase nada a esse respeito. E do jeito que já estamos alienados fica difícil pra entendermos sozinhos. Obrigada❤
Rita, essa parte das pessoas de terno fingindo que trabalham me lembrou do filme "psicopata americano", onde eles só fingem que trabalham mas não mostra em nenhum momento.
Esse filme é foda demais!
Me lembrou a música do Gonzaguinha “Um homem também chora (guerreiro menino)” em que ele diz: “Seu sonho é sua vida, e vida é trabalho. E sem o seu trabalho, o homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata”
O início desse vídeo foi super parecido com a minha vida e a dona do escritório! Infelizmente! Seria engraçado se não fosse trágico! Eu trabalho para ela( para ela mesmo) de segunda a sexta, por 10 horas diárias, bem faço horário de almoço para eu dar conta de fazer tudo. O escritório têm 3 mil processos trabalhistas, e mais umas dezenas de Cíveis e Previdênciarios e quem tem que dar conta de tudo sou eu! Faço serviço de advogada todo e de secretária ainda. Tudo. Até atender a porta de roupas que chegam para ela, da mãe dela, de amigas e familiares dela que vão lá, já que o escritório é ao lado da mansão dela.
Eu fico louca para dar conta de tudo e, algumas vezes eu tenho que terminar de fazer as coisas depois, à noite em casa.
Depois do escritório vou para a academia, malho e chego em casa quase às 20h já. Então tem dias que tenho que fazer as coisas do escritório ainda. Outros não. Vivo na correria, sem tempo para nada lá.
E à noite em casa eu tenho que fazer lanche, fazer a comida para o jantar e para levar para o almoço no outro dia no escritório, já que ela não me fornece.
Têm 2 anos que estou nisso.
E eu recebo apenas 1500 reais agora, mensais. Já comecei recebendo 1200 reais, por 8 meses, depois passou para 1350 reais por um tempo e, têm 8 meses que recebo 1500 reais.
Absurdo!
Sou advogada já há 4 anos e tenho duas pós graduações.
Sou obrigada a morar sozinha e pago todas as contas com muito sacrifício, tenho que fazer alguns bicos para conseguir.
E ainda tenho que arrumar meu apartamento aos finais de semana e lavar roupa.
Não me sobra tempo e sou super infeliz.
Enquanto ela, que já veio de família de classe média, sempre teve empregadas, piscina e estudou em escola particular, a mamãe pagou a faculdade de Direito e a estadia dela em outra cidade e ela nunca deu valor. Já tem 22 anos que trabalham para ela, ela só tem o escritório e arruma uma escrava para fazer tudo para ela.
Agora, há 2 anos a escrava sou eu.
Ela não tá, nada no escritório, nem ao menos olhar as coisas na agenda, eu tenho que olhar, o que eu mesma anotei lá, ela me liga de dentro da casa dela perguntando.
Às vezes vai ao escritório e fica lá fofocando com as amigas, falando de botox, procedimentos estéticos, tudo que ela faz. Ou vai com a manicure fazer unha no escritório.
E sempre me arruma mais ttabalho, as pessoas perguntam as coisas para ela, tudo ela diz que vai olhar comigo e me manda mais esse trabalho.
E ela finge que trabalha mesmo, ela fala que trabalha e que está exausta, isso me mata de raiva.
Outra coisa que me mata de raiva são clientes que chegam ou ligam e falam que ela fez isso e aquilo, que ela resolveu isso e aquilo. Querendo falar com ela. E eu tenho que falar que eu que olho esse processo e fiz e dou as respostas.
O lucro dela é muito grande e ela é super à toa.
Nossa, Francini, estou impressionada com a sua história. Um ano já se passou e eu espero que você esteja em melhores circunstâncias. Se você faz o trabalho dessa forma, acho que você está cometendo um erro de não começar por conta própria. Você é capaz. Eu sei que é difícil começar, ela já tem clientes, mas você não pode passar a vida inteira assim. Dê o primeiro passo. Você vai conseguir!
Rita, sua "audácia perspicaz", é mais que necessária nesse tempo de trevas e de total anulação da democracia que deveríamos mesmo viver. Admiro totalmente sua força, humor, inteligência e seu tempero. Invoco aqui Paulinho Freire, pois o processo de aprendizagem é uma moeda de dois lados de ensinamentos necessários, onde o professor ensina o aluno e vice-versa! Sou um enorme admirador e quero ter o enorme prazer de te conhecer pessoalmente, comer uma das suas comidas veganas(eca), ao menos tomar um chá e termos horas de conversas, pra que eu possa sugar todo seu conhecimento. Quero lamber seu cérebro! Um beijo enorme a ti.
Moro no Rio, mas com família em São Paulo, me dá a honra desse encontro?
O vídeo mal começou e eu já fui pesquisar o que é "conspícua" pq, quando eu crescer, eu quero ser igual à Ritinha ❤
O problema é que o cidadão tem uma venda de coxinha e já se acha "O dono dos meios de produção".
jornada de 4 horas=civilização
não, na verdade é exatamente o contrário
tribos caçadoras coletores trabalham 3 horas por dia apenas
@@diegonexus3082 vou elaborar.... numa sociedade realmente civilizada, as pessoas não deveriam ter medo da tecnologia roubar seus empregos, e sim ficar feliz pq significa ter mais tempo para se desenvolver humanamente. mas na barbárie capitalista que vivemos, temos que ter medo.
@DONA MAXIMA gente, não e possivel em nenhum lugar capitalista, nem aqui nem europa nem
canadá...
Eu vejo uma diferença gigante entre a realidade a minha volta e a dos comentários.
Sou muito grata por ter chegado aos seus vídeos Rita (cheguei neles por um amigo, por conta da minha transição ao veganismo) a quantidade de informação que posso coletar com teus vídeos é sensacional, queria poder comprar livros mas por hora não pois eu ralo pra caramba em supermercado, pra pagar faculdade e manter as contas de casa com a minha mãe. Quando da tempo, consigo ver algumas coisas na internet.
Esse exército reserva é constantemente jogado na nossa cara mesmo..... E sem falar que é pretexto para que aceitemos condições não dignas.
A gente carrega uma bagagem imensa de dejetos emocionais que comungam com a realidade do trabalhador brasileiro, e ainda nos chamam de ingratos por não agradecer a Deus o que temos, que se potencializa ao olharmos pro lado pois tem alguém que passou 1 ou 2 anos ralando atrás de serviço depois de ser demitido.
É tanta coisa pra falar, saiu aqui como desabafo mas eu só quero mesmo é agradecer pelo vídeo.
Ele serve pra lembrar que nós somos seres humanos, e que as condições de sub existência dos irmãos que andam aí de sol a sol tentando ganhar o pão, é uma situação orquestrada e que podemos na verdade precisamos mesmo lutar contra isso.
Eu que lute, mas unindo forças a pancada será mais forte.
Gata, site lelivros.com tem um emaranhado de livros em formato de pdf
@@ribero2102 se tiver um dinheirinho pra comprar um kindle, fica mais fácil tbm!
@@gustavorio329 Putz, preciso urgente. Utilizo um tablet velho da Samsung e noto hora ou outra ardor nos meus olhos.
@@ribero2102 cara o kindle é outra vida, juro. O meu é com luz e bom demais ler em qualquer lugar, agora to em busca de um site estilo Lelivros só que gringo, pq lá não acho os livros em inglês que quero 😪
@@ribero2102 boa sugestão, mas acredito que o principal problema da moça seja com o tempo escasso. Aqui perto de casa os mercados abrem 07h e fecham às 22h. Funcionam fins de semana e em feriados também. Para os que trabalham em caixa, ainda precisam desembolsar do próprio salário quando falta ou sobra alguma moedinha na conta final. E quase sempre sobra. Infelizmente, o Kindle não pode resolver esse problema :(
Mano esse canal é incrível, surra de conteúdo bom, informação e entretenimento, é bom pra estudar e bom para assistir como curiosidade em tempos livres. Credo,perfeitas de mais!
Graças a Rita - e a rede de divulgadores das ideias da esquerda na internet - tenho me tornado cada vez mais convicto e coerente nas minhas posições políticas. Acho que esse é o verdadeiro motivo pelo qual esse tipo de conteúdo precisa crescer e se espalhar, pra TE O RI ZAR aquilo que a classe trabalhadora já sente, mas que acaba não compreendendo pelos discursos deseducativos do senso comum.
E, especificamente sobre esse vídeo, essa discussão é uma das pautas do maravilhoso filme Sorry to Bother You, que se passa num universo muito parecido com o que podemos nos tornar se a burguesia seguir em seu processo de conquista e destruição do mundo. Recomendo absurdamente esse filme, que vai muito longe nessa discussão e aborda muitas coisas - inclusive, fiz um vídeo no meu canal discutindo alguns desses temas.
exatamente, como ela falou eles estão organizados nós não, olha o odio ao pt que vivemos parece tudo pronto. Se vivemos no coletivo como a solução não vira de politicas coletivas???? as pessoas viajam
Os vinte minutos mais preciosos dos meus últimos tempos! Que explanação sensacional... eu não me canso de reconhecer sua genialidade, Rita! Explicou nesses vinte minutos o que levamos dois semestres estudando na universidade em Psicologia Social I e II, lendo autores como Horkheimer, Adorno, Benjamin, Marcuse e o próprio Seu Karlinho, digo Marx... você é SENSACIONAL!!! Indico e compartilho com todos. Quero um mundo livre de acéfalos bozolóides alienados!!!
Gente! É só pausar a tela! Rsrsrs. Adoro!!! Eu já faço isso há algum tempo, viu professora?
A subnotificação é uma constante. Realmente, o número de desempregado é infinitamente, maior.
Sempre didática, com humor e ironias geniais.
Obrigado pela aula, aprendo sempre mais contigo.
Fico impressionado.
Só um adendo, a economia em pleno emprego não é desemprego zero. É aquela com desemprego entre 4% e 6%. Mesmo em pleno emprego há um exército de reserva para ameaçar o trabalhador.
Em geral esse índices não ameaçam o trabalhador, porque são tidos como uma "rotação" normal da mão de obra. Note: 100% da força de trabalho empregada impediria qualquer mínimo aumento na capacidade produtiva, ou empreendedora (aqui empregado num sentido de realmente criar algo novo, não ser mero precarizado). Assim. considera-se entre 4% e 6% pleno emprego, porque estatisticamente a chantagem não surtira efeito, pois a chance de não se realocar é baixa demais pra "assustar".
Pqp... Isso é muito revelador! É uma pena que as pessoas de modo geral não tenham acesso a esse tipo de reflexão
"Seu Carlinho" kkkkkkk adorei. Ele é o maior gênio de todos os tempos
PERFEITO! Eu adicionaria ao “seu Carlinho” também o “seu Vi” 😊, Vigotski, autor russo que, juntamente com outros, desenvolveu uma teoria psicológica a partir do materialismo dialético. ☺️
Outro teórico bem interessante sobre esse tema é o sociólogo italiano Domenico de Masi, que se debruçou sobre o conceito do ócio criativo como forma de resignificação do papel do trabalho na nossa condição humana. Muito interessante a ligação com Marx! Não conhecia os Manuscritos...
Estava a procurar a citação do livro que vc citou achei isso na internet : " Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Mateus 6.19-21 " eita....
Nossa, fazia tempo que eu achava que essa concepção de "vida mais humana", era uma utopia. Obrigada por compartilhar tão esclarecedora informações. 💋
O setor bancário brasileiro eliminou 9.463 postos de trabalho em 2019. Somente em dezembro foram extintas 680 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Ministério da Economia. Fechamento de posto de trabalho caracteriza a extinção de uma vaga (demissão de um trabalhador sem que outro seja contratado para a mesma função).
Mas devem seguir fazendo arminha, muitos.
@@vamoarriba8281 infelizmente, continuam sendo gado.
Adoro os seus vídeos! Mas esse e "Trabalho, de novo" certamente estão entre os que mais gostei. Tanta gente precisa ouvir essas colacações ! Obrigada por oferecer essas verdadeiras aulas, de muita, muita qualidade, gratuitamente! Seguimos na luta!
*Ja curte e nem sabe o que vai assistir, hehehehe... isso que é confiar no conhecimento de sua fã*
Ídola ahaaha
Eu na vida 💁🏻♂️
Vida de professor 4 horas em sala de aula e 4 horas em casa planejando aula e fazendo correções de trabalhos e provas 😯
Os professores do ifam trabalham 4 hras lkk
Queria que fosse só 4h em sala rsrsrsr
vida de professor no brasil é, 8h á 12h em sala de aula (se não pegar pelo menos 2 turnos não dá pra sobreviver) e os fins de semana planejando as aulas e corrigindo provas e trabalhos.
@@willianreene9141 mas quanto é o salario?
@@snowbell8741 pouco em comparação ao esforço
Abriu meus olhos mais ainda sobre essa questão do trabalho... Terminei meu mestrado em Ecologia em agosto do ano passado e nada de emprego já há 1 ano e realmente estou entrando em depressão por não me ver como ser humano mais. Não posso viver mais nada... Já vi muitos vídeos seus, Rita, e não sei se consigo ter tanta esperança na transformação da sociedade... As pessoas estão muito cegas pelo capitalismo e enquanto existir o capitalismo, os bilionários estarão controlando todas as nossas vidas e saciando somente seus interesses egoístas. Baseado no conhecimento que tenho sobre questões ambientais, o capitalismo não terminará antes que entremos em um colapso ambiental... Independente do futuro eu fico muito grato ao seu canal que trás tantas ideias humanitárias lindas que espero um dia aplicarmos
Você se formou em ecologia?
Mas qual seria a aplicabilidade do seu curso para geração de renda em quem lhe contrata?
@@miticoolendario3784 bem, eu posso trazer sustentabilidade para uma empresa na tentativa de garantir recursos para as futuras gerações. Mas não vou gerar lucro para uma empresa de forma direta, só indireta. A discussão aqui é justamente contra o capitalismo e tu me faz essa pergunta? Ao menos viu meu comentário inteiro?
@@luancsoliver jovem, com todo respeito, ninguem luta contra o capitalismo, o que existe é uma falácia aliada com um discurso bonito como meio de auferir lucros diretos e indiretos sob a égide de lutar contra o capitalismo e ao mesmo tempo se beneficiar do capitalismo.
Ninguem contrata ninguem se não tiver retorno sobre o trabalho da pessoa contratada, isso é o basico de Economia.
A sociedade não trm nada a ver com a escolha do curso que você fez, se esse curso não te garante emprego se forme em um que lhe vá garantir retorno financeiro.
Ver pessoas brilhantes, com currículos incríveis desempregadas mostra que a papinho liberal (Tabata Amaral só fala isso) "Somente a educação munda o mundo" é só uma frase de efeito, pura ideologia de um estado burguês.
@@luancsolivernão existe demanda pra esse curso.
Como te agradeço a possibilidade de ampliação do meu processo discursivo e argumentação e até proteção de idéias nocivas que fazem parte, infelizmente da mentalidade geral