A maioria dos bens encantados, acabaram em Cuba. Fui um dos que, andei a transportar os Portugueses do interior de Angola para Luanda e Nova Lisboa. Infelizmente, constatei cenas horríveis e desumanas que se passaram. Só ganhou com a chegada dos Retornados, Portugal Continental, pois, então, Portugal tinha um atraso em relação aos Portugueses que chegavam mais de vinte anos. Portugal teve desenvolvimento, deve-se á chegada dos Retornados. Todos eram pessoas que estavam habituados a TRABALHAR . INFELIZMENTE, NINGUÉM, ATÉ HOJE CRIOU O DIA DO RETORNADO. VIVA OS GRANDES HERÓIS RETORNADOS.
Podiam era terem là ficado e defendiam o que era deles em vez de irem os jovens de Portugal defender aquilo que nunca foi nosso,nunca precisamos daquilo pra nada
@@palmirarocha9570 vou responder, pois, já imaginei ao mundo a que pertences. Eu fiquei na minha Terra, Luanda, e só abandonei , Luanda, Angola, em 1979, por falta de segurança, motivado pela Guerra Civil. Agora, vou dizer o que desconheces. Conheci Portugal em 1961 , então, tinha um atraso de 30 anos em relação aos Portugueses de Angola. Em 1975 , Portugal, ainda, era um País do terceiro Mundo. Agora, vou dizer o que desconheces, Angola sustentava Portugal, logo os Portugueses. Gostas da VERDADE. Se não fosse Angola sustentar Portugal, então, vocês morreriam á fome, ainda assim, havia muita fome. Quando chegavam Portugueses idos de Portugal para trabalhar em Angola, ouvíamos o que diziam de Portugal Continental. Toma e vai- te curar da tua raiva contra os Portugueses que construíram Angola.
@@joaquimelias8648 Nunca vinha nada de Angola para Portugal,nada,os diamantes da diamanga eram para quem ?nunca veio nada para Portugal e sabe pourque ?Pourtugal tinha tudo,e agora quem governa Angola,quem rouba Angola ?
@@palmirarocha9570 Eu , fui um dos 11 tripulantes da DTA / TAAG que recebiam os diamantes na Portugália, a fim de, os transportar para Luanda, depois, eram entregues á P.I.D. E., no Aeroporto de Luanda, então, seguiam para Portugal. Em Angola não ficavam, isso tenho a certeza absoluta.
Sai com 23 anos de Moçambique hoje aos 71 anos me encontro em Sao Paulo com vida fui varias vezes a portugal ver meus familiares , mais para me portugal nunca mais,tinha morrido no meu coraçao
@@marcosmoreira7034 para mim portugal tambem morreu a muito tempo, nacionalidade? eu nasci em portugal e encontrei pessoas indianas que nem portugues falam em londres, portugal morreu a muito, quem controla portugal sao as sociedades secretas, uniao europeia, natos, world economic forum e tudo o resto, os tugas pagam impostos so servem para isso... ser portugues so precisa pagar umas moeditas e tem passaporte...
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
@@VIRIATO-VIRIATHUS os únicos responsáveis foram os terroristas (especialmente os comunistas). Se estivessem quietos, a guerra nunca teria acontecido. A ONU também teve alguma culpa, ao impor a "descolonização" em Portugal, quando praticamente ninguém queria independência. Os EUA, a Rússia, a China... continuam sem "descolonizar" e ninguém reclama. Salazar, mesmo tendo os seus defeitos, fez a única coisa que um líder decente poderia ter feito: guerra ao terrorismo.
Chegaram a Portugal, em1975. Eram 500.000 colonos. Chegaram e não estiveram com mi mi mi. Começaram a trabalhar, montar empresas, avançar, progredir. Em 1980 600.000 retornados, dos quais 200.000 activos JÁ DAVAM EMPPREGO A UM MILHÃO DE PORTUGUESES! Agora veja-se só o que perdeu Angola e o que perdeu Moçambique! Portugal era um país COMPLETAMENTE dominado pelos bravos HOMENS e MULHERES que vieram das colonias!!! Uma HISTÒRIA de fascínio total. Portugal só tem a agradecer aos COLONOS que vieram para PORTUGAL!!!
,,,,,verdade,a maioria meteu.se nas empresas de top,sacaram os empregos aos portugueses legítimos ou seja,xicos espertos f......ainda mais o povo da fome e miséria que enviava seus filhos para morrerem nas picadas da eles,,,,,pois isso é conversas de xaxa para gaiatos do tikes tokes e afins,,,gentola que hoje berra mas de pança cheia.
Colonos colonizados.. quem nasceu em África não é colono.Concordo com tudo menos com o nome colonos pois eram filhos da terra em que nasceram e foram obrigados a deixar por causa da teimosia salazarista numa guerra estúpida
Sem dúvida.. Portugal continental era o chamado " atraso de vida "... O nome de retornados deveria ser escrito a letras de ouro na História Universal, sem ELES a economia nunca teria evoluído como evoluiu até aos nossos dias...fomos ostrassizados, como se viessemos roubar trabalho a quem aqui estava, mas a Real Verdade é que estávamos " anos luz" á frente do que aqui se vivia ... No meu caso a nível de Viagens e Turismo , área que até hoje é a minha paixão vim encontrar gente sem Atitude sem Iniciativa, sem Brio ,sem Profissionalismo... Nada tinha ver com o meu trajecto...e só tinha 20 anos, mas uma vontade indomita de trabalhar e tanto pensei para conseguir chegar mais longe...o rótulo de " retornada" era uma ameaça para os demais ... Só para que conste... aqui neste canto de mentes torpes..ser Mulher e Retornada era sinônimo de " ameaça"... Foi um estigma que se colou a mim e outros até hoje🤔 MAS Nunca desisti,.a Força de África continua a alimentar os meus dias, é Bom Recordar 👍
@@helenamariaalbernaz8546 ,,,,, exato,retornado a dourado,muitos bons . a maioria? Uns...m....das .Por isso 25 Abril cumprido ns totalidade,acabar com a guerra ,tirar a nata da juventude que morri am que nem cães no ultramar por meia dúzia de retornas bons.,,poisss..,talikualiuiii a dourado.
A chamada descolonização - Angola e Mocambique acabaram ser países satélites do império soviético - foi uma grande tragédia humana que o estado portugues não reconheceu até hoje. E hoje falem em indemnizar as antigas colónias! Que loucura! Obrigado por esta documentação importante!
NÃO HOUVE DESCOLONIZAÇÃO ALGUMA!!!.. Houve Sim um ABANDONO!!!.. Com o 25 da Abrilada Komunista em Lisboa, teve como consequência mais de 2 Milhões e 300 Mil MORTOS!.. Um VERDADEIRO HOLOCAUSTO!!!.. Os Portugueses albinos metropolitanos foram Cúmplices!!!.. VERGONHA!.. Metropolitano ALBINO :-- Género Animal Social, 1/2 Gente, 1/2 BICHO!... VIVA OS PORTUGUESES ULTRAMARINOS!!!!...
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
Obrigada Portugal por me ter recebido a bem ou mal com começos e desacertos o balanço é positivo entre caixas e caixotes muitos encaichados nas casas dos Portugueses sobrevivemos Obrigada Portugal
Foi uma violência para todos nós! Na minha casa, os meus pais tinham, então, 30 e poucos anos e a sua família. Obrigado pela justiça que nos faz com este documentário.
Imagina o que é ter tudo, viver numa terra desenvolvida com uma vida fantástica, e de repente perder tudo e estar numa situação de retornado sofrendo discriminação e sendo como que um fardo um estorvo perante os outros portugueses, foi muito duro isso!
Pois nada bom,imagino nada fácil ,mas para os que sempre viveram em Portugal,tbm foi muito díficil!!!continuaram a não ter nenhuma ajuda,era para uns e não para outros!!!tbm tiveram que partir ainda mais em maça trabalhar para o estrangeiro,os empregos não lhes eram atribuidos,não eram eles a prioridade para o mercado de trabalho,nem vantagens para pôr negócio,nem para comprar empresas,não era a população do continente que beneficiava dos privilégios!!!foi assim,umas dificuldades para uns,e outras para outros!!!não digam mentiras,denegrir é de baixo nível!!!
@@nunosantos485 Eram filhos de portugueses que foram para as colónias portuguesas, cidades que Portugal ergueu em África e com intenção e vontade que fossem povoadas e administradas por portugueses, o mínimo que Portugal poderia fazer era acolher de volta todos esses portugueses, que foram forçados a sair!
Esses momentos foram lições para nem todos que assistiram. E para os que os viveram foi um desastre em suas vidas, para muitos irrecuperavel. Verdadeiras vitimas a quem o Estado nada deu.
O estado novo e o regime democrático.a culpa é do Salazar e acho que agora o governo deve um pedido de desculpa a todos os que foram obrigados a ir p a guerra , aos colonizados e aos retornados
Muito obrigado,Senhor Nuno M. Raimundo.Os massacres de portugueses no norte de Angola,em 1961 e na periferia de Luanda em 1975,é um segredo sujo que ninguém fala ...Obrigado,de coração!
Tenho pena nenhuma. Foi o que vocês colonialistas andaram a fazer aos desgraçados dos africanos durante décadas, a mata-los barbaramente na própria terra deles.
Ninguém fala? Deve estar maluquinho. Foi isso que desencadeou a guerra. E agora digo-lhe mais: suspeita-se de que a Pide e Salazar sabiam muito bem o que ia acontecer. E não fizeram nada para o evitar. Sabe porquê?
@@anaribeiro1599A suspeita n é nada. Em Luanda a guerra foi o choque dos três partidos, os cubanos, (viviam num prédio na Samba) e "uns rapazes do PC e outros q n falavam portugues, etc, etc etc!
As dificuldades e as perdas pessoais sofridas pelos cidadãos portugueses que serviam e defendiam a Republica Portuguesa nas colónias foram incalculáveis. Foram gerações já nascidas em Moçambique, Angola e outras colónias que perderam as suas raízes, a pouca propriedade que tinham e tiveram de recomeçar a vida com o rótulo de "retornados" acusados de praticar ações racistas e infames contra populaçõpes africanas que na realidade eram da responsabilidade do governo e exército portugueses. A maior conquista do 25 de abril foi largar à sua sorte os "colonos" que pagavam impostos ao governo da República Portuguesa. Eram cididãos portugueses, expunham as suas vidas a guerras de guerrilha, minas, baixas condições médicas e civilizacionais, doenças tropicais e outros perigos para servir a suposta Nação. O meu pai era 1º secretário no Consulaado Geral de Joanesburgo, África do Sul, e ele e seus colegas receberam ordens para desencorajar o regresso de "colonos" a Portugal, deviam era ficar na África do Sul, ou ir para destinos habituais para a emigração lusa como Brasil, França. Foi uma grande CONQUISTA do 25 de abril a cobardia com que o governo português virou as costas aos seus contribuintes e cidadãos nas colónias. CONTRA OS COLONOS MARCHAR MARCHAR!
O meu bisavô nasceu na zona Belém e foi super novo para Moçambique. Ainda fez parte da comitiva que acolheu o Principe D.Luis em 1907 quando ele visitou a cidade da Beira. Casou-se em Moçambique com a filha de um outro colono Português do Algarve em 1920 e a minha avó nasceu em 1937 na Beira. Teve de sair também fugida depois da independência. Mandou primeiro os filhos sozinhos para a casa da sogra, a mãe do meu avô, que morava em Viseu e ainda teve que ficar lá com o meu avô para tentar salvar o máximo possível tanto de mobilias, terras, dinheiro e etc. possível. Ela tinha 7 irmãos. Muitos nunca mais voltou a ver porque foram ou mortos ou acabaram por ir para outros sítios. O meu pai veio com o meu avô que era soldado em Angola para a terra do pai também em Viseu. Já pensei muitas vezes, que não fosse a guerra colonial, os meus pais não se teriam conhecido.
Deviam perguntar ao Martel quem vai indeminizar estas familias que deixaram tudo para traz, que perderam tudo que tinham que voltaram para Portugal sem o minimo de respeito e dignidade e que viveram ao apoio de familiares sem o menor respeito. Pergunto ao sr Martelo o que foi feito dos bens destas pessoas? Ainda queremdar mais as ex colonias? E os ex-militares? quee respeito lhes teem dado? Que carinho e louvores na Assembleia? Onde estao as medalhas?
O Salazar devia indemniza los. Não merecem medalhas, estavam a matar gente embora enganados por isso não os culpo. O governo tem de pedir desculpa a todos, retornados, colónias, combatentes de lá e de cá
Esse martelo era realmente o opressor dos autóctones e dos retornados. Notem 11:36 que tinha idade para cumprir o serviço militar mas nao o fez. A maoria dos jovens retornados tinham habilitações académicas muito superiores à generalidade da população local. Isso tambem levava à preferência nos empregos.
Só tenho pena porque angola está muito pior e o povo não merecia viver nessa pobreza vim para Portugal com 18 anos casada com um angolano sofri muito mas conseguiu vencer ,hoje conto toda a história aos meus filhos ,as saudades são muitas, só desejo felicidades a todos os angolanos beijinhos grandes angola estaras sempre no meu coração ❤
Bonito Adoro pessoas nascidas nas colónias,são mais humanas e tolerantes e exemplo do que Portugal tem de melhor.Precisamos de vocês para vencer o nacionalismo senão corremos o risco de uma guerra civil em Portugal
Que grande piada, Angola está muito pior, eu sei que lembra como deixou Angola, mas será que lembra como deixou os Angolanos? No geral Sempre tiveram problemas de educação, saúde, energia, água 😢
tudo precipitado e mau para as ex colónias, pois em 78/79 os portugueses começaram a voltar ,já não para viver mas para trabalhar e ensinar os naturais a trabalhar também, eu por exemplo fui para o DUNDO em Angola para jogar futebol no " Sagrada Esperança ", equipa da DIAMANG onde nos seus variados sectores ( desde as minas ás oficinas, passando por hospitais eram todos cooperadores), isto não só na companhia de diamantes mas nas grandes empresas nacionais ou internacionais, foi necessário a mão de obra estrangeira, não quiseram ser colónia Portuguesa mas hoje são a Russia e Cuba que dominam os mercados e dão a mão de obra, será que as provincias ultramarinas estão melhores hoje?? eu duvido!
Eu era menina pequena quando tivemos que deixar a nossa casa em Mozambique. Foi horrivel. O meu pai foi preso pela Frelimo varias vezes, foi agredido, e trabalhou nos campos de trabalho forssado com os guerrilhas de armas apontadas. Qual foi o crime dele? Foi ter nascido em Portugal. Todos os homens na minha familia fizeram servisso militar. O meu cunhado, o meu padrinho, e o meu primo chegaram a combater em Angola. O meu padrinho foi ferido, e morreu. O meu cunhado voltou ferido e doente, mas melhorou. A frelimo tirou-nos tudo. Ficaram com tudo. Chegamos a Portugal completamente pobres. Foi estranho. Nao nos queriam em Portugal. Muitas vezes fomos insultados. Mas no hotel e na pensao, trataram-nos muito bem. Os Africanos em Portugal faziam fogueiras dentro dos quartos num hotel de cinco estrelas. Quimavam as carpets e roubavam cristais dos candelabros. O meu pai procurava trabalho todos os dias. Nao tinhamos nada, so a roupa que consequimos trazer, e uma mala de madeira com cobertores. Erams pobres como o po. Finalmente o meu pai conseguiu um trabalho mediocre a pagar muito pouco, mas saimos logo do hotel e os meus pais arranjaram uma casinha muito pequena para alugar, mas era o noso espasso. O meu pai teve que trabalhar mesmo sendo ja mais de 60 anos e com problemas nos ossos. Eu vim para os EU, sozinha depois dos 18 anos, estudei e formei-me aqui, casei com um Americano, e fiquei aqui nos States, tenho filhos Americanos. As minhas irmas ficaram em Portugal. Os meus queridos paisinhos tambem, e faleceram um atras do outro. O meu pai trabalhou muito duro. Em Mozambique tinhamos uma cantina no mato, mas ele fez outros trabalhos, como capataz na cosntrucao de estradas. Eu vi o meu pai tantas vezes com gotas de suor a cair da testa, a acartar sacos de 50 Kg de milho as costas, punha varias filas delas no Land Rover, e levava para as vilas. Quando ele era capataz, andavamos sempre de um lado para o outro, corremos o paiz todo de norte a sul, este e oeste. Quando la estavam os Portugueses, havia desenvolvimento, havia trabalho, comida, casa, e abundancia para todos. Era uma vida de trabalho duro, mas tambem de abundancia financeira e de curtir a beleza incrivel daquela natureza. Eles ficaram la com tudo. E agora querem indeminizacao? Como? Eles e que deviam pagar tudo o que roubaram e destruiram a quem desenvolveu aqueles paizes e construiu escolas, hospitais, cidades, todo o tipo de infra-estrutura, civilizacao, cultura, e progresso. Entretanto, as ex-colonias ficaram e continuam pessimas.
Eu também vim de Moçambique muito novo. Assista ao video do meu canal com o nome “ Depois da independência de Moçambique “. No video mostra imagens de alguns prisioneiros dos campos de reeducação da frelimo.
Um dia o chicote sai das mãos do agressor e passa para o agredido. Portugal colheu o que plantou. Os africanos por muito tempo comeram o pão que o diabo amassou nas mãos dos portugueses.
@@joanofarcxxi relato emovente! Obrigado! O 25 de Abril trouxe liberdades mas também muitos sofrimentos. Se instalou uma classe politica que com poucas excepções como o Dr. Sá Carneiro só estava interessada no avanço pessoal.
Sofri na pele estás atrocidades, chegado a portugal o apoio foi do governo foi zero, hoje vejo os Bangladeshis, a pedir mais do que a segurança social lhe dá. Na escola, era constantemente ostracizado pelo professor, comunista, que me chamava de "retornado" tenho a certeza que aquele estúpido que dava aulas nem sabia o que queria dizer a palavra retornado... é que eu nasci em Moçambique... o dia de abril, ente 24 e 26 foi o início da era mais sombria da história de Portugal
Também nasci em Moçambique e tive a sorte de poder ir para a África do Sul. Mas primos meus que viviam na Beira e partiram para Portugal tiveram de pagar para dormir em armários, depender de cozinhas sociais para se alimentarem e serem sistematicamente acusados - no que lhes pareceu operações de desinformação mediática deliberadamente planeadas pelo PC, PS e malta de esquerda - de racismo e maus tratamentos de populações nativas, dando até razão a esses mesmos nativos para se vingarem nas ex-colõnias. Curiosamente, agora vejo muitos moçambicanos que de queixavam amargamente dos "tugas" a queixarem-se dos "monhés" e "chinks" que agora mandam por aquelas paragens... e vêm para Portugal, o país dos tão amaldiçoados antigos colonos!
Estranho e equivocado.a culpa foi do Salazar.claro que como colono estava bem mas o povo sofria e morria-se numa guerra estúpida.. sombrio era o passado
@@ivanbarbosa81 Não, o culpado não foi só o Salazar, foi todo o Estado Novo, incluindo ricaços como Champalimaud, Bulhosa, Belrmiro e outros que faziam fortunas em Africa com as tropas nacionais a protegerem os seus interesses. Os ex-colonos pagavam impostos, deviam ter tido direito de proteção. Até a Máfia oferece proteção, mas não a Republica Portuguesa que ainda hoje se mostra indiferente aos seus cidadãos, tanto em Portugal como na emigração
Nunca fui colono, nasci, cresci, estudei, tirei um curso na minha terra, trabalhei até à guerra civil. Vim de avião da força aérea inglesa. Agradeço a Portugal e aos países que nos levaram prá terra dos meus pais. Sou português com orgulho 🇵🇹
Por amor de Deus.... Portugal não tinha colónias. Tinha Províncias Ultramarinas Autónomas. Eu nasci em Moçambique e nos meus documentos diz ex província ultramarina. Não diz colónia.
A evolucao dos territorios Portugueses passa pelos postos , portos , capitanias , " pacificacao e ocupacao " , colonias , provincias e no final estado . Estado de Angola , Republica Portuguesa era o que estava cunhado nas moedas e notas . Estado de Mocambique , Republica Portuguesa . Ainda se lembra ? Mas tinha que acontecer o que aconteceu . Nenhum povo suporta ser tratado sem direitos na propria terra . E assim nasceram os movimentos de libertacao armados . O Brasil foi a primeira colonia Portuguesa a ficar independente . Primeiro a abolicao da escravatura . Escravos que foram trazidos de Africa para trabalhar nas plantacoes do cafe e outras . Trazidos por navios negreiros . Republica do Brasil . Depois foi Goa , Damao e Dio . Guine - Bissau . Angola , Mocambique , Cabo Verde , Sao Tome e Principe . Timor e invadido pelos Indonesios e so consegue a independencia anos mais tarde . Finalmente Macau volta a China . E assim termina a historia do Imperio Portugues .
Era um eufemismo salazarista para tentar convencer a comunidade internacional de que Moçambique, Angola, Guiné, Macau, Cabo Verde, Timor, São Tomé e Goa eram todos províncias dum só país, Portugal. Claro que ninguém na comunidade internacional era cego ou tão burro como Salazar julgava
Porque foram explorados 500 anos impedidos pelo pacto colonial de ter comércio com o estrangeiro e semi escravizados ao ponto de despoletar uma guerra que deu a democracia a Portugal
Destes o MRS não fala. Estes têm direito a justiça, têm direito a ser ressarcidos de tudo o que lhes foi roubado. Apesar de serem portugueses, estes não tiveram o mesmo tratamento que as pessoas que agora chegam a Portugal ilegalmente. VERGONHA!
O erro é pensar que o pedido de desculpa é culpa do estado actual.a culpa é do Salazar e do naciolismo que gerou esta guerra estúpida. Toda a gente nascida nas colónias tem saudade e sentiu se descriminada ao chegar aqui.Eles não reclamam mas quem nunca saiu de cá reclama, curioso
@@ivanbarbosa81a diferença e que uns procuram uma vida melhor estes foram obrigados a fugir, pela sobrevivência para um país que tinha obrigações para com eles seus cidadãos (de segunda), sob o acordo de rejeitarem a origem e todos os bens que para trás deixaram... em troca a alguns davam migalhas a outros uma mão cheia de vento😂😂😂 e ainda esperam orgulho por esse passado?...
@@ivanbarbosa81 é a mesma coisa que dizer que uma pessoa que se defende de um assaltante é responsável pelo assalto. 😂 Salazar não foi o responsável pela guerra. Limitou-se a defender a pátria. Tem de pôr uma coisa na cabeça: Angola, Guiné, Cabo Verde, Moçambique... eram tão portugueses como o Algarve, a Madeira e os Açores. O Partido Comunista, esse sim, foi o maior responsável pela guerra (em conluio com a União Soviética, a República Popular da China, Cuba etc.).
Quem mais sofreu , foram as familias jovens que nunca sairam da metropele , e pouco após tiveram que abandonar o pais . Ao qual ainda hoje não voltaram . Nem voltarão .
O Brasil foi o país que mais recebeu portugueses na história, vieram gente de todos os tipos desde da nobreza a camponeses, pescadores, perseguidos da Inquisição, do governo Salazar e até demos asilo ao último presidente autoritário, nunca expulsamos portugueses de nosso território, no entretanto somos tratados com desprezo em Portugal por muitos portugueses.
A Sra. Isabel Figueiredo esqueceu que quem ia para as colónias passava a ter vida de rainha, com direito a criadas, negras por coincidência e os maridos iam ganhar 5, 10 vezes mais e os filhos andavam em colégios da elite, mas para isso acontecer, o povo na metrópole passava necessidades e não tinha a liberdade que os colonos tinham por terras de áfrica. Eram muito modernos porque lhes era permitido.
@@apenasmaria119Exatamente. Era para manter o privilégio dessas carraças sugadoras que nós vivíamos em repressão para não nos revoltarmos contra a injustiça de termos os nossos rapazes levados à força para morrer na selva africana a defender o privilégio de uma gente que não tinha nada a ver connosco a não ser a cor da pele e a língua. Bazem para Africa onde nasceram e orientem-se com os africanos que exploraram durante décadas. Carraças sugadoras, são uma doença para Portugal.
Colonos...retornados... Nada sobre a ponte aérea para o Brasil (1 Jumbo da TAP e um DC-10 da Varig) É duro perceber que após tantos anos, ainda os portugueses de "Portugal continental" mantêem preconceito contra os portugueses do "Portugal Ultramarino". Quanto sofrimento provocado especialmente na ocasião, e aos países que nasceriam com a "descolonização". E não me digam que ninguém teve culpa. Ou que quem teve culpa foi quem sofreu as mazelas do processo. Aprendamos todos com os erros, e que se conte a história como realmente foi. Só assim evoluímos como lusofonia.
@@nunosantos485 a minha terra era Moçambique, até hoje nunca mais voltei. Era uma criança quando parti, deixei amigos que nunca me despedi... enfim, já passaram tantos anos e os politicos continuam os mesmos bandidos.
A chamada descolonização exemplar dos políticos vermelhos esta aos olhos de todo o mundo e quem os veio substituir colonos portugueses foram então os colonos Russos e Chineses salvadores do Império português que não fizeram mais que atrasar Angola no seu progresso enfim tem o que merecem
O presente que a cagada do 25 de abril nos deu. Esperando até hoje pelas reparações das autoridades portuguesas. Não quero saber de Salazares e liberdades ou democracias, quero saber do futuro que nos foi arrancado. Para quando o dia da vergonha nacional?
Vergonha era as mulheres não poderem viajar sem o marido nem votar, e as pessoas estarem a lutar numa guerra colonial enquanto o Salazar se sentava na cadeira
@@ivanbarbosa81 não vale descontextualizar. É esdrúxulo! Também ninguém podia usar celulares simplesmente porque não existia tal tecnologia! Ademais há explicações sensatas para essas regulamentações. Até questões de segurança eram justificativas.
Eu tinha um comércio e atendia vários portugueses vindos de de Angola para o Brasil, não quizeram voltar a Portugal diziam que deixaram tudo lá mesa posta comida na geladeira etcc. É vieram fugidos com medo de serem apanhados Alguns falavam que os portugueses maltratava os angolanos menos favorecidos dando lhes trabalhos escravo, por isso estavam a fugir pelas próprias atitudes deles.
Tristezas que o salazar provocou ao mandar para Angola rapidamente e em força em vez de tentar negociar. 10 anos depois das primeiras insurreições os povos oprimidos rebelaram-se e no calor da furia 500 anos acumulada cometeram atrocidades só conparaveis ao napalm usado pelos portugueses na Guiné.Nao se orgulhem, nao defendam a pátria, cuidado com o hino, foi essa cegueira que nos conduziu à guerra.Fasciamo nunca mais! Nao culpem o 25 de abril mas sim o Salazar
Ó senhor ganhe juízo tanta propaganda de esquerda! Sao tomé queria ficar com Portugal, estao chateados e magoados até hoje com o que Portugal fez!! Deixe-se de propaganda comuna que até lhe fica mal. Cabo Verde não tinha habitantes, eram ilhas desertas, desertas!!! Aquilo foi habitado por portugueses.
Não sou Lusitano ,porém , eu culpo os marxistas da revolução- de abril. Não por ter alforreado as suas nações africanas. Mas, sim como foi feita. Sem qualquer acordo. Esse acordo deveria cons tar a retirada tranquila dos lusita- nos. A revolta militar de abril não abrigava respeito à Democracia Liberal.. Pois bem, mais tarde veio a contra- revolta desmantelado estatização de bens privados. A re volta de abril não tem nada a co.- memorar, e sim chorar. Viva à Democracia Portuguesa.
A maioria dos Portugueses que sairam de Angola e de outras colonias portuguesas e foram para Portugal fugidos da guerra nao eram retornados porque muitos nasceram em Angola e em outras colonias , eram Portugueses nascidos no ultramar que era territorio portugues e que foram viver em Portugal que é a sua patria motivado pela guerra. Nao sei quem foi o idiota que criou esse nome de retornados para se referir a todos os Portugueses que chegaram oriundos das províncias ultramarinas.
@@anaribeiro1599não eram, Portugal é que lhes deu as suas fronteiras, língua universal. Edifícios, pontes, hospitais, etc.. A vida lá era boa. E agora?
@@PhlilipeAlves a lingua foi imposta em detrimento das línguas originais. Tudo o resto destinava-se ao conforto dos colonos. A vida lá era boa para quem?
@@anaribeiro1599 era boa para todos. Viviam melhor na altura do que agora. Até na África do Sul vivia-se melhor no Apartheid. Mesmo se sou contra a segregação, agora aquilo está uma desgraça. Outra coisa, os dialectos não os perderam, tiveram uma língua comum, que até ajuda à se entender melhor.
Diz este reles comentador: 500 mil colonos brancos...das ex colonias africanas...só suplementados pelo milhão de franceses que saíram da Argélia, aquele país... Se não fosse um fanático tonto teria dito: saíram 1 milhão de colonos franceses da ex colonia francesa. Nem para fanático serve...
Tratamos melhor a escorja toda que vem para cá sem sequer falar Português do que tratamos os Portugueses que nos representaram a desenvolveram durante décadas! Vendo isto nem quero imaginar o que estes pobres Portugueses passaram e, em vez de virem receber qualquer subsídio, arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra. Somos mesmo um povo destinado á extinção por sucessivas medidas politicas corruptas e desonestas toda com vista do lucro pessoal em vez do bem de uma Nação...
Por muito que custe a todos os que retornaram a Portugal em 1974 e 1975, e estima-se que regressam cerca de meio milhão . Muito mudou para melhor. Na altura o regresso dos portugueses foi o mal menor, não se esquessam da guerra, porque e por quem lutaram esses bravos rapazes? Terminou uma guerra que tantas vidas ceifou e estropiou, desgracou milhares de familias. Acabaram os presos politicos e o país evoluiu, não foi o desejado? Foi o possível. Eu vivi em Angola e vi o que ninguém devia ver, guerra, racismo, escravatura, sim, escravatura. Culpem Salazar e Caetano pelo que aconteceu nas colónias, deviam ter descolonizado em devido tempo, assim, já não teria havido retorno. Viva a Pátria Portuguesa, viva a liberdade
Acho que ele foi mal entendido.Pedir desculpa acho muito mas reconhecer formalmente era bom.Essa gente voltou por culpa do Salazar por isso eu nunca serei patriota nunca defenderei pátria alguma pois só dá desgraça
Como assim? A partir do momento que vivem em outra terra, com suas casas, emprego etc e ambiente político, torna perigoso continuarem lá, ficando sem essas coisas. Tornam-se refugiados, não?
@@-Alexandre_Meireles- mais um que vê as coisas preto e branco. Alguns dessas pessoas em nada tinham haver com acções do governo. Simplesmente mudaram-se para lá para oportunidades melhores, outros eram refugiados da erupção do Faial etc e essa história da terra "não os pertencia" quando muitos nasceram lá, é perigoso. Mas verdade, não eram "nativos" de lá e beneficiaram com o sistema. Mas não deixaram de ser refugiados e como disse, muitos Simplesmente estavam a viver sua vida por lá. A vida e a história não é preto e branco e como disse, cuidado com o argumento de "território que não os pertencia" sendo muitos nascidos e criados lá.
@@gordusmaximus4990 *Meu caro: É óbvio que, está a argumentar da forma que lhe é mais conveniente para defender a sua opinião.* *Como não estou disposto a dar-lhe uma lição de história, fique com a sua opinião, que eu, prefiro ficar com a verdade histórica.*
EU SOU REFUGIADA NAO RETORNADA....." METROPOLE " NA OCASIÃO ESTAVA 50 ANOS ATRASADA...... OS REFUGIADOS SZBUAM TRABALHAR E DETAM A VOLTA POR CIMA...... AREJARAM ESTE PAÍS .....
PENSO EU QUE REGRESSADOS VOLTAM AO SITIO DE ONDE PARTIRAM DE ONDE NASCERAM DE ONDE VIVERAM NAO É O MEU CASO REPITO NAO E MEU CASO POR ISSO CHAMO REFUGIADA..... SORRY
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
Essa gente nunca aqui deviam de ter entrado , atrasaram o desenvolvimento que o país começava a ter por mais trinta anos , uma verdadeira chaga social .
Foi a unica coisa que aconteceu de bom com o 25 de abril, ter acabado com a guerra ,o resto foi tudo uma grande xulice aproveitameto deste sumples povo
Para Trapalhões Terroristas Do MRPP das FP 25 já o temos a ele se não gotas . Problema teu ..! A esquerda que bate no peito pela liberdade que fique bem caladinha pois quis levar este país para uma Ditadura Comunistas. Obrigado Ramalho Eanes 25 Novembro sempre . Nem Fachos nem comunas nunca mais .!.
E fomos tão maltratados, desprezados pelo governo e pelos nossos "conterrâneos". Perdemos tudo, e a nada tivemos direito. Hoje, vale a pena ser refugiado ou imigrante... mas, com trabalho, demos a volta por cima e hoje sentimos orgulho de termos sido RETORNADOS.
A maioria dos bens encantados, acabaram em Cuba. Fui um dos que, andei a transportar os Portugueses do interior de Angola para Luanda e Nova Lisboa. Infelizmente, constatei cenas horríveis e desumanas que se passaram. Só ganhou com a chegada dos Retornados, Portugal Continental, pois, então, Portugal tinha um atraso em relação aos Portugueses que chegavam mais de vinte anos. Portugal teve desenvolvimento, deve-se á chegada dos Retornados. Todos eram pessoas que estavam habituados a TRABALHAR . INFELIZMENTE, NINGUÉM, ATÉ HOJE CRIOU O DIA DO RETORNADO. VIVA OS GRANDES HERÓIS RETORNADOS.
Podiam era terem là ficado e defendiam o que era deles em vez de irem os jovens de Portugal defender aquilo que nunca foi nosso,nunca precisamos daquilo pra nada
@@palmirarocha9570 vou responder, pois, já imaginei ao mundo a que pertences. Eu fiquei na minha Terra, Luanda, e só abandonei , Luanda, Angola, em 1979, por falta de segurança, motivado pela Guerra Civil. Agora, vou dizer o que desconheces. Conheci Portugal em 1961 , então, tinha um atraso de 30 anos em relação aos Portugueses de Angola. Em 1975 , Portugal, ainda, era um País do terceiro Mundo. Agora, vou dizer o que desconheces, Angola sustentava Portugal, logo os Portugueses. Gostas da VERDADE. Se não fosse Angola sustentar Portugal, então, vocês morreriam á fome, ainda assim, havia muita fome. Quando chegavam Portugueses idos de Portugal para trabalhar em Angola, ouvíamos o que diziam de Portugal Continental. Toma e vai- te curar da tua raiva contra os Portugueses que construíram Angola.
@@joaquimelias8648 Nunca vinha nada de Angola para Portugal,nada,os diamantes da diamanga eram para quem ?nunca veio nada para Portugal e sabe pourque ?Pourtugal tinha tudo,e agora quem governa Angola,quem rouba Angola ?
@palmirarocha9570 Remmember my friend Angola was a colony of Portugal and that is why the Portuguese Army went to Angola
@@palmirarocha9570 Eu , fui um dos 11 tripulantes da DTA / TAAG que recebiam os diamantes na Portugália, a fim de, os transportar para Luanda, depois, eram entregues á P.I.D. E., no Aeroporto de Luanda, então, seguiam para Portugal. Em Angola não ficavam, isso tenho a certeza absoluta.
Sai com 23 anos de Moçambique hoje aos 71 anos me encontro em Sao Paulo com vida fui varias vezes a portugal ver meus familiares , mais para me portugal nunca mais,tinha morrido no meu coraçao
Infelizmente, não é? Portugal não é bom nem para os portugueses, tamanha é a corrupção. Força aí em São Paulo. Abraço
Como negas a tua nacionalidade e país? Isso aconteceu por fruto das ações de vcs mesmos. Não reclame.
@@marcosmoreira7034 para mim portugal tambem morreu a muito tempo, nacionalidade? eu nasci em portugal e encontrei pessoas indianas que nem portugues falam em londres, portugal morreu a muito, quem controla portugal sao as sociedades secretas, uniao europeia, natos, world economic forum e tudo o resto, os tugas pagam impostos so servem para isso... ser portugues so precisa pagar umas moeditas e tem passaporte...
@@informed8640 true story mas temos de ter esperanca!
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
Eu estava aí tinha 14 anos saudades ❤graças a Deus escapei agora vivo na minha segunda pátria amada 🇧🇷
Eu tbm no Brasil, minha segunda Pátria muito amada.
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
@@VIRIATO-VIRIATHUS os únicos responsáveis foram os terroristas (especialmente os comunistas). Se estivessem quietos, a guerra nunca teria acontecido. A ONU também teve alguma culpa, ao impor a "descolonização" em Portugal, quando praticamente ninguém queria independência. Os EUA, a Rússia, a China... continuam sem "descolonizar" e ninguém reclama. Salazar, mesmo tendo os seus defeitos, fez a única coisa que um líder decente poderia ter feito: guerra ao terrorismo.
Chegaram a Portugal, em1975. Eram 500.000 colonos. Chegaram e não estiveram com mi mi mi. Começaram a trabalhar, montar empresas, avançar, progredir. Em 1980 600.000 retornados, dos quais 200.000 activos JÁ DAVAM EMPPREGO A UM MILHÃO DE PORTUGUESES! Agora veja-se só o que perdeu Angola e o que perdeu Moçambique! Portugal era um país COMPLETAMENTE dominado pelos bravos HOMENS e MULHERES que vieram das colonias!!! Uma HISTÒRIA de fascínio total. Portugal só tem a agradecer aos COLONOS que vieram para PORTUGAL!!!
,,,,,verdade,a maioria meteu.se nas empresas de top,sacaram os empregos aos portugueses legítimos ou seja,xicos espertos f......ainda mais o povo da fome e miséria que enviava seus filhos para morrerem nas picadas da eles,,,,,pois isso é conversas de xaxa para gaiatos do tikes tokes e afins,,,gentola que hoje berra mas de pança cheia.
Tudo às custas do povo, eram cupichas do Salazarismo sangradores da Nação
Colonos colonizados.. quem nasceu em África não é colono.Concordo com tudo menos com o nome colonos pois eram filhos da terra em que nasceram e foram obrigados a deixar por causa da teimosia salazarista numa guerra estúpida
Sem dúvida.. Portugal continental era o chamado " atraso de vida "... O nome de retornados deveria ser escrito a letras de ouro na História Universal, sem ELES a economia nunca teria evoluído como evoluiu até aos nossos dias...fomos ostrassizados, como se viessemos roubar trabalho a quem aqui estava, mas a Real Verdade é que estávamos
" anos luz" á frente do que aqui se vivia ... No meu caso a nível de Viagens e Turismo , área que até hoje é a minha paixão vim encontrar gente sem Atitude sem Iniciativa, sem Brio ,sem Profissionalismo... Nada tinha ver com o meu trajecto...e só tinha 20 anos, mas uma vontade indomita de trabalhar e tanto pensei para conseguir chegar mais longe...o rótulo de " retornada" era uma ameaça para os demais ... Só para que conste... aqui neste canto de mentes torpes..ser Mulher e Retornada era sinônimo de " ameaça"... Foi um estigma que se colou a mim e outros até hoje🤔
MAS Nunca desisti,.a Força de África continua a alimentar os meus dias, é Bom Recordar 👍
@@helenamariaalbernaz8546 ,,,,, exato,retornado a dourado,muitos bons . a maioria? Uns...m....das .Por isso 25 Abril cumprido ns totalidade,acabar com a guerra ,tirar a nata da juventude que morri am que nem cães no ultramar por meia dúzia de retornas bons.,,poisss..,talikualiuiii a dourado.
A chamada descolonização - Angola e Mocambique acabaram ser países satélites do império soviético - foi uma grande tragédia humana que o estado portugues não reconheceu até hoje. E hoje falem em indemnizar as antigas colónias! Que loucura! Obrigado por esta documentação importante!
NÃO HOUVE DESCOLONIZAÇÃO ALGUMA!!!.. Houve Sim um ABANDONO!!!.. Com o 25 da Abrilada Komunista em Lisboa, teve como consequência mais de 2 Milhões e 300 Mil MORTOS!.. Um VERDADEIRO HOLOCAUSTO!!!.. Os Portugueses albinos metropolitanos foram Cúmplices!!!.. VERGONHA!.. Metropolitano ALBINO :-- Género Animal Social, 1/2 Gente, 1/2 BICHO!... VIVA OS PORTUGUESES ULTRAMARINOS!!!!...
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
@@VIRIATO-VIRIATHUS Morreram mais por ano como vítimas de acidentes de viação que na chamada guerra colonial!
Obrigada Portugal por me ter recebido a bem ou mal com começos e desacertos o balanço é positivo entre caixas e caixotes muitos encaichados nas casas dos Portugueses sobrevivemos
Obrigada Portugal
Foi uma violência para todos nós! Na minha casa, os meus pais tinham, então, 30 e poucos anos e a sua família. Obrigado pela justiça que nos faz com este documentário.
Imagina o que é ter tudo, viver numa terra desenvolvida com uma vida fantástica, e de repente perder tudo e estar numa situação de retornado sofrendo discriminação e sendo como que um fardo um estorvo perante os outros portugueses, foi muito duro isso!
Pois nada bom,imagino nada fácil ,mas para os que sempre viveram em Portugal,tbm foi muito díficil!!!continuaram a não ter nenhuma ajuda,era para uns e não para outros!!!tbm tiveram que partir ainda mais em maça trabalhar para o estrangeiro,os empregos não lhes eram atribuidos,não eram eles a prioridade para o mercado de trabalho,nem vantagens para pôr negócio,nem para comprar empresas,não era a população do continente que beneficiava dos privilégios!!!foi assim,umas dificuldades para uns,e outras para outros!!!não digam mentiras,denegrir é de baixo nível!!!
Não se é retornado se nunca se viveu em Portugal😢
@@nunosantos485 Eram filhos de portugueses que foram para as colónias portuguesas, cidades que Portugal ergueu em África e com intenção e vontade que fossem povoadas e administradas por portugueses, o mínimo que Portugal poderia fazer era acolher de volta todos esses portugueses, que foram forçados a sair!
Esses momentos foram lições para nem todos que assistiram. E para os que os viveram foi um desastre em suas vidas, para muitos irrecuperavel. Verdadeiras vitimas a quem o Estado nada deu.
O estado novo e o regime democrático.a culpa é do Salazar e acho que agora o governo deve um pedido de desculpa a todos os que foram obrigados a ir p a guerra , aos colonizados e aos retornados
Muito obrigado,Senhor Nuno M. Raimundo.Os massacres de portugueses no norte de Angola,em 1961 e na periferia de Luanda em 1975,é um segredo sujo que ninguém fala ...Obrigado,de coração!
Tenho pena nenhuma. Foi o que vocês colonialistas andaram a fazer aos desgraçados dos africanos durante décadas, a mata-los barbaramente na própria terra deles.
Ninguém fala? Deve estar maluquinho. Foi isso que desencadeou a guerra. E agora digo-lhe mais: suspeita-se de que a Pide e Salazar sabiam muito bem o que ia acontecer. E não fizeram nada para o evitar. Sabe porquê?
Culpa do Salazar esse animal
@@anaribeiro1599A suspeita n é nada.
Em Luanda a guerra foi o choque dos três partidos, os cubanos, (viviam num prédio na Samba) e "uns rapazes do PC e outros q n falavam portugues, etc, etc etc!
Verdadeiro 🙏🙏👋👋👋
As dificuldades e as perdas pessoais sofridas pelos cidadãos portugueses que serviam e defendiam a Republica Portuguesa nas colónias foram incalculáveis. Foram gerações já nascidas em Moçambique, Angola e outras colónias que perderam as suas raízes, a pouca propriedade que tinham e tiveram de recomeçar a vida com o rótulo de "retornados" acusados de praticar ações racistas e infames contra populaçõpes africanas que na realidade eram da responsabilidade do governo e exército portugueses. A maior conquista do 25 de abril foi largar à sua sorte os "colonos" que pagavam impostos ao governo da República Portuguesa. Eram cididãos portugueses, expunham as suas vidas a guerras de guerrilha, minas, baixas condições médicas e civilizacionais, doenças tropicais e outros perigos para servir a suposta Nação. O meu pai era 1º secretário no Consulaado Geral de Joanesburgo, África do Sul, e ele e seus colegas receberam ordens para desencorajar o regresso de "colonos" a Portugal, deviam era ficar na África do Sul, ou ir para destinos habituais para a emigração lusa como Brasil, França. Foi uma grande CONQUISTA do 25 de abril a cobardia com que o governo português virou as costas aos seus contribuintes e cidadãos nas colónias. CONTRA OS COLONOS MARCHAR MARCHAR!
Eu e família só trouxemos malas com roupas mais nada, era tudo a correr para apanhar o avião.😢
O meu bisavô nasceu na zona Belém e foi super novo para Moçambique. Ainda fez parte da comitiva que acolheu o Principe D.Luis em 1907 quando ele visitou a cidade da Beira. Casou-se em Moçambique com a filha de um outro colono Português do Algarve em 1920 e a minha avó nasceu em 1937 na Beira. Teve de sair também fugida depois da independência. Mandou primeiro os filhos sozinhos para a casa da sogra, a mãe do meu avô, que morava em Viseu e ainda teve que ficar lá com o meu avô para tentar salvar o máximo possível tanto de mobilias, terras, dinheiro e etc. possível. Ela tinha 7 irmãos. Muitos nunca mais voltou a ver porque foram ou mortos ou acabaram por ir para outros sítios. O meu pai veio com o meu avô que era soldado em Angola para a terra do pai também em Viseu. Já pensei muitas vezes, que não fosse a guerra colonial, os meus pais não se teriam conhecido.
O resultado de uma vida, dentro de uma mala😢😢😢😢
Lembro-me de voar em 1978 num 747 da TAP dos que andaram a fazer a ponte aérea, todo destruido por dentro.
Documentário interessante. Abraço do Brasil
Deviam perguntar ao Martel quem vai indeminizar estas familias que deixaram tudo para traz, que perderam tudo que tinham que voltaram para Portugal sem o minimo de respeito e dignidade e que viveram ao apoio de familiares sem o menor respeito. Pergunto ao sr Martelo o que foi feito dos bens destas pessoas? Ainda queremdar mais as ex colonias? E os ex-militares? quee respeito lhes teem dado? Que carinho e louvores na Assembleia? Onde estao as medalhas?
O Salazar devia indemniza los. Não merecem medalhas, estavam a matar gente embora enganados por isso não os culpo. O governo tem de pedir desculpa a todos, retornados, colónias, combatentes de lá e de cá
Esse martelo era realmente o opressor dos autóctones e dos retornados. Notem 11:36 que tinha idade para cumprir o serviço militar mas nao o fez. A maoria dos jovens retornados tinham habilitações académicas muito superiores à generalidade da população local. Isso tambem levava à preferência nos empregos.
En Suid-Afrika het ook sý deel van die vlugtelinge gehuisves.
Só tenho pena porque angola está muito pior e o povo não merecia viver nessa pobreza vim para Portugal com 18 anos casada com um angolano sofri muito mas conseguiu vencer ,hoje conto toda a história aos meus filhos ,as saudades são muitas, só desejo felicidades a todos os angolanos beijinhos grandes angola estaras sempre no meu coração ❤
Adoraria ouvir suas histórias.❤❤❤❤
Bonito Adoro pessoas nascidas nas colónias,são mais humanas e tolerantes e exemplo do que Portugal tem de melhor.Precisamos de vocês para vencer o nacionalismo senão corremos o risco de uma guerra civil em Portugal
Que grande piada, Angola está muito pior, eu sei que lembra como deixou Angola, mas será que lembra como deixou os Angolanos? No geral Sempre tiveram problemas de educação, saúde, energia, água 😢
@@guizuae agoravivem com saúde e e ducação grátis 😂😂
@@xanaduarte4577 Se não tivéssemos corrido com os Tugas, provavelmente estaríamos na mesma, é só olhar o Brasil🙈, com mais de 100 anos de história
tudo precipitado e mau para as ex colónias, pois em 78/79 os portugueses começaram a voltar ,já não para viver mas para trabalhar e ensinar os naturais a trabalhar também, eu por exemplo fui para o DUNDO em Angola para jogar futebol no " Sagrada Esperança ", equipa da DIAMANG onde nos seus variados sectores ( desde as minas ás oficinas, passando por hospitais eram todos cooperadores), isto não só na companhia de diamantes mas nas grandes empresas nacionais ou internacionais, foi necessário a mão de obra estrangeira, não quiseram ser colónia Portuguesa mas hoje são a Russia e Cuba que dominam os mercados e dão a mão de obra, será que as provincias ultramarinas estão melhores hoje?? eu duvido!
Eu era menina pequena quando tivemos que deixar a nossa casa em Mozambique. Foi horrivel. O meu pai foi preso pela Frelimo varias vezes, foi agredido, e trabalhou nos campos de trabalho forssado com os guerrilhas de armas apontadas. Qual foi o crime dele? Foi ter nascido em Portugal. Todos os homens na minha familia fizeram servisso militar. O meu cunhado, o meu padrinho, e o meu primo chegaram a combater em Angola. O meu padrinho foi ferido, e morreu. O meu cunhado voltou ferido e doente, mas melhorou. A frelimo tirou-nos tudo. Ficaram com tudo. Chegamos a Portugal completamente pobres. Foi estranho. Nao nos queriam em Portugal. Muitas vezes fomos insultados. Mas no hotel e na pensao, trataram-nos muito bem. Os Africanos em Portugal faziam fogueiras dentro dos quartos num hotel de cinco estrelas. Quimavam as carpets e roubavam cristais dos candelabros. O meu pai procurava trabalho todos os dias. Nao tinhamos nada, so a roupa que consequimos trazer, e uma mala de madeira com cobertores. Erams pobres como o po. Finalmente o meu pai conseguiu um trabalho mediocre a pagar muito pouco, mas saimos logo do hotel e os meus pais arranjaram uma casinha muito pequena para alugar, mas era o noso espasso. O meu pai teve que trabalhar mesmo sendo ja mais de 60 anos e com problemas nos ossos. Eu vim para os EU, sozinha depois dos 18 anos, estudei e formei-me aqui, casei com um Americano, e fiquei aqui nos States, tenho filhos Americanos. As minhas irmas ficaram em Portugal. Os meus queridos paisinhos tambem, e faleceram um atras do outro. O meu pai trabalhou muito duro. Em Mozambique tinhamos uma cantina no mato, mas ele fez outros trabalhos, como capataz na cosntrucao de estradas. Eu vi o meu pai tantas vezes com gotas de suor a cair da testa, a acartar sacos de 50 Kg de milho as costas, punha varias filas delas no Land Rover, e levava para as vilas. Quando ele era capataz, andavamos sempre de um lado para o outro, corremos o paiz todo de norte a sul, este e oeste. Quando la estavam os Portugueses, havia desenvolvimento, havia trabalho, comida, casa, e abundancia para todos. Era uma vida de trabalho duro, mas tambem de abundancia financeira e de curtir a beleza incrivel daquela natureza. Eles ficaram la com tudo. E agora querem indeminizacao? Como? Eles e que deviam pagar tudo o que roubaram e destruiram a quem desenvolveu aqueles paizes e construiu escolas, hospitais, cidades, todo o tipo de infra-estrutura, civilizacao, cultura, e progresso. Entretanto, as ex-colonias ficaram e continuam pessimas.
Eu também vim de Moçambique muito novo. Assista ao video do meu canal com o nome “ Depois da independência de Moçambique “. No video mostra imagens de alguns prisioneiros dos campos de reeducação da frelimo.
Um dia o chicote sai das mãos do agressor e passa para o agredido. Portugal colheu o que plantou. Os africanos por muito tempo comeram o pão que o diabo amassou nas mãos dos portugueses.
@@joanofarcxxi relato emovente! Obrigado! O 25 de Abril trouxe liberdades mas também muitos sofrimentos. Se instalou uma classe politica que com poucas excepções como o Dr. Sá Carneiro só estava interessada no avanço pessoal.
Sofri na pele estás atrocidades, chegado a portugal o apoio foi do governo foi zero, hoje vejo os Bangladeshis, a pedir mais do que a segurança social lhe dá. Na escola, era constantemente ostracizado pelo professor, comunista, que me chamava de "retornado" tenho a certeza que aquele estúpido que dava aulas nem sabia o que queria dizer a palavra retornado... é que eu nasci em Moçambique... o dia de abril, ente 24 e 26 foi o início da era mais sombria da história de Portugal
Também nasci em Moçambique e tive a sorte de poder ir para a África do Sul. Mas primos meus que viviam na Beira e partiram para Portugal tiveram de pagar para dormir em armários, depender de cozinhas sociais para se alimentarem e serem sistematicamente acusados - no que lhes pareceu operações de desinformação mediática deliberadamente planeadas pelo PC, PS e malta de esquerda - de racismo e maus tratamentos de populações nativas, dando até razão a esses mesmos nativos para se vingarem nas ex-colõnias. Curiosamente, agora vejo muitos moçambicanos que de queixavam amargamente dos "tugas" a queixarem-se dos "monhés" e "chinks" que agora mandam por aquelas paragens... e vêm para Portugal, o país dos tão amaldiçoados antigos colonos!
Estranho e equivocado.a culpa foi do Salazar.claro que como colono estava bem mas o povo sofria e morria-se numa guerra estúpida.. sombrio era o passado
@@ivanbarbosa81 Não, o culpado não foi só o Salazar, foi todo o Estado Novo, incluindo ricaços como Champalimaud, Bulhosa, Belrmiro e outros que faziam fortunas em Africa com as tropas nacionais a protegerem os seus interesses. Os ex-colonos pagavam impostos, deviam ter tido direito de proteção. Até a Máfia oferece proteção, mas não a Republica Portuguesa que ainda hoje se mostra indiferente aos seus cidadãos, tanto em Portugal como na emigração
Nunca fui colono, nasci, cresci, estudei, tirei um curso na minha terra, trabalhei até à guerra civil.
Vim de avião da força aérea inglesa.
Agradeço a Portugal e aos países que nos levaram prá terra dos meus pais.
Sou português com orgulho 🇵🇹
Por amor de Deus.... Portugal não tinha colónias. Tinha Províncias Ultramarinas Autónomas. Eu nasci em Moçambique e nos meus documentos diz ex província ultramarina. Não diz colónia.
Oh nosso ainda estás tão catequizado pelo salazar que ainda não viste que estavas numa colónia como colonizador.
Essa é boa! Você chama o que quiser. Mas isso não muda nada! Colónias! Territórios ocupados!
A evolucao dos territorios Portugueses passa pelos postos , portos , capitanias , " pacificacao e ocupacao " , colonias , provincias e no final estado . Estado de Angola , Republica Portuguesa era o que estava cunhado nas moedas e notas . Estado de Mocambique , Republica Portuguesa .
Ainda se lembra ?
Mas tinha que acontecer o que aconteceu . Nenhum povo suporta ser tratado sem direitos na propria terra . E assim nasceram os movimentos de libertacao armados .
O Brasil foi a primeira colonia Portuguesa a ficar independente . Primeiro a abolicao da escravatura . Escravos que foram trazidos de Africa para trabalhar nas plantacoes do cafe e outras . Trazidos por navios negreiros .
Republica do Brasil .
Depois foi Goa , Damao e Dio .
Guine - Bissau .
Angola , Mocambique , Cabo Verde , Sao Tome e Principe .
Timor e invadido pelos Indonesios e so consegue a independencia anos mais tarde .
Finalmente Macau volta a China .
E assim termina a historia do Imperio Portugues .
Mas diz a constituição de 33 e o pacto colonial. O que se diz e a realidade são coisas distintas.Nao se pode negar os factos
Era um eufemismo salazarista para tentar convencer a comunidade internacional de que Moçambique, Angola, Guiné, Macau, Cabo Verde, Timor, São Tomé e Goa eram todos províncias dum só país, Portugal. Claro que ninguém na comunidade internacional era cego ou tão burro como Salazar julgava
O que faz o Fernando Rosas num programa que pretende ser sério?
Fernando Rosas sempre foi um activista/ militante da extrema esquerda, fantasiado de Historiador! Não merece qualquer credibilidade!
O Fernando Rosas tem direito a sua opiniao.
Realmente, é uma ironia
@@importacaomadeirasamarofig9240 então que meta a opinião dele no cu
@@importacaomadeirasamarofig9240 Fernando Rosas é um terrorista de extrema esquerda
Regressei a Portugal em julho de 1975, com 10 anos, após 8 anos a viver a 160 km de "Nova-Lisboa".
Obrigado.
Agora querem vir todos para a terra do colono , porque será ?
Porque foram explorados 500 anos impedidos pelo pacto colonial de ter comércio com o estrangeiro e semi escravizados ao ponto de despoletar uma guerra que deu a democracia a Portugal
Salmo23.salmo91.
A Graça de Deus é melhor que a Vida!
Jesus volta muito em breve!!
Não deu certo lá....
Destes o MRS não fala. Estes têm direito a justiça, têm direito a ser ressarcidos de tudo o que lhes foi roubado. Apesar de serem portugueses, estes não tiveram o mesmo tratamento que as pessoas que agora chegam a Portugal ilegalmente. VERGONHA!
O erro é pensar que o pedido de desculpa é culpa do estado actual.a culpa é do Salazar e do naciolismo que gerou esta guerra estúpida. Toda a gente nascida nas colónias tem saudade e sentiu se descriminada ao chegar aqui.Eles não reclamam mas quem nunca saiu de cá reclama, curioso
Eles eram refugiados reais, não migrantes econômicos
Bem verdade
Qual a diferença se todos saem para procurar uma vida melhor?
Refugiados Reais? Existem refugiados de mentira? E outra ser refugiados dentro do próprio país? Era território ultramarino.
@@ivanbarbosa81a diferença e que uns procuram uma vida melhor estes foram obrigados a fugir, pela sobrevivência para um país que tinha obrigações para com eles seus cidadãos (de segunda), sob o acordo de rejeitarem a origem e todos os bens que para trás deixaram... em troca a alguns davam migalhas a outros uma mão cheia de vento😂😂😂 e ainda esperam orgulho por esse passado?...
E saber que há gente que esqueceu disto tudo e votam no PS
Alguns bandidos tiveram grandes cargos politicos durante anos logo a seguir a esta desgraça. O povo gosta!!
Chora mais, retorna apátrida.
Lol. A culpa disto tudo foi do Salazar e do naciolismo, e não do ps , viva Portugal gritavam os inocentes na guerra
@@ivanbarbosa81 é a mesma coisa que dizer que uma pessoa que se defende de um assaltante é responsável pelo assalto. 😂 Salazar não foi o responsável pela guerra. Limitou-se a defender a pátria. Tem de pôr uma coisa na cabeça: Angola, Guiné, Cabo Verde, Moçambique... eram tão portugueses como o Algarve, a Madeira e os Açores.
O Partido Comunista, esse sim, foi o maior responsável pela guerra (em conluio com a União Soviética, a República Popular da China, Cuba etc.).
Bom vídeo 🤙🖖
Agradecemos aos comunista em Portugal na altura, tambem passei por isso. Uma deceção a quando da chegada a Portugal
Falam de 500 mil portugueses retornados? Esquecem os que imigraram direto de Angola e Moçambique para a Africa do Sul, Brasil e Venezuela?
Quem mais sofreu , foram as familias jovens que nunca sairam da metropele , e pouco após tiveram que abandonar o pais . Ao qual ainda hoje não voltaram . Nem voltarão .
Eu diria mais, quem também sofreu foram os colonizados maltratados e discriminados que ninguém fala e quer tratar como bichos.Viva a liberdade
Os meus pais durante mais de 22 anos tivetam que se remeter ao silêncio pelos nossos compatriotas ainda pior a família do continente
O Brasil foi o país que mais recebeu portugueses na história, vieram gente de todos os tipos desde da nobreza a camponeses, pescadores, perseguidos da Inquisição, do governo Salazar e até demos asilo ao último presidente autoritário, nunca expulsamos portugueses de nosso território, no entretanto somos tratados com desprezo em Portugal por muitos portugueses.
Esse retrato da sociedade portuguesa descrito pela Sra. Isabela Figueiredo continua absolutamente fiel e atual , acho que faz parte do DNA desse povo.
Concordo...
A Sra. Isabel Figueiredo esqueceu que quem ia para as colónias passava a ter vida de rainha, com direito a criadas, negras por coincidência e os maridos iam ganhar 5, 10 vezes mais e os filhos andavam em colégios da elite, mas para isso acontecer, o povo na metrópole passava necessidades e não tinha a liberdade que os colonos tinham por terras de áfrica. Eram muito modernos porque lhes era permitido.
@@apenasmaria119Exatamente. Era para manter o privilégio dessas carraças sugadoras que nós vivíamos em repressão para não nos revoltarmos contra a injustiça de termos os nossos rapazes levados à força para morrer na selva africana a defender o privilégio de uma gente que não tinha nada a ver connosco a não ser a cor da pele e a língua.
Bazem para Africa onde nasceram e orientem-se com os africanos que exploraram durante décadas.
Carraças sugadoras, são uma doença para Portugal.
@@apenasmaria119ridicula...quem ia ganhar merecia cada centavo pois produzia, já quem fica sentado na inveja 😂😂😂
Colonos...retornados...
Nada sobre a ponte aérea para o Brasil (1 Jumbo da TAP e um DC-10 da Varig)
É duro perceber que após tantos anos, ainda os portugueses de "Portugal continental" mantêem preconceito contra os portugueses do "Portugal Ultramarino".
Quanto sofrimento provocado especialmente na ocasião, e aos países que nasceriam com a "descolonização".
E não me digam que ninguém teve culpa. Ou que quem teve culpa foi quem sofreu as mazelas do processo.
Aprendamos todos com os erros, e que se conte a história como realmente foi. Só assim evoluímos como lusofonia.
It’s not a return if they weren’t born and had never been to Portugal 😢
Verdade
@@NunoMRaimundo Angola era a terra do meu pai, e o seu pai, e o seu pai antes dele. Abandono daquela terra a invasão e comunismo é o pior crime.
@@nunosantos485 a minha terra era Moçambique, até hoje nunca mais voltei. Era uma criança quando parti, deixei amigos que nunca me despedi... enfim, já passaram tantos anos e os politicos continuam os mesmos bandidos.
Tiveram que sair de portugal para aprender a trabalhar e voltaram com essa Gana, assim contribuíram no desenvolvimento de sua pátria,
Ficaram melhor agora, estou em Angola como expatriado, é só fome e miséria, um país sem rumo nem governo onde reina a corrupção e o desgoverno
CORRUPCAO só lá ????? PENSO que essa VIROSE se alastrou !!!!!
Eu acho q foi muito precitado a saída dos Portugueses em Moçambique, hoje em dia cinto na pele a desgraça,Falta tudo em Moçambique
Nao entendi,o porque juntos com os portugueses ,vieram tambem os negros angolanos.
Alguem poderia explicar ?por favor . Obrigado.
Vieram aqueles negros que trabalhavam para o estado português. Foram expulsos do seu próprio país.
@@NunoMRaimundoQual é o estado deles agora?
@@cxlappsed1548 passaram 50 anos, muitos deles já não devem estar entre nós...
@@NunoMRaimundo e os descendentes
@@cxlappsed1548 os descendentes são cidadãos portugueses, estão no seu país, outros emigraram, etc...
A chamada descolonização exemplar dos políticos vermelhos esta aos olhos de todo o mundo e quem os veio substituir colonos portugueses foram então os colonos Russos e Chineses salvadores do Império português que não fizeram mais que atrasar Angola no seu progresso enfim tem o que merecem
O presente que a cagada do 25 de abril nos deu. Esperando até hoje pelas reparações das autoridades portuguesas. Não quero saber de Salazares e liberdades ou democracias, quero saber do futuro que nos foi arrancado. Para quando o dia da vergonha nacional?
Vergonha era as mulheres não poderem viajar sem o marido nem votar, e as pessoas estarem a lutar numa guerra colonial enquanto o Salazar se sentava na cadeira
@@ivanbarbosa81 não vale descontextualizar. É esdrúxulo! Também ninguém podia usar celulares simplesmente porque não existia tal tecnologia! Ademais há explicações sensatas para essas regulamentações. Até questões de segurança eram justificativas.
@@ivanbarbosa81As mulheres podiam votar sim, tinham que ter faculdade.
a destruiçao de portugal, traiçao e humilhaçao.
8:00 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
😭
Eu tinha um comércio e atendia vários portugueses vindos de de Angola para o Brasil, não quizeram voltar a Portugal diziam que deixaram tudo lá mesa posta comida na geladeira etcc. É vieram fugidos com medo de serem apanhados Alguns falavam que os portugueses maltratava os angolanos menos favorecidos dando lhes trabalhos escravo, por isso estavam a fugir pelas próprias atitudes deles.
Alguém que fale a verdade.Eles tratavam os angolanos como bichos
Fale mas não generalize, gente de merda existe em todo lado.
Tristezas que o salazar provocou ao mandar para Angola rapidamente e em força em vez de tentar negociar. 10 anos depois das primeiras insurreições os povos oprimidos rebelaram-se e no calor da furia 500 anos acumulada cometeram atrocidades só conparaveis ao napalm usado pelos portugueses na Guiné.Nao se orgulhem, nao defendam a pátria, cuidado com o hino, foi essa cegueira que nos conduziu à guerra.Fasciamo nunca mais! Nao culpem o 25 de abril mas sim o Salazar
Ó senhor ganhe juízo tanta propaganda de esquerda! Sao tomé queria ficar com Portugal, estao chateados e magoados até hoje com o que Portugal fez!! Deixe-se de propaganda comuna que até lhe fica mal. Cabo Verde não tinha habitantes, eram ilhas desertas, desertas!!! Aquilo foi habitado por portugueses.
500 anos? Isso é um mito que dá jeito alimentar para dar força à narrativa do português mauzão.
Não sou Lusitano ,porém , eu
culpo os marxistas da revolução-
de abril. Não por ter alforreado
as suas nações africanas. Mas,
sim como foi feita. Sem qualquer
acordo. Esse acordo deveria cons
tar a retirada tranquila dos lusita-
nos. A revolta militar de abril não
abrigava respeito à Democracia
Liberal.. Pois bem, mais tarde veio
a contra- revolta desmantelado
estatização de bens privados. A re
volta de abril não tem nada a co.-
memorar, e sim chorar.
Viva à Democracia Portuguesa.
A maioria dos Portugueses que sairam de Angola e de outras colonias portuguesas e foram para Portugal fugidos da guerra nao eram retornados porque muitos nasceram em Angola e em outras colonias , eram Portugueses nascidos no ultramar que era territorio portugues e que foram viver em Portugal que é a sua patria motivado pela guerra. Nao sei quem foi o idiota que criou esse nome de retornados para se referir a todos os Portugueses que chegaram oriundos das províncias ultramarinas.
Era território ocupado pelos portugueses.
@@anaribeiro1599 A maioria do planeta terra é territorio ocupado por seres humanos.
@@anaribeiro1599não eram, Portugal é que lhes deu as suas fronteiras, língua universal. Edifícios, pontes, hospitais, etc..
A vida lá era boa. E agora?
@@PhlilipeAlves a lingua foi imposta em detrimento das línguas originais. Tudo o resto destinava-se ao conforto dos colonos. A vida lá era boa para quem?
@@anaribeiro1599 era boa para todos. Viviam melhor na altura do que agora. Até na África do Sul vivia-se melhor no Apartheid. Mesmo se sou contra a segregação, agora aquilo está uma desgraça.
Outra coisa, os dialectos não os perderam, tiveram uma língua comum, que até ajuda à se entender melhor.
Diz este reles comentador: 500 mil colonos brancos...das ex colonias africanas...só suplementados pelo milhão de franceses que saíram da Argélia, aquele país... Se não fosse um fanático tonto teria dito: saíram 1 milhão de colonos franceses da ex colonia francesa. Nem para fanático serve...
Tratamos melhor a escorja toda que vem para cá sem sequer falar Português do que tratamos os Portugueses que nos representaram a desenvolveram durante décadas!
Vendo isto nem quero imaginar o que estes pobres Portugueses passaram e, em vez de virem receber qualquer subsídio, arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra.
Somos mesmo um povo destinado á extinção por sucessivas medidas politicas corruptas e desonestas toda com vista do lucro pessoal em vez do bem de uma Nação...
Pq não vinheram pro Brasil 😢
Eu vim pro Brasil e fui muito bem recebida graças à Deus! Com um mês no Brasil arrumei emprego! Hoje estou aposentada graças à Deus
vieram*
Mas muitos portugueses foram para o Brasil depois da independência de angola
Muitos foram sim, outros tantos para a Venezuela e Africa do Sul.
@@ronaldocatarinense12Porque não foram a Botswana? atualmente é um dos países mais desenvolvidos da África, e fica ao lado da Angola
Por muito que custe a todos os que retornaram a Portugal em 1974 e 1975, e estima-se que regressam cerca de meio milhão . Muito mudou para melhor. Na altura o regresso dos portugueses foi o mal menor, não se esquessam da guerra, porque e por quem lutaram esses bravos rapazes? Terminou uma guerra que tantas vidas ceifou e estropiou, desgracou milhares de familias. Acabaram os presos politicos e o país evoluiu, não foi o desejado? Foi o possível. Eu vivi em Angola e vi o que ninguém devia ver, guerra, racismo, escravatura, sim, escravatura. Culpem Salazar e Caetano pelo que aconteceu nas colónias, deviam ter descolonizado em devido tempo, assim, já não teria havido retorno. Viva a Pátria Portuguesa, viva a liberdade
Exatamente
Racismo !!Onde ? Escravatura ???
Correção: .........os bens encaixotados............
A descrição dessa S. mostra bem a triste superioridade que ela sentia.
How many white people left Africa during the years 1960 to 1980?
Never knew the right number of people. Half a million, eight hundred thousand
O I.A.R.N. UM BLUFF.......
E um presidente fascista passados cinquenta anos exigiu-nos pagar .
Acho que ele foi mal entendido.Pedir desculpa acho muito mas reconhecer formalmente era bom.Essa gente voltou por culpa do Salazar por isso eu nunca serei patriota nunca defenderei pátria alguma pois só dá desgraça
Os portugueses da metrópole são o que? Ahahahahahahaahahahahahahahhahaha
Achei o cometário dessa mulher em 8:35 preconceituoso. Aff
E alguém te perguntou alguma coisa??? Vai criticar o Lula , o bolsoninha e todos os corruptos do teu pais 🤬🤬💩🤬🤬💩🤬🤬💩🤬💩🤬💩
*Refugiados?....*
*Como assim?....*
Sim eu sou refugiado sou mestiço e os meus antepassados paternos nasceram lá origem negra e indiana
Como assim? A partir do momento que vivem em outra terra, com suas casas, emprego etc e ambiente político, torna perigoso continuarem lá, ficando sem essas coisas. Tornam-se refugiados, não?
@@gordusmaximus4990 *Refugiados de um território que não lhes pertence?*
*É essa a ideia?*
@@-Alexandre_Meireles- mais um que vê as coisas preto e branco. Alguns dessas pessoas em nada tinham haver com acções do governo. Simplesmente mudaram-se para lá para oportunidades melhores, outros eram refugiados da erupção do Faial etc e essa história da terra "não os pertencia" quando muitos nasceram lá, é perigoso. Mas verdade, não eram "nativos" de lá e beneficiaram com o sistema. Mas não deixaram de ser refugiados e como disse, muitos Simplesmente estavam a viver sua vida por lá. A vida e a história não é preto e branco e como disse, cuidado com o argumento de "território que não os pertencia" sendo muitos nascidos e criados lá.
@@gordusmaximus4990 *Meu caro: É óbvio que, está a argumentar da forma que lhe é mais conveniente para defender a sua opinião.*
*Como não estou disposto a dar-lhe uma lição de história, fique com a sua opinião, que eu, prefiro ficar com a verdade histórica.*
Eu acho que demorou muito essa independência, deviam ter os tirados das nossas terras a bastante tempo.
como assim vossas terras? havia algum país de nome Moçambique com as fronteiras que tem, que tenha sido ocupado por Portugal??
@@br3menPTvocê não conhece a nossa história.
@@franmalem-fk6pm Não existia Moçambique......não era um país e não tinha as fronteiras que tem...isso é tudo herança de Portugal
Mas existia um império que não vendia pessoas.
Agora estão melhor...
Em Israel a TV Pública, produziria documentários sobre o Holocausto, narrados por ex membros das SS? Em Portugal/RTP sim.
Só mesmo neste país….
Regressados não refugiados...
EU SOU REFUGIADA NAO RETORNADA....." METROPOLE " NA OCASIÃO ESTAVA 50 ANOS ATRASADA...... OS REFUGIADOS SZBUAM TRABALHAR E DETAM A VOLTA POR CIMA...... AREJARAM ESTE PAÍS .....
PENSO EU QUE REGRESSADOS VOLTAM AO SITIO DE ONDE PARTIRAM DE ONDE NASCERAM DE ONDE VIVERAM NAO É O MEU CASO REPITO NAO E MEU CASO POR ISSO CHAMO REFUGIADA..... SORRY
Quem nasceu lá não regressou, imigrou
Ao promoverem uma guerra inútil e injusta Salazar e Caetano foram os únicos responsáveis pela situação em que caíram os muitos milhares de portugueses que residiam nas colónias. E foram também responsáveis por tornarem impossível uma boa descolonização, e pelas guerras civis que assolaram Angola e Moçambique!!!
Essa gente nunca aqui deviam de ter entrado , atrasaram o desenvolvimento que o país começava a ter por mais trinta anos , uma verdadeira chaga social .
Foi a unica coisa que aconteceu de bom com o 25 de abril, ter acabado com a guerra ,o resto foi tudo uma grande xulice aproveitameto deste sumples povo
O Simão é maneta e está a dever dinheiro!!!!🖖
Que é que tu queres maneta 🤗❤️🔥
kkk
Vergonha
Fernando Rosas es um Trapalhao Vendido
Ele e historiador . Se nao concorda com o que le diz , conte voce como foi .
Para Trapalhões Terroristas Do MRPP das FP 25 já o temos a ele se não gotas .
Problema teu ..!
A esquerda que bate no peito pela liberdade que fique bem caladinha pois quis levar este país para uma Ditadura Comunistas.
Obrigado Ramalho Eanes 25 Novembro sempre . Nem Fachos nem comunas nunca mais .!.
Ele Que seja Honesto pois isto Tem muito de Hipocrisia quem pertenceu às Brigadas vermelhas comunas nunca mais
Os portugueses souberam chegar, agora aprenderam a duras penas a retornar.
Tugas apos um chute na bund@. 😂😂😂😂😂😂
Calma Comuna agora estás Melhor .
@@TheCamoesasBotswana é comunista e está melhor que angola
O que faz esse nojento num programa pago com os nossos impostos?
UMA INDEPENCIA MUITO MAL FFEITA OS DIRIGENTES PORTUGUESES DESSE MOMENTO DEVIAM FICAR PAR O LIXO DA HISTÓRIA
Comentador Rosas mete NOJO
😆😆
E fomos tão maltratados, desprezados pelo governo e pelos nossos "conterrâneos". Perdemos tudo, e a nada tivemos direito. Hoje, vale a pena ser refugiado ou imigrante... mas, com trabalho, demos a volta por cima e hoje sentimos orgulho de termos sido RETORNADOS.
Os portugueses da metrópole ahahahahahahahhahhhahhah
@@leaodegaza7656 Moçambique sem Portugal.... ahahahahahahhahaha dá dó
@@br3menPTportugal é uma construção dos MOUR0SS e ROMANOSS!!!!!